Academic literature on the topic 'Avaliação Sindicalismo no setor público'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Avaliação Sindicalismo no setor público.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Avaliação Sindicalismo no setor público"

1

De Oliveira, Julio César, and Edgar Avila Gandra. "problemática conceitual do sindicalismo e representação no setor público." Estudos Ibero-Americanos 49, no. 1 (June 23, 2023): e43904. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2023.1.43904.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma análise acerca do debate sobre sindicalismo e representação classista no setor público. Esta discussão se dará a partir da organização do sindicalismo público brasileiro, possibilitada pela Constituição Federal de 1988, que contrapõe a organização de classe por meio do associativismo ao sindicalismo do setor privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Cláudia S., Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Tânia Sofia Vieira Maia, and Sérgio André Lopes Resende. "SETOR PÚBLICO." Journal of Teleological Science 3 (June 3, 2023): 32–49. http://dx.doi.org/10.59079/jts.v3i.164.

Full text
Abstract:
As últimas décadas têm testemunhado um crescente aumento da literatura sobre a avaliação do desempenho e a responsabilização do setor público (Kloot, 1999; Julnes & Holzer, 2001). O advento da Nova Gestão Pública tornou a avaliação do desempenho e, consequentemente, a responsabilização das organizações públicas em termos de resultados e desempenho, um elemento fundamental no processo de modernização dos serviços públicos. É neste contexto que surge a relevância deste ensaio, tencionando evidenciar a importância da avaliação do desempenho e da responsabilização. Ao longo do artigo é possível melhor entender de que forma surgem ambos os conceitos na Administração Pública, bem como se definem os mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Antônio Warner Lucas. "DEMOCRACIA SINDICAL NO SETOR PÚBLICO: HISTÓRIA E PERSPECTIVA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 5 (May 31, 2021): 156–73. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i5.1182.

Full text
Abstract:
Além do regaste histórico do sindicalismo no setor público brasileiro, este trabalho faz um diagnóstico da sua realidade à luz da democracia sindical, discorrendo sobre teorias e conceitos relacionados ao tema. Descreve a atuação dos sindicatos dos servidores na fase da redemocratização, perante a ditadura militar, e analisa o cenário político mais recente. Para alcançar seus objetivos, faz uso de pesquisa básica estratégica, descritiva e exploratória, sob o método dedutivo, com abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais, análises estatísticas secundárias de material publicado na imprensa. Por fim, restam satisfeitos os objetivos, indicando quão sensível é o movimento sindical do setor público à democracia sindical para que cumpra o seu papel junto às suas bases e nas questões sociais mais amplas; bem como outros aspectos correlatos a este estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Sidney Jard da. "Companheiros servidores: o avanço do sindicalismo do setor público na CUT." Revista Brasileira de Ciências Sociais 16, no. 46 (June 2001): 130–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69092001000200007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ceneviva, Ricardo, and Marta Ferreira Santos Farah. "Avaliação, informação e responsabilização no setor público." Revista de Administração Pública 46, no. 4 (August 2012): 993–1016. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000400005.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute o papel que os sistemas de avaliação de políticas públicas e programas governamentais podem desempenhar no aperfeiçoamento de mecanismos de controle da gestão pública. Procura-se verificar se a implantação de sistemas de avaliação contribui para reduzir a assimetria de informações entre cidadãos e políticos e entre políticos e burocratas. São discutidos os casos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), do mesmo estado. A análise desses casos sugere que os sistemas de avaliação podem contribuir para uma maior transparência da gestão pública e para a responsabilização dos agentes públicos pelos resultados das políticas e programas governamentais, mas que o grau com que avanços nessa direção ocorrem relaciona-se não apenas com características próprias da avaliação - particularmente com as formas de apresentação e de divulgação dos dados da avaliação -, mas também com a dinâmica dos atores envolvidos na gestão da avaliação e no processo de formulação e implementação da política pública considerada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Buarque, Cristovam. "Avaliação completa." Revista da ABENO 3, no. 2 (February 2, 2003): 50–51. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1305.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Vicente da Rocha Soares, Estela Najberg, Rafael Barreiros Porto, Marcos de Moraes Sousa, and Nelson Bezerra Barbosa. "PESQUISA SOBRE ESTRATÉGIA NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO 2007 – 2011." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 13, no. 1 (January 30, 2015): 85–104. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v13i1.547.

Full text
Abstract:
A estratégia empresarial tem sido bastante investigada no setor privado, mas, no setor público, não tem tido atenção semelhante; apesar de sua importância para a gestão de ambos os setores. Como as investigações existentes podem estar esparsas e abarcar outras áreas da Administração, este trabalho teve o objetivo de descrever a evolução dos estudos sobre Estratégia no Setor Público. Para tanto, fez-se uma sistematização e uma breve avaliação da produção científica sobre Estratégia no Setor Público brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica com dados da base Scielo Brasil no período de 2007 a 2011. Os artigos escolhidos foram publicados em periódicos A1, A2, B1, B2 e B3 da área de Administração, o que resultou no estudo de 35 trabalhos. A análise aponta para dois resultados: que se pesquisa pouco o tema Estratégia no Setor Público; e que esse setor ainda não utiliza os instrumentos fornecidos pela área de Estratégia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leal Guimarães, Duanne Emanuel, Iago Ribeiro Bitencourt, and Cristiano Sausen Soares. "Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos no Setor Público." Revista Gestão & Conexões 13, no. 1 (January 2, 2024): 120–46. http://dx.doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.1.42072.120-146.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo analisar as características do campo de estudos relacionado à avaliação de desempenho de recursos humanos no setor público e suas oportunidades de pesquisa. Propõe uma revisão bibliométrica realizada com o auxílio do Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). A análise bibliométrica das variáveis propostas a partir do Portfólio Bibliográfico (PB) aponta como principais achados: (i) a mudança de foco da medição para a gestão de desempenho; (ii) 21% dos trabalhos do PB não utilizaram teorias de base; (iii) destaque para domínio contextual psicológico da avaliação de desempenho; e (iv) foco nos estágios de desenho e implantação do ciclo de vida dos sistemas de avaliação de desempenho (SAD). A pesquisa contribui ao fornecer subsídios aos pesquisadores e gestores públicos sobre as oportunidades de pesquisa e evolução da avaliação de desempenho de recursos humanos no setor público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pina, José Augusto, Hermano A. Castro, and Maria de Fátima A. Andreazzi. "Sindicalismo, SUS e planos de saúde." Ciência & Saúde Coletiva 11, no. 3 (September 2006): 837–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232006000300031.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a interlocução do sindicalismo brasileiro com o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos e seguros privados de saúde. São ponderadas algumas teses na Saúde Coletiva à luz de estudos mais recentes nas Ciências Sociais sobre o sindicalismo e realizada análise documental para o caso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tomado aqui como referência. Aponta-se a necessidade de considerar os pesos relativos que a ação sindical atribuiu a cada um dos aspectos da relação, SUS e planos privados de saúde, pelas distintas conjunturas do país. O conflito entre trabalhadores e empresas somado ao desemprego e à precarização do trabalho expõe os limites das coberturas assistenciais privadas e impele a representação sindical a pleitear a intervenção estatal. O trabalho refletiu sobre as distintas modalidades de ação sindical na empresa e no Estado. A complexidade dessa dinâmica fez emergir um setor sindical interessado na gestão da previdência complementar e dos planos de saúde e, ao mesmo tempo, recria as circunstâncias e traz novas possibilidades de as organizações sindicais se colocarem na cena política e aglutinar os interesses de amplos segmentos dos trabalhadores para pressionar o Estado na defesa da melhoria do sistema público de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guesser, Paula Cristina Leite, Sandra Rolim Ensslin, and Sergio Murilo Petri. "Avaliação de Desempenho de Gestão de Recursos Humanos no Setor Público." Sociedade, Contabilidade e Gestão 15, no. 4 (February 4, 2021): 42–67. http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.19644.

Full text
Abstract:
A orientação de serviços com foco nos resultados passou a ser adotada no setor público por meio de práticas de gestão estratégica como a Avaliação de Desempenho (AD) de Recursos Humanos (RH) para aprimorar a eficiência da prestação de serviços públicos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as características das publicações científicas, em língua inglesa, que abordam o tema referente à Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos no setor público, para gerar conhecimento e identificar lacunas e possibilidades de contribuições para futuras pesquisas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, feito por meio da seleção e análise bibliográfica de artigos científicos com base na ferramenta Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C). Por meio da análise do Portfólio, composto por 21 artigos, foram encontrados estes resultados: evidenciação da motivação como a principal função da Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos do setor público; falta de vinculação dos indicadores às estratégias da organização e ao ambiente onde essa está inserida; concentração das pesquisas na etapa de design do Sistema de AD, impossibilitando o feedback e o aprendizado, tanto por parte dos servidores, quanto dos gestores de RH; e geração de oportunidades de pesquisa para teóricos e desafios para gestores com base na identificação de falhas no processo de Avaliação de Desempenho. Portanto, as pesquisas precisam avançar para a análise dos processos necessários para o funcionamento do Sistema de Avaliação de Desempenho de Recursos Humanos no setor público, de forma a evoluir para os estágios de implementação, uso e revisão, preferencialmente com a participação de todos os stakeholders.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Avaliação Sindicalismo no setor público"

1

Nogueira, Arnaldo Jose França Mazzei. "Trabalho e sindicalismo no estado brasileiro : experiencias e desafios." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280040.

Full text
Abstract:
Orientador: Ricardo L. C. Antunes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-21T22:08:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nogueira_ArnaldoJoseFrancaMazzei_D.pdf: 7412063 bytes, checksum: 009368c3d0b9c2045e3b95296eb00c5b (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed
Doutorado
Doutor em Ciências Sociais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nishiyama, Mario Augusto. "Gestão de compras no setor público." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167763.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:18:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340695.pdf: 14102135 bytes, checksum: c0eb8fe21d10d81305e8da057ad2348a (MD5) Previous issue date: 2016
A sociedade tem exigido cada vez mais do governo serviços públicos de melhor qualidade e eficiência. A atual administração pública tem o desafio de fazer frente a estas exigências, para tanto, tem utilizado cada vez mais práticas e metodologias utilizadas no setor privado. Neste contexto, a avaliação de desempenho emerge como uma importante ferramenta de gestão capaz de auxiliar na melhoria do serviço público. O presente trabalho tem como objetivo geral construir um modelo de avaliação de desempenho do processo de compras e suprimentos de uma organização pública, integrando indicadores de desempenho por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista ? MCDA-C. O modelo construído resultou na identificação de 50 critérios de avaliação para gestão do objeto de estudo. Além disso, a aplicação do resultado desta pesquisa permitiu avaliar, em uma escala de 0 a 100, o objeto de estudo alcançou um valor de 21 na avaliação global. Esta avaliação permitiu mensurar a situação atual do processo de compras e suprimentos e, com isto, permitiu a elaboração de recomendações de melhoria. Ressalta-se que este trabalho fundamenta-se na construção de uma ferramenta de avaliação de desempenho sob a ótica construtivista e que se baseia, principalmente, nas visões, crenças, contextos e opiniões dos atores envolvidos e não em especialistas ou alternativas dadas pela própria literatura científica.

Abstract : The society has been requiring increasingly better quality and efficiency in the public service. The governments have been challenged to cope with these demands. Therefore, they have increased use of the the practices and methodologies commonly utilized in the private sector. In this context, the performance evaluation emerges as an important management tool that can assist in improving the public service. This study has the general objective to build a performance evaluation model about a public organization purchasing process. To reach this objective, this research utilizes the methodology Multicriteria Decision Aid Constructivist - MCDA-C. The model resulted in identification of 50 evaluation criteria. Furthermore, the application of this study allowed us to evaluate, on a scale of 0 to 100, that the object of our research reached a value of 21 in the overall evaluation. This assessment allowed measuring the purchasing process current situation. Thus, it allowed the development of recommendations for its improvement. It is noteworthy that this work is based on the construction of a performance assessment tool under the constructivist perspective and it is based mainly on the stakeholders views, beliefs, backgrounds and opinions and it is not based not on experts' views or others alternatives given by the scientific literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Couto, Luciana Torres da Silveira Graça. "O orçamento público e a avaliação da eficiência do gasto público no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9883.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2009.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2012-01-19T13:51:09Z No. of bitstreams: 1 2009_LucianaTorresSilveiraGracaCouto.pdf: 762029 bytes, checksum: 0c48008d2a93ce2a6fc129a3a147af90 (MD5)
Approved for entry into archive by Elzi Bittencourt(elzi@bce.unb.br) on 2012-01-20T14:17:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_LucianaTorresSilveiraGracaCouto.pdf: 762029 bytes, checksum: 0c48008d2a93ce2a6fc129a3a147af90 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-01-20T14:17:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_LucianaTorresSilveiraGracaCouto.pdf: 762029 bytes, checksum: 0c48008d2a93ce2a6fc129a3a147af90 (MD5)
O presente trabalho apresentou os fundamentos teóricos necessários à avaliação da qualidade do gasto público no Brasil. Foram verificadas as circunstâncias nas quais se justifica a existência do Setor Público, observando-se a maior presença do Estado no campo econômico, seja pela oferta de serviços públicos à população, atividade de planejamento, papel no desenvolvimento econômico, além da função reguladora. Uma vez que a atividade econômica do Estado tem seu reflexo quantitativo no orçamento, os fundamentos do estudo dos orçamentos públicos foram tratados nesse trabalho, sendo examinado com mais detalhes o Orçamento-Programa. As leis do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), advindas da Constituição Federal de 1988, e a adoção de um sistema orçamentário a base de programas, geraram ferramentas necessárias à avaliação da despesa governamental. Verificou-se que o gasto público é ineficiente, ou seja, não está sendo realizado para determinada finalidade ao menor custo possível. Observou-se a necessidade de adoção de medidas que melhorem a qualidade do gasto público a fim de que se promovam o crescimento econômico e o bem-estar da sociedade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presented the theoretical foundations needed to evaluate the quality of public spending in Brazil. The circumstances which justify the existence of the Public Sector were verified, considering its greater presence in the economic area, be it because of the state’s offer of public services, planning activities, role in economic development, as well as its regulatory function. Since the economic activity of the state reflects on the budget, the rudiments of the study of public budgets were analyzed in this study, especially the Budget-Program, which was scrutinized in more detail. The laws of the Multiyear Plan (PPA), the Budget Guidelines Law (LDO) and the Annual Budget Law (LOA), derived from the 1988 Federal Constitution, as well as the adoption of a program-based budget system, brought about the necessary tools to evaluate spending government. The conclusion reached was that public spending is inefficient, that is, it is not being realized at the lowest possible cost. It was detected that there is a need to adopt measures in order to improve the quality of public spending so as to promote economic growth and well-being of society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cartaxo, Joana Margarida Lopes Borges. "Indicadores para avaliação de desempenho de sustentabilidade de organizações do setor público." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013. http://hdl.handle.net/10362/11067.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente
Nos processos de avaliação de desempenho de sustentabilidade de organizações é essencial comunicar os resultados, pelo que a utilização de indicadores constitui uma ferramenta metodológica, de particular relevância na síntese, análise e comunicação da informação. Parte da importância dos indicadores como ferramenta de comunicação, deve-se ao papel que estes podem assumir na transformação de dados técnicos em informação mais utilizável pelas diversas partes interessadas (stakeholders). Atualmente, a área dos indicadores enfrenta algumas prioridades e desafios no âmbito da avaliação de desempenho, uma vez que os indicadores são medidas privilegiadas para a avaliação de desempenho tanto dos setores das atividades económicas como das organizações individuais. As organizações têm a necessidade crescente de integrar a sustentabilidade na gestão, particularmente no setor público pela sua influência junto dos cidadãos e nos restantes setores da sociedade. O presente trabalho de investigação visa o desenvolvimento de um conjunto de indicadores de desempenho, suportado por um processo participativo, e o desenvolvimento de uma ferramenta de autoavaliação para organizações públicas suportado por uma “lista de verificação”. Para tal, tendo por base a identificação e revisão de conjuntos de indicadores elaborou-se uma proposta preliminar constituída por 147 indicadores de desempenho. Esta proposta foi testada junto de atores chave de organizações da Administração Pública Central Portuguesa através de questionários por entrevista (presencialmente e por email). Através da realização de 26 entrevistas foi possível selecionar um conjunto de 41 indicadores chave e 66 questões de boas práticas que integram o primeiro módulo do modelo concetual para avaliação de desempenho de sustentabilidade de organizações do setor público. Estes resultados evidenciaram a importância do envolvimento dos atores chave no desenvolvimento de instrumentos de avaliação de sustentabilidade, e a oportunidade de apoiar as organizações do setor público na integração de boas práticas e medidas de sustentabilidade nas suas atividades operacionais e estratégicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Nildete dos Passos. "Avaliação da governança organizacional no setor público : estudo de caso do Inep." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31508.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2018-03-20T17:23:18Z No. of bitstreams: 1 2017_NildetedosPassosOliveira.pdf: 2465376 bytes, checksum: cc30f51e6261b8ec21addb8d6b4fae22 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-03-28T16:27:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_NildetedosPassosOliveira.pdf: 2465376 bytes, checksum: cc30f51e6261b8ec21addb8d6b4fae22 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-28T16:27:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_NildetedosPassosOliveira.pdf: 2465376 bytes, checksum: cc30f51e6261b8ec21addb8d6b4fae22 (MD5) Previous issue date: 2018-03-28
Este estudo tem como objetivo propor um instrumento de avaliação da governança organizacional para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade autárquica responsável pela elaboração e disseminação de estudos, pesquisas, dados estatísticos sobre a educação brasileira, básica e superior, e de informações que visam subsidiar a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas educacionais no País. A abordagem organizacional da governança está relacionada a incentivos, decisões administrativas e funcionamento da organização. Trata-se de pesquisa qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas com especialistas e gestores do Inep e questionário. Para análise dos dados, foram empregadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo categorial, saturação teórica e coeficiente de validação de conteúdo. Mediante análise documental e de análise de conteúdo dos referenciais de governança e da revisão de literatura foram definidas três categorias descritivas do constructo: Gestão Estratégica, Pessoas e Accountability, agrupando variáveis de governança. Após análise das entrevistas, observou-se a predominância da categoria Gestão Estratégica, seguida por Pessoas e, por último, Accountability. Em seguida, o instrumento de avaliação, construído com 16 variáveis e contendo 58 itens, foi avaliado por sete juízes. Como resultado e após análise quantitativa e ajustes qualitativos sugeridos pelos juízes, foi apresentado o Questionário de Avaliação da Governança Organizacional do Inep.
This study aims to propose an instrument of assessment of organizational governance for the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (Inep), an autarchic entity responsible for the elaboration and dissemination of studies, research, statistical data on basic and higher Brazilian education, and information that aims to support the formulation, implementation and monitoring of public educational policies in the country. The organizational approach to governance is related to incentives, administrative decisions and the functioning of the organization. It is qualitative and quantitative research, exploratory and descriptive. Data collection took place through documental analysis, semistructured interviews with specialists and managers of the Inep and questionnaire. For data analysis, the techniques of document analysis and categorical content analysis, theoretical saturation and calculation of content validation were used. Through documentary and content analysis of the governance frameworks and the literature review, three descriptive categories of the construct were defined: Strategic Management, People and Accountability, grouping governance variables. After analyzing the interviews, it was observed the predominance of the category Strategic Management, followed by People and, finally, Accountability. Then, the evaluation instrument, constructed with 16 variables and containing 58 items, was assessment by seven judges. As a result and after quantitative analysis and qualitative adjustments suggested by the judges, the Organizational Governance Assessment Questionnaire of Inep was presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Baldigen, Francine Adriane. "Maturidade e inovação na avaliação institucional nas instituições de ensino superior do setor público." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/179590.

Full text
Abstract:
No atual cenário da educação superior no Brasil, no qual houve uma crescente quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES) ao mesmo tempo em que o orçamento e o financiamento da aŕea têm decaído, importa atentar para a qualidade das IES que estão em funcionamento no país. Nesse sentido, a avaliação institucional tem ganhado relevância e se mostrado importante para analisar os pontos fortes e fracos das IES. Propõe-se, portanto, a identificar e a analisar práticas inovadoras de avaliação institucional realizadas pelas IES brasileiras. Com base em revisão da literatura sobre avaliação institucional e inovação organizacional e com uso de abordagem de pesquisa qualitativa com natureza aplicada, procedeu-se com pesquisa documental em Relatórios de Autoavaliação Institucional e com entrevistas semi-estruturadas com responsáveis por avaliação nas IES pesquisadas. As IES foram selecionadas com base em dois critérios: (i) obtenção de conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC) e (ii) presença na lista das vinte melhores universidades no quesito de inovação no Ranking Universitário da Folha (RUF) Assim, foram selecionadas nove IES: UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSCAR, UFV, UnB, Unicamp, e USP. Foram analisados os níveis de maturidade das IES em relação a formatos avaliativos normativos e formativos e mapeadas as práticas de avaliação com caráter inovador. Os seguintes critérios foram considerados: grau de inovatividade; facilidade de implementação e replicação; e potencial de escalabilidade. Observou-se que, das nove IES pesquisadas, todas exercem uma avaliação com caráter predominantemente formativo e adotam práticas com certo grau de inovatividade, o que sugere uma correlação importante entre esses dois fatores que não havia sido até então evidenciada na literatura. Do ponto de vista de implicações gerenciais, salienta-se que as práticas mapeadas nesta dissertação podem servir de subsídio aos responsáveis por processos avaliativos em IES.
In the current higher education Brazilian scenario, where there is a raising quantity of Higher Education Institutions (HEIs) at the same time that the budget and funding for this area have decreased, it is important to pay attention to the quality of HEIs operating in this country. In this regard, institutional evaluation is becoming increasingly relevant, so it is important to analyze the strengths and weaknesses of HEIs. It is therefore proposed to identify and analyze innovative practices related to the institutional evaluation carried out by Brazilian HEIs. Based on a review of the literature about institutional evaluation and organizational innovation and using an applied qualitative research approach, documentary research of institutional self-evaluation reports and semi-structured interviews with responsibles for evaluation in the surveyed HEIs were performed. HEIs were selected based on two criteria: (i) get maximum concept in the General Index of Courses and (ii) presence in the top twenty innovative universities in the University Ranking of Folha de São Paulo (RUF, in Portuguese) Thus, nine HEIs were selected: UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSCAR, UFV, UnB, Unicamp, and USP. The maturity level of each HEI was analyzed with respect to normative and formative evaluative formats. Evaluation practices with innovative character were mapped. The following aspects were considered: degree of innovation; ease of implementation and replication; and scalability potential. It was observed that in the surveyed HEIs, all of them develop an evaluation with a prevailing formative nature and adopt practices with some degree of innovativeness suggesting an important correlation between these two factors that had not previously been evidenced in the literature. From the point of view of administrative implications, it is particularly noted that the practices highlighted in this dissertation can be used to assist those responsible for evaluation processes in HEIs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lucena, Wenner Glaucio Lopes. "Avaliação de desempenho no setor público : aplicação de modelos no Ministério da Ciência e Tecnologia." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10613.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade Federal da Paraíba, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFPE/UFRN, 2011
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2012-05-28T14:20:47Z No. of bitstreams: 2 2011_WennerGlaucioLopesLucena2.pdf: 1144693 bytes, checksum: a686c2c2feda24cd69e885f50d147c56 (MD5) 2011_WennerGlaucioLopesLucena.pdf: 1389765 bytes, checksum: f430901434318b96ac489bd67cb82c57 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2012-05-29T13:41:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2011_WennerGlaucioLopesLucena2.pdf: 1144693 bytes, checksum: a686c2c2feda24cd69e885f50d147c56 (MD5) 2011_WennerGlaucioLopesLucena.pdf: 1389765 bytes, checksum: f430901434318b96ac489bd67cb82c57 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-05-29T13:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2011_WennerGlaucioLopesLucena2.pdf: 1144693 bytes, checksum: a686c2c2feda24cd69e885f50d147c56 (MD5) 2011_WennerGlaucioLopesLucena.pdf: 1389765 bytes, checksum: f430901434318b96ac489bd67cb82c57 (MD5)
As novas demandas utilizadas no setor público cada vez mais se coadunam com a visão do setor privado na busca da eficiência e eficácia, na preocupação com a transparência e prestação de contas. O presente trabalho se configurou a partir da New Public Management e os Modelos de Avaliação de Desempenho desenvolvidos na década de 90. Assim, esses modelos de avaliação de desempenho atendem bem às expectativas das instituições privadas; entretanto, a aplicação desses modelos no setor público é algo que está sendo usado apenas recentemente no Brasil. Este trabalho teve como objetivo verificar a validade de Modelos de Avaliação de Desempenho na mensuração da eficácia, da eficiência, produtividade, qualidade e accountability nas unidades de pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que fazem uso do planejamento e alinhamento estratégico. Foram estabelecidos 10 construtos (Eficácia, Eficiência, Produtividade, Inovação, Alinhamento, Congruência, Consenso, Custo, Qualidade e Tempo) que fazem parte dos três modelos de avaliação de desempenho e utilizaram-se 78 variáveis, divididas em blocos. Foram aplicados questionários nas 17 Unidades do (MCT) atingindo uma totalidade de 142 questionários. No tratamento dos dados, foi utilizado o software SPSS (Statiscical Package for the Social Sciences). No tocante ao tratamento estatístico, para validar os construtos dos três modelos, foram feitos os seguintes testes: Komogorov-Smirnov, Correlação de Spearman, Qui-Quadrado de Pearson para Independência, Esfericidade de Bartlett e a Medida Kaiser-Meyer-Olkin (Measure of Sampling Adequacy) para a Análise Fatorial, Análise de Clusters e ANOVA. Nas análises de frequências do Bloco I, as variáveis de destaque foram: 1. Prestação de Contas e Transparências nas unidades; 2. O Planejamento Estratégico está alinhado com a sua missão, objetivos e visão de futuro. No teste Qui-Quadrado, nos três modelos, confirmou-se que das 78 variáveis existem 29 que possuem influências com relação às características estruturais e pessoais das Unidades de pesquisas e/ou Organizações Sociais (UPOS). Para Correlação de Spearman, no modelo de Sink e Tuttle, a variável Qualidade e Eficiência nos Processos está associada ao maior número de variáveis, da mesma forma para o Modelo Dixon et al, que tem a variável Foco nos Problemas de Ações Estratégicas nas UPOS, já no modelo Hronec é o Efeito da Qualidade que causa maior correlação. Para cada resultado da Análise Fatorial e Clusters foram analisadas todas as variáveis dos modelos e depois cada um separadamente. Na Análise Fatorial com todas as variáveis foram identificados 5 fatores (Avaliação de Desempenho; Gestão da Inovação; Efetividade; Produção Acadêmica; e Recursos Humanos). Para Análise de Clusters, têm-se três clusters para todas as variáveis dos modelos e em separado. Por fim, conclui-se que o modelo de Sink e Tuttle possui o maior número de variáveis que viabiliza o trabalho e que em linhas gerais atenderia tanto ao planejamento estratégico e o alinhamento, como também as medidas de avaliação de desempenho. O modelo de Dixon et al é o que melhor aplica o planejamento estratégico e o alinhamento, foi o mais consolidado nos resultados e o que apresentou melhores resultados no tratamento estatístico. O modelo Hronec é o que possui menor poder de explicação. AS UPOS na análise de clusters foram identificadas de acordo com 5 grupos: (Grupo 1: INPE, CBPF, INT, IBICT, LNLS e MPEG; Grupo 2: MAST, IMPA e LNCC; Grupo 3: CETEM e INPA; Grupo 4: INSA e CTI; e Grupo 5: LNA e RNP), ou seja, existem fortes indícios que estas UPOS comungam com as mesmas visões estratégicas e dependendo da situação atingem resultados bastantes parecidos na avaliação de desempenho. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The new requirements employed in the public sector more in line with the vision of the private sector in pursuit of efficiency and effectiveness, the concern for transparency and accountability. The present work is set from the New Public Management and Performance Evaluation Models developed in the 90s. Thus, these models for evaluating the performance very well meet the expectations of private institutions, however, the application of these models in the public sector is something that is being used only recently in Brazil. This work aimed to verify the validity of Models of Performance in the measurement of effectiveness, efficiency, productivity, quality and accountability in research units at the Ministry of Science and Technology (MCT), which make use of a strategic alignment. 10 constructs were established (Effectiveness, Efficiency, Productivity, Innovation, Alignment, Congruence, consensus, Cost, Quality and Time) that are part of the three models and performance evaluation we used 78 variables, divided into blocks. Questionnaires were administered in 17 Units (MCT), reaching a total of 142 questionnaires. In processing the data, we used the SPSS software (Statiscical Package for the Social Sciences). Regarding the statistical analysis, to validate the constructs of the three models, were made the following tests: Komogorov-Smirnov test, Spearman correlation, Pearson Chi-Square for Independence, Bartlett Sphericity and Measure Kaiser-Meyer-Olkin (Measure of Sampling Adequacy) for Factor Analysis, Cluster Analysis and ANOVA. In the frequency analysis of Block I, the variables of focus were: 1. Accountability and Transparency in the plants; 2. The Strategic Plan is aligned with its mission, goals and vision. In the chi-square test, the three models, it was confirmed that there are 29 of the 78 variables that have influence with respect to structural features of drives and personal searches and / or Social Organizations (UPOS). For Spearman's correlation, the Sink and Tuttle model, the variable quality and process efficiency is associated with increased number of variables, as for Model Dixon et al, which has a variable focus on issues of Strategic Actions in UPOS, Hronec is already in the model the effect of quality that causes the greatest correlation. For each factor analysis, and clusters were analyzed all the variables of the models and then each one separately. In factor analysis with all variables were identified five factors (Performance Evaluation, Management of Innovation, Effectiveness, Academic Production, and Human Resources). Cluster Analysis, have three clusters for all models and variables separately. Finally, we conclude that the Sink and Tuttle model has the largest number of variables that enables the work in general and that would meet both the strategic planning and alignment, as well as measures of performance evaluation. The model of Dixon et al is that best applies strategic planning and alignment, it was more consolidated and the results show that the best statistical results. The model is Hronec which has less explanatory power. AS UPOS in the analysis of clusters were identified according to five groups: (Group 1: INPE, CBPF, INT, IBICT, LNLS and MPEG, Group 2: MAST, IMPA and LNCC, Group 3: CETEM and INPA, Group 4: INSA and CTI, and Group 5: LNA and RNP), ie, there are strong indications that these UPOS commune with the same strategic visions and depending on the situation affect the results quite similar in performance evaluation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marcon, Gabriela Almeira. "Avaliação multicritério de desempenho do setor público: uma proposta para apoiar a gestão do trabalho remoto em um órgão público." reponame:Repositório Institucional da UNISUL, 2017. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/2980.

Full text
Abstract:
People organize in society because of the advantages of the collective. Organizations come from the congregation of plural interests. It is from this point of view that the concept of Public Administration emerges. The evolution of information and communication technologies has increasingly allowed the transformation of public management. The efficiency in the public sector, besides the managerial aspect, is a principle of constitutional stature. The use of computerized systems by the government has enabled, above all, changes in labor relations. A new policy that allows working outside the conventional environment innovates in the way responsibilities are organized in the public sector. Teleworking allows public servants to make better use of their potential, better manage their time, while remaining in alignment with the strategies, values and objectives of the organization to which they relate. The evaluation of performance in the public sector went through different phases and stood out from the studies on the New Public Management, which suggests the adoption of private sector practices in the public sphere. A tangential point between public and private administration is the adoption of performance appraisal systems as a management practice. The question that guided this research was: What criteria should be considered in the construction of a model of evaluation of the performance of the remote labor systematics of the Federal Attorney's Office in Santa Catarina? The aim of this study - which was to build a performance evaluation model to support the management of remote work adopted at the Federal Attorney's Office in Santa Catarina, based on the Multicriteria Decision Aid – Constructivist Methodology (MCDA-C) - was reached from the each of the specific goals proposed. The methodological approach is quanti-qualitative; inductive and constructivist (regarding its philosophy). Regarding the nature of the objectives, the research is exploratory and descriptive. It was also cross-sectional. The investigative strategies were case study, bibliographical, documentary and participant research. As for the data collected, they were primary and secondary. This study made it possible to explain that management models in Brazil were not replaced over the years, observing the coexistence of aspects, above all, of bureaucracy and managerialism. The Proknow-C intervention tool made it possible to organize a fragment of the literature representative of the Performance Evaluation of the Public Sector and to broaden the researcher's knowledge about the subject. The construction of the model from the MCDA-C enabled the contemplation of several aspects considered relevant by the actors involved in the decision process, in the decision maker's perception, so that the potential actions could be evaluated according to a set of criteria. From this performance evaluation model, with 38 performance indicators, the decision maker was able to expand his knowledge about the context, looking for deficiencies and potentialities in management. It goes on to a mechanism for monitoring and improving telecommuting, reflecting its concerns in a comprehensive and detailed manner. It is noted that the completion of the entire MCDA-C evaluation phase was not the subject of the study, according to the delimitation.
Submitted by Gabriela Almeida Marcon (marcon.gabriela@unisul.br) on 2017-09-16T02:33:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 150552861734597.pdf: 6970910 bytes, checksum: a64509eca469d116c6c9e5c4d4763514 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Janir Antunes (raquel.antunes@unisul.br) on 2017-09-18T18:18:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 150552861734597.pdf: 6970910 bytes, checksum: a64509eca469d116c6c9e5c4d4763514 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-18T18:18:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 150552861734597.pdf: 6970910 bytes, checksum: a64509eca469d116c6c9e5c4d4763514 (MD5) Previous issue date: 2017-08-30
As pessoas organizam-se em sociedade ante as vantagens advindas do coletivo. As organizações surgem da congregação de interesses plurais. É dentro desta visão que emerge o conceito de Administração Pública. A evolução das tecnologias de informação e comunicação vêm permitindo, cada vez mais, transformar a gestão pública. A busca pela eficiência, além de objetivo da gestão, é um princípio de estatura constitucional. O uso de sistemas informatizados no âmbito público tem viabilizado, sobretudo, mudanças nas relações de trabalho. Uma nova política que permita trabalhar fora do ambiente convencional inova no modo como responsabilidades são organizadas no setor público. O teletrabalho permite que os servidores públicos aproveitem melhor seu potencial, gerenciem melhor seu tempo mantendo-se alinhados às estratégias, valores e objetivos da organização a que se vinculem. A avaliação de desempenho no setor público passou por distintas fases e destacou-se a partir dos estudos sobre a Nova Gestão Pública, que sugere a adoção de práticas do setor privado no âmbito público, sendo um ponto tangencial a adoção de sistemas de avaliação de desempenho organizacional, enquanto prática de gestão. A pergunta que orientou esta pesquisa foi: Quais critérios devem ser considerados na construção de um modelo de avaliação do desempenho da sistemática de trabalho remoto da Procuradoria Federal em Santa Catarina? O objetivo geral deste estudo – qual seja construir um modelo de avaliação do desempenho para apoiar a gestão do trabalho remoto adotado na Procuradoria Federal em Santa Catarina, fundamentado na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) – foi alcançado a partir da consecução de cada um dos objetivos específicos propostos. A abordagem metodológica é quanti-qualitativa; indutiva e construtivista, no tocante à filosofia de pesquisa. Quanto à natureza dos objetivos, a pesquisa é exploratória e descritiva. No tocante ao horizonte temporal, classifica-se como transversal. As estratégias investigativas foram estudo de caso, pesquisa bibliográfica, documental e participante. Quanto aos dados coletados, são primários e secundários. O estudo permitiu explicitar que os modelos gerenciais no Brasil não foram se substituindo ao longo dos anos, observando-se a convivência de aspectos, sobretudo, da burocracia e do gerencialismo. O instrumento de intervenção Proknow-C possibilitou organizar um fragmento da literatura representativa da Avaliação de Desempenho do Setor Público e ampliar o conhecimento da pesquisadora acerca da temática. A construção do modelo a partir da MCDA-C, por sua vez, viabilizou a contemplação de diversos aspectos considerados relevantes pelos atores envolvidos no processo decisório, na percepção do decisor, de sorte que as ações potenciais poderão ser avaliadas segundo um conjunto de critérios. A partir da construção deste modelo de avaliação de desempenho na instituição de estudo, com 38 descritores, o decisor pôde expandir seu conhecimento acerca do contexto, atentando para deficiências e potencialidades na gestão. Passa a ter um mecanismo de monitoramento e aperfeiçoamento do trabalho remoto – um instrumento de gestão –, refletindo suas preocupações de forma ampla e detalhada. Registra-se que a conclusão da integralidade da fase de avaliação da MCDA-C não foi objeto do estudo, conforme delimitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vidal, Ricardo da Rocha Duarte Lira. "Proposta de uma metodologia de avaliação de investimentos em ativos de ti no setor público." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2018. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7449.

Full text
Abstract:
Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-12-12T13:38:47Z No. of bitstreams: 1 Ricardo da Rocha Duarte Lira Vidal_.pdf: 11776098 bytes, checksum: f28a97dc8e66196e2a29e0d8df1ae004 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-12-12T13:38:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo da Rocha Duarte Lira Vidal_.pdf: 11776098 bytes, checksum: f28a97dc8e66196e2a29e0d8df1ae004 (MD5) Previous issue date: 2018-06-26
PROCEMPA - Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre
Este estudo objetiva criar uma proposta metodológica para a avalição de investimentos em ativos de Tecnologia da Informação ligados ao setor de gestão pública através do levantamento e compilação de técnicas, métodos e ferramentas para este fim. Trata-se de uma pesquisa de conceitos que possa apoiar o processo decisório sobre investir ou não em projetos de TI, buscando embasar e agregar transparência aos atos de investimentos feitos com recursos de órgãos governamentais, propondo a criação de padrões e disponibilizando a documentação sobre as decisões tomadas. Mesmo havendo o foco inicial voltado as ações da gestão pública, a metodologia aqui proposta não se limita a este setor, podendo ter sua aplicação estendida ao ambiente da iniciativa privada. Neste contexto de execução do processo decisório, buscam-se conceitos de gestão, intentando agregar qualidade aos serviços entregues, qualificando as decisões sobre os investimentos que possam ser feitos em projetos de criação e atualização de ambiente de informação. Durante o desenvolvimento desta pesquisa houve a interação com agentes executores de serviços públicos, levantando requisitos a serem atendidos e partindo-se destas definições se realizou a busca de referências teóricas que apoiassem as propostas de análise, estudando metodologias, ferramentas e técnicas direcionadas ao processo decisório. Foi definido o caminho de construção das análises aplicando-se os passos da metodologia Design Science Research (DSR), construindo-se artefatos a partir das teorias compiladas, proporcionando a materialização das ações através da utilização dos fluxos e telas desenhadas, criando assim, um processo metodológico que apoia a decisão de execução do investimento e que também padroniza, documenta e agrega agilidade ao seu desenvolvimento.
This study aims to create a methodological proposal for the evaluation of investments in Information Technology assets related to the public management sector through the collection and compilation of techniques, methods and tools for this purpose. It is a concept research that can support the decision-making process about whether or not to invest in IT projects, seeking to base and aggregate transparency on the actions of government agencies, proposing the creation of standards and making documentation available on taken decisions. Even though the initial focus is on public management actions, the methodology proposed here is not limited to this sector, and its application can be extended to the private sector environment. In this context of execution of the decision-making process, management concepts are sought, trying to add quality to the delivered services, qualifying the decisions about the investments that can be made in projects of creation and updating of information environment. During the development of this research there was interaction with public service agents, raising requirements to be met and starting from these definitions, the search for theoretical references was made to support the analysis proposals, studying methodologies, tools and techniques directed to the decision-making process . It was defined the way of construction of the analyzes by applying the steps of the Design Science Research (DSR) methodology, constructing artifacts from the theories compiled, providing the materialization of the actions through the use of the flows and drawn drawings, creating, a methodological process that supports the decision to execute the investment and also standardizes, documents and adds agility to its development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gianordoli, Victor, and 0000000159050641. "Geoinformação e setor público : uma avaliação da Produção Científica utilizando ferramentas de mapeamento da ciência." Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. http://repositorio.ufes.br/handle/10/8736.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T23:38:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_9210_Dissertação Final - Victor Gianordoli20170505-100849.pdf: 14502952 bytes, checksum: 45388980ac715591849b49ab27397dea (MD5) Previous issue date: 2016-07-25
Esta pesquisa explora como as ferramentas que apoiam estudos bibliométricos (VOSviewer e CitNetExplorer) possibilitam o mapeamento do conhecimento científico por meio de produções internacionais obtidas na base de dados da Web of Science, segundo os critérios definidos e demonstrados no campo da geoinformação no setor público. Este trabalho está dividido nas seguintes partes: elaboração de referencial teórico referente à geoinformação e sua contextualização no setor publico; bibliometria; ferramentas de mapeamento da ciência, onde são analisadas as possibilidades de mapeamento do conhecimento científico e a metodologia ProKnow-C. Na parte que trata de bibliometria são tratadas definições relacionadas à métrica de produção acadêmica, de sua origem até configurações atuais, onde a tecnologia permite análise de amostras utilizando grande volume de dados. Por meio de mapas de redes, estudos bibliométricos (coautoria, coocorrência, citação, acoplamento bibliográfico, co-citação e mineração de dados) e scores das ferramentas, o trabalho apresentou a configuração atual da geoinformação aplicada ao setor público, destacando principais autores, obras, organizações, agências de fomento, países e áreas de conhecimento. A área de saúde foi a que mais se evidenciou no universo estudado. Conclui-se que, dentre as diversas possibilidades de análise, aquelas realizadas com estas ferramentas mostraram-se proveitosas, e que a metodologia empregada evidenciou a relação entre geoinformação e setor público. Esta pesquisa é relevante para a comunidade acadêmica, tanto por sua temática relacionada à geoinformação e setor público, quanto pela proposta de uma metodologia que se utiliza de ferramentas para apresentação dos resultados bibliométricos. Também contribui para o programa de pós-graduação que a fomenta, pois apresenta ferramentas de análise bibliométrica para mapeamento da ciência, podendo prestar-se como modelo para outros trabalhos de pesquisa que necessitem da visualização abrangente acerca de uma área de conhecimento e para a disciplina que aborda "Geoinformação no Setor Público"
This research explores how tools that support bibliometric studies (VOSviewer and CitNetExplorer) allow the mapping of scientific knowledge through international journals, available at the Web of Science database, according to criteria defined and shown in the field of geo- information, in the public sector. This paper is divided in the following sections: theoretical framework related to geo-information and its contextualization in the public sector; bibliometrics; tools for mapping science, where one analyzes the possibilities for mapping scientific knowledge and the ProKnow-C method. In the section about bibliometrics, one deals with the definitions related to metrics of academic outcomes, from its origin until today, where technology allows the analysis of samples using a great amount of data. Using maps of networks, bibliometric studies (co-authorship, co-occurrence, citation, bibliographic coupling, co- citation and data mining) and scores of tools, one could present the current stage of geo-information applied to the public sector, highlighting the main authors, works, organizations, funding agencies, countries and fields of knowledge. The field of Health was the most prominent in the universe studied. One concludes that, among the various possibilities for analysis, the ones which used these tools were more advantageous and that the methodology used here showed the connection between geo-information and the public sector. This research is relevant for the academia, because its theme is related to geo-information and the public sector, and because it is a proposal for a methodology that uses tools for presenting bibliometric results. Moreover, it promotes the graduate program in which this research was developed, since it presents tools for bibliometric analysis for mapping science, and it could be used for other works of research, which require a comprehensive view about a certain field of knowledge, and for the discipline “Geo-information in the Public Sector”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Avaliação Sindicalismo no setor público"

1

São Paulo (Brazil : State). Fundação do Desenvolvimento Administrativo., ed. Sindicalismo no setor público paulista. São Paulo, SP, Brasil: Secretaria da Administração e Modernização do Serviço Público, Fundação do Desenvolvimento Administrativo, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Augusto, Ilnah Toledo. Sindicalismo no setor público: Trajetórias e perspectivas. São Paulo: Editora LTR, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Sidney Jard da. Companheiros Servidores: O Sindicalismo Do Setor Público Na CUT. São Bernardo do Campo, Brazil: Editora UFABC, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Associativismo no Setor Público Brasileiro: Uma avaliação da associação dos trabalhadores em educação da Unirio. Pimenta Cultural, 2023.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins Rodrigues, Jorge José, and Maria Amélia Marques. Ciências Socialmente Aplicáveis: Integrando Saberes e Abrindo Caminhos III. Editora Artemis, 2022. http://dx.doi.org/10.37572/edart_290522583.

Full text
Abstract:
O livro que ora se encontra nas vossas mãos, no seu terceiro volume, é por tradição um livro de temática interdisciplinar e transdisciplinar no campo das ciências sociais aplicadas. É interdisciplinar porque cruza várias disciplinas do saber. A sua transdisciplinaridade fica a dever-se aos múltiplos campos do conhecimento abrangidos, com os trabalhos apresentados a inserirem-se em temáticas emergentes nos vários campos científicos. A metodologia seguida na organização deste volume, podendo ser discutível, privilegiou os conteúdos dos artigos, o que originou o chapéu Educação-Organização-Informação, decomposto nos eixos temáticos: Educação e formação profissional, Organizações, trabalho e responsabilidade social, Informação, transparência e decisão. Na construção da estrutura de cada um destes eixos procurou-se seguir uma lógica em que cada artigo possa contribuir para uma melhor compreensão do artigo seguinte, gerando-se um fluxo de conhecimento acumulado que se pretende fluido e em espiral crescente. Assim, o eixo Educação e formação profissional abarca um conjunto de dez artigos que se preocupam com a redução de desigualdades. Para tal advogam o recurso a metodologias de ensino e aprendizagem com recurso a mediadores que orientem metodologicamente estes processos, no sentido de implementar e respeitar valores éticos, de cidadania e direitos humanos. Pode também recorrer-se à formação contínua em contexto de trabalho, com recurso a comunidades virtuais de aprendizagem e orientação para determinadas áreas funcionais, recorrendo a processos educativos de formação e inovação educativa, através de metodologias de colaboração e cooperação. Tais processos não dispensam uma reflexão crítica do formando no processo de avaliação e consolidação dos conteúdos objeto de aprendizagem, como forma de o mesmo contribuir para um maior conhecimento a favor da comunidade. O eixo Organizações, trabalho e responsabilidade social agrega um conjunto de nove artigos que se preocupam com o bem-estar da sociedade. Vivemos numa sociedade de organizações, em que a célula mais pequena e influente é a família. Esta socorre-se das suas redes de relações significativas – redes de negócios – para conseguir obter os seus objetivos através do trabalho em cooperação. Esta capacidade intrínseca da família constitui um ativo intangível potenciador de vantagem competitiva, a qual poderá ser preservada e ampliada através de ações de responsabilidade socialmente aceites. Esta praxis parece estar a modificar paulatinamente algumas organizações económicas e movimentos sociais, procurando a conciliação entre o trabalho e a família, independentemente do setor económico, sociedade civil ou do estádio de vida em que o individuo se encontre, contribuindo para um envelhecimento saudável ativo. Por sua vez, o eixo Informação, transparência e decisão é constituído por quatro artigos que demonstram preocupações com a qualidade da informação, seja ela voluntária ou obrigatória. Aquela deve ser transparente e tempestiva, e contribuir para um relato que siga padrões de referência socialmente aceites. Estas características são necessárias devido à transversalidade e utilidade da informação para a tomada de decisão, quer a nível público quer a nível privado. Com a disponibilização deste livro e seus artigos esperamos que os mesmos gerem inquietude intelectual e curiosidade científica, procurando a satisfação de novas necessidades e descobertas, motor de todas as fontes de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Avaliação Sindicalismo no setor público"

1

Silva, Sidney Jard da. "Sindicalismo no setor público." In Companheiros servidores: o sindicalismo do setor público na CUT, 25–48. Editora UFABC, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576830.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Sidney Jard da. "Expansão do sindicalismo do setor público na CUT." In Companheiros servidores: o sindicalismo do setor público na CUT, 49–83. Editora UFABC, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576830.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Sidney Jard da. "Apresentação." In Companheiros servidores: o sindicalismo do setor público na CUT, 19–23. Editora UFABC, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576830.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Sidney Jard da. "Da I CONCLAT ao VI CONCUT." In Companheiros servidores: o sindicalismo do setor público na CUT, 85–123. Editora UFABC, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576830.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Sidney Jard da. "A CUT e a reforma da previdência." In Companheiros servidores: o sindicalismo do setor público na CUT, 125–68. Editora UFABC, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576830.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Sidney Jard da. "Considerações finais." In Companheiros servidores: o sindicalismo do setor público na CUT, 169–71. Editora UFABC, 2015. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576830.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cantalice, Welington Barros, and Roberto Véras de Oliveira. "A crise do sindicalismo do setor público: o caso do Sintespb." In Dinâmicas atuais do trabalho na Paraíba: leituras sociológicas, 281–308. EDUEPB, 2014. http://dx.doi.org/10.7476/9788578793319.0011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marinho, Alexandre. "Entendendo os conceitos de eficiência em saúde." In SUS: avaliação da eficiência do gasto público em saúde, 60–82. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5198640.1-2.

Full text
Abstract:
No presente capítulo, apresentamos uma visão geral dos problemas da avaliação de eficiência no setor saúde. Sempre que possível, evitaremos entrar em tecnicalidades excessivas, embora algumas vezes isso não seja evitável, dada a complexidade do tema. Também tentaremos, na medida do possível, dar aos leitores uma perspectiva das possibilidades de avaliação de eficiência no Brasil, mas adiantamos que uma aplicação específica será detalhadamente explorada no capítulo 7 deste livro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

FONSECA, K. A., and J. L. C. OLIVEIRA. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO: O CASO DO IFNMG." In Open Science Research XIII, 572–86. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230814049.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objeto de estudo o planejamento estratégico no setor público, no caso específico do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. A lei nº 11.892 de 2008 em seu artigo sexto definiu os Institutos Federais de Ensino Técnico e Tecnológico, como Instituição de Ensino com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades e promover a integração e a verticalização da educação profissional, desde a educação básica até a educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão. O IFNMG como uma entidade educacional, busca aplicar uma gestão mais organizada e comprometida com a responsabilidade na gestão, assim o presente trabalho traz a seguinte problematização: Como é feito o processo de planejamento estratégico de uma instituição pública de ensino? O trabalho tem por objetivo fazer a descrição completa de como o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais elabora seu planejamento, pretendendo especificamente, analisar e descrever este processo de planejamento e como o mesmo pode ajudar na tomada de decisão. A metodologia é caracterizada como descritiva e foi realizada a partir de levantamento documental e bibliográfico. Podemos concluir que o IFNMG utiliza como referência para elaborar seu planejamento estratégico a Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e o Decreto n° 9.235/2017 que trata do processo de regulação, supervisão e avaliação das instituições que ofertam educação superior, uma vez que estas legislações preveem e regimentam a existência de um Plano de Desenvolvimento Institucional, que neste cenário, se configura como planejamento estratégico institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Puhle, Mayara de Carvalho, Renata Pase Ravanello, Kelmara Mendes Vieira, Ana Carolina Constate Costa, and Taiane Keila Matheis. "MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS PÚBLICOS." In Administração e Marketing: tópicos atuais em pesquisa - Volume 2, 191–207. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230312301.

Full text
Abstract:
A qualidade de serviço, a satisfação e a lealdade são conceitos interrelacionados, os quais são extremamente importantes para o desempenho organizacional do setor público, sendo o último um facilitador, regulador e desenvolvedor socioeconômico. Contudo, o fornecimento de serviços públicos enfrenta uma demanda crescente por qualidade e eficiência pela sociedade. Assim, esse trabalho buscou, em um primeiro momento, identificar as dimensões que abarcam as características da qualidade dos serviços públicos. A partir disso, verificou-se três tentativas de construção de uma medida capaz de mensurar a qualidade dos serviços públicos, as quais, para tal, utilizaram da adaptação dos modelos usados no meio privado. No entanto, ainda assim são observadas fragilidades nessas medidas, principalmente em relação a adaptação para o meio público e o limite das pesquisas desenvolvidas. Dessa forma, novos estudos devem ser construídos, avaliando os serviços públicos a fim de compreender os principais aspectos para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, sendo necessária a criação de uma medida de avaliação da qualidade do serviço que seja própria ao meio público, sem que precise recorrer a adaptações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Avaliação Sindicalismo no setor público"

1

Brito, Douglas Malheiro de, Emerson de Andrade Marques Ferreira, and Dayana Bastos Costa. "Avaliação de papéis e mecanismos governamentais para disseminação do BIM no setor AECO." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.191.

Full text
Abstract:
A crescente disseminação mundial da Modelagem da Informação da Construção através do setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) pelas empresas privadas e também pelas organizações públicas tem aumentado a importância dos papéis governamentais nessa propagação. O principal objetivo desse estudo é avaliar os principais papéis e mecanismos governamentais para disseminação do BIM, baseado na percepção de profissionais do setor AECO brasileiro. A metodologia inclui uma revisão da literature sobre os papéis governamentais para adoção do BIM, o desenvolvimento de questionários digitais para avaliação e a realização de um levantamento com 69 profissionais brasileiros, dentre gestores públicos, acadêmicos e especialistas. Os resultados compreendem a avaliação de seis papéis governamentais que podem ser exercidos pelo setor público e sete mecanismos que podem ser aplicados para disseminação do BIM no setor AECO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Daniel Andrei Rodrigues da. "BALANCED SCORECARD E MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE VALOR APLICADOS EM UM SETOR DE UM ÓRGÃO PÚBLICO." In Anais do XIII CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (Evento On-line). Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138135.13-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duran, Rhaissa. "AVALIAÇÃO DOS OBJETIVOS BIM NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.1194.

Full text
Abstract:
O setor público brasileiro vem apresentando iniciativas para a adoção e difusão do BIM. Sendo assim, as licitações públicas servem como um importante instrumento na estruturação do governo e no incentivo do uso do BIM pelas empresas. Nesse sentido, o foco principal deste trabalho é avaliar os objetivos relacionados ao BIM encontrados nas licitações. Para isso, foi realizado um levantamento de dados de licitações públicas, relativas ao período de 2014 a 2020, que faziam menção ao termo “Building Information Modeling”. As etapas da pesquisa envolveram (a) revisão da literatura, (b) definição do intervalo temporal, (c) levantamento dos dados em plataforma online, (d) catalogação dos dados e (e) análise dos dados. Dentre os principais resultados desse estudo, se destacam a avaliação dos objetivos envolvendo BIM nas licitações, associados aos critérios: ano do instrumento convocatório, esfera dos órgão/entidades contratantes e suas respectivas regiões geográficas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cagnin, Maria Istela, Bruno De Freitas Monteiro, Rebecca França Alves, Thiago Yudi Fukunaga, Vanessa De Moraes Weber, and Débora Maria Barroso Paiva. "Implantação de Gerência de Riscos em um Projeto de Software de um Setor Público do MS." In XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2016.15142.

Full text
Abstract:
Muitos projetos de software não obtêm sucesso, pois seus riscos não são gerenciados. Para atender os seus diversos projetos de software uma organização de software deve levar em consideração uma metodologia de Gerência de Riscos que seja dinâmica, efetiva e de rápida aplicação. O objetivo deste artigo é descrever a implantação de uma metodologia de gerência de riscos, chamada RisAgi, em um projeto de software real de um setor público do estado de Mato Grosso do Sul. Após a implantação, foi conduzida uma avaliação e observou-se que a metodologia RisAgi foi fácil de aprender e possibilitou a elaboração de um conjunto mínimo de artefatos suficientes para apoiar a gerência de riscos. Assim, acreditase que a metodologia RisAgi possa ser implantada de maneira satisfatória em outras organizações de software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Takagi, Nilton, João Varajão, Thiago Ventura, Daniel Vecchiato, and Raphael Gomes. "Gestão do sucesso de um projeto de sistemas de informação realizado no setor público research-in-progress." In Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8595.

Full text
Abstract:
Apesar da evolução verificada nos últimos anos no que respeita a metodologias e ferramentas da gestão de projetos, alcançar o sucesso é ainda um desafio para os gestores. Neste contexto, foi iniciada a experimentação de um modelo que incorpora atividades que possibilitam caracterizar e gerir o sucesso ao longo de um projeto. Essa experimentação está a decorrer no âmbito de um projeto de sistemas de informação realizado no setor público. As atividades realizadas, contemplando a identificação de critérios e fatores de sucesso, envolveram dinâmicas de focus group com a utilização do Success Canvas®. Para a pesquisa foi adotado um processo de Design Science Research, o qual se encontra na fase de avaliação do modelo. Os resultados preliminares mostram que os conceitos de sucesso são diferentes para cada stakeholder, que os critérios do Iron Triangle estão entre os mais citados, e que a gestão de stakeholders é um dos fatores de sucesso mais referido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Gustavo Brito, Alan Rodrigo Rocha De Freitas, Anthenor Kloch Junior, and Alcione De Oliveira Dos Santos. "MEDIDAS DE CONTROLE DE VETORES DA DENGUE." In I Congresso Brasileiro de Doenças Infectocontagiosas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2169.

Full text
Abstract:
Introdução: Adaptado ao clima tropical predominante no território brasileiro e favorecido por fatores como o cenário urbano pouco planejado, a falta de saneamento básico e o descarte de lixo inadequado, o mosquito Aedes aegypti tem um cenário fértil para a sua proliferação, destacando-se como o principal responsável pelo aumento nos casos de dengue. Objetivo: O estudo presente teve como objetivo descrever medidas de controle e os principais fatores que influenciam na proliferação do Aedes aegypti. Material e métodos: Tendo como tema o Aedes Aegypti e sua proliferação, utilizou-se, para a obtenção de dados, as ferramentas virtuais de buscas de literaturas científicas, como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed) e Google Scholar.[1] Para a avaliação, além de uma leitura crítica dos artigos como critério de seleção, foi realizado uma análise das amostragem de dados dos artigos selecionados. Resultados: Notou-se que o saneamento e a ação do poder público – quanto à conscientização da população sobre os cuidados e reponsabilidades individuais no combate à dengue – juntos propiciam uma redução significativa na proliferação do Aedes aegypt. Medidas que vão desde não deixar água parada até o controle químico e biológico do vetor são essenciais no combate à dengue. Além disso, o investimento público no desenvolvimento de alternativas de controle biológico é também um fator decisivo. Conclusão: Observa-se, portanto, que tanto o poder público quanto a população devem tomar ações conjuntas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, uma vez que tais atitudes reduzem significativamente a propagação do vetor. Outrossim, o investimento do Estado em conjunto com o setor privado no desenvolvimento de alternativas de controle biológico mostra-se um fator determinante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ladeira, Marcelo, and Fernando Linhares. "Uso de âncoras verbais em sistema fuzzy para facilitar a criação de mapas estratégicos iniciais: um estudo de caso." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5844.

Full text
Abstract:
Mais de 50% das empresas no Brasil não atinge o segundo ano de vida por falta de uma estratégia adequada. A metodologia Balanced Scorecard(BSC) foi proposta para auxiliar empresas criar planejamento estratégico simples que possa ser explicado para todos os funcionários de uma empresa. O ponto principal desta metodologia é o mapa estratégico que apresenta uma série de objetivos estratégicos que a empresa precisa atingir para a atingir sua missão. Empresas de pequeno e médio porte têm dificuldade em conseguir criar as suas estratégias sem o auxílio de consultores que nem sempre estão ao alcance de seus orçamentos. O Mistral Solutions foi desenvolvido para auxiliar empresários a construir mapas estratégicos, segundo a metodologia BSC. Para facilitar a aquisição de informação numérica, o administrador pode utilizar uma expressão linguística (âncoras verbais) que representa valores em uma escala. O sistema é baseado em lógica fuzzy e as regras são instanciadas a partir das respostas dadas e indicam os objetivos estratégicos mais adequados, em função dessas respostas. Esse artigo apresenta três estudos de casos de uso do Mistral Solutions no Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região, em uma companhia de construção civil, e em um cartório de registro de imóveis. Os mapas estratégicos propostos foram validados empiricamente por uma especialista em BSC e pelos encarregados de gerenciarem o planejamento estratégico dessas instituições. Essas instituições foram escolhidas porque elas representam os setores público, privado, e de concessões públicas. Para cada uma dessas instituições o Mistral Solutions selecionou os oito objetivos estratégicos mais adequados a partir de um conjunto de quarenta e cinco objetivos, dois para cada uma das perspectivas clássicas do BSC. Na avaliação empírica, os melhores resultados foram obtidos aplicando o sistema a empresas do setor privado, sendo os oito objetivos estratégicos selecionados considerados adequados pelo responsável pelo planejamento estratégico da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Bianca Maria Pacheco, José de Paula Barros Neto, and Diógenes Luis Barros de Freitas. "BIM em projetos de combate a incêndio." In V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3453.

Full text
Abstract:
A experiência ocorreu no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CEPI), no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI). O curso foi ministrado em um âmbito de pesquisa e extensão, tendo como um dos objetivos principais disseminar o BIM no setor público do CBM-CE conforme pretende o decreto federal 10.306/2020. O curso foi ministrado entre os dias 02 e 11 de fevereiro de 2022, no quartel do CEPI, foram ministradas aulas acerca da metodologia BIM, do software Revit. Treze analistas do CBM-CE participaram do curso com carga horária de 20 horas. O nível do curso era de caráter de formação complementar. A área envolvia as instalações de combate a incêndio, contando com a participação de bombeiros militares formados no Curso de Formação de Oficiais (CFO) com curso de análise de projetos. Na instituição, os profissionais que podem atuar são engenheiros civis, arquitetos e outras engenharias com especialização em engenharia de segurança. A disciplina abordada foi arquitetura com ênfase na questão de rotas de fuga (escadas, rampas, corredores) e instalações de proteção contra incêndio hidráulicas (hidrantes, sprinklers, conjunto de bombas) e elétricas (alarme, iluminação). Além disso, alguns dispositivos da categoria “dispositivos de alarme de incêndio” como extintores e sinalização de emergência. Como a maioria dos analistas não tem formação superior na área técnica, o curso foi iniciado com uma introdução aos conceitos do BIM. Posteriormente, todos os analistas realizaram a modelagem da arquitetura de uma edificação industrial. A finalização do treinamento propôs a elaboração do projeto de combate a incêndio. Durante o curso, os alunos aprenderam as funções de modelagem, dimensionamento e documentação através de um projeto de uma indústria de médio risco, um dos tipos de edificação mais analisados conforme análise documental realizada com a base de dados do Sistema da Coordenadoria de Atividades Técnicas (SCAT). O projeto contém térreo com cozinhas profissionais, refeitório, banheiros e vestiários. No pavimento 1 existem salas de reunião e banheiros. Após a finalização da modelagem arquitetônica, importante para a definição das medidas de saída de emergência da edificação, os analistas realizaram a elaboração do projeto de combate a incêndio. Eles projetaram um PCI da maneira como eles acreditavam ser mais didático e prático de ser analisado. Foram modeladas as medidas de segurança de alarme e detecção de incêndio, hidrantes, sprinklers, extintores, sinalização, iluminação e central de gás. É relevante citar que durante o curso, devido as várias atribuições dos militares, alguns deles eram interrompidos para resolver diversas demandas de suas funções. Isto prejudicou o andamento e a fluidez do aprendizado de alguns alunos, mas não impediu o cumprimento do objetivo final: capacitar e atualizar os analistas acerca da nova metodologia BIM da construção civil conforme propõe o decreto federal 10.306/2020. Este decreto propõe uma Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling, que proporcione a implantação da Estratégia BIM BR cujos principais objetivos são: difundir o BIM e os seus benefícios, criar condições favoráveis para o investimento, público e privado em BIM, e estimular a capacitação em BIM. A fase do ciclo abordada foi a de concepção e análise de projetos. A abordagem foi completamente prática. Cada um do setor fez o download do software em seu dispositivo e o treinamento foi ministrado no quartel. A carga horária foi de 20 horas distribuídas em 2 semanas. O software utilizado foi o Revit MEP. Buscou-se trazer o nível de competência de implantação (Implementation Set) uma vez que houve a preocupação em tentar introduzir o BIM na realidade da corporação. Como parte de uma pesquisa de dissertação maior, que caracterizou e desenvolveu um artefato, o treinamento fez parte da avaliação do artefato e exposição das possibilidades para a corporação. Acredita-se que houve o desenvolvimento de I02, I03, I04 e I05. A metodologia de ensino utilizada foi uma metodologia ativa com aprendizagem baseada em projeto. Após o curso, ocorreram entrevistas de avaliação foram divididas em três etapas: satisfação com o treinamento e objetivo proposto, avaliação do uso do BIM quanto a Satisfação, Aplicabilidade, Praticidade, Usabilidade, Utilidade, Qualidade, Limitações e Eficácia e, por fim, Melhorias e Sugestões para a ferramenta proposta. Os oficiais acreditam que o treinamento abriu as oportunidades para o setor de análise mas que a carga horária deveria ser ampliada para abordagens mais avançadas. Vale comentar que a carga horária foi proposta segundo a disponibilidade dos comandantes do quartel, que liberaram o espaço e as manhãs de serviço dos tenentes e capitães para assistirem as aulas. Mesmo que este tempo dedicado ao curso, muitos ainda eram interrompidos durante as aulas para resolverem problemas inerentes ao trabalho. Por fim, foram solicitados acerca de sugestões de melhorias para a abordagem educativa do curso. As respostas se resumiram a dois assuntos: o aumento da carga horária ministrada e uma melhor estrutura de sala de aula e de computadores. No geral, conseguiram reconhecer o potencial de melhoria na qualidade dos projetos e das análises ao adotar a ferramenta proposta e pretendem disponibilizar um template padrão para uso pelos projetistas e submissão das análises. Alguns analistas acreditam que o mercado terá resistência em aceitar a ferramenta proposta, mas que isso é um obstáculo a ser ultrapassado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Luisa Guimarães, Alexia de Avila Frayha, and Ana Elisa Rodrigues Baião. "Via de parto no Brasil — desfechos maternos e perinatais, custos e autonomia da mulher." In 47º Congresso da SGORJ e Trocando Ideias XXVI. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-2965-3711-2023133s1105.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo desta revisão foi analisar a literatura científica sobre a autonomia da mulher no processo de decisão da via de parto, a morbidade e mortalidade materna e perinatal, e os custos relacionados a cada via de parto. Fonte de dados: A busca foi realizada nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Cochrane, no período de 1995 a 2022, utilizando-se os seguintes descritores: "cesarean section and human rights", "cesarean section and informed consent", "cesarean rates", "cesarean costs", "reproductive rights", "early term", "infant cost", "cesarean costs for the public system", "late preterm infant cost", "maternal request for cesarean section", "cesarean section and choice", "cesarean section and medical choice". Critérios de seleção: Foram selecionados 45 artigos considerados adequados para a revisão, conforme avaliação por dois especialistas. Os resultados referentes à decisão pela via de parto, desfechos maternos e perinatais, e custos hospitalares, extraídos dos artigos selecionados, foram tabulados para análise e síntese dos resultados desta revisão. Resultados: O modelo tecnocrático de assistência, caracterizado pela predominância da visão médica, intervenções excessivas e falta de envolvimento entre paciente e médico, ainda é prevalente no Brasil e em outros lugares do mundo. Isso é um fator importante nas altas taxas de cesariana, pois não favorece a escolha informada e o cuidado baseado em evidências científicas centrado na mulher. No setor privado, a cesariana predomina devido à falsa ideia de aumento da segurança, enquanto no setor público, a cesariana é apresentada como uma alternativa para evitar experiências negativas no parto. Quanto aos desfechos maternos e perinatais, a cesariana apresenta um maior risco de morte materna, infecção puerperal, parada cardíaca, hematoma da ferida, histerectomia, complicações anestésicas, tromboembolismo venoso, aumento do tempo de internação hospitalar e hemorragia grave. Além disso, a cada cesariana subsequente, o risco aumenta progressivamente, com maior incidência de acretismo placentário, placenta prévia, lesão intestinal e ureteral, e óbito fetal. Também são descritas complicações respiratórias devido ao nascimento no termo precoce e maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas na idade adulta para o concepto. Por fim, as altas taxas de cesariana, principalmente quando realizadas sem indicação médica, resultam em um custo maior para o sistema de saúde, aproximadamente 30% a mais por gestante, sem considerar os possíveis gastos relacionados a complicações maternas e neonatais do procedimento. Conclusão: O modelo tecnocrático de assistência, a falta de orientação baseada em evidências durante o pré-natal e o acesso limitado a tecnologias que proporcionam uma experiência positiva de parto, especialmente a analgesia de parto, principalmente em maternidades públicas, afetam o exercício da autonomia da mulher na decisão da via de parto. As altas taxas de cesariana estão associadas ao aumento da morbimortalidade materna e neonatal e aos custos relacionados à assistência obstétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Amália Matias Alves de Souza, Josyanne Pinto Giesta, and Alfredo Costa Neto. "Análise da matriz de maturidade." In IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1932.

Full text
Abstract:
A Rede Células BIM organizada pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação na Construção, da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), tem como objetivo principal promover o aumento da produtividade e competitividade do setor de Construção Civil implicando, em maior escala, no avanço do setor na economia, para tanto parte-se da educação como sendo o pilar para esse progresso. Iniciou, respectivamente, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); sendo aderido por outras instituições de ensino superior, dentre elas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal-Central (IFRN-CNAT) o qual está oficialmente instaurado desde 15 de julho de 2022. A sua primeira metodologia consistiu na análise do nível de maturidade BIM da instituição, considerando-se os três campos, políticas, processos e tecnologias. Com os dados deste exame tem-se por objetivo apresentar o resultado da maturidade BIM no IFRN, que recentemente iniciou o curso de Engenharia Civil, no ano de 2019, de modo a expor as fragilidades, possibilidades para melhorar através de um relato de experiência. Refletindo, assim, em um guia para orientar as instituições que possuem o interesse de implementar o BIM e desejam saber quais são os aspectos relevantes ou irrelevantes a serem considerados mediante um relato de experiência, expondo o como, quando e onde. Dessa forma, convém explicitar que a partir do diagnóstico do BIM no IFRN-CNAT que analisa a matriz de maturidade da instituição em relação ao curso de Engenharia Civil, conforme as diretrizes da Rede Célula BIM, é evidente o uso do BIM de maneira expressiva em virtude de estar presente à princípio na pesquisa com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP) criado em 2016; em seguida no ensino no curso de Engenharia Civil cujo ato de autorização corresponde a Resolução nº 40/2019-CONSUP, de 12/11/2019, nele consta apenas uma disciplina BIM obrigatória, a de Modelagem da Informação na Construção e disciplinas optativas que podem formar uma base completa, logo está a critério do aluno aprender sobre o tema; por fim na extensão com a Liga Acadêmica de Building Information Modeling (LABIM) a qual surge em 2021. Por conseguinte, o BIM possui os três pilares firmados no campus, visto que possui ações nos âmbitos da pesquisa, ensino e extensão; ao considerar o olhar macro o BIM está bem avançado, embora quando se muda a visão para o micro a aplicação do BIM não seja tão efetiva. Haja vista a visão macro da implantação do BIM pela avaliação, ela divide-se em três eixos: a política, o processo e a tecnologia. Assim, a política é o mais desenvolvido estando no estágio integrado por, como já mencionado, estar nos três pilares, na documentação – no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Engenharia Civil e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRN para 2019 até 2026, constando como solicito para ambos: o próprio curso e a instituição – ; a maior fragilidade desse eixo reside na capacitação e engajamento do corpo docente, nesse sentido a provocação dos alunos interessados e a contribuição da Rede Células BIM que na próxima etapa demonstra a vocação para o uso do BIM no curso dialogando com os docentes que não trata-se de tão somente ensinar ferramentas, mas também em diversificadas maneiras de inserir o conteúdo dentro da matéria com pequenas alterações para agregar as características solicitadas para a aplicação. Outrossim, o processo é o mais postergado, uma vez que jamais chegou a ser aprimorado classificando-se do modo inicial para o definido, isto deve-se ao fato da primeira turma ter iniciado em 2020, resultando em poucos alunos capacitados, no entanto dispõe de requisitos para capacitar de acordo com uma lógica BIM. Por último, o eixo de tecnologia é bem estruturado à medida que todos os laboratórios têm softwares instalados e hardwares para a utilização do BIM, sendo considerado de definido para integrado. Em relação aos resultados, as fragilidades expostas são, em sua maioria, momentâneas, pois quanto ao eixo político a capacitação dos professores possui a solução a longo prazo encaminhada pela próxima etapa da Rede Células BIM e instigação dos discentes; já no que tange ao progresso, decorre de um recorte temporal devido ao fato que à proporção do avanço dos alunos no curso, haverá mais capacitações; enfim, o eixo da tecnologia é distinto porque o campus detém de antemão a estrutura requisitada, porém foca apenas nos softwares da Autodesk, de modo a ser proveitoso investir em outras marcas, por exemplo: Graphisoft, ACCA e Bentley. Em síntese, o diagnóstico desenvolvido permite a indicação de um rumo para demais instituições as quais ainda virão implementar o BIM, indubitavelmente necessário visto que pelo Decreto Federal nº 10.306 de abril de 2020 o uso do BIM para obras e serviços de engenharia realizados pelo setor público federal está previsto para o começo de 2028. Além disso Eastman, Teicholz, Sacks e Liston em seu livro “Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores” apontam para o BIM como “um dos mais promissores desenvolvimentos nas indústrias de arquitetura, engenharia e construção (AEC).”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Avaliação Sindicalismo no setor público"

1

Lafuente, Mariano, Rafael Leite, Miguel Porrúa, and Pablo Valenti. Transformação digital dos governos brasileiros: Satisfação dos cidados com os serviços públicos digitais. Inter-American Development Bank, February 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003058.

Full text
Abstract:
O documento resume os resultados de uma nova pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil. Mostra que a população brasileira está conectada e se considera bem adaptada ao mundo digital, mesmo com desigualdades esperáveis de idade, nível de educação formal e renda. Nos três níveis de governo, o nível de satisfação com os serviços digitais foi muito superior aos níveis de insatisfação. Uma parte importante da população não conhecia a oferta de serviços digitais dos municípios. A diferença de satisfação com os serviços digitais do setor privado é importante, marcando a necessidade de aprofundar e acelerar a transformação digital no setor público. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com uma amostra representativa da população brasileira de idade superior aos 16 anos, entrevistando 13.250 pessoas distribuídas em todo o território nacional. Teve como objetivo coletar informações sobre a adaptação dos cidadãos ao mundo digital, seu nível de conectividade percebido e uso de internet e sua avaliação sobre a qualidade dos serviços digitais do setor público (com foco no nível estadual, mas também com perguntas sobre os níveis federal e municipal) e do setor privado, entre outros temas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography