Journal articles on the topic 'Ambienti 360°'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ambienti 360°.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ambienti 360°.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Di Tore, Stefano, Aldo Caldarelli, Michele Domenico Todino, Lucia Campitiello, Veronica Beatini, and Simone Aparecida Capellini. "Colmare il divario tra Scuola e Storia: il Progetto Scan Italy." EDUCATION SCIENCES AND SOCIETY, no. 2 (December 2022): 313–25. http://dx.doi.org/10.3280/ess2-2022oa14720.

Full text
Abstract:
Questo contributo si prefigge da un lato, di dare uno spaccato del dilagante utilizzo di Extended Reality con particolare attenzione verso quella immersiva (Virtual Reality), mostrandone il crescente mercato dei dispositivi utilizzabili; dall'altro propone un sistema che è già in essere sotto il nome di Progetto "ScanItaly", volto alla digitalizzazione di reperti museali collezionati in database pubblici, per il loro utilizzo a 360 gradi nella Extended Reality sotto la licenza totalmente gratuita delle Creative Commons, al fine di permettere la creazione di ambienti immersivi, di musei viertuali o semplicemente agevolarne il download delle singole scansioni per scopi didattici. Le prospettive di ricerca che un tale sistema suggerisce spaziano dal ripensamento della didattica museale per le scuole di ogni ordine e grado alla realizzazione di ambienti virtuali inclusivi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carmo, Aline Borges do. "A Dimensão Política do Atual Processo de Agilização do Licenciamento Ambiental no Brasil." Revista Gestão & Políticas Públicas 3, no. 2 (December 26, 2013): 284–306. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3i2p284-306.

Full text
Abstract:
Buscou-se fazer uma análise do atual processo de agilização do licenciamento ambiental no Brasil, que, embora travestido de roupagens técnico-científicas, apresenta motivações políticas, uma vez que grupos de interesse com poder de negociação têm agido no sentido de pressionar os órgãos ambientais para a rápida aprovação de pedidos de concessão de licenças ambientais. O resultado são estratégias, mais e menos visíveis através de evidências empíricas, tais quais a flexibilização de normas existentes e criação de novas normas a fim de facilitar a obtenção de licenças ambientais, bem como o aumento de tensões interinstitucionais e intrainstitucionais nos órgãos ambientais. O entendimento do momento atual, de relativo esmorecimento do movimento ambientalista e de crise global pode ajudar a compreender as reais motivações por trás destas mudanças. Entende-se que qualquer política pública ambiental que esbarre no desenvolvimento econômico enfrentará o mesmo problema, de forma que discussões sobre a questão ambiental deveriam transcender o ambiente acadêmico, demandando participação política ativa de todos os setores da sociedade, na busca da chamada justiça ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wildhagen, Raquel Oliveira, Daniele Cardoso do Nascimento, and Armindo dos Santos de Sousa Teodósio. "INTENÇÕES E TENSÕES DA GOVERNANÇA AMBIENTAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR EM CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, no. 2 (November 16, 2016): 337. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016337-360.

Full text
Abstract:
O artigo de natureza teórica discute a governança ambiental e o papel da sociedade civil no desenvolvimento sustentável dos territórios. Foi feita uma revisão da literatura sobre democracia participativa, participação popular, políticas publicas locais e governança ambiental. Na primeira sessão, é discute-se o ambiente sócio-político brasileiro e as políticas publicas, em seguida aborda-se a governança ambiental para pensar o desenvolvimento sustentável a partir dos territórios e, em um terceiro momento, propõe-se uma reflexão sobre as estruturas políticas dos conselhos, a fim de incorporar a sociedade civil na tomada de decisão. A discussão indica que para se promover o desenvolvimento sustentável dos territórios é essencial avançar nos processos participativos. Só assim pode-se alcançar um desenvolvimento que tenha um caráter endógeno. Uma governança ambiental local pautada em uma participação popular mais consistente em conselhos municipais precisa superar algumas contradições presentes na trajetória da democracia participativa brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues Machado de Araujo, Alessandra, and Elisete Dahmer Pfitscher. "GOVERNANÇA AMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS QUE PUBLICARAM O RELATO INTEGRADO EM 2013." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 1 (May 10, 2017): 339. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017339-360.

Full text
Abstract:
O termo governança ambiental caracteriza a implementação de políticas ambientais e de desenvolvimento. Sendo assim, este artigo objetiva investigar a governança ambiental nas empresas brasileiras prestadoras de serviços que publicaram o Relato Integrado em 2013. Para tanto, os relatórios foram analisados de acordo com os critérios elaborados e posteriormente classificados, tendo como base o Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA) – Geração II. Foram identificados 7 empresas prestadoras de serviços que fazem parte do projeto piloto do Relato Integrado, entretanto a amostra compõem-se de 5 companhias que publicaram seu relatório em 2013 nos padrões propostos pelo International Integrated Reporting Council (IIRC). A empresa que apresentou o maior índice de governança ambiental de acordo com o que foi evidenciado no Relato Integrado foi o BNDES, com 43,33%, obtendo classificação de “Regular”; seguida pela CPFL Energia e Itaú Unibanco, com 38,33% e 30%, respectivamente, sendo consideradas como “Fraca”; já a CCR e AES Brasil, foram de 18,33% e 16,67%, respectivamente, classificando-se como “Péssima”. Com base nos achados desse estudo, conclui-se que a inserção da governança ambiental nas empresas varia de setor e porte da companhia, mostrando-se ainda pouco significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Garcia, Júlio César, and Abili Lázaro Castro De Lima. "O RETROCESSO NORMATIVO AMBIENTAL NO BRASIL: ANÁLISE DOS REFLEXOS JURÍDICOS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E DO NEOLIBERALISMO." Revista Direitos Humanos e Democracia 2, no. 4 (January 19, 2014): 271. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2014.4.271-300.

Full text
Abstract:
<p class="imported-imported-Normal">Após décadas de avanço e sistematização, o Direito Ambiental começa a sofrer movimentos de alteração normativa em todo o mundo que podem configurar retrocessos nos padrões de proteção ambiental. Uma das principais causas identificadas é a combinação da globalização econômica com o neoliberalismo, que produzem reflexos sobre o direito, um fenômeno de internacionalização dos centros de produção e controle das normas jurídicas. Este sistema influencia e determina a tomada de decisões no âmbito interno brasileiro, superando a tradicional concepção do poder centrado no Estado. O objetivo deste artigo é analisar o papel que a globalização econômica e o neoliberalismo provocam no direito, especialmente quanto as suas consequências para a configuração de retrocessos normativos ambientais no direito brasileiro, tomando como exemplo o recente caso da aprovação do novo Código Florestal brasileiro. Com base no método dedutivo e por meio da revisão bibliográfica, a partir de uma delimitação conceitual do retrocesso ambiental, é realizada uma análise crítica sobre as principais características associadas à globalização direito e o neoliberalismo, e o seu real potencial de diminuir ou prejudicar o status da proteção jurídica do meio ambiente no Brasil.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Feitosa, Anny Kariny, Luciana Turatti, Fernanda Pinheiro Brod, Júlia Elisabete Barden, and Odorico Konrad. "CONFLITO SOCIOAMBIENTAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO EM IGUATU, CEARÁ, BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 1 (February 19, 2018): 345. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018345-362.

Full text
Abstract:
A complexidade referente ao manejo dos resíduos sólidos urbanos tem se tornado um tema recorrente nos debates acadêmicos, políticos e da sociedade de um modo geral. Neste sentido, este artigo discute o conflito socioambiental proveniente da instalação de um lixão no município de Iguatu, no Estado do Ceará, em janeiro de 2017, e a mobilização da comunidade local na denúncia dos riscos ambientais provenientes dessa instalação. O método para desenvolvimento deste estudo constituiu-se de pesquisa bibliográfica, análise documental e realização de uma entrevista com o representante do Grupo Faça Parte, uma organização civil, que atua no referido município em defesa ao meio ambiente. Constata-se, para além da movimentação promovida por esses sujeitos na dimensão ambiental do conflito, a necessidade de mudança de hábitos cotidianos e políticos, públicos e privados, para que se possa garantir uma convivência benéfica entre sociedade e natureza, pautada pela ótica da produção e do consumo ambientalmente sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

FELICIO, JOÃO CARLOS, CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA CAMARGO, ROGERIO GERMANI, JOSÉ GUILHERME DE FREITAS, and ANTONIO WILSON PENTEADO FERREIRA-FILHO. "Rendimento de grãos e qualidade tecnológica de genótipos de trigo em três zonas tritícolas do Estado de São Paulo no biênio 1994-95." Bragantia 59, no. 1 (2000): 59–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052000000100010.

Full text
Abstract:
Foram avaliados o rendimento de grãos, a estabilidade e adaptabilidade ambiental, a tolerância ao alumínio tóxico e a qualidade tecnológica da farinha de vinte genótipos de trigo em três regiões tritícolas do Estado de São Paulo (Zonas A e B, sequeiro; Zona H, com irrigação por aspersão), no biênio 1994-95. Os resultados mostraram que: (a) os genótipos tiveram comportamento regional diferenciado quanto ao rendimento de grãos; (b) os genótipos IAC 289, IAC 340 e BR 18 mostraram-se, em média os mais produtivos, não diferindo do 'IAC 304', 'OCEPAR 14', 'IAC 350', 'Panda', 'IAC 60' e 'IAC 348'; (c) os genótipos apresentaram, em geral, boa estabilidade produtiva nas diferentes condições ambientais; (d) os genótipos IAC 289, IAC 340 e IAC 304 foram responsivos à melhoria ambiental e 'IAC 227', adaptado a ambientes desfavoráveis; (e) os genótipos IAC 24, IAC 120, IAC 227, OCEPAR 14, IAC 348, Panda, BR 18, IAC 319, IAC 346, IAPAR 60, IAC 332 e IAC 347 foram tolerantes à toxicidade de Al3+; (f) a farinha dos diferentes genótipos apresentou baixa atividade amilásica; (g) os genótipos IAC 340, IAC 227, IAC 319 e IAC 60 propiciaram farinha com baixos valores de W (energia de deformação da massa) e baixa estabilidade, características próprias de farinha de glúten fraco. Os demais genótipos revelaram característica de glúten forte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vilaça, Natalia Machado, and Alexandre Ferreira Lopes. "A implantação do Porto do Açu: um estudo de caso sobre os conflitos ambientais do 5° Distrito de São João da Barra/RJ a partir das falas dos atingidos." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 12, no. 2 (December 31, 2018): 335–60. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v12n22018p335-360.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas grandes projetos de infraestrutura foram retomados no Brasil, com o objetivo de atingir o crescimento econômico. O argumento principal para legitimar esses empreendimentos era a grande oferta de emprego e geração de renda para a população. No entanto, os empreendimentos não corresponderam à expectativa, e a realidade é uma baixa oferta de emprego, intensa degradação ambiental e acirramento de conflitos ambientais. Este trabalho analisa o Complexo Logístico, Industrial e Portuário do Açu (CLIPA), um grande projeto de desenvolvimento pensado inicialmente pelo empresário Eike Batista, localizado no município de São João da Barra, região norte do estado do Rio de Janeiro, e que foi totalmente aceito pelas instituições públicas e privadas e também pelas diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal). A implantação desse empreendimento gerou conflitos ambientais de diversas naturezas. Nesse sentido, esta pesquisa analisou que os conflitos ambientais surgidos a partir da implementação/atuação do CLIPA, estão relacionados a desapropriação de terras de pequenos agricultores, impedimento de pescadores artesanais em exercer sua atividade econômica em áreas próximas ao Porto do Açu e a criação de Unidades de Conservação. Este estudo também pretendeu dar visibilidade à questão ambiental e social que atinge especificamente aqueles que têm menos condições de se fazer ouvir nos espaços públicos de discussão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Shaddock, David, Alexey Vert, Tan Zhang, Rui Zhang, and R. Wayne Johnson. "Reliability Assessment of Passives for 300°C and 350°C." Additional Conferences (Device Packaging, HiTEC, HiTEN, and CICMT) 2011, HITEN (January 1, 2011): 000001–6. http://dx.doi.org/10.4071/hiten-paper1-dshaddock.

Full text
Abstract:
Highly accelerated life testing (HALT) is used to quickly assess the reliability of passive components for geothermal applications operating at 300°C ambient temperatures. The HALT methodology uses combined stresses to accelerate the failure of capacitors and resistors. This paper describes the test methodology and results on capacitors and resistors at 300°C and 350°C. Life models for the components are presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Caliman, Fabiano Ricardo B., Derly José H. da Silva, Paulo Cezar R. Fontes, Paulo César Stringheta, Gisele R. Moreira, and Antônio Américo Cardoso. "Avaliação de genótipos de tomateiro cultivados em ambiente protegido e em campo nas condições edafoclimáticas de Viçosa." Horticultura Brasileira 23, no. 2 (June 2005): 255–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362005000200018.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a influência da temperatura, umidade relativa do ar, luminosidade e seus efeitos na produtividade do tomateiro cultivado em ambiente protegido e no campo. Foram conduzidos dois experimentos em diferentes ambientes de janeiro a maio de 2002. A cultivar Santa Clara, o híbrido Carmen e o acesso BGH-320 do Banco de Germoplasma de Hortaliças da UFV, foram utilizados em ambos os experimentos. O experimento em ambiente protegido foi conduzido em estufa tipo capela e o do campo sob condições naturais. No ambiente protegido foram registradas maiores umidade relativa do ar e temperatura e menor luminosidade em relação ao cultivo no campo. Observou-se, de uma maneira geral, maior produtividade das cultivares quando as mesmas foram conduzidas sob cultivo protegido, com exceção do acesso BGH-320 cujas médias da produção comercial nos dois ambientes foram bastante similares. Com relação aos genótipos, o híbrido Carmen superou os demais no ambiente protegido. O acesso BGH-320 que no ambiente protegido foi inferior aos outros dois genótipos, no campo apresentou produção total superior à da cultivar Santa Clara e semelhante a do genótipo Carmen. No cultivo no campo, a produção comercial não diferiu entre os três genótipos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pereira de Abreu, Nádia Rafaela, and Antonio Fábio Sabbá Guimarães Vieira. "Classificação de Unidades Ambientais na Paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Sanabani (BHS), em Silves-Amazonas." Ateliê Geográfico 14, no. 3 (December 20, 2020): 192–217. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v14i3.51495.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa buscou definir unidades ambientais na bacia do rio Sanabani, em Silves Amazonas, tendo o solo como elemento homogeneizador da unidade. Os procedimentos metodológicos utilizados passaram por três fases: 1) gabinete - que consistiu no levantamento teórico e sistematização dos dados obtidos; 2) campo - para obtenção de amostras de solo e quantificação da vegetação e; 3) laboratório - análise química e física das amostras coletadas. Ao final dos procedimentos metodológicos elaboraram-se cartas-imagens espacializando as unidades ambientais e nivelando-as quanto aos graus de sustentabilidade (ambiente sustentável, ambiente médio e ambiente insustentável). A bacia hidrografia Sanabani encontra-se "cortada" pelas rodovias AM-330 e AM-363. No entorno dessas, verifica-se solo desprotegido, movimentos de massa e 22 voçorocas. No geral, identificaram-se dois tipos de solo, o Latossolo Amarelo e o Espodossolo. A bacia hidrográfica Sanabani encontra-se em três níveis de sustentabilidade, que são: ambiente sustentável, ambiente médio e ambiente insustentável. Palavras-chave: Unidades Ambientais – Amazônia – Sanabani – Sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

HOLANDA, ALAN CAUÊ DE, FRANCISCO TADEU DANTAS LIMA, BRENO MOURA SILVA, RAMON GUANAES DOURADO, and ALLYSON ROCHA ALVES. "ESTRUTURA DA VEGETAÇÃO EM REMANESCENTES DE CAATINGA COM DIFERENTES HISTÓRICOS DE PERTURBAÇÃO EM CAJAZEIRINHAS (PB)." Revista Caatinga 28, no. 4 (December 2015): 142–50. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252015v28n416rc.

Full text
Abstract:
RESUMO: A Caatinga é um dos biomas menos conhecidos em termos de estrutura e composição florística, aspecto preocupante, pois sofre um intenso processo de antropização. Partindo desse princípio, foi realizado um levantamento fitossociológico da vegetação adulta e regeneração natural em áreas com diferentes históricos de perturbação. Para amostragem do componente arbustivo/arbóreo adulto e regeneração natural instalou-se, de forma sistemática, 18 unidades amostrais em cada área (Ambiente I e Ambiente II), com dimensões de 10 x 25 m e 10 x 5 m, respectivamente. Foram inventariados os indivíduos adultos com CAP ≥ 6,0 cm, e para regeneração natural mensurados os indivíduos com altura superior a 0,5 m e CNB < 6,0 cm. No ambiente II foram amostrados 1155 indivíduos, pertencentes a 6 famílias e 12 espécies, e no ambiente I amostrados 286 indivíduos, pertencentes a 3 famílias e 6 espécies. O índice de diversidade foi de 1,5 e 0,23 nats.individuo-1 para o ambiente II e ambiente I, respectivamente. Foram amostrados 636 indivíduos na regeneração natural, sendo 360 no ambiente I e 276 no ambiente II. O índice de diversidade da regeneração natural para os ambientes I e II foram de 1,21 e 0,8 nats.ind-1, respectivamente. Concluiu-se que as ações antrópicas foram capazes de mudar de maneira significativa a estrutura da vegetação e diversidade de espécies nos dois ambientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Francine Cristina, Thaissia Gumiero Lopes, Robson Caires Viana, and Luciano Pereira Rosa. "ELABORAÇÃO DE MATERIAL VIRTUAL INFORMATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PARA LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 9, no. 17 (December 27, 2013): 142–57. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia922888.

Full text
Abstract:
O risco ambiental decorrente da geração de resíduos sólidos tem aumentado com o progresso tecnológico e com o aumento populacional, tornando-se necessário o estabelecimento de padrões aceitáveis para as questões ambientais. Para preservar a saúde e o meio ambiente, a política de gerenciamento de resíduos tornou-se uma tendência. Este quadro impulsionou a publicação pela ANVISA da RDC nº 306/04. Baseado no diagnóstico situacional proveniente de Laboratórios de Análises Clínicas das regiões Sul e Sudoeste da Bahia realizado em forma de questionário, observou-se os pontos de maior relevância quanto às dificuldades dos laboratórios em estarem adequados ao que se prescreve na RDC nº 306/04 (ANVISA) e CONAMA 358. Diante da observação de muitas situações de inconformidade e considerando o potencial da internet na disseminação de informações, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um website informativo para auxiliar a correta construção do plano de gerenciamento de resíduos de Laboratórios de Análises Clínicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Arraes de Araujo, Naíla, Oriana Trindade de Almeida, Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro, and José Luis Cividanes Hernández. "Os mitos do Lago Formoso em Penalva, baixada maranhense: uma estratégia de conservação que desaparece." Revista Pós Ciências Sociais 12, no. 24 (July 17, 2015): 277. http://dx.doi.org/10.18764/2236-9473.v12n24p277-300.

Full text
Abstract:
Na região da Baixada Maranhense, na Amazônia Legal Brasileira, mais particularmente no município de Penalva, os Aterrados são parte importante da paisagem, constituindo ambientes peculiares desta região. Esta pesquisa teve como objetivo principal levantar e analisar a cultura local relacionada às crenças em entidades encantadas que protegem os Aterrados, e as consequências da perda ou manutenção dessa cultura em relação à conservação desses ambientes. A conclusão é de que a conservação dos Aterrados é fundamental para o sustento continuado das populações locais que mantêm suas atividades produtivas e de subsistência com produtos extraídos desses ambientes. A integração das comunidades às dinâmicas econômicas atuais é um dos fatores que contribuem para a degradação do meio ambiente e perda cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Machado, V. M., J. B. Santos, I. M. Pereira, R. O. Lara, C. M. Cabral, and C. S. Amaral. "Avaliação do banco de sementes de uma área em processo de recuperação em cerrado campestre." Planta Daninha 31, no. 2 (June 2013): 303–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582013000200007.

Full text
Abstract:
Os estudos que tratam da interferência de plantas daninhas em agroecossistemas têm produzido resultados de pesquisa abundantes para campos de produção de grãos e pastagens; contudo, poucos trabalhos relatam o efeito da presença desse grupo de plantas em áreas degradadas isoladas para recuperação. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do banco de sementes no solo no processo de restauração ambiental de uma área representativa de cerrado campestre pela presença de plantas daninhas gramíneas. Para avaliação do banco de sementes, foram selecionados três ambientes: dois degradados e um ambiente-referência (conservado) de cerrado campestre. O procedimento de coleta das amostras de solo ocorreu em duas estações (seca e chuvosa), e as amostras foram avaliadas em 300 dias. Foram verificadas, durante a avaliação, apenas seis espécies nativas, e somente duas com hábito de vida arbóreo. A maior parte das sementes germinadas para os ambientes degradados, em ambas as coletas, foram identificadas como invasoras na área de estudo. Nesse sentido, o banco de sementes do solo local não é suficiente para que haja recuperação por meio da sucessão ecológica dessas áreas, sendo recomendado o uso de técnicas visando acelerar a restauração desses ambientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Martins Soares, Vânia Darlene, and Magali Da Silva Rodrigues. "Plano de gestão de resíduos sólidos em um salão de beleza." ScientiaTec 3, no. 2 (January 3, 2017): 3–24. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1484.

Full text
Abstract:
Os salões de beleza oferecem diversos serviços dirigidos ao embelezamento de mãos, pés, sobrancelhas, maquiagem, cabelos, podendo agregar serviços de estética facial e corporal para atingir nichos diferentes de mercado. Dessa forma, esses estabelecimentos, por suas características, geram uma grande quantidade de resíduos sólidos. O presente trabalho teve por objetivo diagnosticar a geração de resíduos sólidos produzidos em um salão de beleza na cidade de Porto Alegre-RS, bem como desenvolver um sistema de gestão desses resíduos. O trabalho contou com as seguintes etapas: diagnóstico dos resíduos gerados no estabelecimento, segregação, identificação e classificação, segundo a Norma da ANVISA nº 306/2004 e Resolução Conama nº 358/2005, transporte interno e externo, destinação final, implantação do plano de gestão de resíduos e educação ambiental. Conclui-se que tanto os profissionais da área como o Sindicato do segmento desconhecem os perigos da contaminação e do impacto ambiental gerado pelos resíduos produzidos por essa atividade. A falta de conhecimento das normas ambientais por parte dos profissionais da área faz com que a segregação seja equivocada, causando grande prejuízo ao meio ambiente e ao próprio empresário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Fregolente Faracco Mazziero, Frederico, Matheus Moya Fiorelli, Dalva Maria de Castro Vitti, and José Carlos Toledo Veniziani Júnior. "MAPEAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO EM AMBIENTE WEB DAS OCORRÊNCIAS DE QUEIMADAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE JAÚ-SP." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 2 (June 28, 2019): 344. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019344-360.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo mapear e disponibilizar em ambiente WEB (Internet) os dados sobre queimadas urbanas no município de Jaú-SP, utilizando como referência as ocorrências registradas em 2012 e 2013 pelo Corpo de Bombeiros de Jaú. Foram utilizadas as ferramentas Google Earth Pro e Google Fusion Tables para inserção e disponibilização dos dados por mapas de pontos e mapas de densidade Kernel, viabilizando a análise das áreas mais atingidas pelo fenômeno na cidade. As queimadas na área urbana são motivo de enorme preocupação, pois a ocorrência destas é intensa e frequente, principalmente durante a estação seca. Os resultados demonstraram que o mapeamento deste fenômeno, utilizando o ambiente WEB pode auxiliar na gestão da fiscalização e subsidiar ações que visem a intervenção do poder público, com foco nas regiões mais afetadas, otimizando os recursos investidos, reduzindo os impactos na saúde humana e os prejuízos econômicos decorrentes destas práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Arruda, Gilmar. "Rios, barragens, matas ciliares e o mito da restauração da natureza prístina." História Unicap 7, no. 14 (December 18, 2020): 345. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2020.v7n14.p345-361.

Full text
Abstract:
Analisa-se neste artigo a permanência de concepções como a de “mata ciliar” na legislação ambiental, nas medidas mitigadoras dos impactos ambientais, nas concepções de movimentos ambientalistas e, também, em pressupostos de pesquisas científicas relacionadas a lagos artificias. Essa noção só seria passível de ser aplicada à realidade ambiental pretérita. A represa de Capivara, no rio Paranapanema (PR/SP) e o seu reservatório de aproximadamente 560 km² são utilizados para a demonstração das transformações ambientais que uma barragem provoca na dinâmica natural de um rio. São alterados os tempos biológicos e históricos, as dinâmicas da economia natural do rio, como correnteza, margens e espécies de peixes e animais, constituindo uma máquina orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Berna, Fernanda Da Luz. "A EFETIVIDADE DO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) COMO INSTRUMENTO DE REPARAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE DO CASO DE MARIANA/MG*." Justiça & Sociedade - Revista do Curso de Direito do IPA 2, no. 1 (August 19, 2018): 301. http://dx.doi.org/10.15602/2525-3883/rjs.v2n1p301-350.

Full text
Abstract:
O presente artigo irá abordar o posicionamento da doutrinade direito ambiental, acerca da utilização do Termo de Ajustamentode Conduta (TAC), como instrumento efetivo de reparaçãode danos ambientais, analisando, a sua aplicação e efetividade nocaso ocorrido em Mariana/MG, em novembro de 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Chaves, Theresa Cristina de Oliveira, Daiane Lopes De Freitas, Tamires Rangel de Sá Maceira, and Luiz Fernando Saraiva Da Silva. "PROGRAMA PARQUE ESCOLA: USO PÚBLICO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM GUAPIMIRIM, RJ." Anais do Uso Público em Unidades de Conservação 3, no. 7 (December 31, 2015): 74–84. http://dx.doi.org/10.47977/2318-2148.2015.v3n7p74.

Full text
Abstract:
A Educação Ambiental pode atuar no processo de informação, conscientização e sensibilização das pessoas. Tendo em vista a degradação ambiental atual e a necessidade extrema de preservação, o Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente de Guapimirim desenvolveu o Programa Parque Escola, que propõe a prática de atividades voltadas a Educação Ambiental dentro das Unidades de Conservação existentes no município de Guapimirim (ARIEs, Parques, APAs, e Estações Ecológicas), tendo como público alvo alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, idosos, pacientes do centro de atendimento psicossocial e técnicos. As atividades desenvolvidas incluem trilhas interpretativas, soltura de animais silvestres, plantio de mudas, visitas técnicas, palestras temáticas e cursos. Em pouco mais de um ano, o Programa Parque Escola levou educação ambiental a mais de 360 pessoas, gerando reconhecimento e valorização dos espaços públicos pelos munícipes, estimulando o uso público sustentável e internalizando valores de corresponsabilidade na gestão e proteção das Unidades de Conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Guedes, Gunar Henrique, Kairo Fellipe Santos Ribeiro, Tânia do Carmo, and Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior. "Redes de infraestruturas urbanas e suas relações com os componentes técnicos, sociais e ambientais." Revista Valore 2, no. 2 (November 29, 2017): 329–40. http://dx.doi.org/10.22408/reva22201759329-340.

Full text
Abstract:
O crescente desenvolvimento urbano apresenta constantemente (re)formulações que abrigam o complexo processo de estruturação física e populacional que vive em determinada cidade, caracterizando o espaço urbano, palco destas relações sociais e ambientais que fazem parte de toda a infraestrutura urbana. A base para qualquer implantação de uma nova cidade deve partir de um bom planejamento urbanístico, que leve em conta não apenas como os aspectos estruturais irão compor o novo centro urbano, mas também fatores políticos, históricos e econômicos. Neste sentido, as redes de infraestrutura urbana fazem a conexão entre todos estes aspectos que compõem a vida em sociedade. Dentre estas formas são encontradas algumas sugestões de implementações como a infraestrutura verde, que toma como aspecto relevante o ambiente natural como forma de propiciar melhores condições de vida, sendo também encontrado os processos socioespaciais, provido de segregação urbana, em que as classes menos favorecidas vão ficando isoladas em determinada região da cidade. Desta forma, são necessários os instrumentos urbanísticos, como as leis, para minimizar este processo que foi construído ao longo do tempo. Assim, este estudo pautou-se em algumas reflexões acerca dos aspectos de urbanização, planejamento e infraestrutura dos centros urbanos.Palavras-chave: cidade, planejamento, meio ambiente, aspectos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cavalcante, Katia Viana, and Rute Holanda Lopes. "IMPLICAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DO TURISMO NA ÁREA URBANA DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AMAZONAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 3 (November 9, 2017): 313. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017313-330.

Full text
Abstract:
O município de Presidente Figueiredo-AM se destaca por seus recursos naturais, principalmente os cênicos e os hídricos. O turismo é uma das principais atividades econômicas do município e divide-se entre dois públicos principais que usufruem de seus atrativos: público regional e o público nacional e internacional. O turista estrangeiro é atraído pela pesca esportiva e o turista regional pelas cachoeiras e corredeiras próximas à área urbana. O objetivo desse trabalho é analisar as implicações econômicas e ambientais da atividade turística, destacando os aspectos positivos e negativos gerados pela recepção de turistas que se destina ao complexo turístico do Urubuí. A metodologia utilizada baseia-se no modelo tripé de Sachs onde são analisados os impactos ambiental, econômico e social, por meio de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, com entrevistas e observação in loco. A atividade contribui na geração de emprego e renda e na melhoria da qualificação profissional. Entretanto, a dinâmica local sofre alteração social, econômica e ambiental gerando impactos que necessitam ser mitigados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ramos, Hamilton Humberto, Tomomassa Matuo, José Augusto Bernardi, and José Valdemar Gonzalez Maziero. "Características da pulverização produzida por pontas Yamaho da série 'D'¹." Bragantia 61, no. 3 (December 2002): 285–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052002000300010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar algumas das características da pulverização produzida por pontas Yamaho da série 'D'. Avaliaram-se os tamanhos de gotas das pontas D3, D4, D5, D6 e D8 nas pressões de 703, 1.055, 1.406, 1.758, 2.110, 2.461 e 2.813 kPa (100, 150, 200, 250, 300, 350 e 400 psi), por meio de um equipamento laser marca Malvern, modelo Mastersizer. Avaliou-se, também, a vazão dessas pontas às pressões de 703, 1.125, 1.406, 1.828, 2.110, 2.532 e 2.813 kPa (100, 160, 200, 260, 300, 360 e 400 psi), comparando-as com as especificadas pelo fabricante. As gotas produzidas por todas as pontas, em todas as pressões analisadas, caracterizaram uma pulverização muito fina, o que, na agricultura, pode potencializar perdas por evaporação e deriva. Para todas as pontas, exceto para a D8 nas pressões de 1.828, 2.532 e 2.813 kPa, a diferença entre vazão observada e a especificada pelo fabricante foi superior a 5%. Concluiu-se que as pontas, além de não possuírem vazão uniforme, podem provocar a contaminação do aplicador e do ambiente em virtude do espectro de gotas produzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Cordeiro, Iracema Maria, Osmar Alves Lameira, Raphael Prado Neves, and Gustavo Schwartz. "Florística e germinação ex situ do banco de sementes do solo em diferentes níveis de luminosidade." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 9, 2021): e22710111523. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11523.

Full text
Abstract:
Bancos de sementes do solo trazem informações sobre a flora atual e permitem cenários futuros sobre as comunidades vegetais. O objetivo deste trabalho foi determinar o percentual de germinação ex situ de um banco de sementes em diferentes níveis de luminosidade. A amostragem ocorreu em floresta primária explorada sob pousio no município de Moju, estado do Pará, Brasil. Foram coletadas 10 amostras compostas por quatro amostras simples em 10 parcelas da camada superficial do solo (5 cm). As amostras foram mantidas em casa de vegetação e distribuídas aleatoriamente em bandejas de isopor sob três condições de luminosidade: Sombra (casa de vegetação + 70% de sombrite); Sombra Média (casa de vegetação + 30% de sobrite) e Pleno Sol, com cinco repetições cada. Após 120 dias, o banco de sementes apresentou 414 plântulas de 61 espécies, 48 gêneros e 34 famílias. Deste total, 27,78% dos indivíduos germinaram nos três ambientes analisados. O ambiente com maior germinação de indivíduos foi Sombra Média (F = 140,25; p = 0,0001; CV = 3,60%), o qual também incluiu 48,15% das espécies germinadas. O banco de sementes apresentou alta diversidade florística com predominância de espécies arbóreas, pioneiras e zoocóricas. Desta forma, condições ambientais determinam a germinação do banco de sementes, com destaque ao ambiente Sombra Média e às famílias Fabaceae, Rubiaceae e Urticaceae.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cordeiro, Iracema Maria, Osmar Alves Lameira, Raphael Prado Neves, and Gustavo Schwartz. "Florística e germinação ex situ do banco de sementes do solo em diferentes níveis de luminosidade." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 9, 2021): e22710111523. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11523.

Full text
Abstract:
Bancos de sementes do solo trazem informações sobre a flora atual e permitem cenários futuros sobre as comunidades vegetais. O objetivo deste trabalho foi determinar o percentual de germinação ex situ de um banco de sementes em diferentes níveis de luminosidade. A amostragem ocorreu em floresta primária explorada sob pousio no município de Moju, estado do Pará, Brasil. Foram coletadas 10 amostras compostas por quatro amostras simples em 10 parcelas da camada superficial do solo (5 cm). As amostras foram mantidas em casa de vegetação e distribuídas aleatoriamente em bandejas de isopor sob três condições de luminosidade: Sombra (casa de vegetação + 70% de sombrite); Sombra Média (casa de vegetação + 30% de sobrite) e Pleno Sol, com cinco repetições cada. Após 120 dias, o banco de sementes apresentou 414 plântulas de 61 espécies, 48 gêneros e 34 famílias. Deste total, 27,78% dos indivíduos germinaram nos três ambientes analisados. O ambiente com maior germinação de indivíduos foi Sombra Média (F = 140,25; p = 0,0001; CV = 3,60%), o qual também incluiu 48,15% das espécies germinadas. O banco de sementes apresentou alta diversidade florística com predominância de espécies arbóreas, pioneiras e zoocóricas. Desta forma, condições ambientais determinam a germinação do banco de sementes, com destaque ao ambiente Sombra Média e às famílias Fabaceae, Rubiaceae e Urticaceae.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Guzik, E., M. Sokolnicki, and A. Nowak. "Effect of Heat Treatment Parameters on the Toughness of Unalloyed Ausferritic Ductile Iron." Archives of Foundry Engineering 16, no. 2 (June 1, 2016): 79–84. http://dx.doi.org/10.1515/afe-2016-0030.

Full text
Abstract:
Abstract Studies were carried out to determine the effect of heat treatment parameters on the plastic properties of unalloyed ausferritic ductile iron, such as the elongation and toughness at ambient temperature and at – 60 °C. The effect of austenitizing temperature (850, 900 and 950°C) and ausferritizing time (5 - 180 min.) at a temperature of 360°C was also discussed. The next step covered investigations of a relationship that is believed to exist between the temperature (270, 300, 330, 360 and 390 °C) and time (5, 10, 30, 60, 90, 120, 150, 180, 240 min.) of the austempering treatment and the mechanical properties of unalloyed ausferritic ductile iron, when the austenitizing temperature is 950°C. The “process window” was calculated for the ADI characterized by high toughness corresponding to the EN-GJS-800-10-RT and EN-GJS-900-8 grades according to EN-PN 1564 and to other high-strength grades included in this standard. Low-alloyed cast iron with the nodular graphite is an excellent starting material for the technological design of all the ausferritic ductile iron grades included in the PN-EN-1624 standard. The examined cast iron is characterized by high mechanical properties stable within the entire range of heat treatment parameters.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Crepaldi da Silva, Mayara, Márcia Rodrigues de Morais Chaves, Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira, and Beatriz Antoniassi. "Educação Ambiental Voltada para a Reutilização do Cobre de Baterias Íon-Lítio na Determinação de Proteínas." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 9, no. 3 (December 29, 2020): 286–300. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p286-300.

Full text
Abstract:
O aproveitamento de resíduos de materiais eletrônicos, como as baterias íon-lítio utilizadas em celulares, notebook, entre outros, vem se tornando cada vez mais necessário. Isso ocorre devido ao crescimento acelerado do uso dessas novas tecnologias e, consequentemente, ao aumento no descarte desses componentes, que se feito de forma incorreta acaba por impactar o ambiente. O aproveitamento de resíduos e a prevenção à poluição dependem de ações de educação ambiental como base para o desenvolvimento de ações práticas que resultem na proteção do meio ambiente. No entanto, poucas são as ações que envolvam a educação ambiental no âmbito das Universidades, em conteúdos e atividades práticas não relacionadas à área ambiental. Diante do exposto, este estudo propôs o desenvolvimento de uma atividade prática a ser realizada na disciplina de Bromatologia, por meio da utilização de lâminas de cobre obtidas a partir de baterias íon-lítio descartadas, na preparação da solução catalisadora utilizada na quantificação de proteína pelo método de Kjeldhal. O objetivo foi demonstrar a viabilidade do aproveitamento de resíduos associado às técnicas analíticas. Desse modo, foi avaliada a eficiência da solução de sulfato de cobre obtida a partir das lâminas de cobre das baterias residuais, na determinação do teor de proteína contida em farinha de trigo. Verificou-se que o método utilizando o cobre reaproveitado das baterias é bastante eficiente, principalmente para uma aplicação didática, em que o foco é fazer o aluno aprender uma determinada técnica de análise, não havendo, a necessidade de um rigor quanto aos resultados obtidos. Desta forma, os alunos puderam não só compreender o conteúdo da disciplina como também modificar o método de análise através do reaproveitamento do resíduo das baterias, tornando-se assim, cidadãos mais conscientes e preparados para as novas formas de reuso de resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Hernández Islas, Saúl, Mónica Araceli Ascencio Rasgado, Nataly Victoria Hernández Ascencio, and Mahonri Castañeda Olvera. "La insuficiencia de educación ambiental en las aulas de las escuelas mexicanas, como detonante de una propuesta de modificación del Artículo 3ero Constitucional que considere la transversalidad de la educación ambiental en todos los niveles educativos." LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades 4, no. 1 (January 19, 2023): 289–313. http://dx.doi.org/10.56712/latam.v4i1.245.

Full text
Abstract:
En la presente investigación se realizó un análisis de las acciones que se han implementado en el Sistema Educativo Nacional en materia de Educación Ambiental; además de un ejercicio de inferencia estadística con el objeto de conocer la opinión de los estudiantes de nivel secundaria, bachillerato y licenciatura (muestra de 340 estudiantes de la ZMVM, nivel de confianza 94-95%), sobre si en el pasado y presente han recibido clases y/o información de educación ambiental, donde se le hayan inculcado valores por el ambiente y los hayan involucrado en la solución a las problemáticas ambientales de su comunidad. Los estudiantes (54.2%) en sus respuestas manifiestan que a veces, casi nunca y nunca han recibido educación ambiental, aunado a que en su mayoría (86%) considera que la situación actual del ambiente en nuestro país es un tema al que no se le da la debida importancia en las escuelas. De acuerdo con los resultados obtenidos se concluye que la educación ambiental es insuficiente e inexistente en la mayoría de las escuelas, limitada a contenidos que es necesario aprender, incapaz de dimensionar la problemática ambiental nacional y mundial, sin involucrar a todos los sectores de la sociedad en su cultura, usos y costumbres, desarrollo económico y respeto al ambiente, carente de un currículo adecuado y de un proceso de formación de docentes. Lo anterior representa una oportunidad de mejora para incluir la transversalidad de la Educación Ambiental en todos los niveles de educación en el país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Toledo-Macas, Elisa Evelyn, and Mónica Jacqueline Saraguro-Viteri. "Indicador Sintético de Prácticas Ambientales de los Hogares: Caso de Estudio Cantón Loja, Ecuador." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 8, no. 1 (February 22, 2019): 282–300. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i1.p282-300.

Full text
Abstract:
Resumen El objetivo de esta investigación es calcular un Indicador Sintético de Medio Ambiente (ISMA), que refleje el comportamiento ambiental de los hogares del cantón Loja en el año 2014. La metodología utilizada se divide en tres etapas, en la primera se normalizó las seis dimensiones de prácticas ambientales (ahorro de agua, ahorro de energía, eliminación de residuos habituales y ocasionales, transporte y movilidad y actitud medioambiental), en la segunda se ponderó las dimensiones a través del método Delphi y finalmente se realizó el cálculo del indicador de cada una de las dimensiones y el ISMA. Los resultados obtenidos permiten concluir que las prácticas ambientales que realizan los hogares lojanos son adecuadas y óptimas para el medio ambiente, el mismo que se refleja por un ISMA de nivel medio. Las dimensiones que tienen mayor aporte son el ahorro de agua, energía, eliminación de residuos habituales y actitud medioambiental, a diferencia de la eliminación de residuos ocasionales y transporte y movilidad, los cuales presentan valores no aceptables.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Furlan, Raquel A., and Marcos V. Folegatti. "Distribuição vertical e horizontal de temperaturas do ar em ambientes protegidos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 6, no. 1 (April 2002): 93–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662002000100017.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Piracicaba, SP, Brasil, em dois ambientes protegidos construídos no sentido leste-oeste, com área total de 112 m² e coberto com plástico (150 micra), tratado contra raios ultravioleta. Para caracterizar a distribuição espacial da temperatura do ar no ambiente protegido, instalaram-se termopares (cobre-constantã) formando malhas, com espaçamento horizontal entre eles de 3,0 m e nas alturas de 0,5, 1,0, 2,0, 3,0 e 4,0 m em relação ao solo. Os dados foram armazenados a cada 15 min por sistemas automáticos de aquisição de dados nos ambientes protegidos. O sistema de nebulização constituiu-se de duas linhas com 70 bocais totais, instalados a uma altura de 3,0 m, utilizando-se uma pressão de trabalho de 200 kPa. A nebulização não afetou o gradiente vertical de temperatura, que manteve a tendência de aumento de temperatura com a altura, em relação ao nível do solo, enquanto o efeito na redução de temperatura pelo sistema de nebulização somente foi eficaz durante a realização da mesma. Para a representação da distribuição espacial de temperatura do ar no ambiente protegido nos diferentes níveis de altura, construiu-se superfícies isotérmicas a partir dos resultados. Verifica-se que a nebulização apresentou maior efeito na homogeneização da distribuição de temperatura no ambiente protegido no nível referente a 2,0 m de altura, em relação ao solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Huarrisson Azevedo, Isabele da Costa Angelo, Marcos Pinheiro Franque, Cristiane Divan Baldani, Sandra Maria Gomes Thomé, João Luiz Horacio Faccini, and Carlos Luiz Massard. "Ciclo biológico de Argas miniatus em laboratório: estágio adulto." Ciência Rural 41, no. 1 (2011): 164–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000100027.

Full text
Abstract:
Os parâmetros do ciclo biológico de Argas (Persicargas) miniatus, fase adulta, foram estudados em condições controladas (27±1°C e 80±10% UR) e em condições ambientais não controladas (ambiente de laboratório nas estações chuvosa e seca). Nessas condições, os machos se originaram preferencialmente de N2 e as fêmeas de N3. As fêmeas realizaram até 18 posturas (em condições controladas), enquanto que as fêmeas mantidas nas estações chuvosa e seca realizaram até 9 e 12 posturas, respectivamente. O número total de ovos foi 1350 (em condições controladas), 443 ovos na estação chuvosa e 894 ovos na estação seca. Em jejum, os carrapatos machos sobreviveram por 165 dias (condições controladas) e 135 dias em ambiente de laboratório; as fêmeas sobreviveram por 300 dias em condições controladas e 240 dias no ambiente de laboratório. Nas condições ambientais não controladas, os parâmetros biológicos do estágio adulto de Argas (Persicargas) miniatus sofreram alterações negativas, principalmente durante a estação chuvosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Yang, Jun, Yunxia Ping, Wei Liu, Wenjie Yu, Zhongying Xue, Xing Wei, Aimin Wu, and Bo Zhang. "Ti Interlayer Mediated Uniform NiGe Formation under Low-Temperature Microwave Annealing." Metals 11, no. 3 (March 15, 2021): 488. http://dx.doi.org/10.3390/met11030488.

Full text
Abstract:
The reactions between nickel and germanium are investigated by the incorporation of a titanium interlayer on germanium (100) substrate. Under microwave annealing (MWA), the nickel germanide layers are formed from 150 °C to 350 °C for 360 s in ambient nitrogen atmosphere. It is found that the best quality nickel germanide is achieved by microwave annealing at 350 °C. The titanium interlayer becomes a titanium cap layer after annealing. Increasing the diffusion of Ni by MWA and decreasing the diffusion of Ni by Ti are ascribed to induce the uniform formation of nickel germanide layer at low MWA temperature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Venturoli, Fábio, Jeanine Maria Felfili, and Christopher William Fagg. "Avaliação temporal da regeneração natural em uma floresta estacional semidecídua secundária, em Pirenópolis, Goiás." Revista Árvore 35, no. 3 (June 2011): 473–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000300010.

Full text
Abstract:
A regeneração natural em ambientes florestais é dinâmica, variável no espaço e no tempo, e integra o ciclo de desenvolvimento das florestas. Em florestas estacionais tropicais, devido à sazonalidade climática, a regeneração natural depende principalmente da disponibilidade de umidade no solo, que afeta tanto os padrões de produção de sementes quanto a germinação, a sobrevivência e o desenvolvimento das plântulas. O objetivo deste estudo foi analisar a dinâmica da regeneração natural em uma floresta estacional semidecídua secundária, em Pirenópolis, Goiás, verificando as mudanças na composição florística de plântulas e arvoretas ao longo do tempo, e relacionando-as a fatores ambientais das parcelas por Análises de Correspondência Canônica (CCA). Os resultados indicaram plântulas mais dinâmicas do que arvoretas, em função principalmente do clima. Isso ocorreu devido à maior susceptibilidade das plântulas com relação ao estresse hídrico do solo e ao aumento da incidência de radiação solar e da temperatura na estação seca. Foi encontrada alta similaridade florística (±50%) entre as populações da regeneração natural e a comunidade adulta, indicando estágio avançado de regeneração da floresta, com Índices de Diversidade superiores a 3,0 nats.indv-¹. A CCA agrupou as espécies em função do gradiente ambiental de umidade e sombreamento versus cobertura do solo, posicionando próximas as espécies preferenciais de ambientes úmidos versus as preferenciais de ambientes mais secos de cerrado típico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Jorge, S. M., A. E. B. S. Lourenzani, and C. V. Santos. "CADEIAS PRODUTIVAS DE MUDAS NO MUNICÍPIO DE HERCULÃNDIA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA." Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas 14, no. 4 (December 31, 2020): 351–60. http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2020v14n4p351-360.

Full text
Abstract:
A produção de mudas consiste em um importante empreendimento para a economia do município de Herculândia-SP, desde o registro do primeiro viveiro que aconteceu em 1977. O município concentra viveiros de pequeno, médio e grande portes com espécies variadas de mudas, como plantas ornamentais, frutíferas e essências nativas. Devido à sua representatividade, notou-se a importância em identificar e caracterizar os agentes envolvidos nas principais cadeias produtivas das mudas, bem como as interações ocorridas nos diversos passos envoltos na cadeia de produção. Assim, com esse estudo de caráter exploratório, foi possível realizar a caracterização dos agentes da cadeia de mudas de Herculândia, além da compreensão do ambiente institucional e organizacional que sustentam a cadeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Atília Vanessa Ribeiro Da, Maryana De Morais Frota Alves, Alanna Cibelle Fernandes Pereira, and Juliana Mendonça Dos Santos Lopes. "DISSEMINAÇÃO DE BACTÉRIAS POR FORMIGAS EM AMBIENTE HOSPITALAR DE GUANAMBI-BA / DISSEMINATION OF BACTERIA BY ANTS IN HOSPITAL ENVIRONMENT OF GUANAMBI-BA." Brazilian Journal of Development 6, no. 9 (2020): 68822–41. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n9-360.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Góis, Alan Diógenes, José Glauber Cavalcante dos Santos, Augusto Cézar De Aquino Cabral, and Maria Naíula Monteiro Pessoa. "DISCLOSURE VOLUNTÁRIO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO E O INVESTIMENTO AMBIENTAL NOS PAÍSES DO BRICS." Revista Alcance 22, no. 4 (March 24, 2016): 518. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v22n4.p518-537.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva determinar a relação entre o nível de evidenciação de informações voluntárias ambientais e o investimento ambiental nas empresas de capital aberto do BRICS. A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa, utilizando-se teste de diferença de média e regressão linear múltipla. Foram analisados os dados de 82 empresas de capital aberto que publicaram seus relatórios de sustentabilidade de 2011 no modelo GRI (3.0). Os resultados indicam que: (i) o nível de evidenciação ambiental no BRICS é de 59% para divulgação total e de 66% para essencial e que o nível de evidenciação de investimentos ambientais no BRICS foi de 51%, sendo a Índia o país com melhores resultados; (ii) nas empresas com investimento ambiental, a divulgação ambiental (total e essencial) apresentou média superior àquelas que não possuíam investimento; (iii) o investimento ambiental mostrou-se impactante, positivamente, no nível de divulgação ambiental (total e essencial) do BRICS, assim como o tamanho, contudo o país (IDH) influencia negativamente o disclosure ambiental (total e essencial), já o impacto ambiental do setor apresentou relação positiva com o disclosure ambiental essencial. Portanto, o estudo não rejeita as hipóteses levantadas, demonstrando que o investimento ambiental é um fator decisivo na evidenciação ambiental no BRICS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lisboa, Geane Vilas Boas, and Antonio Carlos Estender. "A IMPLANTA��O DA COLETA SELETIVA E DA EDUCA��O AMBIENTAL EM UMA CRECHE P�BLICA." Revista Terceiro Setor & Gest�o - UNG-Ser 12, no. 1 (October 18, 2019): 5. http://dx.doi.org/10.33947/1982-3290-v12n1-3060.

Full text
Abstract:
Este trabalho se prop�e a compreender as percep��es dos stakeholders sobre a import�ncia da educa��o ambiental para a aplica��o pr�tica da coleta seletiva, visa tamb�m solucionar problemas espec�ficos, no caso, o descarte inadequado dos res�duos s�lidos. O objetivo foi verificar o quanto a coleta seletiva reduzir� na quantidade de res�duos gerados na organiza��o. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso �nico em uma empresa do setor de educa��o, onde foram efetivadas entrevistas de natureza qualitativa e explorat�ria, sendo a coleta de dados efetuada por meio de question�rios destinados aos stakeholders. Diante do exposto as implica��es mais relevantes foram que para que o objetivo seja atingido a melhor alternativa para a solu��o do problema � a implanta��o da educa��o ambiental de modo a viabilizar a mudan�a na cultura organizacional de forma cont�nua e sustent�vel gerando a melhoria da qualidade de vida e a preserva��o do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Elias, Lilian De Pellegrini, Daniela Maimoni de Figueiredo, and Ina Thomé Picoli. "AS INTER-RELAÇÕES ENTRE ÁGUA, ALIMENTO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: UMA DISCUSSÃO EM TORNO DO PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 283. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020283-300.

Full text
Abstract:
Diversas políticas públicas ambientais, com o intuito de proporcionar segurança hídrica e/ou conservação da biodiversidade, se baseiam na monetização de serviços ambientais, a exemplo do ICMS ecológico, do programa produtor de água e do pagamento pelo uso da água, que adotam o princípio do Produtor-Recebedor ou do Pagador-Poluidor. No entanto, tais políticas fornecem respostas limitadas, devido a sua abordagem fragmentada e com ênfase no valor econômico da natureza, quando o intuito é a construção de um sistema alimentar sustentável. Este sistema está baseado na inter-relação entre segurança alimentar, segurança hídrica e conservação da biodiversidade, adaptada aos diferentes contextos socioeconômicos. Observa-se, então, a necessidade de políticas públicas compatíveis com a complexidade das inter-relações água-alimento-conservação ambiental. Neste trabalho exploramos os estudos de caso dos corredores ecológicos criado em 2010 pelo governo do Estado de Santa Catarina no Brasil, como parte do projeto Microbacias II e o projeto Produtores de Água desenvolvido na bacia do Rio Camboriú. Estes modelos de políticas públicas são exemplos de abordagens que buscam atuar de forma sistêmica, que se aproxima da concepção de um sistema alimentar sustentável e, portanto, mais adaptados à realidade socioeconômica local. Embora de grande relevância para a construção de um sistema sustentável, estas políticas apresentam desafios quanto à sua replicação, continuidade e avanço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Vellis, Vyron. "Uniformization of Cantor sets with bounded geometry." Conformal Geometry and Dynamics of the American Mathematical Society 25, no. 5 (August 10, 2021): 88–103. http://dx.doi.org/10.1090/ecgd/360.

Full text
Abstract:
In this note we provide a quasisymmetric taming of uniformly perfect and uniformly disconnected sets that generalizes a result of MacManus [Rev. Mat. Iberoamericana 15 (1999), pp. 267–277] from 2 to higher dimensions. In particular, we show that a compact subset of R n \mathbb {R}^n is uniformly perfect and uniformly disconnected if and only if it is ambiently quasiconformal to the standard Cantor set C \mathcal {C} in R n + 1 \mathbb {R}^{n+1} .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rondow, Tâmmilis Von, and Graciela Flávia Hack. "UNIDADES DE CONSERVAÇAO: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 242/2018 E O PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO AO RETROCESSO SOCIOAMBIENTAL." Revista de Administração e Negócios da Amazônia 11, no. 3 (November 30, 2019): 317. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n3p317-330.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca esclarecer o dever estatal quanto à proteção ambiental, instituído no artigo 225 da Constituição Federal de 1988, bem como a inserção do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as gerações presentes e futuras como um direito fundamental, isto é, cláusula pétrea. Delineia, ainda, o princípio da vedação ao retrocesso socioambiental, criação doutrinária, sem previsão expressa no texto constitucional, mas que apregoa que as conquistas sociais não podem ser revertidas, sob pena de retrocesso. Tal princípio tem aplicação ao projeto de Lei Complementar Estadual nº 242/2018, que objetiva a extinção de diversas Unidades de Conservação no Estado de Rondônia, representando um verdadeiro retrocesso socioambiental. Assim, nesta pesquisa aplicou-se o método hipotético-dedutivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Piedade, G. N., J. C. Siqueira, D. S. Bonfim, T. V. R. Sousa, Y. O. T. Marzullo, F. C. Viera Filho, D. C. Nagib Nascimento, M. A. D. Bomfim, and F. B. Ribeiro. "Coeficientes alométricos das partes e dos órgãos de codornas de corte mantidas em diferentes ambientes térmicos." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 70, no. 2 (March 2018): 579–87. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9487.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivou-se comparar os coeficientes alométricos (b) que descrevem o crescimento das partes e dos órgãos de codornas de corte mantidas em diferentes ambientes térmicos. Foram utilizadas 300 codornas distribuídas em delineamento inteiramente ao acaso, com dois tratamentos (ambiente climatizado, AC) com temperatura de 26ºC e ambiente sem climatização (ASC, 32oC) e seis repetições de 25 aves. Ajustaram-se equações alométricas em função do peso em jejum (PJ) para as variáveis: peso do peito (PPEI), coxa (PCX), sobrecoxa (PSCX), asa (PASA), coração (PCOR), fígado (PFÍG), moela (PMOE) e intestino (PINT). Para comparar os “b” das partes e dos órgãos das aves mantidas nos diferentes ambientes, realizaram-se testes de paralelismo. Não houve diferença entre os “b” em nenhuma das partes e dos órgãos das codornas mantidos no ambiente AC ou no ASC. Observou-se que os PPEI e os PSCX apresentaram crescimento heterogônico positivo (b>1), os PCX crescimento isogônico (b=1), os PASA e os órgãos crescimento heterogônico negativo (b<1) em relação ao PJ. Os “b” que descrevem o crescimento das partes e dos órgãos de codornas de corte mantidas nos diferentes ambientes não são influenciados. O peso do peito e o da sobrecoxa apresentaram crescimento tardio, a asa e os órgãos (coração, fígado, moela e intestino) crescimento precoce, e o peso da coxa apresentou crescimento proporcional em relação ao peso em jejum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dridi, Sarra, Eric Aubry, Nabila Bitri, Fatma Chaabouni, and Pascal Briois. "Growth and Characterization of Cu2MnSnS4 Thin Films Synthesized by Spray Pyrolysis under Air Atmosphere." Coatings 10, no. 10 (October 9, 2020): 963. http://dx.doi.org/10.3390/coatings10100963.

Full text
Abstract:
The direct synthesis of chalcopyrite Cu2MnSnS4 (CMTS) thin films by a spray pyrolysis technique on glass substrates under oxidative conditions (ambient atmosphere and using compressed air as a carrier gas instead of nitrogen) was studied. The effect of the deposition temperature on the structural, chemical composition, and optical and electrical properties of thin films has been assessed. X-ray diffraction study reveals that the tetragonal stannite structure crystallizes with a [112] preferential orientation from 280 up to 360 °C, with its crystallinity correlated with the substrate temperature. However, in addition to its crystallization, traces of secondary phases are observed: a mixture of SnO and CuO at 360 °C prevails on the formation of CuS at 320 °C. Above 360 °C, the oxidant conditions combined with the loss in sulfur lead to the crystallization of only the tenorite CuO. The crystallization of sulfides by spray pyrolysis under air is possible only at relatively low deposition temperature for which the oxidation rate is inefficient compared to the sulfidation rate. Further optical studies of stannite films indicate a high absorption coefficient toward the visible range (>104 cm−1) and an optical band gap of about 1.64–1.85 eV, also depending on the substrate temperature. The CMTS thin films deposited below 360 °C exhibit a moderate electrical resistivity of about Ω·cm at room temperature. The properties of the stannite films synthesized using a spray pyrolysis technique in ambient air are comparable to those of films obtained by spray pyrolysis with nitrogen carrier gas despite the presence of oxides traces, an increase in the deposition temperature improving the microstructure, and its related optical and electrical properties.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Vallverdú Vallverdú, Jaume. "Pueblos indígenas, diversidad cultural y justicia ambiental." Arxiu d'Etnografia de Catalunya, no. 13 (December 11, 2013): 297. http://dx.doi.org/10.17345/aec13.297-300.

Full text
Abstract:
Pigrau, A. (ed.) (2013). Pueblos indígenas, diversidad cultural y justicia ambiental. Un estudio de las nuevas constituciones de Bolivia y Ecuador. Valencia, Tirant lo Blanc.El llibre que aquí ressenyem té com a propòsit principal analitzar el nou model de relació entre l’ésser humà i la naturalesa tal com el plantegen dues constitucions llatinoamericanes, la de l’Equador, redactada el 28 de setembre de 2008, i la de Bolívia, del 25 de gener de 2009. Com explica a la introducció, l’editor de l’obra, el catedràtic i director del CEDAT Antoni Pigrau, tots dos textos tenen en consideració valors i principis procedents del món indígena per tal de formular una proposta política capaç d’implementar aquest nou model. Un paradigma diferent de l’Occidental, que suposi un canvi substancial en la relació societat-entorn i que porti, en definitiva, a assolir allò que en termes indígenes s’anomena el “buen vivir” (la utopia Sumak Kawsay). Això vol dir, essencialment, promoure el respecte a la terra i al medi ambient amb el propòsit d’aconseguir un eficaç i bon desenvolupament econòmic, coherent amb la cultura i les comunitats indígenes a partir d’aquesta renovada actitud i responsabilitat.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lira, Ellen Grippi, Renato Fernando Amabile, Alexei de Campos Dianese, Marcelo Fagioli, Pedro Ivo Aquino Leite Sala, Ana Paula Leite Montalvão, Ricardo Meneses Sayd, and Claudio Guilherme Portela De Carvalho. "Severidade de Mancha-de-alternária em genótipos de girassol no Cerrado do Distrito Federal / Evaluation of Alternaria leaf spot severity on sunflower in the Cerrado region of the Distrito Federal." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 3 (August 2, 2021): 3517–424. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n3-058.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo comparar a severidade da Mancha-de-alternária de genótipos de girassol em ambientes do Cerrado do Distrito Federal. Três experimentos foram avaliados, dois na Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) e um localizado na Embrapa Cerrados, no Centro de Inovação em Genética Vegetal – CIGV, Fazenda Sucupira, (Riacho Fundo II, DF). Foram feitas análises ao longo do ciclo da cultura com um intervalo de 15 dias, sendo a primeira aos 35 dias após emergência. Cada planta foi analisada em três partes: terço inferior, terço médio e terço superior. Ao final de cada experimento, a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) foi calculada para cada genótipo. De acordo com os resultados observados, o ambiente de sequeiro na Embrapa Cerrados, que deteve a maior média da severidade da doença, entre os ambientes avaliados. Dentre os genótipos avaliados, MG 360 mostrou menor severidade da doença no sequeiro e AGUARA 06 no irrigado da Embrapa Cerrados. O genótipo G 42 no CIGV, se destacou pela menor severidade do fungo. Houve influência significativa do ambiente nos resultados de severidade da doença, que está estreitamente relacionada com os fatores climáticos como temperatura do ar e umidade relativa do ar. A compreensão dessas condições favoráveis ao desenvolvimento do fungo é essencial quando se avalia a resistência em genótipos de girassol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sousa, Ana Paula Moisés de, Ana Regina Nascimento Campos, Renato Alexandre Costa de Santana, Danilo Lima Dantas, Antonio Daniel Buriti de Macedo, Jessica Raiane Barbosa da Silva, Ayanne Basílio Malaquias, Tiago da Nóbrega Albuquerque, Gracimário Bezerra da Silva, and Josivanda Palmeira Gomes. "Parâmetros de qualidade física e química do eixo central, mesocarpo e semente de jaca submetidos a diferentes processos de secagem." Research, Society and Development 11, no. 4 (March 20, 2022): e34311427328. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27328.

Full text
Abstract:
O processo de secagem tem como objetivo a redução do teor de água, contribuindo na conservação, armazenamento e prolongamento da vida útil dos alimentos. Diferentes métodos de secagem influenciam o rendimento e a qualidade do produto. Assim, objetivou-se observar a influência da secagem em estufa e forno de micro-ondas nas propriedades físicas e químicas dos resíduos de jaca. As matérias-primas foram reaproveitas das jacas adquiridas no sítio Bujari, Cuité, PB. Eixo central, mesocarpo e semente foram secos a 60 °C por 300, 360 e 300 min, respectivamente. A rampa de aquecimento em forno de micro-ondas foi de 3 ciclos de 5 min, potência de 100% e 40 g de amostra. Os dois métodos de secagem ocasionaram a concentração do teor de resíduo mineral, sólidos solúveis totais e proteínas. Entretanto, houve redução no teor de água, atividade de água e pH, aumentando a estabilidade das farinhas e, consequentemente, a vida útil. Na secagem em forno micro-ondas, a concentração proteica foi de 2,14, 5,33 e 1,45 vezes para o eixo central, mesocarpo e semente, respectivamente, em relação aos resíduos in natura. As farinhas elaboradas podem ser consideradas fontes de diferentes minerais. A secagem em forno de micro-ondas foi considerada mais eficiente na redução do teor de água, tempo de secagem e qualidade do produto desidratado. O uso de resíduos de jaca e a transformação em farinhas com valor agregado é importante para a sustentabilidade e o meio ambiente, uma vez que reduz perdas de alimentos, desperdícios e impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cunha, Maria Do Carmo Learth, and Manoel Cláudio da Silva Júnior. "COMUNIDADES DE ÁRVORES NA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL MONTANA DO PICO DO JABRE, PARAÍBA." Ciência Florestal 28, no. 4 (December 16, 2018): 1365. http://dx.doi.org/10.5902/1980509835046.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado n em uma floresta estacional semidecidual montana localizada no Parque Estadual do Pico do Jabre (06°02’12’’S e 34°45’12’’ W), entre Maturéia e Mãe D’água (PB), a 360 kmda costa e apresenta a maior elevação (1.197 m) no Nordeste setentrional. Teve como objetivo investigar a distribuição espacial de populações e suas relações com características ambientais locais, partindo-se da hipótese que a distribuição espacial das espécies arbóreas ao longo do gradiente topográfico configura comunidades floristicamente distintas. Para identificar comunidades foram aplicadas as técnicas UPGMA e TWINSPAN, complementadas com a avaliação de espécies indicadoras (VI), com significância do Valor de Indicação pelo teste de Monte Carlo. Os resultados apontaram duas comunidades florísticas: a de parcelas preservadas (PP) e a de parcelas alteradas e com rochosidade (PAR), ressaltadas pelos parâmetros fitossociológicos estimados para ambas. Registrou-se riqueza, diversidade e densidade distintas e baixa similaridade florística e estrutural entre as parcelas, o que caracteriza elevada diversidade beta entre as comunidades A análise de TWINSPAN apontou Byrsonima nitidifolia e Maytenus distichophylla como indicadoras de PP e Eugenia ligustrina, Erythroxylum mucronatum e Myrciaria floribunda como preferenciais, e Myracrodruon urundeuva e Sapium glandulosum como preferenciais de parcelas PAR. A análise de espécies indicadoras detectou cinco espécies indicadoras de ambiente preservado (PP) e três para ambientes alterado/rochoso (PAR), assim como diferenças florísticas e estruturais nas comunidades, formadas em função de alterações antrópicas e presença de rochosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Borges, Alexandre Walmott, Adailton Borges De Oliveira, Fabiana Angélica Pinheiro Câmara, Loyana Christian de Lima Tomaz, Luiz César Machado De Macedo, and Fernando Ramos Bernardes Dias. "O direito ao meio ambiente como direito fundamental: as bases da construção da jusfundamentabilidade do direito ao ambiente no constitucionalismo de 1988." Brazilian Journal of Development 8, no. 7 (July 26, 2022): 53228–50. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-306.

Full text
Abstract:
O artigo aborda como o direito ao meio ambiente – art. 225 da CF - ganhou a natureza, a classificação e a ordenação como direito fundamental no constitucionalismo brasileiro. O objetivo do artigo é o de analisar e descrever o conjunto teórico, normativo e juriprudencial que dá suporte à consideração do direito ao meio ambiente como direito fundamental. A metodologia do trabalho envolveu a utilização de referenciais teóricos iniciais gerais, sobre direitos fundamentais e direito ao ambiente para, na sequência, desenvolver as bases normativas e jurisprudenciais do direito ao meio ambiente como direito fundamental na experiência de 1988 para cá. A pesquisa tem natureza de pesquisa qualitativa e utilizou fontes bibliográficas e documentais para a produção do texto. Ao final, há a elaboração de quadro síntese de como a combinação de teoria e fontes (normativas e jurisprudenciais) construíram a natureza jusfundamental do direito ao meio ambiente sadio e equilibrado do art. 225, CF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Avendaño, William. "Responsabilidad Social Corporativa (RSC) y Desarrollo Sostenible: una mirada desde la Declaración de Rio de 1992." Respuestas 16, no. 2 (December 15, 2011): 45–59. http://dx.doi.org/10.22463/0122820x.360.

Full text
Abstract:
La Responsabilidad Social Corporativa (RSC) es la contribución de las empresas a promover los cambios generados en las últimas décadas en materia de desarrollo sostenible en relación con el compromiso de los Estados de actuar responsablemente frente al medio ambiente. Esta tendencia ha tenido su auge a finales de los años 80 y comienzos de los 90 con la Declaración de Río en Brasil. Bajo esta perspectiva, se hace una revisión de lo que implica la Declaración de Río de 1992 para Colombia como Estado firmante y la RSC como un componente en las agendas de las organizaciones actuales. Para ello, se emprende una revisión exhaustiva de la literatura con la finalidad de realizar un acercamiento conceptual al término RSC. Se hace una revisión de la legislación en materia de RSC, analizando las posiciones de quienes están de acuerdo y los que se oponen. Se estudian las normas relacionadas con este ámbito en Colombia y se evalúa la necesidad de reglamentar en este país ejemplos llevados adelante por otros Estados.Palabras clave: responsabilidad social corporativa, desarrollo sostenible, declaración de Rio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Foletto, João Pedro Ferreira, and Maurício Dias Souza. "Jornalismo imersivo ambiental: estudo de vídeos em 360° do National Geographic." Disciplinarum Scientia - Ciências Humanas 21, no. 1 (2020): 233–46. http://dx.doi.org/10.37780/dsch.v21n1-017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Carrera Quezada, Sergio Eduardo. "Clima e Desastres: Contribuições da História para as Ciências Ambientais." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 7, no. 3 (December 24, 2018): 357–60. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i3.p357-360.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography