Books on the topic 'Avaliação das pesquisas'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Avaliação das pesquisas.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 books for your research on the topic 'Avaliação das pesquisas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse books on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

de, Sousa Rômulo Paes, Vaitsman Jeni 1950-, and Brazil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação., eds. Metodologias e instrumentos de pesquisas de avaliação de programas do MDS: Bolsa Família, assistência social, segurança alimentar e nutricional. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bonamino, Alicia Catalano de, Nícia Bessa, and Creso Franco. Avaliação da educação básica: Pesquisa e gestão. Rio de Janeiro, RJ: Editora PUC Rio, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Justiça, Rio Grande do Sul (Brazil :. State) Tribunal de. Pesquisa de avaliação do poder judiciário no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Estado do Rio Grande do Sul, Poder Judiciário, Tribunal de Justiça, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Seminário de Avaliação Final do Programa RECOPE (2001 Rio de Janeiro, Brazil). RECOPE, Redes Cooperativas de Pesquisa: Relatório do Seminário de Avaliação Final do Programa RECOPE. Rio de Janeiro: RECOPE, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (14th 1999 Salvador, Brazil). Experiências de avaliação institucional em universidades brasileiras: Textos apresentados durante o XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste--Avaliação Institucional, realizado em Salvador 16, 17 e 18 de junho de 1999. Salvador: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Boschetti, Ivanete. Avaliação dos dez anos de implementação da Lei Orgânica de Assistência Social: O olhar dos conselhos estaduais, municipais e do Distrito Federal : relatório de pesquisa. Brasília, DF: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade Social e Trabalho, GESST/SER/UnB, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Agostinho, Emily Ann Labaki. Auxílios financeiros para bibliotecas universitárias: Avaliação de impacto dos projetos financiados pela FAPESP para o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP). São Paulo: Universidade de São Paulo, Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Informação Científica e Tecnológica. Departamento de Comunicação e Saúde. Promoção da saúde e prevenção do HIV/Aids no município do Rio de Janeiro: Uma metodologia de avaliação para políticas públicas e estratégias de comunicação : relatório de pesquisa. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Informação Científica e Tecnológica, Departamento de Comunicação e Saúde, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

de Cássia Prazeres Frangella, Rita. CURRÍCULO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO: redes de pesquisas em negociação. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854441047.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Felix, Glades Tereza, and Denise Leite. Avaliação Institucional e Ação Política: Múltiplas realidades na educação superior. editora ufsm, 2021. http://dx.doi.org/10.32379/9786557160411.

Full text
Abstract:
O livro apresenta-se como uma discussão pertinente não só para os gestores públicos, mas, principalmente, para a comunidade universitária, que se depara com os desafios para qualificar as ações que permeiam os processos de ensinar, pesquisar e aprender. As pesquisas em avaliação apontam limites e compartilham experiências exitosas em Instituições de Ensino Superior públicas, federais, estaduais e comunitárias no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal e Angola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460367.

Full text
Abstract:
O livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Luiz Vieira de Lima Santos, Igor. Pesquisas em Clínica Médica. Editora Science, 2022. http://dx.doi.org/10.56001/22.9786500533422.

Full text
Abstract:
A clínica médica é um conhecimento básico e amplo em medicina aplicado ao entendimento dos acometimentos e atenção ao paciente de modo generalista. O conhecimento dos pacientes de modo mais realista e conceitual demonstrado no livro poderá propiciar aos leitores condições adequadas para o desenvolvimento de diversas habilidades importantes aos médicos em formação permitindo ao paciente ter acesso a um tratamento mais humanizado e respaldado por conhecimento científico e técnico de qualidade. A obra é pertinente, pois favorece o conduzir dessa relação dentro dos preceitos da ética médica sem esquecer da qualidade, permitindo o conhecimento de estratégias para a realização de entrevistas com habilidades de comunicação mais efetivas, técnicas mais elaboradas de atendimento, entendimento mais aprofundado dos problemas que acometem o paciente e técnicas para a realização de exames físicos mais efetivos. Além da utilização de um raciocínio clínico e a elaboração mental da lista de problemas de modo mais refinado culminando num plano de condutas que possa sim ser mais benéfico para o paciente sem esquecer obviamente de todo o conhecimento científico disponível. Também pensando na análise das condições de vida e saúde da criança do adulto e do idoso com relação aos aspectos biopsicossociais e epidemiológicos. Todos esses conhecimentos podem servir de base para um atendimento e relação médico-paciente mais efetiva, proveitosa e exitosa. Este livro versa sobre os conhecimentos teóricos e práticos para a abordagem inicial do paciente e princípios básicos para a realização do processo diagnóstico e terapêutico das principais patologias, bem como a organização e funcionamento de unidade de clínica geral, além de formas de prevenção e educação em saúde. Desenvolvimento e aplicação de conhecimentos e habilidades para assistência médica sistematizada ao indivíduo, família e grupos, na promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde. Planejamento, execução e avaliação dessa assistência aos pacientes com afecções clínicas agudas e crônicas, visando o atendimento domiciliar, ambulatorial e hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rodrigues Moreira, Sérgio. Capoeira: A volta ao mundo da avaliação fisiológica. Brazil Publishing, 2022. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-678-8.

Full text
Abstract:
Caro leitor, o livro “CAPOEIRA - a volta ao mundo da avaliação fisiológica” lhe convida para já em seu início desvendar o significado de um dos vários fundamentos da capoeira, “a volta ao mundo”. Mas muito mais do que isso você encontrará nos capítulos que seguem, os quais possibilitarão a compreensão dos aspectos fisiológicos e determinantes do desempenho do capoeirista em diferentes condições de esforço físico e a partir de diferentes protocolos de testes. Conceitos da fisiologia do exercício estarão fundamentando a realização de pesquisas aplicadas na área da avaliação específica de capoeiristas, o que contribuirá para um melhor entendimento das reais necessidades desse atleta da cultura popular brasileira, a capoeira. Não perca essa oportunidade de consultar o primeiro livro, sobre avaliação fisiológica na capoeira, inteiramente baseado em evidências científicas, com estudos contendo capoeiristas desde idades jovens até adultos praticantes recreacionais e mesmo atletas de alto nível competitivo, alguns deles sendo os melhores capoeiristas do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Vieira, Ana Paula Alves. A avaliação psicológica de crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização como instrumento de intervenção: proposta a partir da psicologia histórico-cultural. Edufatecie, 2021. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.avaliacaopsico.

Full text
Abstract:
Desde a publicação do primeiro teste de inteligência, pesquisadores têm buscado alternativas para avaliar crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização. Algumas propostas continuam concentrando esforços na superfície do problema, responsabilizando a criança ao usar os resultados dos testes para enquadrá-la em determinado distúrbio do desenvolvimento, sem considerar as condições histórico-sociais e trazendo pouca possibilidade de superação da dificuldade pelo âmbito educativo. Outros esforços têm sido realizados no sentido de superar a avaliação psicológica tradicional. Com intuito de contribuir com esta última concepção, a tese que defendemos neste livro é de que a avaliação psicológica é um instrumento de intervenção importante, quando realizada no sentido de explicar (e não apenas descrever) todos os elementos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: os mecanismos psicológicos e os elos – que medeiam a relação da criança com a realidade. Destarte, tem-se como objetivo geral elaborar uma proposta de avaliação psicológica que se constitua em um instrumento de intervenção que mobilize os envolvidos no processo e contribua para o desenvolvimento da criança escolar. O trabalho tem como objetivos específicos: 1) Situar a avaliação psicológica historicamente: entender e diferenciar as bases epistemológicas das avaliações e suas aplicações; 2) Fazer um levantamento dos experimentos e das avaliações realizadas por teóricos da psicologia histórico-cultural (PHC); 3) Investigar e sistematizar as contribuições da PHC para a formulação de um processo de avaliação-intervenção; 4) Apresentar a pesquisa de campo sobre a avaliação e sistematizar as etapas e as análises realizadas no processo. Como metodologia, foi utilizada pesquisa bibliográfica e empírica. Foram efetivadas pesquisas bibliográficas nas bases de dados Scielo, Portal CAPES, ERIC, PsycINFO e Google Acadêmico; nas obras clássicas e contemporâneas dessa abordagem psicológica; foram realizadas avaliações psicológicas de oito crianças que enfrentavam dificuldades na primeira fase do ensino fundamental em uma escola municipal do Paraná. O trabalho está organizado da seguinte forma: no Capítulo I apresentamos um panorama geral sobre o desenvolvimento e uso de avaliações quantitativas e qualitativas; no Capítulo II, sistematizamos os princípios teórico-metodológicos da PHC que possibilitam nortear uma avaliação psicológica fundamentada nessa teoria, os quais se diferenciam da avaliação tradicional; no Capítulo III, apresentamos nossa proposta de avaliação-intervenção de crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização, fundamentada na PHC, ilustrando-a com os casos que avaliamos. Como resultado da pesquisa tem-se a sistematização dos princípios da abordagem histórico-cultural com as etapas do processo de avaliação: encontro inicial; atividades para avaliar o desenvolvimento afetivo-cognitivo, a partir de nossa pesquisa dos experimentos realizados pelos teóricos da PHC; último encontro com os resultados das análises e direções que visam mudar as condições do meio para possibilitar o desenvolvimento. Apresentamos as análises possíveis de se fazer em cada etapa e como relacioná-las com o todo, envolvendo a criança, a família e a escola, entendidos na relação singular-particular-universal. Concluindo, visamos instrumentalizar psicólogos a começar, desde a avaliação, uma intervenção que possibilite mudanças nas condições ofertadas para que a criança possa ter a atividade de estudo como atividade guia de seu desenvolvimento, já que entendemos o desenvolvimento psíquico em unidade afetivo-cognitiva e de ordem cultural. Faz-se necessário mais pesquisas nessa perspectiva, envolvendo outros períodos do desenvolvimento e comprometidas com a transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Vieira, Ana Paula Alves. A avaliação psicológica de crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização como instrumento de intervenção: proposta a partir da psicologia histórico-cultural. Edufatecie, 2021. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.avaliacaopsicologica.

Full text
Abstract:
Desde a publicação do primeiro teste de inteligência, pesquisadores têm buscado alternativas para avaliar crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização. Algumas propostas continuam concentrando esforços na superfície do problema, responsabilizando a criança ao usar os resultados dos testes para enquadrá-la em determinado distúrbio do desenvolvimento, sem considerar as condições histórico-sociais e trazendo pouca possibilidade de superação da dificuldade pelo âmbito educativo. Outros esforços têm sido realizados no sentido de superar a avaliação psicológica tradicional. Com intuito de contribuir com esta última concepção, a tese que defendemos neste livro é de que a avaliação psicológica é um instrumento de intervenção importante, quando realizada no sentido de explicar (e não apenas descrever) todos os elementos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: os mecanismos psicológicos e os elos – que medeiam a relação da criança com a realidade. Destarte, tem-se como objetivo geral elaborar uma proposta de avaliação psicológica que se constitua em um instrumento de intervenção que mobilize os envolvidos no processo e contribua para o desenvolvimento da criança escolar. O trabalho tem como objetivos específicos: 1) Situar a avaliação psicológica historicamente: entender e diferenciar as bases epistemológicas das avaliações e suas aplicações; 2) Fazer um levantamento dos experimentos e das avaliações realizadas por teóricos da psicologia histórico-cultural (PHC); 3) Investigar e sistematizar as contribuições da PHC para a formulação de um processo de avaliação-intervenção; 4) Apresentar a pesquisa de campo sobre a avaliação e sistematizar as etapas e as análises realizadas no processo. Como metodologia, foi utilizada pesquisa bibliográfica e empírica. Foram efetivadas pesquisas bibliográficas nas bases de dados Scielo, Portal CAPES, ERIC, PsycINFO e Google Acadêmico; nas obras clássicas e contemporâneas dessa abordagem psicológica; foram realizadas avaliações psicológicas de oito crianças que enfrentavam dificuldades na primeira fase do ensino fundamental em uma escola municipal do Paraná. O trabalho está organizado da seguinte forma: no Capítulo I apresentamos um panorama geral sobre o desenvolvimento e uso de avaliações quantitativas e qualitativas; no Capítulo II, sistematizamos os princípios teórico-metodológicos da PHC que possibilitam nortear uma avaliação psicológica fundamentada nessa teoria, os quais se diferenciam da avaliação tradicional; no Capítulo III, apresentamos nossa proposta de avaliação-intervenção de crianças que enfrentam dificuldades no processo de escolarização, fundamentada na PHC, ilustrando-a com os casos que avaliamos. Como resultado da pesquisa tem-se a sistematização dos princípios da abordagem histórico-cultural com as etapas do processo de avaliação: encontro inicial; atividades para avaliar o desenvolvimento afetivo-cognitivo, a partir de nossa pesquisa dos experimentos realizados pelos teóricos da PHC; último encontro com os resultados das análises e direções que visam mudar as condições do meio para possibilitar o desenvolvimento. Apresentamos as análises possíveis de se fazer em cada etapa e como relacioná-las com o todo, envolvendo a criança, a família e a escola, entendidos na relação singular-particular-universal. Concluindo, visamos instrumentalizar psicólogos a começar, desde a avaliação, uma intervenção que possibilite mudanças nas condições ofertadas para que a criança possa ter a atividade de estudo como atividade guia de seu desenvolvimento, já que entendemos o desenvolvimento psíquico em unidade afetivo-cognitiva e de ordem cultural. Faz-se necessário mais pesquisas nessa perspectiva, envolvendo outros períodos do desenvolvimento e comprometidas com a transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

FARIA, R. M., N. L. BATISTA, and M. RIZZATTI, eds. Os contextos geográficos da COVID-19: possibilidades em tempos de pandemia. Eulim, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-87698-05-2.

Full text
Abstract:
A Geografia brasileira vem apresentando relevantes trabalhos para avaliação teórica e técnica da difusão da COVID-19. São trabalhos nas áreas da estatística espacial, avaliação das desigualdades territoriais, teoria e método de avaliação geográfica de dados epidemiológicos, abordagem do ensino remoto, entre outros. Essas pesquisas são feitas em campos diversos, sejam elas relativas diretamente à pandemia (sua dinâmica regional e urbana nas diversas escalas do país), sejam indiretamente (em relação aos impactos econômicos, ambientais, na educação e na violência, entre outros).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cartwright, Fernando, and Gerry Shiel. Pesquisas Do Banco Mundial Sobre Avaliações de Desempenho Educacional, Volume 4: Análise de Dados de Uma Avaliação Nacional de Desempenho Educacional. World Bank Publications, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Abordagem Sistemática para Exercícios de Definição de Prioridades de Pesquisa. Orientações para Trabalhadores da OMS. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275723401.

Full text
Abstract:
Este documento fornece orientações a todo o pessoal da Organização Mundial da Saúde responsável por planejar e administrar exercícios de definição de prioridades de pesquisa. Este guia tem como base uma coletânea de exemplos de boas práticas e metodologias extraídas da OMS e de outras organizações. O documento formula uma abordagem sistemática para orientar, como um todo, o Planejamento, a Implementação, a Publicação e a Avaliação (PIPA) dos processos de definição de prioridades de pesquisas. O documento foi elaborado de maneira a permitir a flexibilidade adequada a todos os tipos de definições de prioridades de pesquisa, sejam essas centradas em doenças específicas, utilizando abordagens nacionais ou roteiros globais, ou envolvendo um grupo pequeno de especialistas durante uma emergência ou uma consulta global de vários meses de duração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Nogueira, Wesclen Vilar. Realidades e Perspectivas em Ciência dos Alimentos Volume II. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319277.

Full text
Abstract:
Neste segundo volume do E-book Realidades e Perspectivas em Ciência dos Alimentos as áreas de abrangência das pesquisas foram expandidas, contribuindo para o acesso ao conhecimento numa linguagem contextualizada e de fácil compreensão. As pesquisas e reflexões abordadas nos capítulos foram realizadas por pesquisadores de diversas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas (Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e privadas (Centro Universitário IDEAU). O conteúdo abordado demonstra a multidisciplinaridade da área de Ciência dos Alimentos sobre diferentes aspectos e realidades. As pesquisas abordam desde o emprego de compostos bioativos na produção de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, avaliação da composição química e microbiológica de commodities, até alternativas para reutilização de resíduos agroindustriais na produção de alimentos. Que o E-book Realidades e Perspectivas em Ciência dos Alimentos seja de grande proveito e, ofereça subsídios teórico-metodológicos para profissionais da área de Ciência dos Alimentos e áreas afins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Robaina, José Vicente Lima, Roniere dos Santos Fenner, Léo Anderson Meira Martins, Renan de Almeida Barbosa, and Jeferson Rosa Soares. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Educação em Ciências. Editora BAGAI, 2021. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-89499-05-3.05-01-21.

Full text
Abstract:
A ideia de elaboração do livro Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Educação em Ciências, teve sua origem a partir da realização de uma disciplina de Metodologia da Pesquisa, ministrado pelos professores organizadores desta obra em 2019/01 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como avaliação da referida disciplina, os alunos foram divididos em grupos e coletivamente escreveram um texto sobre cada tipo de pesquisa que costumeiramente são abordadas em Educação em Ciências. O livro está divido em seis seções, que apresentam os principais tipos de pesquisa trabalhados em Educação em Ciências: quanto a abordagem, quanto a Natureza, quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos ou escolha do objeto de estudo, quanto a Técnica de Coleta de Dados (Instrumentos) e quanto aos Métodos de Análise de Dados. Com essa obra, esperamos contribuir com os estudos de nossos alunos (Mestrandos e Doutorandos) que vierem a cursar essa disciplina no futuro bem como proporcionar a comunidade acadêmica uma nova obra para ser utilizada nas pesquisas em Educação em Ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22050100.

Full text
Abstract:
É com grande satisfação que apresentamos o livro “Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde”, este livro centra-se em artigos que abordam a pesquisa e a inovação na área da saúde. Inovar, implica em trazer novos ares, buscar trabalhar um mesmo objeto sob uma nova ótica. A inovação em saúde se refere a uma nova forma de atuar, seja com a introdução de novas tecnologias e/ou protocolos, com o enfoque na melhoria dos serviços prestados para a população, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas, com aumento da precisão diagnóstica e da definição mais adequada de terapêuticas, melhoria da satisfação dos usuários, alinhados à redução de gastos e dos custos nos serviços de saúde. A organização deste livro, considerou então, pesquisadores compromissados no desenvolvimento de trabalhos que busquem melhorias para a saúde da população. Dividido em oito artigos, que irão abordar de forma interdisciplinar trabalhos desenvolvidos em diferentes regiões do país, abordando questões centrais para a área da saúde com temáticas desde a validação, construção e avaliação de instrumentos e ferramentas na área da saúde, diferentes abordagens às doenças negligenciadas como as arboviroses, dentre elas a dengue e o chikungunya, relação entre saúde mental e o contexto pandêmico, riscos adicionais para Toxoplasmose na pandemia por Covid-19 e, avaliação de dor em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva, tornando-se uma obra relevante tanto aos discentes em formação, quanto aos pesquisadores e profissionais de saúde como um material de qualidade para consulta e atualização, tão necessárias. Estudar, trabalhar e pesquisar saúde no Brasil, ainda pode ser considerado por muitos um ato de coragem, dadas às inúmeras adversidades encontradas na consolidação de um sistema de saúde plural, capaz de atender e acolher as demandas da nossa população. Assim, é nosso desejo, que a leitura desta obra contribua para a ampliação do conhecimento científico, de acadêmicos, pesquisadores e profissionais das áreas da saúde, inspirando novos olhares e hipóteses, que conduzam ao desenvolvimento de pesquisas na área de inovação em ciências da saúde no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pesquisa e desenvolvimento de abordagens para o ensino de ciências biológicas. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.pda351.1121-0.

Full text
Abstract:
As Ciências Biológicas dizem respeito a uma grande área do conhecimento que se dedica ao estudo da vida e de todos os processos constituintes que as cercam, sejam eles relacionadas à saúde, biotecnologia, meio ambiente e a biodiversidade. Trata-se de uma área que está em constante expansão, inovação e renovação dos conhecimentos que foram construídos pelos mais diversos naturalistas ao longo da história da Ciência. Dentro deste contexto, é com grande satisfação que apresentamos o e-book “Pesquisas e desenvolvimento de abordagens de ensino de Ciências Biológicas”, o qual dispõe de 19 capítulos resultantes de pesquisas aplicadas, revisões de literatura, ensaios teóricos e vivências de diversos pesquisadores do Brasil. Os capítulos estão distribuídos em duas grandes sessões: A primeira sessão denominada “Ensaios e Pesquisas aplicadas em Ciências Biológicas” apresenta estudos teóricos, laboratoriais e de campo envolvendo diversas temáticas, como: resgate o histórico da genética; funções dos cromossomos e suas variações; movimentação de cromossomos na reprodução de plantas; discussões sobre a descoberta, importância e aplicações da macho-esterilidade; avaliação de diferentes métodos de superação de dormência em sementes; citotoxicidade e genotoxicidade de extratos vegetais, funcionalidade de ilhas florestais, dentre outras. A segunda sessão intitulada “Reflexões e aplicação de abordagens no ensino de Ciências Biológicas” apresenta pesquisas com caráter teórico e prático explorando o uso de metodologias diversificadas, desenvolvimento de recursos didáticos, relatos de experiências/vivências, tais como: análise da abordagem utilitarista do ensino de Zoologia em livros didáticos; uso da dialogicidade e representações gráficas em conteúdos de Zoologia; uso de terrários para facilitar a compreensão sobre o funcionamento de sistemas ecológicos; aplicações de jogos e atividades lúdicas em temas de Genética; bem como a utilização de modelos didáticos e experiência sensorial em tópicos da Botânica. De modo geral, o e-book apresenta uma teoria bem fundamentada nos resultados teórico-práticos obtidos pelos diversos autores, que arduamente elaboraram seus trabalhos e aqui os apresentam de maneira concisa e didática. Sabe-se o quão importante é a divulgação científica e, por isso, evidencia-se aqui também a estrutura da Editora Amplla, capaz de oferecer uma plataforma consolidada e confiável para que esses pesquisadores exponham e divulguem seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Alexandre de Castr, Paulo, Susana Sá, Ana Carolina Temer, Mercedes González Sanmamed, and Rodrigo Arellano Saavedra. Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios / Investigación Cualitativa en Educación: Avances y Desafíos. Ludomedia, 2021. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.ii-xv.

Full text
Abstract:
Este 7º (sétimo) volume da New Trends in Qualitative Research (NTQR) apresenta um conjunto de trinta e quatro artigos que foram selecionados para o 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), que ocorreu on-line entre os dias 13 e 16 de julho de 2021. Os artigos selecionados e apresentados neste 7º volume da NTQR estão alinhados com a proposta do CIAIQ, que recebe de braços abertos e dá voz a pesquisadores e cientistas da comunidade multidisciplinar, cujo congresso possui como foco a pesquisa qualitativa.Os trabalhos deste volume representam um desafio e uma conquista. Tal afirmação justifica-se pelo facto de a Metodologia Qualitativa não ser (ao menos até à presente data de publicação deste Prefácio) uma área ou tema de consensual (Alarcão, 2014; Minayo, 1992). De facto, se considerarmos que a ciência se caracteriza como forma de conhecimento objetivo, geral, racional, sistemático, verificável e reprodutível, seria compreensível que, durante muito tempo, a pesquisa qualitativa fosse considerada como sendo uma preferência pouco recomendada. Pesquisadores de diversas áreas que se atreviam (e se atrevem) a envolver-se neste tipo de estudos, não raro tinham os trabalhos rejeitados, e os seus resultados eram, eventualmente, considerados não-científicos.É importante registar que muitos trabalhos/artigos julga-se que possuem falta de expressividade pelos dados numéricos que utilizam, quando apresentados sem um contexto e uma análise mais ampla/profunda, e, por isso, têm-se mostrado insuficientes para a compreensão da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo complexa e multifacetada. Assim, poderemos afirmar que, em certos ambientes académico-científicos, o final do século XX foi marcado por debates/discussões acerca dos limites e possibilidades oferecidas por pesquisas que considerassem, não apenas os aspetos mais evidentes ou coletáveis de forma organizada e matematicamente categorizada, mas também os dados qualitativos categorizados fiavelmente. A emergência de questões ligadas às novas formas de organização social, a emergência de novos problemas, como, por exemplo, os ligados às questões ecológicas ou ao uso desorganizado de produtos — inclusive de medicamentos — antes da compreensão dos seus resultados a longo prazo, resultam de uma ostensiva perda da influência do paradigma positivista e levam a uma reflexão muito mais ampla sobre o processo de construção do saber científico. Como consequência há uma crescente opção por metodologias que buscam a descoberta/produção/desenvolvimento de conhecimento e inteligibilidade de uma sociedade em constante mutação. Corroborado por Minayo (1992), verifica-se, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais claro o uso — combinado/misto ou não — da pesquisa qualitativa como metodologia essencial quando o objetivo do estudo é buscar o entendimento do como e o porquê de certas coisas, para assim entender as subjetividades e o que está além da superfície fria dos dados puramente descritivos ou numéricos. Características básicas, quanto à epistemologia, identificam as pesquisas baseadas em abordagens qualitativas. Estas abordagens pressupõem que tais fenómenos e/ou objetos de estudo podem ser melhor compreendidos dentro do contexto em que acontecem e do qual fazem parte e, portanto, podem ser compreendidos e analisados de forma adequada a partir da compreensão da sua natureza dual ou mista. Em decorrência dessa afirmação, os pesquisadores, sempre que possível, deveriam optar por essa abordagem do locus que contextualiza o seu estudo, para com isso captar o fenómeno em estudo a partir da perspetiva do contexto no qual ele ocorre. Diante de tudo isto, é certo afirmar que as pesquisas qualitativas são encaradas (ou deveriam ser) naturalmente multifacetadas, uma vez que necessitam que os vários tipos de dados sejam coletados e analisados, de forma a contribuir para a compreensão da dinâmica do processo no qual o material pesquisado se desenvolve. Em geral, a pesquisa qualitativa tem como ponto de partida questões amplas ou mais complexas que se desconstroem durante o próprio desenvolvimento da investigação. Estudos qualitativos (em associação ou não a estudos/abordagens quantitativos/as) podem ser realizados seguindo diferentes caminhos. Segundo Pathak, Jena e Kalra (2013), em termos práticos, abordagens qualitativas oferecem inicialmente três possibilidades diferentes: pesquisas documentais, o estudo de caso e a observação em diferentes níveis, incluído a etnografia. Vale registar que, uma pesquisa com abordagem qualitativa possibilita ir além de propostas rigidamente estruturadas, e esses pontos iniciais desdobram-se em novos modelos e em novas aplicabilidades, advindas da experiência dos investigadores, que adaptam e recriam/modificam/melhoram propostas, nunca enviesando os dados, explorando novos enfoques e/ou trazendo novos usos, ou adentrando em novos ambientes e, portanto, em novas possibilidades. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa tem-se mostrado sempre como possuindo um carácter inovador, de articulação nas, e das, inter e intra relações humanas nas suas diferentes possibilidades. Em função de tudo o que foi apontado, o número de trabalhos/artigos que recorrem a pesquisas qualitativas vem aumentando nas últimas décadas, tornaram-se bem aceites inclusive nas ciências biológicas e médicas. De tal forma que, felizmente, atualmente muitas revistas científicas ligadas às áreas distantes das ciências sociais publicam pesquisas qualitativas com bastante frequência. Ainda assim, no entanto, o valor da abordagem qualitativa para compreender os respetivos fenómenos está num bom caminho para se tornar independente da pesquisa quantitativa. Diferentemente de trabalhos puramente quantitativos, trabalhos que abordam métodos qualitativos apontam que não existem percursos metodológicos únicos e cada escolha supõe riscos e limites, mas também a abertura de novas possibilidades de compreensão (Minayo, 2017). É necessário acrescentar, no entanto, que o sucesso da pesquisa qualitativa está, principalmente, no embate bem orientado sobre autores diversos e na certeza de que assumir cegamente uma corrente é abrir mão de uma proposta dialógica. É necessário registar, também (ou ainda), a necessidade de ficar atento às armadilhas dos modismos e o fascínio por abordagens que, sendo sedutoras, podem também revelar-se superficiais e insuficientes. Assim como qualquer outra metodologia, ou abordagem, a pesquisa qualitativa exige um diálogo constante entre diferentes áreas do saber, a busca de possibilidades que vão além da especificidade das diferentes áreas profissionais, para avançar na interpretação dos resultados. Sabemos que é público que existe um certo consenso, na comunidade investigativa, de que a pesquisa qualitativa é um método de investigação científica que se foca no carácter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais. Ao manter um espaço para esse debate, o CIAIQ oferece oportunidade para que sejam consideradas as subjetividades e perspetivas culturais apresentadas nas (e por) diferentes pesquisas em diferentes áreas, de modo a ampliar a compreensão dos dados e dar profundidade à análise do quanto robusto e útil pode ser a pesquisa qualitativa. Para finalizar, queremos convidar todas.os leitoras.es a conhecer os trabalhos apresentados neste 7º volume da NTQR e a aprofundar estudos baseados com recurso à metodologia qualitativa. Em tempo, e de forma mais que merecida, queremos agradecer a todas.os as.os autoras.es pela importante e inestimável contribuição ao submeteram os seus artigos e às.aos revisoras.es pela incansável análise e avaliação dos trabalhos submetidos. A relevância científica da publicação destes trabalhos no 7º volume da NTQR é um motivo forte para a sua consolidação, e um incentivo para que futuramente mais e mais participantes/autoras.es submetam trabalhos nos próximos CIAIQs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Hemmi, Ana Paula, Geovane Máximo, Heloisa Helena Barroso, and Natalia Tenuta. Perspectivas da Saúde Coletiva no Vale do Jequitinhonha: temas, debates e reflexões. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-86854-73-2.

Full text
Abstract:
O livro Perspectivas da Saúde Coletiva no Vale do Jequitinhonha: temas, debates e reflexões é uma produção coletiva do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (NUPEESC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O livro permite que a saúde seja pensada em articulação ao Vale do Jequitinhonha como território de análise e reflexão. Traz à luz debates sobre a fundamentação teórica e conceitual da saúde coletiva, se apoiando em práticas e pesquisas aplicadas na comunidade da região. O NUPEESC foi criado em 2016 com o objetivo de estabelecer um debate sobre Saúde Coletiva no Vale do Jequitinhonha e regiões adjacentes. A obra está estruturada em capítulos que se ancoram em Grupos Temáticos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), tais como: Violência e Saúde; Racismo e Saúde; Deficiência e Acessibilidade; Vigilância Sanitária; Trabalho e Educação na Saúde; Saúde do Trabalhador; Saúde Mental; Saúde Indígena; Saúde Bucal Coletiva; Racionalidades médicas e práticas integrativas e complementares; Promoção da Saúde; Monitoramento e Avaliação de Programas e Políticas de Saúde; Gênero e Saúde e Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. Além desses, outros capítulos abordam o Vale do Jequitinhonha em seus aspectos conceituais, socioeconômicos, demográficos, de produção acadêmica e de doenças negligenciadas. Vislumbramos este livro como um debate inicial trazendo, consequentemente, diversas reflexões sobre a Saúde Coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Alves Martins, Christian, Clarice Carolina Ortiz de Camargo, Leonice Matilde Richter, Olenir Maria Mendes, Simone Freitas Pereira Costa, Alesandra Ferreira Bento Souza, Cláudia R. de Camargo Martins, et al. Pesquisa coletiva, avaliação externa e qualidade da escola pública. Editora CRV, 2018. http://dx.doi.org/10.24824/978854442634.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Jaccoud, Luciana. Texto para Discussão 2919. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023. http://dx.doi.org/10.38116/td2919-port.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é resgatar a perspectiva de análise macrossetorial da seguridade social. A emergência da seguridade e a inter-relação entre as políticas de previdência social, assistência social e saúde são analisadas, em um primeiro momento, de uma perspectiva histórica e conceitual, mobilizando as categorias analíticas que informam tal debate. Em seguida, a partir de uma revisão de estudos e pesquisas sobre a relação entre desigualdade de renda e mortalidade, morbidade, deficiência e dependência, foi possível informar sobre as interfaces entre diferentes tipos de desigualdade, bem como sobre as relações mútuas entre as políticas públicas da seguridade social que buscam enfrentá-las. Após identificar dificuldades tanto empíricas como conceituais para levar a cabo análises macrossetoriais, propõe-se a mobilização dos conceitos de complementaridade institucional e interdependência, visando favorecer uma melhor avaliação das influências setoriais recíprocas tanto em processos institucionais como em seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Abramowicz, Mere, Marcos Rodrigues de Lara, and Maria Isabel A. Souza Moniz. "POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO: uma pesquisa em currículo - VOLUME 1. EDITORA CRV, 2010. http://dx.doi.org/10.24824/978858042006.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) PARA AVALIAÇÃO DE HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS. Campo Grande: Editora Inovar, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO EM SAÚDE. Campo Grande – MS: Editora Inovar, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Política de indexação para bibliotecas: Elaboração, avaliação e implantação. São Paulo, Brasil: Cultura Acadêmica, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

O que avançou na regularização fundiária urbana: conceitos, marco legal, metodologia e prática. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460428.

Full text
Abstract:
Conhecer o desempenho das políticas públicas de regularização fundiária urbana demanda o conhecimento de elementos capazes de fundamentar o acompanhamento dos processos, verificando avanços e apontando impasses. No entanto, é sabida a limitação e a fragilidade que predominam nos processos de monitoramento e avaliação dos programas voltados à temática urbana, de forma geral. E a regularização fundiária, ou as ações sobre as áreas irregulares, não fogem à regra. Este livro visa levantar as diferentes perspectivas sobre o tema da regularização fundiária, desde as razões de seu surgimento, os diferentes entendimentos da irregularidade da ocupação urbana e seu dimensionamento para avaliar a formulação da base normativa sobre o tema e a formulação e implementação das políticas públicas que se apresentam como respostas ao problema. Objetiva avaliar quanto se avançou, bem como os êxitos e os obstáculos. Os achados são resultados de pesquisas dos últimos 15 anos e se dão sob a perspectiva dos investimentos realizados nas diferentes dimensões da regularização, e não só na titulação, como poderia levar uma visão mais restrita da problemática da irregularidade. Como contribuição à elaboração dos projetos urbanísticos de regularização, apresentam-se resultados de estudos sobre a lógica metodológica própria desse tipo de projeto urbanístico que deve possui na interface entre o ambiental e o social a base para promoção da cidade sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Adriano de Azevedo, Márcio. Pesquisa em avaliação de políticas públicas e o programa Escola Ativa: 20 anos depois. Editora CRV, 2018. http://dx.doi.org/10.24824/978854442672.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Diogo Pinheiro da, Natércia de Andrade Lopes Neta, and Ricardo Lisboa Martins. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, FÍSICA E ENGENHARIA. Editora Schreiben, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/542398.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira, Maria Nubia Gama. Marcadores de obesidade na avaliação do estado nutricional em adolescente. Edited by Marcia Alessandra Arantes Marques. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21110300.

Full text
Abstract:
Este livro é resultado da pesquisa de doutorado em um Centro de Referência de Adolescente. O que se destaca a recomendação da leitura do livro marcadores de obesidade na avalição do estado nutricional em adolescente é o método científico, trazendo à tona, à proposta, à pesquisa científica, à faixa etária de 10 a 19 anos. Estudar e atender adolescente são desafiadores, dado que, neste segmento observa-se uma fase de mudanças biológicas importantes, o consumo de refeições nem sempre satisfatória em nutrientes como vitamina A, E e β─caroteno. Somando-se a tudo isto, o excesso de calorias corrobora a ocorrência de dislipidemia, hiperleptinemia e obesidade, acelerando o risco para a doença cardiovascular. Alguns fatores de risco da DCV têm sido associados ao estresse oxidativo, por essa razão o aporte de nutrientes antioxidantes, dentre os quais, a vitamina A (retinol e β─caroteno) e a vitamina E foram estudados como marcadores metabólicos. Variáveis clínicas e laboratoriais são instrumentos aplicados na prática e anamnese clínica, contudo o polimorfismo Q223R do gene do receptor da leptina, vitaminas antioxidantes e leptina sérica, ainda, são ferramentas não tão bem conhecidas, porém valiosas, a fim de traçar o estado nutricional em adolescente obeso. É indubitavelmente importante destacar que, a medida que esta geração de adolescente é exposta a alimentação precária em nutrientes, se aumenta a incidência e prevalência de obesidade e doenças metabólicas em adultos jovens. Concebe-se que, os resultados observados reforçam à necessária busca de diagnóstico precoce de obesidade e as comorbidades associadas. Com efeito, é relevante formular propostas de ações públicas, a fim de amenizar estes impactos negativos à saúde desta população, assim como das futuras. Por fim, espero que ao final, o leitor tenha sido instigado a querer conhecer cada vez mais sobre a saúde do adolescente. Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mugnaini, Rogério, Asa Fujino, and Nair Yumiko Kobashi, eds. Bibliometria e cientometria no Brasil: infraestrutura para avaliação da pesquisa científica na era do Big Data. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, 2017. http://dx.doi.org/10.11606/9788572051705.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Fabiano, Luciana, and Fernanda Kelly Vieira Lopes. Análise dos recursos humanos de uma unidade de conservação de uso sustentável na Amazônia: Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.arh870.1121-0.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa buscou responder a seguinte problematização: “O que o plano de manejo (documento norteador sobre a gestão de UCs) indica sobre os recursos humanos deumaUC de uso sustentável, segundo os indicadores do ‘Módulo 09 – Recursos Humanos’ do método RAPPAM – método referência mundial em avaliação da efetividade de gestão de UCs?”. Metodologia: A pesquisa é caracterizada como descritiva, haja vista detalhar seu objeto de estudo; documental, por utilizar documentos institucionais para o seu desenvolvimento e qualitativa, no sentido de interpretar o fenômeno. Objetivo: Analisar o que o “Plano de Manejo – 2014” da RESEX ROP indica sobre a caracterização dos recursos humanos de uma UC de uso sustentável, segundo os indicadores do “Módulo 09 – Recursos Humanos” do método RAPPAM. Conclusão: a pesquisa obteve os seguintes resultados: a) o indicador “recursos humanos” na UC apontou uma lacuna existente pela falta de profissionais em número suficiente para atender as demandas da unidade; b) em relação às “habilidades adequadas” dos funcionários para a realização dos trabalhos foi constatado a adequada qualificação do único funcionário da Resex; c) o indicador “capacitação e desenvolvimento da equipe” gestora revelou que o plano de manejo apresenta programas voltados à capacitação permanente de funcionários com o objetivo de atender as demandas da área protegida; d) a respeito do indicador “avaliação periódica” dos funcionários observou-se que o plano não contempla ou faz menção a esse item, por fim, no que se refere ao indicador “condições de trabalho” disponíveis, a equipe exibe resultado pouco significativo, tendo em vista a infraestrutura inadequada apontada no plano de manejo. Significa dizer que são necessários investimentosparao desenvolvimento da estruturaçãodaUC.Apesquisa preconiza a importância em se obter um quadro amplo de servidores em UCs brasileiras, devido à relevância de tais áreas no quesito recursos naturais. A questão de recursos humanos nas áreas protegidas é essencial para a gestão efetiva, fiscalização, atendimento a comunidade, e principalmente, a pesquisa enfatiza a participação comunitária como forma de contribuir diretamente na gestão das áreas protegidas. Como sugestão para contribuir na solução do problema pesquisado, este estudo aponta para a possibilidade de ser implantada a gestão compartilhada na RESEX ROP, a exemplo de outras experiências em unidades de conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Brousselle, Astrid, André-Pierre Contandriopoulos, Cátia Sá Guerreiro, Mariana Mira Delgado, João Bandeira, José Carlos Suárez-Herrera, Santuzza Arreguy Silva Vitorino, et al. Zulmira Hartz: inovação, humanidade e dinamismo na pesquisa, no ensino, na gestão e na avaliação em saúde. Edited by Eronildo Felisberto, Fernando Cupertino, and Marly Cruz Paulo Ferrinho. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), 2021. http://dx.doi.org/10.29327/561058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

ADAUTO GOMES, BARBOSA NETO, SILVA ERICK VIANA DA, CORREIA JULIANA MENDES, and REGO MARIA LUIZA DA CUNHA. Perspectivas das Ciências da Saúde na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-04-1.

Full text
Abstract:
O livro PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR é resultado do concurso de melhores trabalhos publicados no II Congresso Internacional das Ciências da Saúde – II COINTER PDVS, realizado entre os dias 02 e 05 de dezembro de 2020, de forma online. O evento é promovido pelo Instituto Internacional Despertando Vocações com o objetivo de promover e divulgar os trabalhos científicos desde 2019. No ano de 2020, tivemos o processo de seleção, realizado por avaliadores ad hoc, coordenados pela Comissão Científica e com a participação de membros do Conselho Editorial da Editora IIDV. A dinâmica de avaliação presencial dos trabalhos foi substituída pelas salas virtuais e a presencialidade, o compartilhamento de experiências, mesmo em um ano de dificuldades como 2020, foram preservados, na medida do possível. Os trabalhos premiados em 2020 representam, para além do mérito acadêmico, o esforço coletivo de pesquisadores, profissionais e estudantes, do Brasil e do exterior, que superaram, a duras custas, muitas vezes, dificuldades pessoais e limitações para execução de suas pesquisas. Em um período da história no qual sombras de dúvidas tentam se colocar, no Brasil e no mundo, sobre a importância da Ciência no progresso da humanidade, mais do que nunca, o tema do COINTER PDVS. Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor se tornam, além de contemporâneo, indispensável na formação de pessoas que possam se desenvolver sob a luz da Ciência e da ética humanista. O Instituto IDV, através do COINTER PDVS e da Editora IIDV dedica o esforço da elaboração desse livro a todas as pessoas que perderam seus entes queridos, aos profissionais da saúde, aos pesquisadores e a todas as pessoas que se encontram trabalhando, arduamente, para encontrar soluções que minimizem o sofrimento que assolou a humanidade em 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Vila Nova De Vasconcelos, Kaythy Jhullianny. PERFIL MOTOR DE ESCOLARES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA SEMEC NO BAIRRO DA TERRA FIRME (BELÉM – PA). Conhecimento e ciência, 2019. http://dx.doi.org/10.20872/perfilmotordeescolares.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou traçar o perfil motor dos escolares do primeiro ano do ensino fundamental I da Secretaria Municipal de Educação (Semec), mais precisamente os alunos das escolas municipais Solerno Moreira, Maria Stellina Valmont e Parque Amazônia, localizadas no bairro da Terra Firme, no município de Belém, Pará, envolvendo crianças na faixa etária de 5 a 8 anos, devidamente matriculadas, cursando o primeiro ano do ensino fundamental I. A amostra foi feita com escolares de ambos os gêneros, em um total de 225 alunos, sendo 97 meninas (n=97) e 128 meninos (n=128), 125 crianças da Escola Municipal Solerno Moreira, 51 crianças da Escola Municipal Maria Stellina Valmont e 49 crianças Escola Municipal Parque Amazônia. Como instrumento utilizou-se o Manual de Avaliação Motora proposto por Francisco Rosa neto (2002), através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). A análise foi feita através da estatística descritiva e comparativa. Os resultados demonstraram que a maioria das crianças encontram-se num nível Normal Médio na escala de desenvolvimento moto, destes sujeitos apenas 16% pratica atividade esportiva fora do ambiente escolar; quanto à lateralidade a maioria das crianças investigadas são destras. Observou-se que as os praticantes regulares de atividades esportivas, apresentaram índices significativamente inferiores na idade cronológica e significativamente superiores na idade motora geral, no quociente motor geral, na idade cronológica/idade motora, nos parâmetros de idade motora (exceto IM4) e nos parâmetros de quociente motor. Assim, como pontos conclusivos, evidenciou-se a necessidade da implantação curricular da disciplina Educação Física na Educação Infantil para melhorar o acervo motor das crianças e consequentemente elevar seu nível de desenvolvimento motor. Espera-se que este estudo venha contribuir para a melhoria do planejamento dos profissionais que lidam com crianças e que também forneçam subsídios para novas pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012). Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460176.

Full text
Abstract:
Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Vasconcelos, Ivete Loula. Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da matemática para alunos surdos. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.emu542.1121-0.

Full text
Abstract:
Na atual conjuntura brasileira, é notório o crescimento das discussões acerca da educação de Surdos e sua inclusão na escola regular. Com vistas a ampliar estas reflexões, esta pesquisa propõe estudar as estratégias utilizadas no ensino da matemática para alunos surdos, na busca por uma educação que atenda as diferenças presentes na sala de aula regular para que, independentemente de deficiências ou necessidades, os estudantes da educação especial tenham melhorias em seu aprendizado, desenvolvendo suas potencialidades. O interesse pela temática surgiu a partir do trabalho desenvolvido lecionando para alunos surdos. Isso provocou o desejo de compreender as singularidades do ensino da matemática para estes estudantes. Dito de outro modo, a atração pela pesquisa foi de inteirarse sobre a abordagem educacional aos alunos surdos na cidade de Irecê/Bahia, no ano 2019, e nesta interpelação, investiga as práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico e o trabalho dos coordenadores pedagógicos das escolas que possuem alunos surdos inseridos em sala regular. O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias metodológicas utilizadas no ensino da matemática em classe regular com alunos surdos na educação básica, pontuando as estratégias de ensino para motivação, desenvolvimento de conteúdos matemáticos e estratégias de avaliação matemática aplicadas a estes alunos. O enquadramento metodológico desta pesquisa foi pautado em uma revisão da literatura, pesquisa bibliográfica e investigação da ação pedagógica dos professores de matemática e coordenadores pedagógicos que atuaram com alunos surdos em escolas da cidade de Irecê/BA, no ano 2019. Os instrumentos e procedimentos de coleta dos dados foram a observações de aulas e aplicação de questionários com vistas a entender melhor o ensino da matemática para estudantes surdos, bem como analisar a realidade que vivenciaram os educadores destes alunos em Irecê/BA, no ano de 2019. A justificativa para esta pesquisa se deu pela necessidade de novas descobertas e por provocar transformações numa seara carente de novos saberes como a educação especial e inclusiva, considerando que se trata de uma temática, embora com uma vasta legislação, ainda pouco pesquisada e discutida no meio acadêmico. Esta tese está organizada em cinco capítulos. O Capítulo I faz uma descrição dos primeiros passos percorridos na pesquisa, fazendo uma abordagem do problema geral e dos problemas específicos da pesquisa, dos objetivos (geral e específicos), a justificativa e as delimitações da pesquisa. No Capítulo II, a pesquisa disserta sobre o marco referencial que fundamenta a tese, fazendo uma abordagem sobre as três dimensões do estudo: as estratégias de ensino para motivação, estratégias para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e estratégias avaliativas para os alunos surdos. Em seguida, o Capítulo III trata do marco metodológico que sustenta a pesquisa, destacando o enfoque não experimental, o nível descritivo, os sujeitos que compõem o corpus da pesquisa, o local em que a pesquisa foi aplicada, os instrumentos e procedimentos utilizados na produção de dados, a perspectiva metodológica quantitativa e os aspectos éticos da pesquisa. Posteriormente, no Capítulo IV, o marco analítico ressalta a análise dos dados, realiza a discussão dos resultados relacionados a cada uma das dimensões, indicadores e itens pesquisados através dos instrumentos utilizados na coleta dos dados. Por fim, o Capítulo V indica as conclusões finais sobre a pesquisa. Este trabalho tem a intenção de contribuir, principalmente com a área da educação especial, ao propor melhorias nas condições de inclusão dos alunos surdos na escola regular, com métodos que possibilitem aos alunos surdos o acesso ao conhecimento matemático, promovendo desenvolvimento e consciência crítica de analisar informações, na compreensão dos conceitos matemáticos, auxiliando a inclusão e o acolhimento dos alunos com deficiência auditiva na sala de aula regular. Este trabalho foi formatado tendo como parâmetro para citações e referências as atuais regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Azevedo, Márcio. Indicadores sociais e os desafios da qualidade para a Educação de Jovens e Adultos no contexto da (a)diversidade. Editora IFRN, 2022. http://dx.doi.org/10.15628/editoraifrn.2022.2243.

Full text
Abstract:
A obra é resultado de pesquisa científca apoiada pelo CNPq – edital universal 2011, visando a construção de indicadores da qualidade educativa para a educação de jovens e adultos no contexto da diversidade, tendo como parâmetro teóricometodológico o levantamento de indicadores sociais e o arcabouço teórico-conceitual da análise e avaliação de políticas públicas. A pesquisa problematiza e apresenta resultados acerca de indicadores sociais no âmbito da diversidade e frente aos sujeitos e contextos de jovens e adultos, com foco nos desafos para se implementar políticas públicas com qualidade social como princípio de direito que deve ser garantido pelo Estado brasileiro. A leitura nos move a perceber, entre outros aspectos, que quanto mais diverso o cenário e os sujeitos, mais adverso é o contexto em que são desenhadas e implementadas as políticas públicas de educação para jovens e adultos no Brasil e na particularidade da pesquisa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sementes do cerrado: análise e conservação. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558461500.

Full text
Abstract:
A presente obra trata-se uma apresentação de resultados práticos das técnicas de análise e preservação aplicadas em sementes florestais, particularmente do Cerrado, resultantes de trabalhos de pesquisa em nível de graduação e de Pós graduação realizados no Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília. A obra aqui apresentada contempla 5 capítulos: Capítulo 1- Avaliação das sementes de Dalbergia miscolobium Benth: análise da composição química das sementes e a efetividade dos testes de lixiviação de potássio e condutividade elétrica aplicados para verificação da qualidade fisiológica. Capítulo 2 - Secagem de sementes florestais: estudo de caso das sementes de Myracrodruon urundeuva FR. ALL. submetidas a três métodos de análise de determinação de umidade Capítulo 3 - Técnicas alternativas para conservação de sementes de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong. Capítulo 4 - teste de envelhecimento acelerado e condutividade elétrica aplicados para a avaliação do vigor de sementes de Dalbergia miscolobium Benth. Capítulo 5 - Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Terminalia argentea Mart. et Zucc. pelos testes de raios x e germinação. O objetivo da obra é demonstrar a importância do manejo das sementes durante a coleta e o armazenamento e apresentar ao leitor as técnicas de verificação da qualidade das sementes para estimar a produção de mudas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Priscila Rodrigues dos, Gildenir Carolino Santos, Bernardo Vechi, Diego José Macêdo, Marcelo Ribeiro da Silva, Clarice Fátima de Freitas Carneiro, and Milton Shintaku. Guia do usuário da Revista de Doutrina Jurídica. Ibict, 2021. http://dx.doi.org/10.22477/9786589167297.

Full text
Abstract:
O presente Guia é resultado de um projeto de pesquisa firmado entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Tem como objetivo apresentar as atividades informatizadas da gestão da Revista de Doutrina Jurídica (RDJ) implementada no sistema Open Journal System (OJS), na versão 3. A RDJ é uma revista técnico científica voltada para matérias de interesse jurídico da justiça comum estadual que conta com avaliação duplo-cega pelo pares, submissão aberta e de maneira on-line a autores de todo o Brasil, e publicação no formato impresso e digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nabil, Farah. Harmonização da integração do género na ética da pesquisa em saúde: para una communidade de pratica na Africa Ocidental. Universidad de Zaragoza, 2021. http://dx.doi.org/10.26754/uz.2021_csa2018erc-2314.2.

Full text
Abstract:
Este roteiro é um produto do Secretariado para a Integração de Género da BCA-WA-ETHICS O Secretariado para a Integração de Género é um centro de assistência virtual a serviço de todos os comités nacionais de ética (CNE) e comités de revisão institucional apoiados pelos CNE na África Ocidental. Seu objetivo é promover que todos os CNE desenvolvam ou aprimorem seus próprios regulamentos, diretrizes e procedimentos operacionais padrão para: Considerar a representação dos sexos na composição das CNE. Estabelecer procedimentos de recrutamento, orçamento, aquisições e administração sensíveis ao género. Incorporar uma perspetiva de género na avaliação do protocolo de estudo da CNE. Apoiar a integração de uma perspetiva de género na pesquisa em saúde e ciências sociais. Promover abordagens de sexo e género na recolha e análise de dados. Desenvolver programas educativos e de desenvolvimento profissional sensíveis ao género. Desenvolver e facilitar programas de formação sobre igualdade de género. Projetar e implementar planos de igualdade de género.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

COSTA JÚNIOR, E. R., and E. J. PAIVA. Redução das horas com a manutenção corretiva dos motores diesel a partir de avaliação da confiabilidade: uma pesquisa-ação no ramo de mineração. Dialética, 2022. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-3239-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Almeida, Vera Luci, and Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira. Gestão social e ambiental na área pública. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-86854-21-3.

Full text
Abstract:
Este livro contempla trabalhos dos discentes de pós-graduação stricto sensu pertencentes ao Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFGD), os quais, foram elaborados e apresentados na disciplina de Gestão Social e Ambiental como parte dos requisitos para aprovação. O ponto de destaque da obra é a exposição de diversas práticas contendo a abordagem de aspectos conceituais e metodológicos de pesquisa, por meio da elucidação de exemplos na área de gestão pública. Para alcançar maior abrangência, simplicidade e orientação prática ao leitor, o livro valorizou a contribuição dos estudos dos mestrandos em suas áreas de maior afinidade. A obra está estruturada em 11 capítulos, apresentando temas sobre impactos das contratações públicas; políticas ambientais nas instituições federais de ensino superior; gestão ambiental em corredores de transporte; desfazimento de bens; gestão ambiental nas unidades do exército brasileiro; sustentabilidade nos projetos de ensino, pesquisa e extensão; impacto da efetivação do RENOVABIO; implantação de um centro de recondicionamento de computadores; formação de profissionais conscientizados ambientalmente; uso da tecnologia para a redução no consumo de materiais de expediente; e sistemas de avaliação da dimensão responsabilidade social pelas CPAs das universidades federais do centro-oeste brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos, and Fábio José da Costa Alves. Estudos diagnósticos na formação de professores. Universidade do Estado do Pará, 2021. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-00-28104-0.

Full text
Abstract:
O livro ‘Estudos Diagnóstico na Formação de Professores’, Organizado pela professora Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes e pelo Professor Fábio José da Costa Alves, é constituído por um conjunto de levantamentos feitos por discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação, no nível de mestrado, da Universidade do Estado do Pará, que buscaram levantar informações junto a professores em formação por essa Universidade, discutindo temas importantes na futura prática profissional desses professores em formação. O livro traz vários levantamentos abordando diversos temas como o uso de jogos virtuais no processo de letramento na aprendizagem dos anos iniciais a partir da formação inicial dos Professores, a importância do Alpha de Cronbach na análise de pesquisas, o aluno surdo e o curso de letras-libras, além do uso de tecnologias no dia a dia na formação de professores da educação Infantil e dos anos iniciais e por último o livro apresenta um levantamento da educação de jovens e adultos no contexto das redes sociais. Levantamento sobre o uso de jogos virtuais no processo de letramento nos anos iniciais se deu devido a popularização que vem ocorrendo desses tipos de aplicativos e a grande importância que tem no processo de aprendizagem, e devido inda não estar sendo muito usado nas nossas salas de aula nos anos iniciais, fazendo que as salas de aulas se distanciem as realidades que o aluno vive em casa, com relação a tecnologias. O levantamento sobre o aluno surdo e o curso de letras libras, traz questionamentos de como vem ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos no ensino superior, considerando o curso de letras-libras de uma universidade pública. Levantamento sobre o uso de tecnologia no dia a dia na formação de professores de educação iniciais propiciar reflexões da formação de professores no curso de pedagogia no que diz respeito ao uso de tecnologia no dia a dia e se os alunos se sentem preparados para usá-los em sala de aula em sua atividade profissional. Por último levantamento e sobre educação de jovens e adultos no contexto das redes sociais que foi realizado com discente do sétimo semestre do curso de pedagogia buscando revelar sobre ensino, aprendizagem e avaliação sobre o uso das redes sociais como facilitador pedagógico na EJA O livro constitui um excelente material para compreender como esses temas estão sendo tratados atualmente na formação dos novos professores da Educação Básica e em especial das células iniciais, destacando os avanços que já houveram bem como as apresenta as necessidades que são necessárias no processo formativo, para termos bons professores na educação básica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cifuentes, Gary Alberto, and Luisa Fernanda González. Diretrizes para projetar e avaliar portfolios: guia prático para avaliar o trabalho acadêmico em contextos universitários. Ediciones Uniandes, 2022. http://dx.doi.org/10.51570/educ202201.

Full text
Abstract:
O objetivo deste livro é mostrar o esforço, o mérito e a diversidade do trabalho realizado por um professor universitário para avaliá-lo integralmente. Está projetado como uma caixa de ferramentas tanto para o docente que pretende desenhar um portfólio como para o diretor ou a delegação que o receberá para avaliá-lo. Proporciona estratégias aos professores, para que reflitam sobre suas práticas docentes e de pesquisa, como também sobre aquelas que se referem à liderança e à gestão interna e externa ao ambiente universitário. Proporciona àqueles que recebem um portfólio para avaliálo, os critérios e mecanismos para avaliar o trabalho acadêmico em sua complexidade. O portfólio se transforma, assim, em um meio para deliberar sobre o trabalho de um acadêmico, de modo que a sua avaliação esteja orientada para uma tomada de decisões informada e que aponte para o melhoramento do professorado. Diretrizes para projetar e avaliar portfólios critica as abordagens reducionistas que limitam a avaliação do professorado universitário a “listas de verificação”, ou que torna invisíveis as práticas e os produtos que não são mensuráveis nem quantificáveis. Este livro retoma a noção ampliada de scholarship de Ernest Boyer e concebe o trabalho acadêmico como uma montagem de elementos heterogêneos que compõem práticas de docência, produção de conhecimento especializado e atividades de liderança e de gestão para o desenvolvimento institucional e comunitário. Seguindo o legado de Boyer, propõe reconhecer o talento e a singularidade do professorado como uma forma real para que as universidades mantenham a sua pertinência e atendam as demandas da sua época
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nabil, Farah, Daniela Fusco, Cristina Muñoz, and Guillermo Z. Martínez-Pérez. Guia prático para o especialista em ética para a avaliação da pesquisa pré-clínica a partir de uma perspetiva do sexo e do género : Um guia do projeto "Building capacities in gender mainstreaming for ethics committees members from Senegal to West Wfrica" (BCA-WA-ETHICS). Universidad de Zaragoza, 2021. http://dx.doi.org/10.26754/uz.2021_csa2018erc-2314.

Full text
Abstract:
Este guia é um produto do Secretariado para a Integração de Género da BCA-WA-ETHICS O Secretariado para a Integração de Género é um centro de assistência virtual a serviço de todos os comités nacionais de ética (CNE) e comités de revisão institucional apoiados pelos CNE na África Ocidental. Seu objetivo é promover que todos os CNE desenvolvam ou aprimorem seus próprios regulamentos, diretrizes e procedimentos operacionais padrão para: Considerar a representação dos sexos na composição das CNE. Estabelecer procedimentos de recrutamento, orçamento, aquisições e administração sensíveis ao género. Incorporar uma perspetiva de género na avaliação do protocolo de estudo da CNE. Apoiar a integração de uma perspetiva de género na pesquisa em saúde e ciências sociais. Promover abordagens de sexo e género na recolha e análise de dados. Desenvolver programas educativos e de desenvolvimento profissional sensíveis ao género. Desenvolver e facilitar programas de formação sobre igualdade de género. Projetar e implementar planos de igualdade de género
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography