To see the other types of publications on this topic, follow the link: Análise de discursos comparativa.

Journal articles on the topic 'Análise de discursos comparativa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Análise de discursos comparativa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Grillo, Sheila Vieira de Camargo, Flávia Sílvia Machado, and Maria Inês Batista Campos. "Análise comparativa de discursos." Linha D'Água 31, no. 3 (November 20, 2018): 1–17. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i3p1-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cunha, Rodrigo Bastos. "Do científico ao jornalístico: análise comparativa de discursos sobre saúde." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 12, no. 24 (March 2008): 195–203. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832008000100015.

Full text
Abstract:
Jornalistas, cientistas e analistas do discurso concordam que há uma transformação da linguagem especializada do discurso científico para a linguagem não especializada no processo de divulgação científica para o público leigo. Consideram essa transformação como recodificação, reformulação, formulação de um novo discurso ou, no caso específico do jornalismo científico, textualização jornalística do discurso científico. Com o apoio da linha francesa da Análise do Discurso, o presente trabalho faz uma análise comparativa de dois discursos jornalísticos envolvendo questões de saúde pública, da seção de notícias da revista ComCiência, em relação aos respectivos discursos científicos que serviram de fonte para elaboração das notícias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sardá, Daniela Nienkötter. "A análise de discursos comparativa no Brasil: uma reflexão a partir da noção de categoria." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 16, no. 2 (June 2021): 153–77. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457347892.

Full text
Abstract:
RESUMO A análise de discursos comparativa surgiu na França, mais precisamente no laboratório CEDISCOR, da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, por volta dos anos 2000. Atualmente, ela vem sendo implementada no Brasil no âmbito do grupo Diálogo (CNPq/USP). O objetivo do artigo é refletir sobre as possibilidades teóricas e metodológicas implicadas na prática da análise de discursos comparativa no Brasil, de inspiração bakhtiniana. Para tanto, partimos de uma reflexão teórica sobre a noção de categoria (de análise). Investigamos, por um lado, como a noção de categoria esteve presente já na criação do CEDISCOR e da análise de discursos comparativa na França, quando buscava-se determinar “categorias comparáveis” e, por outro lado, mostramos como a criação de uma ciência por Bakhtin – a metalinguística – parte também de uma revisão da noção de categoria linguística, o que tem implicações na maneira como a análise de discursos comparativa de inspiração bakhtiniana pode ser praticada no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ponsoni, Samuel, and Júlia Lourenço Costa. "Papéis discursivos para mulher: uma análise dos casos da revista Veja e do discurso presidencial brasileiro." Revista Extraprensa 13, no. 1 (December 30, 2019): 75–95. http://dx.doi.org/10.11606/extraprensa2019.163202.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é fazer uma análise teórico-comparativa entre estereótipos de mulher contidos em dois discursos diferentes: 1) a reportagem produzida pela revista Veja acerca de Marcela Temer, em abril de 2016; 2) o pronunciamento de Michel Temer na ocasião do Dia Internacional da Mulher, em março de 2017. Buscamos compreender efeitos de sentido ideológicos que aliam e complementam esses discursos. Partimos do arcabouço teórico da análise do discurso de matriz francesa, relacionando duas noções-conceito – a de pré-construído e a articulação de discursos transversos – aos estereótipos mobilizados, a fim de refletir como os dois discursos, dados em tempos distintos, formam essa correlação discursiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nienkötter Sardà, Daniela, Yuri Andrei Batista Santos, Urbano Cavalcante Filho, and Paulo Roberto Gonçalves- Segundo. "A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem." Revista Boaciencia. Educação e Ciências Sociais 2, no. 2 (July 29, 2022): 126–46. http://dx.doi.org/10.37811/ecs.v2i2.62.

Full text
Abstract:
A análise de discursos comparativa é um domínio de estudos relativamente recente no Brasil. Integrando as ciências da linguagem, tem como objetivo comparar não somente diferentes línguas, más também diferentes culturas. Ela se inspira na análise comparativa que teve origem na França e assume um papel de extrema relevância em um horizonte contemporâneo marcado pelo multiculturalismo e pela constante dissolução das distâncias físicas que costumavam marcar fronteiras sociais, culturais e lingüísticas. [A] perspectiva adotada no campo da análise de discurso contrastiva pelos doutorandos, doutores e professores-pesquisadores vinculados ao Cediscor conduziu à formação de um eixo de pesquisa intitulado: Comparação, língua e cultura em perspectivas discursivas e, com isso, ao grupo “comparação”2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Grillo, Sheila Vieira de Camargo, and Vanessa Fonseca Barbosa. "Entrevista com Sheila Grillo: Análise de Discursos Comparativa no Brasil." Linha D'Água 35, no. 2 (August 15, 2022): 234–47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p234-247.

Full text
Abstract:
No dia 12 do mês de abril de 2022, Sheila Vieira de Camargo Grillo, professora livre-docente e pesquisadora da FFLCH/USP, recebeu-nos, gentilmente, em sua casa, para a realização desta entrevista, por meio da qual pudemos ouvir a autora a respeito de alguns pontos essenciais de uma nova abordagem de investigação científica no Brasil, a Análise de Discursos Comparativa ou Análise do Discurso Contrastiva (denominação adotada na França, país de origem da abordagem). A professora Sheila Grillo, a partir das perguntas que lhe fizemos, discorreu, dentre outros aspectos, sobre o surgimento dos princípios epistemológicos da abordagem em nosso país, citou alguns de seus importantes eventos ocorridos até o presente momento, bem como nos falou acerca da importância de trabalhos desenvolvidos entre ela e demais pesquisadores do Grupo de Pesquisa Diálogo (CNPq/USP) com professores e pesquisadores do grupo CLESTHIA – axe sens et discours, da Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Desse modo, aproveitamos o espaço para agradecer à entrevistada pelo acolhimento e pelas informações disponibilizadas. Convidamos o leitor da Linha D’Água a apreciar o resultado deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Grillo, Sheila Vieira de Camargo, and Maria Glushkova. "A divulgação científica no Brasil e na Rússia: um ensaio de análise comparativa de discursos." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 11, no. 2 (August 2016): 69–92. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457323556.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do artigo é realizar uma análise comparativa da divulgação científica no Brasil e na Rússia. Os fundamentos teórico-metodológicos dessa comparação foram construídos na confluência entre a teoria bakhtiniana e a análise comparativa de discursos, esta presente nos trabalhos dos pesquisadores do Cediscor. A partir desses fundamentos, construímos um corpus de enunciados das edições brasileira e russa da revista Scientific American e pudemos observar, por um lado, grandes semelhanças nos gêneros artigo e reportagem de divulgação científica nas duas comunidades etno-linguísticas, e, por outro, diferenças no que concerne à relação com o discurso alheio e o uso de tempos e modos verbais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Campos, Maria Inês Batista. "A concepção de polêmica velada em duas edições da obra de Bakhtin sobre Dostoiévski." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 16, no. 2 (June 2021): 90–108. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348617.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo é o resultado de uma análise comparativa entre as duas edições da obra de Mikhail Bakhtin: Problemas da obra de Dostoiévski, primeira edição, em 1929, e Problemas da poética de Dostoiévski, revista e publicada em 1963. O objetivo é estabelecer uma comparação do conceito de polêmica velada presente nesses livros, com foco nas formas de presença do discurso do outro. A metodologia é partir da análise bakhtiniana da novela Memórias do subsolo (1864), de Fiódor Dostoiévski, em especial quanto à formulação linguístico-discursiva de polêmica velada. Em que medida as alterações presentes na segunda edição contribuem para novos esclarecimentos da polêmica? Os resultados apontam a existência de mudanças e de permanências, o que permite esclarecer a importância central do conceito de polêmica para a análise do discurso alheio nos discursos literários e também nos discursos de circulação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freire, Marcius, and Rosana Soares. "História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção." Comunicação Mídia e Consumo 10, no. 28 (September 20, 2013): 71–86. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v10i28.506.

Full text
Abstract:
O artigo busca relacionar dois campos: os discursos audiovisuais (cinematográficos ou televisivos) e o discurso histórico como lugar de articulação de imaginários sociais. Buscamos, desse modo, realizar uma análise comparativa entre diferentes narrativas de caráter referencial a fim de estabelecer suas recorrências e dissonâncias no modo de evocar e construir lugares de memória a partir da representação de fatos históricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Butturi Junior, Atilio, and Nelly Andrea Guerrero Bautista. "Gays, viados e lokas: uma análise comparativa de discursos homossexuais no Brasil e na Colômbia." Arboles y Rizomas 4, no. 2 (December 5, 2022): 96–113. http://dx.doi.org/10.35588/ayr.v4i2.5748.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve, comparativamente, discursos sobre homossexualidades masculinas cis no Brasil e na Colômbia. Partimos da discussão foucaultiana acerca do dispositivo da sexualidade e sobre a produção de exceção da biopolítica, por um lado, e da genealogia de homossexualidades nos dois países, por outro. Nosso corpus é formado de duas circunscrições: as décadas de setenta e oitenta do século XX e a década de vinte do século XXI. A análise parte dos seguintes recortes: nos anos oitenta, os jornais Ventana Gay, da Colômbia, e Lampião da Esquina, do Brasil; no século XXI, os discursos on-line do Põe na Roda, no Brasil, e Juan Pablo Jaramillo, na Colômbia. Analiticamente, podemos notar: i) um deslocamento não-irrelevante das estratégias discursivas que cercam as homossexualidades mais efeminadas, passivas e vulneráveis; ii) a presença ambígua e constante de um discurso internacionalizante e igualitário gay; iii) um jogo tenso entre práticas de resistência e a normalização do good gay. Concluímos que estamos diante de um discurso polivalente e, por vezes, moralizante que tem como condições de produção a topologia governamental liberal-moral em curso no Brasil e na Colômbia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ferreira, Dina Maria Martins. "TERRITORIALIZANDO IDENTIDADES LUSÓFONAS: PERCURSOS DISCURSIVO-GRAMATICAIS." Cadernos de Linguagem e Sociedade 11, no. 2 (February 17, 2011): 11–31. http://dx.doi.org/10.26512/les.v11i2.10469.

Full text
Abstract:
Esse estudo discute a questão de identidades lusófonas, seja em seu uso brasileiro, seja em seu uso português. Os textos para análise comparativa se fazem em dois patamares: (1) expressão “nunca dantes” do discurso literário camoniano, século XVI, face a “nunca (d)antes” do discurso político do presidente Lula, século XXI; e (2) discursos literários, açoriano e brasileiro, que subsidiam a competência comunicativa de falantes lusófonos. O caminho ininterrupto da linguagem sempre traz à tona resíduos de histórias e identidades pelo pertencimento discursivo ou estranhamentos gramaticais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ribeiro, Pollyanne Bicalho, and Daniella Lopes Dias ignácio Rodrigues. "Relações dialógico-valorativas da profissão docente em charges virtuais: revisitando representações sociais." Horizontes 40, no. 1 (April 26, 2022): e022005. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1278.

Full text
Abstract:
Este artigo visa analisar modos de representar a profissão docente em charges veiculadas no ambiente virtual, a fim de refletir sobre discursos propagados na internet sobre o trabalho do professor no contexto da pandemia e que estão em pleno diálogo com discursos proferidos em outros contextos sociais. Como referencial teórico, partimos dos pressupostos da Teoria Dialógica do Discurso comungados com a Teoria das Representações Sociais. Por meio de análise comparativa de charges veiculadas na WEB no momento pandêmico de 2021, bem como no momento anterior a ele, tendo em vista o objetivo de cotejar discursos sobre a relação entre o trabalho docente e as tecnologias, percebemos a reiteração de representações que traduz a precariedade da educação, especificamente do trabalho remoto em período de quarentena, em relação aos protagonistas desse trabalho – professor e aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ribeiro, Pollyanne Bicalho, and Daniella Lopes Dias ignácio Rodrigues. "Relações dialógico-valorativas da profissão docente em charges virtuais: revisitando representações sociais." Horizontes 40, no. 1 (April 26, 2022): e022005. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1278.

Full text
Abstract:
Este artigo visa analisar modos de representar a profissão docente em charges veiculadas no ambiente virtual, a fim de refletir sobre discursos propagados na internet sobre o trabalho do professor no contexto da pandemia e que estão em pleno diálogo com discursos proferidos em outros contextos sociais. Como referencial teórico, partimos dos pressupostos da Teoria Dialógica do Discurso comungados com a Teoria das Representações Sociais. Por meio de análise comparativa de charges veiculadas na WEB no momento pandêmico de 2021, bem como no momento anterior a ele, tendo em vista o objetivo de cotejar discursos sobre a relação entre o trabalho docente e as tecnologias, percebemos a reiteração de representações que traduz a precariedade da educação, especificamente do trabalho remoto em período de quarentena, em relação aos protagonistas desse trabalho – professor e aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pita, Sara, and Rosalice Pinto. "Ethos na prática política: uma análise comparativa em contextos luso-brasileiros." Raído 11, no. 25 (July 11, 2017): 271. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v11i25.5070.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é, num primeiro momento, identificar os ethè construídos por chefes de governo portugueses e brasileiros, demonstrando o seu caráter simbiótico e, em seguida, estabelecer uma análise comparativa dos ethè políticos construídos. De forma a atingir o objetivo pretendido, são selecionados alguns discursos políticos de final de ano desses estadistas, nomeadamente os pronunciados em 2011 e 2012. A partir do levantamento de algumas marcas de responsabilidade enunciativa (Adam, 2008) e usando como suporte a tipologia sobre o ethos de Charaudeau (2013), identificar-se-ão as imagens mobilizadas pelos enunciadores nos discursos por eles produzidos, visando a estabelecer uma tipologia inicial dos ethè centrada em uma base linguística. Resultados preliminares permitem identificar dois ethè comuns (competente e agente) e indiciam que as categorias linguísticas selecionadas têm seu grau de relevância tanto para a caracterização dos ethè, quanto para o estabelecimento de uma análise contrastiva dos elementos linguísticos identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sardá, Daniela Nienkötter. "Cultura educativa na França e no Brasil: uma análise de discursos comparativa de exames nacionais." Filologia e Linguística Portuguesa 23, no. 2 (December 30, 2021): 263–82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v23i2p263-282.

Full text
Abstract:
Neste artigo, faz-se uma análise de discursos comparativa com o objetivo de explicitar quais culturas educativas estão presentes na prova de dissertação de francês no exame do baccalauréat (BAC), na França, e na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Brasil. O corpus selecionado para esta pesquisa é composto das cartilhas dos Ministérios da Educação francês e brasileiro, as quais orientam sobre a prova escrita de dissertação do BAC de francês e sobre a redação do ENEM. As categorias nocionais mobilizadas na análise são as noções de cultura educativa, gênero do discurso e destinatário presumido. Os resultados apontam para uma cultura educativa embasada na aprendizagem da escrita do gênero dissertação, na França, e na cristalização da própria prova de redação do ENEM como gênero discursivo, no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Moirand, Sophie, and Camila Fernanda Ribeiro. "Entrevista com Sophie Moirand: Análise de discursos comparativa e relações com o Brasil e a América Latina." Linha D'Água 35, no. 2 (August 15, 2022): 214–33. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p214-233.

Full text
Abstract:
Esta entrevista aconteceu em fevereiro de 2022 via videoconferência. O objetivo foi conhecer melhor o percurso acadêmico de Sophie Moirand, suas ligações com a América Latina e o desenvolvimento da Análise de Discursos Comparativa, abordagem da qual ela é uma das fundadoras. A linguista argumenta que a ótica comparativa pode ser considerada algo que se constrói metodologicamente de acordo com cada objeto de estudo, mais do que uma perspectiva cujas teorias e possibilidades já estão completamente fixadas. Com bom humor e extrema generosidade no compartilhamento de seus conhecimentos e experiências, ela transforma a entrevista em uma verdadeira conversa, em uma troca rica e interessante que começa antes mesmo de as perguntas serem feitas. Descobrimos, assim, logo no início, que seu percurso acadêmico começa na área do Francês Língua Estrangeira (FLE), que foi o responsável por seus primeiros contatos com a América Latina, além de ser o motor propulsor que levará a pesquisadora ao encontro da Análise do Discurso. Veremos, assim, o quanto seu percurso acadêmico entrelaça-se com suas jovens experiências profissionais, como o interesse precoce pelo discurso jornalístico/midiático em Argel, na Argélia. Observaremos também que a construção de um percurso acadêmico não era mais fácil no passado do que hoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Nienkötter Sardá, Daniela. "divulgação da filosofia nas revistas Philosophie Magazine e Filosofia Ciência & Vida." Cadernos de Estudos Lingüísticos 62 (December 30, 2020): e020020. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v62i0.8660380.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo apresentar os resultados da comparação de discursos de revistas de divulgação da filosofia. Mais precisamente, o corpus analisado é composto pelo gênero “artigo de capa”, da revista francesa Philosophie Magazine e da revista brasileira Filosofia Ciência & Vida, publicados entre 2006 e 2016. A metodologia empregada nas análises é a análise de discursos comparativa, e as categorias conceituais mobilizadas são as formas de transmissão do discurso alheio e, em menor medida, os dêiticos. Os resultados apontam para uma presença, na comunidade francesa, de divulgadores (no caso, de jornalistas) especializados em filosofia, ao passo que, na comunidade brasileira, ainda não se constata uma tal especialização, sendo a filosofia divulgada predominantemente por acadêmicos da área de ciências humanas. Tal especialização, na França, se deve a fatores sócio-econômicos e culturais, os quais favorecem o interesse e as condições do grande público para a aquisição de revistas de divulgação da filosofia; algo que ainda não ocorre no Brasil, onde essas revistas estão vinculadas à esfera didática, sendo distribuídas nas escolas públicas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Sardá, Daniela Nienkötter, Urbano Cavalcante Filho, Yuri Andrei Batista Santos, and Paulo Roberto Gonçalves-Segundo. "A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem." Linha D'Água 35, no. 2 (August 15, 2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p1-15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silveira, Rosa Maria Hessel. "A leitura e seus poderes: um olhar sobre dois programas nacionais de incentivo à leitura." Educar em Revista, spe2 (2010): 103–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602010000500006.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo efetuar uma análise comparativa e interpretativa de dois planos nacionais recentes de promoção e incentivo de leitura: PNL (Plano Nacional de Leitura), de Portugal, e PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), do Brasil, buscando esquadrinhar em sua letra as asserções relativas à leitura, suas propriedades benéficas e redentoras, e às formas ideais de sua promoção escolar e social. Sob o ponto de vista teórico, o trabalho utiliza o entendimento foucaultiano de discurso como uma instância de constituição de verdades, sujeita a restrições externas e internas de enunciação, assim como busca efetuar conexões com outros discursos correntes sobre leitura. Acionam-se também algumas ferramentas da Análise Crítica do Discurso, para a análise das formas com que verdades sobre a leitura e seu poder são reafirmadas em textos de grande prestígio social, ao mesmo tempo em que se apontam algumas regularidades e peculiaridades dos dois planos, num exercício que busca desnaturalizá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Salgado, Julia. "A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude." Galáxia (São Paulo) 13, no. 25 (June 2013): 193–204. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-25532013000200015.

Full text
Abstract:
Neste artigo examino alguns discursos midiáticos que promovem aquilo que chamei de cultura empreendedora. Partindo da análise comparativa de duas séries televisivas voltadas para o público jovem em temporalidades distintas, busco examinar algumas retóricas midiáticas que celebram o empreendedorismo juvenil como resposta às demandas por sucesso pessoal e como solução ao problema do desemprego estrutural. Antes, porém, faço uma contextualização do ambiente social que se construiu a partir da emergência de uma racionalidade neoliberal, procurando, com isso, compreender a relação da cultura empreendedora com lógicas sistêmicas mais amplas e dominantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Basso, Eugênia Adamy, and Claudia Lorena Fonseca. "A INTERTEXTUALIDADE DO DISCURSO RELIGIOSO NO CINDIR DO SUJEITO PERVERSO." Caderno de Letras, no. 30 (July 30, 2018): 253. http://dx.doi.org/10.15210/cdl.v0i30.13100.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os discursos em que as personagens das obras Lavoura Arcaica (1975, Brasil) e Do amor e outros demônios (1994, Colômbia) são construídas e envolvidas ao apresentarem traços de perversão dentro de um ambiente dominado por princípios religiosos e moralistas. A metodologia partiu de uma análise intertextual do discurso e do contexto que envolvem as personagens André e Ana (Lavoura Arcaica) e Cayetano e Sierva María (Do amor e outros demônios). As histórias configuram as perversões do incesto e pedofilia, respectivamente; junto a isso, a primeira obra traz um contexto religioso em que há uma família de muçulmanos, com fortes características católicas; a segunda apresenta um convento católico em que uma menina, criada e crescida na religião afro, é internada com suspeitas de possessão demoníaca. Então, para realizar as análises, procurou-se analisar, baseado em estudos sobre a perversão, os comportamentos das personagens e suas abordagens através do discurso, comparando-as nos momentos em que se viam na necessidade de satisfazer seus desejos e naqueles em que precisavam se adequar ao sistema moral que se encontravam. Concluiu-se, então, que há muitas semelhanças entre as duas obras, principalmente no que diz respeito ao sujeito perverso e seu discurso manipulador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Yuri, Vânia Lúcia Menezes Torga, and Urbano Cavalcante Filho. "Perspectivas de uma escrita de si." Linha D'Água 31, no. 3 (November 25, 2018): 191–210. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i3p191-210.

Full text
Abstract:
A circulação de textos em primeira pessoa que tematizam a escrita de si em tons (auto) biográficos é presença cada vez mais marcante na atualidade. Não somente em gêneros tradicionais da esfera literária, mas também sob outras formas que tem se proliferado cada vez mais numa sociedade altamente midiatizada. O presente artigo apresenta uma análise comparativa de discursos no gênero autobiografia considerando-o em relação à confluência de formas (auto) biográficas que compõem o horizonte contem-porâneo do espaço biográfico (ARFUCH, 2010). Nossa abordagem teórico-metodológica centra-se no diálogo entre estudos voltados para análise comparativa de discursos (GRILLO, GLUSHKOVA, 2016) e os postulados do círculo bakhtiniano. Pensando na esteira da metalinguística bakhtiniana, buscamos comparar construções discursivas produzidas em contextos linguísticos e extralinguísticos distintos. Nosso corpus é então composto por duas autobiografias de autores conceituados em seus respectivos contextos: Por parte de pai (1995) do brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós e El cuarto de atrás (1978) da espanhola Carmen Martin Gaite. Obser-vamos, dentre outros pontos, que a escrita autobiográfica pode assumir diferentes configurações dentro do espectro de características de um gênero discursivo, sinalizando sua heterogeneidade discursiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cavalcanti, Rafael Felipe Ramos de Rangel Moreira, José Erivaldo da Silva, and Isabel Lausanne Fontgalland. "Custos da água na produção de cerveja: Uma análise econômica comparativa." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 22, 2021): e51710212765. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12765.

Full text
Abstract:
O Brasil tem crescido bastante no segmento cervejeiro com as grandes fabricantes e com as cervejarias artesanais que surgem constantemente no mercado. Porém, o gasto de água em uma indústria cervejeira pode ser de 4a 10 vezes em relação ao volume de cerveja produzida. Diante da grande quantidade de água necessária na produção de cerveja o trabalho teve como objetivo verificar se o uso da água na produção de cerveja é sustentável, tomando como parâmetro o preço implantado aos utilizadores e os custos pela utilização. Dois métodos de avaliação foram adotados, a construção de uma função de produção e a avaliação da predisposição a pagar pela água na produção.Concluiu-se que ah um investimento em tecnologias pelas principais fábricas de cerveja para preservação dos recursos naturais especialmente a água e que a propensão a pagar pelo recurso é tratada a partir dos discursos dos representantes como já sendo feito a partir dos investimentos em tecnologias para maior impactar no meio ambiente e diminuição das externalidades negativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Araújo-Oliveira, Anderson, Yves Lenoir, Maria Alejandra Morales-Gomes, and Anne Catherine McConnell. "Práticas interdisciplinares no ensino primário: concepções de professores e futuros professores no Québec." Educação & Sociedade 32, no. 117 (December 2011): 1125–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302011000400013.

Full text
Abstract:
O texto apresenta, numa perspectiva comparativa, os resultados de duas pesquisas que tratam das concepções de professores e futuros professores em relação a suas práticas interdisciplinares, em contexto de aplicação de novos programas curriculares no ensino primário no Québec (Canadá). Para a realização destes estudos, contamos com a participação de 289 futuros professores (oriundos de quatro universidades francófonas do Québec) e de 81 professores da Comissão Escolar da região de Sherbrooke na Província de Québec. Por meio de uma análise estatística descritiva simples e de uma análise de conteúdo das respostas dos participantes a três questionários distintos, identificamos suas principais concepções referentes à noção de interdisciplinaridade e a sua aplicação em sala de aula. Os resultados analisados revelam uma grande proximidade entre o discurso dos professores e dos futuros professores e sugerem, quando comparados a resultados de pesquisas anteriores, uma grande estabilidade temporal destes discursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Mendonça, Lana Aquino Guedes de, and Eurípedes Fernandes de Oliveira Jr. "A compreensão da ressignificação discursiva do conceito “desce redondo” nas campanhas publicitárias da Skol." Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional 22, no. 22 (November 17, 2020): 119–36. http://dx.doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v22n22p119-136.

Full text
Abstract:
Este estudo sugere que a comunicação atua como um processo de significados socialmente compartilhados no qual o discurso publicitário é transmissor de elementos que fazem parte do espaço social do público a que se destina a mensagem, portanto o escopo deste artigo relaciona-se à estratégia de como a marca Skol tem lidado com as constantes mudanças do consumidor, fruto do contemporâneo, e rompendo assim paradigmas de discursos que refletem comportamentos históricos, sociais e culturais. Apoiamo-nos em uma análise comparativa de conteúdo das peças publicitárias, da ressignificação do conceito “redondo”, de pesquisas bibliográficas, acervo, e da análise dos três últimos anos das publicações da COMPÓS (2016, 2017 e 2018) resultando portanto na avaliação de 570 publicações cujos artigos abordaram temas como feminismo, racismo e igualdade de gênero. Como contribuição espera-se identificar o quanto a marca skol captou, compreendeu e incorporou as mudanças no comportamento do consumidor e o quanto foi incorporado nesta nova prática discursiva da marca Skol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cortés-Martínez, Carlos A., and Carol Andrea Salazar Baquero. "La Revictimización en los Discursos Periodísticos de El Tiempo y Q’hubo sobre el Feminicidio." Estudios sobre el Mensaje Periodístico 29, no. 3 (September 7, 2023): 689–99. http://dx.doi.org/10.5209/esmp.86383.

Full text
Abstract:
Este artículo cualitativo describe crítica, empírica, comparativa y longitudinalmente los discursos compartidos e independientes de los periódicos El Tiempo y Q’hubo sobre el feminicidio, desde julio del 2015, fecha de la tipificación de este delito en Colombia, hasta julio del 2022. Una combinación entre los principios del Análisis Crítico del Discurso con perspectiva Feminista y los del Análisis Crítico del Discurso enfocado en el periodismo, permitieron analizar 324 noticias sobre feminicidios en Bogotá. Los resultados señalan que no todos los discursos de revictimización hacia las mujeres estuvieron simultáneamente presentes en los periódicos seleccionados, que El Tiempo respetó a las víctimas al no minimizarlas para sentir lástima ni al referirse a ellas con adjetivos peyorativos, mientras que las representaciones de Q’hubo estuvieron marcadas constantemente por descripciones del aspecto físico de las mujeres, y que la falta de precisión en el empleo del concepto de feminicidio fue evidente en ambas publicaciones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Araújo, Girleane Santos, and Paula Regina Siega. "O indígena como lugar comum nas disputas retóricas coloniais: uma abordagem comparativa dos relatos de Staden, Thevet, Léry e Knivet." Linha D'Água 35, no. 3 (December 5, 2022): 41–59. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p41-59.

Full text
Abstract:
Este artigo toma como objetos os relatos de Hans Staden, André Thevet, Jean de Léry e Anthony Knivet sobre suas passagens, no século XVI, pelas terras do que viria a ser o Brasil. Analisando comparativamente tais textos, observamos como as diferentes realidades histórico-culturais em concorrência na Europa moldaram perspectivas ora convergentes ora conflitantes sobre um mesmo tema: o indígena, seus hábitos e costumes. Para a análise, mobilizamos as ideias de topoi ou tópicas do discurso, baseando-nos em Hansen (2013; 2021), assim como a noção de lutas de representação, teorizada por Chartier (1991; 2002), articulando-as a estudos sobre a história e mentalidade coloniais, entre outros. Concluímos que, nos discursos dos viajantes, o lugar comum do indígena é sede de argumentação em prol do grupo ao qual pertence o enunciador do discurso, que lança mão de opiniões pré-concebidas e aceitas pela sua comunidade como verdadeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moratti Frazão, Samira. "Política migratória brasileira e a construção de um perfil de migrante desejado: lugar de memória e impasses." Antíteses 10, no. 20 (December 1, 2017): 1103. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p1065.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo foi refletir sobre o lugar de memória ocupado pela política migratória do Brasil, e seus reflexos nos discursos midiáticos, bem como na história do tempo presente. Para tanto, foram contemplados estudos sobre a legislação brasileira que vigorou durante o final do século XIX, e as transformações ocorridas até os dias atuais, cujo foco central são os fluxos migratórios internacionais. Também foram selecionados trechos de reportagens sobre grupos migrantes no passado e presente, cruzando a crítica dos decretos e leis examinadas com os discursos midiáticos. Para tanto, foi realizada uma análise comparativa, a fim de verificar pontos consonantes e dissonantes na legislação do passado e o que ainda emerge no presente, seja através do instrumento legal em vigor, e/ou das narrativas midiáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Moratti Frazão, Samira. "Política migratória brasileira e a construção de um perfil de migrante desejado: lugar de memória e impasses." Antíteses 10, no. 20 (December 1, 2017): 1103. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p1103.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo foi refletir sobre o lugar de memória ocupado pela política migratória do Brasil, e seus reflexos nos discursos midiáticos, bem como na história do tempo presente. Para tanto, foram contemplados estudos sobre a legislação brasileira que vigorou durante o final do século XIX, e as transformações ocorridas até os dias atuais, cujo foco central são os fluxos migratórios internacionais. Também foram selecionados trechos de reportagens sobre grupos migrantes no passado e presente, cruzando a crítica dos decretos e leis examinadas com os discursos midiáticos. Para tanto, foi realizada uma análise comparativa, a fim de verificar pontos consonantes e dissonantes na legislação do passado e o que ainda emerge no presente, seja através do instrumento legal em vigor, e/ou das narrativas midiáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Gaspar, Maria Clara de Moraes Prata. "Entre normas socioculturais e dietéticas: o almoço para nutricionistas e mulheres leigas brasileiras, espanholas e francesas." Ciência & Saúde Coletiva 26, suppl 2 (2021): 3927–36. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.09172020.

Full text
Abstract:
Resumo Nas últimas décadas, a racionalidade científica nutricional consolidou-se, intensificando uma difusão de normas dietéticas que ditam o que e como comer para garantir uma boa saúde. Observa-se a ascensão de uma articulação entre normas dietéticas e normas socioculturais. Este estudo busca compreender esta articulação através da análise de discursos de nutricionistas e de mulheres leigas brasileiras, espanholas e francesas. Para tanto, analisou-se as normas socioculturais e dietéticas do almoço. Uma metodologia comparativa sincrônica e qualitativa, baseada em 131 entrevistas individuais semiestruturadas, foi utilizada. Os discursos das informantes foram confrontados com as mensagens nutricionais de saúde pública de cada país. As análises revelaram que cada nacionalidade possui códigos particulares que definem as modalidades de refeição, tanto do ponto de vista sociocultural como dietético. A definição de refeição “saudável” depende de fatores que vão do nutricional e fisiológico às dimensões sociais, culturais e simbólicas vinculadas a cada modelo alimentar, determinando rituais, temporalidades, usos e a classificação dos alimentos. Assim sendo, as normas que definem o que é percebido como saudável resultam também de sistemas normativos socioculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Klüger, Elisa. "A contraposição das noções de técnica e política nos discursos de uma elite burocrática." Revista de Sociologia e Política 23, no. 55 (September 2015): 75–96. http://dx.doi.org/10.1590/1678-987315235505.

Full text
Abstract:
ResumoO artigo faz uma análise comparativa da forma e do sentido da utilização e contraposição dos termos “técnica” e “política” nos discursos de dirigentes e funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDE(S), em dois momentos: de 1952 ao início dos anos 1970 e de 1994 a 2011. A comparação foi feita através do exame de um conjunto de entrevistas realizadas nos anos 1980, com funcionários e dirigentes do primeiro período, e um segundo conjunto de entrevistas, feitas entre 2012 e 2014, com diretores do segundo período. A análise dos dados permite ver que há uma transição do padrão dos discursos. Inicialmente havia uma oposição da burocracia aos políticos, que decorria da percepção de que haveria uma superioridade de uma burocracia qualificada para tomar decisões político-econômicas. No segundo período, posterior à redemocratização, o discurso expressa a tensão gerada pela necessidade simultânea de responder aos governantes titulares e de agir de modo a preservar os valores, a missão histórica do Banco e a excelência técnica contra ingerências políticas que pudessem ameaçar a instituição. Neste segundo momento não é o credenciamento dos burocratas e sim o refinamento das técnicas por eles empregadas que é mobilizado como recurso para justificar as decisões econômicas dos burocratas. As oposições encontradas foram lidas à luz das teorias críticas de Pierre Bourdieu e Herbert Marcuse, que permitem questionar o caráter meritocrático dos especialistas em Economia e a neutralidade da ciência e das técnicas por eles empregadas. O artigo contribui para o estudo das relações entre política e burocracia no Brasil através do estudo de um caso paradigmático. Ele permite verificar como a lógica da relação de oposição entre as esferas da técnica-ciência e da política se altera ao longo do tempo e busca, por meio de uma análise crítica dos dados, avaliar quais seriam os fundamentos sociais desta transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Grau-Alvarez, Jaime. "La libertad de expresión y discurso del odio." icade. Revista de la Facultad de Derecho, no. 111 (June 11, 2021): 1–33. http://dx.doi.org/10.14422/icade.i111.y2021.003.

Full text
Abstract:
El objetivo de este trabajo es ofrecer una comparativa sobre la delimitación de la libertad de expresión bajo el concepto de discurso del odio, en dos de los contextos jurídicos más importantes del mundo como son los de Estados Unidos y Europa. Es interesante entender cómo se ha configurado el discurso del odio en los dos sistemas. A simple vista, el desarrollo de la libertad y, por ende, el desarrollo de la libertad de expresión se ha configurado de manera similar en ambos órdenes, siendo uno de los derechos más protegidos y salvaguardados por la Primera Enmienda o en los derechos fundamentales de las constituciones europeas. Sin embargo, para su delimitación, el camino parece haberse bifurcado, siendo el delito de odio un agravante en Estados Unidos mientras que en Europa se recoge como un delito adicional. Se realizará un análisis de las bases de la libertad de expresión para cada ordenamiento, destacando las sentencias más relevantes que han sentado jurisprudencia y que sirven como punto de partida para el análisis comparado. Por otro lado, es necesario comparar como resuelven los Tribunales Supremos de ambos ordenamientos para casos que versan sobre asuntos similares como discursos de componente racista o discursos homófobos. Para ello, se van a contrastar las sentencias más relevantes sobre estos discursos, para ver como Estados Unidos ampara este tipo de discursos dentro de la libertad de expresión, mientras que Europa prioriza la dignidad humana. Por último, se analizará cómo se configura este tipo de discursos en España, para ver cómo el Tribunal Constitucional en ciertos casos, permitió discursos que a ojos del TEDH posiblemente vulnerasen la dignidad humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

BUTTURI JUNIOR, ATILIO, and CAMILA DE ALMEIDA LARA. "BIOPOLÍTICA, DIREITOS HUMANOS E RESISTÊNCIAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO LGBT DE FLORIANÓPOLIS-SC." Trabalhos em Linguística Aplicada 57, no. 2 (August 2018): 645–74. http://dx.doi.org/10.1590/010318138651640356851.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho tem por objetivo analisar os discursos das políticas públicas de saúde para a população LGBT de Florianópolis, Santa Catarina. Para tanto, parte das discussões sobre a governamentalização, a biopolítica e sobre a cisão entre as modalidades de subjetividade, relacionando o dispositivo crônico da aids aos enunciados materializados no I Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (PMLGBT I), publicado em 2012, e no II Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PMLGBT II), publicado em 2017. Observa-se que, entre os discursos, há importantes deslocamentos históricos em funcionamento, seja da perspectiva da positivação das sexualidades não-heteronormativas, seja segundo a ordem das resistências e da luta pelos direitos da população LGBT, que redundam em enunciados menos estigmatizantes quanto às práticas afetivas e sexuais e sua relação com os enunciados do risco e do perigo. Conclui-se, a partir das análises, que no interior de uma biopolítica menor, as políticas públicas de Florianópolis para a população LGBT têm se marcado pela problematização dos direitos humanos e pela assunção de corporalidades e subjetividades dissidentes no interior das estratégias de cidadania e de cuidado, não obstante os limites com que opera o biopoder na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Alves Lima, Sheyla Fabrícia, and Yuri Andrei Batista Santos. "O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares." Linha D'Água 35, no. 2 (August 15, 2022): 77–99. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p77-99.

Full text
Abstract:
Considerando a demanda pela universalização da educação escolar nos países da região sul-americana, este trabalho tem por objetivo discutir como as diretrizes curriculares, na Argentina e no Brasil, propõem o desenvolvimento da argumentação no componente Língua Materna. Delineamos, então, uma análise de discursos comparativa que observa como cada cultura discursiva em destaque desenvolve suas percepções quanto ao ensino de argumentação. Nosso corpus centra-se nos eixos de trabalho com linguagens nos documentos de diretrizes curriculares para o ensino médio na Argentina, Núcleos de Aprendizagen Prioritarios, e no Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Observamos que os discursos relacionados ao ensino de argumentação sugerem algumas aproximações quanto à ausência de uma base teórica para pensar o desenvolvimento desse conhecimento. Tal lacuna desdobra-se em semelhantes distanciamentos, no que tange à ausência de um ensino de argumentação concreto que ultrapasse as conformidades do desempenho em exames e avaliações externas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Alves Lima, Sheyla Fabricia, and Yuri Andrei Batista Santos. "O ensino de argumentação na Argentina e no Brasil: aproximações e distanciamentos em diretrizes curriculares." Revista Boaciencia. Educação e Ciências Sociais 2, no. 2 (November 30, 2022): 201–30. http://dx.doi.org/10.37811/ecs.v2i2.68.

Full text
Abstract:
Considerando a demanda pela universalização da educação escolar nos países da região sul-americana, este trabalho tem por objetivo discutir como as diretrizes curriculares, na Argentina e no Brasil, propõem o desenvolvimento da argumentação no componente Língua Materna. Delineamos, então, uma análise de discursos comparativa que observa como cada cultura discursiva em destaque desenvolve suas percepções quanto ao ensino de argumentação. Nosso corpus centra-se nos eixos de trabalho com linguagens nos documentos de diretrizes curriculares para o ensino médio na Argentina, Núcleos de Aprendizagen Prioritarios, e no Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Observamos que os discursos relacionados ao ensino de argumentação sugerem algumas aproximações quanto à ausência de uma base teórica para pensar o desenvolvimento desse conhecimento. Tal lacuna desdobra-se em semelhantes distanciamentos, no que tange à ausência de um ensino de argumentação concreto que ultrapasse as conformidades do desempenho em exames e avaliações externas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gonzalez Solís, Dafne. "POLITICAS CURRICULARES EN MEXICO Y BRASIL: CONTEXTO INTERNACIONAL Y LOCAL." Linguagens, Educação e Sociedade 26, no. 52 (December 27, 2022): 300–320. http://dx.doi.org/10.26694/rles.v26i52.3135.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar, através de uma análise comparativa, políticas curriculares em estados nacionais semiperiféricos, quais sejam – Brasil e México. O objetivo deste trabalho centra-se na análise discursiva dos documentos normativos que estão em vigência no contexto balizado e que se estabelecem como diretrizes em escala nacional. O foco investigativo se concentra nos currículos homogêneos e nacionais que foram produzidos em ambos os países e como estas políticas homegeneizantes violentaram aspectos diferenciais da tessitura do social uma vez que se produziram como respnsividade a demandas globais e macroeconômicas. Pretende-se com este foco atentar às questões que se configuram como exclusão e silenciamentos nas políticas curriculares, destacando a questão indígena no caso mexicano e o caso dos negros no contexto brasileiro. Como forma de desenvolver tal proposta investigativa, lançamos mão de uma pesquisa de análise documental e revisão de literatura como estratégia de problematizar discurso curriculares produzidos no tensionamento e articulação entre as esferas globais e locais. Interessa-nos neste estudo focalizar nas relações entre o currículo e os discursos sociais, políticos, culturais e interculturais, os aspectos propositivos, bem como as discussões que devem continuar a serem promovidas para pensar a relação entre educação sociedade. e a elaboração do currículo como modelos e propostas educacionais. Ao final, pontuamos o caráter violento das propostas curriculares em análise na medida em que ao se proporem como homogêneas buscam a partir de estereótipos e estratégias de colonização apagar a dimensão diferencial que constitui a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Souza, Vitor Fabrício Machado, and Lucia Helena Sasseron. "As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos." Ciência & Educação (Bauru) 18, no. 3 (2012): 593–611. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132012000300007.

Full text
Abstract:
Neste trabalho propomos uma análise comparativa entre o discurso do professor e os indicadores de Alfabetização Científica apontados no discurso dos alunos, de modo a buscar uma relação entre a ação do professor e o desenvolvimento de habilidades visadas no ensino de ciências. Investigaremos as interações discursivas em sala de aula de Física do Ensino Médio utilizando duas metodologias de análise: a primeira visa a identificar as interações do professor, suas intenções, o conteúdo do discurso, as formas de abordagem, os padrões discursivos e as intervenções. A segunda, busca identificar, no discurso dos alunos, parâmetros de organização, seriação ou classificação de informações, elaboração e teste de hipóteses, raciocínio lógico, justificativa, previsão e explicação. Verificamos, dentre outras coisas, a relação direta entre o padrão discursivo do professor e o desenvolvimento de habilidades científicas relevantes a um ensino que vise a Alfabetização Científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Fabriz, Daury Cesar, Roberto Martins de Oliveira, and Luiz Eduardo Abreu Hadad. "A crise mundial dos alimentos e a manipulação do discurso midiático: uma abordagem à luz do direito fundamental à alimentação." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, no. 7 (February 10, 2010): 131. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v0i7.81.

Full text
Abstract:
Busca-se, por meio deste artigo, indicar alguns dos fatores imbricados na formação da atual crise mundial dos alimentos e, a partir desta apresentação, postular uma análise comparativa entre os discursos proferidos na mídia nacional e estrangeira, em busca da relação entre os argumentos apresentados no campo midiático e os interesses econômicos e/ou políticos hegemônicos em cada país. Com isso, espera-se descobrir as diferentes estratégias utilizadas para persuadir os receptores das mensagens midiáticas, e, com isso, desvendar os vínculos contidos em tais posicionamentos, bem como suas contingentes conseqüências na formação da opinião pública, numa sociedade cada vez mais interlocutora com o convencimento praticado em tais reportagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Henriques, Patricia, Patricia Camacho Dias, and Luciene Burlandy. "A regulamentação da propaganda de alimentos no Brasil: convergências e conflitos de interesses." Cadernos de Saúde Pública 30, no. 6 (June 2014): 1219–28. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00183912.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou desenvolver uma análise comparativa entre o documento proposto para regulamentar a publicidade de alimentos não saudáveis e de bebidas de baixo valor nutricional, levado à consulta pública em 2006, e a Resolução aprovada em 2010. A análise se pautou em dados provenientes de documentos legais referentes à regulamentação da propaganda de alimentos, na identificação dos atores-chave e dos argumentos que fundamentaram seus discursos. Verificou-se que a Resolução aprovada se apresenta menos detalhada e rigorosa sob o ponto de vista regulatório. Foram retiradas proibições e exigências sobre o formato, o conteúdo e os temas das propagandas de alimentos, em especial as voltadas ao público infantil. Faz-se necessário fortalecer a discussão sobre o que é a esfera pública, como ela se constrói, o que são interesses públicos e quais mecanismos e processos podem contribuir para garanti-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barbosa, Mariana, Carla Machado, Raquel Matos, and Ana Barbeiro. "Discursos sociais sobre a violência de Estado: Um estudo qualitativo." Análise Psicológica 30, no. 1 / 2 (December 10, 2012): 215–30. http://dx.doi.org/10.14417/ap.549.

Full text
Abstract:
Assistimos, na actualidade, a uma crescente preocupação com o papel das políticas de acção dos governos na perpetuação de ciclos de violência. No entanto, a violência de Estado (da guerra à tortura, ou à violência policial) foi, até recentemente, um tema negligenciado pela comunidade criminológica(Aas, 2007; Young, 2007). O presente estudo visa conhecer a real extensão da tolerância e legitimação da violência de Estado por parte dos cidadãos comuns. Apesar de este texto se focar apenas nos dados portugueses, este é um projecto que está a ser conduzido em quarenta e três países de todo o mundo através do Group on International Perspectives on Governmental Aggression and Peace (GIPGAP).Com o intuito de contribuir para o conhecimento dos processos de legitimação da violência de Estado por parte de cidadãos portugueses, procedeu-se a uma análise comparativa do posicionamento de 600participantes face a diferentes tipos de violência de Estado. Partindo da identificação dos argumentos utilizados pelos participantes para legitimar ou rejeitar cada tipo de violência, procurou-se depois perceber em que medida estes posicionamentos se diferenciam em função do grau de normatividade do acto (percebido como legal ou ilegal), da sua natureza (por exemplo: agressão ou morte) e do alvo do mesmo (por exemplo: civis ou prisioneiros de guerra).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Mendes de Oliveira, Verônica. "Análise comparativa de editoriais nos jornais folha de S.Paulo e Estado de S. Paulo." Revista do GELNE 22, no. 1 (April 30, 2020): 147–60. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1id18848.

Full text
Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa analisa o discurso ideológico de editoriais publicados nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo em 2018. Pretende-se verificar de que forma cada veículo expressa sua opinião por meio dos editoriais, considerando as marcas linguísticas e as abordagens adotadas. A partir daí, espera-se relacionar esse posicionamento à linha ideológica e aos interesses mercadológicos de cada veículo. Para realizar este trabalho, tomou-se como base as teorias de gêneros discursivos de Bakhtin (2003), além de estudos acerca da análise de editoriais. O corpus utilizado foi composto por quatro editoriais publicados no mês de setembro de 2018 e a análise foi dividida em pares, de acordo com o tema abordado nos textos. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para ressaltar a importância de uma leitura crítica de exemplares desse gênero, de maneira que o leitor considere também as implicações externas relativas ao texto. PALAVRAS-CHAVE: Editorial; jornal; gênero discursivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Vieira de Camargo Grillo, Sheila. "A tradução entre o dialogismo, a cultura e a comparação." Cadernos de Tradução 43, no. 1 (March 8, 2023): 1–27. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2023.e90321.

Full text
Abstract:
A experiência de verter ao português textos científicos de Mikhail Bakhtin e do Círculo nos motivou a elaborar uma reflexão teórica sobre a atividade de traduzir por meio da articulação de três domínios teóricos: os conceitos de perspectivismo e de multinaturalismo do antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro; os conceitos de dialogismo, de distanciamento, de extralocalização, de excedente de conhecimento e de inconclusibilidade do pensador russo Mikhail Bakhtin; e o princípio da comparação da análise comparativa de discursos de Patricia von Münchow. A comparação atravessa e articula esses três domínios, que, juntos, propiciam uma compreensão do traduzir como diálogo de culturas inconclusas que apontam para mundos diversos e se transformam nesse encontro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Marques, Valéria, Cecilia Raquel Satriano, and Edneusa Lima Silva. "ANÁLISE NARRATIVA DIALÓGICA EMANCIPATÓRIA EM DIÁLOGO COM ANÁLISE NARRATIVA, DE CONTEÚDO E DE DISCURSO." Revista Valore 5 (January 7, 2020): 5–21. http://dx.doi.org/10.22408/reva5020203985-21.

Full text
Abstract:
O propósito deste artigo é apresentar a Análise Narrativa Dialógica Emancipatória em comparação à Análise Narrativa, de Conteúdo e de Discurso. A pesquisa qualitativa pode assumir diferentes desenhos metodológicos, dependendo da escolha teórica de base e o objetivo de pesquisa. Uma destas possibilidades é a Análise Narrativa. A partir da epistemologia não-ordinária, propomos seu alargamento conceitual metodológico enquanto Análise Narrativa Dialógica Emancipatória. A análise proposta tem relação estreita com a ampliação da percepção e da consciência, e a construção da realidade (interna e externa) presentes na interação pesquisador-pesquisado. Para a sistematização desta proposta teórica-metodológica, optamos iniciar pela revisão conceitual comparativa entre Análise Narrativa, Análise de Conteúdo e Análise de Discurso para chegar à Análise Narrativa Dialógica Emancipatória propriamente dita. Pretendemos, ao final, contribuir para pesquisas que valorizam a subjetividade humana, principalmente em investigações do cotidiano que focalizam a interação e valorizam pontos de rupturas, transformações e abertura ao novo com a ampliação da percepção e da consciência. Seu ponto diferencial é a aplicação do olhar fluido, no qual se inclui o próprio pesquisador. Palavras-Chave: Análise de Conteúdo. Análise de Discurso. Análise Narrativa Dialógica Emancipatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Grutzamann, Lidiane, and Flávia Schilling. "A DESINFORMAÇÃO E OS DISCURSOS AUTORITÁRIOS: A DEMOCRACIA AMEAÇADA E O DESAFIO À EDUCAÇÃO." Linguagens, Educação e Sociedade 27, no. 54 (June 2, 2023): 170–98. http://dx.doi.org/10.26694/rles.v27i54.3878.

Full text
Abstract:
O texto propõe uma reflexão sobre a desinformação enquanto pressuposto de veiculação de discursos autoritários com alto poder de sedução das novas gerações hiper conectadas. Hannah Arendt (2016a, 2016b,1989) analisou a comunicação política no nazismo e verificou a presença de mentiras, entre outras estratégias de manipulação em prol de um projeto autoritário. O exercício demonstrou que a análise das técnicas de comunicação política mostra-se eficiente na identificação e prevenção a ascensão de novos autocratas. No discurso “Aspectos do novo radicalismo de direita”, proferido aos estudantes da Universidade de Viena, Adorno (2020) apresenta a propaganda como um mecanismo eficaz de transformação de mentiras em verdades, explica seu funcionamento e os principais truques de manipulação amplamente utilizados pelos movimentos extremistas antidemocráticos. É de extrema importância a divulgação destes indicadores diante do início da digitalização da política, conforme nos atualiza a antropóloga Cesarino (2019, 2020 e 2021). A mesma nebulosidade que impede a diferenciação da verdade e da mentira nos novos espaços de comunicação política disfarça o discurso com potencial autoritário e se configura como risco à democracia e um grande desafio à educação das novas gerações. No sentido de contribuir com a reflexão, criamos uma tabela comparativa das principais técnicas de manipulação discursiva presentes no extremismo da década de 30 e a evolução destas estratégias em tempos de cibernética. Este recurso pretende servir de subsídio informativo para criação de estratégias didáticas para prevenção de novos extremismos e fortalecimento dos processos democráticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ramos González del Rivero, Pablo. "Gente non sancta de Madrid." SIGLO DIECINUEVE (Literatura hispánica), no. 20 (April 9, 2014): 73–111. http://dx.doi.org/10.37677/sigloxix.vi20.85.

Full text
Abstract:
El artículo ofrece un retrato del mundo de la marginalidad y el hampa en el Madrid del siglo XIX a través de la literatura popular de la época. Se establece una comparativa entre el discurso que contiene este tipo de narrativa y la abundante literatura científica que se generó entonces con el fin de construir una ciencia criminológica, la cual se fundará sobre los presupuestos de las teorías degenerativas y evolucionistas. El análisis de buena parte de la narrativa popular dedicada a retratar los barrios pobres, sus lugares de ocio o las cárceles, muestran que en general se mantuvieron al margen de estos discursos y preferentemente vincularon el auge de la criminalidad con el aumento de la pobreza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Zermiani, Thabata Cristy, Rosane Souza Freitas, Rafael Gomes Ditterich, and Rubia Carla Formighieri Giordani. "Discurso do Sujeito Coletivo e Análise de Conteúdo na abordagem qualitativa em Saúde." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 31, 2021): e57310112098. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12098.

Full text
Abstract:
A abordagem qualitativa possui relação com a subjetividade, incluindo a perspectiva dos sujeitos implicados por meio do contato direto e pessoal entre o pesquisador e os agentes sociais. Algumas pesquisas qualitativas se caracterizam por análises de informações que não podem ser mensuradas, mas que visam o entendimento da linguagem e seus significados em suas formas e contextos de expressão. Neste artigo dirigido a pesquisadores iniciantes na abordagem qualitativa, objetivou-se apresentar o Discurso do Sujeito Coletivo e a Análise de Conteúdo de forma articulada à utilização da entrevista como opções para o desenvolvimento de pesquisas desta natureza. A partir de uma análise teórica e comparativa, verificou-se que existem métodos que se aproximam da possibilidade de responder as intenções da pesquisa, porém não existe um modelo universal aplicável para todos os casos e suficiente em si mesmo. O fundamental é que os pesquisadores se apropriem dos métodos e técnicas existentes, e realizem uma escolha consciente do caminho em que a análise será conduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Souza, Ana Augusta Almeida de, José Vitor Palhares, Thiago Lima Bahia Santos, and Marina Estela Almeida Rosa. "Empresa inclusiva? Uma análise comparativa entre os discursos de trabalhadores com deficiência e os de gestores de uma empresa cooperativa." Gestão & Planejamento 20 (July 19, 2019): 218–38. http://dx.doi.org/10.21714/2178-8030gep.v20.5688.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

GLUSHKOVA, Maria. "UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO DISCURSO CIENTÍFICO-POLÍTICO-EMPRESARIAL NO BRASIL E NA RÚSSIA." Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 62, no. 3 (December 2018): 447–68. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1811-1.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo desse artigo é descrever e analisar um tipo de discurso relativamente jovem: o discurso científico-político-empresarial, assim como mostrar exemplos dele em dois países, Brasil e Rússia. O artigo aborda o fenômeno do diálogo do discurso científico, na sociedade contemporânea, com outras esferas da atividade humana – a da política e a dos negócios, analisando assuntos pautados em dois fóruns de desenvolvimento econômico (em São Paulo e São Petersburgo). A pesquisa apoia-se nas ideias bakhtinianas sobre o diálogo e na análise discursiva e comparativa realizada pelo grupo CLESTHIA axe sens et discours da Université Sorbonne Nouvelle, em Paris. Um dos conceitos desenvolvidos por este grupo é o tertium comparationis (ou elemento de comparação), que é usado na análise deste trabalho. Os resultados apontam para a apropriação, por parte do discurso dos negócios, da autoridade conferida à ciência para validar práticas empresariais e, também, para a semelhança ideológica, fruto das relações produtivas globalizadas, que se estabeleceram nos dois países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Freitas, Andréa Moniky Morais de, José Rodrigues de Mesquita Neto, and José Roberto Alves Barbosa. "Uma análise comparativa de propagandas publicitárias do ensino de inglês e espanhol em franquias de idiomas no Brasil." Diálogo das Letras 6, no. 1 (July 14, 2017): 405–18. http://dx.doi.org/10.22297/dl.v6i1.2384.

Full text
Abstract:
A língua espanhola é um dos idiomas mais estudados no mundo; no Brasil, ganhou destaque com a assinatura do tratado intitulado MERCOSUL e a lei nº 11.161, além disso, é o segundo idioma estrangeiro mais estudado em território nacional. As propagandas publicitárias de franquias de idiomas no Brasil, majoritariamente enfatizam a eficiência do ensino do inglês, muito embora ofereçam cursos de espanhol igualmente. Com isso, este artigo objetiva comparar os produtos, língua espanhola e inglesa, em franquias de cursos livres brasileiras, por meio da análise de imagens de propagandas publicitárias. A pesquisa foi realizada com base nos conceitos de mercado linguístico, habitus e campo propostos por Bourdieu (1983), e no que se refere à análise das imagens, foram atribuídos os conceitos da Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006). A escolha das imagens foi feita de modo diversificado, nos últimos dois anos, tendo em vista escolas de idiomas distintas e que oferecem cursos de variadas línguas. Após a análise, verificamos que o ensino da língua espanhola, em comparação ao de inglês, relacionados nas imagens de campanhas publicitárias das franquias selecionadas, acentuam relações de poder simbólico e capitais culturais e linguísticos intrínsecos que se reproduzem nos discursos ideológicos na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Menezes Neto, Nelson De Aguiar. "Do 'agón' poético ao 'agón' platônico." O que nos faz pensar 27, no. 43 (December 24, 2018): 303. http://dx.doi.org/10.32334/oqnfp.2018n43a609.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo de mostrar em que sentido o texto platônico está vinculado a uma espécie de evolução das formas agonísticas do drama grego, assumindo a forma particular de um agón dramático. Conhecendo as técnicas do agón no gênero dramático, Platão teria reformulado suas convenções, de acordo com as finalidades a que se propunha. Trata-se, portanto, de uma investigação sobre a apropriação platônica de uma estrutura estilística pertencente a uma tradição de discursos em que o universo agonal é expresso na forma dialogada. Para desenvolver as possíveis relações de continuidade e descontinuidade entre o agòn lógon da tragédia e a estrutura dialogada dos diálogos platônicos, propomos uma análise comparativa com base em uma cena escolhida de As Fenícias de Eurípides (v. 446-635).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography