Journal articles on the topic 'Atividades remotas'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Atividades remotas.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Atividades remotas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

ADMIRAL, TIAGO. "Experimento de física com arduino em aula remota:." Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco 10, no. 2 (February 19, 2022): 15. http://dx.doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1152.

Full text
Abstract:
A utilização de tecnologias da informação tem ganhado um espaço enorme na educação, especialmente em tempos de aulas remotas devido à pandemia provocada pela infecção do novo SARS COVID-19. Entre os principais desafios das adaptações das aulas remotas, podemos destacar a realização de atividades experimentais. O presente artigo descreve um relato de experiência de uma aula remota, com a realização de uma atividade experimental, de maneira remota. O experimento consistiu na utilização de Arduino para coletar dados para que os alunos conseguissem determinar o período do pêndulo simples e, por sua vez, o comprimento do pêndulo. A metodologia envolveu coleta de dados em tempo real, trabalho em grupos separados, com dados diferentes e tratamento dos dados por parte dos alunos. Além de dados experimentais com erros de ordem de , os resultados da aprendizagem e participação dos alunos foram extremamente satisfatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leal, Gilberto da Cruz, Andréa Gracindo da Silva, Laura Lima Costa, Gabriela Gomes Prado de Almeida Vita, Bruna Marques Maran, and Tatiane Martins Jorge. "Fonoaudiologia na comunidade em período de pandemia." Distúrbios da Comunicação 34, no. 2 (August 1, 2022): e54757. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54757.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia de Covid-19 tem exigido adaptações e planejamentos constantes das instituições de ensino para a manutenção das atividades acadêmicas. Houve a substituição das disciplinas presenciais por remotas, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Como as atividades de cunho prático (como estágios acadêmicos) são fundamentais para os estudantes da Saúde, elas também migraram para a forma remota. Diante disso, modelos assíncronos de fornecimento de serviço foram sugeridos e regulamentados nesse período pandêmico. Objetivo: Relatar a experiência de estagiários do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na aplicação de atividades remotas direcionadas a escolares e idosos usuários de serviços de Atenção Primária à Saúde, durante a pandemia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Resultados: Foram elaboradas ações passíveis de realização no ambiente domiciliar, segmentadas em atividades físicas, de linguagem e de memória, todas com abordagem lúdica, fornecendo oportunidades de interação e estimulação/aprimoramento dessas habilidades. Para os estudantes, as experiências foram fundamentais para o desenvolvimento dessa nova metodologia, estimulando sua criatividade. Conclusão: As atividades remotas dirigidas às crianças e idosos permitiram que essas populações fossem amparadas durante a restrição social. O estabelecimento de contato com o público-alvo e a possibilidade de interação com a comunidade foi muito importante para os estudantes. É possível a replicação das ações propostas a qualquer grupo, desde que sejam adequadas à faixa etária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro Filho, Raimundo José, José Paulo Cravino, and J. Bernardino Lopes. "Experiência Gamificada na Aula Remota de Matemática com a Plataforma Quizizz." REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 21, no. 3 (June 28, 2023): 23–39. http://dx.doi.org/10.15366/reice2023.21.3.002.

Full text
Abstract:
Perante a uma nova realidade de aula remota, os professores estão cada vez mais buscando utilizar metodologias ativas, como por exemplo a gamificação, para tornar suas aulas remotas mais atrativas e mais participativas. Nesse cenário, cresce a utilização de recursos educacionais abertos para apoiar o ensino e a aprendizagem, com diversas opções para enriquecer essa interação online. A investigação ocorreu durante as aulas remotas da disciplina matemática com estudantes de uma escola pública brasileira, por meio da plataforma gamificada Quizizz, através de avaliações formativas para revisar os conteúdos de funções. A metodologia empregada teve uma abordagem mista, através de Design-Based Research, em três fases, com duas iterações realizadas. No intuito de contribuir para o professor proporcionar uma experiência gamificada nas aulas remotas, foi desenvolvido um roteiro de exploração do recurso educacional aberto Quizizz. Dentre os resultados encontrados, 89,1% dos estudantes afirmaram que participam das aulas quando tem uma atividade gamificada e 93,5% dos estudantes estão motivados em realizar suas atividades na plataforma Quizizz. Os professores podem beneficiar-se desse formato mais dinâmico e divertido do Quizizz para criar uma experiência gamificada por meio de uma avaliação formativa, com o potencial para aumentar o engajamento e o desempenho escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Vick Mariana Santos, and Valesca Paula Rocha. "Monitoria da disciplina Introdução ao Laboratório de Biologia: um relato de experiência durante ensino remoto." Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 3, no. 1 (January 8, 2022): e022003. http://dx.doi.org/10.51281/impa.e022003.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo relatar atividades e a experiência do cotidiano da monitoria em Introdução ao Laboratório de Biologia, disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI Campus Uruçuí (PI), no contexto de aulas remotas. A estudante-monitora disponibilizou aos alunos horários e contato, que permitiu que durante o semestre letivo ela os auxiliasse com as atividades e nas aulas práticas desenvolvidas de forma remota e com materiais de fácil acesso aos alunos. Foi possível perceber que a experiência na monitoria estimulou a habilidade de comunicação e metodologia de ensino, assim como as situações cujos alunos apresentavam-se desatentos e com base de conhecimentos mal formada foram desafiadoras. Este relato é claro ao mostrar que a monitoria no ensino superior é uma atividade acadêmica com benefícios tanto para os alunos monitorados como para o estudante-monitor, além de contribuir para o debate a respeito da aplicação da monitoria remota.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva Júnior, Antônio Carlos dos Santos, Amanda Caroline Carneiro D'Albuquerque, Lucas Palha Dias Parente, Tiago Silva Cavalcante, and João Luiz Vieira Ribeiro. "Percepção dos discentes de medicina sobre aprendizagem remota no contexto de isolamento social." Research, Society and Development 11, no. 8 (June 10, 2022): e7911830477. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30477.

Full text
Abstract:
Introdução: As doenças infecciosas são frequentes desafios para a saúde pública mundial, a pandemia COVID-19 tem provocado o uso de tecnologias remotas no ensino e modificou a forma de educar. Objetivos: Avaliar a percepção dos acadêmicos de medicina quanto à aprendizagem remota durante o isolamento social, identificar suas principais dificuldades e comparar o desempenho dos alunos com ensino presencial. Métodos: Pesquisa de campo de opinião pública, com abordagem quantitativa de caráter descritivo e delineamento transversal. Resultados: O ranking médio de 3,10 no ensino presencial e 1,43 na aprendizagem remota demonstra uma dificuldade dos acadêmicos em seguir uma rotina organizada na aprendizagem remota. Quando questionados em relação ao foco durante as aulas, a modalidade de ensino presencial obteve um ranking médio de 2,21 e a aprendizagem remota de 1,85. Discussão: Através do estudo, pôde-se perceber que o foco e assiduidade dos acadêmicos de medicina nas atividades remotas foram comprometidos. Os resultados também evidenciaram a diminuição do gosto pelas aulas e uma maior exaustão com a mudança para a aprendizagem remota. Conclusão: Houve diminuição do aproveitamento em relação ao ensino presencial, cansaço, dificuldade de organização e aumento da ansiedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Müller de Andrade, Danielle, Elisabeth Brandão Schmidt, Fabiana Celente Montiel, and Viviane Aquino Zitzke. "Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19." Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) 6 (December 18, 2020): e150120. http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v6.1501.

Full text
Abstract:
Este ensaio traz reflexões sobre os desafios e sobre os impactos das atividades remotas na educação e na sociedade em tempos de pandemia. É fruto da inquietação de quatro mulheres, que são professoras, pesquisadoras e mães de estudantes da educação básica, durante a experiência de elaboração e desenvolvimento dos processos educativos que perpassaram a pandemia da COVID-19. Evidencia a necessidade do enfrentamento e superação do modo como as atividades remotas vêm ocorrendo, com vistas à diminuição da precarização do trabalho docente, da terceirização da educação pública e das desigualdades sociais. Destaca a importância do engajamento coletivo e da efetivação de políticas públicas que garantam um ensino de qualidade para todos e todas. Sinaliza acerca dos elementos que têm impactado a vida de docentes e estudantes, nos processos de ensinar e de aprender e nos legados das atividades pedagógicas não presenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guerra, Gerusa Cabral, Josimar Alves, Roberta Barros de Oliveira Nascimento, Rosangela Renovato, and Sebastiao da Silva Vieira. "Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo WhatsApp como proposta de comunicação em aulas remotas." Revista Docência e Cibercultura 5, no. 4 (December 17, 2021): 273–85. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2021.53827.

Full text
Abstract:
Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica aplicada na Escola Margarida Alves – Base Rural em Olinda -PE. O estudo tem como objetivo criar estratégias pedagógica em tempos de pandemia como proposta de comunicação em aulas remotas através do aplicativo com alunos do Ensino fundamental I. Destacando as experiências dos professores da Escola Margarida Alves com o novo modelo de aula remota proposta pela escola. Ao compreender que as tecnologias de comunicação estão presentes na vida dos estudantes, tirar proveito desse contexto é possibilitar novos rumos no processo de ensinar e aprender na escola. Enquanto aplicativo de um celular, o WhatsApp pode ser utilizado para a criação de grupos de estudos de forma a contribuir para o processo de aprendizagem fora do espaço da sala de aula, rompendo com as barreiras do tempo e do espaço. Com o aplicativo WhatsApp o professor pode valer-se dessa ferramenta para orientar seus estudantes nas dúvidas de atividades de leitura, nos textos a serem discutidos, postando atividades, links, e vídeos e fotos como proposta de atividade, relatórios de estudo, bem como na correção e orientação de trabalhos, entre outras possibilidades. O uso do WhatsApp através da criação de grupos fechados, vem sendo uma importante ferramenta para a realização as aulas remotas, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a muitos estudantes utilizam deste recurso para se comunicarem e entreterem, e é o recurso mais acessível na vida dos nossos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Mônica Paula de Sousa, and Rosana Paulo de Sousa. "ENSINO DE HISTÓRIA: ESTUDOS DOMICILIARES EM TEMPOS DE COVID-19." Olhar de Professor 23 (September 23, 2020): 1–5. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.23.15974.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa objetivou investigar a experiência vivenciada pelos alunos com as atividades remotas por meio de um questionamento sobre qual seria suas visões quanto às limitações durante tais atividades disponíveis na escola. O estudo foi elaborado a partir de um questionário para obter uma análise descritiva de um grupo de alunos do ensino médio, na cidade de Caucaia-Ce, que foram agrupados com base em características comuns não observáveis das experiências vivenciadas por eles com as atividades remotas durante a pandemia do COVID-19; evidenciando a indisponibilidade de tecnologias adequadas para todos, bem como a desmotivação do aluno frente à realidade de incertezas trazidas pela pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Gustavo Henrique Silva de, Wallas Siqueira Jardim, Yuri Bento Marques, Geraldo Lopes Junior, Aline Patrícia Sobral dos Santos, and Leandro de Paula Liberato. "Educação Remota Emergencial (ERE): Um estudo empírico sobre Capacidades Educacionais e Expectativas Docentes durante a Pandemia da COVID-19." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 18, 2021): e37510111904. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11904.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo identificar as condições, expectativas e capacidades de professores de cursos presenciais para a realização de atividades de ensino (letivas) remotas mediadas por tecnologias digitais, em virtude do distanciamento social associado à pandemia da COVID-19. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, com uma amostra não-probabilística de conveniência de 588 professores brasileiros de instituições públicas e privadas de ensino presencial de diversas áreas do conhecimento. Os participantes foram convidados pelas redes sociais a responder voluntariamente a um questionário on-line, entre os dias 19 e 30 de junho de 2020. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de parametrização simples (p.ex., frequência, média, desvio-padrão), bem como análises inferenciais, por exemplo, a análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla. Os resultados destacam que a maioria dos professores investigados apresentou predisposição e interesse em realizar atividades remotas, além de condições técnicas de acesso e uso de internet e de equipamentos digitais e computacionais. Apesar disso, a instituições escolares precisam se atentar os intervenientes associados ao ambiente domiciliar, como as demandas domésticas e familiares e as necessidades individuais dos professores que podem se tornar barreiras para o efetivo desenvolvimento da Educação Remota Emergencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araújo, Thiago Santos de, Ana Carolina Patrício de Albuquerque Sousa, Dejeane Domingos Soares, Tatiane Isabela de Araújo Leite, and Lúcio Flávio Pereira. "Impactos da pandemia do COVID-19 na prática de atividades físicas: Percepção de praticantes de Spinning na participação em treinos remotos." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 29, 2021): e42510918158. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18158.

Full text
Abstract:
Segundo a World Health Organization uma nova condição adversa de saúde afeta e se espalha de forma pandêmica em diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa, tratando-se do SARS-CoV-2. O objetivo deste estudo é analisar a percepção de praticantes de Spinning na participação em aulas remotas durante o período de isolamento da pandemia do COVID-19. Este estudo trata-se de um relato de experiência como instrutor de aula remotas de Spinning, realizado no primeiro semestre de 2020, onde foi aplicado um formulário da plataforma Google Forms com a participação de 30 indivíduos, com questionamentos sobre a experiência de realizar treinos remotos de Spinning. Dentre os resultados encontrados observou-se que todos os participantes eram do sexo feminino, que 68,2% dos usuários relataram que a experiência de se exercitarem em casa foi excelente; a maioria dos usuários participavam das aulas 2 ou 3 vezes na semana; quanto ao uso da plataforma digital durante as aulas virtuais, a maioria julgou como ótima a ferramenta. Diante do pressuposto pode-se concluir que a experiência de participar de aulas remotas de Spinninig em casa, no momento de isolamento social imposta pelo COVID-19, foi muito benéfica para saúde física e emocional dos praticantes, e que ações como essas devem ser encorajadas e estimuladas, visto a importância de nos mantermos ativos e cuidando da saúde mesmo em períodos de pandemia e isolamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Heitor Martins, and Bianca Nascimento de Melo. "A cena intimista em um projeto remoto de pesquisa e extensão universitária." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 42 (December 13, 2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.5965/1414573103422021e0114.

Full text
Abstract:
As noções de teatro de imersão, cena intimista, teatro neo-tecnológico e áudio-teatro perpassam um percurso em pesquisa e extensão universitária que iniciou antes, mas teve continuidade durante a pandemia de Covid-19. A cena intimista é um formato cênico que privilegia o encontro, a imersão sensorial e processos de desorientação quanto ao espaço, ao tempo e à presença. As medidas de isolamento social e a implantação das atividades acadêmicas emergenciais remotas ocasionaram um contexto específico de experimentação criativa, no qual elementos do formato cênico intimista foram ressignificados a partir das limitações e potencialidades das presenças telemáticas e virtuais. Em que pese as distinções entre experiências teatrais (presenciais) e experiências artísticas remotas, as mediações tecnológicas são adotadas neste projeto como dispositivos para imaginar uma possível cena intimista remota e produzir múltiplos registros do processo criativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Stein, Evandro Jefferson, Marli Teresinha Everling, Maria Regina Álvares Correia Dias, João Eduardo Chagas Sobral, and Elenir Carmen Morgnestern. "O design participativo em tempos de atividades remotas: Adaptação ao serviço educacional Escola_Casa." DAT Journal 6, no. 4 (December 21, 2021): 255–78. http://dx.doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.504.

Full text
Abstract:
As atividades remotas, aceleradas em virtude da Covid-19 exigiram repensar as atividades participativas contidas nos processos de design centrado no ser humano. Nesse contexto, a pesquisa utilizou o design participativo como estratégia para o desenvolvimento de uma metodologia híbrida de ensino-aprendizagem para a Escola_Casa, uma entidade privada que atua como promotora de capacitações nas áreas de arte e design e atende toda a microrregião de Blumenau, Santa Catarina. O artigo consiste de um estudo de caso, apresentado a partir dos problemas, objetivos, procedimentos e as ferramentas participativas utilizadas e adaptadas para condução remota, de modo a possibilitar segurança aos participantes e favorecer a eficácia para os processos de desenvolvimento de soluções. A estrutura abrange a contextualização da pesquisa apresentada na introdução, fundamentação teórica: o design, participação e enfoque centrado no humano, um cenário de pandemia, estrutura metodológica, organização e condução do processo participativo, resultados e conclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Xindanhi, Nise Kainda Kahilo, Antonio Garavello Neto, and Ramona Fernanda Ceriotti Toassi. "Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica." Revista da ABENO 23, no. 1 (July 29, 2023): 2076. http://dx.doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2076.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a experiência da monitoria acadêmica vinculada à atividade de ensino curricular de Introdução à Metodologia Científica do curso de graduação em Odontologia, em uma Universidade pública do Sul do Brasil. Traz a percepção de estudantes-monitores, modalidade presencial e remota, no período de 2021-2022. A atividade acontece no primeiro ano do curso, pretende tornar o estudante apto a ler criticamente artigos científicos, reconhecer etapas do método científico e elaborar projetos de pesquisa. O contexto pandêmico do ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a necessidade de adaptação das atividades de ensino e de monitoria, as quais passaram a ser síncronas-assíncronas, mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Foi um período em que o papel pedagógico dos monitores ganhou destaque, considerando a necessidade de promover a interação, despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes nas atividades remotas propostas. Os monitores atuaram de modo articulado, reorganizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhando/participando das atividades, esclarecendo dúvidas e orientando os estudantes, em diálogo constante com os professores. Após capacitação e com supervisão docente, os monitores contribuíram na avaliação dos projetos de pesquisa. No retorno às atividades presenciais, os monitores apoiaram os professores na elaboração do plano de ensino, agregando estratégias pedagógicas constituídas no ERE. Atuar na monitoria acadêmica possibilitou, ao estudante-monitor, crescimento acadêmico-pessoal e experienciar à docência, aproximando-o da pesquisa científica e do aprendizado interativo-colaborativo. Competências de comunicação, resolução de problemas e didático-pedagógicas foram percebidas pelos monitores. Há o desafio permanente de conciliar a vida acadêmica-pessoal às atribuições da monitoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Francisco Josimar Ricardo, Paula Monteiro Baptista, and Rafael Filipe Novôa Vaz. "Avaliação de atividades remotas no Laboratório de Ensino de Matemática." Boletim GEPEM 78, no. 1 (2021): 52–67. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2022.010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Diogo, Maria Fernanda, Neiva de Assis, Lucídio Bianchetti, Lara Carlette Thiengo, and Kauê Tortato Alves. "Sentidos produzidos por professoras da educação básica nas atividades remotas." Revista Psicologia em Pesquisa 17, no. 1 (January 19, 2023): 1–30. http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.34642.

Full text
Abstract:
Este estudo propõe investigar as atividades pedagógicas não presenciais (APNP) adotadas em virtude da pandemia de Covid-19. Buscou-se compreender os sentidos produzidos por professoras da Educação Básica sobre as APNP por meio de um estudo de campo qualitativo, que utilizou questionários online para coletar dados. Os resultados foram apresentados em quatro categorias: possibilidades do aprender, o lugar da escola e as APNP; a solidão do trabalho docente; as especificidades da Educação Infantil e Educação Especial; desigualdade social, evasão e pandemia. As análises evidenciaram continuidades e rupturas, a reestruturação dos saberes docentes, comprometimento, preocupações e sobrecargas, dimensões que atravessaram o ensino remoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Quintairos, Paulo. "ENSINO HÍBRIDO NA GRADUAÇÃO." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 24, no. 3 (December 26, 2022): 60–73. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v24i3.723.

Full text
Abstract:
A pandemia da covid-19 impôs às instituições de ensino um longo período de ensino totalmente remoto. Nesse período, a continuidade das atividades didático-pedagógicas foi possível com a adoção de ferramentas digitais aliadas a métodos ativos de ensino. Após o período das aulas totalmente remotas, o retorno presencial trouxe à tona a necessidade de incorporar as melhores práticas e ferramentas ao processo regular de ensino aprendizagem. A busca pelo melhor modelo que incorpore essas práticas e ferramentas digitais ao modelo de ensino é uma tarefa árdua e que certamente levará a uma diversidade de modelos, adaptados as necessidades e peculiaridades dos cursos e das instituições. Neste artigo será apresentada uma proposta de projeto de adaptação e incorporação das ferramentas digitais para um curso superior presencial, sujeito ao teto máximo de atividades remotas estabelecido pelo MEC. O método de pesquisa será documental e baseado na experiência do autor em instituições de ensino superior. O resultado esperado é um projeto flexível de implementação das ferramentas digitais para cursos superiores, partindo-se do estágio de nenhuma carga horária remota e sem propor alterações da grade curricular ou da estrutura do curso. A implementação levará em conta as melhores práticas de gestão de projetos, sendo baseada no PMBOK.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Joye, Cassandra Ribeiro, Marília Maia Moreira, and Sinara Socorro Duarte Rocha. "Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 24, 2020): e521974299. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299.

Full text
Abstract:
Descrever, comparar e distinguir as principais características entre Educação a Distância (EaD) e atividade educacional remota emergencial, com vistas a desconstruir possíveis confusões entre esses dois conceitos, são os objetivos deste artigo. Tratamos de fazer um estudo exploratório, de natureza qualitativa, e um estudo de caso sobre as resoluções de ações pedagógicas das instituições de ensino básico e superior do Ceará frente ao isolamento social causado pela COVID-19. Inicialmente, descrevemos as diversas terminologias sobre EaD, sobre a sua legislação específica e suas características particulares. Em seguida, definimos o que seria a denominada atividade educacional remota emergencial frente à pandemia da doença denominada COVID-19, diante da realidade brasileira, apresentando os resultados do estudo de caso em instituições públicas do Ceará no período de abril de 2020. Como considerações finais, afirmamos que as atividades educacionais remotas emergenciais não se configuram como EaD, por uma série de fatores que vão desde a legislação, o planejamento e os investimentos em estrutura até a formação de professores para usos de tecnologias digitais na educação. Ressaltamos que qualquer implementação de modalidade educativa deve ter como ponto de partida a qualidade da aprendizagem discente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Justo, Ana Maria, Caroliny Duarte da Silva, Mariana Amaral, and Bruna Maiara Giraldi. "Contribuições da Psicologia à experiência de envelhecer: relatos de um programa de extensão." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 19, no. 42 (May 27, 2022): 26–41. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85595.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende relatar as atividades desenvolvidas pelo programa de extensão Psicologia, Velhices e Envelhecimento Humano, que ofertou cursos não presenciais para pessoas de 50 anos ou mais. Foram oferecidos quatro cursos, entre maio e novembro de 2021, envolvendo temáticas na interface da Psicologia Social com o Envelhecimento Humano. Por meio das atividades, buscou-se promover a divulgação científica através da elaboração de materiais didáticos e proposição de aulas remotas; favorecer o protagonismo e autonomia das pessoas com mais de 50 anos por meio do acesso a informações científicas; incentivar o acesso destas pessoas às atividades da universidade; e promover desenvolvimento e reflexões sobre o processo de desenvolvimento, de modo a contribuir para a saúde mental e qualidade de vida. Ao todo, foram inscritas 170 pessoas nos cursos e obteve-se 65 concluintes. Considera-se que o programa de extensão foi exitoso ao atingir seus objetivos, tanto na atividade de divulgação científica, como na promoção do protagonismo e autonomia das pessoas com mais de 50 anos e incentivo ao acesso desses sujeitos às atividades da universidade. Os participantes destacaram as contribuições das reflexões sobre a velhice, sociedade, desenvolvimento humano, amor, sexualidade, corpo e morte, as quais favorecem o aumento da qualidade de vida e das relações interpessoais. A convivência entre pessoas idosas, ainda que de forma remota, permitiu a constituição de uma rede de apoio útil ao enfrentamento dos desafios ligados ao envelhecimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dos Santos, Jean Carlos Macena, Lucas Andrade Silva, Karla Gonçalves Macedo, Miriam Pinheiro Bueno, and Jamile de Campos Coleti. "ANÁLISE DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA O MARKETING DIGITAL." Revista Contemporânea 3, no. 10 (October 25, 2023): 19150–72. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n10-135.

Full text
Abstract:
O presente trabalho mostra a importância do marketing digital nas ferramentas remotas e sua utilização, buscando compreender quais os aspectos desse marketing que influenciam nas relações comerciais das empresas, bem como quais os procedimentos adequados e inadequados que estão sendo utilizados. Diante disso, buscou-se sugestões para tornar as empresas mais eficientes em suas atividades remotas, mantendo os profissionais altamente e satisfeitos com a organização, proporcionando-lhes a oportunidade de expressar suas ideias e pensamentos. Com isso o objetivo da pesquisa foi o de investigar e mostrar as tendências do Marketing Digital e das novas Mídias, sobre o uso das ferramentas remotas diante dos impactos da pandemia. É nesse contexto que se introduz a relevância do presente artigo, com uma abordagem qualitativa, com análises bibliográficas e exploratórias, verificando as etapas e evolução do marketing e a importância nas organizações, e o que gerou a utilização da ferramenta remota na pandemia, analisando o marketing digital nas organizações como uma ferramenta eficaz. Com uma análise das estratégias de marketing digital, em que são apresentados os pontos positivos e negativos. Como resultados, o marketing digital é uma ferramenta eficiente para a buscar resultados alinhada com a devida capacitação humana e planos estratégicos se torna uma força indispensável para o âmbito empresarial
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Machado, Fernanda Raquel Ribeiro, Regina Consolação dos Santos, Alysson Geraldo Mendonça, Fernanda Marcelino Rezende e. Silva, Thays Cristina Pereira Barbosa, Caique Alves Rezende, Matheus Fellipe Alves Justo, and Cláudia Martins da Costa. "O impacto das atividades remotas das ligas acadêmicas no ensino e na aprendizagem na graduação." Research, Society and Development 10, no. 12 (October 1, 2021): e550101220695. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20695.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia da COVID-19 levou o mundo a adotar medidas de contenção. O surgimento de novas práticas trouxe consigo também outras relações de convívio entre os universitários com a adoção de práticas emergentes e urgentes, o ensino EAD. Algumas ferramentas são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes, e interação entre docentes e discentes, são elas os centros acadêmicos e ligas acadêmicas. Objetivo: Avaliar o impacto das mudanças causadas pela pandemia nas atividades dos estudantes de graduação analisando a inserção da atividade remota na vida do estudante. Métodos: Uma revisão integrativa da literatura. O presente trabalho se norteou a partir da seguinte questão norteadora: “Qual é o impacto das atividades remotas das ligas acadêmicas no contexto do ensino-aprendizagem na graduação”? Resultados: Dos seis artigos selecionados, todos estão no idioma português e ambos apresentam uma abordagem do tipo relato de experiência, quatro deles foram publicados em 2020, enquanto os outros dois no ano de 2021. No Quadro 1, é apresentada a síntese dos estudos incluídos no trabalho para melhor visualização dos conteúdos e resultados. Conclusão: Grande relevância ressaltar que as ligas acadêmicas promovem uma elevação no potencial para a transformação do cenário dos centros universitários. Essa característica ficou mais evidente durante a pandemia pois a rotina de todos os estudantes e profissionais da área da saúde passou a se modificar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Oliveira, Linaldo, Adrianne Barros, Karla Patricia de Oliveira Luna, and Cibelle Flavia Farias Neves. "Aulas remotas e letramento científico: um relato de experiência." Interação 21, no. 1 (March 30, 2021): 198–220. http://dx.doi.org/10.53660/inter-84-s302.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o letramento científico tem chamado a atenção das ciências educacionais visto a necessidade crescente da melhoria do sistema de ensino para a formação de gerações de alunos que sejam capazes de utilizar o conhecimento teórico recebido durante as aulas nas situações diárias. Neste contexto, este trabalho objetivou trabalhar o letramento científico em aulas de Ciências ministradas ao 6° ano do ensino Fundamental, durante o período de pandemia da COVID-19, integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à construção da capacidade analítica e hipotético-dedutiva dos estudantes, através da análise crítica dos fenômenos científicos e da realidade social que os cercam. Para isto, foram propostas atividades que pudessem transformar a residência dos alunos em um ambiente de aprendizagem científica, com a participação dos pais, contemplando os ODS da agenda 2030. Deste modo, a formação dos alunos foi empregada de forma contextualizada e incorporada com temas de CTSA. Diversas atividades foram realizadas contextualizando o conteúdo teórico das aulas ao meio social no qual os alunos estão inseridos, utilizando o desenvolvimento de situações-problema, para trabalhar o letramento científico e dinamizar as práticas de ensino em tempos de pandemia. Os resultados apontaram melhoria, por parte dos alunos, na capacidade de associação do conteúdo ministrado com os aspectos sociais, além da capacidade de discussão e/ou debates a respeito de questões administrativas, ambientais e econômicas, que têm influência direta na comunidade onde vivem. Por meio das atividades aplicadas, ficou evidente que os alunos conseguiram desenvolver o pensamento científico, curioso, crítico e investigativo, tendo estas atividades cerca de 98% de aprovação pelas turmas. Sendo assim, de acordo com o exposto, conclui-se que a inserção dos temas de CTSA no currículo, bem como o uso da contextualização durante as explicações dos conteúdos, incentivaram a formação de sujeitos letrados cientificamente e crítico-reflexivos a respeito dos fenômenos e situações do cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Gonzaga, Luciano Luz. "PRECARIEDADE, IMPROVISAÇÃO E ESPÍRITO DE CORPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISCURSIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA SUA PRÁXIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19." Revista Prática Docente 5, no. 3 (December 30, 2020): 1999–2015. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n3.p1999-2015.id860.

Full text
Abstract:
A pesquisa possui como principal objetivo identificar as Representações Sociais Discursivas de professores da educação básica, lotados na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, acerca dos possíveis dilemas na transposição didática de atividades presenciais em atividades remotas, no período pandêmico da COVID-19. Esta análise aporta-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e, metodologicamente, nas técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo e do Índice de Representatividade. O conteúdo das Representações Sociais Discursivas dos professores, sujeitos desta pesquisa aponta para o desgaste emocional em função da precarização e da improvisação na transposição das atividades presenciais em remotas. A falta de domínio dos professores na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e a exclusão digital dos estudantes geraram um desconforto coletivo, salvaguardando o espírito de corpo como mecanismo de proteção à identidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Vercelli, Ligia De Carvalho Abões. "Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação." Revista @mbienteeducação 13, no. 2 (June 1, 2020): 47. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar a percepção de discentes sobre aulas remotas ocorridas em um Programa de Mestrado Profissional em Educação. A pergunta orientadora do estudo foi: Quais são as percepções dos discentes de um Programa de Mestrado Profissional em Educação a respeito das aulas remotas que passaram a frequentar em função da pandemia do Covid-19? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, e o instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por 10 questões, além dos dados pessoais. O estudo teve seu foco em uma universidade privada localizada na cidade de São Paulo, sendo os sujeitos da pesquisa 12 discentes que cursam, no decorrer do primeiro semestre de 2020, as disciplinas obrigatórias e eletivas nessa modalidade, além de seminários de pesquisa e orientações. Os resultados revelam que as aulas remotas foram muito positivas, pois mantiveram a mesma qualidade das aulas presenciais; que houve entrosamento entre professores e alunos; que ganhou-se tempo para estudar e realizar outras atividades, garantindo, assim, a continuidade dos estudos, e que economizou-se no transporte e na alimentação. Houve, enfim, um avanço para a educação, contudo, como muitos discentes responderam, não há como deixar de nos relacionar presencialmente. A proposta é que algumas atividades sejam remotas e outras presenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Vercelli, Ligia De Carvalho Abões. "Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação." Revista @mbienteeducação 13, no. 2 (June 1, 2020): 47. http://dx.doi.org/10.26843/https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar a percepção de discentes sobre aulas remotas ocorridas em um Programa de Mestrado Profissional em Educação. A pergunta orientadora do estudo foi: Quais são as percepções dos discentes de um Programa de Mestrado Profissional em Educação a respeito das aulas remotas que passaram a frequentar em função da pandemia do Covid-19? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, e o instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por 10 questões, além dos dados pessoais. O estudo teve seu foco em uma universidade privada localizada na cidade de São Paulo, sendo os sujeitos da pesquisa 12 discentes que cursam, no decorrer do primeiro semestre de 2020, as disciplinas obrigatórias e eletivas nessa modalidade, além de seminários de pesquisa e orientações. Os resultados revelam que as aulas remotas foram muito positivas, pois mantiveram a mesma qualidade das aulas presenciais; que houve entrosamento entre professores e alunos; que ganhou-se tempo para estudar e realizar outras atividades, garantindo, assim, a continuidade dos estudos, e que economizou-se no transporte e na alimentação. Houve, enfim, um avanço para a educação, contudo, como muitos discentes responderam, não há como deixar de nos relacionar presencialmente. A proposta é que algumas atividades sejam remotas e outras presenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mendes, Danilo Cangussu, Luísa Silva Ruas, Érika Ferreira Martins, Pabliano Micael Borges da Silva, Lara Santos Cangussu, and Marlon Santos Fernandes. "ATIVIDADES REMOTAS NO PROJETO DE LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS (LCNC-MOC) EM PERÍODO DE PANDEMIA." Expressa Extensão 26, no. 1 (December 29, 2020): 382–90. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v26i1.19600.

Full text
Abstract:
Relatar a experiência das atividades remotas de educação em saúde promovidas pelos alunos do Projeto de Prevenção e Tratamento de Lesões Cervicais não Cariosas e Hipersensibilidade Dentinária – LCNCMOC, durante o período de pandemia pelo Coronavírus (COVID-19). Relato de Experiência: desde o início do período de pandemia da Covid-19 os integrantes do projeto LCNCMOC vem se empenhando para dar continuidade às atividades de extensão por meio de uma rede social e plataformas digitais. Periodicamente são publicados conteúdos que envolvem etiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das lesões cervicais não cariosas e hipersensibilidade dentinária, além também de atuar como agente promotor do ensino a distância por meio de aulas, lives e postagens relevantes ao tema. As aulas online promovidas em parceria com outros dois projetos de extensão da cidade aconteceram por meio das plataformas Google Meet, Youtube e Instagram com professores do projeto e convidados, possibilitando a interação dos alunos com profissionais que são referências nacionais e internacionais na área. Ao todo, foram realizadas nove aulas remotas online, tendo alcançado cinco mil e vinte um acessos. Conclusão: as atividades remotas por meio das mídias sociais e plataformas digitais permitiram às pessoas acessarem com que as pessoas acessem mais facilmente o conteúdo e colaboraram para que acadêmicos, professores e comunidade em geral conheçam mais acerca das lesões cervicais não cariosas e hipersensibilidade dentinária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Oliveira Neto, Frederico Ayres, Luciana Vital Dantas Sousa, João Ferreira Fonseca, and Andreia Gomes Furtado Aguillera. "Ensino remoto de física fundamentado pela teoria da objetivação e pela teoria da distância transacional." ACTIO: Docência em Ciências 7, no. 2 (August 16, 2022): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n2.14450.

Full text
Abstract:
Os profissionais da educação enfrentam inúmeros desafios diante da pandemia pela COVID-19. A urgência em retomar as atividades, ainda que de forma remota, e atender aos alunos e seus familiares, impediu o planejamento adequado das ações e das aulas. A ausência de planejamento para o retorno às aulas, em conjunto com dificuldades eventuais no uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), pode ter sido um dos fatores para que os docentes optassem pela transferência do método aplicado nas aulas presenciais para o sistema remoto. Esse procedimento se deve em parte pela falta de letramento digital, fato que provoca a prioridade às ferramentas digitais em detrimento do ensino e aprendizagem. Com o intuito de observar a possibilidade de minimização dos efeitos do uso inadequado das TDIC e das ferramentas digitais, permitindo efetivamente que o professor atue como facilitador e incentivador do conhecimento, foi proposto um curso de produção de videoaulas. Os participantes do curso foram estimulados a apresentar suas habilidades e a utilizá-las para o desenvolvimento de conhecimentos novos, assim como foram incentivados a cooperar entre si durante as atividades. As videoaulas foram produzidas no OBS Studio, software gratuito e versátil, adequado para atender aos objetivos do curso. O objetivo desse trabalho foi a aplicação da Teoria da Objetivação (TO) em conjunto com a Teoria da Distância Transacional (TDT) em uma atividade docente remota para observação das interações humanas durante o processo de ensino e aprendizagem. A abordagem favoreceu o desenvolvimento do SABER e do SER dentro da ética comunitária em trabalhos em grupo e a superação dos desafios relacionados às distâncias naturalmente estabelecidas em atividades remotas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Martins Bocasanta, Daiane, Clevi Elena Rapkiewicz, and Talia Prates da Luz. "Letramento imagético e EJA no contexto de atividades remotas durante a pandemia." Revista Educar Mais 5, no. 5 (September 9, 2021): 1137–58. http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2520.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva descrever e analisar uma sequência didática elaborada pelos componentes curriculares Cultura Digital e Polivalência e proposta para alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre-RS, no contexto de atividades remotas durante a pandemia. De modo específico, visou a promover o letramento imagético dos estudantes através de atividades relacionadas à leitura de imagens, entendimento de passagem temporal através de leitura imagética e criação de narrativas com recursos digitais de fácil acesso para eles. O referencial teórico utilizado situa-se no entrecruzamento de estudos sobre letramentos e EJA. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo. O material analisado é composto por anotações em diário de campo e atividades realizadas pelos alunos. Os resultados situam-se em dois eixos: 1) verificou-se a potencialidade da proposição de atividades de letramento imagético para alunos da EJA, apesar dos limites impostos pela pandemia de Covid-19 e do acesso restrito às tecnologias digitais; e 2) observou-se avanços em relação ao processo de letramento dos discentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Martins Faria Marques, Talita, Vanessa Fonseca Gonçalves, David Collares Achê, Bárbara Matos da Cunha Guimarães, Larissa Nahas Domingues de Oliveira, Eliana Souza Bernaldino, Ariane De Souza Siqueira, and Débora Cristina de Oliveira Silva Nunes. "Possibilidades e desafios do ensino remoto em Ciências da Natureza em um colégio de aplicação." Olhares & Trilhas 23, no. 2 (June 27, 2021): 829–48. http://dx.doi.org/10.14393/ot2021v23.n.2.60012.

Full text
Abstract:
Em março de 2020, com a declaração da COVID-19 como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, as aulas foram suspensas. Nesse contexto, a educação brasileira, principalmente a rede pública, precisou buscar possíveis alternativas para manter um atendimento escolar de qualidade para todo o público estudantil. Sendo assim, apresentamos um relato de experiências sobre as ações e reflexões acerca de atividades de ensino remoto no contexto das Ciências da Natureza em um colégio de aplicação da rede federal no município de Uberlândia – MG. As propostas de atividades remotas buscaram manter o vínculo estudante-docente, seguindo os princípios da alfabetização científica. As docentes, durante o período de atividades remotas fizeram o uso de técnicas e ferramentas focadas na alfabetização científica, com o uso de roteiros de estudos e tecnologias digitais, que envolviam ativamente as estudantes, de forma interativa, baseado na comunicação dialógica docente/discente e discente/discente, e na autonomia estudantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Toaldo Gentilini Avila, Luciana. "PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA." Momento - Diálogos em Educação 32, no. 03 (January 9, 2024): 317–35. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v32i03.14326.

Full text
Abstract:
O objetivo geral desta pesquisa foi de descrever e analisar as oportunidades proporcionadas pelo Projeto de Extensão Movimenta durante as atividades remotas com os conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil. Para alcançar tal objetivo professores/as de Educação Infantil foram convidados/as a compor um grupo de trabalho colaborativo com acadêmicos/as dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Furg. As atividades do referido grupo foram desenvolvidas a partir de encontros semanais on-line pela plataforma google meet. Os/as participantes desse grupo, além de realizarem reuniões semanais, produziram um diário sobre as experiências oportunizadas pela participação no projeto. Os dados da pesquisa foram analisados pelo método de análise de conteúdo. A partir dos resultados, chegou-se as seguintes categorias: ações do projeto, dificuldades e surpresas ao desenvolver as atividades remotas e troca de experiências entre professoras e acadêmicos/as. Essas categorias reforçam a importância da participação dos/as acadêmicos nas atividades do projeto para a sua formação inicial, assim como o papel da extensão universitária na relação entre universidade e escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Melo, Geison Calyo Varela de, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Mariza Camila de Miranda, Annandy Raquel Pereira da Silva, and Caritsa Scartaty Moreira. "(Re)Aprendendo a ser Professor nas Universidades Públicas no Período de Pandemia." Revista Ciências Administrativas 28 (April 25, 2022): e12398. http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.esp.e12398.

Full text
Abstract:
Atualmente, as mudanças provocadas pela pandemia da covid-19 afetaram todos os setores da sociedade, dentre eles o setor educacional, a exemplo das instituições de ensino superior. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos docentes das universidades públicas sobre as atividades remotas no ensino superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e por meio de um levantamento de dados do tipo survey, com 40 docentes das universidades públicas do estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam que os docentes estão cientes quanto aos desafios existentes e apresentam boa compreensão acerca do ensino remoto. Por meio da análise fatorial exploratória, os itens analisados foram agrupados em quatro fatores: Fator 1 (Formato das aulas remotas), Fator 2 (Necessidade e adequação ao ensino remoto), Fator 3 (Suporte e habilidades em mídias digitais) e Fator 4 (Aspectos comportamentais), sendo estes os principais fatores para o desencadeamento das atividades remotas no ensino superior. Verifica-se ainda, que os resultados apresentados nesse estudo vão de encontro aos achados da literatura atual e atendem aos aspectos relacionados às mudanças provocadas pela pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nogueira, Lígia Panhozi de Camargo, Jéssica Fritz da Silva, Roberto Eduardo Bueno, Silmara Souza Lima, Alessandro Razzolini Lovera, Solange Barbosa Pinas, Ariadne Correia Barbosa, and Evaldo Ribeiro Junior. "Ações de promoção da saúde do PET-Saúde Interprofissionalidade no grupo das professoras do ensino básico de Paranaguá-PR." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 9, Supl.1 (December 1, 2020): 19–20. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v9isupl.1.3390.

Full text
Abstract:
Introdução: A formação profissional tem sido direcionada para o trabalho em equipe, de modo que, profissionais com diferentes formações articulam seu saber específico com o dos outros.¹ No ano de 2019, o município de Paranaguá-PR juntamente com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral iniciou uma parceria, com várias ações, no Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVP), com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, incorporada nas primeiras décadas do século XX, voltadas na perspectiva da promoção e prevenção da saúde das profissionais docentes.³ Com a chegada da Pandemia por Covid-19, as professoras entraram em quarentena e as ações presenciais do PET-Saúde foram suspensas. Com o intuito de dar continuidade e incentivar ações de promoção de saúde, a equipe precisou se readaptar por meio de atividades remotas. Objetivo: Relatar as ações realizadas do grupo Pet-Saúde com o PASVP de Paranaguá-PR. Metodologia: Com enfoque de relato de experiência, demonstra-se a elaboração de atividades do PET-Saúde e PASVP desenvolvidas com as profissionais. No dia 18 de Março de 2020, foram formuladas ações, através de uma rede social, voltadas à pandemia, com informativos sobre Covid-19, à promoção de saúde física e mental, vídeos e informações breves sobre alimentação saudável, de maneira a incentivar um vínculo entre todos de forma remota. Resultados: Verificou-se que antes da pandemia tivemos uma grande participação das professoras em atividades como: caminhada no Parque Estadual do Palmito, subida ao morro do escalvado, atividades na ilha do mel, participação no I Seminário Intermunicipal Programa de Atenção à Saúde e ao Trabalho do Professor, ioga, e grande adesão (89 professoras) no estudo diagnóstico sobre a qualidade de vida, nível de atividade física e autoimagem destes profissionais. Nestas atividades pré-pandemia percebe-se que o elo de ligação está na interação social, principalmente nas atividades na natureza, o fato de ser atividades em grupo com interação social encorajou muito a participação maciça. A partir do isolamento social, o uso de aplicativo possibilitou a manutenção das ações do PET-Saúde, com uma boa interação referente às informações de Covid-19 e pequena adesão às ações de promoção da saúde para os exercícios enviados. Conclusão: Observa-se que o PASVP foi percebido por sua importância de criar espaço para pensar a saúde das professoras.² As ações integradas entre PET-Saúde e PASVP, nas atividades presenciais favoreceu uma maior adesão às atividades propostas, de forma a melhorar a socialização dos participantes e na atenção integral à saúde. Em relação às atividades remotas durante a pandemia, houve uma baixa adesão, refletindo uma possível sobrecarga dos profissionais em trabalho remoto, aumentando as queixas e atendimentos individuais com a psicóloga do projeto e servindo como análise situacional para elaboração de novas estratégias. Palavras-chave: Educadores. Docentes. Promoção da Saúde. Qualidade de Vida. Saúde da Mulher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Torres, Josiane Pereira, and Adriana Araújo Pereira Borges. "Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas." Retratos da Escola 14, no. 30 (January 20, 2021): 824–40. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v14i30.1205.

Full text
Abstract:
É apresentado um panorama da atuação de professores de educação especial frente as atividades remotas durante o período da pandemia da Covid-19. Professores que atuam na modalidade foram ouvidos através de um questionário autoaplicado. Os resultados apontam os desafios da adoção de atividades nesse formato, principalmente na utilização dos recursos tecnológicos. Enquanto o trabalho docente se intensificou, a participação dos estudantes diminuiu, evidenciando o impacto negativo desse momento na educação de alunos com deficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Vianna, Clecimara, Silvia Maria de Oliveira Pavão, and Taise Gomes dos Santos Cá. "Distanciamentos e aproximações da família no ensino remoto." Educação Por Escrito 12, no. 1 (December 17, 2021): e41102. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41102.

Full text
Abstract:
As famílias assumiram um papel crucial na sistematização do ensino remoto, para alunos com deficiência, durante a pandemia do COVID-19. O objetivo deste artigo foi compreender de que forma as famílias de alunos com deficiência efetivam as atividades remotas vinculadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Por meio de uma pesquisa qualitativa realizou-se, primeiramente, um estudo sobre aspectos conceituais do ensino remoto. Após, foram traçados os questionamentos, direcionado aos professores de alunos com deficiência, em relação à expectativa e perspectiva do papel da família no apoio às atividades remotas. As principais constatações obtidas relacionam-se aos dispositivos de acessibilidade utilizados, o conhecimento da realidade dos alunos e professores. Conclui-se que o distanciamento social aproximou as famílias, compreendidas como pais e filhos, na direção de um processo fundamental para o desenvolvimento individual e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Baumann, Daniel, and Leandro Marcos Salgado Alves. "Atividades remotas: um estudo de caso sobre o engajamento e o rendimento discente da EPT em tempos de pandemia." Debates em Educação 13, no. 31 (June 26, 2021): 744. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p744-757.

Full text
Abstract:
Este estudo de caso propõe-se à apresentar alternativas de acompanhamento e avaliação de estudantes da EPT na realização das Atividades de Ensino Remotas (AERs) emergenciais e à identificar os seus eventuais problemas no acesso aos conteúdos. Investigou-se 48 estudantes de diferentes cursos técnicos do SENAI de Rio do Sul/SC. Nesta etapa a adesão da turma foi baixa. O motivo pode ter sido a não obrigatoriedade da atividade. Entretanto, vários participantes alegaram problemas pessoais que os impediram de acessar o material. Destaca-se que o aproveitamento geral da turma foi acima de 90%. Estes resultados mostram a possibilidade de sucesso em atividades mediadas por plataformas digitais em cursos técnicos. Mas apresentam, também, questões que subsidiam as discussões sobre o reflexo das desigualdades sociais no ambiente escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Tais Dantas da. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MÚSICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 2, no. 4 (June 30, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v2i4.8900.

Full text
Abstract:
Por meio deste relato de experiência, o texto pretende discutir questões relacionadas à viabilidade e aplicabilidade do estágio supervisionado em música realizado de forma remota, a partir das atividades desenvolvidas no componente Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em música da UEFS, refletindo sobre seus benefícios e desafios para a formação docente. O texto aborda o panorama curricular e administrativo do estágio em música na universidade, além de enfatizar de que forma a instituição regulamentou a realização de atividades remotas e como os estágios supervisionados se inseriram nesse contexto. O estágio supervisionado foi realizado em contexto não escolar de forma remota, cujo aporte teórico é um recorte das temáticas trabalhadas no componente curricular, destacando o ensino de música em espaços não escolares, como projetos de inclusão sócio musical e a extensão universitária. Foi possível verificar que uma parte significativa dos processos de ensino e aprendizagem no estágio cumpriu seus objetivos. Assim, é correto afirmar que a prática desenvolvida contribuiu no processo de formação, contudo entendemos que a mesma não substitui a experiência de sala de aula presencial, sendo um caminho possível dentro das diferentes formas de aprender e ensinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rivas Flores, German Nilton, and N1L0. "Ninguém fica pra trás." Revista Vazantes 4, no. 1 (December 10, 2020): 213–20. http://dx.doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.1.21.

Full text
Abstract:
A pandemia causada pelo COVID19, além de afetar globalmente nossos sistemas de saúde, desestabilizou ~ também ~ as já frágeis Instituições de Ensino Público, obrigando-nos a pararmos nossas atividades por tempo indeterminado. Porém, durante o enfrentamento da crise sanitária, na tentativa de retomada das atividades acadêmicas de forma online (também chamado de “o novo normal”), trouxe consigo uma série de medidas ditas inclusivas como a entrega de chips com acesso à Internet, por exemplo, a fim de que os alunos retornassem às aulas de forma remota, tendo ao horizonte a chamada EaD (Educação a Distância). Mas será esta a solução? "Ninguém fica pra trás" nasce de um poema escrito e declamado por N1L0 a partir da impotência dos envolvidos - com relação às situações de obrigatoriedade durante a retomada nas universidades públicas através de distintos PPE (Plano Pedagógico Emergencial) -; nosso vídeo é uma possível resposta através de debates estéticos (por exemplo “Parabolic People”, de Sandra Kogut) a transmitirmos como parte de potenciais pedagogias remotas junto às Artes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cruvinel, Bruna Martins, Kharem Eduarda Miamoto Alves, Cristiane Monteiro Dos Santos, and Catarina Teixeira. "ENCONTRO REMOTO DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA: TEMA ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS." Revista Interinstitucional Artes de Educar 9, no. 1 (March 31, 2023): 342–49. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2023.65520.

Full text
Abstract:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), visa antecipar o vínculo dos futuros professores com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas, permitindo a oportunidade de criar e participar de experiências docentes. O presente relato tem como objetivo compartilhar as vivências pedagógicas das atividades remotas sobre animais peçonhentos e venenosos desenvolvidas pelo PIBID de Ciências Biológicas em uma escola pública do município de Uberaba-MG, durante a pandemia por COVID-19. As atividades relatadas foram desenvolvidas de forma remota por meio de recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino fundamental II. Foi aplicado um questionário para conhecer o que os alunos sabiam sobre os animais peçonhentos e venenosos, depois foi realizado um encontro que abordou o tema. No PIBID há a oportunidade de articular a teoria aprendida na universidade com a prática, o que além de agregar conhecimento aos alunos, contribui para a formação inicial e continuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Manara, Alecia Saldanha. "Formação de professores e tecnologias em tempos de ensino remoto: Mudanças necessárias." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 20, 2021): e5010917663. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17663.

Full text
Abstract:
A Pandemia e consequentemente o isolamento social trouxeram à tona o cenário atual de educação no país onde professores e alunos tiveram que se adaptar as atividades remotas. O ensino remoto é um tema recente, portanto todo estudo na área e no aprofundamento deste tema é válido. O Objetivo deste estudo é discutir a formação de professor frente ao uso das tecnologias frente as mudanças impostas pela realidade atual. Os dados para este estudo de abordagem qualitativa foram coletados em um grupo de mensagem criado para auxiliar alunos e professores durante as atividades remotas na circulação do Novo Coronavírus. Participaram deste estudo 19 professores e 33 alunos de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no mês de junho de 2020. Para tratamento dos dados utilizou-se Análise de Conteúdo, tendo como referencial teórico Bardin. Constatou-se que ensinar remotamente com uso da tecnologia é possível. Uma série de fatores contribuíram para as dificuldades enfrentadas por professores e alunos na adaptação as atividades remotas. Dentre elas podemos destacar: a falta de tempo de adaptação e preparo para o uso da tecnologia, a falta de acesso à tecnologia, visto que muitos alunos não tem acesso a internet de qualidade e utiliza o celular para acessar a Plataforma de Aprendizagem e os grupos de apoio. Já a falta de domínio e de conhecimento tecnológico por parte dos professores e a ausência de investimentos em tecnologia nas escolas torna a prática docente desafiadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nascimento, Ingrid Carla Aldicéia Oliveira do, Clayton Torres Felizardo, and Patricia Braun. "Práticas educacionais pautadas no Plano Educacional Individualizado durante o ensino remoto." Horizontes 40, no. 1 (November 22, 2022): e022056. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1400.

Full text
Abstract:
Neste relato de experiência, apresenta-se um trabalho realizado com sete estudantes público-alvo da Educação Especial, desenvolvido durante as aulas remotas em virtude da pandemia da covid-19. As atividades foram realizadas por uma professora do Atendimento Educacional Especializado, a partir da revisão do Plano Educacional Individualizado (PEI), que se apresentou como estratégia crucial para a adaptação curricular, permitindo um melhor atendimento aos estudantes com uso de metodologias ativas. Como resultados, observou-se melhor adequação de conteúdos curriculares e maior participação desses estudantes nas aulas remotas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tsutida, Carolina Arissa, Anieli Fagiani Prodóssimo, André Luiz Fonseca Dias Paes, Janaina Daiane Szemberg, Luiza Garcia Rafagnin, and Mariana Xavier e. Silva. "A ADAPTAÇÃO DOS MONITORES AO PROGRAMA DE MONITORIA REMOTA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 5 (April 29, 2022): e351380. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1380.

Full text
Abstract:
A pandemia de COVID-19 resultou em obstáculos para a educação médica no Brasil. Aulas foram ministradas remotamente, afetando a participação dos monitores, posto que o contato presencial foi interrompido. Este estudo teve como objetivo analisar a adaptação dos monitores quanto à assistência prestada em aula de forma online. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, com recorte transversal por meio de método de levantamento de dados. Como resultados, a maioria dos estudantes (49%) concordou parcialmente sobre a boa adaptação à monitoria remota durante a pandemia do COVID-19. Quanto à rapidez do processo de adaptação à monitoria remota, 45,1% concordaram parcialmente, uma minoria discordou parcialmente e totalmente, 5,7% e 9,8%, respectivamente. As atividades remotas apresentaram um desafio para a comunidade acadêmica, apesar disso, grande parte dos estudantes da pesquisa concordou parcialmente ou plenamente a respeito da afirmativa sobre a efetividade e rapidez do processo de adaptação à monitoria remota.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Soares, Marisa. "A aprendizagem colaborativa como mediação do uso de tecnologias no ensino médio profissionalizante: revisão sistemática." EaD & Tecnologias Digitais na Educação 13, no. 15 (April 9, 2024): 93–110. http://dx.doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18128.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva identificar como a mediação da Aprendizagem Colaborativa pode motivar o engajamento dos alunos em atividades remotas. Utiliza-se a metodologia da revisão sistemática sobre a Aprendizagem Colaborativa no âmbito da formação profissionalizante em nível do ensino médio e técnico. Dentro deste contexto, o foco de análise se situa na característica da disciplina Inglês Instrumental. Evidenciou-se um grande desafio: tanto manter a presença como a participação ativa e colaborativa entre os alunos nas aulas virtuais, baseadas em atividades remotas. Identificou-se uma significativa evasão escolar, ademais, tem se demonstrado pouca adesão por parte dos alunos nas atuais propostas de atividades pedagógicas. Tem-se como hipótese que adoção da abordagem da Aprendizagem Colaborativa possa engajar a participação dos alunos, para tanto, investiga-se como utilizar a Aprendizagem Colaborativa de forma que possa contribuir no engajamento dos alunos, propiciando o desenvolvimento das habilidades de comunicação, do senso crítico, lógico e analítico, na aprimoração das habilidades de compreensão e interpretação de diferentes gêneros textuais, a partir de pontos de vista diferentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Castro, Eder Alonso, and Eliziane Rodrigues de Queiroz. "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO REMOTO: DISTINÇÕES NECESSÁRIAS." Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa 2, no. 3 (September 14, 2020): 3–17. http://dx.doi.org/10.36732/riep.v2i3.59.

Full text
Abstract:
O presente estudo se define por uma pesquisa qualitativa que visa conceituar a educação a distância- EAD em suas diferentes manifestações, assim como a utilização de atividades remotas no intuito de substituir aulas presenciais em virtude da epidemia do COVID - 19. Partiu-se da preocupação do uso incorreto da sigla EAD para designar qualquer atividade educacional a ser executada neste momento de isolamento social. A preocupação dos autores foi a de ouvir estudantes e docentes que estejam passando pela experiência das atividades não presenciais e perceber seus sentimentos e dificuldades neste momento singular que estamos vivendo. Nesse sentido, distribui-se, aleatoriamente, questionários que foram respondidos por estudantes e docentes e analisamos suas respostas como forma de resultado de nossa pesquisa. Dos dados mais curiosos da pesquisa vale citar as dificuldades de ambientação com a tecnologia, assim como as complicadas condições de organização de espaço e tempo para executar as atividades em ambiente domiciliar. Tais dificuldades foram relatadas tanto por estudantes quanto pelos docentes. Outro fato importante está na falta de planejamento e capacitação docente apropriada para execução de atividades não presenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Marques, Alexandre Carriconde, Naielen Rodrigues Silveira, Bianca Pagel Ramson, Gabriele Radünz Krüger, and Jennifer Rodrigues Silveira. "AÇÕES DO PROJETO CARINHO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL OCASIONADO PELA COVID-19: GRUPO DOWNDANÇA." Expressa Extensão 26, no. 1 (December 29, 2020): 154–62. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v26i1.19658.

Full text
Abstract:
O isolamento social (IS) ocasionado pela disseminação da COVID-19 contribuiu para a mudança dos estilos de vida das pessoas com síndrome de Down (SD), assim como da população geral, tornando-as mais sedentárias nesse período. Após a realização de um levantamento sobre os impactos causados pelo IS nas pessoas com SD, resolveu-se retornar com as atividades do Grupo Downdança, na forma remota. Sendo assim, o objetivo deste relato é descrever o efeito das atividades remotas de dança nas pessoas com SD, participantes do grupo Downdança do Projeto Carinho ESEF/UFPel, no período de isolamento social ocasionado pela Covid-19. Participam do projeto, neste período, onze pessoas com SD com idades entre 13 e 41 anos. As atividades tem acontecido duas vezes por semana, em um período de 1h10min. Os encontros acontecem na plataforma de Serviço de Conferência Web/UFPel. Esta ação têm possibilitado o ganho de melhorias nos aspectos físicos e sociais das pessoas com SD. Observa-se que os resultados dessas atividades apresentam evidências de que o trabalho realizado está no caminho certo. Outras ações devem ser realizadas a fim de gerar melhores benefícios e atingir um número maior de beneficiados. A participação de acadêmicos no processo tem propiciado um espaço significativo de ensino e aprendizagem na formação dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Albuquerque, Camila Freire, Sibele Naiara Ferreira Germano, Lucas Guimarães dos Santos, Manuele Costa Farias, Ingrid Ribeiro Gonçalves, João Victor Matos de Assis, Gilce Claudino de Souza, Raquel Sampaio Amazonas dos Santos, Vinícius Jacquiminuth Vizzoni, and Rodrigo Daniel Zanoni. "Educação em saúde no cuidado a população masculina." Revista Eletrônica Acervo Saúde 23, no. 3 (March 27, 2023): e12144. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e12144.2023.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de saúde durante atividades de educação, mobilização e engajamento a comunidade masculina por meio de interações presenciais em Unidades Básicas de Saúde e remotas, através de palestras online com especialistas. Relato de experiência: Trata-se de uma atividade promovida por uma Liga Acadêmica de Saúde Coletiva, na cidade de Manaus/Amazonas. As atividades se enquadram nas campanhas de atenção primária voltadas à temática “novembro azul”, que objetivavam atuar em pontos chave da saúde masculina, integrando universidade e comunidade a programas e campanhas de sensibilização, abordando não somente os temas pertinentes ao mês, mas também tópicos de saúde mental, paternidade e a relevância do acompanhamento em saúde, a fim de tornar a adesão dos usuários mais frequente. Considerações finais: As múltiplas formas de abordagem ao público masculino demonstram a necessidade de esforços e incentivo ao correto acolhimento dessa população, evidenciando a importância das atividades educativas realizadas na UBS por seu caráter transformador e abrangente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Jarczeski, Janete Cristiane. "AS AULAS REMOTAS NO ENSINO MÉDIO." Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais 9, no. 3 (May 16, 2024): 91–106. http://dx.doi.org/10.62236/missoes.v9i3.128.

Full text
Abstract:
Este texto relata sobre as aulas remotas implantadas no período da Pandemia Covid-19, como atividades de ensino e aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias. Estabelece um diálogo com autores que tratam da urgência em abordar a temática, analisando os desafios enfrentados no processo educativo escolar, como: o currículo, a falta de estrutura material e de rede de internet, uso da plataforma digital, o estudo individual, organização do tempo e espaço para o home office e, principalmente o pulsar brutal da desigualdade social constatada na vivência do ensino remoto. Mesmo diante de tantas adversidades, professores e professoras, mediados (as) por uma gestão democrática, mobilizaram ações colaborativas e coletivas para superar dificuldades e imposições. Como professora de História, no movimento da escuta sensível, foi proposto um questionário, aos (às) estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, organizado com 4 questões objetivas e uma subjetiva, que busca analisar a problemática: Quais as dificuldades e as percepções dos estudantes sobre as aulas remotas, no período da pandemia da Covid-19? O levantamento, sistematização e análise quantitativa e qualitativa dos dados, são uma ação relevante para organização da prática político-pedagógica humanizadadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Macêdo, Lenilda Cordeiro de, and Mariana Pereira de Souza. "Educação infantil: políticas e práticas no contexto da pandemia em municípios paraibanos." Zero-a-Seis 24, no. 45 (March 21, 2022): 238–64. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84923.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa buscou analisar as ações de secretarias de educação e de instituições de educação infantil, de municípios paraibanos, no tocante às atividades pedagógicas, não presenciais e/ou remotas no contexto da pandemia. As fontes de pesquisas compõem-se de normas emitidas pelo governo federal, MEC e CNE: Leis, Pareceres, Portarias e Resoluções (BRASIL, 2020a, 2000b, 2000c,); além de autores como: Campos e Durli (2021); Campos et al (2020), dentre outros. É uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um questionário para a produção dos dados. Os resultados evidenciaram que, apesar de portarias, pareceres e resoluções elaborados, em nível nacional e estadual, políticas e programas, intersetoriais, não se materializaram para garantir a igualdade no acesso e a qualidade do atendimento. Em face do exposto, pode-se afirmar que as propostas de atividades remotas, na educação infantil são precárias e excludentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Seccatto, Ana Gláucia, and Cassia Patrícia Seccatto. "Pesquisa e autoria." Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 3, no. 3 (June 17, 2021): e335580. http://dx.doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5580.

Full text
Abstract:
No contexto educativo, a pandemia provocou muitas transformações, principalmente nas formas de ensinar e de aprender; tivemos a suspensão das aulas presenciais e a adoção das aulas remotas para dar continuidade ao ano letivo. Neste artigo, apresentamos experiências pedagógicas realizadas durante as aulas remotas do componente curricular Pesquisa e Autoria, em escolas estaduais do MS por meio das APCs. As atividades tiveram como objetivo, verificar qual é a ideia de pesquisador que os educandos do Ensino Fundamental Anos Finais têm em seu imaginário, com o intuito de embasar os planejamentos futuros do componente curricular e traçar objetivos que potencializem o protagonismo estudantil. A partir das atividades, constatamos que muitos estudantes não se enxergam enquanto pesquisadores, e que esse profissional é visto por eles com algo distante da sua realidade, isto permitiu refletir sobre novas ações em busca de desconstruir esse ideário e despertar o senso do aluno-pesquisador no espaço escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Carneiro, Everton Nery, and Diná De Santana Novais. "A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO USO DAS ATIVIDADES REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas 30, no. 4 (April 6, 2021): 783. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v30i4.8530.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, procura-se apresentar uma reflexão sobre o processo de formação realizado no espaço das atividades remotas, do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desde que houve a necessidade do distanciamento social em virtude da Pandemia da COVID 19. O objetivo central é construir um relato de experiência numa perspectiva discente do programa de Pós-Graduação stricto sensu da UNEB, no que se refere ao processo de construção da autonomia no uso das atividades remotas em tempos de pandemia. Dentre os objetivos específicos destaca-se a necessidade de relacionar o processo de construção da autonomia e produção do conhecimento ao longo das atividades remotas desenvolvidas no Programa. O aporte teórico que embasa as reflexões sobre educação e construção da autonomia percorre as ideias de Freire (1996), em sua obra, “A pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa”, onde nela se fortalece o respeito pela ciência, pelos saberes dos educandos e pela ética. A abordagem adotada no estudo constitui-se enquanto qualitativa. A contribuição desse trabalho é a percepção de que a construção da autonomia tem extraordinária importância, pois possibilita o processo de produção do conhecimento de forma gradual e significativa, desenvolvendo com (e)afetividade o senso crítico, observando o caminho percorrido nesse processo de construção de conhecimentos. Deste relato de experiência, devemos considerar que o processo de formação circundou também em autoformação. Os discentes foram protagonistas da sua prática educativa, promovendo a consciência dessa prática, desenvolvendo uma rotina de estudos, reflexões e aprendizagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Anacleto, Adilson, Jaqueline Rosario Alexandre, Midiã Almeida Quinol Santos, and Rafael Fernando Souza Bolsoni. "Pesca de camarão branco em ilhas remotas no litoral do Paraná: implicações ambientais e socioeconômicas." Peer Review 6, no. 2 (February 10, 2024): 288–301. http://dx.doi.org/10.53660/prw-1763-3412.

Full text
Abstract:
O camarão branco é um recurso pesqueiro explorado desde o período do Brasil colônia e atualmente devido à grande aceitação na culinária e gerador de renda e responsável pela sobrevivência de centenas de famílias no litoral do paraná. Nesta região se concentra um grande número de ilhas remotas e de difícil acesso onde se pratica a pesca de camarão branco e devido a distância das áreas urbanas possuem dificuldade nas questões comerciais. Assim, a pesquisa buscou investigar a situação atual da pesca de camarão branco em ilhas remotas no litoral paranaense evidenciando as implicações ambientais e socioeconômicas da atividade. Foi realizada entre abril e dezembro de 2023 de pesquisa exploratória descritiva junto a 11 pescadores líderes na atividade de pesca de camarão branco. O estudo revelou que A idade média dos entrevistados era de 44 anos (amplitude 20 - 60 anos) revelando parcialmente a permanência das novas gerações na atividade (n=10%), situação não observada para outras atividades pesqueiras. A pesca nessas ilhas mais remotas tradicionalmente é feita com tarrafas fabricadas pelos próprios pescadores. A captura é realizada como auxílio de pequenas embarcações com motores de baixa potência, ou ainda impulsionadas a remo. A produção média era de 45 kg/ por pescador que gerava uma renda mensal familiar de cerca de R$ 1.125,00,00. Os relatos indicam que a quantidade de camarão capturado tem diminuído, atualmente por hora se captura apenas 33% daquilo que pescava a três décadas atrás, sendo que os pescadores temem por um colapso nos estoques naturais deste pescado. O sistema de comércio adotado e a logística precária promove que o pescador tenha de forma assimétrica a menor margem de lucratividade de toda a cadeia produtiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Coelho, Marcos Irondes. "EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?" Revista Observatório 6, no. 2 (April 1, 2020): a10pt. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a10pt.

Full text
Abstract:
Em meio a pandemia de Covid-19, que suspendeu as atividades escolares em todo o país, exigindo dos governos e dos conselhos de educação alternativas para conseguir cumprir a carga horária mínima anual, disponibilizar atividades escolares remotas e garantir a segurança alimentar de estudantes, nos perguntamos quais caminhos seguir para a oferta de atividades escolares não presencias e para garantia do direito a educação? Analisamos resoluções, pareceres e notas técnicas expedidas por conselhos estaduais de educação da região norte, e as deparamos com as práticas desenvolvidas nas escolas das redes de ensino estaduais e municipais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography