Journal articles on the topic 'Carcinoma orofaringe'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Carcinoma orofaringe.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Carcinoma orofaringe.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Oliveira, Denise Costa, Rafael Prado Dos Santos, and Flávio Carneiro Hojaij. "HPV positive oropharyngeal cancer: risky sexual behavior." Revista de Medicina 97, no. 1 (March 15, 2018): 98. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i1p98-102.

Full text
Abstract:
O carcinoma de células escamosas de orofaringe é tradicionamente associado com uso de tabaco e álcool. Apesar da prevalência de tabagistas ter diminuído, a prevalência de carcinoma de células escamosas de orofaringe vem aumentando. Esse aumento do carcinoma de células escamosas de orofaringe pode ser notado em um tipo específico, o associado com infecção pelo papilomavirus humano (HPV), principalmente o HPV 16, um subtipo de HPV de alto risco. A transmissão do HPV é conhecidamente por contato sexual, mas muitas pesquisas diferem quanto ao tipo de contato responsável pela infecção pelo HPV. Objetivo: O objetivo dessa revisão é verificar se existe na literatura um padrão de comportamento sexual que está mais relacionado com o câncer de orofaringe HPV positivo. Os hábitos mais associados com carcinoma de células escamosas de orofaringe são realização de sexo oral e múltiplos parceiros sexuais. A ocorrência desses hábitos na população variam conforme a cultura local, nível social e grupos étnicos. Nesse contexto, profissionais de saúde têm grande responsabilidade na orientação sobre aspectos da doença, fatores de risco, vacinação e prognósticos. Outras pesquisas ainda são necessárias para determinar qual é o papel da vacinação contra HPV em futuras mudanças na prevalência do carcinoma de células escamosas de orofaringe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Louisleyne de Souza, Lioney Nobre Cabral, and Antônio Jorge Araújo de Vasconcelos II. "Carcinoma Espinocelular em Palato Mole: Relato de Caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 11, no. 2 (April 4, 2022): 342–47. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v11i2.5537.

Full text
Abstract:
O carcinoma da mucosa do palato mole e orofaringe, frequentemente possui diagnóstico tardio. O tamanho do tumor é tipicamente maior do que o dos carcinomas localizados mais anteriormente como em região de lábio, língua e rebordo alveolar. Como regra geral, quanto mais posterior ou inferior for a localização do tumor orofaríngeo, maiores são a lesão e a chance de disseminação. Este trabalho tem por objetivo relatar o caso de paciente melanoderma, gênero masculino, 68 anos, que compareceu à Policlínica Odontológica da UEA com a queixa de “rosto inchado” com três meses de evolução. Durante a anamnese, relatou morar no município de Anori, com histórico de tabagismo e etilismo. Ao exame clínico, observou-se lesão de aspecto verrucoso, com áreas endofíticas, leucoeritroplásica e extensas áreas de necrose, localizada na região do palato mole invadindo a orofaringe. A amostra colhida foi enviada para avaliação histopatológica no Serviço de Patologia Oral e Maxilofacial da Universidade do Estado do Amazonas (SEPAT/UEA) que confirmou a hipótese diagnóstica de Carcinoma Espinocelular bem diferenciado. Após a confirmação do diagnóstico, o paciente foi encaminhado para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON-AM) onde foi a óbito antes do início do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freire, Addah Regina da Silva, Eduardo da Nóbrega Pereira Lima, Oslei Paes de Almeida, and Luiz Paulo Kowalski. "Estudo da drenagem linfática e eficácia da tomografia computadorizada na detecção de metástases linfonodais em pacientes clinicamente N0 com carcinoma espinocelular de boca e orofaringe." Radiologia Brasileira 35, no. 2 (March 2002): 77–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842002000200005.

Full text
Abstract:
O exame clínico não é suficiente para avaliar, com precisão, o envolvimento linfonodal em carcinomas de boca e orofaringe. Avaliamos 21 pacientes portadores de carcinoma espinocelular de boca e orofaringe, estadiados clinicamente como N0. Em todos os pacientes foi feita tomografia computadorizada de face e pescoço, e linfocintilografia. A sensibilidade e a especificidade da tomografia computadorizada foram de 16% e 73% para o lado homolateral, e 0% e 90% para o contralateral, respectivamente. Drenagem linfática foi vista em 76,2% dos casos. A não-migração ocorreu em casos de difícil injeção do radiofármaco, como fossa amigdaliana e região retromolar. A migração bilateral ocorreu apenas em casos de soalho bucal, em que havia envolvimento da linha mediana. A partir desses resultados conclui-se que a tomografia computadorizada foi menos eficiente que o exame clínico. Porém, o tomógrafo utilizado foi o não-helicoidal e, portanto, a eficácia do tomógrafo helicoidal não foi avaliada. A linfocintilografia foi útil na avaliação de pacientes clinicamente N0 e estamos utilizando o método para avaliar linfonodo sentinela nos carcinomas de boca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amar, Ali, Abrão Rapoport, and Marcos Brasilino de Carvalho. "Valor prognóstico da espessura tumoral no carcinoma epidermóide de boca e orofaringe." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 29, no. 3 (June 2002): 127–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912002000300002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o significado prognóstico da espessura tumoral no carcinoma epidermóide de boca e orofaringe. MÉTODO: Foram avaliados retrospectivamente 112 pacientes atendidos entre janeiro de 1990 e dezembro de 1994, dos quais foram selecionados 84 casos com amostras teciduais disponíveis. A medida da espessura foi realizada à microscopia óptica com ocular milimetrada, considerando a maior medida perpendicular à superfície. RESULTADOS: A incidência de metástases ocultas foi de 7% nos tumores menos espessos do que 3mm e 50% naqueles com espessura igual ou superior a 5mm. As margens cirúrgicas estiveram comprometidas com maior freqüência nos pacientes com espessura tumoral maior ou igual a 5mm, mas a espessura não identificou os pacientes com maior risco de recidiva local. CONCLUSÃO: A espessura tumoral auxilia a identificar os pacientes com carcinoma epidermóide de boca e orofaringe com maior risco de metastatização oculta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Xavier, Sandra Doria, Ivo Bussoloti Filho, and Carmem Lúcia Penteado Lancellotti. "Prevalência de achados sugestivos de papilomavírus humano (HPV) em biópsias de carcinoma espinocelular de cavidade oral e orofaringe: estudo preliminar." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 71, no. 4 (August 2005): 510–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992005000400019.

Full text
Abstract:
O papilomavírus humano (HPV) é universalmente aceito como agente causal do câncer de colo uterino e, recentemente, vem se especulando sobre sua possível relação com câncer oral e de orofaringe. O carcinoma espinocelular (CEC) oral representa 90% de todos os tumores malignos que afetam a cavidade bucal. Estudos sobre a prevalência de HPV em pacientes com CEC variam de 0 a 100%. O efeito citopático viral mais conhecido é a coilocitose, considerado "critério maior" na infecção pelo HPV do ponto de vista histopatológico. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de achados sugestivos de HPV - coilocitose - em CEC oral e de orofaringe. FORMA DE ESTUDO: coorte transversal. MATERIAL E MÉTODO: Foram examinadas no microscópio 20 lâminas com o diagnóstico de CEC de cavidade oral ou orofaringe sendo que em 15 delas foi encontrada coilocitose, correspondendo a 75%. RESULTADO: Apesar de termos conhecimento que o método com maior sensibilidade atual para pesquisa de HPV ser a reação de polimerase em cadeia (PCR), iniciamos esta pesquisa com a investigação de coilocitose, o que é muito sugestivo de infecção por HPV. CONCLUSÃO: O estudo em questão trata-se de um projeto-piloto pois será dada continuidade a esta pesquisa através da realização de PCR a fim de confirmar a alta prevalência de infecção por HPV em CEC oral e de orofaringe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dedivitis, Rogério A., Cristiane M. França, Ana Claudia B. Mafra, Fernanda T. Guimarães, and André V. Guimarães. "Características clínico-epidemiológicas no carcinoma espinocelular de boca e orofaringe." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 70, no. 1 (January 2004): 35–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992004000100006.

Full text
Abstract:
O câncer de boca e orofaringe é de comportamento agressivo e, no Brasil, a incidência é considerada uma das mais altas do mundo, sendo o mais comum da região de cabeça e pescoço. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos clínico-epidemiológicos dos pacientes e a evolução da doença. FORMA DE ESTUDO: Clínico retrospectivo. CASUÍSTICA E MÉTODO: Foram arrolados 43 casos de carcinoma espinocelular (CEC) de boca e 25 de orofaringe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa de Misericórdia de Santos e do Hospital Ana Costa entre os anos de 1997 a 2000. Informações sobre idade, sexo, profissão, raça, hábitos de tabagismo e etilismo, uso de prótese dentária, origem do encaminhamento do paciente ao tratamento, localização da lesão, estadiamento clínico, grau de diferenciação histológica, tratamento, sobrevida e presença de segundo tumor primário foram analisados estatisticamente pelo Teste Exato de Fischer. RESULTADOS: Dos pacientes com CEC em boca, a relação de incidência masculino-feminino foi de 3,35:1, a idade variou de 46 a 91 anos (mediana de 62), 90,7% eram caucasianos, 81% foram referenciados por profissionais médicos, 76,8% eram tabagistas, 74% etilistas, 79% não utilizavam prótese dentária. O sítio mais acometido foi a língua (51,1%), 53% apresentaram-se nos estádios III e IV, 72,1% eram de grau histológico II, 53% foram tratados por cirurgia e 47% por cirurgia e radioterapia adjuvante e 9,3% apresentaram segundo tumor primário. Para a orofaringe, a relação masculino-feminino foi de 11,5:1, com idade entre 40 e 81 anos (mediana de 58), 92% eram caucasianos, 92% foram encaminhados por médicos, 84% eram tabagistas, 80% etilistas, 52% não utilizavam prótese, as tonsilas palatinas foram o sítio mais acometido (76%), 96% estavam em estádios III e IV, 84% eram de grau II, 80% foram tratados por cirurgia associada a radioterapia, 16% a cirurgia para resgate de falha após radioterapia e 4% a cirurgia exclusiva e 8% tiveram segundo primário. Não houve relação estatisticamente significativa entre o estadiamento e os hábitos de tabagismo, etilismo e uso de prótese. Tais hábitos, a faixa etária e o grau histológico não tiveram relação significativa com o sítio do tumor. Estavam vivos e livres de doença 69,7% dos pacientes com tumor de boca e 22% de orofaringe. CONCLUSÃO: O médico ou dentista que dá o atendimento inicial é fundamental no reconhecimento das lesões, para que se possa estabelecer o diagnóstico precoce.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tapia C, Mario, and Felipe Cardemil M. "Supervivencia de cirugía de rescate en carcinoma escamoso de orofaringe." Revista de otorrinolaringología y cirugía de cabeza y cuello 80, no. 2 (June 2020): 184–92. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-48162020000200184.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rezende, Caio Perrella de, Marcelo Barboza Ramos, Carlos Henrique Daguíla, Rogério Aparecido Dedivitis, and Abrão Rapoport. "Alterações da saúde bucal em portadores de câncer da boca e orofaringe." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 74, no. 4 (August 2008): 596–600. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992008000400018.

Full text
Abstract:
Inflamação e traumatismos bucais são importantes nos portadores de câncer de boca. OBJETIVO: Verificar a associação entre hábitos de higiene oral, doença periodontal e câncer da boca e orofaringe. CASUÍSITCA E MÉTODOS: Estudo transversal e prospectivo, com a inclusão de 50 indivíduos com carcinoma espinocelular da boca e orofaringe, sem intervenção terapêutica, comparados com 50 indivíduos, pareados por idade e gênero, sem câncer. Foi aplicado um questionário de saúde bucal e realizado exame oral para avaliação de doença periodontal e condição dentária, utilizando o índice CPOD. A classificação de doença periodontal e CPOD seguiu o protocolo preconizado pela OMS. RESULTADOS: O exame periodontal e a obtenção do índice INTPC demonstram uma diferença entre os dois grupos, com evidências de doença avançada nos portadores de câncer de boca e orofaringe, demonstrada pela presença de bolsas periodontais acima de 6mm, em 76% dos casos avaliados enquanto no grupo controle, 10% dos pacientes apresentavam esse mesmo grau da doença. Não foram observadas diferenças significativas em relação ao índice CPOD e aos hábitos de higiene bucal. CONCLUSÃO: Os resultados permitem concluir pela presença de associação de doença periodontal mais severa nos portadores de câncer sem relação com hábitos de higiene ou condição dentária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moraes, Poliana Rodrigues. "Carcinoma epidermoide de orofaringe refletindo de pré molar a molar, hemiarco direito." Odonto 24, no. 48 (April 9, 2018): 55. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v24n48p55-60.

Full text
Abstract:
RESUMO – Racional – Tumor maligno pode comprometer a estrutura dentária, bem como a cavidade oral e promover alterações sistêmicas muito graves que podem levar à morte.Objetivo – Descrever como um tumor pode atingir a cavidade oral de um indivíduo de forma a modificar sua qualidade de vida até culminar com seu óbito. Material e Métodos – Adulto do sexo masculino, desempregado, usuário de drogas como: maconha, cocaína, crack, álcool e tabaco, apresentou,durante a fase aguda, pequeno nódulo em região de hemiarco superior esquerdo, na altura dos pré-molares. No exame físico, apresentava dor à palpação com pequeno nódulo não flutuante, localizada em região cervical esquerda. A biopsia evidenciou células tumorais malignas.Resultados – Observado progressão rápida, com debilidade adstrita do paciente; resultando em óbito.Conclusão – Conclui-se com base no caso acima relatado e tendo a literatura como aliada, que os tumores de pescoço progridem de forma rápida e devastadora, sendo sua taxa de sobrevida muito baixaassociada àpatologia, além de causar ao paciente constrangimento sócio emocional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cadena, Enrique, and Carmen Amelia de los Reyes. "SPECT/CT para mapeo linfático de ganglios centinelas en carcinoma de orofaringe." Revista Colombiana de Cancerología 18, no. 3 (July 2014): 149–53. http://dx.doi.org/10.1016/j.rccan.2014.08.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

CASTAÑEDA-CURTO, Natalia, MARIA MARTINO-GONZÁLEZ, and Carmelo MORALES-ANGULO. "Síndrome de Bazex asociado a carcinoma de orofaringe. Descripción de un caso." Revista ORL 10, no. 3 (April 16, 2018): 217. http://dx.doi.org/10.14201/orl.18080.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Volpato, Richard, Ricardo Pires de Souza, Abrão Rapoport, Paulo Bentes de Carvalho Neto, and Ivo Marquis Beserra Júnior. "O papel da tomografia computadorizada no estadiamento e tratamento cirúrgico do carcinoma epidermóide do seio piriforme." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 34, no. 2 (April 2007): 78–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912007000200003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar a real extensão das neoplasias do seio piriforme através da tomografia computadorizada após estadiamento clínico/endoscópico (seio piriforme, prega ariepiglótica, espaço paraglótico, glote, subglote, orofaringe, cartilagem tireóide, cartilagem cricóide, cartilagem aritenóide, esôfago cervical, extensão para tecidos moles extralaríngeos e musculatura pré-vertebral) e sua repercussão no planejamento cirúrgico. MÉTODO: O estudo incluiu pacientes portadores de carcinoma epidermóide de seio piriforme, atendidos no Departamento de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital Heliópolis, Hosphel, São Paulo de 1988 e 2003. Foram avaliados os prontuários de 31 pacientes, sendo 29 (93,5%) do sexo masculino e dois (6,5%) do sexo feminino. A análise das tomografias foi realizada por três radiologistas individualmente e para o estudo da concordância interobservadores, foi utilizado o índice Kappa. RESULTADOS: A TC apresentou: forte concordância na avaliação de seio piriforme, prega ariepiglótica, espaço paraglótico e subglote; boa concordância para a orofaringe, glote, cartilagem cricóide, esôfago cervical e tecidos moles extralaríngeos; moderada para as cartilagens tireóide e aritenóide; fraca no estudo da musculatura pré-vertebral. CONCLUSÃO: A avaliação interobservadores das imagens do CEC do seio priforme determina o re-estadiamento TNM e conseqüente mudanças do paradigma cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Brito Junior, Joel Pinheiro de, Ricardo Pires de Souza, Abrão Rapoport, Carlos Neutzling Lehn, Ricardo Salinas Perez, and Helen Mara Rodrigues. "O valor da tomografia computadorizada na mudança do paradigma cirúrgico do carcinoma epidermóide de boca e orofaringe." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 34, no. 5 (October 2007): 290–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912007000500003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar a importância da tomografia computadorizada na mudança do paradigma cirúrgico no carcinoma espinocelular (CEC) da boca e orofaringe. MÉTODO: De 1991 e 2004, nos Departamentos de Cirurgia de Cabeça e Pescoço/ORL e Radiologia do Hospital Heliópolis, foram analisados, retrospectivamente, tomografias computadorizadas de 30 pacientes, 25 homens e cinco mulheres, com idades variando de 25 a 77 anos, todos com diagnóstico de carcinoma epidermóide do soalho da boca e/ou da língua oral e orofaringe. Todos os exames foram avaliados por dois radiologistas, separadamente, sem o conhecimento prévio do estadiamento clínico, sendo analisada a disseminação local-regional para os diferentes sítios. Para análise interobservadores, o índice Kappa foi calculado para estimar a concordância entre os mesmos, sendo o nível de significância adotado o valor de 0,05. RESULTADO: A análise da concordância entre os observadores foi considerada excelente (Kappa: 0,81 - 1,00) para três subsítios (linha média, espaço mastigador e cadeia linfonodal jugulo-carotídea alta); boa (Kappa: 0,61 - 0,80) para 10 subsítios (soalho da boca e língua oral, ramo da mandíbula, trígono retromolar, espaço submandibular, loja amigdalina e cadeias linfonodais submentoniana, submandibular, jugulo-carotídea média, jugulo-carotídea baixa e espinal); moderada (Kappa: 0,41 - 0,60) para dois subsítios (corpo da mandíbula e base da língua) e não foi possível calcular o Kappa para um subsítio (cadeia linfonodal retrofaríngea). CONCLUSÃO: A concordância interobservadores predominou de boa a excelente, sendo os valores estatisticamente significantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Patrícia Sales Leal da, Verônica Monteiro Leal Leão, and Renata Darc Scarpel. "Caracterização da população portadora de câncer de boca e orofaringe atendida no setor de cabeça e pescoço em hospital de referência na cidade de Salvador- BA." Revista CEFAC 11, suppl 3 (2009): 441–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462009000700020.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: caracterizar a população portadora de Câncer de Boca e Orofaringe atendida no setor de Cabeça e Pescoço do Hospital Aristides Maltez em Salvador - BA, no período de junho a dezembro de 2007. MÉTODOS: estudo retrospectivo por meio da análise de prontuários dos pacientes com câncer de boca e orofaringe do Hospital Aristides Maltez no período de seis meses. Informações sobre idade, sexo, localização, estadiamento clínico, intervenção cirúrgica, radioterápica, quimioterápica, presença de sonda, traqueostomia, encaminhamento e alterações fonoaudiológicas foram analisadas estatisticamente pelos testes ANOVA, Igualdade de duas proporções e Qui-Quadrado para independência. RESULTADOS: dos pacientes com carcinoma espino-celular em boca, a relação de incidência masculino-feminino foi de 2,5:1, a idade variou de 19 a 95 anos (mediana 58). Os sítios mais acometidos foram: a língua (29,2%), seguida de soalho (21,2%). Para a orofaringe, a relação masculino-feminino foi de 1,95:1, com idade entre 34 a 93 (mediana 59). As tonsilas palatinas foram o sítio mais acometido (29,2%). Os procedimentos terapêuticos mais empregados foram ausência de tratamento, combinação entre radioterapia e quimioterapia e o uso de sonda. Em relação à distribuição por estadiamento, o estádio IV foi o mais encontrado, sendo o grupo mais encaminhado ao setor de fonoaudiologia. 89,9% dos pacientes apresentaram queixas fonoaudiológicas, prevalecendo a disfagia. CONCLUSÃO: este levantamento contribuiu para caracterizar o perfil dos pacientes atendidos no hospital e com os programas de prevenção desta doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Castro, Therezita Peixoto Patury Galvão, and Ivo Bussoloti Filho. "Prevalência do papilomavírus humano (HPV) na cavidade oral e na orofaringe." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 72, no. 2 (April 2006): 272–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992006000200021.

Full text
Abstract:
A prevalência do papilomavírus humano (HPV) na cavidade oral e na orofaringe ainda não está bem esclarecida como nos estudos do trato genital, na qual é bem definida. Entretanto, novas pesquisas estão surgindo após o aparecimento dos exames de biologia molecular. Neste estudo foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de verificar a prevalência do papilomavírus humano na cavidade oral e na orofaringe. Os resultados desta pesquisa mostraram uma prevalência do HPV 16 na mucosa oral normal (infecção latente). Já nas lesões benignas orais associadas ao HPV mostraram uma prevalência do HPV 6 e 11 em papilomas de células escamosas e condilomas, e, nas verrugas, uma prevalência do HPV 2 e 57, enquanto na hiperplasia epitelial focal prevaleceram os HPVs 13 e 32, e no câncer oral, principalmente, no carcinoma de células escamosas (CCE), foi evidenciada uma alta prevalência do HPV 16, o que sugere sua participação na carcinogênese oral, apesar de ser um assunto controverso. Constatou-se também uma enorme discrepância nos resultados da prevalência do papilomavírus humano (HPV) na mucosa oral normal (infecção latente) e no câncer oral, enquanto nas lesões benignas associadas ao vírus, os resultados foram confirmatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Zorzanelli, Luisa Abreu, Fernanda Kesselring Tso, Tatiana Megale de Lima, Patricia Napoli Belfort Mattos, Fernanda Marino Lafraia, Juliana Pagotto Trevizo, and Neila Maria de Góis Speck. "Câncer de laringe com HPV positivo: um estudo de caso." Research, Society and Development 11, no. 7 (May 22, 2022): e23611729936. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29936.

Full text
Abstract:
Na atualidade a prevalência de neoplasia maligna da cavidade oral, em especial o carcinoma de células escamosas, tem sido mais observada. No Brasil, o câncer de boca representa a quinta neoplasia maligna mais predominante entre os homens e a sétima entre as mulheres. Além dos fatores etiológicos como o tabaco e o álcool, nos últimos anos, o Papilomavírus humano também tem sido associado ao desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço. Portanto, o objetivo desse estudo foi apresentar um relato de caso de diagnóstico de carcinoma de células escamosas pouco diferenciado invasivo com HPV positivo orofaringe, em paciente do sexo feminino. O caso em questão demonstra a necessidade de melhor rastreio do câncer de cavidade oral, principalmente, na população imunodeprimida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Amar, Ali, and Abrão Rapoport. "Estudo retrospectivo dos carcinomas epidermóides das vias aerodigestivas superiores com metástases bilaterais." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 32, no. 3 (June 2005): 139–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912005000300008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estudo retrospectivo das características dos carcinomas epidermóides das vias aerodigestivas superiores relacionadas ao desenvolvimento de metástases cervicais bilaterais. MÉTODO: Foram revisados os prontuários de 150 pacientes com carcinoma epidermóide de boca, orofaringe, laringe e hipofaringe submetidos a esvaziamento cervical bilateral entre janeiro de 1979 e dezembro de 1996, dos quais foram selecionados 73 pacientes que apresentavam metástases bilaterais confirmadas no exame histológico. Foram considerados o estadiamento e a localização dos tumores, confrontando os achados com os estudos sobre drenagem linfática e distribuição das metástases cervicais neste tipo de tumor. RESULTADOS: Quatorze pacientes apresentaram tumor primário nos estádios T1 e T2, 57 nos estádios T3 e T4 e dois não foram estadiados (Tx). Nos cinco pacientes T1 ou T2 de laringe com metástases bilaterais, a lesão estava localizada na epiglote. CONCLUSÕES: Nos pacientes com lesões unilaterais que apresentaram disseminação bilateral, todos apresentavam lesões palpáveis unilaterais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Amar, Ali, Otávio Alberto Curioni, Sergio Altino Franzi, Daniel Knabben Ortelado, and Abrão Rapoport. "Esvaziamento cervical no carcinoma epidermóide da tonsila." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 71, no. 1 (February 2005): 29–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992005000100006.

Full text
Abstract:
Avaliar o significado prognóstico dos níveis linfáticos acometidos por metástases nos carcinomas epidermóides da região tonsilar. OBJETIVO: Definir o tipo de esvaziamento cervical eletivo mais apropriado. FORMA DE ESTUDO: Série de casos. MATERIAL E MÉTODO: 51 pacientes com tumor de região tonsilar tratados entre 1992 e 2001. A incidência de metástases foi avaliada nos diferentes níveis linfonodais, bem como sua relação com a extensão do tumor primário para os subsítios anatômicos adjacentes. RESULTADOS: Nos pacientes cN0 foram encontradas metástases apenas nos níveis I e II. Entre os pacientes pN+ com metástases no nível I, 6/7 apresentavam extensão da lesão para a cavidade oral. CONCLUSÃO: O esvaziamento supraomohioideo (níveis I, II e III) mostrou ser o mais adequado para o tratamento eletivo do pescoço nos tumores da região tonsilar que se estendem para a cavidade oral. Nos casos N0 restritos à orofaringe, o esvaziamento apenas dos níveis II e III mostrou-se a melhor indicação terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Guebur, Maria Isabela, Abrão Rapoport, Laurindo Moacir Sassi, Benedito Valdecir de Oliveira, José Carlos Gasparin Pereira, and Gyl Henrique Albrecht Ramos. "Alterações do fluxo salivar total não estimulado em pacientes portadores de carcinoma espinocelular de boca e orofaringe submetidos à radioterapia por hiperfracionamento." Revista Brasileira de Cancerologia 50, no. 2 (June 30, 2004): 103–8. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2004v50n2.2043.

Full text
Abstract:
A prevenção e o diagnóstico precoces são atualmente, as medidas mais eficazes de que dispomos para melhorar o prognóstico dos tumores malignos. Os tumores de boca e orofaringe são tratados com sucesso quando descobertos precocemente. A radioterapia é quase sempre um dos tratamentos de eleição para estes tumores. Quando as neoplasias são diagnosticadas em estádios mais avançados, o tratamento muitas vezes necessita ser mais rápido para ser eficiente, e com isso os radioterapeutas lançam mão do hiperfracionamento, no qual o paciente recebe duas doses diárias de radiação, com dose diária menor por fração, mas maior ao dia, ficando em cerca de 160cGy/2x/dia. Quando as glândulas salivares maiores estão presentes no campo irradiado, a xerostomia torna-se presente já na segunda semana de tratamento (1500 a 2000 cGy), alterando a saúde geral do paciente, que fica com dificuldade para se alimentar, falar e dormir. O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações quantitativas do fluxo salivar total não estimulado de pacientes que se submetem ao hiperfracionamento para tratamento de carcinoma espinocelular de boca e orofaringe. Foram avaliadas as amostras de saliva de doze pacientes do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, Paraná, pacientes esses do sexo masculino. Foram coletadas duas amostras de saliva, a primeira antes da radioterapia e a segunda, ao término do tratamento. Como resultado, obtivemos perda salivar em 91,7% dos pacientes, com uma porcentagem de perda de fluxo salivar total de 62,9%, registrada na segunda coleta. Concluindo, o hiperfracionamento ocasiona xerostomia bastante acentuada quando as glândulas salivares maiores encontram-se presentes no campo irradiado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Valls-Ontañón, Adaia, Javier Hernández-Losa, Rosa Somoza Lopez de Haro, Beatriz Bellosillo-Paricio, Santiago Ramón y Cajal, Coro Bescós-Atín, Montserrat Munill-Ferrer, and Margarita Alberola-Ferranti. "Impacto del virus papiloma humano en pacientes afectos de carcinoma escamoso de cavidad oral y orofaringe." Medicina Clínica 152, no. 5 (March 2019): 174–80. http://dx.doi.org/10.1016/j.medcli.2018.05.015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Chedid, Helma Maria, Sergio Altino Franzi, Rogério Aparecido Dedivitis, and Josías de Andrade Sobrinho. "Fatores prognósticos em pacientes com carcinoma espinocelular de cavidade oral e orofaringe submetidos à cirurgia de resgate." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 35, no. 1 (February 2008): 14–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912008000100005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os fatores prognósticos em pacientes com tumores de cavidade oral e orofaringe, após o tratamento cirúrgico inicial, submetidos à cirurgia de resgate. MÉTODO: Estudo retrospectivo de 276 pacientes inicial-mente submetidos ao tratamento cirúrgico associado ou não à radioterapia pós-operatória. Foram excluídos 28 casos por presença de metástase à distância, tumores primários simultâneos e tratamento oncológico prévio. RESULTADOS: O seguimento médio foi de 35,3 meses, sendo que 127 pacientes apresentaram recidiva loco-regional e 76 destes foram à cirurgia de resgate. Em 65% casos, os resgates foram em cavidade oral e com predomínio nas recidivas locais exclusivas. Os pacientes com estádio clínico precoce (I e II) tiveram maior indicação de resgate na recidiva loco-regional, assim como as recidivas loco-regionais em estádios clínicos precoces (I e II). A análise multivariada mostrou como fator independente o prognóstico clínico, o sítio anatômico e o estádio clínico da recidiva loco-regional. CONCLUSÃO: O sítio anatômico e o estádio clínico da recidiva loco-regional são os fatores independentes de prognóstico clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Villagómez-Ortíz, Vicente José, Diana Estela Paz-Delgadillo, Iván Marino-Martínez, Luis Ángel Ceseñas-Falcón, Anabel Sandoval-de la Fuente, and Alfonso Reyes-Escobedo. "Prevalencia de infección por virus del papiloma humano en carcinoma espinocelular de cavidad oral, orofaringe y laringe." Cirugía y Cirujanos 84, no. 5 (September 2016): 363–68. http://dx.doi.org/10.1016/j.circir.2016.01.006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Amar, Ali, Daniel K. Ortellado, Sergio A. Franzi, Otávio A. Curioni, and Abrão Rapoport. "Sobrevida após recidiva intratável do carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 32, no. 5 (October 2005): 267–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912005000500009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a sobrevida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço recidivado e sem possibilidade de tratamento curativo. MÉTODO: Foram revisados os prontuários dos pacientes com carcinoma epidermóide de boca, orofaringe, hipofaringe e laringe tratados cirurgicamente (tumor primário e esvaziamento cervical) entre 1978 e 2001, e selecionados 140 com recidiva da doença acompanhados até o óbito pelo câncer. Após 1999, 30 pacientes receberam cuidados paliativos de uma equipe multidisciplinar. Foi avaliado o intervalo de tempo entre a recidiva não resgatável e o óbito, considerando o sítio primário, estadiamento inicial, sobrevida livre de doença e cuidados paliativos. Os resultados foram expressos em medianas e médias, com os respectivos quartis e percentis. RESULTADOS: A sobrevida livre de doença apresentou média de 30 semanas. A sobrevida média após a recidiva foi de 17 semanas (Q25-75% = 8 a 34 semanas). Dezessete pacientes (12%) sobreviveram por mais de 12 meses após a recidiva. O sítio primário, estadiamento inicial, local da recidiva, sobrevida livre de doença e os cuidados paliativos não influenciaram a sobrevida após a recidiva. CONCLUSÃO: A sobrevida após uma recidiva não resgatável é similar ao relatado para os pacientes não tratados. Os cuidados paliativos não aumentaram a sobrevida destes pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Amar, Ali, Lincoln Miyahira, Abrão Rapoport, and Sérgio Altino Franz. "Significado prognóstico da deiscência e infecção da ferida operatória no carcinoma epidermóide das vias aerodigestivas superiores." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 30, no. 4 (August 2003): 293–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912003000400008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o efeito da infecção e da deiscência da ferida operatória sobre o controle local do carcinoma epidermóide das vias aerodigestivas superiores, identificando fatores associados à ocorrência destas complicações. MÉTODO: Estudo retrospectivo de 239 pacientes com carcinoma epidermóide de boca, orofaringe e hipofaringe tratados cirurgicamente no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital Heliópolis entre 1990 e 1996, onde foram avaliados o hemograma e o proteinograma pré-operatório em relação ao risco de desenvolvimento de deiscência e infecção da ferida operatória e comparadas as taxas de recidiva local entre os pacientes com e sem deiscência/infecção da ferida operatória. RESULTADOS: A doença em estádio avançado (estádio IV) e a relação albumina/globulina inferior a 1,2 foram mais freqüentes entre os pacientes que desenvolveram deiscência/infecção (DI) da ferida operatória. A taxa de recidiva local foi de 49% nos pacientes que apresentaram DI e 42% naqueles sem DI. CONCLUSÃO: os pacientes com doença em estádio avançado e aqueles com relação albumina/globulina inferior a 1,2 apresentam maior risco de deiscência/infecção da ferida operatória. A presença de deiscência/infecção não apresentou relação com as taxas de recidiva local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Amar, Ali, Marcos B. Carvalho, and Abrão Rapoport. "Metastatização linfática oculta no carcinoma epidermóide das vias aerodigestivas superiores." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 68, no. 4 (August 2002): 558–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992002000400017.

Full text
Abstract:
Introdução: Os esvaziamentos cervicais eletivos são procedimentos para identificar metástases cervicais ocultas em câncer de cabeça e pescoço. Forma de Estudo: Clínico retrospectivo. Objetivo: Avaliar a metastatização linfática oculta em pacientes com carcinoma epidermóide das vias aero-digestivas superiores. Material e Método: Foram avaliados, retrospectivamente 428 pacientes submetidos a esvaziamento cervical eletivo entre os anos de 1977 e 1996. Foi analisada a incidência de casos falsos-negativos (pN+) e sua relação com o tamanho (estádio T) e sítio anatômico do tumor primário, graduação histológica, sexo e faixa etária. Também foram avaliadas as cadeias linfonodais. Resultados: Metástases linfonodais ocultas foram diagnosticadas em 32% dos pacientes, sendo 26% nos tumores de laringe, 31% na orofaringe, 36% na cavidade oral e 40% na hipofaringe. Houve preponderância de metástases nos níveis II e III. Apenas os tumores de cavidade oral apresentaram metastatização significativa para o nível I (14%). As metástases ocultas acometeram um linfonodo em 14% e vários em 18% dos pacientes. O estadiamento T se relacionou com a metastatização oculta apenas nos tumores de laringe. Conclusões: Os níveis linfáticos II e III foram os mais afetados para as lesões da faringe e laringe, e o nível I para a cavidade oral, enquanto que os fatores de risco (idade, sexo e o grau de diferenciação histológica) não foram determinantes significativos de metástases ocultas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Tinoco, José Alberto, Alessandra Furtado da Silva, Carlos Alberto Basílio de Oliveira, Abrão Rapoport, Antonio Sérgio Fava, and Ricardo Pires de Souza. "Correlação da infecção viral pelo papilomavírus humano com as lesões papilomatosas e o carcinoma epidermóide na boca e orofaringe." Revista da Associação Médica Brasileira 50, no. 3 (September 2004): 252–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-42302004000300029.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

SPOLIDORIO, Denise Madalena Palomari, Luís Carlos SPOLIDORIO, Roberto Henrique BARBEIRO, José Francisco HÖFLING, Wagner Luís Carvalho BERNARDO, and Sabrina PAVAN. "Avaliação quantitativa de Streptococcus do grupo mutans e Candida sp e fatores salivares na cavidade bucal de pacientes submetidos à radioterapia." Pesquisa Odontológica Brasileira 15, no. 4 (December 2001): 354–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912001000400014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar quantitativamente os microrganismos, Streptococcus do grupo mutans e Candida sp, da cavidade bucal de pacientes com carcinoma de orofaringe antes, durante e após o tratamento com radioterapia e correlacionar fatores salivares como pH, capacidade tampão (CT) e fluxo salivar (FS). Amostras de saliva foram coletadas, diluídas e inoculadas em ágar SB-20 e ágar Sabouraud, respectivamente para Streptococcus do grupo mutans e Candida sp. Previamente à diluição, a saliva concentrada foi analisada, determinando-se os fatores salivares. Após crescimento das colônias, o número de microrganismos foi determinado em UFC/ml. A análise dos resultados permitiu concluir que houve correlação positiva entre os fatores salivares e a presença de microrganismos ilustrada pelo aumento no número de UFC/ml dos microrganismos analisados concomitantemente com a diminuição do fluxo salivar. Os efeitos da radiação comprometeram a homeostasia salivar e favoreceram o aumento das infecções por leveduras e bactérias durante o tratamento radioterápico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ribeiro de Paula, Mariana, Leonardo Ieracitano Vieira, Marcelo Pereira de Lira, Geison Moreira Freire, and Maiara De Moraes. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE CAVIDADE ORAL E OROFARINGE DIAGNOSTICADOS NA LIGA MOSSOROENSE DE ESTUDOS E COMBATE AO CÂNCER." Revista Ciência Plural 8, no. 1 (October 26, 2021): e24820. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n1id24820.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: O carcinoma de células escamosas (CCE) de cavidade oral e orofaringe é uma neoplasia epitelial maligna comum, respondendo por 90 a 95% dos tumores de cabeça e pescoço encontrados no Brasil e no Reino Unido, sendo que, em 2020, houveram 3300 novos casos de tumor de boca na região Nordeste e 300 no Rio Grande do Norte. Ele está ligado a hábitos comportamentais, como tabagismo e etilismo de longa data e à infecção por Papilomavírus humano (HPV), além de apresentar considerável mortalidade. Objetivos: Esse estudo objetivou descrever o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com essa neoplasia no período entre 2006 a 2018 na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), Mossoró, RN. Metodologia: Foi realizado um estudo epidemiológico do tipo observacional com delineamento transversal a partir de dados presentes nos prontuários clínicos e laudos anatomopatológicos pertencentes à LMECC e no Sistema de Informações sobre Mortalidade. Os dados foram analisados a partir do Software R, utilizando o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney para as análises inferenciais e o método de Kaplan-Meier para análise da sobrevida. Resultados: Durante o estudo, foram analisados 353 prontuários, sendo 128 excluídos. Do total de prontuários analisados, 70,22% eram de homens, 65,33% com idade entre 46-70 anos e com predomínio da cor branca (51,57%). Destes, 25,78% eram tabagistas e 39,11% tabagistas e etilistas. O principal tratamento identificado foi a associação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Observou-se 49,10% óbitos em decorrência deste tipo de câncer. O principal estádio patológico encontrado foi o IVA (34,22%). Apresentaram maior sobrevida em 60 meses, os pacientes com mais de 70 anos ao diagnóstico, aqueles cujo tratamento foi exclusivamente cirúrgico e, ao considerar os hábitos comportamentais, notou-se menor sobrevida em 60 meses daqueles indivíduos que tinham hábito de etilismo e tabagismo. Conclusões: Nossos resultados sugerem que a grande quantidade de óbitos encontrados decorreu do CCE e que os hábitos comportamentais provavelmente influenciaram esse desfecho clínico. Ademais, destaca a importância do diagnóstico precoce a fim de reduzir óbitos e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos acometidos e a necessidade de implementação de campanhas educativas que informem a população sobre os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento dessa neoplasia. Palavras-Chave: Carcinoma de Células Escamosas de Cabeça e Pescoço; Carcinoma de Células Escamosas; Neoplasias Bucais; Neoplasias Orofaríngeas; Epidemiologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Chedid, Helma Maria, and Sérgio Altino Franzi. "Avaliação de fatores demográficos e estadiamento clínico nos pacientes submetidos a resgate cirúrgico por carcinomas epidermóides de orofaringe." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 74, no. 4 (August 2008): 532–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992008000400008.

Full text
Abstract:
O tratamento clássico do carcinoma epidermóide das vias aéreas digestivas superiores (VADS) é a cirurgia, associada ou não à radioterapia pós-operatória. As recidivas loco-regionais constituem a principal falha no tratamento inicial e o diagnóstico precoce favorece a indicação de cirurgia de resgate. OBJETIVO: Análise descritiva dos dados demográficos e de estadiamento no resgate cirúrgico dos tumores de orofaringe. CASUÍSTICO E MÉTODOS: Estudo retrospectivo de 78 pacientes, submetidos à cirurgia em todos os casos e a radioterapia complementar em 37 destes. RESULTADOS: Predomínio do gênero masculino em 70 casos, com idade média de 54,2 anos e etnia branca em 54 pacientes. O pacientes foram estadiados em T3 e T4 em 38 casos. Dos 78 pacientes, 40 eram pescoço N0. Trinta e cinco pacientes desenvolveram recidiva loco-regional e à distância. Das recidivas loco-regionais, 17 deles foram submetidos ao resgate cirúrgico, sendo que 12 pacientes foram reestadiados na recidiva em T1; 2 em T2 e quanto ao N, 2 eram N2a e 2 eram N2b. A idade média dos pacientes submetidos ao resgate foi de 52,8 anos, com predomínio na etnia branca e gênero masculino. CONCLUSÃO: O resgate predominou em estádios I e II com controle da doença em 58,8%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Maio, Regiane, José Carlos Berto, Camila Renata Corrêa, Álvaro Oscar Campana, and Sérgio Alberto Rupp Paiva. "Ingestão Dietética, Concentrações Séricas e Teciduais Orais de Carotenoides em Pacientes com Carcinoma Epidermoide da Cavidade Oral e da Orofaringe." Revista Brasileira de Cancerologia 56, no. 1 (March 31, 2010): 7–15. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2010v56n1.1518.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de caracterizar pacientes com cânceres da cavidade oral e da orofaringe, quanto à ingestão alimentar e às concentrações de carotenoides no soro e tecido oral, foi realizado estudo transversal envolvendo 37 pacientes homens e 11 mulheres, com idade entre 39 e 77 anos, sem tratamento anterior da doença. As biópsias orais foram obtidas durante o ato cirúrgico em todos pacientes. Determinação tecidual de carotenoides foi realizada por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAEclae), utilizando a coluna C18. As ingestões dietéticas habituais diárias de carotenoides foram 3.859, 1.994, 1.345, 508, 102 e 78mg/dia para o total de carotenoides, licopeno, betacaroteno, luteína/zeaxantina, alfacaroteno e betacriptoxantina, respectivamente. As maiores concentrações de carotenoides no soro foram verificadas para o licopeno (0,54mmol/L) e a luteína/zeaxantina (0,31mmol/L). No tecido normal, as concentrações encontradas foram 3,49; 1,15; 0,12 e 0,09mmol/kg para a luteína/zeaxantina, licopeno, betacaroteno e betacriptoxantina, respectivamente; esses valores não foram estatisticamente diferentes em relação aos do tecido neoplásico. O licopeno foi o carotenoide predominante na dieta (53%) e no soro (45%). Nos tecidos, houve predomínio da luteína/zeaxantina (64%-65%). Correlações significativas (r=0,28 a r=0,70), entre os valores de carotenoides na dieta, no soro e tecido oral, foram observadas para a maioria dos carotenoides. O licopeno foi identificado como o principal carotenoide na dieta e no soro, enquanto a luteína/zeaxantina predominou no tecido oral. Não foi observada depleção dos carotenoides investigados no tecido oral neoplásico no grupo estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Costa, Jose-Miguel, Anna Sumarroca, Camilo Rodríguez, Alfons Gutiérrez, Jacinto García, Montserrat López, Miquel Quer, and Xavier León. "Valoración de la capacidad pronóstica de la afectación ganglionar de los pacientes con carcinoma de orofaringe en función del estatus HPV." Acta Otorrinolaringológica Española 71, no. 4 (July 2020): 212–18. http://dx.doi.org/10.1016/j.otorri.2019.08.002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Cátia Maria Guanaes, Maria Cristina Teixeira Cangussu, Carlos Maurício Cardeal Mendes, and Roberto Paulo Correia de Araujo. "Perfil epidemiológico dos pacientes com câncer de boca e orofaringe atendidos no Hospital Aristides Maltez no período entre 2000 e 2006." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 12, no. 4 (February 12, 2014): 411. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v12i4.9185.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong><span style="font-size: 10.0pt;">Introdução: </span></strong><span style="font-size: 10.0pt;">A ocorrência frequente e a alta letalidade do câncer de boca e orofaringe na população brasileira conferem grande importância ao problema que se configura como relevante questão de saúde pública, não só para o monitoramento, mas também para permitir caracterizar populações de risco e otimizar a definição de políticas públicas de saúde que visem a prevenção, proteção e assistência à saúde.<strong> Objetiv</strong>o: A proposta deste estudo foi analisar a morbimortalidade do câncer de boca, levando-se em conta o estágio da doença (quando do seu diagnóstico), acesso aos serviços de saúde, grau de instrução e nível socioeconômico da população, a fim de contribuir para uma avaliação crítica da doença no estado da Bahia e da assistência prestada pelo Hospital Aristides Maltez no período entre 2000-2006.<strong> Metodologi</strong>a: Desenvolveu-se um estudo de corte transversal com prontuários selecionados de forma sistemática no SAME dos pacientes com câncer de boca e atendidos no Hospital Aristides Maltez, avaliando as variáveis de sexo, idade, ocupação e grau de instrução, o tipo de lesão, sua localização e estadiamento das lesões de câncer de boca identificadas.<strong> Resultado</strong>s: Foram analisados 171 prontuários e os resultados apontam para a maior ocorrência do carcinoma espinocelular – CEC (81,87%), no sexo masculino (70,18%) e sítio preferencial na língua (31,42%) e palato (16,37%). O profissional responsável pelo diagnóstico nos pacientes atendidos foi o médico (75,44%). No que diz respeito ao grau de instrução 44,45% eram analfabetos. Com relação a hábitos de vida 66,67% eram fumantes e 52,63% etilistas. Predominaram tumores de tamanho T3 (22,22%) e T4 (35,67%). A maior parte dos pacientes chegou ao HAM em estágio avançado da doença já fora de possibilidades ou com indicação para tratamento meramente paliativo.<strong> Conclusã</strong>o: O tipo histológico que prevaleceu foi o carcinoma espinocelular, em indivíduos do sexo masculino acima dos 40 anos, lavradores.</span><span class="Refdecomentrio1"><span style="font-size: 8.0pt;"> </span></span><strong><span style="font-size: 10.0pt;"></span></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Amar, Ali, Abrão Rapoport, and Onivaldo Cervantes. "Metástases cervicais bilaterais no carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço: tratamento cirúrgico em um ou dois tempos." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 70, no. 1 (January 2004): 42–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992004000100007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os resultados do tratamento dos pacientes com metástases cervicais bilaterais de carcinoma epidermóide das vias aerodigestivas superiores. FORMA DE ESTUDO: Série de casos retrospectiva. CASUÍSTICA E MÉTODO: Revisão dos prontuários de 855 pacientes com carcinoma epidermóide de boca, orofaringe, hipofaringe e laringe submetidos à ressecção do tumor primário e esvaziamento cervical radical entre 1977 e 1996. Foram selecionados 96 pacientes com metástases bilaterais confirmadas histologicamente, dos quais 73 foram submetidos inicialmente ao esvaziamento cervical bilateral (ECB) e 23 pacientes que se submeteram ao esvaziamento unilateral e, posteriormente, desenvolveram recidiva cervical contralateral. A evolução dos pacientes foi avaliada por meio da sobrevida livre de doença e do controle cervical. RESULTADOS: Entre os 23 pacientes submetidos ao esvaziamento unilateral (pN+) que desenvolveram recidiva contralateral, foram resgatados 18 pacientes. O controle da doença no pescoço em 2 anos foi alcançado em 46% dos pacientes. Entre os 73 pacientes submetidos ao esvaziamento bilateral (pN2c) ocorreram 12 casos de recidivas cervicais, dos quais apenas 3 foram resgatados. O controle da doença no pescoço em dois anos foi alcançado em 77% dos pacientes. A sobrevida livre de doença foi semelhante entre os 2 grupos, apesar da diferença observada na taxa de controle cervical. CONCLUSÃO: O esvaziamento bilateral em tempo único apresentou melhor controle da doença no pescoço, mas não alterou a sobrevida livre de doença neste grupo de pacientes. A despeito do controle da doença cervical ser obtido na maioria dos pacientes, apenas um terço daqueles com metástases bilaterais apresentaram doença controlada após 2 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Berto, José Carlos, Abrão Rapoport, Carlos Neutzling Lehn, Guilherme Antonio Cestari Filho, and Afonso do Carmo Javaroni. "Relação entre o estadiamento, o tratamento e a sobrevida no câncer da faringe." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 33, no. 4 (August 2006): 207–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912006000400002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estudo da sobrevida de pacientes portadores de carcinoma epidermóide (CEC) da faringe a partir do estadiamento e tratamento isolado (cirurgia ou radioterapia) e associação terapêutica (cirurgia e radioterapia ou quimioterapia). MÉTODO: consideradas variáveis como gênero, etnia, sintomas, estadiamento, tratamento e sobrevida, foram utilizados para cálculo da sobrevida o método de Kaplan Meyer e para verificar a associação de variáveis o teste do Qui Quadrado (p<0,05). RESULTADOS: A idade média foi de 56,5 anos ( ± 11,9 anos), sendo 456 homens e 51 mulheres (relação 9:1). Quanto à etnia, a branca foi constatada em 480 pacientes (94.7%) e a negra em 27(5.3%) com relação de 19:1. Quanto à sintomatologia, ferida na garganta (13.6%), linfonodo metastático cervical (11.8%) e rouquidão (7.9%). Quanto ao estadiamento, o estádio IV predominou (60.6%), o que justificou a indicação de cirurgia isolada, em 11.0% dos casos e da radioterapia isolada em 5.7%. No que diz respeito à sobrevida, tivemos com a cirurgia isolada para a hipofaringe 62.2% e 68.0% para a orofaringe, e 38.9% para a nasofaringe com a quimioterapia associada à radioterapia. CONCLUSÕES: A sobrevida a cinco anos foi satisfatória nos estádios iniciais na oro e hipofaringe com o tratamento cirúrgico e na nasofaringe com o tratamento quimioterápico associada à radioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sánchez-Legaza, Elena, Rosario Guerrero Cauqui, José Alfonso Miranda Caravallo, and Jesús Dávila Guerrero. "Significado pronóstico de la proteína p16 en el cáncer laríngeo." ACTA DE OTORRINOLARINGOLOGÍA & CIRUGÍA DE CABEZA Y CUELLO 41, no. 3 (September 6, 2018): 186–91. http://dx.doi.org/10.37076/acorl.v41i3.186.

Full text
Abstract:
Introducción: El tabaco y el alcohol son los dos principales factores etiológicos del cáncer laríngeo, y el VPH es un coadyuvante de los anteriores. La positividad del p16 y, por tanto, la detección del VPH, se localiza preferentemente en la orofaringe. En los pacientes con carcinoma orofaríngeo uniformemente tratados con quimio-radioterapia, la presencia del VPH es un indicador pronóstico favorable con respecto a la recurrencia y la supervivencia global. El objetivo consiste en extrapolar estos resultados al cáncer de laringe, tras ver similitudes del mismo con el VPH. Método: Se estudian varias variables clinicopatológicas: edad, tabaquismo, alcoholismo, histología, estadios de la afección y localización en 95 pacientes con cáncer de laringe. Estas variables se correlacionaron con la tinción inmunohistoquímica de p16. Resultados: El VPH es positivo en el 20% de cáncer laríngeo, sobre todo en los estadios III y IV, y a nivel supraglótico y transglótico, pero no pueden obtenerse resultados significativos, pues el test exacto de F para ambas variables, estadio y localización, es 0,482 y 1,073.Conclusiones: El VPH está presente en el 20% del cáncer epidermoide laríngeo,sin mostrar preferencia a nivel de localización ni estadio, en pacientes fumadores, susceptibles de aplicar protocolos de preservación de órgano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Amar, Ali, Otávio Alberto Curioni, and Abrão Rapoport. "Significado prognóstico do linfonodo metastático N3 em carcinomas epidermóides de cabeça e pescoço." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 31, no. 1 (February 2004): 34–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912004000100007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os resultados do tratamento da doença metastática em estádio avançado (N3) e sua relação com o prognóstico do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. MÉTODO: Foram revisados as informações de prontuários de 241 pacientes, com carcinoma espinocelular de boca, orofaringe, laringe e hipofaringe com metástases cervicais maiores que 6 cm (N3) submetidos à cirurgia e/ou radioterapia, no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital Heliópolis, Hosphel, São Paulo, de 1988 a 1998. Nos pacientes submetidos à cirurgia foi avaliada a radicalidade cirúrgica, macroscopicamente completa ou não, e naqueles tratados pela radioterapia, foi analisada a resposta do sítio primário e do pescoço imediatamente ao término do tratamento. A sobrevida livre de doença foi estimada pelo método de Kapplan Meier no grupo submetido à cirurgia. RESULTADOS: A irressecabilidade da lesão primária e metastática no pescoço justificou a indicação da radioterapia na dose média de 65 Gy, em 69 pacientes ocorrendo resposta completa no sítio primário em 24(36%), no pescoço em 12 (18%), e em ambos os sítios em 11 casos (16%). No grupo sumetido à cirurgia seguido de radioterapia, a dose média foi de 56 Gy. Dos 25 pacientes com ressecção macroscópica radical do pescoço, cinco (20%) recidivaram, e dos cinco com ressecção incompleta e radioterapia, dois tiveram sobrevida de sete a 12 meses após o tratamento, quando foram perdidos de seguimento. A sobrevida livre de doença em dois anos neste grupo foi de 58%. CONCLUSÕES: Para pacientes com linfonodo metastático N3, o esvaziamento cervical seguido de radioterapia foi eficiente no controle regional da doença enquanto que nos inoperáveis, a radioterapia é um tratamento paliativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pedruzzi, Paola Andrea Galbiati. "Análise de fatores prognósticos clínicos e histopatológicos em pacientes portadores de carcinoma epidermóide da orofaringe submetidos a radioterapia isolada ou associada a quimioterapia sistêmica." Radiologia Brasileira 41, no. 1 (February 2008): 24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842008000100017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Correia, Christiano M., Marco A. O. Marinho, Abrão Rapoport, Eurípedes O. Marinho, Neil F. Novo, and Iara Juliano. "Avaliação do fluxo salivar total não estimulado, após o emprego do lauril-dietileno-glicol-éter-sulfato de sódio associado ao hidróxido de cálcio em pacientes irradiados com carcinoma espinocelular da boca e orofaringe." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 67, no. 5 (September 2001): 677–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992001000500012.

Full text
Abstract:
Introdução: Avaliar quantitativamente o índice de fluxo salivar total não estimulado de pacientes portadores de carcinoma espinocelular de boca e orofaringe, após tratamento radioterápico, exclusivo, tratados com a associação de lauril-dietileno-glicol-éter-sulfato de sódio e hidróxido de cálcio. Forma de estudo: Prospectivo clínico não randomizado. Método: o fluxo salivar foi avaliado em 11 pacientes (n=11) em três fases: 1ª.) durante sete semanas, quando foram submetidos à telecobaltoterapia na dose total de 7.000 cGy, sem utilização de medicamento para estimular a salivação; 2ª.) em seguida, durante oito semanas após o tratamento radioterápico, quando os pacientes utilizaram a associação medicamentosa como estimulante da salivação; 3ª.) finalmente, durante oito semanas após ter sido interrompido o tratamento com a associação de drogas. Resultados: os valores obtidos foram analisados com vistas a avaliação da eficácia da medicação utilizada para evitar a hipofunção salivar no período pós-radioterapia. Dos 11 pacientes, 10 apresentaram melhora significante dos índices de fluxo salivar com o uso da associação de drogas, em relação aos valores do período final do tratamento radioterápico, e mantiveram esses índices mesmo com a suspensão do medicamento. Conclusões: a associação de drogas foi eficaz no tratamento da hipofunção salivar, e proporcionou aumento do índice salivar total não estimulado em 10 dos 11 pacientes, sendo esse aumento mantido por dois meses após a interrupção do uso do medicamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Colombo, Jucimara, and Paula Rahal. "Alterações Genéticas em Câncer de Cabeça e Pescoço." Revista Brasileira de Cancerologia 55, no. 2 (June 30, 2009): 165–74. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2009v55n2.1648.

Full text
Abstract:
O carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço (HNSCC) constitui o quinto tipo de câncer mais comum mundialmente, com uma incidência anual global de 780.000 novos casos. Os sítios comuns incluem cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, nasofaringe, cavidade nasal, seios paranasais, laringe e glândulas salivares. O consumo de tabaco e/ou álcool são os principais fatores de risco envolvidos no desenvolvimento do HNSCC. Apesar dos recentes avanços no tratamento, o índice de sobrevivência dos pacientes com HNSCC tem permanecido em 40%. A recidiva locorregional e a metástase após terapia convencional parecem ser os principais fatores que contribuem para a sobrevivência reduzida dos pacientes. O desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço é um processo multipasso acompanhado por mudanças genéticas e epigenéticas, incluindo perda de heterozigozidade, inativação gênica por metilação e amplificação gênica. Diferentes estudos têm revelado numerosas alterações moleculares em HNSCC, incluindo ativação de oncogenes, tais como: EGFR, ciclina D1 e COX-2; inativação de genes supressores tumorais, tais como: TP53, p16, p27 e WAF1/C1P1; e expressão de fatores angiogênicos e metastáticos; além dos polimorfismos genéticos de enzimas metabólicas. Esta revisão apresenta informações atuais sobre as principais alterações genéticas envolvidas no desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, as quais apresentam potencial valor prognóstico, e discute alguns fatores que contribuem para a controvérsia a respeito de sua importância prognóstica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lima, Roberto R. M. Araújo, Emilson de Queiroz Freitas, Jacob Kligerman, Geraldo Matos de Sá, Izabella Costa Santos, and Terence Farias. "Laringectomia supracricóide (chep) para câncer glótico." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 28, no. 4 (August 2001): 254–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912001000400004.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Com a intenção de se avaliar os resultados funcionais e terapêuticos da laringectomia supracricóide com crico-hióide-epiglote-pexia (CHEP) foram estudados 50 casos de pacientes com carcinoma epidermóide da glote classificados como T2/T3 submetidos a esta técnica em nossa instituição. MÉTODOS: Foi realizada uma análise retrospectiva entre 1996 e 1999. Classificamos 18 pacientes como T2N0M0 e 32 pacientes como T3N0M0. Quarenta e um pacientes foram submetidos a esvaziamento cervical seletivo lateral bilateralmente, quatro foram submetidos ao mesmo esvaziamento unilateralmente, e cinco não foram esvaziados. Analisamos as complicações e a sobrevida livre de doença pelo método de Kaplan-Meyer. RESULTADOS: Dez pacientes tiveram complicações pós-operatórias, dois foram tratados com complementação da laringectomia. Os 48 pacientes restantes mantiveram a via aérea normal, deglutição e a voz. Três pacientes no grupo submetido a esvaziamento cervical apresentaram linfonodo metastático. Quatro pacientes tiveram recidiva da doença, três com recidiva local, sendo dois tratados com laringectomia total e estão vivos e sem doença, o outro com doença avançada alcançou o óbito pela doença. O paciente que teve recidiva no pescoço foi tratado com esvaziamento cervical mais radioterapia e morreu com doença. Dois pacientes tiveram um segundo tumor primário em orofaringe, sendo um tratado com radioterapia paliativa e morreu com doença e o outro tratado com cirurgia está vivo e sem doença. A sobrevida livre de doença em três anos foi de 88% para pacientes T2 e 72% para pacientes T3. CONCLUSÕES: Esta técnica é útil no tratamento de casos selecionados de carcinoma epidermóide da glote T2/T3 sempre se considerando a extensão da doença. A incidência de complicações necessitando laringectomia total de resgate não compromete a funcionalidade desta técnica. A sobrevivência é comparável aos pacientes submetidos a laringectomia total e laringectomia "near-total".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Conceição de Oliveira Cravo Teixeira, Ana, Fernando Francisco Chagas dos Santos, Romário Santiago de Jesus, Larissa Rolim Borges Paluch, and Maria Do Carmo Vasquez F. Bastos Nagahama. "PRESENÇA DE QUEILITE ACTÍNICA EM TRABALHADORES DA ZONA RURAL DE GOVERNADOR MANGABEIRA ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE." Textura 13, no. 22 (February 16, 2020): 176–89. http://dx.doi.org/10.22479/desenregv13n22p176-189.

Full text
Abstract:
O Carcinoma Espinocelular (CEC) oral também conhecido como carcinoma escamocelular é um tipo de câncer que tem ganhado destaque em todo o mundo, devido a sua alta relevância nos últimos anos, representando cerca de 90% das neoplasias que acometem a cavidade oral e orofaringe. O CEC oral também está relacionado com a existência de Lesões Potencialmente Malignas (LPM) como leucoplasia, eritroplasia, líquen plano e a queilite actínica (QA). Dentre as LPM pode-se destacar a QA, que é definida como uma condição de ordem degenerativa do epitélio de revestimento, causada pela exposição crônica a radiação ultravioleta emitida pelos raios solares. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a prevalência da queilite actínica e identificar os fatores associados a esta patologia em pacientes moradores da zona rural do município de Governador Mangabeira, Bahia. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo transversal. Os participantes do estudo foram os trabalhadores rurais cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde que aceitaram participar da pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com questões pré-determinadas de acordo com os objetivos da pesquisa. A realização da pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram analisados com o auxílio do programa Microsoft Office Excel, enquanto que na análise estatística foram utilizados os softwares BioEstat 5.3 e SPSS versão 22.0. Apesar de alguns fatores neste estudo não apresentarem relação estatisticamente significativa (p<0,05) na análise de regressão logística binomial com a QA, 26,0% da população estudada apresentaram algum grau desta patologia. Pode-se concluir que os fatores que apresentaram significância estatística frente à queilite actínica foram cor/raça, tabagismo, trabalhadores rurais aposentados e o tempo que esses indivíduos levam para procurar atendimento odontológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Chedid, Helma Maria, and Sergio Altino Franzi. "Avaliação da sobrevida livre de doença de pacientes com recidiva loco-regional de carcinoma epidermóide de cavidade bucal e orofaringe submetidos a tratamento de resgate." Revista da Associação Médica Brasileira 54, no. 2 (April 2008): 127–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-42302008000200014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

TARGINO, GABRIELA LIMA, ELLEM TATIANI DE SOUZA WEIMANN, BIANCA JORGE SEQUEIRA, RAGLY WANESSA ROSSIDOS SANTOS, and JOSE LUIS SERRANO BARBA. "Estudo epidemiológico da prevalência de achados sugestivos de papilomavírus humano em pacientes com carcinoma espinocelular de orofaringe e/ou boca em um hospital de referência de Roraima." Revista Saúde & Diversidade 3, no. 1 (June 24, 2019): 36–41. http://dx.doi.org/10.18227/hd.v3i1.7420.

Full text
Abstract:
Introdução: O Carcinoma espinocelular de boca e/ou orofaringe (CEC-OB) tem ganhado importância devido aumento nas taxas de incidência e morbimortalidade. Está associado a múltiplos fatores, cujo conhecimento é importante para diagnóstico/tratamento precoce. Destaca-se o surgimento da relação com o Papilomavírus humano (HPV), responsável por diferente apresentação sociodemográfica-comportamental, morfológica e sintomatológica, bem como melhor prognóstico e resposta terapêutica. Objetivo: Demonstrar o perfil epidemiológico de pacientes atendidos em Roraima de janeiro/2016-janeiro/2018 com CEC-OB e achados sugestivos de HPV, considerando fatores ociodemográficos-comportamentais e associados à lesão. Métodos: Estudo qualitativoquantitativo, retrospectivo, descritivo. Amostragem de 34 pacientes atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no Hospital Geral de Roraima. Análise de informações (gênero, idade, exposição ao tabagismo e etilismo, localização primária do tumor, estadiamento clínico, presença de papiloma, coilocitose, não queratinização e expressão P16INK4a) dos prontuários dos pacientes incluídos pelos critérios propostos após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Roraima sob número 2.442.554. Para as análises estatísticas utilizou-se o software EpiInfo® 7.1 Windows (CDC, Atlanta, EUA), planilhas do programa Microsoft® Office Excel 2013 e o Teste Exato de Fisher na análise das tabelas de contingência. Resultados: Dos incluídos, 32% dos pacientes apresentaram achados sugestivos de HPV, com um perfil padrão, gênero masculino, maior que 40 anos, etilista e não tabagista, com avançado estadiamento. Conclusão: Ainda que a etiologia do CEC-OB por muitos anos apresente forte associação ao tabagismo e etilismo, o HPV vem mostrando importante relação com essa neoplasia visto que foi notada sua presença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Teixeira, Lucas de Oliveira, Muriel Botini Vieira, Nancy Alfieri Nunes, Giovani Furlanetto, and Ana Lucia Conelian Gentili. "Linfoma difuso de grandes células B em cavidade oral." Revista da Faculdade de Odontologia de Lins 30, no. 1-2 (December 28, 2020): 77–84. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v30n1p77-84.

Full text
Abstract:
O linfoma difuso de grandes células B é responsável por 68% dos casos de linfoma não Hodgkin na cavidade oral, podendo acometer linfonodos, orofaringe, vestíbulo bucal, região posterior de palato duro e gengivas. O objetivo deste trabalho é relatar o caso clínico de uma paciente que compareceu ao Serviço Estomatológico com queixa de trismo e dor na cavidade bucal há duas semanas. Paciente do sexo feminino, 61 anos de idade, leucoderma, apresentou-se com assimetria facial do lado esquerdo e massa nodular ulcerada na região retromolar, mucosa jugal e palato mole do lado esquerdo, com necrose superficial e sintomatologia dolorosa local, acompanhando emagrecimento, quadro instalado após avulsão do dente 27. No soalho de boca posterior havia um nódulo de aproximadamente 2 cm, doloroso, cuja hipótese diagnóstica inicial foi de carcinoma espinocelular ou fibrossarcoma. Apresentou linfadenopatia de caráter neoplásico e trismo. Foi submetida à punção aspirativa por agulha fina de linfonodo, que demonstrou presença de material necrótico e linfócitos maduros; e à biópsia incisional que, após avaliação histopatológica, demonstrou linfoma difuso de grandes células B. A imunoistoquímica indicou positividade para CD 20 e fenótipo para linfócitos B pelo Ki 67, com 80% de células neoplásicas. Após o diagnóstico, a paciente foi encaminhada para tratamento oncológico, sendo submetida a 8 sessões de quimioterapia, seguido de radioterapia, com excelente resultado. É de suma importância a avaliação sistemática pelo cirurgião-dentista devido à heterogeneidade clínica do linfoma difuso de grandes células B e a importância do diagnóstico precoce visando uma maior taxa de sobrevida do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Secchi, Keli Raquel, Rosana Amora Ascari, Fernanda Ceconello, Junir Antonio Lutinski, Daniele Tiepo, Jaine Buzzetti, and Daniela Carla Alberti. "Estado nutricional de pacientes com neoplasia de cabeça e pescoço em tratamento oncológico em um hospital público do oeste catarinense." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 16, 2021): e53710515294. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15294.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o estado nutricional de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em tratamento oncológico clínico e cirúrgico em um hospital público de referência oncológica no oeste catarinense. Metodologia: Estudo transversal, exploratório e descritivo de abordagem quantitativa, desenvolvido em um hospital público no oeste catarinense com 35 pacientes diagnosticados com neoplasia maligna de cabeça e pescoço em tratamento oncológico no local. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de março a agosto de 2020. Resultados: A maioria era do sexo masculino (88,6%), com média de idade de 59,5 anos, possuíam o ensino fundamental I incompleto, casados e com filho. A prevalência de diagnóstico foi o carcinoma espinocelular de orofaringe. Em relação a ASG-PPP a supremacia dos pacientes manifestou que a ingesta alimentar no último mês está menor que o normal e apresentam um ou mais sintomas que impedem de comer o suficiente nas duas últimas semanas. Ainda apresentaram em sua maioria algum grau de desnutrição, e necessitam de avaliação e intervenção nutricional em algum grau de complexidade. A antropometria, contudo, aponta eutrofia (48,8%) conforme IMC, e as demais medidas indicam déficit ou risco de déficit de tecidos condizentes ao encontrado na ASG-PPP. Os fatores mais frequentes que interferem na alimentação foram boca seca e alteração de paladar. Conclusão: Conclui-se que os pacientes com neoplasia de cabeça e pescoço necessitam de algum grau de intervenção e/ou orientação nutricional, baseado nos inúmeros sintomas que apresentam, prevalência de quadros de desnutrição, bem como alteração de consumo alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Yinde, Luis Alberto Bogado, Abrão Rapoport, Antonio Sérgio Fava, Josias de Andrade Sobrinho, Odilom Victor Porto Denardin, and Marcos Brasilino de Carvalho. "Limitações da viabilidade do retalho miocutâneo de músculo grande peitoral em cabeça e pescoço: estudo de 72 casos." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 26, no. 2 (April 1999): 73–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69911999000200002.

Full text
Abstract:
O emprego do retalho miocutâneo do músculo peitoral maior é rotina nos procedimentos reconstrutivos no tratamento das neoplasias das vias aerodigestivas superiores nos estádios III e IV. Assim, no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis, de 1983 a 1994, a utilização deste retalho foi necessária em 66 pacientes portadores de carcinoma epidermóide e em seis com outras neoplasias malignas. Quanto à localização, as lesões acometiam a cavidade oral em trinta pacientes (41,6%), a hipofaringe em 16 pacientes (22,2%), tegumentos em 13 pacientes (18,0%), a orofaringe em dez pacientes (13,8), a laringe em dois pacientes (2,7%), a rinofaringe em um paciente (1,3%). Para a reconstrução foram empregados 72 retalhos, sendo que em 49 casos (68,0%) ocorreram complicações, enquanto que, em 23 pacientes, houve evolução sem a ocorrência das mesmas. Do grupo de pacientes que evoluíram com complicações, em 45 deles (91,2%) não houve necessidade de procedimentos complementares. Quanto às complicações, tivemos 18 necroses parciais (27,2%), 34 deiscências parciais (51,5%), 28 fístulas (42,4%), 34 infecções (51,5%) e dois hematomas (3,0%), sendo na grande maioria dos casos concomitantes (X2 = 20; p=0,22). Quanto aos 49 pacientes que apresentaram complicações, três eram portadores de neoplasias malignas do estádio clínico III e 46 do estádio IV (x2=2; p=0,15), sendo que, em 70,6% dos casos, o tratamento radioterápico já havia sido indicado previamente (Teste de Fisher: p=0,0785). Concluem os autores que, como fatores de risco para o aparecimento de complicações, os níveis séricos de a1bumina abaixo de 3,5g% e hemoglobina 12mg% foram aqueles com significado estatístico (respectivamente p=0,0048 e 0,0037).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rodrigo tapia, J. P., C. Suárez nieto, P. Sánchez lazo, S. Ramos, E. Coto, V. Álvarez, I. Álvarez álvarez, L. A. García gonzález, and J. A. Martínez sánchez. "Alteraciones moleculares en los carcinomas epidermoides de la orofaringe." Acta Otorrinolaringológica Española 52, no. 1 (January 2001): 24–31. http://dx.doi.org/10.1016/s0001-6519(01)78173-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. "VIII Congresso Mundial de Cirurgia Oncológica; VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica; V GASTRINCA; I Simpósio de Enfermagem em Cirurgia Oncológica." Revista Brasileira de Cancerologia 56, no. 1 (March 31, 2010): 103–34. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2010v56n1.1540.

Full text
Abstract:
Resumos escolhidos para publicação. Nessa edição, os títulos foram: Traquelectomia Radical Abdominal para Tratamento do Câncer do Colo do Útero Invasor: Relato de Caso; Hemipelvectomia: Experiência do Hospital Erasto Gaertner com 32 Casos em Dez Anos; Fístula Anastomótica Pós-Esofagogastrectomia com Anastomose Intratorácica: Experiência do Hospital Erasto Gaertner/Curitiba; A Edição de Livros Técnico-Científicos no INCA; Changing Surgical Strategies after Imatinib Neoadjuvant Therapy: Case Report; The Importance of Clinical Suspicion on the Diagnosis and Treatment of Hereditary Colorectal Cancer; Sarcoma de Vagina: Relato de Um Caso; Leiomiossarcoma de Uretra: Relato de Caso em Paciente de 19 Anos; Correlação dos Níveis Séricos Pré-Operatórios do CACA 19-9 com o Acometimento Linfonodal Regional em Pacientes com Câncer Gástrico, Submetidos à Gastrectomia com Intenção Curativa, em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Neoadjuvância em Câncer de Reto Baixo; Comunicação do Diagnóstico de Neoplasia: Relato do Comportamento do Médico; Forequarter Amputation Under Combined Regional and Local Anesthesia; Forequarter Amputation for Lymphatic Metastasis from Cutaneous Squamous Cell Carcinoma; Produtos Utilizados no Tratamento de Lesões Neoplásicas Cutâneas; Aceleração da Recuperação Pós-Operatória em Pacientes Oncológicos com o Protocolo ACERTO; A Sexualidade da Mulher Mastectomizada; Sarcoma de Esôfago: Relato de Caso; Prevalência da Mortalidade por Câncer em Crianças na Cidade de Porto Alegre (RS), Brasil; Avaliação do Efeito de Acetona Cianidrina na Inativação de Células do Tumor Ascítico de Ehrlich “In Vitro”; Microsatellite Instability and Endometrial Cancer in Patients at the Brazilian Cancer Institute; Câncer Medular de Tireoide (CMT) com Metástase Tardia para Fígado; Adenocarcinoma Gástrico em Paciente HIV Positivo: Relato de Caso; Carcinoma Recorrente de Paratireoide Manejado Cirurgicamente com uso de Gamma Probe; Gastrectomia Laparoscópica (Técnica de Sleeve) como Tratamento para GIST Gástrico; Evaluation of V600E BRAF Gene Mutation in Endometrial Cancer; Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST ) de Intestino Delgado: Relato de Caso; Melanoma Familial - Família com 12 irmãos, Sendo seis Acometidos por Melanoma com Dez Primários; Ressecção de Metástase Hepática de Adenocarcinoma de Pâncreas: Relato de Caso; Reconstrução com Prótese Vascular de Vasos Femorais após Ressecção Cirúrgica por Invasão Tumoral de Melanoma Metastático, em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola; Análise Estatística da Resposta ao Tratamento do Carcinoma de Canal Anal de Pacientes Atendidos em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Distribuição da Modalidade de Tratamento Realizado em Pacientes Portadores de Carcinoma de Canal Anal, Tratados em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Distribuição dos Marcadores Tumorais CA 19-9, CEA e CA 72-4 de acordo com o Acometimento Linfonodal, em Pacientes com Adenocarcinoma Gástrico Submetidos à Ressecção Gástrica com Intenção Curativa, em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola; Correlação dos Níveis Séricos Pré-Operatórios do CACA 72-4 e CEACEACEA com o Acometimento Linfonodal Regional em Pacientes com Câncer Gástrico Submetidos à Gastrectomia com Intenção Curativa, em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Análise da Distribuição quanto à Presença de Metástases em Pacientes Portadores de Carcinoma de Canal Anal, Tratados em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Estudo Epidemiológico Correlacionando à Sobrevida em Meses, de Pacientes Portadores de Carcinoma de Canal Anal com o Estadiamento Clínico em Hospital de Referência Oncológica na Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Estudo Epidemiológico Correlacionando estatisticamente a Resposta da Modalidade de Tratamento do Carcinoma de Canal Anal com a Sobrevida de Pacientes Atendidos em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Estudo Estatístico Correlacionando a Distribuição de Metástase e a Sobrevida, em Pacientes Portadores de Câncer de Canal Anal, Tratados em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Correlação dos pacientes Portadores de Carcinoma de Canal Anal que Apresentaram Recidiva Tumoral com a Incidência de Óbitos, Atendidos em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Distribuição Anual do Número de Casos Novos de Câncer Gástrico Diagnosticados em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental, no Período de 2000 a 2005 - Hospital Ophir Loyola (HOL); Estudo Epidemiológico Apresentando a Distribuição da Faixa Etária de Pacientes Portadores de Câncer Gástrico Atendidos em Hospital de Referência Oncológica da Amazônia Oriental - Hospital Ophir Loyola (HOL); Fatores Associados a Complicações no Pós-Operatório de Cirurgias Oncológicas: Estudo Caso-Controle; Prevalência de Complicações no Pós-Operatório de Cirurgias no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; Câncer de Parótida Metastático de Pele: Relato de três Casos e Revisão de Literatura; Carcinoma Neuroendócrino do Retroperitônio: Relato de Caso; Tumor de Papila Duodenal: Relato de Caso; Fatores Prognósticos do Câncer de Boca em Estádio Inicial; Câncer Colorretal Sincrônico Triplo em Adulto Jovem: Relato de Caso; GIST: Três Casos de Diagnóstico após Ressecção; Carcinoma de Paratireoide: Relato de Caso; Tumor de Frantz: Relato de um Caso; Sarcoma de Bexiga: Relato de Caso; Plasmocitoma Hepático: Raro Diagnóstico Diferencial dos Nódulos Hepáticos; Hemangioma Hepático Gigante: Relato de Quatro Casos; Angiomiolipoma Hepático: Diagnóstico Diferencial do Hepatocarcinoma e Sarcoma Hepático; Prognóstico de Pacientes Portadores de Câncer de Orofaringe em Estádios Iniciais com Tratamento Baseado em Cirurgia ou Radioterapia; Tumor Desmoplásico de Pequenas Células Redondas Intra-Abdominais: Relato de Caso; Hemangiopericitoma Pélvico: Relato de Caso; Utilização de um Sistema de Rastreabilidade de Instrumental Cirúrgico: Experiência do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP); Análise Retrospectiva dos Tumores de Órbita e Olho Atendidos no Hospital Napoleão Laureano; Metástase Cutânea de Tumor Renal: Relato de Caso; Complicações do Tratamento Cirúrgico de Tumor de Células Gigantes ao Redor do Joelho; Invaginação Jejunojejunal da Alça Aferente por Sonda Nasoenteral Pós-Gastrectomia Subtotal; Carcinossarcoma de Vesícula Biliar: Relato de um Caso; Tumor Carcinoide Gástrico: Relato de um Caso; Carcinoma Indiferenciado da Tireoide: Relato de Caso; Laringectomia Total Alargada à Pele: Tumor de Comissura Anterior; Osteossarcoma de Maxila em Adolescente; Aquisição da Voz Esofágica: Relato de Caso; Schwanoma de Nervo Facial; Schwannoma Gástrico: Relato de Caso; Exenteração Pélvica Total no Tratamento de Resgate da Neoplasia de Reto Localmente Avançada; Sarcoma Pleomórfico; Laringectomia com Miotomia do Cricofaríngeo: Impacto na Reabilitação Vocal; Risco de Neoplasias Neuroendocrinas em Pacientes Obesos; Exenteração Pélvica: Relato de Caso e Papel na Sobrevida; Laparoscopic Wedge Gastrectomy and Sentinel Lymph Node Mapping for Early Gastric Cancer Following On-Table Endoscopic Submucosal Injection of Patent Blue; Melanoma Anal: Relato de Quatro Casos; Melanoma Metastático: Análise de Pacientes com Longa Sobrevida; Pancreatectomia Caudal com Esplenectomia Videolaparoscópica no Tratamento de Metástase de Tumor Ovariano Relato de Caso; Amputação de Membros: Fatores Envolvidos nesta Evolução Desfavorável do Carcinoma Escamocelular da Pele; Notes Transvaginal Diagnostic Staging: Preliminary Clinical Application; Diagnostic Laparoscopy for Stenosing Carcinoid of the Small Bowel with Long Follow-up After Right Hepatectomy; Cirurgia em Pacientes sob Cuidados Paliativos: Experiência do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Cirurgia minimamente Invasiva no Tratamento de Tumores Carcinoides do Trato Gastrointestinal Proximal: Relato de Dois Casos; Tratamento Videolaparoscópico de Volumoso GIST Gástrico: Relato de Caso; Análise Histológica de Pele Normal na Localização de Melanomas de Origem Incerta em Amostras mal Identificadas; Estudos sobre Implantação dos Diagnósticos de Enfermagem em Pacientes Portadores de Neoplasias Encefálicas; Cirurgia de Kaminishi para Tratamento da Neoplasia Maligna Obstrutiva e Irressecável do Antro Gástrico; Pelveglossomandibulectomia: Relato de Caso; Tumor Carcinoide de Intestino Delgado Associado à Síndrome Carcinoide e Carcinomatose Peritoneal: Relato de Caso; Papel da Experiência e Especialidade do Cirurgião no Prognóstico de Pacientes com Câncer: Revisão Bibliográfica; Liga Acadêmica Norte-Mineira de Cirurgia (LANMC): Relato de Experiência em Cirurgia Oncológica; Prognóstico de Pacientes com Câncer de Laringe Avançado, Submetidos ao Tratamento Baseado em Radioterapia/Quimioterapia ou em Cirurgia; O Gene P53 e os Mecanismos de Reparo do DNADNADNA na Gênese Oncológica; Adrenalectomia Videoendoscópica Retroperitoneal; Ganglioneuroma Retroperitoneal em Criança de 4 Anos; Tumor Desmoide: Revisão Literária e Relato de Caso; A Produção Gráfica na Disseminação do Conhecimento Técnico-Científico no INCA; Cirurgia de Tikhoff-Linberg: Relato de Três Casos e Revisão de Literatura; Hemipelvectomia Interna: Relato de Seis Casos; Carcinoma Papilífero Renal em Paciente Idoso com DPOC : Relato de Caso; Amputação Transmetatarsiana de Hálux em Tratamento de Sinoviossarcoma: Revisão Literária e Relato de Caso; Neurofibroma de Nervo Laríngeo Superior: Relato de Caso; Diagnóstico Intra-Operatório de Feocromocitoma: Revisão Literária e Relato de Caso; Linfoma Primário de Reto: Relato de Caso e Revisão de Literatura; Gastrectomia em Paciente com Situs Inversus Totalis; Borderline Serous and Mucinous Ovarian Tumors: Experience of 10 Years; Endometrioid Borderline Ovarian Tumor: a Rare Tumoral Type; Assistência de Enfermagem Sistematizada ao Paciente Portador de Tumor Cerebral com Hipertensão Intracraniana; A Influência da Margem Cirúrgica no Tratamento do Dermatofibrossarcoma Protuberans; ssistência de Enfermagem Sistematizada de Enfermagem ao Paciente com Câncer de Pulmão; Gastrostomia Paliativa no Paciente Oncológico: Experência do INCA; Avaliação dos Resultados de 70 Gastrectomias Consecutivas: Análise de Mortalidade e Morbidade; Immature Ovarian Teratoma: Analises of 21 Cases; Tumor Estromal Extragastrointestinal (EGIST): Casuística do Instituto Nacional de Câncer; valiação dos Resultados de Ressecções Duodenopancreáticas Consecutivas: Análise de Mortalidade e Morbidade; Aspectos Técnicos da Cirurgia Citorredutora e Quimioterapia Hipertérmica Intraperitoneal (HIPEC); Amputação e Desarticulação no Tratamento de Carcinomas Escamocelular Cutâneos; Resultados Imediatos das Esofagectomias: Análise de Mortalidade e Morbidade, Número de Linfonodos Dissecados e Sobrevida; Implicações do Fracionamento de Dose na Radioterapia; Retalho de Músculo Gastrocnêmio para Cobertura de Defeito de Perna Proximal; Biópsia Percutânea: Resultado de Avaliação de 285 Casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Roncallo, F., I. Turtulici, A. Bartolini, G. Margarino, P. Mereu, F. Scasso, L. Scotto Di Santillo, A. Santelli, G. Garaventa, and A. Tedeschi. "Tomografia computerizzata e risonanza magnetica nella patologia del distretto testa-collo." Rivista di Neuroradiologia 9, no. 3 (June 1996): 301–20. http://dx.doi.org/10.1177/197140099600900306.

Full text
Abstract:
La patologia neoplastica maligna del distretto-testa collo presenta un notevole polimorfismo istologico, in rapporto ai diversi tessuti fisiologicamente presenti. La grande maggioranza concerne comunque i carcinomi e tra questi prevale il carcinoma a cellule squamose. Nella prognosi e nella scelta e pianificazione del trattamento assumono una importanza decisiva l'estensione del tumore primitivo e l'eventuale presenza ed entità del coinvolgimento linfonodale. In base al quesito clinico sono stati preliminarmente distinte diverse categorie di esami TC e RM. Le immagini ottenute sono state interpretate sulla base di un criterio anatomo-topografico che separa diversi spazi fasciali nell'ambito delle regioni sopra- e sottoioidea del distretto testa- collo. È stata quindi effettuata una valutazione comparativa delle informazioni ottenute dagli esami clinico-endoscopici e dalla diagnostica per immagini. TC e RM consentono una stadiazione completa dei carcinomi sia su T, perchè sono in grado di documentare lo sviluppo profondo sottomucoso e nell'ambito degli spazi fasciali limitrofi, nonchè la diffusione perineurale, perivascolare e le erosioni osteocartilaginee, parametri non analizzabili dall'endoscopia, sia su N, perchè svelano linfoadenopatie che per dimensioni e soprattutto per sede sono occulte all'esame clinico. Al contrario lesioni non rilevate mucose superficiali possono risultare del tutto mute alla diagnostica per immagini, così come è pressochè impossibile formulare una corretta caratterizzazione tissutale delle ipertrofie anche spiccate degli spazi mucosi rino- ed orofaringeo, informazioni che sono esaustivamente ottenibili dagli esami endoscopico-bioptici. Pertanto TC e RM hanno un notevole impatto nella stadiazione dei carcinomi del distretto testa-collo, ma il loro utilizzo va effettuato sempre complementariamente e successivamente ad esame clinico specialistico del paziente ed indagine endoscopica delle vie aerodigestive superiori.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pézier, P. F., G. M. Widmer, and G. F. Huber. "Pneumo-thorax/mediastinum/(retro)peritoneum/ scrotum – a full house of complications following JET ventilation." Acta Otorhinolaryngologica Italica 37, no. 1 (February 2017): 72–75. http://dx.doi.org/10.14639/0392-100x-726.

Full text
Abstract:
Presentiamo il caso di un paziente che è giunto alla nostra clinica per un’ostruzione respiratoria secondaria a un carcinoma orofaringeo. Il paziente è stato sottoposto a una tracheotomia in emergenza e a una ventilazione JET, che ha dato come conseguenza un insieme di complicanze barotraumatiche, fra le quali un pneumotorace, penumomediastino, pneumoperitoneo, pneumoretroperitoneo, e pneumoscroto. Tale tipologia di ventilazione, benché talvolta dalle conseguenze drammatiche, come nel nostro caso, non è per questo necessariamente da temere e può essere ben gestita. Il nostro paziente è stato trattato con un drenaggio toracico ed è andato incontro a un recupero completo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography