Academic literature on the topic 'Alfavaca-cravo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Alfavaca-cravo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Alfavaca-cravo"

1

Rando, J. S. S., and C. B. Lima. "Detecção de Aethalion reticulatum (L., 1767) (Hemiptera: Aethalionidae) em alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) e observações sobre sua ocorrência." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 12, no. 2 (June 2010): 239–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722010000200018.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi relatar a ocorrência da cigarrinha Aethalionidae em alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) no município de Bandeirantes-PR. Plantas com cerca de dois anos, na fase reprodutiva, com inflorescências, flores, frutos e sementes, serviram como fonte para a coleta de ninfas e adultos das cigarrinhas. Registrou-se em alfavaca-cravo a espécie Aethalion reticulatum e a interação com as formigas Camponotus rufipes e C. crassus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Joeferson Reis, Amauri Alves de Alvarenga, Evaristo Mauro de Castro, Ana Paula Oliveira da Silva, and Eduardo Alves. "Teores de pigmentos fotossintéticos e estrutura de cloroplastos de Alfavaca-cravo cultivadas sob malhas coloridas." Ciência Rural 40, no. 1 (February 2010): 64–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010000100011.

Full text
Abstract:
A Alfavaca-cravo é uma espécie medicinal produtora de óleo essencial de elevada eficácia no combate de diversos organismos patogênicos. Por isso, o entendimento do comportamento fisiológico dessa espécie e as respostas desse comportamento às condições do ambiente tornam-se necessários ao aperfeiçoamento dos métodos de cultivo. Nesse contexto, este estudo objetivou avaliar o efeito da intensidade e qualidade da luz nos teores de clorofila e carotenoides e na estrutura de cloroplastos de Alfavaca-cravo, Ocimum gratissimum L. As plantas com 5,0-6,0cm foram submetidas aos seguintes tratamentos: pleno sol, sombreamento 50% sob malha azul, malha vermelha e malha preta durante 120 dias. As concentrações de clorofilas e carotenoides foram avaliadas por espectrofotometria, e as estruturas dos cloroplastos foram analisadas pela microscopia de transmissão. As plantas mantidas a pleno sol tiveram os menores teores de clorofila a e b e o maior teor de carotenoides, enquanto aquelas cultivadas sob malha preta tiveram a maior concentração de clorofila a e b. A menor densidade de cloroplastos foi encontrada nas plantas sob malha preta. Nos tratamentos com 50% de sombreamento, foram verificados cloroplastos mais alongados. As plantas de alfavaca-cravo crescidas a pleno sol e sob malha azul tiveram cloroplastos com maiores áreas e grãos de amido com maiores perímetros. As mudanças nas concentrações dos pigmentos e na estrutura dos cloroplastos evidenciaram uma adaptação da Alfavaca-cravo à variação de intensidade e qualidade da luz. Isso pode auxiliar no desempenho fotossintético sob diferentes condições luminosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, J. R., C. L. P. Neves, W. V. S. Pereira, O. A. O. Tonetti, and A. A. Alvarenga. "Armazenamento de sementes de Alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.)." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 16, no. 4 (December 2014): 789–93. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/10_012.

Full text
Abstract:
A espécie Ocimum gratissimum L. é um subarbusto aromático, pertencente à família Lamiaceae, considerado como importante produtor de óleo essencial e largamente utilizado na medicina popular. Devido à escassez de informações sobre a conservação das sementes dessa espécie o presente estudo objetivou analisar a longevidade das sementes submetidas a diferentes condições de armazenamento, por 12 meses, através de avaliações do potencial germinativo e da capacidade de formação de plântulas normais. As sementes foram armazenadas em três tipos de embalagens: sacos de papel, sacos de papel aluminizado, e frascos de vidro, e nas seguintes condições ambientais: balcão de laboratório, geladeira, e câmara fria. Aos 6, 8, 10 e 12 meses de armazenamento foram avaliados os seguintes parâmetros: umidade, porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação e porcentagem de plântulas normais. Durante o período de armazenamento a manutenção da umidade nas sementes foi mantida, bem como a porcentagem de germinação e de plântulas normais em todos os tratamentos avaliados. As sementes armazenadas apresentaram maiores valores de IVG quando comparadas com as recém-colhidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Luz, José Magno Q., Polyana Aparecida D. Ehlert, and Renato Innecco. "Horário de colheita e tempo de secagem da alfavaca-cravo." Horticultura Brasileira 27, no. 4 (December 2009): 539–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362009000400022.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o tempo adequado de secagem e o horário ideal de colheita da alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) em Pentecoste (CE), observando sua influência nas características do óleo essencial e os principais componentes durante o processo. No primeiro experimento foram testados cinco tempos de secagem (0, 4, 8, 12 e 16 dias), com quatro repetições. Avaliaram-se as variáveis umidade, teor de óleo essencial e seus principais constituintes. Para o segundo experimento utilizaram-se cinco horários de colheita (7:00, 9:00, 11:00, 13:00 e 15:00 h), com quatro repetições, sendo cada bloco considerado como um dia. Foram analisados a umidade, massa fresca, massa seca, teor de óleo essencial e seus principais constituintes. Os resultados do primeiro experimento sugerem que a alfavaca-cravo não deve ser submetida ao processo de secagem, devendo ser processada rapidamente para evitar perdas do princípio ativo de interesse, o eugenol. Os diferentes horários de colheita testados não influenciaram no teor de óleo essencial, nem de seus principais constituintes (eugenol e 1,8 cineol).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rando, Jael Simões Santos, Cristina Batista Lima, and Laila Herta Mishfeldt. "Levantamento de insetos associados à alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.)." Revista Agro@mbiente On-line 9, no. 1 (December 1, 2014): 392–97. http://dx.doi.org/10.5327/z1982-8470201400031783.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Joeferson Reis, Amauri Alves Alvarenga, Evaristo Mauro de Castro, Ana Paula Oliveira da Silva, Cynthia Oliveira, and Eduardo Alves. "Anatomia foliar de plantas de alfavaca-cravo cultivadas sob malhas coloridas." Ciência Rural 39, no. 1 (August 6, 2008): 82–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008005000040.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, foi avaliado o efeito do controle espectral da luz sobre características anatômicas de folhas em Ocimum gratissimum L. As plantas foram cultivadas por quatro meses sob malhas de 50% de sombreamento nas cores preta, vermelha e azul e a pleno sol. Plantas submetidas a pleno sol apresentaram maior espessura foliar, maior densidade estomática e maior densidade de tricomas tectores e glandulares na face adaxial. As plantas cultivadas sob malhas coloridas não exibiram diferenças quanto à espessura e à área foliar. As plantas mantidas sob malha vermelha tiveram a menor densidade estomática na face adaxial, já as plantas mantidas sob malhas azul e vermelha exibiram maior área foliar total. As plantas mantidas sob malha vermelha apresentaram a menor densidade estomática e as menores densidades de tricomas tectores e glandulares na face adaxial. Tais resultados mostram que tanto a intensidade como a qualidade espectral da luz pode ser modulada durante o cultivo de Ocimum gratissimum L. a fim de serem obtidas características anatômicas desejáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ehlert, Polyana Aparecida D., José Magno Q. Luz, and Renato Innecco. "Propagação vegetativa da alfavaca-cravo utilizando diferentes tipos de estacas e substratos." Horticultura Brasileira 22, no. 1 (March 2004): 10–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362004000100002.

Full text
Abstract:
A propagação vegetativa é considerada importante ferramenta para o melhoramento de espécies lenhosas e herbáceas e vem sendo amplamente utilizada, visando melhorar e manter variedades de importância econômica e medicinal. Neste contexto utilizou-se estacas de alfavaca-cravo de 15 cm para apicais e 25 cm para as medianas, sendo estas com e sem folhas. As estacas foram plantadas em bandejas de isopor de 72 células, utilizando-se 10 substratos. Após 35 dias, as estacas foram retiradas com cuidado, sendo as partes aéreas e radiculares separadas e acondicionadas em saco de papel e mantidas em estufa a 70ºC por 48 h para posterior avaliação da matéria seca. Analisou-se a percentagem de enraizamento, número de folhas na estaca, peso de matéria seca de folha e de raiz. Não houve interação significativa entre os diferentes tipos de substrato e estaca para percentagem de enraizamento, sendo que os substratos de modo geral diferiram pouco entre si. Entre os tipos de estaca destacaram-se para esta variável a mediana sem folha e a apical com folha. Para as demais variáveis houve interação significativa entre o tipo de estaca e o substrato. A melhor estaca foi a mediana sem folhas plantadas em substrato arisco + esterco + húmus e vermiculita nas seguintes proporções: 20%:40%:40%; 40%:20%:40% e 40%:40%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Queiroz, Celeste Martinez, and Felizarda Viana Bebé. "POTENCIAL GERMINATIVO DE SEMENTES DE MANJERIÇÃO (Ocimum basilicum) EM CONDIÇÕES ADVERSAS." Cadernos Macambira 8, no. 4 (October 27, 2023): 31–32. http://dx.doi.org/10.59033/cm.v8i4.1073.

Full text
Abstract:
O manjerição (Ocimum basilicum) pertence a família Lamacea, gênero Ocimum onde destaca-se também a alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum) e Alfavaca-anis (Ocimum selloi benth). É um subarbusto aromático nativo da Asia, fonte de alimentação e uso medicinal . Entretanto vários fatores, sejam: os atributos físicos, genéticos, fisiológicos e sanitários e principalmente a dormência e o armazenamento das sementes, quando não considerados, tem provocado redução das populações naturais. Experimento com O. gratissimum (alfavaca-cravo) utilizando sementes colhidas e semeadas em seguida, resultaram melhor do que as sementes armazenadas por mais de um ano – em condições favoráveis. Em outro experimento com O. selloi benth (alfavaca-anis), constatou-se que as sementes são capazes de germinarem em ampla faixa de temperatura (20 a 30° C) ou seja suas sementes são fotoblásticas neutras enquanto ao quesito armazenamento, mesmo em condições laboratoriais, após seis meses e sob temperatura ambiente o vigor decresce. O objetivo deste trabalho foi comparar o potencial germinativo de sementes de manjerição (O. basilicum), armazenadas, hermeticamente, por mais de dois anos, sem critérios de pureza e sementes industrializadas. O experimento foi realizado na varanda coberta de casa, em Valença, Bahia. Foram utilizadas duas caixas, descartáveis de leite, do tipo TETRA PAK. Na primeira caixa, foi acomodado terra vegetal, com húmus de minhoca, industrializado e misturado com terra de fundo de quintal. Riscado duas fileiras e sobre elas acomodado aproximadamente 150mg de sementes, provenientes de muda comprada em supermercado para consumo doméstico e plantada em quintal. Na segunda caixa, foi colocada uma fina camada de cerâmica proveniente de um vaso quebrado e logo em seguida, apenas terra de jardim. O mesmo procedimento de cultivo, utilizando 150mg de sementes industrializadas, de manjerição Limoncino (O. basilicum), da safra 21/21, validade, novembro de 2023, com 79% de chance de germinação e 99,9% de pureza, conforme informações do fornecedor. Durante o período de 26 dias, manteve-se duas regas diárias e incidência de sol (manhã e tarde). As sementes industrializadas, germinaram após dois dias enquanto as outras não. Conclui-se que o fator origem e armazenamento de sementes foram responsáveis pelo desempenho germinativo de manjerição Limoncino, mesmo submetidos a precárias condições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Passos, M. G., H. Carvalho, and J. M. Wiest. "Inibição e inativação in vitro de diferentes métodos de extração de Ocimum gratissimum L. ("alfavacão", "alfavaca", "alfavaca-cravo") - Labiatae (Lamiaceae), frente a bactérias de interesse em alimentos." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 11, no. 1 (2009): 71–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722009000100012.

Full text
Abstract:
Através de testes de diluição em sistema de tubos múltiplos determinou-se a intensidade de atividade de inibição bacteriana (IINIB/bacteriostasia) e a intensidade de atividade de inativação bacteriana (IINAB/bactericidia) de soluções conservantes contendo extratos etanólicas (alcoolatura/planta in natura, hidroalcoolatura/planta seca) e hídricas (decoctos /planta in natura ou seca) de Ocimum gratissimum L. ("alfavacão", "alfavaca", "alfavaca-cravo") - Labiatae (Lamiaceae), sobre inóculos padronizados de Salmonella enteritidis (ATCC 11076), Escherichia coli (ATCC 11229) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). Todas as diferentes formas de extração apresentaram capacidade de inibição e/ou inativação seletivas sobre os inóculos bacterianos, tendo o extrato alccólico apresentado a atividade antibacteriana mais intensa (inibição/inativação) frente aos três agentes. A bactéria mais sensível à atividade antibacteriana em todas as soluções conservantes foi Salmonella enteritidis. Staphylococcus aureus apresentou a menor sensibilidade às formas de decocção, enquanto Escherichia coli apresentou a menor sensibilidade frente ao extrato hidroalcoólico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guerra, Maria Elane de Carvalho, Sebastião Medeiros Filho, Itayguara Ribeiro da Costa, João Batista Santiago Freitas, and Alexandre Bosco de Oliveira. "CARACTERIZAÇÃO AGRONÔMICA DE Ocimum gratissimum L (ALFAVACA-CRAVO) E Ocimum sp (ALFAVACA-ROXA) CULTIVADAS EM CASA DE VEGETAÇÃO E AMBIENTEEXTERNO." Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 23, no. 2 (April 1, 2014): 123–34. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2014v23n2p123-134.

Full text
Abstract:
O crescimento das plantas pode ser acompanhado ao longo do tempo, por meio da determinação de variáveis como matéria seca e área foliar, visto que se relaciona ao aumento da matéria seca a partir da conversão de substâncias inorgânicas simples em substâncias orgânicas, pelo processo da fotossíntese. A partir da avaliação dos dados de crescimento podem ser desenvolvidas técnicas de manejo das espécies, ou podem ser estimadas as causas da variação entre plantas que crescem em diferentes ambientes. Quanto à caracterização agronômica de plantas medicinais, apesar da riqueza da diversidade de plantas com propriedades terapêuticas no Brasil e da ampla utilização da medicina natural pelas populações, há necessidade de mais estudos sobre o tema. Diante disso, foi realizado um experimento com o objetivo de melhorar os conhecimentos sobre as práticas de cultivo de plantas de interesse medicinal. Para avaliar as características de crescimento de alfavaca-cravo e alfavaca-roxa foi instalado um experimento em casa de vegetação (50% de sombra) e ambiente externo, em pleno sol (0% sombra). As características analisadas foram: diâmetro do caule, altura, nº de folhas, área foliar, comprimento da raiz e massa da matéria seca. As plantas das duas espécies apresentaram maior produção de biomassa em condição de pleno sol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Alfavaca-cravo"

1

Passos, Marcelo Gonzalez. "Conservação e condimentação de alimentos por Ocimum gratissimum L. ("Alfavacão", "Alfavaca", "Alfavaca-cravo") - Labiatae (Lamiaceae)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/25467.

Full text
Abstract:
Através de Testes de Diluição em Sistema de Tubos Múltiplos determinou-se a Intensidade de Atividade de Inibição Bacteriana (IINIB/bacteriostasia) e a Intensidade de Atividade de Inativação Bacteriana (IINAB/bactericidia) de soluções conservantes contendo extrações etanólicas (alcoolatura/planta verde, hidroalcoolatura/planta seca) e hídricas (decoctos/planta verde ou seca) de Ocimum gratissimum L. (“alfavacão”, “alfavaca”, “alfavaca-cravo”) – Labiatae - (Lamiaceae), sobre inóculos padronizados de Salmonella Enteritidis (ATCC 11076), Escherichia coli (ATCC 11229) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). Testou-se também, a partir da formulação de quatro bebidas, duas alcoólicas e duas não alcoólicas, com e sem açúcar respectivamente, a partir de extrato reconstituido (alcoolatura/planta verde) desta planta, em diferentes concentrações (5%, 15% e 30%), através de Testes de Suspensão em Sistema de Tubos Múltiplos, a Intensidade de Atividade de Inativação Bacteriana (IINAB/bactericidia), sobre Salmonella Enteritidis (ATCC 11076), bem como a aceitabilidade/preferência sensorial por Escala Hedônica destes quatro produtos. Todas as diferentes formas de extração apresentaram capacidade de inibição e/ou inativação seletivas sobre os três inóculos bacterianos, tendo a forma de extração alcoólica apresentado a atividade antibacteriana mais intensa (inibição/inativação) frente aos três agentes. A bactéria mais sensível à atividade antibacteriana em todas as soluções conservantes foi Salmonella Enteritidis. Staphylococcus aureus apresentou a menor sensibilidade às formas de decocção, enquanto Escherichia coli apresentou a menor sensibilidade frente a forma de extração hidroalcoólica. Todas as formulações apresentaram atividade bactericida para Salmonella Enteritidis, diretamente proporcional às concentrações do extrato e ao tempo de exposição da bactéria às bebidas, destacando-se neste sentido a formulação não alcoólica com açúcar. Na análise sensorial a preferência aumentou com o decréscimo da concentração de extrato de Ocimum gratissimum na formulação. A bebida não alcoólica com açúcar, na concentração de 5% de extrato, destacou-se na preferência sensorial/aceitabilidade.
Through Dilution Tests in Multiple Tubes System, the intensity of bacterial inhibition activity (IINIB/bacteriostasys) and the intensity of bacterial inactivation activity (IINAB/bactericidie) from preservatives solutions containing etanolic extractions (alcoholature/green plant, hidroalcoholature/dry plant) and hydric extractions (decoctions/green or dry plant) of Ocimum gratissimum L. (African basil) - Labiatae - (Lamiaceae), on standardized inocula of Salmonella Enteritidis (ATCC 11076), Escherichia coli (ATCC 11229) and Staphylococcus aureus (ATCC 25923) was determined. In the same way, the Activity Intensity of Bacterial Inactivation (IINAB/bactericidie), in four drinks formulations, two alcoholic and two no-alcoholic, with and without sugar respectively, from reconstituted extract (alcoholature/green plant) of the same plant, at different concentrations (5%, 15% and 30%), on Salmonella Enteritidis (ATCC 11076) was determined by Suspension Tests in Multiple Tubes System, and the acceptability/sensory preference by Hedonic Scale of these four products. All differents extractions forms had showed selective capacity of inhibition or inactivation on the three bacterial inocula. The alcoholic extraction form presented the antibacterial activity more intense (inhibition/inactivation) against the three agents. The sensitivest bacteria by all preservatives solutions was Salmonella Enteritidis. Staphylococcus aureus showed a lower sensibility to the decoction types, while Escherichia coli showed a lower sensibility to the hydroalcoholic extraction. All food formulations showed bactericidal activity on Salmonella Enteritidis, directly proportional to the extract concentrations and the exposure time of the bacterium in beverages, pointing the not alcohol with sugar formulation. In the sensorial analysis the preference increased with the decrease of the extract concentration of Ocimum gratissimum. The non-alcoholic beverage with sugar, in the extract concentration of 5%, pointed in the sensorial preference// acceptability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chaves, Francisco Célio Maia [UNESP]. "Produção de biomassa, rendimento e composição de óleo essencial de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) em função da adubação orgânica e épocas de corte." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2001. http://hdl.handle.net/11449/103304.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001-08Bitstream added on 2014-06-13T21:04:22Z : No. of bitstreams: 1 chaves_fcm_dr_botfca.pdf: 691439 bytes, checksum: 9cf65b5c6244720e0075c7eb0ebb0e20 (MD5)
O objetivo deste trabalho foi verificar o desenvolvimento da alfavacacravo (Ocimum gratissimum L.) submetida a doses crescentes (0, 4, 8 e 12 kg/m2) de adubo orgânico (esterco de poedeira) em função da época de corte, com influências na produção de folhas, de caules, de inflorescências e total, nos teores e quantidades extraídas de NPK das folhas, no rendimento de óleo essencial de folhas e inflorescências e na composição destes, assim como todos esses componentes avaliados também no rebroto, nas condições de Botucatu – SP. Para tanto foi instalado um experimento em blocos ao acaso, com 04 repetições, com parcelas subdivididas, sendo as parcelas as doses de adubo e as subparcelas as épocas de corte , no Setor de Horticultura do Departamento de Produção Vegetal, da Fazenda Experimental Lageado da FCA – Unesp/Botucatu (SP). A semeadura foi realizada em agosto de 1999. O plantio definitivo no campo foi realizado no início de janeiro de 2000, quando tinham aproximadamente 30 cm. O espaçamento adotado entre fileiras foi de 1,0 m, com 0,8 m entre plantas. Cada parcela (com 05 fileiras), tinha 64,0 m2 (5,0 m x 12,8 m) onde recebeu o tratamento principal (doses de adubo). Cada subparcela ocupou uma área de 16,0 m2 (5,0 m x 3,2 m) onde foi efetuado o corte a cada 03 meses (outono, inverno, primavera e verão). O corte foi efetuado a um altura de 30,0 cm em relação à superfície do solo. As extrações foram realizadas através de hidrodestilação, com o uso de Aparelho Tipo Clevenger. O rendimento médio (das duas amostras/subparcela) das folhas e inflorescências foi calculado em base seca...
The aim of this work was to analyse the development of clove basil (Ocimum gratissimum L.) as a function of increasing doses (0, 4, 8, 12 kg/m2) of organic fertilizer (hen manure) and harvest time, considering the influences on leaves, stems, inflorescences and total biomass productions, in the tenors and quantities of NPK extracted from leaves, in the yield and composition of essential oil from leaves and inflorescences, as well as the evaluation of all these parameters in the sprouting, in Botucatu - SP conditions. In order to that, the experimental design was completely randomized and divided in groups, with four replications and subdivision of these portions, being the main treatment the different doses of fertilizer and the secondary the seasons (Autumn, Winter, Spring and Summer). This work was accomplished at the Section of Horticulture of the Department of Plant Production, Lageado Experimental Farm, FCA (Faculdade de Ciências Agronômicas) – Unesp/Botucatu (SP). The sowing was carried out in August 1999, and the field planting happened in the beginning of January 2000, when the plantelets were approximately 30 cm high. The interval adopted between each row was of 1,0 m, with 0,8 m between the plants. Each portion (with 05 rows) was 64,0 m2 (5,0 m x 12,8 m) and received the main treatment (fertilizer doses). Each subdivision of the portion occupied an area of 16,0 m2 (5,0 m x 3,2 m)… (Complete abstract, click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chaves, Francisco Célio Maia 1964. "Produção de biomassa, rendimento e composição de óleo essencial de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) em função da adubação orgânica e épocas de corte /." Botucatu : [s.n.], 2001. http://hdl.handle.net/11449/103304.

Full text
Abstract:
Orientador: Lin Chau Ming
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar o desenvolvimento da alfavacacravo (Ocimum gratissimum L.) submetida a doses crescentes (0, 4, 8 e 12 kg/m2) de adubo orgânico (esterco de poedeira) em função da época de corte, com influências na produção de folhas, de caules, de inflorescências e total, nos teores e quantidades extraídas de NPK das folhas, no rendimento de óleo essencial de folhas e inflorescências e na composição destes, assim como todos esses componentes avaliados também no rebroto, nas condições de Botucatu - SP. Para tanto foi instalado um experimento em blocos ao acaso, com 04 repetições, com parcelas subdivididas, sendo as parcelas as doses de adubo e as subparcelas as épocas de corte , no Setor de Horticultura do Departamento de Produção Vegetal, da Fazenda Experimental Lageado da FCA - Unesp/Botucatu (SP). A semeadura foi realizada em agosto de 1999. O plantio definitivo no campo foi realizado no início de janeiro de 2000, quando tinham aproximadamente 30 cm. O espaçamento adotado entre fileiras foi de 1,0 m, com 0,8 m entre plantas. Cada parcela (com 05 fileiras), tinha 64,0 m2 (5,0 m x 12,8 m) onde recebeu o tratamento principal (doses de adubo). Cada subparcela ocupou uma área de 16,0 m2 (5,0 m x 3,2 m) onde foi efetuado o corte a cada 03 meses (outono, inverno, primavera e verão). O corte foi efetuado a um altura de 30,0 cm em relação à superfície do solo. As extrações foram realizadas através de hidrodestilação, com o uso de Aparelho Tipo Clevenger. O rendimento médio (das duas amostras/subparcela) das folhas e inflorescências foi calculado em base seca... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The aim of this work was to analyse the development of clove basil (Ocimum gratissimum L.) as a function of increasing doses (0, 4, 8, 12 kg/m2) of organic fertilizer (hen manure) and harvest time, considering the influences on leaves, stems, inflorescences and total biomass productions, in the tenors and quantities of NPK extracted from leaves, in the yield and composition of essential oil from leaves and inflorescences, as well as the evaluation of all these parameters in the sprouting, in Botucatu - SP conditions. In order to that, the experimental design was completely randomized and divided in groups, with four replications and subdivision of these portions, being the main treatment the different doses of fertilizer and the secondary the seasons (Autumn, Winter, Spring and Summer). This work was accomplished at the Section of Horticulture of the Department of Plant Production, Lageado Experimental Farm, FCA (Faculdade de Ciências Agronômicas) - Unesp/Botucatu (SP). The sowing was carried out in August 1999, and the field planting happened in the beginning of January 2000, when the plantelets were approximately 30 cm high. The interval adopted between each row was of 1,0 m, with 0,8 m between the plants. Each portion (with 05 rows) was 64,0 m2 (5,0 m x 12,8 m) and received the main treatment (fertilizer doses). Each subdivision of the portion occupied an area of 16,0 m2 (5,0 m x 3,2 m)… (Complete abstract, click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Alfavaca-cravo"

1

Monografias de Plantas Medicinais Brasileiras e Aclimatadas: Volume II. Rio de Janeiro, Brasil: Editora FIOCRUZ, 2022.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Alfavaca-cravo"

1

Alves Menezes, Daniel, and Francisco Eduardo Aragão Catunda Júnior. "ESTUDO QUÍMICO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE OCIMUM GRATISSIMUM L. (ALFAVACA-CRAVO)." In IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/sapiensuemasul2022.463077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography