Zeitschriftenartikel zum Thema „Sistemas operacionais (eventos)“

Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Sistemas operacionais (eventos).

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Sistemas operacionais (eventos)" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Waldman, Eliseu Alves, Karin Regina Luhm, Sandra Aparecida Moreira Gomes Monteiro und Fabiana Ramos Martin de Freitas. „Vigilância de eventos adversos pós-vacinação e segurança de programas de imunização“. Revista de Saúde Pública 45, Nr. 1 (Februar 2011): 173–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102011000100020.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo da revisão foi analisar aspectos conceituais e operacionais de sistemas de vigilância de eventos adversos pós-vacina. Foram incluídos artigos disponíveis em formato eletrônico, publicados entre 1985 e 2009, selecionados nas bases Medline/PubMed, com as palavras-chave: "adverse events following vaccine", "adverse events following vaccine surveillance", "post-marketing surveillance" e "safety vaccine" e "Phase IV clinical trials", e excluídos aqueles com foco em tipos específicos desses eventos. Foram apontados os principais aspectos que justificam a importância dos eventos adversos pós-vacina em saúde pública, os instrumentos que garantem a segurança das vacinas e as finalidades, atributos, tipos, interpretações de dados, limitações e novos desafios da vigilância de eventos adversos pós-vacina, bem como estratégias para aumentar sua sensibilidade. A revisão é concluída com desafios para os próximos anos, visando à segurança e confiabilidade dos programas de vacinação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Assunpção, Lucas Eggers, und William Jacobs. „Estudo comparativo entre layouts sob a ótica da teoria das restrições com apoio de simulação de eventos discretos em empresa de alimentos“. Revista Produção Online 19, Nr. 1 (15.03.2019): 152–78. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i1.3147.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O layout tem interferência direta nos sistemas produtivos das empresas. Contudo não é tarefa fácil prever todas as variáveis em seu rearranjo, e se ao final atenderá às metas globais da empresa. Buscando contribuir com esta questão o presente estudo propôs uma nova abordagem para análise de layout, empregando a simulação de eventos discretos e os indicadores operacionais da Teoria das Restrições (TOC), para avaliar qual o arranjo físico mais adequado – celular ou funcional - a ser utilizado em um setor de misturas de uma empresa de alimentos. Esta análise foi realizada sob a perspectiva dos seguintes indicadores operacionais da TOC: ganho, investimentos e despesas operacionais. Inicialmente foram identificados os produtos mais vendidos em um período de 12 meses, por meio da curva ABC. Em seguida foram realizados os projetos de layout: funcional, através do método de planejamento computadorizado de relação de layout (CORELAP); celular, através da análise de fluxo de produção (FPA). Depois de realizada a modelagem dos layouts com os dados coletados, as simulações foram rodadas e posteriormente analisadas com base nos indicadores operacionais da TOC, apontando ao final o layout mais adequado. Os resultados mostraram que o layout funcional apresentou o melhor desempenho sob a perspectiva dos indicadores operacionais da TOC, proporcionando o aumento no ganho (+12,34%), redução nos investimentos (-11,47%) e redução nas despesas operacionais (-18,71%). Este estudo demonstrou que o layout funcional, no contexto estudado, ofereceu maior flexibilidade produtiva, impactando de forma positiva nos indicadores operacionais da TOC e que tais indicadores podem ser ferramentas efetivas na comparação de layouts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Blois, Henrique Dias, und Eduardo Belisario Monteiro de Castro Finamore. „Planejamento Setorial e Regional: um modelo de integração entre ferramentas de previsão aplicado ao transporte rodoviário de cargas“. Desenvolvimento em Questão 16, Nr. 45 (10.10.2018): 170–90. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.170-190.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa visa analisar o setor de transporte por meio de um modelo que integra Cenários Prospectivos a Dinâmicas de Sistemas visando prever alternativas futuras para o transporte rodoviário de cargas na Região do COREDE Produção do Rio Grande do Sul/Brasil. Na primeira ferramenta de pesquisa foi adotado o método descrito por Grumbach (2012), no qual peritos contribuem para a construção dos cenários. Após a geração dos cenários, foi realizada a integração com a modelagem hard da Dinâmica de Sistemas que busca disponibilizar alternativas que possibilitem análise, descrição e simulação de tendências para os próximos cinco anos. Os resultados mostram um conjunto de cenários e ações ao apontar oportunidades e ameaças do ambiente externo, pontos fortes e fracos do ambiente interno, fundamentando decisões estratégicas e operacionais no presente. Também realiza previsões para o setor através de simulação, bem como discute a possibilidade da implementação de uma agência de desenvolvimento regional, como um agente facilitador do modelo proposto. O modelo de integração proposto nesse estudo mostrou-se útil porque reduziu o número de incertezas futuras, construídas pela redução de eventos com maior probabilidade de ocorrência. Essa característica é importante pois focaliza o investidor naqueles eventos que podem de fato interferir na evolução do sistema analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Belo Torres, Jose. „Um modelo de controle para o processo de montagem de bens de produção utilizando a modelagem de processos“. Sistemas & Gestão 13, Nr. 2 (03.06.2018): 149–61. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n2.1233.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As organizações cada vez mais necessitam de novas formas de agir, que permitam a elas se tornarem diferentes e, portanto, conseguirem uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Os modelos de processos são muito utilizados em sistemas automatizados em que dados de determinados equipamentos, como vazão e temperatura, por exemplo, são recuperados e tratados de forma automática. Assim, um modelo que possibilite o desenvolvimento de um ambiente de modelagem de processos para simular e controlar o processo operacional de uma organização é proposto. O modelo foi dividido em três camadas. Na primeira camada, encontram-se os modelos de processos e na terceira camada, os processos operacionais de uma organização. Já a segunda camada é responsável pela integração das camadas primeira e terceira por meio das tecnologias de comunicação e da informação. Para validação do modelo, foram desenvolvidos: um ambiente computacional para modelagem de processos para camada um; um modelo de processo de montagem com componentes de automação como Controlador Lógico Programável – CLP e sensores para terceira camada; e um programa de recuperação de dados de ocorrência de eventos, como entrada e saída de um item de produção em um recurso, utilizando o software SCADA Elipse desenvolvedor para segunda camada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Waldman, Eliseu Alves, und Maria Helena de Mello Jorge. „Vigilância para acidentes e violência: instrumento para estratégias de prevenção e controle“. Ciência & Saúde Coletiva 4, Nr. 1 (1999): 71–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81231999000100006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A rápida e expressiva elevação da morbi-mortalidade por acidentes e violência constituiu um dos pontos mais relevantes da transição epidemiológica no Brasil, a partir dos anos 80. A complexidade do problema implica a aplicação de medidas no âmbito de políticas sociais, elaboração de legislação específica e desenvolvimento de instrumentos de intervenção voltados à prevenção, ao tratamento e à reabilitação dos atingidos, o que pressupõe a identificação de grupos e fatores de risco. O objetivo deste texto é discutir aspectos conceituais e operacionais da utilização da vigilância em eventos adversos à saúde relacionados a acidentes e à violência. Apresentados os conceitos, características comuns e aspectos relativos à operacionalização dos sistemas de vigilância, independente do evento adverso à saúde a que se destinam, foram discutidas algumas questões específicas relativas à elaboração de definições de caso, à identificação de fontes de informação e à coleta dos dados de interesse, buscando identificar diferenças da utilização da vigilância para acidentes e violência se comparadas com a aplicação deste instrumento para doenças infecciosas, salientando entre elas que, para a identificação de fatores de risco, geralmente, se faz necessário complementar os resultados obtidos pela vigilância com pesquisas epidemiológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Tomaz, Anelise, Vilmar Rodrigues Moreira und Ricardo Kureski. „ÍNDICE DE VARIAÇÃO DO PREÇO ASSISTENCIAL DE UMA COOPERATIVA DE SAÚDE – IVPA“. RAHIS- Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde 18, Nr. 3 (24.10.2021): 39–57. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v18i3.6766.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os sistemas de saúde têm sido marcados por eventos que ameaçam a sustentabilidade do setor a longo prazo. O interesse sobre a evolução dos custos assistenciais se tornou um fenômeno global, devido ao setor não apresentar um indicador que reflita a real inflação da saúde e que possa auxiliar na análise e gerenciamento das variações de preços das despesas assistenciais. Este trabalho apresenta um índice para mensurar a variação do preço da despesa assistencial de uma cooperativa de saúde. O índice foi estimado por meio de números-índices. No desenvolvimento utilizou-se a metodologia aplicada aos Índices de Preços ao Produtor Amplo de Disponibilidade Interna (IPA-DI), da Fundação Getulio Vargas. Dentre os resultados encontrados destacam-se a valorização do ato médico, o impacto da legislação, a incorporação de novas tecnologias e a inflação dos serviços e insumos da saúde. O modelo evidencia importantes desafios técnicos e operacionais: o modelo organizacional, a qualificação na estrutura e no processo, melhorias de qualidade dos dados, automatização da metodologia, a criação de relatórios e painéis gerenciais e a disseminação do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Neubarth, Rolf Henrique, Alessandro Marco Rosini, Renata Carolina Grotta und Eduardo Ribeiro Guedes. „Gestão de risco operacional: um estudo de caso da capacidade de resposta a incidentes operacionais em empresas financeiras“. Revista Científica Hermes - FIPEN 27 (17.10.2020): 342. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v27i0.557.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A gestão de risco tem papel importante como parte da governança corporativa das empresas da indústria financeira. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a capacidade que as empresas da indústria financeira possuem em responder a um evento de crise total de interrupção em seus sites principais de operação. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo com análise de múltiplos casos, em quatro instituições financeiras nacionais e estrangeiras, que operam no sistema financeiro brasileiro. Os resultados obtidos demonstram que as instituições financeiras de grande porte, que em geral são os bancos múltiplos de varejo, investem fortemente em governança corporativa e segurança da informação, como também em implementar políticas de gestão de risco operacional, infraestrutura redundante e testes que validem se este investimento trará, de fato, uma resposta a qualquer evento de crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Rodríguez Monsiváis, Raúl Enrique. „Acercamiento a los entimemas desde una perspectiva operacional“. Revista Iberoamericana de Argumentación, Nr. 16 (13.06.2018): 69–87. http://dx.doi.org/10.15366/ria2018.16.003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabajo tiene como objetivo presentar una comprensión alternativa de los entimemas basada en la lingüística operacional. Desde esta perspectiva los argumentos entimemáticos se conciben como inscritos en un sistema de operaciones lingüísticas correlativas de reducción y expansión. Por otro lado, muestro que la producción de argumentos entimemáticos puede ser explicada si se atiende a su ubicación ya sea en la configuración de un texto o de la intervención en un evento comunicativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Guerrero Useda, María Eugenia. „Riesgos operacionales en proyectos de minería subterránea“. Teknos revista científica 16, Nr. 1 (30.07.2016): 19. http://dx.doi.org/10.25044/25392190.803.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El proyecto del que se derivó este escrito buscó construir una matriz de riesgos operacionales en empresas con proyectos mineros localizados en la región andina colombiana. Siguiendo un enfoque metodológico mixto que combinó investigación documental, observaciones in situ y análisis semicuantitativo, fueron establecidos algunos de los eventos operacionales altamente probables y de consecuencias nefastas sobre la contabilidad de las empresas, la salud ambiental y el patrimonio nacional. A los riesgos operacionales, definidos desde Basilea II como los que generan pérdidas por eventos externos y por fallos en los procesos, personal y sistemas internos, se atribuye la mayor incertidumbre sobre los objetivos fijados por las empresas mineras. Con todo, el análisis de riesgo en las grandes empresas de este sector, lejos de estimar los eventos con pérdida de vidas humanas y de biodiversidad, se enfoca al tratamiento de factores que impiden operar bajo el esquema 24/7/365; así, se relega a un segundo plano factores asociados a la salud y seguridad de las personas y de los ecosistemas involucrados en sus proyectos. Además de los peligros a los que se exponen los mineros por trabajar en atmósferas explosivas, espacios confinados, con techos y pisos frágiles, ambientes oscuros, altas temperaturas y aire impuro, los contaminantes físicos y químicos generados durante las exploración y la extracción deterioran la salud de los mineros por daños auditivos, daños en el sistema nervioso, alergias, enfermedades en las vías respiratorias, silicosis y cáncer de pulmón. Como si fuera poco, la acumulación de residuos peligrosos en diques de colas y presas de almacenamiento impactan negativamente los cuerpos de agua, el aire y los suelos, generan pobreza hídrica y pérdida de la biodiversidad. De cara a este escenario, cabe preguntarse: ¿es justo transferir tales riesgos a las comunidades que habitan los territorios mineros?
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

López Chica, José Daniel. „MODELO DE GESTIÓN DE RIESGOS ORGANIZACIONALES PARA UN SISTEMA DE GESTIÓN BAJO LOS REQUERIMIENTOS DE LA NORMA NTC ISO/IEC 17025:2017.“ Revista Teinnova 6 (23.11.2022): 68–79. http://dx.doi.org/10.23850/25007211.5014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La gestión de los riesgos tiene como principales propósitos la creación y protección de valor, la mejora del desempeño, el fomento a la innovación y la contribución al logro de objetivos. Para ello implica la aplicación sistemática de políticas, procedimientos y practicas a las actividades de comunicación y consulta, establecimiento del contexto y evaluación, tratamiento, seguimiento, revisión, registro e informe de los riesgos. Un riesgo se considera como el evento que tiene la capacidad de afectar o desviar los objetivos que se tienen planteados, por lo tanto, se debe considerar que todo riesgo tiene asociada una justificación técnica, estrategia, operacional u otra que lo argumente. El proceso de gestión de los riesgos debe ser parte integral de la toma de decisiones y debe ser integrado a la estructura, las operaciones técnicas, los procedimientos del sistema de gestión y los procesos desde el nivel estratégico, operacional, de programa o de proyecto. En el presente documento se define la sistemática que se puede adoptar la gestión de riesgos en organismos evaluadores de la conformidad a través de la identificación, el análisis y la cuantificación de las probabilidades y los impactos de los riesgos, así como los efectos secundarios y que se desprenden de los mismos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Camarena I., Miguel O., Jaime Suasnábar T., Eduardo Cristobal V., Zully A. Espino M. und Denysse B. Solano C. „Diseño de procesos y el desempeño del sistema productivo de la empresa AJEPER S.A. mediante la simulación de sistemas estocásticos“. Prospectiva Universitaria 10, Nr. 1 (16.07.2019): 22–26. http://dx.doi.org/10.26490/uncp.prospectivauniversitaria.2013.10.27.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El problema que dio origen a la presente investigación es el inadecuado uso y aprovechamiento de los diferentes recursos y el inadecuado diseño de procesos de producción que cuenta la Empresa AJEPER Planta Huancayo cuyos efectos se observa en: bajos volúmenes de producción, bajos niveles en los ratios de productividad, altos tiempos de producción y observándose una sub utilización de algunos recursos. Esta surge debido a la necesidad de optimizar los volúmenes de producción ya que La Planta Huancayo viene atravesando un inminente cierre de operaciones. En esta investigación se utiliza la metodología lean manufacturing para asistir al mejoramiento del proceso de producción de la planta AJEPER Huancayo, integrando los enfoques del pensamiento sistémico y la simulación de eventos discretos. El estudio se desarrollo a través de la construcción de modelos de procesos de la situación actual el cuál ha sido caracterizado a través de tres modelos de simulación y la situación futura implementando modelos de simulación para proyectar los posibles cambios a implementarse y para estudiar los nuevos comportamientos del nuevo sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Silva, Gustavo Leite da, Alex Santos da Silva und Yoshihiro Yamasaki. „Validação da assimilação de dados na inferência da refletividade de um radar com o sistema MM5“. Revista Brasileira de Meteorologia 27, Nr. 1 (März 2012): 75–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862012000100008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em certas ocasiões o Estado do Rio Grande do Sul é assolado por sistemas meteorológico com manifestações atmosféricas atípicas e que se enquadram entre os fenômenos de mesoescala. A impossibilidade dos modelos globais simularem adequadamente diversos efeitos localizados, que ocorrem nas mais variadas regiões do globo, associada ao rápido aumento dos recursos computacionais, vem facilitando e induzindo, cada vez mais, o emprego de modelos de mesoescala para melhorar os conhecimentos sobre eventos anômalos e severos e até mesmo para utilização como ferramenta operacional em alguns centros de previsão do tempo. Para se avaliar a destreza de um modelo de mesoescala em prover previsões de precipitação, em escala espacial e temporal compatível com àquelas de um radar meteorológico Doppler, é implantado todo o sistema de modelagem de mesoescala, que constitui o MM5 na exploração da ocorrência de um evento relativamente severo de precipitação, ocorrido na região próxima da cidade de Canguçu/RS, no dia 11 de janeiro de 2008. O evento foi arbitrariamente selecionado para avaliação do modelo em inferir a refletividade do radar meteorológico instalado na cidade de Canguçu/RS, processando-se com e sem a assimilação de dados convencionais; bem como para abordar a análise da situação termo-hidrodinâmica e sinótica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Dacca, Danilo Patah, Pedro Bianco de Aquino und Vítor Aun Kassab. „Projeto de automatização do processo de produção de comidas em rede de fast-food a partir de um sistema a eventos discretos“. Mecatrone 6, Nr. 1 (29.12.2023): 1–20. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2023.220128.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O projeto de automação proposto visa aprimorar a eficiência da produção em um ambiente de fast-food, especificamente na fabricação de hambúrgueres, batatas fritas e nuggets. Utilizando a metodologia de Sistemas a Eventos Discretos (SED), a abordagem emprega uma arquitetura física que incorpora dispositivos de detecção, monitoramento, comando e atuação, todos conectados a um Controlador Lógico Programável (CLP). A norma IEC 61131-3 guia a programação dos CLPs, empregando a linguagem Ladder Diagram (LD) para traduzir os modelos de rede de Petri para a lógica de controle do sistema. A modelagem do comportamento do sistema é realizada por meio da metodologia Production Flow Schema (PFS) e redes de Petri, proporcionando uma representação visual clara dos subprocessos, incluindo a produção de cada item e os intertravamentos necessários. A validação do controle é executada por simulações utilizando o software PIPE 4.3, permitindo ajustes antes da conversão para LD. Os resultados esperados abrangem uma melhoria substancial na eficiência operacional. A automação busca garantir consistência na qualidade do produto, redução de erros e aumento da capacidade produtiva. Ao minimizar a intervenção humana, o sistema também pretende otimizar a produção, proporcionando benefícios tanto para a empresa quanto para a experiência do cliente. O desenvolvimento do projeto segue uma metodologia de cinco etapas, que englobam desde a definição da arquitetura física até o comissionamento das Entradas/Saídas no sistema real. A transcrição da Rede de Petri para a linguagem de programação é realizada por meio do isomorfismo, facilitando a implementação prática do controle. Em síntese, a integração de SED, metodologia PFS, modelagem de redes de Petri e programação conforme a norma IEC 61131-3 oferece uma abordagem robusta para o desenvolvimento de sistemas de automação complexos, proporcionando melhorias significativas na eficiência e na qualidade da produção em um ambiente de fast-food.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

De Araújo, Aline Aquino, Denis William Garcia, Juliano Dos Reis Monteiro, Thales Victor Miguel, Bruno De Campos, Vanessa Silveira Barreto Carvalho und Michelle Simões Reboita. „Avaliação do modelo Weather Research and Forecasting (WRF) na simulação operacional de um evento de frente fria no sudeste do Brasil“. Revista Brasileira de Geografia Física 16, Nr. 2 (03.04.2023): 805. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v16.2.p805-817.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A região sudeste do Brasil é afetada o ano todo por sistemas transientes como as frentes frias. A incursão de sistemas frontais, além de afetar o dia a dia da população, pode causar danos e prejuízos a diversos setores da sociedade. Um modelo que é utilizado operacionalmente para a previsão de tempo no sul de Minas Gerais desde 2014 no Centro de Estudos de Previsão de Tempo e Clima de Minas Gerais (CEPreMG) da Universidade Federal de Itajubá é o Weather Research and Forecast (WRF). Em 2019, em decorrência da disponibilidade de dados do Global Forecast System (GFS) com maior resolução horizontal para a geração das condições iniciais e de fronteira necessárias como entrada ao modelo e do aumento da capacidade computacional disponível para as simulações, foram implementadas alterações no sistema em operação no CEPreMG. Assim, este estudo objetiva avaliar o desempenho do WRF na simulação de um sistema frontal que atuou no sudeste do Brasil em agosto de 2021. De forma geral, o modelo WRF simulou corretamente a posição e tempo de atuação do sistema, mas com algumas diferenças na intensidade. Isso não representa propriamente um problema uma vez que a resolução do WRF e dos dados usados na validação são diferentes. Evaluation of the Weather Research and Forecasting (WRF) model in the operational simulation of a cold weather event in southeastern Brazil A B S T R A C TThe southeastern region of Brazil is affected throughout the year by transient systems such as cold fronts. The incursion of frontal systems, in addition to affecting the daily life of the population, can cause damage and losses to various sectors of the society. A model that has been operationally used for weather forecasting in the southern region of Minas Gerais since 2014 at the Minas Gerais Weather and Climate Forecast Studies Center (CEPreMG) at the Federal University of Itajubá is the Weather Research and Forecast (WRF). In 2019, due to the availability of higher horizontal resolution data from the Global Forecast System (GFS) to generate the initial and boundary conditions necessary as inputs to the model and due to the increase in the computational capacity available, changes were implemented in the operational forecast system at CEPreMG. Thus, this study aims to evaluate the performance of the WRF in the simulation of a frontal system that was registered in the southeastern of Brazil in August 2021. In general, WRF model correctly simulated the position and evolution of the system, but with some differences regarding the intensity. This is not really a problem since the resolution of the WRF and the data used in the validation are different.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Neves, Rômulo. „A ocorrência de influência externa em sistemas sociais autopoiéticos – os processos sobrecomunicativos“. Plural (São Paulo. Online) 13 (01.12.2006): 35. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2006.75160.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Este texo, um extrato sintético da minha dissertação de mestrado publicado originalmente como um capítulo do livro Observando sistema: nuevas apropiaciones y usos de la teoría de Niklas Luhmann (Santiago: RIL, 2006), busca exatamente propor um aumento do alcance da teoria, com a elaboração de conceitos teórico-sistêmicos capazes de explicar eventos recorrentes na vida social que ainda não podem ser enquadrados nos conceitos elaborados por Luhmann, principalmente no que se refere às relações inter-sistêmicas. A análise dessas relações e também das influências que ocorrem de um sistema social consolidado – como a Economia, a Política, a Religião, etc. – em outro, ou seja, as influências dos processos comunicativos de um sistema sobre os de outro, é o ponto de partida para a elaboração de conceitos que visam explicar como podem ocorrer essas influências externas na vigência do fechamento operacional e de autopoiese, como podem ser os sistemas contingentes e influenciáveis, como podemos explicar o êxito, ainda que inconstante, de programas e planejamentos de longo prazo sem cair na simplicidade de uma explicação causal determinista.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Bittencourt, Ricardo Parreira, David de Andrade Costa, Ariadna Gonçalves Moreira, Markson Andre Martins de Souza und Cláudio Luiz Carraro Eduardo. „Gerenciamento de riscos operacionais aplicado aos recursos hídricos“. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, Nr. 8 (22.08.2021): 498–511. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.008.0041.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As operações do setor de mineração devem ser devidamente gerenciadas de modo a não causar impactos ambientais adversos. Neste sentido, este trabalho evidencia os resultados da aplicação de uma metodologia de gerenciamento de riscos operacionais baseado em 4 camadas, o Operational Risk Management (ORM), na unidade de uma mineradora, tendo uma abordagem focada nos recursos hídricos. Na 1ª camada foi possível, por meio da ferramenta WRAC, identificar 2 Eventos Indesejados Prioritários (PUEs) mediante a hierarquização dos riscos baseada nas matrizes de probabilidade e consequência. Na 2ª camada, por meio do Bow-Tie, foi possível estabelecer 50 controles para estes 2 PUEs, sendo que 86% são preventivos e 14% mitigatórios. Por meio da JRA e da APRD, abrangidas, respectivamente, pelas análises de 3ª e 4ª camada, foi possível implementar uma análise contínua de riscos das tarefas. Os resultados demonstram que, comparando 2017 com 2020, houve uma redução de 78% no número de desvios relacionados aos controles do PUE “Perda de contenção de produtos químicos” e uma redução de 50% quanto ao PUE “Lançamento de efluente industrial fora do parâmetro pelo Emissário Submarino”. Portanto, o ORM se mostra viável para sustentar um sistema de gerenciamento de riscos, podendo ser, replicável a outras disciplinas e organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Gonçalves, Tiago José Menezes, und Anderson Ribeiro Correia. „Proposta de um modelo para a avaliação da segurança operacional em aeroportos baseado nos métodos Borda e Promethee II“. Journal of Transport Literature 9, Nr. 1 (Januar 2015): 50–54. http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n1a10.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho propõe uma abordagem para a obtenção de um índice global de segurança operacional em pistas aeroportuárias, através da análise de eventos de segurança. Nela ponderam-se os eventos de forma proporcional aos riscos à segurança deles resultantes. A partir da classificação de risco de cada evento, utiliza-se o método Borda para a obtenção de pesos e o método Promethee II para o cálculo de um índice global de segurança. Esta abordagem foi aplicada no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Os resultados indicam quedas similares de 3,5% em relação à média no nível de segurança global nos anos 3 e 4. No período mais recente os desempenhos unicriteriais foram positivos em 7 dos 10 critérios avaliados, apresentando queda de 37%, 41% e 17% em relação à média nos indicadores de colisões de aeronaves, colisões de propriedades e danos causados por objetos estranhos respectivamente. Por fim, foram recomendadas ações para elevar os níveis de segurança do sistema aeroportuário. A ponderação com o método Borda foi considerada consistente e o índice global, obtido com o método Promethee II, foi considerado representativo do nível de segurança atingido no sistema aeroportuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Polesca de Souza, Wesley Afonso, José Helvecio Martins, Rafael Pinheiro Amantéa und Mauri Fortes. „Simulação do processo de triagem neonatal usando modelagem por eventos discretos“. Revista Gestão & Tecnologia 17, Nr. 2 (31.08.2017): 111–33. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i2.1174.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Desenvolveu-se um modelo de simulação por eventos discretos para predição do fluxo operacional do processo de triagem neonatal. O modelo foi validado utilizando dados coletados no Núcleo de Ações e Pesquisa de Apoio ao Diagnóstico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais. O modelo foi testado no Laboratório de Triagem Neonatal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, responsável pelo processamento das amostras coletadas pelo Programa de Triagem Neonatal do estado, que busca a realização dos exames em todos os nascidos vivos. O modelo proposto possibilita ao gestor do laboratório uma visão operacional do fluxo do programa. Portanto, o modelo oferece ao gestor do laboratório a possibilidade de realizar predições e a condução de experimentos sem a necessidade de interferir na produtividade dos recursos humanos do sistema real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Alves Bastos, Felipe, und Márcia Lopes Silva. „Contribuição das ouvidorias hospitalares para a promoção da segurança do paciente“. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) 7, Nr. 6 (01.12.2023): 135–49. http://dx.doi.org/10.37814/2594-5068.2023v6.p135-149.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O objetivo do presente trabalho é contribuir para a promoção do envolvimento do paciente e seus familiares na notificação de eventos adversos e na melhoria contínua dos cuidados de saúde, por meio da atuação das ouvidorias hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). As ouvidorias hospitalares têm potencial para atuar na identificação de incidentes/eventos adversos, pois em sua prática já acolhem manifestações similares às que são informadas no sistema de notificação da Vigilância Sanitária no âmbito do SUS. Para atingir tais objetivos, discorreu-se acerca da importância do sistema de notificação de eventos adversos no Brasil, o papel das ouvidorias do SUS e considerações sobre o envolvimento do paciente na sua segurança. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica por meio da pesquisa exploratória e integrativa. Como resultado, concluiu-se que as ouvidorias hospitalares do SUS podem contribuir para o envolvimento do paciente na segurança dos cuidados de saúde, sendo necessário o realinhamento de processos operacionais dos serviços e a capacitação dos profissionais. Palavras-chave: Ouvidoria hospitalar. Segurança do paciente. Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Silva, Gilbert Azevedo, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, Herly Marley Santos Ferreira und Victor Hugo Araújo Silva. „SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO“. HOLOS 5 (23.12.2011): 142. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.722.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo apresenta um sistema de informações gerenciais desenvolvido para a Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo do sistema, denominado de Sistema de Gestão de Ações da Pró-reitoria de Extensão, é registrar as atividades de extensão realizadas nos diversos campi do instituto, como programas, projetos, cursos de extensão, eventos e prestação de serviços. No nível gerencial, o sistema pretende auxiliar a obtenção de indicadores de desempenho utilizados pela Pró-reitoria de Extensão nas tomadas de decisão, como quantidade de docentes, técnicos e discentes envolvidos em atividades de extensão, número de ações realizadas por campus, total de cursos ofertados, eventos promovidos, dentre outros. No nível operacional, o sistema, além de facilitar o registro das atividades realizadas pela extensão institucional, deve permitir a emissão dos certificados de participação para os envolvidos nas atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Bocanegra-Herrera, Claudia Cristina, und Carlos Julio Vidal-Holguín. „Development of a simulation model as a decision support system for sugarcane supply“. DYNA 83, Nr. 198 (01.09.2016): 180. http://dx.doi.org/10.15446/dyna.v83n198.52719.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta investigación presenta un modelo de simulación de eventos discretos del sistema de abastecimiento de caña como sistema de soporte a las decisiones para los administradores en los ingenios azucareros. Comprende las operaciones de cosecha, transporte y descarga de la caña en el patio del ingenio, además tiene en cuenta ventanas de tiempo, la incertidumbre inherente del sistema y considera las colas de todas las operaciones. El modelo fue implementado en C++ utilizando el entorno de desarrollo Qt Creator para generar una interfaz gráfica. Se encontró que el 50% del tiempo las tractomulas se encuentran en espera, además se evaluó el impacto de los paros de molienda en la cantidad de caña descargada. Otros ambientes fueron también evaluados: época lluviosa, cosecha en campos lejanos y una configuración alternativa en la zona de descarga de caña que mejora la eficiencia del proceso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Zapata Jaramillo, Carlos Mario, Paola Andrea Noreña Cardona und Nancy Estella González Granados. „Representación de eventos disparadores y de resultado en el grafo de interacción de eventos“. Ingenierías USBMed 4, Nr. 2 (21.12.2013): 23–32. http://dx.doi.org/10.21500/20275846.288.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El Grafo de Interacción de Eventos (EIG por sus siglas en inglés) es una herramienta que representa la relación y ocurrencia de los eventos en una aplicación de software. Algunos autores utilizan este grafo en la lógica de negocio para representar la interacción de eventos en el sistema, generalmente, en operaciones y funciones de la interfaz gráfica de usuario (GUI por sus siglas en inglés). Los eventos disparadores y de resultado son responsables de los cambios en el estado de los procesos de negocio. Sin embargo, no existen artefactos que representen la interacción entre ellos. Es por esta razón que en este artículo se propone una adaptación del EIG para la representación y la interacción de los eventos disparadores y de resultado en el proceso de ingeniería de requisitos. Se emplea como base para la representación la notación de los eventos en esquemas preconceptuales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Camargo, Pedro Veiga de, und Claudio Barbieri da Cunha. „Um modelo híbrido simulação-otimização para análise de capacidade de um sistema de transporte ferroviário de granéis agrícolas em ciclo fechado“. Journal of Transport Literature 6, Nr. 2 (Juni 2012): 33–65. http://dx.doi.org/10.1590/s2238-10312012000200003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo é proposto um modelo híbrido simulação-otimização para a análise de políticas operacionais para o transporte ferroviário de grãos em um sistema fechado que possibilitem aumentar a sua capacidade global. O núcleo do modelo proposto é um sistema de simulação discreta por eventos desenvolvido em linguagem "Visual Basic for Applications" (VBA), o qual possibilita analisar regras mais flexíveis para decisões quanto ao tratamento de filas. Mais especificamente, dez decisões relacionadas às operações ferroviárias (alocação de ativos ferroviários e gestão de filas) são substituídas por regras de priorização que buscam refletir as decisões tomadas na prática. É também proposta uma heurística baseada no algoritmo de Hooke & Jeeves para determinar o melhor subconjunto de regras de priorização. O modelo foi aplicado a um problema real que corresponde ao sistema de transportes de grãos constituído pela Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória a Minas e pelo o Porto de Tubarão. Os resultados demonstram que essas regras de priorização proporcionam maior capacidade global do sistema quando comparadas as decisões mais simples próprias de um modelo de simulação discreta por eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Iza López, Karina Johanna, Darwin Vladimir Rivera Piñaloza und Oscar Paúl Tanqueño Colcha. „Gestión de los factores de riesgo operacional en las instituciones del sistema financiero popular y solidario“. ConcienciaDigital 4, Nr. 3 (05.07.2021): 81–93. http://dx.doi.org/10.33262/concienciadigital.v4i3.1765.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introducción: en el siglo XXI algunos son los riesgos a los que están expuestas las instituciones del Sector Financiero Popular y Solidario como es el caso particular las Cooperativas de Ahorro y Crédito COAC´s, uno de ellos es el riego operacional que debe ser gestionado de una manera eficiente para minimizar su impacto naciente de cuatro factores que lo integran como son las personas, procesos, tecnología de la información y comunicación y los eventos externos. Objetivo. Determinar el grado de gestión de los factores de riesgo operacional en las instituciones del Sistema Financiero Popular y Solidario tomando como base la Resolución No. SEPS-IGT-2018-0279. Metodología. El enfoque, diseño, tipo y nivel de investigación fue mixto por considerar elementos cualitativos y cuantitativos, no experimental, descriptivo y documental. La población estuvo integrada por seis COAC´s pertenecientes al segmento 1 de la ciudad de Guaranda de la cual no se extrajo muestra alguna debido a que un grupo reducido. Para la recolección de la información se empleó la técnica y el instrumento encuesta y cuestionario en ese orden. El cuestionario fue sometido a un proceso de validación desarrollado por diez expertos en la materia para determinar con consistencia y confiabilidad. Resultados. De la investigación se desprendió que las COAC¨s si están gestionando los factores de riesgo operacional en base la Resolución No. SEPS-IGT-2018-0279. Las organizaciones están gestionando los cuatro factores de riesgo operacional conforme las herramientas que tienen a su alcance. Conclusión. Las COAC´s están administrando el riesgo operacional en base a la normativa emitida por los Órganos Reguladores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Ferruzola Gómez, Enrique Colon, Oscar Xavier Bermeo Almeida und Lissett Margarita Arévalo Gamboa. „Análisis de los sistemas centralizados de seguridad informática a través de la herramienta Alienvault Ossim“. Ecuadorian Science Journal 6, Nr. 1 (31.03.2022): 23–31. http://dx.doi.org/10.46480/esj.6.1.181.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Se hace un análisis sobre el uso y la efectividad de los sistemas centralizados en la seguridad informática con el objetivo de mostrar que con esta herramienta libre podemos hacer un monitoreo de amenazas, para el efecto se hizo un estudio general de la herramienta informática utilizada para proteger información denominada ALIENVAULT OSSIM, es de código abierto y está enfocada en evaluar las vulnerabilidades de los sistemas de información y detección de intrusos, analizando cada uno de estos eventos para poder ofrecer un informe detallado de todas las operaciones monitoreadas, como funciones de recopilación, normalización y correlación de eventos. Con la finalidad de proteger sus datos y equipos los usuarios utilizan SIEM (Información de seguridad y administración de eventos) en la seguridad de red para proteger los datos accesibles a través de la misma y que puedan ser objeto de modificación, robados o mal usados, como una solución y es implementado para la dirección de gestión de amenazas y respuestas a incidentes. Afortunadamente, hay una manera de hacer uso de la gestión de SIEM, mediante la implementación de AlienVault's OSSIM (Open Source SIEM).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Vasconcellos, Luiz Carlos Fadel de, und Fátima Sueli Neto Ribeiro. „Investigação epidemiológica e intervenção sanitária em saúde do trabalhador: o planejamento segundo bases operacionais“. Cadernos de Saúde Pública 13, Nr. 2 (April 1997): 269–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1997000200016.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O aperfeiçoamento das intervenções em Saúde do Trabalhador pressupõe a adoção de abordagens que operacionalizem fiscalizações dos ambientes de trabalho, sob a forma de Intervenções Éticas de Impacto, no âmbito do Sistema Único de Saúde, segundo o mapeamento de riscos; o estabelecimento de fluxos de informações e o delineamento dos perfis de morbimortalidade dos trabalhadores. Através da utilização de quatro Bases Operacionais: Sindical, Ramo Produtivo, Evento Sentinela e Microrregião, pretende-se adequar o planejamento das ações às características locais, estabelecendo uma nova relação dinâmica entre as investigações epidemiológicas e as intervenções sanitárias, com vistas à transformação dos processos de trabalho, determinantes do adoecimento dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Marcilio, Geísa Pereira, João José De Assis Rangel und Túlio Almeida Peixoto. „Análise de emissões de gases do efeito estufa em um sistema de transporte de carga“. Revista Produção Online 17, Nr. 2 (14.06.2017): 533. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i2.2447.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi analisar as emissões de gases provenientes das descargas de caminhões durante o transporte de cana-de-açúcar de fontes produtoras para uma determinada usina. Foram investigados cenários alternativos para a movimentação da carga considerando uma variável de desempenho do sistema, tempo de transporte, e as emissões gasosas produzidas. O método utilizado foi simulação a eventos discretos, cujo modelo computacional foi construído por meio do software livre e de código aberto denominado Ururau. Os resultados mostraram que a decisão quanto à escolha dos veículos em determinadas situações pode reduzir as emissões de gases geradas pela frota. Com isso, foi demonstrada a possibilidade de redução dessas emissões apenas pela introdução de modificações em procedimentos operacionais, sem necessidade de investimentos em novas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Rocha, Leonel Severo, und João Paulo Salles Pinto. „Fake news e a improbabilidade da comunicação pela comunicação da exceção“. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos 44, Nr. 93 (28.08.2023): 1–28. http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2023.e94267.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A exceção ainda é um mistério para o direito. Neste estudo, o problema da exceção é apresentado ao contrário da racionalidade cartesiana, e revisto como o limite da condição de decidibilidade operacional no sistema do direito. Dessa maneira, a improbabilidade da comunicação é enfrentada pela comunicação da exceção. No Brasil, desde o caso do inquérito das Fake News n. 4.781, existe um questionamento à respeito dos limites e significados do poder decisório. Uma observação epistemológica dos meios de comunicação simbolicamente generalizados é adotada como condição de sentido para a teoria dos sistemas sociais, de modo que é necessário uma releitura de aportes investigativos que forneçam um material distinto para reespecificar a discussão sobre a função dos tribunais e da exceção na sociedade contemporânea. Em uma aplicação da metodologia de matriz pragmático-sistêmica a partir de uma disposição analítica pela empiria jurisprudencial, pergunta-se e suscita-se ser possível observar a excepcionalidade decisiva que constitui a função e a posição dos tribunais no sistema do direito, sobretudo em relação à necessidade temporal de construção de comunicações que permitam estabilizar e antecipar o futuro. Sugere-se que exceção, decisão, paradoxos e desparadoxização são eventos que operam de forma contínua e intrinsecamente relacionada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Pinho, José Luis da Silva, António Pereira und Rolando Faria. „UTILIZAÇÃO DE PREVISÕES DE PRECIPITAÇÃO DE MODELOS ATMOSFÉRICOS WRF, GFS E GEFS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AVE (PORTUGAL) PARA GESTÃO OPERACIONAL DE UM SISTEMA DE DRENAGEM“. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais 8, Nr. 1 (21.07.2020): 69. http://dx.doi.org/10.9771/gesta.v8i1.36638.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Os sistemas de previsão e alerta utilizados na gestão de recursos hídricos e operação de sistemas de drenagem tiveram desenvolvimentos significativos nos últimos anos. Esses desenvolvimentos resultaram da disponibilidade de informações meteorológicas em tempo real, em particular de medições por sensores em satélites, medição através de radar meteorológico e de previsões de modelos atmosféricos para diferentes horizontes temporais. Todos os modelos de previsão ambiental são incertos e essa incerteza é variável no tempo e no espaço. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da evolução do erro associado a diferentes previsões de curto prazo. A plataforma Delft-FEWS (<em>Flood Early Warning System) </em>foi utilizada para proceder à importação e processamento de dados de observações e previsões disponíveis para a bacia do rio Ave, localizada no norte de Portugal. Os dados meteorológicos medidos foram obtidos no Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH), em quatro estações meteorológicas instaladas na bacia em estudo e dados de refletividade medidos pelo radar meteorológico operado pela Meteogalicia. As previsões avaliadas correspondem às precipitações simuladas por modelos atmosféricos desenvolvidos pela <em>National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA</em>) e Meteogalicia, nomeadamente os modelos <em>Global Forecast System (GFS)</em>, <em>Global Ensemble Forecast System (GEFS)</em> e <em>Weather Research and Forecasting</em>, (WRF) operado pela Meteogalicia. A incerteza associada às precipitações previstas foi avaliada considerando horizontes de previsão de um a quatro dias. Os melhores resultados foram obtidos para o modelo WRF durante eventos de precipitação ocorridos entre janeiro de 2017 e maio de 2018 e apresentaram médias de erros relativos que variaram entre 7% (um dia de previsão) e 29% (quatro dias). O sistema implementado permite, assim, do ponto de vista operacional, antecipar com antecedência de dois dias eventos extremos.</p><p> </p><p>USE OF PRECIPITATION FORECASTS FROM WRF, GFS AND GEFS ATMOSPHERIC MODELS AT RIVER AVE BASIN (PORTUGAL) FOR OPERATIONAL MANAGEMENT OF A DRAINAGE SYSTEM</p><p>ABSTRACT</p><p>The forecasting and warning systems used in water resources management and drainage systems operation have had significant developments in recent years. These developments resulted from the availability of meteorological information in real time, in particular from measurements by sensors in satellites, measurement through meteorological radar and forecasts of atmospheric models for different time horizons. All environmental forecasting models are uncertain and this uncertainty varies over time and space. This work aims to present the results of the evaluation of the evolution of the error associated with different short-term forecasts. The Delft-FEWS (Flood Early Warning System) platform was used to import and process observation and forecast data available for the river Ave basin, located in northern Portugal. The measured meteorological data were obtained from the National Water Resources Information System (SNIRH), at four new meteorological stations installed in the basin and radar reflectivity data measured by the meteorological radar operated by Meteogalicia. The forecasts evaluated correspond to the rainfall simulated by atmospheric models developed by the National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) and Meteogalicia, namely the Global Forecast System (GFS), Global Ensemble Forecast System (GEFS) and Weather Research and Forecasting (WRF) model operated by Meteogalicia. The uncertainty associated with the predicted rainfall was evaluated considering forecast horizons of one to four days. The best results were obtained for the WRF model during precipitation events that occurred between January 2017 and May 2018 and presented average relative errors that varied between 7% (one forecast day) and 29% (four days). The implemented system thus allows, from an operational point of view, to forecast extreme events in advance of two days.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Loureiro, Renata Silva de, Jaci Maria Saraiva, Ivan Saraiva, Renato Cruz Senna und Amne Sampaio Fredó. „Estudo dos eventos extremos de precipitação ocorridos em 2009 no estado do Pará“. Revista Brasileira de Meteorologia 29, spe (Dezember 2014): 83–94. http://dx.doi.org/10.1590/0102-778620130054.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A importância da previsão meteorológica para períodos muito curtos de tempo (nowcasting) tem crescido nos últimos anos, devido ao aumento considerável de desastres naturaiscomo enchentes, deslizamentos de terra, rajadas de vento, etc. Nesse contexto, o uso do equipamento radar meteorológico tem grande utilidade operacional, na detecção e acompanhamento de fenômenos meteorológicos adversos de curto prazo. A Região Metropolitana de Belém (RMB) é uma das regiões mais populosas da Amazônia. Nos últimos anos vem apresentando uma ocupação urbana desordenada, o que talvez possa ser uma das causas dos problemas que a população sofre com os alagamentos e inundações. Os eventos extremos ocorridos durante o ano de 2009 foram identificados e analisados com o uso do TITAN (Thunderstorm Identification, Tracking, Analysis and Nowcasting). Os resultados mostram que 66% dos eventos extremos ocorreram na estação chuvosa, sendo devido a três principais sistemas meteorológicos, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a interação desta com a Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e as Linhas de Instabilidade (LI) em sua maioria originadas na brisa marítima. Os resultados mostram também que os sistemas de menor escala, como as LI, apresentam severidade maior por provocar altas taxas de precipitação horária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Rosini, Alessandro Marco, und Rolf Henrique Neubarth. „Governança corporativa e a gestão de continuidade de negócios“. Revista Fatec Zona Sul 9, Nr. 5 (23.06.2023): 1–23. http://dx.doi.org/10.26853/refas_issn-2359-182x_v09n05_02.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As instituições do sistema financeiro brasileiro são pressionadas, por parte dos investidores, a aumentarem a eficiência operacional. Essas instituições tornam-se dependentes de plataformas tecnológicas, que precisam estar disponíveis, pois o risco operacional decorrente de indisponibilidades potencializa perdas financeiras significativas. A criação de uma gestão de continuidade de negócios eficaz permite a execução de um plano de resposta a eventos de alto impacto, indicando métodos, métricas e ferramentas para momentos de crise. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a capacidade das empresas do setor financeiro para responderem a eventos de crises e de total parada em suas operações, atendendo aos requisitos específicos da NBR ISO/IEC 22301. Neste estudo de casos múltiplos, propomos uma coleta de informações, com entrevistas semiestruturadas, junto a uma amostra de cinco instituições do segmento financeiro, localizadas em Brasília e São Paulo e que aplicam frameworks de boas práticas de gestão de negócios e governança corporativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Canuto, Mayara Camila de Lima, Adicinéia Aparecida de Oliveira und Marcia Maria Macedo Lima. „Segurança do paciente na distribuição de dietas hospitalares – uma estratégia de intervenção“. Research, Society and Development 12, Nr. 5 (12.05.2023): e12512541380. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i5.41380.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dentre os cuidados ofertados no ambiente hospitalar, a atenção nutricional insere-se como parte do tratamento, envolvendo um fluxo de informações complexo desde a admissão até a implementação da prescrição dietética. No entanto, a ausência de princípios operacionais adotados amplamente, além de limitações de processos e tecnologias levam à identificação imprecisa do paciente, predispondo a erros e eventos adversos. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da implantação de um sistema informatizado para prescrição e geração de etiquetas de identificação de dietas em um hospital universitário na prevenção de eventos adversos. Para comparar sua efetividade, foi verificado o tempo para confecção manual das etiquetas de identificação e analisadas as bandejas das refeições principais produzidas quanto a presença de falhas na montagem para constituir o Índice de Quase Erros (IQE), visto que foi realizada intervenção de modo a evitar eventos adversos. Após a implantação do sistema informatizado, foi observada redução no tempo para produção de etiquetas de 47 ± 22 minutos para 17 ± 8,9 minutos, assim como no IQE encontrado, cuja redução foi de 39,3% para 2,41%. O estudo evidenciou que a informatização da produção de etiquetas mostrou-se eficaz na prevenção de erros de dietas. Além disso, sugere a supervisão de todo processo de montagem de dietas para evitar falhas e eventos adversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Vellani, Cassio Luiz, und Maísa de Souza Ribeiro. „Sistema contábil para gestão da ecoeficiência empresarial“. Revista Contabilidade & Finanças 20, Nr. 49 (April 2009): 25–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772009000100003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade Empresarial são conceitos que convergem para o mesmo objetivo: integrar os aspectos econômicos, sociais e ecológicos dos negócios. Muitas empresas mantêm ações que visam à proteção ambiental. No entanto, para contribuir para a sustentabilidade do negócio essas atividades devem convergir para a ecoeficiência. Para isso, a ação ecológica empresarial deve atuar sobre os resíduos emitidos pelas operações da própria empresa e os gastos nelas incorridos devem resultar em benefícios econômico-financeiros ao negócio. Nesse contexto, este artigo identifica a seguinte pergunta de pesquisa: em termos contábeis, como podem ser categorizadas as ações ecológicas empresariais para fornecer informações sobre eventos relacionados com a ecoeficiência do negócio? Procura-se responder a essa pergunta por meio de uma Pesquisa Estudo (holístico) de Casos Múltiplos (tipo 3) e com a seguinte proposição: as ações ecológicas empresariais (AEE) foram classificadas de acordo com suas finalidades, ou seja, tratamento de resíduos próprios, decorrentes de ações internas e ações decorrentes de eventos externos como a preservação de áreas verdes, recuperação de áreas contaminadas, programas de educação ambiental da comunidade externa. Dessa forma, o gestor poderá ter condições para verificar a ecoeficiência do processo operacional propriamente (AEE internas) e os aspectos relacionados à gestão ambiental global (AEE internas e externas). São analisados três tipos de materiais e identificam-se 608 exemplos de ações ecológicas mantidas por 181 empresas. A pesquisa empírica deste artigo revela que a proposta está alinhada com a prática e resulta num sistema contábil para a gestão da ecoeficiência das empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Oliveira, Gabriel T. de, Alan Jeferson de Oliveira da Silva und Carlos David Nassi. „Detecção de padrões de mobilidade urbana em dia atípico a partir de sistema de bilhetagem eletrônica: análise das viagens na RMRJ durante o carnaval“. Journal of Transport Literature 10, Nr. 4 (Dezember 2016): 20–24. http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v10n4a4.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Este artigo foca na análise de padrões de mobilidade urbana durante os dias de carnaval da cidade do Rio de Janeiro a partir de dados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do programa de subsídio ao transporte de passageiros do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o chamado Bilhete Único Estadual. Os padrões em termos de quantidade de transações, de distribuição modal e horária e de distribuição espacial da origem são analisados de forma comparativa àqueles encontrados em dias típicos de semana e de fim de semana. O estudo conclui que a utilização de dados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica permite aos agentes públicos responsáveis e às operadoras a melhor elaborar esquemas operacionais para grandes eventos como o carnaval. Recomenda-se para tanto, que o SBE seja de fato único entre todos os modos e categorias tarifárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Mazurkiewicz Rodríguez, Héctor José. „ANÁLISIS DE MODOS DE FALLO Y EFECTOS EN LA EVALUACIÓN DE RIESGOS APLICADO A LOS SISTEMAS EMPLEADOS EN BUNKERING“. Latitude 2, Nr. 16 (09.07.2022): 44–78. http://dx.doi.org/10.55946/latitude.v2i16.196.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En las actividades del transporte marítimo se utilizan diversos métodos y técnicas para evaluar los riesgos de las operaciones, donde una clasificación amplia se corresponde con los métodos simplificados y los métodos complejos, tal que estos últimos se sub-clasifican en cualitativos y cuantitativos. En las operaciones de bunkering o carga de combustible gabarra-buque, se emplean tanto los métodos simplificados como los complejos, cada uno con sus características particulares, pero en común todos buscan evaluar los riesgos ofreciendo datos e información, los cuales permitan generar planes y acciones para eliminar o minimizar incidentes y accidentes en dichas operaciones. Este trabajo de investigación estudió el método complejo cualitativo denominado análisis de modos de fallo y efectos (FMEA por sus siglas en inglés) aplicado al bunkering, siguiendo para ello una metodología del tipo documental de nivel descriptivo, en otras palabras, se describió cualitativamente el análisis de modos de fallo y efectos en la evaluación de riesgos aplicado a los sistemas empleados en la operación de carga de combustible llamado bunkering. La búsqueda, selección y análisis de contenido sobre el evento de estudio de las unidades o documentos, que como resultado fueron 8, se realizó en el año 2020. Las categorías establecidas para el análisis temático surgieron de la revisión teórica de los trabajos de autores como la International Marine Contractors Assosiation [IMCA], International Maritime Organization [IMO], International Naval Surveys Bureau [INSB], entre los más destacados. Una de las conclusiones del estudio es: los efectos más comunes resultantes del análisis son la pérdida parcial o total de la funcionalidad del componente, subsistema o sistema en general; obstrucción, derrame o contaminación del combustible; posibilidad de incendio; imposibilidad de establecer comunicación entre gabarra y buque, y entre el personal de la misma gabarra; y pérdida de la presión de bombeo de combustible.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Quiros Badilla, Diego Fernando, Johanna Solórzano Thompson und Javier Paniagua Molina. „Factores de riesgo operacional en agricultura: evaluación por medio del método de Proceso Jerárquico Analítico (AHP). Estudio de caso en el cultivo de café“. e-Agronegocios 6, Nr. 2 (11.06.2020): 19–38. http://dx.doi.org/10.18845/ea.v6i2.5213.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El objetivo de este estudio fue determinar un valor ponderado de la importancia de las fuentes de riesgo operacional en la agricultura, así como de los factores que las componen. Además, se identificaron eventos de riesgo operacional aplicado a un estudio de caso en producción de café (Coffea arábica) en Costa Rica. Se utilizaron paneles para la aplicación del método de proceso jerárquico analítico (AHP) con la meta de obtener la ponderación de importancia con respecto al riesgo de las fuentes y factores de riesgo operativo, así mismo, se implementó un segundo panel bajo la misma estructura obtenida por el método AHP para la determinación de los eventos de riesgo en el cultivo seleccionado. Los resultados obtenidos determinaron que, en general, los factores climáticos y ambientales son los más riesgosos (55,96%), seguido de los procesos productivos (24,95%), mientras que la gestión del recurso humano y de las tecnologías productivas poseen el mismo peso (9,55%). Se obtuvo una ponderación para cada factor de riesgo propuesto y se lograron identificar 79 eventos de riesgo en el cultivo de café bajo esta misma estructura. Este estudio permitió jerarquizar de manera ponderada los componentes del riesgo operativo en sistemas de producción agrícola, concepto que no se había analizado anteriormente en el sector agrícola; y permitió la generación de una estructura sólida para la identificación de eventos de riesgo específicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Simonetto, Eugênio de Oliveira, und Denis Borenstein. „Gestão operacional da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos: abordagem utilizando um sistema de apoio à decisão“. Gestão & Produção 13, Nr. 3 (Dezember 2006): 449–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2006000300008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O trabalho apresenta a concepção, modelagem e implementação de um sistema de apoio à decisão aplicado ao planejamento operacional da coleta seletiva de resíduos sólidos (SCOLDSS), o qual tem por funcionalidade principal a geração de alternativas ao processo decisório no que se refere à: a) alocação de veículos para a coleta seletiva, bem como determinação do roteiro a ser percorrido; e b) determinação da quantidade diária de resíduos sólidos a ser enviada a cada unidade de triagem, de modo a evitar o desperdício de mão-de-obra e reduzir a quantidade de resíduos enviada aos aterros sanitários. Para seu desenvolvimento, foi utilizada a combinação de técnicas advindas da Pesquisa Operacional, quais sejam: a simulação de eventos discretos e algoritmos/heurísticas para o problema da alocação e roteamento de veículos. Para a validação do SCOLDSS, foram utilizados dados da coleta seletiva de um município do Rio Grande do Sul. É também apresentado um estudo de caso utilizando dados reais da coleta seletiva, no qual são apresentados os resultados gerados pelo sistema, bem como resultados comparados ao sistema atualmente utilizado no processo de coleta seletiva do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Aljure Cantillo, Carlos Augusto. „Sistemas de alerta de proximidad al terreno para UH-60, una estrategia proactiva para la seguridad operacional en el empleo de helicópteros de la Fuerza Pública“. Ciencia y Poder Aéreo 12, Nr. 1 (06.12.2017): 220. http://dx.doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.574.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En la actualidad de la aviación mundial existe la preocupación de mejorar el nivel de seguridad operacional, por lo que sus esfuerzos están dirigidos a tres tipos de accidentes que se presentan con frecuencia y que, por lo tanto, significan la mayor pérdida de aeronaves y vidas humanas. En el presente artículo se pretende abordar una de estas clases de accidente: el vuelo controlado hacia el terreno CFIT (Controlled Flight Into Terrain) mediante revisiones documentales del avance histórico y teorías actuales sobre las herramientas existentes para mitigar el riesgo de ocurrencia de estos eventos dentro de la aviación internacional, como también en las aeronaves de la Fuerza Pública. El estudio se enfocaEnfocándose en los sistemas de alerta de proximidad al terreno para los helicópteros UH-60, los cuales cumplen con múltiples roles de gran importancia, pues operan en un ambiente complejo y de alto riesgo. Incluyendo sus costos, servirá como base documental para evaluar su adquisición y aportar a la toma de decisiones de los comandantes, contribuyendo a la mejora de la seguridad operacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Domingos, Renata, Leonardo Rogério Binda da Silva, Luciano Antonio Rodrigues, Fabíola Hommer Laporte, Aluana Rigoni und Renato Travassos Beltrame. „Sistema JRONDON: registro e organização de atividades extensionistas em operações do Projeto Rondon“. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 13, Nr. 21 (07.04.2016): 105. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p105.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p105As instituições de ensino superior trabalham na perspectiva de três pilares importantes para o desenvolvimento da vida acadêmica: o ensino, a pesquisa e a extensão. Esses elementos compõem conhecimentos imprescindíveis para a formação acadêmica. A extensão promove o discernimento para aplicação do produto de aprendizagem na sociedade, possibilitando assim, o processo associativo dos conhecimentos teóricos na prática. O relato versa sobre a utilização de um sistema de informação, criado especificamente para o Projeto Rondon, sistema este batizado alusivamente de JRondon, criado a partir das dificuldades operacionais encontradas nas operações do Projeto Rondon relativas à emissão de certificados dos participantes e, posteriormente à operação, às dificuldades relativas à emissão de relatórios gerenciais com os dados obtidos das participações do público-alvo nesses eventos nos munícipios atendidos pelo Projeto Rondon. Conclui-se que com a utilização dessa tecnologia, os relatórios ficaram bem mais consistentes e fiéis ao dia a dia da Operação, e que futuramente, vislumbra-se a utilização do JRondon em uma plataforma web, com a plena utilização de todas as IES que participantes do Projeto Rondon e também pelo MD, possibilitando assim relatórios gerenciais de todas as IES em tempo real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Bedón Pajuelo, Loel Salutor, Juan Alejandro Murga Ortiz und Manuel Morales Alberto. „La efectividad del control interno en la gestión de los gobiernos locales en el Callejón de Huaylas. Periodo 2006- 2007“. APORTE SANTIAGUINO 4, Nr. 2 (19.12.2011): 152. http://dx.doi.org/10.32911/as.2011.v4.n2.540.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El problema ha sido ¿Cómo incide la efectividad del control interno en la gestión de los Gobiernos Locales en el Callejón de Huaylas?. La metodología ha consistido en recoger la opinión de los trabajadores de tales municipalidades mediante encuesta. Las conclusiones son: Los valores éticos practicados, el estilo de operaciones, la autoridad y responsabilidad, la organización, la conducta apropiada y las directivas han generado un ambiente de control favorable. El control de programación de metas, identificación de objetivos; detección de dificultades en actividades y operaciones, han incidido en la evaluación de riesgos. El control diario de funciones, la verificación de la asistencia, control del uso de recursos de apoyo y el control del sistema de información y comunicación, han influido en las actividades de control gerencial. La adopción de acciones de previsión, el control de idoneidad de trabajadores y su calidad de trabajo, ha incidido en las actividades de prevención. El control de eventos internos y externos, del uso de medios de comunicación y actualización del banco de datos ha influido en el sistema de información y comunicación. La verificación del control y sus recomendaciones, han incidido en el seguimiento de resultados
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Mayorga-Mayorga, Henry Santiago, und Fabián Reyes-Bueno. „Análisis de Derrames de Petróleo en el Campo Ancón Mediante Sistemas de Información Geográfica“. Revista Politécnica 49, Nr. 1 (01.02.2022): 53–60. http://dx.doi.org/10.33333/rp.vol49n1.05.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La industria petrolera en el Ecuador inició en 1911 con la perforación del pozo exploratorio ANC001, ubicado en el bloque Gustavo Galindo Velasco (conocido como Campo Ancón); convirtiéndose en el primer campo petrolero con más de 100 años de producción. Esta industria ha traído beneficios económicos para el país, sin embargo, está atada a actividades que impactan sobre el medio ambiente como los derrames de petróleo. En esta investigación se analizan las operaciones que la empresa operadora efectúa, se determinan zonas con mayor probabilidad a la ocurrencia de derrames, se analizan causas y efectos, se identifican zonas vulnerables y se propone una alternativa para reducir los tiempos de respuesta. La herramienta empleada como metodología es Sistemas de Información Geográfica, software que ayuda al gerenciamiento de la prevención y control de los derrames, mediante mapas. Como resultados, se identificaron 297 derrames y 6 áreas con alta probabilidad a estos eventos. La mayoría de ellos se dan por falta de mantenimiento preventivo y correctivo de los equipos e instalaciones y el uso de mecanismos de extracción de crudo operados manualmente. Finalmente, con la alternativa sugerida usando rutas óptimas, se logra mejorar el tiempo de respuesta en un promedio de 20 minutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

J Nogueira V Bittar, Olímpio, und Lígia Mayumi Abe. „Análise e comparação dos dados de internação do Sistema Único de Saúde (SUS), da Saúde Supletiva (SS) e países selecionados“. BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista 17, Nr. 203 (30.11.2020): 2–14. http://dx.doi.org/10.57148/bepa.2020.v.17.34406.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Hospitais são unidades complexas, complicadas, disruptivas, de alto risco e alto custo face aos programas e serviços desenvolvidos no sistema de saúde. Dentre as atividades realizadas em regime de internação clínica ou cirúrgica,representam custos elevados para o sistema e maiores riscos para os pacientes que permanecem expostos por maior tempo durante sua permanência como infecções, iatrogenia, eventos adversos, devendo ser evitadas ou ter seu tempo reduzido. A evolução tecnológica e de gestão, observadas a partir da década de setenta do século passado, permitiu que tanto o diagnóstico como o tratamento de muitas doenças e a realização de muitos procedimentos possam ser efetivados fora do leito, no ambulatório, nos serviços complementares de diagnóstico e tratamento e mesmo no domicílio do paciente. Isto faz com que análises sobre o volume e necessidade de internação hospitalar sejam motivos de pesquisas operacionais, estimulando gestores de saúde a investirmais em formas alternativas de atendimento e estabelecer parâmetros tanto para internações como para dimensionamento de leitos locais e regionais. Esta pesquisa descritiva compara o volume das internações hospitalares no Sistema Único de Saúde, no Sistema Supletivo e outros países, nos anos de 2018 e 2019. Utilizou-se de dados secundários de internações, leitos e população coberta,analisando-se a produção em números absolutos, médias, taxas e coeficientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Baralt Blanco, ERD, Coronel Nelton. „Infraestructuras críticas y ciberseguridad en las fuerzas armadas dominicanas“. Seguridad, Ciencia & Defensa 5, Nr. 5 (20.03.2021): 13–21. http://dx.doi.org/10.59794/rscd.2019.v5i5.pp13-21.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La seguridad siempre ha sido el aspecto clave en la existencia del hombre a partir del uso de la razón y su capacidad cognitiva, como forma de enfrentar las amenazas. El surgimiento de la tecnología como forma de simplificar procesos complejos y ayudar en la solu­ción de problemas cotidianos también trajo consigo el paso de ma­quinarias inmensas hasta llegar a procesadores minúsculos con ca­pacidad de desarrollar infinidad de operaciones. Hoy en día la dependencia a los sistemas computarizados hace pensar que resultaría imposible desarrollar actividad alguna activi-dad por simple que parezca. Es por esto por lo que la exposición a los entornos virtuales ha aumentado el número de amenazas de carácter cibernético en los entornos industriales, laborales o hasta de la vida privada, abriendo nuevos debates en cuanto a la seguri­dad cibernética entre la exposición o el riesgo asumido. La misma facilidad con la que se puede acceder a cualquier sistema en tiempo real y sin importar la distancia, también es la misma vía utilizada por ciberdelincuentes, criminales o terroristas para poder acceder a infraestructuras y sistemas consideradas críticas, como forma de emprender acciones en su beneficio o para causar daños, sin que se requiera para ello, equipos de cómputos sofisticados. La misión de las Fuerzas Armadas de República Dominicana, con­sagrada por la Constitución, establece que además del resguardo de las fronteras y los intereses de la nación, implica en este nuevo es­pacio virtual un nuevo escenario donde seguramente se desarrolla-ran los nuevos combates del futuro. Se requiere entonces repensar las acciones, roles y misiones y por qué no mejorar la capacidad de respuesta ante estos eventos, dada la dependencia en materia de Tecnología de Información y Comunicación, de los sistemas de de­fensa nacional. La creación de centros de atención a emergencias o incidentes cibernéticos, mejor conocidos como CERT o CSIRT, para el sector defensa es forma parte de las agendas nacionales e internacionales, como forma de responder de manera oportuna a las amenazas del entorno ciber, y dotar de las capacidades de resiliencia que permitan restaurar los sistemas en el menor tiempo y con el menor nivel de daño.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Baralt Blanco, ERD, Coronel Nelton. „Infraestructuras críticas y ciberseguridad en las fuerzas armadas dominicanas“. Seguridad, Ciencia & Defensa 5, Nr. 5 (20.03.2021): 13–21. http://dx.doi.org/10.59794/rscd.2019.v5i5.57.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La seguridad siempre ha sido el aspecto clave en la existencia del hombre a partir del uso de la razón y su capacidad cognitiva, como forma de enfrentar las amenazas. El surgimiento de la tecnología como forma de simplificar procesos complejos y ayudar en la solu­ción de problemas cotidianos también trajo consigo el paso de ma­quinarias inmensas hasta llegar a procesadores minúsculos con ca­pacidad de desarrollar infinidad de operaciones. Hoy en día la dependencia a los sistemas computarizados hace pensar que resultaría imposible desarrollar actividad alguna activi-dad por simple que parezca. Es por esto por lo que la exposición a los entornos virtuales ha aumentado el número de amenazas de carácter cibernético en los entornos industriales, laborales o hasta de la vida privada, abriendo nuevos debates en cuanto a la seguri­dad cibernética entre la exposición o el riesgo asumido. La misma facilidad con la que se puede acceder a cualquier sistema en tiempo real y sin importar la distancia, también es la misma vía utilizada por ciberdelincuentes, criminales o terroristas para poder acceder a infraestructuras y sistemas consideradas críticas, como forma de emprender acciones en su beneficio o para causar daños, sin que se requiera para ello, equipos de cómputos sofisticados. La misión de las Fuerzas Armadas de República Dominicana, con­sagrada por la Constitución, establece que además del resguardo de las fronteras y los intereses de la nación, implica en este nuevo es­pacio virtual un nuevo escenario donde seguramente se desarrolla-ran los nuevos combates del futuro. Se requiere entonces repensar las acciones, roles y misiones y por qué no mejorar la capacidad de respuesta ante estos eventos, dada la dependencia en materia de Tecnología de Información y Comunicación, de los sistemas de de­fensa nacional. La creación de centros de atención a emergencias o incidentes cibernéticos, mejor conocidos como CERT o CSIRT, para el sector defensa es forma parte de las agendas nacionales e internacionales, como forma de responder de manera oportuna a las amenazas del entorno ciber, y dotar de las capacidades de resiliencia que permitan restaurar los sistemas en el menor tiempo y con el menor nivel de daño.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Ferreira, Victor Alexandre de Lima, Marília Ramos Alves, Pietra Myazi Pinto, Suene Barros Wanderley, Nathan Borges Marretto, Clara Pego de Andrade, Talila de Assis Santana, Zayla Adeilde Aguiar de Brito, Caciano Gonçalves de Aquino Neto und Victor Hugo Silva Ribeiro. „IMPLEMENTATION OF INFORMATION TECHNOLOGIES IN HOSPITAL MANAGEMENT: IMPACTS ON EFFICIENCY AND QUALITY OF CARE“. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, Nr. 4 (24.04.2024): 2504–12. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i4.13709.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A implementação de tecnologias de informação (TI) na gestão hospitalar tem se mostrado fundamental para aprimorar a eficiência e a qualidade da assistência prestada aos pacientes. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos dessa implementação nesses dois importantes aspectos da gestão hospitalar. A revisão bibliográfica foi realizada com base em artigos científicos e revisões relevantes nas áreas de gestão hospitalar, tecnologia da informação em saúde e qualidade assistencial. Os resultados obtidos revelaram que a adoção de sistemas de informação hospitalar promove uma série de benefícios, incluindo a melhoria da eficiência operacional, a redução de erros, a otimização dos fluxos de trabalho e o aumento da segurança do paciente. Os sistemas de registro eletrônico de saúde (EHR) são particularmente destacados por sua capacidade de armazenar, recuperar e compartilhar informações de saúde de forma rápida e precisa entre os profissionais de saúde, resultando em uma assistência mais integrada e coordenada. Além disso, observou-se que as tecnologias de informação são essenciais para promover a qualidade assistencial, fornecendo suporte à decisão clínica, facilitando a coleta e análise de dados clínicos, e permitindo a implementação de protocolos baseados em evidências. Isso contribui para a redução de eventos adversos, a melhoria da conformidade com práticas clínicas recomendadas e a promoção de uma assistência mais segura e eficaz. As discussões apontaram que, embora as tecnologias de informação ofereçam inúmeros benefícios, sua implementação pode enfrentar desafios significativos, como custos elevados, resistência à mudança por parte dos profissionais de saúde e questões relacionadas à interoperabilidade de sistemas. Portanto, estratégias eficazes de gerenciamento de mudanças e investimentos adequados em infraestrutura e capacitação são essenciais para garantir o sucesso da implementação. Em conclusão, este estudo destaca o papel crucial das tecnologias de informação na gestão hospitalar, enfatizando seus impactos positivos na eficiência operacional e na qualidade assistencial. A implementação bem-sucedida dessas tecnologias requer um compromisso contínuo com o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas, bem como uma abordagem centrada no paciente e na melhoria contínua dos processos de assistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Durán Rojo, Luis, und Ernesto Pachas Luna. „Perspectivas del derecho fiscal comparado: Criptomonedas, transacciones y eventos impositivos. Tratamiento tributario en el Perú, problemas y recomendaciones“. IUS ET VERITAS, Nr. 63 (26.11.2021): 288–314. http://dx.doi.org/10.18800/iusetveritas.202102.015.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Actualmente, nos encontramos ante un aumento significativo de transacciones con criptomonedas como alternativa al sistema tradicional de pago, e incluso como medio de inversión; por lo que la mayoría de los países en el mundo ya han tomado acción sobre el tratamiento tributario aplicable a dichas operaciones: Existen diversos pronunciamientos emitidos por las autoridades tributarias del mundo y, en algunas jurisdicciones, ya se han adoptado medidas legislativas específicas para regular los efectos tributarios de las transacciones con criptomonedas, principalmente en materia de impuestos sobre la renta e impuestos al valor agregado. Por ello, resulta necesario evaluar el tratamiento tributario actual sobre las actividades realizadas con criptomonedas en la legislación peruana, para efectos de identificar -desde una perspectiva comparada- los principales problemas de carácter impositivo y, a su vez, brindar algunos lineamientos a tener en cuenta para una eventual y necesaria regulación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Nascimento, Regina Helena do, Maria Inês Monteiro Cocco und Maria Helena Baena de Moraes Lopes. „Desenvolvimento da especialidade saúde e trabalho, no departamento de enfermagem do Hospital Virtual Brasileiro“. Revista Latino-Americana de Enfermagem 11, Nr. 2 (März 2003): 237–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692003000200015.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste estudo é criar uma página na internet, sobre a especialidade Saúde e Trabalho, no Departamento de Enfermagem do Hospital Virtual Brasileiro. A estrutura da página está dividida nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde (SUS); SUS x Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOST); Breve histórico da organização do trabalho; Qualidade de vida; Eventos e links sobre o tema. Foi utilizada a metodologia de navegação e programação HTML (hyper text markup language) para o desenvolvimento das páginas WWW, revisão bibliográfica dos últimos anos, através de bibliotecas e da própria internet; além da revisão por especialistas na área de Saúde e Trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Jorge, David Calhau, Jefferson Beethoven Martins, André Luiz Souza und Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo. „SISTEMA MÓVEL ANALISADOR DE FALTA EM LINHAS DE ALTA TENSÃO“. Revista Brasileira Multidisciplinar 19, Nr. 2 (01.07.2016): 96. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2016.v19i2.416.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho apresenta uma ferramenta móvel desenvolvida para simular um relé de distância, dispositivo muito utilizado para acusar falhas em linhas de alta tensão. Os dados colhidos da rede elétrica são simulados por um microcontrolador, sendo posteriormente enviados a um celular com sistema operacional Android versão 2.3. Através de uma transmissão GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) os dados podem ser recebidos em qualquer lugar sendo encaminhados a uma rede neural que mostrará se a falta está em determinado trecho de proteção. O objetivo do trabalho não é mostrar apenas o software Android ou a rede neural, mas como a mobilidade pode dar significativa contribuição para o setor de energia elétrica. Além de simular o relé de distância, através da rede neural, os dados adquiridos são inseridos em um banco de dados, o que produz um repositório que traz informações sobre as falhas em uma rede de alta tensão. Através da geração de gráficos, torna-se possível analisar o histórico de eventos em determinada rede elétrica e até mesmo alterar os parâmetros de funcionamento do microcontrolador. O intuito do trabalho é mostrar que as redes neurais artificiais podem substituir, com eficiência, o tradicional cálculo de faltas em linhas e mostrar, também, que o atual estágio de software/hardware dos dispositivos móveis já permite executar aplicações pesadas, a priori utilizadas em computadores pessoais. Cálculos outrora feitos em desktops e mainframes podem migrar para plataformas móveis, o que traz mobilidade. Inúmeros aplicativos, como os jogos, exploram o poder de processamento destas novas gerações, porém ainda são poucos os programas focados em sistemas elétricos de potência que estão presentes em plataformas móveis. O uso de redes neurais artificiais aliadas aos dispositivos móveis representa grandes ganhos às empresas fornecedoras de energia, as quais realizam inúmeros cálculos, como o relé de distância, baseando-se, tradicionalmente em um modelo matemático (caixa-branca).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Vela Vela, Franklin Edwin. „Estudio de un sistema de seguridad de información y administración de eventos para base de datos SQL server. Caso de estudio: entidad pública“. REVISTA ODIGOS 4, Nr. 1 (10.02.2023): 9–30. http://dx.doi.org/10.35290/ro.v4n1.2023.759.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La información de las organizaciones alojada en bases de datos es un activo muy Importante que debe ser resguardada de ataques cibernéticos. En la investigación se identificaron amenazas que pueden poner en peligro el motor de base de datos SQL Server 2016 Standard y cómo estas podrían explotar las vulnerabilidades presentes Se propone realizar un estudio de un Security Information and Event Management (SIEM) para identificar si es una herramienta válida para disminuir los ataques que se puedan presentar en datos críticos; además, se revisan los controles que propone el Esquema Gubernamental de Seguridad de la Información Versión 2 (EGSI V2.0) en los que un SIEM podría ayudar en su cumplimiento. Se evidenció que un SIEM detectó de manera oportuna incidentes de seguridad en la base de datos como son: ataques de inyección SQL, ataques de fuerza, entre otros; también se verificó que ayuda al cumplimiento de controles de EGSI V2.0 relacionados con control de accesos, seguridad de operaciones y gestión de incidentes de seguridad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

De Araújo, Maria Gabriela Calaça, Yuri Farias Lima, Ana Clara Silva Carvalho, Victor Lima de Paiva Freitas und Laércio Pol Fachin. „Perfil epidemiológico dos casos de hanseníase em Alagoas no período de 2016-2022“. Brazilian Journal of Health Review 7, Nr. 1 (09.02.2024): 5451–60. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n1-442.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo gram positivo Mycobacterium leprae de grande incidência no mundo. A patologia pode ser classificada em indeterminada, tuberculoide, dimorfa e virchowiana de acordo com diferentes características. Sua transmissibilidade ocorre por meio das vias respiratórias superiores, sendo o homem o único reservatório natural da bactéria. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de novos casos da doença, demonstrando a importância em avaliar a epidemiologia da hanseníase em Alagoas. Objetivo: Avaliar a epidemiologia da hanseníase no estado de Alagoas no período de 2016-2022, levando em consideração as variáveis: faixa etária, raça, sexo e classificação por forma clínica e operacional. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, retrospectivo, sendo constituído pelos casos de hanseníase notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2016 a 2022, coletados através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) via Tabnet. Considerando as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, classificação operacional, forma clínica e raça. Resultados: Foram analisados 2.456 casos de hanseníase registrados no SINAN no período de 2016 a 2022 para a descrição do perfil epidemiológico. A faixa etária mais acometida foi entre 40-49 anos, sendo o ano de 2018 o que apresentou maior número de eventos diagnosticados, e o sexo masculino o mais afetado, com a classificação operacional multibacilar sendo a mais frequente e a forma clínica mais comum a dimorfa. Conclusão: A hanseníase ainda é um problema de saúde pública no país e está relacionada a condições de saúde precária e baixo nível socioeconômico. Portanto, faz-se necessário ações de vigilância em saúde e capacitação dos profissionais de saúde para um diagnóstico precoce da doença, e uma maior atenção ao público masculino, visando a diminuição dos agravos aos pacientes e disseminação da doença na comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie