Journal articles on the topic 'CACAE'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: CACAE.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'CACAE.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ferrão-Gonzales, Astria Dias, Arabella Varjão Damaceno Vital, Jamille Macedo Lima, and Mônica Bomfim Silva Rodrigues. "Desenvolvimento sustentável para o resgate da cultura do cacau baseado no aproveitamento de resíduos." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 1, no. 2 (February 16, 2013): 41–52. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n2p41-52.

Full text
Abstract:
O Theobroma cacao L. denominado de cacaueiro é uma planta de importância econômica e principalmente cultural para a região sul da Bahia, conhecida como “Região Cacaueira”, que produz o cacau, matéria-prima para a fabricação do chocolate. O declínio na produção de cacau, principalmente em função da “vassoura-de-bruxa”, ocasionou mudanças regionais, nos aspectos sociais e econômicos. Com o surgimento de novas tecnologias, alterações na produção e no mercado do cacau, este trabalho tem como objetivo avaliar possíveis novas perspectivas para o aproveitamento integral do cacau de forma sustentável, incluindo a utilização dos resíduos de sua cadeia produtiva no campo da bioenergia, visto que a história da região sul da Bahia permanece vinculada à cultura do cacau. A casca do cacau pode ser aplicada na produção de biofertilizante, biogás, enzimas microbianas com segmentos biotecnológicos, briquetes, entre outros. A pesquisa foi realizada fundamentalmente por meio de revisão bibliográfica e dados secundários de órgãos de pesquisa vinculados ao cacau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Benassi, Vera Lúcia Rodrigues Machado, Carlos Alberto Spaggiari Souza, Fabrício Iglesias Valente, and Jéssica Cristina Lenzi. "Carmenta foraseminis (LEPIDOPTERA: SESIIDAE), NOVA BROCA DE FRUTOS DE CACAU NO BRASIL." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 88, no. 1 (August 20, 2013): 70. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v88i1.42.

Full text
Abstract:
Uma nova praga atacando frutos de cacau (Theobroma cacao) no município de Linhares-ES é relatada e ilustrada. Os exemplares foram obtidos a partir de frutos broqueados colhidos em cacaueiros da Estação Experimental Filogônio Peixoto da CEPLAC, durante o período de novembro/2011 a Fevereiro/2012. O inseto foi identificado como Carmenta foraseminis, uma mariposa pertencente à família Sesiidae. Este é o primeiro registro desta espécie ocorrendo em frutos de cacau no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda, Adriane Ferreira, and Maricely Uria Toro. "OTIMIZAÇÃO DO BENEFICIAMENTO DO CACAU (Theobroma cacao L)." Científic@ - Multidisciplinary Journal 7, no. 2 (December 1, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.37951/2358-260x.2020v7i2.4753.

Full text
Abstract:
O trabalho versa na otimização do beneficiamento dos nibs do cacau (Theobroma cacao L) utilizando fermentador sustentável; formulando o caldo alternativo que contém o co-produto da fermentação inicial (f1) para auxiliar no extrato para o cultivo dos microrganismos específicos, seguido da ativação e repique das cepas leveduriformes para o alcance da multiplicação na biomassa de células start até uma proporção que possam ser reinoculadas na etapa da fermentação a ser otimizado (f2), onde as amostragens são cacau (cultura pura) coletado durante o beneficiamento, para isso, as amêndoas de cacau necessitam serem submetidos a processos seguros e eficientes, já que nestas etapas ocorrem transformações bioquímicas que desencadeiam os precursores sensoriais do chocolate. Foi observado mediante o monitoramento das amostras a partir do programa de estatística R durante as etapas da Fermentação inicial (F0) e final (F1); Secagem; Torração a 170 ºC; Temperatura ºC, pH, Sólidos solúveis totais (º Brix), Umidade (%), Cinzas (%), Proteínas (%), Lipídios (%), Microbiologia (UFC) nos ensaios sem (f1) e com inóculo start (f2). Os resultados referente às análises encontrados direcionam a uma redução do tempo de fermentação de 7 para 5 dias, sustentado com aumento no pH 5,19 e declínio do ºBrix no 5° dia, maior disponibilidade para Compostos Fenólicos 331,5 mg.AG. g-1 e Atividade Antioxidante 148,5 µmol.Trolox.g o que permite concluir que a otimização efetuada foi potencialmente preferível e obteve nibs com disponibilidade bioquímica mais eficientes que os nibs resultantes do ensaio para o beneficiamento convencional efetuado por produtores tradicionais. Palavra Chave: Cacau. Biodiversidade. Fermentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Stela Dalva V. M., Márcia Cristina Paim, and Wildson M. Castro. "Cacau "Jaca" resistente a Ceratocystis fimbriata na região cacaueira da Bahia, Brasil." Fitopatologia Brasileira 29, no. 5 (October 2004): 538–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582004000500011.

Full text
Abstract:
Cento quarenta e quatro genótipos de cacaueiros (Theobroma cacao) testados "in vitro", apresentaram-se suscetíveis a altamente suscetíveis ao isolado 2591 de Ceratocystis fimbriata na Bahia. A variedade conhecida como cacau "Jaca" foi o material genético que apresentou maior resistência ao patógeno entre todos os materias testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LOPES, JOSÉ RONALDO M., EDNA DORA M. N. LUZ, and JOSÉ LUIZ BEZERRA. "Suscetibilidade do cupuaçuzeiro e outras espécies vegetais a isolados de Crinipellis perniciosa obtidos de quatro hospedeiros diferentes no sul da Bahia." Fitopatologia Brasileira 26, no. 3 (September 2001): 601–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582001000300004.

Full text
Abstract:
Visando avaliar as interações de suscetibilidade do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e de outros hospedeiros ao fungo Crinipellis perniciosa, plântulas de cupuaçu , cacau (Theobroma cacao), cacau-do-peru (Theobroma bicolor) e jurubeba (Solanum paniculatum), com idade entre seis a oito semanas, foram inoculadas com basidiósporos provenientes de vassouras secas e/ou frutos infetados destes hospedeiros coletados no sul da Bahia. As inoculações foram feitas depositando-se uma gota de 20 µl da suspensão de 5,0 x 10(5) basidiósporos/ml de C. perniciosa, obtidos de cada um dos hospedeiros, na gema apical e no hipocótilo (cupuaçu) de cada muda. Após a inoculação as plântulas permaneceram por 24 h em câmara climatizada, com temperatura em torno de 25 ºC e aproximadamente 100% de umidade. Realizou-se a avaliação final dos sintomas 60 dias após a inoculação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 20 tratamentos e quatro repetições de dez plantas. O cacau e o cacau-do-peru foram suscetíveis ao inóculo obtido dos quatro hospedeiros. A jurubeba apresentou reações de suscetibilidade somente aos inóculos dela própria e de cacau. O cupuaçu apresentou sintomas quando inoculado com basidiósporos obtidos dele próprio, de cacau e de cacau-do-peru. O inóculo proveniente de cacau foi o mais infetivo a todos os hospedeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Piasentin, Flora Bonazzi, and Carlos Hiroo Saito. "Os diferentes métodos de cultivo de cacau no sudeste da Bahia, Brasil: aspectos históricos e percepções." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 9, no. 1 (April 2014): 61–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222014000100005.

Full text
Abstract:
O cultivo de cacau (Theobroma cacao L.) foi introduzido na Bahia em 1746 e expandiu-se principalmente na região sudeste do estado. O presente estudo identificou os principais métodos de cultivo de cacau adotados nessa região ao longo do tempo, ressaltando suas práticas, aspectos de seu contexto histórico e percepções sobre eles por parte de alguns agentes sociais. Para tanto, revisou-se a literatura existente sobre o tema e realizaram-se entrevistas com indivíduos que possuem amplo conhecimento sobre a cacauicultura na região. Como resultado, identificaram-se seis principais métodos de cultivo de cacau, que apresentaram diferentes vantagens e desvantagens para os agricultores e uma gradação entre o plantio completamente exposto ao sol (corte e queima) até o plantio com sombreamento denso (cabruca). Diferentes razões foram percebidas como justificativa para a preferência dos agricultores locais pelo método da cabruca tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrade, João Carlos de Pádua, Paulo Sérgio Vila Nova Souza, Katianny Gomes Santana Estival, Alessandro Coelho Marques, Alexandre Schiavetti, Zina Angélica Caceres Benavides, and Juliana Martins Vogel. "A produção de cacau como meio de geração de renda e de recuperação ambiental da mata atlântica." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 10, 2021): e25110413820. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13820.

Full text
Abstract:
O sul da Bahia apresenta importantes remanescentes do bioma da Mata Atlântica. Existem duas formas de preservá-las, através das unidades de conservação e também pelo sistema de produção de cacau (Theobroma cacao). Este último funciona sob as árvores nativas do bioma e enfrentou uma grave crise, que começou em meados da década de 1980 pela tendência negativa dos preços de cacau bulk no mercado internacional e foi agravada pela praga vassoura-de-bruxa (Moniliophtora perniciosa), de consideráveis impactos negativos seja na produtividade da lavoura de cacau e/ou pelo uso dos recursos naturais. Foram realizadas pesquisas no intuito de identificar soluções, como é o caso da introdução de clones de cacau mais tolerantes à Moniliophtora perniciosa. Entretanto, a introdução do Sistema AgroFlorestal (SAF) no MAPES (Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia) apresentou o potencial de incentivar nos agricultores a produção de cacau, pois segundo a modelagem econômica, proposta por este artigo, foi demonstrada viabilidade econômica na projeção temporal de vinte anos. Além dos retornos financeiros, que superaram as taxas de custos do Sistema Agroflorestal composto pelo cacau (espécie exótica) e outros 52 indivíduos de espécies nativas, tem-se a possibilidade de incrementar a vegetação nativa do bioma da Mata Atlântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Herymá Giovane de Oliveira, Aureliano José Vieira Pires, Fabiano Ferreira da Silva, Cristina Mattos Veloso, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Andréia Santos Cezário, and Cibele Costa Santos. "Digestibilidade aparente de dietas contendo farelo de cacau ou torta de dendê em cabras lactantes." Pesquisa Agropecuária Brasileira 40, no. 4 (April 2005): 405–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2005000400013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a digestibilidade aparente dos nutrientes de dietas, contendo farelo de cacau (Theobroma cacao L.) ou torta de dendê (Elaeis guineensis Jacq.), em substituição parcial ao concentrado à base de milho e farelo de soja, na alimentação de cabras lactantes. Foram utilizadas cinco cabras da raça Saanen, aos 60 dias de lactação, em experimento delineado em quadrado latino 5x5, com duração de 14 dias, dos quais 10 dias de adaptação e quatro para coleta dos dados. As dietas, formuladas para possibilitar produção de 2 kg de leite por dia, constituíram-se de 36% de volumoso e 64% de concentrado. Utilizou-se, como volumoso, a silagem de milho e concentrado padrão, com substituição de 0%, 15% e 30% pelo farelo de cacau ou torta de dendê. Houve redução na digestibilidade real da proteína bruta, com a inclusão do farelo de cacau, a 15% e 30%. O coeficiente de digestibilidade aparente, do extrato etéreo das dietas com 30% de torta de dendê, foi maior que o de 15% de farelo de cacau. Os subprodutos, em razão da digestibilidade aparente, apresentam viabilidade de uso, como alternativa na dieta de cabras em lactação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bispo, Eliete da Silva, Vera Lúcia Pupo Ferreira, Ligia Regina Radomille de Santana, and Katumi Yotsuyanagi. "Perfil sensorial de pó de cacau (Theobroma cacao L.) alcalinizado." Ciência e Tecnologia de Alimentos 25, no. 2 (June 2005): 375–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-20612005000200033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Ana Luiza Viana de, Brígida Souza, Lenira Viana Costa Santa-Cecília, and Ernesto Prado. "Especificidade alimentar: em busca de um caráter taxonômico para a diferenciação de duas espécies crípticas de cochonilhas do gênero Planococcus (Hemíptera: Pseudococcidae)." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 3 (September 2012): 744–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000300013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi detectar uma possível especificidade alimentar de duas espécies crípticas de cochonilhas do gênero Planococcus, refletida em seu desenvolvimento em frutos de cacaueiro, cafeeiro e citros. A cochonilha Planococcus minor (Maskell), obtida de frutos de cacau (Theobroma cacao L. cv. Comum), e Planococcus citri (Risso), de lavoura de café (Coffea arabica L. cv. Mundo Novo) e de mudas de citros (Citrus sinensis L. Osbeck cv. Bahia), foram criadas em abóboras (Cucurbita maxima L.), em laboratório. Rosetas com frutos de café foram mantidas sobre uma lâmina de 5 mm de ágar-água em placas de Petri, vedadas com filme plástico de polietileno. Em frutos de citros e cacau foram utilizadas gaiolas plásticas cilíndricas (1,5 cm x 3,0 cm), vedadas com voile na parte superior, as quais foram fixadas nos frutos por meio de um elástico. Os bioensaios foram conduzidos em câmaras climatizadas a 25 ± 1ºC, 70 ± 10% UR e 12 horas de fotofase, utilizando-se de 30 repetições. Para as cochonilhas provenientes de cafeeiro, o substrato café proporcionou o maior período ninfal de fêmeas (20,8 dias) e maior longevidade (31,7 dias). Para fêmeas oriundas de cacau, o substrato cacau promoveu o menor período ninfal (21,1 dias) e maior longevidade (25,0 dias). Para aquelas oriundas de citros, o substrato cacau promoveu o menor período ninfal (18,4 dias), e o substrato citros, a maior longevidade (32,0 dias). As maiores porcentagens de mortalidade (50%) foram obtidas das ninfas oriundas de frutos de cacau e citros, criadas em café e cacau, e as menores foram das ninfas oriundas de frutos de café, independentemente do substrato em que foram criadas. A cochonilha P. minor mostra uma associação mais estreita com o cacau e, eventualmente, café, em relação ao citros, o que explicaria sua maior ocorrência em cacau. No entanto, P. citri não evidencia nenhuma especificidade para os três substratos testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Marita, Jane M., José Luis Pires, W. Martin Aitken, and James Nienhuis. "Development and Utilization of a Core Collection in Theobroma cacao based on RAPD Marker-based Estimates of Genetic Distance." HortScience 32, no. 3 (June 1997): 513C—513. http://dx.doi.org/10.21273/hortsci.32.3.513c.

Full text
Abstract:
An increased need to understand the genetic relationships among cacao (Theobroma cacao) germplasm exists to identify cultivars that possess resistance to witches' broom disease (caused by Crinipellis perniciosa). Loss of production due to witches' broom disease in important cacao-growing areas, such as Bahia, Brazil, has generated a strong demand for disease-resistant varieties. Varieties based on single sources of resistance have been released; however, other genotypes are needed to enlarge the genetic diversity of cultivars in breeding programs. A core collection has been created to represent the range of genetic diversity available among the more than 600 cacao accessions at Centro de Pesquisa do Cacau (CEPEC). The cacao core facilitates access to the collection and is intended to enhance its use. This core collection was created from RAPD marker-based estimates of genetic distance among a subset of 270 accessions from the entire collection. The subset was sampled based on 1) witches' broom disease resistance data, 2) random sampling of the collection, and 3) random sampling of recently acquired accessions. Differences in RAPD marker frequencies were used to identify accessions in a witches' broom disease breeding program that contribute to the genetic diversity of the collection as a whole. In addition, differences in RAPD marker frequency allowed the comparison between accessions in the original collection and those acquired from new geographic regions that may expand the collection's genetic diversity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Borges, Elder Miguel Esperidião Silva, Flávio Luiz Honorato da Silva, Andrea Lopes de Oliveira Ferreira, and Lorena Lucena de Medeiros. "Polpa do cacau (Theobroma cacao L.) como substrato na elaboração de bebidas funcionais potencialmente probióticas." Research, Society and Development 10, no. 11 (August 21, 2021): e01101119002. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19002.

Full text
Abstract:
O cacau (Theobroma cacao L.), fruto do cacaueiro, é o principal ingrediente presente na composição do chocolate. Porém para a sua produção, é utilizado somente as sementes, tornando a polpa deste fruto um resíduo agroindustrial. Há muitos estudos que relataram alguns produtos a partir dessa polpa, como geleias, bebidas finas e até mesmo sorvetes. Baseado nessas aplicações da polpa do cacau, o presente estudo teve por objetivo realizar a caracterização físico-química da polpa do cacau, e avaliar seu potencial para a produção de bebidas potencialmente probióticas. Inicialmente foi realizada a caracterização da polpa, através da análise do pH, acidez titulável (ATT), teor de sólidos solúveis (SST), açúcares redutores (AR) e açúcares redutores totais (ART). Durante a análise, verificou-se que, com exceção do teor de sólidos solúveis, todos os parâmetros estavam dentro do estabelecido pela legislação vigente e de acordo com os dados obtidos a partir da revisão de literatura. Após uma revisão sistemática e a análise dos dados obtidos, foi possível verificar que a polpa do cacau possui enorme potencial para ser aplicada em processos de obtenção de bebidas potencialmente probióticas. O teor de sólidos solúveis e a concentração de açúcares geram maior impacto nos processos de obtenção dessa bebida, tendo em vista que são os componentes de maior consumo durante o processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Barreto, Arlete Côrtes, Maria Betania Galvão dos Santos Freire, Paulo Gabriel Soledade Nacif, Quintino Reis Araújo, Fernando José Freire, and Euzelina dos Santos Borges Inácio. "Fracionamento químico e físico do carbono orgânico total em um solo de mata submetido a diferentes usos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 4 (August 2008): 1471–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000400011.

Full text
Abstract:
A matéria orgânica é um importante indicador da qualidade do solo, pois está relacionada com diversas propriedades químicas, físicas e biológicas, sendo importante o conhecimento do teor de C orgânico total (COT), bem como de suas frações. Com base nisso, realizou-se esta pesquisa objetivando caracterizar e quantificar os estoques de COT e suas frações como indicadores da qualidade de um solo, submetido a diferentes usos: (1) Mata Atlântica, (2) Cacau (Theobroma cacao) e (3) Pastagem (Brachiaria decumbens), em uma microbacia no sul da Bahia. Para cada uso, coletaram-se amostras nas profundidades de 0-10 e 10-20 cm e procedeu-se à caracterização química e física do solo, à determinação do COT e ao seu fracionamento químico e físico. O teor de COT não diferiu entre os diferentes usos do solo nas duas profundidades estudadas. A percentagem de C humificado e nas frações de ácidos fúlvicos e humina foi maior na pastagem, na camada de 0-10 cm. Houve menor percentagem de C não-humificado nos sistemas cacau e pastagem, e maior relação C:N no sistema pastagem na camada de 10-20 cm. O sistema cacau promoveu aumento na quantidade de C orgânico na fração leve na camada de 10-20 cm. A substituição da mata pelo cultivo do cacau no sistema cabruca (sub-bosque) ou pela pastagem não alterou os teores de COT e de suas frações na área estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Amorim, Solange Maria Costa de, and Raúl René Valle. "Efeito da temperatura radicular na resistência ao movimento de água no cacaueiro (Theobroma cacao L.)." Acta Botanica Brasilica 6, no. 1 (July 1992): 55–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061992000100004.

Full text
Abstract:
O efeito da temperatura radicular na resistência ao movimento de água foi estudada em plântulas de cacau (Theobroma cacao L. cv. Catongo) sob condições de casa de vegetação e a temperaturas radiculares de 10, 20, 30 e 40ºC, em folhas cobertas com papel de alumínio e sacos de polieteileno preto e em folhas descobertas. As folhas estavdf am localizadas na parte basal, intermediária e apical do caule. Mediram-se trocas gasosas foliares utilizando o sistema portátil de fotossíntese LI-6000. O potencial hídrico e o osmótico foram mensurados por psicrometria. O potencial de turgor foi estimado por diferença entre o potencial hídrico e o osmótico. Os resultados obtidos sugerem que a resistência ao movimento de água nas plântulas de cacau depende do fluxo transpiracional e que a variação dos gradientes do potencial hídrico na planta é determinada por temperaturas radiculares maiores de 30ºC. As trocas gasosas, a temperaturas radiculares diferentes, dependem do estado hídrico da planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Nascimento Viana, Ana Letícia, Aquiles Simões, and Rodolpho Zahluth Bastos. "O CACAU DE VÁRZEA: SABERES E PRÁTICAS RIBEIRINHOS." Revista Agroecossistemas 12, no. 1 (July 31, 2020): 135. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v12i1.8955.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho analisar como se constituem os saberes e as práticas de ribeirinhos para a produção de derivados do cacau (Theobroma cacao L.) de várzea. O estudo ocorreu em dois momentos, na sede da cidade de Mocajuba e em duas comunidades ribeirinhas, na fazenda Tocantins, na comunidade de Santaninha, em Cametá e no sítio Samuhuma, na comunidade de Vista Alegre, em Mocajuba, no Território do Baixo Tocantins. O direcionamento teve o enfoque qualitativo, exploratório e descritivo, com pesquisas bibliográficas e de campo. Na coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas com produtores de cacau. A partir da análise, compreendeu-se que os ribeirinhos têm a sua produção garantida pelo trabalho familiar com a cacauicultura, onde a mulher apresenta papel significativo. Concluiu-se, que os saberes e as práticas dos ribeirinhos, são importantes por garantirem estratégias de produção alimentar com bases agroecológicas, com organização coletiva participativa, contribuindo para o desenvolvimento local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silveira, Paulo Túlio de Souza De Souza, Ismara Santos Rocha Conceição, Graciete De Souza Silva, Camila Duarte Ferreira, and Sérgio Eduardo Soares. "ESTUDO PROSPECTIVO RELATIVO AO CACAU E PRODUTOS DE CACAU, COMO CHOCOLATE, CONTENDO PEPTÍDEOS E PROTEÍNAS." Cadernos de Prospecção 11 (June 30, 2018): 340. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23137.

Full text
Abstract:
<p>Originado na Bacia Amazônica, o cacaueiro (<em>Theobroma cacao L.</em>) é cultivado em regiões tropicais pelo mundo. A composição química do cacau varia com o tamanho do fruto, clima, época de colheita, tipo de solo, grau de maturação e manipulação pós-colheita. O objetivo foi realizar um estudo prospectivo para mapear as pesquisas já desenvolvidas e patenteadas que abordem as proteínas presentes no cacau, verificando assim a frequência de depósitos nos países que detém essa tecnologia. A consulta foi realizada na base européia <em>Espacenet® </em>e na brasileira do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI),<em> </em>com estratégia de busca o uso de palavras-chave e códigos da Classificação Internacional de Patentes. O maior número de depósitos é dos Estados Unidos, sendo a primeira no ano de 1898, com um auge no ano de 2003; verificou-se que a maioria das patentes depositadas foi por empresas multinacionais. Observou-se uma queda de produção tecnológica nos últimos anos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Leite, Paula Bacelar, Suzana Caetano da Silva Lannes, Alexandre Mariani Rodrigues, Fabiana Andreia Schäfer De Martini Soares, Sérgio Eduardo Soares, and Eliete da Silva Bispo. "Estudo reológico de chocolates elaborados com diferentes cultivares de cacau (Theobroma cacao L.)." Brazilian Journal of Food Technology 16, no. 3 (September 2013): 192–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232013005000024.

Full text
Abstract:
O chocolate pode ser definido como uma suspensão de partículas sólidas (açúcar, sólidos de cacau e sólidos de leite) em uma fase gordurosa contínua, que contribui para o aroma, o sabor e a cor, além de promover forma ao produto final. A reologia de chocolates é quantificada durante a produção usando-se dois parâmetros: tensão inicial (yield stress) e viscosidade aparente (plástica), em que, geralmente, se utiliza o modelo de Casson. O objetivo deste estudo foi avaliar reologicamente formulações de chocolates produzidos a partir de diferentes cultivares de cacau. As amostras de chocolate foram formuladas com 73,6% de cacau e foram realizadas as seguintes análises: determinação do teor de lipídeos; composição em triacilgliceróis; testes reológicos, e análise do tamanho máximo de partículas. O chocolate proveniente da cultivar PH16 apresentou menor conteúdo de gordura (36,53 g.100 g–1), maior tamanho de partículas (21 µm), maior valor de tensão inicial (20,91 Pa) e maior área de histerese, com mais ampla tixotropia quando comparada às amostras dos chocolates provenientes das cultivares SR162 e Convencional. Os resultados encontrados no estudo reológico mostraram a interferência do conteúdo de gordura e do tamanho de partículas na tensão inicial dos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Silvio Roberto Miranda dos, Izildinha de Souza Miranda, and Manoel Malheiros Tourinho. "Estimativa de biomassa de sistemas agroflorestais das várzeas do rio juba, Cametá, Pará." Acta Amazonica 34, no. 1 (2004): 01–08. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672004000100001.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma estimativa da biomassa seca (BS) acima do solo e estoque de carbono (EC) de sistemas agroflorestais (SAF) estudados nas várzeas do rio Juba, Cametá, Pará. A BS foi estimada pelo método indireto a partir dos dados de um inventário florestal realizado em sete parcelas de 0,25 ha (50 m x 50 m). Foram inventariados em média 2594 indivíduos/ha com DAP >5 cm. Euterpe oleracea Mart.(açaí) e Theobroma cacao L. (cacau), foram as espécies mais importantes e representaram 80 % dos indivíduos (54 % e 26 %, respectivamente) e as outras espécies (árvores) 20 %. Em média a BS dos SAF foi de 298,44 t/ha. O açaí apresentou BS de 4,47 t/ha (43 % nas folhas e 57 % nos estipes), o cacau 1,45 t/ha (18 % nas folhas e 82 % na madeira) e as árvores 292,52 t/ha (1 % nas folhas e 99 % na madeira). O EC contido na BS total média foi de 134,30 t/ha; as árvores estocaram 131,63 t/ha (98 %), o açaí 2,01 t/ha (1,5 %) e o cacau 0,65 t/ha (0,5 %). O EC médio dos SAF estudados (idade média de 12 anos) representou, em média, cerca de 96 % do carbono que é estocado numa floresta primária de terra firme; cerca de 62 % a mais do estocado em florestas secundárias enriquecidas (idade média de 26 meses) e 23 % a mais do estocado em florestas de várzeas na Amazônia brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Schmildt, Edilson Romais, Evelyn Trevisan, Marcel Belique, and Omar Schmildt. "Modelos alométricos para determinação da área foliar de cacaueiro ‘PH-16’ em sombreamento e pleno sol." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 11, no. 1 (March 31, 2017): 47. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v11i1.3938.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho estudar a modelagem estatística da área foliar de cacaueiro (Theobroma cacao L. ‘PH-16’), em ambiente sombreado e a pleno sol. Coletaram-se aleatoriamente 200 folhas de cacaueiro (100 foram de plantas em cultivo sombreado e 100 em cultivo a pleno sol), situadas em lavouras cacaueiras no município de Linhares (ES), para estudo de suas medidas lineares. As folhas foram separadas em dois grupos, um para estimativa das equações e outro para validação dessas equações. Todas as folhas foram caracterizadas quanto ao comprimento (C), largura (L) e área foliar. A estimativa da área foliar foi feita pelos modelos linear, potência e exponencial, a partir das medidas de C, L e CL, como variáveis independentes. Na validação das equações obtidas, avaliou-se também a equação proposta por Azomaning e Lockard. Há diferença na morfologia foliar de cacau cultivado na sombra e em pleno sol, no entanto, o ambiente não afeta estatisticamente o intercepto dos modelos linear e potência, justificando a modelagem pelo uso conjunto de folhas dos dois ambientes. É possível estimar a área foliar do cacau a partir de equações alométricas, sendo mais precisas as equações que usam como variável explicativa o produto CL. A equação com modelo potência AFE = 0,6736 (CL)1,0036 é a mais indicada para estimar a área foliar de cacau ‘PH-16’, podendo ser usada tanto para folhas de plantas em ambiente sombreado quanto a pleno sol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

MACÊDO, A. S. L., C. V. B. NEGREIROS, E. S. BISPO, A. S. SILVA, and J. I. DRUZIAN. "PROSPECTIVE STUDY OF PROVING THE COCOA (Theobroma cacao L.) UNDER THE FOCUS ON APPLICATIONS FOR PATENTS DEPOSITED IN THE WORLD BETWEEN 1899 TO 2012." Revista Gestão, Inovação e Tecnologias 3, no. 5 (January 27, 2014): 362–71. http://dx.doi.org/10.7198/s2237-0722201300050029.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ramos, Juliana Arruda, Flávia Aparecida de Carvalho Mariano-Nasser, Karina Aparecida Furlaneto, Maurício Dominguez Nasser, and Rogério Lopes Vieites. "ELABORAÇÃO DE UM PRODUTO FUNCIONAL À BASE DE ABACATE E CACAU." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 4 (May 21, 2021): 627–39. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n4p627-639.

Full text
Abstract:
ELABORAÇÃO DE UM PRODUTO FUNCIONAL À BASE DE ABACATE E CACAU JULIANA ARRUDA RAMOS1, FLÁVIA APARECIDA DE CARVALHO MARIANO-NASSER1, KARINA APARECIDA FURLANETO1, MAURÍCIO DOMINGUEZ NASSER1, ROGÉRIO LOPES VIEITES1 1Departamento de Horticultura, Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Botucatu, SP. Av. Universitária, nº 3780 - Altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu - SP, Brasil. ju.a.ramos@globo.com, flaviamariano1@hotmail.com,. karinafurlaneto1@gmail.com, mdnasser@bol.com, vieites@fca.unesp.br. RESUMO: A crescente demanda social em conhecer as informações e composições dos alimentos tem impulsionado a inovação na elaboração de produtos funcionais, que além dos nutrientes como as vitaminas e minerais, possuem substâncias bioativas que melhoram o bem-estar das pessoas, modulando o sistema imunológico e prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas, podendo, com isso, aumentar a longevidade. Dentro desses alimentos funcionais, destaca-se o abacate, fonte de fitoquímicos e o cacau, rico em polifenóis, que pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e modular o metabolismo lipídico. Diante disso, objetivou-se elaborar e avaliar a aceitabilidade da pasta de abacate e cacau. Inicialmente foi realizada a caracterização físico-química, centesimal, da cor instrumental e dos compostos bioativos da polpa de abacate. Para a elaboração da pasta foram testados diferentes agentes de dulçor (mel, açúcar demerara e melado), a concentração mais adequada do agente escolhido (15%, 25% e 35%) e diferentes concentrações do cacau no produto (4,5%, 6,5% e 8,5%) verificando a aceitabilidade do produto através de testes sensoriais. E ao final foi calculada a informação nutricional da pasta de abacate e cacau. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias foram comparadas por meio do teste de Tukey com 5 % de significância. O açúcar demerara foi o produto escolhido pelos consumidores, assim como as concentrações de 25 % de açúcar e 8,5 % de cacau. A pasta é rica em fibras (1,30 g por porção), pobre em gorduras saturadas (0,19g por porção) e livre de sódio. Portanto, foi possível desenvolver pasta de abacate com boa aceitação dos consumidores. Palavras-chaves: Persea americana Mill., cacau, processamento, análise sensorial, irradiação. ELABORATION OF A FUNCTIONAL PRODUCT BASED ON AVOCADO ABSTRACT: The increasing social demand to know the information and compositions of foods has driven innovation in the elaboration of functional products, which besides nutrients like vitamins and minerals, have bioactive substances that improve the well-being of the people, modulating the immune system and preventing the early onset of degenerative diseases, which may increase longevity. Within these functional foods, we highlight the avocado, source of phytochemicals and cocoa, rich in polyphenols, which can help in the prevention of cardiovascular diseases and modulate lipid metabolism. Because of this, the aim is to prepare and evaluate the acceptability of avocado and cacao paste. Initially the physical-chemical characterization, centesimal, of the instrumental color and bioactive compounds of the avocado pulp was carried out. Different sweetening agents (honey, demerara and molasses), the most appropriate concentration of the selected agent (15%, 25%, and 35%) and different concentrations of cocoa in the product (4.5%, 6.5% and 8.5%) verified the acceptability of the product through sensory tests. At the end, the nutritional information of the avocado and cacao paste was calculated. The design was completely randomized. The data were submitted to analysis of variance (ANOVA) and the means were compared by means of the Tukey test with 5% significance. The Demerara sugar was the product chosen by the consumers, as well as the concentrations of 25% sugar and 8.5% cocoa. The paste is high in fiber, low in saturated fats and free of sodium. Therefore, it was possible to develop avocado paste with good consumer acceptance. Keywords: Persea americana Mill., cocoa, processing, sensory analysis, irradiation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Melo Neto, B. A., E. A. Carvalho, D. L. N. Mello, A. C. Anjos, A. C. R. Ferreira, and C. K. Sacramento. "CLASSIFICAÇÃO DE AMÊNDOAS E QUALIDADE DE LIQUOR DE CACAU (Theobroma cacao L.) SUPERIOR BAHIA." Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais 15, no. 4 (December 30, 2013): 391–96. http://dx.doi.org/10.15871/1517-8595/rbpa.v15n4p391-396.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, T. C. dos, T. J. O. Rocha, A. C. Oliveira, G. Abreu Filho, and M. Franco. "Aspergellus niger como produtor de enzimas celuloliticas a partir farelo de cacau (Theobroma cacao)." Arquivos do Instituto Biológico 80, no. 1 (March 2013): 65–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-16572013000100010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar a aplicação do fungo Aspergillus niger como produtor das enzimas celulolíticas CMCase, FPase e Xilanase, através da fermentação em estado sólido de cacau (Theobroma cacao). Avaliaram-se o efeito do tempo de fermentação (24, 72, e 120 horas) e da atividade de água (0,963; 0,976 e 0,983) sobre a produção das enzimas. As fermentações foram realizadas a 30º C em estufa bacteriológica. A otimização das condições ideais para produção de enzimas foi realizada a partir da Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). Estatisticamente, as melhores atividades para a CMCase obtidas foram 14,18 U/mL em 0,972 aw e 70,07 horas de fermentação, para a FPase 7,51 U/mL 0,974 aw 80,56 horas e para a Xilanase foi 11,86 U/mL 0,971 aw e 64,24 horas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Cotta, Michele Karina, Laércio Antônio Gonçalves Jacovine, Haroldo Nogueira de Paiva, Carlos Pedro Boechat Soares, Adonias de Castro Virgens Filho, and Sebastião Renato Valverde. "Quantificação de biomassa e geração de certificados de emissões reduzidas no consórcio seringueira-cacau." Revista Árvore 32, no. 6 (December 2008): 969–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622008000600002.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste trabalho foram quantificar a biomassa vegetal e analisar o potencial de geração de Certificados de Emissões Reduzidas (CERs) em um consórcio de seringueira (Hevea brasiliensis) M. Arg. aos 34 anos de idade com cacaueiro (Theobroma cacao L.) aos 6 anos de idade. O experimento foi realizado nas Fazendas Reunidas Vale do Juliana, em Igrapiúna, Bahia. A quantificação da biomassa arbórea foi feita utilizando-se o método direto e destrutivo de cinco seringueiras e 10 cacaueiros, selecionados em uma área de 2,2 ha. A biomassa da serapilheira foi quantificada por meio da coleta do material sobre o solo. O estoque de carbono no consórcio seringueira-cacau foi de 91,5 Mg C ha-1. Desse total, 84,7 Mg C ha-1 estavam estocados na seringueira, 5,2 Mg C ha-1 no cacaueiro e 1,6 Mg C ha-1 na serapilheira. O carbono contabilizado no consórcio correspondeu a 336 Mg CO2eq. ha-1, que equivalem à geração de 336 CERs ha-1. O consórcio seringueira-cacau apresentou capacidade para estocagem de carbono, podendo trazer grandes contribuições para a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera, e isso o credencia como atividade promissora na geração de projetos candidatos ao recebimento de créditos de carbono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tucci, Maria Luiza Sant'Anna, Mônica Ferreira de Abreu, Fausto Joaquim Coral, Ana Maria Futino, L. Rogério Remo Alfonsi, and Luiz Alberto Saes. "Teores de gordura e acidos graxos de clones de cacau nas condições do Vale do Ribeira (SP)." Bragantia 55, no. 2 (1996): 207–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051996000200001.

Full text
Abstract:
O Estado de São Paulo é uma das regiões em que se cultiva o cacaueiro (Theobroma cacao L.) mais afastadas do equador, com características climáticas distintas daquelas registradas nas regiões tradicionais de cultivo. A manteiga de cacau apresenta características físico-químicas peculiares, estreitamente relacionadas aos teores dos ácidos graxos que a constituem, os quais são influenciados pelas condições climáticas, especialmente a temperatura do ar. No presente trabalho, caracterizaram-se treze genótipos de cacau, da coleção do Instituto Agronômico, em Pariquera-Açu a 24°43' S, 47°53' W e 25 m de altitude, com base no teor de gordura e na composição em ácidos graxo. Os clones estudados foram os seguintes: SCA 6, SCA 12, IAC 1, ICS 39, ICS 60, ICS 95, UF29, UF 613, UF 667, UF 668, UF 677, P 7 e IMC 67. Houve diferenças significativas entre os clones quanto ao teor de gordura, que variou de 50,7%, para o ICS 95, a 57,6%, para o IAC 1. A composição de ácidos graxos diferiu significativamente entre os clones, exceto para o ácido araquídico. A relação entre ácidos graxos saturados e insaturados variou de 1,37 a 1,74: os clones SCA 12, SCA 6 e P 7 diferiram estatisticamente dos clones ICS 39, 60, 95, IMC 67 e UF 668.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Solano Neto, Arnaldo, Oscar Mitsuo Yamashita, Marco Antonio Camillo de Carvalho, Ricardo Adriano Felito, Adriano Maltezo da Rocha, and Hudson De Oliveira Rabelo. "Efeito de doses de glyphosate em deriva simulada em plantas jovens de cacau." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 56 (August 15, 2021): 134. http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4367.

Full text
Abstract:
<p class="Normal1">O cacaueiro (<em>Theobroma cacao </em>L.) é uma planta perene, da qual são extraídas amêndoas que vão ser usadas para produção de chocolate. O cultivo desta planta, especialmente no período de implantação da lavoura sofre a competição por plantas daninhas. Em geral estas são controladas com herbicidas. Entretanto estes produtos podem prejudicar ou até matar a cultura. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de doses reduzidas, simulando deriva de glyphosate no desenvolvimento inicial de plantas de cacau. Foram testadas cinco subdoses do herbicida glyphosate: 0, 144, 288, 432 e 864 g e.a ha<sup>-1</sup> do ingrediente ativo. Foram feitas avaliações aos 7, 14, 21 e 28 dias para verificação da fitointoxicação das plantas. Ao final de 14 e 28 DAA, foram avaliados: altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, comprimento radicular, matéria seca. Feita as análises foram observados que os sintomas de fitointoxicação foram severos já na primeira dose do herbicida afetando drasticamente o número de folhas das mudas de cacau. Sendo assim, nota-se que o cacaueiro é uma espécie que apresenta grande sensibilidade à deriva do herbicida glyphosate, e sua fitointoxicação ocorre já nas dosagens mínimas aplicadas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Quintero-Nuñez, Luis Enrique, Liliana Yanet Suárez-Contreras, and Giovanni Chaves-Bedoya. "Ensayos para la extracción de ADN y estandarización de RAPDs en Moniliophthora roreri." Respuestas 22, no. 2 (July 1, 2017): 48. http://dx.doi.org/10.22463/0122820x.1174.

Full text
Abstract:
Antecedentes: Moniliophthora roreri es el agente causal de la moniliasis del cacao, enfermedad limitante que presentan las regiones productoras de cacao (Theobroma cacao L.), siendo el principal problema fitosanitario para Colombia. Conocer el comportamiento de M. roreri In vitro, es importante para su estudio. Además, continuar con los trabajos que definan la estructura genética de las poblaciones del fitopatógeno es interesante pues refleja su historia evolutiva y su potencial para evolucionar. Objetivo: Observar el crecimiento y desarrollo de 11 aislamientos de M. roreri obtenidos de 6 municipios de Norte de Santander: El Zulia, Cúcuta, Sardinata, El Tarra, Agua Clara, Tibú, para estandarizar ADN polimórfico Amplificado al Azar. Métodos: Se probaron cinco métodos de incubación para el aislamiento del fitopatógeno en PDB, el método donde el hongo permaneció en agitación 1 día a 120 rpm con periodos luz/oscuridad de 12h/1 Universidad Francisco de Paula Santander 2h a temperatura de 25 a 28°C, e incubación a 28°C en completa oscuridad; mostró mejores resultados, al observar crecimiento del micelio de M. roreri durante 8 días razón por la cual se continuó con la extracción del ADN de los aislamientos, y se estandarizó la técnica RAPD (ADN Polimórfico Amplificado al Azar). Resultados: La incubación a 28°C en completa oscuridad, mostró mejores resultados en cuanto al crecimiento del hongo y se logró estandarizar los RAPDs con el Oligo 4, Oligo 8, Oligo10 y OPA 10. En la PCR, con una temperatura de desnaturalización de 94°C por cinco minutos, 35 ciclos a 94°C por 30 segundos, temperatura de alineamiento de 36°C (para el Oligo 8 y 10) y 32°C (para el Oligo 4 y OPA 10) por un minuto, 72°C por 2 minutos y un ciclo final de 72°C por 7 minutos. Conclusión: se logró determinar la temperatura de incubación de 28°C en oscuridad y estandarizar la técnica RAPDs para Moniliophthora roreri.Palabras claves: ADN, cacao, marcador molecular, patógeno de cacao. Abstract Background: Moniliophthora roreri is the causal agent of cocoa moniliasis, a limiting disease presented by cocoa producing regions (Theobroma cacao L.), being the main phytosanitary problem for Colombia. Knowing the behavior of M. roreri In vitro, it is important for its study. In addition, continuing the work that defines the genetic structure of phytopathogen populations is interesting because it reflects their evolutionary history and their potential for evolution. Objective: To observe the growth and development of 11 isolates of M. roreri obtained from 6 municipalities of Norte de Santander: El Zulia, Cúcuta, Sardinata, El Tarra, Agua Clara, Tibú, to standardize Random Amplified polymorphic DNA. Methods: Five incubation methods were tested for phytopathogen isolation in PDB, the method where the fungus remained agitated for 1 day at 120 rpm with light / dark periods of 12h / 12h at 25 to 28 ° C, and incubation at 28 ° C in complete darkness; Showed better results, when observing growth of M. roreri mycelium during 8 days reason for which the extraction of DNA from the isolates was continued, and RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA) technique was standardized. Results: Incubation at 28 ° C in complete darkness showed better results in fungus growth and RAPDs were standardized with Oligo 4, Oligo 8, Oligo 10 and OPA 10. In the PCR, with a denaturation temperature of 94 ° C for five minutes, 35 cycles at 94 ° C for 30 seconds, alignment temperature of 36 ° C (for Oligo 8 and 10) and 32 ° C (for Oligo 4 and OPA 10) for one minute, 72 ° C for 2 minutes and a final cycle of 72 ° C for 7 minutes. Conclusion: it was possible to determine the incubation temperature of 28 ° C in the dark and to standardize the RAPDs technique for Moniliophthora roreri.Keywords: DNA, cocoa, molecular marker, cocoa pathogen. Resumo Antecedentes: Moniliophthora roreri é o agente causal da monilíase do cacau, uma doença limitante apresentada pelas regiões produtoras de cacau (Theobroma cacao L.), sendo o principal problema fitossanitário para a Colômbia. Conhecendo o comportamento de M. roreri In vitro, é importante para o seu estudo. Além disso, prosseguir o trabalho que define a estrutura genética das populações de fitopatógenos é interessante porque reflete sua história evolutiva e seu potencial para evoluir. Objetivo: Observar o crescimento e o desenvolvimento de 11 isolados de M. roreri obtidos de 6 municípios do Norte de Santander: El Zulia, Cúcuta, Sardinata, El Tarra, Agua Clara, Tibú, para padronizar o DNA polimórfico Amplificado Aleatório. Métodos: foram testados cinco métodos de incubação para o isolamento do fitopatogênio no PDB, método em que o fungo permaneceu agitado durante 1 dia a 120 rpm com períodos claros / escuros de 12h / 1 Universidade Francisco de Paula Santander 2h a uma temperatura de 25 a 28 ° C, e incubação a 28 ° C em completa escuridão; apresentaram melhores resultados, observando o crescimento do micelio de M. roreri durante 8 dias, razão pela qual a extração do DNA dos isolados foi continuada, e a técnica RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA) foi padronizada. Resultados: a incubação a 28 ° C em completa escuridão apresentou melhores resultados no crescimento de fungos e os RAPDs foram padronizados com Oligo 4, Oligo 8, Oligo 10 e OPA 10. No PCR, com uma temperatura de desnaturação de 94 ° C durante cinco minutos, 35 ciclos a 94 ° C durante 30 segundos, temperatura de alinhamento de 36 ° C (para Oligo 8 e 10) e 32 ° C (para Oligo 4 e OPA 10) durante um minuto, 72 ° C durante 2 minutos e um ciclo final de 72 ° C durante 7 minutos. Conclusão: foi possível determinar a temperatura de incubação de 28 ° C no escuro e padronizar a técnica de RAPD para Moniliophthora roreri.Palavras-chave: DNA, cacau, marcador molecular, patógeno do cacau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Da Cunha de Araujo, Myrella Katlhen, Ramon Rene De Cristo Silva, Arlindo Modesto Antunes, and Magnun Antônio Penariol da Silva. "PROPRIEDADES FÍSICAS E MORFO-FISIOLÓGICAS DAS SEMENTES NATIVAS DO CACAUEIRO (Theobroma cacao L.) NA AMAZÔNIA ORIENTAL." ENERGIA NA AGRICULTURA 34, no. 01 (March 27, 2019): 142–51. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2019v34n01p142-151.

Full text
Abstract:
PROPRIEDADES FÍSICAS E MORFO-FISIOLÓGICAS DAS SEMENTES NATIVAS DO CACAUEIRO (Theobroma cacao L.) NA AMAZÔNIA ORIENTAL MYRELLA KATLHEN DA CUNHA DE ARAUJO1; RAMON RENE DE CRISTO SILVA2; ARLINDO MODESTO ANTUNES4 E MAGNUN ANTÔNIO PENARIOL DA SILVA5 1 Acadêmica do curso de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, (PA 451, Km 03, Bairro Açaizal, 68680-000, Tomé-Açu, Pará, Brasil) e myrellakaraujo@gmail.com 2 Acadêmico do curso de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, (PA 451, Km 03, Bairro Açaizal, 68680-000, Tomé-Açu, Pará, Brasil) e reneramon42@gmail.com 3 Professor Adjunto do curso de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, (PA 451, Km 03, Bairro Açaizal, 68680-000, Tomé-Açu, Pará, Brasil) e arlindo.modesto1@hotmail.com 4 Professor Adjunto do curso de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, (PA 451, Km 03, Bairro Açaizal, 68680-000, Tomé-Açu, Pará, Brasil) e penariol@gmail.com RESUMO: O cacaueiro (Theobroma cacao L.) é uma espécie arbórea tropical com grande importância econômica, porém existem poucas informações na literatura a respeito de processos de pós-colheita das sementes para secagem e armazenamento de suas sementes. No presente estudo, objetivou-se caracterizar as sementes através de análises físicas, morfológicas e fisiológicas. As características morfológicas externas analisadas foram: cor; textura e consistência dos tegumentos; forma; bordo; posição do hilo e da micrópila; rafe; presença de outras estruturas. Além do dimensionamento físico (comprimento, largura e espessura) de 400 sementes (cm), obtendo valores de máxima, mínima e média, e amassa (g) com 10 amostras de 40 unidades. Para as características fisiológicas, foram realizadas: porcentagem de germinação (G); porcentagem de germinação diária (PGD); porcentagem de germinação acumulada (PGA); velocidade de germinação diária (VGD); número de contagens diárias das sementes (N) e vigor (V) das sementes, com contagens diárias até 21 dias. Com os resultados, as sementes foram identificadas como bitegumentadas e delgadas, com presença de hilo e rafe, dois cotilédones espessos, embrião axial e formato das sementes variável entre elipsóide a ovóide. Sua coloração é variável entre tons de branco e devioleta escuro, com dois cotilédones espessos, dobrados em volta do eixo hipocótilo-radicular, axial e em maioria elipsoidal, com radícula posicionada de forma geotrópica positiva. Com as análises físicas, as sementes demonstraram tamanhos variados, sendo o maior tamanho de 3,05 cm de comprimento e o menor de 0,41 cm de profundidade. Em relação às amostras, A6obteve maior valor para massa (74,38g), no entanto, sem diferença significativa entrelotes.Na análise fisiológica, as sementes de cacau começaram a emergir após 3 dias, e mesmo não considerando as plantas de emergência tardia, o potencial germinativo entre lotes variou de12 a 20 de plantas germinadas, comgerminação média de 17% em amostra homogênea. Ainda, a expressividade foi até os 13 dias depoisdo plantio e velocidade germinativa de 8,91 indicando o vigor das sementes. Assim, a presente pesquisa busca corroborar a estudos sobre as sementes de cacau da região amazônica nos processos de pós-colheita. Palavras-chaves: Theobroma cacao L., vigor, germinação, cacau, secagem e armazenamento. PHYSICAL AND MORFO-PHYSIOLOGICAL PROPERTIES OF THE NATIVE SEEDS OF CACAO (Theobroma cacao L.) IN THE EASTERN AMAZON ABSTRACT: Cacao (Theobroma cacao L.) is a tropical tree species of great economic importance, but there is few information in literature regarding post-harvesting processes for seeds drying and storage. The present study aimed to characterize the seeds through physical, morphological and physiological analyzes. The external morphological characteristics analyzed were: color, texture and consistency of the integuments, shape, edge, hilum position and micropyle; raphe and presence of other structures. Physical dimension as length, width and thickness (cm) mass (g) Physiological characteristics, percentage of germination (G), percentage of germination per day (PGD); percentage of accumulated germination (PGA), daily germination speed (VGD), number of daily seed counts (N) and vigor (V) of the seeds, daily counts up to 21 days. It was evaluated a total of 400 seeds, with 10 samples of 40 units. The results showed that, the seeds were identified as: bitegumentate and thin, with presence of hilo and raphe, two thick cotyledons, axial embryo and seed format variable between ellipsoid and ovoid. Already the coloration varies between white to dark violet tones, with two thick cotyledons, folded around the hypocotyl-axial axis, axial and mostly ellipsoidal, with radicle positioned in a positive geotropic form. With the physical analyzes, the seeds showed different sizes, the largest seed size was (3.05 cm in length) and the lowest (0.41 cm in depth). In relation to the samples, A6 obtained higher value for mass (74.38g), however, without significant difference between batches. In the physiological analysis the cocoa seeds began to emerge after 3 days, and even when the late emergence plants were not considered, the germination potential varied between 12 and 20 germinated plants, with a mean germination of 17% in a homogeneous sample. Besides the expressiveness until the 13 days from the planting and germination speed of 8.91 indicating the vigor of the seeds. Thus, the present research seeks to corroborate the studies on the cocoa seeds of the Amazon region in the post-harvest processes. Keywords: Theobroma cacao L., vigor, germination, cocoa, drying and storage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Luz, Edna Dora M. Newman, Ademilde O. Cerqueira, Fábio G. Faleiro, Alfredo Dantas Neto, Kiyoshi Matsuoka, and José Raimundo B. Marques. "Diversidade genética de isolados de Phytophthora capsici de diferentes hospedeiros com base em marcadores RAPD, patogenicidade e morfologia." Fitopatologia Brasileira 28, no. 5 (October 2003): 559–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582003000500017.

Full text
Abstract:
Phytophthora capsici é uma espécie onívora com vários hospedeiros cultivados na Bahia. Variações morfológicas ocorrem entre isolados de cacaueiro (Theobromae cacao), seringueira (Hevea brasiliensis) e pimenta-do-reino (Piper nigrum), todos classificados como P. capsici. Utilizaram-se marcadores RAPD e reações de patogenicidade para estudar a diversidade genética dentro desta espécie. Foram analisados 22 isolados sendo, oito de cacau, oito de seringueira, três de pimentão (Capsicum annuum) (dois antigos e um recente), um de abóbora (Cucurbita moschata), um de tomate (Lycopersicon esculentum) e um de pimenta-do-reino. Os isolados de pimentão, abóbora e tomate foram obtidos em Minas Gerais, o de pimenta-do-reino no Pará e, os demais, na Bahia e Espírito Santo. O DNA genômico de cada isolado foi extraído e amplificado utilizando-se oito primers decâmeros, os quais geraram 123 marcadores RAPD. Distâncias genéticas e análises de agrupamento permitiram a diferenciação de três grupos: o primeiro formado por isolados de cacaueiro, o segundo por sete dos oito isolados de seringueira e o terceiro por dois isolados de pimentão (antigos). Os isolados de tomate, pimenta-do-reino, pimentão (recente), o de abóbora e um de seringueira mostraram-se distantes geneticamente dos demais. Inoculações em frutos de cacau, seringueira, tomate e pimentão, com e sem ferimento, mostraram que o isolado de seringueira que não agrupou com os demais foi o menos virulento dos isolados testados, não causando lesões em frutos de seringueira sem ferimento. Frutos de pimentão só foram infetados por isolados de tomate e pimentão, enquanto os frutos de cacau foram infetados por todos os isolados testados. A manutenção de todos os grupos dentro de P. capsici é discutida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

López Báez, Orlando, and Mario Noel Ballinas Gómez. "Materiales de cacao de interés farmacológico (Theobroma cacao L.)." Revista Espacio I+D Innovación más Desarrollo 5, no. 11 (June 23, 2016): 84–103. http://dx.doi.org/10.31644/imasd.11.2016.a05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

De Magalhães, Gustavo Magno Souza. "Desenvolvimento de bebida gaseificada à base de “mel de cacau” (Theobroma cacao) / Development of a carbonated drink based on "cocoa honey" (Theobroma cacao)." Brazilian Journal of Development 7, no. 8 (August 17, 2021): 82021–36. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n8-421.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Almeida, Caio Márcio Vasconcellos Cordeiro de, Luiz Antônio dos Santos Dias, and Acácio de Paula Silva. "Caracterização agronômica de acessos de cacau." Pesquisa Agropecuária Brasileira 44, no. 4 (April 2009): 368–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2009000400006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento agronômico de 140 acessos de cacau (Theobroma cacao L.) de diferentes origens. De 2002 a 2005, foram avaliados oito caracteres relativos a componentes de produção de amêndoas e de resistência à vassoura-de-bruxa e à coleóbroca-dos-frutos. Os dados anuais, totalizados por colheitas e acesso, foram submetidos a análises descritivas de correlação e de variância em esquema fatorial, seguidas de testes de médias. Os acessos apresentaram elevada variabilidade em todos os caracteres avaliados. Os acessos CAB 9, 13, 40, 218, 226, 417 e 452 destacaram-se quanto à tolerância à vassoura-de-bruxa e coleóbrocas e quanto ao desempenho produtivo, que foi de intermediário a elevado. A identificação de acessos tolerantes à vassoura-de-bruxa ampliou as fontes de genes para uso em melhoramento de cultivares quanto à resistência horizontal ao patógeno Moniliophthora perniciosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pinheiro, Alyson Andrade, Cristina Mattos Veloso, Aires Lima Rocha Neto, Robério Rodrigues Silva, Fabiano Ferreira da Silva, Fabrício Bacelar Lima Mendes, Hermógenes Almeida de Santana Júnior, Saulo Tanus Azevedo, and Gleidson Giordano Pinto de Carvalho. "Comportamento ingestivo de novilhas leiteiras alimentadas com níveis de farelo de cacau (Theobroma cacao) na dieta." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 13, no. 1 (March 2012): 224–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402012000100020.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o comportamento ingestivo de novilhas leiteiras alimentadas com níveis de farelo de cacau (0; 7; 14 e 21%). Foram utilizadas 20 novilhas leiteiras ¾ Gir x ¼ Holandês, com peso corporal inicial médio de 165,5 ± 35,8kg. Os animais foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições, e receberam dietas compostas de silagem de capim elefante como volumoso e concentrado com níveis crescentes de inclusão de farelo de cacau. Foram avaliados os consumos, assim como suas eficiências de alimentação e ruminação. Para determinação do comportamento ingestivo, as novilhas foram submetidas, no penúltimo dia do período experimental, à observação visual, a cada cinco minutos, durante 24 horas. Os consumos de matéria seca, de fibra em detergente neutro, de carboidratos não fibrosos e de nutrientes digestíveis totais não foram influenciados pelos níveis de inclusão de farelo de cacau na dieta. Os tempos gastos em alimentação, ruminação e ócio não diferiram entre os tratamentos, assim como o número de períodos e os tempos gastos em cada período das respectivas atividades. O tempo gasto por bolo ruminado, o número de mastigações por bolo, o número de bolos ruminados por dia e o tempo de mastigação total não sofreram efeito das dietas. A eficiência de alimentação dos carboidratos não fibrosos teve efeito linear crescente, à medida que foi incluso o farelo de cacau na dieta. A inclusão de até 21% de farelo de cacau na dieta total não altera o comportamento ingestivo de novilhas leiteiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Tavares, P. P. L. G., M. R. Silva, L. F. P. Santos, I. L. Nunes, and K. T. Magalhães-Guedes. "Produção de bebida fermentada kefir de quinoa (Chenopodium quinoa) saborizada com cacau (Theobroma cacao) em pó." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 13, no. 4 (December 31, 2018): 1–7. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v13i4a5593.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Garuzzo, Marlon dos Santos Pereira Birindiba, and Rosane Rodrigues da Costa Pereira. "Diversidade da entomofauna em um plantio de Cacau (Theobroma cacao) no município de Ilhéus, Bahia, Brasil." Pubvet 12, no. 11 (November 2018): 1–5. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a203.1-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Leal de Sousa, Iara Rayana, Daniela Pauletto, Lucas Sérgio de Sousa Lopes, Rafael Rode, Vanessa Leão Peleja, and Bruna Bandeira de Freitas. "Taxa de decomposição foliar de espécies utilizadas em sistemas agroflorestais." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 15, no. 2 (April 1, 2020): 118–26. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v15i2.6734.

Full text
Abstract:
Os sistemas agroflorestais (SAFs) promovem a sustentabilidade do agroecossistema através das interações energéticas e da ciclagem de nutrientes por meio da produção e decomposição de biomassa sobre o solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a decomposição foliar de espécies utilizadas na adubação verde e de interesse econômico em sistemas agroflorestais. O estudo foi realizado no SAF experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Analisou-se a decomposição foliar de seis espécies, sendo cacau (Theobroma cacao L.), cumaru (Dipteryx odorata (Aubl.) Forsyth) e pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) consideradas de interesse econômico e feijão-de-porco (Canavalia ensiformis (L.) DC.), gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp.) e guandú (Cajanus cajan (L.) Huth) consideradas espécies de adubação verde. Para acompanhar a decomposição, utilizou-se o método de litter bags com o experimento alocado nos períodos mais chuvoso e menos chuvoso. Os dados de massa foliar remanescente foram analisados estatisticamente pelo teste Tukey e ajustados por meio de equação não-linear para obtenção da constante de decomposição (k) e tempo de meia-vida (t1/2). As espécies apontadas para adubação verde apresentaram as maiores de taxas de decomposição ao final do experimento, nas quais a gliricidia e feijão de porco obtiveram as maiores taxas. Dentre as espécies escolhidas por interesse econômico, a pimenta do reino apresentou retorno de nutrientes ao solo superiores as espécies cumaru e cacau. O período seco obteve perda de massa mais lenta que o período chuvoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mariano Cunha, Amanda Mozarte, Valdemara Cristiane Pereira dos Santos, and Lucinéia Cavalheiro Schneider. "AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE CULTURA SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS ATIVAS (SCOBY) EM KOMBUCHA COM DIFERENTES FONTES DE CAFEÍNA." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 21, 2021): 145–51. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8969.

Full text
Abstract:
O SCOBY refere-se a um biofilme celulósico de leveduras e bactérias de alta cristalinidade, resistência à tração, insolubilidade, moldabilidade, polimerização, retenção de água e fibras mais finas que as de celulose vegetal. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar crescimento e desenvolvimento do biofilme flutuante em amostras de Kombucha produzidas em diferentes fontes de cafeína: Camellia sinensis, Ilex paragauiensis, Coffea, Paullinia cupana e Theobroma cacao. EMBASA, em Barreiras-BA. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (T1, chá verde, T2, chá mate, T3, café, T4, guaraná e T5, cacau 100%) e quatro repetições, no conjunto de 20 parcelas, realizadas em triplicata, totalizando 60 unidades experimentais. Os substratos de fermentação foram eficientes para a produção de um novo biofilme. O fator pH não variou com os teores de cafeína, diferente do crescimento da película bacteriana, que se multiplicou em maiores teores da substância. O tratamento 5 obteve maiores índices de crescimento, rendimento, quantidade de matéria seca, e menor teor de umidade em relação aos demais, seguindo pelos tratamentos 1 e 3, com rendimento de biofilme mediano e valores aproximados de teor de umidade 65% e 60% respectivamente. Os tratamentos com menores desempenhos foram o 2, com 80% de umidade, e 4, com 75,17%. Conclui-se que para produção de biofilmes com objetivo de obtenção de biocelulose, o cacau 100% torna-se a melhor opção como fonte de inoculo para as bactérias e leveduras microbiologicamente ativas presentes na Kombucha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Amaral, Gabriel Oliveira, Solane Alves Santos Da Rocha, Ana Lucia Fernandes Pereira, and Elck Almeida Carvalho. "Elaboração de Mix de Açaí (Euterpe oleracea) Adicionado de Líquor de Cacau (Theobroma cacao) / Preparation of Acai Mix (Euterpe oleracea) Added Cocoa Liquor (Theobroma cacao)." Brazilian Journal of Development 7, no. 8 (August 17, 2021): 82160–80. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n8-430.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

dos Santos, Tamires, George Abreu Filho, Thiago Rocha, and Marcelo Franco. "Aplicação da fermentação em estado sólido sobre o farelo de cacau (Theobroma Cacao L.): Obtenção de ligninases." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 32, no. 1 (June 22, 2011): 87–96. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2011v32n1p87.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Carine Oliveira dos, Eliete da Silva Bispo, Ligia Regina Radomille de Santana, and Rosemary Duarte Sales de Carvalho. "Aproveitamento tecnológico do "mel de cacau" (Theobroma cacao L) na produção de geleia sem adição de açúcar." Revista Brasileira de Fruticultura 36, no. 3 (September 2014): 640–48. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-042/13.

Full text
Abstract:
O "mel de cacau" é uma denominação regional do líquido transparente extraído da polpa do cacau, que cobre as sementes, antes do processo de fermentação do cacau. Este material é atrativo do ponto de vista de seus aspectos sensorial e tecnológico; entretanto, seu uso para o consumo ainda é restrito. O propósito deste estudo foi produzir geleia dietética usando o "mel de cacau" e realizar a caracterização química e sensorial dos produtos. Para a preparação das geleias, foram usados os seguintes ingredientes: pectina de baixo grau de metoxilação, polidextrose, sorbitol, maltitol, fosfato tricálcico, sorbato de potássio e cacau em pó. As geleias dietéticas estudadas foram: F1 (0,0015% taumatina e 0,005% sucralose); F2 (0,0015% taumatina e 0,002% acessulfame-k); F3 (0,005% sucralose e 0,002% acessulfame-k). Foi produzido, também, um tratamento-controle (com 40,0% de sacarose). Os dados químicos e sensoriais foram analisados por ANOVA, teste de Tukey e Mapa de Preferência Interno (MDPREF). O tratamento F3 (sucralose e acessulfame-k) foi a geleia dietética preferida dos consumidores. Esta diferiu significativamente (p<0.05) dos tratamentos F1 (taumatina e sucralose) e F2 (taumatina e acessulfame-k) em relação aos atributos cor, aroma de chocolate, gosto doce, gosto ácido, sabor de chocolate e consistência; obteve, também, maior nota para intenção de compra. O uso do adoçante taumatina mostrou-se inadequado por não prover doçura à geleia de "mel de cacau". Os resultados indicaram a viabilidade do aproveitamento tecnológico do "mel de cacau" como matéria-prima na preparação de geleia dietética, que apresentou boas características sensoriais e nutricionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Faleiro, Fábio G., Edna Dora M. N. Luz, Ademildes O. Cerqueira, and Cenilda S. S. Rocha. "Uso de marcadores RAPD na classificação de isolados de Phytophthora spp. causadores da podridão parda do cacaueiro no Brasil." Fitopatologia Brasileira 28, no. 3 (June 2003): 312–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582003000300015.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste trabalho propor uma metodologia para a utilização de marcadores RAPD como uma ferramenta auxiliar na classificação de isolados de Phytophthora spp. causadores da podridão-parda do cacaueiro (Theobroma cacao) no Brasil. Existe uma necessidade constante de monitorar populações de Phytophthora spp. nas regiões cacaueiras do Brasil e a tarefa de classificação dos isolados é difícil e demorada. Com base em estudos de diversidade genética de isolados de Phytophthora capsici, P. palmivora e P. citrophthora por meio de marcadores RAPD, foram escolhidos três isolados de cada espécie como padrões e dois "primers" decâmeros mais informativos na diferenciação das espécies (OPA 13 e OPH 18). O DNA genômico dos isolados padrões e de três isolados não classificados foi extraído e amplificado, utilizando-se os dois "primers" decâmeros mais informativos. Os padrões de marcadores RAPD obtidos permitiram uma diferenciação visual clara dos isolados de cada espécie e mostraram-se úteis na classificação de isolados de Phytophthora spp. A metodologia proposta já está sendo utilizada no Centro de Pesquisas do Cacau, solucionando eventuais dúvidas resultantes da caracterização morfológica dos isolados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Da Cunha de Araujo, Myrella Katlhen, Ramon Rene De Cristo Silva, Arlindo Modesto Antunes, and Magnun Antônio Penariol da Silva. "PROTÓTIPO PARA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DAS SEMENTES DO CACAUEIRO (Theobroma cacao L.)." ENERGIA NA AGRICULTURA 33, no. 4 (February 4, 2019): 385–90. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2018v33n4p385-390.

Full text
Abstract:
O cacau é uma cultura perene de grande valor econômico na região norte brasileira, todavia apresentadificuldades de armazenamento e secagem que mantenham a qualidade do produto final. Com isso, o objetivo dopresente estudo foi dimensionar um equipamento para mensurar o ângulo de repouso de grão e analisar as sementes docacaueiro (Theobroma cacao L.), demonstrando suas características físicas ângulo de repouso, volume unitário,porosidade e esfericidade, com intuito de colaborar com futuros estudos de dimensionamento de silos, secadores ecorreias transportadoras. O trabalho foi conduzido no município de Tomé-Açu com a construção de um protótipo eposterior comparação a outro já estabelecido com 10 repetições, a esfericidade foi realizada com obtenção dos eixosortogonais de 15 sementes, o volume unitário considerou o volume de um elipsoide triaxial com 15 repetições,porosidade da massa de grãos foi determinada pelo método direto pela inserção de um fluido de óleo vegetal em umamassa conhecida. Os resultados foram submetidos ao teste de média (T) com p-valor <0,05 de significância. Com osresultados obtidos observou-se que o protótipo produzido obteve êxito comparado ao já estabelecido, com ângulo derepouso inferior a 35° demonstrando as sementes do cacau como de fluxo livre. Quanto à esfericidade os valoresvariaram entre 15,75 a 35,16%, sendo impossível classificá-las como esféricas, para volume unitário variaram entre1,24 a 4,25 cm3, a massa específica unitária de 1,06 a 1,15 g/cm3 e a massa específica aparente de 0,48 a 0,53 g/cm3,admitindo porosidade variável entre 0,53 a 0,56. Dessa forma, os dados obtidos no trabalho corroboram com futurosestudos de dimensionamento, melhoria e projeção de silos, secadores e correias transportadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Marivana Borges, Alessandra de Rezende Ramos, and Giorgini Augusto Venturieri. "Indução de calos em espécies amazônicas do gênero Theobroma." Ciência e Agrotecnologia 30, no. 2 (April 2006): 257–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542006000200010.

Full text
Abstract:
Vários trabalhos vem sendo desenvolvidos sobre o cultivo in vitro de cacau (T.cacao), mas são raros para a maioria das outras espécies do gênero, como o cupuaçu (T. grandiflorum), cuja a área plantada vem aumentando expressivamente, e outras que poderiam servir de fonte de genes para as espécies economicamente já reconhecidas. Protocolos para obtenção de embriões somáticos in vitro para as espécies T. cacao,T. grandiflorum,T. speciosum e o híbrido T. grandiflorum x T. obovatum foram avaliados a partir de duas fontes de explantes, estaminódios e pétalas (formadas por lígulas e cógulas) cultivados em meio de crescimento primário de calo, consistindo de sais DKW, suplementado com 20 g l-1 de sacarose, 250 mg l-1de glutamina, 200 mg l-1de mio-inositol, 0,2 mg l-1 de tiamina-HCl, 0,1 mg l-1 de ácido nicotínico, 0,2 mg l-1 de glicina, 2 mg l-1 de 2,4-D, 2,2 g l-1 de Gelrite® e pH 5,8. A este meio foram adicionadas diferentes concentrações de tidiazuron (0, 5 e 10 µg l-1). As culturas foram mantidas no escuro por 14 dias, à temperatura de 25 ± 2 ºC, e então transferidas para meio de crescimento secundário de calo, constituído de sais WPM, vitaminas de Gamborg, 20 g l-1 de sacarose, 2 mg l-1 de 2,4 D, 0,3 mg l-1 de cinetina, 50 ml l-1 de água de côco, 2,2 g l-1 de Gelrite® e pH 5,8. A formação de calos ocorreu em todas as espécies. Embriões somáticos foram obtidos somente para T. cacao. A calogênese mostrou-se influenciada pelo genótipo e foi maior nos estaminódios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Jessé, Maria Santos, Fabrício Mesquita, William Alves, and Adauto Pena Junior. "COMPARAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DAS AMÊNDOAS DE CACAU (Theobroma cacao), CUPUAÇU (Theobroma grandiflorum) E CUPUÍ (Theobroma subincanum)." Enciclopédia Biosfera 15, no. 28 (December 3, 2018): 312–17. http://dx.doi.org/10.18677/encibio_2018b26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Hidayat, Moch Taufik, and Rr Rochmoeljati. "PERBAIKAN KUALITAS PRODUK MENGGUNAKAN METODE FAULT TREE ANALYSIS (FTA) DAN FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS (FMEA) DI PT. IFMFI, SURABAYA." JUMINTEN 1, no. 4 (July 6, 2020): 70–80. http://dx.doi.org/10.33005/juminten.v1i4.76.

Full text
Abstract:
Produk cacat merupakan barang atau jasa yang dibuat dalam proses produksi namun memiliki kekurangan yang menyebabkan mutunya menurun. Pengaruh produk cacat pada perusahaan berdampak pada biaya dan kualitas yang dihasilkan. Semakin banyak produk cacat maka semakin besar pula biaya yang dikeluarkan. PT. IFMFI memiliki permasalahan dalam penurunan kualitas produk yg dihasilkan belum memenuhi standar dan yang menjadi penyebab menurunnya kualitas produk roti tawar biasa meliputi berbagai kecacatan yaitu Cacat Berlubang , Cacat Gosong ,Cacat Penyok, Cacat Bantat, Cacat Over Fermentasi. Tujuan penelitian yaitu mengidentifikasi penyebab kecacatan dengan metode FTA dan menentukan usulan perbaikan serta metode FMEA Untuk mengatasi permasalahan kualitas produk tersebut adalah dengan cara menggunakan dua metode yaitu Failure Tree Analysis (FTA) Fault Failure Mode and Effect Analysis (FMEA. Berdasarkan analisis cacat produk roti dari proses produksi yg berlangsung telah teridentifikasi dari 5 jenis cacat terdapat 3 cacat yang tertinggi yaitu cacat berlubang dengan nilai probabilitas 6,5 % , cacat gosong dengan nilai probabilitas 5,9 % dan cacat bantat dengan probabilitas 6,9 %.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

., Gunawan, and Chalid Talib. "Development of Feed and Organic Fertilizer Bioindustry Based on Cocoa-Goat Integration." Indonesian Bulletin of Animal and Veterinary Sciences 26, no. 4 (May 17, 2017): 163. http://dx.doi.org/10.14334/wartazoa.v26i4.1400.

Full text
Abstract:
The cacao farmers generally experienced problems on low cacao productivity and hence farmer’s income. The aim of this paper is to describe concept on the development of feed and organic fertilizer bioindustry based on cacao-goat integration to enhance productivity and farmer’s income. The potential cacao-goat integration covers 1.4 million hectares of cacao plantation and 7.8 million head of goats in nine provinces. Implementation of cacao-goat integration allows to use cacao biomass as feed for goats, and goat’s manure can be applied as fertilizer for cacao plantation. Bioindustry of feed is developed from 3.3 million tons biomass of cacao that consisted of 1.9 million tons of cacao pods and 1.4 million tons of cacao leaves. Bioindustry productions of solid and liquid organic fertilizer are 0.6 million tons and 344 million liters, respectively. The development of feed and organic fertilizer bioindustry is appropriate to improve cacao and goat productivities lead to increase farmer’s income.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tang, Bin, Guo Yin Zhang, Zhi Jing Xing, Yan Xia Wu, and Xiang Hui Wang. "An Advanced LRU Cache Replacement Strategy for Content-Centric Network." Applied Mechanics and Materials 462-463 (November 2013): 884–90. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amm.462-463.884.

Full text
Abstract:
In-network caching is one of the key aspects of content-centric networks (CCN), while the cache replacement algorithm of LRU does not consider the relation between the contents of the cache and its neighbor nodes in the cache replacement process, which bring worthless cache block in the cache and reduce the efficiency of the cache. An enhanced LRU cache replacement strategy has been proposed, which can replace the cache block in time that is not requested from other nodes and improve the rate of effective utilization of the cache space. Simulation results show that the A-LRU strategy increases cache hit rate, shortens the data request delay and improves overall network performance, verifies the validity of the A-LRU strategies in CCN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ihda Fitriyah and Yuli Hariyati. "The Excellence of Cocoa-Goat Integrated Farming in the Implementation of Zero Waste Concept." SEAS (Sustainable Environment Agricultural Science) 4, no. 2 (November 2, 2020): 162–67. http://dx.doi.org/10.22225/seas.4.2.2298.162-167.

Full text
Abstract:
The problem for farmers in Suruh Village is having two types of farming which are cacao-goat integrated system farmer and cacao-goat non-integrated system farmer. Cacao-goat integrated system conducts cacao farming with goat livestock while for the cacao-goat non-integrated system does not conduct goat livestock. Farmer's interest is different in conducting cacao farming system. The aim of cacao-goat integration system is obtaining manure as organic fertilizer by the expectation to save fertilization cost so that farmer's income with the cacao-goat integrated farming system will be different with non-integrated one because seen from the maintenance cost because of manure. In this study, we dig pattern analysis information of the cacao-goat integrated farming system to find out cacao-goat integrated system and income difference of cacao-goat integrated and non-integrated systems so that it aims to find out the pattern difference of cacao-goat integration farming The research result shows that cacao-goat integrated system by the utilization of cacao waste (bark, leaf), intercropped plant (avocado, cassava, stink beans) as the animal feed of goat). Goat livestock produces feces that can be used as cacao compost fertilizer after 12 months of fermentation. The average income of the cocoa-goat non-integration farmer is USD 1,184.91/Ha/Year, while for the cocoa-goat non-integration farmer has the average income of USD 854,673/Ha/Year. There is a significant difference between cacao-goat integrated farming income and cacao-goat non-integrated farming income.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bommeljé, Yvette. "Cache." Sociaal Bestek 81, no. 5-6 (December 2019): 2–3. http://dx.doi.org/10.1007/s41196-019-0069-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Chu, Yul, and Marven Calagos. "A Buffered Dual-Access-Mode Scheme Designed for Low-Power Highly-Associative Caches." International Journal of Embedded and Real-Time Communication Systems 4, no. 2 (April 2013): 50–61. http://dx.doi.org/10.4018/jertcs.2013040103.

Full text
Abstract:
This paper proposes a buffered dual-access-mode cache to reduce power consumption for highly-associative caches in modern embedded systems. The proposed scheme consists of a MRU (most recently used) buffer table and a single cache structure to implement two accessing modes, phased mode and way-prediction mode. The proposed scheme shows better access time and lower power consumption than two popular low-power caches, phased cache and way-prediction cache. The authors used Cacti and SimpleScalar simulators to evaluate the proposed cache scheme by using SPEC benchmark programs. The experimental results show that the proposed cache scheme improves the EDP (energy delay product) up to 40% for instruction cache and up to 42% for data cache compared to way-prediction cache, which performs better than phased cache.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography