To see the other types of publications on this topic, follow the link: A termo ou tardio.

Journal articles on the topic 'A termo ou tardio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'A termo ou tardio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kao, Ana Paula d'Oliveira Gheti, Zelita Caldeira Ferreira Guedes, and Amélia Miyashiro Nunes dos Santos. "Características da sucção não-nutritiva em RN a termo e pré-termo tardio." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 16, no. 3 (September 2011): 298–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342011000300010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar os parâmetros de sucção não nutritiva de recém-nascidos a termo e pré-termo tardio. MÉTODOS: Os recém-nascidos foram divididos em dois grupos, pré-termo tardio (RNPT tardio) e a termo (RN a termo) e, submetidos à avaliação da sucção não-nutritiva utilizando-se um protocolo adaptado da Escala de Avaliação Motora Oral. Foi realizada análise estatística para comparação dos grupos. RESULTADOS: Os reflexos de procura e de sucção foram menos frequentes nos RNPT tardio, comparados aos RN a termo, assim como a preensão palmar e mãos em linha média. A maioria dos RNPT tardio apresentou sono leve ou estava sonolento antes da avaliação. Os RNPT tardio apresentaram predominantemente sucção esporádica ou grupos de sucção com pausas longas e travamento e/ou tremores de mandíbula. A retração de língua e a protrusão de língua foram mais presentes nos RNPT tardio e o canolamento de língua nos RN a termo. CONCLUSÃO: Prontidão para a mamada, estado comportamental, postura corporal, padrão e força de sucção e movimentos de língua foram os parâmetros menos frequentes nos RNPT tardio em relação aos RN a termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Adriana Maria, Lilian Costa, Laís Gabriel, Álvaro José Veiga, and Adauto Barbosa. "Intercorrências e procedimentos neonatais no recém-nascido pré-termo tardio comparado ao recém-nascido a termo." Revista de Pediatria SOPERJ 18, no. 4 (2018): 17–21. http://dx.doi.org/10.31365/issn.2595-1769.v18i4p17-21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Venâncio, Sonia Isoyama, Renata Bertazzi Levy, Sílvia Regina Dias Médici Saldiva, Lenise Mondini, Maria Cecília Goi Porto Alves, and Siu Lum Leung. "Efeitos do clampeamento tardio do cordão umbilical sobre os níveis de hemoglobina e ferritina em lactentes aos três meses de vida." Cadernos de Saúde Pública 24, suppl 2 (2008): s323—s331. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008001400017.

Full text
Abstract:
Este estudo verificou o efeito do clampeamento tardio (um minuto após o nascimento) do cordão umbilical sobre os níveis de hemoglobina e ferritina em crianças aos três meses de vida. Foram alocadas 325 mães e crianças, nascidas a termo, de parto vaginal e sem patologias (164 no grupo do clampeamento imediato e 161 no tardio) em um hospital do Município de São Paulo, Brasil, em 2006. Realizaram-se dosagens de hemoglobina da mãe no pré-parto e de hemoglobina e ferritina do cordão umbilical. As crianças (69%) foram acompanhadas no ambulatório, após três meses, ocorrendo coleta de sangue venoso para dosagem de hemoglobina e ferritina. Variáveis sócio-econômicas, reprodutivas, antropométricas e de alimentação da criança foram estudadas. Utilizou-se a regressão linear múltipla para a análise dos dados. O efeito do clampeamento tardio do cordão umbilical foi significativo somente para os níveis de ferritina das crianças aos três meses de idade (p = 0,040), sendo superior em 23,29ng/mL quando comparado às crianças submetidas ao clampeamento imediato. O procedimento pode se constituir em uma estratégia para prevenir a deficiência de ferro em lactentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leite, Leonardo de Magalhães. "Sobre as teorias do imperialismo contemporâneo: uma leitura crítica." Economia e Sociedade 23, no. 2 (May 2014): 507–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182014000200009.

Full text
Abstract:
A teoria marxista, através do imperialismo, tem um instrumento de caracterização e interpretação do capitalismo contemporâneo. Atualmente, diversas vertentes do campo marxista (e que se assumem enquanto tal) utilizam o imperialismo em suas análises, seja através do termo neoimperialismo, novo imperialismo, imperialismo tardio, Império, globalização, neoliberalismo, ou, simplesmente, imperialismo. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar as interpretações marxistas do imperialismo contemporâneo e responder à questão: existe uma teoria contemporânea do imperialismo?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cunha, Mariana P. Sérvulo da. "COMENTÁRIOS SOBRE A LIBERDADE E O LIVRE-ARBÍTRIO DA VONTADE EM AGOSTINHO: uma reflexão sobre o De Libero Arbitrio." Veritas (Porto Alegre) 42, no. 3 (December 31, 1997): 493. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1997.3.35715.

Full text
Abstract:
O termo "livre" nunca aparece, em Platão e Aristóteles, como relacionado com a condição moral do homem, pois possui um significado estritamente político. A noção de liberdade, referida ao âmbito da ética, é algo tardio no Ocidente, tendo surgido com o cristianismo. Embora esta noção esteja hoje laicizada, isto é, seja considerada quase que exclusivamente em sua dimensão horizontal, e não na vertical, enquanto relacionada a Deus, nem por isso se deve esquecer a contribuição fundamental de Agostinho na formulação deste conceito. No presente texto toma-se como fonte de análise o diálogo De libero arbítrio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bertinatto, Ronan, Edilson Forlin, Leonardo Wustro, Jacqueline Ojeda Tolotti, and Geovanna Andrade Labres de Souza. "A presença do pé torto congênito atrasa o início da marcha?" Revista Brasileira de Ortopedia 55, no. 05 (June 8, 2020): 637–41. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1709201.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo O pé torto congênito (PTC) é uma das alterações ortopédicas congênitas que mais frequentemente necessita tratamento intensivo, e pouco se sabe o impacto desse tratamento no desenvolvimento motor. O presente estudo buscou avaliar se pacientes portadores de PTC tratados pelo método de Ponseti desenvolvem a marcha mais tardiamente comparado a um grupo controle e analisar possíveis fatores relacionados. Métodos Incluídos pacientes nascidos a termo, com < 6 meses de idade, sem tratamento prévio e com seguimento mínimo de 24 meses. O grupo controle foi de pacientes sem alterações musculoesqueléticas, atendidos no mesmo período da realização do presente estudo. Resultados Um total de 97 pacientes formaram o grupo de estudo e 100 o grupo controle. A média de idade no início da marcha no grupo de estudo foi de 14,7 ± 3,2 meses, e 12,6 ± 1,5 meses (p < 0,05) no grupo controle. Fatores relacionados à marcha tardia foram: idade de início do tratamento > 3 semanas, número de trocas gessadas > 7, recidiva e não realização da tenotomia de Aquiles. Idade de início do tratamento > 3 semanas esteve relacionada a maior número de trocas de gessos. Gênero e lateralidade não tiveram relação com a marcha tardia. Conclusão Pacientes com PTC tratados com o método de Ponseti apresentam marcha independente aproximadamente 2 meses mais tarde do que o grupo controle. Início mais tardio do tratamento, maior número de trocas de gessos, recidiva e não realização da tenotomia de Aquiles foram relacionados com atraso da marcha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pesavento, Fábio. "O colonial tardio e a economia do rio de janeiro na segunda metade dos setecentos: 1750-90." Estudos Econômicos (São Paulo) 42, no. 3 (September 2012): 581–614. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612012000300006.

Full text
Abstract:
Um ponto importante na historiografia brasileira é o debate sobre o colonial tardio. A ideia sugerida por Dauril Alden é a de que a Colônia iria presenciar uma profunda crise econômica após a queda da extração aurífera na região mineira. Neste cenário, a economia colonial presenciou um retorno às atividades rurais (agricultura). Com dados levantados a partir de 1790, João Fragoso contrapõe a ideia de colonial tardio, para a economia do Rio de Janeiro, ao sugerir a formação de uma vasta rede de abastecimento, apontando não uma crise, mas a formação de um amplo mercado interno especialmente na região sudeste. Mas qual seriam os resultados para o período 1750-90, justamente quando a queda da extração do ouro se intensifica? A fim de colher novos subsídios para o debate trabalharam-se com 6.500 escrituras públicas depositadas no Arquivo Nacional, além de outras fontes primárias que envolviam a economia do termo da cidade do Rio de Janeiro entre 1750-90. Os resultados apontam para um revigoramento do setor rural e uma estagnação da atividade econômica do Rio de Janeiro no mesmo período, e não uma crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mondini, Lenise, Renata Bertazzi Levy, José Maria Pacheco de Souza, Maria Cecília Goi Porto Alves, Sílvia Regina Dias Médici Saldiva, Luana Fiengo Tanaka, and Sonia Isoyama Venancio. "Efeito do clampeamento tardio do cordão umbilical nos níveis de hemoglobina em crianças nascidas de mães anêmicas e não anêmicas." Journal of Human Growth and Development 20, no. 2 (August 1, 2010): 282. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19966.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: avaliar o efeito do clampeamento tardio do cordão umbilical nos níveis de hemoglobina (Hb) em crianças aos três meses de vida segundo o status de hemoglobina materna. MÉTODO: realizou-se estudo de intervenção, em hospital público do município de São Paulo em 2006, com 325 mães e crianças nascidas a termo, de parto vaginal e sem patologias. Realizaram-se dosagens de Hb da mãe no pré-parto e de Hb do cordão umbilical. Foram avaliadas 210 crianças (64,6%) em ambulatório por volta dos 3 meses de vida, incluindo-se informações sociais, antropométricas, de alimentação e dosagem de Hb por meio de coleta de sangue venoso. A análise dos dados foi realizada por modelos de regressão linear múltipla para mães anêmicas (Hb < 11,0 g/dL) (42) e não anêmicas (168). A variável desfecho constituiu-se no percentual da diferença entre os valores de Hb da criança ao nascer e aos três meses de idade ([Hb 3meses - Hb cordão)/ Hb cordão]x100) e a variável explanatória no tipo de clampeamento do cordão umbilical. RESULTADOS: as crianças nascidas de mães não anêmicas submetidas ao clampeamento tardio do cordão umbilical apresentaram ganho de hemoglobina aos três meses de idade, em torno de 4%. CONCLUSÃO: o efeito positivo de clampear tardiamente o cordão umbilical, nos níveis de hemoglobina das crianças aos três meses de idade foi observado somente entre aquelas nascidas de mães não anêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Liberato, Benedita Tatiane Gomes, Lara Martins Rodrigues, Ana Rita Sampaio Carneiro, Danielle Rocha Do Val, and Ellana Frota Ribeiro Didier. "Teratoma oral (epignathus) associado a teratoma cervical gigante congênito: relato de caso e revisão de opções terapêuticas." Revista de Medicina da UFC 59, no. 1 (March 29, 2019): 67. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n1p67-70.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar o caso de um teratoma oral associado à teratoma cervical congênito, destacando a gravidade e as dificuldades terapêuticas associadas. Metodologia: a pesquisa foi realizada através da avaliação do prontuário de uma paciente com diagnóstico de teratoma oral associado à teratoma cervical gigante congênito em julho de 2017, no hospital secundário no interior do Estado do Ceará, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pela mãe. Descrição do caso: recém-nascido de parto vaginal, realizado com 36 semanas de idade gestacional. Na admissão pré-termo tardio apresentava lesão volumosa pediculada que se projetava a partir da boca associada à volumosa massa cervical à direita com comprometimento de mandíbula. Paciente evolui com desconforto respiratório intenso, bradicardia por compressão de vias aéreas e quadro de choque séptico e pancitopenia. Evoluiu ao óbito com 16 dias de vida. Discussão: os teratomas congênitos mais comuns são sacrococcígeos, seguidos pelos de gônadas, mediastino anterior, retroperitônio e orofaringe. O teratoma oral é mais raro e compreende menos de 2%, podendo levar à asfixia e insuficiência respiratória severa. Conclusão: o teratoma oral pode ser diagnosticado durante o pré-natal, através da realização de uma ultrassonografia ou ressonância, sendo recomendado cesariana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lourenço, Nuno, Marco Fernandes, Clara Gomes, and Cristina Resende. "Morbidade neonatal dos recém-nascidos pré-termo tardios comparados aos de termo precoce." Scientia Medica 27, no. 1 (March 30, 2017): 25876. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2017.1.25876.

Full text
Abstract:
Aims: To evaluate and compare neonatal morbidity between late-preterm infants (LPTI) and early term infants (ETI).Methods: Retrospective cross-sectional study, including live births at a regional referral maternity hospital in Portugal, in the years 2014 and 2015, with gestational age between 340/7 and 386/7 weeks. LPTI (340/7-366/7 weeks) were considered as cases and ETI (370/7-386/7 weeks) were considered controls. Neonates with congenital malformations, lack of prenatal care and hospitalization for social/maternal reasons were excluded. We evaluated and compared neonatal morbidity between the two groups, using Student's t-test for comparison between means (continuous variables) and Chi-square or Fisher's test for comparison between categorical variables. Odds ratio (OR) was calculated and adjusted (aOR) to birth weight, maternal disease, type of birth and multiple pregnancy. A value of p <0,05 was considered of statistical significance.Results: A total of 1,745 neonates were evaluated: 324 cases (LPTI) and 1,421 controls (ETI). LPTI was associated with a higher frequency of maternal hypertension and gestational diabetes and higher rates of twinning and cesarean section. LPTI also had a higher risk for resuscitation (OR = 2.0 - 95%CI 1.3-3.0); hypoglycemia (aOR = 4.9 - 95%CI 2.9-8.2); hyperbilirubinemia (aOR = 4.8 - 95%CI 3.7-6.2), transient tachypnea (aOR = 6.4 - 95%CI 4.0-10.3); eating difficulties (aOR = 6.6 - 95%CI 4.8-8.9); sepsis (aOR = 4.4 - 95%CI 4.8-8.9); hospital stay ≥5 days (aOR = 8.6 - 95%CI 6.6-11.3); and lower exclusive breastfeeding rate (aOR = 0.2 - 95%CI 0.15-0.3).Conclusions: In comparison to ETI, LPTI presented a higher risk of morbidity. This study reinforces the need for appropriate clinical follow-up of LPTI in the neonatal period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Araújo, André De Melo. "História, literatura e antropologia no Iluminismo tardio alemão." Pandaemonium Germanicum 22, no. 37 (February 22, 2019): 6–25. http://dx.doi.org/10.11606/1982-883722376.

Full text
Abstract:
Ao analisar o drama Os bandoleiros (1781), de Friedrich Schiller, este artigo defende a tese segundo a qual o pensamento antropológico desenvolvido à época do iluminismo tardio alemão serve de fundamento não apenas para os discursos médico e historiográfico, mas também para uma parcela significativa da produção literária do período. Para tanto, na primeira seção deste artigo, investigam-se as bases de formação da cultura letrada e, particularmente, da cultura médica alemã na segunda metade do século XVIII, bem como as discussões à época vigentes em torno do conceito de antropologia. Na segunda e na terceira seções, discutem-se as tendências da pesquisa contemporânea que exploram os pontos de contato entre o conhecimento histórico, o pensamento antropológico e a produção literária no século das Luzes. Esses passos fundamentam a tese aqui defendida e segundo a qual o modo de representação literária operado por Schiller em Os bandoleiros é expressão direta do projeto de compreensão – em termos antropológicos – das totalidades integradas do homem e da história da humanidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Resende, Marcos Souza, Nathayana Sousa Soares, Rayane Costa Coutinho, and Márcio Medeiros Mascarenhas. "Investigation of infant deaths in public hospital: epidemiological / Investigação dos óbitos infantis em maternidade pública: aspectos epidemiológicos." Revista de Enfermagem da UFPI 2, no. 3 (September 9, 2013): 25. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1066.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar os aspectos epidemiológicos de óbitos infantis investigados em uma maternidade pública de Teresina-PI em 2011. Métodos: Estudo observacional, descritivo e de abordagem quantitativa. A população de estudo incluiu todos os óbitos <1 ano de idade, ocorridos no período de janeiro a dezembro de 2011. Os dados foram analisados através do programa Epi Info 3.5.1. Resultados: Os óbitos infantis investigados demonstraram predomínio do sexo masculino (54,2%), peso ao nascer <1.500g (40,7%), óbito neonatal tardio (49,2%), recém-nascido pré-termo (63,2%), adequado à idade gestacional (62,7%). Quanto às mães, a maioria realizou de 1 a 6 consultas de pré-natal (58,8%), eram primigestas (50,9%), realizou parto vaginal (69,5%), tendo como principal causa básica do óbito as afecções originadas no período perinatal (71,3%). Conclusão: Este trabalho possibilitou melhor compreensão da ocorrência de óbitos infantis, observando-se a necessidade de informações adequadas, tanto em quantidade, como em qualidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sobieray, Narcizo Leopoldo Eduardo Da Cunha, Izabelle Schermak das Neves, and Thayná Skrobot. "Relação entre o tempo de clampeamento do cordão umbilical e incidência de Icterícia Neonatal e níveis de hematócrito em recém-nascidos a termo saudáveis / Relationship between umbilical cord clamping time and incidence of Neonatal Jaundice and hematocrit levels in healthy term newborns." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 64, no. 2 (July 12, 2019): 88. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2019.64.2.088.

Full text
Abstract:
O Objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o tempo de clampeamento do cordão umbilical e incidência de Icterícia Neonatal e níveis de hematócrito em RN a termo saudáveis em uma maternidade de baixo risco em Curitiba de abril de 2015 a março de 2016. Métodos: Foram analisados prontuários de 188 RN, obtendo informações como via de parto, tempo de clampeamento e descrição de icterícia nos RN. Em 92 destes, foram coletadas amostras de sangue por capilaridade para avaliação dos níveis de hematócrito. Estabeleceu-se como clampeamento precoce aquele realizado antes dos 60 segundos e tardio os realizados em um tempo maior ou igual a 60 segundos. Resultados: Observou-se icterícia em 25% dos RN. A média do tempo de clampeamento do grupo sem icterícia foi 105 segundos em comparação com 108 segundos no grupo com icterícia, sem associação significante (p = 0,068) O risco relativo de um RN clampeado tardiamente apresentar icterícia foi 2,18 vezes maior do que em um RN clampeado precocemente (RR=2,18 IC 95% 0,15-1,71). Quanto aos níveis de hematócrito realizados, no grupo de clampeamento tardio o valor médio foi de 58,05% e 09 destes apresentaram valores > 65,0%. No grupo de clampeamento precoce não houve níveis de hematócrito > 65%. Conclusão: A média do tempo de clampeamento dos grupos foi bastante similar, o que não nos permitiu concluir que RN com maior tempo de clampeamento apresentaram mais icterícia. No entanto, o risco relativo foi maior para esta situação. Os níveis de hematócrito foram maiores no grupo com clampeamento tardio. Outros estudos são necessários para se avaliar o impacto na prevenção de Anemia no lactente.Descritores: Cordão umbilical, Icterícia neonatal, Anemia, Hiperbilirrubinemia, Recém-nascido Abstract Purpose: The objective of this study was to analyze the relationship between umbilical cord clamping time and incidence of Neonatal Jaundice and hematocrit levels in healthy term newborns (NB) in a low-risk maternity hospital in Curitiba, from April of 2015 to march of 2016. Methods: We analyzed charts of 188 NB, obtaining information such as the way of delivery, clamping time and description of jaundice in NB. In 92 of these, capillary blood samples were collected for evaluation of hematocrit levels. It was established as an early clamping that performed before 60 seconds and late that performed in a time greater than or equal to 60 seconds. Results: Jaundice was observed in 25% of NB. The mean clamping time of the non-jaundiced group was 105 seconds compared to 108 seconds in the jaundiced group., without significant association (p = 0,068). The relative risk of a late-clamped NB presenting jaundice was 2.18 times greater than in an early clamping (RR = 2.18, 95% CI, 0.15-1.71). As for hematocrit levels, the mean value of late clamping group was 58.05% and 09 of these presented values > 65.0%. In the early clamping group there were no levels of hematocrit > 65%.Conclusion: The mean clamping time of the groups was quite similar, which did not allow us to conclude that NB with a longer clamping time had more jaundice. However, the relative risk was increased for this situation. Hematocrit levels were higher in the late clamping group. Other studies are necessary to evaluate the impact on the prevention of anemia in the infant.Key-words: Umbilical cord; Neonatal jaundice; Anemia; Hyperbilirubinemia; Infant, newborn
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ferreira, Ana Paula Morguete, Fabrícia Belloni dos Santos Vieira, Felipe Rezende Giacomelli, Tânia Aparecida Bernardes Page, Viviane Romano Moraes, and Zumira Aparecida Carneiro. "Diagnóstico tardio de Citomegalovirose em recém-nascido pré-termo, por carência de triagem no período gestacional: uma realidade do Brasil - Relato de Caso." HU Revista 43, no. 3 (October 15, 2018): 295–99. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2017.v43.2799.

Full text
Abstract:
O citomegalovírus pertence à família do Herpes vírus, e está presente na maior parte da população. A citomegalovirose no período neonatal pode estar associada à transmissão intra-útero por via transplacentária, ou ainda, perinatal. No caso apresentado, destaca-se a demora no diagnóstico e na efetivação da conduta terapêutica visto que, no Brasil, o rastreamento de infecção por citomegalovírus em gestante não faz parte da rotina de pré-natal. O diagnóstico da citomegalovirose neonatal é obtido por meio da realização da cultura do vírus na urina entre o terceiro e o quinto dia de vida, ou ainda, pela realização da Reação em Cadeia de Polimerase. No relato de caso, o tratamento utilizado para a citomegalovirose baseou-se no uso de Ganciclovir (500 mg/10ml por via endovenosa durante três semanas). A dificuldade de estabelecer um diagnóstico precoce da citomegalovirose neonatal ainda representa um dos principais desafios para se alcançar um melhor prognóstico da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ramos, Maria Odete. "Marx por Habermas." Tematicas 2, no. 3 (September 28, 1994): 13–59. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v2i3.11728.

Full text
Abstract:
Este ensaio busca uma aproximação com o pensamento de Jürgen Habermas e, considerando caráter híbrido de sua obra, que incorpora termos do pragmatismo e da teoria da ação americanos em uma tradição frankfurtiana, (Anderson, 1984:69) restringiu-se a abordagem ao livro A crise de legitimação do capitalismo tardio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Fabiana de Cássia Carvalho, Karine Franklin Assis, Mariana Campos Martins, Mara Rúbia Maciel Cardoso do Prado, Andréia Queiroz Ribeiro, Luciana Ferreira da Rocha Sant’Ana, Silvia Eloiza Priore, and Sylvia do Carmo Castro Franceschini. "Tempo de clampeamento e fatores associados à reserva de ferro de neonatos a termo." Revista de Saúde Pública 48, no. 1 (February 2014): 10–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2014048004928.

Full text
Abstract:
OBJETIVO : Analisar o impacto do tempo de clampeamento e parâmetros obstétricos, biológicos e socioeconômicos sobre a reserva de ferro de neonatos nascidos a termo. MÉTODOS : Estudo transversal pelo qual foram avaliados os parâmetros hematológicos de neonatos de Viçosa, MG, de outubro de 2011 a julho de 2012. Foram coletados 7 mL de sangue do cordão umbilical de 144 neonatos a termo e sem baixo peso. Os parâmetros investigados foram: hemograma completo, ferro sérico, ferritina e proteína C-reativa. O tempo de clampeamento do cordão umbilical foi mensurado utilizando cronômetro digital sem interferir nos procedimentos do parto. Os dados de nascimento foram coletados nas Declarações de Nascidos Vivos e as demais informações foram obtidas com a mãe do neonato por aplicação de questionário no primeiro mês pós-parto. Realizou-se análise de regressão linear múltipla visando a estimar a influência de variáveis obstétricas, biológicas e socioeconômicas nos níveis de ferritina ao nascer. RESULTADOS : A mediana de ferritina foi 130,3 µg/L (n = 129, mínimo de 16,4 e máximo 420,5 µg/L), a média de ferro sérico foi 137,9 μg/dL (n = 144, dp = 39,29) e de hemoglobina, 14,7 g/dL (n = 144, dp = 1,47). O tempo mediano de clampeamento do cordão foi 36 segundos, variando entre sete e 100. A análise bivariada detectou associação entre os níveis de ferritina e a cor da criança, tempo de clampeamento de 60 segundos, tipo de parto, a presença de diabetes gestacional e a renda per capita da família. Renda per capita, número de consultas pré-natais e o comprimento ao nascer contribuíram com 22,0% da variação dos níveis de ferritina na análise múltipla. CONCLUSÕES : A reserva de ferro ao nascer sofreu influência de características biológicas, obstétricas e sociais. O combate à anemia deve envolver a implementação de um critério de clampeamento tardio do cordão umbilical para as diretrizes de trabalho de parto, bem como a criação de políticas voltadas para a redução das desigualdades sociais e melhoria da qualidade do atendimento pré-natal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Vitorio Ymai Rosendo, Beatriz, Laura Faustino Gonçalves, Patricia Haas, and Aline Mara De Oliveira. "FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À LINGUAGEM NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO SISTEMÁTICA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 6 (July 22, 2021): e26460. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.460.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar os fatores de risco associados à linguagem oral no transtorno do espectro autista (TEA) em bebês de 6 a 18 meses de idade. Métodos: Para a seleção dos estudos foi utilizada a combinação baseada no Medical Subject Heading Terms (MeSH). Foram utilizadas as bases de dados Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, BIREME, SCOPUS E WEB OF SCIENCE. Para complementar, foi realizada uma busca manual nas referências dos artigos incluídos na pesquisa e busca por literatura cinzenta no Google Scholar. O período de busca dos artigos compreendeu os últimos 5 anos (janeiro de 2015 a julho de 2020). Resultados: Foram selecionados 137 artigos com potencial para inclusão, sendo quatro correspondentes aos critérios de inclusão e à pergunta norteadora que constituiu em avaliar os fatores de risco associados à linguagem no Transtorno do Espectro Autista em bebês de 6 a 18 meses de idade. Conclusão: Estudos já sugerem a associação dos fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da linguagem em bebês autistas de 6 a 18 meses ao diagnóstico e intervenção de TEA tardios, ao nascimento prematuro tardio e à baixa interação no ambiente familiar desde os primeiros dias de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Butilheiro, Thayná Skrobot, Narcizo Leopoldo Eduardo Da Cunha Sobieray, Denis José Nascimento, and Maria Helena Oliveira. "Comparação do uso da corticoterapia antenatal em partos cesárea eletivos de prematuro tardio e termo precoce em gestantes com diabetes mellitus / Comparison of the use of antenatal corticotherapy in late premature and early term c-section deliveries in pregnant women with diabetes mellitus." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 65, no. 1 (August 19, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2020.65.015.

Full text
Abstract:
Introdução: Discute-se o uso da corticoterapia (CTC) antenatal em gestações de recém-nascidos (RNs) prematuros tardios e termo precoce, principalmente em gestantes diabéticas, que já apresentam gestações de alto risco e parto cesáreos eletivos. Objetivo: Analisar a relação entre a CTC antenatal, em partos eletivos de prematuro tardio e termo precoce em gestantes diabéticas, e desfechos maternos e perinatais. Material e métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, onde foram avaliados os níveis glicêmicos das gestantes antes e após a CTC, e dados dos RNs, como glicemia, necessidade de oxigênio complementar e outros. Resultados: Gestantes diabéticas que receberam CTC antenatal apresentaram mais picos de hiperglicemia do que as gestantes diabéticas que não receberam tal terapia. Tanto no grupo de gestantes diabéticas com CTC, quanto no grupo que não recebeu essa terapia, houve associação positiva entre o uso de oxigenoterapia neonatal, ocorrência de hipoglicemia neonatal e outras variáveis com diferentes desfechos maternos e perinatais. Conclusão: O uso de corticoide antenatal deve ser realizado intra-hospitalar com supervisão dos níveis glicêmicos maternos pelas equipes de Obstetrícia e Endocrinologia devido à possível ocorrência de alterações importantes nesses níveis. É necessário uma equipe multidisciplinar no cuidado à gestante diabética. Outros estudos com população de gestantes diabéticas e uso de CTC antenatal em gestações mais tardias são necessários.Palavras chave: Diabetes Mellitus, Corticosteroides, Gravidez de alto risco, PrematuroABSTRACT:Introduction: The use of antenatal corticotherapy (CTC) in late preterm and premature term newborn pregnancies is discussed, especially in diabetic pregnant women who already have high-risk pregnancies and will be forwarded elective C-section. Objective: To analyze the relationship between antenatal CTC in elective late preterm and premature term deliveries in diabetic pregnant women and maternal and perinatal outcomes. Material and methods: A retrospective study was performed at the Clinical Hospital Complex of the Federal University of Parana, where the glycemic levels of pregnant women before and after corticosteroid therapy were evaluated, as well as newborn data, such as blood glucose, supplemental oxygen requirement and others. Results: Diabetic pregnant women who received antenatal CTC had more peaks of hyperglycemia than diabetic pregnant women who did not receive such therapy. Both in the group of diabetic pregnant women with CTC, and in the group that did not receive this therapy, there was a positive association between the use of neonatal oxygen therapy, occurrence of neonatal hypoglycemia and other variables with different maternal and perinatal outcomes. Conclusion: The use of antenatal corticosteroids should be performed in-hospital with supervision of maternal glycemic levels by the Obstetrics and Endocrinology teams due to the possible occurrence of significant changes in these levels. A multidisciplinary team is needed in the care of diabetic pregnant women. Further studies with the diabetic pregnant population and antenatal CTC use in later pregnancies are needed.Keywords: Diabetes Mellitus, Corticosteroids, High risk pregnancy, Premature infant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Wasyl, Anna Maria, and Cristiane Maria Rebello Nascimento. "Petrarca e a 'imitatio' renascentista." Revista Limiar 6, no. 11 (October 21, 2019): 97–110. http://dx.doi.org/10.34024/limiar.2019.v6.9916.

Full text
Abstract:
Embora Petrarca quisesse se igualar a seus antigos predecessores em seus poemas latinos e tenha alcançado grande reconhecimento entre seus contemporâneos, a crítica literária tardia viu nesses escritos uma artificialidade linguística e uma erudição ostentatória. Os estudos atuais, contudo, enfatizam que este segmento particular das obras de Petrarca requer um olhar mais atento, do ponto de vista teorético e estético-literário, que foque especificamente na abordagem do autor em relação à questão da imitação, vendo na regra da imitatio antiquorum constitui o núcleo da sua reflexão meta-literária e historiosófica. Na poesia latina, Petrarca explora os modelos antigos canônicos, notavelmente Virgílio e Horácio. Porém, em seu opus magnum, Africa, o autor revela uma diversidade estilística e composicional: a Aeneid, de Virgílio, a épica imperial e tardo antiga, a prosa historiográfica e os comentários. A leitura e apropriação dos clássicos por Petrarca exclui, assim, uma imitação rígida de um único modelo, optando por uma inspiração de múltiplas fontes, em termo de conteúdo, composição e estilo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rocco, Lygia Ferreira. "Antiguidade Tardia e a islamização da paisagem." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 32 (November 21, 2019): 143–50. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2019.164255.

Full text
Abstract:
Os estudos sobre a Idade Média são na maioria das vezes analisados a partir da história do cristianismo, em que os estudos sobre o Islã são considerados uma área de investigação à parte, sendo que o Islão não entra como partícipe desse período, nem influencia os acontecimentos. As pesquisas desenvolvidas pela arqueologia islâmica colocam novas questões para as análises a respeito desse período a partir de uma história que não foi contada, mas que está presente na Idade Média em vários aspectos, inclusive em sua cultura material. Se a arqueologia medieval é uma disciplina nova, o interesse por uma arqueologia islâmica é mais recente, pois se deu a partir do final do século XIX. As novas evidências arqueológicas fornecem informações que questionam o que foi considerado até o momento a respeito das relações entre os diferentes grupos confessionais monoteístas, judeus, cristãos e muçulmanos, durante a Idade Média, no sentido eurocêntrico do termo, e abre novas perspectivas para uma história que foi deixada de lado. O texto busca esclarecer o emprego do termo medieval nos estudos da cultura islâmica, o histórico das pesquisas arqueológicas da mesma e a importância das investigações da arqueologia da paisagem para a mudança de paradigmas nas análises dos processos de islamização da paisagem ocorridos entre os séculos VII e XIII.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Funari, Pedro Paulo Abreu. "Razão, possessão, derrisão: três facetas das práticas divinatórias entre os romanos." Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos 4, no. 4 (January 29, 2018): 135. http://dx.doi.org/10.24277/classica.v4i4.581.

Full text
Abstract:
As práticas divinatórias romanas têm sido consideradas como uma prática unitária englobando representações ideológicas e práticas rituais. Este artigo busca discutir alguns aspectos da adivinhação tal como encarada pelos romanos do período republicano tardio e do início do principado, tendo em vista suas contradições internas em termos tanto do pensamento como das práticas de adivinhação. O autor estuda os principais pontos de vista a respeito. A articulação das diferentes interpretações permite melhor compreender as tensões e contradições derivadas da adivinhação na sociedade romana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Facchini, Fernando Perazzini, Maria Aparecida Mezzacappa, Izilda Rodrigues Machado Rosa, Francisco Mezzacappa Filho, Abimael Aranha Netto, and Sergio Tadeu Martins Marba. "Acompanhamento da icterícia neonatal em recém-nascidos de termo e prematuros tardios." Jornal de Pediatria 83, no. 4 (August 2007): 313–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0021-75572007000500005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Trigo, Diva, and João Borges da Costa. "Infeção VIH: Epidemiologia, História Natural e Diagnóstico." Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology 74, no. 4 (December 26, 2016): 371–74. http://dx.doi.org/10.29021/spdv.74.4.676.

Full text
Abstract:
Ao longo dos últimos 35 anos, grandes progressos foram alcançados em termos de prevenção, diagnóstico e tratamento de infeção VIH, com redução da incidência de infeção em Portugal, na última década. Ainda assim, continua a existir uma taxa elevada de doentes com diagnóstico tardio, com consequências individuais e populacionais. Este artigo tem como objetivos: apresentar um ponto de situação da infeção VIH em Portugal, rever brevemente a evolução natural da infeção e explicitar o mais recente algoritmo de diagnóstico de infeção VIH, revisto em 2014, reforçando a necessidade de manter um elevado nível de suspeição clínica para o diagnóstico precoce de infeção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Freitas, Marcus Vinicius De. "Do pós-moderno ao pós-antigo." Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos 9, no. 9/10 (January 10, 2018): 255. http://dx.doi.org/10.24277/classica.v9i9/10.526.

Full text
Abstract:
Por paralelismo com o conceito de pós-moderno seria possível pensar o conceito de pós-antigo? Este último termo é usado de maneira rápida por Mikhail Bakhtin em sua análise da obra de François Rabelais, ao reportar-se a Antiguidade tardia. Para além do recorte histórico incluso no termo, pode-se perceber uma tentativa de uso conceitual que revela uma atitude crítica em relação ao conhecimento da Antiguidade. O presente texto propõe-se justamente avançar, a partir das categorizações propostas pela pós-modernidade, o proto-conceito bakhtiniano, especialmente no que concerne às questões da originalidade, do lugar do saber teórico e dos usos da tradição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gerszt, Paula Pinheiro, Cintia Rodrigues Baltar, Anderson Evangelista dos Santos, and Adriana Leico Oda. "Interferência do tratamento medicamentoso imediato e tardio na doença de Parkinson no gerenciamento da disfagia." Revista CEFAC 16, no. 2 (April 2014): 604–19. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02162014141-12.

Full text
Abstract:
A Doença de Parkinson apresenta grande incidência na população idosa, gerando comprometimento motor progressivo, que afeta várias funções, dentre as quais se destaca a deglutição. Esse trabalho teve como objetivo relacionar a disfagia na Doença de Parkinson aos efeitos imediatos e/ou tardios do tratamento medicamentoso, que de forma direta ou indireta interferirá no gerenciamento fonoaudiológico. Fizemos uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Scielo, Medline e Pubmed no período de 2001 a 2011, utilizando os termos livres “Doença de Parkinson”; (Parkinson Disease), “deglutição”; (deglutition), “disfagia”; (dysphagia), “preparações farmacêuticas”; (pharmaceutical preparations), “levodopa”;, “videofluoroscopia”; (videofluoroscopy), além de um documento governamental (OPAS, 2002), artigos relevantes e exemplares da literatura americana e brasileira sobre o tema. A literatura aponta a Levodopa como o principal tratamento farmacológico da doença de Parkinson. Contudo, a melhora dos sintomas motores deve ser ponderada em função da ocorrência de efeitos colaterais importantes, sejam imediatos ou tardios. Até o momento não há respostas consistentes a favor da melhora da disfagia como resultado do tratamento farmacológico, cujos efeitos podem interferir direta ou indiretamente sobre as manifestações disfágicas e de várias formas. Assim, torna-se fundamental o registro das medicações como parte da anamnese, considerando que tais dados possam auxiliar na orientação/reorientação da conduta fonoaudiológica, especialmente em contexto interdisciplinar. A despeito da possibilidade do doente de Parkinson responder de forma inconsistente à terapia farmacológica, vale ressaltar que o profissional deve estar atento à presença de efeitos colaterais como fatores modificadores do quadro de disfagia orofaríngea na Doença de Parkinson idiopática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lima, Christiano Cruz de Andrade, Fernando Luiz Guedes Lauda, Daniel de Abreu Oliveira, Roberto Sakamoto Falcon, Marcos Antônio Ferreira Júnior, and Cristiano Magalhães Menezes. "Segurança da fusão seletiva na escoliose idiopática e evolução pós-operatória." Coluna/Columna 12, no. 2 (2013): 102–7. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-18512013000200002.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Analisar as correções obtidas através da instrumentação segmentar seletiva torácica, utilizando parafusos pediculares, em pacientes portadores de escoliose idiopática com modificador lombar B ou C; verificar a segurança da técnica e a descompensação das curvas compensatórias não instrumentadas; observar a perda de correção das curvas instrumentadas e não instrumentadas com o tempo. MÉTODOS: Estudo retrospectivo de pacientes portadores de escoliose idiopática com curvas 1B, 1C, 2B e 2C submetidos a tratamento cirúrgico por via posterior utilizando parafusos pediculares. As variáveis analisadas foram: sexo, idade, níveis acometidos pela escoliose, níveis instrumentados, número de parafusos pediculares utilizados, classificação segundo Lenke, ângulos de Cobb pré-operatórios coronal e sagital (incluindo inclinações), ângulos de Cobb no pós-operatório imediato e tardio e perda da correção das curvas com o tempo. Foram submetidos 20 pacientes portadores de escoliose idiopática à tratamento cirúrgico seletivo de agosto/2004 a outubro/2007. Destes, 18 permanecem em acompanhamento e foram incluídos no trabalho porque satisfizeram os critérios de inclusão. RESULTADOS: A média do ângulo de Cobb no pré-operatório foi de 52,61º, no pós-operatório imediato foi de 17,89º e no pós-operatório tardio, 22,15º, com média de correção imediata de 34,72° e perda de correção média 4,26º em 39,78 meses. Obteve-se uma correção espontânea média imediata de 22,62° nas curvas compensatórias não instrumentadas e perda média de 2,72º dessa correção em 39,78 meses. Não ocorreram complicações neurológicas, infecciosas ou descompensações das curvas lombares. CONCLUSÃO: Todos os pacientes apresentaram melhora substancial em termos estéticos, clínicos e radiológicos. Ocorreram perdas parciais da correção com o tempo, porém sem culminarem em descompensação das curvas não instrumentadas. Este trabalho mostra indícios de eficácia e segurança do tratamento cirúrgico seletivo da escoliose idiopática utilizando-se parafusos pediculares a médio/longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Borba, Eduardo De. "Contaminação do mundo da vida: que filosofia surge de um espirro?" Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (July 9, 2020): e37. http://dx.doi.org/10.5902/2179378643943.

Full text
Abstract:
Que tipo de reflexão a filosofia pode fazer sobre uma pandemia? Em virtude do caráter singular da COVID-19, proponho uma leitura em termos de uma análise funcionalista das crises. Para chegar nisso, faço primeiro uma avaliação mais ampla do que há de comum ao nosso tempo, apresentando-o nos termos de um processo de consolidação e expansão do neoliberalismo como uma “gramática normativa central” para a organização e reprodução dos sistemas de reprodução social e agindo de forma colonizadora sobre os processos de reprodução simbólica da sociedade. A apresentação do neoliberalismo pretende enfatizar que, antes da pandemia, já vivíamos em crise e que, por isso, seria preciso uma descrição primeira desse “estado de coisas”. Depois, faço uma análise do caráter funcional das sociedades do capitalismo tardio para concluir apontando as perspectivas de aprendizado que a situação de crise permite e como o neoliberalismo impõe uma gramática que contamina esse potencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moura, Larisse Taliane Lira, Gabriella Morais Tolentino, Tatiana Leonel da Silva Costa, and Alessandra Aline. "Atuação fonoaudiológica na estimulação precoce da sucção não-nutritiva em recém-nascidos pré-termo." Revista CEFAC 11, suppl 3 (2009): 448–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462009000700021.

Full text
Abstract:
TEMA: estimulação precoce da sucção não-nutritiva em recém-nascidos pré-termo. PROCEDIMENTOS: análise detalhada de três prontuários de recém-nascidos pré-termos com idade gestacional de 33 semanas que apresentavam apenas dificuldade na sucção, sem patologias associadas. Na análise dos prontuários foram levantados os seguintes dados para comparação: peso ao nascer, total de dias no alto risco, total de dias no médio risco, tônus, peso/ganho, tempo de intervenção fonoaudiológica e alta hospitalar. Os bebês foram atendidos na UTI do Hospital Regional de Taguatinga, em Brasília/DF. RESULTADOS: o primeiro recém-nascido (RN1) passou 19 dias no alto risco, o RN2 passou três dias e o RN3 quatro dias. A estimulação da sucção do RN1 foi mais tardia, pela longa permanência no alto risco, na qual não há a atuação fonoaudiológica. O RN1 teve maior dificuldade para desenvolver seu reflexo de sucção e recebeu alta com auxílio do banco de leite. Os RN2 e RN3 receberam alta realizando sucção eficaz no seio materno sem nenhuma recomendação. CONCLUSÃO: os dados obtidos nessa pesquisa apontam para a eficácia da intervenção fonoaudiológica com relação à estimulação precoce da sucção em recém-nascido pré-termo, estando relacionada com a alta hospitalar e o desenvolvimento global do bebê. A estimulação precoce da fonoaudiologia nos recém-nascidos pré-termos é fundamental para uma alimentação no seio materno eficaz, prazerosa e funcional. Além de proporcionar maior vínculo entre mãe e bebê ainda no âmbito hospitalar, a atuação da fonoaudiologia pode favorecer a diminuição do tempo de internação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Mariano Nassif Salomão, Thaís. "Técnico versus participativo: discursos de uma disputa." arq.urb, no. 24 (December 6, 2019): 26–43. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi24.49.

Full text
Abstract:
A partir de um referencial teórico, que salienta o caráter político da disputa pela cidade, este artigo busca um melhor entendimento a respeito das materialidades simbólicas que integram essa disputa. Uma recuperação histórica da ascensão da participação em meio ao tradicionalmente tecnocrático campo do planejamento urbano brasileiro delimita o técnico e o participativo como discursos de poder que se contrapõem na tomada de decisão sobre o espaço urbano. Estabelecido o contexto histórico desta reflexão, o processo participativo tardio vinculado à proposta de implantação de uma Operação Urbana Consorciada no município de Belo Horizonte serve de objeto para o apontamento da relevância de tal disputa. Trata-se de uma disputa não apenas entre esses dois discursos, mas também pelo significado desses termos – técnico e participativo – como via essencial para uma produção mais democrática do espaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Nunes, Sabrina Felin, Eloá Maria dos Santos Chiquetti, Anaelena Bragança de Moraes, and Ana Paula Ramos de Souza. "Avaliação dos Movimentos Gerais de Prechtl (GMA) na detecção precoce de risco ao desenvolvimento." Fisioterapia e Pesquisa 27, no. 4 (December 2020): 347–55. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/19008427042020.

Full text
Abstract:
RESUMO Verificar a relação entre a avaliação dos movimentos gerais (General Movements Assessment - GMA) com as variáveis obstétricas (aleitamento materno, intercorrência na gestação, medicação na gestação, álcool na gestação, fumo na gestação, intercorrência ao nascer, necessidade de internação em UTI neonatal e necessidade de ventilação mecânica), a presença de risco psíquico e o desfecho no desenvolvimento da linguagem, cognitivo e motor aos 18 e 24 meses. A amostra foi composta por 42 bebês, que foram filmados até a faixa etária de quatro meses, em movimentação espontânea por 15 minutos. Os movimentos gerais foram avaliados por vídeos usando a avaliação qualitativa de Prechtl e classificados como normais ou anormais dependendo da presença de fluência, complexidade e variabilidade. Os dados foram analisados estatisticamente em sua relação com variáveis obstétricas e com a presença de risco psíquico, avaliada por meio dos Sinais PREAUT, dos indicadores clínicos de risco ao desenvolvimento e do M-CHAT. Verificou-se que não houve associação entre o método GMA e as variáveis analisadas. Acredita-se que, pelo fato de a amostra ter sido composta, em sua maioria, por bebês nascidos a termo ou prematuros tardios sem intercorrências e de a avaliação ter sido de forma transversal, em um único momento, não foi possível analisar se os movimentos avaliados como anormais foram ou não transitórios. A alteração dos movimentos por meio do método Prechtl não apresentou associação com as variáveis analisadas na amostra de bebês prematuros tardios e nascidos a termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Raspantini, Priscila Ribeiro, Marina Jorge de Miranda, Zilda Pereira da Silva, Gizelton Pereira Alencar, Simone Grilo Diniz, and Marcia Furquim de Almeida. "O impacto do tipo de hospital e tipo de parto sobre a idade gestacional ao nascer no Município de São Paulo, 2013-2014." Revista Brasileira de Epidemiologia 19, no. 4 (December 2016): 878–82. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5497201600040016.

Full text
Abstract:
RESUMO: Introdução: Foi observado que em muitos países, nos últimos anos, houve redução da proporção de nascimentos com 40 semanas e desvio à esquerda da curva de distribuição da idade gestacional (IG), quando comparada ao padrão esperado. Objetivo: Estudar o padrão de distribuição da idade gestacional nos nascimentos do Município de São Paulo (MSP) e sua relação com o tipo de hospital e tipo de parto. Métodos: Foram extraídos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) de 2013 e 2014 e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Os dados são apresentados segundo nascimentos nas redes SUS e não SUS, tipo de parto e IG, com padronização segundo a idade da mãe. Resultados: Houve um desvio à esquerda da IG para o total de nascimentos e entre os nascidos na rede não SUS, e foi mais acentuado entre nascimentos por cesárea. A mediana de IG na rede SUS foi 39 semanas e na rede não SUS, 38 semanas. A proporção de nascimentos pré-termo (9,5%) é semelhante nas duas redes, porém com proporção mais elevada de nascimentos muito pré-termo (<32 semanas) na rede SUS e (34-36) pré-termo tardios na rede não SUS. Conclusão: A mudança na distribuição da idade gestacional ao nascer no MSP está relacionada ao tipo de hospital em que ocorrem os nascimentos e à alta frequência de cesáreas na rede privada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Bellucci, Nikola D. "O engano sonoro – Breves considerações sobre o “ventriloquismo” no período latino tardo-medieval." CODEX – Revista de Estudos Clássicos 6, no. 1 (June 30, 2018): 249. http://dx.doi.org/10.25187/codex.v6i1.18469.

Full text
Abstract:
<p><span>Partindo da descrição dos <em>Engastrimythes</em> contida em uma passagem do quarto livro de “Aventuras de Gargântua e de Pantagruel”, de F. Rabelais (1552), e apoiando-se em recentes estudos em âmbito grego, o presente artigo propõe uma breve investigação sobre o “ventriloquismo” no período latino tardo-medieval, mostrando as evoluções semânticas e especializações do termo e concentrando, então, o interesse sobre o divisor de águas crítico fornecido (por um capítulo) de <em>Caroli Magni Capitulare de imaginibus</em> até chegar ao início do Renascimento.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Canavêz, Fernanda. "Entre Freud e Foucault: a resistência como afirmação de si." Psicologia Clínica 27, no. 1 (July 2015): 225–44. http://dx.doi.org/10.1590/0103-56652015000100013.

Full text
Abstract:
O artigo dedica-se ao tema da resistência para extrapolar seu entendimento como ponto de estagnação da experiência da análise. Ao contrário, o objetivo é sustentá-la como movimento de afirmação de si, de subjetivação. Para a consecução dessa proposta considera-se a multiplicidade das resistências colocada no momento mais tardio da obra freudiana para a realização de uma leitura acerca da noção no pensamento de Foucault. Nesse contexto, a resistência apresenta-se intimamente atrelada ao poder - que na perspectiva foucaultiana ultrapassa o modelo jurídico para se capilarizar nas malhas do social -, relação cujos termos não se anulam dialeticamente. A resistência figura, assim, como operador da liberdade do sujeito ante as estruturas de dominação. Por fim, aposta-se na potência da experiência psicanalítica como movimento de construção permanente dos mais diversos modos de si. As resistências seriam, portanto, o elemento a assegurar a insubmissão a uma subjetividade forjada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Medeiros, Soraya Maria de, and Semíramis Melani Melo Rocha. "Considerações sobre a terceira revolução industrial e a força de trabalho em saúde em Natal." Ciência & Saúde Coletiva 9, no. 2 (June 2004): 399–409. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232004000200016.

Full text
Abstract:
A articulação entre modo de produção, políticas sociais e práticas de saúde constitui-se o fio condutor desta investigação: trabalho e trabalhadores em saúde. A Terceira Revolução Industrial desencadeou novas articulações de processos econômicos, políticos e sociais, projetos de sociedade, formas de organização de poder e de atores sociais em proporções mundiais. A conformação definida pela nova divisão mundial do trabalho mantém uma relação de força desigual entre o grupo dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Brasil também vivencia esse processo de transformação e vem implantando políticas sociais com características do modelo neoliberal. Tais políticas têm causado dificuldades, injustiças e instabilidade social, constituindo desafios aos direitos sociais e desencadeando processos que envolvem os âmbitos público e o privado, em termos organizativos e de subjetividade. Este estudo trata de um recorte de periferia do capitalismo tardio, tendo o Brasil como exemplo, e mais especificamente a região Nordeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Marcelino, Marcelo Gonçalves. "As raízes do intervencionismo estatal e do projeto paranaense de desenvolvimento." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 1, no. 1 (October 1, 2015): 107. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v1i1.43266.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura recuperar o processo de construção da fase desenvolvimentista brasileira e o tardio projeto paranaense em termos de planejamento econômico e social na sua fase inicial de elaboração; lembrando que o social raramente esteve presente nas prioridades das políticas públicas específicas dessa conjuntura. A denominada revolução burguesa de 1930 capitaneada por Getúlio Vargas tornar-se o marco nas transformações na base da infraestrutura econômica brasileira guiada pelo motor da industrialização a partir das políticas de Estado. No caso paranaense o projeto desenvolvimentista regional começa a ser pensado apenas no final do governo de Bento Munhoz, quando surgem os estudos do PLADEP (Comissão de Coordenação do Plano do Desenvolvimento Econômico do Estado do Paraná) em meados dos anos de 1950. Como essas transformações ocorreram ao longo dessa trajetória e como esse projeto costurou-se em termos de articulação política e econômica no Paraná no seu início; que transita entre o arcaico e o moderno, passa a ser o desafio a ser conhecido a partir dessa abordagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Neves, Beatriz Sernache de Castro, and Maria Celina Peixoto Lima. "Freud e a prevenção: um percurso de controvérsias." Fractal: Revista de Psicologia 31, no. 3 (November 2, 2019): 313. http://dx.doi.org/10.22409/1984-0292/v31i3/5642.

Full text
Abstract:
O termo prevenção em saúde vem sendo utilizado desde a mudança no paradigma médico com certa frequência dentro e fora do campo da medicina. Entretanto, ao se debater esse conceito fora desse campo, torna-se necessário trazer algumas particularidades em questões atravessadas pelo tempo e espaço em que se dão. Este artigo problematiza a ideia de prevenção no pensamento de Freud. Assim, investigam-se, a partir de uma revisão dos seus escritos, os diversos empregos e concepções que ele faz dos termos prevenção e profilaxia. Com origem nos textos de 1896, passando por outros textos em 1910, 1913, 1926, 1934 até os artigos mais tardios de 1937, destacam-se suas principais elaborações sobre a temática, marcadas por uma flutuação de posicionamentos referentes às possibilidades e limites de uma prática psicanalítica de caráter preventivo. Para auxiliar na articulação utilizamos também escritos de outros psicanalistas sobre o tema, com o objetivo de reatualizar o debate da noção de prevenção em psicanálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ribeiro, Felipe. "Adorno e a mutação do conceito de ideologia." Páginas de Filosofia 8, no. 1-2 (March 26, 2020): 25. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v8n1-2p25-36.

Full text
Abstract:
O artigo busca explicitar o diagnóstico elaborado por Adorno no período pós-guerra, segundo o qual o conceito tradicional de ideologia teria perdido seu objeto no mundo totalmente administrado. Se nos termos marxistas tradicionais a ideologia funcionava a um só tempo como falsa consciência e promessa não cumprida, enquanto que o desencadeamento das forças produtivas, por sua vez, era tomado como a mola material para a realização dos conteúdos normativos contidos na ideologia burguesa, então o diagnóstico de Adorno segundo o qual no capitalismo tardio as relações de produção assumem certa primazia diante das forças produtivas vem para abortar a vigência dessa noção tradicional de ideologia. No mundo administrado, a ideologia não estaria mais nas objetivações espirituais que operam como um véu sobre as relações materiais, mas, nos termos de Adorno, seria o próprio “rosto assustador do mundo”, o que faz ideologia e realidade “correrem uma em direção à outra”. Tudo se passa como se a atual consciência do capitalismo contemporâneo não mais legitimasse seus processos por meio de sua escamoteação ideológica, mas enunciasse seu próprio fundamento econômico com força apologética, fazendo da realidade sua própria ideologia. Neste texto, buscaremos reconstruir essa ideia com mais detalhe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gravena, Angela Andréia França, Meliana Gisleine de Paula, Sonia Silva Marcon, Maria Dalva Barros de Carvalho, and Sandra Marisa Pelloso. "Idade materna e fatores associados a resultados perinatais." Acta Paulista de Enfermagem 26, no. 2 (2013): 130–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002013000200005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar e comparar os resultados perinatais de gestantes adolescentes e em idade tardia com mulheres entre 20 a 34 anos, a partir dos dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, com coleta de dados retrospectiva de 18009 nascidos vivos a partir de consultas aos dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos. Os registros dos nascidos vivos foram distribuídos em três grupos: grupo I (adolescentes) - 10 a 19 anos; grupo II - 20 a 34 anos e grupo III (idade tardia) - 35 anos ou mais. RESULTADOS: Os resultados mostraram riscos perinatais relacionados à prematuridade (OR 1,35) e Apgar quinto minuto menor que sete (OR 1,44) em mães adolescentes. O baixo peso ao nascer apresentou risco de 1,22 e 1,24 vezes entre as gestantes do grupo I e III. CONCLUSÃO: Os resultados apontaram elevados índices de nascimento pré-termo, baixo peso ao nascer e Apgar no quinto minuto menor que sete nas gestações ocorridas em adolescentes e em mulheres com idade igual ou superior aos 35 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nardi, Adriana Lüdke, Anize Delfino von Frankenberg, Oellen Stuani Franzosi, and Lilian Córdova do Espírito Santo. "Impacto dos aspectos institucionais no aleitamento materno em mulheres trabalhadoras: uma revisão sistemática." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 4 (April 2020): 1445–62. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020254.20382018.

Full text
Abstract:
Resumo A amamentação é considerada o método ideal de alimentação no início da vida, porém tem baixa prevalência mundial, sendo o trabalho materno um dos obstáculos para a continuidade dessa prática. O objetivo deste artigo é revisar sistematicamente estudos que avaliaram a associação entre aspectos institucionais e aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo em mulheres trabalhadoras. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed, LILACS e SciELO, até junho de 2016 (termos de indexação: breastfeeding, workplace e observational study). Dezoito estudos foram incluídos nesta revisão sistemática, sendo demonstrada associação positiva com a amamentação: o retorno tardio e o não retorno ao trabalho, o trabalho em tempo parcial, a sala de apoio à amamentação, a disponibilidade de tempo para a expressão do leite materno, a consulta com enfermeiro após o retorno ao trabalho e a participação em programa de apoio à amamentação. Associação negativa com a amamentação foi demonstrada em relação ao trabalho em tempo integral. Intervenções simples no local de trabalho e algumas mudanças na política da empresa direcionadas ao incentivo da amamentação podem influenciar positivamente a continuidade dessa prática após as mães retornarem ao trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Paula, Wander Andrade. "O TRÁGICO NO JOVEM NIETZSCHE: DA ESTÉTICA DA TRAGÉDIA À AUTOSSUPRESSÃO DO ESCLARECIMENTO FILOSÓFICO." Síntese: Revista de Filosofia 47, no. 148 (August 11, 2020): 331. http://dx.doi.org/10.20911/21769389v47n148p331/2020.

Full text
Abstract:
O principal objetivo do presente artigo é investigar o estatuto do ‘trá­gico’ no interior do pensamento de juventude de Friedrich Nietzsche. A partir de uma anál5ise minuciosa dos diversos aspectos que o termo comporta nesse período de sua produção, especialmente no tratamento que é dedicado ao tema de Sócrates e do socratismo em O nascimento da tragédia, desenvolvo a hipótese de que há uma importante diferença entre a estética do trágico na tragédia grega antiga e o caráter trágico da própria filosofia, tal como o autor os compreende. Desse modo, pretendo demonstrar que o conceito funcionou, muito antes de sua tardia noção de ‘filosofia trágica’, como um dispositivo teórico fundamental não apenas na sua crítica à tradição filosófica ocidental, como também, e sobretudo, na elaboração de sua própria concepção de filosofia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Javorski, Marly, Laise Conceição Caetano, Maria Gorete Lucena de Vasconcelos, Adriana Moraes Leite, and Carmen Gracinda Silvan Scochi. "As representações sociais do aleitamento materno para mães de prematuros em unidade de cuidado canguru." Revista Latino-Americana de Enfermagem 12, no. 6 (December 2004): 890–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692004000600007.

Full text
Abstract:
Os objetivos do estudo foram identificar as representações sociais sobre aleitamento materno de pré-termo, em unidade de Cuidado Canguru, sob a óptica das mães que estão amamentando, e descrever os conflitos e contradições que eles vivenciam nesse contexto institucional. A pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa em que foi empregado o primeiro estágio da análise de enunciação à luz da Teoria das Representações Sociais. As representações encontradas são: os bebês saudáveis são alimentados no peito, o leite materno confere a proteção e a preservação da vida de uma criança prematura, o aleitamento materno é o complemento da maternidade e amamentar um bebê prematuro é uma experiência difícil e desgastante. Os conflitos são decorrentes da assimilação de conteúdos e discurso técnico, sucção tardia e representações sobre leite materno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Zomignani, Andrea Peterson, Helder José L. Zambelli, and Maria Ângela R. G. M. Antonio. "Desenvolvimento cerebral em recém-nascidos prematuros." Revista Paulista de Pediatria 27, no. 2 (June 2009): 198–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822009000200013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO:Rever a literatura atual que aborda o crescimento e o desenvolvimento cerebral de crianças prematuras e as alterações cognitivas e motoras que podem decorrer da prematuridade. FONTES DE DADOS: Foram utilizadas as bases de dados Medline e Lilacs, selecionados artigos publicados entre os anos de 2000 e 2007 e livros-texto com conteúdo relevante. SÍNTESE DOS DADOS: A evolução do recém-nascido pré-termo diferencia-se da evolução apresentada pela população a termo. Estudos têm demonstrado que ex-prematuros apresentam alterações anatômicas cerebrais que se associam a prejuízos cognitivos. Várias regiões do sistema nervoso central (substância cinzenta, substância branca, corpo caloso, núcleo caudado, hipocampo e cerebelo) têm seus volumes avaliados por neuroimagem e, apesar de resultados controversos, parecem ter desenvolvimento alterado nessa população. Diante disso, espera-se haver repercussão funcional e/ou cognitiva em crianças, adolescentes e adultos nascidos prematuramente. Ex-prematuros avaliados na infância tardia e na adolescência demonstram alterações de quociente de inteligência, memória, capacidade para cálculos e função cognitiva global. Déficits motores, na capacidade de planejamento e de associação, na coordenação motora e na atenção também foram relatados na literatura. CONCLUSÕES: A prematuridade pode levar a alterações anatômicas e estruturais do cérebro devido à interrupção das etapas de desenvolvimento pré-natal. Tais alterações podem causar déficits funcionais, tornando os ex-prematuros sujeitos a problemas cognitivos e motores, assim como suas repercussões nas atividades de vida diária, mesmo na adolescência e idade adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos, Kalline Laira Lima dos, and Rosa Fatima de Souza Chaloba. "A expansão do ensino secundário em pernambuco:." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 29, no. 59 (October 29, 2020): 195–211. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p195-211.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a história do ensino secundário no estado de Pernambuco, no período de 1948 a 1963, considerando a atuação dos atores políticos e sociais envolvidos na expansão dos ginásios públicos. Com base em diversificadas fontes documentais como relatórios de governo, legislação educacional, anais da Assembleia Legislativa, dados estatísticos, projetos de lei e artigos veiculados na imprensa, o texto trata em primeiro lugar das iniciativas levadas a termo nos anos 40 do século XX para a ampliação do secundário público no estado. Na sequência, analisa o processo de interiorização dos ginásios públicos destacando a ação dos municípios, dos deputados e governadores. A lenta e tardia expansão do secundário público no estado de Pernambuco põe em evidencia aspectos da produção das desigualdades regionais no campo da educação e os limites da política estatal para a educação média.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Campos, Aparecida do Carmo Miranda, Maria Virginia Righetti Fernandes Camilo, Márcia Cristina Gimenez Corrêa, Camila Ávila de Lima, Eliane Ribeiro, and Francisco Hideo Aoki. "Desigualdade de acesso entre diferentes etnias de pacientes com HIV/AIDS." Serviço Social e Saúde 10, no. 1 (February 20, 2015): 91. http://dx.doi.org/10.20396/sss.v10i1.1379.

Full text
Abstract:
Dentre os vários objetivos estabelecidos no presente estudo, este em questão se refere a análise de acessibilidade da população negra em comparação com a população branca quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS e DST. Abrangem soropositivos masculinos e femininos, de etnia negra e branca, maiores de 18 anos, acompanhados no serviço de HIV/AIDS na UNICAMP. Utiliza entrevista semiestruturada. Resultados indicam desigualdade social entre negros e brancos: menor acesso a escolaridade, a renda e acessibilidade aos serviços de saúde dificultada pelo diagnóstico tardio, realizado em grande parte via internação. Abstract: In this present study proposal, considered many aspects in the research, is to analysis of the afro American population accessibility, compared to the white population in terms of prevention, diagnosis and treatment of HIV/AIDS and STD’s. The research did include seropositive male and female, comparing patients of afro american and white ethnics, of 18 years age up, accompanied and the HIV/AIDS Service of this institution. In the research semi-structured interviews was utilised on afro american and white population with HIV/AIDS. The results showed social inequality between afro american and white population, including poor access to schoolhouse, low gross receipts and accessibility to health services, and in fact diagnosis are too late realized, and largely during the hospitalization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Fraser, Nancy, and José Ivan Rodrigues de Sousa Filho. "Crise de legitimação? Sobre as contradições políticas do capitalismo financeirizado." Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade 23, no. 2 (December 23, 2018): 153–88. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v23i2p153-188.

Full text
Abstract:
Democracia de fachada. Pós-democracia. Democracia moribunda. Desdemocratização. Ao multiplicarem tais termos, muitos observadores introduzem a hipótese de que estamos passando por uma “crise da democracia”. Mas o que exatamente está em crise aqui? Defendo que as atuais aperturas da democracia são melhor compreendidas como expressões, sob condições contemporâneas historicamente específicas, de uma tendência geral à crise política que é intrínseca às sociedades capitalistas. Desenvolvo essa tese em três passos. Primeiro, proponho uma explicação geral da “contradição política do capitalismo” enquanto tal, sem referência a qualquer forma histórica particular. Em seguida, reconstruo Problemas de Legitimação no Capitalismo Tardio, livro de Jürgen Habermas publicado em 1973, como uma explicação da forma que essa contradição política assumiu numa fase específica da sociedade capitalista, a saber, o capitalismo estatalmente administrado do período subsequente à Segunda Guerra Mundial. Por último, esboço uma explicação dos problemas atuais da democracia como expressões da contradição política do capitalismo em sua presente fase, a financeirizada. [Texto original: Fraser, N. (2015). Legitimation crisis? On the political contradictions of financialized capitalism. Critical Historical Studies, 2(2), pp.157-189. DOI: https://doi.org/10.1086/683054. Tradução de José Ivan Rodrigues de Sousa Filho (Universidade Federal de Santa Catarina, CAPES), com a expressa autorização da autora (titular dos direitos autorais) e com o benefício da cuidadosa revisão de um par anônimo de pareceristas. (N. T.)]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Macêdo Santos, José Wittor, and Manuel Antonio Gordón-Núñez. "Tumores metastáticos para os maxilares: uma revisão integrativa." Journal of Health & Biological Sciences 6, no. 1 (December 13, 2017): 83. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1448.p83-91.2018.

Full text
Abstract:
Introdução: Tumores metastáticos na região oral e perioral são extremamente raros. Objetivo: realizar uma revisão integrativa dos casos de metástases nos maxilares e sua relação com os tumores primários, os tipos histológicos e as principais localizações topográficas de ambos. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE, Google acadêmico e LILACS utilizando os seguintes critérios: artigos publicados na íntegra, no período de 2000 a 2016, em inglês, português e espanhol, case report e classical articles sobre o tema, utilizando os seguintes descritores: maxilares, mandíbula, maxila, metástases, incidência e seus mesh terms. Resultados: Foram incluídos um total de 35 artigos que cumpriam com todos os critérios. Foram ao todo 452 pacientes com metástases, dos quais 53.1% eram homens. A idade dos pacientes variou dos 4 meses a 90 anos. A mandíbula foi acometida em 55.7% dos casos, e a principal localização primária foi a mama, seguida pelo pulmão com 90 e 87 casos, respectivamente. Em 39% da amostra, os tumores primários eram desconhecidos. O adenocarcinoma foi o principal padrão histopatológico sendo encontrado em 30.3% da amostra. Conclusão: Os tumores metastáticos dos maxilares estão relacionados com um diagnóstico desafiador e tardio com prognóstico sombrio de curta sobrevida. Acometem mais comumente a região posterior mandibular entre a quinta e oitava décadas de vida, em ambos os sexos. O cirurgião dentista tem grande papel no diagnóstico precoce destas lesões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Oliveira, Daniela Nogueira de, Jonathan Mendes de Castro, Talles Vinícius de Castro Oliveira, Enaile de Souza Proti, Ranyelli Estefany da Costa Martins, Marcela Alves Azevedo, Diego Azevedo Araújo, Jacqueline Souza Dutra Arruda, Carlos Henrique Wernersbach Guerra, and Wendel Jose Teixeira Costa. "Desfechos obstétricos em gestações tardias no estado de Minas Gerais." Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 3 (March 5, 2020): e2555. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e2555.2020.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa teve por objetivo descrever os desfechos obstétricos das gestações tardias no Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2017. Trata-se de estudo transversal descritivo, com utilização dados secundários provenientes do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A população do estudo foi composta por um total de 1.108.615 nascidos vivos residentes no Estado de Minas Gerais, no período analisado. Desses, 916.251 (82,6%) nasceram de mulheres com idade igual ou superior a 35 anos e 192.364 (17,4%) de mulheres com idade até 34 anos. A análise dos desfechos obstétricos na gestação tardia demonstrou maior ocorrência de gestação pré-termo RR = 1,25 (IC95% 1,23-1,26), com número consultas pré-natal de 7 ou mais consultas RR = 1,04 (IC95% 1,04-1,04), parto cesáreo RR = 1,20 (IC95% 1,19-1,20), índice de Apgar até 7 no 1º minuto RR = 1,08 (IC95% 1,07-1,10), e no 5º minuto RR = 1,20 (IC95% 1,16-1,24), baixo peso ao nascer RR = 1,28 (IC95% 1,26-1,29) seguido por alto peso RR = 1,14 (IC95% 1,11-1,17) e anomalias congênitas RR = 1,40 (IC95% 1,33-1,48), ambas com associação estatística significativa. Essa pesquisa teve por objetivo descrever os desfechos obstétricos das gestações tardias no Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2017. Trata-se de estudo transversal descritivo, com utilização dados secundários provenientes do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A população do estudo foi composta por um total de 1.108.615 nascidos vivos residentes no Estado de Minas Gerais, no período analisado. Desses, 916.251 (82,6%) nasceram de mulheres com idade igual ou superior a 35 anos e 192.364 (17,4%) de mulheres com idade até 34 anos. A análise dos desfechos obstétricos na gestação tardia demonstrou maior ocorrência de gestação pré-termo RR = 1,25 (IC95% 1,23-1,26), com número consultas pré-natal de 7 ou mais consultas RR = 1,04 (IC95% 1,04-1,04), parto cesáreo RR = 1,20 (IC95% 1,19-1,20), índice de Apgar até 7 no 1º minuto RR = 1,08 (IC95% 1,07-1,10), e no 5º minuto RR = 1,20 (IC95% 1,16-1,24), baixo peso ao nascer RR = 1,28 (IC95% 1,26-1,29) seguido por alto peso RR = 1,14 (IC95% 1,11-1,17) e anomalias congênitas RR = 1,40 (IC95% 1,33-1,48), ambas com associação estatística significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Cotta, Fernanda Mitre, Ana Paula da Silva Amaral, and Priscila Gonçalves Resende Chaves. "Parto humanizado e interdisciplinaridade: um olhar sobre a saúde da mulher e da criança a partir da experiência de trabalho do Hospital Sofia Feldman." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (January 5, 2017): 74. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.400.

Full text
Abstract:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país campeão de cirurgias cesarianas no mundo – 82% na rede particular e 37% na pública; mais que o dobro do recomendado que é de 15%. Além dos riscos da cirurgia, estas acabam impedindo medidas que fazem bem para o binômio mãe-bebê, como amamentação na primeira hora e clampeamento tardio do cordão umbilical. Nesta linha, o Hospital Sofia Feldman (HSF), tem como objetivo, prestar atendimento pelo SUS, com qualidade, de forma interdisciplinar e humanizado. Apresentar os dados de atendimento do HSF, cuja missão é desenvolver ações de atenção integral à saúde da mulher e da criança, com qualidade e resolutividade, de forma universal, visando impactar nos indicadores de saúde deste grupo. Estudo de caso, com apresentação dos indicadores, segundo a série histórica dos anos de 2013, 2014 e 2015, respectivamente, elaborados de acordo com o item 5 do Termo de Compromisso das Maternidades do SUS-BH estabelecido pela Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. O HSF assiste a uma população superior a 400 mil pessoas. O total de partos realizados nos anos de 2013, 2014 e 2015 foram de 11.020, 11.271 e 11.471 respectivamente; destes 24,7%, 24,9% e 24,0% foram cesáreas, destaca-se que apesar de ser superior ao recomendado pela OMS, o HSF atende a uma grande porcentagem de gestantes de alto risco e só indica partos cesário quando a gestante é iterativa ou quando há indicação materna ou fetal; quanto aos partos normais, 18,6%, 21,9% e 22% foram assistidos por médicos enquanto 81,4%, 78,1% e 78% por enfermeiros; referente a Episiotomia destaca-se que apenas foi realizado 5,8%, 3,6% e 3,1%; relativo a interação mãe/filho na sala de parto, ocorreu em 86,1%, 86,7% e 86.6% dos partos, a taxa de ocupação instalada na maternidade foi 98,1%, 100,5% e 96,7%, e a mortalidade materna foi de 3, 5 e 2, respectivamente. Na maternidade, a equipe multi e interdisciplinar oferece atenção humanizada, buscando favorecer os laços mãe, filho e família através de ações como: ênfase na imagem do parto normal como uma forma prazerosa, segura e saudável de dar à luz; o empoderamento e valorização da mulher pela conscientização de seus direitos; o envolvimento do homem-pai no processo de nascimento; a presença de um acompanhante da escolha da mulher durante o trabalho de parto; a valorização da atenção da(o) enfermeira(o) obstetra; a segurança e o apoio das Doulas; o incentivo a promoção do aleitamento materno; a valorização de uma rede de proteção social ao recém-nascido e a mãe e a internação conjunta para mães e filhos em alojamento conjunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lansky, Sônia, Amélia Augusta de Lima Friche, Antônio Augusto Moura da Silva, Deise Campos, Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt, Márcia Lazaro de Carvalho, Paulo Germano de Frias, Rejane Silva Cavalcante, and Antonio José Ledo Alves da Cunha. "Pesquisa Nascer no Brasil: perfil da mortalidade neonatal e avaliação da assistência à gestante e ao recém-nascido." Cadernos de Saúde Pública 30, suppl 1 (August 2014): S192—S207. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00133213.

Full text
Abstract:
Estudo de coorte sobre a mortalidade neonatal na pesquisa Nascer no Brasil, com entrevista e avaliação de prontuários de 23.940 puérperas entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012. Utilizou-se modelagem hierarquizada para análise dos potenciais fatores de risco para o óbito neonatal. A taxa de mortalidade foi 11,1 por mil; maior nas regiões Norte e Nordeste e nas classes sociais mais baixas. O baixo peso ao nascer, o risco gestacional e condições do recém-nascido foram os principais fatores associados ao óbito neonatal. A inadequação do pré-natal e da atenção ao parto indicaram qualidade não satisfatória da assistência. A peregrinação de gestantes para o parto e o nascimento de crianças com peso < 1.500g em hospital sem UTI neonatal demonstraram lacunas na organização da rede de saúde. Óbitos de recém-nascidos a termo por asfixia intraparto e por prematuridade tardia expressam a evitabilidade dos óbitos. A qualificação da atenção, em especial da assistência hospitalar ao parto se configura como foco prioritário para maiores avanços nas políticas públicas de redução das taxas e das desigualdades na mortalidade infantil no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Tavares, Mariana Gauterio, Jeruza Pires Pozzada, Augusto Duarte Faria, and Rui Alexandre Alves. "Efeitos da prematuridade sobre a aprendizagem." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 32, no. 2 (December 21, 2020): 8–16. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.9439.

Full text
Abstract:
Considerando as relações encontradas na literatura sobre dificuldades de aprendizagem e nascimento prematuro, este estudo teve como objetivo avaliar as correlações entre indivíduos que nasceram muito prematuros e prematuros moderados/tardios com dificuldades de aprendizagem. Foi considerado o desempenho na realização de provas nas áreas de linguagem, aritmética, construção visuoespacial e leitura, além de variáveis como o peso, Apgar e tempo de internação em UTI Neonatal. Foram constituídos dois grupos de crianças entre 6 anos e 10 anos e 11 meses. Um grupo tinha histórico de nascimento entre 28 e 36 semanas de idade gestacional, e o outro de nascimento a termo (a partir de 37 semanas). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação ao desempenho nas tarefas. As correlações apontaram que o baixo peso ao nascer e o tempo de internação em centro de terapia intensiva não aparentam ser fator de risco para dificuldades de aprendizagem em crianças muito prematuras a prematuras moderadas/tardias. Estes resultados são vistos de forma positiva, pois permitem confiança nas habilidades das destas crianças e podem ajudar a reduzir o estigma da prematuridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography