Zeitschriftenartikel zum Thema „Recursos naturais (controle)“

Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Recursos naturais (controle).

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Recursos naturais (controle)" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Pietrobon-Costa, Flávio. „GEOPOLÍTICA E A GEOECONOMIA NO SÉCULO XXI INDUZINDO INTEGRAÇÃO DE INOVAÇÕES NO EXÉRCITO BRASILEIRO:“. Revista da Escola Superior de Guerra 29, Nr. 58 (22.08.2017): 27–56. http://dx.doi.org/10.47240/revistadaesg.v29i58.177.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As futuras (provavelmente escassas) reservas de recursos naturais serão fator de ação de atores não estatais por lucratividade e satisfação de suas necessidades de produção econômica. Estes novos atores no cenário internacional, inseridos em um panorama de pulverização de Poder, contempla Organizações não Estatais de Interesse Privado (ONIPs), Organizações não governamentais (ONGs), bem como Corporações Transnacionais. A ação destes atores, em relação às reservas de recursos naturais, será por infiltrações políticas integradas a ações armadas, objetivando o controle de reservas de recursos naturais, o controle de sistemas de transporte e distribuição, o processamento e a comercialização desses recursos. Inovações incorporadas ao Exército fomentarão seu sucesso em defender o Brasil de tais ações, em efetivar dissuasão, considerando: a preparação do Brasil, maior detentor mundial de reservas de recursos naturais, para opor adversários e vencer conflitos por esses recursos; a incorporação de inovações tecnológicas e organizacionais à Força Terrestre, como diferencial de sucesso, e magnificação de chances de vitória nas suas missões; efetivação na rapidez de ações contra oponentes, por meio do desdobramento descentralizado de unidades de combate, e o deslocamento estratégico rápido de unidades militares entre os diversos pontos no Território brasileiro e na área operacional do continente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Meirelles, Hely Lopes. „Proteção ambiental e ação civil pública“. Revista de Direito Administrativo 165 (05.02.1986): 1–10. http://dx.doi.org/10.12660/rda.v165.1986.45164.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Machado Junior, Celso, Leonel Mazzali, Maria Tereza Saraiva de Souza, Cristiane Jaciara Furlaneto und Leandro Campi Prearo. „A gestão dos recursos naturais nas organizações certificadas pela norma NBR ISO 14001“. Production 23, Nr. 1 (24.02.2012): 41–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132012005000005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo destaca um conjunto de variáveis associadas aos processos de controle e às ações para mitigar o consumo dos recursos nas operações com o objetivo de verificar se as empresas certificadas pela norma NBR ISO 14001 apresentam procedimentos de gestão ambiental significativamente diferentes dos adotados pelas empresas não certificadas por essa norma. É uma pesquisa descritiva assentada em uma amostra composta por 649 empresas de diferentes ramos de atividade, que disponibilizaram informações para a publicação na revista Análise Gestão Ambiental (2008). Foram objeto de estudo os seguintes recursos: água, energia elétrica, combustíveis, lenha/carvão e recursos minerais. A utilização de tratamento estatístico, consubstanciada na regressão logística e no quiquadrado, permitiu evidenciar que as empresas certificadas pela norma NBR ISO 14001 acentuam um conjunto maior dos fatores ambientais em sua gestão por meio de controles, ações e programas estruturados, demonstrando assim maior preocupação socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Whitacker, Guilherme Magon. „Geopolítica dos recursos naturais estratégicos e questão agrária em Moçambique: a Vale S.A. e o extrativismo epidêmico“. Caderno de Geografia 29, Nr. 2 (29.08.2019): 226–46. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2019v29n2p226-246.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Moçambique possui algumas das maiores reservas de recursos naturais de potencial energético do mundo, sobretudo, carvão mineral, gás natural e, mais recentemente descoberto, petróleo, ainda que em menor quantidade. Os recursos naturais energéticos são, ou podem ser, instrumentos de poder ou armas políticas. Destarte, determinam e condicionam ações sobre o uso dos territórios. Território e poder determinam relações instáveis e motivam pretextos para o surgimento de práticas e estratégias geopolíticas e todo recurso é produto de uma relação de poder sobre determinado território. Assim, os recursos naturais energéticos são considerados estratégicos, produtos das relações sociais de produção e do poder que interfere diretamente na posse dos mesmos e controle territorial, o que envolve, também, a conflitualidade gerada a partir da intensificação da questão agrária resultante desses processos.Palavras–chave: Geopolítica dos recursos naturais, questão agrária, território, poder, MoçambiqueAbstract Mozambique has some of the world's largest reserves of natural resources with potential for energy, mainly mineral coal, natural gas and, more recently, oil, although in a smaller amount. Natural energy resources are or may be, instruments of power or political weapons. Thus, they determine and condition actions on the use of territories. Territory and power determine unstable relationships and motivate pretexts for the emergence of geopolitical practices and strategies, and every resource is the product of a power relationship over a given territory. Thus, natural energy resources are considered strategic, products of social relations of production and power that directly interfere in their possession and territorial control, which also involves the conflict generated by the intensification of the agrarian issue resulting from these processes.Keywords: Geopolitics of natural resources, agrarian question, territory, power, Mozambique
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Nascimento, Francinaide De Lima Silva, und Handson Claudio Dias Pimenta. „CONTRIBUIÇÕES ÀS PESQUISAS SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS NO RIO GRANDE DO NORTE“. HOLOS 8 (24.12.2019): 1–6. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.9329.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No último editorial da Revista Holos do ano de 2019 apresentamos o Dossiê “Uso Sustentável de Recursos Naturais”, enquanto resultado do trabalho de pesquisas realizadas no âmbito institucional, contributo à área de Ciências Ambientais e à sociedade do Rio Grande do Norte.O Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal Central, foi iniciado em 2015 e tem por objetivo principal formar profissionais, em nível de pós-graduação stricto sensu, interessados em atuar com estudos e técnicas interdisciplinares relacionados com o uso e o aproveitamento sustentável de recursos naturais, na qualidade de docentes, consultores e técnicos.A sustentabilidade de todos os tipos de recursos naturais emerge como uma estratégia de alinhamento dos objetivos organizacionais demandados socioambientalmente. Assim, no PPgUSRN a produção de pesquisa aplicada é inovadora e interdisciplinar, focada no desenvolvimento de práticas relacionadas aos usos dos recursos naturais por duas linhas de pesquisa: sustentabilidade e gestão dos recursos naturais e saneamento ambiental.A linha de sustentabilidade e gestão dos recursos naturais propõe a compreensão de ações, estratégias e procedimentos voltados à organização e à implementação de políticas públicas − como também iniciativas para o desenvolvimento de instrumento de gestão dos recursos naturais nos âmbitos público, privado e do terceiro setor − e à geração de conhecimentos básicos e aplicáveis em estudos de indicadores e a práticas de sustentabilidade dos recursos naturais. A linha de pesquisa em saneamento ambiental tem por finalidade precípua contribuir para a produção de conhecimentos, tecnologias e técnicas que promovam a preservação e a conservação do meio ambiente, enfatizando: o controle da poluição das águas, do ar e do solo; o reuso de águas, o uso produtivo e o controle de efluentes em estações de tratamento de água e de efluentes; a gestão integrada; o desenvolvimento de metodologias viáveis para o tratamento e o reaproveitamento de resíduos sólidos e biossólidos; e a avaliação de indicadores de contaminação ambiental.Os trabalhos aqui apresentados foram produzidos por docentes e egressos do PPgUSRN. Os trabalhos estão alinhados com as linhas de pesquisa do programa, abordando temáticas como avaliação da qualidade de efluentes para reuso, avaliação da qualidade da água para fins de balneabilidade, gestão de resíduos urbanos, geoprocessamento, diagnóstico ambiental de comunidade rural e práticas de gestão ambiental em atividades produtivas, conforme detalhes a seguir: Qualidade de água e efluentes- Avaliação da qualidade da água do Rio Potengi a partir dos padrões estabelecidos nas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente n° 357/05 e 274/00 de forma a inteirar a comunidade sobre o nível de poluição nos trechos do rio que são utilizados para balneabilidade;- Avaliação da qualidade da água produzida proveniente da indústria petrolífera no nordeste brasileiro no município de Mossoró-RN e seu potencial uso na irrigação; e- Avaliação do tratamento de efluentes e a produção de água de reuso para fins agrícolas no campus do IFRN de São Paulo do Potengi, Brasil. Gestão de resíduos sólidos urbanos- Índice de Condição de Gestão de Resíduos Atualizado, visando à observância obrigatória pelo gestor público na gestão dos resíduos sólidos municipais. Geoprocessamento- Espacialização das manchas de óleo e graxa na zona portuária de Natal-RN através de técnicas de interpolação IDW e krigagem. Diagnóstico ambiental de comunidade rural- Diagnóstico ambiental de comunidades rurais de Currais Novos, localizadas na Microbacia do Rio Cobra, município de Jardim do Seridó, do Semiárido Potiguar sob a ótica da mitigação de efeitos da desertificação. Práticas de gestão ambiental em atividades produtivas- Indicadores ambientais para mensurar a gestão hídrica, energética e a gestão de resíduos sólidos para o ambiente organizacional com foco na área de ensino, no caso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte;- Avaliação de aspectos e impactos ambientais de um laboratório de análises físico-químico do IFRN pelo método “Failure Mode and Effects Analysis” e proposição de medidas para controle; - Diagnóstico ambiental e de processos da lavra de rocha ornamental; e- Produção mais limpa nos processos da lavra de rocha ornamental. Compartilhamos a alegria de difundir o conhecimento gerado pelas pessoas que compõem o PPgUSRN aos leitores o Dossiê “Uso Sustentável de Recursos Naturais”. À leitura!Natal, 24 de dezembro de 2019.Prof. Handson Claudio Dias PimentaProf.a Francinaide de Lima Silva Nascimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Emilia de Azevêdo Borges, Arleciane, Valter Witalo Nelo Lima, Walesca Bezerra de Carvalho Vasconcelos und Otto Rodrigo Melo Cruz. „SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: PRINCÍPIO FUNDAMENTAL PARA A OBTENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL“. Direito e Desenvolvimento 6, Nr. 12 (08.06.2017): 11–26. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v6i12.286.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Para alcançar uma visão dualista socioeconômica e sustentável é necessário que o indivíduo não se guie apenas pelo cunho antropológico, mas sim busque uma forma de viver pautada na partilha racional dos recursos naturais aliada à construção de um modelo desenvolvimentista. O exercício dos direitos e dos deveres constitucionais é fundamental para a preservação consciente do meio ambiente sem que obstaculize o desenvolvimento nacional. Objetiva-se analisar a sustentabilidade socioambiental como mecanismo para atingir o desenvolvimento nacional. O estudo está respaldado por uma abordagem qualitativa, constituindo uma pesquisa explicativa, de documentação indireta e bibliográfica mediante os métodos indutivo, de interpretação e sociológico proposto por Savigny. Observa-se que a questão ambiental está intimamente relacionada à utilização dos recursos naturais como aos fatores econômicos geradores do desenvolvimento e do crescimento. Há a necessidade de avaliação periódica do controle ambiental e dos impactos ocasionados pela economia nacional, isto é, de um monitoramento constante de gestão ambiental. Além disso, os países precisam basear suas ações no princípio da eficiência para alcançar êxito nas atividades socioeconômicas, devendo ser desenvolvidas em proporcionalidade aos recursos naturais de cada país. Logo, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são finitos, inferindo que o desenvolvimento econômico deve ser atingido levando em consideração o aporte limítrofe do meio ambiente. Palavras-chave: Meio ambiente. Sustentabilidade. Desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Rocha, Gabrielle Souto da, Ana Valéria dos Reis Pinheiro und Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa. „Gestão dos Recursos Hídricos no Município de Parauapebas (PA): Avaliação dos Usos, Alteração dos Cenários e Possíveis Impactos“. Research, Society and Development 9, Nr. 4 (20.03.2020): e194943042. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.3042.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A gestão dos recursos hídricos consiste em uma ferramenta imprescindível para consumo mais consciente e sustentável da água. No entanto, o crescimento urbano e a expansão de atividades industriais intensificam o uso dos recursos hídricos, causando impactos significativos na relação demanda x disponibilidade. Esse crescimento acelerado e desordenado, impacta diretamente os recursos naturais disponíveis, uma vez que a ocupação de novas áreas sem planejamento afeta o solo, a vegetação local e os recursos hídricos. Neste contexto, os impactos sobre os recursos hídricos disponíveis são grandes, logo, a gestão dos recursos hídricos é fundamental para garantir a fiscalização e controle qualitativo e quantitativo da água. A outorga de uso dos recursos hídricos é uma das principais ferramentas de gestão instituídas a partir da Lei Nº 9.433/97 que regulamenta a Política Nacional de Recursos Hídricos. Assim, o presente estudo teve como objetivo realizar o levantamento dos usos outorgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS, para o município de Parauapebas-PA, a fim de avaliar quais os principais usuários e as principais finalidades de uso da água na região. Também se realizou uma análise das alterações nos cenários naturais, que impactam os recursos hídricos. Como resultado deste estudo, verificou-se que os usos preponderantes para o município são para o atendimento da atividade mineradora, no qual são concedidos os maiores volumes de vazão outorgadas. A descaracterização do solo, nas áreas urbanas consiste em agravante e compromete os recursos hídricos do município, provocando o assoreamento dos corpos d’água. A aplicação de maior fiscalização nos empreendimentos instalados irá contribuir para o planejamento adequado da expansão urbana, bem como do controle e uso do solo urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Silva, João Henrique Barbosa da, Lucas Soares Rodrigues, Cosma Layssa Santos Gomes, Vitor Araujo Targino, Mariana de Melo Silva, Bianca Marina Costa Nascimento, Jakeline Florêncio da Silva et al. „Controle biológico de pragas: o segredo da agricultura sustentável“. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, Nr. 4 (17.04.2024): e6367. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.4-145.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O controle biológico é considerado uma estratégia inovadora e sustentável para o manejo de pragas agrícolas, estando fundamentado em relações ecológicas que envolvem a competição do homem com as pragas por recursos naturais. A presença de agentes de controle biológico, aliados do ser humano e inimigos naturais das pragas, desempenha um papel crucial nesse cenário, mantendo o equilíbrio biológico no ambiente. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre o controle biológico de pragas, focando na cultura da videira e mangueira. Além disso, o estudo se concentra no uso de ácaros predadores (Neoseiulus barkeri) como agentes de controle biológico contra o ácaro vermelho na videira e os tripés na mangueira. Essa revisão de literatura foi desenvolvida através de pesquisas de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma análise descritiva, com a técnica de documentação indireta, sendo caracterizada como uma revisão de literatura narrativa. Para que fosse possível a realização do estudo, utilizou-se de trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, no período dos últimos 5 anos ou superior que apresentaram relevância para o referente estudo. Observou-se que o controle biológico surge como uma resposta promissora e sustentável, em que os inimigos naturais, como ácaros predadores, destacam-se como aliados cruciais na luta contra pragas específicas, podendo sua liberação ocorrer de forma manual e mecanizada. Ainda, o controle biológico na cultura da videira e mangueira, com ênfase no uso de Neoseiulus barkeri como agente de controle biológico, revela a relevância dessa abordagem em contextos específicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Moraes, Juliana Gomes de, Mariana Oliveira Breda, Rômulo Romeu Nóbrega Alves und Ângelo Giuseppe Chaves Alves. „A percepção de agricultores urbanos sobre pragas e plantas cultivadas em uma área metropolitana do Recife“. Biotemas 30, Nr. 1 (21.02.2017): 99. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2017v30n1p99.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2017v30n1p99Os significados culturais e as relações das sociedades com os recursos naturais em áreas urbanas constituem um aspecto importante, mas ainda pouco explorado, no âmbito da etnoecologia. Objetivou-se descrever e analisar os conhecimentos e práticas de agricultores urbanos, a categorização e o controle de animais que foram considerados causadores de injurias às plantas cultivadas. A pesquisa foi realizada em áreas sob cultivo de hortaliças, no entorno do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA), em Recife, capital do estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Foram entrevistados 33 agricultores, os quais mencionaram 13 animais que consideram pragas. O animal mais frequentemente citado como causador de injúrias às plantas cultivadas foi a formiga e sua relação ecológica com as cochonilhas, descritas como “mofo”. O uso de técnicas de abate para controle de animais indesejados está atrelado às relações de cooperação e aversão e à identidade cultural camponesa, reconfigurada em uma forte relação com o mercado, resultando na concepção dos recursos naturais dentro de um significado predominantemente utilitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Lima, Milcíades Gadelha de, und Adeodato Ari Cavalcante Salviano. „Recuperação de Áreas Degradadas no Estado do Piauí (Recuperation of Degradation Areas in the Piauí State)“. Revista Brasileira de Geografia Física 4, Nr. 6 (09.04.2012): 1254. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v4i6.232771.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A degradação do solo representa um enorme risco para as gerações futuras por ser um dos recursos naturais mais importantes. Entre outras funções, o solo é responsável pela ciclagem dos nutrientes e sustentabilidade dos sistemas naturais. Objetivou-se neste trabalho resgatar as ações e as pesquisas sobre desertificação e recuperação de áreas degradadas no Estado do Piauí. O conhecimento produzido não é suficiente para dimensionar a real área afetada pelo processo de desertificação. A implantação de um programa de controle e/ou recuperação de áreas degradadas deve ser parte de um projeto maior, o de conservação dos recursos naturais e deve ser planejado com base nas várias microbacias existentes no Estado. Recomenda-se testar práticas vegetativas, edáficas e mecânicas para o controle da erosão hídrica e para a recuperação de áreas degradadas. Palavras - chave: Mitigação; Recursos naturais; Desenvolvimento sustentável. Recuperation of Degradation Areas in the Piauí State ABSTRACTThe degradation of the ground represents an enormous risk for the future generations for being one of the more important natural resources. Among others functions, the ground is responsible for the nutrients cycling and support of the natural systems. The objective of this work was to rescue the actions and research on desertification and rehabilitating degraded areas in the State of Piauí. The knowledge produced is not enough for the real size of the area affected by the process of desertification. The implementation of a program for the control and/or recovery of degraded areas should be part of a larger project, the conservation of natural resources and must be planned considering the various watersheds existing in the State. It is recommended that testing practices vegetative, edaphic and mechanical to control erosion and water for the recovery of degraded areas. Keywords: Mitigation; Natural Resources; Sustainable Development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Câmara, João Batista Drummond. „Governança ambiental no Brasil: ecos do passado“. Revista de Sociologia e Política 21, Nr. 46 (Juni 2013): 125–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782013000200008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo trata de uma análise da ação governamental para o controle do uso dos recursos natno Brasil, desde o descobrimento, em 1500. Teve como objetivo compreender o processo de formulação e execução de políticas ambientais, considerando a evolução de conceitos, regras e instituições do período colonial até os dias atuais, caracterizando as bases históricas, institucionais e legais que moldaram a atual governança ambiental brasileira. A pesquisa foi realizada consultando referências bibliográficas e documentos governamentais com dados e informações diversos. Pode-se observar que ao longo da história do País, a ação governamental concentrou-se nas ações de comando e controle, com regras e instituições específicas para determinados recursos naturais, com pouca ou nenhuma integração com outras políticas ou processos gerenciais de uso de recursos naturais, situação que mudou significativamente após a instituição da Lei nº 6.938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, quando houve correspondência da evolução da gestão ambiental no Brasil com os conceitos, princípios, diretrizes e critérios de governança ambiental e seus resultados. Apesar dos avanços em direção aos critérios de reforma e modernização do Estado como descentralização, participação, democratização, capacitação gerencial, eficiência e eficácia, a relação da sociedade, do Governo e do setor privado com a natureza ainda reflete uma visão colonial utilitarista, imediatista e de uso insustentável dos recursos naturais, aliada a problemas de execução das normas e regras, causando degradação ambiental e comprometendo o desenvolvimento sustentável. Indicam a necessidade de se avaliar mais criticamente os alcances da Política Nacional do Meio Ambiente em função da contínua perda dos recursos e serviços ambientais e o elevado padrão de consumo da sociedade em bases não sustentáveis, requerendo mudanças de atitude do cidadão em relação ao uso e proteção dos recursos e serviços ambientais. Os resultados alcançados contribuem para a discussão da relação histórica de uso e ocupação do território nacional e suas consequências para a sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Faria Junior, Charles Hanry, Jordson De Souza e. Souza und Thiago Marinho Pereira. „Diagnostico da ação do IBAMA na explotação dos recursos pesqueiros no Baixo Amazonas (PA)“. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, Nr. 6 (04.07.2018): 273–82. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.006.0026.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) tem como objetivo institucional o licenciamento ambiental, o controle da qualidade ambiental, a autorização de uso dos recursos naturais e a fiscalização, monitoramento e controle ambiental. Nesse estudo, são apresentados os resultados das ações do IBAMA na região do Baixo Amazonas (PA), com base nas análises dos autos de infração relacionados a explotação dos recursos pesqueiros, expedidos de 1996 a 2012, nos municípios de Altamira, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Vitória do Xingu. Foram emitidos 710 autos de infrações para pessoas físicas e jurídicas, relacionados à falta de registro geral da pesca, licenciamento ambiental e a explotação ilegal de 35 espécies e grupos de espécies de peixes utilizados para o consumo e ornamentação, quelônios e mamíferos aquáticos, que totalizou R$4.462.045,62 em multas. Altamira, Óbidos e Santarém foram os municípios onde o maior quantitativo e valores em multas foram registradas. A quantidade de infrações e o total anual em multas apresentam tendências de aumento, sendo observado até quaro reincidências no mesmo ano ou em anos distintos. Apesar desses resultados e de sua importância para a conservação dos recursos pesqueiros, podem ser considerados como uma subestimativa, uma vez que o Baixo Amazonas contém 15 municípios em seu perímetro territorial, fator que pode estar relacionados a limitação orçamentária e logística do IBAMA, o que demanda maior atenção por parte do Governo Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Veríssimo, Michele Polline. „Exportações de petróleo e a hipótese da Maldição dos Recursos Naturais no Brasil“. Revista Brasileira de Inovação 18, Nr. 1 (05.06.2019): 63–88. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v18i1.8653612.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo investiga os efeitos das exportações de produtos primários, com foco no petróleo, sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme os argumentos da literatura denominada “Maldição dos Recursos Naturais”. Para isso, utiliza análise de cointegração via estimação de modelos Autorregressivos de Defasagens Distribuídas (ADRL), com dados do período 2000-2017. As evidências apontam que os efeitos das exportações de petróleo são positivos para a atividade econômica no longo prazo, com robustez dos resultados quando os canais de transmissão do problema são controlados, contrariando a hipótese da maldição para o Brasil. Contudo, os efeitos são negativos no curto prazo, embora se tornem insignificantes com o controle dos canais de transmissão. Assim, verifica-se a importância da retomada dos investimentos e da melhora do quadro institucional para assegurar os benefícios do petróleo para a economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Farias, Carmem, und Fernanda Dalla Libera Damacena. „Meio ambiente e economia: uma perspectiva para além dos instrumentos de comando e controle“. Revista de Direito Econômico e Socioambiental 8, Nr. 1 (23.08.2017): 148. http://dx.doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i1.9696.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com o crescimento populacional e o intenso consumo, a sociedade seguirá demandando por energia e matéria, colocando em discussão a capacidade planetária de continuar prestando os serviços ecossistêmicos que a humanidade precisa e, ainda, absorver os resíduos. Trata-se da dicotomia entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, especialmente em face da dificuldade de comunicação intersistêmica. O Direito Ambiental não pode ser concebido sem considerar os aspectos econômicos, devendo regular a apropriação dos recursos naturais e orientar a força produtiva na direção que atinja os objetivos ambientais pretendidos. Este trabalho se propõe ao estudo dos tipos de instrumentos de política ambiental capazes de mitigar os efeitos das externalidades negativas decorrentes da atividade de produção e consumo, contextualizando a sua aplicação no Brasil e no mundo. O objetivo específico é analisar o fortalecimento dos instrumentos econômicos na política ambiental brasileira, a fim de conferir maior efetividade às suas metas e premissas, com vistas a um Direito menos punitivo e mais promocional. O estudo verifica que o Brasil tem sua política ambiental orientada para regulação direta, mas, que poderia fomentar condutas ecológicas através de instrumentos econômicos, tornando provável a comunicação entre Direito e Economia. Destaca-se ainda, a necessidade de Adaptação Ambiental que consiste em redescobrir outras formas de conciliar desenvolvimento econômico e conservação dos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Sabbagh, Roberta Buendia. „Bens públicos e recursos de acesso comum: instituições que influenciam sua conservação nos bairros Cota do Parque Estadual da Serra do Mar de São Paulo“. Revista de Administração Pública 46, Nr. 6 (Dezember 2012): 1625–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000600010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo visa abordar o embate do uso e da conservação dos recursos naturais e de acesso comum, principalmente remanescentes florestais em áreas protegidas. O uso e o manejo desses recursos são temas de diversas teorias, sendo apresentados neste artigo os teóricos Garrett Hardin e Elinor Ostrom. Numa visão antagônica, Garrett Hardin aborda a problemática da coletividade no uso dos recursos, apontando a necessidade de um controle externo para evitar a superexploração, e Elinor Ostrom vê a possibilidade da autonomia da comunidade para o uso sustentável. São contrapontos entre a indução do comportamento por meios coercitivos legais e o controle pela própria comunidade para conservação ambiental. A partir da análise de princípios elencados por Elinor Ostrom é feita a avaliação do desempenho institucional em dois estudos de casos no Parque Estadual da Serra do Mar, nos bairros Cota.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Sardeiro, Luciana da Silva Moraes, Paulo Vitor Souza de Souza, Jamille Carla Oliveira Araújo, Valdiney Moreira da Silva und Vivian de Cássia Pinheiro Silva. „Amazônia e as compensações financeiras por exploração mineral: um recorte dos efeitos econômicos e socioambientais nos municípios paraenses“. Research, Society and Development 11, Nr. 12 (13.09.2022): e256111234611. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34611.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Amazônia brasileira tem sido pauta de debates mundiais em torno da importância dos seus ativos para manutenção dos serviços ecossistêmicos globais. Além da degradação ambiental, há a ocorrência de baixos indicadores de desenvolvimento social. A investigação teve como propósito, analisar se os recursos advindos da Compensação Financeira por Exploração de Recursos Minerais (CFEM) possuem relação com o desenvolvimento econômico e socioambiental dos municípios do Estado do Pará. A amostra compreendeu os anos de 2005 a 2016. Realizou-se a análise de correlação de Pearson e regressão linear com resultados posteriormente cotejados pela teoria/hipótese da Maldição dos Recursos Naturais. Constatou-se que a hipótese da Maldição dos Recursos Naturais, não teve plena adesão aos resultados do estudo, pois os municípios que recebem maior montante de royalties tendem a apresentar melhores condições socioeconômicas, bem como maiores gastos relacionados à gestão ambiental. Entretanto, observou-se, uma tendência às práticas clientelistas, o que indica possível uso dos recursos em processos eleitoreiros. As implicações do estudo indicam a necessidade de desenvolvimento de mecanismo de accountability para aprimoramento do controle social dos recursos empregados pelos repasses. Embora os efeitos da CFEM sejam positivos, o desenho de políticas públicas acerca dos repasses deve ser contrabalanceado com as vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais dos territórios amazônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Moraes, Luís Carlos. „LICENCIAMENTO AMBIENTAL: DO PROGRAMÁTICO AO PRAGMÁTICO“. Sociedade & Natureza 28, Nr. 2 (August 2016): 215–26. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320160203.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO: Este artigo apresenta uma breve discussão teórica sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus me canismos de controle e sua aplicabilidade no processo de licenciamento ambiental para empreendimentos imobiliários, uma vez que a indústria de construção civil é considerada uma das mais degradantes do ambiente. O objetivo desse estudo, portanto, é analisar o licenciamento ambiental de empreendimentos imobiliários como instrumento de preservação dos recursos naturais, nos períodos compreendidos entre 2003 a 2014 no município de Resende/RJ. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, analise documental e estudo de caso com utilização dos SIG's Resende-Geo e Google Earth para determinar a ocupação irregular do solo situado em áreas consideráveis frágeis. O resultado aponta para o contradi tório processo de licenciamento, por parte do Município, como ferramenta de preservação dos recursos naturais, servindo apenas como entrave burocrático para os empreendedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Araújo, André Luis De Oliveira, Edson Hely Silva und David Gallar Hernández. „O CONTEXTO PÓS-DEMARCATÓRIO: QUANDO SE TRATA DE REDEFINIR O CONTROLE SOCIAL SOBRE OS RECURSOS NATURAIS E BENS CULTURAIS“. Espaço Ameríndio 13, Nr. 1 (30.06.2019): 218. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.82206.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo apresenta formulações que se desdobram da síntese teórica para a reorganização social de grupos étnicos elaboradas pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira, em especial quando atrelada à conquista de garantias fundiárias. A intenção, neste momento, foi avolumar a discussão desse lugar teórico estabelecido pelo supracitado autor para aprofundar a ideia da redefinição do controle social sobre os recursos ambientais. A expectativa é que, ao explorar tais concepções, seja possível contribuir para os estudos voltados à compreensão de movimentos identitários socioespaciais reivindicatórios, gerando aportes para interpretações do momento pós-demarcatório, dialogando com o que é denominado atualmente de gestão ambiental e territorial em terras indígenas. Neste ensaio, formulou-se a ideia da redefinição do controle social sobre os recursos naturais e bens culturais como fenômeno relevante nas interpretações de processos de reorganização social de repercussão territorial de grupos sociais e étnicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Leal, Davi Avelino. „Trabalho, territorialização e conflito pelo uso dos recursos naturais no Rio Madeira /AM (1861 - 1932)“. Mundos do Trabalho 9, Nr. 17 (13.12.2017): 47–61. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2017v9n17p47.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O texto objetiva problematizar o momento em que as populações amazônicas passam por uma das experiências mais dramáticas da sua história. Trata-se da incorporação da região à lógica da economia mercantil em meados do século XIX, a partir da exploração da força de trabalho de povos indígenas e de comunidades ribeirinhas, mobilizados para a extração de produtos da floresta, em especial a goma elástica. Esse (novo) processo de territorialização é marcado por estratégias de imobilização da força de trabalho estabelecidas principalmente pelo controle dos recursos naturais encontrados na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Leite, Alexandre Cesar Cunha, Mércia Cristina gomes de Araújo und Elia Elisa Cia Alves. „Da ação à reação: O caso chinês na consolidação do monopólio de Elementos de Terras Raras à demanda na Organização Mundial do Comércio“. Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas 8, Nr. 3 (30.09.2020): 152–73. http://dx.doi.org/10.5752/p.2317-773x.2020v8n3p152-173.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Qual a estratégia da China em mercados de recursos naturais em que tem grande participação na oferta? A partir de um estudo de caso eminentemente qualitativo, mas com ferramentais quantitativos, tais como índice de poder de monopólio do mercado de Elementos de Terras Raras (ETR), mostramos como a China consolidou-se como monopolista e como reagiu às acusações no sistema internacional de comércio. Os ETR não são terras e tampouco raras, mas caracterizam um importante insumo da cadeia produtiva comercial global, destacando-se, majoritariamente, nos sistemas de controle de mísseis, de defesa e de comunicação. Afinal, qual o interesse da China em obter o controle sobre a cadeia produtiva desse setor? Como o país alcançou isso e quais instrumentos de política industrial e comercial foram empregados? Qual a reação dos outros atores nesse mercado? Sugere-se que o objetivo de monopolizar a cadeia produtiva dos recursos naturais estratégicos de ETR foi em consolidar o poder econômico chinês. Mostramos como a China ocupou uma posição privilegiada no setor, galgando a posição de maior exportador destes elementos e forte poder de monopólio, calculado através de índices de elasticidade-preço da demanda e como foi seu posicionamento no litígio internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Nery, P. S., E. R. Duarte und E. R. Martins. „Eficácia de plantas para o controle de nematóides gastrintestinais de pequenos ruminantes: revisão de estudos publicados“. Revista Brasileira de Plantas Medicinais 11, Nr. 3 (2009): 330–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722009000300016.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As helmintoses gastrintestinais constituem um dos principais fatores limitantes para a ovinocaprinocultura em todo o mundo e a saúde dos rebanhos depende de um efetivo controle antiparasitário. A resistência aos anti-helmínticos representa um dos entraves para esse controle e a busca por novas bases tem sido um desafio constante. A utilização da fitoterapia na medicina veterinária constitui um campo promissor de pesquisas. Estudos nesta área necessitam da inserção em um contexto agroecológico, tendo como fator limitante o manejo sustentável dos recursos naturais envolvidos. O presente artigo apresenta uma revisão dos estudos de plantas cientificamente testadas no Brasil e em outros países para o controle das parasitoses gastrintestinais em pequenos ruminantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Menezes, Claubert Wagner Guimarães de, und Marcus Alvarenga Soares. „Impactos do controle de plantas daninhas e da aplicação de herbicidas em inimigos naturais“. Revista Brasileira de Herbicidas 15, Nr. 1 (15.03.2016): 2. http://dx.doi.org/10.7824/rbh.v1i1.407.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As plantas daninhas competem por diferentes recursos com as culturas agrícolas, sendo o manejo dessas plantas necessário para que se possa minimizar perdas na produção. Por outro lado, a diversidade de espécies vegetais que se comportam como planta daninha pode contribuir de forma positiva para a sobrevivência de diversos artrópodes e inimigos naturais. O objetivo dessa revisão foi sistematizar as evidências científicas sobre os impactos do controle de plantas daninhas e da aplicação de herbicidas em insetos não alvos, como os predadores e parasitoides de pragas, benéficos para a agricultura, e presentes em diferentes culturas agrícolas. Neste sentido, foram reportadas consequências do controle das plantas daninhas em insetos presentes nos agroecossistemas, bem como, os potenciais riscos do uso generalizado de herbicidas em culturas agrícolas. Por fim, essa revisão compila o estado atual do conhecimento de relações ecológicas em sistemas agrícolas, tendo como foco o manejo sustentável de plantas daninhas, aliado ao manejo integrado de pragas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Déstro, Guilherme F. G., und Sérgio Campos. „Implantação de Reservas Legais: uma nova perspectiva na conservação dos recursos naturais em paisagem rural“. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, Nr. 8 (2010): 887–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000800014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A partir do Código Florestal de 1965, tornou-se obrigatória, a toda propriedade rural, a destinação de parte de suas terras para implantação da Reserva Legal. Quando se faz um diagnóstico pelo Brasil verifica-se que são raras as unidades produtivas que cumprem tal instrumento legal. Este trabalho teve como objetivo geral debater formas para a implantação de Reservas Legais a partir da análise da deterioração ambiental em uma bacia hidrográfica, razão pela qual se realizou um diagnóstico ambiental com base em três diagnósticos correlatos: físico-conservacionista, socioeconômico e qualidade ambiental. Conseguiu-se, através deste estudo, identificar os relevantes fatores de agressão à Bacia estudada e indicar as principais vulnerabilidades às quais a área estava sujeita. Com base nesses resultados, algumas propostas locacionais para Reservas Legais foram debatidas pautando-se em argumentos técnico-científicos voltados para a conservação dos recursos hídricos, solos e biodiversidade. Espera-se, a partir deste estudo, que o meio rural ganhe um novo estímulo para conservação dos recursos naturais, controle da poluição e recuperação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Santos Neto, Artur Bispo dos, Everton Melo Silva und Renalvo Cavalcante Silva. „A AMAZÔNIA SUBORDINADA AOS IMPERATIVOS DO CAPITAL FINANCEIRO“. Revista de Políticas Públicas 27, Nr. 1 (04.07.2023): 28–46. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v27n1.2023.2.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este texto pretende abordar, primeiramente, a capilaridade da conquista da Região Amazônica aos propósitos da reprodução ampliada do capital num contexto de crise e como os megaprojetos de infraestrutura e desenvolvimento constituem mecanismos de ativação sistemática de controle da extração de recursos naturais para atender às demandas da financeirização. A seguir, busca(-se) entender a peculiaridade da intervenção do capital chinês nessa região, objetivando garantir a celeridade do circuito das commodities para seu mercado e a necessidade de aprofundar os processos de superacumulação mediante espoliações das riquezas naturais. Por fim, salienta(-se) como se inscrevem os processos de acumulação por espoliações nas Unidades de Conservação, nas Terras Indígenas e nos Territórios Quilombolas, para contemplar a reprodução em larga escala do capital financeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Ercolani, Kamilla Machado, Nilva Plautz und Cleide Calgaro. „O instrumento de outorga dos recursos hídricos“. Revista de Direito da Faculdade Guanambi 8, Nr. 01 (24.07.2021): e334. http://dx.doi.org/10.29293/rdfg.v8i01.334.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
CONTEXTO: A água é imprescindível para sobrevivência do ser humano e todas as formas de vida na Terra, para assegurar sua conservação foi Instituída a Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei nº 9.433/1997, incumbindo a gestão dos recursos hídricos de modo descentralizado, cuja participação deve envolver o Poder Público e a sociedade. OBJETIVO: Buscar-se-á elucidar a necessidade de conscientização quanto ao consumo, visando preservar a água, proporcionando o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para esta e futuras gerações. Além disso, analisar-se-á os impactos socioambientais, o que justifica a singularidade e atualidade desse tema. MÉTODO: A pesquisa tem natureza teórica através do será estudada através do método analítico, uma vez que o tema abordará legislações e normativas. Utilizar-se-á fontes primárias de levantamento documental e fontes secundárias de levantamento bibliográfico, realizando-se leituras e registros sobre os aspectos relevantes do tema, para posterior análise e interpretação, busca-se soluções para os problemas levantados e a aferição das hipóteses propostas. RELEVÂNCIA/ORIGINALIDADE: São nítidos os sinais que o Planeta está sofrendo com o aquecimento global. Há um desequilíbrio entre a busca pelo desenvolvimento econômico e cuidado com a preservação de recursos naturais. O meio ambiente é provedor da sobrevivência humana e a água uma das principais fontes de recursos naturais, sendo que extremamente necessária na rotina diária do ser humano. RESULTADOS: Conclui-se que a outorga dos direitos de uso dos recursos hídricos, pode ser exercido por particulares ou prestadores de serviços públicos estabelecendo condições e o tempo desta outorga com o objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo do uso da água, bem como o efetivo exercício do direito de acesso. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: Nesse sentido, entende-se que a escassez da água decorra da degradação ambiental, bem como o aumento desenfreado da população mundial e do consumo pois abrange aspectos que impactam os seres humanos, a sociedade e a natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Gomes, Marco Antonio Ferreira, Lauro Charlet Pereira, Antonio Kledson Leal Silva, Anderson Soares Pereira, Sérgio Gomes Tôsto und Pedro Moreira de Sousa Junior. „ASPECTOS QUALITATIVOS DA ÁGUA DO RIO PINDARÉ NA AMAZÔNIA MARANHENSE“. Terceira Margem Amazônia 8, Nr. 19 (09.05.2023): 253–69. http://dx.doi.org/10.36882/2525-4812.2022v8i19p253-269.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Maranhão é um estado detentor de grande potencial hídrico no país, possuindo doze bacias hidrográf cas. No entanto, essa grande malha hídrica do estado, por si só, não é suficiente para garantir o fornecimento de água com qualidade para as diversas necessidades dos maranhenses. Em face das constantes agressões ao meio ambiente, torna-se imperativo ao poder público e à sociedade construírem juntos estruturas de gestão e de controle do uso dos recursos naturais, em particular para os recursos hídricos. Nesse cenário, encontra-se a Bacia do Rio Pindaré, um dos principais afluentes do Rio Mearim, localizadana porção amazônica do estado do Maranhão, onde existem diversos assentamentos rurais, com atividades agrícolas de subsistência, vivendo sob condições precárias. Nesse ambiente de degradação dos recursos naturais, a água do Rio Pindaré e de seu afl uente Rio da Água Preta se encontra com a qualidade comprometida, haja vista a presença de compostos de nitrogênio e de fósforo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns cenários de alteração da qualidade da água do Rio Pindaré (trecho Alto Alegre do Pindaré-Tuflândia-Pindaré-Mirim), a partir de dados secundários, complementados por dados primários, estes relacionados ao Rio da Água Preta nos municípios de Zé Doca e Governador Newton Bello, contribuindo assim aos estudos sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Pizzol, Kátia Maria Santos de Andrade. „O PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO URBANA NO LITORAL NORTE DA PARAÍBA E AS INTERVENÇÕES NO MEIO AMBIENTE: O CASO DE LUCENA - PB“. Caminhos de Geografia 7, Nr. 19 (15.10.2006): 80–89. http://dx.doi.org/10.14393/rcg71915490.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A capacidade de suporte do ambiente varia de acordo com a forma que o homem maneja os recursos naturais e se apropria do espaço para viver. É sobre o solo que ele organiza seus espaços, dispõe seus produtos, realiza o trabalho que o sustenta e de toda a sociedade a qual faz parte. Assim, o presente trabalho objetiva uma análise da estrutura urbana da cidade de Lucena, localizada no litoral norte da Paraíba, onde há um crescimento de loteamentos, sobretudo em áreas alagáveis e próximas aos manguezais, sem o efetivo controle e planejamento, de modo que os gestores locais possam administrar os recursos públicos e diminuir os impactos ambientais negativos no cotidiano do crescimento urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Medeiros, José Ludemario da Silva, Iuri Souza de Jesus, Tássio Jordan Rodrigues Dantas da Silva, Maxsuel Bezerra do Nascimento, Janaína Aparecida Cezário, Jéssica Araújo Leite Martildes, José Cleidimário Araújo Leite, Laércio Leal dos Santos und William de Paiva. „Diagnóstico de impactos ambientais nas águas do trecho perenizado do rio Piancó-Piranhas-Açu, Paraíba, Brasil“. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, Nr. 5 (28.03.2021): 409–23. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.005.0033.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A água é um dos recursos naturais essenciais para a sobrevivência dos seres vivos, além de contribuir para a manutenção dos ciclos naturais, especialmente o hidrológico. Entretanto, tal recurso é passivo de degradação pelas atividades antrópicas realizadas de maneiras inadequadas, assim, comprometendo a disponibilidade e quantidade desse recurso. Neste trabalho objetivou-se elaborar um diagnóstico dos impactos ambientais nas águas do Rio Piancó-Piranhas-Açu no trecho situado entre as cidades de Pombal - PB e Paulista - PB. A metodologia utilizada teve por base pesquisas bibliográficas em fontes científicas e técnicas, visitas a campo, fotodocumentação e consultas a órgãos públicos. Para tanto, fez-se o georreferenciamento da área a partir de ferramentas de geoprocessamento. Em seguida, foi realizada a catalogação das atividades antrópicas com potencial impactante e a identificação dos impactos ambientais nas águas do rio, por meio dos métodos de AIA: Ad Hoc, Check Lists e Matriz de Interação. Além disso, indicaram-se medidas de controle. De acordo com os resultados foram identificados 52 impactos nas águas do rio, sendo que 43% “muito significativos”, 36% “significativos” e 21% “não significativos”. Por fim, espera-se que os resultados obtidos neste estudo sirvam como base para estudos ambientais futuros nas águas do rio Piancó-Piranhas-Açu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Moreira, Galidulcidio Rodrigues, und Cibele Rosa Gracioli. „Controle dos danos ambientais decorrentes da deposição de resíduos sólidos na Sanga da Divisa, Quaraí-RS“. Revista Monografias Ambientais 14 (09.07.2015): 144–55. http://dx.doi.org/10.5902/2236130818745.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nos dias atuais, o ambiente vem sendo constantemente degradado devido a ações antrópicas causadas pelo homem, à degradação de recursos naturais, como do solo e da água, cresce de forma alarmante, acarretando sérios prejuízos para todos os seres vivos. Considera-se a importância desses recursos para a manutenção e o equilíbrio da vida no planeta Terra, sendo que a água é recurso fundamental para a existência da vida. Levando em conta a crescente escassez da água em grande parte do mundo, pela poluição e contaminação do solo, justifica-se este estudo. Assim, o presente trabalho teve por objetivo geral retratar a degradação ambiental devido à deposição de resíduos sólidos em alguns pontos do córrego Sanga da Divisa, Quaraí - RS. Para isso, realizou-se uma coleta de dados e informações junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município e à EMATER, na busca de projetos voltados para a recuperação e preservação da área degradada. Através de registros fotográficos foi possível evidenciar a atual situação em que se encontra o córrego. Por fim, com base nos resultados obtidos neste trabalho, se propôs medidas de recuperação e preservação dessa área através de ações de Educação Ambiental para o controle dos danos ambientais, decorrentes da deposição de resíduos sólidos, e para conscientização da população local. Tendo em vista que estes resíduos dispostos inadequadamente têm alto potencial poluidor, além de favorecer a proliferação de vetores transmissores de doenças infecciosas e de microrganismos patogênicos, podem causar danos ao solo e à água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Filho, Paulo Bastos Cruz. „Controle ambiental em fábricas de papel celulose“. Revista do Serviço Público 40, Nr. 4 (04.07.2017): 141–46. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2157.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A atividade industrial interage com a comunidade, tendo em vista que está a contém em três fases distintas: quando recebe fatores de produção; quando os processa; quando expede produtos, resíduos, etc. Na primeira fase, o efeito predominante dessa interação é o urbanístico; na segunda, o ambiental e na terceira, novamente o urbanístico. Como efeitos urbanísticos podemos citar a concentração populacional, a demanda de tráfego, a alteração da paisagem, e como efeitos ambientais as poluições do solo, água, ar, ruídos, vibrações. No início do processo de industrialização, a indústria era sinônimo de riqueza, de status. As atividades dispersas e de pequena dimensão pouco demandavam em termos de infraestrutura urbana; e a capacidade de autodepuração da natureza absorvia os efeitos ambientais gerados pelas atividades. Não havia, portanto, grande concentração de poluentes, o que veio ocorrer, posteriormente, em função do aglomerado urbano e industrial, fazendo com que as transformações sociais passassem a identificara indústria como algo opressor, sujo, inconveniente. Essa ressonância não foi devidamente prevista e cuidada pelo poder público, caminhando-se, então, rapidamente, para o esgotamento de fatores de produção, considerados anteriormente como inexauríveis, tais como: os recursos naturais, a energia, a infraestrutura urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Figueredo, Elayne De Silva, Giovana Mira de Espindola, Antonio Joaquim da Silva und Márcia Leila De Castro Pereira. „A inserção do capital transnacional e a expropriação de recursos naturais locais: uma análise do agronegócio no sudoeste piauiense“. Geosul 34, Nr. 71 (07.05.2019): 665–86. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p665.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O atual movimento de aquisição de terras pelo capital transnacional em países ditos em desenvolvimento é tema que vem ganhando a atenção da comunidade científica, especialmente após a convergência da crise econômica de 2007/2008. Neste contexto, este artigo pretende discutir a apropriação de terras pelo agronegócio, tendo como exemplos axiomáticos o Brasil e, em especial, o sudoeste piauiense. Considerando o atual estágio da expansão da fronteira agrícola, caracterizada pela concentração fundiária e pelo controle de recursos naturais locais, destacamos o aparente avanço de tal movimento rumo ao semiárido, com o crescimento em número e área de estabelecimentos agropecuários em áreas próximas à transição dos biomas Cerrado e Caatinga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Da Silva, Christian Nunes, Ricardo Ângelo Pereira De Lima und João Marcio Palheta Da Silva. „USO DO TERRITÓRIO E IMPACTOS DAS CONSTRUÇÕES DE HIDROELÉTRICAS NA BACIA DO RIO ARAGUARI (AMAPÁ-BRASIL)“. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 9, Nr. 2 (17.01.2017): 123. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2016v9n2.p123-140.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Discutir a gestão de políticas públicas e o uso dos recursos naturais implica identificar estes recursos, seu potencial e diversidade bem como considerar a racionalidade do processo de apropriação ao qual estes recursos estão submetidos, suas condições de acesso e controle por parte do Estado e da sociedade, em usos diferenciados do e no território. Neste sentido, este artigo propõe uma reflexão sobre o uso do território na Amazônia setentrional brasileira, por meio da implantação das Usinas Hidrelétricas (UHE) no rio Araguari, no estado do Amapá. Sem dúvida, a geração de energia é uma atividade necessária para a manutenção da qualidade de vida das populações, porém, monitorar e entender essas atividades é imprescindível para se evitar possíveis efeitos negativos de sua instalação e operação, tanto para o meio ambiente quanto para as populações atingidas direta e indiretamente pela instalação de grandes obras, como uma UHE.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Queiroz, Marlon Rolim. „O Papel dos Tribunais de Contas no Controle da Gestão Ambiental“. Revista Controle - Doutrina e Artigos 9, Nr. 1 (30.06.2011): 247–60. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v9i1.124.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As alterações ocorridas no meio ambiente nos mostram que nos últimos tempos o nosso planeta passa por um processo de destruição das propriedades físicas, químicas e biológicas, afetando diretamente o nosso clima, solo, mananciais de água, vegetação, ar, mar, e, especialmente, a qualidade de vida das pessoas. Diante do uso abusivo dos recursos naturais, faz-se necessário que os Tribunais de Contas fortaleçam as atribuições de fiscalização e controle, através de ferramentas e metodologias de auditorias apropriadas, nos órgãos responsáveis que compõem a administração pública no âmbito da Gestão Ambiental. No desempenho de tais atribuições, enfatiza-se que as Cortes de Contas podem desempenhar um papel relevante na preservação da natureza e no equilíbrio ambiental. O presente artigo tem por objetivo abordar a atuação dos Tribunais de Contas, no que tange à fiscalização e ao controle do patrimônio ambiental, embasada na Constituição Federal de 1988 e em outras normas infraconstitucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Vibrans, Alexander Christian, Adilson Luiz Nicoletti, Veraldo Liesenberg, Julio Cesar Refosco, Luciana Pereira de Araújo Kohler, Artur Ricardo Bizon, Débora Vanessa Lingner et al. „MonitoraSC“. Agropecuária Catarinense 34, Nr. 2 (20.08.2021): 42–48. http://dx.doi.org/10.52945/rac.v34i2.1086.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Um mapeamento da cobertura florestal e dos diferentes usos da terra proporciona informações fundamentais para a gestão territorial visando ao desenvolvimento social e econômico, planejamento e controle ambiental e proteção dos recursos naturais. Neste artigo, é apresentado um novo mapeamento, valendo-se de sinergias entre os dados de campo do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) e o uso de recursos de sensoriamento remoto. Imagens do satélite Landsat-8 OLI do ano de 2017 foram classificadas, utilizando o algoritmo Random Forest. A legenda é composta por 12 classes temáticas; a área mínima mapeada é de 0,5 hectare. O mapa tem acurácia geral de 95%, com intervalo de confiança de 1,0% (alfa=0,05). A acurácia média por classe varia entre 90% (agricultura) e 97% (restinga). Para a classe floresta, o mapa apresentou coincidência de 96,2% com os pontos amostrais do IFFSC. A cobertura florestal nativa (florestas a partir do estágio médio de regeneração) está presente em 38,05% do território, reflorestamentos em 10,46%, agricultura em 16,73% (incluídos 1,77% de culturas de arroz irrigado), pastagens e campos naturais em 29,24%. A área da extensão original da restinga foi determinada em 1.773km², dos quais 814,5km² (ou 45,9%) cobertos por remanescentes naturais, praias e dunas. O mapeamento constitui a base para a tomada de decisão de agentes públicos envolvidos em atividades de planejamento e gestão territorial e servirá como linha-base para o monitoramento contínuo da extensão da cobertura florestal do estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Silva Júnior, Luciano Gomes da. „Ação antrópica em torno das nascentes da Microbacia do Rio Bitury, Município de Belo Jardim (Região Agreste de Pernambuco)“. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 2, Nr. 3 (2015): 105. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.020303.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os impactos ambientais numa bacia hidrográfica revestem-se de maior importância por afetarem um dos principais recursos naturais necessário à vida. Existem diversos fatores que podem alterar a quantidade e a qualidade da água das nascentes de uma bacia hidrográfica, compreendendo os fatores naturais e os que são resultantes da ação antrópica. A Microbacia do Rio Bitury está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, na Região Agreste do Estado de Pernambuco, no Município de Belo Jardim, em uma área de Brejos de Altitude, contendo inúmeras nascentes, fornecendo água para consumo humano, atividades agropecuárias e industriais, tendo importância relevante para a região. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi quantificar o impacto humano sobre a vegetação ciliar de 66 nascentes encontradas na microbacia. Foram testadas hipóteses referentes ao impacto que a população humana exerce sobre a qualidade da mata do entorno das nascentes avaliado por meio do Índice da Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Foram localizadas 66 nascentes e definidas 50 áreas controle, que tiveram suas coordenadas geográficas definidas utilizando-se um aparelho de GPS (Garmim, Colorado 300). Foi usado o programa ArcGis 9.2 para criar áreas com um raio de 50 m, tanto nas áreas controle como nas nascentes, conforme a determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). As nascentes apresentaram valores de NDVI diferentes entre si e, em média (0,57 +/- 0,082), significativamente (F1/982 = 189,91; p <= 0,001) menores do que o NDVI médio das áreas controle (063 +/- 0,036; média +/- DP). Portanto, foi observado que o estado de conservação das nascentes é significativamente pior do que das áreas controle, mesmo que em alguns casos as nascentes possam apresentar certo grau de cobertura vegetal, indicando assim, um processo antrópico de degradação numa área de preservação permanente, com possíveis repercussões na disponibilidade e qualidade hídrica na região. A avaliação das interações dos recursos e das ações antrópicas, diagnosticando as condições das nascentes, se faz necessário para orientar as possíveis intervenções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Mello, Neli Aparecida de. „E A POLÍTICA AGRÍCOLA TRANSFORMA-SE EM INSTRUMENTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL...“ REVISTA NERA, Nr. 12 (29.05.2012): 68–85. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i12.1400.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem por objetivo analisar algumas políticas públicas ambientais e socioambientais, lato sensu, em função da atuação do Estado na promoção do desenvolvimento sustentável. O primeiro passo é uma contextualização das transformações que o Estado sofreu a partir dos anos 1990, envolvendo a analise das políticas ambientais (de conservação, controle e de recursos naturais) e de seus mecanismos financeiros como os fundos, ambientais e constitucionais. Complementa-se a análise de algumas políticas entendidas como socioambientais a partir da compreensão de programas oriundos ou ampliados pelo movimento social, como o Pronaf e algumas linhas como a destinadas aos pequenos produtores florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Bentes, Rosineide. „A intervenção do ambientalismo internacional na Amazônia“. Estudos Avançados 19, Nr. 54 (August 2005): 225–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142005000200013.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
ENTRE 1989 e 2002, a Amazônia sofreu a intervenção do ambientalismo internacional. Permitida pelos governos brasileiros, essa intervenção, além do desejo de controle político, reflete as dificuldades dos povos industrializados em abandonar os princípios e os interesses desenvolvimentistas antiecológicos em casa. Os princípios e projetos do ambientalismo internacional reafirmam a atribuição de status superior à ciência, legitimando o papel central de cientistas e tecnoburocratas nos processos decisórios e ignorando que a Amazônia é patrimônio histórico-cultural dos amazônidas, em particular daqueles que praticam o plantio-manejo ecológico de recursos naturais, os quais apenas marginalmente têm alguma influência nas decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Almeida, Bárbara Drumond, Marília Muniz Freire, Antônio Carlos Rodrigues Guimarães und Maria Esther Soares Marques. „A drenagem como ferramenta de melhoria de acesso à aldeias indígenas“. Brazilian Journal of Development 9, Nr. 1 (05.01.2023): 946–60. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n1-066.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho é apresentar os dispositivos de drenagem e trabalhos de conformação da superfície de rolamento que propiciam maior vida útil das estradas vicinais, mais especificamente para acesso às aldeias, com menor interferência no ambiente. Para isso foram apresentadas soluções e obras realizadas dentro da Reserva Parakanã por meio de condicionante ambiental da implantação da BR-230 no Pará. O projeto tem como objetivo melhorar o acesso da população indígena aos direitos básicos, muitas vezes existentes apenas nas cidades, e permitir maior controle territorial da reserva, garantindo a segurança dos recursos naturais e o direito à Terra Indígena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Zanellato, João Vitor. „RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROJETO - CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO FISCAL: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS NO LITORAL DO ESTADO DO PARANÁ“. Gestus - Caderno de Administração e Gestão Pública 2 (01.07.2019): 90. http://dx.doi.org/10.5380/gestus.v2i0.81074.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A pesquisa relatada é a do estudante João Vitor Zanellato sobre a accountability social e sobre a experiência do Observatório Social de Matinhos (HERNANDEZ e CUADROS, 2014). Destaca-se que o controle Social vem surgindo por meio de iniciativas da sociedade, que buscam transparência e responsabilização, e vem sendo desenvolvido por meio do aperfeiçoamento dos mecanismos institucionais, na área de acesso a informação, fornecimento de bens e serviços, direitos humanos, orçamento, setor extrativista e governança de recursos naturais, gestão pública local e qualidade de vida, com o propósito de supervisionar o gerenciamento dos recursos públicos. Nesse contexto, emerge as experiências dos Observatórios sociais, que segundo Schommer; Nunes; Moraes (2012, p. 3), surgem das iniciativas de liderança empresariais e de servidores públicos, frente aos inúmeros escândalos de corrupção, levando a criação de diversos Observatórios dedicados a promover a cidadania e a educação fiscal pelo país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Bachi Junior, Dante. „Avaliação econômica em decorrência da poluição do ar na saúde humana causada pelo impacto da instalação de uma Termoelétrica a gás natural: um estudo de caso para as cidades de Lorena, Canas e Cachoeira Paulista [SP]“. Labor e Engenho 10, Nr. 4 (31.12.2016): 402. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v10i4.8646242.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O desenvolvimento a qualquer custo, nos dias atuais, não é mais aceito pela sociedade, com isso as decisões administrativas e econômicas dos gestores públicos, necessitam de ferramentas atualizadas de gestão, diante disso, o presente estudo apresenta uma análise teórica de alguns métodos de valoração econômica ambiental, a monetarização do custo da poluição do ar possibilitando enxergar o custo real ambiental, servindo como instrumento para a sociedade exigir dos empreendedores investimentos em equipamentos de controle de poluentes melhorando a qualidade ambiental e ao mesmo tempo a própria sociedade entenda o ganho econômico em escala. Inicia-se o estudo por meio da definição dos efluentes lançados no ar pelas usinas termelétricas a gás natural, com ênfase no fator recursos naturais; posteriormente tratando sobre a teoria do valor econômico total dos recursos naturais. Em seguida o estudo converge para a análise dos métodos de custos de função demanda, função de produção e dose-resposta, e a confrontação da disposição a pagar (DAP) e a disposição a aceitar (DAA) com a avaliação do impacto econômico exercidos pelas doenças respiratórias. O estudo encerra-se com a determinação dos custos das doenças associadas à poluição do ar, ou seja, doenças respiratórias no município de Lorena, Cachoeira Paulista e Canas no Vale do Paraíba-SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Sousa, Wandicleia Lopes de, Rubens Elias da Silva und Thiago Almeida Vieira. „Defesa do território pesqueiro: organização política e empoderamento de pescadores de Aveiro, Pará, Brasil“. NAU Social 13, Nr. 24 (18.02.2022): 1041–54. http://dx.doi.org/10.9771/ns.v13i24.45075.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este ensaio etnográfico evidencia como os pescadores organizam-se politicamente para garantir seus direitos, em defesa do território e a da conservação dos recursos pesqueiros no município de Aveiro, oeste do Pará. As relações engendradas por pescadores são analisadas e discutidas a partir das lentes das categorias analíticas de pescadores artesanais e organização política. A região do Alto Tapajós tem sido espaço de especulação para instalação de grandes empreendimentos (complexo hidroelétrico do Tapajós, portos, ferrovias, exploração mineral, entre outros). Diante dessa conjuntura, os pescadores têm buscado construir estratégias de defesa do território, assumindo o controle de regras de acesso aos recursos naturais, bem como de fortalecimento das organizações sociais que vivem nesse ambiente. Como resultado, aponta-se a construção do protocolo de consulta, livre, prévia e informada como uma das estratégias para garantir condições de participação efetiva da categoria no processo de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Altvater, Elmar. „O Capitalismo Fóssil e seu Ambiente Social e Natural“. Baru 3, Nr. 1 (25.08.2017): 143. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v3i1.5838.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
um conjunto de quatro dinâmicas estão na base do capitalismo: primeiramente, a “racionalidade europeia de dominação do mundo”, explicitadas em dispositivos técnicos e competências organizacionais, descritas na obra de Max Weber; segundo, a “grande transformação” em direção a uma economia de mercado, desacoplada do controle racional da sociedade – tema de Karl Polanyi; terceiro, a dinâmica do dinheiro na forma social do capital, que Marx analisou na obra O Capital; e quarto, o uso da energia fóssil. A riqueza, o poder e a supremacia norte-americana, do século XIX até hoje, basearam-se em fluxos abundantes e baratos de petróleo. Na atualidade, a “riqueza das nações” consiste no controle sobre as riquezas naturais por parte de uma minoria que pertence ao clube das oligarquias globais. A política da “segurança do petróleo” busca assegurar a congruência entre forma social, dinâmica econômica, racionalidade e provisão de energia, vitais para a reprodução do sistema capitalista. Essa política possui muitas dimensões, desde a manipulação do mercado, a diplomacia, assim como o controle estratégico sobre regiões petrolíferas. A limitação da produção de petróleo em função de sua escassez terá intenso efeito sobre a acumulação capitalista, porque encerra a congruência das quatro forças elencadas. As crises capitalistas “normais” serão agravadas pela falta de recursos naturais. A transição para uma “revolução solar”, um sistema baseado em energias renováveis, deve envolver uma transformação radical dos padrões de produção e consumo, vida e trabalho, relações de gênero e organização espacial e temporal da vida social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Gutiérrez-Arguedas, Alberto. „Conflitos socioambientais na Costa Rica contemporânea“. Tensões Mundiais 15, Nr. 28 (26.08.2019): 213–42. http://dx.doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v15i28.981.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem como objetivo analisar o cenário atual de conflitos e lutas socioambientais na Costa Rica, isto é, aqueles conflitos/lutas que estão relacionados com o controle, apropriação e gestão dos bens/recursos naturais e os territórios onde estes se localizam. Classificam-se os conflitos em torno de sete eixos de conflitividade, aprofundando no estudo de um desses eixos, que corresponde com as lutas comunitárias contra barragens hidrelétricas e em defesa dos rios, fenômeno que ganhou maior visibilidade e protagonismo a partir da década de 1990. O trabalho procura relacionar a especificidade da realidade costarriquenha com as características gerais desses processos na América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Valle, Kleyton Carlos do, und Maria do Socorro Viana do Nascimento. „A outorga de direito de uso de água no Brasil: uma análise da Bacia Hidrográfica do Rio das Almas, Estado de Goiás“. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 9, Nr. 22 (2022): 591–600. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2022)092205.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Brasil detém 12% da água doce do planeta, porém o cuidado com a água não é colocado como prioridade pelos governantes, nem pela sociedade brasileira. Em contrapartida, a legislação ambiental brasileira é reconhecida como uma das mais completas do mundo, no entanto a sua exequibilidade é duvidosa. Entre os instrumentos de gestão ambiental tem-se a Política Nacional dos Recursos Hídricos, que preconiza a gestão integrada dos recursos hídricos, organizada por bacias hidrográficas de todo o território nacional. Possui instrumentos para a gestão e conservação da água o Plano Nacional de Recursos Hídricos, essas bacias são criadas através de critérios naturais encontrado na região de sua origem, elas são gerenciadas por um comitê regional ou local que ajuda na fiscalização e nas ações de preservação do uso da água, a outorga do direito de uso dos recursos hídricos, a cobrança pelo uso da água, sendo ela superficial ou poço, o enquadramento pelos corpos de água em classes de uso. As outorgas são classificadas em 10 finalidades básicas onde pode se ter o controle de quanto está sendo gasto e qual o motivo, sendo esse um registro oficial onde será cobrado uma taxa para o uso do recurso hídrico. Esse trabalho tem como objetivo analisar os dados do sistema nacional de informação sobre os recursos hídricos, as características dos processos de outorgas das diferentes bacias brasileiras, e em especial a bacia do rio das almas abrange uma área de 33,721 km2 e em torno de 57 municípios goianos. Os dados revelaram que das 12 bacias hidrográficas no Brasil, a bacia com maior número de outorgas é a do Rio São Francisco com mais de 10871 outorgas liberadas. São 205 comitês de bacias criados para ajudar na fiscalização do uso dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Santos, Debora Aparecida Silva, Michele Salles Silva, Adam Luiz Claudino de Brito, Greyce Bernardes Mello Rezende, Fernanda Pereira Silva und Valéria Cristina Menezes Berrêdo. „PROPOSTA DE PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL E INTERPRETAÇÃO DO PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS: o caso da Salgadeira – Chapada dos Guimarães MT“. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4, Nr. 2 (09.10.2015): 345. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015345-368.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A conservação da natureza só ocorrerá com a utilização racional e planejada dos recursos naturais, encarando-os como um patrimônio natural da humanidade. Nesse contexto, os estudos relacionados à compreensão da estrutura e funcionamento de paisagens têm sido utilizados de forma a auxiliar as ações de conservação de biodiversidade. O presente trabalho descreve o empreendimento localizado na área delimitada da Salgadeira na Chapada dos Guimarães-MT, 2014, as características ambientais, os impactos ambientais significativos no local, bem como a metodologia e procedimentos de análise de estudo de impactos em unidade de conservação. Esta área de turismo foi degradada pela ação antrópica e está em processo de revitalização e de recuperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Santos, Janekelly Vilela, Leonardo Amorim de Araújo, Ludovico Larsen Filho, Nayara Carina de Oliveira und Rodrigo de Bastos Lizzi. „Análise da implementação da gestão de resíduos de construção e demolição em diferentes perspectivas / Analysis of the implementation of construction and demolition waste management in different pespectives“. Brazilian Journal of Development 8, Nr. 7 (06.07.2022): 49746–64. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-069.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A adoção de medidas sustentáveis no ramo da construção civil é de crucial importância para assegurar o abastecimento de materiais para as gerações futuras. O setor construtivo mostra-se como um grande consumidor dos recursos naturais existentes no planeta, além de produzir boa parte dos resíduos existente, contribuindo para a escassez de matéria prima e poluição do meio ambiente. Portanto, o presente estudo tem o objetivo de analisar e comparar através de revisão bibliográfica, quais as medidas adotadas por diferentes países para controle e gerenciamento de resíduos de construção civil (RCD), Por fim, conclui-se que alguns países mostram-se mais comprometidos com o cumprimento de metas relacionadas a reciclagem e reutilização deste materiais. Contudo, observa-se que a falta de cumprimento da legislação vigente é um dos desafios a serem alcançados para a maioria dos países, assim como a deficiência no controle estatístico das proporções que são produzidas e recicladas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Reynosa-Morales, L. M., F. J. Olguín-Coca, H. A. Guillén-Trujillo, F. A. Alonso-Farrera, P. Castro-Borges, A. López-González und G. Ramos-Torres. „Sustainability evaluation of different techniques for concrete mixing based on quality control“. Revista ALCONPAT 7, Nr. 1 (31.01.2017): 87–103. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v7i1.175.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Sustainability evaluation of different techniques for concrete mixing based on quality controlABSTRACTIn this study emergy analysis, an environmental valuation method was applied to concrete mixing with the purpose of evaluating its dependence on non-renewable natural resources. Three concrete mixing techniques, industrialized, semi-industrialized and manual, were evaluated based on quality control. The quantity of environmental resources used in production was measured in terms of equivalent solar energy. The resulting transformities were compared to show that emergy analysis is sensible to local context and the limits of the reference system. The results obtained show that concrete mixing is highly dependent on external resources. Semi-industrialized concrete was found to be the most sustainable.Keywords: emergy analysis; environmental accounting; sustainability; transformity; concrete.Evaluación de la sustentabilidad de diferentes técnicas de producción de concreto hidráulico basado en su control de calidadRESUMENEn este trabajo, se aplicó un método de valoración ambiental en la producción concreto con el fin de evaluar su dependencia de los recursos naturales no renovables. Tres técnicas de producción basadas en su control de calidad: industrializada, semi-industrializada y manual; se evalualuaron mediante eMergía. Esto se realizó para medir la cantidad de uso de los recursos del medio ambiente en términos de energía solar equivalente. Las Transformidades resultantes se compararon con el fin de poner de manifiesto que el análisis de eMergía es sensible al contexto local y los límites del sistema de referencia. Los resultados obtenidos muestran una alta dependencia en la producción de concreto sobre las fuentes de recursos externos, siendo el concreto semi-industrializado el más sustentable.Palabras clave: Análisis eMergético; contabilidad ambiental; sustentabilidad; transformidad; concreto hidráulico. Avaliaçao da sustentabilidade de tres métodos de produçao de concreto com base no controle de qualidadeRESUMOEste trabalho apresenta um método de avaliação ambiental na produção de concreto, baseado no consumo de recursos naturais não-renováveis. Três técnicas de produção (industrializada, semi-industrializada e manual) foram avaliadas sob o controle de qualidade eMergia. Este conceito foi utilizado para medir a quantidade do uso de recursos do meio ambiente em termos de energia solar equivalente. Os resultados foram comparados a fim de mostrar que a análise eMergia é sensível ao contexto local e aos limites do sistema de referência. Os resultados mostram uma alta dependência da produção de concreto em relação às fontes de recursos externos, sendo o concreto semi-industrializado o mais sustentável, segundo esta análise.Palavras chave: análise eMergética; contabilidade ambiental; sustentabilidade; transformidade; concreto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Araujo, Mirelle Ribeiro, Geovanka Marcelle Aguiar Leão, Raul da Conceição Alves da Silva, Adriana Idalina Torcato Oliveira und Juliana Fonseca Oliveira da Silva. „MANCHA-BACTERIANA DA MANGUEIRA (XANTHOMONAS CAMPESTRIS PV. MANGIFERAEINDICAE)“. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 6, Especial (16.06.2019): 31–35. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359365220196especialp31.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A vida pós-colheita da manga é limitada pela deterioração fisiológica causada pelo excessivo amadurecimento da fruta e pelo desenvolvimento de patógenos que ocasionam podridões. A Mancha angular é provocada pelo microrganismo Xanthomonas campestris PV mangiferaeindicae é uma doença que ataca ramos, folhas, inflorescências e frutos da mangueira, em períodos úmidos prolongado. A crescente preocupação com o conceito de qualidade mercadológica e a preservação do ambiente têm aumentado a procura por frutas saudáveis e sem resíduos de agroquímicos, havendo uma necessidade crescente de estratégias de controle alternativas. A primeira medida de controle é a escolha do local, deve-se evitar locais sob influência de grandes massas de água, como represas das hidroelétricas, pois criam um ambiente favorável ao desenvolvimento da bactéria. A segunda medida é o uso de mudas sadias e de viveiros localizados em regiões onde a doença não ocorra. Várias pesquisas estudam a estrutura química e a atividade antimicrobiana natural de plantas, frutos, hortaliças, grãos e ervas. Os esforços têm-se concentrado na utilização de recursos naturais como extratos e óleos essenciais. Palavras-chave: Xanthomonas campestris, manga, controle biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Nardini, Rafael Calore, Sérgio Campos, Fernanda Leite Ribeiro, Luciano Nardini Gomes, Andrea Cardador Felipe und Mariana De Campos. „AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DE CONFLITO DE USO EM APP DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO MORRO GRANDE“. Caminhos de Geografia 16, Nr. 55 (20.10.2015): 104–13. http://dx.doi.org/10.14393/rcg165526353.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As áreas de conflito definidas pelo mau uso do solo vem causando sérios problemas ao meio ambiente, resultando em desequilíbrio ecológico e desgaste dos recursos naturais, especialmente quando se refere às áreas de preservação permanente, que têm importância fundamental para os ecossistemas de equilíbrio e preservação dos recursos hídricos. O planejamento é um fator chave para o controle dos impactos ambientais ao meio ambiente. Este estudo teve como objetivo avaliar os conflitos de uso do solo em áreas de preservação permanente na microbacia hidrográfica do ribeirão do Morro Grande, Bofete (SP), utilizando Sistema de Informação Geográfica e imagens de satélite do LANDSAT - 5 de 2010, em escala 1:50000. Os resultados mostram que dos 330,12ha das áreas de preservação permanente, 69,75ha são conflitantes, sobretudo por pastagem (85,93%) e reflorestamento (13,55%). Os SIG's IDRISI Selva e Cartalinx juntamente com as técnicas de geoprocessamento demonstraram ágilidade e eficiência na identificação, quantificação e edição de mapas de uso do solo, preservação permanente e de conflitos em áreas de preservação permanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Wisniewski, Renata Andjara, und Isonel Sandino Meneguzzo. „O Direito Ambiental como Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável“. GEOGRAFIA (Londrina) 29, Nr. 2 (30.06.2020): 313. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p313.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A presente nota versa a respeito do direito ambiental na interface com o conceito de desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o direito ambiental emerge enquanto uma ferramenta para viabilizar o desenvolvimento sustentável, traçando um caminho no sentido de nortear as práticas econômicas, incluindo a elaboração de políticas públicas por parte dos gestores, com o intuito de balizar racionalmente as atividades produtivas. O papel primordial do direito ambiental é regular estas atividades, promovendo o controle de riscos para que se classifiquem dentro de parâmetros toleráveis. Sendo assim, qualquer projeto ou política pública permissiva que possa vir a ser implementada, deve estar amparada na noção de desenvolvimento sustentável, observando o critério de utilização dos recursos naturais e circunscritas à legislação ambiental vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie