Academic literature on the topic 'Agressores e não envolvidos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Agressores e não envolvidos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Agressores e não envolvidos"

1

Oliveira Duboc, Maria José, Susana Couto Pimentel, Jislane Ribeiro Carneiro., and André Luís Gomes de Matos. "Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 9, no. 1 (April 21, 2021): 21–37. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11470.

Full text
Abstract:
O presente artigo, recorte da pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre o bullying e, mais especificamente, identificar o perfil dos envolvidos nessas ações (os agressores, as vítimas e os observadores), bem como a relação entre violência (sofrida e praticada) e desempenho escolar. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo e os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada com professores de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa apontam que os professores compreendem de forma parcial a situação de bullying, identificam as vítimas e os agressores, mas não mencionam os observadores que, diante do papel que exercem, carecem de ser visibilizados. Por sua vez, a violência e o desempenho escolar denotam ambiguidade diante do intelectual e da manifestação das hierarquias oficial e não oficial que se materializam na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Wanderlei Abadio de, Jorge Luiz da Silva, Manoel Antônio dos Santos, Miyeko Hayashida, Simona Carla Silvia Caravita, and Marta Angélica Iossi Silva. "Interações familiares de estudantes em situações de bullying." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 67, no. 3 (July 2018): 151–58. http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000204.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Analisar a qualidade das interações familiares de adolescentes e o envolvimento em situações de bullying escolar. Métodos Estudo transversal de base populacional que contou com a participação de 2.354 estudantes (meninas = 50,7%; idade média M = 14,5 anos, DP = 2,0 anos) do ensino fundamental e médio, de 11 escolas públicas de uma cidade do interior de Minas Gerais. A amostra do estudo foi definida pela seleção de estratos (escolas), utilizando o método Probability Proportional to Size. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação coletiva de duas escalas, sendo uma para identificar comportamentos de bullying/vitimização e outra para aferir a qualidade das interações familiares dos adolescentes. Os procedimentos de análise incluíram: análise estatística descritiva, análise de variância (ANOVA) e regressão logística. Resultados O estudo identificou uma prevalência de 10,3% de estudantes agressores, 10,1% de vítimas e 5,4% de vítimas-agressoras na amostra. Verificou-se que os estudantes não envolvidos em situações de bullying possuíam melhores interações familiares quando comparados com os estudantes identificados como agressores, vítimas e vítimas-agressoras. Efeitos do aspecto “regras e monitoria” (OR: 1,21; p = 0,001) no contexto familiar foram identificados como protetivo para o bullying ou a vitimização. Os aspectos “punição física” (OR: 0,84; p = 0,001) e “comunicação negativa” (OR: 0,53; p = 0,001) foram associados a maior possibilidade de bullying ou vitimização entre os estudantes. Conclusões Confirmou-se que a qualidade das interações familiares influencia no envolvimento dos estudantes em situações de bullying. Implicações para a área da saúde foram discutidas a partir de indicadores de risco e proteção identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Everton de Almeida. "Bullying no ambiente escolar: como surge e quais são as características de um agressor?" Revista Educação, Psicologia e Interfaces 3, no. 1 (March 12, 2019): 7–17. http://dx.doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i1.121.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é compreender como o bullying surgiu, como se manifesta nas escolas e suas consequências para um grupo de indivíduos conhecidos como agressores. A metodologia utilizada foi a revisão crítica da literatura, com base em artigos científicos indexados nas bases Scielo e Pepsic no período de 2005 a 2017 acerca do conceito e de estudos realizados sobre o fenômeno bullying ou vitimização entre pares na escola, além de analisar as atitudes dos agressores, ou seja, aqueles que causam o bullying. A motivação para realizar essa pesquisa foi decorrente de observações informais do cotidiano dos estudantes e, também, de discussões intensas sobre o tema da agressividade e violência dentro do ambiente escolar. O bullying é definido como um tipo de agressão (física ou psicológica) que ocorre entre pares e de forma repetitiva, em estudantes em todos os níveis escolares e não se diferencia entre as classes sociais. Em todos os envolvidos, a longo prazo, notam-se sérias consequências que incluem inclusive depressão e até mesmo tendências suicidas (vítimas) ou mesmo desacato às leis com atitudes desafiadoras diante de autoridades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Danielle Fagundes, Ezequiel Vailante Da Rocha, Klibiana Airam Antunes Valentim, Jesiane Soliz De Oliveira, and Raquel Hora da Conceição Simões. "A PRÁTICA DO BULLYING NO ENSINO MÉDIO DAS CIDADES DE ARIQUEMES E DE MACHADINHO, ESTADO DE RONDÔNIA APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL 13.185 DE 2015." Revista Científica FAEMA 9, edespdir (December 7, 2018): 628–29. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v9iedespdir.708.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo definir o conceito de bullying/intimidação sistemática e a sua implicância prática no ensino médio em escolas da rede pública localizadas nas cidades de Ariquemes e Machadinho D’Oeste, ambas do estado de Rondônia, contemplando turmas do 1º, 2º e 3º ano. Justificou-se a pesquisa na necessidade de demonstrar os obstáculos que as escolas pesquisadas enfrentam para aplicarem o disposto na Lei Federal n.º 13.185/2015 e as graves consequências que as ações de intimidação sistemática tendem a gerar no presente e nos resultados futuros das vidas dos alunos, dado os inúmeros prejuízos emocionais para os envolvidos diretamente. A partir das pesquisas, evidenciou-se que a legislação brasileira ainda engatinha no assunto, isso por não referenciar uma punição para os agressores e se ater a estabelecer apenas um programa de combate à intimidação sistemática; não obstante, nos limites das escolas focalizadas identificou-se uma deficiência de qualificação no quadro de profissionais atuantes com os jovens, mitigando ainda mais o combate a prática do bullying. Face ao exposto, como solução, o trabalho propôs a capacitação dos profissionais da educação, a implementação de ações que alinhe a conduta da equipe pedagógica e a sensibilização e a conscientização de toda a comunidade escolar, a fim de amparar os próprios alunos, sejam eles vítimas ou agressores. Como método, a pesquisa contou com o método qualitativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zequinão, Marcela Almeida, Wanderlei Abadio de Oliveira, Pâmella de Medeiros, Paola Cidade, Beatriz Pereira, and Fernando Luiz Cardoso. "Punição física em casa e reprovação escolar relacionadas ao bullying." Journal of Human Growth and Development 30, no. 3 (October 15, 2020): 434–42. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.11111.

Full text
Abstract:
Introdução: Várias situações podem afetar o desenvolvimento e a saúde de crianças e adolescentes em idade escolar. O bullying, que se caracteriza por um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, marcado pelo desequilíbrio de poder entre vítimas e agressores, é uma das mais graves problemáticas nesse sentido, pois ocorre em um contexto em que se pressupõe segurança e o desenvolvimento da sociabilidade. Por isso esse estudo foi desenvolvido, para ampliar a compreensão sobre esse fenômeno, contemplando variáveis ignoradas em muitos estudos (interações familiares, modos de disciplina e fracasso escolar). Objetivo: Analisar a participação de estudantes em situações de bullying e suas experiências de vulnerabilidade “apanhar em casa” e “reprovaçãoescolar”. Método: Participaram do estudo 409 estudantes, entre 8 e 16 anos, do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas estruturadas com finalidade de descrever os possíveis papéis de participação no bullying e caracterizar os estudantes quanto ao contexto de vulnerabilidade social em que se encontravam. Foram considerados como indicadores de vulnerabilidade: renda per capita, escolaridade da população adulta, condições de moradia e índices de criminalidade/violência. Duas escolas foram cenário da pesquisa. Os dados foram analisados por meio de estatística inferencial com o uso dos testes Quiquadrado, para verificar a associação entre as variáveis, U de Mann-Whitney e Kruskal Wallis para comparação entre grupos. Resultados: Encontrou-se que apanhar em casa foi associado ao envolvimento dos estudantes em situações de bullying como vítimas, vítimas-agressoras e agressores. Esses estudantes também se diferenciaram em relação aos anos de reprovação escolar e frequência de punição física quando comparados com estudantes não envolvidos em situações de bullying. Estudantes classificados como vítimas agressoras demonstraram maior vulnerabilidade em relação às variáveis investigadas. Não houve diferenças significativas na comparação entre o sexo dos participantes e o envolvimento em situações de bullying. Conclusão: Observou-se que a punição física utilizada como estratégia de disciplina em casa e a reprovação escolar são fatores que aumentam a vulnerabilidade dos estudantes em relação à prática do bullying ou à vitimização. Os dados sinalizam que é necessário incluir as famílias nasações de intervenção antibullying. Ao mesmo tempo, é preciso considerar que essa inclusão não deve ficar restrita ao campo da educação ou daescola. É preciso pensar de forma intersetorial, principalmente incluindo as equipes de saúde da família que possuem momentos junto às famílias e que podem ser utilizados para pensar as técnicas de disciplina e o modo como os filhos, crianças e adolescentes são disciplinados em casa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Aguiar, Luís Gustavo Faria, and Sylvia Domingos Barrera. "Manifestações de Bullying em Diferentes Contextos Escolares: um Estudo Exploratório." Psicologia: Ciência e Profissão 37, no. 3 (September 2017): 669–82. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002922016.

Full text
Abstract:
Resumo A violência entre pares tem assumido destaque na literatura educacional em função de sua frequência de ocorrência e dos efeitos deletérios sobre os envolvidos. O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a ocorrência de bullying em dois contextos escolares – público e privado –, comparando-as em termos de frequência e padrões de ocorrência do fenômeno. Os sujeitos da pesquisa foram 76 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idade variando entre 10 e 15 anos, sendo 54% da amostra do sexo feminino. Os participantes responderam anonimamente a um questionário que visava obter informações referentes à ocorrência de agressões entre pares na escola, bem como identificar o envolvimento dos respondentes nessas situações. Os resultados indicaram que 24% dos participantes consideram-se vítimas de agressões repetidas, o que poderiam configurar episódios de bullying. Foi observada maior frequência de agressores do sexo masculino na escola pública, enquanto na particular não houve diferenças significativas quanto ao sexo dos agressores. Em ambas as escolas encontrou-se elevada incidência de agressões, tanto nos recreios quanto em sala de aula, sendo a atitude passiva predominante entre os observadores. Discute-se a necessidade de as escolas investirem em estratégias visando a prevenção e o enfrentamento do problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Macedo, Camila Sousa, and Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida. "O Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 33 (December 18, 2016): 166–76. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i33.609.

Full text
Abstract:
É imprescindível correlacionar a violência doméstica aos aspectos sociais envolvidos com a intervenção governamental buscando melhorar o desenvolvimento social e dar um melhor atendimento a sociedade pautada em um serviço de assistência de qualidade. Neste contexto, a violência doméstica contra a mulher entra como um dos grandes desafios dos profissionais da justiça, de saúde e de assistente social, pois há necessidade de um amparo maior para essas pessoas que são vítimas. Este trabalho traz uma demanda perceptível e visível na comunidade, onde demonstra que na violência doméstica é carente de serviço técnico assistencial e desprovido de acompanhamento adequado. Assim, este estudo tem como objetivo identificar a atuação dos profissionais que fazem o acolhimento às vítimas de violência doméstica. No que diz respeito aos métodos esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, em que será realizada entrevista em profundidade para identificar como é feito o atendimento as mulheres que sofrem de violência doméstica, a partir da averiguação do trato dos profissionais para com elas. Viu-se conforme resultados do estudo que: a violência doméstica é identificada logo que a vítima chega a DEAM (83,3%) e o atendimento a vítima de violência doméstica é diferenciado (91,6%), os atendentes não tem capacitação na área de violência doméstica (91,6%) e não existe local para acolhimento das vítimas (91,6%), e 91,6% destacam que a polícia pode autuar e prender o agressor. Havendo relatos de mulheres voltar a viver com os agressores (100%), 83,3% destacaram que as mulheres são encaminhadas para serviços de saúde, e 100% assinalaram que a mulher não pode levar a intimação para entregar ao agressor e que a lei Maria da Penha protege mulheres após fim do relacionamento (100%),, e 100% também destacaram que a violência doméstica atinge todas classes sociais. Sendo assim este estudo conclui que o preconceito contra a mulher e a ignorância são as bases da violência doméstica, estes demonstram a uma realidade nem um pouco satisfatória, que atinge os comportamentos, ações e atitudes de cada pessoa, e pautados nesta questão nota-se que qualquer esforço em delimitar as expressões relacionadas com as manifestações de violência torna-se muito importante como fator de estruturação para embasar programas na prevenção de tais atos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Artenira Da Silva e., and Rossana Barros Pinheiro. "Exposição que fere, percepção que mata: a urgência de uma abordagem psicosociojurídica da pornografia de vingança à luz da Lei Maria da Penha." Revista da Faculdade de Direito UFPR 62, no. 3 (December 21, 2017): 243. http://dx.doi.org/10.5380/rfdufpr.v62i3.53834.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma discussão em torno da pornografia de vingança (ou exposição não autorizada da intimidade feminina na conjuntura de relacionamentos afetivos domésticos e/ou intrafamiliares), sob o enfoque da violência psicológica e moral, doméstica e de gênero. Destaca-se a naturalização das violências psicológica e moral, observada no comportamento de vítimas, agressores e operadores do direito, e evidenciada nos julgamentos sociais negativos ante a pornografia de vingança, bem como no sentimento de culpa imposto às vítimas desses julgamentos. A partir da gravidade e complexidade das relações estabelecidas entre vítimas e agressores no tipo de crime estudado, embasou-se a necessidade de aplicação da Lei Maria da Penha, considerando a aderência temática ao delito devido à centralidade das questões de gênero, modalidades de violência envolvidas e ainda da existência de garantias processuais mais protetivas. Também foram analisadas as fragilidades dos instrumentos jurídicos comumente aplicados ao objeto de investigação, como tipos penais de injúria e difamação, além da Lei Carolina Dieckmann. Para tanto foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa normativa, utilizando-se de análise de conteúdo para tratamento dos dados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Vanessa Egla Rocha do, and Adrillayne dos Reis Araújo. "Violências sofridas pelas mulheres torcedoras de arquibancada." Research, Society and Development 10, no. 5 (April 26, 2021): e32510511313. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.11313.

Full text
Abstract:
O presente artigo científico tem por objetivo detectar, compreender e discutir as violências que as mulheres torcedoras de arquibancada sofrem nos estádios de futebol. A metodologia empregada na construção deste estudo foi exploratória a partir de pesquisa bibliográfica, com investigação do assunto em jornais e revistas eletrônicas, livros, artigos científicos e matérias desportivas constantes em sites e blogs futebolísticos. Os resultados obtidos demonstraram que tem aumentado paulatinamente o interesse das mulheres pelo futebol e que o número de torcedoras que frequentam arquibancadas tem acompanhado o crescimento. Contudo, o referido esporte continua sendo um ambiente impregnado de masculinidades e de estereotipação das mulheres, o que resulta na não aproximação ou mesmo no afastamento delas dos jogos dos times de coração. Concluiu-se que urge a necessidade de união entre os agentes envolvidos na organização das partidas, quais sejam: Clubes de Futebol, Torcidas Organizadas, Federações de Futebol, Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militares, Ministério Público e Confederação na construção, na participação e no incentivo à criação de campanhas permanentes, preventivas e educativas de combate ao machismo, ao assédio e demais violências vivenciadas pelas mulheres nos estádios, tudo isso aliado a atitudes concretas e céleres de aplicabilidade das medidas legais existentes, com vistas a conferir eficácia à punição, na forma da lei, dos agressores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Priscila Arruda da, Valéria Lerch Lunardi, Rodrigo Dalke Meucci, Simone Algeri, Michele Peixoto da Silva, and Mariana Lima Corrêa. "Violência contra crianças e adolescentes: notificação como exercício de poder e resistência contra o agressor." Research, Society and Development 9, no. 8 (June 21, 2020): e35984986. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.4986.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo conhecer como os profissionais de saúde tem se fortalecido e encorajado para proceder às notificações de violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande/RS. Pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com sete profissionais de saúde que realizaram essa notificação. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, mediante análise textual discursiva. Constatou-se que o conhecimento sobre a temática violência mostra-se como uma condição necessária para a realização da notificação. O conhecimento de si e o cuidado de si mostrou-se fortemente articulada ao exercício da liberdade dos notificadores de exercer poder e resistência à manutenção da violência, frente a suas vivências prévias, crenças e valores em relação a situações de violência. A notificação constitui-se, assim, em uma ação ética, pois expressa não apenas o cuidado de si dos profissionais envolvidos, mas o cuidado do outro, a busca do seu bem-estar e proteção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Agressores e não envolvidos"

1

Silva, Juliana Cecília Freitas. "Genes envolvidos na determinação da esquizofrenia." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5244.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
A esquizofrenia, face à sua complexidade, é vista como uma perturbação intrigante (Kay, 1991) sendo descrita como uma doença “heterogénea e multifatorial”, isto é pode estar associada a diversos fatores (Matos et al., 2003). Esta perturbação neuropsiquiátrica é caracterizada pela presença de um comportamento psicótico, de pensamento irrealista e desorganizado, além de uma marcada disfunção social. Os relacionamentos interpessoais estão comprometidos e alterados e a autoestima diminuída. A maioria dos indivíduos com esquizofrenia não chega a casar e uma grande percentagem mantém contatos sociais limitados (Matos et al., 2003). A esquizofrenia manifesta-se comummente na adolescência ou no início da idade adulta (Kaplan e Sadock, 1999). Quando a manifestação é precoce, as características clínicas são, em regra, menos graves do que as observadas quando esta ocorre na fase adulta. As manifestações clínicas apresentadas em crianças com esquizofrenia incluem alucinações visuais e nos casos de manifestação tardia da doença (por exemplo, após os 45 anos) a sintomatologia clínica apresenta delírios e alucinações paranoides. Nos casos com idade de início mais avançada (acima dos 60 anos), o paciente apresenta diminuição das capacidades sensoriais, tais como perda auditiva. A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população mundial (Kasai et al., 2002) apresentando um elevado impacto a nível familiar (Johnson, 1990) e enormes gastos em saúde pública (Uhl e Grow, 2004). A influência genética nesta patologia está bem caracterizada, no entanto, a natureza exata do modo de transmissão ainda não é clara (Chowdari e Nimgaonkar, 1999; Woolf, 1997; Maier e Schwab, 1998; Portin e Alanen, 1997; Schulz e Andreasen, 1999). Os dados disponíveis são compatíveis com a hipótese de que, na maioria dos casos, a componente genética consiste de múltiplos genes agindo de forma aditiva, sendo que o genótipo predisponente à esquizofrenia só se manifesta quando o número de genes e de fatores não-genéticos presentes for maior do que um determinado número limiar.
Due to its complexity, schizophrenia is seen as an intriguing disorder (Kay 1991) being described as a "heterogeneous and multifactorial" disorder, i.e. it can be associated with several factors (Matos et al., 2003). This neuropsychiatric disorder is characterized by the presence of a psychotic behavior, unrealistic and disorganized thinking, and a marked social dysfunction. Patients show altered and compromised interpersonal relationships and diminished self-esteem. Most individuals with schizophrenia do not get married and a large percentage keeps limited social contacts (Matos et al., 2003). Symptoms of schizophrenia usually appear during adolescence or early adulthood (Kaplan and Sadock, 1999). In early manifestations, clinical features are usually less severe than those seen when this occurs in adulthood. Clinical symptoms in children with schizophrenia include visual hallucinations and in cases of late-onset disease (eg, after 45 years) the clinical symptomatology includes paranoid delusions and hallucinations. In cases with more advanced age onset (over 60 years), patients have decreased sensorial abilities, such as hearing loss. Schizophrenia affects around 1% of world population (Kasai et al., 2002) presenting a high impact at family level (Johnson, 1990) and huge expenditure on public health (Uhl and Grow, 2004). The genetic influence in this pathology is well characterized, however, the exact nature of the type of transmission is not yet clear (Chowdari and Nimgaonkar, 1999; Woolf, 1997; Schwab and Maier, 1998; Portin and Alanen, 1997; Schulz and Andreasen, 1999). Available data are consistent with the hypothesis that, in most cases, the genetic component consists of multiple genes acting additively, being the genotype expressed only when the number of genes and non-genetic factors present is above a threshold number.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zaniboni, Gabriel Francisco. "Implementação de abordagens computacionais para identificação de RNAs longos não codificadores envolvidos na diferenciação neural." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/95/95131/tde-02022016-150323/.

Full text
Abstract:
Cada vez mais, RNAs longos não codificadores (lncRNAs) surgem como importantes reguladores da biologia celular, principalmente em processos de diferenciação durante o desenvolvimento. O interesse no estudo das funções e mecanismos de atuação dessa classe de transcritos durante esses processos é crescente, e mostra-se bastante relevante no processo de diferenciação neural, pelo qual são gerados neurônios e células da glia. A linhagem celular P19, uma célula pluripotente advinda de um tipo de carcinoma embrionário murino, é bem consolidada como modelo in vitro de diferenciação neural. Após tratamento com ácido retinóico, ela é capaz de se diferenciar em neurônios e células da glia (astrócitos e oligodendrócitos). Em busca de evidências que indiquem a atuação de lncRNAs durante o processo de diferenciação neural, nosso grupo realizou experimentos utilizando microarranjos para averiguar os níveis de expressão gênica de lncRNAs e genes codificadores de proteínas (mRNAs) durante a diferenciação de células P19 em neurônios (predominância após 10 dias de diferenciação) e glia (predominância em 14 dias de diferenciação). Em um primeiro momento foi realizada a reanotação das sondas referentes a esses lncRNAs da plataforma de microarranjo, visto que as informações presentes nos arquivos de anotação da mesma eram muito escassas e desatualizadas. Registros de lncRNAs e mRNAs foram obtidos a partir de bancos de dados públicos para esse fim, e ao final dessa etapa aproximadamente 25,0% das sondas que não tinham uma anotação foram reanotadas com identificadores advindos desses bancos de dados. A partir dos dados de expressão, foram identificados todos os lncRNAs e mRNAs que apresentaram expressão diferencial entre as diferentes condições estudadas. As informações dos mRNAs diferencialmente expressos foram então utilizadas para a realização de análises de enriquecimento de categorias gênicas do Gene Ontology, nas ontologias de processo biológico e função molecular. A partir das sondas reanotadas, foram realizadas análises de coexpressão entre lncRNAs e mRNAs. A partir do cruzamento das informações obtidas, foram selecionados lncRNAs que através dos princípios de guilt by association se mostraram propensos a desempenharem um papel regulatório na diferenciação neural. Assim, as informações geradas nesse trabalho servirão como base para estudos futuros de validação funcional desses lncRNAs.
Increasingly, long noncoding RNAs (lncRNAs) emerge as important regulators of cell biology, especially in differentiation processes during development. The interest in the study of functions and mechanisms of action of this class of transcripts during these processes is growing, and shows quite relevant in the neural differentiation process by which neurons and glia are generated. The P19 cell line, pluripotent cells arising from a type of murine embryonal carcinoma, is well established as an in vitro model of neural differentiation. After treatment with retinoic acid, it is capable of differentiating into neurons and glial cells (astrocytes and oligodendrocytes). In search of evidence that indicate the action of lncRNAs during the neural differentiation process, our group conducted experiments using microarrays to assess gene expression levels of lncRNAs and protein coding genes (mRNAs) during differentiation of P19 cells into neurons (mainly after 10 days of differentiation) and glial cells (mainly after 14 days of differentiation). At first was performed the reannotation of the probes relating to these microarrays lncRNAs, as the information provided in the annotation files were very scarce or outdated. LncRNAs and mRNAs records were obtained from public databases for this purpose, and at the end of this stage approximately 25.0% of the probes without annotation were reannotated with identifiers arising from these databases. From the expression data, we identified all lncRNAs and mRNAs that showed differential expression between the different studied conditions. The information of differentially expressed mRNAs were then used to perform Gene Ontology enrichment, in the ontologies biological process and molecular function. From the reannotated probes, coexpression analyses were performed for lncRNAs and mRNAs. From the crosscheck of information obtained, we selected those lncRNAs that by the principles of guilt by association proved likely to play a regulatory role in neural differentiation. Thus, the information generated in this study will serve as a basis for future studies of functional validation of these lncRNAs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Susanne Carolinne Penha. "Detecção de estruturas renais reconhecidas por anticorpos não-HLA envolvidos na rejeição humoral em pacientes transplantados renais." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5146/tde-23012009-121037/.

Full text
Abstract:
O transplante de órgãos é hoje uma opção de tratamento de várias doenças terminais. Apesar de todos os progressos no campo do transplante, o principal problema enfrentado ainda é a rejeição. As principais moléculas responsáveis pela resposta alogeneica e subsequente rejeição ao enxerto, são os antígenos leucocitários humanos (HLA, do inglês Human Leucocyte Antigens). Porém, existem evidências que anticorpos dirigidos a antígenos não-HLA estão associados com rejeição de transplantes. Neste estudo, foi investigada a presença de anticorpos anti-célula endotelial (AACE) em 11 pacientes que perderam seus rins transplantados devido à rejeição humoral irreversível e em 2 com perda por trombose de veia renal. A ausência de anticorpos anti-HLA contra o doador foi verificada antes do transplante, da rejeição e antes e depois da transplantectomia, através da realização de provas cruzadas usando as técnicas mais sensíveis. Anticorpos não-HLA presentes em nove eluatos reagiram com EAHy.926. Eluatos positivos e negativos contra linhagem EAHy.926 foram testados contra cortes histológicos de 6 rins sadios para detecção de quais estruturas renais são reconhecidas por esses anticorpos. A reação foi avaliada pelo método de imunofluorescência indireta. Dos 13 eluatos testados, 4 (isotipo IgG) e 5 (isotipo IgM) reagiram com forte fluorescência nos glomérulos e endotélio arterial, mas não foi verificada reação na cápsula de Bowman e no epitélio tubular. Não foi observado polimorfismo na reatividade dos eluatos. Em onclusão, verificamos que os anticorpos não-HLA têm um importante papel na rejeição humoral. Estes estão reconhecendo antígenos de um sistema provavelmente não-polimórfico nas células de endoteliais presentes, principalmente, nos capilares glomerulares.
The transplant of organs is today an option of treatment to several terminal diseases. In spite of all the progress in the field of the transplants, the rejection remains a problem to be solved. The main target molecules for the allogenic response and subsequent allograft rejection are the human leukocyte antigens (HLA). However, there are growing evidences that non-HLA antibodies are associated with transplant rejection. In this study it was investigated the presence of anti-endothelial cell antibodies (AECA) in 11 patients who had early lost their transplanted kidney by irreversible humoral rejection and in 2 ones from renal venal thrombosis. The absence of anti-HLA antibodies against the donor was verified by the negativity of crossmatches performed using the most sensitive assays, at the transplant, at the rejection, and before and after the transplantectomy Antibodies from 9 eluates bound to EAHy.926. Positive and negatives eluates were tested against frozen sections from 6 normal kidneys in order to define the structures to which they were reactive. The reactivity was identified by indirect immunofluorescence method. From 13 eluates evaluated, 4 (isotipe IgG) and 5 (isotipe IgM) reacted to the glomerulus and renal arterial endothelium with intense fluorescence but they did not react to the Bowmans capsule and tubular epithelium. No polymorphism was observed in eluates reactivity. In conclusion, we have shown that non-HLA antibodies may represent a cause of the humoral rejection. These antibodies are probably recognizing antigens of a nonpolymorphic system in endothelial cells present, mainly, in the glomerular capillaries.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Granjeiro, Érica Maria. "Mecanismos nitrérgicos envolvidos na neurotransmissão dos componentes autonômicos e respiratório do quimiorreflexo no NTS caudal de ratos não-anestesiados." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17134/tde-16072009-155930/.

Full text
Abstract:
O núcleo do trato solitário é uma área integrativa do sistema nervoso central (CNS) envolvida no controle autonômico e respiratório. Estudos da literatura sugerem que o óxido nítrico (NO) exerce um importante papel na modulação dos reflexos cardiovasculares e ventilatórios no NTS. Além disso, evidências da literatura indicam uma possível interação entre o NO e o ATP no SNC. Fundamentados nessas evidências, no presente estudo, avaliamos a possível participação do NO na modulação dos parâmetros cardiorespiratórios basais e no processamento das respostas cardiovasculares e respiratórias à ativação do quimiorreflexo no NTS caudal de ratos não-anestesiados. Além disso, o possível papel do NO produzido pela óxido nítrico sintase neuronal (nNOS) nas respostas cardiovasculares e respiratórias à microinjeção unilateral de ATP no NTS caudal também foi avaliado. Para tanto, os animais foram submetidos ao implante de cânulas guia em direção ao NTS caudal e à canulação da artéria e veia femoral. Os parâmetros ventilatórios foram avaliados pelo método de pletismografia de corpo inteiro. A análise dos resultados monstrou que as microinjeções bilaterais do L-NAME, um inibidor nãoseletivo da NOS, no NTS caudal, promoveram um aumento significativo na pressão arterial basal dos animais, sugerindo um papel modulatório do NO sobre os neurônios envolvidos com as vias neurais do barorreflexo. No entanto, as microinjeções bilaterais do N-PLA, um inibidor seletivo da nNOS, no NTS caudal, não promoveram alterações significativas na pressão arterial basal, sugerindo que a produção do NO envolvido no controle autonômico basal no NTS caudal não é dependente da atividade da nNOS. Com relação às respostas do quimiorreflexo, as microinjeções bilaterais do L-NAME ou do N-PLA, no NTS caudal de ratos nãoanestesiados, promoveram um atenuação significativa no aumento da freqüência respiratória (fR) à ativação do quimiorreflexo, sugerindo a participação do NO Resumo xii produzido pela nNOS na modulação do componente respiratório do quimiorreflexo no NTS caudal. No entanto, as respostas pressora e bradicárdicas decorrentes da ativação do quimiorreflexo não foram alteradas pelas microinjeções bilaterais do LNAME ou N-PLA no NTS caudal, sugerindo que o NO não está envolvido na modulação das respostas cardiovasculares decorrentes da ativação deste reflexo. No que diz respeito às respostas decorrentes da microinjeção de ATP no NTS caudal, a análise dos resultados demonstrou que as respostas de aumento na pressão arterial, fR e ventilação minuto produzidas pela microinjeção unilateral de ATP no NTS caudal de ratos não-anestesiados foram significativamente atenuadas após a microinjeção do N-PLA no mesmo sítio, sugerindo a participação do NO produzido pela nNOS na modulação de tais respostas. Neste contexto, os achados do presente trabalho sugerem que no NTS caudal: 1) o NO, provavelmente produzido pela NOS endotelial, exerce um importante papel modulatório nas vias neurais do barorreflexo; 2) a neurotransmissão do aumento da fR decorrente da ativação do quimiorreflexo envolve a formação de NO produzido pela nNOS; 3) a neurotransmissão das respostas cardiovasculares decorrentes da ativação do quimiorreflexo não envolve a formação de NO; 4) a neurotransmissão das respostas cardiovascualres e respiratórias decorrentes da microinjeção unilateral de ATP envolve a formação de NO produzido pela nNOS.
The nucleus tractus solitarius (NTS) is an integrative area in the central nervous system (CNS) involved with the ventilatory and autonomic control. Several studies suggest that nitric oxide (NO) in the NTS plays an important role in the modulation of the cardiovascular and ventilatory reflexes. In addition, there is evidence indicating a possible interaction of NO and ATP in the CNS. Considering these findings, in the present study, we evaluated the possible role of NO on the modulation of the basal cardiorespiratory parameters as well as on the processing of the cardiovascular and ventilatory responses elicited by chemoreflex activation in the caudal NTS of awake rats. In addition, the possible role of NO produced by neuronal nitric oxide sintase (nNOS) on the cardiovascular and respiratory responses produced by unilateral microinjection of ATP into the caudal NTS was also evaluated. For this purpose, rats received bilateral guide cannulae in direction of the caudal NTS and femoral artery and vein were cannulated. The ventilatory measurements were obtained by whole-body pletismograph method. Our data showed that bilateral microinjections of L-NAME, a non-selective NOS inhibitor, into the caudal NTS, produced a significant increase in basaline mean arterial pressure, suggesting a modulatory role of NO in the neural pathways of the baroreflex. However, bilateral microinjections of N-PLA, a selective nNOS inhibitor, into the caudal NTS, produced no significant changes in the baseline mean arterial pressure, suggesting that NO produced by nNOS is not involved in the basal autonomic control in the caudal NTS. With respect to chemoreflex responses, bilateral microinjections of L-NAME or NPLA, into the caudal, produced a significant attenuation in the increase in respiratory frequency (fR) produced by chemoreflex activation, suggesting that NO produced by nNOS is involved in the modulation of the respiratory component of the chemoreflex. However, the pressor and bradicardic responses elicited by chemoreflex actiovation Abstract xv were not affected by microinjections of L-NAME or N-PLA, suggesting that NO is not involved in the modulation of the cardiovascular responses. With respect to ATP microinjection responses, the data showed that unilateral microinjection of ATP into the caudal NTS produced increase in arterial pressure, fR and minute ventilation, which were significantly attenuated by N-PLA, suggesting that NO produced by nNOS is involved in the modulation of the cardiovascular and ventilatory responses to ATP microinjection into the caudal NTS. In conclusion, the data of present study indicate that in the caudal NTS: 1) NO, produced probably by endothelial NOS, plays an important modulatory role on the neural pathways of the baroreflex; 2) the neurotransmission of the increase in respiratory frequency to chemoreflex activation involve NO production by nNOS. 3) NO is not involved in modulation of the autonomic components of chemoreflex; 4) the cardiovascular and ventillatory responses produced by ATP micronjection are, at least in part, mediated by NO produced by nNOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

D'Epiro, Gláucia Fernanda Rocha. "Efeito da clorofilina na expressão de genes envolvidos na apoptose e ciclo celular em células de mama não tumorais (HB4a)." UEL. IAPAR. EMBRAPA. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, 2012. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000175478.

Full text
Abstract:
A molécula de clorofilina é muito estudada pela comunidade científica por apresentar, entre outras, propriedades quimiopreventiva, antimutagênica e anticarcinogênica. No entanto, os mecanismos moleculares de ação desse composto ainda não estão esclarecidos. Dessa maneira, o estudo de genes envolvidos na apoptose e no ciclo celular em células não tumorais tratadas com clorofilina pode fornecer informações importantes sobre os mecanismos que protegem ou desencadeiam toxicidade ás células, auxiliando na compreensão e no desenvolvimento de terapias. Neste contexto, nós avaliamos o potencial citotóxico da clorofilina e o seu efeito na expressão de genes envolvidos na apoptose (anti e pró-apoptóticos: BCL-2, BCL-XL, BAX E BAK; da família das Caspases: CASP3, CASP7, CASP 8 e CASP9) e de ciclo celular (BIRC5, TP53, APC, CiclinaA2 e β-catenina) em cultura de células de mama não tumorais (HB4a). No ensaio de citotoxicidade a clorofilina apresentou potencial citotóxico em 48 e 72 h em todas as concentrações utilizadas (100, 200 e 400 µg/mL) quando comparadas ao controle. O estudo da expressão gênica foi realizado por meio do ensaio de qRT-PCR em tempo real. As células HB4a foram expostas à 100 e 200 g/mL de clorofilina nos tempos de 24, 48 e 72 h. A redução dos níveis de BIRC5, relacionado aos processos de apoptose e ciclo celular foi dose dependente, o gene foi menos expresso no tratamento com 200 µg/mL de clorofilina em 24, 48 e 72 h. O gene CCNA2 foi menos expresso com 24, 48 e 72 h de exposição à 200 µg/mL de clorofilina, e com 72 h de exposição à 100 µg/mL. Em relação aos genes pró-apoptóticos, foi observado aumento significativo na expressão de BAX em 24, 48 e 72 h de exposição à 200 µg/mL de clorofilina, e em 72 h de exposição à 100 µg/mL. Não houve alteração significativa de BAK quando comparado ao controle. Também foi observado aumento de expressão dos anti-apoptóticos BCL-2 e BCL-XL. O gene BCL-XL apresentou aumento de expressão nos três tempos testados com 200 µg/mL de clorofilina, e a exposição à 100 µg/mL levou ao aumento de expressão somente em 24 h. Já o gene BCL-2 obteve aumento de expressão apenas em 72 h com 200 µg/mL de clorofilina. Os demais genes analisados não apresentaram alteração significativa. A inibição da expressão dos genes envolvidos no ciclo celular sugere um efeito decorrente da citotoxicidade da clorofilina, bem como o aumento da expressão dos genes pró-apoptóticos, enquanto que o aumento da expressão dos genes anti-apoptóticos sugere inibição da apoptose como proteção da morte celular induzida pela clorofilina.
The molecule of chlorophyllin has been the subject of the scientific community by presenting, among others, chemopreventive, antimutagenic and anticarcinogenic properties. However, the molecular mechanisms of action of this compound remain unclear. Thus, the study of genes involved in apoptosis and cell cycle in non-tumor cells treated with chlorophyllin can provide important information about the mechanisms that protect or trigger damaging processes in these cells, aiding in the development of therapies and treatments. In this context, we evaluated the effect of cytotoxic potential of chlorophyllin and its effect on the expression of genes involved in apoptosis (anti and pro-apoptotic: BCL-2, BCL-XL, BAX and BAK, the family of Caspases: CASP3, CASP7, CASP8 and CASP9) and cell cycle (BIRC5, TP53, APC, β-catenin and CCNA2) on cultured non-tumor breast cells (HB4a). In the cytotoxicity assay chlorophyllin was cytotoxic 48 and 72 h at all concentrations (100, 200 and 400 µg/mL) used when compared to control. The study of gene expression was performed by qRT-PCR assay. HB4a cells were exposed to 100 and 200 µg/mL of chlorophyllin at 24, 48 and 72 h. The reduced levels of BIRC5 related to the processes of apoptosis and cell cycle was dose dependent, the gene was downregulated with 200 µg/mL of chlorophyllin at 24, 48 and 72 h. The CCNA2 gene was downregulated at 24, 48 and 72 h with 200 µg/mL of chlorophyllin, and at 72 h with 100 µg/mL of exposure. In relation to the pro-apoptotic genes, it was observed a significant increase in expression of BAX at 24, 48 and 72 h of exposure at 200 µg/mL of chlorophyllin, and 72 h of exposure at 100 µg/mL. BAK was not significant change when compared with control. It was also observed increased expression of anti-apoptotic BCL-2 and Bcl-XL. The gene BCL-XL showed increased expression in three times tested with 200 µg/mL of chlorophyllin, and exposure to 100 µg/mL led to increased expression in 24 h. Since the BCL-2 gene had an increase of expression only in 72 hours with 200 µg/mL of chlorophyllin. The other genes analyzed did not show significant change. Inhibition on the genes expression involved in cell cycle suggests an effect due to the cytotoxicity of chlorophyllin, and the increased expression of pro-apoptotic genes, while the increased expression of anti-apoptotic genes suggests inhibiting apoptosis and protection from death induced cellular chlorophyllin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Leila Chalub. "Entre o plantar e o colher : representações e saberes envolvidos na extensão rural." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279946.

Full text
Abstract:
Orientador : Roberto Cardoso de Oliveira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-28T03:04:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Martins_LeilaChalub_D.pdf: 15829935 bytes, checksum: 886446ef55f51ee2585d3a725a54c154 (MD5) Previous issue date: 2001
Doutorado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Karina Heck da. "Distribuição de agrupamentos gênicos envolvidos na biossíntese de substâncias bioativas no genoma da Fischerella sp. CENA161." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11138/tde-05012016-105937/.

Full text
Abstract:
Fischerella é um gênero cianobacteriano de ocorrência em diversos ambientes subaerofíticos que apresenta importância ecológica, evolutiva, biogeoquímica, biotecnológica e ecotoxicológica. O estudo de seu genoma pode levar a uma melhor compreensão de seu metabolismo secundário e de sua capacidade de produção de cianotoxinas e outras moléculas bioativas. A linhagem Fischerella CENA161, isolada de uma nascente de água na região de Piracicaba, foi identificada como produtora do peptídeo hepatotóxico microcistina. Este foi o primeiro relato da produção dessa toxina por esse gênero de cianobactéria. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo sequenciar o genoma da cianobactéria Fischerella CENA161 e realizar sua montagem e a anotação de genes envolvidos com seu metabolismo secundário. Para isso, a linhagem foi tratada com hipoclorito de sódio para remover as bactérias heterotróficas, com posterior esgotamento de pequenos fragmentos em placa de cultura sólida, de forma a isolar a linhagem. Foi realizada a extração de ácido desoxirribonucleico das células tratadas da CENA161 cultivadas em Erlenmeyers contendo meio de cultura líquido BG-110. Uma biblioteca genômica foi construída para o sequenciamento MiSeq e, então, foi realizada a montagem ab initio do genoma com as leituras obtidas. A anotação de genes foi realizada utilizando a ferramenta antiSMASH, para a predição de metabólitos secundários, e também foi realizado o alinhamento de sequências nucleotídicas já conhecidas de outras linhagens contra o genoma da CENA161, utilizando a ferramenta BLASTN. As moléculas bioativas produzidas pela linhagem foram investigadas através de bioensaios contra bactérias e fungo, e utilizando cromatografia líquida de alta pressão e espectrometria de massas. Os resultados mostraram que a linhagem CENA161 possui, em seu genoma, o agrupamento gênico de biossíntese da microcistina, apresentando os 10 genes descritos primeiramente (mcyA-mcyJ), e alta identidade de suas sequências com as sequências da linhagem Fischerella sp. PCC 9339, embora sua sintenia gênica esteja mais próxima à da linhagem Nostoc sp. 152. Ainda, foram anotados os agrupamentos gênicos de biossíntese de ambiguina (amb), apresentando 25 genes do total de 32 genes descritos para a linhagem Fischerella sp. UTEX 1903, com identidade mínima de 98 % entre as sequências nucleotídicas. Foram encontrados, também, seis genes do total de oito que formam o agrupamento de biossíntese de nostopeptolida (nos), descrito para Nostoc sp. GSV224, e com sintenia diferenciada para a linhagem CENA161. As análises químicas de espectrometria de massas mostraram a produção de sete variantes de microcistina (MC-LR, MC-LL, MC-LA, MC-LM, MC-FR, MC-LAba e [D-Asp3]Mc-LL), essas duas últimas raramente descritas pela literatura. Os bioensaios mostraram bioatividade dos extratos intracelular polar e apolar contra Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Salmonella typhimurium, Burkholderia cepacia, Xanthomonas campestris e Candida albicans. A coleta das frações do extrato apolar por cromatografia líquida revelou bioatividade em três diferentes tempos de aquisição. As frações coletadas do extrato polar evidenciaram o pico de microcistina, constatada a partir da linhagem CENA161 axênica, inclusive. Nossos resultados revelaram a presença de agrupamentos gênicos de síntese de moléculas bioativas e a habilidade da linhagem Fischerella sp. CENA161 em produzir diferentes substâncias bioativas, sintetizadas pela via ribossomal e não ribossomal, em condições axênicas.
Fischerella is a cyanobacterial genus that occurs in several subaerophytic environments and presents ecological, evolutive, biogeochemical, biotechnologic and ecotoxicologic importance. The study of the genome can leads to the better compreension about its metabolism and its ability to produce cyanotoxins and other bioactive molecules. The Fischerella sp. strain CENA161 was isolated from a spring water in Piracicaba, and it was identified microcystin peptide hepatotoxic producer. That was the first report about the production of the toxin by this cyanobacterial genus. The aim of this study was to sequence the genome of the cyanobacteria Fischerella sp. strain CENA161 and perform the assembly and annotation of the genes involved in its secondary metabolism. For this, the strain was previously treated with 0,5 % sodium hypochlorite to remove the heterothrophic bacteria, followed with exhaustion from the short filaments in Petri plates, searching isolate the strain. The deoxirribonucleic acid was extracted from the CENA161 cells cultivated in Erlenmeyers with BG-110 liquid media. The genomic library was performed by MiSeq sequencing, and the ab initio assembly was performed with the reads obtained from the sequencing. The gene annotation and prediction were performed with the antiSMASH tool, for the secondary metabolites screening, and the nucleotides sequences alignment was performed using known genes present in other cyanobacteria producers and the CENA161 genome, using the BLASTN tool. The bioactive compounds produced by the strain were investigated with bioassays against bacteria and fungi, and also using high performance liquid chromatography with mass spectrometry. The results revealed the Fischerella sp. strain CENA161 presents the microcystins gene cluster in its genome, with the ten genes that were described in the first time (mcyA-mcyJ), and showed high identity in your sequences with the Fischerella sp. PCC 9339 sequences, although the synteny is very close to Nostoc sp. strain 152 microcystin gene cluster. We also found the ambiguine gene cluster (amb), that showed 25 genes out of 32 genes of total from the Fischerella sp. strain UTEX 1903, with high identity (98 %) among the nucleotide sequences. We found six genes out of eight that compose the nostopeptolide gene cluster (nos) described for Nostoc sp. strain GSV224, but presenting differentiated synteny for the CENA161. The chemical analyses by mass spectrometry showed the production of seven microcystin variants (MC-LR, MC-LL, MC-LA, MC-LM, MC-FR, MCLAba and [D-Asp3]Mc-LL), the last two ones being rarely described by literature. The bioassays showed bioactivity from the polar and nonpolar intracellular extracts against Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Salmonella typhimurium, Burkholderia cepacia, Xanthomonas campestris and Candida albicans. The collect of the peaks from the nonpolar extract in HPLC revealed bioactivity in three different acquisition times. The peaks collected from the polar extract did not show bioactivity, but the running in HPLC showed the peak corresponding to microcystin, produced by axenic CENA161 strain. Our results revealed the presence of some gene clusters involved in the bioactive molecules synthesis and the ability for the Fischerella sp. strain CENA161 to produce different bioactive compounds, synthesized by ribosomal and nonribosomal pathway, in non-axenic and axenic condictions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Muro, Marilena A. de. "Bacillus cereus : caracterização bioquimica e sorologica e avaliação da toxicidade de cepas isoladas de alimentos envolvidos ou não em casos de intoxicação alimentar." [s.n.], 1988. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256583.

Full text
Abstract:
Orientador: Fumio Yokoya
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-16T10:31:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Muro_MarilenaA.de_M.pdf: 7710268 bytes, checksum: 8eea55ead2d5af0de84a4ceefb712ae7 (MD5) Previous issue date: 1988
Resumo: Bacilus cereus foram isolados em MYP-ágar, a partir de alimentos envolvidos ou não em casos de intoxicação alimentar, sendo as colônias presuntivas identificadas pela determinação das seguintes propriedades; características morfológicas da célula vegetativa e esporângio; não formação de cristal de toxina para-esporal; motilidade; crescimento não-risóide, e atividade hemolítica, importantes na diferenciação entre os membros do grupo I dos Bacillus. Os testes bioquímicos, que apresentaram maior porcentagem de variação: fermentação de salicina (70,6%), hidrolise de ami do (76,5%), e outras propriedades (como produção de amilases e proteases), não mostraram correlação direta com os resultados dos ensaios de toxicidade, como inoculação intraperitoníal em camundongos e inoculação intradérmica em coelhos e camundongos. Na superfície das células da cepa 4/1 foram encontradas estruturas finas filamentosas, presentes em grande quantidade, como urna rede, que pareceram desempenhar algum papel na ativi dade biológica dessa cepa
Abstract: Bacillus cereus were isolated in MYP-agar medium, from food products, some of them suspected to be implicated in food borne intoxication cases, and the presumptive colonies identified by the following properties: morphological characteristics of vegetative and sporulating cells; absence of intracellular protein crystal; motility; absence of rhizoid growth, and ' hemolitic activity, important in the differentiation between members of Group I Bacillus. Biochemical tests such as-salicin fermentation and starch hidrolysis, with percentagem variation of 70,6% and 76.5% respective, as well as another properties like amilase and protease activities, did not show a direct correlation with the results of the toxicity tests: intraperitonial injection of mice and intradermic injection in rabbits and mices. Filamentous structures were found on the cell surface of strain 4/1, that may contribute to the biological activity of this strain
Mestrado
Mestre em Ciência de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bertoja, Ângela Ehlers. "Estudo de alelos do lócus TGFA envolvidos na etiologia das fissuras labiopalatinas em amostra de pacientes não-sindrômicos do Rio Grande do Sul." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. http://hdl.handle.net/10923/485.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-12-27T14:14:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 000381452-0.pdf: 2032428 bytes, checksum: 03c32727b22736414d713a7c6c63acdf (MD5) license.txt: 581 bytes, checksum: 44ea52f0b7567232681c6e3d72285adc (MD5)
Cleft lip and palate (CLP) are the most commom craniofacial anomalies among humans. This etiology is complex, involving genetic and environmental factors. Non-syndromic cleft lip and palate (NS-CLP) seem to have a distinct etiology of the CLP associated to some syndrome. Since the late 1980’s, researches have been carried with the objective to identify genes that act in the etiology of the NSCLP, amongst them the TGFA (transforming growth factor alpha). The objective of this study was to test the TGFA/Taq I polymorphism in patients with NS-CLP, and to compare the results with those gotten in a control sample constituted by individuals without CLP, aiming to identify the inquiring the existence of mutations in this locus. A comparison was carried between enters gotten by the techniques of DNA extraction of buccal swab and peripherical blood. Extration of DNA by buccal swab showed itself efficient for the determination genotypical TGFA locus and propicia for the collection in population with CLP. Mutations in TGFA gene are not associated to NS-CLP in the population of Rio Grande do Sul studied, therefore it is not possible to conclude which would be the role of the TGFA in the NS-CLP expression.
As fissuras labiopalatinas (FLP) são as malformações craniofaciais mais comuns em seres humanos. Sua etiologia é complexa, envolvendo tanto fatores genéticos quanto ambientais. As fissuras labiopalatinas em pacientes não-sindrômicos (FLP-NS) parecem ter uma etiologia distinta das FLP associadas a alguma síndrome. Desde o final da década de 1980, são realizadas pesquisas com o objetivo de testar genes que atuem na etiologia das FLP-NS, entre eles o TGFA (fator transformador de crescimento epitelial alfa). O objetivo deste trabalho foi testar o polimorfismo TGFA/Taq I em pacientes portadores de FLP-NS, comparando os resultados obtidos com uma amostra controle de indivíduos sem fissuras para averiguar a ausência ou a presença da mutação gênica nesse lócus. Além disso, foi feita a comparação entre as técnicas de extração de DNA obtidas através de sangue periférico e swab bucal. A extração de DNA a partir de swab bucal se mostrou eficaz na determinação genotípica do lócus TGFA e propícia para a coleta em populações com FLP. Mutações no gene TGFA não estão associadas à FLP-NS na amostra da população do Rio Grande do Sul estudada não sendo, então, possível concluir qual seria o papel do TGFA na expressão da FLP-NS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moya, Maria Lisseth Eguiluz. "Identificação e caracterização de pequenos RNAs não codificantes e genes alvos envolvidos em estresse abiótico (seca e salinidade) em Eugenia uniflora L. (Myrtaceae)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/180745.

Full text
Abstract:
As plantas, por serem organismos sésseis, enfrentam persistentemente perturbações ambientais adversas denominadas estresses abióticos, sendo as mais importantes, a seca, a salinidade do solo, as temperaturas extremas e a presença de metais pesados. Em resposta, as plantas desenvolveram mecanismos de tolerância, resistência e prevenção para minimizar a influência do estresse, utilizando estratégias de curto prazo para readaptar rápida e eficientemente seu metabolismo. Neste sentido, os pequenos RNAs não codificantes (sncRNAs) são fortes candidatos para realizar este tipo de regulação. Através do sequenciamento de nova geração revelou-se o papel dos sncRNAs na regulação da expressão gênica em nível transcricional e póstranscricional. Dentre os sncRNAs, os microRNAs (miRNAs) são os mais conhecidos e os fragmentos derivados dos RNAs transportadores (tRFs) são os mais novos e com maiores perspectivas de descobertas futuras. Os miRNAs desempenham papéis regulatórios essenciais tanto no crescimento das plantas quanto no desenvolvimento e resposta ao estresse, enquanto os tRFs, em sua maioria, têm sido associados a respostas de estresse. Eugenia uniflora L., “pitanga” ou a cereja brasileira é uma árvore frutífera nativa da América do Sul que pertence à família Myrtaceae. Ela cresce em diferentes ambientes; florestas, restingas e ambientes áridos e semi-áridos no nordeste brasileiro, sendo uma espécie versátil em termos de adaptabilidade e que desempenha um papel fundamental na manutenção da vegetação costeira arbustiva. Além disso, é muito conhecida por suas propriedades medicinais que são atribuídas aos metabólitos especializados presentes nas folhas e frutos. E. uniflora representa uma fonte fascinante da biodiversidade do germoplasma e tem um grande potencial como fonte de genes para o melhoramento genético. Portanto, a compreensão dos mecanismos que conferem tolerância ao estresse nesta planta é de particular importância. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é a identificação de sncRNAs (miRNAs e tRFs) por ferramentas de bioinformática e análise do padrão de expressão destes sob condições de estresse abiótico (seca e salinidade), bem como avaliação dos genes envolvidos nesta resposta. No capítulo 1, bibliotecas de DNA, pequenos RNAs (sRNAs) e RNAseq de folhas foram usadas para identificar pre-miRNAs, miRNAs maduros e potenciais alvos destes miRNAs, respectivamente. A montagem de novo do genoma permitiu identificar 38 miRNAs conservados e 28 novos miRNAs. Após a avaliação da expressão destes, 11 conservados, entre eles miR156 e miR170, mostraram variação significativa nas condições de restinga e de estresse induzido por PEG. A maioria deles foram previamente descritos em processos de estresse em outras espécies. 14 novos miRNAs foram avaliados em diferentes tecidos de pitanga mostrando variação significativa no padrão de expressão. Os alvos destes últimos miRNAs foram preditos e validados por RTqPCR. Eles correspondem a genes de fatores de transcrição e outros genes como transferases ou ATPases e demonstraram o padrão esperado oposto à expressão dos miRNAs. No capítulo 2, as mesmas bibliotecas foram usadas para identificar tRFs conservados na família das Myrtaceae. Para isso, os tRNAs de Eucalyptus grandis e E. uniflora foram anotados e os tRNAs comuns foram utilizados para o ancoramento dos sRNAs. 479 tRFs foram identificados em pitanga, na maioria com 18 nucleotídeos (nt). Um conjunto de 11 tRFs conservados em ambas espécies, assim como seus alvos, foram avaliados em condições de estresse salino e seca demonstrando diferenças significativas dependendo do tipo de estresse. Os alvos identificados correspondem a genes previamente descritos como envolvidos em estresse salino e seca para outras espécies. O presente trabalho apresenta fortes evidências do envolvimento dos miRNAs em processos de desenvolvimento e estresse, assim como dos tRFs na resposta à seca e estresse salino presente em E. uniflora. Além disso, os dados produzidos poderão ser utilizados em estudos funcionais mais aprofundados que servirão para melhor compreensão dos mecanismos de tolerância presentes nesta importante planta.
Plants being sessile organisms, persistently face adverse environmental perturbations termed as abiotic stresses, most important being drought, soil salinity, extreme temperatures, and heavy metals. They developed several strategies such as tolerance, resistance, and avoidance to minimize stress influence, thus require short-term strategies to quickly and efficiently readapt their metabolism. In this sense, small non coding RNAs are strong candidates to do this kind of fine tune regulation. Next generation sequencing technologies have revealed the key role of these sncRNAs in the transcriptional and posttranscriptional gene-expression regulation. Among the myriad of new sncRNAs, miRNAs are the most known ones and the fragments derived from tRNAs (tRFs) are the newest but with high perspective ones. The miRNAs are endogenous small RNAs that play essential regulatory roles in plant growth, development and stress response. In the case of tRFs, they are mainly involved in stress response. Eugenia uniflora L., ‘pitanga’ or Brazilian cherry is a fruit tree native to South America that belongs to Myrtaceae family. It grows in several different harsh environments, including forests, restingas, near the beach, and arid and semiarid environments in the Brazilian northeast. This species is very versatile in terms of adaptability and plays a fundamental role in the maintenance of the shrubby coastal vegetation. However, this species is best-known because its medicinal properties that are attributed to specialized metabolites with known biological activities present in their leaves and fruits. E. uniflora is a fascinating reservoir of germplasm biodiversity and has great potential as a source of genes for plant breeding. Therefore, understanding the mechanisms conferring stress tolerance will be very useful. In this sense, the objective of this work is to identify sncRNAs (miRNAs and tRFs) by bioinformatic tools and to analyze their expression pattern under stress conditions as well as the genes involved in that response. In chapter 1, DNA, small RNA (sRNA) and RNAseq libraries from leaves were used to identify pre-miRNAs, mature miRNAs and potential targets of these miRNAs, respectively. De novo assembly of the genome identified 38 conserved miRNAs and 28 novel miRNAs. After evaluating their expression pattern, 11 11 conserved miRNAs, including miR156 and miR170, showed significant variation in the natural (restinga habitat) and PEG induced stress. Most of them were previously reported in stress processes. 14 novel miRNAs were evaluated in different tissues of pitanga showing significant variation in the expression pattern. The targets of the last miRNAs were predicted and validated by RT-qPCR. They were transcription factor genes and other genes such as transferases or ATPases and showed the expected opposite pattern to miRNA expression. In Chapter 2, the same libraries were used to identify conserved tRFs in the Myrtaceae family. To do this, the tRNAs of Eucalyptus grandis and E. uniflora were annotated and sRNAs mapped into them. 479 tRFs were identified in pitanga with predominance of those with 18 nucleotide length. 11 conserved tRFs in both species, as well as their targets, were evaluated under saline and drought stress conditions showing significant differences depending on the stress type. The targets were genes previously involved in saline and drought stress for other species. The present work shows strong evidences of the involvement of the miRNAs in the development and stress, as well as the tRFs in the tolerance to drought and saline stress of E. uniflora. In addition, the data could be used in more detailed functional studies that will serve to corroborate and better understand the mechanism of tolerance present in this important plant.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Agressores e não envolvidos"

1

Quirino, Túlio Romério Lopes, Fabiana Maria de Aguiar Bello Marques, Vick Brito Oliveira, and Evelyn Siqueira da Silva, eds. O Nasf e o Trabalho na Atenção Básica à Saúde: apontamentos práticos e experimentações. Editora Fiocruz, 2019. http://dx.doi.org/10.7476/9786557080672.

Full text
Abstract:
O cotidiano das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em Recife, Pernambuco, é a base desta obra, que convida o leitor à reflexão sobre o lugar central da Atenção Básica à Saúde na organização do cuidado e nos processos criativos e inovadores que cercam os profissionais de saúde pública. Organizado por professores e pesquisadores da área de Saúde Coletiva, a coletânea reúne sete artigos, que apresentam aspectos legais e normativos de implantação dos Nasf, passando por questões ligadas às estratégias, ferramentas tecnológicas, desafios, territorialização, planejamento e avaliação dos Núcleos. O livro é mais um a integrar a coleção Fazer Saúde, que estimula diálogo e o compartilhamento de conhecimentos científicos e inovações tecnológicas diretamente ligados à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). As muitas experiências e práticas narradas ao longo do livro reforçam, segundo o pesquisador Michael Machado, professor de saúde coletiva da Universidade Federal de Alagoas, a importância do Nasf para a Atenção Básica à Saúde, “não só por ampliar seu campo de ações e o compartilhamento de conhecimentos, saberes e responsabilidades centradas no território, como também por expandir a capacidade de resolutividade clínica das equipes e de todos os trabalhadores envolvidos”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lourenço, Luciano, and Vicente de Paulo da Silva, eds. Territórios em Risco. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-5-5_7.

Full text
Abstract:
Os empreendimentos de grande magnitude têm provocado sérias transformações no espaço e, ao mesmo tempo, expõem territórios e populações a vulnerabilidades e riscos sem precedentes. Atualmente, a forma de apropriação do espaço é cada vez mais predatória ao ponto de colocar os territórios e as pessoas em risco. Assim, questionamos: Seria possível pensar uma vida segura no planeta? Nós, humanos, queremos garantir nossa vida na terra, repleta de mordomias, sem qualquer risco de prejuízo a essa condição de mordomia. Queremos o milagre, mas, sem merecê-lo e, isso é o que revela a relação de ganância e estupidez que, conforme Stephen Howking, são o que acabará com a vida na terra. Não queremos mudar nosso modo de viver, nossos valores. O que isso nos inspira a pensar? Que sentimos fascinados pelo mundo das coisas; dos produtos industrializados; fascinados pela modernidade etc. esquecemos a essência da vida: a de que sem o chão, não se constrói nem se garante a segurança da casa. Ou seja, a casa é o planeta e os hábitos modernos simplesmente partem do princípio da exploração dos bens naturais até sua exaustão, esquecem o planeta. Este livro vem contribuir com esse debate trazendo diferentes trabalhos de autores envolvidos com a temática dos Riscos, que ainda constituem desafios a investigadores e profissionais diversos, como a identificação de riscos e sua gestão, uma vez que vários países promovem políticas econômicas cada vez mais ameaçadoras à segurança das pessoas e sistemas vivos. Cada capítulo traz uma contribuição ao debate dos riscos, os quais podem se manifestar em forma de inundações em áreas urbanas, riscos socioambientais em comunidades pesqueiras, necessidade de implantação de unidades de conservação para amenizar riscos, dentre outros. Quem dera pudéssemos dizer “esta é uma obra de ficção”, mas, ao contrário, são aspectos reais de diferentes situações que expõem os territórios e as pessoas a riscos. Esperamos oferecer ao leitor uma contribuição aos estudos desse tema e desejamos uma boa leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Full text
Abstract:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita por violações específicas no âmbito dos direitos a educação, igualdade racial e de gênero, moradia, dignidade física, psíquica e sexual, segurança pública e saúde. O primeiro capítulo discute em que medida foi eficaz a participação popular na tramitação da reforma política na Câmara dos Deputados do Brasil. Descreve as vias de participação popular nesse âmbito e discute seus efeitos na tramitação da referida reforma, a partir dos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, análise de documentos, estudo de caso e process tracing com elite interviewing, em abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento da participação popular institucional no período sob enfoque, o parlamento aplicou não decisões em relação à reforma política intencionada pelas entidades da sociedade civil que organizaram as provocações ao Poder Legislativo. Em seguida, o segundo capítulo tem como principal objetivo a análise acerca do Portal e-Democracia e o seu papel para uma maior democracia participativa de, principalmente, inclusão das minorias sociais. Estuda a relação entre a democracia brasileira e a participação popular, investiga o porquê do Portal e-Democracia ser tão necessário para a defesa dos direitos das minorias sociais, bem como explica a importância da participação popular legislativa das minorias sociais. Esta pesquisa parte de fontes bibliográficas primárias e secundárias, com revisão bibliográfica e análise do próprio portal em estudo. O estudo conclui que é essencial a criação de políticas públicas para a participação política das minorias sociais, sendo uma delas o mencionado portal eletrônico, porém esta medida isolada não resolve a presente questão, sendo necessárias políticas públicas de fácil acesso a todos e todas. O terceiro capítulo aborda as relações que conectam o princípio da vedação ao retrocesso social com as manifestações que apoiam o movimento de retorno da ditadura militar no Brasil no século XXI. Para tanto, no primeiro momento, os autores elucidam os conceitos de vedação ao retrocesso social, bem como o significado do chamado efeito cliquet, o qual corrobora com os ditames fixados do respectivo princípio, haja vista que, no alpinismo, significa que quando atingida uma determinada altura, não se pode mais voltar. Contextualizam, ademais, as heranças e as consequências da ditadura militar no Brasil, além de analisarem as manifestações que têm ocorrido na atualidade em prol de um retrocesso ao período ditatorial. O trabalho comprova que a volta da ditadura militar seria uma afronta ao princípio da vedação ao retrocesso social, uma vez que extinguiria e revogaria direitos fundamentais já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro e regressaria a um período autoritário, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito. Conectando-se à discussão acerca de retrocessos e inefetividade de direitos, o quarto capítulo mergulha no debate democrático acerca da expansão da educação superior brasileira e das políticas de acesso que promoveram um significativo acréscimo de ingressantes nos cursos de graduação no Brasil. O trabalho atende a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se na revisão de literatura com o suporte teórico de autores e legislações da área afim, refletindo sobre o processo de evolução e inclusão mediante a implementação de programas e ações afirmativas para a educação superior que corroboraram para dirimir o caráter elitista impregnado no perfil deste nível de ensino. Embora distante de reparar as injustiças sociais no Brasil, tais políticas geraram um número maior de ingressantes das camadas menos favorecidas da sociedade e, com isso, a representatividade dos grupos denominados de minorias aumentou, ainda que de modo tímido, mas refletindo na redução do déficit de acesso ao ensino superior. Ainda sobre desigualdades na educação no país, no quinto capítulo as autoras investigam como a discussão sobre o mito da democracia racial no Brasil impulsionou práticas racistas ao longo do tempo e como, a partir de um viés multiculturalista, se assentam as políticas afirmativas, com destaque para a política de cotas para ingresso de negros e pardos nas Universidades, implementadas a partir de 2012. Apontam, para tanto, que a construção deste mito não se coaduna com questões mais modernas e de relevo econômico e social que pautaram a promoção de políticas afirmativas no Brasil. Nesta senda, as políticas sociais afirmativas de cotas são medidas tomadas pelo Estado, de cunho temporário ou especial, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades e que foram negadas historicamente para a população afro. Para embasar este artigo, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e a análise documental das políticas afirmativas de cotas. O capítulo seguinte aventa que as relações sociais são produtos da vida em sociedade e caracterizam-se, essencialmente, pela interação que há entre seus componentes considerando territórios, culturas, identidade e ideias. Contudo, é da natureza dessa dinâmica social que alguns grupos sociais se sobressaiam sobre os demais e imponham seus interesses pessoais acima dos interesses públicos, prejudicando, assim, a concretização de interesses gerais. Dessa maneira, com o intuito de explicar como essas relações de poder e de domínio influenciam na concretização de políticas públicas, o trabalho se propôs a analisar qual o protagonismo que os agentes sociais têm nessa fase. Como exemplo prático dessa discussão acadêmica, analisa-se como a elite governante brasileira busca conciliar seus interesses com a efetivação de políticas públicas habitacionais. Em outro aspecto de violação de direitos através de deficiências de políticas públicas, o sétimo capítulo analisa a evolução da taxa de homicídios no Brasil, verificando grande heterogeneidade entre os estados. Isso constitui uma deficiência estrutural grave, que compromete as bases do desenvolvimento no país. Assim, o propõe-se o entendimento da correlação das taxas de homicídios no Brasil em um período de 10 anos, verificando que os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Piauí se correlacionaram positivamente, apresentando um aumento na taxa de homicídios, enquanto Espírito Santo e Paraíba obtiveram redução. Diante dos resultados, destaca-se a atenção às políticas de segurança pública e conclui-se que é possível identificar padrões estruturais das distintas dinâmicas de homicídios contribuindo para e informações relevantes que possam subsidiar a implantação e efetividade das políticas públicas no país. Na seara das violências, o oitavo capítulo destaca aquelas cometidas contra mulheres no ambiente doméstico no bairro de Narandiba, em Salvador-BA. O artigo tem como objetivo geral analisar a possibilidade ou não de ampliação no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica através da unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Como primeiro objetivo específico, examina se o acolhimento dessas vítimas estaria em conformidade com o regulamento e a missão que fundamenta o trabalho do CEJUSC. Como segundo objetivo específico, reflete sobre a demanda de mulheres, vítimas de agressão doméstica, que passam pela unidade de Narandiba em busca de um apoio ou uma orientação jurídica. Em termos metodológicos, o artigo é qualitativo e analisa o tema proposto utilizando a revisão bibliográfica, a análise de documentos e a observação da autora durante o período de janeiro a outubro de 2019. As violências domésticas atingem, não raro, a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Assim, a conexão para o nono capítulo apresenta as etapas da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual, tendo como enfoque os instrumentos e testes psicológicos mais utilizados nestas avaliações. Os objetivos específicos englobam conceituar avaliação psicológica e abuso sexual, bem como trazer técnicas da Psicologia que melhor respaldem o psicólogo nesse processo de avaliação. O método deste estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A avaliação psicológica pericial difere de outros tipos de avaliação psicológica em função de sua meta final onde atua subsidiando decisões legais quando estas dependem de um entendimento de funcionamento psicológico do(s) envolvidos(s) nos casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes. Abuso sexual é qualquer contato ou interação entre uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, na qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador. As avaliações psicológicas têm sido requisitadas em todas as fases de encaminhamento dos casos, da notificação ao processo judicial. Desde a fase inicial ou investigativa, a criança pode passar por inúmeras intervenções (entrevistas, aplicação de testes psicológicos, etc), inclusive de psicólogos que não atuam diretamente com a justiça, mas que acabam colaborando no processo quanto à veracidade da situação de abuso. Não obstante possam ser vítimas de diversas violações de direitos, por vezes crianças e adolescentes entram em conflito com a lei. Nesse contexto, o décimo capítulo investiga a contribuição da aplicabilidade da entrevista terapêutica no processo de avaliação psicológica de adolescentes em conflito com a lei, descrevendo as características de adolescentes, explicando a função da Psicologia e elucidando entrevista terapêutica como ferramenta diferencial na avaliação psicológica desses adolescentes. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica, com base em livros e artigos científicos, com tratamento particular de publicações da área de Psicologia e da legislação específica sobre os direitos do adolescente. Como resultados, os adolescentes em conflitos com a lei apresentam características que se fundamentam em aspectos históricos, sociais e culturais e a entrevista terapêutica mostrou-se como importante na contribuição da avaliação psicológica desses adolescentes, uma vez que se dispõe como uma técnica de analise aberta, capaz de se ajustar a diferentes situações clínicas, com possibilidades de descobrir as subjetividades, conhecer comportamentos, indicar encaminhamentos ou fazer intervenções. Diante de uma realidade vivencial complexa e aprisionadora, a avalição psicológica é uma prática relacional, que visa com alteridade contribuir para incluir socialmente os adolescentes. É certo que a mudança comportamental dos adolescentes infratores requer apoio familiar e um trabalho multidisciplinar, que não comporta apenas o papel do Psicólogo, mas, o envolvimento do Estado e da sociedade como um todo em ações conjuntas, para efetivamente produzir transformações. Conclui-se que o estudo produziu uma discussão importante, por dispor conhecimentos para área da Psicologia, profissionais que atuam e para a sociedade, que podem melhor conhecer os espaços de intervenção, meios de atuação e a importância da psicologia neste contexto. Nessa linha de discussão que abarca questões relacionadas à saúde, o capítulo seguinte analisa a judicialização do direito à saúde. Esse direito, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, pertence a todos e é dever do Estado fornecê-lo por meio de políticas públicas. Entretanto, a possibilidade de exercício por todos do referido direito fica limitada aos recursos disponíveis e por ações judiciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral, portanto, é analisar se a judicialização da saúde é a solução mais adequada para se obter uma vaga de leito de UTI no SUS. Assim, o trabalho descreve como o SUS regula a distribuição de leitos e reflete sobre o fenômeno da judicialização e o seu potencial ou não de efetivar esse direito com isonomia. Para a sustentação metodológica, o estudo utilizou de uma pesquisa qualitativa, com método fundamentado em análise de documentos e revisão bibliográfica a respeito do tema. Os resultados mostram que, embora o SUS estabeleça a quantidade de leitos de UTIs, alguns hospitais carecem de mais ofertas de leitos. Desta forma, é relevante ter um políticas públicas que efetivem o direito à saúde, em cumprimento às previsões legais. Nesse contexto de inefetividade do direito à saúde, o capítulo seguinte descreve o perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos no município de Cuiabá – Mato Grosso, realizado na Defensoria Pública, em 2013, utilizando indicadores de Pepe. Foram analisadas 135 ações judiciais relativas às solicitações de medicamentos e 166 medicamentos requeridos nas mesmas. Em quatro dimensões (sócio demográficas do autor da ação judicial; processuais das ações judiciais; médico sanitárias das ações judiciais; político-administrativas das ações judiciais). As informações obtidas e delineadas no capítulo expõem o cenário da saúde frente a judicialização de medicamentos e as características dos indivíduos que abriram demandas contra o Estado ou o Município. Em preocupação com a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros, o décimo terceiro capítulo discute o cabimento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra a nova política brasileira de agrotóxicos. A evolução clássica da política brasileira de agrotóxicos foi marcada pela ótica da proteção. Todavia, novos desafios, hoje, contrariam a política até então vigente e faz surgir um movimento, cada vez mais forte, pela flexibilização de normas. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de uma nova política sobre tema, mas desta vez, tendo o agronegócio como protagonista. Desse modo, os efeitos desta nova política já são tangíveis, o que nos leva a discutir a constitucionalidade de tais ações. Posto isso, este trabalho tem como objetivo promover um debate acerca da existência de uma nova política brasileira sobre agrotóxicos em suas principais questões. Para realizar este trabalho, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, através da abordagem qualitativa. Conclui-se que a nova política de agrotóxicos é inconstitucional e, por consequência, atacável por meio da ADPF. Avançando na busca de efetivação de direitos humanos através de políticas públicas, o último capítulo investiga a necessidade de ressignificação das bases da teoria da execução para efetivar ações civis públicas em que se discutem tais políticas. Para tanto, utiliza-se de procedimento monográfico e bibliográfico. O estudo expõe as razões que levaram à judicialização da política, bem como traça diretrizes gerais sobre o atual panorama da execução. Aborda, ainda, a crise de efetividade da execução, que insiste em se valer de multas pelo descumprimento – que vêm sendo inefetivas para o cumprimento. Após essa discussão, o trabalho traz instrumentos jurídicos hábeis a colaborar com a concretização dos direitos. Espera-se que esta seleção de artigos científicos contribua, como obra coletiva, para avanços no conhecimento sobre políticas públicas como efetivadoras de direitos humanos, bem como sobre as múltiplas formas de participação popular na luta por tais direitos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Agressores e não envolvidos"

1

Gama, Andersonglei Moura, and José Orlando Costa Nunes. "Desenho de cargos dos Policiais Militares que atuam na segurança do Governador do Estado do Rio Grande do Norte." In Gestão de Pessoas na Segurança Pública, 28–49. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20217-8-p28-49.

Full text
Abstract:
Este estudo propõe especificar o cargo de Agente de Segurança do Governador do Estado do Rio Grande do Norte, propondo uma classificação adequada às atribuições ou tarefas desempenhadas por esses profissionais e propondo sua modernização. Foi verificado o atual desenho do cargo junto aos PM’s e ao Coordenador de Segurança do Gabinete Civil do Governador do Estado (GAC), analisando diferentes aspectos do cargo e alternativas viáveis para propor um novo desenho desse cargo. A metodologia é de natureza quali-quantitativa junto aos PM’s envolvidos, oficiais e praças, além do levantamento de informações bibliográficas, visando uma nova estruturação do cargo. Os policiais envolvidos na pesquisa exercem, tanto a segurança do Governador do Estado, como também dos seus familiares e da residência oficial. Os resultados evidenciaram a necessidade de redesenho do cargo, para garantir que requisitos mínimos ao seu exercício não sejam descumpridos, haja vista o elevado nível de responsabilidade e complexidade exigidos para o cargo, garantindo a continuidade no acompanhamento e desenvolvimento desses profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Anderson Marcos Vieira do, Steffane Caroliny Sampaio Ribeiro, Jessika Brenda Rafael Campos, Andreza Nogueira Silva, Arthur Silva Pereira, Luana Maria Angelo dos Santos, José Rafael Eduardo Campos, et al. "OS FATORES ENVOLVIDOS NA NÃO ADESÃO DO DIABÉTICO À TERAPIA FARMACOLÓGICA COM HIPOGLICEMIANTES ORAIS." In Farmácia e Promoção da Saúde 3, 157–68. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.26920030116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Torres Correia de Mello, Luciana, Marianna Cruz Campos Pontarolo, Natália Veloso Caldas de Vasconcelos, and Ciro José Jardim de Figueiredo. "REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UM CASO NO INTERIOR DO NORDESTE." In Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2021, 79–94. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2021. http://dx.doi.org/10.14488/encep.9786588212011.79-94.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência objetiva descrever os procedimentos para reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia de Produção da UFERSA – Campus Angicos, assim como também evidenciar as principais mudanças realizadas considerando a versão anterior do documento. A reformulação foi orientada pelo plano institucional da universidade e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Engenharia, principalmente voltadas para o foco atual, a formação por competências. Sendo conduzido em três macro etapas: 1) briefing de ideias, 2) sugestões e proposições dos envolvidos (docentes, discentes e egressos) e 3) formalização do documento. Entre as principais mudanças destacam-se o perfil do egresso, a descrição das competências, que estão alinhados com as DCNs, e a atualização da estrutura curricular com foco na modernização do ementário das componentes curriculares. Como limitações do relato, ressaltam-se que a situação atual de ensino-aprendizagem, vivenciada no contexto da pandemia da Covid-19, não foi considerada no documento e que posteriormente serão analisados os impactos após a implantação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Graziela Lucchesi Rosa da, and Vilson Aparecido da Mata. "16. Bullying como Expressão da Incivilidade e Barbarização das Relações Sociais sob a Lógica do Capital." In Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo, 385–414. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap16.

Full text
Abstract:
Bullying é um termo amplamente difundido nas últimas décadas no campo da educação e ganhou, na mesma proporção, uso cotidiano. Este termo é utilizado, conforme aponta Nagel (2007, p. 2), para atos repetitivos “que tem poder psicológico para intimidar, implicar, humilhar, negar atenção, fazer pouco caso, perseguir o outro (colega, professor, funcionário) com chacotas, ironias, ameaças e, até mesmo, com agressões físicas, sem contar com o uso da internet para tais perversidades”. Além do mais, tais atos expressam alto grau de incivilidade que, dramaticamente, vem crescendo e se complexificando dentro e fora das escolas. Atos que compõem tal fenômeno não são novos, mas ante situações cada vez mais corriqueiras de comportamentos violentos, cruéis e barbarizados no contexto escolar, começam a ser descritos como típicos de uma época e suas características, fatores determinantes e consequências são questionados e investigados com maior intensidade e, com isso, passam a ser debatidos e estudados de forma mais específica, detalhada (Nagel, 2011). Como desdobramento, larga produção científica em nível mundial vem sendo desenvolvida visando descrever, analisar, compreender, intervir e, quiçá, prevenir e alertar para a incivilidade que representa; debates nas mídias e em programas televisivos a fim de fomentar a discussão do tema, popularizando-o, envolvendo homicídios e/ou suicídio de estudantes, cuja causa decorreria do bullying; ações de governos, tais como leis em diversos países instituindo o combate e a prevenção ao bullying e a punição aos agressores; programas sociais visando, por exemplo, a conscientização dos jovens sobre o bullying e a reflexão e proposição de formas para a resolução de conflitos e geração de respeito mútuo e empatia; e, ainda, como objeto de preocupações éticas e morais, enfatizando posturas ‘não violentas’, como a chamada ‘Cultura da Paz’, e clamando por ações que encaminhem maior empatia entre os indivíduos (mais tolerância, respeito às diferenças, etc.).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Filho, Marcio Ribeiro, and Ycarim Melgaço Barbosa. "A CORRUPÇÃO PRIVADA NO ESPORTE E AS SUAS INCIDÊNCIAS NO DIREITO PENAL BRASILEIRO." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 182–92. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.185-192.

Full text
Abstract:
Introdução: a corrupção privada é um delito não criminalizado no Brasil. Isso impede a responsabilização dos agentes envolvidos no escândalo de Corrupção no Futebol e nas Olimpíadas. Tal delito se insere no rol crimes que se propagam com maior ênfase na sociedade, associados a organizações criminosas, se enquadrando no contexto de macrocriminalidade. Objetivo(s): verificar o que venha ser corrupção privada, sua incidência nas práticas de corrupção no esporte, bem como relaciona-la com as tendências para o Direito Penal atualmente, as quais o criminal compliance, o Direito Premial e a conjuntura da macrocriminalidade. Método: foi analisado o tipo criminalizado na Espanha, bem como o estudo por parte da doutrina desse país, além dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional do Brasil. Examinamos a conjuntura da corrupção no esporte, abordando suas bases, sujeitas as matérias de destaque do Direito Penal. Resultados: avançamos na interpretação do tipo da corrupção privada, para sua compreensão no aspecto macro, com base na leitura da corrupção no esporte, verificando sua total pertinência nos quadros do que mais se discute no âmbito Direito. Conclusão): a corrupção privada tem total relação com o compadrio que permeia a maioria das relações privadas, com bases nos valores cultivados em nossa sociedade, sustentando uma elite que interfere na economia de mercado competitiva, justificando a incidência do Direito Premial e do criminal compliance no combate à macrocriminalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ANA ELISABETH DE BRITO, ALVES, ANDRADE GUILHERME DA SILVA, OLIVEIRA JOSÉ ALISSON DE, ALVES JULIANA DE BRITO, and BRANDÃO NADIENE DE PAIVA. "O USO DAS REDES SOCIAIS EM ÉPOCA DE PANDEMIA – UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM QUATRO ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 133–49. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.133-149.

Full text
Abstract:
O tema desenvolvido nessa pesquisa vem trazer um debate sobre o uso das redes no período do “pico” da pandemia da COVID-19. A partir de toda percepção sobre o comportamento anterior à pandemia desses jovens e fazendo um paralelo ao momento atual, vislumbrou-se uma necessidade de conhecer mais perto como os jovens pesquisados estão interagindo e usando as redes sociais, visto que agora eles estão cada vez mais conectados. Analisar se as redes sociais, nesse momento de pandemia representam para eles uma necessidade íntima, lazer ou dependência. Essa pesquisa tem a natureza qualitativa / quantitativa do tipo study of case, cujo campo (universo) são quatro escolas técnicas da rede estadual de ensino em Pernambuco (PE), os sujeitos envolvidos na pesquisa técnico são estudantes de 14 a 18 anos, que fazem o ensino de nível médio na modalidade integral nos cursos de Administração e Desenvolvimento de sistemas, os instrumentos utilizados foram um questionário elaborado pelo Google forms, contendo 21 perguntas elaboradas com o modelo de escala de Likert (mostrando a ordem de importância), dados quantificados foram considerados tratados no programa EpiInfo como modo de frequência. Após a análise dos questionários utilizou-se “rodas de conversa”, debates por vídeo chamada pelo aplicativo Google meet. Assim, toda pesquisa, dados colhidos e debates, mostram que o virtual não deve ser visto como melhor nem pior, nem como substituto nem como efetivo, e sim uma ferramenta de transformação atual e que as redes sociais vieram para ficar, independente de formato, fama ou usabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Xavier, Morgana do Nascimento, Rosângela Maria Rodrigues Barbosa, and Cláudia Maria Fontes de Oliveira. "BR-OVT, STICKY BR-OVT E DOUBLE BR-OVT: POUCAS ADAPTAÇÕES, MÚLTIPLAS FUNCIONALIDADES." In Pesquisa e Aplicação em Ciências Biológicas, 141–52. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060510.

Full text
Abstract:
Culex quinquefasciatus e Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) são insetos de grande importância para a saúde pública, pois estão envolvidos na veiculação de diferentes patógenos. Embora existam vacinas comercialmente disponíveis para a febre amarela e a dengue, novos casos destas doenças vêm sendo registrados. Além disso, apesar de existir tratamento medicamentoso para a filariose linfática, esta doença ainda não foi eliminada no Brasil. Dessa forma, o controle de culicídeos assume uma importância fundamental na redução do contato entre o patógeno e o homem. Nesse sentido, apresentamos o desenvolvimento de três armadilhas, que têm a capacidade de coletar mosquitos em diferentes fases do seu ciclo de vida - BROVT, Sticky BR-OVT e Double BR-OVT - e que podem contribuir com ações de vigilância e controle de culicídeos vetores. A primeira é uma armadilha de oviposição desenvolvida para a coleta de ovos de C. quinquefasciatus. A Sticky BR-OVT é um modelo de armadilha proveniente de adaptações da BR-OVT e que além de retirar ovos de C. quinquefasciatus do ambiente, também aprisiona os mosquitos adultos. A Double BR-OVT é uma armadilha que tem capacidade para coletar concomitantemente ovos e mosquitos adultos de C. quinquefasciatus e Aedes spp., o que pode gerar um importante retorno social, visto que agrega no mesmo instrumento a captura de duas espécies entomológicas de importância médica, em diferentes fases de seu ciclo vida. Estas armadilhas apresentam pequenas modificações entre si. Contudo, são sensíveis e eficazes ao que se propõem e por isso, podem ser facilmente empregadas em estratégias de vigilância entomológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Correia, Ricardo Lopes, Julián Samacá Pulido, and Roger Rodolfo Ramirez. "TERAPIA OCUPACIONAL COMUNITÁRIA: ENTRE O GERAL E O ESPECÍFICO." In Terapia ocupacional, saberes e fazeres, 459–82. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-381-7-23.

Full text
Abstract:
As experiências comunitárias nascem como respostas às questões da cotidianidade vulnerável a que estão submetidos alguns grupos sociais em determinados territórios (BARROS, LOPES, GALHEIGO, 2007). Assim, sob as lentes da Terapia Ocupacional, “o comunitário” pode designar uma questão sobre as disjunções do tecido social coletivo que ameaçam a participação social como uma intencionalidade que ordena, segundo Palácios (2015) as ocupações coletivas. Assim, a “comunidade” surgiria, mais do que vínculos, e sim, um conhecimento apreendido nos processos de enfrentamento coletivo da disjunção da participação no tecido social (CORREIA, AKERMAN, 2015). Neste sentido, a questão comunitária se materializa territorialmente, de acordo as contingências sociais e das práticas sociais cotidianas, que brindam a possibilidade de intervenções situadas e de impacto nos territórios onde se trabalha. Desta forma, as práticas comunitárias em Terapia Ocupacional nos territórios vulneráveis dizem respeito as compreensões e articulações sobre os funcionamentos coletivos territorializados. Não obstante, a participação social constitui o núcleo desta prática, ressaltando a base do raciocínio e dos procedimentos profissionais. De acordo com Vinzón, Allegretti e Magalhães (2020) há uma diversidade de perspectivas teórico-metodológicas sobre “práticas comunitárias” na América Latina. Assim, buscamos em nossas experiências enquanto terapeutas ocupacionais e docentes, algumas “cenas” comunitárias vividas no Brasil, Chile e Venezuela, a fim de identificar e debater o geral e o específico das estruturas teóricopráticas da Terapia Ocupacional Comunitária. Para tanto, a estrutura metodológica das cenas (NUNES, 2016), enquanto um recurso de memória e de enquadramento da paisagem cotidiana, nos permitiu algumas experimentações etnográficas como a descrição narrativa, o aprofundamento dos processos e a identificação de categorias analíticas. Assim, inicialmente são apresentadas três cenas de cada país, seguindo uma estrutura comum a respeito do contexto, local de atuação, questões envolvidas, população, procedimentos e resultados/ efeitos da prática. As cenas compreenderam molduras para deflagrar pequenos experimentos da construção de uma leitura do comunitário na área de Terapia Ocupacional e a criação e exploração de estratégias práticas para o acompanhamento e intervenção das demandas dos sujeitos envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Agressores e não envolvidos"

1

Da Silva, Maria Carolina Raiol, Daniel Vitor Da Silva Monteiro, Daniele De Lima Dos Santos, Ediberto Nunes, and Jaqueline Salim Brabo. "MECANISMO DE DEFESA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO CONTRA ÀS SUPERBACTÉRIAS." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/945.

Full text
Abstract:
Introdução: As bactérias apresentam uma série de mecanismos químicos que lhes garantem resistência a condições extremas do ambiente. Frente a sérios danos que podem ser causados, vê-se a importância do sistema imunológico na defesa e combate aos agentes agressores. Objetivo: Caracterizar as principais células envolvidas no mecanismo de defesa do sistema imunológico contra superbactérias. Material e métodos: As buscas foram realizadas em bases de dados bibliográficas — SciELO, BIREME, LILACS, livros de Imunologia e Patologia. Incluiu-se artigos do período de janeiro de 2010 a dezembro de 2019, com delineamento experimental ou observacional, em Inglês, Português e Espanhol. Resultados: O sistema complemento atua na destruição de microrganismos infecciosos, caracterizando-se por apresentar três vias, a clássica, a lectina de ligação à manana (MBL) e a via alternativa. Os neutrófilos geram fibras extracelulares, chamadas de “neutrophil extracellular traps” (NETs), caracterizando uma nova estratégia de remoção de patógenos (bactérias Gram-positivas e Gram-negativas). Por meio da liberação de proteínas com atividade microbicida, os macrófagos podem destruir esses micro-organismos. Alguns micro-organismos podem ser resistentes à ação microbicida, assim, os macrófagos tornam-se grandes e multinucleados, impedindo a disseminação do patógeno. Preparados para lançar EETs em resposta a um produto bacteriano, os eosinófilos, demonstraram que ocorre morte de 90% das bactérias inoculadas, por um mecanismo independente da fagocitose. Além disso, eosinófilos intestinais e deposição de DNA extracelular, permitiram proteção contra sepse microbiana. Os linfócitos B são os responsáveis por produzir os anticorpos, porém os anticorpos não penetram nas células hospedeiras, a defesa primária contra o patógeno no citosol é o linfócito T citotóxico. Os TCLs são uma subdivisão de linfócitos T que irão expressam um tipo de antígeno nas suas superfícies chamado CD8. Reconhecem antígenos do patógeno e matam pela indução de apoptose, impedindo que a infecção se espalhe. Conclusão: Todos os mecanismos de defesas apresentados, trabalham para eliminar o patógeno. E através da revisão bibliográfica, é possível entender como o organismo age na presença desses microrganismos, assim, identificar quando há uma resistência dos patógenos, principalmente a das superbactérias, que estão cada vez mais resistentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Andreia R., Placido R. Pinheiro, Adriano B. Albuquerque, and Jonatas C. Barroso. "Capacidade do Cliente na Solicitação de Requisitos Não-Funcionais." In XVI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2017.15103.

Full text
Abstract:
Requisitos não-funcionais (RNFs) precisam ser conhecidos e adequadamente tratados desde o início do ciclo de desenvolvimento do software. O objetivo deste artigo foi investigar se é possível obter dos clientes os RNFs da aplicação, de acordo com a opinião dos profissionais envolvidos com o processo de desenvolvimento. Para isso, foi utilizado um processo de pesquisa baseado no modelo disponibilizado por Kitchenham e Pfleeger. A pesquisa contou com a participação de 98 (noventa e oito) profissionais com diferentes níveis de experiência. Os resultados mostraram que os profissionais acreditam que a maioria dos tipos de RNFs não pode ser solicitada pelo cliente da aplicação em virtude da falta de conhecimento técnico necessário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BASTOS, NORMA LOPES DE MAGALHÃES VELASCO, THÂMARA ALMEIDA SANTOS, JOCIELBA DIAS LIMA, and MICHELE SILVA DOS SANTOS. "IMUNOPATOGÊNESE DA PSORÍASE E PRINCIPAIS FATORES GENÉTICOS ENVOLVIDOS." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1018.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A psoríase manifesta-se como uma doença sistêmica inflamatória crônica, não apresenta caráter infectocontagioso e está associada à rápida proliferação epidérmica, apresentando-se em formas clínicas localizadas ou generalizadas, invertida, eritrodérmica e pustulosa. Suas manifestações clínicas variam de acordo cada organismo, considerando que grande parte dos indivíduos apresentam suas manifestações em forma de placas eritematosas. As relações entre medida da extensão e a gravidade da psoríase se baseia na avaliação dos seus sinais e dos sintomas e como ela pode influenciar na qualidade de vida do indivíduo. OBJETIVO: Discutir sobre a Imunopatogenicidade da psoríase e os principais marcadores imunológicos envolvidos no processo saúde-doença. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre psoríase. Para o levantamento da literatura, foram consultadas as bases científicas bibliográficas eletrônicas nos meses de Fevereiro a Março de 2021, sendo elas: LILACS, BVS e SciELO. RESULTADOS: existem alguns fatores relevantes sobre a psoríase quando analisados a predisposição genética. A herança é poligênica com risco de cerca de 10 vezes maior para familiares de primeiro grau. Os marcadores genéticos identificados até o momento estão associados aos antígenos leucocitários HLA Cw6, B13, Bw57, DR7 e B27. No entanto, muitos outros genes e polimorfismos têm sido estudados. A patogênese imunitária sob disposição genética, sofre influência de diversos fatores ambientais que podem desencadear ou agravar a evolução da dermatose. A predisposição genética é um fator relevante na psoríase. A imunopatogênese da psoríase é complexa e pode ser explicada por maio das alterações do sistema imunológico inato que atuam com os queratinócitos, células dendríticas, macrófagos, neutrófilos, mastócitos, células endoteliais e sistema imunológico adquirido que atuam com os linfócitos T. Existe um sinergismo entre as células do sistema imune inato e adquirido, as células do sistema inato ativadas produzem fatores de crescimento, citocinas e quimiocinas, que atuam sobre as células do sistema imune adquirido. CONCLUSÃO: As alterações histológicas da psoríase incluem proliferação celular exagerada do tecido epitelial. São muitos os aspectos ambientais, geográficos e étnicos podem interferir na sua incidência. Tem sido classificada como doença autoimune, embora sua fisiopatologia não esteja completamente esclarecida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Obeica, Bruna, Caroline Graça Mota Damasceno, Ana Sanches Prazeres, Jacqueline Assumção Silveira Montuori, Thatiana Terzi Galvão Pavarino, and Walter Palis Ventura. "Sexualidade no puerpério: principais fatores envolvidos." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130286.

Full text
Abstract:
Introdução: Desde o período gestacional, ocorrem mudanças na rotina e no comportamento do casal em razão da gravidez. No puerpério, a mulher experiencia muitos eventos, como amamentação, os cuidados com o recém-nato e a nova dinâmica familiar. Um ponto importante para todas as mulheres, independentemente da faixa etária, é a sexualidade, tema que deve ser abordado desde o pré-natal até as consultas de revisão puerperal, visando sua desmistificação e consequente abordagem precoce de disfunções sexuais. Objetivos: Informar e debater sobre questões acerca da sexualidade no puerpério. Materiais e Métodos: Revisão bibliográfica realizada por meio do levantamento de artigos científicos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, de 2005 a 2020, utilizando os descritores “sexualidade”, “puerpério” e “pós-parto”. Resultados: Cerca de 70% das puérperas queixam-se de disfunções sexuais. Diversos fatores impactam negativamente a sexualidade do casal durante o puerpério, ganhando destaque pela literatura: a via de parto, o trauma perineal, a amamentação, o desequilíbrio psicológico e a depressão. Diferentes estudos apontam controvérsias quanto à relevância da via de parto sobre a disfunção sexual pós-natal. O parto vaginal aparece associado à dispareunia, atraso no retorno à atividade sexual e estresse sobre incontinência fecal e urinária. Porém, não há consenso na literatura de que a via alta seja alternativa eficaz para tais queixas. Quanto à rotura perineal espontânea e à episiotomia, ao uso de fórceps e à duração prolongada do segundo período do parto, existe consistência na associação a piores escores em escala de função sexual. Todos os fatores citados apresentam ligação direta à percepção da dor pela puérpera, interferindo em seu desejo sexual e evocando a necessidade da discussão acerca da instrumentalização do parto. A amamentação, ainda que fortemente encorajada e com papel benéfico indiscutível à saúde materna e infantil, é percebida de forma individual por cada mulher a depender do contexto social, econômico e cultural no qual se insere. Está associada a modificações hormonais intensas, como estímulo à secreção de prolactina e redução da concentração de estrógenos, consequentemente interferindo na libido feminina e na lubrificação vaginal, bem como atua sobre o estado psicológico do casal e a percepção da autoimagem corporal. Até 20% das parturientes são afetadas pela depressão pós-parto, também refletindo sobre a sexualidade no puerpério, já que o seu tratamento pode manifestar efeitos adversos, como a perda do interesse sexual. Conclusão: Para que o retorno às atividades sexuais ocorra de forma favorável ao casal, proporcionando fortalecimento da relação, é necessário abordar o tema da sexualidade ainda durante o pré-natal. Por meio da troca de conhecimento entre obstetra e paciente, é importante compreender os anseios trazidos pelo casal, abordando-os precocemente a fim de sanar dúvidas que, de outra forma, podem levar a prejuízo da sexualidade durante o puerpério.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lira, Heremita, and Patricia Tedesco. "Uma Abordagem de Gerenciamento de Conflitos Metacognitivos Sensível a Contexto para Sistemas Colaborativos." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5828.

Full text
Abstract:
O advento das organizações virtuais e dispersas aumenta a demanda por sistemas colaborativos e incentiva pesquisas na área de Computer Supported Cooperative Work (CSCW). Os conflitos são inerentes ao trabalho colaborativo e podem motivar a reflexão e interação entre os envolvidos. Entretanto, as abordagens atuais de gerenciamento de conflito não proveem mecanismos para estimular tais processos. Além disso, poucos utilizam o contexto no apoio à resolução do conflito. O objetivo desse trabalho é apresentar uma abordagem de Gerenciamento de Conflitos Metacognitivos Sensível a Contexto (GCSC) para sistemas de planejamento colaborativo que promova a reflexão e interação entre os envolvidos com a finalidade de melhorar a colaboração. A avaliação da abordagem foi realizada através da implementação de um protótipo utilizando ontologia e de um estudo experimental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

da Cruz, Jorge Luiz, Mario Jino, Adalberto Nobiato Crespo, and Miguel Argollo. "Suporte automatizado à rastreabilidade em um processo de teste de software baseado em documentação." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2006.15615.

Full text
Abstract:
Testar sistematicamente um software não é uma tarefa trivial. Para que o teste seja efetivo e eficaz, além dos aspectos relacionados à avaliação do produto, ele deve ser bem documentado, todos os artefatos envolvidos devem estar atualizados e consistentes e as associações entre esses artefatos devem ser rastreáveis. Este artigo apresenta as vantagens da rastreabilidade para um processo de teste de software baseado em documentação e a necessidade de suporte automatizado à rastreabilidade de artefatos de teste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Fca Márcia G. S., Solange Alcântara Araújo, Fabiana Marinho, Tatiana Cavalcanti, and Carlo Giovano Pires. "Experiência na definição e implantação do processo de análise e tomada de decisão alinhado ao CMMI-SW." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2006.15626.

Full text
Abstract:
Uma das dificuldades na implantação do CMMI-SW nível 3 consiste em definir e institucionalizar a área de processo de Análise e Tomada de Decisão por ser pouco conhecida e não utilizada em grande parte das instituições. A tomada de decisão formal reduz a subjetividade e é mais propensa a selecionar uma solução que maximize o atendimento das necessidades dos envolvidos. Diante deste contexto, este trabalho mostra a experiência de uma organização na definição e implantação do Processo de Tomada de Decisão Formal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Yelisetty, Sarasuaty, Lilian Barros, Talita Slavov, and Johnny Marques. "Um Levantamento de Fatores Humanos e Técnicos em Garantia de Qualidade de Projeto de Software Embarcado Aeronáutico no Brasil." In Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/washes.2021.15884.

Full text
Abstract:
Os produtos aeronáuticos recentes possuem forte uso de Software Embarcado Aeronáutico, onde naturalmente a garantia da qualidade é essencial. Objetivo: apresentar os principais fatores humanos e técnicos envolvidos na Garantia de Qualidade de Software Embarcado Aeronáutico. Justificativa e motivação: em ambientes regulados, como a aviação, os fatores humanos e técnicos são essenciais para a garantia da qualidade, no entanto, os autores não encontraram nenhum trabalho similar que aborde essa temática. Conclusão: este trabalho identificou os fatores assim como as carências levantadas pela comunidade envolvida na garantia de qualidade de software aeronaútico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa Neto, Macilon Araújo, and Jair Cavalcanti Leite. "Empregando modelo de interação na representação de padrões de usabilidade." In VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14584.

Full text
Abstract:
Padrões de projeto (design patterns) estão cada vez mais difundidos em desenvolvimento de software desde a proposta de um catálogo de soluções reutilizáveis em software orientado a objetos, conhecidos como padrões GoF [Gamma et al. 1995]. Padrões têm sido aplicados no processo de software e no design de interfaces de usuário com bastante sucesso. Uma das razões da popularidade dos padrões é a possibilidade de representar de forma sistemática o conhecimento tácito obtido da experiência dos envolvidos na construção do software. No entanto, ao contrário dos padrões GoF, os padrões para sistemas com Interfaces de Usuário Gráfica (GUI) e Web (WUI) são representados de uma forma que não possibilita uma visualização deles com diagramas que modelam e especificam a interação usuário-sistema de forma que se possa realizar análises de usabilidade e do impacto na arquitetura de software. Neste artigo, mostramos como padrões de design de interação podem ser representados na linguagem de modelagem de interação ALaDIM e discutimos os benefícios que esta integração pode proporcionar aos profissionais de engenharia de software e IHC envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Bruno, and Daniel De Oliveira. "Predição de Falhas em Workflows Científicos com o uso de Redes de Petri Estocásticas e Lógica DS." In XIII Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2019.10027.

Full text
Abstract:
Vários workflows existentes exigem muitos recursos computacionais, pois processam um grande volume de dados. Dessa forma, os ambientes de Processamento de Alto Desempenho (PAD) devem ser aplicados em conjunto com técnicas de paralelização para apoiar a sua execução. Embora os ambientes de PAD ofereçam diversas vantagens, as falhas são uma realidade, e não uma possibilidade, devido ao grande número de nós de computação envolvidos na execução do workflow. Verificar falhas no workflow é uma tarefa desafiadora que ainda requer esforço. Neste artigo, propomos o uso da DS3, uma lógica dinâmica adaptada sobre as redes de Petri estocásticas, para verificar e prever falhas em workflows.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography