Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Picão“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Picão" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Picão"

1

Braga, Fabíola Mendes, Evander Alves Ferreira, Maria Stêfany Silveira Freitas, Cássia Michelle Cabral, José Barbosa dos Santos, Ignácio Aspiazu, Luiz Arnaldo Fernandes und Regynaldo Arruda Sampaio. „Crescimento de Bidens pilosa e feijoeiro submetidos a diferentes concentrações de CO¬2 e arranjos competitivos“. Research, Society and Development 10, Nr. 7 (23.06.2021): e33410716651. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16651.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivou-se com esse estudo avaliar o efeito do incremento do nível de CO2 do ambiente no crescimento de plantas de picão-preto e feijoeiro em condição de competição. Para isso foi conduzido um experimento em DIC com quatro repetições. O efeito do picão-preto foi avaliado em esquema fatorial 3 x 4, sendo três concentrações de CO2 nas câmaras de crescimento (420; 840 e 1.680 µmol-1), e quatro arranjos: picão-preto cultivado isoladamente, picão-preto + Braquiária decumbens, picão-preto + milho e picão-preto + feijoeiro. Para as plantas de feijão o esquema fatorial foi de 3 x 3, sendo os três níveis de CO2 em câmara de crescimento citados e os diferentes arranjos: feijoeiro cultivado isoladamente, feijoeiro + picão-preto e feijoeiro + Braquiária decumbens. Maiores níveis de CO2 promovem o maior ganho em estatura e massa de matéria seca das raízes, caules e folhas da cultura e da planta daninha. O teor de clorofila total foi maior também nos maiores níveis de CO2 considerando as duas espécies avaliadas. O aumento da concentração de CO2 afetou a dinâmica de competição entre as espécies avaliadas. Na menor concentração de CO2 ambiente o feijoeiro mostrou-se mais competitivo com as plantas de picão-preto em relação às demais espécies avaliadas. Já nas concentrações de 840 e 1680 µmol mol-1 de CO2, tanto o milho quanto o feijoeiro afetaram o crescimento das plantas de picão-preto. Plantas de feijoeiro foram afetadas negativamente pela convivência com as plantas daninhas em todos os níveis de enriquecimento de CO2 analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Vidal, R. A., F. P. Lamego, L. V. Resende, P. R. Da-Silva, C. A. Delatorre und M. M. Trezzi. „Similaridade genética entre acessos de Bidens pilosa resistentes aos herbicidas inibidores da ALS“. Planta Daninha 23, Nr. 3 (September 2005): 551–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582005000300020.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Herbicidas inibidores da enzima acetolactato sintase (ALS) têm sido amplamente utilizados no controle da planta daninha picão-preto (Bidens pilosa). A pressão de seleção causada pelo uso intensivo desses herbicidas tem selecionado biótipos de picão-preto resistentes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de similaridade genética entre acessos de picão-preto resistentes aos herbicidas inibidores da ALS, bem como a relação entre coeficiente de similaridade genética e distância geográfica desses acessos. Para isso, sementes de dois grupos de acessos de picão-preto, originárias de uma propriedade em Pato Branco, Paraná, resistentes aos herbicidas inibidores da ALS foram colhidas, e plântulas foram cultivadas em casa de vegetação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, em outubro de 2004. Por meio do marcador molecular RAPD (polimorfismo de DNA amplificado ao acaso) foi possível avaliar a similaridade genética entre os acessos de picão-preto. Na análise conjunta dos acessos, dos 20 primers utilizados, 17 apresentaram-se polimórficos, amplificando um total de 94 bandas. Houve baixa similaridade genética (38%) entre acessos de picão-preto resistentes aos herbicidas inibidores da ALS originários de uma mesma propriedade. Não foi observada relação entre distância genética e distância geográfica entre os acessos avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Ferreira, Magda Cristiani, José Roberto Pinto de Souza und Terezinha de Jesus Faria. „Potenciação alelopática de extratos vegetais na germinação e no crescimento inicial de picão-preto e alface“. Ciência e Agrotecnologia 31, Nr. 4 (August 2007): 1054–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000400017.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O picão-preto (Bidens pilosa L.) é uma planta daninha muito agressiva, que está presente em quase todo Brasil. O principal método de controle é o químico, porém apresenta elevado impacto ambiental, risco de intoxicação humana e possibilidade de causar fitotoxicidade as culturas. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito alelopático de extratos etanólicos de Eucalyptus citriodora Hook. e Pinus elliottii L. na germinação e no crescimento inicial de picão-preto e alface (Lactuca sativa L.). Foram testadas quatro concentrações de cada extrato (0,25; 0,50; 1,0 e 2,0 %) além do controle (0,0 %) água destilada com Tween 20 a 0,08 %. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições em condições de laboratório. O extrato de P. elliottii não causou efeito alelopático sobre o picão-preto e o alface. O extrato de E. citriodora reduziu significativamente o índice de velocidade de germinação (IVG) do picão-preto em todas as concentrações testadas quando comparadas com o controle (0,0%), porém para a alface o IVG foi significativo apenas na concentração de 2,0 %. Para o comprimento da raiz não foi possível observar diferença significativa entre os tratamentos para os dois extratos testados tanto para o alface como para o picão preto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Espinosa, Rafael Zorzenoni, Flávia Helena De Moura Libório, Luciano Ivano Da Silva, Patricia Da Costa Zonetti, Anny Rosi Mannigel, Daniele Fernanda Felipe, Aline Maria Orbolato Gonçalves-Zuliani und Graciene De Souza Bido. „ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE Eucalyptus grandis Hill ex Maiden SOBRE ALFACE (Lactuca sativa L.) e PICAO-PRETO (Bidens pilosa L.)“. Revista Valore 4 (30.11.2019): 1–14. http://dx.doi.org/10.22408/reva4020193111-14.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Planta invasora de difícil controle, o picão-preto (Bidens pilosa L.) pode ser encontrado em quase todo o Brasil, inclusive nas áreas agrícolas ocupadas com espécies olerícolas, como a alface (Lactuca sativa L.). O controle das plantas invasoras tem sido realizado principalmente pelo uso de herbicidas, promovendo impacto ambiental e risco a saúde humana e animal. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial alelopático do extrato aquoso de folhas secas de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden sobre a germinação e o crescimento inicial de alface e picão-preto. Foram analisadas quatro concentrações do extrato aquoso (25, 50, 75 e 100%), além da testemunha (0%). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três repetições de cada tratamento, constituídas por 50 sementes de alface ou picão-preto distribuídas em gerbox e mantidas em câmara tipo B.O.D com fotoperíodo de 12h a 25ºC por 7 dias. Os resultados obtidos indicaram que Eucalyptus grandis Hill ex Maiden não apresentou potencial alelopático em relação às plântulas de picão-preto e a baixas concentrações pouco influenciou a germinação e o crescimento inicial de plântulas de alface.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Maimoni-Rodella, Rita C. S., Lucia T. C. Neder, Adriana O. Fidalgo und Yuriko A. N. P. Yanagizawa. „Entomofauna em capítulos de picão-preto“. Planta Daninha 17, Nr. 3 (Dezember 1999): 469–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83581999000300013.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A ocorrência de insetos fitófagos e de himenópteros parasitóides a eles associados, presentes em capítulos de Bidens pilosa são descritas para as condições do município de Botucatu, SP. Foram encontrados predadores de sementes da ordem Diptera, pertencentes aos gêneros Dioxyna, Melanagromysa e outro não identificado. As moscas Dioxyna depositam seus ovos no interior dos aquênios em estágios iniciais de desenvolvimento, permanecendo no interior do fruto até a emergência do adulto. Melanagromysa localiza-se entre as flores centrais desenvolvendose externamente aos aquênios. Foram observadas oscilações cíclicas e acopladas entre as curvas de abundância dos fitófagos e dos himenópteros parasitóides.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Fleck, N. G., M. A. Rizzardi, D. Agostinetto und A. A. Balbinot Jr. „Densidade e características morfológicas de plantas de picão-preto na previsão de perdas de rendimento de grãos de soja por interferência“. Planta Daninha 20, Nr. 2 (August 2002): 169–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582002000200002.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A utilização de sistemas para manejo integrado de plantas daninhas depende da habilidade em se prever o impacto da infestação de plantas daninhas no potencial de rendimento de grãos da cultura. O objetivo deste trabalho foi comparar diferentes variáveis explicativas para uso no modelo da hipérbole retangular, a fim de identificar aquela que forneça melhor previsão da interferência de picão-preto (Bidens pilosa e Bidens subalternans, em infestações mistas) em soja. Foram realizados experimentos em dois ambientes, localizados em Passo Fundo e Eldorado do Sul, RS. Utilizaram-se densidades variáveis de picão-preto e três épocas de semeadura da soja (3, 7 e 11 dias após a dessecação da cobertura vegetal das áreas). Avaliou-se a densidade das plantas daninhas aos 20 e 30 dias após a emergência da soja (DAE) e na pré-colheita e características morfológicas de plantas de picão-preto, como densidade de folhas, área foliar e cobertura foliar do solo aos 20 DAE. Constatou-se que a variável explicativa densidade de plantas de picão-preto propiciou ajustes satisfatórios do modelo; no entanto, ela não integra os efeitos de ambientes e de épocas de semeadura da cultura, diferentemente do que ocorreu para as características morfológicas. Dentre estas, destacam-se a densidade de folhas e a de área foliar como as de maior potencial de utilização como variáveis explicativas na previsão da perda de rendimento de grãos de soja por interferência de picão-preto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Rizzardi, Mauro Antônio, Nilson Gilberto Fleck, Claudio Mário Mundstock und Mário Antônio Bianchi. „Perdas de rendimento de grãos de soja causadas por interferência de picão-preto e guanxuma“. Ciência Rural 33, Nr. 4 (August 2003): 621–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782003000400005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O grau de interferência mútua entre plantas daninhas e cultivadas pode ser afetado pelas espécies concorrentes e por seu nível populacional. O objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade de uso do modelo da hipérbole retangular na previsão das perdas de rendimento de grãos de soja causadas por picão-preto (Bidens spp.) e guanxuma (Sida rhombifolia L.). Para isso, foram realizados dois experimentos em campo no Município de Eldorado do Sul-RS, nos anos de 1999/00 e 2000/01. Os tratamentos constaram de densidades de plantas de picão-preto ou de guanxuma, as quais foram alocadas de acordo com níveis populacionais de ervas encontrados naturalmente na área experimental. Constatou-se que as perdas de rendimento causadas por incrementos nas densidades de picão-preto e de guanxuma aumentaram de forma não linear. O modelo da hipérbole retangular propicia melhores ajustes quando utiliza perdas do rendimento de grãos do que perdas da matéria seca da soja no florescimento ou do rendimento biológico da soja. por meio da comparação dos parâmetros obtidos para o modelo testado, conclui-se que picão-preto interfere mais negativamente na cultura do que guanxuma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Santos, Lívia Maria de Lima, und Adenilson Henrique Gonçalves. „In vitro phytotoxicity of Mikania laevigata Schultz Bip. ex Baker extracts on Lactuca sativa L. and Bidens pilosa L.“ Biotemas 33, Nr. 2 (25.05.2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2020.e68109.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Extratos vegetais possuem metabólitos secundários que podem atuar como bioherbicidas com a vantagem de promoverem menores riscos ao ambiente. Mikania laevigata pertence à família Asteraceae e possui a cumarina 1,2-benzopirona como marcador químico, capaz de inibir ou estimular a germinação e crescimento de plantas adjacentes. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a fitotoxicidade dos extratos aquoso e etanólico de M. laevigata sobre Lactuca sativa (alface) e Bidens pilosa (picão preto). Foram testadas cinco concentrações (0,1; 1,0; 1,5; 2,0 e 3,0 mg.mL-1) dos extratos, aquoso e etanólico, em experimentos separados, e água destilada como controle. Para isso, foram avaliados a porcentagem de germinação, o índice de velocidade de germinação, o crescimento inicial e os teores de peróxido de hidrogênio (H2O2) e do malonaldeido (MDA). Na presença do extrato etanólico, as espécies (alface e picão preto) reduziram 85 e 90% da germinação, respectivamente. O comprimento da radícula, na menor concentração dos extratos, não foi afetado. Entretanto, na concentração de 2,0 mg.mL-1, as reduções foram de 85%, para alface, e 65%, para picão preto. O aumento do teor de H2O2 foi dose dependente, ou seja, conforme o aumento da concentração dos extratos maior a produção de peróxido, seguido do aumento do MDA para alface e picão preto. As plântulas cultivadas na concentração de 3 mg.mL-1 do extrato etanólico sofreram necrose, impossibilitando as análises subsequentes. Os extratos da M. laeviagata nas concentrações 2,0 e 3,0 mg.mL-1 demonstraram fitointoxicação com aumento do estresse oxidativo nas espécies alface e picão preto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Carminate, Bruna, Winicius Botelho De Souza, Bianca Ferreira Santos und Marcelo Barreto Da Silva. „EFEITO ALELOPÁTICO DE EUGENIA ASTRINGENS C. NO CRESCIMENTO INICIAL DE PICÃO-PRETO E ALFACE“. Revista Univap 22, Nr. 40 (07.02.2017): 484. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1074.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A alelopatia é um fenômeno que ocorre largamente em comunidades de plantas, sendo um mecanismo pelo qual determinadas plantas interferem no desenvolvimento de outras. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade alelopática do extrato aquoso das folhas de Eugenia astringens (C.) em relação ao efeito inibitório no crescimento inicial de Bidens pilosa L. (picão-preto) e Lactuca sativa L. (alface). Foi avaliada a atividade fitotóxica do extrato aquoso nas concentrações de 100%, 75%, 50%, 25% e 0% de extrato. Os parâmetros analisados foram comprimento das radículas e plântulas de picão-preto e alface. Os resultados indicaram que o extrato de E. astringens é capaz de inibidor o crescimento de plântulas e radículas, conferindo um potencial efeito alelopático contra o picão-preto e alface utilizadas como plantas alvo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Ribeiro, João Paulo Oliveira, Alander Do Espírito Santo, Angelina Moreira Melo, Amanda Cristina Guimarães Sousa, Luziane Cristina Ferreira, Amilton Ferreira Da Silva und Nádia Nardely Lacerda Durães Parrella. „Efeito alelopático do extrato aquoso das folhas de Callistemon viminalis (Sol. ex Gaertn.) G.Don sobre a germinação de picão-preto (Bidens pilosa L.)“. Revista Fitos 13, Nr. 4 (20.12.2019): 270–77. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2019.832.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O picão-preto é uma planta daninha encontrada em lavouras anuais e perenes no Brasil. Em decorrência da aplicação de produtos químicos alguns biótipos da espécie B. pilosa tem apresentado resistência, dessa forma estudos recentes têm avaliado a eficiência de substâncias alelopáticas como alternativa no controle do picão-preto. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito alelopático das folhas de Callistemon viminalis sobre a germinação de picão-preto. Para tal, foram avaliadas cinco concentrações de extratos de C. viminalis 0% (testemunha), 20%, 25%, 50%, 100%, em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. A qualidade das sementes foi avaliada por meio da avaliação da germinação das sementes, realizando-se leituras diárias durante quatorze dias. Os dados foram submetidos ao pacote Seedcalc, gerando variáveis de germinação final e índices de vigor, os quais foram submetidos ao teste de Shapiro-Wilk a (p≤0,05), seguido do teste de Scott-Knott (p≤0,05), utilizando-se do software R. O extrato de C. viminalis provocou efeitos negativos e positivos na germinação e nos índices de vigor das sementes, sendo a concentração de 20% estimulante e as concentrações de 25%, 50% e 100% inibitórias. Portanto os extratos de C. viminalis apresentaram ação alelopática na germinação de sementes de picão-preto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Dissertationen zum Thema "Picão"

1

Mano, Ana Raquel de Oliveira. „Efeito alelopático do extrato aquoso de sementes de Cumaru (Amburana cearensis S.) sobre a germinação de sementes, desenvolvimento e crescimento de plântulas de alface, picão-preto e carrapicho“. reponame:Repositório Institucional da UFC, 2004. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1432.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
MANO, Ana Raquel de Oliveira. Efeito alelopático do extrato aquoso de sementes de Cumaru (Amburana cearensis S.) sobre a germinação de sementes, desenvolvimento e crescimento de plântulas de alface, picão-preto e carrapicho. 2004. 102f. Dissertação(Mestrado em Agronomia/Fitotecnia)- Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
Submitted by Maria Naires Souza (marianaires@ufc.br) on 2011-12-14T17:58:59Z No. of bitstreams: 1 2004-dis-aromano.pdf: 535383 bytes, checksum: 7f303871795ef37d4747d3e184dfa664 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Nascimento(vieiraaline@yahoo.com.br) on 2011-12-19T14:49:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2004-dis-aromano.pdf: 535383 bytes, checksum: 7f303871795ef37d4747d3e184dfa664 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-12-19T14:49:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2004-dis-aromano.pdf: 535383 bytes, checksum: 7f303871795ef37d4747d3e184dfa664 (MD5) Previous issue date: 2004-02-05
The objective of the present work was to evaluate methods (maceration, decoccion and infusion) and times (30, 60 and 120 min. ) of extraction, besides the substances: fractions chloroform and acetate, and pure coumarin, in different concentrations, of the aqueous extract of cumaru seeds (Amburana cearensis S. ) on the germination, the development and the growth of lettuce seedlings (Lactuca sativa L. ). For “picão-preto” (Bidens pilosa L.) and “carrapicho” (Cenchrus equinatus L.) the effect of the concentration of the extract was evaluated and of the pure coumarin on seeds and seedlings. The experiments were accomplished at the laboratory of Analyses of Seeds, Department of Fitotecnia of the Federal University of Ceará, in Fortaleza-Ce. The aqueous rude extract was prepared starting from the flour of cumaru seeds, being used in the following concentrations: 0.19, 0.39, 0.78, 1.56, 3.13, 6.25, 12.5, 25 and 50 mg/mL, and water distilled as control. The seeds, of the tested species, they were distributed in plates of Petri on three disks of filter paper, previously humidified with the extract in the proportion of 2,5 times the weight of the substratum. Later the plates were conditioned in germination camera regulated to the temperature of 25° C and of 8h luz /16h dark, for seven days. The variables were analyzed: germination, length of the root and of the aerial part of the seedlings, in a in a casual interlay delineation, with four repetitions (50 seeds/repetition for lettuce and 25 for “picão-preto” and “carrapicho”). The most efficient method was the maceration. The time of extraction with better results was it of 30 min. The most potent substance was the pure coumarin. It was verified although starting from 6.25 mg/mL of the extract it happened an inhibition in 100% of the germination of the lettuce seeds. Starting from the concentration 3.13 mg/mL the bun of hair germination was totally inhibited. For “picão-preto” the concentrations 1.56, 3.13 and 6.25 mg/mL were the most harmful. The pure coumarin was plenty phytotoxicans for “picão-preto” and “carrapicho”, because it inhibited the germination of your seeds in the tested concentrations. All the concentrations of the extract presented toxicant effects to the seedlings of the tested species, in adult or smaller intensity.
O objetivo do presente trabalho foi avaliar métodos (maceração, decocção e infusão) e tempos (30, 60 e 120 min.) de extração, além das substâncias: frações clorofórmio e acetato, e cumarina pura, em diferentes concentrações, do extrato aquoso de sementes de cumaru (Amburana cearensis S.) sobre a germinação, o desenvolvimento e o crescimento de plântulas de alface (Lactuca sativa L.). Para picão-preto (Bidens pilosa L.) e carrapicho (Cenchrus equinatus L.) avaliou-se o efeito da concentração do extrato e da cumarina pura sobre sementes e plântulas. Os experimentos foram realizados no laboratório de Análises de Sementes, Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza-Ce. O extrato aquoso bruto foi preparado a partir da farinha de sementes de cumaru, sendo utilizado nas seguintes concentrações: 0,19; 0,39; 0,78; 1,56; 3,13; 6,25; 12,5; 25 e 50 mg/mL, e água destilada como controle, totalizando dez tratamentos. As sementes das espécies testadas foram distribuídas em placas de Petri sobre três discos de papel de filtro, previamente umedecidos com o extrato na proporção de 2,5 vezes o peso do substrato. Posteriormente as placas foram acondicionadas em câmara de germinação regulada à temperatura de 25° C e fotoperíodo de 8h luz/16h escuro, por sete dias. Foram analisadas as variáveis: germinação, comprimento da radícula e da parte aérea das plântulas, em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições (50 sementes/repetição para alface e 25 para picão e carrapicho). O método mais eficiente foi maceração. O tempo de extração com melhores resultados foi o de 30 min. A substância mais potente foi a cumarina pura. Verificou-se ainda que a partir de 6,25 mg/mL do extrato ocorreu uma inibição em 100% da germinação das sementes de alface. A partir da concentração 3,13 mg/mL a germinação de carrapicho foi totalmente inibida. Para picão-preto as concentrações 1,56; 3,13 e 6,25 mg/mL foram as mais danosas. A cumarina pura foi bastante fitotóxica para picão e carrapicho, pois inibiu a germinação de suas sementes nas concentrações testadas. Todas as concentrações do extrato testadas apresentaram efeitos tóxicos às plântulas das espécies testadas, em maior ou menor intensidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Bertoncelli, Douglas Junior. „Atividade alelopática de espécies de trevo sobre sementes de milho, milhã e picão preto“. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1128.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
CAPES
As plantas de cobertura além de melhorarem as características do solo também podem apresentar afeito alelopático tanto sobre plantas daninhas como sobre a cultura sucessora, nesse sentido é importante conhecer as interações que ocorrem entre as plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial alelopático de trevos em diferentes concentrações de extratos obtidos de diferentes formas, sobre a germinação e o desenvolvimento inicial de sementes e plântulas de milho, milhã e picão preto. Avaliou-se em esquema fatorial 3 x 3 x 5, sendo os fatores extratos(infusão, maceração e alcoólico), as espécies de trevos (branco, vermelho e vesiculoso), e concentrações (2,5; 5,0; 7,5 e 10 %) sendo 0% a testemunha (água destilada). A unidade experimental foi constituída por 100 sementes dispostas em rolo de papel germiteste® para milho e picão preto e em gerbox para milhã, em quatro repetições, os quais foram umedecidos com os diferentes extratos e ou água destilada, de acordo com os tratamentos. O teste de germinação foi instalado em câmara de crescimento (BOD) com fotoperíodo de 12/12 h luz/escuro e temperatura de 25 ±1°C. As avaliações de germinação foram realizadas diariamente e no final do experimento com 10 dias, foi mensurado o índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento de raiz (CR), parte aérea (CPA), massa seca de raiz (MSR) e parte aérea (MSPA). Para as plântulas de milho foi determinado também os parâmetros bioquímicos dos teores de açúcares solúveis totais (AST), açúcares redutores (AR) e atividade da enzima fenilalanina amônia-liase (FAL). Para amparar os resultados obtidos, foi realizado o espectro de infravermelho dos extratos. Observou-se que todos os extratos apresentaram efeito sobre as sementes de milho, milhã e picão preto, causando redução da germinação, IVG, CR, CPA, MSR, MSPA, e também houve alteração nos valores de AST e AR das plântulas de milho. As espécies de trevos branco, vermelho e vesiculoso nas diferentes formas de extração apresentam efeito alelopático em sementes e plântulas de milho, milhã e picão preto, com destaque para o extrato alcoólico. Analisando os espectros, foi possível observar a presença de compostos fenólicos em todos os extratos. Os efeitos alelopáticos verificados variaram, em função da forma de extração, bem como das concentrações.
The Cover crops besides improving soil characteristics may also have allelopathic wont so much about the weeds on the successor culture, so it is important to establish the interactions that occur between plants. The objective of this study was to evaluate the allelopathic potential of shamrocks in different concentrations of extracts obtained in different ways, on germination, early development of seeds and seedlings of corn, large crabgrass and pick. Was evaluated in a factorial 3 x 3 x 5, the extracts obtained by infusion, maceration and alcoholic species of white clover, red clover and vesiculosum clover at four concentrations (2.5, 5.0, 7.5 and 10 %) and control (distilled water), respectively. 100 seed scroll germitest corn and prick and 100 seeds per seedling for large crabgrass were sown, being the experimental unit in four replicates, which were moistened with different extracts or distilled water, according to the treatments. The germination test was carried out in a growth chamber (BOD) with a photoperiod of 12/12 h light / dark and temperature of 25 ± 1°C. Germination evaluations were performed daily, and at the end of the experiment 10 days, measured the germination speed index (GSI) and root length (RL) and shoot (LS) , root dry weight (RDW) and (SDW) , and for maize seedlings was also determined the levels of total soluble sugars (TSS) reducing sugars (RS), the enzyme phenylalanine ammonia-lyase activity (PAL). To support the results obtained, the infrared spectrum of the extracts was also performed. It was observed that all the extracts showed effect on maize seeds, and large crabgrass prick causing reduced germination, GSI, RL, LS, RDW, SDW, and there was also a change in TSS and RS in maize seedlings. The species of white, red and vesiculosum clovers in different forms of extraction have allelopathic effects on seeds and seedlings of corn, large crabgrass and prick, especially the alcoholic extract. Analyzing the spectra we could observe the presence of phenolic compounds in all extracts. The allelopathic effects seen varied, depending on the form of extraction and the merger.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Mano, Ana Raquel de Oliveira. „Efeito alelopÃtico do extrato aquoso de sementes de Cumaru (Amburana cearensis S.) sobre a germinaÃÃo de sementes, desenvolvimento e crescimento de plÃntulas de alface, picÃo-preto e carrapicho“. Universidade Federal do CearÃ, 2004. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1350.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar mÃtodos (maceraÃÃo, decocÃÃo e infusÃo) e tempos (30, 60 e 120 min.) de extraÃÃo, alÃm das substÃncias: fraÃÃes clorofÃrmio e acetato, e cumarina pura, em diferentes concentraÃÃes, do extrato aquoso de sementes de cumaru (Amburana cearensis S.) sobre a germinaÃÃo, o desenvolvimento e o crescimento de plÃntulas de alface (Lactuca sativa L.). Para picÃo-preto (Bidens pilosa L.) e carrapicho (Cenchrus equinatus L.) avaliou-se o efeito da concentraÃÃo do extrato e da cumarina pura sobre sementes e plÃntulas. Os experimentos foram realizados no laboratÃrio de AnÃlises de Sementes, Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do CearÃ, em Fortaleza-Ce. O extrato aquoso bruto foi preparado a partir da farinha de sementes de cumaru, sendo utilizado nas seguintes concentraÃÃes: 0,19; 0,39; 0,78; 1,56; 3,13; 6,25; 12,5; 25 e 50 mg/mL, e Ãgua destilada como controle, totalizando dez tratamentos. As sementes das espÃcies testadas foram distribuÃdas em placas de Petri sobre trÃs discos de papel de filtro, previamente umedecidos com o extrato na proporÃÃo de 2,5 vezes o peso do substrato. Posteriormente as placas foram acondicionadas em cÃmara de germinaÃÃo regulada à temperatura de 25 C e fotoperÃodo de 8h luz/16h escuro, por sete dias. Foram analisadas as variÃveis: germinaÃÃo, comprimento da radÃcula e da parte aÃrea das plÃntulas, em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetiÃÃes (50 sementes/repetiÃÃo para alface e 25 para picÃo e carrapicho). O mÃtodo mais eficiente foi maceraÃÃo. O tempo de extraÃÃo com melhores resultados foi o de 30 min. A substÃncia mais potente foi a cumarina pura. Verificou-se ainda que a partir de 6,25 mg/mL do extrato ocorreu uma inibiÃÃo em 100% da germinaÃÃo das sementes de alface. A partir da concentraÃÃo 3,13 mg/mL a germinaÃÃo de carrapicho foi totalmente inibida. Para picÃo-preto as concentraÃÃes 1,56; 3,13 e 6,25 mg/mL foram as mais danosas. A cumarina pura foi bastante fitotÃxica para picÃo e carrapicho, pois inibiu a germinaÃÃo de suas sementes nas concentraÃÃes testadas. Todas as concentraÃÃes do extrato testadas apresentaram efeitos tÃxicos Ãs plÃntulas das espÃcies testadas, em maior ou menor intensidade.
The objective of the present work was to evaluate methods (maceration, decoccion and infusion) and times (30, 60 and 120 min. ) of extraction, besides the substances: fractions chloroform and acetate, and pure coumarin, in different concentrations, of the aqueous extract of cumaru seeds (Amburana cearensis S. ) on the germination, the development and the growth of lettuce seedlings (Lactuca sativa L. ). For âpicÃo-pretoâ (Bidens pilosa L.) and âcarrapichoâ (Cenchrus equinatus L.) the effect of the concentration of the extract was evaluated and of the pure coumarin on seeds and seedlings. The experiments were accomplished at the laboratory of Analyses of Seeds, Department of Fitotecnia of the Federal University of CearÃ, in Fortaleza-Ce. The aqueous rude extract was prepared starting from the flour of cumaru seeds, being used in the following concentrations: 0.19, 0.39, 0.78, 1.56, 3.13, 6.25, 12.5, 25 and 50 mg/mL, and water distilled as control. The seeds, of the tested species, they were distributed in plates of Petri on three disks of filter paper, previously humidified with the extract in the proportion of 2,5 times the weight of the substratum. Later the plates were conditioned in germination camera regulated to the temperature of 25Â C and of 8h luz /16h dark, for seven days. The variables were analyzed: germination, length of the root and of the aerial part of the seedlings, in a in a casual interlay delineation, with four repetitions (50 seeds/repetition for lettuce and 25 for âpicÃo-pretoâ and âcarrapichoâ). The most efficient method was the maceration. The time of extraction with better results was it of 30 min. The most potent substance was the pure coumarin. It was verified although starting from 6.25 mg/mL of the extract it happened an inhibition in 100% of the germination of the lettuce seeds. Starting from the concentration 3.13 mg/mL the bun of hair germination was totally inhibited. For âpicÃo-pretoâ the concentrations 1.56, 3.13 and 6.25 mg/mL were the most harmful. The pure coumarin was plenty phytotoxicans for âpicÃo-pretoâ and âcarrapichoâ, because it inhibited the germination of your seeds in the tested concentrations. All the concentrations of the extract presented toxicant effects to the seedlings of the tested species, in adult or smaller intensity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Lamego, Fabiane Pinto. „Elucidação do mecanismo de resistência aos herbicidas inibidores da ALS na espécie poliplóide Bidens subalternans DC“. reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/15385.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Bidens subalternans é uma das principais infestantes em culturas de verão, sendo controlada, principalmente, por herbicidas inibidores da enzima acetolactato sintase (ALS). Entretanto, biótipos resistentes (R) têm sido observados em lavouras por todo o Brasil. O conhecimento do(s) mecanismo(s) de resistência e dos efeitos pleiotrópicos envolvidos é essencial para a elaboração de programas de manejo, evitando a disseminação do problema. A presente pesquisa teve como objetivos avaliar a resposta de biótipo R de B. subalternans a quatro grupos químicos dos inibidores da ALS; determinar a base molecular da resistência, através da identificação de mutação(s) causadora(s) da resistência aos herbicidas; comparar valores adaptativos entre os biótipos R e suscetível (S) quando na ausência do agente de seleção; e, determinar a herança genética da resistência de B. subalternans aos inibidores da ALS. Os resultados dos experimentos de crescimento de planta e enzimáticos evidenciam que o biótipo R apresenta elevados níveis de resistência devido à insensibilidade da enzima ALS. A espécie tetraplóide B. subalternans possui, pelo menos, três alelos para o gene da enzima. A substituição do aminoácido triptofano por leucina na posição 574 em um dos alelos da ALS é responsável pela resistência aos herbicidas. De maneira geral, a mutação na enzima não causa limitação no crescimento e desenvolvimento do biótipo R. Entretanto, caso o efeito pleiotrópico encontrado no biótipo R, germinação precoce em temperaturas frias, se confirme em outros biótipos R aos inibidores de ALS, então ele poderia ser utilizado em estratégias de manejo da resistência. Por exemplo, a postergação da data de semeadura das culturas de verão permitiria eliminar as infestantes que emergirem no período anterior à semeadura com diversas opções de herbicidas com mecanismos de ação alternativos. Ademais, possibilitaria a utilização de outros métodos de controle como o físico ou mecânico. Pela primeira vez na história da ciência brasileira, é elucidada a base molecular da resistência a herbicidas em uma importante espécie daninha.
Bidens subalternans is one of the most important weed in summer crops being mainly controlled by herbicides of ALS enzyme inhibitors group. However, resistant biotypes have been observed in crop fields all over Brazil. The knowlegde of the mechanism(s) of resistance and the pleiotropic effects involved are essential to elaborate management programs avoiding the problem dissemination. This research had as objectives to evaluate the response of B. subalternans resistant (R) biotype to four chemical families of ALS inhibitors; to determine the molecular basis of resistance through the identification of mutation(s) responsible for herbicides resistance; to compare adaptative values between R and susceptible (S) biotypes when in the absence of the agent of selection; and to determine the genetic inheritance of the resistance to ALS inhibitors in B. subalternans. The results of plant growth and enzyme experiments evidence the R biotype presents high level of resistance caused by insensitive ALS enzyme. The tetraploid specie B. subalternans harbours, at least, three alleles for the enzyme gene. The substitution of tryptophan by leucine at the 574 position in one of the ALS alleles is responsible for herbicides resistance. In general, the mutation at the enzyme does not cause limitation to the growth and development of the R biotype. However, in case of pleiotropic effect found in the R biotype, the early germination at cold temperatures, being confirmed in other ALS-R biotypes it could be used in management strategies for resistance. For example, the delay in the planting date of summer crops would allow eliminating weeds that emerge before the crop with different options of herbicides belonging to alternative mechanisms of action. In addiction, it would enable the use of other methods of control such as physical or mechanical. For the first time in Brazilian science is elucidating the molecular basis of herbicide resistance in an important weed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Rodrigues, Andréia Cristina Peres [UNESP]. „Efeito de pontas e volumes de aplicação sobre os depósitos da pulverização em plantas de feijoeiro, Bidens pilosa L. e Brachiaria plantaginea (Link) Hitchc“. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/86469.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-12-20Bitstream added on 2014-06-13T19:48:28Z : No. of bitstreams: 1 rodrigues_acp_me_botfca.pdf: 540833 bytes, checksum: 242455721b1b2564e11f5e3a054529f2 (MD5)
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a quantidade e qualidade da deposição da calda de pulverização em plantas de feijão, Bidens pilosa L. e de Brachiaria plantaginea (Link) Hitch, presentes na linha e entrelinha da cultura, além da deposição no solo, em aplicações de pós-emergência. Foi utilizado como traçador o corante Azul Brilhante FDC -1 na concentração de 500 ppm. Os tratamentos constituíram de 3 modelos de ponta de pulverização, jato plano (XR 110015 VS e XR 11002 VS), jato plano duplo (TJ60 11002 VS) e jato cônico (TXVS 6 e TXVS 8); e dois volumes de aplicação 150 e 200 L ha-1, respectivamente. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com 4 repetições. Os resultados dos dados quantitativos de deposição foram analisados nos seguintes esquemas em fatorial: para os depósitos em plantas de feijão foi utilizado o esquema 3 x 2 (3 modelos de pontas de pulverização x 2 volumes de aplicação); para as plantas daninhas presentes na linha e na entrelinha da cultura do feijão, o esquema foi 3 x 2 x 2 (3 modelos de pontas de pulverização x 2 volumes de aplicação x 2 espécies de plantas daninhas); para as estimativas de deposição no solo, o esquema foi 3 x 2 x 2 (3 modelos de pontas de pulverização x 2 posições (linha e entrelinha) x 2 volumes de aplicação). Foram amostradas 25 plantas por repetição em cada parcela, tanto para as plantas de feijão quanto para as plantas daninhas presentes na linha e na entrelinha da cultura. Após a aplicação, as plantas foram imediatamente coletadas, e em seguida foram lavadas em 100 mL de água destilada para posterior quantificação do traçador em espectrofotômetro. Para as analises qualitativa, cada planta selecionada ao acaso dentro da faixa de aplicação da barra foi considerada uma repetição, o que representou um total de 100 repetições. Os dados obtidos foram...
The present work had as objective to evaluate the amount and deposition quality of spray solution in common bean plants, Bidens pilosa L. and Brachiaria plantaginea (Link) Hitch, current in the crop row and spacing row, beyond the deposition in soil, in applications of post-emergency. It was used the brilliant blue FDC - 1 as tracer solution, with 500 ppm. The treatments had constituted of 3 models of spray nozzles, flat fan nozzle (XR 110015 VS and XR 11002 VS), double flat fan nozzle (TJ60 11002 VS) and cone nozzle (TXVS 6 and TXVS 8); and two application volumes 150 and 200 L ha-1, respectively. It was used a randomized blocks design, with four replications. Being that, the results of the quantitative data of deposition had been analyzed in following factorial schemes: for the deposits in common bean plants was used 3 x 2 factorial scheme (3 models of spray nozzle x 2 application volumes); for the weeds in the common bean crop row and spacing row, the factorial scheme was 3 x 2 x 2 (3 models of spray nozzle x 2 application volumes x 2 weed species); for the soil deposition estimates, the factorial scheme was 3 x 2 x 2 (3 models of spray nozzle x 2 positions (row and spacing row) x 2 application volumes). Were sampled 25 plants for replication in each plot, as much for the common bean plants as current weeds in crop row and spacing row. After application, the plants were immediately collected, and after they had been washed in 100 mL of distilled water for posterior tracer quantification in spectrophotometer. For the quantitative analysis, each random selected plant inside of boom application stripe bar was considered a replication, representing a total of 100 replications. The obtained data had been adjusted a regression curve for Gompertz model. The results had evidenced that: (i) the biggest deposits of spray solution in soil had occurred in the crop spacing row, independent of the... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Spiassi, Ariane. „Bioativiade de Crambe abyssinica Hochst (CRAMBE) sobre Euphorbia heterophylla L. (LEITEIRO), Bidens pilosa L. (PICÃO-PRETO) e Glycine max (L.) Merril (SOJA)“. Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2016. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/240.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2017-05-12T14:47:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ariane Spiassi).pdf: 1569390 bytes, checksum: 114d48d3174f22f398b6fa99d7eb1b93 (MD5) Previous issue date: 2016-02-04
The use of biomass from plants that take part of crop rotation system can become an alternative to reduce the use of herbicides in controlling weeds. So, the objective of this trial was to evaluate plant growth, yield and quality of soybeans seeds cropped under fallow (without straw) and three periods (88, 52 and 25 days) of straw permanence of crambe on soil (Paper 1); to evaluate the effect of crambe dry biomass, equivalent to 0, 4; 10; 16; 22 and 28 t ha-1 on emergence and development of weeds such as wild poinsettia and hairy beggartick species (Paper 2); and to identify secondary compounds of crambe as well as evaluate the bioactivity of hexane extracts, ethyl and methanol acetate on seeds germination and growth of tomato, wild poinsettia,hairy beggartick, and soybeans seedlings (Paper 3). The results have stated that crambe straw did not show negative effects on growth and development of soybean plants. In addition, there was an increased yield for soybeans crop when straw remained 88 days on soil, prior to sowing, which did not interfere negatively on seeds quality. It was observed that weed seeds presented an impaired emergency when exposed to crambe biomass. Wild poinsettia growth did not change with different amounts of biomass. However, hairy beggartick plants had a linear growth decrease when the amount of biomass in crambe increased on soil. It was also observed that each solvent extracted different compounds in a phytochemical screening. Flavonoids were also found out only by ethyl acetate extract and saponin was obtained only by methanol extract. There was high allelopathic effect of extracts concerning hexane, ethyl acetate and methanol of crambe on tomato as a bio-indicator species. The hexane extracts and ethyl acetate also showed inhibitory effect on hairy beggarticks weed and did not have negative effects on soybeans. Finally, this information can contribute to future researches about bioactive compounds isolation in crambe and use them as a possible bio-herbicide alternative to control weeds. Further studies are indicated to isolate and identify possible active molecules present in the extracts. It is also recommended the use of crambe in crop rotation with soybeans as an alternative to reduce emergence of weeds such as wild poinsettia and hairy beggartick.
A utilização da biomassa de plantas que compõem o sistema de rotação de culturas pode tornar-se alternativa para reduzir o uso de herbicidas no controle das plantas invasoras. Assim, objetivou-se avaliar o desenvolvimento das plantas, a produtividade e a qualidade das sementes da soja cultivada sobre pousio (sem palhada) e três períodos (88, 52 e 25 dias) de permanência da palhada de crambe sobre o solo (Artigo 1); avaliar os efeitos da biomassa seca de crambe, equivalente a 0, 4; 10; 16; 22 e 28 t ha-1, sobre a emergência e crescimento das espécies invasoras leiteiro e picão-preto (Artigo 2); identificar compostos secundários de crambe e avaliar a bioatividade dos extratos hexânico, acetato etílico e metanólico sobre a germinação de sementes e o crescimento de plântulas de tomate, leiteiro, picão-preto e soja (Artigo 3). Os resultados expressaram que a palhada de crambe não apresenta efeitos negativos sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas de soja. Além disso, verificou-se maior produtividade para a cultura da soja quando a palhada do crambe permaneceu 88 dias sobre o solo, antecedendo à semeadura não interferindo negativamente sobre a qualidade das sementes. Observou-se que as sementes das plantas invasoras tiveram a emergência prejudicada quando submetidas à biomassa de crambe. O crescimento do leiteiro não sofreu alteração com as diferentes quantidades de biomassa. Contudo, as plantas de picão-preto tiveram redução linear do crescimento quando foi aumentada a quantidade de biomassa do crambe sobre o solo. No screening fitoquímico, observou-se que cada solvente extraiu compostos diferentes. Flavonoides foram encontrados somente no extrato acetato etílico e a saponina apenas no extrato metanoico. Verificou-se elevado efeito alelopático dos extratos hexânico, acetato de etila e metanólico de crambe sobre a espécie bio-indicadora tomate. Os extratos hexânico e acetato etílico também apresentaram efeito inibitório sobre a planta invasora picão-preto e não tiveram efeitos negativos sobre a soja. Por fim, essas informações podem contribuir com pesquisas futuras para isolamento de compostos bioativos de crambe e utilização como possível bio-herbicida para controle alternativo de plantas invasoras. Estudos mais aprofundados são indicados para isolar e identificar possíveis moléculas ativas presentes nos extratos. Também recomenda-se o uso de crambe em rotação de cultura com a soja como alternativa para redução da emergência das plantas invasoras leiteiro e picão-preto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Lucheta, Adriano Reis. „Clonagem e análise do gene codificador da enzima acetolactato sintase (ALS) em Amaranthus quitensis e Bidens pilosa“. Universidade de São Paulo, 2004. http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11144/tde-20181127-161725/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A enzima Acetolactato sintase é a enzima chave na biossíntese dos aminoácidos de cadeia ramificada valina, leucina e isoleucina. A ALS foi identificada como alvo de ação de cinco classes distintas de herbicidas: sulfoniluréias, imidazolinonas, triazolopirimidinas, pirimidil-tiobenzoatos e sulfonilamino-carbonil-triazolinonas. Estes herbicidas vêm sendo intensivamente utilizados no controle de plantas daninhas em diversos países, levando ao surgimento de biótipos resistentes. Até hoje foram observadas 83 espécies resistentes aos herbicidas inibidores da ALS no mundo. Na América do Sul, foram identificadas as espécies Bidens pilosa (picão-preto) e Amaranthus quitensis (caruru), no Brasil e na Argentina, respectivamente. Sementes destas espécies foram coletadas em lavouras de soja para ensaios biológicos e determinação da curva dose-resposta, confirmando a resistência e sensibilidade aos herbicidas inibidores da ALS. A seqüência codificadora do gene da ALS de cinco plantas, dos biótipos resistentes e sensíveis, de ambas as espécies, foi amplificada por PCR, clonada em plasmídeos e seqüenciada. Os resultados mostram que a seqüência codificadora do gene da ALS em A. quitensis é composta por 2010 nucleotídeos tanto nos biótipos resistentes como nos sensíveis. Em B. pilosa, a seqüência dos biótipos resistentes é composta por 1935 nucleotídeos e dos biótipos sensíveis é composta por 1959 nucleotídeos. Foi demonstrado que o fenótipo de resistência em ambas as espécies é determinado pela substituição do aminoácido Triptofano (W), nos biótipos sensíveis, pelo aminoácido Leucina (L), nos biótipos resistentes, na região denominada domínio B. Resultados semelhantes foram descritos em outras espécies. Plasmídeos binários contendo a seqüência codificadora completa da ALS, de biótipos resistentes e sensíveis de A. quitensis e B. pilosa, foram construídos para a transformação de discos foliares de tabaco via Agrobacterium tumefasciens
Acetolactate synthase (ALS) is the key enzyme in the biosynthesis of branched chain amino acids: valine, leucine and isolucine. ALS has been identified as the site of action to five distinct classes of herbicides: sulfonylureas, imidazolinones, triazolopyrimidines, pyrimidinyl thiobenzoates and sulfonylamino-carbonyl-triazolinones. These herbicides have been used intensively to control weed plants in many countries, increasing the appearance of herbicide resistant biotypes. Until today, it has been observed eighty three ALS inhibitors herbicides resistant species in the world. In South America, resistant biotypes of Bidens pilosa (hairy beggarticks) and Amaranthus quitensis(pigweed) were identified in Brazil and Argentina, respectively. Seeds of these species were harvested from soybean fields for bioassays and dose-response curve to confirm resistance and sensitivity to herbicides inhibitors of ALS. The coding region sequence of the ALS gene of five plants from resistant and sensitive biotypes of both species were amplified by PCR, cloned into plasmids and sequenced. The data shows that the A. quitensis coding region of the ALS gene is composed by 2010 nucleotides of both resistant and sensitive biotypes. In B. pilosa, the resistant biotype is composed by 1935 nucleotides and the sensitive one is composed by 1959 nucleotides. It was demonstrated that the resistance phenotype in both species is due to a Tryptophane (W) aminoacid exchange, in the sensitive ecotype, to a Leucine (L) in the resistant one, at the domain B region. Similar results has been described for others resistant species. Binary plasmids were constructed containing the complete codified ALS sequence of A. quitensis and B. pilosa of resistant and sensitive biotypes to transform tobacco leaves by Agrobacterium tumefasciens
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Brito, Ivana Paula Ferraz Santos de [UNESP]. „Sensibilidade de indivíduos e progênies de bidens pilosa e conyza sumatrensis ao amônio glufosinate“. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/146677.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by IVANA PAULA FERRAZ SANTOS DE BRITO null (ivanapaulaf@yahoo.com.br) on 2016-12-12T11:21:38Z No. of bitstreams: 1 Tese_Ivana Paula Ferraz.pdf: 1609743 bytes, checksum: dabfed03ce3dbb1480947a22a52cddcd (MD5)
Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-12-13T12:19:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 brito_ipfs_dr_bot.pdf: 1609743 bytes, checksum: dabfed03ce3dbb1480947a22a52cddcd (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-13T12:19:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 brito_ipfs_dr_bot.pdf: 1609743 bytes, checksum: dabfed03ce3dbb1480947a22a52cddcd (MD5) Previous issue date: 2016-11-11
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A sensibilidade de plantas daninhas a herbicidas frequentemente se apresenta variável, em função de diversos fatores. O herbicida amônio glufosinate tem ação de contato e inibe a atividade da enzima glutamina sintetase, causando dentre outros efeitos, o acúmulo de amônia nos tecidos foliares, sendo esse um bom indicativo da intoxicação das plantas. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi identificar a resposta de plantas de Bidens pilosa e Conyza sumatrensis a diferentes doses do herbicida amônio glufosinate, e a variação da sensibilidade em populações das plantas e de suas progênies ao herbicida. Foram realizados três estudos, todos em casa-de-vegetação e repetidos em diferentes momentos. No primeiro estudo, dois experimentos de dose-resposta foram conduzidos, e foram aplicadas sete diferentes doses do herbicida amônio glufosinate (0, 50, 100, 200, 400, 800, e 1600 g ha-1), com quatro repetições, para cada espécie, sendo realizada análise de amônia e avaliações visuais de fitointoxicação. No segundo estudo, de variação de sensibilidade de B. pilosa e C. sumatrensis ao amônio glufosinate, 44 plantas de B. pilosa e 16 de C. sumatrensis foram aplicadas com a dose de 200 g ha-1 do herbicida, sendo nesse momento a região meristemática e folha mais nova de cada planta protegidas com saco plástico para que não recebessem o herbicida e possibilitasse a manutenção das plantas vivas. Dois dias após a aplicação (DAA) realizou-se a análise do teor de amônia, nas folhas expostas à aplicação, e as folhas protegidas foram mantidas nas plantas para que as mesmas se recuperassem do tratamento e produzissem sementes, utilizadas no estudo de sensibilidade de progênies. Ao atingirem o estádio reprodutivo os botões florais das plantas foram protegidos com sacos de papel para evitar a polinização cruzada e garantir a produção de sementes somente por autofecundação. No terceiro estudo, de variação da sensibilidade das progênies de B. pilosa e C. sumatrensis ao amônio glufosinate, progênies de sete das plantas anteriores foram também tratadas com 200 g ha-1 do amônio glufosinate. Foram quantificados os teores de amônia nos tecidos e porcentagens de controle foram avaliadas visualmente. A amônia foi extraída do tecido foliar fresco das plantas das duas espécies e quantificada por espectrofotometria. Foram realizadas avaliações visuais de controle aos 0, 3, 7, 14 e 21 DAA utilizando-se escala visual de notas variando de 0 a 100%. Os dados obtidos foram analisados pelo teste T e ajustados modelos de regressão não-linear. O estudo de dose-resposta demonstrou que o teor de amônia aumenta de forma assintótica com o aumento da dose do herbicida e que a porcentagem de intoxicação das espécies estudadas também aumenta de modo assintótico com o aumento tanto da dose do herbicida quanto do teor de amônia nos tecidos. O segundo estudo, de variação da sensibilidade, demonstrou haver variabilidade entre indivíduos de uma mesma população sensível ao herbicida, para as duas espécies analisadas; e o terceiro, de estudo das progênies, demonstrou que, para Bidens pilosa, as progênies das plantas com as diferentes capacidades de acumular amônia nos tecidos foram similares em termos de nível de acúmulo; no entanto, no caso de Conyza sumatrensis, as progênies de plantas com maior capacidade em acumulá-la, também exibiram maiores teores internos após o tratamento com glufosinate. Para as duas espécies, a variabilidade dos teores internos de amônia para cada progênie foi bastante alta, suplantando as diferenças médias entre as diferentes progênies, indicando pequena herdabilidade dessa característica.
The sensitivity of weeds to herbicide is often variable, due to several factors. The glufosinate-ammonium is a contact herbicide and inhibits the activity of the glutamine synthetase enzyme causing, among others, ammonia accumulation in the leaves, an indicator of the plants intoxication. The objective of this study was to evaluate the response of Bidens pilosa and Conyza sumatrensis to different doses of glufosinate ammonium and the sensitivity range of the plants and their progenies to the herbicide. Three studies were conducted, all in a greenhouse and repeated at different times. In the first study, two experiments were conducted to examine the dose-response curve, and the treatments were seven different doses of the herbicide glufosinate ammonium (0, 50, 100, 200, 400, 800, and 1600 g ha-1), with four replicates for each specie. In the second study, which examined the sensitivity range of B. pilosa and C. sumatrensis to glufosinate ammonium, 44 B. pilosa plants and 16 C. sumatrensis plants were sprayed with 200 g ha-1 of the herbicide. At the time of spraying, the meristematic region and the youngest leaf of each plant were protected with a plastic bag so that they would not receive the herbicide, thus keeping the plants alive. At two days after treatment (DAT), an analysis of the ammonium content on the sprayed leaves them was conducted. The protected leaves were kept on the plants enabling to recover from herbicide treatment and to produce seeds used to assess the sensitivity of B. pilosa and C. sumatrensis progenies to glufosinate ammonium. When the plants had reached the reproductive stage, the flower buds were covered with paper bags to prevent cross-pollination and guarantee that only self-pollination would take place. In the third study, the sensitivity range of the progeny of B. pilosa and C. sumatrensis to glufosinate ammonium was investigated; in this experiment, the progenies of seven of the previous plants were sprayed with 200 g ha-1 of glufosinate ammonium. It was measured the ammonium contents in the tissues and herbicide injury to plants was visually assessed. Ammonium was extracted from fresh leaf tissue immediately after leaf collection from the two species, and quantified per spectrophotometry. Evaluations of visual injury were conducted at 0, 3, 7, 14, and 21 DAT using a visual scale with grades ranging from 0 to 100%. The data were analyzed for t test (p≤0,05) and adjusted by non-linear regression models. The dose-response study showed that increase in ammonia content is related to the treatments used, being correlated to toxicity in the two species. The second study, the sensitivity variation showed that there was variability among individuals of the same population, for both species. The progenies study demonstrated that, Bidens pilosa, progeny plants with different capacities to accumulate ammonia in the tissues were similar in terms of buildup level; However, for Conyza sumatrensis, progeny plants with the greatest ability to accumulate it also exhibited higher internal levels after treatment with glufosinate. The variability of internal ammonia levels for each progeny was quite high, for both species, surpassing the average differences between different progenies, indicating low heritability of this characteristic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Costa, Ronaldo de Jesus. „Avaliação in vitro do potencial mutagênico de bidens pilosa Liné (picão - preto) e de Mikania glomerata Sprengel (guaco), por meio de ensaio do cometa e teste de micronúcleo“. Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, 2006. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000117284.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O consumo de Bidens pilosa Line (picao-preto) e de Mikania glomerata Sprengel (guaco) na forma de chas ocorre com freqüência na sociedade, principalmente em casos de ictericia e de afeccoes de vias aereas superiores, respectivamente. Para verificar a possível capacidade destas duas plantas de induzir danos ao DNA, foram utilizados o ensaio do cometa (SCGE) e o teste de micronucleo (MN) em celulas metabolizadoras de hepatoma de Ratus norvergicus (HTC), testando-se chas preparados na forma de infuso tanto para guaco (IM) quanto para picao-preto (IB). Testou-se tambem macerado de folhas de guaco em etanol 80% (MM80) e decocto de picao-preto (DB). Para a escolha das concentracoes a serem testadas, considerou-se a dose de ingestao diaria recomendada (IDR) para cada planta. As doses utilizadas de todas as solucoes teste basearam-se em valores de 50, 100 e 200% da IDR. Tambem foi usada a dose de 400% da IDR no caso de MM80, para comparação de resultados. A quantificacao de cumarina em IM e MM80 foi realizada por Cromatografia Liquida de Alta Eficiencia ? UV - CLAEUV. Os dados obtidos pelo teste do cometa demonstraram que ambas as plantas causaram genotoxicidade, na maioria dos tratamentos. Das solucoes testadas em MN, somente IM40 (200% da IDR) induziu mutagenicidade. Os resultados indicaram danos ao DNA mais acentuados para as doses mais altas. Os resultados com o ensaio do cometa tambem sugerem diferenca significativa na composição quimica entre as duas formas extrativas de guaco, diferenca esta confirmada pela cromatografia. Contudo, os efeitos apresentados por IM e MM80 demonstraram nao ter relacao direta com a quantidade de cumarina. No caso do picao-preto, o decocto apresentou genotoxicidade menor do que a infusao, sugerindo tambem distinção na composicao quimica das duas formas de chas desta planta, provavelmente causada pelo tempo prolongado de exposicao a alta temperatura, durante o processo de decoccao. As informações obtidas demonstraram que, mesmo possuindo diversas propriedades terapeuticas, tanto M. glomerata quanto B. pilosa nao estao isentas de induzir efeitos adversos sobre o DNA, o que alerta para a necessidade de cuidados na utilizacao destas plantas como fitoterapicos. A relação dose utilizada/efeito observado sugere, por sua vez, que a ingestao de grandes quantidades de chas destas plantas pode tornar-se prejudicial ao material genetico. A forma de preparo do fitoterapico tambem tem importancia para este efeito. Assim, estudos adicionais se fazem necessarios a fim de esclarecer sobre quais as condicoes de uso que oferecem a melhor relacao beneficio X risco a saude da populacao.
The consumption of Bidens pilosa Line (?picão-preto?) and of Mikania glomerata Sprengel (?guaco?) in the form of teas occurs with frequency in the society, mainly in cases of jaundice and affections of superior respiratory ways, respectively. To verify the potential capacity of these two plants to induce damages to the DNA, the assay of the comet (SCGE) and the test of micronucleus (MN) had been used in hepatic metabolizing cells of Ratus norvergicus (HTC), testing teas prepared in the form of infusion of Mikania glomerata (IM) and Bidens pilosa (IB). It was also tested macerated of leaves of Mikania glomerata in ethanol 80% (MM80) and decoction of Bidens pilosa (DB). For the choice of the concentrations to be tested, it was considered the recommended daily ingestion dose (IDR) for each plant. The doses used of all the solutions test had been based on values of 50, 100 e 200% of the IDR. Also the dose of 400% of the IDR, in the MM80 case, was used for comparison of results. The coumarin quantification in IM and MM80 was carried through High Efficiency Liquid Chromatography - UV - CLAE-UV. The data obtained for the test of the comet had demonstrated that both the plants had caused genotoxicity, in the majority of the treatments. Over all solutions tested in MN, only IM40 (200% of the IDR) induced mutagenicity. The results indicated damages to the DNA more accented for the highest doses. The results with the comet assay also suggest significant difference in the chemical composition between the two extractive forms of Mikania glomerata, difference this confirmed by the chromatography. However, the effects presented by IM and MM80 demonstrated not to have direct relation with the amount of coumarin. In the case of Bidens pilosa, decoction presented lesser genotoxicity of that the infusion, also suggesting distinction in the chemical composition of both forms of teas of this plant, probably caused for the long time of exposition to high temperature during the decoction process. The gotten information demonstrate that, still that possessing diverse therapeutical properties, as much M. glomerata how much B. pilosa can be to induce adverse effects on the DNA, what alert for the necessity of cares in the use of these plants as phytoterapic agents. The relation used dose / observed effect suggests, in turn, that the ingestion of great amounts of teas of these plants can become harmful to the genetic material. The form of preparation of them also is important for this effect. Thus, supplementary studies are necessary in order to clarify on which conditions of use these plants could offer the best relation benefit X risk to the population health.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Armond, Cintia. „Crescimento e marcadores químicos em plantas de Bidens pilosa L. (Asteraceae) tratadas com homeopatia“. Universidade Federal de Viçosa, 2003. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10247.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2017-05-08T11:09:51Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 763246 bytes, checksum: bcbfb279b9ac32dde31e97bfad875f43 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-08T11:09:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 763246 bytes, checksum: bcbfb279b9ac32dde31e97bfad875f43 (MD5) Previous issue date: 2003-02-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Foram avaliados os mecanismos de resposta morfológica, teor de óleo, atividade enzimática de catalase e peroxidase, produção de compostos antimaláricos das raízes e análise da bioeletrografia em plantas de Bidens pilosa L., visando estudar as respostas da experimentação no indivíduo sadio e na patogenesia. As características de crescimento avaliadas foram: altura, número de folhas, número de ramos, número de capítulos, número de folhas arroxeadas, área foliar, área foliar média, SPAD foliar, massa da parte aérea e das raízes fresca e seca e incidência de pulgões e de oídio. No primeiro ensaio, a potência utilizada foi a CH3 e o procedimento, “Duplo cego”, na aplicação dos tratamentos: Alumina, Nitricum acidum, Natrum muriaticum, Calcarea carbonica, Calcarea phosphorica, Sulphur, China, Magnesia carbonica e os controles etanol 70% e água destilada. Os preparados homeopáticos exerceram influência na altura das plantas em função das fases de desenvolvimento; Sulphur e controle etanol 70% promoveram maior altura em relação aos demais tratamentos. As plantas tratadas com China tiveram maior massa fresca foliar em relação ao controle etanol 70% CH3. A menor produção de capítulos foi verificada nas plantas tratadas com Calcarea carbonica e Magnesia carbônica. As plantas tratadas com Calcarea phosphorica provocaram maior incidência de pulgão, enquanto China e Nitricum acidum causaram menor incidência. A atividade enzimática da peroxidase e catalase não foi influenciada pelos preparados homeopáticos. A maior produção de óleo essencial ocorreu nas plantas que receberam Nitricum acidum e o controle água destilada. No segundo ensaio foi avaliada a resposta de Bidens pilosa L., expressa em crescimento, patogenesia, produção de óleo essencial, atividade enzimática catalase/peroxidase, bem como a presença de compostos antimaláricos e bioeletrografias em crescentes dinamizações de China em escala centesimal. Os tratamentos constituíram-se das dinamizações de China C2, C4, C6, C8, C10, C12, C14, C16, C18, C20, C22 e C24 e dos controles etanol 70% e água destilada. As preparações homeopáticas de China influenciaram a massa de parte aérea e a produção de ramos e capítulos florais em função da fase de crescimento. Não houve patogenesia de China, e as plantas mantiveram seu crescimento normal. Quanto à produção de óleo essencial e à atividade enzimática de catalase/peroxidase, não houve diferença entre os tratamentos, porém foi constatado comportamento não-linear entre as crescentes dinamizações de China. Houve alteração no campo eletromagnético registrado nas bioeletrografias retratadas em Bidens pilosa L.
Morphologic trais, oil content, enzymatic activity of catalase and peroxidase, production of antimalarical compounds bio-electrographies in plants of Bidens pilosa L., were studied as of homeopathic solutions. The growth analysis was based on: height, number of leaves, number of branches, number of chapters, number of leaves foliar area foliar SPAD, mass of the aerial part and fresh root incidence of greenflies and oídio incidence. In the first trial CH3 solutions and “double blind”procedure were applied on Alumina, Natrum muriaticum, Calcarea carbonic, Calcarea phosphorica, Sulphur, China, Magnesia carbonic and the controls etanol 70% and distilled water. The homeopathic solutions influenced the height of the plants. Sulphur and etanol 70% promoted higher plants. Plants with China had larger foliar fresh mass in relation to etanol 70% C3. The smallest production of chapters was verified in plants with Calcarea carbonic and Magnesia carbonic. The treated plants with Calcarea phosphorica had larger greenfly incidence while China and Nitricum acidum caused smaller incidence. The treatments did not influence the enzymatic activity of peroxidase and catalase. The largest production of essential oil was in Nitricum acidum treated plants and distilled water. Second trial was set up to determine in Bidens pilosas L.: growth, pathogenesis, production of essential oil, enzymatic activity catalase/peroxidase, the presence of antimalarical compounds and bio-eletrographies implants treated with China C4, C6, C8, C10, C12, C14, C16, C18, C20, C22, C24, and the controls etanol 70% and distilled water. There was influences on mass of aerial part, production of branches and floral chapters. There was no pathogenesic affect of China homeopathic solutions. As far as production of essential oil, enzymatic activity of catalase/peroxidase there was no differences among treatments, however no-linear response was verified.There was alteration in the eletromagnetic field as registered by bio-eletrographies of Bidens pilosa L.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Bücher zum Thema "Picão"

1

Vāṅka, Bahādurabhāī Ja. Picho. Rājakoṭa: Pravīṇa Pustaka Bhaṇḍāra, 1988.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Alegre, Manuel. Pico. [Azores]: Círculo de Amigos da Ilha do Pico, e Presidência do Governo Regional dos Açores, 1998.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Miles, Ellen. Pico. Toronto: Éditions Scholastic, 2009.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Pico Rivera History and Heritage Society (Pico Rivera, Calif.), Hrsg. Pico Rivera. Charleston, SC: Arcadia Pub., 2008.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Alexis, Dormal, Hrsg. Pico Bogue. Paris: Dargaud, 2008.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Pico Rivera History and Heritage Society (Pico Rivera, Calif.), Hrsg. Pico Rivera. Charleston, SC: Arcadia Pub., 2008.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Benthin, Anna. Pico & Columbus. Bindlach: Loewe, 1991.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Munteanu, Ștefan. Arhitectura memoriei: Picto poeme. Bucharest]: Editura Universal Dalsi, 2000.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Friedmann, Silvio Adalberto Codas. La pelota con picho. Asunción, Paraguay: Servi Libro, 2002.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Comolli, Giampiero. Il picco di Adamo. Milano: Baldini&Castoldi, 1999.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Buchteile zum Thema "Picão"

1

Lefebvre, Cedric W., Jay P. Babich, James H. Grendell, James H. Grendell, John E. Heffner, Ronan Thibault, Claude Pichard et al. „PiCCO“. In Encyclopedia of Intensive Care Medicine, 1734–40. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2012. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-00418-6_227.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Gooch, Jan W. „Pico-“. In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 536. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_8718.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Weik, Martin H. „pico“. In Computer Science and Communications Dictionary, 1277. Boston, MA: Springer US, 2000. http://dx.doi.org/10.1007/1-4020-0613-6_14072.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Lefebvre, Cedric W., Jay P. Babich, James H. Grendell, James H. Grendell, John E. Heffner, Ronan Thibault, Claude Pichard et al. „PiCCO Monitor“. In Encyclopedia of Intensive Care Medicine, 1740. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2012. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-00418-6_3245.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Mohl, Werner, P. Simon, Friedl Neumann, C. Punzengruber, W. Schreiner, J. Schuster, C. Spiess et al. „PICSO-Workshop“. In Clinics of CSI, 363–77. Heidelberg: Steinkopff, 1986. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-11328-8_57.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Mutschler, Bela, und Günther Specht. „Pico-Datenbanksysteme“. In Xpert.press, 173–92. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2004. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-18731-5_8.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Bayer, Hans. „Pico-Laser“. In Tattoos und Tattooentfernung, 155–58. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2022. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-62560-6_18.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Dall’Orto, Giovanni. „Pico, Giovanni“. In Who's Who in Gay and Lesbian History, 348–49. 2. Aufl. London: Routledge, 2020. http://dx.doi.org/10.4324/9781003070900-360.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Faxon, David P. „Summary statement — PICSO“. In Clinics of CSI, 379–80. Heidelberg: Steinkopff, 1986. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-11328-8_58.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Howlett, Sophia. „Introduction“. In Re-evaluating Pico, 1–9. Cham: Springer International Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-59581-4_1.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "Picão"

1

Chaiane Renata Grigolo, Marisa de Cacia Oliveira, Juliane Ropelato und Ana Paula Bressiani. „Potencial alelopático de extratos de fisális sobre a germinação de alface e picão-preto“. In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0757.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Santos, Erica Pereira dos, ALISSON JOSÉ EUFRÁSIO DE CARVALHO, CÍCERO TEIXEIRA DA SILVA, WESLEY CAMARGOS ALVES DA SILVA und TAINE TEOTÔNIO TEIXEIRA DA ROCHA. „UTILIZAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DE MANGIFERA INDICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE BIDENS PILOSA“. In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/6817.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: Atualmente o controle de plantas daninhas é comumente realizado através de moléculas químicas, contudo estas podem ser fonte de contaminação para o solo, água, alimentos, além de favorecer o desenvolvimento de genótipos resistentes dessas plantas. O desenvolvimento de novas alternativas de controle de plantas daninhas, que sejam menos agressivos ao meio ambiente e ao ser humano é um desafio para a comunidade científica. Dentre as possibilidades conhecidas, a alelopatia vem ganhando espaço, em virtude da sua eficiência em inibir o desenvolvimento de tais plantas, através da liberação de compostos aleloquímicos, capazes de controlar com efetividade a sua infestação, sem contaminar o meio ambiente. Objetivo: Esse trabalho verificou o potencial alelopático de extrato de folhas de Mangifera indica (mangueira) sobre o desenvolvimento de Bidens pilosa (picão-preto). Material e métodos: Foram conduzidos testes de germinação em laboratório com a utilização do extrato de folhas de mangueira, que foi preparado na proporção de 200g de folhas para 1 litro de água destilada, extrato bruto 100% de onde foram obtidas as concentrações: 75%, 50%, 25% e 0% (controle). Os parâmetros observados foram à porcentagem de germinação, comprimento do sistema radicular (mm) e comprimento da parte aérea (mm). Resultados: Foi observado a diminuição na taxa de germinação, assim como deformações e injúrias na formação dos sistemas meristemáticos primários que vieram a germinar a partir da concentração de 25% do Extrato bruto de folhas de M. indica. Conclusão: A germinação, o comprimento de radícula e a velocidade germinação de B. pilosa são afetadas quando submetidas a presença do extrato aquoso de folhas de M. indica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Zhang, Yihua, Aaron Steele und Marina Blanton. „PICCO“. In the 2013 ACM SIGSAC conference. New York, New York, USA: ACM Press, 2013. http://dx.doi.org/10.1145/2508859.2516752.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Lee, Hung-Chi, Ya Fang Cheng, Szu Yang Cho, Hsien-Hui Tang, Jane Hsu und Chien-Hsiung Chen. „Picgo“. In the 2014 companion publication. New York, New York, USA: ACM Press, 2014. http://dx.doi.org/10.1145/2598784.2602769.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Yohannis, Alfa, Dimitris Kolovos, Antonio García-Domínguez und Carlos Javier Fernández Candel. „Picto web“. In MODELS '22: ACM/IEEE 25th International Conference on Model Driven Engineering Languages and Systems. New York, NY, USA: ACM, 2022. http://dx.doi.org/10.1145/3550356.3559094.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Chittamuru, Sai Vineel Reddy, Ishan G. Thakkar und Sudeep Pasricha. „PICO“. In DAC '16: The 53rd Annual Design Automation Conference 2016. New York, NY, USA: ACM, 2016. http://dx.doi.org/10.1145/2897937.2898063.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Sciancalepore, Savio, und Nicola Zannone. „PICO“. In SAC '22: The 37th ACM/SIGAPP Symposium on Applied Computing. New York, NY, USA: ACM, 2022. http://dx.doi.org/10.1145/3477314.3508379.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Zhou, Changhe. „Pico-microscopy“. In Holography, Diffractive Optics, and Applications X, herausgegeben von Changhe Zhou, Yunlong Sheng und Liangcai Cao. SPIE, 2020. http://dx.doi.org/10.1117/12.2576103.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Hasager, Maj, und Ask Kæreby. „Sounding Pico“. In RE:SOUND 2019 – 8th International Conference on Media Art, Science, and Technology. BCS Learning & Development, 2019. http://dx.doi.org/10.14236/ewic/resound19.13.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Orehov, A. P., und V. I. Averjanov. „Pico-microammeter“. In 1998 4th International Conference on Actual Problems of Electronic Instrument Engineering Proceedings. APEIE-98. IEEE, 1998. http://dx.doi.org/10.1109/apeie.1998.768954.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Berichte der Organisationen zum Thema "Picão"

1

Lippincott, Hugh. PICO Results and Future Plans. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), Januar 2017. http://dx.doi.org/10.2172/1460394.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Simburger, E. J., S. Liu, J. S. Halpine, D. A. Hinkley, D. L. Rumsey, J. Swenson, J. E. Granata und H. Yoo. Pico Satellite Solar Cell Testbed (PSSC Testbed) Design. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, September 2007. http://dx.doi.org/10.21236/ada477782.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

ECKSTEIN, JONATHAN, WILLIAM E. HART und CYNTHIA A. PHILLIPS. PICO: An Object-Oriented Framework for Branch and Bound. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), Dezember 2000. http://dx.doi.org/10.2172/771506.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Knight, Brian, Maria Mercedes Ponce de Leon und Ana Tribin. Crime and Gender Segregation: Evidence from the Bogota "Pico y Genero" Lockdown. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, April 2021. http://dx.doi.org/10.3386/w28686.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Merrill, W. M., K. Sohrabi, G. J. Pottie, W. Kaiser und H. L. Liu. Pico Wireless Integrated Network Sensors (PicoWINS): Investigating the Feasibility of Wireless Tactical Tags. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, Juli 2002. http://dx.doi.org/10.21236/ada404577.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Crisman, Everett E. Semiconductor Selection and Optimization for use in a Laser Induced Pulsed Pico-Second Electromagnetic Source. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, Januar 2000. http://dx.doi.org/10.21236/ada408051.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Salgado, Edgar, und Oscar A. Mitnik. Spatial and Time Spillovers of Driving Restrictions: Causal Evidence from Limas Pico y Placa Policy. Inter-American Development Bank, Dezember 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003849.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Driving restrictions are popular interventions in rapidly urbanizing developing countries. Their relatively inexpensive implementation appeals to the pressing need to reduce traffic congestion and pollution. Their effectiveness however, remains contested. Using high frequency data from the community-based driving directions app Waze, we evaluate the causal effect on traffic congestion of Lima's Pico y Placa driving restriction policy introduced in 2019. We find small improvements in traffic congestion for the policy's directly targeted areas. However, those improvements are offset by time and spatial spillovers in the opposite direction in the aggregate. Speed improved by 2 percent during the early weeks of the intervention, but this effect disappeared 16 weeks after the start of the policy. Moreover, traffic conditions worsened in adjacent areas and in hours outside the time schedule of the policy. In the aggregate, accounting for time and spatial spillovers, a simulation exercise suggests that overall welfare declined by 2 percent, mostly driven by the extensive margin (more roads becoming congested) outside the direct areas and hours targeted by the policy. The policy seems not only to have failed to achieve its intended benefits in terms of congestion, but also probably caused increases in traffic-related pollution. These results highlight the need for policy makers to take into account the overall impacts of driving restrictions policies before implementing them.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Laurence, Ted A. Pico-second laser materials interactions: mechanisms, material lifetime and performance optimization Ted Laurence(14-ERD-014). Office of Scientific and Technical Information (OSTI), Dezember 2016. http://dx.doi.org/10.2172/1341986.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Dioguardi, Mario, Diego Sovereto und Giuseppe Troiano. The Prognostic Role of miR-31 and miR-155 in HNSCC: Protocol. INPLASY - International Platform of Registered Systematic Review and Meta-analysis Protocols, Januar 2022. http://dx.doi.org/10.37766/inplasy2022.1.0119.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Review question / Objective: the PICO question was formulated , in which the following points are identified: Participants (patients with HNSCC), Intervention (altered expression of miR-31 and miR-155 in HNSCC), Control (patients with HNSCC who have low expression of miR-31 and miR-155), Outcome (difference in prognosis of survival among patients with low and high miR-31 and miR-155 expression in HNSCC The PICO question therefore is as follows: Is there a difference in OS (overall Survival) between HNSCC patients with high miR-31 and miR-155 expression versus those with low expression? Condition being studied: Head and Neck Squamous Cell Carcinoma (HNSCC), altered expression of miR-31 and miR-155 tissue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Tsai, I.-Chen, und Ke-Vin Chang. Comparative Effectiveness of Different Exercises for Reducing Pain Intensity in Primary Dysmenorrhea: A Network Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. INPLASY - International Platform of Registered Systematic Review and Meta-analysis Protocols, März 2023. http://dx.doi.org/10.37766/inplasy2023.3.0050.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Review question / Objective: To evaluate the effectiveness of different exercise interventions in reducing pain associated with primary dysmenorrhea in women. Condition being studied: The network meta-analysis adopted the PICO framework (population, intervention, comparison, outcome) with the following specifications: (1) P: female human participants with primary dysmenorrhea; (2) I: exercise interventions; (3) C: control group without intervention or with alternative exercise interventions; and (4) O: alterations in pain intensity. The diagnosis of primary dysmenorrhea can be made using the definition recommended by the American College of Obstetricians and Gynecologists.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie