Academic literature on the topic 'CACAE'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'CACAE.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "CACAE"

1

Ferrão-Gonzales, Astria Dias, Arabella Varjão Damaceno Vital, Jamille Macedo Lima, and Mônica Bomfim Silva Rodrigues. "Desenvolvimento sustentável para o resgate da cultura do cacau baseado no aproveitamento de resíduos." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 1, no. 2 (February 16, 2013): 41–52. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n2p41-52.

Full text
Abstract:
O Theobroma cacao L. denominado de cacaueiro é uma planta de importância econômica e principalmente cultural para a região sul da Bahia, conhecida como “Região Cacaueira”, que produz o cacau, matéria-prima para a fabricação do chocolate. O declínio na produção de cacau, principalmente em função da “vassoura-de-bruxa”, ocasionou mudanças regionais, nos aspectos sociais e econômicos. Com o surgimento de novas tecnologias, alterações na produção e no mercado do cacau, este trabalho tem como objetivo avaliar possíveis novas perspectivas para o aproveitamento integral do cacau de forma sustentável, incluindo a utilização dos resíduos de sua cadeia produtiva no campo da bioenergia, visto que a história da região sul da Bahia permanece vinculada à cultura do cacau. A casca do cacau pode ser aplicada na produção de biofertilizante, biogás, enzimas microbianas com segmentos biotecnológicos, briquetes, entre outros. A pesquisa foi realizada fundamentalmente por meio de revisão bibliográfica e dados secundários de órgãos de pesquisa vinculados ao cacau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Benassi, Vera Lúcia Rodrigues Machado, Carlos Alberto Spaggiari Souza, Fabrício Iglesias Valente, and Jéssica Cristina Lenzi. "Carmenta foraseminis (LEPIDOPTERA: SESIIDAE), NOVA BROCA DE FRUTOS DE CACAU NO BRASIL." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 88, no. 1 (August 20, 2013): 70. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v88i1.42.

Full text
Abstract:
Uma nova praga atacando frutos de cacau (Theobroma cacao) no município de Linhares-ES é relatada e ilustrada. Os exemplares foram obtidos a partir de frutos broqueados colhidos em cacaueiros da Estação Experimental Filogônio Peixoto da CEPLAC, durante o período de novembro/2011 a Fevereiro/2012. O inseto foi identificado como Carmenta foraseminis, uma mariposa pertencente à família Sesiidae. Este é o primeiro registro desta espécie ocorrendo em frutos de cacau no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda, Adriane Ferreira, and Maricely Uria Toro. "OTIMIZAÇÃO DO BENEFICIAMENTO DO CACAU (Theobroma cacao L)." Científic@ - Multidisciplinary Journal 7, no. 2 (December 1, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.37951/2358-260x.2020v7i2.4753.

Full text
Abstract:
O trabalho versa na otimização do beneficiamento dos nibs do cacau (Theobroma cacao L) utilizando fermentador sustentável; formulando o caldo alternativo que contém o co-produto da fermentação inicial (f1) para auxiliar no extrato para o cultivo dos microrganismos específicos, seguido da ativação e repique das cepas leveduriformes para o alcance da multiplicação na biomassa de células start até uma proporção que possam ser reinoculadas na etapa da fermentação a ser otimizado (f2), onde as amostragens são cacau (cultura pura) coletado durante o beneficiamento, para isso, as amêndoas de cacau necessitam serem submetidos a processos seguros e eficientes, já que nestas etapas ocorrem transformações bioquímicas que desencadeiam os precursores sensoriais do chocolate. Foi observado mediante o monitoramento das amostras a partir do programa de estatística R durante as etapas da Fermentação inicial (F0) e final (F1); Secagem; Torração a 170 ºC; Temperatura ºC, pH, Sólidos solúveis totais (º Brix), Umidade (%), Cinzas (%), Proteínas (%), Lipídios (%), Microbiologia (UFC) nos ensaios sem (f1) e com inóculo start (f2). Os resultados referente às análises encontrados direcionam a uma redução do tempo de fermentação de 7 para 5 dias, sustentado com aumento no pH 5,19 e declínio do ºBrix no 5° dia, maior disponibilidade para Compostos Fenólicos 331,5 mg.AG. g-1 e Atividade Antioxidante 148,5 µmol.Trolox.g o que permite concluir que a otimização efetuada foi potencialmente preferível e obteve nibs com disponibilidade bioquímica mais eficientes que os nibs resultantes do ensaio para o beneficiamento convencional efetuado por produtores tradicionais. Palavra Chave: Cacau. Biodiversidade. Fermentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Stela Dalva V. M., Márcia Cristina Paim, and Wildson M. Castro. "Cacau "Jaca" resistente a Ceratocystis fimbriata na região cacaueira da Bahia, Brasil." Fitopatologia Brasileira 29, no. 5 (October 2004): 538–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582004000500011.

Full text
Abstract:
Cento quarenta e quatro genótipos de cacaueiros (Theobroma cacao) testados "in vitro", apresentaram-se suscetíveis a altamente suscetíveis ao isolado 2591 de Ceratocystis fimbriata na Bahia. A variedade conhecida como cacau "Jaca" foi o material genético que apresentou maior resistência ao patógeno entre todos os materias testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LOPES, JOSÉ RONALDO M., EDNA DORA M. N. LUZ, and JOSÉ LUIZ BEZERRA. "Suscetibilidade do cupuaçuzeiro e outras espécies vegetais a isolados de Crinipellis perniciosa obtidos de quatro hospedeiros diferentes no sul da Bahia." Fitopatologia Brasileira 26, no. 3 (September 2001): 601–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582001000300004.

Full text
Abstract:
Visando avaliar as interações de suscetibilidade do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e de outros hospedeiros ao fungo Crinipellis perniciosa, plântulas de cupuaçu , cacau (Theobroma cacao), cacau-do-peru (Theobroma bicolor) e jurubeba (Solanum paniculatum), com idade entre seis a oito semanas, foram inoculadas com basidiósporos provenientes de vassouras secas e/ou frutos infetados destes hospedeiros coletados no sul da Bahia. As inoculações foram feitas depositando-se uma gota de 20 µl da suspensão de 5,0 x 10(5) basidiósporos/ml de C. perniciosa, obtidos de cada um dos hospedeiros, na gema apical e no hipocótilo (cupuaçu) de cada muda. Após a inoculação as plântulas permaneceram por 24 h em câmara climatizada, com temperatura em torno de 25 ºC e aproximadamente 100% de umidade. Realizou-se a avaliação final dos sintomas 60 dias após a inoculação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 20 tratamentos e quatro repetições de dez plantas. O cacau e o cacau-do-peru foram suscetíveis ao inóculo obtido dos quatro hospedeiros. A jurubeba apresentou reações de suscetibilidade somente aos inóculos dela própria e de cacau. O cupuaçu apresentou sintomas quando inoculado com basidiósporos obtidos dele próprio, de cacau e de cacau-do-peru. O inóculo proveniente de cacau foi o mais infetivo a todos os hospedeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Piasentin, Flora Bonazzi, and Carlos Hiroo Saito. "Os diferentes métodos de cultivo de cacau no sudeste da Bahia, Brasil: aspectos históricos e percepções." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 9, no. 1 (April 2014): 61–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222014000100005.

Full text
Abstract:
O cultivo de cacau (Theobroma cacao L.) foi introduzido na Bahia em 1746 e expandiu-se principalmente na região sudeste do estado. O presente estudo identificou os principais métodos de cultivo de cacau adotados nessa região ao longo do tempo, ressaltando suas práticas, aspectos de seu contexto histórico e percepções sobre eles por parte de alguns agentes sociais. Para tanto, revisou-se a literatura existente sobre o tema e realizaram-se entrevistas com indivíduos que possuem amplo conhecimento sobre a cacauicultura na região. Como resultado, identificaram-se seis principais métodos de cultivo de cacau, que apresentaram diferentes vantagens e desvantagens para os agricultores e uma gradação entre o plantio completamente exposto ao sol (corte e queima) até o plantio com sombreamento denso (cabruca). Diferentes razões foram percebidas como justificativa para a preferência dos agricultores locais pelo método da cabruca tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrade, João Carlos de Pádua, Paulo Sérgio Vila Nova Souza, Katianny Gomes Santana Estival, Alessandro Coelho Marques, Alexandre Schiavetti, Zina Angélica Caceres Benavides, and Juliana Martins Vogel. "A produção de cacau como meio de geração de renda e de recuperação ambiental da mata atlântica." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 10, 2021): e25110413820. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13820.

Full text
Abstract:
O sul da Bahia apresenta importantes remanescentes do bioma da Mata Atlântica. Existem duas formas de preservá-las, através das unidades de conservação e também pelo sistema de produção de cacau (Theobroma cacao). Este último funciona sob as árvores nativas do bioma e enfrentou uma grave crise, que começou em meados da década de 1980 pela tendência negativa dos preços de cacau bulk no mercado internacional e foi agravada pela praga vassoura-de-bruxa (Moniliophtora perniciosa), de consideráveis impactos negativos seja na produtividade da lavoura de cacau e/ou pelo uso dos recursos naturais. Foram realizadas pesquisas no intuito de identificar soluções, como é o caso da introdução de clones de cacau mais tolerantes à Moniliophtora perniciosa. Entretanto, a introdução do Sistema AgroFlorestal (SAF) no MAPES (Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia) apresentou o potencial de incentivar nos agricultores a produção de cacau, pois segundo a modelagem econômica, proposta por este artigo, foi demonstrada viabilidade econômica na projeção temporal de vinte anos. Além dos retornos financeiros, que superaram as taxas de custos do Sistema Agroflorestal composto pelo cacau (espécie exótica) e outros 52 indivíduos de espécies nativas, tem-se a possibilidade de incrementar a vegetação nativa do bioma da Mata Atlântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Herymá Giovane de Oliveira, Aureliano José Vieira Pires, Fabiano Ferreira da Silva, Cristina Mattos Veloso, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Andréia Santos Cezário, and Cibele Costa Santos. "Digestibilidade aparente de dietas contendo farelo de cacau ou torta de dendê em cabras lactantes." Pesquisa Agropecuária Brasileira 40, no. 4 (April 2005): 405–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2005000400013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a digestibilidade aparente dos nutrientes de dietas, contendo farelo de cacau (Theobroma cacao L.) ou torta de dendê (Elaeis guineensis Jacq.), em substituição parcial ao concentrado à base de milho e farelo de soja, na alimentação de cabras lactantes. Foram utilizadas cinco cabras da raça Saanen, aos 60 dias de lactação, em experimento delineado em quadrado latino 5x5, com duração de 14 dias, dos quais 10 dias de adaptação e quatro para coleta dos dados. As dietas, formuladas para possibilitar produção de 2 kg de leite por dia, constituíram-se de 36% de volumoso e 64% de concentrado. Utilizou-se, como volumoso, a silagem de milho e concentrado padrão, com substituição de 0%, 15% e 30% pelo farelo de cacau ou torta de dendê. Houve redução na digestibilidade real da proteína bruta, com a inclusão do farelo de cacau, a 15% e 30%. O coeficiente de digestibilidade aparente, do extrato etéreo das dietas com 30% de torta de dendê, foi maior que o de 15% de farelo de cacau. Os subprodutos, em razão da digestibilidade aparente, apresentam viabilidade de uso, como alternativa na dieta de cabras em lactação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bispo, Eliete da Silva, Vera Lúcia Pupo Ferreira, Ligia Regina Radomille de Santana, and Katumi Yotsuyanagi. "Perfil sensorial de pó de cacau (Theobroma cacao L.) alcalinizado." Ciência e Tecnologia de Alimentos 25, no. 2 (June 2005): 375–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-20612005000200033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Ana Luiza Viana de, Brígida Souza, Lenira Viana Costa Santa-Cecília, and Ernesto Prado. "Especificidade alimentar: em busca de um caráter taxonômico para a diferenciação de duas espécies crípticas de cochonilhas do gênero Planococcus (Hemíptera: Pseudococcidae)." Revista Brasileira de Fruticultura 34, no. 3 (September 2012): 744–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000300013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi detectar uma possível especificidade alimentar de duas espécies crípticas de cochonilhas do gênero Planococcus, refletida em seu desenvolvimento em frutos de cacaueiro, cafeeiro e citros. A cochonilha Planococcus minor (Maskell), obtida de frutos de cacau (Theobroma cacao L. cv. Comum), e Planococcus citri (Risso), de lavoura de café (Coffea arabica L. cv. Mundo Novo) e de mudas de citros (Citrus sinensis L. Osbeck cv. Bahia), foram criadas em abóboras (Cucurbita maxima L.), em laboratório. Rosetas com frutos de café foram mantidas sobre uma lâmina de 5 mm de ágar-água em placas de Petri, vedadas com filme plástico de polietileno. Em frutos de citros e cacau foram utilizadas gaiolas plásticas cilíndricas (1,5 cm x 3,0 cm), vedadas com voile na parte superior, as quais foram fixadas nos frutos por meio de um elástico. Os bioensaios foram conduzidos em câmaras climatizadas a 25 ± 1ºC, 70 ± 10% UR e 12 horas de fotofase, utilizando-se de 30 repetições. Para as cochonilhas provenientes de cafeeiro, o substrato café proporcionou o maior período ninfal de fêmeas (20,8 dias) e maior longevidade (31,7 dias). Para fêmeas oriundas de cacau, o substrato cacau promoveu o menor período ninfal (21,1 dias) e maior longevidade (25,0 dias). Para aquelas oriundas de citros, o substrato cacau promoveu o menor período ninfal (18,4 dias), e o substrato citros, a maior longevidade (32,0 dias). As maiores porcentagens de mortalidade (50%) foram obtidas das ninfas oriundas de frutos de cacau e citros, criadas em café e cacau, e as menores foram das ninfas oriundas de frutos de café, independentemente do substrato em que foram criadas. A cochonilha P. minor mostra uma associação mais estreita com o cacau e, eventualmente, café, em relação ao citros, o que explicaria sua maior ocorrência em cacau. No entanto, P. citri não evidencia nenhuma especificidade para os três substratos testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "CACAE"

1

Oliveira, Marco Aurelio. "Extração de polifenóis da semente de cacau (Theobroma cacao)." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101964.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
Made available in DSpace on 2013-07-15T23:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O chocolate tem sido aclamado como um alimento que traz benefícios a saúde pelo poder atioxidante dos polifenóis presentes neste alimento. Desde então as atenções se voltaram para as sementes do cacaueiro Theobroma Cacao, fonte dos polifenóis encontrado no chocolate. Devido as altas concentrações dos polifenóis procianidina contidas nas sementes não fermentadas do cacau, propôs-se a alternativa de uma tecnologia limpa para a extração dos polifenóis das sementes não fermentadas do cacau. Foi utilizada a extração supercrítica utilizando como solvente o dióxido de carbono e como co-solvente o etanol. As extrações demonstraram um rendimento em torno de 40% dos polifenóis contidos nas sementes. O estudo demonstra que a tecnologia, apesar de ser cara, pode ser uma boa opção para a obtenção de um produto de alto valor agregado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maki, Cristina Sayuri. "Diversidade e potencial biotecnológico de fungos endofíticos de cacau (Theobroma cacao L.)." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11137/tde-06042006-172002/.

Full text
Abstract:
Endófitos são todos os microrganismos, cultiváveis ou não, que habitam o interior dos tecidos vegetais, não causando danos ao hospedeiro e nem o desenvolvimento de estruturas externas, excluindo, dessa forma, bactérias noduladoras e micorrizas. Theobroma cacao L. é importante para as indústrias alimentícia e cosmética, por constituir a matéria prima para a produção de manteiga de cacau. Considerando a importância do estudo do cacaueiro e sua comunidade fúngica endofítica associada, os objetivos desse trabalho foram: i) estudar a diversidade da comunidade endofítica de cacau; ii) avaliar o potencial dessa comunidade para o controle biológico de Crinipellis perniciosa, o agente causal da vassoura de bruxa e outros fitopatógenos e iii) estudar a interação endófito-patógeno e endófito-hospedeiro. O trabalho foi iniciado com o isolamento de fungos endofíticos de cacau, que foram caracterizados com base em características morfológicas e moleculares. A diversidade foi avaliada por análises de rDNA (regiões ITS1, ITS2 e 5.8) (ARDRA e sequenciamento). A análise de ARDRA gerou 64 haplótipos, os quais incluíram no mínimo, 16 espécies. A seguir, fungos endofíticos antagônicos de cacau foram selecionados in vitro contra C. perniciosa. Foi observado que, dentre os 145 isolados avaliados, 38.6% foram classificados como antagônicos, enquanto 13.1% foram classificados como parasitas. Após a seleção, os isolados foram usados para extração de metabólitos secundários e outras caracterizações. Também foi feita a detecção do gene da δ-(L-α- aminoadipil)-L-cisteinil-D-valin (ACV), que é a precursora das β-lactanas, antibióticos como as penicilinas e cefalosporinas. A amplificação desse gene gerou um fragmento de 600 pb em 9.1% dos isolados avaliados. Alguns isolados foram testados contra fungos fitopatogênicos (Colletotrichum falcatum, C. sublineorum, Erythricium salmonicolor, Rhizoctonia solani, Ceratocystis paradoxa, Phytophthora sp., P. parasitica, P. palmivora e Fusarium moniliforme). Apenas C. sublineorum de sorgo e Ceratocystis paradoxa de cana-de-açúcar foram inibidos in vitro pelos endófitos 42.3 e 2, respectivamente. Foi feita a investigação da habilidade de penetração e colonização do fungo endofítico 42.3 em cacau comum suscetível, usando as técnicas de RAPD e SEM. A penetração do fungo foi iniciada entre 3 e 6 horas após a inoculação. A interação entre o endófito de cacau 42.3 com C. perniciosa 281 (patogênico), foi avaliada por SDS-PAGE, visando a detecção de proteínas expressas pelo patógeno e pelo endófito. A SDSPAGE permitiu a visualização de bandas expressas na interação, quando os microrganismos foram crescidos juntos. Na presença do substrato de crescimento do endófito, C. perniciosa não expressou proteínas visíveis, ou distinguíveis em SDS-PAGE, mas o co-cultivo desses fungos, geraram bandas não observadas em análises prévias.
Endophytes are all microorganisms, culturable or not, that inhabit the interior of plant tissues, causing no harm to the host, and that do not develop external structures, excluding in this way, nodulating bacteria and mycorrhizal fungi. Theobroma cacao L. is important to food and cosmetic industry due the fact that it is used for production of cacao butter. Considering the importance of cacao and associated endophytic fungal community studies, the objectives of this work were to: i) study the diversity on endophytic community of cacao; ii) evaluate the potential of this community to biological control of Crinipellis perniciosa, causal agent of witches’ broom disease and other phytopathogens and iii) study the interaction endophyte-pathogen and endophyte-host. The work began with isolation of the cacao endophytic fungi that was characterizated based on morphological and molecelar characters. The diversity was evaluated by rDNA (ITS1, ITS2 e 5.8 subunit regions) analyses (ARDRA and sequencing). The ARDRA analysis generated 64 haplotypes, which included at least 16 species. Following, antagonistic endophytic fungi from cacao were selected in vitro against C. perniciosa. It was observed that in 145 evaluated isolates, 38.6% was classified as antagonic, while 13.1% were classified as parasitic. After the selection, isolates were used for secondary metabolites extraction and further characterization. Also, detection of δ-(L-α-aminoadipil)-L-cisteinil-D-valin (ACV) gene, which is the precursor of β-lactans, antibiotics like penicilins and cephalosporins, was carried out. The amplification of this gene generated a fragment of 600pb in 9.1% of the isolates evaluated. Some isolates were further evaluated against phytophathogenic fungi (Colletotrichum falcatum, C. sublineorum, Erythricium salmonicolor, Rhizoctonia solani, Ceratocystis paradoxa, Phytophthora sp., P. parasitica, P. palmivora and Fusarium moniliforme). Only C. sublineorum of sorghum and Ceratocystis paradoxa of sugarcane were in vitro inhibited by the endophytes 42.3 and 2, respectively. The investigation of the penetration and colonization ability of endophytic fungus 42.3 on susceptible cacao comum was carried out, using RAPD and SEM techniques. The penetration of the fungus was initiated between 3 and 6 hours after inoculation. The interaction between cacao endophyte 42.3 with C. perniciosa 281 (pathogenic), was evaluated by SDSPAGE, aiming the detection of expressed proteins by pathogen and endophyte. The SDS-PAGE allowed the visualization of bands expressed in the interaction, when the microorganisms were grown together. In the presence of the endophyte growth substrate, C. perniciosa do not express visible proteins or, at least, distinguishable in SDS-PAGE, but the co-cultive of these fungi generated non observed bands in previously analysis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maciel, Leonardo Fonseca. "Caracterização de clones, compostos bioativos e micotoxinas em cacau (Theobroma cacao L.)." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, 2015. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000202801.

Full text
Abstract:
O Brasil é o sexto produtor mundial de cacau, atrás de Costa do Marfim, Gana, Indonésia, Nigéria e Camarões. A região sul da Bahia se destaca por ser a maior produtora do país com cerca de 60% da produção. Devido aos prejuízos causados pela infestação da lavoura cacaueira pelo fungo Moniliophtora perniciosa, que provoca a doença “vassoura de bruxa”, os órgãos de controle e pesquisa em cacau iniciaram a clonagem de espécies resistentes à doença. A contaminação por aflatoxinas (AFs) e ocratoxina A (OTA) foi determinada em cento e trinta amostras de treze clones de cacau desenvolvido no sul da Bahia por cromatografia líquida de ultra eficiência com detector de fluorescência (UPLC-FLD) (Limite de detecção (LOD): 0,100, 0,040, 0,125, 0,050 e 0,900 μg.kg-1; Limite de quantificação (LOQ): 0,375, 0,100, 0,400, 0,125 e 2,500 μg.kg-1; Recuperação: 94,7, 90,7, 95,8, 91,7, 89,4 μg.kg-1 para AFB1, AFB2, AFG1, AFG2 e OTA respectivamente). A contaminação por aflatoxinas foi detectada em 38% das amostras, com ênfase em AFB1 com 25% das amostras positivas, ao passo que a ocratoxina A foi positiva em 18%. O teor de compostos fenólicos totais de flavonoides totais, antocianinas totais, ácido cafeico, cafeína, teobromina, catequina e epicatequina foram determinados em doze clones de cacau. Os compostos foram determinados por cromatografia líquida de ultra eficiência com detector de arranjo de diodos (UPLC-PDA). Entre os clones analisados, observou-se uma variação no seu conteúdo de compostos bioativos. O clone SRN apresentou os maior conteúdo para os compostos fenólicos, flavonoides, cafeína, catequina e epicatequina. O clone CC apresentou o menor conteúdo de compostos fenólicos, flavonoides, catequina e epicatequina. A análise de componente principal (PCA) mostrou que todos os clones têm características relacionadas com a sua composição de compostos bioativos, classificando cada clone de forma bem definida. Métodos eficazes e rápidos são importantes para distinguir clones de cacau no campo e na indústria de transformação. Foi proposta a aplicação da espectroscopia do infra vermelho próximo (NIRS), como um método analítico potencial para classificar diferentes clones e predizer a composição química de cacau. A análise da composição química e características de cor foram determinados por métodos oficiais e, em seguida, relacionado com a informação espectral por modelos de mínimos quadrados parciais e de regressão. Vários pré-tratamentos matemáticos foram aplicados para estudar a influência das variações espectrais na previsão dos atributos físicos e químicos do cacau. Os resultados das análises de composição química e as medições colorimétricos apresentaram diferenças significativas entre os clones. Os espectros NIRS de amostras exibiram perfis característicos para cada clone e análise de componentes principais mostrou diferentes clones de acordo com características espectrais.
Brazil is classified at the sixth rank in the world cocoa producer, with the Southern Bahia state producing 60% of cocoa bean in the country. Such a decrease in position was due to fungal damage named “witch’s broom disease” caused by Moniliophtora perniciosa in plantation. Nevertheless, it should be emphasized that 90% of Brazilian cocoa bean has been exported in worldwide, which requires immediate control of disease. The local research has been targeted on cloning of disease resistant species; such an improvement should be concomitantly coupled with food safety regarding the mycotoxin production by tropical Aspergillus sp. as aflatoxin (AFS) and ochratoxin A (OTA A), as well as the quality evaluation concerning bioactive compounds, and possibility of introduction of NIRS – near infrared reflectance that is rapid non-destructive physical method. Aflatoxin and ochratoxin contamination were evaluated in one hundred and thirty samples harvested from thirteen cocoa clones (Theobroma cacao L.) developed in Southern state of Bahia by Ultra Performance Liquid Chromatography with fluorescence detector (UPLC-FLD) (Limit of detection (LOD): 0.100, 0.040, 0,125, 0.050 and 0.900 μg.kg-1; Limit of quantification (LOQ): 0.375, 0.100, 0.400, 0.125 and 2,500 μg.kg-1; Recovery: 94.7, 90.7, 95.8, 91.7, 89.4 μg.kg-1 – AFB1, AFB2, AFG1, AFG2 and OTA respectively). Aflatoxin contamination was detected in 38% samples, with emphasis on AFB1 in 25%, whereas ochratoxin A was positive in 18%. The bioactive compounds analysis (twelve clones) were targeted on main cocoa components, i.e. content of total phenolic compounds, total flavonoids, total anthocyanins, caffeic acid, caffeine, theobromine, catechin and epicatechin. The compounds were determined by UPLC with photodiode array detector (UPLC-PDA). There is considerable variation between the clones analyzed for their content of bioactive compounds. The SRN clone showed the highest values for phenolic compounds, flavonoids, caffeine, catechin and epicatechin. The CC clone had the lowest values of phenolic compounds, flavonoids, catechin and epicatechin. The PCA analysis showed that all of the clones have related characteristics to their composition in bioactive compounds, classifying each well-defined clone. Effective and fast methods are important for distinguishing cocoa clones in the field and in the processing industry. This work proposes the application of NIRS as a potential analytical method to classify different clones and predict the chemical composition of cocoa. Chemical composition analysis and colour features were determined by traditional methods and then related with the spectral information by partial leastsquares regression models. Several mathematical pre-treatments were applied to study the influence of spectral variations in predicting cocoa physical and chemical attributes. The results of chemical composition analyses and colorimetric measurements show significant differences between clones. NIR spectra of samples exhibited characteristic profiles for each clone and principal component analysis showed different clones in according to spectral features.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Intriago, Fatima Lourdes Morales. "Los productores de cacao tipo Nacional en la provincia de Los Ríos- Ecuador: un analisis socioeconómico." Universidade Federal de Viçosa, 2013. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4193.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:33:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1521041 bytes, checksum: aef07dd4eae3dbd69b65b985e32f3d00 (MD5) Previous issue date: 2013-07-01
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O cacau é uma cultura de muita importância na economia do Equador e para a maioria dos pequenos produtores que, em muitos casos, representam sua principal fonte de ingressos econômicos. No entanto, o cacau tem sido também uma cultura tradicional desde a época da colônia, por ter se convertido em sustento de muitas famílias e ser fonte geradora de trabalho. No ano 2008, esse produto, juntamente com a banana e o café, representou 14,14% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário, uma vez que contribuiu com 10,7% do PIB total equatoriano. Em relação à geração de emprego, o cacau gera 500 mil empregos diretos, que representam 4% da População Economicamente Ativa (PEA) Nacional e 12% da População Economicamente Agrícola (PEA). Na atualidade, a cultura de cacau Nacional encontra-se em mãos de pequenos produtores, os quais estão em uma difícil situação socioeconômica pela baixa produtividade que apresentam suas plantações, originada por fatores como doenças, que causam perda na produção; baixo número de plantas por hectares por estarem consorciadas com outras espécies de plantas; e práticas agrícolas inadequadas pela falta de capitalização do agricultor. Além disso, outra problemática identificada na atividade cacaueira ocorre durante a comercialização, em que 70% dos agricultores entregam seu produto aos atravessadores, que pagam entre seis e oito dólares a menos por cada quintal (45,45 kg). Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar os principais fatores que determinam as condições de produção e renda dos pequenos produtores de cacau tipo Nacional na província de Los Ríos-Equador. Para cumprir esse propósito, realizou-se uma pesquisa teórica e empírica na província de Los Ríos, localizada na região Costa do Equador, de modo a compreender como as características das propriedades, o manejo cultural e a aplicação de tecnologia nas fazendas produtoras de cacau Nacional influenciam na situação socioeconômica dos pequenos produtores. Como resultados da pesquisa, concluiu-se que os produtores de cacau tipo Nacional participantes do estudo da província de Los Ríos-Equador são, em sua maioria, maiores de 60 anos, possuem ensino fundamental e não têm filhos pequenos para manterem. Suas plantações são muito velhas e pouco produtivas, não conseguindo satisfazer as necessidades das famílias. Os homens têm que sair à procura de trabalho em fazendas da região. As colheitas de cacau das propriedades são baixas e, além do mais, os produtores recebem pouco dinheiro com a venda do produto, principalmente pela presença dos atravessadores, que aproveitam das condições sociais e da distância dos centros de compra. O preço do produto é instável e depende do mercado internacional. O cacau Nacional é praticamente orgânico, mas é comercializado como um cacau convencional pela falta de organização dos pequenos produtores para formarem associações, aliado à pouca intervenção do Estado. A maioria das lavouras tem sido herdada, resultando em continuidade do manejo, que tem mais de meio século de idade. A aplicação de tecnologia é quase nula. Atualmente, grande parte das plantações de cacau Nacional tem sido derrubada e substituída por outra variedade mais produtiva.
El cacao es un cultivo de mucha importancia para la economía del Ecuador y para un gran segmento de pequeños productores de cacao que en muchos casos representa su principal fuente de ingresos económicos; además, el cacao ha sido un cultivo tradicional desde la época de la colonia por lo que se ha convertido en el sustento de muchas familias a la vez que ha generado miles de puestos de trabajo. Para el año 2008, este producto junto al banano y café aportaron con el 14,14% al Producto Interno Bruto (PIB) Agropecuario y este a su vez contribuye con el 10,7% al PIB total. En términos de generación de empleo el cacao participa con 500 mil empleos directos que representan el 4% de la población económicamente activa (PEA) Nacional y el 12% de la PEA Agrícola. En la actualidad el cultivo de cacao Nacional se encuentra en mano de pequeños productores quienes se encuentran en una difícil situación socioeconómica debido a la baja productividad que presentan sus plantaciones originada por factores como enfermedades que causa pérdidas en la producción, bajo número de plantas por hectáreas por encontrare en asociación con otras especies de plantas y prácticas agrícolas inadecuadas debido a la falta de capitalización del agricultor. Además de lo enunciado, otra problemática identificada en la actividad cacaotera es durante la comercialización, donde el 70% de los agricultores entregan su producto a los intermediarios, quienes pagan entre 6 y 8 dólares menos por cada quintal (45,45 kilos). En este escenario el presente trabajo tiene como objetivo analizar los principales factores que determinan las condiciones de producción y renta de los pequeños productores de cacao tipo Nacional en la provincia de Los Ríos-Ecuador. Para cumplir este propósito se realizó una investigación teórica y empírica en la provincia de Los Ríos, ubicada en la región Costa del Ecuador, Intentando comprender como las características de las propiedades, labores culturales, aplicación de tecnologías en las fincas productoras de cacao Nacional influencian en la situación socioeconómica de los pequeños productores. Como resultados de la investigación se concluye que los productores de cacao tipo Nacional bajo estudio de la provincia de Los Ríos Ecuador, en su mayoría tienen más de 60 años de edad, poseen educación primaria y no tienen hijos bajo su dependencia. Sus plantaciones son muy viejas y poco productivas, que no consigue satisfacer las necesidades de las familias, razón por la que los hombres tienen que salir a trabajar como asalariados en las haciendas de la zona. La productividad obtenida en las fincas es baja, y el dinero que reciben por la venta también es bajo debido a la presencia de intermediarios que aprovechan de las condiciones sociales y distancias de los centros de compra, el precio es inestable depende del mercado internacional. El cacao Nacional es prácticamente orgánico; sin embargo, es comercializado como un cacao convencional por la falta de organización de los pequeños productores para formar asociaciones y por la poca intervención del Estado. Las fincas en su mayoría han sido heredadas resultando una continuidad en el manejo de las plantaciones que tienen más de medio siglo de edad. La aplicación de tecnologías es casi nula. Actualmente, gran parte del cacao Nacional ha sido derribado y sustituido por otra variedad más productiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Domingues, Elisa Souza. "Seleção de linhagens de leveduras pectinolíticas para fermentação de sementes de cacau (Theobroma cacao)." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11138/tde-17032011-100316/.

Full text
Abstract:
A qualidade das matérias-primas do chocolate depende de uma fermentação eficiente das sementes de cacau, já que é nesta etapa que ocorrem transformações bioquímicas como a liberação de aminoácidos e açúcares redutores que durante a torração irão formar os precursores do sabor do chocolate. O processo fermentativo ocorre espontaneamente e a polpa que envolve os grãos, rica em carboidratos, é o substrato para o desenvolvimento dos microrganismos fermentativos, e a atividade destes resulta na remoção da polpa com produção do mel do cacau, contribuindo para a formação dos aromas e sabores. Existem outros métodos para a retirada da polpa, estando patenteados métodos mecânicos e por ação de enzimas pectinolíticas. Contudo, a utilização dos processos mecânicos existentes não é eficiente e o uso de enzimas ainda não é economicamente viável em larga escala. A melhoria da fermentação vem sendo objeto de pesquisa e se considera que a inoculação de leveduras produtoras de pectinases durante a fermentação poderia contribuir para a eficiência do processo, com obtenção de um produto mais uniforme. Com esse objetivo, nesse trabalho, leveduras de diferentes espécies com potencial produção de enzimas pectinolíticas foram selecionadas e posteriormente avaliadas durante a fermentação e na qualidade final das amêndoas. Os dados obtidos revelaram que leveduras do gênero Kluyveromyces se mostraram as mais eficientes, mas as espécies Candida utilis e Saccharomyces cerevisiae também mostraram bons resultados, enquanto que as fermentações sem a inoculação de leveduras apresentaram baixa eficiência na produção do mel de cacau. A fermentação com K. marxianus (MMIII-41), apresentou elevação de temperatura até 34°C com queda do pH em 2,9 e coloração marrom em suas amêndoas, indicando boa qualidade, enquanto que as fermentações naturais apresentaram valores de temperatura e pH de 29°C e 3,5 e coloração amarelada em suas amêndoas devido à polpa e fibras vegetais aderidas. Durante a prova de corte, a espécie S. cerevisiae mostrou a maior quantidade de amêndoas com coloração marrom, enquanto que a espécie K. marxianus que apresentou o melhor desempenho fermentativo com degradação da fração vicilina evidenciada em gel SDS-PAGE, mostrou somente 14% de amêndoas marrons. É possível concluir que a inoculação de leveduras com produção de enzimas pectinolíticas extracelulares e o revolvimento das sementes durante a fermentação, contribui para uma maior rapidez da fermentação e melhor qualidade das amêndoas. O volume do material fermentado não permitiu alcançar as temperaturas obtidas na maior escala, mesmo assim, de acordo com os resultados obtidos nas avaliações de atividade enzimática, volumes de mel drenados, aspecto externo das sementes após 192 horas, prova de corte e degradação de vicilinas, dentre as espécies pré-selecionadas para atividade pectinolítica, as leveduras K. marxianus, Kluyveromyces fragilis, C. utilis e S. cerevisiae, revelaram, nas condições de fermentação estudadas, ter condições de trazer benefícios a qualidade das amêndoas.
The quality of the raw material of chocolate depends on an efficient fermentation of cocoa beans, as it is at this stage that biochemical transformations occur as the release of amino acids and reducing sugars that during roasting will form the precursors of chocolate flavor. The fermentation process occurs spontaneously and the pulp surrounding the seeds, rich in carbohydrates, is the substrate for the development of fermentative microorganisms, and its activity results in the removal of the pulp and honey production of cocoa, contributing for the formation of aromas and flavors. There are other methods to remove the pulp, and mechanical methods being patented by the action of pectic enzymes. However, the use of existing mechanical processes is not efficient and the use of enzymes is not yet economically viable on a large scale. Improving the fermentation has been the subject of research and considered that the inoculation of yeasts producing pectinase during fermentation could contribute to the efficiency of the process, obtaining a more uniform product. With that goal in this paper, yeasts of different species with potential production of pectic enzymes were selected and then evaluated during the fermentation and the final quality of the beans. The data obtained showed that yeasts Kluyveromyces have shown the most efficient, but the species of Candida utilis and Saccharomyces cerevisiae also showed positive results, whereas the fermentation without yeast inoculation showed low efficiency in the production of honey cocoa. The fermentation with K. marxianus (MMIII-41), showed increase of temperature to 34 ° C with a pH drop to 2.9 in their brown and almonds, indicating good quality, while natural fermentations showed values of pH and temperature of 29°C and 3.5 and yellow coloring in their beans due to pulp and vegetable fibers bonded. During the test cutting, the species S. cerevisiae showed the greatest amount of almonds and brown, while the species K. marxianus which showed the best fermentation performance degradation with the vicilin fraction evidenced by SDS-PAGE, showed only 14% of brown almonds. It was concluded that inoculation with yeast production of extracellular pectic enzymes and revolving seeds during fermentation, contributing to a faster fermentation and a better quality of almonds. The volume of the fermented material is not allowed to reach temperatures obtained on the largest scale yet, according to the results obtained in the enzymatic activity, volumes of honey drained, the external appearance of the seeds after 192 hours, proof of cutting and degradation of vicilin among the species pre-selected for pectinolytic yeasts K.marxianus, Kluyveromyces fragilis, C. utilis and S. cerevisiae, revealed in fermentation conditions studied, be able to benefit the quality of the beans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bispo, Eliete da Silva. "Processo de alcalinização dos "nibs" de cacau (Theobroma cacao L.) e avaliação da qualidade do pó." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254418.

Full text
Abstract:
Orientadores: Hilary Castle de Menezes, Vera Lucia Pupo Ferreira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-25T03:58:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bispo_ElietedaSilva_D.pdf: 12025097 bytes, checksum: 2b2390c612bd635aeedcddf3f7574960 (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: Com o lançamento de novos produtos, que vem ocorrendo nos últimos anos, em virtude de fatores como o desenvolvimento tecnológico, crescimento da concorrência externa, competitividade do setor e exigência do consumidor, que incorporou novos valores às suas preferências, as indústrias do Brasil, estão necessitando aprimorar o processo de desenvolvimento de novos produtos, visando uma velocidade de lançamento cada vez maior, de maneira mais econômica e eficiente. Diante deste cenário, a utilização de produtos de cacau vem aumentando consideravelmente. Embora as indústrias brasileiras de produtos de cacau se utilizem de controle rigoroso no processo para obtenção de pós de cacau, elas apresentam dificuldades nos parâmetros de controle mais adequados que determinam a obtenção destes. Este trabalho teve como objetivo estudar a alcalinização do "nibs" de cacau e avaliar a qualidade do pó alcalinizado. Nas faixas do processo de alcalinização estudada, é possível obter pós de cacau alcalinizado com parâmetros de cor L*, a*, b*, b*/a* de grande importância comercial. Na primeira etapa, efetuou-se a classificação física das amêndoas de cacau utilizadas na produção dos "nibs". Foram realizadas determinações físicas, químicas e microbiológicas nos "nibs" torrados utilizados como matéria-prima para o processo de alcalinização. Foram realizadas análises microscópicas sobre cortes histológicos observados sob luz normal e polarizada das amêndoas e "nibs", com a finalidade de observar as mudanças ocorridas no parènquima cotiledonar durante as etapas de fermentação, torração e alcalinização. A classificação das amêndoas de cacau se encontravam de acordo com os padrões do Conseiho Nacional do Comércio Exterior. Os resultados das determinações físicas, químicas e microbiológicas dos "nibs" estavam de acordo com as especificações da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. As análises microscópicas das amêndoas de cacau evidenciaram no parènquima cotiledonar a presença de proteínas, grânulos de amido, células pigmentadas (polifenóis) e, no "nibs" torrado e alcalinizado, demonstraram que as gotículas de óleo coalesceram e extravasaram sobre a superfície do parênquima. Na segunda etapa, utilizou-se um planejamento experimental composto rotacional central, tendo com variável independentes (fatores): temperatura (60; 72; 90; 108; 120°C), tempo (30; 54; 90; 126; 150 min.) e concentração de K2C03 (0,0; 1,22; 3,0; 4,78; 6%). A metodologia de superfície de resposta (MSR) foi usada para estudar o efeito do pH, cor L*a*b* b*/a* dos pós obtidos e análise sensorial de aceitabilidade dos pós formulados como achocolatados. Para cada resposta, foi realizada a análise de variância (ANOVA) para determinar as diferenças significativas entre as várias combinações de tratamentos, os modelos foram ajustados e utilizados para construção de gráficos de superfície utilizando o programa STATIST1CA. A temperatura e concentração de K2CO3 foram as variáveis que mais influenciaram o processo de alcalinização para as respostas de teor de cinzas, pH, cor L*a*b* e relação b*/a* dos pós de cacau alcalinizados. A otimização do processo para as respostas obedeceu aos limites de concentração de K2CO3 e teores de cinzas, conforme estabelecido pela legislação brasileira. A região de otimização do processo de alcalinização do pó de cacau comercial foi encontrada por meio de técnicas de processamento digital de imagens (superposição), sendo representada pelas seguintes condições: temperatura na faixa de 90 a 92,8°C e concentração de K2CO3 na faixa de 3,0 a 3,22%. A aceitabilidade da cor foi bastante influenciada pela temperatura, tempo e concentração de K2CO3, sendo a aceitabilidade do sabor dos achocolatados muito pouco influenciada pelo processo de alcalinização, nas faixas experimentais estudadas. Nas etapas seguintes, foram realizadas determinações microbiológicas, físicas, químicas e análise sensorial descritiva e quantitativa dos pós de cacau alcalinizados. Para o estudo comparativo das médias, foi feito o teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Em alguns casos, as médias foram tratadas por análise de regressão múltipla da metodologia de superfície de resposta. Os valores de umidade se situaram na faixa de 7,01 a 11,75%; os de gordura, de 8,33 a 15,10%; e os de proteína, de 20,74 a 23,79%. Utilizando a MSR, verificou-se que os valores da alcalinidade das cinzas solúveis foram bastante influenciados pela concentração de K2CO3. Os teores de fibra alimentar total foram influenciados pelo processo de alcalinização; os teores de teobromina e cafeína nas sete amostras analisadas não diferenciaram significativamente ao nível de 5%. As análises realizadas nas manteigas extraídas da massa alcalinizada mostraram que a alcalinização pouco alterou os índices de acidez, saponificação e peróxido. A distribuição dos tamanhos das partículas apresentou uma distribuição satisfatória quando comparada ao pó de cacau comercial. O processo de alcalinização não influenciou os valores das metilpirazinas em relação ao cacau em pó não alcalinizado. O processo de alcalinização influenciou a cor, aroma e sabor alcalino, adstringência, aroma e sabor de chocolate e aroma de queimado dos pós e das bebidas achocolatadas. De uma maneira geral, os melhores tratamentos foram os de nos 4, 11, e 12, e o pior tratamento foi o de n°7 .
Abstract: With the constantly increasing appearance of new products on the market, which has occurred as a result of factors such as technological development, growth of internal and external competition and consumer demands, incorporating new values into their preferences, brazilian industries need to improve their new product development programmes, aiming at a more economic and efficient system, thus increasing the frequency and decreasing the time taken to introduce new products onto the market. Within this context, the use of cocoa products has considerably increased. Although the brazilian cocoa products industries apply rigorous controls to their processes used to obtain cocoa powders, they encounter difficulties in determining the most adequate control parameters to do this. This research aimed at studying the alkalinization of cocoa nibs and evaluating the quality of the alkalinized cocoa powder. In the range of alkalinization processes studied it was possible to obtain cocoa powders with L*, a*, b* and b*/a* colour parameters of great commercial importance. In the first stage, the cocoa beans used for the production of the nibs were physically classified. The roasted nibs used for the alkalinization process were then analyzed physically, chemically and microbiologically. Microscopic evaluations of histological sections of the beans and nibs were also carried out, using normal and polarized light, with the objective of following changes in the parenchymal tissue of the cotyledons during the processes of fermentation, roasting and alkalinization. The classification of the cocoa beans was within the standards of the National Council for External Commerce. The results of the physical, chemical and microbiological analyses of the nibs were in accordance with the specifications of the Secretary for Sanitary Vigilance of the Ministry of Health. The microscopic observations showed the presence of proteins, starch granules and pigmented cells (polyphenols) in all samples and in the roasted nibs and alkalinized roasted nibs, coalescence of oil droplets could be seen spreading over the parenchymal surface. In the second stage, a central composite experimental design was used. The variable independents (factors) were: temperature (60, 72, 90, 108, 120°C), time (30, 54, 90, 126, 150 min.) and K2C03 concentration (0.0, 1.22, 3.0, 4.78, 6.0%). Response surface methodology was used to study the effect on pH and L*a*b* b*/a* colour of the powders obtained, and a sensory analysis for the acceptability of the formulated chocolate powders. For each response, an analysis of variance (ANOVA) was used to determine any significant differences between the various combinations of treatment, the models being adjusted and used for the regression procedure to construct surface graphs using the programme STATISTICA. Temperature and K2CO3 concentration were the variables which most influenced the alkalinization process for the responses of ash content, pH L*a*b* colour and the ratio of b*/a* of the alkalinized cocoa powders. Optimization of the process for the responses obeyed the limits for K2CO3 concentration and ash content imposed by the brazilian legislation. The optimum conditions of the process were established by means of digital processing techniques, being represented by the following conditions: temperature between 90 and 92,8°C, and K2CO3 concentration between 3,0 and 3,22%. The acceptability of the colour was highly influenced by temperature, time and K2CO3 concentration, the acceptability of flavour of the chocolate powders being little influenced by the alkalinization process in the range studied. In the following stages, microbiological, physical and chemical analyses were carried out and a descriptive and quantitative sensory analysis of the alkalinized cocoa powders. Tukey's test was used for a comparative study of the means at a level of 5% significance. In some cases the means were submitted to the multiple regression analysis of the response surface methodology. The moisture contents were in the range from 7.01 to 11.75% and the fat contents between 8,33 and 15.10%. The values for protein varied between 20.74 and 23.79%. Using RSM it was shown that the values for the alkalinity of the soluble ash were considerably influence by the K2CO3 concentration. The values for total food fibre were highly influenced by the alkalinization process. It was observed that the values for theobromine and caffeine in the seven samples analyzed did not differ significantly at the 5% level of significance. The analyses carried out on the cocoa butter extracted from the alkalinized mass showed that the alkalinization process little affected the acidity, saponification and peroxide indexes. The particle size distribution showed a satisfactory distribution when compared to commercial cocoa powders. The alkalinization process did not affect the values for methyl pyrazines, when compared to the untreated cocoa powder. The alkalinization process did affect the colour, alkaline aroma and taste, astringency, chocolate aroma and taste and burnt aroma of the formulated chocolate powders and drinks. In general it can be concluded that the best treatments were nos 4, 11 and 12 and the worst n° 7.
Doutorado
Doutor em Tecnologia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, Paula Bacelar. "Caracterização de chocolates provenientes de cultivares de cacau Theobroma cacao L resistentes a vassoura de bruxa." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8742.

Full text
Abstract:
170 f.
Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-02-27T13:14:01Z No. of bitstreams: 1 Paula Bacelar Leite.pdf: 1832443 bytes, checksum: 9905ca3e73155cecd6489273fc00880a (MD5)
Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-03-01T17:56:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paula Bacelar Leite.pdf: 1832443 bytes, checksum: 9905ca3e73155cecd6489273fc00880a (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-01T17:56:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula Bacelar Leite.pdf: 1832443 bytes, checksum: 9905ca3e73155cecd6489273fc00880a (MD5)
FAPESB
A partir de 1989, com o primeiro relato, na região cacaueira baiana do fungo Moniliophthora perniciosa, causador da doença vassoura-de-bruxa, iniciou-se nessa região um processo de empobrecimento provocado pela redução de até 100% da produção de cacau, em diversas propriedades rurais. A vassoura de bruxa representa uma das mais importantes doenças do cacaueiro por sua grande capacidade destrutiva e pela grande velocidade com a qual se espalha. A planta do cacau é uma espécie nativa da floresta tropical úmida americana, provavelmente originária das bacias do Amazonas e Orinoco. É uma árvore que desenvolve em clima quente e úmido numa faixa geográfica compreendida entre os paralelos 20ºN e 20ºS. Entre os esforços encontrados no controle da vassoura de bruxa destacam-se as pesquisas sobre novas variedades de cacau resistentes, produtivas e que originem matérias primas de qualidade industrial. O chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. A qualidade do chocolate é avaliada por meio de suas características químicas, físicas, físico-químicas e sensoriais. Com o objetivo de colaborar com o Programa Brasileiro de Melhoramento Genético foram caracterizadas amostras de cacau monitoradas durante o processo de fermentação e secagem das variedades resistentes à vassoura de bruxa denominadas SR162 e PH16 e uma amostra susceptível a doença denominado de cacau convencional. Foram processadas e caracterizadas as massa de cacau, manteiga de cacau e os chocolates quanto à composição físico-química e química, assim como a avaliação física através do estudo da estrutura dos chocolates e a avaliação sensorial através do teste de aceitação e análise descritiva quantitativa (ADQ®). Os resultados das análises físico-químicas realizadas mostraram que independente da resistência ou não à vassoura de bruxa as variedades estudadas apresentam características próprias. Entre as amostras dos materiais em estudo, não foram identificadas diferenças significativas nas análises de pontos de fusão e na composição de ácidos graxos. As análises colorimétricas mostraram que cada chocolate produzido possui uma cor específica, o que foi confirmado pelos provadores treinados na avaliação sensorial. No estudo das estruturas dos chocolates o menor conteúdo de gordura e o maior tamanho de partículas, encontrados na amostra da variedade PH16, levaram a um maior valor de tensão inicial e maior área de histerese. Para a viscosidade a variação da gordura e o tamanho das partículas não são interferentes. Na Análise Descritiva Quantitativa® realizada, as amostras de chocolates apresentaram diferenças significativas entre si (p<0,05), com referência aos termos descritores. No teste de aceitação os consumidores avaliaram os chocolates com notas que variaram de gostei muito a gostei moderadamente. Através das analises realizadas, verificou-se que as amostras de cacau resistentes à vassoura de bruxa, SR162 e PH16, e o cacau convencional apresentaram características particulares.
Universidade Federal da Bahia.Faculdade de Farmácia. Salvador-Ba, 2012.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Efraim, Priscilla 1978. "Contribuição a melhoria de qualidade de produtos de cacau no Brasil, por meio da caracterização de derivados de cultivares resistentes a vassoura-de-bruxa e de sementes danificadas pelo fungo." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255232.

Full text
Abstract:
Orientador: Nelson Horacio Pezoa Garcia
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-12T13:00:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Efraim_Priscilla_D.pdf: 3005113 bytes, checksum: 644805cbb4b729e262d0a9e849b572b8 (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: Este trabalho buscou contribuir com o Programa Brasileiro de Melhoramento Genético de Cacau por meio do processamento e caracterização dos principais derivados de nove clones estudados e utilizados comercialmente na Bahia por sua resistência à vassoura-de-bruxa: CEPEC 42, EET 397, TSA 654, TSA 656, TSAN 792, TSH 516, TSH 565, TSH 774, TSH 1188 e do cacau Comum, tradicional na região e suscetível à doença. Os frutos foram colhidos em um mesmo período, fermentados simultaneamente em lotes de 50 Kg e secos naturalmente ao sol. As amêndoas obtidas foram quebradas em nibs, que foram torrados em 3 diferentes tempos em forno elétrico rotativo a 150 ºC e moídos até 25 µm para obtenção dos liquors. A análise sensorial de preferência definiu o tempo de torração de cada material. A manteiga de cacau foi obtida por prensagem hidráulica dos liquors. Chocolates amargos foram produzidos pelo método convencional. A caracterização física dos frutos e sementes demonstrou diferenças entre os materiais quanto ao peso total dos frutos e rendimento de sementes com polpa por fruto. O monitoramento de temperatura e pH da massa em fermentação e a avaliação dos teores de umidade, atividade de água, pH, acidez total titulável, açúcares, ácidos orgânicos, proteínas, compostos fenólicos totais e da contagem microbiológica, durante a fermentação e ao término da secagem, demonstraram que a evolução do processo fermentativo foi distinta para cada material. A caracterização da manteiga de cacau quanto à composição em triacilgliceróis e curva de sólidos indicou que os todos os cultivares estudados, exceto o TSH 774, apresentaram melhorias em relação ao cacau Comum. A análise sensorial descritiva quantitativa dos liquors por duas equipes treinadas e de aceitação dos chocolates, por painel não treinado de consumidores, indicaram diferenças entre os materiais para alguns atributos avaliados de acordo com sua ascendência genética, sendo que os materiais descendentes dos grupos Trinitário e Forastero apresentaram maior preferência em relação aos descendentes apenas do grupo Forastero. Apesar das diferenças físicas e químicas verificadas nos liquors e chocolates, observou-se a viabilidade industrial de todos dos materiais estudados. Estudou-se ainda a influência da mistura de 0, 30, 50 e 100% de sementes danificadas pela vassoura-de-bruxa com sementes sadias na fermentação às características de amêndoas, liquors, manteiga e pó de cacau obtidos. Os perfis de temperatura e pH da massa em fermentação, os teores de açúcares e ácidos orgânicos e a análise da fração volátil demonstraram que reações que normalmente ocorrem na fermentação podem ter se iniciado nos frutos, antes da colheita. O teor de polifenóis totais das sementes danificadas foi maior que o de sementes sadias, porém, as perdas na fermentação foram maiores. Os teores de lipídios e proteínas das amêndoas e liquors foram menores quanto maior a proporção de sementes danificadas. A vassoura-de-bruxa não causou alterações nas propriedades físicas e químicas avaliadas nas manteigas de cacau. A análise da fração volátil das sementes, amêndoas e liquors indicou que o aumento do teor de sementes danificadas levou à diminuição ou ausência de importantes alquilpirazinas, indicando que o uso destas, nas porcentagens estudadas, pode prejudicar a qualidade sensorial dos derivados de cacau
Abstract: The aim of this study was to contribute with the Brazilian Genetic Improvement Program of cocoa by processing and characterizing the main cocoa-derived products from nine clones studied and used commercially in Bahia due to their resistance to ¿witches¿ broom¿: CEPEC 42, EET 397, TSA 654, TSA 656, TSAN 792, TSH 516, TSH 565, TSH 774, TSH 1188 and Comum cocoa, traditional in the area and susceptible to the disease. The fruits were harvested in the same period, fermented in 50 kg batches and sun-dried. The cocoa beans obtained were broken into nibs, roasted during 3 different times in a rotative electric oven at 150ºC and milled to 25 µm to obtain the liquors. A preference sensory evaluation defined the specific roasting time for each material. Cocoa butter was obtained by hydraulic pressing of the liquors. Bitter chocolates were produced by the conventional method. The physical characterization of the fruits and seeds demonstrated differences among the materials regarding total weight of the fruits and yield of seeds with pulp per fruit. Temperature and pH monitoring of the mass during fermentation and evaluation of moisture content, water activity, pH, total acidity, sugars, organic acids, proteins, total phenolic compounds and microbiological count during fermentation and at the end of drying demonstrated that the evolution of the fermentation process was different for each material. The triacylglycerol composition and the solid fat content of the cocoa butters from all the cultivars studied, except TSH 774, presented improvements compared to Comum cocoa. The quantitative descriptive analysis of the liquors carried out by two trained panels and the acceptance of the chocolates by an untrained consumer panel indicated differences for some of the parameters evaluated among the materials studied according to their genetic ascendance. The cultivars descending from Trinitario and Forastero groups presented greater preference in relation to the descendants of the Forastero group only. The physical and chemical characterization of the liquors and chocolates demonstrated differences among the materials studied; however, it also showed their industrial viability. The influence of the mixture of 0, 30, 50 and 100% of seeds damaged by ¿witches¿ broom¿ with healthy seeds during the fermentation process on the characteristics of cocoa beans, liquors, cocoa butter and powder was also studied. The temperature and pH profiles of the mass during fermentation, the amounts of sugars and organic acids and the analysis of volatile compounds demonstrated that some reactions that usually occur during fermentation might have been initiated in the fruits before harvesting. The total content of polyphenols in the damaged seeds was higher than in the healthy seeds; however, losses during fermentation were also greater. Lipid and protein contents of cocoa beans and liquors decreased with the increase of the proportion of damaged seeds. ¿Witches¿ broom¿ did not cause changes in the physical and chemical properties evaluated in the cocoa butters. The analysis of the volatile compounds of the seeds, beans and liquors showed that the increase of the content of damaged seeds led to the decrease or absence of the main alkylpyrazines, indicating that their use in the percentages studied may negatively affect the sensory quality of cocoa-derived products
Doutorado
Doutor em Tecnologia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Drummond, Maria Cristina de Moraes. "Relação entre o grau de torração do cacau (Theobroma cacao L.), sua qualidade nutricional e atributos sensoriais." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255230.

Full text
Abstract:
Orientador: Nelson Horacio Pezoa Garcia
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-24T10:48:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Drummond_MariaCristinadeMoraes_M.pdf: 4487892 bytes, checksum: 519643c26b5af3408791890e0bf310a0 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: O cacau tem sido amplamente utilizado na alimentação humana, inclusive como melhorador do sabor de bolos, doces, confeitos, bebidas, muitos dos quais são destinados à população infantil. Enquanto que a maioria dos estudos enfoca os aspectos agronômicos, tecnológicos, sensoriais e químicos, poucos são os trabalhos que.relacionam o grau de torração e a qualidade nutricional do cacau. No presente trabalho, cinco grupos de dez ratos Wistar, recém-desmamados, receberam dietas contendo cacau (Theobroma cacao L) torrado à 155°C, por O, 20, 30, 40 ou 50 minutos. As dietas continham 9,26% de caseína e 0,74% de proteína de cacau. Um grupo com dieta padrão, isenta de cacau, contendo 10% de caseína foi incluído como controle. O Coeficiente de Eficiência Protéica (PER) foi determinado a cada semana, durante um período de 28 dias. Os resultados mostraram que a substituição de 7,4% da caseína por proteína de cacau, independentemente do grau de torração, afetou significativamente (p<=;0,05) a eficiência da proteína alimentar. A diferença entre os valores de PER dos diversos grupos do experimento foi mais pronunciada nas primeiras duas semanas do ensaio. As diferenças entre os diversos graus de torração não foram significativas (p>0,05). Foi observada correlação direta (R2=0,995) entre o grau de torração e o consumo de dieta pelos animais. Além do ensaio biológico, conduziu-se uma avaliação sensorial de cada amostra de cacau adicionada às dietas dos ratos, aplicando-se a metodologia de "Análise Descritiva Quantitativa", a fim de se verificar a existência de correlações entre as características sensoriais do cacau e os resultados obtidos no experimento biológico. De acordo com os resultados da análise sensorial, a amostra de líquor de cacau cru foi a que mais se destacou das demais, com relação a quase todos os atributos de aparência, aroma e sabor testados. A amostra de cacau torrado por 50 minutos se destacou levemente das amostras de cacau torrado por 20, 30 e 40 minutos, as quais por sua vez, foram bastante semelhantes entre si. Com exceção do sabor amargo, não foi observada correlação linear entre as medidas sensoriais e os valores de PER obtidos no ensaio biológico. A correlação entre a intensidade do sabor amargo e o PER não era esperada. Supõe-se que a mesma tenha ocorrido devido à possibilidade de o sabor ácido ter realçado o sabor amargo da amostra de cacau cru. Foi observada correlação linear positiva entre a ingestão de dieta pelos ratos e os seguintes atributos sensoriais: cor, aroma e sabor torrado e aroma e sabor de chocolate. Entre a ingestão de dieta e os atributos sabor ácido e adstringência houve correlação linear negativa. Não houve correlação linear entre o ganho de peso dos animais do experimento e os atributos sensoriais testados. Concluiu-se que a melhor faixa de tempo de torração do cacau para a confecção de um bom chocolate, do ponto de vista sensorial, foi também a faixa de torração em que o cacau apresentou as suas melhores características nutricionais para os ratos do experimento.
Abstract: Cocoa has been extensively used in human feeding, one application being to improve the flavor of cakes, pastries and candies, most of which are widely consumed by young children. While the vast majority of the research on chocolate focuses attention on the agronomic, technological, sensory and chemical aspects, littie effort is placed on the relationship between roasting degree and the nutritional quality. In the present work, five groups of ten recently weaned Wistar rats each received diets containing fermented and dried cocoa roasted at 155°C for either 0, 20, 30, 40 or 50 minutes. The diets were prepared containing either 10% casein (control) or 9.26% casein plus 0.74% of cocoa protein. Protein Efficiency Ratios (PER) were determined weekly for 28 days. The results showed that substitution of 7.4% of the casein by cocoa protein in the diet, lowered PER values to a significant extent (p<0.05). This effect was more pronounced in the first two weeks of the assay. Although differences between the different degrees of roasting were not significant at the 5% level, a correlation (rMD.995) was observed between the former and food ingestion by the rats. A sensory assessment of every cocoa sample used for the diets was also made, in an attempt at finding a statistical correlation between the cocoa sensory properties and the results of the biological experiment. The sensory methodology used was the "Quantitative Descriptive Analysis". According to the results, the raw cocoa liquor sample (just fermented and dried) was distinct from the others, with respect to the appearance, aroma and flavor attributes tested. The cocoa sample roasted for 50 minutes was slightly different from the 20, 30 and 40~minute samples, which were quite simitar to one another. Except for bitter flavor, there was no linear correlation between the sensory measurements and the PER values obtained from the biological assay. No correlation between the intensity of bitter flavor and PER was expected, but maybe the acid flavor intensified the bitter flavor of the raw cocoa, thus resulting in this correlation. There was a positive linear correlation between intake of diet by the rats and the following sensorial attributes: color, roasted aroma and flavor and chocolate aroma and flavor. Between intake diet and the sensorial attributes acid flavor and astringency there was a negative linear correlation. No linear correlation was observed between the weigh gain of the rats and the sensorial attributes tested. The best cocoa roasting range for obtaining a chocolate of good taste was also the one in which the cocoa presented its best nutritional properties for the rats.
Mestrado
Mestre em Tecnologia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, Marinalda da Silva. "Estudo do melhoramento do sabor de cacau (Theobroma cacao L.) atraves de ação enzimatica durante a fermentação." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255220.

Full text
Abstract:
Orientador: Nelson Horacio Pezoa Garcia
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-28T00:47:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Soares_MarinaldadaSilva_M.pdf: 21644495 bytes, checksum: 0334bb558b7b61f8494c0d042773d479 (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: A fermentação das sementes de cacau é uma atividade indispensável para o desenvolvimento dos precursores do aroma de chocolate. Durante essa etapa a polpa que envolve as sementes é metabolizada por microrganismos, produzindo, principalmente, etanol e ácido acético, que são absorvidos pelos cotilédones causando a morte da semente e promovendo alterações físico-químicas importantes na constituição do sabor. Entre essas, pode-se ressaltar a formação de aminoácidos e açúcares redutores livres, oxidação de antocianinas, e complexação de aminoácidos com compostos fenólicos formando quinonas, contribuindo assim para a redução do amargor e adstringência das amêndoas. Diante da necessidade do melhoramento do sabor do cacau, este trabalho visa a utilização da enzima polifenoloxidase (PPO) provinda da polpa de pinha (Annonna squamosa L.), que atua na fase primária da fermentação e da enzima protease, na forma comercial, denominada "Protezyn Flavour", a fim de reduzir a concentração de compostos responsáveis pelo amargor e adstringência e aumentando a disponibilidade de aminoácidos livres para as reações de desenvolvimento de sabor. As enzimas foram adicionadas após 48 horas e 96 horas do processo fermentativo, tempos em que as condições de pH e temperatura se tornaram mais favoráveis. A enzima protease foi adicionada nas concentrações de 0,5% e 0,75% em relação ao teor de proteína presente na semente,. A polpa de pinha madura rica em PPO foi adicionada nas concentrações de 5,0% e 7,5% em relação à massa total de sementes de cacau com polpa mucilaginosa. Foram realizadas oito fermentações de sementes de cacau em duplicata: três com adição de polpa de pinha madura, três com adição da enzima protease e duas sem aplicação de enzima, sendo que em uma destas adicionou-se água na mesma proporção das soluções com enzima protease. As fermentações foram realizadas todas simultaneamente em caixas de isopor com capacidade aproximadamente de 6 litros e com orifícios, no fundo, de 0,5cm de diâmetro, espaçados a cada 2,5cm para o escoamento do mel e em uma sala climatizada com temperatura média de 33°C e umidade relativa ao redor de 65%, condições similares àquelas das regiões onde se cultiva e fermenta o cacau. Os nibs foram secados e moídos para depois serem desengordurados. Foram realizadas análises no pó de cacau desengordurado para a quantificação de fenóis totais, taninos, antocianidinas, flavan-3-ois e aminoácidos livres. Os experimentos tratados com PPO tiveram redução de 18,64 e 20,07% de fenóis totais. Houve aumento na concentração de aminoácidos livres na faixa de 43,8-79,74%. A torração foi efetuada sobre os nibs com granulometria entre 3-6 mm, em lotes de 250 g, em forno elétrico rotativo à temperatura de 150°C na camisa do aparelho. Foram utilizados três tempos de torração para cada experimento: 36, 38 e 40 minutos. Os nibs torrados foram refinados (liquor) para a formulação da mistura para realização dos testes sensoriais. Os tratamentos com adição de 0,5% da enzima comercial "Protezyn flavour" e adição de 5,0% de polpa de pinha, após 96 horas de fermentação, foram considerados os melhores, de acordo com os resultados analíticos.
Abstract: The fermentation of cocoa beans is an indispensable activity for the development of the precursors of chocolate flavor. During this stage the pulp that surrounds the beans is metabolized by microrganisms, producing, mainly, ethanol and acetic acid which are absorbed by the cotyledons resulting in the death of the seed, with several physical-chemical changes that will have important an influence on the flavor. Among these the synthesis of amino acids and tree reducing sugars, anthocyanin oxidation and of amino acid complexation with fenolics compounds, giving rise to quinones. Ali of these contribute to the reduction of the bittemess and astringency of the beans. In order to improve of the cocoa flavor, this work deals with the use of the enzyme polyphenoloxidase (PPo) extracted trom ripe custard apple (Annona squamosa L.) pulp, which acts in the primary phase of fermentation, and of the commercial enzyme protease, known as " Protezyn Flavour ", with the aim of reducing the concentration of compounds responsible for the bittemess and astringency, and of increasing the availability of free amino acids for the reactions of flavor development. The enzymes were added after 48 hours and 96 hours of the fermentation processoThe enzyme protease was added in the concentrations of 0.5% and 0.75% of the bean protein content. The ripe custrad apple pulp, rich in the enzyme PPO, was added in the concentrations of 5.0% and 7.5% of the total weight of wet beans. Eight fermentations were carried out: three with the addition of ripe custard apple pulp, three with the addition of the enzyme protease and two with no enzyme application, and in one of these fermentations water was added in the same proportion as the solutions with the enzyme protease. The fermentations were carried out simultaneously in fiberglass boxes with a capacity for 6 liters, with holes in the botton, spaced at 2.5cm for the drainage of exsudates. The boxes were placed in an acclimatized room with a meam temperature of 33°C and reiative humidity of 65%, conditions similar in those of the areas where cocoa is cultivated and fermented. The nibs were dried and ground and then defatted. Analyses were carried out on the defatted cocoa powder for the quantification of total phenols, tannins, anthocyanidins, flavan-3-ols and free amino acids. The experiments with PPO showed a reduction of form 18.64 and 20.07% in total phenols. There was na increase in the concentration of free amino acids in the range from 43.80 -79.74%. Roasting was effected on nibs in the range of size from 3 to 6 mm, in portions of 250 g, in a rotative electric oven at a temperature of 150°C. For each experiment three different times of roasting were applied: 36, 38 and 40 minutes. The roasted cocoa nibs were ground and refined for the formulation of the mixture used in the sensory tests. According to the analyses the best results were obtained with the treatments with the addition of 0.5% of the enzyme protease and 5.0% of the ripe custard apple pulp, allowing for 96 hours of fermentation.
Mestrado
Mestre em Tecnologia de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "CACAE"

1

Boissonnault, Sr M. C. Cache-cache. Ottawa, Ont: Centre franco-ontarien de ressources pédagogiques, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Savary, Fabien. Cache-cache. Montreal: Chouette, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Young, Caroline. Cache-cache nature. Londres: Usborne, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Boulanger, Daniel. Cache-cache: Roman. Paris: Grasset, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

García, Celso. Cacao (Theobroma cacao L.). [Palmira]: Universidad Nacional de Colombia, Sede Palmira, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dagom, Dagoll. Cacao. Barcelona: Edicions 62, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Perța, Cosmin, ed. cacao. Bucharest, Romania: Editura Tracus Arte, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bob, Arnold. Cache. Richmond, Mass: Mad River Press, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cavae. Trento-Italy: Curcu & Genovese, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amado, Jorge. Cacao. Buenos Aires: Losada, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "CACAE"

1

Zhang, Dapeng, and Lambert Motilal. "Origin, Dispersal, and Current Global Distribution of Cacao Genetic Diversity." In Cacao Diseases, 3–31. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Muller, Emmanuelle. "Cacao Swollen Shoot Virus (CSSV): History, Biology, and Genome." In Cacao Diseases, 337–58. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Akrofi, Andrews Y., Ismael Amoako-Atta, Kofi Acheampong, Michael K. Assuah, and Rachel L. Melnick. "Fruit and Canopy Pathogens of Unknown Potential Risk." In Cacao Diseases, 361–82. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cabrera, Odalys García, Eddy Patricia López Molano, Juliana José, Javier Correa Álvarez, and Gonçalo Amarante Guimarães Pereira. "Ceratocystis Wilt Pathogens: History and Biology—Highlighting C. cacaofunesta, the Causal Agent of Wilt Disease of Cacao." In Cacao Diseases, 383–428. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Roux, Jolanda, and Martin P. A. Coetzee. "Armillaria Root Rot of Theobroma cacao." In Cacao Diseases, 429–47. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Flood, Julie, G. M. ten Hoopen, Ulrike Krauss, and Andrews Akrofi. "Root-Infecting Fungi Attacking Theobroma cacao." In Cacao Diseases, 449–80. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melnick, Rachel L. "Cherelle Wilt of Cacao: A Physiological Condition." In Cacao Diseases, 483–99. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Akrofi, Andrews Y., and Kofi Acheampong. "Epiphytic and Parasitic Plants Associated with Cacao." In Cacao Diseases, 501–8. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

ten Hoopen, G. M., and Ulrike Krauss. "Biological Control of Cacao Diseases." In Cacao Diseases, 511–66. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gutiérrez, Osman A., Alina S. Campbell, and Wilbert Phillips-Mora. "Breeding for Disease Resistance in Cacao." In Cacao Diseases, 567–609. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-24789-2_18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "CACAE"

1

Freitas, Andre Da Luz De, Patricia Oliveira Santos, Elice Cristina Dos Santos, Rutileia De Jesus Paiva, and Vinicius Carvalho Da Silva. "VALORIZAÇÃO DA CASCA DO CACAU NA PRODUÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS POR TRICHODERMA ASPERELLUM." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1364.

Full text
Abstract:
Introdução: A Casca do fruto de Cacau (C) (Theobroma cacao L.) representa cerca de 67-75% do fruto. Para cada tonelada de amêndoas secas de cacau, são geradas dez toneladas de casca de cacau (CC) úmidas. Trata-se de um resíduo rico em fibra alimentar, lignina e antioxidantes bioativos, como os polifenóis e até hoje subaproveitado pela indústria. Diferentes micro-organismos são capazes de produzir compostos com ação antimicrobiana. Dentre eles, as espécies do gênero Trichoderma têm se destacado como agentes de biocontrole contra fitopatógenos e pragas, devido às suas potencialidades antagônicas. A Fermentação em Estado Sólido (FES) é um bioprocesso bastante utilizado mundialmente para a produção de compostos de interesse industrial. A FES é capaz de aumentar o teor de compostos biologicamente ativos, agregando valor econômico aos resíduos agroindustriais Objetivo: Analisar por meio de um levantamento bibliográfico a obtenção de extratos altamente bioativos conduzidos por fermentação em estado sólido da casca de cacau por Trichoderma asperellum. Material e métodos: Realizou-se o levantamento bibliográfico através de plataformas de pesquisa científica, como Periódicos Capes, Science, e google acadêmico. Resultados: O advento de inovações biotecnológicas, especialmente nas áreas de enzimas e tecnologias de fermentação, pode fornecer potenciais usos econômicos para as cascas de cacau. A biomassa do cacau apresenta alto teor de celulose, o que indica seu potencial como fonte de carbono para o processo de fermentação. Além disso, é composta por uma grande quantidade de cinzas, o que auxilia na nutrição microbiana, não sendo necessário suplementação com esses compostos durante o processo fermentativo. As espécies de Trichoderma são os agentes de controle biológico mais eficazes em uso, porque produzem uma ampla gama de agentes antibacterianos. Embora esses microrganismos exijam muito pouca nutrição, eles secretam muitos metabólitos nas proximidades. Esses metabólitos podem ser usados na agricultura, indústria e medicina, por isso são de grande importância para os humanos Conclusão: A produção de compostos bioativos através de o uso de biomassa residual agrega valor à mesma e possibilita uma gama de aplicação dos compostos, como na área da saúde(antimicrobianos e antioxidantes) e na agricultura (biofungicidas).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Krause, Arthur, Francis Moreira, Valéria Girelli, and Philippe Olivier Navaux. "Poluição de Cache e Thrashing em Aplicações Paralelas de Alto Desempenho." In XX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2019.8683.

Full text
Abstract:
Conforme os processadores evoluem, o desempenho dos sistemas computacionais se torna cada vez mais limitado pelo tempo de acesso à memória. Caches são empregadas a fim de contornar este problema, mas é necessária uma gerência inteligente dos dados que são armazenados nelas para impedir que problemas como poluição e thrashing degradem seu desempenho. Neste trabalho é apresentada uma análise da poluição de cache e thrashing em aplicações paralelas de alto desempenho. Os resultados mostram que caches com maior associatividade sofrem mais com estes problemas. Até 28% dos cache misses na L1 poderiam ser evitados com uma política de substituição de cache mais inteligente, chegando a até 62% na cache L2 e 98% na LLC. As processors evolve, the performance of computer systems becomes increasingly limited by the memory access time. Caches are employed in order to get around this problem, but an intelligent management of the data that is stored in them is necessary to prevent problems such as pollution and thrashing from degrading their performance. In this work, an analysis of cache and thrashing pollution in high performance parallel applications is presented. The results show that caches with greater associativity suffer more from these problems. Up to 28% of cache misses in the L1 cache could be avoided with a smarter replacement policy, up to 62% in the L2 cache and 98% in the LLC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Dawson Paiva, and Nahri Moreano. "ECS e EMCS: Simuladores de Caches para o Apoio Pedagógico no Ensino de Arquitetura de Computadores." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2021.15922.

Full text
Abstract:
Simuladores educacionais são ferramentas fundamentais no ensino das disciplinas da área de Arquitetura e Organização de Computadores, pois facilitam a compreensão do comportamento do sistema modelado e sua avaliação, aprofundando o aprendizado dos conceitos teóricos estudados. Este trabalho apresenta dois simuladores de memórias cache para apoio pedagógico, o Educational Cache Simulator e o Educational Multi-Level Caches Simulator, que modelam um único nível ou dois níveis de memória cache, respectivamente. Ambos possuem uma interface gráfica intuitiva e interativa, possibilitam a escolha de diferentes configurações para as caches e o acompanhamento do comportamento da cache a cada acesso e produzem resultados de desempenho. O primeiro também oferece uma representação gráfica da organização da cache e a visualização dos acessos à mesma. Os simuladores podem ser usados na realização de experimentos em aulas práticas e no estudo extra-classe, promovendo o aprendizado ativo e a integração teoria-prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Köhler, Ricardo, and Marco Alves. "Acelerando requisições de prováveis cache misses com requisições em paralelo cache/DRAM." In IX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbesc_estendido.2019.8643.

Full text
Abstract:
O uso de hierarquias de memória cache multi-níveis apresentam resultados interessantes quanto a exploração da localidade temporal e espacial no decorrer da execução de um programa. Ao manterem o conjunto de dados mais frequentemente acessados ou os prováveis dados a serem acessados próximos ao processador, as memórias cache proveem um acesso mais rápido ao dados, quando comparado ao acesso a memória principal. Entretanto, para programas com baixa localidade espacial e temporal, a hierarquia de memórias cache pode apresentar-se como uma barreira para a busca de dados na memória principal. Ou seja, para programas que não tiram proveito das memórias cache, essas acabam por adicionar um overhead no acesso aos dados, pois a busca de dados é feita inicialmente na hierarquia de cache antes de ser encaminhada para a memória principal. Por outro lado, os fabricantes de processadores evitam o envio paralelo de requisições de dados para a memória cache e a memória principal, a fim de evitar inundação de falsas requisições no controlador de memória. Com essa perspectiva, nesse artigo nós apresentamos o uso de um preditor simplificado de faltas de dados no LLC que, ao prever se uma requisição acabará por ser um LLC miss, induz o processador a efetuar uma requisição diretamente a memória principal, em paralelo a tradicional busca de dados percorrendo toda a hierarquia de cache. Em nossas simulações, o encaminhamento de requisições diretamente a memória principal, com base em nosso mecanismo apresentou um ganho de desempenho de até 40% quando single-core e até 14% quando multi-core.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

A., L. F., J. V. S. A., E. S. L., A. G. N., V. S. O. F., and C. M. R. F. "ESTUDO DA SECAGEM DE AMÊNDOAS DE CACAU (THEOBROMA CACAO) ATRAVÉS DE MODELOS EMPÍRICOS." In IV ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDúSTRIA. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/enag-2018-91687.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rondon, Lucas Borges, Lucas Porto Maziero, Geraldo Pereira Rocha Filho, Augusto José Venâncio Neto, Maycon Leone Maciel Peixoto, and Leandro Aparecido Villas. "Protocolo baseado em Geometria Computacional para Descoberta de Cache em Redes Veiculares de Dados Nomeados." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2020.12339.

Full text
Abstract:
A distribuição eficiente de conteúdo em larga escala em redes veiculares (VANETs) é extremamente desafiador devido à característica topológica altamente dinâmica das VANETs, decorrente da mobilidade dos veículos. A arquitetura VNDN (Vehicle Named-Data Network) lida com os desafios de desempenho e confiabilidade do fornecimento de conteúdo em grande escala em VANETs, a partir do suporte a recursos de comunicação e armazenamento em cache na rede centrada no conteúdo. No entanto, a integração da arquitetura NDN nas VANETs gera broadcast storm de pacotes de Interesse no processo de descoberta de cache, que resulta em desperdício de recursos, perdas de pacotes, atrasos na recuperação de conteúdo e diminui o desempenho da rede. A luz disso, este artigo propõe um protocolo de descoberta de cache geométrico (PERSEU) que visa pavimentar o caminho para a distribuição eficiente de conteúdo em larga escala em VNDNs, através da capacidade de mitigar o broadcast storm na comunicação entre veículos em VNDN. Ao comparar com outras soluções da literatura, o protocolo PERSEU aprimora a etapa de descoberta de cache em 337,7%, além de permitir uma taxa de entrega de conteúdo de 81,8% enquanto reduz o número de transmissões no processo de descoberta de cache em 82,7%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Marisangila, and Guilherme Piêgas Koslovski. "Uma Proposta Inicial baseada em Mobile Edge Computing para Orquestrar Caches em Redes 5G." In XVIII Escola Regional de Redes de Computadores. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/errc.2020.15191.

Full text
Abstract:
A quinta geração de redes móveis 5G é uma tecnologia em evolução e, portanto, existem questões abertas e um número substancial de propostas que visam atender seus requisitos. Dessa forma, pesquisas sugerem a dissipação de servidores cache na periferia da Internet com a arquitetura distribuída proposta pelo paradigma de Mobile Edge Computing. Esse artigo descreve uma proposta preliminar para otimizar o uso servidores cache e diminuir a latência, requisito da 5G. Com base na ponderação de latência e recursos do servidor, o algoritmo decide entre buscar o conteúdo na sua origem ou redirecionar o usuário para outro servidor cache presente na rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sodiya, Adesina, and Adebukola Onashoga. "Components- Based Access Control Architecture." In InSITE 2009: Informing Science + IT Education Conference. Informing Science Institute, 2009. http://dx.doi.org/10.28945/3374.

Full text
Abstract:
Ensuring adequate security of information has been a growing concern of individuals and organizations. There is then the need to provide suitable access control mechanism for preventing insider abuses and ensuring appropriate use of resources. This paper presents an access control scheme that adopts the techniques of Role-Based Access Control (RBAC), Purpose-Based Access Control (PBAC), Time-Based Access Control (TBAC) and History-Based Access Control (HBAC) as components to form an integrated Components-based Access Control Architecture (CACA). In CACA, an Access Control Score (ACS) is computed from the combined access control techniques. CACA also combines ACS with the sensitivity nature of system resources before a level of access is granted. The architecture was implemented within a payroll system developed using JAVA and SQL. Using usability testing, the evaluation of CACA showed 92% reduction in insider abuses and misuse of privileges. This shows that CACA can provide higher level of security access as against what used to exist.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kong, Chia Ling, and Edwin P. Castro. "Application of LADA for Post-Silicon Test Content and Diagnostic Tool Validation." In ISTFA 2006. ASM International, 2006. http://dx.doi.org/10.31399/asm.cp.istfa2006p0431.

Full text
Abstract:
Abstract Embedded cache size has dramatically increased with the advent of Intel Hyper-Threading and Multi-Core Technology, making many of the existing cache test validation method less and less practical, if not obsolete. As a result, the effort to sustain and improve array test quality, which is ever so critical to achieve DPM goals, is becoming a formidable challenge. In this paper, we present a test content validation procedure through novel application of Laser Assisted Device Alteration (LADA), i.e. soft fault injection in state elements, which had proven itself in Itanium® 2 array test quality improvement. While the procedure was originally targeting cache test content, the underlying concept has been successfully deployed to expedite scan test content and fault isolation tool validation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Xiao, He, Wen Yueh, Saibal Mukhopadhyay, and Sudhakar Yalamanchili. "Multi-Physics Driven Co-Design of 3D Multicore Architectures." In ASME 2015 International Technical Conference and Exhibition on Packaging and Integration of Electronic and Photonic Microsystems collocated with the ASME 2015 13th International Conference on Nanochannels, Microchannels, and Minichannels. American Society of Mechanical Engineers, 2015. http://dx.doi.org/10.1115/ipack2015-48533.

Full text
Abstract:
The high heat flux and strong thermal coupling in the 3D ICs has limited the performance gains that would otherwise be feasible in 3D structures. The common practice of adopting worst-case design margins is in part responsible for this limitation since average-case performance would be limited by worst-case thermal design margins. The coupling between temperature and leakage power exacerbates this effect. However, worst-case thermal conditions are not the common state across the package at runtime. We argue for the co-design of the package, architecture, and power management based on the multi-physics interactions between temperature, power consumption and system performance. This approach suggests an adaptive architecture that accommodates the thermal coupling between layers and leads to increased energy efficiency over a wider operating voltage range and therefore higher performance. In this paper, we target at a 3D multicore architecture where the cores reside on one die and the last level cache (LLC) resides on the other. The DRAM stack may be stacked on top of the package (e.g., 3D) or in the same package (e.g., 2.5D). We propose a novel adaptive cache structure — the constant performance model (CPM) cache — based on voltage adaptations to temperature variations. We construct a HSPICE model for the SRAM to explore the relationship between temperature, supply voltage, and the circuit delay in the context of the LLC. This model is used to investigate, characterize, and analyze the effect of the temperature-delay dependence of the SRAM LLC configuration on the system-level performance and energy efficiency. This analysis gives rise to an intelligent scheme for dynamic voltage regulation in the LLC cache that is sensitive to the temperature of the individual cache banks. Each cache bank is thermally coupled to the associated cores and thus is sensitive to the local core-level power management. We show that this local adaptation to the temperature-delay dependence leads to a significant power reduction in the LLC cache, and improvement of system energy efficiency computed as energy per instruction (EPI). We evaluate our approach using a cycle-level, full system simulation model of a 16-core x86 homogenous microarchitecture in 16nm technology that boots a full Linux operating system and executes application binaries. The advantages of the proposed adaptive LLC structure illustrate the potential of the co-design of the package, architecture, and power management in future 3D multicore architectures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "CACAE"

1

Smith, Tyler Barratt, and Jorge Mario Urrea. Authenticating cache. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), June 2012. http://dx.doi.org/10.2172/1121941.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rhodes, David L., and Wayne Wolf. Unbalanced Cache Systems. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, August 1999. http://dx.doi.org/10.21236/ada521467.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Luciani, J., G. Armitage, J. Halpern, and N. Doraswamy. Server Cache Synchronization Protocol (SCSP). RFC Editor, April 1998. http://dx.doi.org/10.17487/rfc2334.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chankhunthod, Anawat, Peter B. Danzig, Chuck Neerdaels, Michael F. Schwartz, and Kurt J. Worrell. A Hierarchical Internet Object Cache. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, March 1995. http://dx.doi.org/10.21236/ada446612.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chiarulli, Donald M., and Steven P. Levitan. Optoelectronic Cache Memory System Architecture. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, December 1999. http://dx.doi.org/10.21236/ada371774.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mohror`, K., and B. Rountree. Cache Performance Analysis and Optimization. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), November 2012. http://dx.doi.org/10.2172/1058106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kegley, Russell, Jonathan Preston, Brian Dougherty, Jules White, and Anirudda Gokhale. Predictive Cache Modeling and Analysis. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, November 2011. http://dx.doi.org/10.21236/ada552968.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mohror, Kathryn. Automated Cache Performance Analysis And Optimization. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), December 2013. http://dx.doi.org/10.2172/1113233.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Wessels, D., and K. Claffy. Internet Cache Protocol (ICP), version 2. RFC Editor, September 1997. http://dx.doi.org/10.17487/rfc2186.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fujiwara, K., A. Kato, and W. Kumari. Aggressive Use of DNSSEC-Validated Cache. RFC Editor, July 2017. http://dx.doi.org/10.17487/rfc8198.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography