Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Trilhas Potiguares da URFN“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Trilhas Potiguares da URFN" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Trilhas Potiguares da URFN"

1

Sousa, Andréia Da Silva Quintanilha. „Memória Do Programa “Trilhas Potiguares” (1996-1999): 23 Anos Depois“. Revista UFG 18, Nr. 24 (28.12.2018). http://dx.doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58603.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo revisita a atividade de extensão denominada “Trilhas Potiguares” desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa atividade foi objeto da pesquisa intitulada “Memória do Programa Trilhas Potiguares de 1996-1999”. A pesquisa de natureza qualitativa visava, dentre outros objetivos, preservar a memória dessa atividade de extensão e foi realizada em nível de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN entre os anos 1998 a 2000. Hoje, o Programa Trilhas Potiguares está na sua vigésima terceira edição e é considerado o “maior Programa de Extensão” da UFRN conforme Fraga e Villa (2017). O Relatório das Trilhas Potiguares do ano de 2018 divulga que o Programa envolve 243 alunos, 43 cursos, 11 Centros, desenvolve 743 ações e 29.886 pessoas foram atendidas pelo programa (UFRN, 2019b). Passadas mais de duas décadas da realização da pesquisa, é possível afirmar que as atividades de extensão do Trilhas preservam os aspectos positivos identificados naquele estudo realizado há vinte anos: a sua capacidade de articular ensino e extensão. Porém, acompanha a tendência mundial que convoca as universidades a assumirem o protagonismo no processo de desenvolvimento da sociedade, nos campos científicos, social, econômico, ambiental e cultural nos marcos da racionalidade neoliberal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Braga Albino, Ivone, und Flavia Cristine Medeiros Theodoro. „O PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES E SUA EXECUÇÃO EXTENSIONISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SERRA NEGRA DO NORTE/RN“. Revista Extensão & Sociedade 15, Nr. 1 (26.07.2023). http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1id30470.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este relato tem como objetivo abordar dimensões teóricas e práticas do Projeto “Trilhas Potiguares- Edição 2022- Serra Negra do Norte", inserido no âmbito do Programa Trilhas Potiguares, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele dialoga com os objetivos do desenvolvimento sustentável e com as contribuições da literatura acadêmica. As vivências adquiridas nas diversas ações coletivas foram resultantes das trocas de saberes de um público-alvo diverso e visava ao crescimento socioeconômico e cultural da população e dos participantes da equipe do referido programa. As abordagens temáticas voltadas para educação, tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, realçadas nos planos de trabalhos desenvolvidos, sinalizaram saúde, esperança e cidadania. Ademais, atestaram que é relevante a interação e a construção autocrítica entre a Universidade e os participantes envolvidos, atendendo às necessidades individuais e coletivas e estabelecendo uma sintonia entre o respeito, o saber acadêmico, a cultura e a tradição local. Palavras-chave: Extensão. Trilhas Potiguares. Sustentabilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Mendes de Araújo, Isabelle Maria. „TRILHAS POTIGUARES: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA DE SABERES“. Revista Extensão & Sociedade 15, Nr. 1 (26.07.2023). http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1id30441.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A convergência para ações comuns pactuadas em diferentes realidades locais nas quais o Programa Trilhas Potiguares vêm atuando ao longo dos anos, parece ser um desafio e um estímulo para os fazeres da Extensão Universitária, a perspectiva da ecologia de saberes nos convida a mediar a comunicação entre diferentes saberes, transformando-os em ações significativas na/com as comunidades. Nesse sentido, o presente relato de experiência objetiva traçar um diálogo com base ético-teórica na educação popular e na ecologia de saberes, além de sistematizar vivências construídas no Trilhas-2022 no município de Poço Branco/RN. Mediante protagonismo discente, diversas oficinas e atividades foram desenvolvidas, pautadas na partilha de saberes, aprendizagens coletivas e experiências pulsantes in loco, palco da ecologia de saberes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

ALEXANDRE COSTA, LETÍCIA GRACYELLE, LARISSA FERREIRA RIBEIRO DE OLIVEIRA, THIAGO ROCHA BEZERRA, JEFERSON LUIS PIRES ROCHA und Viviane De Oliveira Campos. „USO DO JARDIM SENSORIAL PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL“. Revista Extensão & Sociedade 14, Nr. 2 (31.12.2022). http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2id30431.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Trilhas Potiguares é um programa de extensão da UFRN que visa estreitar o vínculo entre a Universidade e a comunidade externa. Na Edição de 2022 no município de Passagem foi realizada a ação intitulada de Jardim Sensorial. O objetivo da ação era a construção de um jardim para a sua utilização como espaço não-formal de ensino, buscando principalmente o seu uso para o ensino de Educação Ambiental. A implementação ocorreu com êxito assim como a sua aplicação. Os alunos da turma participante envolveram-se ativamente durante todo o processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da, und Iasmim Tereza Silva de Oliveira PINHEIRO. „O papel social da leitura: reflexões a partir da oficina “Leitura no Colo” no município Lagoa Salgada/RN (Trilhas Potiguares 2022)“. Revista ELO – Diálogos em Extensão 12 (12.05.2023). http://dx.doi.org/10.21284/elo.v12i.15381.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dentre os municípios participantes do Programa de Extensão Universitária Trilhas Potiguares, no ano de 2022, encontra-se o de Lagoa Salgada, que recebeu a equipe do programa entre os dias 31 de julho e 7 de agosto de 2022. Nesse sentido, este relato de experiência analisa as reflexões construídas a partir da oficina “Leitura no colo”, construída de acordo com as demandas voltadas para a área da Educação, a qual teve como objetivo fomentar a prática de leitura dentro das escolas com os responsáveis dos alunos. Essa experiência promoveu a reflexão sobre o papel social da leitura e de que forma ela contribui com a formação inicial das crianças, ao mesmo tempo em que possibilitou às trilheiras e aos trilheiros compreenderem a extensão universitária de forma não-assistencialista, interprofissional e interdisciplinar, de significativa importância para uma formação cidadã.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Bezerra, José Anderson Melquiades, Vinícius Djean Santos da Silva Torres, Aline Kellen Rosário de Lima Lima und Valquiria Aparecida Passos Kneipp. „PRÁTICAS SOCIAIS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE : UM ESTUDO DO PROJETO TRILHAS POTIGUARES EM CAMPO GRANDE“. Revista Extensão & Sociedade 15, Nr. 1 (26.07.2023). http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1id32130.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Programa de extensão Trilhas Potiguares realizado em 2022 na cidade de Campo Grande, desenvolveu um conjunto de ações no município que contribuíram para a troca de saberes entre a universidade e a comunidade. Buscou-se responder ao questionamento de como essas ações de extensão podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades do interior do RN. A metodologia contou com ações desenvolvidas na cidade e passaram pelas etapas de pré-planejamento até o desenvolvimento das ações no município, e foram organizadas a partir de necessidades identificadas previamente. O referencial utilizado para reflexão baseia-se em Abranches (2014), Almeida Júnior (2015) entre outros. A extensão universitária compõe do tripé ensino-pesquisa-extensão e permite o desenvolvimento de competências e habilidades para transformar os contextos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Bücher zum Thema "Trilhas Potiguares da URFN"

1

Josélio Maria Galvão de Araújo. Trilhas e trilheiros: Narrativas sobre o programa Trilhas Potiguares da URFN. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Maria Tereza Barreto de Oliveira. Projeto Dom Quixote da Taboa. Natal, RN: EDUFRN, 2015.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "Trilhas Potiguares da URFN"

1

Carlos Henrique do, Nascimento, Filho Djalma Fernandes de Souza und Fernandes Paula Rejane. „TRILHAS POTIGUARES, EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO NOS INTERIORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE“. In III Congresso Internacional das Ciências Agrárias- COINTER PDVAgro. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iiicointerpdvagro.2018.00782.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie