Academic literature on the topic 'Acoplamento bibliográfico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Acoplamento bibliográfico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Acoplamento bibliográfico"

1

Mira, Bianca Savegnago de, and Rafael Gutierres Castanha. "Processamento de linguagem natural e acoplamento bibliográfico." Informação & Informação 27, no. 3 (April 27, 2023): 262–87. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p262.

Full text
Abstract:
Objetivo: compara os métodos de Processamento de Linguagem Natural e Acoplamento Bibliográfico normalizados via Cosseno de Salton aplicados aos dez artigos mais acessados de 2020 do periódico Scientometrics. Metodologia: Calcula a similaridade entre todos os artigos segundo cinco perspectivas, sendo elas: similaridades entre formas ativas do texto completo, formas ativas dos resumos, palavravas-chaves em comum, acoplamento bibliográfico entre documentos e acoplamento bibliográfico de autores. Ademais, calcula as correlações de Pearson e Spearman, aplica o teste não [S. lparamétrico de Wilcoxon a nível de 5% de significância e representa os valores normalizados em boxplot. Resultados: Constata que as especificidades de cada método influenciam significativamente na obtenção de correlação significativa entre as medidas em que os dois cálculos de acoplamento se correlacionariam de maneira mais forte entre si, assim como dois cálculos baseados no processamento de linguagem natural. Observa que os cálculos de acoplamento, correlacionaram-se de maneira significativo, pois, para cada valor de acoplamento de documentos há necessariamente, ao menos um valor de acoplamento de autores. Com relação aos cálculos baseados no processamento de linguagem natural, verifica forte correlação entre textos completos e resumos, visto que há uma dependência de conteúdo entre ambos. O teste de Wilcoxon, aferiu diferenças significativas entre todos os pares de medidas comparadas. Conclusão: Conclui forte correlação entre textos completos e resumos, e, entre os métodos de acoplamento bibliográfico. Entretanto, guarda distinção significativa entre os valores calculados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gutierres Castanha, Rafael. "Acoplamento bibliográfico entre autores, identidade científica e genealogia acadêmica." Informação & Informação 27, no. 3 (April 27, 2023): 241–61. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p241.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisa a conectividade, por meio do método de acoplamento bibliográfico entre autores, da rede de genealogia acadêmica composta por pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa advindos do pesquisador Jacob Palis Junior. Metodologia: Utiliza os conceitos de recitação diacrônica de autores e de identidade de citação para promover o acoplamento entre os pesquisadores que compõe a rede de genealogia acadêmica de Jacob. Identifica 12 descendentes, sendo 7 orientandos e 5 netos acadêmicos de Jacob, recupera todos os artigos produzidos por estes pesquisadores na base de dados Web Of Science, extraí as referências citadas e calcula as frequências de acoplamento sob três diferentes perspectivas: autores citados em comum, autores recitados em comum, e, valores normalizados via Cosseno de Salton. Foram calculados o acoplamento entre orientadores e orientandos, e, entre Jacob e seus netos acadêmicos e posteriormente aplicado o teste de Kruskal-Wallis para verificar diferenças significativas, entre os valores de acoplamento nas duas gerações analisadas. Resultados: Detecta acoplamento nas duas gerações analisadas, de modo que, o acoplamento entre Jacob e seus orientandos e entre Jacob seus netos acadêmicos não são estatisticamente diferentes entre si. Conclusão: Conclui que o método de acoplamento bibliográfico aplicado a redes de genealogia acadêmica oferece não só uma nova métrica topológica de conectividade, mas também, um modo de avaliar continuidade de correntes científicas em redes de orientação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nogueira, Eurides Costa Tavares, and Ely Francina Tannuri de Oliveira. "aplicação de acoplamento bibliográfico de autores aos estudos métricos da informação no Brasil." Em Questão 29 (May 31, 2023): 126406. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245.29.126406.

Full text
Abstract:
As análises relacionais de citações objetivam mapear as similaridades temáticas, teóricas e/ou metodológicas entre artigos, relativas às diferentes variáveis: autores, documentos, periódicos, países ou outras unidades de análise. Há dois métodos principais de análise relacional das citações: análise de acoplamento bibliográfico de autor e análise de cocitação de autores, que, apesar de algumas semelhanças, apresentam diferenças importantes e se complementam. Este estudo tem por objetivo discutir aspectos teóricos, conceituais e aplicados, inerentes à análise de acoplamento bibliográfico de autor, visando contribuir para as reflexões e desenvolvimento dos estudos teórico-metodológicos e aplicados na temática, no período de 2014 a 2018. Mais especificamente, objetiva: conhecer a proximidade e vizinhança entre pesquisadores e suas produções, na tipologia artigos, por meio do acoplamento bibliográfico de autores; analisar os diferentes olhares e metodologias explicitadas pelo acoplamento, que definem a identidade dos autores citantes, avaliando a proximidade entre eles. Utilizou-se a base de dados Scopus, com um corpus de 731 artigos produzidos no período em análise, sobre os quais se realizou o acoplamento bibliográfico de autores. Como resultados encontraram-se predominância de pesquisadores da área da saúde, ciência da informação, engenharias, gestão, e outras com menor prevalência. Analisou-se a rede de acoplamento bibliográfico de autores com 36 componentes mais produtivos e suas respectivas ligações, sendo as mais fortes as ligações com maior intensidade de acoplamento entre os dois autores, por meio das citações em comum entre eles. Concluiu-se que foram encontrados autores muito citados, mas que não se acoplaram a autores prolíficos e conhecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Castanha, Rafael Gutierres. "The Coupler." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 20 (December 1, 2022): e022029. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8671208.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso de linguagens de programação no contexto dos Estudos Métricos da Informação tem conquistado espaço junto à comunidade científica da área devido sua praticidade, gratuidade e possivelmente, baixo custo computacional. Objetivos: Apresenta uma ferramenta bibliométrica nova, gratuita e alternativa, voltada para análises relacionais de citação, com foco no acoplamento bibliográfico, construída sobre a linguagem de programação R, intitulada The Coupler. Metodologia: Fundamenta as análises relacionais de citação, cocitação e acoplamento bibliográfico sob a ótica matemática e apresenta o código fonte da ferramenta e as condições em que foi construída e disponibilizada ao público. Para testagem da ferramenta, utiliza dados genéricos e expõe todas suas funcionalidades. Para demonstração de uso com dados reais, opera dados bibliométricos, patentométricos, altmétricos e linguagem natural. Resultados: A ferramenta é capaz de construir matrizes de citação, acoplamento e cocitação além de calcular os valores normalizados via Cosseno de Salton e Índice de Jaccard das frequências de acoplamento bibliográfico. Ainda, constrói a rede de acoplamento bibliográfico e identifica as unidades de acoplamento responsáveis por cada par de acoplamento. Este último, resultado incomum aos tradicionais softwares bibliométricos. Conclusão: Conclui que a ferramenta se comporta de maneira esperada e satisfatória ao processar tanto os dados genéricos quanto os dados bibliométricos, patentométricos, altmétricos e de linguagem natural. Dentre os resultados, constata como principal resultado, e diferencial dos demais softwares, a identificação das unidades de acoplamento, bem como os cálculos das frequências de acoplamento normalizadas via Cosseno de Salton e Índice de Jaccard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Grácio, Maria Cláudia Cabrini. "Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 21, no. 47 (September 12, 2016): 82. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82A análise relacional de citação, realizada sobretudo pelos métodos de cocitação e de acoplamento bibliográfico, permite conhecer as relações estruturais de conectividade teórico-metodológica de um domínio, a proximidade, a vizinhança, a associação e a interlocução estabelecida entre documentos e pesquisadores, entre outros, como reconhecidos pela comunidade científica. Esses dois métodos têm sido utilizados, individualmente, para a compreensão da comunicação científica, a frente de pesquisa e a estrutura intelectual de domínios científicos. Recentemente, tem se observado estudos comparativos entre eles a fim de verificar suas adequações e eficiência como indicadores de similaridade ou proximidade temática. Neste contexto, dada a importância desses métodos para as análises bibliométricas e de domínio, este estudo tem por objetivo discutir aspectos teóricos e conceituais inerentes aos dois métodos de análise das relações entre citações, Análise de Cocitação de Autores e Análise de Acoplamento Bibliográfico de Autor, visando contribuir para as reflexões e desenvolvimento dos estudos teórico-metodológico brasileiros na temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Peixe, Adriana Maria Miguel, and Jose Simão de Paula Pinto. "Acoplamento Bibliográfico e o Avanço Tecnológico por Meio do Uso Software Vosviewer." Research, Society and Development 11, no. 9 (July 13, 2022): e39711931650. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31650.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo efetuar a análise de conteúdo de 30 artigos encontrados no acoplamento bibliográfico referente avanço tecnológico na literatura internacional base Web of Science no ano de 2020, por meio do uso do software Vosviewer. Cumpre-se destacar que este artigo é continuidade de uma infometria publicada no Research, Society and Development, no ano de 2021, efetuando-se somente um recorte aqui o qual deu-se nome de “Acoplamento Bibliográfico”. O artigo tem características de pesquisa exploratória, documental e qualitativa. Efetuou-se a análise e descrição de 30 itens/artigos encontrados em 7 Clusters. No estudo torna-se evidenciado a importância da informação para o progresso das sociedades a nível mundial. Ressalta-se a partir da leitura dos 30 artigos encontrados neste acoplamento bibliográfico que o avanço da tecnologia tem ajudado a encontrar melhores técnicas para obtenção de sucesso em determinada situação, seja na área médica, hospitalar, empresarial entre outras. Quanto maior o número de referências em comum, maior será a força de conexão/links entre os dois artigos evidenciando a intensidade do acoplamento destes dois artigos. Por meio da análise de cada artigo, alcançou-se o intuito de entender os significados e os sentidos das mensagens, que foram além de uma leitura comum, elucidando de tal modo em minucias ricas o fenômeno social estudado. Com o uso de um software VOSViewer, obteve-se o melhoramento no processo de divulgação e transparência das informações encontradas nos artigos. Assim alcançou-se adaptações céleres como reduziu-se o tempo de análise dos artigos e controle de dados aberto em reprodução efetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castanha, Rafael Gutierres, and Maria Cláudia Cabrini Grácio. "Indicadores de acoplamento bibliográfico para a avaliação da proximidade teórico-metodológica em redes de genealogia acadêmica." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 18 (December 15, 2020): e020039. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v18i00.8661393.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa a contribuição do Método de Acoplamento Bibliográfico para a avaliação da intensidade da transmissão da corrente teórico-metodológica de um pesquisador entre seus descendentes acadêmicos. Como universo de análise, utiliza o conjunto de doutores bolsistas PQ orientados por Aldo Barreto, pesquisador PQ Sênior da área de Ciência da Informação. Como procedimento metodológico, recuperou-se o conjunto de artigos publicados por Aldo Barreto e seus descendentes bolsistas PQ. A seguir, identificaram-se se os autores citados nesse corpus de pesquisa e calcularam-se os índices normalizados de Acoplamento Bibliográfico de Autores entre Aldo Barreto e os pesquisadores descendentes analisados. As proximidades teóricas mais intensas ocorreram entre Aldo Barreto e suas orientandas Maria N. González de Gomez e Regina M. Marteleto e seu orientando Carlos H. M. Almeida. Observou-se a constância da influência de Pierre Bourdieu e Michel Foucault na rede de genealogia acadêmica analisada. Conclui-se que o Acoplamento Bibliográfico de Autores contribuiu para a análise da intensidade da transmissão da identidade científica na linhagem genealógica do grupo de pesquisadores estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Köhler, André Fontan, and Luciano Antonio Digiampietri. "Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018): avaliação de sua estrutura intelectual por meio de acoplamento bibliográfico." Revista Turismo em Análise 33, no. 2 (February 10, 2022): 235–58. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p235-258.

Full text
Abstract:
A pesquisa avalia a estrutura intelectual de 16 periódicos brasileiros de turismo, por meio de acoplamento bibliográfico (revistas científicas). Isso contemplou a citação e cocitação de referências de 3.887 artigos, totalizando 108.595 entradas. Objetiva-se apresentar um panorama desta estrutura intelectual, analisar o ranking de periódicos mais citados, e “mapear” a estrutura intelectual, por meio de acoplamento bibliográfico. Verifica-se o contínuo aumento da média e mediana de referências por artigo e o expressivo crescimento dos artigos de periódico em sua composição. Isso faz com que o acoplamento bibliográfico revele, crescentemente, a estrutura intelectual. O ranking revela o domínio dos principais periódicos internacionais de turismo e de alguns dos periódicos selecionados pela pesquisa. Distinguem-se Tourism Management, Annals of Tourism Research, Turismo em Análise, Revista Turismo – Visão e Ação e Journal of Travel Research como os principais periódicos. A rede é composta pelos seguintes agrupamentos: a) Agrupamento 4: ocupa o centro da rede e é formado, predominantemente, por revistas internacionais de turismo de alto impacto, secundadas por títulos de administração, hospitalidade e marketing; b) Agrupamento 1 (16 periódicos): conta com dez periódicos pertencentes ao objeto de estudo da pesquisa, e apresenta certo caráter periférico, em relação ao Agrupamento 4; c) Agrupamento 2 (sete periódicos): menor e mais periférico da rede, é composto, exclusivamente, por revistas de administração; e d) Agrupamento 3: os periódicos de marketing e hospitalidade formam seu núcleo, secundados pelos de administração e serviços. Como principais lacunas na estrutura intelectual, esperava-se encontrar mais periódicos de ciências sociais e de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Alex Volnei, Denis Alcides Rezende, Sergio Silva Ribeiro, and Roberson Cesar Araujo. "Avaliação da sessão temática “Estado, Planejamento e Política” do XVI ENANPUR." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 5, no. 1 (June 30, 2017): 183. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n1p183-199.

Full text
Abstract:
A gestão urbana pode se beneficiar de estudos de infometria para contribuir com seus pesquisadores. O objetivo neste artigo é identificar e analisar o perfil informacional da produção cientifica, publicada nos Anais da XVI ENANPUR, especificamente, a sessão temática dois: Estado, Planejamento e Política. Trata-se de uma pesquisa informacional, de natureza quantitativa, para identificar padrão de preferência por temas e seus reflexos quantitativos. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a Infometria e o acoplamento bibliográfico. Os resultados obtidos apontaram para uma distribuição homogênea das temáticas, restando como tendência de preferência os temas: “Teorias do Estado e do Planejamento” e “Gestão e Governança Urbana”. A conclusão também aponta para uma dispersão de temporalidade nas citações e no acoplamento bibliográfico.Código JEL | I23; O18; R19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moresi, Eduardo Amadeu Dutra, Renato Alexandre de Lima Lemos, and Helga Cristina Hedler. "Ambidestria organizacional e inovação: um estudo bibliométrico." Informação & Informação 26, no. 3 (October 30, 2021): 352. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p352.

Full text
Abstract:
Objetivo: O estudo buscou apresentar uma análise bibliométrica do tema ambidestria organizacional e inovação, explorando análise de redes de coocorrência de palavras-chave, de cocitações de referências citadas e de acoplamento bibliográfico de documentos. Metodologia: A pesquisa seguiu as seguintes etapas: desenho da pesquisa com a definição do objetivo e a expressão de busca; escolha das unidades de análise e dos tipos de análise; pesquisa na base Scopus; obtenção das redes utilizando o VOSviewer; cálculo das métricas de redes utilizando o Gephi; visualização e interpretação dos resultados. Resultados: A rede de coocorrência evidenciou os conceitos mais relevantes da pesquisa sobre o tema. As redes de cocitação e de acoplamento bibliográfico permitiram identificar as frentes de pesquisa. Conclusões: Conclui-se, que os tipos de análise reconhecem o forte relacionamento entre os temas ambidestria e inovação e sua influência na capacidade de resposta das organizações. Em cenários complexos de volatilidade e transformação, as organizações se veem cada vez mais instadas a se adaptar e aproveitar novas oportunidades ao mesmo tempo em que precisam se preservar competitivas nos mercados em que já estão inseridas e onde a concorrência também é cada vez mais acirrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Acoplamento bibliográfico"

1

Castanha, Rafael Gutierres. "Acoplamento bibliográfico como proposta metodológica para a mensuração da intensidade das ligações em genealogia acadêmica : a influência teórica de Aldo Barreto na ciência da informação /." Marília, 2019. http://hdl.handle.net/11449/180987.

Full text
Abstract:
Orientadora: Maria Cláudia Cabrini Grácio
Banca: Ely Francina Tannury de Oliveira
Banca: Lailah Santiago Bufrem
Resumo: Esta pesquisa propõe a utilização do Acoplamento Bibliográfico de Autores como método para a mensuração da intensidade das ligações em análises de Genealogia Acadêmica. Nesse contexto, o estudo analisa a contribuição do Método de Acoplamento Bibliográfico para a avaliação da intensidade da transmissão da corrente teórico-metodológica de um pesquisador entre seus descendentes acadêmicos (egressos orientados em nível de doutorado) e adota como universo de prova de conceito o conjunto de orientações concluídas de Aldo Barreto, pesquisador PQ-Sênior da área de Ciência da Informação, pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Os procedimentos metodológicos consistem em: identificar o do conjunto de pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa da área da Ciência da Informação, com vigência em 2018, que foram orientados em nível de doutorado pelo Pesquisador Sênior Aldo Barreto, em um total de oito pesquisadores; recuperar os currículos Lattes de Aldo Barreto e de todos seus descendentes acadêmicos bolsistas PQ; recuperar o conjunto de artigos publicados de cada descendente e de Aldo Barreto, em um total de 230 artigos analisados; calcular o valor do índice normalizado de Acoplamento Bibliográfico de Autores, por Cosseno de Salton, entre Aldo Barreto e os pesquisadores descendentes analisados; construir a rede de genealogia acadêmica de Aldo Barreto e seus descendentes analisados, com as ligações entre eles proporcionais aos valores normalizados do acoplam... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This research proposes the use of the Author Bibliographic Coupling as a method for the measurement of the intensity of links in of Academic Genealogy. In this context, the study analyzes the contribution of the Bibliographic Coupling Method for the evaluation of the intensity of the transmission of the theoretic-methodological current of a researcher among his academic descendants (graduates oriented at doctoral level) and adopts as a universe of proof of concept the set of orientations completed by Aldo Barreto, PQ-Senior researcher in the area of Information Science, productivity researchers in CNPq. The methodological procedures consist of identifying the set of productivity researchers in the field of Information Science, effective in 2018, who were oriented at the doctoral level by the Senior Researcher Aldo Barreto, in a total of eight researchers; to retrieve Lattes curricula from Aldo Barreto and all his academic descendants PQ researchers; to retrieve the set of published articles of each descendant and of Aldo Barreto, in a total of 230 articles analyzed; to calculate the value of the normalized index of Authors Bibliographic Coupling, by Salton's Cosine, between Aldo Barreto and his descendant researchers; to build Aldo Barreto's academic genealogy network and of his descendants, with the links between them proportional to the normalized values of the bibliographic coupling. The most intense theoretical proximities, explicit in the intensity of normalized bibliogr... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Acoplamento bibliográfico"

1

Holanda, José Caio Chaves, Antonio Jerfeson Lima Araújo, and Silas Fernandes Nascimento. "ANÁLISE DA VIABILIDADE DO ACOPLAMENTO DAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES PRESENTES NAS FOLHAS DO EUCALYPTUS GLOBULUS E CITRUS LATIFÓLIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In A efetividade clínica das plantas medicinais brasileiras, 11–24. Editora Inovar, 2023. http://dx.doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-131-0_001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Acoplamento bibliográfico"

1

Pereira Pinheiro de Souza, Leonardo, and Fabiano Armellini. "ACOPLAMENTO BIBLIOGRÁFICO NA LITERATURA INTERNACIONAL SOBRE INOVAÇÃO ABERTA NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.967.

Full text
Abstract:
Software is ubiquitous in an information-based society. Market complexity requires companies to employ open innovation, incorporating external knowledge and providing knowledge to its’ partners. It is aimed to investigate the characteristics of international scientific literature on open innovation and software development, their theoretical affinities and the most relevant authors. As methodological procedures, bibliographic coupling is used, with Social Network Analysis principles, verifying: references in common between papers on this theme, production by country and its annual average. As a result, it is evident that developed countries have higher production on the topic, despite the low annual average. The most referenced papers discuss profitability strategies using open source code. It is concluded that open innovation enables software companies to share knowledge and contribute to the development of society
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correa, Claiton Marques, and Milene Selbach Silveira. "Desenvolvimento por Usuário Final: Panorama da Pesquisa em Customização de Software por Usuário Final." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.233072.

Full text
Abstract:
Novas necessidades de usuário podem surgir à medida que estes ganham proficiência no uso do software, levando ao desenvolvimento de aplicações em que os usuários possam customizá-las a fim de atender às suas novas necessidades. Nesse cenário, a partir de uma revisão da literatura, coletamos estudos que abordam a customização de software por usuários finais. Coletamos 42 artigos de 1997 a 2020, abrangendo 63 autores e 1579 referências. Realizamos uma análise bibliométrica para examinar o tema em que aplicamos os métodos de coautoria, cocitação e acoplamento bibliográfico. Os resultados mostram a estrutura social e intelectual desvelada e podem ser úteis para novos pesquisadores interessados no tema. Neste resumo expandido, sintetizamos essa análise bibliométrica realizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Matos, Paulo Rogério Freitas de, Gabriela Linhares Landim, Larissa de Moraes Rocha, Luis Felipe Cândido, Renata Mendes Luna, and José de Paula Barros Neto. "A produção científica sobre COVID-19 na gestão da construção." In XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.531.

Full text
Abstract:
Desde o início da pandemia de Coronavírus (SARS-CoV-2), pesquisas nas mais diversas áreas têm sido realizadas para compreender as diferentes implicações da COVID-19 na sociedade. Além da grande crise sanitária que tem gerado a perda de milhões de vidas, a pandemia tem promovido rupturas nos modos de produção e consumo em todos os setores econômicos e na indústria da construção, em particular. Nesse contexto, este artigo teve por objetivo mapear a produção científica em gestão da construção relacionada à COVID-19. Para tanto, realizou-se um levantamento nas bases da Scopus e Web of Science, tendo-se chegado a 30 artigos de 26 periódicos internacionais, os quais foram analisados por meio de técnicas bibliométricas em que se verificou as obras, autores e instituições de maior impacto, bem como os principais periódicos. Averiguou-se, também, as principais temáticas correlatas e as principais relações de co-citação e acoplamento bibliográfico. O artigo contribui para sistematizar o conhecimento acumulado em relação à temática ainda embrionária e colabora para possíveis estudos em relação à área e ao seu campo de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Thatiane De Oliveira, Alfredo Goldman, and Eduardo Martins Guerra. "Modelo para Caracterização e Evolução de Sistemas com Arquitetura Baseada em Serviços." In XI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2020.14607.

Full text
Abstract:
Construir uma boa arquitetura é fundamental para obter sucesso no processo de desenvolvimento de software . Porém, essa não é uma atividade trivial, pois envolve uma série de decisões de domínio do negócio, técnicas e de estrutura. Assim, com a finalidade de apoiar a construção de uma arquitetura mais adequada a um determinado contexto, constantemente surgem novas abordagens como microsserviços e monolitos modulares, que propõem decompor um software complexo em pequenas partes fracamente acopladas. Entretanto, ao analisar o estado da arte e da prática, percebe-se que existe um limite nebuloso na classificação dessas diferentes abordagens, especialmente as baseadas em serviços. Além de existir pouco suporte para caracterizar e direcionar arquiteturas baseadas em serviços. Diante disso, com base em pesquisas bibliográficas e estudos de caso, pretende-se desenvolver um modelo para caracterização e evolução da arquitetura de sistemas baseados em serviços, adotando diretrizes de microsserviços. Esse modelo apresenta dimensões que medem características estruturais da arquitetura relacionadas ao tamanho de módulos, compartilhamento de bases de dados e acoplamento entre serviços. Como contribuição final, esse modelo facilitará o mapeamento e medição de diferentes impactos gerados na arquitetura de software , a partir de incrementos e refatorações realizados. Assim como dará suporte a decisões arquiteturais que considerem diferentes atributos de qualidade para alcançar o equilíbrio entre independência e colaboração de serviços para um determinado sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography