Academic literature on the topic 'Arquivamento da web'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Arquivamento da web.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Arquivamento da web"

1

Boeres, Sonia Araújo de Assis, and Rondineli Gama Saad. "Arquivamento da Web." Revista Brasileira de Preservação Digital 4 (June 10, 2023): e023005. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v4i00.17934.

Full text
Abstract:
Introdução: A importância do arquivamento web está em preservar e dar acesso, em longo prazo, às informações digitais publicadas na internet. Com a crescente quantidade de conteúdo digital, há um risco real de que informações valiosas sejam perdidas, corrompidas ou tornem-se inacessíveis, devido às mudanças tecnológicas, atualizações de plataformas, ou até mesmo exclusões acidentais ou intencionais. O arquivamento da web é fundamental para a preservação digital e para o acesso contínuo das informações institucionais, garantindo a disponibilidade, confiabilidade e continuidade do patrimônio digital da sociedade, e para o avanço da pesquisa, educação, transparência e preservação da história digital. Objetivo: Apresentar o tema, definindo arquivamento web, mostrando como o processo é feito, as estratégias, os fluxos, e as iniciativas internacionais e nacionais, entre elas, o projeto ARQUIWEB, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Rede Cariniana. Metodologia: Pesquisa exploratória descritiva, utilizando o repositório de dados E-LIS e outras fontes, por meio da expressão iniciativas e estratégias para o arquivamento da web, em português e inglês. Resultados: Foram apresentadas sete iniciativas internacionais em variados contextos (bibliotecas e arquivos nacionais, organizações governamentais e sem fins lucrativos), e duas nacionais, onde pode-se destacar, o ARQUIWEB, que arquivará sítios de instituições parceiras e governamentais. Conclusão: Ainda são incipientes as iniciativas nacionais de arquivamento web, comparadas às internacionais, o que mostra possibilidades de estudo e a importância de estabelecer políticas, ter estratégias, e seguir fluxos para o arquivamento web nas instituições, garantindo qualidade na coleta e no resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rockembach, Moises, and Caterina Marta Groposo Pavão. "Políticas E Tecnologias De Preservação Digital No Arquivamento Da Web." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 11, no. 1 (February 1, 2018): 168–82. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8473.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo foi analisar a preservação digital a partir da abordagem de arquivamento da web, desde as tecnologias envolvidas no processo de arquivamento, bem como políticas de seleção, preservação e disponibilização destes conteúdos, além do estudo de instituições internacionais que atuam na preservação da web. A metodologia utiliza pesquisa bibliográfica e documental sobre iniciativas internacionais de arquivamento da web e objetiva fomentar a discussão no Brasil, assim como servir de subsídio para estudos aplicados. Analisa as publicações científicas na base de periódicos Scopus dos últimos cinco anos (2012-2016) que versam sobre o arquivamento da web, políticas de seleção dos conteúdos web e tecnologias aplicadas à coleta, armazenamento e acesso aos websites arquivados. Traz também um panorama das tecnologias utilizadas pela comunidade de iniciativas de arquivamento da web, a partir da identificação dos dados disponibilizados no site do Consórcio Internacional de Preservação da Internet. Conclui que países que ainda não possuem iniciativas próprias, como o Brasil, com o estabelecimento de políticas de seleção com enfoques específicos (institucionais, temáticas, por domínio, etc.), assim como uma gestão do ciclo de vida do arquivamento da web e a adoção de tecnologias no formato código aberto (open source) podem não só preservar sua memória digital, mas também contribuir com a comunidade internacional de arquivamento da web.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rockembach, Moisés. "Arquivamento da Web: estudos de caso internacionais e o caso brasileiro." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 16, no. 1 (September 13, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8648747.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi delimitar conceitualmente e teoricamente o tema arquivamento da web, além de verificar estudos de caso internacionais e a situação brasileira sobre este tema. Pesquisa de natureza exploratória-descritiva, utiliza abordagem qualitativa, com a aplicação de metodologia de seleção e análise de estudos de caso internacionais para exemplificar o funcionamento do arquivamento da web em vários países, além da análise do contexto brasileiro. São abordados os modelos de processo e ciclo de vida do arquivamento da web, bem como aspectos legais. Dos exemplos encontrados, foram selecionados seis estudos de caso internacionais, contemplando uma variedade de contextos (organizações sem fins lucrativos, arquivos nacionais, bibliotecas regionais, bibliotecas nacionais, universidades, provedores de serviços), não encontrando nenhum sistema específico de arquivamento da web brasileira documentado na literatura, com somente alguns assuntos arquivados de forma esparsa. A investigação diferencia-se por trazer um tópico de pesquisa ainda incipiente no país, mas com muitas possibilidades de estudo. Conclui que é preciso fomentar a discussão no panorama nacional e sugere que iniciativas sejam desenvolvidas para o arquivamento da web brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Formenton, Danilo, and Luciana de Souza Gracioso. "Padrões de metadados no arquivamento da Web." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 20 (January 11, 2022): e022001. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8666263.

Full text
Abstract:
Introdução: A preservação digital no arquivamento da Web só será possível com o uso efetivo de padrões de metadados, pois são eles que determinaram a persistência, a coerência, a compreensibilidade, o acesso e a representação de sites selecionados, coletados e armazenados em arquivos da Web, além de definir a arquivabilidade de sites e a interoperabilidade entre sistemas. Objetivo: Neste contexto, foi objetivo do artigo identificar e definir quais padrões de metadados poderiam ser julgados por instituições de memória e universidades para que estas pudessem atender a preservação digital em arquivos da Web. Metodologia: Para isto, fez-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que usa o método bibliográfico a partir de levantamento assistemático e de revisão e análise de conteúdo da literatura. Foram selecionados e analisados os padrões Dublin Core, MODS, EAD, VRA Core, PREMIS e METS. Resultados e Conclusão: A análise dos resultados aponta que Dublin Core, MODS, EAD e VRA Core ampararam METS e PREMIS na descoberta e documentação de aspectos técnicos dos sites e na comprovação de sua autenticidade, contexto e proveniência. O METS pode gerir sites arquivados atuando como pacotes de informação OAIS, sendo que o Dublin Core mostrou ser um expoente para arquivamento Web por seu uso em iniciativas notáveis da área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rockembach, Moisés. "A web brasileira na Covid-19: arquivamento da web e preservação digital." Liinc em Revista 17, no. 1 (June 17, 2021): e5713. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5713.

Full text
Abstract:
O artigo trata do arquivamento de páginas web referentes à COVID 19 no contexto brasileiro. Discorre sobre questões gerais da criação da web e seus objetivos iniciais, bem como do surgimento da necessidade de preservação da web. Foram analisadas iniciativas internacionais de preservação de conteúdos relativos à Covid 19, em destaque o IIPC (Consórcio Internacional de Preservação da Internet). O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso e de métodos mistos, qualitativo e quantitativo, revisão de literatura, pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa realizada coletou cerca de 16,4Gb de arquivos, até março de 2021 e pretendeu levantar a importância do arquivamento da web e da preservação de conteúdos sobre COVID 19 para acesso futuro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Lisiane Braga, Marina Rodrigues Martins, and Moisés Rockembach. "Usos do Arquivamento da Web na Comunicação Científica." Prisma.com, no. 36 (2018): 78–98. http://dx.doi.org/10.21747/16463153/36a5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vitalis, Luiza Wioppiold, Liane Dannenberg Geötzke, and Leonardo José Andriolo. "DA SIMPLES ARQUIVÍSTICA À MODERNIDADE DIGITAL." Revista de Gestão e Secretariado 2, no. 1 (October 21, 2011): 56–76. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i1.40.

Full text
Abstract:
Neste trabalho se propõe estudar a trajetória da arquivística dentro da profissão de secretariado, abordando desde as primeiras formas de arquivamento até as formas de arquivamento eletrônico. Para este estudo, os principais embasamentos teóricos utilizados foram as obras: Arquivo: teoria e prática, de Paes (2002), Secretariado: do escriba ao web writer, de Sabino e Rocha (2004), e Paula (1995), Como elaborar a tabela de temporalidade documental: racionalização de custos de armazenagem e administração de arquivos empresariais, que expõem, além das técnicas básicas de arquivamento, as novas e modernas técnicas a serviço dos arquivos. O estudo pode ser classificado como exploratório, sendo que o levantamento dos dados foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica. Dos resultados encontrados, destacou-se que um arquivo bem organizado oferece agilidade e praticidade ao profissional de secretariado - condições importantes para o suporte às tomadas de decisão - a melhoria do espaço físico de um escritório, através da destinação dos documentos gerados, também é de fundamental relevância. Com a Tabela de Temporalidade Documental posta em prática, é possível implantar o Gerenciamento Eletrônico de Documentos e melhorar constantemente o processo de arquivamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Gildenir Carolino, Danilo Formenton, and Gabriela Ayres Ferreira Terrada. "Modelo de arquivamento de páginas web para Portais de Periódicos." Revista Brasileira de Preservação Digital 3 (July 12, 2022): e022001. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v3i00.16017.

Full text
Abstract:
Introdução: O crescimento dos documentos em formato digital tem provocado diversas mudanças no cenário da pesquisa científica, e diversos sites institucionais e de pesquisa se proliferaram de forma acelerada e necessitam de tratamento. Os arquivos da Web têm um papel importante a desempenhar como infraestruturas sociais que permitem a preservação da memória. Objetivo: Preservar digitalmente, por meio da ferramenta CONIFER da empresa Rhizome, as páginas Web do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Metodologia: Uma pesquisa de cunho exploratório, com abordagem da microarchiving, tendo como enfoque o levantamento bibliográfico para a elaboração da revisão da literatura sobre a temática em discussão. Utiliza-se como ferramenta o Conifer, que promoveu o arquivamento Web do Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP. O formato trabalhado nesta metodologia é o WARC. O WARC é um formato de arquivo para conteúdo da Web que armazena conteúdo da página Web, cabeçalhos de respostas e metadados para um grupo de páginas da Web. Resultados: Preservadas atualmente duas (02) revistas do Portal de Periódicos da UNICAMP. Conclusão: Espera-se que com essa metodologia possamos ampliar a preservação e arquivamento da Web de páginas institucionais da universidade, bem como oferecer a metodologia para as demais instituições interessadas em arquivar as páginas Web de seus Portais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Marina Rodrigues, and Moisés Rockembach. "Mapeamento de públicos para iniciativas acadêmicas de arquivamento da web." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 43, no. 1 (January 2020): 71–88. http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844202014.

Full text
Abstract:
Resumo O estudo apresenta a potencial rede de públicos estratégicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visando promover iniciativas de arquivamento da web no âmbito acadêmico. Levou em conta o ambiente relacional projetado a partir dos Órgãos da Administração Superior e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade. Como referência, se observou as iniciativas implantadas e as estruturas organizacionais da Universidade de Columbia e da Universidade de Harvard. A metodologia englobou pesquisas bibliográfica, documental e de conteúdo. O entendimento sobre públicos ocorreu a partir dos enfoques da conceituação lógica, do poder e da comunicação. O estudo concluiu que os atores organizacionais exercem influência em diferentes níveis, cada um conforme suas responsabilidades. Quanto maior a quantidade de coleções arquivadas, mais complexas as redes de públicos envolvidos, de seus diferentes sujeitos dependem apoio financeiro, de infraestrutura, tecnológico, jurídico etc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Marina Rodrigues, and Moises Rockembach. "Promoção de iniciativas de arquivamento da web: um estudo a partir da rede de públicos estratégicos da UFRGS." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 8, no. 2 (July 2, 2020): 99. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i2.71333.

Full text
Abstract:
Introdução: Descreve o fenômeno conhecido por arquivamento da web e o microambiente relacional de iniciativas implantadas pela Universidade de Columbia e pela Universidade de Harvard. Como problema central questiona como se configura a potencial rede de públicos estratégicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visando a promover iniciativas de arquivamento da web no âmbito acadêmico, tendo em conta o ambiente relacional projetado a partir dos Órgãos da Administração Superior da Universidade e seu Programa de Pós-graduação em Comunicação. Método: É uma pesquisa exploratório-descritiva desenvolvida por meio de pesquisas bibliográfica, documental e análise de conteúdo. O entendimento sobre públicos ocorreu a partir dos enfoques da conceituação lógica, do poder e da comunicação. Resultados: O estudo concluiu que os atores organizacionais exercem influência em diferentes níveis dentro das estruturas institucionais, cada um conforme suas responsabilidades, e que o sistema comunicacional denota papel importante para a efetividade das iniciativas. Alguns públicos mapeados agem na criação de coleções, como também podem vir a ser potenciais usuários dos arquivos web formados. Essas coleções são concebidas por várias organizações coletoras, não apenas as entidades macropromotoras das iniciativas. Quanto maior a quantidade de coleções arquivadas, maior a rede de públicos envolvidos na promoção da tecnologia. Conclusão: O escopo de coleta das iniciativas varia conforme os interesses de cada organização coletora, apresentando coleções com diferentes classificações: institucional, regional, nacional, internacional, por fato e evento. Elas preservam tanto a história organizacional de suas entidades, como também promovem o ensino, a pesquisa e a extensão de suas comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Arquivamento da web"

1

Arquivamento da web e preservação digital. Pimenta Cultural, 2024.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Arquivamento da web"

1

Carretta, Antonio Paulo. "5PRESERVAÇÃO DIGITAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARQUIVAMENTO DE CONTEÚDO DA WEB." In Série tecnologia e organização da informação – Curadoria digital: contribuições para a ciência da informação, 85–96. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4452330056.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography