Academic literature on the topic 'Ambienti 360°'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ambienti 360°.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ambienti 360°"

1

Di Tore, Stefano, Aldo Caldarelli, Michele Domenico Todino, Lucia Campitiello, Veronica Beatini, and Simone Aparecida Capellini. "Colmare il divario tra Scuola e Storia: il Progetto Scan Italy." EDUCATION SCIENCES AND SOCIETY, no. 2 (December 2022): 313–25. http://dx.doi.org/10.3280/ess2-2022oa14720.

Full text
Abstract:
Questo contributo si prefigge da un lato, di dare uno spaccato del dilagante utilizzo di Extended Reality con particolare attenzione verso quella immersiva (Virtual Reality), mostrandone il crescente mercato dei dispositivi utilizzabili; dall'altro propone un sistema che è già in essere sotto il nome di Progetto "ScanItaly", volto alla digitalizzazione di reperti museali collezionati in database pubblici, per il loro utilizzo a 360 gradi nella Extended Reality sotto la licenza totalmente gratuita delle Creative Commons, al fine di permettere la creazione di ambienti immersivi, di musei viertuali o semplicemente agevolarne il download delle singole scansioni per scopi didattici. Le prospettive di ricerca che un tale sistema suggerisce spaziano dal ripensamento della didattica museale per le scuole di ogni ordine e grado alla realizzazione di ambienti virtuali inclusivi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carmo, Aline Borges do. "A Dimensão Política do Atual Processo de Agilização do Licenciamento Ambiental no Brasil." Revista Gestão & Políticas Públicas 3, no. 2 (December 26, 2013): 284–306. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3i2p284-306.

Full text
Abstract:
Buscou-se fazer uma análise do atual processo de agilização do licenciamento ambiental no Brasil, que, embora travestido de roupagens técnico-científicas, apresenta motivações políticas, uma vez que grupos de interesse com poder de negociação têm agido no sentido de pressionar os órgãos ambientais para a rápida aprovação de pedidos de concessão de licenças ambientais. O resultado são estratégias, mais e menos visíveis através de evidências empíricas, tais quais a flexibilização de normas existentes e criação de novas normas a fim de facilitar a obtenção de licenças ambientais, bem como o aumento de tensões interinstitucionais e intrainstitucionais nos órgãos ambientais. O entendimento do momento atual, de relativo esmorecimento do movimento ambientalista e de crise global pode ajudar a compreender as reais motivações por trás destas mudanças. Entende-se que qualquer política pública ambiental que esbarre no desenvolvimento econômico enfrentará o mesmo problema, de forma que discussões sobre a questão ambiental deveriam transcender o ambiente acadêmico, demandando participação política ativa de todos os setores da sociedade, na busca da chamada justiça ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wildhagen, Raquel Oliveira, Daniele Cardoso do Nascimento, and Armindo dos Santos de Sousa Teodósio. "INTENÇÕES E TENSÕES DA GOVERNANÇA AMBIENTAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR EM CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, no. 2 (November 16, 2016): 337. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016337-360.

Full text
Abstract:
O artigo de natureza teórica discute a governança ambiental e o papel da sociedade civil no desenvolvimento sustentável dos territórios. Foi feita uma revisão da literatura sobre democracia participativa, participação popular, políticas publicas locais e governança ambiental. Na primeira sessão, é discute-se o ambiente sócio-político brasileiro e as políticas publicas, em seguida aborda-se a governança ambiental para pensar o desenvolvimento sustentável a partir dos territórios e, em um terceiro momento, propõe-se uma reflexão sobre as estruturas políticas dos conselhos, a fim de incorporar a sociedade civil na tomada de decisão. A discussão indica que para se promover o desenvolvimento sustentável dos territórios é essencial avançar nos processos participativos. Só assim pode-se alcançar um desenvolvimento que tenha um caráter endógeno. Uma governança ambiental local pautada em uma participação popular mais consistente em conselhos municipais precisa superar algumas contradições presentes na trajetória da democracia participativa brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues Machado de Araujo, Alessandra, and Elisete Dahmer Pfitscher. "GOVERNANÇA AMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS QUE PUBLICARAM O RELATO INTEGRADO EM 2013." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, no. 1 (May 10, 2017): 339. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017339-360.

Full text
Abstract:
O termo governança ambiental caracteriza a implementação de políticas ambientais e de desenvolvimento. Sendo assim, este artigo objetiva investigar a governança ambiental nas empresas brasileiras prestadoras de serviços que publicaram o Relato Integrado em 2013. Para tanto, os relatórios foram analisados de acordo com os critérios elaborados e posteriormente classificados, tendo como base o Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA) – Geração II. Foram identificados 7 empresas prestadoras de serviços que fazem parte do projeto piloto do Relato Integrado, entretanto a amostra compõem-se de 5 companhias que publicaram seu relatório em 2013 nos padrões propostos pelo International Integrated Reporting Council (IIRC). A empresa que apresentou o maior índice de governança ambiental de acordo com o que foi evidenciado no Relato Integrado foi o BNDES, com 43,33%, obtendo classificação de “Regular”; seguida pela CPFL Energia e Itaú Unibanco, com 38,33% e 30%, respectivamente, sendo consideradas como “Fraca”; já a CCR e AES Brasil, foram de 18,33% e 16,67%, respectivamente, classificando-se como “Péssima”. Com base nos achados desse estudo, conclui-se que a inserção da governança ambiental nas empresas varia de setor e porte da companhia, mostrando-se ainda pouco significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Garcia, Júlio César, and Abili Lázaro Castro De Lima. "O RETROCESSO NORMATIVO AMBIENTAL NO BRASIL: ANÁLISE DOS REFLEXOS JURÍDICOS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E DO NEOLIBERALISMO." Revista Direitos Humanos e Democracia 2, no. 4 (January 19, 2014): 271. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2014.4.271-300.

Full text
Abstract:
<p class="imported-imported-Normal">Após décadas de avanço e sistematização, o Direito Ambiental começa a sofrer movimentos de alteração normativa em todo o mundo que podem configurar retrocessos nos padrões de proteção ambiental. Uma das principais causas identificadas é a combinação da globalização econômica com o neoliberalismo, que produzem reflexos sobre o direito, um fenômeno de internacionalização dos centros de produção e controle das normas jurídicas. Este sistema influencia e determina a tomada de decisões no âmbito interno brasileiro, superando a tradicional concepção do poder centrado no Estado. O objetivo deste artigo é analisar o papel que a globalização econômica e o neoliberalismo provocam no direito, especialmente quanto as suas consequências para a configuração de retrocessos normativos ambientais no direito brasileiro, tomando como exemplo o recente caso da aprovação do novo Código Florestal brasileiro. Com base no método dedutivo e por meio da revisão bibliográfica, a partir de uma delimitação conceitual do retrocesso ambiental, é realizada uma análise crítica sobre as principais características associadas à globalização direito e o neoliberalismo, e o seu real potencial de diminuir ou prejudicar o status da proteção jurídica do meio ambiente no Brasil.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Feitosa, Anny Kariny, Luciana Turatti, Fernanda Pinheiro Brod, Júlia Elisabete Barden, and Odorico Konrad. "CONFLITO SOCIOAMBIENTAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO EM IGUATU, CEARÁ, BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 1 (February 19, 2018): 345. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018345-362.

Full text
Abstract:
A complexidade referente ao manejo dos resíduos sólidos urbanos tem se tornado um tema recorrente nos debates acadêmicos, políticos e da sociedade de um modo geral. Neste sentido, este artigo discute o conflito socioambiental proveniente da instalação de um lixão no município de Iguatu, no Estado do Ceará, em janeiro de 2017, e a mobilização da comunidade local na denúncia dos riscos ambientais provenientes dessa instalação. O método para desenvolvimento deste estudo constituiu-se de pesquisa bibliográfica, análise documental e realização de uma entrevista com o representante do Grupo Faça Parte, uma organização civil, que atua no referido município em defesa ao meio ambiente. Constata-se, para além da movimentação promovida por esses sujeitos na dimensão ambiental do conflito, a necessidade de mudança de hábitos cotidianos e políticos, públicos e privados, para que se possa garantir uma convivência benéfica entre sociedade e natureza, pautada pela ótica da produção e do consumo ambientalmente sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

FELICIO, JOÃO CARLOS, CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA CAMARGO, ROGERIO GERMANI, JOSÉ GUILHERME DE FREITAS, and ANTONIO WILSON PENTEADO FERREIRA-FILHO. "Rendimento de grãos e qualidade tecnológica de genótipos de trigo em três zonas tritícolas do Estado de São Paulo no biênio 1994-95." Bragantia 59, no. 1 (2000): 59–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052000000100010.

Full text
Abstract:
Foram avaliados o rendimento de grãos, a estabilidade e adaptabilidade ambiental, a tolerância ao alumínio tóxico e a qualidade tecnológica da farinha de vinte genótipos de trigo em três regiões tritícolas do Estado de São Paulo (Zonas A e B, sequeiro; Zona H, com irrigação por aspersão), no biênio 1994-95. Os resultados mostraram que: (a) os genótipos tiveram comportamento regional diferenciado quanto ao rendimento de grãos; (b) os genótipos IAC 289, IAC 340 e BR 18 mostraram-se, em média os mais produtivos, não diferindo do 'IAC 304', 'OCEPAR 14', 'IAC 350', 'Panda', 'IAC 60' e 'IAC 348'; (c) os genótipos apresentaram, em geral, boa estabilidade produtiva nas diferentes condições ambientais; (d) os genótipos IAC 289, IAC 340 e IAC 304 foram responsivos à melhoria ambiental e 'IAC 227', adaptado a ambientes desfavoráveis; (e) os genótipos IAC 24, IAC 120, IAC 227, OCEPAR 14, IAC 348, Panda, BR 18, IAC 319, IAC 346, IAPAR 60, IAC 332 e IAC 347 foram tolerantes à toxicidade de Al3+; (f) a farinha dos diferentes genótipos apresentou baixa atividade amilásica; (g) os genótipos IAC 340, IAC 227, IAC 319 e IAC 60 propiciaram farinha com baixos valores de W (energia de deformação da massa) e baixa estabilidade, características próprias de farinha de glúten fraco. Os demais genótipos revelaram característica de glúten forte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vilaça, Natalia Machado, and Alexandre Ferreira Lopes. "A implantação do Porto do Açu: um estudo de caso sobre os conflitos ambientais do 5° Distrito de São João da Barra/RJ a partir das falas dos atingidos." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 12, no. 2 (December 31, 2018): 335–60. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v12n22018p335-360.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas grandes projetos de infraestrutura foram retomados no Brasil, com o objetivo de atingir o crescimento econômico. O argumento principal para legitimar esses empreendimentos era a grande oferta de emprego e geração de renda para a população. No entanto, os empreendimentos não corresponderam à expectativa, e a realidade é uma baixa oferta de emprego, intensa degradação ambiental e acirramento de conflitos ambientais. Este trabalho analisa o Complexo Logístico, Industrial e Portuário do Açu (CLIPA), um grande projeto de desenvolvimento pensado inicialmente pelo empresário Eike Batista, localizado no município de São João da Barra, região norte do estado do Rio de Janeiro, e que foi totalmente aceito pelas instituições públicas e privadas e também pelas diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal). A implantação desse empreendimento gerou conflitos ambientais de diversas naturezas. Nesse sentido, esta pesquisa analisou que os conflitos ambientais surgidos a partir da implementação/atuação do CLIPA, estão relacionados a desapropriação de terras de pequenos agricultores, impedimento de pescadores artesanais em exercer sua atividade econômica em áreas próximas ao Porto do Açu e a criação de Unidades de Conservação. Este estudo também pretendeu dar visibilidade à questão ambiental e social que atinge especificamente aqueles que têm menos condições de se fazer ouvir nos espaços públicos de discussão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Shaddock, David, Alexey Vert, Tan Zhang, Rui Zhang, and R. Wayne Johnson. "Reliability Assessment of Passives for 300°C and 350°C." Additional Conferences (Device Packaging, HiTEC, HiTEN, and CICMT) 2011, HITEN (January 1, 2011): 000001–6. http://dx.doi.org/10.4071/hiten-paper1-dshaddock.

Full text
Abstract:
Highly accelerated life testing (HALT) is used to quickly assess the reliability of passive components for geothermal applications operating at 300°C ambient temperatures. The HALT methodology uses combined stresses to accelerate the failure of capacitors and resistors. This paper describes the test methodology and results on capacitors and resistors at 300°C and 350°C. Life models for the components are presented.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Caliman, Fabiano Ricardo B., Derly José H. da Silva, Paulo Cezar R. Fontes, Paulo César Stringheta, Gisele R. Moreira, and Antônio Américo Cardoso. "Avaliação de genótipos de tomateiro cultivados em ambiente protegido e em campo nas condições edafoclimáticas de Viçosa." Horticultura Brasileira 23, no. 2 (June 2005): 255–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362005000200018.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a influência da temperatura, umidade relativa do ar, luminosidade e seus efeitos na produtividade do tomateiro cultivado em ambiente protegido e no campo. Foram conduzidos dois experimentos em diferentes ambientes de janeiro a maio de 2002. A cultivar Santa Clara, o híbrido Carmen e o acesso BGH-320 do Banco de Germoplasma de Hortaliças da UFV, foram utilizados em ambos os experimentos. O experimento em ambiente protegido foi conduzido em estufa tipo capela e o do campo sob condições naturais. No ambiente protegido foram registradas maiores umidade relativa do ar e temperatura e menor luminosidade em relação ao cultivo no campo. Observou-se, de uma maneira geral, maior produtividade das cultivares quando as mesmas foram conduzidas sob cultivo protegido, com exceção do acesso BGH-320 cujas médias da produção comercial nos dois ambientes foram bastante similares. Com relação aos genótipos, o híbrido Carmen superou os demais no ambiente protegido. O acesso BGH-320 que no ambiente protegido foi inferior aos outros dois genótipos, no campo apresentou produção total superior à da cultivar Santa Clara e semelhante a do genótipo Carmen. No cultivo no campo, a produção comercial não diferiu entre os três genótipos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Ambienti 360°"

1

Pinto, Márcia Guimarães. "Educação ambiental no contexto de medidas migradoras e compensatória no Licenciamento Ambiental da Construção Civil no Município de Salvador -BA." Universidade Catolica de Salvador, 2013. http://hdl.handle.net/123456730/320.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcio Emanuel Paixão Santos (marcio.santos@ucsal.br) on 2017-02-20T19:27:29Z No. of bitstreams: 1 MÁRCIA GUIMARÃES PINTO.pdf: 8008738 bytes, checksum: 17bfc479e2b2465092169f4b6a08a05a (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Emília Carvalho Ribeiro (maria.ribeiro@ucsal.br) on 2017-02-22T20:40:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MÁRCIA GUIMARÃES PINTO.pdf: 8008738 bytes, checksum: 17bfc479e2b2465092169f4b6a08a05a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-22T20:40:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÁRCIA GUIMARÃES PINTO.pdf: 8008738 bytes, checksum: 17bfc479e2b2465092169f4b6a08a05a (MD5) Previous issue date: 2013-03-27
O presente trabalho tem como desafio mostrar a importância da Educação Ambiental na construção civil. Apresenta também os impactos ambientais gerados na construção de edifícios e a legislação vigente. A legislação ambiental possui instrumentos de controle, fiscalização e, até mesmo, de estudos na área ambiental, contudo não prevê atividade de prevenção a ocorrência do dano ambiental. As atividades da construção civil, por serem modificadoras do meio ambiente, estão submetidas ao licenciamento ambiental na área de influência do projeto. Este procedimento visa: à análise dos impactos, definições das medidas corretivas e a elaboração do acompanhamento e monitoramento dos impactos. Baseado em pesquisa e estudo bibliográfico e o resultado da investigação de campo realizada em uma empresa construtora de edifícios que, apesar da enorme importância para reduzir os impactos ambientais, provocados pela construção de empreendimentos, ainda há descomprometimento por parte dos órgãos fiscalizadores e das empresas construtoras. Portanto, requer alterações nas rígidas políticas e práticas dos órgãos responsáveis para monitorar e fiscalizar com a devida eficiência.
El presente trabajo tiene como reto mostrar la importancia de la Educación Ambiental.También presenta aspectos e impactos medioambientales generados en la construcción de edificios y de la legislación vigente. Legislación Ambiental tiene instrumentos de control, la vigilancia e incluso de los estudios en el área de medio ambiente, sin embargo no ofrece actividades para prevenir la ocurrencia de daños ambientales. Las actividades de construcción civil, ya que estas actividades modificadores de medio ambiente, están sujetos a la licencia ambiental en la zona de influencia del proyecto. Este procedimiento tiene como fin: análisis de los impactos, las definiciones de las medidas correctivas y la preparación de un seguimiento y monitoreo de los impactos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dall'Agnol, Alencar João. "Auditoria ambiental: instrumento do princípio da prevenção no sistema de gestão e direito ambiental." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2008. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/310.

Full text
Abstract:
Uma gestão ambiental adequada poderá estabelecer mecanismos práticos para uma eficiente preservação ambiental. A necessidade de construir um caminho que resulte na perspectiva de apontar à efetiva instrumentalização dos princípios da prevenção e da precaução em Direito Ambiental é de extrema relevância e urgência devido à sua função no meio ambiente, já que, em última análise, vem ao encontro a uma política de gerenciamento de riscos, aplicada em situações que apresentam um grau considerável de incerteza científica, ou até mesmo quando previsível a ação danosa. Impõe-se, pois, a necessidade de atuação direcionada para evitar ou prevenir risco potencial. O objetivo principal do presente estudo é destacar a Auditoria Ambiental como instrumento do princípio da prevenção, já que tal discussão fomenta apenas a elaboração de conceitos teóricos amplamente discutidos em academias e em congressos ambientais, sem que, contudo, tenha logrado êxito na aplicabilidade efetiva em empresas, para conter a degradação ora em andamento. Fundamental a consolidação da tese de que a Auditoria Ambiental tornou-se importante ferramenta no sistema de gestão, sendo indispensável seu estudo como instrumento ativo pró-ambiente, vez que, se aplicada como ferramenta de gestão ambiental nas empresas, seja de forma voluntária ou compulsória, possa gerar subsídios, visando ajustar a variável ambiental em conformidade com as políticas de proteção do meio ambiente. Em contrapartida, a implantação da Auditoria Ambiental contribuirá diretamente para uma ação preventiva, por excelência, com vistas à prevenção da desenfreada depredação ambiental, ora em curso no planeta.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-05-20T20:30:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Alencar Joao Dallagnol.pdf: 797086 bytes, checksum: 9847d1753204e107f0f03b3c05344e64 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-20T20:30:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Alencar Joao Dallagnol.pdf: 797086 bytes, checksum: 9847d1753204e107f0f03b3c05344e64 (MD5)
A proper environmental management can establish practical mechanisms for efficient environmental preservation. The need to build a road that leads to the prospect of pointing the effective exploitation of the principles of prevention and care in Environmental Law is of extreme importance and urgent due to their role in the environment because, ultimately, is this line with the a risk management policy, implemented in situations involving a considerable degree of scientific uncertainty, or even when is predictable the harmful action. It is therefore the need for a targeted action to avoid or prevent the potential risk. The main objective of this study is to highlight the Environmental Audit as a tool of the precautionary principle, because this discussion only encourages the development of theoretical concepts discussed extensively at colleges and conferences on environmental, without, however, has achieved success in effective applicability in companies, to halt the degradation now in progress. Essential a consolidation of this thesis that the Environmental Audit has become an important tool in the management system and its study is an essential active proenvironment, because, if applied as a tool for environmental management in the companies, either voluntary or compulsory, would create subsidies, aimed at adjusting the environmental variable in accordance with the policies of environmental protection. However, the deployment of the Environmental Audit contributes directly to a preventive action, for excellence, with a view to preventing the rampant environmental destruction, now underway in the world.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andrade, Jakeline Alencar. "Ambiente sociomoral e desenvolvimento da autonomia." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/3650.

Full text
Abstract:
Esta dissertação aborda as relações entre o ambiente sociomoral e o desenvolvimento da autonomia das crianças de uma Escola da comunidade do Município de Porto Alegre-RS. O objetivo é descrever o ambiente sociomoral de cada sala de aula, construído nas relações interindividuais entre professores e alunos, e analisar o desenvolvimento da autonomia das crianças através do estudo do juízo moral. A pesquisa teórica fundamenta-se em vários estudos e abordagens sobre a moralidade e, em especial, nos estudos da Epistemologia Genética de Jean Piaget sobre o juízo moral de crianças e sobre a gênese e o desenvolvimento da inteligência. A parte empírica do trabalho consiste em pesquisa sócio-antropológica na Escola, com enfoque sobre a sala de aula. Buscou-se conhecer o cotidiano da instituição através de observações, conversas, participação em reuniões e entrevistas. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e com a direção, com o intuito de apreender o discurso pedagógico vigente na Escola. A análise de documentos oficiais da Escola forneceu informações sobre os objetivos, normas e procedimentos da instituição. As observações em sala de aula, assim como as entrevistas com as professoras, possibilitaram a elaboração de categorias de análise do ambiente sociomoral de cada sala sob os pontos de vista da atmosfera, do caráter do jogo, da abordagem de conteúdos ou da prática pedagógica e, principalmente, das relações entre professor e aluno Utilizou-se, ainda, o método clínico de Piaget na investigação do juízo moral das crianças, com o intuito de descrever as tendências gerais do desenvolvimento moral nesse ambiente sociomoral específico, privilegiando-se, entretanto, as relações em sala de aula. Os resultados gerais da pesquisa mostram tanto o progresso da autonomia das crianças em função de um ambiente sociomoral cooperativo em sala de aula como sugere uma nova abordagem para as relações interindividuais na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Preißler, Joachim, Cindy Unger, Ivonne Honekamp, Andreas Hoff, Gisela Thiele, Jörg Lässig, and Wilfried Honekamp. "Akzeptanz von Ambient-Assisted-Living-Lösungen: Befragung von Seniorinnen und Senioren im Landkreis Görlitz." Hochschule Zittau/Görlitz, 2016. https://slub.qucosa.de/id/qucosa%3A7632.

Full text
Abstract:
Hintergrund. Der Anteil älterer Menschen an der Bevölkerung nimmt stetig zu. Einer der Ansätze zur Bewältigung der zunehmenden Alterung ist der Einsatz von technischen Hilfsmitteln (Ambient Assisted Living – AAL), die es ermöglichen, dass alternde Menschen möglichst lange in ihrer gewohnten Umgebung wohnen bleiben können und die zu einer Entlastung der Health Professionals beitragen sollen. Hier wird eine Befragung zu den Nutzerpräferenzen von Senioren im Kreis Görlitz, Sachsen vorgestellt. Methodik. Um die AAL-Akzeptanz der Senioren zu untersuchen, wurde eine Befragung durch die Hochschule Zittau/Görlitz durchgeführt, die Aufschluss über die Bedürfnisse, Präferenzen und mögliche Barrieren älterer Menschen bezüglich assistierender Technologien geben soll. Es wurden insgesamt 29 Senioren befragt. Ergebnisse. Es zeigte sich, dass besonders Technologien, die die Sicherheit erhöhen, von den Befragten gewünscht werden (Rauchmelder, Wärmesensor). Hohe Akzeptanz erfahren auch der Transponder zur Türöffnung, die Klingel mit optischem Signal, die Geräteabschaltung und die automatische Flurbeleuchtung. Wenig Zustimmung erhalten die Terminerinnerung, das Informationsdisplay und die automatische Lüftung. Auch die Messung der Luftfeuchte mit Alarm und die Vitalerkennung mit Notruf werden kaum akzeptiert. Diskussion. Bezüglich der Akzeptanz durch einzelne Personengruppen (Einfluss soziodemographischer Faktoren), konnte nicht immer eindeutige Tendenzen erkannt werden. Die Ergebnisse sollen im Zuge einer Umfrage durch die Hochschule Zittau/Görlitz mit 1.000 Personen (Projekt: „Vertrauen in Assistenz-Technologien zur Inklusion - VATI“) entsprechend überprüft und verifiziert werden.
Background. The proportion of older people in the population is steadily increasing. One of the approaches to the management of aging is the use of technical aids (Ambient Assisted Living - AAL), which make it possible that aging people to remain living in their familiar surroundings as long as possible and to contribute to relief of Health Professionals. Here a survey on user preferences of seniors in the district Görlitz, Saxony is presented. Methodology. To investigate the AAL acceptance of the seniors, a survey by the University of Applied Sciences Zittau/Görlitz was performed, the information on the needs, preferences and potential barriers older people should give respect to assistive technologies. 29 seniors were interviewed. Results. It was found that most technologies, enhance its security, desired by the respondents (smoke detectors, heat sensor). High acceptance will also learn the transponder to the door opening bell with optical signal, the unit shutdown and automatic corridor lighting. Little agreement receive the appointment reminder, the information display and automatic ventilation. The measurement of humidity with alarm and detection with Vital Emergency hardly be accepted. Discussion. Regarding the acceptance by particular groups of people (influence of sociodemographic factors), could not be detected always clear tendencies. The results are expected in the course of a survey by the University of Applied Sciences Zittau/Görlitz with 1.000 persons (Project: 'Trust in assistance technologies for inclusion - VATI') are checked and verified accordingly.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Thommazo, André Di. "Gerenciamento de requisitos no ambiente Cocar." Universidade Federal de São Carlos, 2008. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/367.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:05:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1792.pdf: 1793786 bytes, checksum: 8e3f39a83c69deddf07abe1063163387 (MD5) Previous issue date: 2008-01-29
The objective of this work was to implement an initial version of a development support environment, based on the Use Case Model, named COCAR. The conception and the features of this environment are the result of several master papers. In the scope of this work, the main subject under study has been requirement management, although concerning its implementation, functionalities related to other previous works have also been contemplated. This environment prop up a few software development tasks, aiming at leveling up qualitity throughout the process. It is well know that one of the principal characteristics related to software product quality is that the product should meet the user requirements. In requirement engineering, the comunication between the user and the developer is stated in the Requirement Document and based on it, the requeriment can be modelled, for instance, by means of the Use Case Model. Despite the efforts invested in gathering requirements with the user, it is know that they are very likely to be ammended during the development process. A fundamental factor for the maintainance of the overall quality is that such modifications to the requirements occur in a monitored and foreseeable way. The ability to describe and follow a requirement life-cycle within the software development process is denominated requirement traceability. As the requirement document represents what binds the user and the developers, if traceability is obtained from that point onwards, the quality of the development process tend to increase and this permits monitoring since its earliest phases. This paper contribution to the implementation of the environment COCAR, includes features such as: registering the requirement of a system, generating of a Use Case Model, requirement management (mainly what concerns traceability between the Requirement Document and the Use Case Model), providing traceability metrics found in academic literature and the possibility of determining the relationship between the requirements. Based on the data provided by the tool, it is easy to perceive that they are highly relevant to any system development planning or following up, which can be an important pragmatic contribution to the improvement of software development and software products.
Este trabalho teve como objetivo a implementação de uma versão inicial de um ambiente de apoio ao desenvolvimento de software, baseado no Modelo de Casos de Uso, denominado COCAR. A concepção e as funcionalidades desse ambiente são frutos de alguns trabalhos de mestrado. No contexto deste trabalho o objetivo principal de estudo foi o gerenciamento de requisitos, embora, em termos de implementação, funcionalidades relacionadas a outros trabalhos anteriores foram também contempladas. Esse ambiente apóia algumas atividades do desenvolvimento de software, procurando aumentar a qualidade ao longo desse processo. Sabe-se que uma das principais características relacionadas à qualidade de um produto de software é que este atenda aos requisitos do usuário. Na Engenharia de Requisitos, a comunicação entre usuário e desenvolvedor é registrada no Documento de Requisitos, sendo que, a partir deste, os requisitos podem ser modelados, por exemplo, por meio de Modelos de Casos de Uso. Apesar dos esforços em levantarem-se as necessidades junto ao usuário, sabe-se que os requisitos solicitados serão alterados durante o processo de desenvolvimento. Um ponto fundamental para que a qualidade seja mantida é que essas alterações ocorram de forma controlada e previsível. A capacidade de descrever e acompanhar a vida de um requisito dentro do processo de desenvolvimento de software é chamada rastreabilidade de requisitos. Como o documento de requisitos representa o elo entre o usuário e os desenvolvedores, caso a rastreabilidade seja obtida a partir desse ponto, a qualidade do processo de desenvolvimento tende a ser melhor e a permitir um controle desde suas fases iniciais. A contribuição deste trabalho para a implementação do ambiente COCAR incluiu as funcionalidades de registro dos requisitos de um sistema, a geração do Modelo de Casos de Uso e o gerenciamento de requisitos, sobretudo no que diz respeito aos aspectos de rastreabilidade, entre o Documento de Requisitos e o Modelo de Casos de Uso, oferecendo métricas de rastreabilidade propostas na literatura e possibilidade de determinação do relacionamento entre os requisitos. Com base nas informações oferecidas pela ferramenta, pode-se perceber que elas são de grande valia para o planejamento e acompanhamento do desenvolvimento de um sistema, o que pode ter uma grande contribuição prática para a melhoria da qualidade do processo e do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marques, Carlos Alexandre Michaello. "Direito e Risco: do Consumo ao Ambiente." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3609.

Full text
Abstract:
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-05-21T12:27:18Z No. of bitstreams: 1 Carlos Alexandre Michaello Marques.pdf: 1051825 bytes, checksum: 0bc97290ee90bc698b2bb0d739f4135a (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-21T12:27:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Alexandre Michaello Marques.pdf: 1051825 bytes, checksum: 0bc97290ee90bc698b2bb0d739f4135a (MD5) Previous issue date: 2014-12-22
Nenhuma
A presente Dissertação tem como tema de investigação “Direito e Risco: do Consumo ao Ambiente”. Para tanto, essa temática foi delimitada através da investigação sobre a capacidade do Direito a partir de uma leitura Sociológica e Antropológica de compreender e promover aprendizagem nas questões que envolvem o Risco como elemento decorrente do Consumo e que externa suas consequências ao Ambiente. Neste sentido, se direcionou a responder ao problema de saber: em que medida é possível e necessária respostas às deficiências epistêmicas e relacionais do Direito em face do Risco que transpassa do Consumo ao Ambiente na sociedade contemporânea? O objetivo geral foi oferecer uma nova racionalidade que permita ao Direito romper com a racionalidade positivista e a matriz dogmática, passando a compreender um ambiente complexo que se apresenta na Sociedade Contemporânea, com riscos que transpassam do Consumo ao Ambiente. Os objetivos específicos foram elencados na medida em que se necessitava estruturar a investigação em diversos conceitos, elementos e fenômenos da modernidade, a saber: dimensionar o processo Modernidade/Pós-modernidade, em especial acerca da tecnologia, complexidade e racionalidade; investigar as contribuições da Teoria Política da Sociedade de Risco à crítica da ciência moderna e da Teoria Social da Estruturação aos conceitos de Modernidade e Identidade; debater a discussão do locus das Revoluções Industriais, Comercial e de Consumo e suas implicações no processo de Globalização e do Capitalismo; identificar as imbricações da tríade, Consumo, Cultura e Risco na Sociedade Contemporânea; dialogar com as bases teóricas da Sociologia e da Antropologia nos aspectos do Ambiente, da Economia, do Consumo e de uma Cultura do Risco; analisar as possíveis deficiências do Direito no cenário de Riscos do Consumo ao Ambiente; e por fim sintetizar a possibilidade de respostas necessárias ao Direito com vetor de Racionalidade Ambiental sob o prisma de aportes sociológicos e antropológicos superando a racionalidade positivista, através da aprendizagem proporcionada pela dualidade das estruturas sociais. A metodologia consiste no método dialético e estruturacionista, com a prevalência do segundo, uma perspectiva que considera a dualidade da estrutura e o afastamento dos radicalismos teóricos, propondo uma análise sintagmática e paradigmática com capacidade reflexiva, de monitoramento e cognoscitiva. Assim, chegou-se à guisa de conclusão que através da Racionalidade Ambiental, que pressupõe uma Epistemologia Ambiental assumidamente inclinada à inserção do social, surge a possibilidade de preencher, enquanto resposta, as deficiências relacionais e epistêmicas do Direito, permitindo um processo de aprendizagem contínuo, reflexivo e monitorado na sociedade contemporânea, rompendo com o dogmatismo e a racionalidade positivista de normatização, regulação e regulamentação.
El presente tema de disertación es “Derecho Y Riesgo: del consumo el ambiente”. El trabajo se limitó a la investigación sobre la capacidad de lo Derecho de, a través de una lectura sociológica y antropológica, comprender y promover el aprendizaje en cuestiones relativas a lo riesgo como resultado del consumo y generador de consecuencias ambientales. En este sentido la cuestión de pesquisa fue: ¿hasta qué punto es posible y necesario respuestas a deficiencias epistémicas y relacionales del Derecho frente el riesgo que traspasa del consumo a el ambiente en la sociedad contemporánea? El objetivo general fue ofrecer una nueva racionalidad que permita a lo Derecho rotura con la racionalidad positivista y la matriz dogmatica, pasando a comprender el ambiente complejo que se presenta en la Sociedad Contemporánea, con riesgos que traspasan del Consumo el Ambiente. Los objetivos específicos catalogados como necesarias para la investigación fueran: las dimensiones del proceso de la modernidad/posmodernidad, particularmente sobre tecnología, complejidad y racionalidad; investigar las contribuciones de la Teoría Política de la Sociedad del Riesgo a la critica a la ciencia moderna y de la Teoría Social de la Estructuración a los conceptos de Modernidad y Identidad; discutir la discusión del locus de las Revoluciones Industriales, Comerciales y de Consumo, y sus implicaciones en el proceso de la globalización y el capitalismo; identificar el impacto de la tríada, consumo, Cultura y riesgo en la sociedad contemporánea; el diálogo con las bases teóricas de la sociología y la antropología en los aspectos de medio ambiente, la economía, el consumo y una cultura de riesgo; analizar las posibles carencias de la ley en establecer el entorno de los riesgos del consumo; y finalmente sintetizar la posibilidad de que las respuestas necesarias para el derecho con el vector de racionalidad ambiental bajo el prisma de contribuciones sociológicas y antropológicas superando la racionalidad positivista, a través de la dualidad de las estructuras sociales de aprendizaje. La metodología consiste en el método dialéctico y estruturacionista, con el predominio del segundo, una perspectiva que considera que la dualidad de la estructura y la eliminación de los teóricos radicales, proponiendo un análisis sintagmática y paradigmática con capacidad reflexiva y supervisión cognoscitiva. Por lo tanto, fue a modo de conclusión que a través del medio ambiente la racionalidad, que presupone que una epistemología ambiental inclinado abiertamente a la inserción social, surge la posibilidad de rellenar, respuesta, a las deficiencias relacionales, permitiendo un proceso epistémico del derecho de continuo aprendizaje, reflexivo y monitoreados en la sociedad contemporánea, rompiendo con la racionalidad positivista de la legislación, reglamentación y normalización.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Emerson Dias da. "Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil." Universidade Federal do Amazonas, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4626.

Full text
Abstract:
Submitted by Geyciane Santos (geyciane_thamires@hotmail.com) on 2015-10-06T13:39:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emerson Dias da Silva.pdf: 7900774 bytes, checksum: d967e7e483fcf3fd65dc3ec5c6ca759a (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-10-06T20:53:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emerson Dias da Silva.pdf: 7900774 bytes, checksum: d967e7e483fcf3fd65dc3ec5c6ca759a (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-10-06T20:56:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emerson Dias da Silva.pdf: 7900774 bytes, checksum: d967e7e483fcf3fd65dc3ec5c6ca759a (MD5)
Made available in DSpace on 2015-10-06T20:56:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Emerson Dias da Silva.pdf: 7900774 bytes, checksum: d967e7e483fcf3fd65dc3ec5c6ca759a (MD5) Previous issue date: 2014-08-21
FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
This research has as its object of study the process of voçorocamento roads AM - 330 AM and in Silves - 363 in Itapiranga belonging to the Metropolitan Region of Manaus (RMM). Was held in the said survey mapping regarding the environmental impacts of the action of gullies along these pathways. The process observed voçorocamento presented as main impacts the advancement of gullies towards the roads, which also resulted in the silting of canals in the vicinity of roads. The research about the process of voçorocamento has relevance on the various problems caused as a result of its dynamism, since it occurs very frequently in urban areas and highways / roads in the Amazon. The emergence and expansion of gullies are conditioned by natural (erodibility erossividade) and anthropogenic action elements, which led to several changes in the landscape, as well as changes in the dynamics of the incisions. Equipment for data collection were used, as the auger, the rain gauge, GPS, cisalhômetro, the impact penetrometer, the infiltrometer and the phmetrer. These were used for soil samples; measuring the amount of rain; to identify the geographic location of the incisions; to obtain the shear of the soil; measuring the penetration soil; measuring soil infiltration; obtaining the level of acidity of the soil, respectively. Geology, geomorphology, climate, hydrology, soil and vegetation: During the characterization of the study area the main information about the gullies, such as length, width, depth, slope of the land, beyond the physical characteristics were observed. The paper is organized in four chapters divided thus: the first deals with discussions about the definitions of gullies; the second focuses on the natural characteristics of the study area; the third explains the methodology adopted as the equipment used in the field, the scientific approach among others; the fourth and final reports results from the methodology and the answers about the possibilities of the emergence of the incisions and in some cases the expansion or reduction of some features. Both the emergence of the new features in the increase of the size of these, the major factor was changes in storm drainage and hence the runoff and the paving of roads also contributed to the changes in the dynamics of new incisions.
A presente pesquisa teve como objeto de estudo o processo de voçorocamento nas estradas AM – 330 em Silves e AM – 363 em Itapiranga, pertencentes à Região Metropolitana de Manaus (RMM). Realizou-se na referida pesquisa um mapeamento a respeito dos impactos ambientais decorrentes da ação das voçorocas ao longo dessas vias. O processo de voçorocamento observado apresentou como principais impactos o avanço das voçorocas em direção às estradas, que resultou também no assoreamento dos canais nas proximidades das vias. A pesquisa acerca do processo de voçorocamento apresenta relevância diante dos vários problemas causados por consequência de seu dinamismo, pois ocorre com muita frequência em áreas urbanas e em estradas/estradas na Amazônia. O surgimento e a expansão das voçorocas são condicionados por elementos naturais (erodibilidade, erossividade) e pela ação antrópica, os quais provocaram diversas modificações na paisagem, bem como alterações na dinâmica das incisões. Foram utilizados equipamentos para a obtenção dos dados, como: o trado, o pluviômetro, o GPS, o cisalhômetro, o penetrômetro de impacto, o infiltrômetro e o phmetro. Estes foram utilizados para obter as amostras de solo; para medição da quantidade de chuva; para identificar a localização geográfica das incisões; obter o cisalhamento do solo; medir a penetração ao solo; medir a infiltração no solo; obter o nível de acidez do solo, respectivamente. Durante a caracterização da área de estudo foram observadas as principais informações a respeito das voçorocas, como comprimento, largura, profundidade, declividade do terreno, além das características físicas: geologia, geomorfologia, clima, hidrografia, solo e vegetação. O trabalho está organizado em quatro capítulos divididos assim: o primeiro trata das discussões sobre as definições sobre voçorocas; o segundo aborda sobre as características naturais da área de estudo; o terceiro explica sobre a metodologia adotada como os equipamentos utilizados em campo, a abordagem científica seguida entre outros; o quarto e último relata os resultados provenientes da metodologia e as respostas a respeito das possibilidades do surgimento das incisões e em alguns casos a expansão ou diminuição de algumas feições. Tanto no surgimento das novas feições quanto no aumento do tamanho destas, o fator preponderante foi alterações na drenagem pluvial e, consequentemente, no escoamento superficial e a pavimentação das estradas também contribuiu para as mudanças na dinâmica das novas incisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barreto, Francisco MaurÃcio de SÃ. "ContaminaÃÃo da Ãgua subterrÃnea por pesticida e nitrato no municÃpio de TianguÃ, CearÃ." Universidade Federal do CearÃ, 2006. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=360.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Esta pesquisa foi desenvolvida no municÃpio de TianguÃ, Cearà e constou de trÃs etapas. Na primeira, foi realizado o estudo qualitativo e quantitativo da contaminaÃÃo da Ãgua subterrÃnea, pertencente ao AqÃÃfero Serra Grande, por pesticidas e nitrato a partir do monitoramento de uma bateria de poÃos. Os pesticidas analisados foram: atrazina, simazina e metil paration. Na segunda etapa, foi avaliada a vulnerabilidade do aqÃÃfero aplicando os Ãndices DRASTIC e DRASTIC pesticidas associados Ãs tÃcnicas de Sistema de InformaÃÃo GeogrÃfica. Finalmente, na terceira etapa, foi realizada anÃlise multivariada das medidas de pesticidas e nitrato a partir da aplicaÃÃo do mÃtodo de classificaÃÃo hierÃrquica de Ward e correlacionada com as classes de vulnerabilidade delineadas nos mapas DRASTIC e DRASTIC pesticidas. As determinaÃÃes dos pesticidas atrazina, simazina e metil paration durante a etapa qualitativa, indicaram que do total de 153 amostras analisadas foi constatada a presenÃa desses compostos em 126 amostras (82%). Na etapa quantitativa, do total de 36 amostras analisadas para cada composto, verificou-se que atrazina, simazina e metil paration foram detectados em, respectivamente, 17 amostras (47%), 21 amostras (55%) e 14 amostras (39%) em desacordo com o VMP definido na legislaÃÃo. O nitrato foi detectado nos 31 poÃos monitorados e apresentou, com exceÃÃo de um poÃo, concentraÃÃes mÃdias de acordo com o limite definido na legislaÃÃo. O Ãndice DRASTIC agrupou quatro classes de vulnerabilidade: insignificante, muito baixa, baixa e moderada, predominando a classe muito baixa (628,7 km2 ou 67,2%). O Ãndice DRASTIC pesticidas indicou cinco classes de vulnerabilidade: muito baixa, baixa, moderada, alta e muito alta, predominando a classe moderada (553,2 km2, ou 59,1 %). As medidas dos pesticidas e nitrato foram agrupadas nos grupos I, II e III levando em consideraÃÃo o nÃvel de contaminaÃÃo da Ãgua subterrÃnea. Constatou-se correlaÃÃo para a maioria dos grupos, tanto para as medidas de pesticidas quanto para nitrato, com as classes de vulnerabilidade dos Ãndices DRASTIC e DRASTIC pesticidas.
This research was developed in the city of TianguÃ, Cearà and consisted of three stages. In the first one, the investigation and quantitative study on the contamination of the groundwater was carried out in the Serra Grande aquifer, focusing on pesticides and nitrate by monitoring a cluster of wells. The pesticides analyzed were atrazine, simazine and methyl parathion. In the second stage, the vulnerability of the aquifer was evaluated applying DRASTIC and DRASTIC pesticide indexes combined together with the Geographic Information System (GIS) technique. Finally, in the third stage, a multivariate analysis of pesticides and nitrate concentrations was conducted through the application of the hierarchic classification method of Ward and correlating with the vulnerability classification defined in DRASTIC and DRASTIC pesticide maps. In the investigation study for the pesticides atrazine, simazine and methyl parathion, 153 samples were analyzed and those compounds were found in 82% of samples (126 of the total). In the quantitative stage 36 samples were analyzed for each compound. Atrazine, simazine and methyl parathion were detected in, respectively, 17 samples (47%), 21 samples (55%) and 14 samples (39%) in disagreement with the maximum allowed concentration (MAC) established by the legislation. Nitrate was detected in 31 wells monitored and presented, with the exception of one well, average concentrations in accordance with the limit established by the legislation. In this study the DRASTIC index grouped four classes of vulnerability: insignificant, very low, low and moderate. The very low class predominated, representing 628.7 km2 or 67.2%. The DRASTIC pesticides index indicated five classes of vulnerability: very low, low, moderate, high and very high. The predominant class was moderate, representing 553.2 km2 or 59.1% of the wells. Pesticides and nitrate measures were grouped into groups I, II and III taking into consideration the level of contamination of the groundwater. A correlation for the majority of the groups for both pesticides and nitrate was found, according to the vulnerability classes found in DRASTIC and DRASTIC pesticide indexes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

La, Greca Pierluigi. "Diversità ed Ecologia degli Imenotteri Apoidei in ambienti frammentati pedomontani dell'Etna a differente pressione antropica." Thesis, Universita' degli Studi di Catania, 2011. http://hdl.handle.net/10761/300.

Full text
Abstract:
La fauna apidica risulta essere estremamente sensibile ai processi di frammentazione ambientale e pertanto la sua composizione e densita' sono diretta espressione della struttura e dello stato di conservazione degli ecosistemi. La finalita' principale della presente ricerca e' stata quella di indagare la diversita' degli Imenotteri Apoidei (con esclusione di Apis mellifera L.) in aree frammentate del territorio etneo, per ottenere una conoscenza sia della composizione specifica, sia per valutare in dettaglio le variazioni stagionali dei popolamenti e le specificita' legate a diverse tipologie di ambienti. I siti indagati ricadono nel settore orientale della fascia pedemontana dell'Etna e presentano un grado differenziato di antropizzazione, ma tutti possono essere considerati territori a frammentazione ambientale medio-elevata. In dettaglio i siti sono: due parchi urbani all'interno della citta' di Catania (Parco Gioeni e Parco degli Ulivi), un'area a naturalita' elevata della fascia metropolitana etnea (Riserva Naturale Integrale e SIC Complesso Immacolatelle-Micio Conti, San Gregorio di Catania) ed un agroecosistema (agrumeto) a conduzione biologica (Acicatena). Inoltre, e' stato preso in considerazione un sito di controllo alla periferia nord di Catania (in localita' Leucatia), il cui popolamento apidico e' ben noto. I rilievi sono stati condotti per tre anni consecutivi (2008-2010) con un protocollo di raccolta e censimento analogo a quello impiegato nell'ambito del Progetto Finalizzato A.M.A. (Ape, Miele, Ambiente) ed hanno previsto raccolte a cadenza mensile parallelamente in tutte le stazioni, mediante il metodo dei transetti lineari. Complessivamente sono stati raccolti 1139 esemplari appartenenti a 105 specie comprese nelle seguenti famiglie: Andrenidae, Halictidae, Anthophoridae, Megachilidae e Apidae. Sono state effettuate diverse analisi zoocenotiche comparative mediante il calcolo dei principali indici di diversita' e vari metodi di analisi multivariata. Inoltre, attraverso strumenti cartografici e' stata prodotta una mappatura del livello di biopermeabilita' del territorio pedemontano nel quale ricadono i siti d'indagine, individuando le aree sottoposte a maggiore disturbo antropico e quelle invece caratterizzate da un livello piu' elevato di naturalita' e quindi definire sistemi territoriali che possano fungere da corridoi ecologici per assicurare un'adeguata connettivita' ecologica e conseguentemente livelli significativi di diversita' apidica. Il grado di frammentazione ambientale e' stato valutato mediante il modello biogeografico delle isole attraverso la regressione lineare specie-area, considerando i siti d'indagine alla stregua di vere e proprie "isole" in senso ecologico-funzionale. I dati ottenuti hanno permesso di individuare opportune strategie gestionali al fine di mantenere adeguati livelli di diversita' biologica, in special modo apidica, per le aree a notevole frammentazione ambientale.
The bee fauna is extremely sensitive to environmental fragmentation processes, so that its composition and density are direct expression of the ecosystem structure and state of conservation. The main purpose of the present research has been the investigation of the biodiversity of the Hymenoptera Apoidea (Apis mellifera L. excluded) in fragmented areas within the territory of the Etna, in order to obtain a better knowledge of the specific composition, and to evaluate in detail the seasonal variations of the populations and the specificity linked to different types of environments. The investigated sites lie in the oriental pedemontane sector of Etna volcano and have a differentiated degree of anthropization, but all of them can be considered as territories with mean-high environmental fragmentation. The sites are: two urban parks in the town of Catania (Parco Gioeni and Parco degli Ulivi), a high degree of naturality of pedemontane Etna (Riserva Naturale Integrale and SIC Complesso Immacolatelle-Micio Conti, San Gregorio di Catania), and an organic agroecosystem (citrus orchard) (Acicatena). Besides, a control site in the northern periphery of Catania (Leucatia locality), the bee community of which is well known, has been taken into consideration. The surveys were carried out for three years (2008-2010) with protocol of collection and census, similar to that used within the Progetto Finalizzato A.M.A. (Ape, Miele, Ambiente), and consisted of monthly collections in every site, by using the linear transect method. In total, 1139 specimens were collected, belonging to 105 species comprised in the following families: Andrenidae, Halictidae, Anthophoridae, Megachilidae and Apidae. Various comparative zoocenotic analyses have been carried out, by the calculation of the main diversity indexes and different methods of multivariate analysis. Besides, through cartographic instruments, a mapping of the level of bio-permeability of the pedemontane territory, within which the investigated sites lie, has been produced, putting in evidence the areas more subjected to anthropic disturbance and those, instead, characterized by a higher level of naturality, in order to define territorial systems which may function as ecologic corridors thus guarantying adequate ecological connection necessary to maintain of a good level of bee biodiversity. The degree of environmental fragmentation has been evaluated by the biogeographic model of islands, particularly using the linear regression specie-area, considering the examined sites as islands at least under the ecological-functional point of view. The data obtained allowed the author to individualize suitable managing strategies in order to maintain adequate levels of biodiversity, especially the bee one, for those areas with high environmental fragmentation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lumertz, Eduardo Só dos Santos. "O caráter propter rem da responsabilidade civil pela descontaminação de áreas órfãs : uma leitura principiológica urbanística e ambiental." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2013. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/340.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa aborda os conceitos trazidos pela Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) bem como as noções fundamentais acerca do zoneamento ambiental e da responsabilidade civil pela prática de danos ao meio ambiente e, conjugando tais elementos, demonstra, à luz dos princípios informativos de direito urbanístico e ambiental, as possíveis consequências que podem advir na definição de a quem incumbe o dever de descontaminar áreas cujos responsáveis pela disposição pretérita e indevida de resíduos sólidos não sejam identificáveis ou individualizáveis (conhecidas como áreas órfãs, termo derivado do inglês orphan sites). Justifica-se a escolha de tal tema pelo fato de o meio ambiente equilibrado (livre da disposição inadequada de resíduos bem como dos enormes lixões a céu aberto existentes, hoje, nos grandes centros) constituir interesse difuso, de modo que qualquer lesão ao mesmo repercute não somente na esfera de direitos do novo proprietário, mas de toda a coletividade. Os princípios gerais e específicos do direito urbanístico, além de lhe conferirem autonomia didática e científica, orientam e disciplinam o planejamento, o uso e a ocupação do solo (incluída, aí, a correta destinação que se deve conferir aos resíduos sólidos). Sem prejuízo disso, os princípios da solidariedade intergeracional, do poluidor-pagador e do desenvolvimento sustentável desestimulam a degradação ambiental bem como solidificam a ideia de que o homem deve satisfazer suas necessidades, desenvolver-se e aproveitar as potencialidades dos recursos naturais existentes em plena harmonia com o dever de assegurar a proteção ambiental – para que as futuras gerações também tenham condições ecológicas mais favoráveis ou, no mínimo, semelhantes às atuais. Já o princípio da função socioambiental da propriedade cria, ao titular dominial, um ônus para com a coletividade, de modo que a destinação a ser por ele dada ao seu bem não mais pode ser definida do ponto de vista exclusivamente individual, sob pena de não ser sua propriedade digna de proteção legal alguma. O zoneamento ambiental, por sua vez, é modalidade de ordenação do solo e espécie de limitação ao uso deste, visando a dividi-lo segundo sua destinação e ocupação mais adequadas, buscando, ainda, conformar o crescimento urbano à exigência do bem-estar socioambiental. Destarte, à luz dos princípios de direito urbanístico e ambiental aplicáveis à espécie, tem-se que a obrigação de descontaminar áreas órfãs possui caráter propter rem – transmitindo-se ao novo proprietário de terras anteriormente poluídas (mesmo não tendo sido o responsável por tal prática) bem como ao Estado lato sensu, estabelecendo-se um regime de solidariedade entre o antigo e novo titulares das terras anteriormente contaminadas, sem prejuízo da responsabilização estatal, independente da análise do elemento culpa (responsabilidade civil objetiva). O método de abordagem adotado é o dedutivo, com a interpretação de textos legais e doutrinários bem como o uso de premissas amplas e gerais acerca do tema, para, com base na análise, confrontação e mediação das regras e princípios correlatos, responder-se ao problema da pesquisa, chegando-se, ao final, à exata compreensão dos motivos que levam à transmissibilidade do dever de descontaminar áreas órfãs.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-05-22T11:57:06Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Eduardo So dos Santos.pdf: 1495638 bytes, checksum: 0d3a5985a8ab2ac206c1cc98a8062c14 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-22T11:57:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Eduardo So dos Santos.pdf: 1495638 bytes, checksum: 0d3a5985a8ab2ac206c1cc98a8062c14 (MD5)
This research analyzes the concepts introduced by the Act of the National Solid Waste (Law nº 12.305/2010) as well as the fundamental notions about the environmental zoning and liability for the practice of environmental damage and, combining these elements, demonstrates, from the principles of urban and environment law, the possible consequences that might arise in the definition of who bears the duty to decontaminate areas whose responsible for past and improper disposal of solid waste are not identifiable or separable (known as orphan sites). Justifies the choice of this issue because the balanced environment (free from improper disposal of waste as well as the huge open dumps exist today in large centers) is a diffuse interest, so that any injury to it affects not only in the sphere of rights of the new owner, but the entire community. The general and specific principles of urban law, beyond confer upon didactic and scientific autonomy, guide and govern the planning, the use and the occupation of the land (including, here, the correct destination that must be attached to solid waste). Notwithstanding the above, the principles of intergenerational solidarity, the polluter-pays principle and sustainable development discourage environmental degradation as well as solidify the idea that man must satisfy his needs, develop and harness the potential of natural resources in harmony with the duty to ensure environmental protection – so that future generations also have ecological conditions more favorable or at least similar to today. The property’s social and environmental function creates, to the holder dominial, a burden to the community, so that the allocation to be given by him to it still can no longer be defined exclusively in individual terms, under penalty of be your property worthy of legal protection whatsoever. The environmental zoning, by itself, is a kind of sort of soil and limiting the use of this, in order to divide it according to their destination and occupation more suitable urban growth, seeking also to conform to the requirement of social and environmental well-being. This way, based on the related principles of urban law and environmental, the obligation to decontaminate orphan sites has propter rem character – passing to the new owner of land previously polluted (even if he has not been responsible for such practice) as well as the government, setting up a system of solidarity between the old and new owners of previously contaminated land, beyond to state liability, regardless of fault element analysis (objective liability). The method adopted is the deductive approach, with interpretation of legal texts and doctrinal as well as the use of broad and general assumptions about the theme, and, based on the analysis, confrontation and mediation rules and related principles, responding to the research problem, coming up, at the end, to the exact understanding of why the duty to decontaminate orphan sites is transmissible.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Ambienti 360°"

1

Cengarle, Federica, ed. L'Italia alla fine del Medioevo II. Florence: Firenze University Press, 2007. http://dx.doi.org/10.36253/88-8453-390-2.

Full text
Abstract:
Secondo di due volumi, il primo curato da Francesco Salvestrini, che prendono in esame alcuni 'caratteri originali' dell'Italia tardomedievale rispetto all'Europa del tempo.Dei due convegni dei quali si pubblicano gli atti, il primo – tenutosi nell'ottobre del 2000 – ha cercato di dar conto, in una sezione introduttiva, dei quadri ambientali di lungo periodo entro cui si iscri-ve il percorso della società italiana: il paesaggio rurale e il quadro degli insediamenti urbani, senza dimenticare, nell'uno e nell'altro caso, l'eredità del mondo romano. Il secondo convegno, invece, tenutosi nell'autunno del 2002 si è proposto di prendere in considerazione aspetti e settori di storia della cultura e delle ideologie politiche, della mentalità, della vita religiosa, ma anche la storia delle tecniche.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Interaktive Ambiente mit Open-Source-Software: 3D-Walk-Throughs und Augmented Reality für Architekten mit Blender 2.43, DART 3.0 und ARToolKit 2.72. Wien: SpringerWienNewYork, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pesquisa em Saúde & Ambiente na Amazônia: perspectivas para sustentabilidade humana e ambiental na região. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/978-65-89826-36-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barcellos, Christovam, Carlos Corvalán, and Eliane Lima e. Silva, eds. Mudanças climáticas, desastres e saúde. Editora FIOCRUZ, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786557081679.

Full text
Abstract:
O livro pretende contribuir com estratégias para aumentar a resiliência do setor Saúde e das comunidades em face das mudanças climáticas e seus impactos. A obra mostra que mudanças ambientais e climáticas interagem entre si, abordando como a complexa relação entre saúde e ambiente vem sendo cada vez mais discutida. Apesar de avanços na saúde e considerando um aumento na expectativa de vida no Brasil, diversos estudos apontam que, nas últimas décadas, desequilíbrios ambientais têm causado efeitos negativos à sociedade, afetando direta e indiretamente a saúde humana. No país, os desastres de origem climática que mais se destacam têm origem em processos hidrológicos - chuvas intensas, inundações bruscas, deslizamentos de terra relacionados às chuvas e inundações graduais - e climatológicos (secas, estiagens e crises hídricas). Composto por 12 capítulos, o título reúne cerca de 30 especialistas das mais diversas áreas, confirmando a inquestionável capacidade técnico-científica de pesquisadores brasileiros que se dedicam à temática da mudança climática nos seus diferentes aspectos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

PRESTES, Rosi Maria, and Valdecir SCHENKEL. Educação ambiental: reciclando hábitos e valores. Edited by Abel BEMVENUTI, Caroline LEUCHTENBERGER, Daniela Alves ORIQUES, Laura Beatriz da Silva SPANIVELLO, and Odair DALAGNOL. Editora Ilustração, 2022. http://dx.doi.org/10.46550/978-85-92890-36-0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Correa Salgado, Jennifer, Jazmín Duque, and Ismael Espinoza Pesántez. Contribuciones a la historia ambiental de América Latina. Memorias del X Simposio SOLCHA. Edited by Nicolás Cuvi. FLACSO Ecuador, 2022. http://dx.doi.org/10.46546/2022-30lineabierta.

Full text
Abstract:
Esta publicación contiene 36 ponencias presentadas durante el X Simposio SOLCHA, son contribuciones que dialogan de diversas formas con la historia ambiental y abarcan un amplio espectro de enfoques, épocas y territorios. Las hemos reunido en cinco grandes secciones: representaciones y usos de la naturaleza; transformaciones históricas del paisaje; conflictos socioambientales; cartografía y fotografía como fuentes de la historia ambiental; y conservacionismos. Dentro de cada sección, los artículo fueron ordenados atendiendo a su tema y temporalidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, ADRIANO DIAS DE, ANA BEATRIZ MAIA DOS Santos, ÂNGELA TAMIRES NASCIMENTO Alexandre, BIANCA Venturieri, GABRIELLY FREITAS Fonseca, GLENDA QUARESMA Alves, KHAREM CRISTINE DOS SANTOS Silva, et al. Ciência na Escola: diálogos e estudos no ensino de Ciências. Editora da Universidade do Estado do Pará-Eduepa, 2022. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-88106-36-5.

Full text
Abstract:
O livro Ciência na Escola: diálogos e estudos no ensino de Ciências constitui um dos produtos gerados pelo Projeto “Ciência dentro e fora da escola: diálogos entre escolas e espaços de educação não formal”, do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação não formal. Em um primeiro eixo, constituído por seis artigos, se apresentam as discussões e reflexões resultantes do I Ciclo Formativo Ciência na Escola, organizado pelo Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (CTENF), da Universidade do Estado do Pará. Essa ação teve uma sequência de cinco encontros virtuais que abordaram temáticas relevantes e atuais para o ensino de ciências, visando contribuir, por meio de partilhas, debates e reflexões, para o aprimoramento da educação científica nas escolas e espaços não formais. No segundo eixo, são apresentados os primeiros resultados dos estudos realizados nos espaços de educação não formal do município de Belém, Pa. Assim, foi realizada a identificação dos principais espaços da região metropolitana de Belém, sua categorização, o delineamento de suas ações, perfil dos profissionais atuantes, dinâmicas de visitação, além de outros aspectos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Influence of deuterium content on Tensile behaviour of Zr-2.5Nb pressure tube material in the temperature range of ambient to 300'C. Mumbai: Bhabha Atomic Research Centre, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Unda Padilla, Alfredo G. The chilean forestry sector. INFOR, 1995. http://dx.doi.org/10.52904/20.500.12220/3841.

Full text
Abstract:
Este documento presenta a grandes rasgos el estado del sector forestal chileno en lo referido a recursos forestales, estos a su vez subdivididos en bosque nativo, plantaciones y legislaciones; luego muestra los principales logros del sector en los últimos 30 años y las limitaciones a las políticas forestales, tanto del sector público como del privado. Además, incluye un análisis sobre el impacto ambiental del desarrollo forestal en Chile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brêtas, Anilce de Araújo. Balanço eletrolítico estratégico na ração de suínos criados em clima quente. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-318-3.

Full text
Abstract:
The effect of Dietary Electrolyte Balance (EB) in rations for growing and finished swine under high temperatures ambient was evaluated. Two hundred male castrated pigs with initial average 25,3±1.3 kg were allotted in completely randomized experimental design with five treatments T1 diet without supplemented electrolyte 191 mEq/kg; T2 (supl B) diet supplementd with sodium bicarbonate (NaHCO3) 250 mEq/kg; T3 (supl B+C) diet supplemented with (NaHCO3) and potassium chloride (KCl) 250 mEq/kg; T4 (supl B) diet supplemented with (NaHCO3) 300 mEq/kg; T5 (supl B+C) diet supplemented (NaHCO3) and (KCl) 300 mEq/kg and four replication and 10 pigs per experimental unit. The average weight of the animals was 68,8±3,4 kg. The performance parameters evaluated were the feed intake (FI), the daily gain (DG), finished weight (FW), nitrogen intake (NI), lysine intake (LI), efficiency of N utilization for weight gain (ENUWG), efficiency of L utilization for weight gain (ELUWG) and the gain:feed ration and physiologic parameters to respiratory frequency (RF) and rectal temperature (RT). Blood was colleted to measure serum concentration of Na, Cl and K. The average temperature was 29,65±1,80ºC with (RU) of 69,6±10,4%. The levels of EB decreased (P<0,05) the (FI) and improved (NI). The others performance parameters evaluated weren’t influenced by treatments (P>0,05). In the termination phase the supplementation with sodium bicarbonate and or potassium chloride with 250 or 300 mEq/kg can be used to correct electrolyte balance under heat stress.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ambienti 360°"

1

Kroes, Thomas, Dirk Schut, and Elmar Eisemann. "Smooth Probabilistic Ambient Occlusion for Volume Rendering." In GPU Pro 360, 305–16. First edition. j Boca Raton, FL : CRC Press/Taylor & Francis Group, 2018. j Includes bibliographical references and index.: A K Peters/CRC Press, 2018. http://dx.doi.org/10.1201/9781351052108-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bronzini, F., N. Barbini, G. Marinelli, M. Pantaloni, and E. Giordano. "Active Ageing and Public Space: The Creative City 3.0." In Ambient Assisted Living, 361–71. Cham: Springer International Publishing, 2014. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-01119-6_36.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Benini, Luca, and Massimo Poncino. "Ambient Intelligence: A Computational Platform Perspective." In Ambient Intelligence: Impact on Embedded Sytem Design, 31–50. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-48706-3_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Aarts, Emile, and Raf Roovers. "Embedded System Design Issues in Ambient Intelligence." In Ambient Intelligence: Impact on Embedded Sytem Design, 11–29. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-48706-3_2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

van der Stok, Peter. "Preparation of Heterogeneous Networks for Ambient Intelligence." In Ambient Intelligence: Impact on Embedded Sytem Design, 69–90. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-48706-3_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Otero Pérez, Clara M., Liesbeth Steffens, Peter van der Stok, Sjir van Loo, Alejandro Alonso, José F. Ruíz, Reinder J. Bril, and Marisol García Valls. "QoS-Based Resource Management for Ambient Intelligence." In Ambient Intelligence: Impact on Embedded Sytem Design, 159–82. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-48706-3_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Boring, Eric, Yurii V. Geletii, and Craig L. Hill. "Catalysts for selective aerobic oxidation under ambient conditions." In Advances in Catalytic Activation of Dioxygen by Metal Complexes, 227–64. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-47816-1_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Štuikys, Vytautas, and Robertas Damaševičius. "Metaprogramming Techniques for Designing Embedded Components for Ambient Intelligence." In Ambient Intelligence: Impact on Embedded Sytem Design, 229–50. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-48706-3_12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Purhonen, Anu, and Esa Tuulari. "Ambient Intelligence and the Development of Embedded System Software." In Ambient Intelligence: Impact on Embedded Sytem Design, 51–67. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-48706-3_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Basten, Twan, Marc Geilen, and Harmke de Groot. "Omnia Fieri Possent." In Ambient Intelligence: Impact on Embedded Sytem Design, 1–8. Boston, MA: Springer US, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/0-306-48706-3_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ambienti 360°"

1

Nunes de Oliveira Araújo, Risolete. "Meio Ambiente, Educação Ambiental e o Descarte de Resíduos Sólidos no Município de Macapá: um diálogo necessário." In 1º Congresso Científico Macapá 300 Anos. Macapá, Amapá: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/congressomcp300anos.245106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cerqueira, Joaci Dos Santos, and Helder Neves De Albuquerque. "IMPACTOS AMBIENTAIS DE UM CEMITÉRIO NÃO SUSTENTÁVEL NA PARAÍBA." In II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2071.

Full text
Abstract:
Introdução: Os cemitérios brasileiros, em sua maioria, apresentam grandes riscos à saúde da população e prejudicam a qualidade do meio ambiente e geralmente, quanto a sua implantação tem sido feita em terrenos de baixo valor imobiliário ou em condições geológicas e hidrológicas inadequadas. Objetivos: Analisar os impactos ambientais provenientes do funcionamento do cemitério público de Puxinanã-PB, Brasil. Material e métodos: Tratou-se de uma pesquisa exploratória e de caráter descritivo com uso de observação in loco na área de estudo, técnicas de geoprocessamento e uso de Checklist no período de agosto a dezembro de 2020. Resultados: Conforme a Norma Administrativa do órgão ambiental do Estado da Paraíba caracteriza-se como um empreendimento de grande potencial poluidor. Não cumpre a legislação vigente (Resoluções CONAMA nº 335, de 3 de abril de 2003; nº 368, de 28 de março 2006 e nº 402, de 17 de novembro de 2008), assim apresentando impactos negativos no meio físico, químico, biológico e antrópico. O escoamento, a lixiviação e a infiltração das águas superficiais contaminam o lençol freático e os produtos do necrochorume são escoados e/ou infiltrados diretamente no solo e carreados para o riacho a montante do açude que a população da cidade faz uso dessa água. Quanto aos resíduos não humanos, diagnosticou-se que o cemitério estudado não atendeu as Resoluções e os resíduos acarretam contaminação no entorno. Conclusão: Devido a superlotação e a falta de cumprimento das Resoluções em vigor, novos sepultamentos devem ser evitados, devendo este cemitério ser ampliado, desde que submetido as adequações e exigências da legislação que trata sobre licenciamento ambiental de cemitérios. Por ser um caso de saúde pública, necessita urgentemente de uma intervenção dos órgãos ambientais competentes, a fim de cobrar medidas eficientes para minimizar os impactos negativos, compensar os danos causados à população e ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bombarda, Nadiny dos Santos, and Thaísa Leal da Silva. "HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTES HOSPITALARES E O USO DA REALIDADE VIRTUAL ALIADA À ARQUITETURA." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.945.

Full text
Abstract:
O paciente procura os hospitais buscando recuperar seu estado de saúde, mas muitas vezes acaba sendo impactado pelo ambiente em que está inserido, sofrendo influências emocionais, psicológicas, e até mesmo físicas, devido a frieza e impessoalidade inerente a maioria dos hospitais. Para tornar o ambiente hospitalar mais humanizado e garantir o cuidado centrado no paciente, foi criada a Certificação Planetree. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo comparar as simulações de um quarto de hospital através da utilização de uma ferramenta de Realidade Virtual, sendo uma simulação com características comumente encontradas nos hospitais e outra considerando o critério “Ambiente de Cura: Arquitetura e Design” da Certificação Planetree. Como metodologia, inicialmente será realizada a modelagem dos ambientes utilizando o software SketchUp, a renderização e transformação das imagens em 360º utilizando o Lumion 8.5 e, por fim, a ferramenta Roud.me para a realização de um tour virtual, possibilitando uma análise comparativa entre os ambientes com e sem a aplicação do critério mencionado. Como resultados espera-se demonstrar a importância da utilização do critério “Ambiente de Cura” da Planetree para tornar o ambiente hospitalar mais amigável e humanizado, bem como o potencial da Realidade Virtual aliada à Arquitetura, possibilitando a sensação de estar dentro do ambiente projetado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chidambaram, Vivek, and Wai Leong Ching. "Electronic Packaging Solution for 300°C Ambience." In 2018 IEEE 20th Electronics Packaging Technology Conference (EPTC). IEEE, 2018. http://dx.doi.org/10.1109/eptc.2018.8654295.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Lourenço Vitor Silva, and Janice Alves De Sousa Santos. "PEGADA ECOLÓGICA: PLANO DE AULA COM NOÇÕES BÁSICAS DE PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1783.

Full text
Abstract:
Introdução: Dentre os principais tópicos da Educação Ambiental, está a Sustentabilidade, a qual procura relações entres os aspectos sociais, culturais e ambientais que são capazes de suprir as necessidades de uma geração atual, sem inviabilizar as gerações futuras. Para que se possa reconhecer a importância das interações sustentáveis é preciso apresentar meios de conscientização. O cálculo da Pegada Ecológica (PE) é uma das formas de elucidar o impacto dos hábitos contemporâneos. Ter o conhecimento de como os avanços tecnológicos podem amenizar estes impactos também é importante. Há no Brasil o Projeto de Lei 10.699/2018, o qual tem o intuito de incentivar o ensino de programação e robótica para as crianças e os jovens de escolas públicas. É preciso ter diálogos com foco em ideias que provoquem a noção de sustentabilidade nos discentes para que consigam distinguir práticas que não são favoráveis ao equilíbrio dessas interações e como é possível vincular esse aprendizado às novas tendências tecnológicas que serão inseridas no ambiente escolar, como a programação. Objetivos: Elaborar um plano de aula sobre o cálculo da Pegada Ecológica baseado em um questionário de hábitos, utilizando programação em Python 3.0 no aplicativo mobile QPython 3L, para introdução da Educação Ambiental no ensino médio. Material e Métodos: O acesso a smartphones com sistema Android ou IOS e a instalação do programa QPython 3L pela loja de aplicativos, são pré-requisitos para a execução deste plano de aula. Após a instalação, o programa pode ser executado e, para a escrita dos scripts, deve-se selecionar a opção “Editor”. Com o auxílio do docente, os alunos farão a escrita ipsis litteris do script completo. Resultados: Com a execução do script e do questionário, os alunos podem comparar os resultados com seus colegas de classe e, sob mediação do docente, levantar questões para debate em sala de aula. Conclusão: Por meio da aplicação deste plano de aula, é possível estabelecer um ambiente de discussão favorável à integração de dois campos essenciais para a formação básica: Tecnologia e Educação Ambiental, mantendo a possibilidade de se trabalhar estes conteúdos de maneira interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

RIBEIRO, CARLA DA SILVA, CADIDJA COUTINHO, and NOEMI BOER. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SABERES NECESSÁRIOS EM CONTEXTOS ESCOLARES." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-365.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Júlio Raphael de Oliveira, and Liliane Machado. "Avaliando a presença espacial e autopresença em um jogo baseado em Realidade Virtual." In Anais Estendidos do Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12949.

Full text
Abstract:
A sensação de presença está ligada intrinsecamente à realidade virtual e relaciona-se à capacidade de pertencimento do usuário ao ambiente. Esta sensação pode estar relacionada a diferentes aspectos como, por exemplo: a autopresença e presença espacial. Com isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a presença espacial e autopresença em um jogo baseado em realidade virtual, desenvolvido para a conscientização da violência contra a mulher. O Caixa de Pandora é um serious games, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a violência contra a mulher. O jogo passou por um processo de redesign que utilizou realidade virtual com ambientes 360°. Com o desenvolvimento da aplicação foram realizados testes a fim de medir os aspectos da presença espacial e autopresença, comparando com a versão anterior do Caixa de Pandora para dispositivos moveis. Os resultados destacaram que os aspectos da presença tiveram melhores resultados, quando comparados à sua versão mobile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cowan, Jeff. "2015 North American ECA: Lessons Learned in CA." In SNAME Maritime Convention. SNAME, 2014. http://dx.doi.org/10.5957/smc-2014-p23.

Full text
Abstract:
California experienced a 300% increase in loss of propulsion (LOP) incidents since its distillate fuel regulation came into effect in 2009. The compression ignition (Diesel) engines aboard modern cargo ships over 10,000 gross tons use 3.0% sulfur Heavy Fuel Oil (HFO). This fuel must be heated to flow through the fuel lines because at normal ambient temperature HFO has the consistency of tar. Distillate fuel in contrast does not require the high temperatures, and the thermodynamics of cooling metal, gaskets and seals resulted in leaks, along with filter clogging from engine buildup scrubbing. In addition, the cost savings of using HFO are significant over the use of distillate fuel which is typically around US$300 more per ton.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lai, Shu. "Current collection and ambient plasma measurement during electron beam emission at near geosynchronous altitudes." In 32nd Aerospace Sciences Meeting and Exhibit. Reston, Virigina: American Institute of Aeronautics and Astronautics, 1994. http://dx.doi.org/10.2514/6.1994-370.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Wang, Difei, Ahmad Ganji, Chad Sipperley, and Chris Edwards. "Effects of nozzle geometry and ambient pressure on the characteristics of a modulated spray." In 37th Aerospace Sciences Meeting and Exhibit. Reston, Virigina: American Institute of Aeronautics and Astronautics, 1999. http://dx.doi.org/10.2514/6.1999-366.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Ambienti 360°"

1

UC, GAMA. Conjunto de datos: Reporte anual 2021 Votaciones Ambientales en el Congreso Nacional. Pontificia Universidad Católica de Chile, March 2021. http://dx.doi.org/10.7764/datasetuc/gama_uc.57231.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bai, T., Y. D. Yeboah, and R. Sampath. Study of the effects of ambient conditions upon the performance of fan powered, infrared, natural gas burners. Quarterly report, April 1, 1996 - June 30, 1996. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), July 1996. http://dx.doi.org/10.2172/465834.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bai, T., Y. D. Yeboah, and R. Sampath. Study of the effects of ambient conditions upon the performance of fan powered, infrared, natural gas burners. Quarterly technical progress report, July 1--September 30, 1995. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), October 1995. http://dx.doi.org/10.2172/161473.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Palhares Neto, Luiz, Leilane Gomes, José Marangon, Genilton Santos, and Cecílio Caldeira Júnior. Protocolo de micropropagação de Cattleya milleri, espécie endêmica do quadrilátero ferrífero criticamente ameaçada de extinção. ITV, May 2022. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.ds.2022.12.palharesneto.

Full text
Abstract:
A espécie Cattleya milleri é uma orquídea endêmica dos Campos Rupestres Ferruginosos do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais. Esta espécie é atualmente classificada como criticamente ameaçada de extinção sobretudo devido a restrição geográfica de sua ocorrência, degradação de seu habitat natural e reduzidas populações naturais. O estabelecimento de métodos de propagação e cultivo que possibilitem a rápida multiplicação desta espécie é etapa crucial para a conservação ex situ e também para o enriquecimento em áreas naturais e a manutenção da espécie em seu habitat. A micropropagação ou a propagação in vitro consiste na multiplicação em larga escala de plantas através do cultivo de células, tecidos, órgãos ou a planta inteira em meio nutritivo sob condições controladas de temperatura e luminosidade. As etapas da micropropagação são constantemente ajustadas de acordo com as necessidades das diferentes espécies. Diante disso, o objetivo do relatório foi descrever as etapas desenvolvidas para estabelecer o protocolo de micropropagação de C. milleri. O protocolo estabelecido foi dividido em quatro etapas: (1) coleta e assepsia do material vegetal, (2) estabelecimento e desenvolvimento in vitro, (3) aclimatização e rustificação e (4) reintrodução e monitoramento das mudas. Sementes de C. milleri foram retiradas de cápsulas maduras e transferidas para seringas. As seringas contendo as sementes foram preenchidas totalmente com a solução de hipoclorito de sódio (NaClO) a 0,3%. Após 12 minutos, em câmara de fluxo laminar, aproximadamente 1 mL da solução contendo as sementes foi adicionada em potes contendo 22 mL do meio de cultivo previamente esterilizado. O meio utilizado foi composto de sacarose (15g/L), fertilizante B&G® (3mL/L), carvão ativado (1,5g/L) e ágar nutriente (5g/L). A germinação foi observada em quase todas as sementes inoculadas, tendo início aos 25 dias. O processo de propagação in vitro de C. milleri teve duração de 18 meses, com dois episódios de repicagem durante esse período. As plantas responderam positivamente as condições in vitro, apresentando crescimento satisfatório da parte aérea e de raízes. Na etapa de aclimatização, as plantas enraizadas tiveram suas raízes lavadas e foram transplantadas para embalagens plásticas contendo musgo chileno e fragmentos de isopor. Após 450 dias de cultivo em estufa coberta com sombrite 80 (80% de interceptação) foi observada uma reduzida mortalidade de mudas. Posteriormente, plantas aclimatadas foram transplantadas para recipientes contendo substrato natural (contendo canga granular) e cultivadas em estufa com sombrite 80 e posteriormente em sombrite 50, onde permaneceram por 1.095 dias. Ao final da etapa de rustificação foram obtidas aproximadamente 3.000 mudas de C. milleri aptas para o plantio em ambiente natural. A reintrodução destas mudas ocorreu através do plantio das mudas na Serra da Calçada (MG). O monitoramento das plantas ocorre mensalmente com a quantificação das mudas sobreviventes. Após 2 anos de acompanhamento observou-se baixa taxa de mortalidade (-30%) e crescimento satisfatório das plantas. O processo de monitoramento continuará sendo realizado com o objetivo de avaliar os processos de floração e frutificação e recrutamento de novas plantas. Os resultados obtidos evidenciam que a técnica de propagação in vitro é uma alternativa viável para a produção em larga escala de mudas de qualidade da espécie C. milleri. Uma vez que esta é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, a reintrodução de plantas em ambiente natural contribui para o enriquecimento das populações existentes e, consequentemente, a conservação da espécie em seu ambiente natural. Uma próxima etapa importante será avaliar a diversidade genética da espécie para determinação das matrizes prioritárias para propagação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Firon, Nurit, Prem Chourey, Etan Pressman, Allen Hartwell, and Kenneth J. Boote. Molecular Identification and Characterization of Heat-Stress-Responsive Microgametogenesis Genes in Tomato and Sorghum - A Feasibility Study. United States Department of Agriculture, October 2007. http://dx.doi.org/10.32747/2007.7591741.bard.

Full text
Abstract:
Exposure to higher than optimal temperatures - heat-stress (HS) - is becoming increasingly common to all crop plants worldwide. Heat stress coinciding with microgametogenesis, especially during the post-meiotic phase that is marked by starch biosynthesis, is often associated with starch-deficient pollen and male sterility and ultimately, greatly reduced crop yields. The molecular basis for the high sensitivity of developing pollen grains, on one hand, and factors involved in pollen heat-tolerance, on the other, is poorly understood. The long-term goal of this project is to provide a better understanding of the genes that control pollen quality under heat-stress conditions. The specific objectives of this project were: (1) Determination of the threshold heat stress temperature(s) that affects tomato and sorghum pollen quality whether: a) Chronic mild heat stress conditions (CMHS), or b) Acute heat stress (AHS). (2) Isolation of heat-responsive, microgametogenesis-specific sequences. During our one-year feasibility project, we have accomplished the proposed objectives as follows: Objectrive 1: We have determined the threshold HS conditions in tomato and sorghum. This was essential for achieving the 2nd objective, since our accumulated experience (both Israeli and US labs) indicate that when temperature is raised too high above "threshold HS levels" it may cause massive death of the developing pollen grains. Above-threshold conditions have additional major disadvantages including the "noise" caused by induced expression of genes involved in cell death and masking of the differences between heatsensitive and heat-tolerant pollen grains. Two different types of HS conditions were determined: a) Season-long CMHS conditions: 32/26°C day/night temperatures confirmed in tomato and 36/26°C day maximum/night minimum temperatures in sorghum. b) Short-term AHS: In tomato, 2 hour exposure to 42-45°C (at 7 to 3 days before anthesis) followed by transfer to 28/22±2oC day/night temperatures until flower opening and pollen maturation, caused 50% reduced germinating pollen in the heat-sensitive 3017 cv.. In sorghum, 36/26°C day/night temperatures 10 to 5 days prior to panicle emergence, occurring at 35 days after sowing (DAS) in cv. DeKalb28E, produced starch-deficient and sterile pollen. Objective 2: We have established protocols for the high throughput transcriptomic approach, cDNA-AFLP, for identifying and isolating genes exhibiting differential expression in developing microspores exposed to either ambient or HS conditions and created a databank of HS-responsivemicrogametogenesis-expressed genes. A subset of differentially displayed Transcript-Derived Fragments (TDFs) that were cloned and sequenced (35 & 23 TDFs in tomato and sorghum, respectively) show close sequence similarities with metabolic genes, genes involved in regulation of carbohydrate metabolism, genes implicated in thermotolerance (heat shock proteins), genes involved in long chain fatty acids elongation, genes involved in proteolysis, in oxidation-reduction, vesicle-mediated transport, cell division and transcription factors. T-DNA-tagged Arabidopsis mutants for part of these genes were obtained to be used for their functional analysis. These studies are planned for a continuation project. Following functional analyses of these genes under HS – a valuable resource of genes, engaged in the HS-response of developing pollen grains, that could be modulated for the improvement of pollen quality under HS in both dicots and monocots and/or used to look for natural variability of such genes for selecting heat-tolerant germplasm - is expected.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Yahav, Shlomo, John Brake, and Orna Halevy. Pre-natal Epigenetic Adaptation to Improve Thermotolerance Acquisition and Performance of Fast-growing Meat-type Chickens. United States Department of Agriculture, September 2009. http://dx.doi.org/10.32747/2009.7592120.bard.

Full text
Abstract:
: The necessity to improve broiler thermotolerance and performance led to the following hypothesis: (a) thethermoregulatory-response threshold for heat production can be altered by thermal manipulation (TM) during incubation so as to improve the acquisition of thermotolerance in the post-hatch broiler;and (b) TM during embryogenesis will improve myoblast proliferation during the embryonic and post-hatch periods with subsequent enhanced muscle growth and meat production. The original objectives of this study were as follow: 1. to assess the timing, temperature, duration, and turning frequency required for optimal TM during embryogenesis; 2. to evaluate the effect of TM during embryogenesis on thermoregulation (heat production and heat dissipation) during four phases: (1) embryogenesis, (2) at hatch, (3) during growth, and (4) during heat challenge near marketing age; 3. to investigate the stimulatory effect of thermotolerance on hormones that regulate thermogenesis and stress (T₄, T₃, corticosterone, glucagon); 4. to determine the effect of TM on performance (BW gain, feed intake, feed efficiency, carcass yield, breast muscle yield) of broiler chickens; and 5. to study the effect of TM during embryogenesis on skeletal muscle growth, including myoblast proliferation and fiber development, in the embryo and post-hatch chicks.This study has achieved all the original objectives. Only the plasma glucagon concentration (objective 3) was not measured as a result of technical obstacles. Background to the topic: Rapid growth rate has presented broiler chickens with seriousdifficulties when called upon to efficiently thermoregulate in hot environmental conditions. Being homeotherms, birds are able to maintain their body temperature (Tb) within a narrow range. An increase in Tb above the regulated range, as a result of exposure to environmental conditions and/or excessive metabolic heat production that often characterize broiler chickens, may lead to a potentially lethal cascade of irreversible thermoregulatory events. Exposure to temperature fluctuations during the perinatal period has been shown to lead to epigenetic temperature adaptation. The mechanism for this adaptation was based on the assumption that environmental factors, especially ambient temperature, have a strong influence on the determination of the “set-point” for physiological control systems during “critical developmental phases.” In order to sustain or even improve broiler performance, TM during the period of embryogenesis when satellite cell population normally expand should increase absolute pectoralis muscle weight in broilers post-hatch. Major conclusions: Intermittent TM (39.5°C for 12 h/day) during embryogenesis when the thyroid and adrenal axis was developing and maturing (E7 to E16 inclusive) had a long lasting thermoregulatory effect that improved thermotolerance of broiler chickens exposed to acute thermal stress at market age by lowering their functional Tb set point, thus lowering metabolic rate at hatch, improving sensible heat loss, and significantly decreasing the level of stress. Increased machine ventilation rate was required during TM so as to supply the oxygen required for the periods of increased embryonic development. Enhancing embryonic development was found to be accomplished by a combination of pre-incubation heating of embryos for 12 h at 30°C, followed by increasing incubation temperature to 38°C during the first 3 days of incubation. It was further facilitated by increasing turning frequency of the eggs to 48 or 96 times daily. TM during critical phases of muscle development in the late-term chick embryo (E16 to E18) for 3 or 6 hours (39.5°C) had an immediate stimulatory effect on myoblast proliferation that lasted for up to two weeks post-hatch; this was followed by increased hypertrophy at later ages. The various incubation temperatures and TM durations focused on the fine-tuning of muscle development and growth processes during late-term embryogenesis as well as in post-hatch chickens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ultra low head ambient pressure hydroturbine. Technical report, fiscal year one, fourth quarter ending June 30, 1998. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), June 1998. http://dx.doi.org/10.2172/623029.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography