Bücher zum Thema „Preservação de Acervo“

Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Preservação de Acervo.

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-20 Bücher für die Forschung zum Thema "Preservação de Acervo" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Bücher für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Cassares, Norma Cianflone. Preservação de acervos bibliográficos: Homenagem a Guita Mindlin. São Paulo, SP, Brasil: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Cianflone, Cassares Norma, und Tanaka Ana Paula Hirata, Hrsg. Preservação de acervos bibliográficos: Homenagem a Guita Mindlin. São Paulo, SP, Brasil: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

European Commission on Preservation and Access. und Commission on Preservation and Access., Hrsg. Mass deacidification: An update on possiblities and limitations. Amsterdam: The European Commission on Preservation and Access, 1996.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Appelbaum, Barbara. Guide to environmental protection of collections. Madison, Conn: Sound View Press, 1991.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e institutos de pesquisa. Rio de Janeiro: MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2012.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Memória & patrimônio: Preservação, políticas e acesso - Volume III. ufpel, 2020. http://dx.doi.org/10.15210/4965.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Manini, Miriam Paula, Eliane Braga de Oliveira und Ana Lucia de Abreu Gomes. Imagem, Informação e Memória: abordagens acerca da preservação do audiovisual, do cinema e da fotografia. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2022. http://dx.doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-271-0.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Ismério, Clarisse, Hrsg. Patrimônio Cultural: simbolismos, intertextualidades e polifonias. Editora Vecher, 2021. http://dx.doi.org/10.47585/9786599324215.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Composta por sete capítulos, a obra Patrimônio Cultural: simbolismos, intertextualidades e polifonias traz a perspectiva de diferentes autores, oriundos de diversas instituições, e que pensam transversalmente o tema a partir da produção científica nos programas de pós-graduação, de projetos em educação patrimonial, do patrimônio literário jornalístico, do patrimônio arquitetônico construído, de instituições patrimoniais, da criação de acervos digitais de memória e do cinema como meio de valorização do patrimônio. Tal complexidade temática delineia-se em narrativas objetivas construídas pelos autores, que propiciam ao leitor momentos de reflexão e ressignificação das múltiplas potencialidades do trabalho voltado para valorização e preservação do Patrimônio Cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Coelho, Maria Elvira Rodrigues. O Direito à informação: “transparência ativa” na gestão documental da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA). Editora Reflexão Acadêmica, 2022. http://dx.doi.org/10.51497/reflex.0000229.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O tema desta pesquisa é uma reflexão sobre o direito à informação: “transparência ativa” na gestão documental desenvolvida no Arquivo Administrativo (ARQA) da Diretoria Administrativa e Financeira (DIAF) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), instituição localizada no Estado do Pará, no Brasil. O estudo identifica as iniciativas arquivísticas elencadas nos serviços de informação ao cidadão, visando compreender como as informações orgânicas estruturadas vêm sendo impactadas no acesso à informação assegurado na Lei nº 12.572/2011, contribuindo com o exercício democrático brasileiro. Como técnica de pesquisa, aplicou-se o Método Quadripolar, utilizando-se da abordagem qualitativa, além de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Para obter resultados, foi aplicado um instrumento de coleta de dados aos servidores públicos da instituição, para identificar o papel do ARQA como órgão estratégico para o acesso informacional, bem como para: averiguar as iniciativas e ações de gestão, preservação e acesso à informação e aos documentos; a vinculação existente entre a implantação da gestão documental e a Lei de Acesso à Informação (LAI); a cultura organizacional e informação na instituição em pauta. Por fim, também para contemplar as opiniões dos servidores sobre o acesso à informação. Os principais resultados desse questionário, alinhados aos estudos teóricos de autores clássicos e contemporâneos, mostram a relevância da contribuição da gestão documental no direito à informação na transparência ativa. Conclui-se que as boas práticas de gestão documental se tornam fundamentais na implantação de acesso e transparência na informação pública, fortalecendo os sistemas democráticos com a participação da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Cunha, Fernando Icaro Jorge, Marlise Grecco de Souza Silveira, Arthur de Oliveira Machado, Carlos Magno Araujo Castelo Branco, Katiane de Carvalho Lima, Maria José Baltar de Azambuja, Salete Pereira Zanella et al. A importância dos temas contemporâneos Transversais: Multiculturalismo e meio ambiente na realidade escolar. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932383.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este Ebook apresenta uma coletânea de estudos acerca da importância dos temas contemporâneos transversais na realidade escolar. Diante deste contexto, os temas em destaque versam sobre o multiculturalismo e meio ambiente como temas que dialogam diretamente com a pluralidade cultural evidente no ambiente escolar, bem como, a importância de elucidar a percepção, conservação e preservação do meio ambiente em âmbito socioconstrutivista. Esse contexto apresentado denota na união das duas unidades descritas a interdisciplinaridade acontecendo na relação e diálogo de diferentes visões de professores e acadêmicos que conhecem principalmente o chão da escola, território fértil onde temáticas tão importantes e necessárias em nossa sociedade se constroem, amparadas por legislações atuais são realizadas com afinco e aqui se está ofertando ações que se entrecruzam e podem ser adaptadas para outros contextos socioambientais demonstrando que há um processo educativo e formativo em curso sendo realizado pela práxis de cada um que apresenta seu texto para aqueles que irão ter em mãos essa obra. Excelente leitura a todos, todas e todes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Silva, Vagner Gonçalves da. Orixás da Metrópole. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2022. http://dx.doi.org/10.11606/9786587047324.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A obra, publicada em 1995, foi resultado de uma pesquisa pioneira sobre o candomblé paulista, envolvendo dezenas de terreiros localizados na região metropolitana de São Paulo, visitados formalmente entre 1986 e 1992. Passadas quase quatro décadas, o candomblé atual (2022) certamente não é mais o do século passado, mas, como todo processo social, também pode ser entendido em função das continuidades e rupturas que estabelece no presente com seu passado visando ao futuro. O crescimento e o prestígio que o candomblé angariava naquela época, por exemplo, foram impactados pelo aumento dos ataques evangélicos resultantes da intolerância e do racismo religiosos. Por outro lado, as comunidades tradicionais de terreiro, geralmente invisibilizadas, passaram a ser incluídas nas políticas públicas de acautelamento e preservação de bens culturais. Nesta segunda edição da obra não houve acréscimos dos desdobramentos do texto original, pois se afastaria da motivação inicial do livro. Desse modo, o autor optou por apresentá-lo como um documento de época, com seus acertos e erros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Altmann, Alexandre, Isabel Maria Freitas Valente und José Blanes Sala. Serviços ecossistêmicos e direito: delineamentos para uma teoria jurídica geral e uma tipologia. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2143-2.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os serviços ecossistêmicos, enquanto os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas, são fundamentais à sobrevivência e ao bem-estar humano. No entanto, eles não são suficientemente considerados nas decisões sobre a conservação ou degradação dos ecossistemas, motivo pelo qual se encontram em declínio. Cabe ao Direito dar uma resposta efetiva para tornar os serviços ecossistêmicos visíveis perante a sociedade, instituições e economia. Algumas iniciativas já estão sendo implementadas, mas a maior parte consta apenas na letra fria da lei (“law in the books”). Nesse contexto, o presente trabalho visa a compreender o que são os serviços ecossistêmicos, como eles emergiram enquanto uma nova racionalidade nas ciências ambientais e na economia, bem como a forma como o Direito está recepcionando esse novo conceito. O primeiro objetivo desta obra é verificar como o Direito pode contribuir para garantir a preservação e o acesso justo e equânime a esses serviços. Outrossim, com o objetivo de sistematizar e operacionalizar as normas, institutos, instrumentos e políticas voltadas para a tutela e valorização dos serviços ecossistêmicos, propõe-se uma teoria jurídica geral dos serviços ecossistêmicos. Por fim, a presente obra apresenta uma tipologia de institutos, instrumentos e políticas voltadas para a tutela e promoção dos serviços ecossistêmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Fontgalland, Isabel Lausanne. Sustentabilidade em quatro tons. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.sqt242.1122-0.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A investigação aqui demonstra que o conceito de sustentabilidade, é de per si difuso e não podia ser escrito por um autor só, mesmo que em uma mesma obra, por se tratar de um construto multidimensional onde teria de ser abordado, a partir de várias competências. Nosso objetivo foi deixar fluir cada um a seu tempo. Nas discussões que tivemos individualmente e em grupo, foi-se percebendo cada uma das contribuições como uma singela aderência à temática da sustentabilidade. Foi preservado, contudo, uma linha integrada de raciocínio em que as linhas de pensamento díspares pudessem ser agrupadas de forma sistemática para promover o que de fato queríamos mostrar: as dimensões do desenvolvimento sustentável num recorte econômico. A principal contribuição desta investigação foi o conceito de construto teórico oportunizado aqui em quatro mãos e que se derivou nesse quadro de apoio aos instrumentos de políticas públicas, programas e técnicas econômicas, acerca da sustentabilidade.r bom proveito dessa experiência!
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Fontgalland, Isabel Lausanne. Sustentabilidade em quatro tons. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.sqt242.1122-0.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A investigação aqui demonstra que o conceito de sustentabilidade, é de per si difuso e não podia ser escrito por um autor só, mesmo que em uma mesma obra, por se tratar de um construto multidimensional onde teria de ser abordado, a partir de várias competências. Nosso objetivo foi deixar fluir cada um a seu tempo. Nas discussões que tivemos individualmente e em grupo, foi-se percebendo cada uma das contribuições como uma singela aderência à temática da sustentabilidade. Foi preservado, contudo, uma linha integrada de raciocínio em que as linhas de pensamento díspares pudessem ser agrupadas de forma sistemática para promover o que de fato queríamos mostrar: as dimensões do desenvolvimento sustentável num recorte econômico. A principal contribuição desta investigação foi o conceito de construto teórico oportunizado aqui em quatro mãos e que se derivou nesse quadro de apoio aos instrumentos de políticas públicas, programas e técnicas econômicas, acerca da sustentabilidade.r bom proveito dessa experiência!
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Fontgalland, Isabel Lausanne. Sustentabilidade em quatro tons. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.sqt242.1122-0.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A investigação aqui demonstra que o conceito de sustentabilidade, é de per si difuso e não podia ser escrito por um autor só, mesmo que em uma mesma obra, por se tratar de um construto multidimensional onde teria de ser abordado, a partir de várias competências. Nosso objetivo foi deixar fluir cada um a seu tempo. Nas discussões que tivemos individualmente e em grupo, foi-se percebendo cada uma das contribuições como uma singela aderência à temática da sustentabilidade. Foi preservado, contudo, uma linha integrada de raciocínio em que as linhas de pensamento díspares pudessem ser agrupadas de forma sistemática para promover o que de fato queríamos mostrar: as dimensões do desenvolvimento sustentável num recorte econômico. A principal contribuição desta investigação foi o conceito de construto teórico oportunizado aqui em quatro mãos e que se derivou nesse quadro de apoio aos instrumentos de políticas públicas, programas e técnicas econômicas, acerca da sustentabilidade.r bom proveito dessa experiência!
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Resiliência, sustentabilidade e desenvolvimento social sob a ótica da engenharia e agronomia. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.rsd191.1120-0.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O livro “Resiliência, sustentabilidade e desenvolvimento social sob a ótica da engenharia e agronomia” contempla uma coletânea de artigos de diversas áreas do conhecimento com um objetivo em comum: abordar aplicações nas áreas da engenharia e agronomia, e integrar os assuntos estudados aos temas resiliência, sustentabilidade e desenvolvimento social – pilares par a construção de um futuro adaptativo às mudanças impostas. Diante da problemática ambiental crescente em virtude da globalização, as questões relacionadas ao meio ambiente, sua degradação e consequências, passaram a ser discutidas mundialmente. Em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), foi o gatilho para uma agenda de discussões ambientais, que deu origem ao relatório de Brundtland e outros documentos, e, por conseguinte, ao conceito de sustentabilidade. O termo resiliência foi utilizado pela primeira vez em meados do Século 18 pelo cientista Thomas Young para descrever fenômenos físicos. Atualmente, o termo recebe conceitos adaptáveis a múltiplas áreas de conhecimento. De forma geral, os dicionários definem, no sentido figurado, como “capacidade de superar, de recuperar de adversidades”. Um sistema resiliente denota da capacidade de se responder, resistir e recuperar (ou ainda se reformular) de eventos adversos à sua natureza. Essa característica de recuperação/reformulação de sua condição inicial se alia ao conceito de sustentabilidade – equilibrar as necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais sem comprometer as próximas gerações – por meio de uma abordagem integrada. Embora medidas para a sustentabilidade possam não garantir a resiliência de sistemas, as ações para a resiliência devem pretender também a sustentabilidade em seu processo. A engenharia e agronomia devem incorporar processos evolutivos em suas atividades a fim de promover o desenvolvimento social. Seus projetos devem ser capazes de estreitar e aprimorar as relações entre os atores de um sistema ao promover o bem-estar social como aspecto essencial na melhoria da qualidade de vida, de forma equilibrada com a economia e o meio ambiente. Aos leitores iniciantes na temática, o livro ajuda a despertar o interesse sobre o uso racional dos recursos naturais e fornece uma visão ampla sobre alternativas que conduzam a um desenvolvimento equilibrado através de pesquisas sob esta perspectiva. Aos leitores especialistas no assunto, o livro endossa trabalhos com arcabouço teórico e exemplos que irão agregar informações específicas e interessantes. Os trabalhos apresentam revisões bibliográficas e discussões acerca da gestão ambiental e de técnicas e produtos que reduzem o impacto sobre o meio ambiente. Os estudos atravessam as subáreas de saneamento, reúso agrícola, produção de alimentos, pavimentos, ciência dos materiais, edificações e gestão ambiental. Estes estão sequenciados no livro de modo a permitir uma leitura fluida e mais agradável de acordo com a área de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Malta, Elenita. Protección a la naturaleza. Teseo, 2020. http://dx.doi.org/10.55778/ts878818047.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p class="no-indent">A lo largo del siglo XX, diversos sujetos elaboraron discursos y narrativas acerca de la interacción entre los seres humanos y la naturaleza, ya sea condenando la devastación —por medio de la denuncia de los problemas en el trato con los elementos naturales— o bien divulgando iniciativas de protección y proponiendo soluciones para mejorar esa relación. Alrededor de los años 1960-70, surgen movimientos sociales en diferentes países con una fuerte crítica a los rumbos que estaban tomando las sociedades en su afán de crecimiento económico, sin tener en cuenta las consecuencias para los elementos naturales. Así, el ambiente pasa a ser un tema “sin fronteras”, lo que da lugar a la concreción de diversas conferencias globales con el objetivo de construir nuevas estrategias para vincularse con el entorno natural y habilita la discusión sobre el desarrollo sostenible. Este volumen de la colección <span style="white-space: nowrap;">BR y AR</span> tiene como objetivo dar a conocer a un público ampliado las producciones de una muestra de investigadores brasileños y argentinos que se dedican a investigar discursos y narrativas sobre protección a la naturaleza y movimientos ambientalistas en ambos países. El volumen reúne también estudios que tratan de individuos, grupos o asociaciones que actuaban antes del rótulo “ambientalismo”, en el ámbito de la conservación y/o preservación, con miras a proteger la naturaleza.</p><p></p><p class="no-indent">Ao longo do século XX, diversos sujeitos elaboraram discursos e narrativas a respeito da relação humanos-natureza, seja condenando a devastação, por meio da denúncia dos problemas no trato com os elementos naturais, seja divulgando iniciativas de proteção e propondo soluções para melhorar essa relação. Por volta dos anos 1960-70, surgem movimentos sociais em diferentes países, com uma crítica forte aos rumos que as sociedades tomavam, em seu afã de crescimento econômico, sem levar em conta as consequências para os elementos naturais. O meio ambiente passa a ser tema “sem fronteiras”, e são realizadas conferências globais para melhor administrá-lo. O futuro passa a ser cada vez mais incerto, surge uma preocupação com o mundo que seria deixado para as “gerações futuras” e toda a discussão sobre o chamado desenvolvimento sustentável. Esse volume da coleção BR y AR tem como objetivo publicar e dar a conhecer para um público ampliado as produções de uma amostra d@s pesquisador@s brasileiros e argentinos que se dedicam a pesquisar discursos e narrativas sobre proteção à natureza e movimentos ambientalistas, em ambos os países. O volume reúne também estudos que tratam de indivíduos, grupos ou associações que atuavam antes do rótulo “ambientalismo”, no âmbito da conservação e/ou preservação, com vistas a proteger a natureza. <i></i></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Marques, Marcia Alessandra Arantes, Hrsg. Avanços Científicos em Medicina 3. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22040500.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este livro reúne trabalhos científicos relevantes em Ciências Médicas. Decidiu-se pela divisão em quatro seções: i) área básica; ii) área clínica; iii) medicina diagnóstica; iv) área cirúrgica. Pelo primeiro capítulo são abordados os significativos avanços na qualidade dos conhecimentos acerca da anatomia humana, bem como nas técnicas de preservação dos corpos, nos métodos de estudo e nas formas de intervenção cirúrgicas, permitindo aos profissionais a aquisição de conhecimento, visando a realização de procedimentos cada vez mais seguros, minimamente invasivos e naturalmente, menos danosos aos pacientes, possibilitando assim uma recuperação pós-cirúrgica em menor tempo. Por meio do segundo capítulo são apresentadas algumas das mais recentes tendências da evolução do conhecimento na área da motricidade humana, segundo as diretrizes estabelecidas em 2017 pelo American College of Sports Medicine, que bem demostra a importância atribuída ao exercício físico na saúde. Pelos capítulos terceiro e quarto foi avaliado o tratamento cirúrgico da fibrilação atrial crônica com US em pacientes com lesão valvar mitral, considerando-se caracterização clínica pré-operatória e acompanhamento desses pacientes no pós-operatório imediato, na alta hospitalar e tardio até 60 meses. Concluindo-se que o tratamento cirúrgico da FAC com US concomitante e a cirurgia valvar mitral é factível e satisfatório, com manutenção do ritmo sinusal na maioria dos pacientes (83,8%), após 60 meses de seguimento. O quinto capítulo trata da comparação do potencial evocado auditivo cortical P1 em neonatos e lactentes nascidos a termo e pré-termo. A utilização do potencial evocado auditivo cortical P1 em crianças destaca-se pela verificação da maturação auditiva e pesquisa dos níveis mínimos de respostas corticais. Concluiu-se que o nível mínimo de resposta cortical foi maior para os nascidos pré-termo durante o primeiro mês de vida, e a latência do potencial P1 foi maior para os nascidos pré-termo avaliados até o terceiro mês de vida. Por meio do sexto capítulo, foi estudada a segurança e eficácia de formulações intraoculares contendo Luteína e Zeaxantina, isolada ou combinada com Azul Brilhante ou Azul de Trypan em cirurgia de catarata e vitreorretiniana. O sétimo capítulo trata do diagnóstico precoce da púrpura trombocitopênica trombótica. Diante de seu grave curso e, por muitas vezes estar associada a outros distúrbios hematológicos, o diagnóstico precoce é essencial a fim de melhor definir o prognóstico e a terapêutica adequada. Entre os métodos de diagnóstico laboratorial, a técnica de citometria de fluxo tem mostrado melhor eficácia, devido a sua sensibilidade e especificidade. Pelo presente capítulo foi investigada a presença de ensaios clínicos os quais utilizam a citometria de fluxo como método preferencial para o diagnóstico da PTT a fim de realizar uma reflexão do impacto sobre o desfecho clínico da doença. Por meio do oitavo capítulo é buscada a detecção precoce de neoplasias malignas via biomarcadores tumorais, considerada alternativa promissora, especialmente quando associada a tecnologias inovadoras passíveis de miniaturização. A técnica de Phage Display permite selecionar peptídeos ligantes aos mais diversos alvos, superando a heterogeneidade dos tumores e abrindo caminhos para a evolução das práticas clínicas. Neste capítulo, são abordados os principais aspectos relacionados a tumores e os atuais desafios no diagnóstico da doença, bem como a utilização da técnica de Phage Display na descoberta de novos biomarcadores. Pelo nono capítulo foi realizada a avaliação de biomarcadores em mulheres com dor associada à endometriose. Ambos os tratamentos trouxeram benefícios aos pacientes e a redução dos biomarcadores não foi correlacionada à melhora dos escores de dor pélvica e dismenorreia. Pelo décimo capítulo foram selecionados pacientes submetidos a abdominoplastia e mamoplastia os quais receberam a aplicação de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) diretamente na cicatriz e comparando-o com o segmento cicatricial oposto sem PRP. Concluiu-se que o uso intradérmico do PRP, apresentou-se promissor, contribuindo beneficamente na evolução do processo cicatricial, com melhores resultados aos 4 dias e 90 dias de pós-operatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Marques, Marcia Alessandra Arantes, Hrsg. Avanços Científicos em Medicina 3. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22040500.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este livro reúne trabalhos científicos relevantes em Ciências Médicas. Decidiu-se pela divisão em quatro seções: i) área básica; ii) área clínica; iii) medicina diagnóstica; iv) área cirúrgica. Pelo primeiro capítulo são abordados os significativos avanços na qualidade dos conhecimentos acerca da anatomia humana, bem como nas técnicas de preservação dos corpos, nos métodos de estudo e nas formas de intervenção cirúrgicas, permitindo aos profissionais a aquisição de conhecimento, visando a realização de procedimentos cada vez mais seguros, minimamente invasivos e naturalmente, menos danosos aos pacientes, possibilitando assim uma recuperação pós-cirúrgica em menor tempo. Por meio do segundo capítulo são apresentadas algumas das mais recentes tendências da evolução do conhecimento na área da motricidade humana, segundo as diretrizes estabelecidas em 2017 pelo American College of Sports Medicine, que bem demostra a importância atribuída ao exercício físico na saúde. Pelos capítulos terceiro e quarto foi avaliado o tratamento cirúrgico da fibrilação atrial crônica com US em pacientes com lesão valvar mitral, considerando-se caracterização clínica pré-operatória e acompanhamento desses pacientes no pós-operatório imediato, na alta hospitalar e tardio até 60 meses. Concluindo-se que o tratamento cirúrgico da FAC com US concomitante e a cirurgia valvar mitral é factível e satisfatório, com manutenção do ritmo sinusal na maioria dos pacientes (83,8%), após 60 meses de seguimento. O quinto capítulo trata da comparação do potencial evocado auditivo cortical P1 em neonatos e lactentes nascidos a termo e pré-termo. A utilização do potencial evocado auditivo cortical P1 em crianças destaca-se pela verificação da maturação auditiva e pesquisa dos níveis mínimos de respostas corticais. Concluiu-se que o nível mínimo de resposta cortical foi maior para os nascidos pré-termo durante o primeiro mês de vida, e a latência do potencial P1 foi maior para os nascidos pré-termo avaliados até o terceiro mês de vida. Por meio do sexto capítulo, foi estudada a segurança e eficácia de formulações intraoculares contendo Luteína e Zeaxantina, isolada ou combinada com Azul Brilhante ou Azul de Trypan em cirurgia de catarata e vitreorretiniana. O sétimo capítulo trata do diagnóstico precoce da púrpura trombocitopênica trombótica. Diante de seu grave curso e, por muitas vezes estar associada a outros distúrbios hematológicos, o diagnóstico precoce é essencial a fim de melhor definir o prognóstico e a terapêutica adequada. Entre os métodos de diagnóstico laboratorial, a técnica de citometria de fluxo tem mostrado melhor eficácia, devido a sua sensibilidade e especificidade. Pelo presente capítulo foi investigada a presença de ensaios clínicos os quais utilizam a citometria de fluxo como método preferencial para o diagnóstico da PTT a fim de realizar uma reflexão do impacto sobre o desfecho clínico da doença. Por meio do oitavo capítulo é buscada a detecção precoce de neoplasias malignas via biomarcadores tumorais, considerada alternativa promissora, especialmente quando associada a tecnologias inovadoras passíveis de miniaturização. A técnica de Phage Display permite selecionar peptídeos ligantes aos mais diversos alvos, superando a heterogeneidade dos tumores e abrindo caminhos para a evolução das práticas clínicas. Neste capítulo, são abordados os principais aspectos relacionados a tumores e os atuais desafios no diagnóstico da doença, bem como a utilização da técnica de Phage Display na descoberta de novos biomarcadores. Pelo nono capítulo foi realizada a avaliação de biomarcadores em mulheres com dor associada à endometriose. Ambos os tratamentos trouxeram benefícios aos pacientes e a redução dos biomarcadores não foi correlacionada à melhora dos escores de dor pélvica e dismenorreia. Pelo décimo capítulo foram selecionados pacientes submetidos a abdominoplastia e mamoplastia os quais receberam a aplicação de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) diretamente na cicatriz e comparando-o com o segmento cicatricial oposto sem PRP. Concluiu-se que o uso intradérmico do PRP, apresentou-se promissor, contribuindo beneficamente na evolução do processo cicatricial, com melhores resultados aos 4 dias e 90 dias de pós-operatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Marques, Marcia Alessandra Arantes, Hrsg. Avanços Científicos em Medicina 3. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22040500.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este livro reúne trabalhos científicos relevantes em Ciências Médicas. Decidiu-se pela divisão em quatro seções: i) área básica; ii) área clínica; iii) medicina diagnóstica; iv) área cirúrgica. Pelo primeiro capítulo são abordados os significativos avanços na qualidade dos conhecimentos acerca da anatomia humana, bem como nas técnicas de preservação dos corpos, nos métodos de estudo e nas formas de intervenção cirúrgicas, permitindo aos profissionais a aquisição de conhecimento, visando a realização de procedimentos cada vez mais seguros, minimamente invasivos e naturalmente, menos danosos aos pacientes, possibilitando assim uma recuperação pós-cirúrgica em menor tempo. Por meio do segundo capítulo são apresentadas algumas das mais recentes tendências da evolução do conhecimento na área da motricidade humana, segundo as diretrizes estabelecidas em 2017 pelo American College of Sports Medicine, que bem demostra a importância atribuída ao exercício físico na saúde. Pelos capítulos terceiro e quarto foi avaliado o tratamento cirúrgico da fibrilação atrial crônica com US em pacientes com lesão valvar mitral, considerando-se caracterização clínica pré-operatória e acompanhamento desses pacientes no pós-operatório imediato, na alta hospitalar e tardio até 60 meses. Concluindo-se que o tratamento cirúrgico da FAC com US concomitante e a cirurgia valvar mitral é factível e satisfatório, com manutenção do ritmo sinusal na maioria dos pacientes (83,8%), após 60 meses de seguimento. O quinto capítulo trata da comparação do potencial evocado auditivo cortical P1 em neonatos e lactentes nascidos a termo e pré-termo. A utilização do potencial evocado auditivo cortical P1 em crianças destaca-se pela verificação da maturação auditiva e pesquisa dos níveis mínimos de respostas corticais. Concluiu-se que o nível mínimo de resposta cortical foi maior para os nascidos pré-termo durante o primeiro mês de vida, e a latência do potencial P1 foi maior para os nascidos pré-termo avaliados até o terceiro mês de vida. Por meio do sexto capítulo, foi estudada a segurança e eficácia de formulações intraoculares contendo Luteína e Zeaxantina, isolada ou combinada com Azul Brilhante ou Azul de Trypan em cirurgia de catarata e vitreorretiniana. O sétimo capítulo trata do diagnóstico precoce da púrpura trombocitopênica trombótica. Diante de seu grave curso e, por muitas vezes estar associada a outros distúrbios hematológicos, o diagnóstico precoce é essencial a fim de melhor definir o prognóstico e a terapêutica adequada. Entre os métodos de diagnóstico laboratorial, a técnica de citometria de fluxo tem mostrado melhor eficácia, devido a sua sensibilidade e especificidade. Pelo presente capítulo foi investigada a presença de ensaios clínicos os quais utilizam a citometria de fluxo como método preferencial para o diagnóstico da PTT a fim de realizar uma reflexão do impacto sobre o desfecho clínico da doença. Por meio do oitavo capítulo é buscada a detecção precoce de neoplasias malignas via biomarcadores tumorais, considerada alternativa promissora, especialmente quando associada a tecnologias inovadoras passíveis de miniaturização. A técnica de Phage Display permite selecionar peptídeos ligantes aos mais diversos alvos, superando a heterogeneidade dos tumores e abrindo caminhos para a evolução das práticas clínicas. Neste capítulo, são abordados os principais aspectos relacionados a tumores e os atuais desafios no diagnóstico da doença, bem como a utilização da técnica de Phage Display na descoberta de novos biomarcadores. Pelo nono capítulo foi realizada a avaliação de biomarcadores em mulheres com dor associada à endometriose. Ambos os tratamentos trouxeram benefícios aos pacientes e a redução dos biomarcadores não foi correlacionada à melhora dos escores de dor pélvica e dismenorreia. Pelo décimo capítulo foram selecionados pacientes submetidos a abdominoplastia e mamoplastia os quais receberam a aplicação de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) diretamente na cicatriz e comparando-o com o segmento cicatricial oposto sem PRP. Concluiu-se que o uso intradérmico do PRP, apresentou-se promissor, contribuindo beneficamente na evolução do processo cicatricial, com melhores resultados aos 4 dias e 90 dias de pós-operatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie