Zeitschriftenartikel zum Thema „Pesquisa Arquitetura e Design“

Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Pesquisa Arquitetura e Design.

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Pesquisa Arquitetura e Design" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Kowaltowski, Doris, und Daniel Moreira. „As pesquisas sobre o processo de projeto em arquitetura“. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 1, Nr. 1 (02.05.2016): 42–52. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2016v1n1id18495.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo apresenta uma discussão sobre os métodos de projeto em arquitetura com os seguintes objetivos: a) Levantar o históricoda discussão de pesquisa em arquitetura, especificamente sobre o processo de projeto e os métodos de projeto; b) Elencaras orientações apresentadas na literatura que definem o que é pesquisa em arquitetura; c) Identificada a importância histórica eseminal da revista Design Studies, será apresentada uma revisão sistemática dos artigos publicados nos 20 últimos anos da revistae, assim, conhecer as pesquisas disponíveis sobre processo de projeto em arquitetura; e d) Serão elencados os principais autores,temas levantados na revisão sistemática. As questões respondidas são: existem questões urgentes em arquitetura que pedempor respostas? Temos a obrigação de estuda-las? Existe uma agenda de investigação? Podemos identificar instituições, grupos depesquisa ou temas que respondem aos anseios científicos na área? As expectativas das pesquisas em projeto são atendidas pelostrabalhos divulgados em Design Studies? A partir destas respostas surgem indagações particulares ao nosso contexto, como, porexemplo, se a pesquisa em processo de projeto no Brasil é dedicada aos mesmos temas identificadas nos trabalhos do DesignStudies? São questões importantes para a construção do conhecimento em projeto, pois permitem definir quais rumos a pesquisaem arquitetura pode seguir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Carranza, Edite Galote. „Casa Valéria Cirell e o nacional-popular“. PosFAUUSP 21, Nr. 35 (10.09.2014): 118–38. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p118-138.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Decorridos mais de vinte anos da morte da arquiteta italiana, naturalizada brasileira, Achillina di Enrico Bo Bardi (Lina Bo), seu trabalho continua presente e despertando interesse de artistas, arquitetos e pesquisadores, nacionais e internacionais. As recentes exposições “O interior está no exterior”, na Casa de Vidro, de curadoria do suíço Hans Ulrich Obrist, e a “Sesc Pompeia: 30 anos”, com a reedição de “Cidadela da Liberdade: Lina Bo Bardi e o Sesc Pompeia”; os livros “Sutis substâncias da Arquitetura”, de O. Oliveira, decorrente de pesquisa de doutorado sobre a obra da arquiteta, e “Lina por escrito: Textos escolhidos de Lina Bo Bardi”, organizado por S. Rubino e M. Grinover; ou, ainda, o nome da arquiteta citado sete vezes no prefácio de J. M. Montaner ao livro “Brasil: Arquiteturas após 1950” confirmam o interesse e sinalizam que ainda há muito a ser investigado em seu trabalho de crítica, design, cenografia e Arquitetura, repleto de subjetividade artística, ideais e filosofia de fundo. Entre suas obras arquitetônicas, a Casa Valeria Cirell, 1958, em São Paulo, merece atenção especial, embora seja menos lembrada que o Masp ou o Sesc Pompeia, dois exemplos de sucesso de público e crítica. Este artigo tem como objetivo analisar a casa e sua estreita relação com o conceito de nacional-popular, a fim de iluminar o entendimento da obra, a qual é um exemplar de sua Arquitetura alternativa ao status quo, bem como outras atividades da arquiteta, por estarem intimamente relacionadas às transformações socioculturais brasileiras e à “filosofia da práxis” de Antonio Gramsci.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Carolino, Andrea, Heitor De Andrade Silva und Wellington Gomes de Medeiros. „PROCESSOS PROJETUAIS NO DESIGN E NA ARQUITETURA“. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 5, Nr. 3 (22.09.2020): 113–25. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2020v5n3id19879.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Designers e arquitetos são profissionais que enfrentam diariamente a inquietude da constante busca pelas soluções projetuais. Apesar de suas semelhanças teóricas e técnicas existem nuances que diferenciam esses profissionais para desenvolvimento de um projeto. Diante desse contexto, a pesquisa buscou identificar as especificidades dos processos projetuais dos designers e arquitetos que atuam na cidade de Campina Grande – PB, traçando um panorama geral dos métodos mais difundidos de projeto de Design e de Arquitetura por profissionais brasileiros, além de descrever e entender as práticas projetuais encontradas, conhecer os processos projetuais dos designers e dos arquitetos a fim de perceber as diferenças e similaridades entre ambos os projetistas e identificar as variáveis do processo que se destacam como potencialidades no desenvolvimento de projetos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com dois escritórios na referida cidade, selecionado mediante adequação aos critérios propostos no estudo. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: ficha de caracterização, questionário e roteiro de entrevista. A análise dos dados foi baseada nos métodos “análise do conteúdo”, “observação em pesquisas qualitativas” e “o discurso oral culto”. Ao final do estudo constatou-se que embora o ato de projetar seja o cerne das referidas profissões, o modo como é conduzido até o resultado final varia tanto entre as profissões, quanto entre os profissionais da mesma classe. Contudo, também é possível identificar aproximações
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Pereira Filho, Zander Ribeiro, Isabela Castilho Gomes de Souza und Rodrigo Tannus Fonseca. „Reformulação curricular e espacial em um curso de arquitetura e urbanismo“. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (01.07.2021): e021012. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8660009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituo Federal Fluminense (IFF) finalizou em 2020 a reformulação do seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Entre os vários parâmetros avaliados, destaca-se a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), interdisciplinaridade, atualização de conteúdos e reformulação espacial. Diante desse desafio, o objetivo visa apresentar os produtos de duas pesquisas realizadas paralelamente que auxiliaram nessas reformulações. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. A primeira pesquisa desenvolveu um método de análise das disciplinas. A segunda pesquisa propôs uma nova distribuição espacial do pavimento utilizado pelo curso. Os resultados destes trabalhos se entrelaçaram ao processo oficial da reformulação curricular, sendo capaz de influenciar nas tomadas de decisões. As análises da primeira pesquisa colaboraram para a inserção do Building Information Modeling (BIM), Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Design Generativo, Design Paramétrico, Programação Visual, Prototipagem Rápida e Fabricação Digital nas novas disciplinas de Expressão e Representação Gráfica. Contribuíram para a integração de disciplinas com maior relação interdisciplinar. Fizeram com que 31 disciplinas mudassem sua posição na matriz, 37 alterassem seus pré-requisitos, 74 revisassem suas ementas e que 25 se unisse a outras disciplinas, evitando conteúdos sobrepostos. 9 disciplinas se tornaram optativas e 74 atualizaram sua bibliografia. Os produtos da segunda pesquisa, influenciaram na reforma do pavimento do curso, realizadas para atender às novas demandas curriculares. Conclui-se que os produtos destas pesquisas se demonstraram significativos para a mudança curricular do referido curso, sendo capaz, também, de auxiliar em outras reformulações curriculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Pontes, Heloísa, und Nathanael Araújo. „Arte, arquitetura e design“. Proa: Revista de Antropologia e Arte 9, Nr. 2 (15.12.2019): 13–17. http://dx.doi.org/10.20396/proa.v9i2.17349.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O ano de 2019 foi marcado por uma ostensiva marcha contra a ciência e a educação brasileira. O descaso e a omissão do atual governo nos obrigam a começar esse texto chamando atenção para os riscos que a guerra travada contra professores e pesquisadores traz para o presente e o futuro da ciência em nosso país e, por extensão, para a melhoria da qualidade de vida da população e para a ampliação da cidadania. Mas nem tudo foi perdido em 2019. O ano marca também uma década de existência da Proa: Revista de Antropologia e Arte. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, concebida como um fórum de divulgação de pesquisas e, a um só tempo espaço, de formação de futuros cientistas sociais, ela é uma empreitada dos alunos de mestrado e doutorado. Ao longo desses dez anos, a revista se firmou no cenário nacional como uma publicação voltada para o diálogo e o entrelaçamento da antropologia aos aportes teóricos de outras disciplinas na investigação das dinâmicas sociais acopladas às formas expressivas e à produção artística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Dias, Bruno. „SERGIO RODRIGUES, ZANINE CALDAS, LOJA BRANCO&PRETO E LINA BO BARDI - ARQUITETOS/DESIGNERS/ FABRICANTES: AS RELAÇÕES PROJETUAIS ENTRE ARQUITETURA E O DESIGN E AS CARACTERÍSTICAS DE SEUS MÓVEIS“. Arte 21 8, Nr. 1 (04.12.2023): 78–97. http://dx.doi.org/10.62507/a21.v8i1.110.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo aborda o trabalho de profissionais, que permearam entre o desenvolvimento de projetos de arquitetura e de mobiliário e o acompanhamento de sua produção. Estuda-se, de forma conjunta, ambos os projetos, operando com a hipótese de que existem relações entre as soluções adotadas na arquitetura e no mobiliário elaborados pelo mesmo profissional, aborda-se também a forma com que se trabalha com a matéria-prima e as técnicas construtivas. O objetivo geral é demonstrar soluções projetuais adotadas por profissionais, que foram atuantes no campo da arquitetura e do design de móveis e que acompanhavam o processo fabril do mobiliário, comprovando assim conhecimento sobre a matéria-prima e os seus sistemas construtivos. Após pesquisa exploratória, optou-se em abordar os projetos do arquiteto Sergio Rodrigues, Zanine Caldas, arquitetos da loja: Branco&Preto (Jacob Ruchti, Miguel Forte, Plínio Croce, Roberto Aflalo e Carlos Millan) e o trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi. É possível perceber, nas obras desses profissionais, evidências de relações da arquitetura com o mobiliário e o claro conhecimento técnico dos materiais e das técnicas construtivas, utilizadas nos projetos dos móveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Passos, Paula Caroline Schifino Jardim, und Patricia Alejandra Behar. „Metodologia para design de interfaces digitais para educação“. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 9, Nr. 1 (11.04.2013): 01–09. http://dx.doi.org/10.51358/id.v9i1.108.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa apresenta a estruturao de metodologia prpria para o design de interfaces de materiais educacionais digitais. A metodologia Interad proposta com base em pesquisas da rea da Educao combinadas a estudos relativos ao design de interao, a arquitetura da informao e ao planejamento visual. Objetiva-se, dessa forma, atender tanto a aspectos educacionais quanto necessidades tcnicas do projeto promovendo a qualidade do produto final. Alm da pesquisa bibliogrfica dos temas citados, foram ainda levantados dados para a pesquisa por meio de observao participante realizada no Ncleo de Tecnologia Digital Aplicada Educao, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em situaes prticas de projeto. A metodologia foi validada em curso ofertado pela Secretaria de Educao a Distncia (SEAD/UFRGS) onde professores da universidade aplicaram-na em seus projetos de recursos digitais, conforme descreve o presente artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto, und Guilhermo Reis. „A prática de Arquitetura de Informação de websites no Brasil“. Transinformação 20, Nr. 3 (Dezember 2008): 285–307. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862008000300007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O projeto de Arquitetura de Informação é uma das etapas iniciais do projeto de um website, por isso a detecção e correção de erros nessa etapa são mais fáceis e econômicas do que nas etapas seguintes. Porém, para minimizar erros, é necessária, para os projetos de Arquitetura de Informação, uma metodologia que organize o trabalho do profissional e garanta a qualidade do produto final. Foram analisados o perfil do profissional que trabalha com Arquitetura de Informação no Brasil (pesquisa quantitativa por meio de um questionário on-line) e as dificuldades, técnicas e metodologias encontradas nos seus projetos (pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com apoio da abordagem do Sense-Making). Conclui-se que as metodologias de projetos de Arquitetura de Informação precisam evoluir na adoção das abordagens de Design Centrado no Usuário e nas formas de avaliar seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Victorio, Evandra, und Doris Kowaltowski. „O JOGO E OS PICTOGRAMAS DE CONCEITOS DE CIRCULAÇÃO COMO APOIO AO PROCESSO DE PROJETO DE ARQUITETURA“. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 7, Nr. 3 (28.09.2022): 60–74. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2022v7n3id29100.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As discussões sobre as questões de circulação em espaços do ambiente construído fazem parte do processo de projeto em arquitetura. A presente pesquisa, de natureza exploratória, aborda questões de circulação na arquitetura e a maneira como os conceitos de organização, funcionalidade, hierarquia e orientabilidade, representados graficamente de forma visual e padronizada, em uma família de pictogramas, podem contribuir para apoiar o processo de projeto na etapa de síntese do pensamento em projeto (Design Thinking). A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta, em forma de jogo do tipo analógico, de apoio ao ensino-aprendizagem em arquitetura, em disciplinas de projetos. Para verificar a eficácia da ferramenta de ensino, foram desenvolvidas, como o apoio dela, atividades em sala de aula junto a estudantes de arquitetura. A pesquisa traz a transposição dos pictogramas – como conteúdo informativo e gráfico – para a composição das cartas Conceito e das cartelas de Caminho; o desenvolvimento do jogo Conceito & Ideação e de seu manual de instrução; e o resultado da própria aplicação do jogo em sala de aula. Nossa hipótese é que o jogo, com seu conteúdo informacional traduzido em linguagem gráfica, pode estimular, ainda no contexto de aprendizagem do processo de projeto em arquitetura, práticas que fomentem a discussão sobre formas de resolver problemas de projeto e para uma melhor estruturação do sistema de circulação em arquitetura. Como resultado, a atividade do jogo demostrou ser favorável como instrumento de ensino das questões de circulação em arquitetura de forma lúdica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Dos Santos, Diana A. B., und Luiz Agner. „ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA:“. Ergodesign & HCI 4, Nr. 1 (30.06.2016): 55. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v4i1.61.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Arquitetura de informação; Taxonomia; Jornalismo digital; Ergodesign. Este trabalho objetivou contribuir para o desenvolvimentoda produção científica relacionada ao tema da usabilidade do design jornalístico na internet. A pesquisa analisou a Arquitetura de Informação do website carioca O Dia, investigando o modelo mental dos leitores-usuários quanto à organização e ao agrupamento de informações. O método e as técnicas de avaliação empregadas são provenientes das disciplinas que abordam a arquitetura de informação, ergodesign e a experiência do usuário (UX), por isso o texto dedica grande parte da sua atenção à descrição da técnica de card sorting ea sua análise. A pesquisa encontrou problemas na taxonomia do site do jornal O Dia, quanto à localização e recuperação das informações. Identificaram-se falta de clareza nos rótulos do website, ambiguidades einconsistências. Este trabalho pôde verificar que a elaboração inadequada da Arquitetura de Informação em sites jornalísticos pode influenciar negativamente a busca e a recuperação da informação por seus usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Dantas, Denise, Cristiane Aun Bertoldi und Cibele Haddad Taralli. „Materiais e criação em design e arquitetura: compartilhando experiências para a economia criativa“. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 24, Nr. 42 (28.04.2017): 110. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i42p110-126.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Entre 5 e 23 de setembro de 2016 a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo sediou o evento Materiais e Criação em Design e Arquitetura: compartilhando experiências para a economia criativa. Este evento foi organizado em parceria entre o LabDesign FAU USP e o Materiali e Design, do Politecnico di Milano, como parte das atividades do projeto Pesquisa em materiais e inovação para aplicação nas indústrias criativas nos campos do design e da arquitetura: a experiência do Politecnico di Milano trazida para o contexto brasileiro. As atividades contaram com a presença da Profa. Dra. Barbara Del Curto, docente e pesquisadora na área de materiais para o design e coordenadora do acervo Materiali e Design, materioteca na mesma instituição em funcionamento desde o ano 2000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Johann, Diane, und Tarcisio Oliveira. „A História da Arte no Processo Formativo dos Estudantes de Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design“. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade 15, Nr. 3 (26.09.2022): 367–74. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v15.n3.367-374.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A história da arte é bastante ampla e complexa, pois acompanha todo o desenvolvimento da humanidade desde a pré-história até a contemporaneidade, dividida em períodos, retrata as várias formas de produção artística de inúmeras civilizações ao longo da história. A intenção da pesquisa é investigar como os estudantes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, percebem a história da arte em seu percurso formativo. Metodologicamente a pesquisa estrutura-se por um campo conceitual obtido mediante, pesquisa documental e bibliográfica e estudo de caso através da aplicação de um questionário aos alunos regularmente matriculados nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. A história da arte é considerada um campo do conhecimento, envolvendo diversas formas de expressão artística que visam expressar emoções, ideias e visões de mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

De Vasconselos, Tássia Borges, und David Sperling. „Um panorama da utilização dos ambientes digitais no ensino de arquitetura frente aos níveis de computabilidade: Revisão a partir dos Congressos Graphica (2005-2017)“. Revista Geometria Gráfica 4, Nr. 1 (19.05.2020): 94. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2020.245790.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo, versão ampliada de trabalho apresentado no Graphica 2019, apresenta resultados parciais de pesquisa em nível de doutorado acerca da apropriação de tecnologias de representação gráfica e design digital no ensino de arquitetura no contexto brasileiro. Este estudo toma como referências as sistematizações estabelecidas por Oxman (2006) sobre a interação entre o projetista e a representação de um objeto concebido com auxílio de ambiente digital, e as que realizou posteriormente Kotnik (2010) sobre os níveis de computabilidade no processo de projeto. Assim, foi estruturada uma pesquisa correlacional, que busca a sistematização do cenário a partir de dois conjuntos de dados. O primeiro focado em compreender aspectos inerentes aos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, e o segundo a partir da classificação de práticas didáticas selecionadas por meio de uma revisão sistemática baseada em handsearching. Apresenta como resultado dados e reflexões sobre as práticas de design digital no ensino em Arquitetura relatadas nos Congressos Graphica no período de 2005 a 2017.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Ribeiro dos Santos, Luciene, Bruna Ferreira Montuori, Gabriel Dozzi Gutierrez, Amanda Beatriz Palma de Carvalho und Viviane Mattos Nicoletti. „A construção de um discurso de alteridade e o papel social do design por meio da disciplina “O Design Posto em Questão”“. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 26, Nr. 49 (12.12.2019): e146103. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2019.146103.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem como objetivo apresentar o impacto social que a disciplina O Design Posto em Questão, ministrada pela Professora Dra. Maria Cecilia Loschiavo dos Santos no curso de pós-graduação em Design da FAU-USP, tem provocado no desenvolvimento de pesquisas de mestrado e doutorado e em projetos de pesquisa que visam o processo seletivo de pós-graduação − por meio da construção de uma perspectiva de alteridade e de relevância dada ao papel social do design −, durante as discussões e debates realizados em sala. Este artigo, escrito por alunos que participaram da disciplina, e que recentemente defenderam suas pesquisas de mestrado na área de Design e Arquitetura, pretende abordar a bibliografia selecionada para leitura, com menção a alguns seminários e debates ocorridos em aula, a fim de demonstrar como o curso tem auxiliado no reconhecimento do papel social do design em pesquisas de diferentes temas, desconstruindo, ao mesmo tempo, conceitos e questões sociais relativas a este campo do conhecimento, em busca de um olhar de valorização e recognição sobre o outro, para quem se destina a pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Pires, Janice De Freitas, und Brunna Pereira de Oliveira. „BIOMIMÉTICA E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: ABORDAGEM INTEGRADA AO PROCESSO PROJETUAL EM ARQUITETURA“. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 10 (09.08.2021): 180. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v10e02021180-192.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo está vinculado ao um projeto de pesquisa que trata da construção de referenciais didáticos para a adoção de técnicas de modelagem paramétrica e fabricação digital de superfícies complexas da arquitetura, por meio do estudo sobre o emprego de tais geometrias na prática profissional. Nesse contexto, identifica-se a abordagem da Biomimética como potencializadora à exploração de tais geometrias complexas na arquitetura. Tendo-se esta ciência como base, identificam-se as suas relações com a metodologia projetual, soluções arquitetônicas, os conceitos de arquitetura Tectônica e Estereotômica e a representação gráfica, a partir da leitura de artigos e fontes bibliográficas. A sistematização das relações reconhecidas visa subsidiar um processo de revisão acerca da potencialidade da estruturação desses saberes à ação projetual. Dessa maneira, o estudo configura-se como uma primeira abordagem de pesquisa com intuito de avançar na proposição e aplicação de atividades que promovam momentos didáticos de investigação das geometrias complexas da arquitetura, em especial as da natureza, e a sua representação por modelagem paramétrica e fabricação digital, o que auxiliará os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo a se apropriarem dessas novas soluções e abordagens contemporâneas de design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Garcez, Letícia Vasconcelos Morais, Patrícia Ribeiro und Juliano Pereira. „DA TEORIA À PRÁTICA DOS ESCRITÓRIOS: APROXIMAÇÕES E SINGULARIDADES PROJETUAIS EM ARQUITETURA E DESIGN“. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 2, Nr. 3 (18.12.2017): 93–107. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2017v2n3id16573.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A similaridade teórica, técnica, prática e metodológica que permeia a Arquitetura e o Design se apoia no fato de ambas utilizarem seus conhecimentos para ordenar e configurar soluções projetuais. O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado, intitulada “Investigação sobre aproximações e singularidades nos métodos e processos de projeto em arquitetura e design: da teoria à prática dos escritórios”, cujo objetivo é abordar as questões de metodologia de projeto da Arquitetura e do Design, identificando situações de aproximações e singularidades em seus contextos teóricos e práticos. Para verificar as interlocuções entre as duas áreas, especialmente na prática profissional, foram realizadas investigações de caráter qualitativo, guiadas por questionários que foram aplicados em escritórios ativos no mercado brasileiro. Tais escritórios foram selecionados e classificados em três categorias, conforme o campo de atuação: desenvolvimento de projetos de arquitetura, desenvolvimento de projetos de design e por fim, escritórios que desenvolvem tanto projetos de arquitetura, quanto de design. Foram realizadas análises comparativas acerca dos métodos e processos de projetos utilizados a fim de verificar se na prática profissional existem realmente interlocuções dos métodos de criação dos projetos. Acredita-se que estas investigações apontam um panorama da formação do projetista, bem como o seu processo de projetar. A relevância deste estudo se afirma no fato de que, embora existam literaturas específicas sobre metodologia de projeto de Arquitetura e metodologias de Design, ambos apresentam similaridades em seus processos de projeto, sejam elas através da utilização das mesmas etapas e sequências ou das técnicas empregadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Silva, Nathália Britto Pinheiro da, Fernando Luiz Vechiato und Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti. „Encontrabilidade da Informação no ambiente Technology, Entertainment and Design“. Informação & Informação 22, Nr. 2 (29.10.2017): 481. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p481.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: A disseminação e o compartilhamento da informação e conhecimento são o principal objetivo dos ambientes informacionais digitais, como a organização Technology, Entertainment and Design (TED), que tem o propósito de divulgar as palestras que são gravadas, as quais abordam diversos assuntos em formato de vídeo digital. Considerando a relevância desse ambiente, torna-se importante refletir a respeito da Encontrabilidade da Informação disponível, com a intenção de compreender se a sua Arquitetura da Informação contempla atributos que facilitam a localização, o acesso, o uso e a apropriação da informação pelos usuários. Objetivo: Assim, os objetivos desta pesquisa foram avaliar a Encontrabilidade da Informação no ambiente informacional digital TED a partir dos seus atributos e analisar os resultados à luz das dimensões da Arquitetura da Informação, os quais são o conteúdo, o contexto e o usuário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa e com a utilização de observação participante. Resultados: Os resultados revelam que os atributos de Encontrabilidade da Informação presentes no TED indicam consonância com a missão organizacional e proporcionam a interação do sujeito informacional com a interface. Conclusões: A ausência de alguns atributos pode comprometer a apropriação da informação pelos sujeitos informacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Grossman, Elio, Inesita S. Araújo und Tania C. Araújo-Jorge. „O design e a promoção da saúde nos laboratórios de pesquisa da Fiocruz“. História, Ciências, Saúde-Manguinhos 16, Nr. 2 (Juni 2009): 377–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702009000200006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Discute a relação entre os objetos e os ambientes físicos destinados à pesquisa e à promoção da saúde. Analisa o ambiente físico dos laboratórios de pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) à luz de princípios da promoção da saúde como ampliação do conceito de saúde, e também a participação dos atores no processo decisório relativo aos espaços de saúde e envolvimento de diferentes disciplinas no planejamento desses ambientes. Encontra a estreita relação entre design, arquitetura e promoção da saúde ao longo da história da Fiocruz e apresenta depoimentos colhidos na oficina de trabalho denominada Espaço, Criação e Alegria, instrumento de sensibilização, participação e escuta dos usuários de ambientes laboratoriais, desenvolvido e aperfeiçoado no IOC/Fiocruz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Mattana, Leticia, João Carlos Souza, Andrea Holz Pfützenreuter und Anna Freitas Portela de Souza Pimenta. „Interações da tectônica no ensino de projeto de arquitetura“. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (01.02.2021): e021008. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8658502.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Considerando a interdisciplinaridade proposta nos ateliês de projeto de arquitetura, um dos temas desafiadores para professores e estudantes é a abordagem da tectônica no ensino de projeto arquitetônico. Este trabalho tem como objetivo compreender as necessidades, expectativas e demandas da tectônica em um ateliê de projeto de arquitetura de um curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com proposição de solução para a demanda exposta, adotando a abordagem do design thinking. Para a coleta de dados, optou-se pelas técnicas de observação participante, entrevistas dirigidas e aplicação do mapa de empatia, sendo a análise de dados documental, caracterizando uma pesquisa qualitativa. Os resultados demonstram que as três principais demandas da tectônica em ateliê de projeto de arquitetura estão relacionadas aos conteúdos de concepção estrutural, entendimento sobre contenções estruturais e sobre qual a melhor solução técnica para cada projeto. Como contribuição, foi elaborado um protótipo em ambiente de aprendizagem virtual, que contemplou conteúdos sobre os principais temas solicitados pelo público-alvo da pesquisa. A solução incentiva a autonomia e proatividade dos estudantes na busca pelo conhecimento, reduz a competitividade, promove a comunicação e compartilhamento de conhecimentos entre estudantes e professores, minimizando as dificuldades relatadas no ateliê de projeto de arquitetura envolvendo a tectônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Paoliello, Carla, Adilson Teles, Ana Luisa Neiva, Bruna Soares, Lilian Peres, Roberta Grillo und Raissa Bonfim. „Grupo DesIgN OX: uma experiência inicial“. Rem: Revista Escola de Minas 60, Nr. 1 (März 2007): 191–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000100029.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Cresce, no Brasil, a busca por novas técnicas para o desenvolvimento de novos produtos, visando à eficiência construtiva e funcional, além da conseqüente economia advinda dessas inovações. Esse panorama conduz ao inevitável surgimento de novos grupos de pesquisa em nosso país. Desta maneira, apresenta-se, nesse trabalho, a experiência do projeto de pesquisa denominado DesIgN OX, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG. Os principais objetivos e desafios para a equipe que desenvolveu essa pesquisa eram: disseminar a prática do design junto às indústrias de produtos em aço inox da região do Vale do Aço, ressaltando seu potencial e limitações, criar um novo campo de atuação para os alunos do curso e viabilizar o crescimento das empresas parceiras locais. Apresentar a metodologia usada, os resultados conseguidos e avaliar as dificuldades enfrentadas também são objetivos desse artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Camargo, Diogo Luiz Quixabeira, und Katly Lohanne Lopes Pereira. „Utilização de bambu como elemento sustentável na arquitetura e construção civil: uma revisão bibliográfica“. Engineering Sciences 9, Nr. 2 (02.10.2021): 163–73. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.002.0014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Devido ao aumento populacional, a construção civil tem intensificado a exploração de recursos naturais, impactando de forma significativa o meio ambiente, surgindo, então, a necessidade de encontrar meios alternativos para a minimização dos impactos. Dentre as muitas técnicas e elementos construtivos sustentáveis que surgiram, destaca-se o uso do bambu, uma matéria renovável, não necessitando de replantio, é livre de corrosão ou ferrugem, tornando-se um elemento estrutural atraente. Frente ao exposto, a presente pesquisa objetivou realizar um levantamento de dados de modo a caracterizar a utilização do bambu como elemento sustentável para a arquitetura e construção civil, ressaltando seus benefícios através de pesquisas já publicadas que tratem da temática. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica. Encontrou-se diversas pesquisas que evidenciam a ampla utilização do bambu como elemento construtivo e arquitetônico, podendo ser utilizado em pilares, vigas, armação para vigas, lajes, pisos, paredes, telhados, telhas, e até mesmo mobílias, sendo o bambu um material de grande resistência à compressão e baixo peso, podendo substituir o aço em várias técnicas construtivas. Apesar disso, o material não é muito utilizando no Brasil, surgindo a necessidade de novas pesquisas e obras que ressaltem a importância do bambu para o futuro da construção sustentável. A arquitetura, por se tratar de uma área voltada para a construção de obras harmônicas, e com design atraente, pode e deve buscar utilizar o bambu como elemento construtivo. Conclui-se que a metodologia utilizada na presente pesquisa se mostrou satisfatória, permitindo considerar que o bambu é uma alternativa sustentável, viável e com um alto custo x benefício para diversas construções civis, podendo ser utilizada em uma ampla quantidade de elementos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Mendes, Ludmila Cardoso Fagundes, und Roberta Vieira Gonçalves de Souza. „Indicadores que interpretam fatores humanos na arquitetura hospitalar“. Gestão & Tecnologia de Projetos 19, Nr. 1 (13.06.2024): 125–47. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v19i1.209924.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Teoria do Design de Suporte (TDS) e o Design Baseado em Evidências (DBE) apresentam componentes para reduzir o estresse e promover o bem-estar em ambientes hospitalares. Esta pesquisa buscou analisar indicadores relativos a fatores humanos em um hospital, através da investigação da TDS e do DBE. A finalidade das edificações hospitalares justifica analisar a abordagem de indicadores de bem-estar nas publicações do Ministério da Saúde e nos sistemas de certificação de edifícios. O método incluiu a identificação e seleção dos indicadores mais relevantes; aplicação destes em um estudo de caso e proposição para preenchimento de lacunas identificadas na avaliação dos indicadores. Foram identificados 22 indicadores de bem-estar. Destes, 5 foram selecionados para análise no centro de terapia intensiva e nas áreas comuns de um hospital: controle individual da iluminação artificial; áreas de estar, descanso e copa para funcionários; áreas ou jardins para convivência; vistas de qualidade e disponibilidade de luz do dia. O estudo de caso atendeu plenamente a 40% (controle individual da iluminação natural e vistas de qualidade), parcialmente a 40% (áreas de estar, descanso e copa para funcionários e áreas ou jardins para convivência), e não atendeu a 20% dos indicadores selecionados (disponibilidade de luz do dia). Acredita-se que as principais barreiras para aplicar os indicadores de bem-estar estejam associadas à concepção arquitetônica e ao local de implantação dos estabelecimentos. A pesquisa mostrou a relevância de programas de necessidades para edificações hospitalares que extrapolem as exigências da RDC50/2002.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Zuanon, Rachel, Gilbertto Prado und Cláudio Lima Ferreira. „Transdisciplinaridades“. DAT Journal 1, Nr. 2 (27.12.2016): 1. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v1i2.36.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta edição do periódico DATJournal marca os 10 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, da Universidade Anhembi Morumbi, que tem duas linhas de pesquisa: Teoria, História e Crítica do Design/Design: Meios Interativos e Emergentes. Neste número, o objetivo é a divulgação do estado da arte da pesquisa relacionada a Materiais, Processos de Fabricação/Design, além de debater sobre as questões que envolvem a interdisciplinaridade entre Design, Arquitetura, Engenharia e processos de fabricação. Esta publicação é organizada por Rachel Zuanon, Gilbertto Prado e Cláudio Lima Ferreira, compartilha visões de pesquisadores e profissionais da área através de treze artigos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Veiga, Ana Cecilia Nascimento Rocha, und Paulo Roberto Pereira Andery. „Gestão do processo de design de arquitetura efêmera em museus“. Ambiente Construído 14, Nr. 4 (Dezember 2014): 201–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212014000400014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A gestão de empreendimentos de museus e espaços museográficos têm crescido em complexidade, particularmente na sua fase de concepção. Contribui para isso o reduzido ciclo de vida dos empreendimentos, a arquitetura efêmera, que supõe pouco tempo para projetação, execução e montagem. Soma-se a mudança de significado que os espaços museográficos tiveram em anos recentes, com a interação entre acervo, ambiente construído e público, gerando um briefing mais dinâmico e complexo. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta, de maneira sintética, um modelo de referência para o processo de projeto de espaços museográficos. Nesse modelo são estabelecidas fases para o processo de projeto e seus produtos, priorizando os conceitos de projeto integrado. O termo de referência assume um núcleo de coordenação, formado por três agentes variáveis de acordo com a natureza do projeto. Por meio do método de pesquisa- ação, o modelo foi implementado e validado no projeto de um museu universitário. Os resultados da implementação são discutidos, e apontam para o fato de que os mecanismos de colaboração e comunicação durante o processo de projeto e a adoção dos princípios de projeto integrado, são fundamentais para o sucesso da implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Costa, Robson Xavier da. „A arquitetura e o habitus no museu paisagem de arte contemporânea (MPAC)“. Revista Visuais 8, Nr. 2 (06.12.2022): 48–62. http://dx.doi.org/10.20396/visuais.v8i2.17422.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo das relações entre os públicos, a arquitetura e a expografia de museus paisagens de arte contemporânea (MPACs) são fundamentais para os projetos de curadoria e design de exposições nesses espaços. O objetivo deste ensaio teórico é problematizar as relações entre a arquitetura da arte e a interação com os públicos nos MPACs. Partimos dos conceitos de Habitus (Bourdieu, [1966]2007), caixa arquitetônica (Cruz Pinto, 2007) e museu ativo (Montaner, 1995), utilizando a pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica. Concluímos que o diálogo entre a arquitetura da arte, o parque/jardim, as exposições de arte e os públicos em MPACs tem de estar permanentemente presentes, desde a concepção inicial do museu, até as modificações cotidianas por ocasião das montagens e desmontagens de exposições temporárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Barreto Bogo, Marc, und Mariana Braga Clemente. „semiótica de Greimas na pesquisa brasileira em Design e Moda“. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 5, Nr. 1 (01.02.2021): 14–37. http://dx.doi.org/10.5965/25944630512021014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Semiótica de linha francesa desenvolvida por A. J. Greimas e seus colaboradores tem como um de seus princípios colocar-se a serviço das outras ciências sociais e humanas. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e entender como a arquitetura conceitual da teoria semiótica de Greimas é usada nas pesquisas das áreas de Design e Moda no Brasil. Nosso corpus de pesquisa são as teses e dissertações defendidas até o ano de 2019 em 25 programas de pós-graduação dessas áreas, filtradas segundo o uso ou menção de autores do campo da teoria semiótica francesa. O problema foi compreender se e como a Semiótica de Greimas apresenta-se em interdisciplinaridade com as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Design e Moda brasileiros. De um universo total de 2.854 teses e dissertações disponíveis nos bancos de dados online, encontramos 90 trabalhos que fazem uso da Semiótica de Greimas. Partindo da oposição entre os modos do fazer científico por triagem ou por mistura, identificamos nos resultados localizados uma tipologia das relações entre disciplinas, que podem se dar tanto como operações de separação ou de comparação (lógicas de triagem), quanto como operações de combinação ou de indiferenciação (lógicas de mistura). No geral, encontramos uma quantidade maior de trabalhos pertencentes à lógica da mistura do que à lógica da triagem, o que evidencia a própria natureza interdisciplinar das áreas de Design, Moda e Semiótica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Matias, Iraldo Alberto Alves, und Leovitor Nobuyuki dos Santos. „Muito além de uma “Bauhaus Soviética”“. Cadernos Cemarx, Nr. 7 (06.02.2015): 39–54. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v0i7.10880.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo a seguir trata sobre o desenvolvimento histórico e social da experiência soviética, desenvolvida na década de 1920, da escola de arte, arquitetura e design: o Vkhutemas/Vkhutein, sob a perspectiva construtivista/produtivista, principal vanguarda artística soviética. Teve-se como princípio de pesquisa trazer a tona para a área do design esse tema - esquecido pela mesma – incentivando a pesquisa e o conhecimento acerca da experiência projetual e política desenvolvida durante seu período de existência e repleta de contribuições teóricas e práticas para as mais diversas áreas do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Mendonça, Rafaela Nunes, und Simone Barbosa Villa. „Apartamento mínimo contemporâneo: desenvolvimento do conceito de uso como chave para obtenção de sua qualidade“. Ambiente Construído 16, Nr. 4 (Dezember 2016): 251–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212016000400117.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O fenômeno da minimização de apartamentos é uma realidade vista em um número expressivo de imóveis comercializados no Brasil, apresentando soluções de projeto insatisfatórias e pouco adequadas às questões referentes aos modos de morar da atualidade. Por isso, é fundamental analisar esses espaços, buscando formas de atenuar tais problemas, por meio do entendimento dos usos. Este artigo é parte integrante da pesquisa de mestrado "Apartamentos mínimos contemporâneos: análises e reflexões para obtenção de sua qualidade" desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Tem por objetivo principal analisar as inadequações geradas pela minimização dos apartamentos e seus efeitos sobre os modos de morar, e sugerir que a relação mais intensa entre o design e a arquitetura possa nortear a melhoria da qualidade funcional desses espaços. Para tanto, este artigo mantém seu foco nos aspectos de desempenho do conceito de uso, que vão desde os elementos arquitetônicos que formam o espaço até as atividades realizadas no ambiente doméstico e suas sobreposições. Foram obtidas análises que permitiram visualizar o desempenho e o papel do conceito de uso, percebendo que a habitação e seu conjunto de mobiliário e equipamentos fazem parte de um processo variável e dinâmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Nisenbaum, Marcio, und Jose Ripper Kos. „O DESAFIO DO CONCEITO DE PERFORMANCE NO CAMPO DA SUSTENTABILIDADE E DO DESIGN COMPUTACIONAL“. Gestão & Tecnologia de Projetos 12, Nr. 3 (22.11.2017): 77. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i3.134314.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo discute o conceito de performance e sua apropriação nas áreas de pesquisa relacionadas à sustentabilidade e ao design computacional, enfocando os processos projetuais dos campos da arquitetura e do urbanismo. Recentemente, termos como “design orientado pela performance” ou “arquitetura orientada pela performance”, sobretudo quando relacionados à sustentabilidade, têm figurado no vocabulário de autores e profissionais na busca por diretrizes de projeto baseadas em processos de simulação e uso sistemático de ferramentas digitais. Nesse contexto, a noção de performance tem sido compreendida principalmente como sinônimo de desempenho, alinhando-se a discursos contemporâneos de eficiência e otimização – considera-se, nessas circunstâncias, que um edifício ou um recorte urbano “performa” quando atende a determinados critérios objetivos de avaliação de sustentabilidade, reduzida a parâmetros matemáticos. Pretende-se neste artigo justamente ampliar essa visão a partir de novas interpretações teóricas, recorrendo à investigação etimológica, pesquisa histórica e revisão de literatura, com base em autores de diferentes áreas e no estudo de caso da competição acadêmica de casas solares, o Solar Decathlon. Espera-se que essa análise inicial contribua para a emergência de novas formas de entendimento do conceito de performance, relativizando a noção de “corpo” que “performa” em diferentes vieses, potencializando assim sua apropriação e utilização no campo da sustentabilidade e do design computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Curcio, Gustavo Orlando Fudaba, und Maria Cecília Loschiavo dos Santos. „Móvel popular: design para a nova classe média“. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 24, Nr. 42 (28.04.2017): 74. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i42p74-87.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho traz uma avaliação da capacidade de atuação de arquitetos e designers na escolha, distribuição e articulação dos objetos no ambiente da habitação popular no Brasil. Tem-se como grupo social alvo da pesquisa a Nova Classe Média Brasileira. Diante da impossibilidade de contratação dos serviços de um arquiteto ou designer de interiores, seja por falta de capital, seja por questão cultural, a Nova Classe Média, maior consumidora do país, acaba por escolher e comprar objetos e mobiliário doméstico sem o auxílio de um profissional da área. Esse processo empírico de escolha resulta em arranjos ineficazes que dificultam a circulação no espaço e acabam por prejudicar a qualidade de vida dessas famílias. Neste artigo, apresenta-se uma análise do processo de concepção, edição e estratégia de veiculação de revista popular de arquitetura e design pioneira no país, lançada em 2010. Unidades habitacionais do programa federal de produção de moradias Minha Casa, Minha Vida foram usadas como modelos de laboratório no decorrer da investigação. Comunicação, adaptação de linguagem, conceito de produção de conteúdo de arquitetura, design, reforma e construção para a Nova Classe Média e seus efeitos integram os resultados deste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Cunha, Natalia Maira, und Ruan Igor Mendonça Diniz. „Arquitetura narrativa e level design: análise em The Witcher III: Wild Hunt (2015)“. Research, Society and Development 12, Nr. 9 (25.09.2023): e12412943328. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i9.43328.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho tem por objetivo investigar a relevância da arquitetura para o level design em jogos virtuais, tomando como objeto de estudo o jogo The Witcher III: Wild Hunt (2015). Para a construção de um edifício é preciso realizar o levantamento de necessidades, planejamento e organização de recursos a fim de atender as expectativas dos usuários. No desenvolvimento de cenários de videogames, é imperioso replicar tais esforços adaptando-os ao mundo virtual para facilitar a conexão do jogador para com o jogo. Para analisar como essas técnicas são aplicadas no ambiente virtual e os seus resultados, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica embasado em autores de ambas as áreas, arquitetura e game design. O estudo se desenvolveu através da explanação de ideias de um ramo e encontro da mesma à pensamento similar noutra área. Por meio deste exame, conclui-se que a adoção de tais ideias em The Witcher III: Wild Hunt (2015) simplifica o processo de compreensão de objetivos, locomoção e imersão do usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Neves, Letícia de Oliveira, und Regina Coeli Ruschel. „O desempenho em foco“. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, Nr. 4 (01.12.2018): 259–61. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i4.8654031.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O quarto número do Volume 9 de 2018 da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção congrega artigos submetidos em fluxo contínuo, abrangendo a temática do desempenho das edificações no ambiente construído. Os artigos originais e de comunicação foram desenvolvidos por pesquisadores dos estados brasileiros de – Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo - e também do exterior - Suécia. As instituições de ensino e pesquisa envolvidas nos estudos apresentados são: Faculdades Integradas de Patos, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Lund University, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As áreas de formação dos autores concentram-se em Arquitetura e Urbanismo, na maioria, interagindo com Biólogo, Design de Interiores, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Civil. As temáticas de desempenho desenvolvidas nos artigos relacionam-se, em sua grande maioria, ao desempenho térmico e energético de edificações, componentes construtivos e sistemas (quatro primeiros artigos), seguida pelo estudo de modelos de céu destinado à simulação de desempenho em iluminação natural de edificações (quinto artigo) e, por fim, à análise de desempenho com enfoque na norma de desempenho de edificações habitacionais ABNT NBR 15575:2013 (sexto artigo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Passos, Jaire Ederson, und Tânia Luisa Koltermann Da Silva. „Design de interface sistematizado como processo de produto“. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 9, Nr. 3 (07.05.2013): 178–88. http://dx.doi.org/10.51358/id.v9i3.137.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo relata a proposio de metodologia para o design de interface sistematizado como processo de desenvolvimento de produto, considerando princpios de design de interao e aspectos de usabilidade e ergonomia. A composio de metodologia que agrega ferramentas do processo de produto, como o desdobramento da funo qualidade, a princpios do design grfico e do design de interao objetiva fornecer forte embasamento cientfico para as usualmente aplicadas heursticas do design de interface. Nesse sentido, a pesquisa recorre ainda a referncias de engenharia de software e de arquitetura da informao, alm de princpios de composio visual. Para validao do processo, desenvolveu-se a interface do ambiente digital HyperCAL online (mdulo do professor), um projeto do Grupo de Pesquisa Virtual Design, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolvido para apoiar o ensino presencial de Design e Expresso Grfica nos cursos de graduao da universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Ribeiro, Claudiane, und Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. „Arquitetura Pedagógica Inclusiva e Pensamento Computacional“. Revista Diálogo Educacional 23, Nr. 79 (03.11.2023): 1429–49. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao04.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo foi desenvolvido a partir de um recorte de uma pesquisa de doutoramento, cujo enfoque deu-se na formação continuada docente. O estudo mostra resultados do curso “A abordagem do Pensamento Computacional na Educação Inclusiva” envolvendo o Pensamento Computacional aplicado em atividades escolares. Para tanto, constituiu-se uma Arquitetura Pedagógica para a formação continuada de professores de escolas da educação básica. A formulação de uma Arquitetura Pedagógica inclusiva, em um ambiente on-line, usou o Pensamento Computacional com o objetivo de desenvolver propostas pedagógicas para pessoas com deficiência. A metodologia aplicada foi quantitativa e qualitativa, de carácter exploratório, fundamentada na Design-Based Research, dividida em três etapas, estudo preliminar, período exploratório e fase final. Os resultados do período exploratório contaram com a realização de um curso de trinta horas, com dez encontros on-line síncronos e assíncronos. Contou com a participação efetiva de 10 professores de diversos níveis educacionais, com formações variadas. Neste trabalho, priorizou-se a análise do discurso das propostas constituídas durante o curso. Os resultados mostram a complexidade de um ecossistema de aprendizagem, as possibilidades de enriquecer a prática pedagógica no formato aplicado. Também, apontou para a necessidade de se investir na formação docente para o uso do Pensamento Computacional, principalmente, em escolas da educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Costa, Sabrina Studart Fontenele, Joana Mello de Carvalho e. Silva, Flávia Brito Nascimento, José Tavares Correia de Lira und Silvana Barbosa Rubino. „Seminário Domesticidade, Gênero e Memória“. Revista CPC, Nr. 24 (29.12.2017): 181. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i24p181-193.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O seminário "Domesticidade, Gênero e Memória" foi organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), com apoio da Pró–Reitoria de Extensão Universitária (PRCEU) da USP, do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do SESC–SP. O objetivo do evento foi aprofundar o diálogo entre o urbanismo, a arquitetura e o design com as ciências sociais e a história, de forma a investigar as permanências e transformações dos modos de habitar, relacionando-os com processos técnicos, estéticos, espaciais, morais e sociais mais amplos. Estruturado em seis mesas-redondas e três sessões de conferências, versando sobre questões distintas, mas inter-relacionadas, o seminário tratou os três grandes temas: domesticidade, gênero e memória, por múltiplos enfoques teóricos, temporais e espaciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Secchi, Maurício Ribeiro, und Eugenia Aumond Kuhn. „Active design: breve análise em edificações no contexto brasileiro“. Revista de Arquitetura IMED 2, Nr. 2 (13.01.2014): 196. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v2n2p169-207.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A qualidade da arquitetura e do ambiente construído esteve sempre relacionada à saúde pública. Historicamente, com a evolução das técnicas construtivas e de desenho urbano, o ambiente construído foi auxiliando a diminuição de problemas recorrentes, como a cólera. Atualmente, os problemas mais comuns nas sociedades urbanas são outros: o sobrepeso, a obesidade, e outras doenças relacionadas a pouca movimentação física da população. Sendo a sociedade norte-americana uma das quais tais problemas se manifestam de forma mais aguda, a cidade de Nova Iorque, em parceria com instituições de arquitetura locais, liderou a iniciativa de criar um guia de diretrizes que aplica o conceito active design, ou projeto ativo. O guia dá subsídios para a elaboração de projetos, na escala da edificação e urbana, com a preocupação de gerar um ambiente que estimule a atividade física dos usuários. Analisando-se dados de saúde pública brasileira, há indícios de que o sedentarismo também é responsável, cada vez mais, por doenças que afetam uma parcela significativa da população nacional. A partir dessa constatação, o objetivo deste trabalho é uma avaliação preliminar do contexto brasileiro atual, averiguando em que nível os projetos de edificações contemporâneas contemplam estratégias de projeto ativo. O método de pesquisa contemplou a estratégia Estudo de Caso. Para tanto foram selecionados projetos de edificações no Brasil, que apresentassem potencialmente estatégias de desenho ativo. Cada projeto foi analisado segundo os critérios indicados pela publicação de Nova Iorque, Active Design Guidelines. As análises foram sistematizadas utilizando o checklist de estratégias adotadas, proposto pelo material de referência, criando-se um comparativo entre os casos selecionados. Os resultados elencam e evidenciam as estratégias mais comumente aplicadas no cenário da arquitetura brasileira e apontam os principais aspectos neglicenciados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

De Almeida, Caio Augusto Rabite, Fernando Tadeu de Araújo Lima und Marcos Martins Borges. „Tectônicas Digitais: a (in) tangibilidade no processo de projeto em arquitetura“. Design e Tecnologia 9, Nr. 18 (30.06.2019): 01–21. http://dx.doi.org/10.23972/det2019iss18pp01-21.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esse artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado que centrou-se na investigação da relação entre o estudo das tectônicas em paralelo com a evolução das técnicas e conhecimentos envolvidos no processo de projeto em arquitetura. O conceito de Tectônica em Arquitetura é uma maneira de se falar sobre o ambiente construído em que o seu uso, estrutura e experiência estão explicitamente relacionados à materialização e à construção deste ambiente construído. Nos últimos anos as novas tecnologias digitais e os processos de produção pós-industriais surgiram como ferramentas de apoio que modificam a maneira de se projetar, avaliar e produzir este ambiente construído, incorporando-se assim uma lógica digital ao conceito tradicional de tectônicas. Como resultado, este trabalho é direcionado no emprego de softwares computacionais paramétricos para a proposição de um experimento intitulado Pavilhão Waffle, que foi realizado com a combinação de variáveis e parâmetros digitais e construtivos, objetivando perceber o potencial em que cada um desses diversos níveis se combinam, em uma série de campos de estudo e em um cruzamento multi escalar de arquitetura, engenharia, computação, análises físicas e experimentações de design e construção. Palavras-chave: Tectônicas Digitais; Processo de Projeto; Arquitetura Paramétrica; Fabricação Digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Hasegawa Zacar, Cláudia Regina, und Marinês Ribeiro dos Santos. „Mostras de design de interiores como espaço de mediação entre projetistas, empresas e público“. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, Nr. 29 (23.07.2019): 26. http://dx.doi.org/10.34019/1981-2140.2019.26530.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste texto, temos como objetivo discutir as relações estabelecidas entre diversos sujeitos, instituições e espaços envolvidos na prática de design de interiores, considerando como são mediadas pela Casa Cor Paraná – mostra de arquitetura, design e paisagismo que ocorre na cidade de Curitiba desde 1994. Em nosso estudo, utilizamos como principais fontes de pesquisa os anuários e revistas editadas pela organização da mostra entre os anos de 1994 e 2017, bem como o livro Estilo Curitiba: os 20 anos da Casa Cor Paraná. Construímos nossas reflexões em diálogo trabalhos vinculados às disciplinas de História do Design e História da Arquitetura. A partir de nossas análises sobre o contexto de surgimento da mostra, suas características gerais e objetivos, procuramos enfatizar as interrelações estabelecidas entre designers, público visitante e empresas fornecedoras no circuito que envolve o planejamento, produção, divulgação e consumo associado à exposição. Buscamos ainda indicar como a Casa Cor Paraná se apresenta como um espaço privilegiado para lidar com questões relacionadas à configuração de práticas e valores vinculados à cidade e a padrões de moradia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Leal, Bianca Marques Figueiredo. „BIM no ensino de tecnologia da construção“. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (25.12.2019): e019027. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653550.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A indústria da construção civil brasileira passa por uma fase de transição do modelo tradicional de projeto em Computer Aided Design (CAD) para o projeto mediado pela Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM). Com isso, há um encadeamento natural de adequação dos profissionais à nova metodologia de trabalho e, consequentemente, surge a necessidade de capacitá-los. Por isso, cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil estão alterando suas grades curriculares para implementar o ensino de BIM. Contudo, não tem sido discutida as alternativas de emprego do BIM na exposição dos conteúdos próprios à formação em Tecnologia da Construção. Dessa forma, o presente artigo possui o objetivo de apresentar possibilidades de uso do BIM no ensino de tecnologia da construção em curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo a partir de um estudo de caso. Esse estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados apontaram um grande potencial de utilização do BIM no ensino de tecnologia da construção, bem como em outras áreas do curso de arquitetura e urbanismo sem necessidade de alteração curricular. Por fim, esse estudo evidencia as mudanças que podem ocorrer na sala de aula se o docente se apropriar das ferramentas digitais existentes e se a instituição e a coordenação apoiarem essa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Wandscheer, Lucelaine dos Santos Weiss, Bruno Bastos de Oliveira und Marisa Rossignoli. „Bitcoin e o Sistema Financeiro Internacional: a busca por um modelo regulatório do ciberespaço“. Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central 14, Nr. 1 (16.09.2020): 39–56. http://dx.doi.org/10.58766/rpgbcb.v14i1.1048.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O sistema financeiro internacional sofreu um grande abalo em suas estruturas com a crise norte-americana de 2007/2008. Como reflexo da crise do modelo econômico vigente, foram desenvolvidos, entre 2007 e 2009, o Bitcoin e o sistema subjacente Blockchain como alternativas ao sistema internacional centralizado e dependente do dólar, por um modelo que, pelo design da rede de computadores é por natureza descentralizado (arquitetura peer-to-peer) e de caráter autônomo. Neste estudo, foi realizada pesquisa sobre a estrutura regulatória do sistema financeiro (Acordos de Basileia), bem como da regulação por arquitetura proposta por Reindenberg. Por fim, pesquisou-se sobre o Bitcoin e o Blockchain. O método dedutivo foi adotado para realização da pesquisa bibliográfica utilizando-se de autores nacionais e estrangeiros, artigos e notícias sobre o tema. Conclui-se que o Bitcoin continua sem regulação própria e, no atual modelo do Blockchain, incompatível para uso em pequenas transações, pois elas são validadas a cada dez minutos no bloco. Por outro lado, esse modelo apresenta-se com grande vantagem competitiva em transações internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Almeida Oliveira Reis, Rafael, Lucas Bossoni Saikali und Cinthia Obladen de Almendra Freitas. „POLÍTICAS REGULATÓRIAS PARA A PROTEÇÃO DE DADOS NO BRASIL E A APLICABILIDADE DO MODELO DE REGULAÇÃO PELA ARQUITETURA DE CÓDIGO OU PRIVACY BY DESIGN“. Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça 16, Nr. 46 (20.10.2022): 363–85. http://dx.doi.org/10.30899/dfj.v16i46.1118.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O aumento da disrupção informacional em nível global permitiu o acesso de bilhões de pessoas a uma série de serviços digitais, gerando um novo commodity: os dados pessoais. Para garantir o direito à privacidade e a proteção de dados, os Estados passaram a regular o tema por meio de atos normativos e da instituição de autoridades reguladoras. No Brasil, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados é o órgão competente para propor medidas regulatórias, fiscalizatórias e sancionatórias no âmbito da proteção de dados. Contudo, resta saber se a regulação clássica estatal, verticalizada, será capaz de lidar com a complexidade da internet. Nesse sentido, o artigo discorre sobre o modelo alternativo de regulação pela arquitetura de código. A pesquisa se divide em três momentos. Inicialmente, é analisado o impacto da Sociedade de Informação no cenário da proteção aos dados. Em seguida, são discutidos os fundamentos da intervenção do Estado na economia brasileira. Ao final, aponta-se o modelo regulatório pela arquitetura como alternativa a ser implementada na atuação da ANPD. Conclui-se que o modelo regulatório de arquitetura pode ser o mais adequado para o desenvolvimento da proteção de dados pessoais no Brasil. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo com técnica de documentação indireta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Novakoski, Rogério. „A arquitetura das primeiras casas modernistas de São Paulo“. Revista de Arquitetura IMED 8, Nr. 1 (16.09.2019): 77. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109.2019.v8i1.3288.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em um período que o país buscava a sua identidade nacional, novos arquitetos paulistanos, como Henrique Mindlin, Gregori Warchavchik, Rino Levi, João Vilanova Artigas, entre outros, mostravam o impulso de inserir propostas arquitetônicas vanguardistas, influenciadas, principalmente, pela estética orgânica de Frank Lloyd Wright e pelo design progressista de Le Corbusier. No entanto, essa geração de arquitetos teve a resistência da burguesia conservadora, que enxergava o modelo tradicional da residência como símbolo de poder perante a sociedade. Assim, este trabalho, através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, pautada em levantamentos e estudos de trabalhos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Sociologia, fotografias, desenhos técnicos e visitas a residências de grande importância histórica, faz uma análise das características arquitetônicas das primeiras residências modernistas da burguesia paulistana, em seus aspectos plásticos e funcionais, observando a mescla das novas ideias do século XX com elementos tradicionais ecléticos europeus e neocoloniais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Moretto, Joicelaine, und Milton Koji Nakata. „Desenho-expressional e criatividade: o pensamento visual em benefício do projeto“. Procesos Urbanos 5 (07.12.2018): 106–12. http://dx.doi.org/10.21892/2422085x.415.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de apresentar por meio de pesquisa bibliográfica o desenho, especificamente aquele realizado manualmente de modo rápido, buscando esclarecer suas características e contribuições para a criatividade. O termo Desenho-Expressional é adotado para descrever as rápidas representações gráficas manuais, em substituição dos termos sketch, esboço, croqui e rafe (rough). O texto também apresenta informações de uma pesquisa experimental que visa contribuir com a cultura da prática do desenho como ferramenta auxiliar na geração de ideias durante um processo de resolução de problemas, com o intuito de beneficiar áreas como a Arquitetura e o Design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Dalla-Vecchia, Luisa Rodrigues Félix, und Alice Theresinha Cybis Pereira. „Utilização de ambiente virtual de aprendizagem em disciplinas de projeto arquitetônico“. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 1, Nr. 3 (01.11.2008): 55. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v1i3.8634509.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa tem o objetivo de identificar formas de inserção, no ensino de projeto arquitetônico, de recursos tecnológicos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e na computação gráfica. Para se alcançar os objetivos estudaram-se referenciais relativos ao desenvolvimento e ensino de projeto arquitetônico e sua representação. Também foi realizado um experimento em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design foi usado em uma disciplina de projeto arquitetônico do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Busca-se apontar pontos positivos e negativos para a inserção dos recursos tecnológicos de AVAs no ensino de Projeto Arquitetônico com o objetivo de melhorar o ambiente virtual em estudo para este fim tendo em vista o uso intenso da linguagem gráfico-visual usada nestas disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Formighieri, Denise Vidal Gadelha, und Jefferson Queiroz Lima. „Ensino de desenho técnico e arquitetônico: uma proposta de exercícios interdisciplinares de representação gráfica“. Research, Society and Development 8, Nr. 10 (23.08.2019): e168101340. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1340.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O trabalho serviu para embasar a construção de um produto educacional, um livro de exercícios contextualizados de desenho técnico e arquitetônico. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e quantitativo. A fundamentação teórica baseou-se em interdisciplinaridade no ensino, com foco em ensino de desenho. Sob o aspecto metodológico, é uma pesquisa com estratégia do tipo design science. No trabalho, criou-se estratégias de facilitação da aprendizagem do ensino de desenho pela realização de exercícios mais atrativos e contextualizados, próximos da realidade dos estudantes; averiguou-se as contribuições do livro no processo de ensino/aprendizagem e verificou-se a importância da interdisciplinaridade entre áreas afins como a engenharia civil e arquitetura. A primeira versão do livro foi avaliado no processo de validação de conteúdo por juízes e, por pedagoga, por meio de avaliação didática-pedagógica. Por fim, apresentou-se um livro de exercícios de representação gráfica que utiliza o recurso do contexto histórico arquitetônico de edificações para o entendimento dos elementos da arquitetura existentes e, para atrair estudantes e aproximar dos conteúdos do curso, a demonstração dos sistemas estruturais. Os exercícios mostraram-se relevantes e o formato do livro, claro e objetivo, agregando conhecimento sobre as edificações. Segue um percurso metodológico que garantirá a aplicabilidade na realidade acadêmica, permitirá o desenvolvimento da visão espacial dos discentes caso haja treino e colaborará com a aproximação da realidade do curso em Engenharia Civil, podendo ser aplicado também no curso de Arquitetura e curso técnico em Edificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Caluete Neto, Plácido Fernandes, José Evandro de Moura Rosa Henriques und Amilton José Vieira de Arruda. „O DESIGN PARA ADAPTABILIDADE (DFAD) E A BIOMIMÉTICA: O ESTUDO DE CASO PAVILHÃO DE PESQUISA DO ICD-ITKE 2013-14“. MIX Sustentável 9, Nr. 4 (01.09.2023): 183–93. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2023.v9.n4.183-193.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O desafio ambiental contemporâneo, marcado principalmente pelas emissões de gás carbônico na atmosfera que intensificam as mudanças climáticas, têm culminado em consequências planetárias já consideradas irreversíveis. Nesse sentido, este artigo busca enfatizar o Design para Adaptabilidade (DfAD) como prática projetual Biomimética a ser aplicada na Arquitetura, através da consideração ao ciclo de vida das edificações e a acomodação às mudanças. Para isso, realizou-se uma compreensão do Pavilhão de Pesquisa do ICD-ITKE 2013-14, destacando as vantagens quanto à lógica projetual, estrutural e material para artefatos efêmeros bioinspirados. Ressaltou-se, por fim, que o olhar à Natureza, como fonte de soluções e referências, mostra-se como uma alternativa de projeto para balancear e/ou reduzir os impactos advindos com as ações humanas desmedidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Schulz, Victor Mateus, und Angelica Paiva Ponzio. „Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos“. Gestão & Tecnologia de Projetos 17, Nr. 3 (15.09.2022): 221–39. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v17i3.186318.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliação do uso de uma tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicos no ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento do projeto de um hotel design integrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum a Design Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe, um template em ArchiCAD e uma apostila. Para avaliar a aplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-se que os resultados do trabalho estendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Do Nascimento, Elisa Strobel, Gislaine Maria Lau, Felipe De Carvalho Ishiy und Adriano Heemann. „MATERIAIS VIVOS, O CASO DA CELULOSE BACTERIANA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA APLICAÇÃO NO DESIGN INDUSTRIAL, ARQUITETURA E MODA“. MIX Sustentável 7, Nr. 4 (23.08.2021): 71–82. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2021.v7.n4.71-82.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Design com materiais vivos, em que participam outros organismos na materialização dos artefatos, traz novas possibilidades e desafios teóricos e práticos. No recorte do design envolvendo bactérias, esta pesquisa tem como objetivo levantar e mapear as perspectivas e aplicações da celulose bacteriana no design industrial, arquitetura e moda. O procedimento metodológico é a revisão sistemática que resultou na análise de 27 trabalhos acadêmicos e 16 depósitos de patentes nacionais e internacionais. Como resultado sumarizam-se as aplicações relatadas e prospectadas. Os destaques estão nas aplicações têxteis e nos processos de cultivo, conformação e acabamentos. São relatadas as dificuldades e discutidas oportunidades para os designers com estes materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Duarte, Claudio Walter Gomez. „Arqueologia da Arquitetura: harmonia e proporção na Antiguidade - um ensaio bibliográfico sobre o design dos templos dóricos gregos (1990-2022)“. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, Nr. 41 (29.12.2023): 227–51. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.215296.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo objetiva uma prospecção e um mapeamento da literatura selecionada durante o desenvolvimento de pesquisa acerca da arquitetura dos templos dóricos gregos, tendo como critério sua pertinência e contribuição ao campo. Foram feitas considerações específicas sobre artigos e livros publicados entre os anos de 1990-2022, que foram organizados em grupos temáticos. Nossos comentários são fruto de uma revisão bibliográfica do material original, que foi complementado com resenhas de referência publicadas por diversos autores, principalmente na seção Bulletin analytique d’architecture du monde grec do periódico Revue Archéologique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Oliva, Carolina Asensio, und Ariovaldo Denis Granja. „Proposta para adoção do Target Value Design (TVD) na gestão do processo de projeto de empreendimentos imobiliários“. Ambiente Construído 15, Nr. 4 (Dezember 2015): 131–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000400043.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
ResumoA entrega do produto com maior valor agregado por meio da elaboração do projeto esbarra nas restrições estabelecidas pelas partes interessadas (incorporadoras, empreiteiras, subempreiteiras e clientes finais). Essas dificuldades se exacerbam tendo em vista as dificuldades impostas por um processo de desenvolvimento de produtos fragmentado, que dificulta práticas colaborativas. Além disso, objetivos, meios e restrições mudam durante o projeto até que todos estejam alinhados e consistentes entre si. Essas características fazem da aplicação do Target Value Design (TVD) uma oportunidade para promover mudanças na gestão do processo de projeto tradicional, com vistas a entregar produtos com maior valor agregado e a promover o custo como parâmetro indutor de criatividade. O objetivo desta pesquisa foi elaborar uma proposta para adoção do TVD na gestão do processo de projeto de produtos imobiliários no Brasil. Como estratégia de pesquisa adotou-se o estudo de caso exploratório, com dados coletados em um escritório de arquitetura e em duas construtoras/incorporadoras. Como resultado a pesquisa apresenta uma proposta para adoção e implantação do TVD no contexto analisado que leva em consideração níveis evolutivos de colaboração entre os agentes envolvidos no processo. A pesquisa tem orientação exploratória, visa à contribuição teórica e abre novas oportunidades de pesquisa na temática do TVD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie