Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Qualidade do jornalismo“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Qualidade do jornalismo" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Qualidade do jornalismo"

1

Maluly, Luciano Victor Barros. „Marcelo Engel Bronosky - O Jornalista da Resistência“. Revista Extraprensa 9, Nr. 2 (29.06.2016): 213. http://dx.doi.org/10.11606/extraprensa2016.107075.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Ele é considerado um “lutador” em defesa dos cursos de formação em jornalismo, tanto que é um dos fundadores do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná (Brasil), onde atua desde os tempos de graduação. Debates polêmicos em torno do Jornalismo de Resistência, dos Manuais de Redação, dos Jornais-Laboratório, da qualidade dos cursos de jornalismo e da divulgação científica integram os estudos do professor e pesquisador Marcelo Engel Bronosky, doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Lógicas de Produção e Consumo do Jornalismo.Palavras-chave: Jornalismo de Resistência; Jornal-Laboratório; Manuais de Redação; Qualidade da formação do jornalista
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Camponez, Carlos, und Rogério Christofoletti. „Mais qualidade, mais jornalismo!“ Estudos em Jornalismo e Mídia 17, Nr. 1 (18.06.2020): 07–08. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p07.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Quintanilha, Tiago Lima. „Uma Nova Forma de Precariedade (da Prática)? A Descompetencialização Profissional no Centro do Sequestro da Qualidade no Jornalismo“. Comunicação e Sociedade 44 (31.10.2023): e023019. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4622.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo procura responder a uma das principais lacunas identificáveis no debate sobre descompetencialização profissional no jornalismo. Esta lacuna consiste numa dificuldade em isolar da restante polissemia conceptual este conceito que é crítico na interpretação dos desafios impostos ao jornalismo, que são múltiplos e que vão da erosão da dominação profissional às crises de valores, passando pela instabilidade de modelos de negócio com impacto acentuado na reconfiguração da divisão do trabalho jornalístico.Para tal, e com recurso a uma sistematização da literatura sobre descompetencialização profissional, chegamos a uma definição estruturada e maximalista deste conceito no jornalismo. Definição que resulta fundamentalmente da arrumação dos múltiplos significados em dois indutores principais: a despadronização do trabalho jornalístico e o imediatismo na produção jornalística. Uma descompetencialização na profissão de jornalista que, conclui-se, constitui um novo tipo de precariedade da prática, capaz de capturar a qualidade jornalística e que vai além das tradicionais e muito documentadas precariedades do emprego e do trabalho.Por fim, ensaiamos pistas futuras para continuar a acompanhar os ritmos de transformação profissional e a forma como estes continuarão a abalar competências jornalísticas e a qualidade da prática profissional, nomeadamente o fenómeno da automação digital no jornalismo com capacidade para ditar o regresso ao debate sobre descompetencialização profissional no jornalismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Silva, Marta Santos. „“Não Tenho as Condições”: Como os Jornalistas de Televisão e Rádio Avaliam a Qualidade do Jornalismo em Portugal“. Comunicação e Sociedade 44 (09.11.2023): e023020. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4737.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Estudar a qualidade do jornalismo em Portugal manifesta-se como relevante perante uma paisagem empresarial em crise financeira e redações cada vez mais pequenas com condições de trabalho precárias. Neste contexto, como é que os jornalistas portugueses de televisão e de rádio avaliam a qualidade do jornalismo praticado em Portugal e as condições que têm para o produzir? Através de entrevistas semiestruturadas a 11 jornalistas de rádio e de televisão em Portugal, procuramos responder a duas perguntas de investigação: (a) como é que os jornalistas de televisão e de rádio definem o jornalismo de qualidade?; e (b) como é que os jornalistas de televisão e de rádio avaliam a qualidade do jornalismo produzido em Portugal? Os entrevistados destacam a importância de seguir as regras deontológicas da profissão, de manter o rigor e a isenção e também outros tipos de características mais formais como, por exemplo, a qualidade da escrita ou a capacidade de cativar a audiência. Quanto às condições necessárias para praticar bom jornalismo, sobressai a importância do tempo e da estabilidade laboral, sobre as quais os entrevistados concordam estarem em escassez. Embora não sejam unânimes na sua avaliação da qualidade do jornalismo televisivo e radiofónico em Portugal — mesmo os mais positivos têm críticas a fazer —, a maior parte dos jornalistas entrevistados considera que as suas condições de trabalho para produzir bom jornalismo ficam aquém do desejado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Quadros, Claudia, und Tattiana Teixeira. „Pela qualidade do ensino do jornalismo“. Brazilian Journalism Research 4, Nr. 2 (30.12.2008): 3–5. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v4n2.2008.161.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Marinho, Sandra, Luís Miguel Loureiro und Dolors Palau-Sampio. „Nota Introdutória: A Qualidade do Jornalismo“. Comunicação e Sociedade 44 (18.12.2023): e023025. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).5491.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Caetano, Kati, und Zaclis Veiga. „Os desafios do jornalismo e dos jornalistas no século XXI: entrevista com Suzana Barbosa“. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura., Nr. 10 (21.12.2015): 261. http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p261-277.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A jornalista Suzana Barbosa é considerada uma das principais pesquisadoras brasileiras em jornalismo digital e temáticas afins, sendo uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (Gjol) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pioneiro no Brasil sobre estudos na área. Nesta entrevista, com a autoridade de quem recebeu, em 2008, o Prêmio Adelmo Genro Filho da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), de “Melhor Tese de Doutorado”, trabalho que versou sobre jornalismo em base de dados, a pesquisadora assinala o marco histórico de vinte anos da vigência do jornalismo em redes digitais no país; aborda a recente crise que arrefeceu o lançamento de novos produtos jornalísticos autóctones no mercado digital; esclarece o uso de expressões como medialidade, transmidialidade e outras que marcam a comunicação na era da cibercultura; e defende a pesquisa como a forma mais segura de obter qualidade no ensino do jornalismo atual, marcado por permanências essenciais e por atualizações constantes em seu fazer e em suas formas de circulação e recirculação por inúmeras plataformas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Patrício, Edgard, und Ísmia Kariny Correia da Silva Costa. „cultura profissional e a percepção da presencialidade como dimensão de qualidade da produção jornalística“. Revista Eco-Pós 26, Nr. 2 (08.11.2023): 455–79. http://dx.doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.12382.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A pandemia da covid-19 impactou as rotinas de trabalho do jornalismo. Aqui, buscamos compreender como a redução da presencialidade pode afetar a qualidade da informação jornalística. Discutimos sobre a qualidade na produção jornalística (Guerra, 2016; Meijer e Bijleveld, 2016; Fürst, 2020; Santos e Guazina, 2020), estabelecemos um diálogo sobre a dimensão da presencialidade no jornalismo (Medina, 2016; Pantti et al., 2019; Margalit, 2020; Figaro, 2021; Peres, 2021) e realizamos uma pesquisa exploratória seguida de aplicação de um survey com 112 profissionais, docentes e estudantes de jornalismo. Identificamos que a presencialidade atravessa diversos momentos da produção jornalística, e é considerada por 66% dos respondentes como um fator de importância acima da média para a qualidade do jornalismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Guerra, Josenildo Luiz. „A Abordagem Estratégica da Qualidade em Jornalismo: Inovação, Tecnologia e Pesquisa Aplicada“. Comunicação e Sociedade 44 (07.12.2023): e023023. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4736.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo aborda o tema da qualidade em jornalismo a partir de uma perspectiva estratégica (Paladini, 2005), segundo a qual a qualidade é um esforço organizacional que considera condições e demandas do cenário externo articuladas com as ações internas, desde o planejamento até à entrega do produto final. Para implementar essa perspectiva, será necessário pensar a qualidade em jornalismo para além da concepção majoritariamente focada na avaliação do produto, para a concepção baseada no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade (SGQ). O SGQ é um conjunto de ações integradas, que alinha a avaliação a diretrizes da gestão editorial, processos de produção e produtos. A implementação dessa proposta requer o investimento em inovação, em dois movimentos complementares, para desenvolver: (a) um SGQ para organizações jornalísticas, que contenha métodos de avaliação com métricas para mensuração de resultados e modelos de gestão editorial, processos e produtos que incorporem os métodos de avaliação e suas métricas; e (b) sistemas informatizados capazes de permitirem a operacionalização do SGQ, através dos recursos tecnológicos disponíveis nos termos do jornalismo estruturado, que explora as potencialidades inscritas no jornalismo digital em base de dados. A abordagem estratégica da qualidade em jornalismo não se viabiliza com o know-how disponível hoje no setor. O investimento em pesquisa aplicada e no desenvolvimento experimental em jornalismo será fundamental para gerar inovação editorial e tecnológica, a fim de operar a transformação requerida para a construção de uma nova inteligência jornalística, capaz de elevar a credibilidade, com dados de qualidade editorial monitoráveis e demonstráveis, e garantir a sustentabilidade do setor, no longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Bertasso, Daiane, und Terezinha Silva. „Qualidade no jornalismo, democracia e ética (II)“. Estudos em Jornalismo e Mídia 17, Nr. 1 (18.06.2020): 05–06. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p05.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Dissertationen zum Thema "Qualidade do jornalismo"

1

Ferro, Raphaela Xavier de Oliveira. „Qualidade e interesse público no jornalismo regional“. Universidade Federal de Goiás, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8532.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-05-30T13:48:51Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Raphaela Xavier de Oliveira Ferro - 2018.pdf: 3634512 bytes, checksum: 857e30743c6768f2f9fcb224f6c3edaa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-05-30T13:49:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Raphaela Xavier de Oliveira Ferro - 2018.pdf: 3634512 bytes, checksum: 857e30743c6768f2f9fcb224f6c3edaa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-30T13:49:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Raphaela Xavier de Oliveira Ferro - 2018.pdf: 3634512 bytes, checksum: 857e30743c6768f2f9fcb224f6c3edaa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-05-02
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Based on the intention to understand how regional journalism is configured in its printed and online interface regarding news quality and the public interest, this research establishes a semiodiscursive analysis of the newspaper O Popular, considering its physical and digital versions. The study starts from the perspective that journalism is related to ideas of truth, public interest and citizenship and is justified by the limited bibliography on regional journalism and an urgent need to understand the practices adopted by the newspapers at the transitory moment in which it lives. A moment that Charron and Bonville (2016) consider a paradigmatic transition from information journalism to communication one. After the popularization of the Internet, there is a definition lack of journalism place. In addition, there is no knowledge about how to finance journalistic practices. It is believed, according to Charaudeau (2015), that the media maintains a space of citizenship essential for democracy. Thus, it is investigated how this commitment to offer quality information remains active in the face of the challenges with which newspapers live in the network society. To do so, the research was developed between 2016 and 2018, with three specific periods of data collection: August 21 to 24, October 25 to 31 and November 6 to 12, all in 2017. In the analysis, it is possible to perceive that the practices adopted for the printed version of the journal have more traditional characteristics and are directly related to the legitimating discourse of journalism, while the practices adopted for the online version show less commitment with ideas of public interest and citizenship, presenting subjects in a hurried and incomplete way, which reduces the reliability and credibility of the media, as well as diminishing the true effect of the journalism practiced. We can see the distance between the two points of the interface analyzed, with the predisposition of the digital newspaper to "sensationalism" and the nonthematic focus on the "exercise of power" in the printed version. It attends to the public interest in subjects, but not in deepening and contextualization, which occurs to the detriment of the quality of the newspaper and impedes the access of the reader to information that helps in the process of construction of reality and in the capacity to self-govern socially and politically.
A partir da intenção de compreender como se configura o jornalismo regional em sua interface impresso e on-line no que concerne à qualidade das notícias e ao interesse público, esta pesquisa estabelece uma análise semiodiscursiva do jornal goiano O Popular, considerando suas versões física e digital. O estudo parte da perspectiva de que o jornalismo se relaciona com ideias de verdade, interesse público e cidadania e se justifica pela limitada bibliografia existente sobre o jornalismo regional e necessidade urgente de compreender as práticas adotadas pelos jornais no momento transitório em que vivem. Um momento que Charron e Bonville (2016) consideram ser de transição paradigmática, do jornalismo de informação para o de comunicação. Com a popularização da internet, há uma indefinição de qual o lugar reservado à prática jornalística e sobre como financiar esse serviço. Acredita-se, conforme Charaudeau (2015), que as mídias mantêm um espaço de cidadania imprescindível para a democracia. Assim, investiga-se o quanto esse compromisso de oferecer informação de qualidade segue atuante frente aos desafios com os quais os jornais convivem na sociedade em rede. Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa foi elaborado entre 2016 e 2018, com três períodos específicos de coleta de dados: 21 a 24 de agosto, 25 a 31 de outubro e 6 a 12 de novembro, todos em 2017. Na análise, torna-se possível perceber que as práticas adotadas para a versão impressa do jornal têm características mais tradicionais e diretamente relacionadas ao discurso legitimador do jornalismo, enquanto as práticas adotadas para a versão on-line demonstram menor comprometimento com as ideias de interesse público e cidadania, apresentando matérias de forma apressada e incompleta, o que reduz a confiabilidade e a credibilidade do veículo, assim como diminui o efeito de verdade do jornalismo praticado. Constata-se o distanciamento dos dois pontos da interface analisada, com a predisposição do jornal digital ao “sensacionalismo” e o enfoque não-temático no “exercício do poder” na versão impressa. Atende-se ao interesse público em assuntos, mas não em aprofundamento e contextualização, o que ocorre em detrimento da qualidade do jornal e prejudica o acesso do público-leitor à informação que o auxilie no processo de construção da realidade e na capacidade de se autogovernar social e politicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Garrido, Bibiana Alcântara. „Gestão da qualidade no jornalismo, regulação e autorregulação da mídia“. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/157294.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Bibiana Alcântara Garrido (bibiana.garrido@hotmail.com) on 2018-10-09T21:25:14Z No. of bitstreams: 1 dissertação FINAL.pdf: 2903341 bytes, checksum: 5289856ee9ee40ca716b143f67c0b3e1 (MD5)
Rejected by Lucilene Cordeiro da Silva Messias null (lubiblio@bauru.unesp.br), reason: Solicitamos que realize uma nova submissão seguindo as orientações abaixo: 1 - Inserir no corpo do texto a ficha catalográfica, pois é um ítem obrigatório. 2 - Inserir no corpo do texto a cópia da ata de defesa, pois é um ítem obrigatório. Agradecemos a compreensão on 2018-10-10T16:21:09Z (GMT)
Submitted by Bibiana Alcântara Garrido (bibiana.garrido@hotmail.com) on 2018-10-11T12:22:15Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Bibiana-Repositório.pdf: 3373960 bytes, checksum: 841bce05766c6c196012e41ad129faa4 (MD5)
Approved for entry into archive by Lucilene Cordeiro da Silva Messias null (lubiblio@bauru.unesp.br) on 2018-10-11T12:31:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 garrido_ba_me_bauru.pdf: 3373960 bytes, checksum: 841bce05766c6c196012e41ad129faa4 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-11T12:31:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 garrido_ba_me_bauru.pdf: 3373960 bytes, checksum: 841bce05766c6c196012e41ad129faa4 (MD5) Previous issue date: 2018-08-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Códigos editoriais, códigos de ética, sistemas de gestão, instrumentos de responsabilização da mídia e suas implicações para práticas e rotinas de produção industrial que gerem qualidade no jornalismo são basilares ao estabelecerem princípios, normas e condutas a serem seguidos pelas organizações de mídia e seus profissionais. Sua instituição adquire um papel especial no fortalecimento da democracia e contribui para a obtenção de diversidade, pluralidade e rigor na apuração jornalística como parâmetros de credibilidade das mídias. Esta pesquisa caracterizou o papel de dispositivos e aparatos de gestão da qualidade de mídia na contemporaneidade e indicou aspectos centrais de sua aplicação no Brasil e Reino Unido, em caráter comparativo. A análise das condições de existência, conteúdo e acesso de políticas de gestão da qualidade editorial de 42 organizações de mídia foi realizada por meio do Sistema Q-Avalia (UFS/CNPq). Os resultados, que incluem um ranking multidimensional das organizações avaliadas, são comentados conforme três chaves de interpretação: qualidade como desdobramento de políticas normativas; qualidade como desdobramento da concorrência de mercado; e qualidade como simulacro.
Editorial guidelines, codes of ethics, management systems, media accountability and their implications for industrial production practices and routines that generate quality journal-ism are fundamental as they establish principles, standards and conducts to be followed by media organizations and professional staff. Their existence acquires a special role on the empowerment of democracy and it contributes to the obtainment of diversity, plurality and accuracy in journalistic investigation as parameters to media credibility. This research has characterized media quality management devices role on contemporaneity and have indicated central aspects to its application at Brazil and United Kingdom, from a comparative perspective. The analysis of existence, content and access conditions to editorial quality management of 42 media vehicles was done by the means of Sistema Q-Avalia (UFS/CNPq). Results include a multidimensional ranking of the evaluated organizations and are commented according to three interpretation keys: quality as an unfolding of normative policies; quality as an unfolding of market competition; and quality as a simulacrum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Soll, Julia do Canto. „Um estudo acerca de qualidade no produto jornal digital e respectivas competências profissionais“. reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/178395.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho apresenta pesquisa-ação aplicada na redação do jornal Zero Hora, maior periódico de notícias no Rio Grande do Sul. Diante do cenário de desafios enfrentado pelo negócio, o jornal definiu estratégia de monetização através da receita frequente, modelo que depende da fidelização do assinante. O problema de pesquisa é a definição de critérios de percepção de qualidade que justifiquem o pagamento pelo conteúdo online, e consequente necessidade de capacitação dos jornalistas para executar a estratégia definida. Inicialmente, foi realizada uma breve revisão da literatura, através de pesquisa exploratória, em busca de insumos para encontrar critérios definidores de qualidade do conteúdo jornalístico online. Em seguida, a partir da perspectiva da pesquisadora, que atua há mais de três anos como Human Resources Business Partner junto às redações do jornal, analisa o mapeamento de competências proposto com base no modelo de BRANDÃO e BAHRY (2005) e aplicado nas redações e que, apesar de bem aceito pelas equipes, não teve continuidade após sua primeira execução Os relatórios para análise gerados naquela avaliação são apresentados e discutidos, e levantam-se os motivadores da falta de continuidade do projeto. Por fim, através da convergência entre os critérios encontrados na literatura e as competências inicialmente mapeadas, são propostas novas competências profissionais para os jornalistas, além de próximos passos para a gestão das pessoas e capacitação dos jornalistas. Relaciona-se com a área de qualidade, quando investiga critérios que justifiquem o pagamento mensal para acesso às notícias online do jornal, e com gestão de pessoas, na investigação de competências profissionais que garantam a produção de tal conteúdo. A análise de qualidade no jornalismo é tema vasto na literatura; o mesmo não se repete em relação às competências essenciais dos jornalistas, contudo. Este estudo, além de trazer proposta de competências para a redação do jornal Zero Hora, apresenta um processo de investigação replicável em qualquer redação para definição das competências que melhor tiverem afinidade com seu público e estratégia de negócio.
This work presents a action research applied to the Zero Hora newspaper’s editorial department, the largest newspaper in Rio Grande do Sul. Faced by a challenging conjuncture, the business defined a strategy of monetization through frequent income, a model that depends on subscriber loyalty. This research’s problem is the definition of the quality-perception criteria – which would justify the payment for online content – and the subsequent need of training the journalists in order to execute the aforementioned strategy. Initially, the literature is revisited through exploratory research in order to look for elements which will then comprise the defining criteria of quality for online journalistic content. From the researcher’s perspective, who has been working for over three years as a Human Resources Business Partner with this sector of the business, it moves on to review the proposed competences mapping based on BRANDÃO e BAHRY’s 2005 paper, which was applied in the newsrooms, and – in spite of being well accepted by the teams – had no continuity after being executed for the first time The analytic reports generated in that evaluation are presented and discussed, as well as the motivators for the project’s lack of continuity. Finally, through the convergence between the criteria found in literature and the competences that were initially mapped out, new professional competences are suggested, and next steps for people management and journalist-training are recommended. This work is related to the area of quality – when investigating criteria which would justify a monthly payment to access the newspaper’s online news – as well as with people management, when it delves into the professional competences that would assure the production of such content. Journalism’s quality analysis is a vast subject in the literature. The same cannot be said about the translation of which behaviors would be demanded from the journalists so that such content could be produced. This study aims at not only presenting a proposal of competences for Zero Hora newspaper’s editorial department, but also presenting an investigative process which could be replicated in any editorial department to better define the competences which are best attuned to its public and business strategy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Benedeti, Carina Andrade. „A qualidade da informação jornalistica : uma análise da cobertura da grande imprensa sobre os trangênicos em 2004“. reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3689.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.
Submitted by Érika Rayanne Carvalho (carvalho.erika@ymail.com) on 2009-10-01T00:21:35Z No. of bitstreams: 1 2006_Carina Andrade Benedeti.pdf: 677338 bytes, checksum: 1dcb9bad77c1601e62da7ac0626e9cd6 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2010-02-23T00:14:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Carina Andrade Benedeti.pdf: 677338 bytes, checksum: 1dcb9bad77c1601e62da7ac0626e9cd6 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-23T00:14:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Carina Andrade Benedeti.pdf: 677338 bytes, checksum: 1dcb9bad77c1601e62da7ac0626e9cd6 (MD5) Previous issue date: 2006-03-24
Este trabalho tem a qualidade da informação jornalística como interesse principal, nos dois aspectos que o termo qualidade implica: a natureza daquilo que se discute (a qualidade que o diferencia dos demais) e sua avaliação que lhe permite aceitação ou recusa (o seu julgamento de qualidade). Para tanto, desenvolvemos dois momentos de pesquisa, um conceitual e outro empírico, nos quais teoria e prática estiveram necessariamente imbricadas. No primeiro momento, nossa intenção foi tratar dos fundamentos históricos e conceituais da atividade jornalística: o surgimento do paradigma de informação no jornalismo, a institucionalização do modelo de mediação jornalística nas sociedades ocidentais, os seus princípios profissionais e as especificidades desse tipo de informação (sua relação com o tempo e sua forma de conhecimento da realidade). Na segunda parte da pesquisa, nosso objetivo foi demonstrar que esses fundamentos servem de referência para a avaliação de qualidade da informação produzida pelo jornalismo. Analisamos e interpretamos dados secundários relativos à cobertura da grande imprensa sobre a temática dos transgênicos em 2004. O método de análise de conteúdo foi aplicado na amostra representativa de sete grandes jornais brasileiros (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Gazeta Mercantil e Valor Econômico), formada por 213 notícias selecionadas pela técnica de semana composta. Esse percurso investigativo nos permitiu verificar um descompasso entre os fundamentos conceituais da informação jornalística e a experiência empírica analisada. Contudo, defendemos que a prática de um jornalismo de qualidade na grande imprensa é exeqüível, apesar dos problemas verificados. Um dos fatores importantes para avançarmos nesse sentido é a construção de um referencial de qualidade, capaz de orientar o trabalho jornalístico e a produção de suas informações. Ao final desta pesquisa, pretendemos contribuir para o esboço desse referencial que, a nosso ver, é um débito da academia com a atividade e, em última instância, com a própria sociedade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation has the quality of journalistic information as its major interest,concerning both aspects comprehended by the term quality: the nature of what is discussed (the quality that differentiates it from the others) and its evaluation that allows itself acceptance or refusal (its quality judgement). Therefore, two research situations were developed in this study, the conceptual and the empirical ones, on which theory and practice had been necessarily fit together. On the first situation, our intention was to handle the historic and conceptual fundamentals of journalistic activity: the information paradigm's appearance in journalism, the institutionalization of the journalistic mediation model on western societies, its professional principles and the specificities of this kind of information (its relation with time and perception of reality). On the second part of this research, our objective was to demonstrate that these fundamentals serve as reference to the evaluation of the quality of information produced by journalism. We analyzed and interpreted secondary data linked to the press coverage of the transgenic foods subject in 2004. The content analysis method was applied to a representative sample of seven major Brazilian newspapers (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Gazeta Mercantil and Valor Econômico), formed by 213 pieces of news selected by the composed-week technique. This investigative track allowed us to verify a dissonance between the conceptual fundamentals of journalistic information and the empirical experience analyzed here. However, we defend the practice of quality journalism in the press is achievable, despite the problems found. One of the important factors to advance toward this direction is the construction of a quality system of references, capable of orientating the journalistic work and its information production. At the end of this research we intend to contribute to the outline of such system of references that, according to our point of view, is an Academy debt with the activity and, in the last instance, with society itself.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Galarça, Sandro Lauri da Silva. „Jornalismo online na sociedade da informação : como um grupo de internautas de Santa Catarina avalia a qualidade do Terra Notícias e do Diário Catarinense“. reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/5847.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A presente dissertação realiza um estudo comparativo de casos, representados por dois jornais online: Terra Notícias e Diário Catarinense, tendo como ponto de partida o estabelecimento das seguintes categorias: conteúdo disponível, ergonomia do sistema hipermídia e recursos de interatividade, levantados a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Para chegar a esse objetivo, são utilizadas técnicas variadas de pesquisa, como pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário para obtenção de dados quantitativos e qualitativos e observação estruturada a partir de categorias pré-estabelecidas. A pesquisa ainda aplica uma ferramenta para mensuração da qualidade percebida, com a finalidade de verificar a avaliação dos internautas catarinenses em relação aos dois jornais online em questão. A ferramenta de pesquisa foi construída a partir de modelo proposto por Sousa (2001), e ampliada com base nas mesmas categorias utilizadas para a análise comparativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

LEITÃO, Ana Célia Souza de Sá. „O Espaço e o tempo na web: caminhos e adequações do jornalismo para a produção factual de qualidade“. Universidade Federal de Pernambuco, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18772.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2017-05-12T15:17:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Ana Célia Souza de Sá Leitão - Mestrado em Comunicação - 2014.pdf: 2015945 bytes, checksum: 031fa65c8556509eaa163a9bc5e8b0c9 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-12T15:17:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Ana Célia Souza de Sá Leitão - Mestrado em Comunicação - 2014.pdf: 2015945 bytes, checksum: 031fa65c8556509eaa163a9bc5e8b0c9 (MD5) Previous issue date: 2014-02-26
Esta dissertação tem como objetivo central investigar a interferência da relação espaço-temporal da web no fazer jornalístico, com reflexos no aprofundamento e na qualidade da notícia factual. As simbologias do espaço ilimitado e do tempo real, somadas à potencialização de linguagens e plataformas em processo de convergência midiática, formatam o cenário no qual se observam mudanças nas práticas produtivas do jornalismo, a exemplo da multimidialidade, da instantaneidade, da atualização em fluxo contínuo, do profissional multitarefa e da interatividade com o público. A partir do estudo teórico e da análise qualitativa de produtos sobre a temática “chuva”, publicados na seção “Últimas Notícias” do portal NE10, percebe-se um cenário ainda em evolução, com a procura por novas formas de contextualização, a amplificação da narrativa episódica e o uso recorrente de fontes de informação oficiais, apesar da contribuição do público no fornecimento de dados. No eixo multimidiático, a convergência ainda caminha rumo à completa integração de plataformas e o hiperlink mostra-se como fio condutor na organização informativa digital, amparada por bancos de dados.
This research has the main purpose to investigate the interference of space and time relation on web over journalistic activity, reflecting the deepening and quality of factual news. Symbologies of unlimited space and real time, as well as the enhancement of languages and media platforms in convergence process, format the scenario in which are observed changes in production practices of journalism, such as multimedia, instantaneity, continuous update, multitasking professionals and interactivity with the audience. The theoretical study and qualitative analysis of products about the theme "rain", published in the "Latest News" section of the web portal NE10, show a scenario still evolving, in search of new forms of contextualization, the amplification of episodic narrative and the recurrent use of official sources, despite the contribution of the general public (non journalistic professionals) in providing information. In the multimedia axis, convergence still walks to a complete integration of platforms and hyperlink shows up as an essential element in digital information organization, supported by databases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Barcellos, Daniela Menezes Neiva. „Representação da Qualidade de Vida na Revista Vida Simples“. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5207.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
É nas grandes cidades que a temática da qualidade de vida vem sendo posta em voga na última década, especialmente, como cita Freitas (1996, p.4), pela busca por melhores condições de vida, face à gama de sintomas de falência do projeto moderno de cidade tentado desde o século XIX; a violência, a poluição, o stress angustiam o homem e o obrigam a tribalizar, inclusive sob o aspecto espacial, seu quotidiano. Para entender de que maneira os meios de comunicação abordam este tema, especialmente o veículo revista, foi traçado um estudo sobre a representação da qualidade de vida na revista Vida Simples, da editora Abril, produzida nas matérias da seção Comer. Tal publicação foi eleita pela pluralidade de informações que adentram as pautas sobre saúde, emoções, bem-estar, afetividade, sentidos, sociabilidade e destacam o caráter simbólico de uma vida harmoniosa, afetando o comportamento dos citadinos no contexto da existência turbulenta das metrópoles. Para compor o referencial foram considerados teóricos do campo da Representação Social, Comunicação e Consumo. Além de oferecerem subsídios para refletir sobre os produtos da Indústria Cultural, o conjunto de representações que constroem o imaginário urbano e o consumo de conceitos e produtos, as ideias apresentadas no universo da qualidade de vida também colaboram para compor as categorias elaboradas para a análise de conteúdo das matérias selecionadas. Para entender de que maneira a revista aborda esse tipo de consumo e também quais são as representações produzidas sobre a qualidade de vida, foram analisadas 6 edições da Revista Vida Simples, de janeiro a junho de 2010
It is in big cities that the issue of quality of life has been brought into vogue in the last decade, especially, as cited by Freitas, through the searching for better living conditions, face the range of "failure symptoms of the project of city tried since the nineteenth century; violence, pollution, stress distresses the man and obliges him to create tribes, even under the guise of space, their everyday lives "(1996, p.4). To understand how the media deals with this issue, especially the magazine segment, it was traced a study on the representation of the quality of life in Simple Life magazine, published by Abril publishing house, produced in the field of Eating section. This publication was elected by a plurality of information that includes guidelines on health, emotional well-being, affection, sense, sociability and emphasizes the symbolic character of a harmonious life, affecting the behavior of the townspeople in the context of the turbulent life of the metropolis. To compose the reference it was considered theoretical experts of the field of Social Representation, Communication and Consumption. In addition to provide subsidies to reflect on the products of cultural industry, the set of representations that constructs the urban imagination and the consumption of concepts and products, the ideas presented in the universe of quality of life also collaborate to compose elaborate categories for content analysis of the selected issues. To understand how the magazine covers this type of consumption and also what are the representations produced on the quality of life, it was analyzed six editions of the Simple Life Magazine, from January to June 2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Tavares, Frederico de Mello Brandão. „Ser revista e viver bem: um estudo de jornalismo a partir de Vida Simples“. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3524.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-05-13T17:43:48Z No. of bitstreams: 1 ser_revista.pdf: 7122650 bytes, checksum: 66780131e75e23a0425fe0aa94d024c7 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-13T17:43:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ser_revista.pdf: 7122650 bytes, checksum: 66780131e75e23a0425fe0aa94d024c7 (MD5) Previous issue date: 2011-04-04
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Esta pesquisa investiga a revista impressa como um meio de comunicação e como um produto jornalístico. Apesar de muito presente em uma série de estudos, a revista ainda é pouco pensada como objeto central de reflexões no interior dos campos do Jornalismo e da Comunicação. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho diz respeito a duas questões encadeadas. A primeira delas aponta para a compreensão da revista por ela mesma, buscando entender como tal produto engendra e incorpora processos comunicativos e jornalísticos próprios. A segunda, enfocando empiricamente tal propósito, problematiza sobre essa processualidade a partir de uma única publicação, a revista Vida Simples, da Editora Abril. Considerando o universo temático da qualidade de vida sobre o qual versa a revista e as afetações existentes no encontro de seus temas com práticas e estruturas jornalísticas específicas, analisa-se a constituição editorial da publicação e a elaboração concomitante de um significado sobre o bem viver na sociedade. Sustentando o percurso analítico, encontram-se questões que perguntam sobre a revista e sobre seu jornalismo, conceituando sua especificidade para além de sua especialização. Além disso, contextualiza-se a revista delimitando o papel de seu amadurecimento histórico na formulação de características próprias e indicando como seu encontro com a temática da qualidade de vida condiz com lógicas mercadológicas e sociais no cenário contemporâneo da segmentação e da midiatização. Em termos teóricos, são tratados aspectos que encaminham um pensamento em direção à tensão entre uma realidade social e outra revistativa (da revista), entrecruzadas por questões relacionadas ao pertencimento do jornalismo ao tempo presente, atendendo a certas demandas informativas e construindo um tipo de conhecimento específico sobre o mundo. Na observação sistematizada dos projetos editorial e gráfico, dos conteúdos trabalhados pela revista e dos editoriais publicados mensalmente como cartas aos leitores, traça-se um conjunto reflexivo que desvela uma globalidade cujo liame constituinte dá a ver sua revistação, movimento que aciona sua singularidade.
This research investigates magazines as a communication medium and as a journalistic product. Despite being present in a series of studies, magazines are still not thought of as a central object of reflection within the fields of Journalism and of Communication Studies. In this sense, the main objective of this study concerns two interconnected questions. The first deals with a comprehension of the magazine by itself, seeking to understand how the product engenders and incorporates particular communicative and journalistic processes. The second question, empirically focusing on this point, discusses this particular process according to one publication, the magazine Vida Simples published by Editora Abril. Considering the theme of quality of life, which the magazine deals with and the mannerisms present in the encounter between its themes and specific journalistic practices and structures, the study here analyzes the editorial constitution of the publication and the concomitant establishment of a meaning about living well in society. In order to support the analytic course of this study, questions about the magazine and its journalistic style guide the study, seeking to conceptualize the particularity of the magazine beyond the themes it specializes in. Furthermore, the study contextualizes the magazine delimiting the role of how it historically matured into formulating its own characteristics and indicating how the encounter with the theme of quality of life agrees with certain market and social logics of the segmentation and mediatization of the contemporary scenario. In theoretical terms, the study deals with aspects that lead to a reflection in the direction of the tension between social reality and the magazines own style, intertwined by issues related to how journalism belongs to the present, how it deals with certain information demands and how it builds a specific type of knowledge about the world. From the systematic observation of the editorial projects and images of the contents worked on by the magazine and of the editorials published monthly, such as letters to the readers, one can draw reflections that reveal the magazine?s globality, conveying a movement that gives it a singularity we are calling revistação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Oliveira, Mariella Silva de. „Saude da mulher em revistas semanais brasileiras : conteudo e qualidade cientifica“. [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/313657.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Aarão Mendes Pinto Neto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-11T15:04:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_MariellaSilvade_M.pdf: 918679 bytes, checksum: 1516332440b4c03d917dccde332d75a7 (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: Objetivos: avaliar o conteúdo e qualidade científica de textos informativos sobre saúde da mulher apresentados em revistas semanais brasileiras. Métodos: pesquisa de corte transversal, a partir da coletânea de textos sobre saúde da mulher, difundidos pelas três revistas semanais do segmento atualidades (Veja, Época e IstoÉ), pelo período de um ano, entre agosto de 2005 e julho de 2006. Inicialmente, foi identificado o tema em saúde da mulher presente no texto jornalístico, como saúde reprodutiva, prevenção, riscos e cuidados, beleza e estética, sexualidade, saúde mental, violência, menopausa e saúde geral. Em seguida, outras variáveis foram identificadas, como o gênero informativo do texto, que poderia ser nota, notícia, reportagem ou entrevista; a presença de ilustração; o tipo de fonte que deu informações ao repórter, seja ela científica, empresarial, governamental e a região geográfica de origem da informação. Para avaliar a qualidade científica dos textos, 80 unidades foram analisadas de forma independente por dois médicos e dois jornalistas, através de questionário Index Of Scientific Quality, adaptado para o português e submetido à prova piloto e reteste. Após a análise dos textos, foi verificada a consistência interna dos itens do questionário (medida pelo alfa de Cronbach) e a concordância inter e intra-observador (através do índice Kappa) para cada um dos oito itens do questionário, que variam de um a cinco pontos e medem a aplicabilidade, opinião versus fato, validade, alcance, precisão, coerência, conseqüência e um item global, que resume os outros itens e cuja mediana foi considerada para avaliação da qualidade. Resultados: Foram coletados 987 textos sobre saúde, sendo que 14,8% deles foram classificados como textos sobre saúde da mulher. Houve predomínio do assunto saúde reprodutiva (26,7%) e gênero informativo nota (45,2%). O tema menos referido foi a menopausa, com 4,8% do total do espaço. A maioria dos textos foi ilustrada (87,7%), com fontes científicas (41,1%) e informações de origem internacional (41,1%). Ao buscar a qualidade científica dos textos foram encontradas medianas que variaram de 2 a 4 em sete itens do questionário sendo que a referente ao item global foi igual a três. A consistência interna dos itens do questionário variou entre 0,81 e 0,96. A concordância inter-avaliadores foi de - 0,03 a 0,48 e a intraobservador variou entre 0,27 e 0,34. (IC 95%). Conclusões: A saúde da mulher ocupou pouco espaço nas revistas semanais brasileiras de generalidades e apareceu mais relacionada a aspectos reprodutivos. Os itens do questionário mensuraram a qualidade científica de forma adequada, porém a baixa concordância inter e intra-observadores indica a necessidade de novos estudos para avaliar a versão brasileira do ISQ. A qualidade científica dos textos foi moderada. Palavras-chave: jornalismo científico, saúde da mulher, periódicos brasileiros, comunicação de massa e mulheres, saúde na comunicação de massa, saúde e qualidade de vida
Abstract: Objectives: To evaluate the content and scientific quality of informative texts on women¿s health published in weekly Brazilian news magazines. Methods: A cross sectional study carried out by evaluating all the texts on women¿s health published in three weekly current affairs magazines (Veja, Época and Istoé) over a period of one year. Content was expressed as variables describing topics of women¿s health, e.g. reproductive health, prevention, risks and healthcare, beauty and esthetics, sexuality, mental health, menopause and general health; the format of the report, e.g. a brief note, headline, article or interview; whether it was illustrated; the source of information, e.g. whether scientific, commercial, governmental or other; and the geographical origin of the information. To evaluate the scientific quality of the texts, 80 units were independently analyzed by two physicians and two journalists using the Index of Scientific Quality (ISQ), adapted for use in Portuguese and submitted to a pilot test and retest. Following analysis of the texts, internal consistency was measured using Crombach¿s alpha, and inter- and intra-rater agreement using the Kappa index for each one of the eight items in the questionnaire. Items received from 1 to 5 points and measured applicability, opinion versus fact, validity, scope, precision, coherence and consequence, as well as providing an overall median that summarized the other items and represented an evaluation of quality. Results: A total of 146 texts on the subject of women¿s health were found, comprising 14.8% of the total space devoted to health in general. The most commonly reported subject was reproductive health (26.7%) in the format of a brief note (45.2%). The least common subject was menopause, comprising only 4.8% of the total space. Most of the reports were illustrated (87.7%), originated from scientific sources (41.1%) and were of international origin (41.1%). The scientific quality of the texts received a median score that ranged from 2 to 4 in seven items of the questionnaire, while the overall median score was 3. Internal consistency of the items in the questionnaire ranged from 0.81 to 0.96. Inter-rater agreement varied between -0.03 and 0.48, while intra-rater agreement ranged from 0.27 to 0.34 (95%CI). Conclusion: Little space is allocated to women¿s health in weekly news magazines and reports appear to be related predominantly to subjects concerning reproduction. The items comprising the questionnaire provide an adequate measurement of scientific quality; however, low inter- and intra-rater agreement indicates a need for further studies to evaluate the Brazilian version of the ISQ. The scientific quality of the texts was evaluated as moderate. Key words: scientific journalism; women¿s health; Brazilian journals; mass.media and women; health in mass media; health and quality of life
Mestrado
Tocoginecologia
Mestre em Tocoginecologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Rodrigues, Malena Rehbein. „O papel da imprensa na qualidade democrática : uma análise de possibilidades nos principais jornais nacionais“. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4677.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta tese avalia como se dá a atuação da imprensa brasileira em relação a aspectos importantes para a qualidade de uma democracia, considerando o conceito de embedded democracy, segundo o qual democracias constitucionais são formadas por cinco regimes parciais: direitos civis; liberdade política; accountability horizontal; poder efetivo para governar; e regime eleitoral democrático, todos ligados a esferas externas responsáveis pela viabilização de condições para essas democracias, dentre elas, os media. Neste contexto, a imprensa teria algumas funções ser fórum de discussões; dar voz à opinião pública; servir de olhos e ouvidos dos cidadãos; fiscalizar e mostrar irregularidades , que podem ser prejudicadas pela mercantilização dos media e aspectos da produção da rotina jornalística. Para verificar isso, busco evidências empíricas da cobertura da imprensa escrita sobre a política nacional, especialmente sobre os dois principais atores, Legislativo e Executivo, por meio da análise de 1.768 notícias
This thesis evaluates how Brazilian press acts regarding important aspects to the quality of democracy, considering the concept of embedded democracy, according to which constitucional democracies are composed by five parcial regimes: civil rights; political freedom; horizontal accountability; effective power to govern; and democratic electoral sistem, all of them related to external spheres that garantee basic conditions to these democracies, such as the media. In this context, the press would have some main roles - like being a forum for discussions,giving voice for public opinion, being citizens eyes and ears, supervising and pointing out irregularities that can be damaged by media mercantilization and aspects of the journalistic routine. In order to check it out, I look for empirical evidences on writing press coverage about national politics, especially about its two main actors, Legislative and Executive branches, throught the analisys of 1.768 news.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Bücher zum Thema "Qualidade do jornalismo"

1

Nicoletti, Janara. Precarização e qualidade no jornalismo: Condições de trabalho e seus impactos na notícia. Florianópolis: Editora Insular, 2020.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Heloani, José Roberto. Mudanças no mundo do trabalho e impactos na qualidade de vida do jornalista. [São Paulo, Brazil]: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, Núcleo de Pesquisas e Pubicações, 2003.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Participação e responsabilidade no jornalismo público. São Paulo, Brasil: Editora UNESP, 2022.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Silveira, Renan. A abordagem empreendedora no ensino do jornalismo como forma de superar o mercado informal. Editora Vecher, 2020. http://dx.doi.org/10.47585/9786599324222.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Existem inúmeros fenômenos que nos levam a pensar no jornalismo com uma profissão em crise. Certas rupturas enfrentadas pelo setor visivelmente não estão restritas a um fator exclusivo. Dessa forma evidenciamos especificamente: a não-obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, e o aumento de publicações que passam a estar disponíveis gratuitamente na internet. Por esses motivos, somado ao surgimento de aparelhos eletrônicos capazes de divulgar informações em tempo real, a real necessidade do jornalista frente à sociedade é questionada. Na mesma medida em que faz indivíduos comuns aderir ao jornalismo amador, democratizando a informação, abre caminho para a divulgação deliberada de publicações mal apuradas e/ou mal-intencionadas, geralmente com tom noticioso. Isto sem citar fake news que se aproveitam dessa ruptura dos meios tradicionais para se apresentarem como “verdades alternativas”. Frente a esses problemas, propomos, por meio de uma revisão bibliográfica de conceitos e métodos práticos, o incentivo do empreendedorismo pelas Instituições de Ensino Superior (IES) dentro dos cursos de jornalismo. A partir de então, profissionais com a devida formação serão incentivados a ocupar espaços que, apesar de concentrarem grandes nichos de público, são atualmente desdenhadas pela maioria dos bons jornalistas. O eventual êxito desta proposta tende a reconquistar mercado para a categoria, além de conteúdo de qualidade para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Buchteile zum Thema "Qualidade do jornalismo"

1

Seridório, Daniele Ferreira, und Danilo Rothberg. „Jornalismo, qualidade e responsabilidade“. In Participação e responsabilidade no jornalismo público, 29–69. EDITUS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786559542468.0003.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

de Oliveira Guimarães, Denis, JOCENIO MARQUIOS EPAMINONDAS und Karla Helena Coelho Vilaça e Silva. „QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – PROJETO “CUIDANDO DE SI”“. In Ciência Brasileira: Múltiplos olhares - Jornalismo, Mídia, Design e Comunicação. Brasil: Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/cb-jornalismo-midia-design-comunicacao-1.599125.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Rocha, Heitor Costa Lima da, und Luiz Filipe Freire da Silva. „Ombudsman, deontologia e qualidade da notícia: A profissionalização do jornalismo e a responsabilidade com o público“. In Estudos em Ciências Humanas e Sociais – Volume 7. Editora Poisson, 2022. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-150-4.cap.04.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

SILVA CORDEIRO, ANA CAROLINA. „AVALIAÇÃO DE DISCENTES DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO CONSTRUÍDA DURANTE A PANDEMIA“. In Políticas Públicas de Educação (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt21.010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho pretende apresentar as análises de uma pesquisa que teve como objetivo o processo educativo construído durante a pandemia, a partir das narrativas dos discentes da EREM Jornalista Trajano Chacon, localizada em Recife/PE, selecionada como estudo de caso. Os objetivos específicos do estudo foram analisar o que acarretaram as mudanças no formato de aula realizado durante a pandemia: na metodologia de ensino, na relação entre professor/a e aluno/a, na frequência dos/as alunos/as às aulas e na qualidade do processo educativo; compreender a visão dos alunos sobre os desafios e as estratégias construídas pela escola para o acompanhamento e avaliação do desempenho desses/as; por fim, entender qual foi o impacto do ensino nos períodos em atividades remotas e híbridas para os/as discentes e a readaptação na volta ao ensino presencial. Para responder essas questões, a pesquisa conjugou: revisão de literatura, análise de dados secundários e aplicação de formulário-questionário com 102 discentes do ensino médio da EREM em foco. A pesquisa se deu a partir do diálogo da Sociologia da Educação e da Antropologia, e utiliza como referencial teórico-metodológico a perspectiva bourdieusiana, com problematizações a partir de trabalhos de autores como Libâneo, Paulo Freire, além de autores/as pós coloniais, como Avtar Brah e Mignolo. Muitos/as discentes afirmaram não terem desenvolvido bem a aprendizagem dos conteúdos, e o ensino nesse contexto foi visto, pela maior parte dos/as interlocutores, como conteudista e de baixa qualidade. É de suma importância agora entender os efeitos da falta de acesso a uma educação satisfatória para tantos/as jovens nesse período para se conseguir uma resolução adequada no âmbito micro e macrossocial, para que a realidade de desigualdades escolares dessa geração não gere mais desigualdades sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Maia, Caroline Marques, Stelio Pacca Loureiro Luna und Simone Pallone de Figueiredo. „QUANDO O CIENTISTA VIRA JORNALISTA: EXPERIÊNCIAS DE UMA BIÓLOGA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE DOR E QUALIDADE DE VIDA EM ANIMAIS“. In Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2023. http://dx.doi.org/10.37423/230808110.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie