Academic literature on the topic 'Banco Angola e Metropole'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Banco Angola e Metropole.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Banco Angola e Metropole"

1

Keese, Alexander. "Why Stay? Forced Labor, the Correia Report, and Portuguese–South African Competition at the Angola–Namibia Border, 1917–1939." History in Africa 42 (May 29, 2015): 75–108. http://dx.doi.org/10.1017/hia.2015.20.

Full text
Abstract:
AbstractThe so far unknown report by Norberto Correia, Portuguese administrator of the Baixo-Cunene border district, is an impressive document on forced labor and flight at the Angola-Namibia border, written by a controversial official fallen into disgrace after a regime change in the metropole. Correia’s acerbic and detailed analysis allows fresh interpretations of a border situation that is only at first glance well-known. By contrasting the Correia report with documentation from South African officials and the voices of their Ovambo partners in indirect rule, we come to clearer understanding of motivations and options at this unruly colonial border.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bortot, Camila Maria, Chocolate Adão Brás, and Elisângela Alves da Silva Scaff. "Regulação supranacional em educação na África: estudo a partir da política de formação de professores de Angola." Revista Iberoamericana de Educación 90, no. 1 (October 24, 2022): 151–67. http://dx.doi.org/10.35362/rie9015357.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre a regulação supranacional e a construção de políticas de formação de professores para o continente africano, focalizando a análise para o contexto angolano. A base metodológica da pesquisa é de caráter documental, organizada a partir de documentos constantes dos repositórios digitais de agências da Onu, do Banco Mundial e do governo angolano. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelas orientações e projetos de cooperação internacional, com foco na formação inicial de professores. Essa característica faz parte da agenda global de fomento à o ampliaçãoda quantidade de professores (as) na região por meio do investimento em programas destinados a esse fim. Nesse cenário Angola recebeu financiamento para vários projetos, entre eles o Programa Aprendizagem para Todos, formulado por meio de cooperação entre Banco Mundial e o Governo angolano. Sinaliza-se, assim, a tendência de vinculação da formação inicial e continuada de docentes ao sucesso educacional, configurando uma regulação supranacional direta e influente na agenda das políticas educacionais em Angola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sebastião, Adão Miguel. "OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE DO SECTOR BANCÁRIO: UM ESTUDO EMPÍRICO NO CONTEXTO ANGOLANO, ENTRE 2012 – 2020." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 10 (September 30, 2023): e493944. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3944.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como objectivo, identificar os Determinantes da Performance do Sector Bancário que podem afectar o desempenho económico e financeiro dos bancos em Angola no período de 2012 a 2020. Assim, a amostra está constituída por 20 bancos, sendo 159 observações no total analisado. Para o presente estudo recorreu-se aos dados secundários e pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, ambos os métodos foram usados para fazer face a recolha e análise dos relatórios técnicos e conta de cada banco que compõe o estudo, e o seu tratamento estatístico por meio de softwares SPSS-26 e STATA - 64 para análise e tratamento dos dados em painel no período de 2012 a 2020. Analisou-se o coeficiente de correlação de Pearson e abordagem analítica de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos revelam que a adequação do capital e a dimensão do banco têm efeitos positivos significativos no desempenho financeiro dos bancos comerciais angolanos, seguidamente no Retorno sobre o activo total (ROA) e Margem financeira líquida (MFL).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Goes, Fernanda Lira. "O BANCO E BRANCO O DINHEIRO E NEGRO: GEOPOLÍTICA BRASILEIRA DO FINANCIAMENTO DO BNDESPARA ODEBRECTH EM ANGOLA." Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território / Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory 6, no. 2 (September 13, 2016): 72–95. http://dx.doi.org/10.26512/ciga.v6i2.21944.

Full text
Abstract:
Enquanto vivemos em um país segregado pelo racismo, entendo por premissa ampliar e aprofundar os debates sobre as desigualdades resultantes da discriminação e do preconceito racial. O tema deste trabalho propõe-se a criticar o território do dinheiro, como consequência da intervenção da geopolítica brasileira por meio do estímulo de um banco público às ações da grande empresa com fins de acúmulo de capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chambal, Luis Alfredo, Heulalia Charalo Rafante, and Sérgio Cristóvão Selingardi. "A educação especial em Angola, Moçambique e Brasil: marcos históricos e a política de educação inclusiva das agências multilaterais." Crítica Educativa 1, no. 2 (December 16, 2015): 7. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v1i2.52.

Full text
Abstract:
Este artigo constitui uma análise dos marcos históricos da Educação Especial em Angola, Moçambique e Brasil, países que, não obstante distinções, possuem pontos em comum, como o passado colonial e a língua portuguesa como idioma oficial. Tem-se por objetivo ressaltar as singularidades históricas, políticas, econômicas e sociais de cada país e também a adoção da proposta de política para atendimento das pessoas com deficiência, da Declaração de Salamanca, de 1994, sob a égide da Conferência Mundial de Educação para Todos (1990) e promovida pelas agências multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial. Para maior compreensão da abordagem da Educação Especial nos três países, primeiramente é feita uma abordagem acerca do perfil histórico e social de cada um deles, destacando, especificamente, nos casos de Angola e Moçambique, uma realidade marcada pela pobreza, agravada por décadas de guerras civis. No que diz respeito à Educação Especial, os três países têm promovido políticas destinadas ao atendimento das crianças com necessidades educativas especiais, no entanto, seguindo os pressupostos dos organismos multilaterais que, na perspectiva de implementação de uma política inclusiva, não leva em consideração as distintas realidades entre os países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

António Maria, Pedro. "O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BANCÁRIAS NA CONCESSÃO DE FINANCIAMENTO PARA O FOMENTO DAS MPME’S: ESTUDO APLICADO NO BANCO SOL (2017 - 2020) EM ANGOLA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 7 (July 3, 2022): e371654. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1654.

Full text
Abstract:
O microcrédito enquanto produto financeiro das instituições financeiras bancárias junto das micro, pequenas e médias empresas, é um instrumento de financiamento de curto prazo que visa fomentar actividades das empresas, cuja disponibilidade financeira colocada ao dispor destes, são de baixo valor e os prazos de reembolso variam entre os 30 a 120 dias, conforme os requisitos dos contratos acordados entre as partes. Quanto aos aspectos relacionados com a metodologia. Este artigo tem como objectivo analisar o impacto do financiamento do microcrédito concedido pelo Banco Sol para o fomento das MPME’s de 2017 à 2020, concretamente às 2016 empresas nos municípios de Mbanza Kongo, Nzeto e Soyo, todos os municípios pertencentes a província do Zaire/ Angola. Para o alcance deste objectivo recorreu -se a metodologia qualitativa e quantitativa, com suporte a pesquisa bibliográfica e técnica de questionário, para tratamento dos dados quantitativos foi pelo SPSS versão 20. Ao longo da pesquisa, recorreu - se a dados primários com a aplicação de um questionário às 2016 empresas e dados secundários a partir das informações contidas nos relatórios e contas do banco Sol no período corresponde de 2017 a 2020. A pesquisa provou que com o acesso ao microcrédito por parte das empresas inquiridas constatou – se o fomento das suas actividades nos diversos sectores de actividades ou mesmo melhoramento das suas instalações comerciais, o alargamento da sua carteira de negócio e formalização do negocio diante das entidades competentes dos municípios descritos nesta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Daniel, Niembo Maria, and Marta Lígia Pomim Valentim. "INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO PARA A GERAÇÃO DE INOVAÇÃO EM ANGOLA." Revista EDICIC 2, no. 2 (December 20, 2022). http://dx.doi.org/10.62758/re.v2i2.130.

Full text
Abstract:
A geração de inovação no âmbito do empreendedorismo visando o desenvolvimento econômico tem alinhamento com o mercado, cujos resultados obtidos por meio do conhecimento ‘novo’ ou incremental se transforma em valor econômico. Desse modo, destaca-se que é fundamental haver interação entre os principais agentes de inovação: governo, universidade/instituição de pesquisa e empresa. O estudo visou analisar as estratégias de incentivo ao empreendedorismo para geração de inovação em Angola. No que tange aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Realizou-se a análise da legislação angolana voltada ao empreendedorismo e à inovação. Além disso, mapeou-se os portais de inovação e analisou-se as informações referentes ao empreendedorismo e à inovação em Angola. Identificou-se as políticas públicas de inovação, enfocando as que proporcionam desenvolvimento econômico alinhadas às necessidades locais e nacionais. No contexto internacional, pela primeira vez Angola se fez presente no Índice Global de Inovação de 2021, resultados do investimento em inovação. Nessa perspectiva, Angola ficou em 119º lugar no que tange ao pilar capital humano e pesquisa, em relação aos produtos de conhecimento e tecnologia e produtos criativos ocupou o 129º e o 130º lugares respetivamente. No que concerne as estratégias voltadas ao empreendedorismo, observou-se que as incubadoras de empresas, têm propiciado um ambiente que favorece a criação e o desenvolvimento de produtos e serviços, em especial os intensivos em conhecimento. Os atores que desenvolvem as ações de inovação em Angola são: instituições de ensino superior, empreendedores, empresas, investidores, entidades públicas e organizações para o desenvolvimento. Destaca-se o programa ‘Inova Angola’, rede de transferência de tecnologia e inovação, que visa congregar a comunidade de inovadores em um só local como, por exemplo, instituições de ensino superior, startups, empresas, empreendedores, investigadores e investidores. Destaca-se, também, a ‘Aceleradora Angolana’, iniciativa voltada às microempresas, englobando vários programas com foco em iniciativas empreendedoras, captando jovens e mulheres que possuem ideias de negócio sólida ou empresas em fase inicial, orientando as ações necessárias aos empreendimentos. O ‘Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos’, projeto da ‘Aceleradora Angolana’, engloba alguns programas como a ‘Incubadora Fintech’ lançada pelo Banco Nacional de Angola em parceria com o Ministério de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo propósito é selecionar startups fintech. Ressalta-se que mesmo existindo várias iniciativas em Angola, visando criar um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo e, assim, constituindo um ecossistema de inovação, é necessário expandir essas iniciativas no País, instituindo um sistema nacional de inovação que funcione com mais eficiência, apoiando a interação entre governo, universidade e empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Simão, Lutumba Antônio Sebastião, Ana Lucia Guedes, and Amanda Nieto. "Inserção Internacional de Angola: Intervenções e Interferências Externas e suas Implicações para Governança e Gestão Pública." Sociedade, Contabilidade e Gestão 12, no. 1 (March 17, 2017). http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i1.13401.

Full text
Abstract:
Este ensaio descreve as intervenções e interferências externas em Angola, desde a independência em 1975, com o propósito de destacar as implicações em termos de governança e gestão pública. As intervenções da Organização das Nações Unidas (ONU), focadas nas resoluções do conflito armado, e as interferências do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco mundial (BM), não produziram os resultados esperados em termos de transferência de políticas para a construção de mecanismos de governança e capacitação da gestão pública. As intervenções da ONU foram vistas como sucessivos fracassos desde 1988, inclusive nas primeiras eleições diretas em 1992 e na eclosão da longa guerra civil. As missões foram condicionadas pelos interesses das potências mundiais, dentro das suas estratégias de política externa e de economia política da exploração do petróleo. Em 2000, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estabeleceu escritório em Angola com quatro áreas prioritárias: (a) redução da pobreza, (b) governança democrática, (c) prevenção e recuperação de crises, (d) desenvolvimento sustentável. Em paralelo, as interferências do FMI e do BM se depararam com resistência por parte do governo angolano em temas como a abertura da economia ao mercado internacional, a melhoria da transparência das contas da indústria petrolífera, o programa de redução da pobreza e o fortalecimento das instituições políticas. Em conjunto, estas sucessivas tentativas de soluções externas resultaram na fraca governança e gestão pública que o governo de Angola ainda luta para superar no presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bortot, Camila Maria, and Chocolate Adão Brás. "O PROGRAMA APRENDIZAGEM PARA TODOS COMO INSTRUMENTO DE RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA." Jornal de Políticas Educacionais 17, no. 2 (March 28, 2023). http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89486.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar a construção e a consolidação da agenda que tem por base a racionalidade técnica para programas de formação inicial e continuada de professores angolanos no período de 2010-2020. Para tanto, focaliza o exame ao Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT), em implementação desde 2013 com financiamento e assistência técnica do Banco Mundial e da Fundação Calouste Gulbekian. Apresenta dados relativos aos instrumentos pedagógicos que atribuem a formação docente à institucionalização da agenda pedagógica-mercantil de competências, aos preceitos da Nova Gestão Pública. Assim, ocorre em Angola, no período analisado, a racionalidade pelas vias endógenas e exógenas, em que instituições internacionais promovem a instalação da interdependência ao traçar planos nacionais a partir de pautas globais para lidar com problemas que exigem cooperação internacional e/ou alinhamento de políticas nacionais. O PAT, por sua vez, institucionaliza e direciona a formação inicial e continuada de docentes e gestores ao projeto internacional do direito à aprendizagem de harmonização para o controle e a eficácia de resultados em larga escala.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Banco Angola e Metropole"

1

Mangueira, Rosa Carneiro. "A review of the role of the Banco Nacional de Angola." University of the Western Cape, 2003. http://hdl.handle.net/11394/7822.

Full text
Abstract:
Magister Administrationis - MAdmin
The object of this study is to examine and analyse the dynamics of central banks. The central bank in any country has a great impact on the economic and monetary issues within its jurisdiction. This research is based on a case study of the economic and monetary crisis in the Republic of Angola resulting from the prolonged phases of civil war. The study will focus in particular on the role of the Banco Nacional de Angola, the central bank of Angola. This bank has a very important role to play in the post-war phase, since it is the only institution capable of inspiring confidence in national and international markets. In this period the country has been closely observed by foreign investors who are believed by this researcher to be the only guarantee for an immediate development of the country. The study points out the main periods of economic crisis, emphasising their main causes and origins, and suggests ways of overcoming these problems on the path to economic recovery from the ravages of the war. Furthermore it examines the manner in which monetary policiesare monitored and implemented within the Angolan framework. Emphasis is given to the fact that the Angolan central bank was highly controlled by the state. This is due to the lack of financial resources at the state's disposal. It is believed by this researcher that the main problem of central banking in Angola is inefficiency in terms service delivery, which has had a significant impact on the quality of its functioning. This study gives some suggestions for possible tools for better performance of the central bank, so that Angola can move towards a better future. This researcher has used qualitative data from secondary sources, exploring and analysing existing information from resources such as journals, reports, legal documents, as well as banking and government sources. This researcher has also collected and analysed national and international laws and legislative policies regarding central banks in general, and the Banco Nacional de Angola in particular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cacintura, Fernando Tchivia. "Fatores explicativos da rendibilidade do setor bancário : evidência empírica em Angola." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12557.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
O presente trabalho visa determinar empiricamente quais os fatores que influenciam na rendibilidade dos bancos que operaram em Angola, medida pela Rentabilidade dos Ativos (ROA) e pela Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE), no período compreendido entre 2007 e 2015. Para tal, foram selecionados 144 observações de 16 bancos da base de dados da Associação Angolana de Bancos (ABANC). Os resultados indicam que a Dimensão, o Rácio Capital e taxa de Inflação tem um efeito positivo na rendibilidade dos bancos. As variáveis Risco de crédito, Cash Deposit Ratio, Solvabilidade e Alavancagem, têm um impacto negativo na rendibilidade dos bancos.
This study aims to empirically determine which factors influence the profitability of banks that operated in Angola, as measured by Return on Assets (ROA) and Return on Equity (ROE) for the period between 2007 and 2015. To this end, we selected 144 observations of 16 banks from the database of the Angolan Association of Banks (ABANC). The results indicate that the size, the ratio Capital and Inflation rate has a positive effect on the profitability of banks. Variables Credit Risk, Cash Deposit Ratio, Solvency and Leverage have a negative impact on banks' profitability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rijo, Rafael Ginja. "Prevenção de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo em Banco Angolano." Master's thesis, Universidade Europeia - Laureate International Universities, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/9658.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mateus, Marcelina Agostinho. "A pobreza, iniquidade e privação no Município do Cazenga em Angola : testando os critérios do Banco Mundial." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12376.

Full text
Abstract:
Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
A presente dissertação tem por objetivo a análise dos determinantes da pobreza no Município do Cazenga. O trabalho baseou-se numa recolha bibliográfica, tanto de literatura de referência como de fontes documentais, e numa análise quantitativa baseada na administração de um inquérito junto das famílias. Amostra é composta por 300 questionários e utilizamos o modelo Probit onde os resultados demonstram que o acesso aos serviços de educação, os baixos níveis de escolaridade, o acesso aos serviços de educação, e as dificuldades no acesso a serviços básicos de saúde, contribuem negativamente para a diminuição da pobreza no município do Cazenga. Por outro lado a observação direta e as entrevistas exploratórias permitiram- nos saber como sobrevivem a população do Município do Cazenga.
This thesis aims to analyse the determinants of poverty in the municipality of Cazenga. The work was based on a bibliographic collection, both reference literature and documentary sources, and a quantitative analysis based on the administration of a survey of households. Sample consists of 300 questionnaires and use the Probit model where the results show that access to education services, low levels of education, access to education services, and difficulties in access to basic health services, negatively contribute to poverty reduction in Cazenga. On the other hand direct observation and exploratory interviews enabled us know-how to survive the population of the municipality of Cazenga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Goes, Fernanda Lira. "O banco é branco, o dinheiro é negro : geopolítica brasileira do financiamento do BNDES a Odebrecht em Angola." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21028.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-07-18T12:24:37Z No. of bitstreams: 1 2016_FernandaLiraGoes.pdf: 10033729 bytes, checksum: 42f18698dc42f6892d6af6b77943d18c (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-07-27T14:09:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_FernandaLiraGoes.pdf: 10033729 bytes, checksum: 42f18698dc42f6892d6af6b77943d18c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-27T14:09:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_FernandaLiraGoes.pdf: 10033729 bytes, checksum: 42f18698dc42f6892d6af6b77943d18c (MD5)
Enquanto vivemos em um país segregado pelo racismo, entendo por premissa ampliar e aprofundar os debates sobre as desigualdades resultantes da discriminação e do preconceito racial. O tema deste trabalho propõe-se a criticar o território do dinheiro, como consequência da intervenção da geopolítica brasileira por meio do estímulo de um banco público às ações da grande empresa com fins de acúmulo de capital. O objetivo pressupõe analisar as relações de poder vinculadas à geopolítica brasileira do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para Odebrecht em Angola. Para tanto, as análises se estabelecem em três escalas. A primeira, cujo método de reflexão está posto em Franz Fanon, por meio da percepção de que sem uma transformação, o sistema de colonização, de dominação, de subordinação permanece por meio de uma substituição de elites que negociam a exploração da natureza, e, portanto, das pessoas, por interesses imputados ao território. Torna-se estratégico estar em posição de liderança na reconstrução de países destruídos por conflitos, como guerras civis, somente naqueles que há benefícios estratégicos, petróleo, gás, minérios. Em Milton Santos, o método considera o território usado, o território do dinheiro, da globalização perversa, como categorias de análise nas quais a experiência de opressão e racismo vividos pelo sujeito é, sim, o problema importante no pensamento da disputa de poder. A segunda, a política externa africanista executou uma reprodução de geopolítica do Brasil para África, especialmente em Angola. Por meio da substituição de uma elite colonizadora por outra dominadora, há uma continuidade da exploração da natureza em benefício de um grupo específico. Se os períodos de afastamento entre Brasil e África fortaleceram o discurso racista referente ao continente, a reaproximação após 2003 reproduziu a política externa tradicionalmente executada por nações colonizadoras vindas do hemisfério Norte. A terceira, sobre o financiamento do BNDES como mecanismo para a internacionalização de empresas brasileiras, proeminentemente nos países do Sul, especialmente em África, apoiada na manutenção de uma política estratégica de fortalecimento de determinados grupos empresariais e na ausência de transparência de informações. O modelo de exploração no Brasil e do Brasil para África é o mesmo usado pelos colonizadores brancos na exploração dos ciclos econômicos e no processo contemporâneo de industrialização. O acúmulo de capital no Brasil em mais de quinhentos anos é realizado pelo trabalho do povo negro, entretanto, o acesso a esse dinheiro negro parte do poder decisório de uma elite branca. No período de 2003 a 2015, a Odebrecht concentrou aportes de crédito do BNDES para obras e serviços em países da América do Sul e África. Angola foi o país que mais acessou o financiamento. Nas minhas considerações finais, aponto que o dinheiro ideológico mantido pelo racismo reproduz a exploração de um povo negro por uma elite branca com uso do dinheiro público em prol de interesses privados. No ensejo da política externa africanista, o país reproduz o lugar de colonizador ao explorar a natureza em África. Assim, quando o BNDES concentra o financiamento na Odebrecht, o Brasil assume a disputa pelo poder em Angola. Recomendo, então, a inclusão do posicionamento de resistência negra na política externa, a ampliação no acesso ao financiamento do BNDES, com o uso de políticas de transparência. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Living in a country segregated by racism, I understand the importance to enlarge and to deepen debates about inequalities resulted from racial discrimination and prejudice. This work theme intends to criticize territory of money, as result of Brazilian geopolitics intervention thru engaging a public bank financial support in large enterprises actions to capital accumulation. This research objective is to analyze power relationship linked to Brazilian geopolitics due to financial support of BNDES (Brazilian National Bank of Social and Economic Development) to Odebrecht at Angola. Therefore, these analyses are set in three scales. First, the method of reflection is due to Franz Fanon ideas, in accord to his perspective without a transformation, colonization system, domination, subordination, become maintained by elite’s substitution whom negotiate nature and people exploration by interests imputed to the territory. It is strategic to be in leadership position in the reconstruction of countries destroyed by conflict, like civil war. Mainly in those that are available strategic benefits as petroleum, gas, minerals. Based on Milton Santos, the method in case consider territory of uses, territory of money, territory of perverse globalization as categories of analyses in which oppression and racism experiences lived by individuals are important problems in the debate of dispute of power. Second, Africanist foreign policy reproduced Brazil to Africa geopolitics, mainly at Angola. Thru substitution of colonizer elite to another colonized one, there is a continuity of nature exploration in benefit for chosen group of people. If leave of absence period between Brazil and Africa strengthen racist talks referred to the African continent, 2003 approach reproduced traditional foreign policy used to be executed by colonizers nations from North Hemisphere. Third, about BNDES financial support as instrument of Brazilian enterprises internationalization, mainly in Africa, based on maintenance of strategic politics to strengthen some groups of large companies and in the absence of information transparency. The exploration model in Brazil and from Brazil to Africa was the same produced by white colonizers during economic cycles and in contemporary industrialization process. Brazilian capital accumulation during more than five hundred years is due to the work of black people. However, access to this black money comes from the power of a white elite decision. From 2003 to 2015, Odebrecht concentrated BNDES credit contribution for services and construction in South America and Africa countries. Angola was the country that mostly accessed BNDES financial support. My final considerations point that ideological money kept by racism reproduces black people exploration likewise white elite domination by using public money with private interest. Into African foreign policy, Brazil reproduces the colonizer place when explores African nature. Therefore, when BNDES concentrates financial support in Odebrecht, Brazil takes on the dispute for power in Angola. I sincerely recommend the inclusion of black people resistance ideas in foreign policy, the enlargement to access for BNDES financial support, using transparency policies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cortez, Ana Lages Covilhã. "Análise de conglomerados e estatísticas das sociedades não financeiras." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/22258.

Full text
Abstract:
Mestrado em Matemática e Aplicações
Na primeira parte do estudo realiza-se a análise das medidas de similaridade e dissimilaridades entre os 12 setores de atividade do setor não petrolífero (excetuando o setor financeiro), que permitiu identificar conglomerados, ou clusters, de setores com comportamento e evolução semelhantes entre si e dissemelhantes face aos outros grupos. A análise de conglomerados permitiu observar a existência de ligações e caraterísticas comuns entre os diferentes setores de atividade, revelando dinâmicas setoriais que podem ser potenciadas no sentido de introduzir a competitividade e a diversificação da economia angolana. Sendo a construção um setor organizado e com boas perspetivas de crescimento, este foi selecionado para objeto de estudo de caso prático, tendo, para tal, sido aprofundado o conhecimento metodológico e funcional da formulação das estatísticas das Sociedades Não Financeiras. Assim, o caso prático pretendeu a aplicação da metodologia do Banco de Portugal ao caso particular de Angola, no sentido de proceder à compilação de dados anuais e à produção das estatísticas de um grupo de empresas do setor de construção. Para tal foi constituída uma amostra de 11 empresas portuguesas do setor da construção a operar em Angola, entre 2010 a 2012. Procedeu-se à imputação dos dados omissos através do método Cold-Deck e do método de imputação pela média para a elaboração do quadro de setor. Recorrendo à demonstração de resultados e ao balanço, os rácios económico-financeiros permitiram a análise da evolução económica e financeira e patrimonial do agregado do setor.
In the first part of the study we carried out an analysis of the similarity and dissimilarities measures between the 12 non-oil sector activity sectors (excluding the financial sector), which identified sectors clusters with a similar behavior and evolution between each other and dissimilar groups. The cluster analysis allowed us to observe the existence of links and common features between the different sectors of activity, revealing sectoral dynamics that can be enhanced to introduce competitiveness and diversification of the Angolan economy. Being the civil construction an organized sector with good growth prospects, it has been selected for the case study object and to this goal have been further developed the methodological and practical knowledge of the formulation of Non-Financial C“r”“rati“ns’ statistics. Thus, the case study intended to apply the methodology of the Bank of Portugal to the particular case of Angola, in order to proceed to the compilation of annual data and production statistics for a group of construction companies in the sector. For this we have used a sample of 11 portuguese companies in the construction sector in Angola from 2010 to 2012. The procedure was the imputation of missing data through Cold-Deck method and the average allocation method for the preparation of the framework sector. Using the income statement and the balance sheet, the economic and financial ratios allowed the analysis of economic and financial developments and the balance of the sector aggregate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bandeira, António. "O banco nacional de angola e a estabilização económica de angola." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/11328/1981.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de qualquer investigação pressupõe a existência de algo que nos inquieta e nos induz curiosidade e este trabalho não constitui uma exceção. Assim sendo, formulou-se o principal objetivo de estudo: analisar o papel do BNA na estabilização económica de Angola. Entendeu-se estabelecer algumas questões de investigação: Qual a situação do mercado financeiro em Angola? Quais os fatores principais que contribuem para a estabilização económica em Angola? Qual o papel do BNA como regulador do sistema financeiro angolano? Estabeleceram-se assim dois objetivos principais, nomeadamente: determinar o papel do BNA como regulador do sistema financeiro e identificar os fatores que contribuem para a estabilização económico e financeira em Angola.
The development of any research presupposes the existence of something that troubles us and leads us curiosity and this work is no exception. Thus it was formulated the main objective of the study: to analyze the role of BNA in the Angolan economic stabilization. Some research questions were established: What is the situation of the financial markets in Angola? What are the main factors that contribute to economic stabilization in Angola? What is the role of the BNA as Governor of Angolan Financial System? It were established two main objectives, namely: to determine the role of BNA as the regulator of the financial system and identify the factors that contribute to the economic and financial stabilization in Angola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mangovo, Maria Rosa Lembe. "A supervisão do Banco Nacional de Angola." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/10915.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cunha, Iola Marlene Trindade Viana Poças da. "Balanced scorecard: uma proposta para um banco em Angola." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10071/6414.

Full text
Abstract:
Classificação: G21, M10
O Balanced Scorecard, desde o seu surgimento em 1992, tem-se mostrado uma excelente ferramenta de gestão estratégica no mundo empresarial, pois permite alinhar a organização em torno da estratégia e dos objectivos estratégicos. Com o presente estudo pretende-se apresentar uma proposta para a criação de um modelo Balanced Scorecard de âmbito estratégico para o Banco Benguela, com vista a criar mecanismos que por um lado auxiliem os administradores executivos, a definir, comunicar e monitorizar a estratégia do Banco e por outro servir de apoio ao processo de tomada de decisões eficientes. Este estudo pretende contribuir para criar um posicionamento estratégico do Banco face a concorrência através do foco no que é essencial.
The Balanced Scorecard, ever since it’s appearance in 1992, has been proven to be an excellent strategic management tool in the entrepeneural world, because it permits to align organization around strategy and strategic objectives. With the present study it is intended to present a proposal for the creation of a Balanced Scorecard model of strategic scope for Banco Benguela, with the aim of creating mechanisms that aid in one side the executive administrators to define, communicate and monitor the bank's strategy and on the other side that support the process of efficient decision-making. This study intends to contribute to the creation of a Bank strategic positioning in light to the competition by focusing on what is crucial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Carina Vissénia Lourenço dos. "O impacto das relações com clientes na inovação dos serviços. Estudo de caso: Banco BFA- Banco de Fomento Angola." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18522.

Full text
Abstract:
A evolução tecnológica tem alterado a forma de relacionamento com os clientes, provocando um grande impacto no setor bancário. Perante este cenário de aumento da concorrência neste setor, a Banca tem introduzido novas tecnologias como forma de distinção num mercado cada vez mais competitivo. Nos últimos anos, a inovação tem originado no meio empresarial uma atenção crescente, pois tem vindo a assumir-se como um fator determinante para o sucesso das empresas. Deste modo pretendeu-se analisar neste trabalho se os clientes apresentam algum impacto na inovação dos serviços, neste caso específico, o banco BFA. O estudo teve uma revisão de literatura sobre o marketing, destacando-se marketing de serviços e o marketing relacional. Seguidamente analisou-se a inovação. Posteriormente, foi efetuado um estudo empírico, sendo formuladas quatro perguntas de investigação que se pretendiam responder. Foram ainda inquiridos 32 clientes do BFA, residentes em Lisboa, havendo ainda uma entrevista ao Coordenador de Marketing do BFA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Banco Angola e Metropole"

1

Angola, Banco Nacional de. Lei do Banco Nacional de Angola. Luanda]: BNA, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camati, Manuel. Os títulos do banco central de Angola (TBC): Análise para a compreensão da sua natureza jurídica. Luanda, Angola: Mayamba Editora, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

O Banco Nacional de Angola e a crise financeira. Luanda: Mayamba Editora, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography