Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Plano de Comunicação Integrada de Marketing.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Plano de Comunicação Integrada de Marketing“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-48 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Plano de Comunicação Integrada de Marketing" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Mangini, Eduardo Roque, Alessandra Fernandes Cezar Mangini und Tatiana Ferrara Barros. „Desenvolvimento de plano de comunicação integrada de marketing para um salão de beleza“. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 9, Nr. 2 (30.07.2020): 139. http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6781.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo tecnológico consistiu no desenvolvimento e aplicação de Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para pequena empresa prestadora de serviços de beleza e estética. O método empregado foi de natureza qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Com o desenvolvimento e aplicação do plano de CIM foi possível verificar aumento da base de clientes, com aumento do faturamento e melhoria do comprometimento organizacional dos funcionários. Outro resultado foi o aumento do conhecimento da marca pelos clientes potenciais a partir da revitalização da marca. Ressalta-se a importância do plano de CIM como potencializador sinérgico das diversas áreas da empresa bem como o fortalecimento do relacionamento da empresa com o público alvo, e melhoria do fluxo de trabalho e do controle financeiro. O estudo propiciou o uso do Service Blueprint como ferramenta de diagnóstico para o desenvolvimento das ações planejadas e empregadas no plano de CIM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Breda, Fernanda, Cassiana Maris Lima Cruz, Lisiane Caroline Rodrigues Hermes und Janine Fleith de Medeiros. „Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e a Gestão da Comunicação Integrada de Marketing no Ambiente On-Line“. Desenvolvimento em Questão 18, Nr. 51 (24.04.2020): 331–54. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.331-354.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e a gestão da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) no ambiente on-line, de acordo com o proposto por Gurau (2008). A pesquisa foi realizada com base no método exploratório, seguindo as premissas da narrativa e abordagem qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas com gestores das Universidades investigadas, que propõe três etapas para a adaptação das mensagens online: aos valores corporativos, aos objetivos estratégicos e táticos da comunicação, bem como customização. A investigação corroborou quanto aos valores corporativos e, também apresentou discrepâncias de achados frente as estratégias e táticas de comunicação e a customização. Ainda, agregou novas perspectivas ao processo da CIM no ambiente on-line das Universidades, enfatizando a importância da comunicação interna como uma ferramenta de suporte a gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Santos, Givaldo, Renato Ferreira und Marisa Regina Paixão. „Análise na aplicabilidade de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) em um Centro Varejista (Mall)“. Revista de Tecnologia Aplicada 6, Nr. 1 (10.05.2017): 48–65. http://dx.doi.org/10.21714/2237-3713rta2017v6n1p48.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Mendonça, Lana Keren De, und Rubem Borges Teixeira Ramos. „Análise de planos de comunicação em bibliotecas como subsídios à construção do plano de comunicação integrada da biblioteca da Casa da Juventude Pe. Burnier, em Goiânia, Goiás.“ BIBLOS 32, Nr. 2 (02.06.2019): 30–49. http://dx.doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7678.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Retoma a relação entre a informação e a comunicação. Discorre-se sobre teorias da comunicação interna e seus possíveis usos em bibliotecas. Em especial foram levantados aspectos necessários para compor um plano de comunicação interna à Biblioteca Pe. Albano Trinks, da instituição jesuítica Casa da Juventude Pe. Burnier, em Goiânia - GO. Foram analisados quatro planos de comunicação em diferentes bibliotecas, para facilitar uma delineação geral do plano de comunicação interna em uma biblioteca. Reforça a importância dos colaboradores de bibliotecas como os primeiros usuários dos produtos e serviços dessa mesma unidade de informação. Os aspectos de um plano de comunicação interna confirmam a biblioteca como um bem sociocultural da sociedade e os colaboradores, dessa unidade, como pessoas fundamentais à difusão do conhecimento disponíveis na biblioteca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Rizzo Lousa da Cunha, Marina Roriz, Eliseu Vieira Machado Júnior und Gabriel Bomtempo dos Reis. „PLANEJAMENTO EFICAZ DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL“. Panorama 6, Nr. 2 (30.12.2016): 115. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v6i2.3833.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Diante das dimensões alcançadas pela internet e comércio virtual e pelas transformações no comportamento do consumidor, a gestão de marketing e comunicação têm pesquisado formas de obter, nos canais virtuais, a mesma eficiência e eficácia das ações off-line. Um planejamento adequado às particularidades do ambiente online se torna obrigatório. Este artigo apresenta um modelo de planejamento de comunicação integrada de marketing desenvolvido a partir das necessidades deste ambiente. Palavras-chaves: Planejamento de comunicação de marketing; marketing digital; ambiente virtual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Queiroz, Renata Steffanoni Bernardes de, Mauricio Jucá Queiroz, Mitsuru Higuchi Yanaze und Marcos Rogério Mazieri. „Modelo Conceitual para Avaliação da Comunicação de Marketing em Franquias de Bens de Consumo“. Revista Brasileira de Marketing 17, Nr. 2 (23.03.2018): 264–77. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v17i2.3978.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Analisar a relao entre a comunicao de marketing integrada e suas vantagens para empresas com estratgia de diferenciao via processo de franqueamento.Mtodo: Qualitativo, estudo de dois casos.Originalidade/Relevncia: A mensurao dos retornos econmico-financeiros, como o comportamento do volume de vendas e faturamento permanece relevante na literatura sobre a comunicao de marketing, no entanto, os indicadores considerados de mdio e longo prazo, baseados, por exemplo, no retorno incremental que os clientes atuais e potenciais vo trazer para a empresa ou aprofundamentos do retorno obtido pelo Client Lifetime Value ainda no esto bem compreendidos no contexto das empresas que se diferenciam por meio de franquias.Resultados: Foram definidas trs dimenses para o planejamento da comunicao integrada de marketing, sendo a dimenso do cliente, do franqueador e do franqueado, separando os elementos de cada dimenso e discutindo as implicaes para o aumento do ROI da comunicao de marketing.Contribuies tericas/metodolgicas: O trabalho contribui com a teoria de customer equity, especialmente sobre a comunicao de marketing e a mensurao dos retornos sobre os investimentos, na medida em que apresenta um modelo conceitual que sustenta a comunicao integrada.Contribuies sociais / para a gesto: Apresentar a proposta de como integrar as informaes para o planejamento da comunicao de marketing integrada, envolvendo franqueados, clientes e franquias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Granero, Arlete Eni, und Tatiana Cione Couto. „Estratégia de Marketing verde: da missão à comunicação“. Dispositiva 3, Nr. 1 (08.03.2016): 41–56. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-9967.2014v3n1p41-56.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esse estudo tem como objetivo levantar ações de comunicação da esfera privada nos programas de marketing de prevenção e conscientização ambiental, incluindo suas relações com as demais esferas do processo de criação e implantação de atividades, avaliando a coerência da postura da empresa desde a sua missão, visão, valores até o posicionamento no mercado. A metodologia utilizada foi à revisão da literatura e a pesquisa exploratória de dados secundários. O resultado apresenta um panorama qualitativo de ações de marketing verde coerente a partir da cultura da empresa, presentes na sua orientação, na visão de futuro, estratégias e plano de ação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Alves, Victor Hugo Lima. „Convergência midiática na Comunicação de Mercado:“. Revista Comunicação Midiática 15, Nr. 1 (01.06.2020): 8–23. http://dx.doi.org/10.5016/cm.v15i1.452.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo é um relato de pesquisa que evidencia a convergência de mídias entre duas especialidades da Comunicação de Marketing Integrada – CIM. Especificamente, como a embalagem reproduz a mensagem da publicidade televisiva no ponto de venda, detalhando a sistematização do processo de seu uso como suporte de campanhas publicitárias. O procedimento metodológico consiste no método qualitativo, de caráter descritivo, para o qual se aplica as técnicas Pesquisas bibliográfica e documental, e Entrevista. Concluímos que a função de comunicação da embalagem permite a reprodução da mensagem da publicidade televisiva no ponto de venda por meio da unificação de elementos visuais e de linguagem entre as mensagens veiculadas na publicidade e na embalagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Luvizotto, Caroline Kraus, Fábio Alves Silveira, Kátia Viviane da Silva Vanzini und Priscila Santana Caldeira. „Mobilização social online da APP-Sindicato“. Revista Extraprensa 10, Nr. 2 (26.07.2017): 247. http://dx.doi.org/10.11606/extraprensa2017.119407.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo analisa como a APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) utilizou as plataformas online Facebook, YouTube e o website da entidade para divulgação de suas demandas e da mobilização social durante a greve dos professores do Paraná em 2015, avaliando se as iniciativas são apresentadas de forma integrada e se buscam incentivar a participação popular em suas ações. Além da revisão bibliográfica acerca dos principais conceitos que envolvem a temática, fizemos uso da análise descritiva e examinamos a utilização das plataformas. A análise indica que o uso das plataformas não seguiu um formato integrado de disponibilização, o que indicaria a falta de um plano integrado de gestão de comunicação pública através das mídias sociais e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Mendes, Renata Castilhos, Diego Luís Bertollo, Mayara Pires Zanotto und Maria Emilia Camargo. „A Comunicação Integrada de Marketing e sua colaboração para a conquista dos resultados empresariais“. Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão 5, Nr. 2016 (01.12.2016): 1–16. http://dx.doi.org/10.18226/35353535.v5.2016.130.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Zucco, Fabrícia Durieux, und Clovis Reis. „Comunicação Integrada de Marketing em Eventos Turísticos: Um Estudo da Oktoberfest de Blumenau-SC“. Revista Brasileira de Marketing 9, Nr. 3 (08.12.2010): 127–43. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v9i3.2175.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Para promover um destino turstico com sucesso fundamental desenvolver canais de comunicao com os potenciais visitantes, assim como, agentes tursticos e outras partes interessadas. O presente estudo busca aprofundar tal discusso e, tem o objetivo de analisar o processo de planejamento e implantao da comunicao integrada de marketing (CIM) na Oktoberfest de Blumenau/SC, consagrada como a segunda maior festa alem do mundo. Utilizou-se o mtodo de estudo de caso com observao das instalaes da festa e foram entrevistados profissionais diretamente envolvidos no processo de gesto da CIM, inclusive o presidente do Parque Germnica, autarquia responsvel pela organizao do evento. As atividades relacionadas CIM demonstram adequao s necessidades de manter o fluxo crescente de visitantes. DOI: 10.5585/remark.v9i3.2175
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Farias, Mariana Munis de, Teresa Cristina Dias de Toledo Pitombo und Rosana Borges Zaccaria. „Processo De Planejamento Da Comunicação Integrada De Marketing: Pedigree Adotar É Tudo De Bom“. Revista FSA 12, Nr. 6 (01.11.2015): 03–26. http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.6.1.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Cruz Pereira, Taís Natalia, Irapuã Pacheco Martins und Alesandro Pereira Ribero. „ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING- CIM: Em um meio de hospedagem de pequeno porte na cidade de Chuí/RS“. Applied Tourism 4, Nr. 1 (01.05.2019): 78. http://dx.doi.org/10.14210/at.v4n1.p78-83.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo, realizado em uma empresa hoteleira de pequeno porte do município de Chuí/RS-Brasil, teve como objetivo analisar e diagnosticar a utilização dos instrumentos da Comunicação Integrada de Marketing-CIM. Para a realização do estudo além da pesquisa bibliográfica em fonte secundária foram utilizados como a observação in loco e em plataformas virtuais, e diagnóstico, durante o mês de abril de 2018. Como principais resultados, pode ser observado que o hotel pesquisado utiliza um pequeno número de instrumentos da CIM em suas estratégias de marketing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Silva, Sildete Pereira da, und Edna Gomes Pinheiro. „PLANO DE MARKETING - COMPROMISSO NA BUSCA DE RESULTADOS: ENTRE O SABER E O FAZER NO ARQUIVO CENTRAL DO IFPB[1]“. Archeion Online 5, Nr. 1 (25.08.2017): 108. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n1.35869.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Enfatiza o plano de marketing como uma ferramenta de gestão que possibilita os arquivos institucionais tomar decisões com relação a objetivos, metas, ações de divulgação e comunicação necessárias para a satisfação de seus usuários. Constrói a fundamentação teórica com informações sobre arquivo e documento. Elege a importância do marketing para a gestão de unidade de informação, especialmente, os arquivos. Ressalta a relevância do composto de marketing, e do plano de marketing. Traz uma análise situacional do Arquivo Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus/João Pessoa. Detecta problemas enfrentados nessa unidade de informação e, a partir deles elaborar um plano de marketing com a finalidade de orientar as estratégias e as ações para melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços ofertados por esse órgão. Aponta que nesse sentido o plano desenvolvido aborda três pontos essenciais: atendimento, estrutura espacial, implantação da digitalização de documentos versus criação do programa de Gerenciamento Eletrônico de Documentos–GED. É uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, de natureza quanti-qualitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados. Conclui que os arquivos para obter o grau de excelência na gestão, precisam aderir às novas ferramentas do mercado, especialmente, aderir ao marketing como recurso para melhorar seus serviços, e sua relação usuário-organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Porto, Rafael Barreiros, Tatiana Ferraz de Sá Mendonça und Gabriel Sperandio Milan. „Desempenho da Marca Organizacional na Rede Social: Dinamismo e Sinergia da Comunicação Integrada de Marketing“. Revista Brasileira de Marketing 15, Nr. 2 (08.06.2016): 177–94. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v15i2.2995.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Publicidades, promoes de vendas e informativos esto entre as aes de comunicao de marketing mais frequentes para uma marca organizacional tornar-se reconhecida no mercado. A efetividade delas no desempenho da marca na rede social sugere anlises longitudinais devido s oscilaes das mtricas e uso de aes combinadas de comunicao devido aos mltiplos assuntos sobre a organizao que provocam interesses nos usurios. Este trabalho investiga a dinmica e a sinergia das aes de comunicao de marketing no desempenho da marca organizacional na rede social. Dados das veiculaes dirias das aes de comunicao e o monitoramento dos indicadores de desempenho de uma organizao na rede social foram coletados ao longo de 424 dias seguidos. O estudo props trs dimenses do desempenho na rede social como variveis dependentes e quatro dimenses das aes de comunicao implementada pela organizao como variveis explicativas. Os resultados das regresses dinmicas demonstraram que as aes de comunicao impessoal apresentaram maior efeito nas dimenses de desempenho de consumo e participao na pgina da organizao; de popularidade e incentivo ao boca a boca eletrnico dos posts da organizao; e de alcance e visualizao desses posts. Alm disso, quanto mais sinergias de aes de comunicao, maior era o desempenho em cada uma de suas dimenses. Os achados permitem concluir que gestores de mdia social devem utilizar frequentemente aes de comunicao simultneas, principalmente promoes de venda, publicidade institucional e divulgao de eventos para intensificar o desempenho da marca organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

da Cunha, Bianca Piquet, und Igor Gomes da Silva. „Marketing Educacional: comunicação integrada como estratégia de ação em prol dos objetivos institucionais, internos e mercadológicos“. Revista de Educação ANEC 43, Nr. 156 (2018): 128–40. http://dx.doi.org/10.22560/reanec.v43i156.139.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Chibás Ortiz, Felipe. „Ciclo do Marketing Digital: tática e estratégia Blended“. REVISTA ENIAC PESQUISA 2, Nr. 1 (30.07.2013): 64. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v2i1.111.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo discute sob o prisma relacional e processual a utilização da metodologia do Decálogo Digital, também conhecida como Ciclo do Marketing Digital elaborada pelo autor. No presente trabalho se justifica a necessidade de um sistema metodológico de trabalho prático e eficaz para a realização das campanhas de marketing que utilizam fundamentalmente os veículos disponíveis na Internet. Se fala das origens da pressente proposta fazendo um breve comparativo com os sistemas dos 4 Ps e os 8 Ps, Se apresentam algumas das diferenças das campanhas de marketing utilizando veículos presenciais e as que focam mais a utilização de mídias digitais, se relacionam estes conteúdos com conceitos essenciais como os de estratégia, comunicação integrada, teoria dos inputs, throughputs e outputs, integração das mídias, marketing digital e responsável e gestão de redes virtuais. A seguir se define o Ciclo ou Decálogo do Marketing Digital e se explicam as etapas de trabalho com o sistema do Decálogo Digital responsável e se faz uma avaliação de suas possibilidades de aplicação na atualidade. Utilizou-se o método qualitativo, a revisão bibliográfica e o analise de documentos impressos e web, assim como as entrevistas em profundidade. O objetivo principal do presente trabalho é apresentar a proposta metodológica do Decálogo do Marketing Digital, também conhecida como Ciclo do Marketing Digital, mostrando as vantagens da utilização deste sistema de trabalho de caráter estratégico-operacional, para o profissional da comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Oliveira, E. R., F. A. Serralvo, B. N. João und R. M. Furlani. „O Papel da Comunicação Integrada de Marketing na Construção do Valor da Marca: O Caso Bunge Fertilizantes“. Revista Organizações em Contexto 11, Nr. 21 (16.06.2015): 127–59. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n21p127-159.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Rodrigues, Nayara Cristini, Lorena Gabriela Castilho und Solange Donizete Batelli Dos Santos. „PLANO DE MARKETING PARA A ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS ESPECIAIS DE SANTA BRANCA ANTONIO NARVAES - (CESB)“. Revista Univap 22, Nr. 40 (30.01.2017): 450. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1025.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Plano de Marketing pode ser entendido como um documento a qual estão detalhadas as ações necessárias para se atingir um ou mais objetivos na área do marketing. O propósito deste trabalho é elaborar um projeto para a Associação Crianças Especial de Santa Branca (CESB), a fim de desenvolver uma comunicação adequada, por meio de estratégias e procedimentos que caracterizam a divulgação, para que a entidade seja capaz de informar as necessidades para o público alvo e assim, consequentemente, desenvolver soluções pertinentes, para que esta alcance seus objetivos referente a oferecer atendimento clínico, incluindo práticas educativas. A partir disso, foi realizada uma pesquisa de campo nos municípios de Santa Branca/SP, Jacareí/SP e São José dos Campos/SP, onde ressaltou-se uma deficiência em relação à divulgação, gerando uma dificuldade de arrecadação para a associação, tanto de voluntariado como de verba financeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Prado, Jorge Moisés Kroll do, und Adilson Luiz Pinto. „Planejamento de marketing para periódicos científicos de acesso aberto“. Em Questão 27, Nr. 3 (30.06.2021): 375–400. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245273.375-400.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Descreve as etapas de planejamento de marketing para editores responsáveis por periódicos científicos em acesso aberto, a partir da literatura científica do campo da Administração, onde se consolidou a evolução do marketing desde o início do século XX. Assume uma metodologia de pesquisa descritiva e bibliográfica, com característica qualitativa, sendo um estudo teórico. Verificou-se que o periódico científico precisa ser assumido como um produto e entender que a ciência em acesso aberto, mesmo sem relações de compra e troca, deve ser entendida como um mercado. As etapas que contemplam este planejamento iniciam com a análise do mercado científico, seguido pela compreensão do comportamento de autores, leitores e avaliadores; o desenvolvimento estratégico e o branding do periódico e a comunicação de marketing, onde se apresenta a promoção e a avaliação do planejamento. Por fim, delineiam-se as etapas para um plano de marketing como forma de nortear as atividades e dar insumos para o editor em seu trabalho. É necessário que a execução de marketing seja de maneira planejada e que o editor ultrapasse o limiar da promoção do periódico como um sinônimo de marketing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Klein, Flávio Bordino, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias und Martin Jayo. „Gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê: uma análise sobre o uso de TIC no acesso à informação governamental“. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, Nr. 1 (April 2018): 140–53. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.001.ao10.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O estudo teve por objetivo analisar de que forma tecnologias de informação e comunicação (TIC), e a internet em particular, são empregadas para apoiar a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) no nível municipal. Para tanto, analisaram-se os websites dos 34 municípios da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê em relação às informações de programas de coleta seletiva, uso de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e o acesso ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Os resultados revelam que a maior parte dos municípios utilizam as TIC de forma limitada, e as subutilizam na divulgação de informações relevantes à população, sobretudo no que diz respeito às formas adequadas de separação e acondicionamento dos resíduos sólidos para a coleta seletiva. Isso pode reduzir o desempenho desse serviço público e aumentar os riscos à saúde dos catadores que atuam na reciclagem desses materiais. Concluiu-se que um melhor uso de TIC para o adequado monitoramento e difusão de informações sobre resíduos sólidos urbanos pode ser um mecanismo efetivo para o cumprimento dos objetivos e metas determinados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos no nível local e para práticas de accountability e informação aos cidadãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Fonseca, M. J. S., und P. R. Cardoso. „A Comunicação Integrada de Marketing no Contexto das Campanhas de Prevenção Rodoviária em Portugal e a sua Influência junto aos Jovens Condutores“. Comunicação & Sociedade 38, Nr. 3 (30.12.2016): 137–62. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v38n3p137-162.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Mousinho, Rosa Sylvana Da Silva. „Marketing para promoção de produtos e serviços em gestão de biblioteca: um estudo na divisão de serviços aos usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba“. Biblionline 13, Nr. 4 (11.06.2018): 124. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.38702.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O marketing vem sendo utilizado nas bibliotecas como uma ferramenta de gestão que auxilia o gestor a melhorar o desempenho dessas unidades de informação e a promover, com eficiência, seus produtos e serviços. O endomarketing consiste em ações de marketing, voltadas para treinar e motivar os servidores, visando aprimorar a cultura interna para atender bem e prestar bons serviços aos usuários. Nesse contexto, o estudo objetivou analisar as ferramentas de marketing utilizadas pela gestão da Biblioteca Central da UFPB, para a promoção de produtos e de serviços da Divisão de Serviços aos Usuários. Metodologicamente, a pesquisa é um estudo de caso, de caráter descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica, cujos dados foram obtidos através de fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas semiestruturadas e das fontes bibliográficas, apresentados e sistematizados em tabelas. Para analisar os dados, foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para a aplicação e o uso das ferramentas de marketing. Identificamos e descrevemos as ferramentas de marketing utilizadas pela Divisão de Serviços aos Usuários. Porém, confirmamos o fato de que a falta da continuidade do programa de endomarketing e de capacitação e treinamentos dos servidores dificulta a efetiva implementação do plano de marketing e o uso de suas ferramentas de uma forma mais ampla e efetiva. Os resultados revelaram, também, outros elementos mencionados pelos gestores que dificultam suas ações na instituição e mostram que é preciso elaborar um novo plano de marketing e de planejamento, com ações administrativas que possibilitem mudanças, melhorem a comunicação e as relações internas da organização e contribuam para atingir os objetivos organizacionais com menos recursos e mais eficiência. Os resultados fortalecem a afirmação de que o gestor precisa estar constantemente capacitado e habilitado a exercer sua função e ter competências e habilidades para resolver problemas. Palavras-chave: Marketing. Endomarketing. Promoção. Unidades de informação. Biblioteca Universitária. Gestão de biblioteca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Chatenet, Ludovic, und Anne Beyaert-Geslin. „Da comunicação à arte: a McDonald’s e o flat design“. Comunicação e Sociedade 31 (29.06.2017): 377–90. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2624.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estado dos objetos ou imagens de comunicação está sempre a mudar. Este artigo propõe-se observar este fenómeno de um ponto de vista da semiótica, a fim de analisar de que forma uma marca reinventa a sua imagem e de que forma esta reinvenção está relacionada com uma nova estratégia de marketing. De facto, este artigo tenta demonstrar de que forma o significado dos pósteres revela a importância das marcas na vida quotidiana contemporânea. Iremos demonstrar que os anúncios criados pela TBWA para a campanha de 2015 da McDonald’s são mais considerados um projeto de estetização do que uma artistização. Apesar de inspirado na história “mitológica” da marca e empurrando as propriedades do produto para segundo plano, o flat design exemplifica as últimas formas de vida até à data. Por conseguinte, as marcas parecem estar mais envolvidas e enraizadas na vida social, uma vez que a sua estratégia de comunicação se baseia mais em reunir uma comunidade do que em publicitar os seus produtos. Os anúncios visuais são, consequentemente, absorvidos por uma prática de estetização, específica de um estilo de vida conectado, do qual adotam as normas. Como continua a ser distintiva, a arte também mantém a sua posição de crítica, e o superflat de Murakami revela, assim, um certo desencanto que se esconde por trás de designs normalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Acevedo, Claudia Rosa, Leonardo Domingues De Oliveira, Rafael Mendes Silva und Bruno Alves Catão. „PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES SOBRE AÇÕES DE MARKETING DE CAUSA DE EMPRESAS PRIVADAS“. South American Development Society Journal 6, Nr. 17 (22.08.2020): 40. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i17p40-58.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em um contexto de intensificação das pressões sociais e institucionais por práticas mais sustentáveis e de posicionamento e defesa em relação a causas, as empresas assumem um papel importante enquanto atores sociais. É esperado das empresas privadas ações que geram algum impacto social ou ambiental. A literatura nos mostra que uma das estratégias que melhor equilibra a pressão por tais demandas com a sustentabilidade das atividades das empresas é o marketing relacionado a causa ou simplesmente marketing de causa, cujo objetivo é colaborar com determinadas causas através de parte dos lucros ou receitas geradas por determinados produtos ou serviços. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos consumidores sobre tais ações de marketing de causa praticadas por empresas privadas. Utilizou-se a técnica de entrevistas qualitativas em profundidade para a coleta de dados e análise de conteúdo para análise das entrevistas. Os resultados apontam que, por mais que os consumidores acreditem que a intenção final é o lucro, eles ainda veem como positiva a ação de Marketing de Causa, e a confiança aumenta de acordo com o nível de integração do Marketing de Causa ao plano de negócios da empresa. O consumidor tende a favorecer marcas ligadas a causas sociais, porém esquece com facilidade qual marca patrocinou qual causa. A comunicação das ações e a transparência nos resultados se fazem importantes para conquistar o consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Coelho, Mariana de Freitas, und Marlusa Gosling. „Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais“. Revista Turismo em Análise 26, Nr. 2 (28.08.2015): 262–81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p262-281.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Pesquisadores de marketing turístico têm enfatizado a importância da imagem do destino turístico no processo de escolha de um lugar para visitar. No entanto, faltam pesquisas sobre reputação desses mesmos destinos turísticos, que pode ser usada como uma ferramenta para atrair visitantes potenciais. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000) e Torres et al. (2011) afirmam que o foco na imagem da marca evoca percepções recentes, que estão sujeitas a alterações. Portanto, estudos de reputação lidam com impressões mais consistentes do que a imagem do destino e consideram várias imagens percebidas ao longo do tempo. O método da pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo do artigo foi compreender o significado da reputação de destinos turísticos e seus temas associados. Quinze especialistas foram entrevistados e suas respostas foram classificadas em três áreas de conhecimento: Administração/Gestão, Marketing e Turismo. As respostas foram analisadas com base em Creswell (2007) e Bardin (2008) e os dados foram codificados em temas relacionados à literatura de reputação corporativa e reputação de destinos. Dentre os resultados, em geral, os entrevistados indicaram a associação de reputação e imagem e a importância do tempo para a formação da reputação. Além disso, o estudo identificou as peculiaridades apontadas por cada grupo, como por exemplo, uma ênfase no contexto social (Turismo), a importância da gestão (Administração/Gestão) e a avaliação de indivíduos ou grupos (Marketing). Finalmente, o estudo demonstrou que a reputação dos destinos turísticos é integrada a pelo menos quatro temas: comunicação, avaliação, diferenciação e tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Almeida, Luciene Nascimento de, José Roberto Ribas und Adilson dos Santos Leandro. „Os formadores de opinião na alimentação infantil“. Revista de Administração Contemporânea 14, Nr. 4 (August 2010): 761–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552010000400014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho aborda a estratégia de posicionamento do produto e se baseia na influência que os formadores de opinião exercem no comportamento do consumidor. O caso descreve a maneira como a Biogood vem desenvolvendo sua comunicação integrada de marketing para a alimentação infantil, associando sua imagem à ciência por meio de investimentos em P&D, da divulgação das suas pesquisas por meio dos canais de pediatria e nutrologia, do estabelecimento de parcerias, do patrocínio e da promoção de eventos direcionados aos profissionais destas especialidades. O caso investiga a adaptação estratégica da Biogood com o objetivo de neutralizar os atos regulatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional da Saúde, a partir de 1988. O caso apresenta como situação-problema o esforço empreendido por esta empresa na tentativa de influenciar a classe médica, importante formadora de opinião sobre produtos infantis e, assim, posicionar suas marcas como associadas à segurança, cuidado e qualidade. É estruturado conforme a recomendação de Roesch (2007), a qual sugeriu que os objetivos de aprendizagem devem desenvolver habilidades e atitudes relevantes para a prática gerencial e possibilitar o entendimento da organização e do seu ambiente de atuação, apoiando o professor com material para suas aulas expositivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Editorial, Apresentação. „Apresentação do Dossiê Educação Digital na Contemporaneidade“. Revista EDaPECI 15, Nr. 3 (31.12.2015): 421–28. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.34607.421-428.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Apresentação do dossiê Educação Digital na Contemporaneidade Esta edição da Revista n.3, reúne alguns textos apresentados no 6o. Seminário Nacional do EDaPECI – realizado na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, maio de 2015.Trata-se do Dossiê Educação Digital na Contemporaneidade. É uma temática atual, a qual se faz presente nas pesquisas sobre educação, ensino e aprendizagem. No afã de utilizar e aplicar a farta e emergente tecnologia na atualidade, docentes se transmutam em pesquisadores, debruçam-se sobre suas práticas e desenvolvem na maioria das vezes estudos exploratórios. O espectro das pesquisas resultantes é amplo, abarcam contextos de EAD, cursos online, jogos digitas, vídeos, audiovisuais e redes sociais entre outros assuntos. Na maioria das vezes surgem despretensiosamente, como atividade do cotidiano, porque a tecnologia adentra os muros escolares, no interior das mochilas dos jovens e se instala nas atividades e conversas dentro e fora da sala de aula. O fato é que descobrimos quase diariamente as novidades do mundo digital, pois elas invadem todas as áreas de nossas vidas, renovando e reinventando as nossas relações com o mundo físico e social. Adotamos o novo porque nos alimentamos dos elementos do meio ambiente na medida em que são significativos, ou seja, incorporamos na nossa estrutura cognitiva aquilo que nos interessa. Em outras palavras, sempre estamos aprendendo com as novidades tecnológicas e incorporando as novas formas de interagir com a informação. O fato impactante é que na contemporaneidade estamos dinamicamente produzindo e experimentando as frenéticas mudanças nas formas de acessar, armazenar e difundir o conhecimento. Somos sujeitos ativos que cocriam formas múltiplas de relacionamento humano e de articular informações por meio de recursos diversos, dispositivos móveis avançados, que nos permitem desenvolver processos formativos integrados às mudanças da sociedade. Hoje falamos em educação híbrida, b-m-e-learning, ubiquidade, REA (recursos educacionais abertos), MOOC (Massive Online Open Course), enfim, movimentos que revelam a ascendência de uma Educação aberta. Nos textos deste dossiê percebemos que não há um manual ou uma possível trajetória a ser seguida para introduzir o uso de alguma tecnologia na prática docente. Há mesmo um hibridismo que nos indica a exponencial diversidade das experiências com o mundo digital. Podemos somente esboçar algumas características referentes à mudança de papeis do sujeito contemporâneo. Uma primeira constatação da virtualidade moderna é que os modelos de comunicação em massa foram desmontados ou substituídos por um formato pós-massivo no qual os contatos são diversificados e se proliferam tanto na horizontalidade como na verticalidade. A palavra que antes era da autoridade, está liberada para todos. Todos acessam e falam com todos. Liberados também estão os textos, as imagens, os vídeos. Os sujeitos são, ao mesmo tempo, produtores e consumidores destes materiais. Essas tendências apontam para a consolidação de uma qualidade inerente e necessária ao novo sujeito da pós-modernidade: a autonomia. É interessante notar que boa parte dos artigos deste dossiê fazem referência a essa autonomia. Apresentam-na como um estado desejável e passível de ser conquistado ao exercitarem-se com aparatos e dispositivos tecnológicos. Nesta lógica os diferentes recursos aqui apresentados ganham uma importância na medida em que prometem favorecer o afloramento da capacidade autônoma do ser aprendente. Avaliação dos Planos de Tutoria no Contexto da EAD – UFAL é o artigo que discute o plano de tutoria para docência online, o papel do tutor nestes cursos e também aborda aspectos atinentes à avaliação e tutoria. Essencialmente nos remete aos fundamentos e práticas advindas da didática e tão caras (e raras?) nos tempos atuais – materializada nos planos e planejamentos, refletindo a importância de registros norteadores da prática pedagógica para o exercício da docência contemporânea. O plano de tutoria, neste sentido, assume-se como articulador de áreas, conhecimentos e materiais didáticos, e organizador de ações colaborativas. Há que se investir ainda mais para que os professores conteudistas incorporem este poderoso recurso em suas ações docentes. Por meio de leituras e navegações por alguns conceitos piagetianos, o texto A Importância da competência para a cooperação na prática docente em Educação a Distância: aplicação de conceitos piagetianos, traz reflexões interessantes deste grande teórico para dialogar com temáticas não menos complexas que são a tutoria e a Educação a distância. Se o mote central do texto focaliza a ideia de cooperação, o artigo tensiona aspectos fundamentais trazidos por Piaget e muito necessários para as discussões atuais sobre EaD e as práticas docentes que versa sobre o campo das possibilidades, trazendo o sujeito das possibilidades e o sujeito das necessidades como ponto de discussão. Por fim, sinaliza o tutor como um docente potente para desenvolver uma filosofia educacional que integre a ideia de cooperação, torna-se imprescindível. Formação docente inicial na modalidade educativa a distância: memórias de egressos dos cursos de Letras/Português traz as vozes dos 11 egressos (3% do total da turma) que concluíram o curso de graduação (Letras/Português) a distância na UFES-UAB, e que ecoam notas (positivas e negativas) sobre seu processo formativo. Negativas: gerenciamento da plataforma e sinal fraco de Internet, mediação pedagógica sofrível por parte dos tutores que não davam feedbacks aos estudantes, descumprimento de prazos na entrega de atividades, correções, raros (ou inexistentes) contatos dos estudantes com os professores, etc. Positivas: o curso a distância obriga o estudante a se concentrar mais no que é proposto, a formação de grupos de estudos nos polos. O curso “Produção de audiovisual” e sua influência na prática docente, por meio da análise do referido curso junto aos seus participantes, aborda a pesquisa desenvolvida que implicou conhecer sua aplicabilidade no processo formativo dos cursistas. A pesquisa evidenciou êxito no desenvolvimento do curso, com aproveitamento intenso dos cursistas, mas, por outro lado, ratificou a persistência de resistências no interior das escolas tanto por parte de alguns professores, como por parte dos gestores. E, do mesmo modo, faltam investimentos em recursos que propiciem a utilização dos recursos audiovisuais nas ações educacionais. Com tema instigante, o artigo ECA e Mídia: Diálogos Interdisciplinares chama a atenção para as problemáticas abordagens auferidas pela mídia em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente e promove esta discussão por meio de uma pesquisa-ação junto a estudantes de três cursos: Direito, Pedagogia e Ciências Sociais. Conclui-se que “Urge compreender o ECA bem como o discurso eivado de preconceito” em que sejam promovidos debates em prol “da defesa da vida e a exigência de uma vida digna para todos”. Por meio da questão “A mídia cinematográfica contribui pedagogicamente para compreender a realidade criticamente?” o texto intitulado Práticas Interdisciplinares em Mídia e Educação: o cinema desvelando fronteiras no espaço escolar propõe, tendo como referência o filme ‘1984’ (baseado no livro homônimo de George Orwell) a aproximação entre a mídia cinema e a educação e problematiza questões humanas, que na roupagem das alegorias ficcionais, tendem a descortinar o mundo real, com vistas a transformá-la. A concepção de aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias educacionais em rede e a aplicação de seus conceitos na disciplina informática e sociedade do curso de licenciatura em computação foi o mote do texto Aprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de Licenciatura em Computação. O texto evidencia que a integração de tecnologias educacionais em rede, na forma de AVEA Moodle, pode oferecer resultado satisfatório para promover a aprendizagem colaborativa. As TDIC e a linguagem visual: construindo novos leitores reflete sobre a linguagem visual, apresentando-a enquanto uma linguagem dotada de significado e que apresenta uma sintaxe própria. Traz como resultado as TDIC como potencializadoras das experiências e da participação dos envolvidos, promovendo a conexão entre o mundo digital e a aquisição de novos conhecimentos e bem como estimulando o surgimento de leitores cada vez mais participativos e críticos. A relação entre o Programa Mais Educação e as TDIC nos espaços escolares é o mote do artigo Do círculo de cultura para as redes sociais virtuais: com quem você está teclando? O programa propõe a educação integral, que poderia utilizar as tecnologias digitais no desenvolvimento das suas atividades, porém, por falta de um acompanhamento pedagógico e uma compreensão das possibilidades formativas que a cultura digital oferece, as atividades estão sendo desenvolvidas de forma pontual e sem uma articulação significativa com o contexto cibercultural dos alunos. Uma pesquisa exploratória é apresentada no artigo Jogos digitais e aprendizagem: uma discussão sobre as possibilidades do trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil. O texto oferece uma reflexão a respeito da relação entre os jogos digitais e o uso crescente dos mesmos pelo público infantil de uma escola pública. Nos comentários amparados por um referencial teórico, é apresentada uma tipologia de jogos educativos digitais, tais como jogos de ação, jogos de aventura, jogos de lógica, jogos de estratégia e jogos de memória. A observação da atividade de jogar pelas crianças foi a estratégia metodológica para refletir sobre as diferentes experiências de aprendizagem envolvidas em cada situação. A constatação de que os jogos podem ser utilizados pelo professor com intencionalidade pedagógica surge na conclusão. O papel do professor como mediador também é reconhecido nestas circunstâncias para tirar o melhor proveito do potencial educativo dos jogos. O uso das redes digitais como interface para potencializar a sociabilidade e a prática da educação bilíngue de surdos é o tema do texto As redes sociais digitais e a educação bilíngue: a emergência das "bolhas" e "espumas" surdas. O texto apresenta o conceito de bolhas sociais identitárias como uma versão da identidade digital do indivíduo. Traz também o conceito de espuma que decorre do encontro das bolhas identitárias. A leitura do artigo é vital para a compreensão da proposta de uma pedagogia surda, que vai privilegiar a cultura visual, diferente da pedagogia visual ouvinte que é acompanhada também pelo uso da audição e fala. Em seguida, uma pesquisa é apresentada com o objetivo de identificar experiências de professores com alunos surdos nas redes sociais digitais. Emergem nos comentários a importância do uso de uma metodologia visual que favoreça a constituição de um espaço surdo facilitador de trocas culturais e linguísticas. O texto O uso do tablet na Educação Infantil: uma experiência no Colégio Pedro II apresenta o trabalho desenvolvido com crianças de três, quatro e cinco anos de idade de turmas de educação infantil as quais são estimuladas ludicamente pela informática educativa cuja proposta visa desenvolver a autonomia e a criatividade. A informática neste caso não se apresenta como um componente curricular, mas é integrada aos outros componentes tais como Movimento, Artes Visuais, Linguagem etc. Nesta perspectiva, dois projetos foram desenvolvidos: Projeto Identidade e o Projeto Animais. O Projeto Identidade envolveu as crianças com a produção e edição de imagens, vídeos utilizando tablets. Com o auxilio de um aplicativo para a criação de cenários, puderam exercitar o processo de autoria. Um passeio ao jardim Zoológico motivou o Projeto Animais, o qual gerou diversas atividades lúdicas com o uso de um aplicativo em formato de livro. A importância do professor, em seu papel mediador é enfatizado na finalização do texto. Neste texto a discussão principal aborda o uso das TDIC nos procedimentos didáticos para o ensino de línguas. Sob o título A inclusão das TDIC nas aulas de espanhol do Curso de Línguas para a Comunidade: novas possibilidades e desafios, um relato é desenvolvido sobre os resultados da inclusão de tecnologias nas aulas de espanhol e traz elementos para compreender como os alunos podem interagir crítica e conscientemente com a informação na era digital. A temática discutida inicia-se avaliando a extensão do uso do livro didático impresso. Segue refletindo sobre: as transformações nos nossos modos de absorver informações, no âmbito virtual, principalmente nas redes sociais; os conceitos de letramento, multiletramento e hipertexto. Conclui apresentando o CLIC ou programa adotado pelo Departamento de Letras Estrangeiras da UFS para a inclusão das tecnologias nas aulas de castelhano. Duas experiências de ensino do jornalismo digital e audiovisual no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas são apresentadas no texto Jornalismo e Tecnologia: como ensinar o jornalismo digital e audiovisual. Em sua essência tratam-se de práticas acadêmicas desenvolvidas na Agência de Notícias Ciência Alagoas e o no Grupo de Pesquisa Comulti, com vistas à formação do jornalista na divulgação científica na internet. O texto oferece um retrato do contexto pobre na região para justificar a necessidade de uma formação prática permeada de consciência política. Ao final de um relato detalhado das práticas em laboratório de televisão, emergem comentários sobre importância do papel do jornalista que articula uma linguagem mais próxima do cidadão e do interesse coletivo. O texto A utilização do software Windows Movie Maker como recurso facilitador na construção de animações e na formação inicial de professores relata experiências de construção de animações pelos alunos de Pedagogia da Univesidade Federal de Sergipe. O software utilizado é o Movie Maker e a técnica desenvolvida é Stop Motion. No decorrer da narrativa há uma boa explicação sobre o uso do software e da técnica cinematográfica. Os participantes foram indagados sobre o uso da técnica e revelaram sentimentos de entusiasmo e dificuldade com a edição de vídeo. Relatos complementares enfatizaram os aspectos interessantes do software, endossados nas considerações finais. Esta coletânea de textos aponta a necessidade de ampliar cada vez mais o debate e as pesquisas sobre e com a Educação Digital na contemporaneidade. Ratifica as lacunas e tensões que ainda persistem em nossa sociedade e nos espaços formativos humanos formais e não formais - , especialmente no que tange a cibercultura -, mas indica o que tem sido feito, produzido nos micro espaços de ensino e de aprendizagem por docentes, discentes e profissionais que, imersos nos contextos hodiernos, assumem as potências de mudanças como devires de um mundo transformado e transformador. Desejamos excelente leitura e todos/as e que esta obra seja mote de muitas partilhas e mudanças. Abraços Adriana Rocha Bruno e Ana Maria Di Grado Hessel
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Backes, Danieli Artuzi Pes, María Isabel Arias, José Eduardo Storopoli und Heidy Rodriguez Ramos. „Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as organizações: um olhar para o futuro“. Revista Ibero-Americana de Estratégia 19, Nr. 4 (23.12.2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v19i4.18987.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O ano de 2020 começou como qualquer outro. Todos nós tínhamos ideias, projetos e objetivos a cumprir que foram afetados pela pandemia, desencadeada como resultado do COVID-19, e pelas consequentes crises econômicas, políticas e sociais produzidas em todo o mundo.Na área de negócios, a maioria das empresas teve que deixar de lado seus planos estratégicos de 2020 para se adaptar à crise com estratégias emergentes. Os governos, seguindo estratégias bastante variadas, procuraram dar respostas à sua população e aos seus próprios problemas econômicos. No setor da educação, as estratégias de ensino e aprendizagem também tiveram que ser adaptadas e as escolas e universidades enfrentaram o desafio de implementar planos 100% virtuais. Atualmente, os pesquisadores em gestão estratégica enfrentam o desafio de desenvolver estudos objetivos diante das estratégias emergentes e de curto prazo desenvolvidas nessas áreas.Uma publicação recente de Cadernos de Regionalismo ODR (2020), abordou como a pandemia foi tratada por comunidades internacionais ao redor do mundo, como a União Europeia e o Mercosul, entre outras, e como o regionalismo poderia ou não contribuir para o enfrentamento da pandemia. Nesse estudo, as regiões foram divididas em: casos cooperativos, casos semi-cooperativos e casos não cooperativos. Os resultados mostram que onde não houve articulação, os números de mortes e infecções em decorrência da pandemia foram maiores, como por exemplo, nos países membros do Mercosul, uma vez que não foram formados grupos especializados de forma articulada sanitariamente para enfrentar a pandemia como a questão central.Na academia, devemos tentar contribuir analisando quais foram os efeitos e desafios da pandemia Covid-19 nas organizações, bem como as boas práticas para o futuro. Portanto, neste editorial, pretendemos abordar as mudanças pelas quais passam as instituições mundiais diante da crise instalada nos últimos meses, observando as interconexões econômicas internacionais. Sem a pretensão de esgotar o assunto, este editorial analisa os efeitos da pandemia no mundo e os desafios das organizações frente à crise. Efeitos da pandemia no mundo Estamos finalizando o de 2020 com muitas suposições e expectativas, e poucas certezas sobre a dimensão do que realmente foi a crise gerada pela pandemia de Covid-19 para as organizações e para a economia mundial. As consequências provocadas pela pandemia e pelo isolamento social, nunca vividos pela população mundial deste século, trouxe mudanças que perpassaram as fronteiras nacionais. Estima-se que a pandemia do Covid-19 afetou a economia global em U$ 90 trilhões, sendo considerada a pior crise dos últimos 100 anos (Jackson, Weiss, Schwarzenberg, Nelson, 2020). A América Latina foi a região mais duramente atingida. Após alguns anos de crescimento econômico reduzido, as nações americanas se viram na iminência de aplicar procedimentos radicais de isolamento social, que impactaram na oferta de bens e serviços, em especial no setor de turismo. As pressões das instituições nacionais variaram de intensidade, desde muito rígidas no Peru a brandas no Uruguai, apresentando inclusive diferenças entre estados, como no caso do Brasil (Banco Mundial, 2020).Os efeitos da crise foram sentidos rapidamente em vários países, isso porque no curto prazo, o setor de consumo é o que mais contribui para o crescimento econômico. As consequências da parada total ou parcial das atividades produtivas, gerou impactos que refletirão no longo prazo, sendo que para alguns países a crise econômica será mais profunda e duradoura do que para outros. Segundo o Abhijit Surya, analista do Economist Group (2020), Chile e Uruguai devem se recuperar mais rapidamente do que os demais países da América Latina, que provavelmente levarão até 2024 para reequilibrar sua economia. Segundo o Banco Mundial, há previsão de queda no Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina de 7,9%, ao passo que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), calcula redução de 6% no PIB global e queda de 7,6% no caso de uma segunda onda de pandemia até o final de 2020 (OCDE, 2020).Em alguns países, os governos asseguraram uma proporção da receita salarial para funcionários forçados a se licenciar ou ampliaram seus sistemas de previdência para assistir trabalhadores recém-dispensados ou proprietários de pequenos negócios (Cowling, Brown, Rocha, 2020). Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o estímulo fiscal foi de US$ 982 bilhões, sendo 45 bilhões de dólares em países de baixa renda e 937 bilhões em países de renda média baixa. Embora de importância fundamental, essas ações não podem compensar a falta de geração de receitas para empresas e pessoas. Os governos possuem capacidade de assistencialismo e financiamento limitadas, impossibilitando a completa cobertura e assistência da força de trabalho e do empreendedorismo nacional. Inúmeros pequenos negócios foram afetados e milhões de pessoas perderam seus empregos (OIT, 2020).Somada à crise sanitária, seguiu-se em alguns países uma crise política, que trouxe ainda mais insegurança às pessoas e instabilidade ao sistema comercial e financeiro, impactando negativamente nas bolsas de valores, paralisando sistemas de produção, gerando colapso no consumo e grave crise econômica (OCDE, 2020). Em decorrência do novo cenário, muitas mudanças foram impostas sobre as organizações, as mais impactantes foram: interrupção dos negócios, prejuízos às instituições antigas e tradicionais, impactos sobre as cadeias de suprimentos nacionais e internacionais, danos ao capital tecnológico e inovativo, comprometimento de networks e fluxos de conhecimento (Zahra, 2020).Esse evento de grande impacto negativo trouxe à tona os problemas econômicos, políticos, sociais e gerenciais de organizações e nações, colocando à prova a capacidade de solvência das instituições. Na pesquisa de Cowling, Brown e Rocha (2020) no Reino Unido, verificou-se que 8,6% das empresas enfrentaram a crise sem reservas financeiras e somente 39% economizaram recursos para uma crise, nos últimos 5 anos, indicando que 61% pode ficar sem caixa. Constatou-se ainda que as microempresas, a categoria de negócio dominante em economias desenvolvidas ou subdesenvolvidas, eram as que tinham maior probabilidade de estar representadas na classificação de risco imediato e de médio prazo. O risco imediato está relacionado à falta de liquidez, enquanto o risco médio significa ausência de indícios de acumulação de reservas de caixa. Esses problemas ainda podem ser agravados pela falta de ativos físicos e tangíveis a serem usados como garantia para a tomada de empréstimos (Coco, 2000).O impacto do vírus pode ter repercussões potenciais nos mercados financeiros, com maior redução da confiança e redução do crédito. Esses impactos afetam empresas grandes e pequenas, no entanto, o efeito sobre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) é mais severo. Pesquisas do Federal Reserve Bank de New York nos Estados Unidos sugerem que 50% das pequenas empresas estão operando com menos de 15 dias de reserva de caixa e que mesmo as MPEs saudáveis, têm reservas de caixa de menos de dois meses. Em todos os países da OCDE, as MPEs representam a grande maioria das empresas, e dos empregos, no entanto, nas regiões e setores que mais sentiram os impactos da crise, a prevalência de MPEs é ainda maior (OCDE, 2020).Considerando os acontecimentos em curso decorrentes da crise sanitária, que desencadeou em disputas comerciais, a cadeia de abastecimento global dá sinais de que poderá sofrer mudanças no que se refere à realocação da China para outros países como Índia, Vietnã, Camboja, países Africanos e internalização das cadeias produtivas pela Europa, Estados Unidos, Japão e Oriente Médio. Se essas hipóteses se confirmarem, certamente os padrões de internacionalização dos empreendimentos sofrerão alterações, como a localização dos negócios, os parceiros comerciais, a rede colaborativa, as cadeias de fornecimento e de valor e as formas de obtenção dos recursos. A decisão de investir em território próprio ou de países vizinhos pode dar início ao processo de desglobalização (Zahra, 2020).Apesar da crescente tendência de retorno das empresas aos países de origem, e busca pela regionalização, com a conquista de mercados mais próximos e mais estáveis, alguns países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo, movem grandes esforços para a entrada na OCDE (Brasil, 2020), além de capitanear o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia e o acordo da Associação Europeia de Comércio Livre (AECL), que congrega a Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Se as parcerias se firmarem, com grandes chances de se concretizar pelo apoio da presidência do Conselho da União Europeia, os países do Mercosul tendem a iniciar uma política de internacionalização para qualificação de suas empresas, para exportação direta ou indireta para outros países. O Brasil também vai sediar um dos quatro escritórios da Organização Mundial do Turismo (OMT) no mundo, fator que deve contribuir para desenvolver o turismo na América Latina (Agência Brasil, 2020).Considerando que países de economias importantes, tais como Europa, Japão, Oriente Médio, Índia, estão incentivando empresas a relocalizar seus investimentos, alterando a geografia econômica das cadeias globais, surgem oportunidades para economias de países emergentes. Logo, há urgência na atração, promoção e retenção de investimento para exportação (Gasser, 2020). Até porque, o maior acordo comercial do mundo, a Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, na sigla em inglês), foi celebrado recentemente (novembro de 2020) em Hanói, entre dez membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático, além de China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia e prevê a eliminação das tarifas de importação pelos próximos 20 anos. Essas nações somam quase um terço da população mundial e 29% do PIB mundial (Smith, 2020). Assim, o caminho da regionalização das cadeias, a partir do fortalecimento de blocos econômicos entre países e avanço de acordos comerciais em cadeias regionais, aumenta as oportunidades de exportação para pequenos e médios empresários, que formam a grande massa de sustentação empresarial dos países menos desenvolvidos. Os desafios das organizações frente à crise Em um curtíssimo espaço de tempo as organizações precisaram criar métodos e ferramentas para se adequar ao novo contexto. Muitas empresas passaram a realizar seus atendimentos de maneira remota. Aderir ao home office foi a maneira de cumprir os protocolos de segurança e de proteção da saúde coletiva. Ocorre que muitas organizações enfrentaram dificuldades pelo fato de seus funcionários não serem familiarizados com tecnologias, ou porque muitas empresas não possuem viabilidade para promover o trabalho remoto. O lockdown adotado repentinamente em grande parte dos países deixou as organizações sem um plano de contingências para a continuidade do atendimento. A pandemia também criou um grande ruído devido às barreiras de comunicação, que por falta de adequação e clareza não conseguiram instruir adequadamente os funcionários (Joshi, Bhaskar, Gupta, 2020).Nunca as pessoas tiveram que exercitar a resiliência e gerar novas competências de modo tão acelerado, ao ter que atender demandas adicionais de tempo para educar e cuidar dos filhos, ao mesmo tempo em que passaram a exercer o trabalho de forma remota. Outros trabalhadores de setores considerados essenciais, tais como saúde e assistência social, segurança e alguns do atacado e do varejo foram instados a continuar trabalhando no período do isolamento social, estes passaram por outro tipo de desafio, como a sensação de insegurança diante da ameaça que se apresentava. As experiências das pessoas que adotaram o teletrabalho e as novas tecnologias que se tornaram de uso comum podem fornecer o ponto de inflexão para mudanças na forma como trabalhamos (Blundell, Costa Dias, Joyce, Xu, 2020). É certo que novos hábitos tomarão o lugar dos costumes antigos e as velhas práticas darão lugar a procedimentos modernos, conectados às ferramentas digitais e novas soluções tecnológicas.No setor privado em geral, as pessoas responderam mais rápido aos estímulos, todavia a pandemia exigiu de todas as instituições, incluindo as do setor público, respostas imediatas, relegando a segundo plano a ordem e o status quo vigentes até então (Pilkington Kumar, 2020). Essas transformações também foram responsáveis por externalidades positivas, como por exemplo, a adoção de plataformas digitais de gerenciamento informacionais em substituição ao uso de documentos financeiros físicos. Essas inovações geraram relações comerciais mais eficientes e seguras (Alabdullah, Ahmed, Nor, 2020). Da mesma forma, as empresas passaram a usar plataformas de treinamento para seus colaboradores, que obtiveram ganhos ao poder manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, trabalhar em horários flexíveis e economizar em deslocamentos. As empresas, por outro lado, ganham com a redução dos custos e aumento de produtividade dos funcionários (Joshi, Bhaskar, Gupta, 2020).Na pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) com 6.080 MPE brasileiras, verificou-se que várias delas efetivaram mudanças em seus processos de funcionamento, realizando entregas ou atendimento on-line (41,9%), adequando a estrutura para atendimento em tempo reduzido (41,2%), ou por home office (15,3%), com rodízio de funcionários (21,6%), ou no sistema drive thru (5,9%) (SEBRAE, 2020). Considerando o universo de 17,2 milhões de MPEs, 5,3 milhões delas mudaram seu modo de trabalho no período da pandemia, e essas mudanças podem se tornar permanentes a partir das novas necessidades emergentes. Apesar de 522,7 mil empresas terem encerrado suas atividades no Brasil (IBGE, 2020a), para 37,9% dos empresários pesquisados pelo IBGE (2020b), o impacto da pandemia foi avaliado como pequeno ou pouco significativo, e 28,6% perceberam efeitos positivos da pandemia em seus negócios.Quanto às respostas das empresas às pressões ambientais, a análise aponta que algumas empresas estavam mais bem preparadas para mitigar o impacto da crise. Essas empresas diversificaram as cadeias de abastecimento, reduziram os riscos relacionadas à oferta com a obtenção de insumos de várias fontes, construíram relacionamentos fortes com fornecedores, com vistas à redução de dependência de um só fornecedor, além de formar estoques como proteção contra a interrupção de fornecimento da cadeia. Na mesma linha, desenvolveram agilidade em suas redes de produção e distribuição para rapidamente reconfigurar e manter o fornecimento para a demanda global, e investiram no planejamento da cadeia de suprimentos e soluções de controle para prever e responder aos problemas da cadeia de abastecimento (Deloitte, 2020).Por outro lado, há empresas que dependem de um fornecedor único de produtos essenciais, que em alguns casos pode protegê-los do choque, mas em outros pode torná-los vulneráveis, especialmente se esses fornecedores estiverem localizados em área de infecção (OCDE, 2020). Essas empresas não têm a visão suficiente em toda a rede de fornecimento estendida para ver seus riscos, não têm os sistemas para entender o status de seu inventário, para projetar rupturas de estoque de materiais diretos e otimizar a produção, ou para projetar falta de estoque de produtos acabados para otimizar a alocação do cliente, e não têm redes de logística flexíveis para garantir o fluxo de mercadorias de forma lucrativa (Deloitte, 2020).Embora muitas empresas tenham dificuldades para melhorar seus processos, várias delas dependem de investimento e ambiente externo favorável ao empreendedorismo. Empresas situadas em países em desenvolvimento precisam do aporte de seus governos para corrigir falhas estruturais, regulatórias, tributárias, de fomento e incentivos econômico-financeiros, que permitam a atividade empresarial tanto em território nacional quanto internacional. Para que as MPEs possam exportar, o apoio para a digitalização e internacionalização é fundamental, uma vez que todas as economias desenvolvidas digitalizaram completamente suas operações. O fortalecimento do e-commerce e marketing digital pode ser o primeiro passo para a internacionalização dessas empresas (Gasser, 2020; Thorstensen, 2020).Mas o percurso para a conquista de mercados externos requer estratégias consistentes. A construção da imagem da empresa e do produto associados à qualidade e conformidade geram a credibilidade necessária para adentrar em mercados antes mais resistentes a novos entrantes. Com a mudança dos mercados globais, países grandes compradores estão mais abertos e receptivos. Todavia, uma série de requisitos são necessários, tais como: a) preços atrativos (para tanto é necessário haver redução de tarifas), b) ajustes às barreiras técnicas e sanitárias (adequação às normas), c) Políticas de sustentabilidade (selos verdes), d) convergência regulatória (unificação das acreditações para aceitação nos países compradores mais exigentes). Por fim, é preciso criar uma cultura exportadora, onde exista a cooperação entre empresas, governo e sociedade, de modo a promover e desenvolver o ecossistema de internacionalização e exportação.Com a mudança de dinâmica dos mercados globais, surge a oportunidade para novos países adentrarem nas cadeias produtivas e comerciais mundiais. Todavia é preciso observar as cadeias de valor priorizadas em cada mercado. Grandes compradores como a União Europeia valorizam certificações como a ISO, economia circular (verde) e a digitalização das operações. Países asiáticos adotaram a digitalização total e apesar de terem formado o maior bloco comercial do mundo, que abarcará 40% de todas as relações comerciais entre aqueles países e agregados, ainda resta oportunidades para empresas de países em desenvolvimento estabelecerem negociações com esses países (Thorstensen, 2020).Enfim, aos poucos vamos percebendo as reações do mercado e até certo otimismo com o futuro por parte das organizações que resistiram à crise (Nery, 2020). Embora os reflexos ainda sejam sentidos por muitas delas, as últimas pesquisas da OCDE (2020) mostram melhoria na confiança dos empreendedores do mundo todo. Nesse novo cenário, o que deve prevalecer é a busca pela informação e assimilação das mudanças econômicas, políticas, sociais, ambientais, técnicas e tecnológicas, combinadas com esforços para as respostas rápidas e adequações organizacionais emergentes. Conclusões O ano de 2020 se desenvolveu não apenas com uma praga na saúde, mas também com incertezas e preocupações que obscureceram as possibilidades de planejamento e execução de estratégias de longo prazo em muitas empresas, governos, organizações educacionais e centros de pesquisa. Assim, deixa-nos com a sensação de ter enfrentado uma situação difícil e inesperada, da qual, ainda hoje, o seu impacto futuro a nível económico, político e social não pode ser estimado com certeza. No entanto, tivemos que aprender, muitas vezes pela força, e a resiliência apareceu como uma habilidade inestimável para indivíduos e organizações.A falta de certeza com a qual imaginamos o ano de 2021 continuará a adaptação e as estratégias de resposta rápida em todas as áreas de nossas vidas. As empresas terão que continuar surfando nas crises econômicas das diferentes regiões do mundo, tentando descontinuar áreas e mercados não lucrativos para promover outros economicamente atrativos. Dependendo das políticas públicas a serem priorizadas, os governos as acompanharão ou confrontarão na tentativa de manter sua estabilidade política, econômica e social em níveis aceitáveis. Nos países ibero-americanos, onde a proximidade e a sociabilidade com outras pessoas é um aspecto importante da vida pessoal e social, o impacto do home office, o distanciamento social e a solidão serão percebidos a curto ou médio prazo.A Revista Ibero-americana de Estratégia (RIAE), com o número especial dedicado à crise pandêmica, chamada que será divulgada no próximo ano, espera contribuir ao proporcionar um melhor entendimento de como, em que condições e em que medida a crise influenciou e continuará a influenciar as organizações. Dessa forma, a equipe editorial espera poder acompanhar nossos leitores das áreas empresarial e acadêmica para contribuir com novas ideias e discussões frente aos desafios futuros que surgirão no campo estratégico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Silva, Laise Do Nascimento, Elane Dos Santos Silva Barroso, Geane Maria Oliveira Lima, Jane Gabriela Soares De Lemos und Edvaldo Pio Da Silva. „GESTÃO DE CUSTOS COM COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA E ESTÉTICA NO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI-PI“. ABCustos 15, Nr. 3 (31.12.2020). http://dx.doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.595.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) tem sido bastante valorizada e utilizada nos planos estratégicos das empresas visto que potencializa o alcance dos objetivos, fornece maior conexão com o cliente e eleva os resultados de venda. Mas, para que ocorra o equilíbrio organizacional também é essencial a contabilidade de custos. Nesse sentido, a presente pesquisa levantou como problemática: Os gestores das clínicas de fisioterapia e estética do munícipio de Piripiri identificam a Comunicação Integrada de Marketing como despesa ou investimento? Objetivou-se de forma geral averiguar a concepção que os gestores dessas clínicas têm sobre a CIM, levando em consideração sua classificação como despesa ou investimento. E especificamente, identificar o perfil das clínicas de fisioterapia e estética em Piripiri-PI; averiguar se existem o uso de ferramentas para controle de custos e quais elementos da CIM são empregados por essas empresas. Foi aplicado um questionário semiestruturado contendo 27 questões para os gestores das empresas. A pesquisa apontou que 60% dos empresários fazem seu próprio controle de custo e apenas 20% têm o auxílio de um contador. Em relação ao marketing integrado os dados mostraram que 80% conhecem razoavelmente e 20% não apresentam nenhum conhecimento, mas, visualizam os gastos com essa ferramenta como um investimento. 60% utiliza a propaganda, 20% a publicidade e o marketing direto. Conclui-se que existe a necessidade de conhecimento para a tomada de decisões em relação ao controle de custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Aguiar Ferreira, Marcélia, Graciano José Ferreira Júnior und Wallace Gomes Moraes. „USO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM MARKETING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO“. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro 1, Nr. 1 (20.06.2019). http://dx.doi.org/10.17648/2178-6925-v12019-28.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Legunes, Helena Ricardo, und Daniel Pedro Puffal. „MARKETING E DESIGN: INTEGRADOS POR UMA MELHOR CAMPANHA PUBLICITÁRIA“. Revista Competência 4, Nr. 2 (29.07.2014). http://dx.doi.org/10.24936/2177-4986.v4n2.2011.75.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Estratégia e criatividade são essenciais para o sucesso de um produto ou serviço e, consequentemente, de uma empresa. Logo, é possível que a atuação das áreas de marketing e design, de forma integrada, resultem em um melhor desempenho no processo e resultado de uma campanha publicitária. O presente trabalho propõe-se a entender essas duas áreas e identifi car se ambas trabalham de forma integrada, como essa integração acontece e como infl uencia no processo de criação de uma campanha publicitária. Em um estudo de múltiplos casos, foram entrevistados profi ssionais da comunicação de agências de propaganda e publicidade, pois é provável que estes possuam visão imparcial sobre o assunto e consigam identifi car de uma melhor forma a relação entre as áreas. Os resultados obtidos com a pesquisa indicam que é de grande importância a integração estratégica entre as áreas de marketing e design, por estas apresentaremmelhores resultados nas campanhas publicitárias. Porém, essa integração ainda ocorre preferencialmente nas grandes empresas, especialmente devido a falta de estratégia e comunicação entre as áreas.P a l a v r a s - c h a v e : Marketing. Design. Integração Estratégica. Criação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

André, Hendryo. „Comunicação integrada no terceiro setor: segmentação de público-alvo do Instituto Paz no Trânsito no Facebook“. Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR 5, Nr. 6 (31.07.2014). http://dx.doi.org/10.3895/rde.v5n6.2168.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>O objetivo deste trabalho é avaliar o trabalho de três semestres de uma consultoria desenvolvida por estudantes de Jornalismo das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) para o Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN). Esta organização não-governamental foi formada em 2010, um ano após a morte de dois jovens em um acidente de carro em Curitiba, que envolveu um ex-deputado e teve enorme repercussão na mídia em todo o país. Este estudo faz um diagnóstico com o objetivo de criar um plano de comunicação institucional para IPTRAN e mostra como essas ações foram implantadas. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Silva, Sildete Pereira, und Edna Gomes Pinheiro. „Plano de marketing para o arquivo central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba–IFPB: o que queremos ser e o que teremos de fazer“. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 12, Nr. 1 (21.06.2017). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n1.34503.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Enfatiza o plano de marketing como uma ferramenta de gestão que possibilita os arquivos institucionais a tomar decisões com relação a objetivos, metas, ações de divulgação e comunicação necessárias para a satisfação de seus usuários. Constrói a fundamentação teórica com informações sobre arquivo e documento. Elege a importância do marketing para a gestão de unidade de informação, especialmente, os arquivos. Ressalta a relevância do composto de marketing, e do plano de marketing. Traz uma análise situacional do Arquivo Central do Instituto Federal da Paraíba, Campus/João Pessoa. Detecta problemas enfrentados nessa unidade de informação e, a partir deles, elabora um plano de marketing com a finalidade de orientar as estratégias e as ações para melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços ofertados por esse órgão. Aponta que nesse sentido o plano desenvolvido aborda três pontos essenciais: atendimento, estrutura espacial, implantação da digitalização de documentos versus criação do programa de Gerenciamento Eletrônico de Documentos–GED. É uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, de natureza quanti-qualitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados. Conclui que os arquivos para obter o grau de excelência na gestão, precisam aderir às novas ferramentas do mercado, especialmente, aderir ao marketing como recurso para melhorar seus serviços, e sua relação usuário-organização.Palavras-chave: Marketing em unidades de informação. Plano de Marketing.Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/30396
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Correa, Rodrigo Stéfani. „COMUNICAÇÃO DE ATITUDE: POR UMA NOVA POSTURA MERCADOLÓGICA“. Extensão em Foco, Nr. 4 (31.12.2009). http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i4.24887.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A “Comunicação de atitude” incorpora novos valores de responsabilidade social à linguagem publicitária que não podem ser confundidos com estratégias de marketing em ações emergenciais e pontuais de empresas que buscam simplesmente prestar um serviço de ajuda social. A “Comunicação de atitude” tratada neste artigo pretende trazer reflexões profundas do engajamento social de empresas que entendem a complexidade do mundo atual e se posicionam de forma institucional, integrada e interativa. Com isso, as investigações aqui realizadas têm o interesse de revelar o modo como as empresas podem participar dessa tomada de consciência incorporando em sua missão cultura, e na mentalidade de seus dirigentes atitudes que favorecem tanto os negócios quanto a qualidade de vida das pessoas, adotando posturas de responsabilidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Farias da Silva, Laci, und Clóvis Teixeira Filho. „Processos e táticas de Comunicação Integrada de Marketing na dimensão de coworkings da região de Curitiba“. Revista UNINTER de Comunicação 7, Nr. 12 (29.06.2019). http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v7i12.775.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira, und Rosa Sylvana da Silva Mousinho. „Marketing em gestão de bibliotecas: um estudo das ferramentas ultilizadas para promoção e divulgação dos produtos e serviços da biblioteca central na UFPB“. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 14, Nr. 1 (19.02.2019). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n1.44410.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A pesquisa é um estudo de caso, de caráter descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como uma pesquisa de campo e bibliográfica. Os dados foram obtidos através de fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas semiestruturadas e das fontes bibliográficas, sendo esses dados, apresentados sistematizados em tabelas. Para análises dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos, apontam para aplicação e o uso das ferramentas de marketing. Identifica e descreve as ferramentas de marketing utilizadas pela Divisão de Serviços aos Usuários. Porém, confirma o fato de que a falta da continuidade do programa de Endomarketing e de capacitação e treinamentos dos servidores, dificultam a efetiva implementação do plano de marketing e do uso de suas ferramentas de uma forma mais ampla e efetiva. Demonstra a necessidade de elaboração de um novo plano de marketing e de planejamento, com ações administrativas que possibilitem mudanças, melhore a comunicação e as relações internas da organização, e contribua para atingir os objetivos organizacionais com menos recursos e mais eficiência. Palavras-chave: Marketing; Unidades de Informação. Biblioteca Universitária; UFPB.Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/701/1037
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Mattos, Andre Sá de. „A comunicação integrada de marketing no ciberespaço: as características do ambiente virtual que são favoráveis à integração da comunicação organizacional - DOI: 10.5102/uc.v9i1.1593“. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social 9, Nr. 1 (23.07.2012). http://dx.doi.org/10.5102/uc.v9i1.1593.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Milan, Gabriel Sperandio, und Guilherme Trez. „Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde“. RAE eletrônica 4, Nr. 2 (Dezember 2005). http://dx.doi.org/10.1590/s1676-56482005000200002.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo aborda a satisfação de clientes inserida em um contexto de serviços na área da saúde. A discussão é fundamentada no resgate conceitual da satisfação, considerando a qualidade percebida como um de seus antecedentes, contemplando as expectativas e percepções dos clientes, e vislumbrando a retenção e a lealdade de clientes como resultados possíveis. Para atribuir uma dimensão teórico-empírica ao estudo, direcionou-se a pesquisa à realidade de um plano de saúde, aferindo-se a percepção de seus associados quanto à sua satisfação. Como objetivos centrais do trabalho destacam-se a identificação dos principais atributos do serviço que compõem a avaliação da satisfação dos associados de um plano de saúde, a identificação das dimensões de análise que compõem a avaliação da satisfação por parte dos usuários dos serviços de saúde e o desenvolvimento de um modelo de avaliação da satisfação de clientes para empresas de medicina de grupo no Brasil. Nesse sentido, foram identificadas dimensões de avaliação dos serviços relativas ao atendimento prestado, estrutura do plano de saúde, Médicos, preço dos serviços, comunicação do plano e conveniência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Echevenguá Teixeira, Cláudia, Priscila Ikematsu, Leticia dos Santos Macedo, Flavio Sergio Jorge de Freitas, Fernanda Faria Meneghello, Ana Lucia Buccolo Marques, Marcos Augusto Ferreira, Gabriela Aparecida Rodrigues Romão und Renata Abib Ferrarezi Bernardino. „Mobilização social e comunicação em políticas públicas: o caso do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista (PRGIRS/BS)“. REVISTA IPT TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2, Nr. 8 (2018). http://dx.doi.org/10.34033/2526-5830-v2n8-2.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Rodrigues, André Iribure, und Sthefany Barbosa. „A ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NO CONTEXTO DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: UM ESTUDO DAS APLICAÇÕES PELAS MARCAS“. Cadernos de Comunicação 17, Nr. 1 (22.10.2013). http://dx.doi.org/10.5902/2316882x8994.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Visa Carol, Marta, Xavier De Blas Foix und Sixte Abadia i Naudí. „EFECTOS EN LA INTENCIÓN DE COMPRA DE PIRELLI MEDIANTE EL PATROCINIO DEPORTIVO EN EL WORLD SUPERBIKE“. Educación Física y Deporte 36, Nr. 2 (18.02.2019). http://dx.doi.org/10.17533/udea.efyd.v36n2a02.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nos últimos anos o patrocínio esportivo converteu-se em uma importante indústria mundial, como parte integrada da estratégia de comunicação dentro do departamento de marketing das corporações. Eventos esportivos como World Superbike concebem-se como muito atraentes em dita estratégia de patrocínio. Esta investigação analisa o efeito na intenção de compra da marca Pirelli a partir de sua estratégia de patrocínio de SBK, mediante a administração de um questionário a 140 assistentes à penúltima prova do circuito de 2015 celebrada em Jerez (Espanha). Os resultados mostram uma intenção de compra de 80% a favor. Encontrou-se uma associação entre a atitude para o evento e o conhecimento das marcas patrocinadoras, bem como entre a atitude para o evento e a atitude em frente à Pirelli. Por outro lado, não se encontraram variáveis reveladoras para a intenção de compra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Alcantara, Isabela Romanha de, und Elizangela Maria Menegassi de Lima. „CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT): UM ESTUDO DO GERENCIAMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAL NO NOROESTE DO PARANÁ“. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR 18, Nr. 2 (30.05.2018). http://dx.doi.org/10.25110/receu.v18i2.6265.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho teve como objetivo estudar o gerenciamento do relacionamento com o cliente como diferencial competitivo em Cooperativas agroindustrial no Noroeste do Paraná. Através dessa pesquisa pretende-se: descrever e definir o processo de CRM, estudar o CRM na utilização do processo de comunicação nas organizações, analisar a importância do CRM em Cooperativa Agroindustrial no Noroeste do Paraná e verificar se as Cooperativas em estudo utilizam o CRMs como meio de gerenciamento para construir relacionamentos, proporcionando um diferencial competitivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e depoimentos obtidos através dos diretores das Cooperativas e os responsáveis pelo departamento de marketing. As informações foram coletadas no terceiro trimestre de 2013. Os documentos existentes na organização nos períodos anteriores à gestão atual foram analisados através das informações armazenadas no banco de dados disponível na empresa. Compreendeu com este estudo como a tecnologia do CRM pode ser utilizada nas cooperativas agropecuárias para obtenção de vantagem competitiva, utilizando, para tanto, um estudo de caso nas cooperativas: Integrada, C-Vale e Copagril, pertencentes ao noroeste do Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Mattos, Andre Sá de. „A Comunicação Integrada de Marketing no ciberespaço: As modificações ou adaptações possíveis na assessoria de relações públicas diante da virtualidade - DOI:10.5102/uc.v9i2.1787“. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social 9, Nr. 2 (17.12.2012). http://dx.doi.org/10.5102/uc.v9i2.1787.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Novaes Pillar de Oliveira Castro, Laís, José Gabriel Peixoto Rodrigues, Allan Johnys Da Silva Rosa, Kívia Dos Santos Soares, Maysa Abreu da Fonseca, Hugo Ferreira Neves Maciel und Larissa Ribeiro Messias. „EMPREENDEDORISMO DIGITAL – MÍDIAS SOCIAIS E O IMPACTO DE SUA ADOÇÃO NAS EMPRESAS DO RAMO DE VAREJO“. Humanas Sociais & Aplicadas 7, Nr. 19 (12.06.2017). http://dx.doi.org/10.25242/887671920171169.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Atualmente há uma crescente necessidade de empreender e cada vez mais é necessário que os empreendedores sejam inovadores, para que seus empreendimentos tenham chances reais de sucesso em seus mercados cada dia mais competitivos. Este projeto tem por objetivo, avaliar o impacto da adoção de mídias sociais digitais nas empresas. As redes sociais possuem um público muito grande, que as utiliza por várias horas no dia, sendo assim um meio de comunicação com o consumir, muito relevante e permitindo ao empreendedor divulgar sua marca a uma quantidade muito maior de potenciais consumidores. O estudo busca, por meio de observação e análise dos resultados, da aplicação prática de mídias sociais em empresas do ramo de varejo, avaliar se há impacto positivo significativo nas vendas. O projeto prevê a elaboração de Estratégia de marketing digital baseada em mídia social, implantação em empresa de varejo; analise e comparação da evolução do volume de negócios antes e depois da adoção da mídia social, Análise dos pontos relevantes da identificados no comportamento das vendas. Esse trabalho visa avaliar o ganho obtido como o uso de mídias sociais como parte do plano de marketing em empresas de varejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Mattos, Andre Sá de, und Gilson Ciarallo. „A Comunicação Integrada de Marketing no ciberespaço: Adaptações possíveis na assessoria de publicidade e propaganda e na assessoria de imprensa diante da virtualidade. - DOI:10.5102/uc.v9i2.1930“. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social 9, Nr. 2 (17.12.2012). http://dx.doi.org/10.5102/uc.v9i2.1930.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Zaidan, Mariana Costa, und Fernando Guimarães Esteves Ottoni. „A culinária tradicional diamantinense como atrativo turístico: uma nova possibilidade“. Marketing & Tourism Review 1, Nr. 2 (22.12.2016). http://dx.doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3832.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Buscando ferramentas de utilização da atividade turística como oportunidade de inclusão, de aumento da renda e do bem-estar social foi elaborada a proposta do I Festival de Gastronomia de Diamantina e Distritos. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri identificou e catalogou mais de trezentas receitas, incluindo pratos que datam da primeira metade do século XX. Os resultados dessa pesquisa foram considerados como base para a organização do Festival, que foi desenvolvido em comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social. Baseado em reflexões sobre turismo gastronômico, participação comunitária e sobre as possibilidades de alcance do turismo para o desenvolvimento local, este trabalho visa investigar os resultados da realização do I Festival Gastronômico de Diamantina e Distritos. Para cumprir tal objetivo, foi realizada pesquisa teórica sobre os aspectos da gastronomia local, turismo rural e turismo gastronômico e pesquisa empírica durante a realização dos eventos, por meio de entrevistas semiestruturadas com moradores dos distritos e com os visitantes A culinária tradicional diamantinense como atrativo turístico: uma nova possibilidade 2 Marketing & Tourism Review • Belo Horizonte - MG - Brasil • v. 1, n. 2, 2016 NEECIM TUR • Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo • UFMG do evento. Após a finalização do projeto foi também aplicado um método de avaliação participativa em grupo, onde os participantes do evento estabeleceram os critérios a serem avaliados. A pesquisa realizada durante o projeto teve a intenção verificar se o mesmo contribuiu para valorização da tradição culinária e da produção associada ao turismo, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região de Diamantina. As pesquisas revelaram que o projeto teve impactos socioeconômicos significativos nos distritos, diversos ingredientes e receitas tradicionais foram apresentados durante os eventos, as comunidades participaram de forma ativa, artistas locais e grupos de cultura popular fizeram suas apresentações e os impactos econômicos gerados foram positivos, durante os eventos houve a comercialização de cerca de cem mil reais. Entretanto é preciso destacar que a geração de renda apesar de positiva ocorreu de forma pontual em um período do ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Hahn, Milton Marcelo, und Áquilas Nogueira Mendes. „Regionalização do sistema único de saúde (SUS) entre municípios conurbados: a problemática dos recursos financeiros.“ JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 11 (12.12.2019). http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v11isup.807.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A formação das regiões metropolitanas está intimamente ligada ao intenso crescimento urbano que se dá a partir do surgimento de diversos núcleos urbanos. Em torno destes, outros núcleos vão se agregando, formando um único aglomerado com relações e interações mútuas, fenômeno chamado de conurbação. Neste contexto, com o advento da Lei 8.080/90, importantes estratégias político-normativas foram criadas, com maior ou menor grau de pactuação, para impulsionar e/ ou efetivar a regionalização (NOBs, NOAS, Pac¬to pela Saúde). Com isso, deu-se origem a três instrumentos para a gestão de um sistema regional de saúde: o Plano Diretor Regional (PDR); a Programação Pactuada Integrada (PPI); e o Plano Diretor de Investimentos (PDI). Em razão de a política de saúde ter sido definida constitucionalmente pelos princípios da universalidade e da igualdade no acesso à ações e serviços, os quais deveriam integrar uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único, a partir da formação de redes assistenciais, estas normatizações não foram suficientes para superar os obstáculos à regionalização e à descentralização. Dessa forma, um novo desafio deve ser enfrentado pelos gestores do SUS, com vistas a efetivar o princípio da integralidade, observando a divisão de responsabilidades entre os atores envolvidos. Assim, o objetivo é constituir modelos para estruturação e descentralização dos sistemas de cogestão e organização dos serviços de saúde em redes, tendo em vista possibilitar o direcionamento equitativo da implementação das políticas públicas de saúde. Neste cenário, a regionalização é a diretriz do SUS que orienta a descentralização das ações e serviços de saúde, bem como os processos de negociação e pactuação entre os gestores. A articulação entre os gestores municipais para pactuação das referências intermunicipais dar-se-á por meio da Programação Pactuada e Integrada (PPI), que se trata de um instrumento que, em consonância com o processo de planejamento, visa definir e quantificar as ações de saúde para a população residente em cada território, além de nortear a alocação dos recursos financeiros a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores. Deve, ainda, explicitar os pactos de referência entre municípios e definir a parcela de recursos destinados à assistência da própria população e da população referenciada por outros municípios, possibilitando a reorganização dos processos de gestão e de regulação do sistema de saúde no âmbito dos estados, com vistas à melhoria do acesso do cidadão à rede de assistência a saúde. Com a promulgação do Decreto n° 7.508/2011, surgiu a definição acerca dos espaços geográficos, indicados por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde, originando uma nova política por meio da qual os municípios e estados são incentivados a celebrarem o Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP). Portanto, a regionalização da saúde se apresenta como um processo de mudança das práticas sanitárias no âmbito do SUS, o que implica considerar suas dimensões política, econômica, ideológica e técnica. Na política, busca-se a transformação do SUS por meio de um espaço regional, numa situação de poder compartilhado na qual se manifestarão diversos interesses de distintos atores sociais. Na dimensão econômica, procura-se na eficiência a racionalização dos recursos para se alcançar os resultados. Na ideológica, ao se estruturar na lógica das necessidades e demandas da população, implicitamente opta-se por um modelo de atenção à saúde cuja implantação tem nítido caráter de mudança cultural. E na dimensão técnica, exige-se a utilização e a produção de conhecimentos e tecnologias coerentes com o projeto político e ideológico, cumprindo dessa forma a proposta fundamental da garantia integral à saúde. Objetivo: O objetivo é revisar a literatura científica sobre a regionalização da saúde entre municípios vizinhos e seu impacto no tocante aos recursos financeiros envolvidos. Método: O trabalho se propõe à elaboração de uma revisão integrativa sobre o tema “regionalização da saúde entre municípios conurbados e o impacto nos recursos financeiros”, no âmbito do Sistema Único de Saúde, levantando a produção científica disponível através da busca que envolve a sistematização e publicação dos resultados de uma pesquisa bibliográfica em saúde em plataforma de bases de dados da Saúde. A busca sistematizada foi realizada na plataforma http://bvsalud.org/ - Portal regional da BVS, partindo-se da técnica de funil, combinando-se diversos descritores relacionados ao tema e utilizando-se as sintaxes necessárias para refinar a busca. A composição sintática realizada do tema parte da compreensão de quatro polos temáticos de interesse, identificados a partir da pergunta da pesquisa: a) estrutura de custos; b) ciclo de vida; c) estabelecimento assistencial de saúde (EAS) e d) SUS. Considerações finais: Atende a esse requisito principalmente a busca (i) AND (ii) AND (iii), resultando em 59 estudos identificados cuja sintaxe final é: (mh:(“regionalização”)) OR(mh:(“descentralização”)) OR (mh:(“regionalização”)) OR (mh:(“municipalização”)) OR (mh:(“regionalização”)) OR (mh:(“orçamento”)) OR (mh:(“regionalização”)) OR (mh:(“planejamento”)), cujo objetivo final é analisar os avanços ocorridos desde a implantação do processo de regionalização, bem como identificar os obstáculos para a plena implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie