To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ciclo de vida de gerenciamento de informações.

Journal articles on the topic 'Ciclo de vida de gerenciamento de informações'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ciclo de vida de gerenciamento de informações.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Lima, Ailza Silva de, Evelyne Vilhete Antonio de Carvalho, Edilson Paulo, and Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão. "Estágios do Ciclo de Vida e Qualidade das Informações Contábeis no Brasil." Revista de Administração Contemporânea 19, no. 3 (June 2015): 398–418. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151711.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi analisar o efeito dos estágios de ciclo de vida (ECD) das empresas listadas na BM & FBovespa no que tange à qualidade das suas informações contábeis (QIC), entre 1995 e 2011. Após a classificação das empresas de acordo com seus ECD, foi medida a QIC por meio do conservadorismo, da persistência dos resultados e fluxos de caixa, e do gerenciamento dos resultados. Os resultados da pesquisa sugerem que existem diferenças significativas na qualidade das informações contábeis, exceto para o gerenciamento de resultados contábeis, entre os estágios de ciclo de vida das companhias abertas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Fabio José Marques, Renata De Souza França, Rodrigo Fonseca e. Rodrigues, and Fernando Silva Parreiras. "Visualização da Informação e Métodos Visuais como Ferramentas Estratégicas para o Gerenciamento de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 9, no. 1 (May 3, 2018): 102–14. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v9i1.635.

Full text
Abstract:
O gerenciamento de projetos tem possibilitado melhores resultados e vantagem competitiva nas organizações. Os projetos, geralmente, são alimentados por uma vasta quantidade de informações que necessitam ser analisadas e seus significados extraídos para a solução de problemas. Manter um gerenciamento adequado e sistemático não é uma tarefa fácil execução e, muitas vezes, se torna uma barreira. Nessa perspectiva, surgem os métodos visuais e a visualização da informação como ferramentas estratégicas para mitigarem os problemas do gerenciamento de projetos. Por meio de métodos visuais e da visualização, as informações são descobertas e explicitadas, a equipe é coordenada e o volume de informações é tratado substancialmente. O objetivo desse estudo é analisar a influência dos métodos visuais e da visualização da informação nos fatores de gerenciamento de projetos: comunicação, demandas (restrições) e ciclo de vida. Com uma pesquisa descritiva e quantitativa, foi aplicado um questionário semiestruturado com escala do tipo likert, composto por cinco variáveis: ciclo de vida, demandas do projeto, comunicação, visualização da informação e métodos visuais. Foram aplicados 386 questionários a alunos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Projetos, Stricto Sensu em Sistemas de Informações e profissionais da área. Obteve-se 359 respondentes válidos e verificou-se que há o reconhecimento da importância dos métodos visuais e visualização da informação no gerenciamento do projeto, além da existência de relações incipientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gerber, Dionatan, Luiz Pasquali, and Fernando Campanhã Bechara. "Gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares em áreas urbanas e rurais." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 6, no. 1 (April 9, 2015): 293–306. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2015.001.0023.

Full text
Abstract:
Devido às mudanças no paradigma de consumo mundial, tornou-se imprescindível o gerenciamento integrado de resíduos sólidos domiciliares, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os resíduos gerados nas regiões urbanas variam de acordo com os índices de desenvolvimento local. Na propriedade rural, esta problemática é real e crescente, porém muito pouco estudada, nacionalmente e internacionalmente. No Brasil, do conhecimento dos autores, o presente trabalho representa o segundo artigo publicado em revista científica sobre a temática de resíduos domiciliares em propriedades rurais. Este estudo ressalta a importância de uma abordagem que contemple o planejamento de coleta seletiva de resíduos sólidos, assim como divulgação sobre as legislações vigentes, especialmente sobre a responsabilidade dos fabricantes pelo ciclo global de vida de seus produtos, tanto em áreas urbanas como também em áreas rurais. É necessário planejar e gerenciar adequadamente ações que assegurem saúde, bem-estar, economia de recursos públicos e melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e futuras. Pela grande diversidade de resíduos, há necessidade de diferentes modelos de gerenciamento, para reciclagem e destino final adequado destes, especialmente em áreas rurais. Atualmente, os municípios brasileiros não dispõem de infraestrutura adequada para execução da coleta e, principalmente, não possuem informações precisas da periodicidade, qualidade e quantidade dos resíduos gerados nas áreas rurais para implementar um efetivo plano de gestão integrada. Gerenciar os resíduos domiciliares em áreas urbanas e rurais vai além de planejar a coleta seletiva, sendo imprescindível gerar novas legislações a fim de responsabilizar os fabricantes pelo ciclo global de vida de seus produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guedes, Maria Vilaní Cavalcante, Lucia de Fatima da Silva, and Maria Célia de Freitas. "Educação em saúde: objeto de estudo em dissertações e teses de enfermeiras no Brasil." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 6 (December 2004): 662–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000600005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se levantar o quantitativo de dissertações e teses produzidas por enfermeiras sobre educação em saúde, identificando e analisando seus passos metodológicos. Pesquisou-se nos 17 Catálogos de Informações sobre Pesquisas e Pesquisadores do CEPEn/ABEn, publicados de 1979 a 1999. A amostra constituiu-se de 105 dissertações e 15 teses sobre a temática. Destacaram-se como objeto: doenças crônicas, ciclo gravídico-puerperal, educação em saúde, gerenciamento e situação perioperatória. Foram populações: adultos, profissionais de enfermagem, mulheres, crianças e adolescentes. A entrevista foi a técnica mais utilizada. Os autores apontam necessidade de melhoria das práticas educativas e consideraram que educação em saúde motiva mudanças no estilo de vida. Concluiu-se haver necessidade de fortalecerem-se pesquisas sobre o cotidiano da Enfermagem no contexto histórico-social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vargas Rodrigues, Alisson Francisco, Daniela Silva dos Santos Schneider, Denise Tolfo Silveira, Ivana Trevisan, Maximiliano Dutra De Camargo, and Elisabeth Gomes da Rocha Thomé. "Estrutura informatizada para processos no centro de material e esterilização." Revista SOBECC 24, no. 2 (July 5, 2019): 107–14. http://dx.doi.org/10.5327/z1414-4425201900020009.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever as etapas de desenvolvimento e avaliação da estrutura informatizada para processamento de bandejas cirúrgicas na área de preparo do centro de material e esterilização. Método: Trata-se de um projeto de desenvolvimento de produção tecnológica embasada na teoria de “ciclo de vida do sistema”. Resultados: A estrutura foi criada utilizando formulários e planilhas do Google Apps. Os formulários foram desenvolvidos com base na coleta de informações das referências gravadas nos instrumentais, consulta ao nome correto nos catálogos dos fabricantes e registros fotográficos de detalhes das peças. Foi realizada a avaliação pelos colaboradores, e foram feitas as alterações sugeridas pelos mesmos. Os formulários permitiram identificar o nome do instrumental e a referência do fabricante e acessar as fotos dos materiais, o que passou a gerar planilhas que permitiram a rastreabilidade e o gerenciamento dos materiais cirúrgicos. Conclusão: A informatização do preparo das bandejas de cirurgia minimamente invasiva contribuiu para o preparo de maneira fácil, intuitiva e de forma rastreável. A tecnologia pode otimizar o tempo de assistência do enfermeiro do centro de material e esterilização com as questões relacionadas ao planejamento das ações gerenciais e à rastreabilidade dos processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mesquita Blas Garcia, Vanessa. "Guia PMBOK e as modificações da 7. ed." Revista Inovação Projetos e Tecnologias 10, no. 1 (May 23, 2022): 123–25. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v10i1.22195.

Full text
Abstract:
Será que até o PMI (Project Management Institute) se rendeu à agilidade na atualização do Guia de Gestão de Projetos (Guia PMBOK®)? Na mais recente edição do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), especialistas de todo o mundo parecem ter se rendido aos termos de agilidade que vêm ganhando força desde 2001, com a publicação do Manifesto Ágil. Em sua 7ª edição, são apresentadas novas terminologias que estão mais aderentes à realidade dos praticantes de gestão de projetos, com um reforço importante sobre tailoring, foco na entrega de valor e centralidade no cliente. Esses termos já eram bastante conhecidos pela comunidade ágil e agora tendem a ganhar força pelos demais praticantes de gestão de projetos.Para que todos possam acompanhar a nossa conversa, precisamos dar um passo atrás e explicar brevemente o que é o Guia PMBOK®. Ele foi criado em 1987, com o propósito de refletir conhecimento sobre gestão de projetos. Com o passar dos anos, novas edições foram criadas com a colaboração de praticantes de gestão de projetos. Com isso, esse guia se tornou um dos mais consultados pelas pessoas que desejam conhecimento em gestão de projetos.Poderíamos discorrer sobre todas as mudanças que ocorreram até chegarmos na publicação de 2021, mas perderíamos o foco desta resenha, que visa explicar como o PMBOK® foi reestruturado para atender a tendência do mercado em relação à agilidade. Dentre as principais mudanças, está a inclusão de conteúdo sobre agilidade e não apenas apresentação de exemplos. Pela primeira vez, houve uma mudança no padrão dos capítulos, deixando de lado o foco nas áreas de conhecimento, e reforçando conceitos-chave, tendências e práticas emergentes, tais como, tailoring e pontos importantes sobre ambientes propensos à agilidade e projetos com abordagem adaptativa. Em relação a mudança em sua estrutura, a atual edição toma como base princípios e não mais processos, representados em oito domínios de desempenho de projetos que podem ser utilizados em projetos de qualquer tipo, desde preditivos (cascata) até adaptativos (ágeis). Para atender a esse novo formato, o Guia PMBOK® foi dividido em duas seções: 1) Padrão de Gerenciamento de Projetos; e, 2) Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.Na primeira parte são apresentados os termos e conceitos-chave sobre gestão de projetos, ou seja, o básico que um profissional que trabalha ou pretende trabalhar com gestão de projetos deve conhecer. Nessa seção estão apresentadas informações sobre entrega de valor, considerando funções associadas a projetos, o ambiente onde o projeto será executado e uma nova visão que relaciona o gerenciamento do produto com gestão de portfólio, programas e projetos. Por fim, são apresentados os princípios do gerenciamento de projetos, com o objetivo de orientar o comportamento das pessoas envolvidas nos projetos. Os princípios são complementares ao conteúdo do código de ética e conduta profissional apresentados nas edições anteriores.Na segunda parte há uma breve descrição sobre o novo guia PMBOK® com explicações sobre domínios de desempenho, tailoring e modelos, métodos e artefatos. Os oito domínios de desempenho de projetos descritos são: partes interessadas, equipe, abordagem de desenvolvimento e ciclo de vida, planejamento, trabalho do projeto, entrega, medição e incerteza. Na seção sobre tailoring são apresentadas técnicas e quais informações devem ser levadas em conta para decisão do ciclo de vida e suas fases mais adequadas ao projeto, assim como a abordagem de desenvolvimento. Na seção sobre modelos, métodos e artefatos, são descritos em alto nível os modelos mais usados. Há também conteúdo extra apresentado como apêndices sobre os autores e revisores que ajudaram a desenvolver a nova versão, assim como seus patrocinadores. Além disso, também são apresentados novos conceitos sobre o escritório de gerenciamento de projetos, produto e uma visão sobre como foi realizada a pesquisa que resultou nessa versão atualizada.Quem conheceu as edições anteriores, talvez tenha sentido falta de informações mais detalhadas e, até certo ponto, prescritivas. Não se preocupem, o PMI disponibilizou uma plataforma digital que apresenta uma biblioteca com informações sobre todos os guias, artigos, estudos de caso, modelos, entre outros. O nome dado à plataforma é PMIstandards+ e pode ser acessada pelo link https://standardsplus.pmi.org/.Para finalizar, para quem quiser aprender sobre gestão de projetos ou se atualizar sobre o tema, o Guia PMBOK® continua sendo um ótimo ponto de partida. Ao que tudo indica a resposta para a pergunta inicial desta resenha é: sim, a agilidade veio para contribuir com a todas as comunidades de gestão de projetos e o PMI se rendeu a essa nova realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vaz, Grice Anne Dos Santos, and Luiz Roberto Santos Moraes. "CENÁRIO DAS EMBALAGENS PÓS-CONSUMO DE SANEANTES DESINFESTANTES DE USO PROFISSIONAL EM ALAGOINHAS-BA: UMA ANÁLISE CRÍTICA." Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais 7, no. 2 (December 19, 2019): 187. http://dx.doi.org/10.9771/gesta.v7i2.29845.

Full text
Abstract:
A realização do controle químico de pragas e vetores urbanos executado por empresas especializadas e nas campanhas de saúde pública gera como resíduo sólido as embalagens pós-consumo dos saneantes desinfestantes que, em diversos aspectos, dentre eles, a sua composição e toxicidade, são comparados aos dos agrotóxicos. Esses resíduos ainda são pouco discutidos, sendo escassos os trabalhos que se preocupam com o tema, e o cenário é pouco evidente. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os sistemas de gerenciamento das embalagens vazias de saneantes desinfestantes de uso profissional no município de Alagoinhas-BA. Após pesquisa bibliográfica e documental, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com o Poder Público e as empresas especializadas no controle de pragas e vetores urbanos, bem como de observação em campo nas empresas e órgãos públicos investigados. A análise das entrevistas e das informações documentais ocorreu com o uso da técnica análise de conteúdo. Todas as informações e registro das observações em campo foram comparados com o estabelecido na legislação e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Dos recipientes gerados, 30,68% são representados por laváveis (recicláveis), e 69,32% por não laváveis (não recicláveis). A logística reversa ainda não foi implementada por todos os geradores desse resíduo, e entre alguns obstáculos podem ser citados o custo operacional no transporte, a ausência da realização de etapas intra-estabelecimento, e o não envolvimento de todos os agentes implicados no ciclo de vida do produto. Embora exista um Programa para o recebimento de algumas embalagens que circulam nesse setor de controle de pragas, ainda é pouco difundido e não contempla o município de Alagoinhas. A falta de controle no setor favorece a atuação ilegal, a qual se torna fonte de canais clandestinos da geração desses resíduos perigosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Bianca P. "Publishing during a pandemic: comparison of scientific knowledge between COVID-19 and Swine Flu." Em Questão 28, no. 2 (February 23, 2022): 111566. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245282.111566.

Full text
Abstract:
O conhecimento científico tem um ciclo bem estabelecido de criação de hipóteses, testando-as em experimentos e submetendo-as à análise da comunidade científica por meio de publicações. Leva-se tempo para atingir suficiência amostral em estudos biomédicos, especialmente sobre o efeito de medicamentos e vacinas. O protocolo da Organização Mundial da Saúde estima que sejam necessários mais de 19 meses de experimentos para aprovar uma vacina, por exemplo. Uma pandemia com impacto imediato em vidas humanas exige que estudos científicos acelerem a busca de soluções. No presente trabalho, avaliamos a velocidade e o volume de informações geradas pela Academia para enfrentar a COVID-19 em comparação com a Gripe Suína. Foram considerados artigos de periódicos indexados na plataforma PubMed. O número de publicações sobre a COVID-19 foi 11 vezes maior que o número de publicações sobre a Gripe Suína no período de um ano. Embora esperássemos mais colaborações e estudos internacionais com foco em vacinas para a COVID-19, os artigos se concentraram na China e no estudo de sintomas, gerenciamento da pandemia, revisões do conhecimento ou em ensaios clínicos. Com certeza, a Ciência está trabalhando mais rápido para soluções em situações biomédicas críticas. No entanto, o grande volume de informações gerado em pouco tempo pode dificultar a tomada de decisões em diversas áreas, incluindo na gestão da saúde. Os resultados deste artigo mostram que antes de usar artigos para realizar ações, os tomadores de decisão devem filtrar as informações recebidas e aguardar que a comunidade científica amadureça as discussões sobre o conhecimento gerado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moreira, Lorena Claudia de Souza, and Regina Coeli Ruschel. "Impacto da adoção de BIM em Facility Management: uma classificação." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 6, no. 4 (December 30, 2015): 277. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v6i4.8634982.

Full text
Abstract:
Gestão de facilidades, também conhecida por Facility Management (FM), envolve a gestão de pessoas, processos e espaços podendo ser auxiliada por sistemas de informação específicos. A adoção da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) na gestão de facilidades resulta em benefícios assim como em outras etapas do ciclo de vida da edificação. Desta forma, apesar de incipiente é crescente o interesse no uso do BIM na área de gestão de facilidades e gerenciamento da informação, pois possibilita incorporar dados consistentes desde as fases de concepção e execução até a fase de operação e manutenção da edificação, obtendo economia de tempo e redução de custos. A manutenção é uma das áreas da gestão de facilidades e foco do presente trabalho. O método utilizado foi o comparativo, pois permite identificar transformações, continuidades e descontinuidades de processos de FM com e sem a adoção do BIM. Para um melhor entendimento do processo, foi utilizada a Notação de Modelagem de Processos de Negócio, também conhecida como Business Process Model and Notation (BPMN). Escalas de implantação do BIM em FM foram elaboradas a partir da análise de um estudo de caso na literatura e de manuais de implantação da modelagem da informação da construção. A aplicação do escalonamento para caracterização foi demonstrada em outros estudos de caso também encontrados na literatura. Como contribuição, cenários da incorporação do BIM em FM sobre os processos, sistemas e informações são desenhados. Estes cenários podem auxiliar investidores neste segmento a caracterizar esforços futuros de implantação de BIM ou avaliar esforços realizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Aparecida Costa, Heliara, MARCIO PRESENTE DE SOUZA, GUILHERME QUINILATO BALDESSIN, GABRIELA ALBANO, and MARCIO MINTO FABRÍCIO. "MODELAGEM BIM PARA REGISTRO DIGITAL DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO MODERNO." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 6, no. 1 (January 25, 2021): 49–68. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2021v6n1id21331.

Full text
Abstract:
A metodologia Building Information Modelling (BIM) é, atualmente, uma das principais expressões das inovações tecnológicas digitais aplicadas à Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação. Trata-se de instrumento capaz de analisar grande quantidade de informações, por meio de um modelo virtual que gerencia o ciclo de vida do edifício, voltado as fases anteriores à construção. Para edifícios construídos tem-se o conceito de HBIM (Historic Building Information Modelling) como alternativa de gerenciamento, na qual objetos paramétricos são construídos a partir de dados de edifícios históricos. No entanto, componentes destinados ao registro histórico são raros em bibliotecas BIM e exigem grande esforço de modelagem, necessitando de protocolos e especificações relativos aos seus processos. Este artigo identifica e analisa meios para modelagem de componentes de um edifício histórico em BIM, partindo de um elemento do edifício moderno E1, localizado no campus USP São Carlos, SP. O método consistiu em revisão bibliográfica, levantamentos no local, modelagem paramétrica e avaliação das formas de desenvolvimento dos componentes, com uso de software BIM. Os resultados identificam três processos distintos de modelagem: Família de Sistema, Família Composta e Família Modelada no Local. A contribuição do artigo é a descrição e discussão dos procedimentos adotados, das potencialidades e limitações de cada processo e da sua aplicação a estudos similares. Os elementos produzidos foram disponibilizados em um repositório público, a fim de possibilitar seu registro, documentação e uso em projetos de gestão, manutenção, preservação e reconstrução do patrimônio estudado, e também como modelo exemplificado para bibliotecas HBIM a serem futuramente construídas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bortoluzzi, Sandro César, Sandra Rolim Ensslin, and Leonardo Ensslin. "Importância e ferramentas de avaliação de desempenho para redes de pequenas e médias empresas: análise crítica da literatura nacional versus internacional." Revista Produção Online 15, no. 4 (December 15, 2015): 1148. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1689.

Full text
Abstract:
<p>A pesquisa objetiva mapear a importância e as ferramentas de avaliação de desempenho para redes de pequenas e médias empresas. O presente estudo descritivo e qualitativo analisou 33 artigos nacionais e 21 artigos internacionais. Em relação à importância da avaliação de desempenho para redes de pequenas e médias empresas, a literatura destaca: (i) aumenta o sucesso da rede; (ii) é instrumento útil para a gestão; (iii) reforça a competitividade; (iv) consolida a cooperação; e, (v) aumenta a confiança entre os parceiros. Na comparação da literatura nacional <em>versus</em> internacional sobre a importância da avaliação de desempenho para redes de pequenas e médias empresas, percebem-se aspectos similares e complementares, ou seja, não se verifica divergência entre os autores. Os autores utilizam ferramentas consolidadas na literatura, tais como: <em>Balanced Scorecard</em>; <em>Benchmarking;</em> <em>Performance Prism</em> e ferramentas propostas especificamente para avaliar redes de pequenas e médias empresas. As principais dimensões avaliadas são: (i) intercâmbio de informações; (ii) gerenciamento de valor em redes; (iii) nível de maturidade das redes; (iv) benefícios da colaboração; (v) capital social; (vi) eficiência coletiva; (vii) ciclo de vida da rede; (viii) eficiência e ineficiência das redes; e, (ix) existência e intensidade do relacionamento entre os parceiros. A análise crítica em relação ao conceito de avaliação de desempenho adotado no presente estudo permite concluir que as ferramentas propostas ou aplicadas para avaliar as redes de pequenas e médias empresas apresentam lacunas no processo para identificar os critérios, mensurar ordinal e cardinalmente, integrar e gerar ações de aperfeiçoamento.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Zanghelini, Guilherme Marcelo, Henrique Rogerio Antunes De Souza Junior, Edivan Cherubini, Luiz Alexandre Kulay, and Sebastião Roberto Soares. "Análise da evolução dos temas de pesquisa da ACV no Brasil baseada na relação de co-words." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 1, no. 2 esp. (August 23, 2017): 34. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v1i1.3071.

Full text
Abstract:
Quando uma área de pesquisa ampla e multidisciplinar como a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é analisada com vistas a proporcionar uma compreensão geral de sua aplicação, deparamo-nos com dificuldades para se identificar padrões de desenvolvimento. A indicação de temas dominantes e a evolução no tempo, bem como, a relação da ACV com outras áreas do conhecimento e/ou gerenciamento ambiental, além das perspectivas para o futuro do desenvolvimento são importantes não apenas para caracterizar o perfil de uso da técnica e suas tendências. Estas informações são também vitais para a identificação de barreiras ao desenvolvimento científico e motivações a serem exploradas com vistas a intensificar sua difusão no país. Este estudo contribui para o tema ao analisar a relação de palavras-chave de artigos brasileiros que tratam de ACV, interpretando a evolução dos temas pesquisados e formando um quadro atual das principais interações em termos de áreas de atuação e conexões estabelecidas pela comunidade científica nacional. Para tanto, aplicou-se a técnica de ‘mapeamento de co-words’, uma variante da Análise Bibliométrica. A aplicação dessa abordagem a um grupo específico de artigos mede o grau de expressão do termo (palavra-chave), indicando a influência de cada tema com base na frequencia de suas aparições, além de indicar as áreas mais intimamente ligadas por meio de citações entre as publicações. O universo de produções foi definido via busca de palavras-chave específicas nas bases de dados SCOPUS, Web of Science e Scielo para o período 1993-2015. Foram consideradas apenas publicações indexadas pelo Institute for Scientific Information (ISI - SCI e SSCI). Exatos 165 artigos atenderam as condições propostas por este delineamento. O agrupando das palavras-chaves por similaridade de termos permitiu criar sete áreas temáticas: Biocombustíveis, Energia, Metodologia, Agronegócio, Construção, Gerenciamento de Resíduos e Termos Gerais (e.g., ACV, impactos...). O grupo ‘Biocombustíveis’ formado pelos termos ‘ethanol’, ‘bioethanol’, ‘sugarcane’, ‘biodiesel’, ‘biofuel’, constitui a principal área de aplicação da ACV no Brasil. Uma análise de evolução demonstrou ainda que apenas a partir de 2008 – e com frequência regular, somente desde 2010 – os biocombustíveis começaram a ser estudados sob a ótica da ACV. As relações entre os grupos de pesquisa demonstram importantes ligações entre ‘Biocombustíveis’ e ‘Energia’ e ‘Biocombustíveis’ e aspectos de ‘Metodologia’. Destaque-se por fim a evolução ocorrida desde 2003 no grau de complexidade das conexões - tanto quantitativamente como qualitativamente - entre as palavras-chave. Quando somado a quantidade crescente de publicação nos últimos cinco anos, este comportamento indica uma tendência à continuidade da difusão da ACV em especial nos temas de bicombustível e energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Tavares, Aureliana Lopes de Lacerda, Sandra de Albuquerque Siebra, and Marcos Galindo Lima. "O gerenciamento de risco no ciclo da curadoria digital." Archeion Online 6, no. 2 (July 25, 2019): 83–104. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2019v6n2.43862.

Full text
Abstract:
No contexto das Humanidades Digitais, a curadoria de objetos digitais durante todo seu ciclo de vida é um compromisso exigido a todos os profissionais que lidam/trabalham com acervos de relevância documental, memorial, histórica social e/ou cultural. Pois, o acesso contínuo aos objetos digitais e sua gestão e preservação tornam-se cada vez mais urgentes. Nessa perspectiva, a Gestão de Risco surge como uma forma de proteger os acervos digitais de ameaças e vulnerabilidades, próprias dos sistemas de armazenamento e acesso a informação digital. Dessa forma, o presente artigo busca explorar a literatura publicada sobre Gestão de Risco, com foco na preservação digital, a fim de identificar os riscos mapeados e as medidas de controle indicadas, buscando refletir sobre esses processos no contexto do ciclo de vida da curadoria digital. A pesquisa é de natureza exploratória e foi delineada através de um levantamento bibliográfico realizado em bases de dados nacionais e internacionais através da ferramenta de busca Google Schoolar. Os resultados trazem reflexões acerca dos riscos, ameaças, falhas e vulnerabilidades que incidem sobre os estoques de informação digital e como estes vêm sendo tratados e/ou controlados por meio da aplicabilidade de ferramentas da Gestão de Risco em repositórios digitais. Urge nesse sentido, pensar a inclusão dessas ferramentas no ciclo da Curadoria Digital, como uma das etapas de gerenciamento do objeto digital. Assim, propõe-se que a Gestão De Risco possa ser incorporada ao ciclo de curadoria digital nas ações que permeiam todo o ciclo de vida do objeto digital, sendo considerada uma atividade contínua de gerenciamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Da Costa Júnior, João Florêncio, Diogo De Menezes Cortês Bezerra, Josué Vitor De Medeiros Júnior, and Manoel Veras de Sousa Neto. "Um estudo sobre os princípios norteadores do ciclo de vida de gerenciamento de projetos." Revista de Gestão e Projetos 13, no. 1 (March 22, 2022): 171–88. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v13i1.21136.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou determinar até que ponto a literatura especializada abordou o tema dos princípios orientadores dentro dos modelos de ciclo de vida, especialmente entre as transições dos estágios do ciclo de vida dos projetos. O trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva, baseado em uma revisão sistemática da literatura relevante sobre o gerenciamento do ciclo de vida de projetos com foco em seus princípios orientadores. Scopus/Embase e Web of Science foram revisados inicialmente em 14/09/2020 (artigos com até dez anos) e 28/09/2020 sem estabelecer restrições de datas. 46 artigos foram selecionados e posteriormente analisados em sua totalidade. Como resultado, percebeu-se que não existem estudos sistemáticos na literatura especializada sobre os princípios norteadores das transições de fases no ciclo de vida de projetos, ou seja, além da abordagem limitada a checklists sobre artefatos e indicadores de desempenho, nenhum elemento específico foi encontrado entre as fases e tampouco notou-se algum interesse estruturado sobre o assunto. Assim, dada não só a falta de pesquisas relevantes sobre o assunto, mas também a necessidade de explorar mais opções quanto aos princípios norteadores do ciclo de vida de projetos, os autores propõem a utilização do Life Cycle Canvas como ferramenta para preencher essa lacuna, visto que é perfeitamente integrado ao conjunto de áreas ou estágios do ciclo de vida de gerenciamento de projetos, oferecendo vários elementos chave para lidar com as complexidades e contingências de projetos, organizações e mercados cada vez mais complicados, contribuindo assim com a literatura especializada enquanto abre caminho para futuras pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Fernandez, Renato. "CT²P: UM FRAMEWORK TRANSDISCIPLINAR ORIENTADO A PROCESSOS PARA APOIO À FASE DE DESIGN DO PRODUTO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS." Revista Engenharia e Tecnologia Aplicada - UNG-Ser 2, no. 1 (June 10, 2019): 24. http://dx.doi.org/10.33947/2595-6264-v2n1-3533.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as potencialidades de uma metodologia transdisciplinar de modelagem de processos, denominada Framework CT²P, para apoiar os processos da fase de design de produto (desenvolvimento do produto e gestão da produção pela organização) no ciclo de vida de engenharia de sistemas. A metodologia consiste em criar um modelo conceitual de referência dos processos de ciclo de vida de engenharia de sistemas e transformá-lo em modelos especializados das áreas de Engenharia de Sistemas Baseada em Modelos, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Processos de Negócios e Modelagem e Simulação. Os principais benefícios gerados pela abordagem são derivados de: A sistematização do desenvolvimento do modelo, englobando os processos de engenharia de sistemas e seu gerenciamento; O uso do Framework CT²P para implementação e análise de modelos, baseado no uso simultâneo de diversas disciplinas e suas respectivas metodologias e ferramentas; A avaliação conjunta dos modelos especializados criados para fornecer melhores soluções e melhorar o desenvolvimento do projeto. O Framework CT²P pode ser utilizado para a implementação de ambientes genéricos, feitos pelo conjunto de aplicações implementadas com as ferramentas especializadas utilizadas nas diversas disciplinas. Esses ambientes genéricos podem ser usados para realizar o gerenciamento do ciclo de vida de produtos por organizações que desenvolvem projetos de ciclo de vida curto, caracterizados por escopos de complexidade de baixo e médio nível, submetidos a severas restrições temporais e orçamentárias, como uma alternativa ao uso de sistemas proprietários complexos, caros e de difícil configuração, existentes no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Mangue, Deivis Machado, Adan William Da Silva Trentin, Adriane Lawisch Rodriguez, Diosnel Antonio Rodriguez Lopez, and Tiago Bender Wermuth. "Diagnóstico e avaliação do ciclo de vida do gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos do município de Três Cachoeiras - RS." Tecno-Lógica 19, no. 2 (July 16, 2015): 69. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v19i2.5815.

Full text
Abstract:
A tomada de decisões na área de gerenciamento de resíduos sólidos tem se mostrado como um dos principais desafios para os gestores públicos. A utilização de ferramentas que auxiliem na obtenção das melhores decisões, permitindo economia de recursos financeiros, juntamente com a minimização dos impactos ao meio ambiente, se faz de suma importância. O presente trabalho apresenta um estudo diagnóstico do gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos no município de Três Cachoeiras – RS, através da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Para a realização da Avaliação do Ciclo de Vida utilizou-se o programa computacional Integrated Waste Management (IWM) – 2, Versão 2.5. Para converter os valores obtidos na ACV em impactos ambientais, foram realizadas simulações com base nos fatores de caracterização utilizados pelo programa computacional SimaPro® da Pré Consultants e publicados no relatório ReCiPe 2008, versão 1.08. Foram realizadas as Avaliações do Ciclo Vida do cenário atual de gerenciamento dos resíduos e de mais três cenários de gerenciamento. Os resultados mostram que a disposição final dos resíduos em aterro controlado é a etapa com maiores contribuições para impactos ambientais. O cenário 4 apresenta os menores índices de contribuição para impactos ambientais, revelando uma redução de 89% no potencial de aquecimento global, 20,1% no potencial de acidificação, 39,4% no potencial de eutrofização, 82,3% no potencial de depleção da camada de ozônio, 42,7% no potencial de toxicidade humana referente as emissões atmosféricas e 48,5% na redução do volume dos resíduos no aterro sanitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mersoni, Cristina, and Geraldo Antônio Reichert. "Comparação de cenários de tratamento de resíduos sólidos urbanos por meio da técnica da Avaliação do Ciclo de Vida: o caso do município de Garibaldi, RS." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 5 (October 2017): 863–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017150351.

Full text
Abstract:
RESUMO A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) vem sendo utilizada como apoio à tomada de decisão para avaliação e escolha de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU). O objetivo desta pesquisa foi analisar cenários de gerenciamento de resíduos para o município de Garibaldi, Rio Grande do Sul, por meio da técnica da ACV. Cinco cenários foram simulados integrando processos de reciclagem, compostagem, digestão anaeróbia e incineração, para os quais foi elaborado o Inventário do Ciclo de Vida, utilizando o programa computacional IWM-2, que calcula os subprodutos das tecnologias de tratamento avaliadas e seus respectivos inventários do ciclo de vida, em termos de consumo de energia, emissões à água, ao ar, e ao solo. Para a Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida, foram aplicados cálculos atribuídos às categorias de impacto ambiental: mudanças climáticas, formação de foto-oxidantes, acidificação, eutrofização, toxicidade humana e aos indicadores uso de energia e disposição de resíduos sólidos secos e orgânicos em aterro. Os cenários que contemplaram a reciclagem associada à compostagem, a reciclagem associada à digestão anaeróbia seguida por compostagem e a reciclagem associada à compostagem com a incineração de rejeitos e com recuperação de energia apresentaram o melhor desempenho ambiental, de modo que são indicados como possíveis soluções de tratamento dos RSU para o município estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rietjens, Manoela Hermes, Márcia Silveira Kroeff, and Liliane Vieira Pinheiro. "CICLO DE VIDA DE RECURSOS ELETRÔNICOS: Enfoque na gestão de coleções em bibliotecas universitárias." PontodeAcesso 13, no. 1 (October 16, 2019): 3. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i1.28348.

Full text
Abstract:
Revisão que discorre sobre a formação e a gestão das coleções eletrônicas em bibliotecas universitárias, com base na apresentação de um modelo conceitual do ciclo de vida dos recursos eletrônicos de informação. A pesquisa bibliográfica abrangeu livros, artigos de revistas científicas, trabalhos apresentados em eventos, normas e documentos de organismos internacionais. Aborda a evolução histórica das coleções nas bibliotecas, sobretudo as universitárias, até a era das tecnologias, em que a insurgência do meio eletrônico culminou em transformações para a gestão dos acervos. Com base no ciclo de vida proposto, versa sobre aspectos da seleção, aquisição, acesso, gerenciamento, preservação e avaliação dos recursos eletrônicos. Aponta que os autores utilizados para a construção do modelo conceitual são unanimes em afirmar que o ciclo de vida dos recursos eletrônicos vem alterando o fluxo de trabalho nas bibliotecas, apesar de delinearem diferentes etapas para o ciclo e portanto entender o fluxo de trabalho sob outro prisma. E ainda ressalta-se que compreender o ciclo de vida dos recursos eletrônicos de informação é fundamental para que os bibliotecários desempenhem efetivamente o seu papel no desenvolvimento científico universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Sergio Evangelista, Filipe Nunes Ribeiro, Joao Alexandre Borges Garcia, Vicente José Peixoto de Amorim, and Rafael Ferreira Camarda. "Proposta de um construto para gestão da informação no ciclo de vida dos agentes." Perspectivas em Ciência da Informação 24, no. 2 (June 2019): 14–34. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2796.

Full text
Abstract:
Resumo Atualmente as infromações geradas por um agente (ex. uma pessoa; um automóvel; uma obra pública, etc.) ao longo do seu ciclo de vida encontram-se espalhadas por diferentes sistemas de informação (SIs) de diferentes organizações. Por exemplo, um cidadão ao longo de sua vida gera informações nos mais variados tipos de organização (ex. hospitais, escolas, empresas, repartições públicas, etc.). Todavia, estas informações contidas nos SIs destas organizações não podem ser livremente acessadas por este cidadão. Contudo, frente ao atual desenvolvimento tecnológico é possível desenvolver SIs capazes de centralizar em um único respositório as informações geradas por um agente ao longo do seu ciclo de vida, construção essa ainda pouco observada em nossa sociedade. Em face desta oportunidade de pesquisa neste artigo é proposto um construto para gestão da informação no ciclo de vida dos agentes (GICVA). Tendo em vista seu caráter aplicado é utilizado o método Design Science Research (DSR). Em seguida, este construto é demonstrado por meio de um SI para gestão de informações de pessoas em dois contextos. Da perspectiva conceitual este artigo apresenta um novo construto que permitirá desenvolver SIs sob um novo paradigma. Da perspectiva da aplicação, SIs baseados nos princípios da GICVA poderão ser implementados para gerenciar informações de diferentes tipos de agentes, tais como pessoas, automóveis, imóveis, projetos, dentre outros, podendo trazer grandes benefícios para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Braun, Patricia, Guilherme Zanghelini, and Sebastião Roberto Soares. "AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DE UM REATOR EM BATELADAS SEQUENCIAIS." MIX Sustentável 2, no. 2 (September 13, 2016): 116. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2016.v2.n2.116-117.

Full text
Abstract:
Os sistemas de tratamento de efluentes são utilizados há anos para reduzir os riscos de contaminação e os impactos no ambiente. Porém, até pouco tempo atrás não se considerava os efeitos causados pelo próprio sistema. Portanto, os profissionais da área passaram a incorporar novos critérios e abordagens na escolha das técnicas disponíveis. Uma das formas de avaliar os impactos de maneira global, é através da Análise de Ciclo de Vida (ACV). Os resultados da análise apontaram dois processos como gargalos do sistema, o consumo de energia na fase de operação e o gerenciamento do lodo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gomes, Leonardo Geraldo de Oliveira, and Andrea Franco Pereira. "Identificação de pontos de controle no ciclo de desenvolvimento de produto por meio de modelagem conceitual e mapeamento da informação." Gestão & Produção 21, no. 2 (June 2014): 257–69. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x610.

Full text
Abstract:
A complexidade do sistema produtivo e o conteúdo da informação relacionada a ele são os principais elementos deste trabalho. Traz como fio condutor a tentativa do melhor entendimento desta complexidade e da possibilidade do mapeamento e da representação da informação circulante em um sistema para a otimização de seu gerenciamento. O estudo ganha relevância ao se aproximar das atuais discussões e atitudes emergentes no tocante à sustentabilidade, principalmente nas áreas de desenvolvimento de produtos eco-orientados e no gerenciamento dos ciclos de vida. A proposta fundamenta-se na busca pela forma de representar a complexidade envolvida nos sistemas associados ao desenvolvimento do produto, de maneira a possibilitar a otimização da observação e do controle ao longo do seu ciclo de vida. Esta representação, necessariamente de alto nível, deve apresentar diagramas completos com possibilidades de evolução em detrimento das representações gráficas de baixa complexidade comumente utilizados, caracterizadas pelo reducionismo representativo. Procura-se o controle, o mais fino possível, da cadeia produtiva, objetivando maior organização, produtividade e conhecimento detalhado sobre um produto. O mapeamento da complexidade e a identificação dos pontos de controle propiciam um entendimento otimizado do ciclo de vida. Uma possibilidade de tratar a representação deste ciclo de maneira sistêmica, sem o perigo de uma redução em nível crítico da complexidade, está no uso da modelagem conceitual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Zappe, Ana Leticia, Adan William Da Silva Trentin, Adriane Lawisch Rodriguez, and Diosnel Antonio Rodríguez López. "DIAGNÓSTICO DA LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA." Revista CIATEC-UPF 7, no. 1 (May 25, 2015): 13. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v7i1.4328.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva realizar uma avaliação da logística reversa de lâmpadas fluorescentes inservíveis no município de Santa Cruz do Sul/RS, tendo em vista a avaliação ambiental de diferentes modelos de gerenciamento. Para tal, foi realizado um levantamento da situação existente na região de estudo, ao nível das quantidades e modelos de logística reversa viáveis. O estudo foi realizado considerando três cenários de gerenciamento das lâmpadas fluorescentes inservíveis. A análise ambiental dos referidos cenários foi realizada com a aplicação do software Umberto 5.5. O inventário de emissões para o ambiente e o cálculo dos impactos ambientais associados a cada cenário foram realizados utilizando o método ReCiPe 2008. No que se refere à avaliação global dos impactos ambientais, pode-se concluir que o cenário 1 apresenta os resultados com maiores níveis de toxicidade. Em relação aos impactos ambientais das emissões atmosféricas, o cenário 2 apresenta-se como o mais impactante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ferreira, Fábio Da Silva, Carina Frota Alves, and Rosa Candida Cavalcanti. "R-BPM: Uma Metodologia para Gerenciamento de Processos de Negócios Consciente dos Riscos." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 9, no. 4 (December 29, 2016): 05–37. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2016.319.

Full text
Abstract:
Na busca por agilidade, economia e qualidade em seus processos, um número crescente de empresas tem adotado técnicas de Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management – BPM). No entanto, mesmo gerenciados, os processos podem enfrentar riscos que podem causar forte impacto sobre os objetivos da organização caso estes riscos não sejam gerenciados de forma apropriada. Este artigo tem como objetivo construir e avaliar uma metodologia para realizar o gerenciamento de riscos em processos de negócios de forma integrada com o ciclo de vida BPM. A metodologia, chamada de R-BPM, é composta de um modelo de fases e de uma ferramenta de apoio. Ela é inspirada na estrutura de gerenciamento de riscos do COSO e foi construída através da estratégia de Design Science Research. Para realizar a avaliação da metodologia, ela foi aplicada em uma organização experiente em BPM e avaliada através de um survey com pesquisadores e especialistas na área. Os resultados mostram que a metodologia permite que as atividades relacionadas à gestão de riscos sejam executadas em conjunto com o ciclo de vida BPM. A integração entre atividades de riscos e processos de negócios otimiza recursos e fornece uma visão holística dos processos de negócios e seus riscos associados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Medeiros, Bruno Campelo, Vilma Felix da Silva Araújo, and Mylena Karlla de Almeida e. Silva Oliveira. "Life Cycle Canvas (LCC): Um Modelo Visual para a Gestão do Ciclo de Vida do Projeto." Revista de Gestão e Projetos 9, no. 1 (May 3, 2018): 87–101. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v9i1.628.

Full text
Abstract:
Dentro de um contexto organizacional atual de incertezas, dinamismo e mudanças constantes, alguns estudos têm apresentado críticas às práticas tradicionais de gerenciamento de projetos. Em paralelo, observa-se o surgimento de modelos visuais como alternativos à gestão tradicional. Dentre esses modelos, têm-se o Life Cycle Canvas (LCC), que sugere a gestão do ciclo de vida de um projeto, sem desconsiderar as recomendações propostas pelas práticas já reconhecidas neste ramo de atuação. O objetivo deste estudo é de verificar a eficácia e as implicações do modelo LCC para a gestão do ciclo de vida de um projeto. A pesquisa se torna importante, no sentido de explorar um modelo ainda não investigado, quando se trata da aplicação da gestão do ciclo de vida do projeto. Para isto, foi utilizado como enfoque de análise a abordagem qualitativa, por meio do método de pesquisa-ação relacionado à construção de um projeto real em uma empresa pública. Os resultados obtidos demostraram a aderência do modelo LCC, considerando a sua proposta de promover a gestão em todas suas etapas de gerenciamento, com destaque para a gestão da mudança, pelo qual foram utilizadas as ferramentas de apoio que previam ajustes e ações de correção durante a sua execução. O estudo também gerou implicações gerenciais, como a viabilidade de aplicação e geração do produto final do projeto, bem como viabilidade de aplicação do modelo LCC em outros projetos com simplicidade semelhante de escopo, abrindo espaço para pesquisas futuras de aplicação do modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Borinelli, Márcio Luiz, and Ilse Maria Beuren. "Os Fundamentos do Postulado da Continuidade sob a Ótica do Ciclo de Vida Organizacional." Revista de Contabilidade da UFBA 2, no. 3 (January 16, 2008): 67. http://dx.doi.org/10.9771/rc-ufba.v2i3.3258.

Full text
Abstract:
A preocupação central deste artigo está em demonstrar que as informações contábeis contribuem para fazer inferências sobre a continuidade da empresa e que o postulado da continuidade, associado à identificação do estágio do ciclo de vida em que a organização se encontra, pode aumentar o valor preditivo da informação. Assim, discute os fundamentos do postulado da continuidade à luz do ciclo de vida organizacional, com o objetivo de demonstrar a sua importância para a melhoria da qualidade das informações contábeis. Neste intuito, dois elementos são trazidos à tona para discussão, por meio de pesquisa bibliográfica, buscando associar fragmentos da estrutura conceitual da contabilidade e da teoria das organizações, respectivamente o postulado da continuidade e o ciclo de vida organizacional. Quatro tópicos, além da introdução e das considerações finais, são abordados para um melhor encadeamento das discussões. Inicia-se contextualizando o postulado da continuidade na estrutura conceitual básica da contabilidade. Na seqüência aborda-se o postulado da continuidade e sua importância dentro de uma estrutura conceitual de referência para a Contabilidade. O tópico seguinte dedica-se à explanação do ciclo de vida organizacional, ressaltando suas principais características e seu funcionamento. Por fim, associam-se os dois conceitos, o postulado da continuidade com o ciclo de vida organizacional. Conclui-se que, embora estes conceitos tenham origens diferentes, da Teoria da Contabilidade e da Teoria das Organizações, em estudos de integração é possível concilia-los, no sentido de melhorar a qualidade da informação contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bezerra, Maria Clara Da Cunha, Maryana Scoralick de Almeida Tavares, and Ricardo Moreira da Silva. "Gerenciamento dos processos de negócio: uma análise dos modelos de ciclo de vida BPM." Revista Produção Online 18, no. 3 (September 15, 2018): 796–825. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v18i3.2905.

Full text
Abstract:
A gestão por processos representa um instrumento de melhoria de desempenho das instituições de negócios, porém muitas empresas ainda não se encontram orientadas para os processos. Neste contexto, insere-se a abordagem de gerenciamento dos processos de negócio (business process management ou BPM), que envolve um ciclo feedback sem fim para assegurar que os processos de negócio estejam alinhados com a estratégia organizacional e o foco do cliente. A literatura propõe vários modelos para orientar as organizações à gestão por processos. O objetivo deste trabalho foi analisar modelos de BPM propostos nos últimos 10 anos, a partir de uma síntese descritiva destes, comparação de suas fases, levantando suas convergências e variações, como também a partir do alinhamento desses modelos com atributos chaves ao BPM, que foram identificados a partir da literatura. A contribuição deste trabalho se dá pela utilidade destas análises para pesquisadores ao buscarem estudar sobre diferentes modelos de gerenciamento de processos. Bem como este trabalho também apresenta contribuição prática pois pode ajudar profissionais a adotar modelos e promover o BPM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Witter, Geraldina Porto. "Tarefas de desenvolvimento do adulto idoso." Estudos de Psicologia (Campinas) 23, no. 1 (March 2006): 13–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2006000100002.

Full text
Abstract:
As tarefas de desenvolvimento são básicas em cada seqüência do ciclo de vida. Há uma expectativa social de que as pessoas em cada seqüência cumpram com êxito suas tarefas. Na última parte do ciclo de vida também a pessoa idosa tem tarefas de desenvolvimento a cumprir de modo a ser feliz e ter qualidade em sua vida. As tarefas do idoso são objeto de descrições e considerações. Pesquisas sobre as tarefas do idoso são importantes devido à necessidade de informações sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rocha, Tiago Barreto, and Carmenlucia Santos Giordano Penteado. "Impactos e benefícios ambientais do gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 1, no. 2 esp. (August 23, 2017): 78. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v1i1.3073.

Full text
Abstract:
A crescente produção e uso de equipamentos eletroeletrônicos, tem resultado no aumento da geração de resíduos provenientes destes equipamentos descartados em todo o mundo. Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) possuem diversas substâncias perigosas como o chumbo e outros metais pesados, e quando destinados a aterros, ecopontos e mesmo cooperativas de reciclagem sem o devido controle, podem causar diversos impactos ao meio ambiente e à saúde humana. Visando reduzir tais impactos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) reúne um conjunto de princípios e ações visando à gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, incluindo a obrigatoriedade da logística reversa para os REEE. A logística reversa representa uma alternativa de gerenciamento para redução do impacto ambiental causado pela disposição incorreta dos REEE, bem como para valorização dos resíduos por meio da reciclagem. Por outro lado, para avaliar a sustentabilidade desta alternativa de gerenciamento é preciso verificar se os benefícios superam os impactos da reciclagem. Diante deste contexto, a Avaliação de Ciclo de Vida tem se consolidado como uma técnica capaz de quantificar os impactos ambientais potenciais de produtos ou sistemas, incluindo os sistemas de gerenciamento de resíduos. O objetivo deste estudo foi avaliar os potenciais impactos e benefícios ambientais do gerenciamento de REEE. A unidade funcional adotada foi o gerenciamento de 1t de REEE. Os processos de coleta, transporte, manufatura reversa (desmontagem), reciclagem mecânica dos materiais e disposição final fizeram parte do sistema de gerenciamento avaliado. Os dados para o inventário dos processos de gerenciamento foram obtidos na literatura internacional e banco de dados adaptando-se, na medida do possível, para realidade brasileira. A avaliação do impacto do ciclo de vida foi conduzida utilizando-se o método CML2001 para as categorias depleção de recursos abióticos, mudanças climáticas, depleção da camada de ozônio, eutrofização, acidificação e oxidação fotoquímica e o método USEtox para as categorias de toxicidade e ecotoxicidade. Os cálculos e a modelagem foram realizados no software Simapro 8. Os resultados demonstram que o sistema de gerenciamento avaliado apresenta benefícios ambientais para quase todas as categorias de impacto avaliadas, com exceção das categorias de toxicidade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Guedes Cubas do Amaral, Karina, Miguel Mansur Aisse, and Gustavo Rafael Collere Possetti. "Análise do custo de ciclo de vida do tratamento e destinação final do lodo e biogás, provenientes de ETE que emprega reatores do tipo UASB." Revista DAE 68, no. 226 (September 18, 2020): 6–17. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.064.

Full text
Abstract:
A Análise do Custo do Ciclo de Vida (ACCV) auxilia na verificação dos custos existentes em cada etapa de ciclo de vida de um determinado produto, ajudando no reconhecimento de gastos com aquisição, operação, manutenção, transporte e disposição final. Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente em Manto de Lodo (UASB), usados em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), geram dois subprodutos que podem ser utilizados: lodo e biogás. O objetivo deste estudo foi realizar a análise do custo do ciclo de vida de quatro diferentes cenários de tratamento e destinação final do lodo e biogás. A unidade funcional utilizada foi o tratamento e o gerenciamento dos subprodutos, ao tratar 1 m3 de esgoto doméstico. O cenário base, lodo sendo higienizado por meio da estabilização alcalina prolongada e destinado para agricultura, é o cenário com o menor custo do ciclo de vida. O alto custo dos cenários 1, secagem térmica do lodo utilizando o biogás, e cenários 2 e 3, utilização do calor da combustão do lodo, deve-se ao valor de aquisição do equipamento para a secagem do lodo, representando 56% do total, incluindo-se custos de implantação e operação. O cenário 3 previu o aterro sanitário como destinação final das cinzas da combustão do lodo. Palavras-chave: ACCV. Estabilização alcalina prolongada. Reatores anaeróbios. Secador térmico de lodo. Uso agrícola do lodo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Marini, Morgana. "GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES:." Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia 10, no. 2 (December 20, 2020): 21–46. http://dx.doi.org/10.14393/oreg-v10-n2-2019-51994.

Full text
Abstract:
A geração de resíduos sólidos domiciliares cresce constantemente e ainda possui muitos déficitsdesde o seu manejo nas residências até sua disposição final ambientalmente correta. O estudoteve como objetivo analisar informações de cidadãos sobre o gerenciamento dos resíduossólidos domiciliares no município de Flores da Cunha/RS. Além disso, foi verificada a situaçãoatual dos dispositivos utilizados para armazenamento dos resíduos domiciliares nas viaspúblicas do município. Como técnicas de coleta de dados foram utilizados o questionário e aobservação direta. O questionário foi aplicado a 138 cidadãos que frequentam estabelecimentosque prestam diferentes serviços em Flores da Cunha. A observação direta foi realizada emvários locais do município. Diante dos resultados, concluiu-se que os déficits do municípioestão relacionados a segregação dos resíduos, e as informações e orientações divulgadas pelopoder público sobre separação, coleta e destino dos resíduos domiciliares. Conclui-se que,mesmo diante da implantação da coleta seletiva, da divulgação de materiais informativos eorientativos e da existência de programas de educação ambiental à população, é possívelverificar que existem muitos déficits nos sistemas de gerenciamento dos resíduos domiciliaresno município de Flores da Cunha/RS. Cabe ao poder público analisar as ações e condutasaplicadas no município relacionadas aos resíduos sólidos, e o quanto estas estão impactando napopulação. Medidas ainda devem ser adotadas com o objetivo de promover uma maiorsensibilização e consequentemente uma maior eficiência no gerenciamento dos resíduosdomiciliares, visando a melhoria na qualidade de vida da pulação e também do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Monteiro, Elizabete Cristina De Souza de Aguiar, and Ricardo Cesar Gonçalves Sant'Ana. "Plano de gerenciamento de dados em repositórios de dados de universidades." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 23, no. 53 (September 6, 2018): 160–73. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p160.

Full text
Abstract:
Plano de Gerenciamento de Dados é o documento formal que descreve os processos de gestão dos dados integrando seu ciclo de vida. A elaboração do Plano de Gerenciamento de Dados auxilia os pesquisadores e os profissionais atuantes nos repositórios. O objetivo deste estudo foi investigar quantos e quais repositórios de dados das 100 melhores universidades do mundo disponibilizam Planos de Gerenciamento de Dados e identificar aspectos relacionados a possíveis benefícios gerados pelo seu uso. A metodologia teve como base a pesquisa bibliográfica concomitante à metodologia quantitativa e qualitativa. Foi utilizado o método exploratório para fazer o levantamento das universidades através do sítio webometrics e dos respectivos repositórios. Os resultados demostram que apenas 36 repositórios disponibilizam Planos de Gerenciamento de dados e que suas instruções variam dependendo das características dos repositórios e dos conjuntos de dados neles depositados. Conclui-se que seu uso proporciona diversos benefícios a todos os atores envolvidos na gestão de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Reichert, Geraldo Antônio, and Carlos André Bulhões Mendes. "Avaliação do ciclo de vida e apoio à decisão em gerenciamento integrado e sustentável de resíduos sólidos urbanos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, no. 3 (September 2014): 301–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014019000001145.

Full text
Abstract:
O estudo da participação de diferentes atores sociais por meio de técnicas estruturadas de apoio à decisão na montagem de cenários ou alternativas futuras de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos foi aplicado ao município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Utilizando a ferramenta de avaliação de ciclo de vida foram avaliados oito cenários distintos, montados com a participação dos atores sociais e técnicos municipais. Diferentes alternativas de coleta (seletiva e conteinerizada) e de tratamento (reciclagem, compostagem, digestão anaeróbia, processos térmicos e disposição em aterro) foram consideradas. Conclui-se que a aplicação da avaliação de ciclo de vida facilita o apoio à decisão em sistemas municipais de gestão de resíduos sólidos urbanos, sendo que, no caso em estudo, o cenário mais sustentável foi construído pelos atores vinculados diretamente ao órgão municipal de gestão de resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sgavioli, Fernando, Liedi Bernucci, Rosângela Motta, Edson Moura, and Robson Costa. "Análise do custo do ciclo de vida do lastro ferroviário na estrada de ferro Vitória Minas." TRANSPORTES 23, no. 4 (November 9, 2015): 5. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v23i4.981.

Full text
Abstract:
<p class="resumo-texto">Na última década o gerenciamento da infraestrutura ferroviária no Brasil teve grandes mudanças em comparação com as décadas precedentes. O aumento do volume de mercadorias transportadas exigiu a reestruturação das ferrovias e tornou a gestão da infraestrutura uma questão importante. Como resposta as empresas ferroviárias passaram a trabalhar com ferramentas para análises quantitativas dos impactos de decisões de manutenção, para garantir a qualidade da infraestrutura em longo prazo e sustentar suas necessidades de orçamento. Neste trabalho foi desenvolvida uma abordagem baseada no custo do ciclo de vida do lastro ferroviário em função da variação das premissas do ciclo de desguarnecimento e do ciclo de socaria, a fim de propor uma estratégia de manutenção mais econômica para a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM). Os estudos obtiveram que a solução de renovação de 50% do lastro é a mais econômica e os principais custos envolvidos são trem hora parado e socaria.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Madureira, Cátia Romano, Kátia Veiga, and Ana Flávia Mota Sant'ana. "Gerenciamento de tecnologia em terapia intensiva." Revista Latino-Americana de Enfermagem 8, no. 6 (December 2000): 68–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692000000600010.

Full text
Abstract:
A vida do paciente no hospital depende dos procedimentos diagnóstico-terapêuticos e cuidado da equipe de saúde, além da qualidade e disponibilidade de fatores como: estrutura física, recursos materiais, humanos e financeiros. A necessidade de otimizar estes recursos e restaurar a saúde, fez surgir as Unidades de Terapia Intensivas (UTI's), cujo projeto deve considerar o ambiente físico e equipamentos clínicos indispensáveis ao cuidar. Objetivando identificar o nível de conhecimento dos profissionais de saúde sobre as informações técnico-operacionais contidas nos manuais dos equipamentos e a percepção dos entrevistados quanto a adequação das instalações físicas e elétricas destas unidades, realizamos um estudo descritivo numa UTI de um hospital público de Salvador. Os resultados mostraram que estas instalações foram consideradas inadequadas ao desempenho seguro de suas atividades, e que a maioria desconhece as especificações técnico-operacionais dos manuais dos equipamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Oliveira, Alisson de. "A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE INICIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO PROJETO NA GESTÃO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 12 (January 11, 2022): 1731–41. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i12.3666.

Full text
Abstract:
O cenário da construção civil apresenta muitos retrabalhos e uma busca constante por qualidade na entrega dos produtos. Apesar de diversas metodologias de gerenciamento de projetos já terem sido inseridas em muitos canteiros de obras, o descuido na fase inicial do projeto, principalmente na definição de todas as pessoas interessadas, comprometerá de forma considerável em vários aspectos a entrega do produto. Com o intuito de apresentar sugestões e caminhos para boas práticas e de se evitar possíveis adversidades, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório em artigos de relevância neste contexto através de pesquisa no portal de Periódicos da Capes. Em decorrência, podemos observar a importância e influência que um processo de iniciação em gerenciamento de projetos bem organizado e executado tem para o resultado final do produto a ser entregue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Júnior, Valdir Costa, Juliana Hortelã Pedrone Valério, and Aline Cantarotti. "As ferramentas da análise SWOT e ciclo PDCA implantadas no contexto da gestão secretarial." Secretariado Executivo em Revist@ 13 (May 5, 2018): 6–19. http://dx.doi.org/10.5335/ser.v13i0.8091.

Full text
Abstract:
Pode-se afirmar que a gestão organizacional é responsável por definir estratégias efetivas e assertivas para o crescimento e a expansão dos resultados da organização. Essas estratégias devem estar alinhadas à missão e às políticas da empresa. Para obter sucesso, o uso de ferramentas gerenciais é fundamental. O secretário executivo, nesse contexto, exerce um papel extremamente importante no processo, visto que ele é um detentor e distribuidor de informações, ou seja, é o profissional responsável por organizar e coordenar as informações organizacionais desde as mais simples até as mais complexas. A presente pesquisa objetivou implantar ferramentas de gestão matriz SWOT e ciclo PDCA em uma empresa na qual a gestão organizacional se mostra falha e fraca. Para tal, analisaram-se as falhas da organização em seu âmbito gerencial, e como isso afeta os resultados almejados por essa; foram identificados os pontos positivos e negativos da empresa quanto à estratégia de gerenciamento; enquadram-se os processos de acordo com as ferramentas gerenciais propostas; e, por fim, foram apontadas as mudanças que devem ocorrer na organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mikosz, Karina da Silva Carvalho, Carolina Magda da Silva Roma, Luiz Cláudio Louzada, and Marcos Roberto Gois de Oliveira Macedo. "Previsão de retornos e preços das ações a partir de dados contábeis condicionado ao ciclo de vida das firmas." Revista de Contabilidade e Organizações 13 (November 21, 2019): e160869. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.160869.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga o efeito dos estágios do ciclo de vida das firmas na determinação dos retornos e preços esperados de ações brasileiras a partir do modelo contábil de avaliação desenvolvido por Lyle, Callen e Elliott (2013). Para definição dos estágios do ciclo de vida, adotou-se a metodologia de Dickinson (2011), utilizando uma proxy parcimoniosa para as firmas, estruturada a partir da demonstração do fluxo de caixa com forte aderência as teorias econômicas. Os dados foram coletados nas bases de dados Bloomberg, Quantum e do NEFIN/FEA/USP e as informações foram geradas no nível das firmas. Os resultados sugerem que o modelo para o período analisado não apresenta capacidade de previsão de retornos no Brasil, dada pela não significância das variáveis mesmo considerando os ativos em diferentes estágios de ciclo de vida da firma, já para as previsões de preços houve considerável poder explicativo, especialmente no estágio de maturidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rosado, Laís Peixoto, and Carmenlucia Santos Giordano Penteado. "Avaliação do ciclo de vida do Sistema Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil da Região Metropolitana de Campinas." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 1 (February 2019): 71–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019179604.

Full text
Abstract:
RESUMO A ausência ou ineficiência de Sistemas Municipais de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (SMGRCCs) pode ocasionar impactos ambientais, os quais precisam ser avaliados sistematicamente, levando em consideração a realidade local. Existem poucos estudos sobre a quantificação dos impactos ambientais relacionados ao gerenciamento de resíduos da construção civil (RCCs) e, portanto, neste trabalho foi avaliado o desempenho ambiental dos SMGRCCs dos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a partir da metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV). O estudo de ACV foi modelado no software SimaPro 8.2.0; para a avaliação dos impactos ambientais, foi utilizado o método CML baseline 2000, considerando as categorias aquecimento global, toxicidade humana, oxidação fotoquímica, acidificação e eutrofização. Ao comparar o desempenho ambiental atual com o cenário que inclui 70% de reciclagem dos RCCs classe A (meta prevista no Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo), verificou-se redução de 22% dos impactos ambientais. Entretanto, ao analisar os cenários individualmente, por causa das distâncias de transporte, alguns municípios não apresentaram benefícios ambientais resultantes da reciclagem. Esses resultados evidenciam que a reciclagem não deve ser vista como a primeira opção nos SMGRCCs, e que é premente a necessidade de adoção de práticas de redução na fonte e reutilização de resíduos no gerenciamento de RCCs. Esses resultados podem dar suporte ao processo de tomada de decisão, visto que muitos municípios brasileiros estão planejando a implantação de usinas de reciclagem de RCCs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Tsambe, Malaquias Zildo Antonio, Cássio Florisbal de Almeida, Cássia Maria Lie Ugaya, and Luiz Fernando de Abreu Cybis. "Inventário de Ciclo de Vida de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados na Região Sul do Brasil." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 2, no. 2 (May 27, 2019): 9–33. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v2i2.4236.

Full text
Abstract:
Atualmente, o Brasil é considerado o sexto maior consumidor mundial de óleos lubrificantes, por consequência, o sexto maior produtor de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC), com uma produção anual de cerca de um bilhão de litros. O OLUC é considerado um resíduo perigoso pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), isso coloca vários desafios ao seu sistema de gerenciamento. A ausência de um inventário do ciclo de vida do OLUC, é o principal problema de desenvolvimento de estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de OLUC no Brasil. Assim, constitui o objetivo principal deste estudo a identificação, qualificação e quantificação dos indicadores ambientais, econômicos e sociais deste ciclo. A metodologia constitui-se basicamente pela análise de laudos laboratorial, para obtenção de dados ambientais, análise de relatórios financeiros, entrevistas e observação das diferentes etapas do ciclo para obtenção de dados econômicos e sociais. Em função dos modelos de gerenciamento do OLUC observados no Brasil, definiram-se dois cenários, o TTR que inclui as etapas de geração, transporte com transbordo e rerrefino e, o TsTR que exclui o transbordo. Os resultados mostraram diferenças para as dimensões ambientais, econômicas e sociais quando os dois cenários são comparados. O estudo possibilitou obter os fluxos de massa e energia, o balanço econômico do processo e as contribuições para o bem-estar social dos trabalhadores neste ciclo de vida. Desta forma o presente trabalho apresenta o inventário ambiental, econômico e social do ciclo de vida do OLUC. Palavras-chave: Inventário de Ciclo de Vida (ICV). Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC).ResumenBrasil es actualmente considerado el sexto mayor consumidor mundial de aceites lubricantes, por consiguiente, el sexto mayor productor de Aceite Lubricante Usado o Contaminado (OLUC), con una producción anual de cerca de mil millones de litros. El OLUC es considerado un residuo peligroso por la Política Nacional de Residuos Sólidos (PNRS), esto plantea varios desafíos a su sistema de gestión. La ausencia de un inventario del ciclo de vida del OLUC, es el principal problema de desarrollo de estudios de Evaluación de Ciclo de Vida (ACV) de OLUC en Brasil. Así, constituye el objetivo principal de este estudio la identificación, calificación y cuantificación de los indicadores ambientales, económicos y sociales de este ciclo. La metodología se constituye básicamente por el análisis de laudos de laboratorio, para la obtención de datos ambientales, análisis de informes financieros, entrevistas y observación de las diferentes etapas del ciclo para la obtención de datos económicos y sociales. En función de los modelos de gestión del OLUC observados en Brasil, se definieron dos escenarios, el TTR que incluye las etapas de generación, transporte con transbordo y rerrefino y, el TsTR que excluye el transbordo. Los resultados mostraron diferencias para las dimensiones ambientales, económicas y sociales cuando se comparan los dos escenarios. El estudio posibilitó obtener los flujos de masa y energía, el balance económico del proceso y las contribuciones para el bienestar social de los trabajadores en este ciclo de vida. De esta forma el presente trabajo presenta el inventario ambiental, económico y social del ciclo de vida del OLUC. Palabras clave: Inventario de Ciclo de Vida (ICV). Aceite Lubricante Usado o Contaminado (OLUC).AbstractBrazil is, currently, considered the sixth largest consumer of lubricating oils in the world, consequently, the sixth largest producer of Used or Contaminated Lubricating Oil (OLUC), with an annual production of around one billion liters. OLUC is considered a hazardous waste by the National Solid Waste Policy (PNRS), which poses several challenges to its management system. The absence of an OLUC life cycle inventory is the main problem in the development of OLUC life cycle assessment (LCA) studies in Brazil. Thus, the main objective of this study is the identification, qualification and quantification of the environmental, economic and social indicators of this cycle. The methodology is basically based on laboratory reports, for obtaining environmental data, analysis of financial reports, interviews and observation of the different stages to obtain economic and social data. According to the OLUC management models observed in Brazil, two scenarios were defined, the TTR that includes the generation, transshipment and re-routing phases, and the TsTR that excludes the transshipment. The results showed differences for the environmental, economic and social dimensions when the two scenarios are compared. The study made it possible to obtain the mass and energy flows, the economic balance of the process and the contributions to the social well-being of the workers in this life cycle. In this way the present work presents the environmental, economic and social inventory of the OLUC life cycle. Keywords: Life Cycle Inventory (ICV). Used or Contaminated Lubricating Oil (OLUC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lima, Fernanda Costa de, Francisco Áureo Noronha Filho, Sarah Brasil de Araújo Miranda, Cyntia Meireles Martins, and Gustavo Francesco de Morais Dias. "Uso de resíduos no setor têxtil na Cidade de Belém: uma análise por meio da economia circular." Research, Society and Development 9, no. 7 (April 28, 2020): e112973756. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3756.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é avaliar a gestão e o gerenciamento de resíduos dentro de duas empresas do setor de vestuário, na cidade de Belém, estado do Pará, Região Norte do Brasil. Por meio do conceito de Economia Circular que visa aumentar a vida útil do produto, reutilizando e reciclando matérias-primas depois de consumidas, busca-se compreender o processo de geração dos resíduos de tecido, bem como sua coleta e a destinação final, propondo melhorias ao processo existente. As informações foram obtidas junto aos gerentes e funcionários das empresas, por meio de questionário e de observação in loco. Analisou-se, principalmente, os tipos de fibras têxteis utilizados na fabricação, a quantidade de resíduos produzidos e o gerenciamento dos resíduos, além das informações de caracterização do empreendimento. Os resultados revelam que a empresa de maior porte se adequa aos princípios da EC, ressaltando, a inovação em têxteis desfibrados. A empresa local está em desacordo com as normas básicas de conduta relacionadas a legislação ambiental, necessitando de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que possibilite a reutilização do resíduo, a fim de diminuir seus custos de produção, pois não existe fábrica de reciclagem têxtil em Belém. Conclui-se que a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos são fundamentais para destinação e disposição final ambientalmente adequados e, especificamente, no setor industrial têxtil, a circularidade pode gerar melhor eficiência produtiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Nery, Luiz Carlos Pessoa, Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo, and Temistocles Damasceno Silva. "A GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA A POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE E LAZER." Perspectivas em Gestão & Conhecimento 11, Especial (January 8, 2021): 83–96. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2236-417x.2021v11nespecial.57166.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo apresentar a gestão do conhecimento enquanto instrumento aplicável a política pública de esporte e lazer, levando-se em consideração as diversas etapas que compõem o ciclo da política. Para tal, neste ensaio elencou-se os pressupostos teóricos que permeiam a temática relacionando-os com as fases da política (formação da agenda, formulação, implementação e avaliação) no contexto esportivo. A partir dos dados são evidenciados nas fases do ciclo político os tipos e fontes de informações para sistematização da gestão do conhecimento no universo das políticas de esporte e lazer, envolvendo informações que permitem diagnosticar, acompanhar e avaliar o gerenciamento das ações mediante o levantamento de elementos que envolvem indicadores sociais, aspectos legais e burocráticos, os múltiplos agentes envolvidos, recursos orçamentários, recursos humanos e materiais, dentre outros. As reflexões indicam um caminho para o processo de institucionalização da gestão do conhecimento no âmbito da gestão pública deste setor, porém ressalta também as limitações e fragilidades presentes nos contextos governamentais. De modo geral, conclui-se que a gestão do conhecimento se apresenta como uma ferramenta salutar a ser utilizada pelos gestores esportivos no sentido de sistematizar o fluxo de conhecimentos produzido pelo processo político em questão, bem como, organizar tais informações com vistas à qualificação da tomada de decisão com base em evidências técnico-científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Stradioto Neto, Luciana Amaral, Nicollas Luiz Schweitzer de Souza, Ivete De Fátima Rossato, Jairo Afonso Henkes, and Sandro Keine. "AVALIAÇÃO DOS METODOS PARA APLICAÇÃO DA ANÁLISE DO INVENTÁRIO DO CICLO DE VIDA NA INDÚSTRIA MOVELEIRA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 4 (December 29, 2020): 126. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020126-152.

Full text
Abstract:
O Sistema de Gestão Ambiental é indispensável dentro das indústrias de todos os setores, uma vez que a valorização dos produtos e processos que prezam pelo meio ambiente são tendências mundiais. Estudos mostram a necessidade de integrar o gerenciamento ambiental e as estratégias de manufatura das empresas, visando aspectos como a redução de resíduos e uso eficiente de recursos para diminuir os impactos ambientais gerados pela indústria. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta de gestão ambiental que auxilia na determinação do impacto causado ao meio ambiente durante o processo de fabricação de um produto. Neste estudo, a metodologia ACV foi aplicada em um item do setor moveleiro do Planalto Norte Catarinense, com o objetivo avaliar a aplicabilidade dos métodos na análise do inventário do ciclo de vida nas indústriaS de móveis. Os resultados obtidos através da utilização do software SimaPro quantificaram o impacto ambiental total em diversos aspectos da natureza, bem como a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global gerados durante o ciclo de vida do berço ao portão - “cradle to gate” do produto. Uma comparação entre as metodologias de cálculo de impacto ReCiPe, CML e ILCD foi realizada para avaliar a padronização das mesmas, e demonstrou a divergência de resultados para algumas categorias, alertando para a necessidade de critérios rigorosos de escolha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos, Leandro da Costa, and Mácia Reis Machado. "Gestão Fiscal como Determinante da Transparência Fiscal Ativa: Um Estudo nos Municípios Paraibanos." Revista Evidenciação Contábil & Finanças 9, no. 1 (February 11, 2021): 77–96. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n1.45620.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar de que maneira a Gestão Fiscal influencia a Transparência Fiscal Ativa nos municípios paraibanos. Fundamento: Mesmo existindo diversas leis direcionadas para a promoção de uma melhor transparência das informações governamentais, estabelecendo prazos e níveis mínimos de informações a serem disponibilizadas, assim como penalidades, ainda se observa um baixo nível de transparência, conforme evidenciam os relatos empíricos. Dessa maneira, a presente pesquisa alicerçou-se nas teorias da Agência, Escolha Pública e do Gerenciamento de Impressão para atingir seu objetivo, uma vez que em sinergia, estas teorias explicam que na busca por seus interesses pessoais, o gestor público tende a escolher ações que maximizem a sua reeleição ou que mantenham o seu partido político no poder, direcionando esforços para o gerenciamento das informações que serão disponibilizadas ao cidadão, buscando transparecer informações positivas e que causem uma boa impressão e ocultando informações negativas que causem má impressão. Método: Para estimar a relação entre as variáveis utilizou-se a regressão pooled OLS com dados em painel, utilizando modelos com e sem defasagem para as variáveis independentes. O recorte temporal foi de 2013 a 2016, devido a disponibilidade de dados. A amostra compreendeu 157 municípios paraibanos, o que representa cerca de 70% do total de municípios. Resultados: Os resultados evidenciam relação positiva entre a Gestão Fiscal do Gasto com Pessoal e Liquidez e o Índice de Transparência Fiscal Ativa, corroborando com o que discorrem as teorias da Agência, Escolha Pública e Gerenciamento de Impressão. Assim, quanto melhor a Gestão Fiscal nestas dimensões, melhor é a transparência dada as informações, uma vez que a divulgação de resultados positivos gera uma imagem melhor do gestor público (agente) perante o cidadão/eleitor (principal), melhorando a sua chance de reeleição ou o mantimento de seu partido político no poder. De maneira geral a pesquisa conclui que a Gestão Fiscal dos Municípios paraibanos influi na sua Transparência Fiscal Ativa e que as leis e normas não garantem, sozinhas, o nível adequado de transparência. Contribuições: Analisar pela ótica das teorias da Agência, Escolha Pública e Gerenciamento de Impressão a Transparência Fiscal dos municípios paraibanos, proporcionando assim um panorama maior na análise deste assunto, o qual detém ramificações políticas, econômicas e sociais que afetam a vida de milhões de indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Farias, Emmanuel Eduardo Vitorino de, Rui de Oliveira, Mônica Maria Pereira da Silva, and Thiago Aguiar de Melo. "Avaliação do ciclo de vida da construção civil habitacional brasileira." Research, Society and Development 11, no. 1 (January 15, 2022): e58011125360. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25360.

Full text
Abstract:
A construção civil habitacional demanda grande quantidade de recursos naturais, gerando danos significativos ao meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo quantificar os impactos ambientais potenciais negativos dos insumos mais relevantes usados na construção de edificações residenciais por m² de área construída. Para representar as construções mais usuais no Brasil, foram utilizados como referência para os cálculos de insumos, três projetos residenciais padrão popular, empregados em programas habitacionais governamentais, com número de pavimentos e métodos construtivos distintos. Os impactos ambientais potenciais negativos foram estimados utilizando a metodologia Avaliação do Ciclo de Vida. Os resultados demonstram que os maiores impactos ambientais negativos, estão relacionados às edificações com mais de um pavimento, sobretudo em função do uso do cimento Portland e do revestimento cerâmico. Por fim, o presente estudo, fornece informações que auxiliam a tomada de decisão, na elaboração de projetos de arquitetura, nos processos construtivos e na aquisição de materiais de construção, visando minimizar os impactos ambientais potenciais negativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Wahrlich, Júlia, Rodrigo Augusto Freitas de Alvarenga, Jairo Afonso Henkes, Ivete De Fátima Rossato, and Flávio José Simioni. "AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO CICLO DE VIDA: UMA REVISÃO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 2 (July 17, 2020): 183. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020183-201.

Full text
Abstract:
A sociedade atual está assimilando cada vez mais a questão de utilizar recursos mais sustentáveis para o planeta. Estudos recentes têm surgido sobre uma nova metodologia existente, derivada da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que abrange os três pilares da sustentabilidade, sendo conhecida como Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida. Porém, é necessário um entendimento de cada dimensão para saber como realizar esta nova técnica da melhor maneira possível. Esta revisão da literatura teve como objetivo contextualizar esta nova tendência da ACV, contemplando as considerações de diversos autores acerca do tema, levantando informações das questões ambientais, econômicas e sociais que servem de subsídio para uma análise mais sustentável. O primeiro passo nesta pesquisa foi explorar os assuntos a serem abordados, com a análise conceitual dos artigos encontrados, e o segundo passo foi analisar criticamente as diversas opiniões do assunto. Com este estudo, foi possível perceber que ainda existem muitas lacunas nesta nova ferramenta e novas metodologias precisam ser englobadas, sendo que o desafio para os próximos anos é saber como interligar a ACV com o meio econômico e social de maneira ainda mais efetiva, ficando claro para todas as organizações como a avaliação da sustentabilidade do ciclo de vida deve ser utilizada da melhor forma possível, a fim de garantir um futuro mais sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Damasceno, Éverson de Brito, Jakson Gomes de Figueiredo, Jean Marcel Bezerra França, Júlio Cesar Duarte Veras, Raul Elton Araújo Borges, and Lucas Pereira de Melo. "Experiência de pessoas que vivem com a Síndrome de Berardinelli-Seip no Nordeste brasileiro." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 2 (February 2018): 389–98. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018232.16802017.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa a experiência de pessoas que vivem com a Síndrome de Berardinelli-Seip no Nordeste brasileiro. Este estudo qualitativo foi desenvolvido com onze interlocutores, sendo nove pessoas vivendo com a síndrome e duas mães. Para coligir as informações, utilizaram-se observação participante, caracterização social e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da técnica de codificação temática. Emergiram duas categorias: (1) ‘o segredo é fechar a boca’: gerenciamento da alimentação na vida cotidiana; e (2) ‘ah, é uma travesti?’ Corpo, gênero e masculinização. Concluiu-se que na experiência dos interlocutores seus agenciamentos e criatividade se traduziram em estratégias para gerenciamento da alimentação que integravam gostos, valores, hábitos, prescrições biomédicas e prazeres envolvidos em situações de comensalidade. No que tange à corporeidade, evidenciou-se que as representações e as experiências com o corpo apresentam desigualdades de gênero, na medida em que a mulher passa a ser alvo privilegiado de estigmas, preconceitos e discriminação na vida adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Trentin, Adan William da Silva, Adilson Moacir Becker Jr, Ênio Leandro Machado, Pâmela Andréa Mantey Dos Santos, Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, and Diosnel Antonio Rodriguez Lopez. "Life Cycle Inventory and assessment of the municipal solid waste management system: a case study in a municipality in southern Brazil." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 2, no. 1 (February 18, 2019): 91–121. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v2i1.3788.

Full text
Abstract:
The present study conducted a Life Cycle Assessment evaluation of the Solid Waste Management System in Santa Cruz do Sul – RS, in order to provide background information and therefore support decision-making for future waste management scenarios. The software package named as Integrated Waste Management – 2, Version 2.5., was used to perform the LCA, where all inputs and waste management system outputs were identified and quantified. The conversion of the results from Life Cycle Inventory to Life Cycle Assessment in environmental impacts was carried out based on impact characterization factors from RECIPE 2008 version 1.08. The impact categories studied were: Photochemical Oxidant Formation Potential, Global Warming Potential, Acidification Potential, Eutrophication Potential, Depletion of the Ozone Layer Potential and Particulate Matter Formation Potential in addition to the Use of Energy and Final Solid Waste. The current waste management scenario has been simulated as baseline, considering three additional scenarios, which included raising the number of households served by selective collection, improvement of recycling recovery efficiency in the sorting stage and the introduction of the biological treatment stage into the system by composting the organic matter. The results showed that the current scenario is the most impacting, for global warming, with a total of 12,102,122.85 kg of emissions per year, whereas scenario 04 showed to represent the lowest contribution rates to environmental impacts in carbon footprint perspective (5,946,702.47 kg of emissions per year). The final disposal stage in landfills had also contributed significantly to environmental impact rates, followed by the waste collection scenario. The proposed changes, suggested by alternative scenarios, had demonstrate considerable environmental savings, hereby justifying the importance of implementing these strategies in waste management. Keywords: Life Cycle Assessment. Environmental Impact. IWM-2. Solid Waste. Brazil.ResumoEste trabalho desenvolveu um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida de um Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na cidade de Santa Cruz do Sul-RS a fim de dar suporte a tomada de decisões para futuros cenários de gestão de resíduos. Para executar a Análise de Ciclo de Vida, foi utilizado o software Gerenciamento Integrado de Resíduos – 2 (IWM-2), Versão 2.5. Neste programa, as entradas e saídas referentes ao inventário do sistema de gerenciamento foram identificadas e quantificadas. A conversão dos resultados do Inventário de Ciclo de Vida para Análise do Ciclo de Vida em impactos ambientais foi realizada baseada na caracterização dos fatores de RECIPE 2008, versão 1.08. As categorias de impacto estudadas foram: Potencial de Formação de Oxidantes Fotoquímicos, Potencial de Aquecimento Global, Potencial de Acidificação, Potencial de Eutrofização, Potencial de Depleção da Camada de Ozônio e Potencial de Formação de Material Particulado além do Uso de Energia e Resíduos Sólidos Finais. O atual cenário de gerenciamento de resíduos foi simulado como base, considerando três cenários adicionais, os quais incluíam o aumento do número de famílias atendidas por coleta seletiva, melhoria na eficiência de recuperação da reciclagem na fase de triagem e introdução do estágio de tratamento biológico no sistema por compostagem de matéria orgânica. Os resultados mostraram que o cenário atual é o mais impactante para aquecimento global, com um total de 12,102,122.85 kg de emissões por ano, enquanto que o cenário 04 apresentou menores taxas de contribuição para esta categoria (5,946,702.47 kg de emissões por ano). A etapa de disposição final em aterros também contribuiu de forma significativa para a variação de impactos ambientais, seguido pela etapa de coleta de resíduo. As alterações propostas, sugeridas pelos cenários alternativos, demonstraram consideráveis melhorias ambientais, justificando a importância da implementação destas estratégias no gerenciamento de resíduos. Palavras-chave: Análise do Ciclo de Vida. Impacto ao Meio Ambiente. IWM-2. Resíduo Sólido. Brasil.ResumenEste trabajo presenta los resultados del Análisis de Ciclo de Vida del Sistema de Gestión de Residuos Sólidos de la ciudad de Santa Cruz do Sul-RS-Brasil, para apoyar la toma de decisiones para futuros escenarios de la gestión de residuos. Para realizar el ACV fue utilizando el software de IWM, versión 2.5. En este programa, las entradas y salidas relativas al análisis del inventario fueron identificadas y cuantificadas. La conversión de los resultados del Inventario para la evaluación de los impactos se hizo con base en los factores de conversión RECIPE 2008 Versión 1.08. Las categorías de impacto estudiadas fueron: Potencial de formación de oxidantes fotoquímicos, calentamiento global, de acidificación, de eutrofización, de agotamiento de la capa de ozono, formación de material particulado, consumo de energía y los residuos sólidos final. El escenario actual fue simulado como valor de referencia. Otros tres escenarios fueron estudiados, los cuales incluyen el aumento del número de hogares con servicio de recogida selectiva de residuos, el aumento de la eficiencia de la etapa de separación de materiales reciclables y la introducción de la etapa de tratamiento biológico en sistema por medio del compostaje de la materia orgánica. Los resultados mostraron que el escenario actual es el más impactante en relación al potencial de calentamiento global, con un total de 12.102.122,85 kg equivalentes de CO2 de emisiones por año, mientras que el cuarto escenario mostró contribuciones más bajas para esta categoría (5.946.702,47 kg equivalentes de CO2 de emisiones por año). La etapa de la disposición final también contribuyó significativamente con los impactos ambientales, seguido de la etapa de recolección de residuos. Las modificaciones sugeridas y simuladas por los escenarios alternativos mostraron mejoras ambientales considerables, lo que justifica la importancia de implementar estas estrategias en la gestión de residuos. Palabras clave: Análisis del Ciclo de Vida. Impacto al Medio Ambiente. IWM-2.5. Residuo Sólido. Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sabino, Michelle de Stefano, and Cássio Chagas Montenegro Duarte. "A Integração do Gerenciamento de Projetos com a Proposta de Stage-Gate: O Relato do Caso Projeto Sintonia." Revista de Gestão e Projetos 2, no. 2 (December 29, 2011): 184–213. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v2i2.53.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de descrever e analisar a integração observada no projeto Sintonia® no que tange ao confronto dos processos de gerenciamento de projetos ao modelo do Stage-Gate®. A literatura trata destes assuntos conceitualmente, porém falta um alinhamento entre eles que seja evidenciado na prática. Como método foi utilizado o estudo de caso único. O relato tem como caso o projeto Sintonia, desenvolvido pela PRODESP - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. Os resultados mostram a integração dos processos de gerenciamento de projetos com o modelo Stage-Gate desenvolvido durante o ciclo de vida do projeto. A formalização dos processos do projeto foi definida em estágios, na qual permitiu a exploração de economias de repetição e recombinação para o desenvolvimento de novos projetos. Este estudo contribui com a visão técnica no que refere a integração de processos de gerenciamento de projetos. Concluiu-se que este sistema representa um caminho atrativo, em termos de criação de valor econômico e inovação tecnológica para a organização.DOI:10.5585/gep.v2i2.53
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Marrocos, Regina Cleane, João Paulo Pereira Rebouças, and Glória Maria Marinho Silva. "DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS DAS DROGARIAS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 1 (April 20, 2020): 191. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020191-213.

Full text
Abstract:
RESUMOOs fármacos possuem um papel positivo e relevante em nossa sociedade, desde o combate as doenças até sua possibilidade de aumentar a expectativa de vida das pessoas. Por outro lado, há um aspecto negativo por contribuir com o aumento na geração de resíduos de serviços de saúde. Este artigo teve como objetivo caracterizar o descarte de medicamentos vencidos nas drogarias do município de Mossoró/RN, verificar se as drogarias possuem um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e identificar iniciativas acerca de programas para evitar o desperdício de medicamentos. Os resultados obtidos demonstraram que as drogarias geram os resíduos de serviços de saúde dos grupos B, D e E. O controle para evitar a comercialização de medicamentos que estão fora do prazo de validade é realizado por 86% das drogarias e mesmo percentual para os estabelecimentos que possuem Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. As iniciativas das drogarias para reduzir a geração de resíduos classe B através da comercialização de medicamentos fracionados ocorrem em 33% dos estabelecimentos. Apesar de verificar que 86% das drogarias de Mossoró apresentaram o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é preciso melhorar os níveis de eficiência e eficácia no processo de operacionalização para gerenciar o descarte de medicamentos vencidos gerados e integrar indústria farmacêutica e consumidores na responsabilidade compartilhadas pelo ciclo de vida dos medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Beuren, Ilse Maria, Silene Rengel, and Moacir Manoel Rodrigues Junior. "Relação dos atributos da contabilidade gerencial com os estágios do ciclo de vida organizacional." Innovar 25, no. 57 (July 1, 2015): 63–78. http://dx.doi.org/10.15446/innovar.v25n57.50328.

Full text
Abstract:
o estudo objetiva verificar se há relação entre o uso dos atributos da contabilidade gerencial e os estágios do ciclo de vida organizacional. Os atributos da contabilidade gerencial foram baseados no estudo de Moores e Yuen (2001) e os estágios do ciclo de vida organizacional na proposição de lester, Parnell e Carraher (2003). a população da pesquisa compreendeu as 264 empresas do segmento industrial de máquinas, aparelhos e materiais elétricos listadas na secretaria da Fazenda do estado de santa Catarina, Brasil, e a amostra constituiu-se dos 40 gestores que responderam o questionário. O uso dos atributos da contabilidade gerencial nos respectivos estágios do ciclo de vida organizacional foi evidenciado pela análise descritiva das respostas e o agrupamento das variáveis por meio das respectivas correlações pela aplicação da Análise das Componentes Principais. Os resultados mostram que os atributos da contabilidade gerencial, nos aspectos de seleção e de apresentação das informações, são mais utilizados nas empresas que se encontram nos estágios de crescimento e rejuvenescimento do que nas classificadas nos estágios de nascimento e declínio. Conclui-se que há relação entre o uso dos atributos da contabilidade gerencial e a evolução nos estágios do ciclo de vida das empresas pesquisadas, o que coaduna com os resultados de pesquisas que também adotaram as proposições dos autores que consubstanciaram este estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography