Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Pesquisa Arquitetura e Design“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Pesquisa Arquitetura e Design" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Pesquisa Arquitetura e Design"

1

Kowaltowski, Doris, und Daniel Moreira. „As pesquisas sobre o processo de projeto em arquitetura“. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 1, Nr. 1 (02.05.2016): 42–52. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2016v1n1id18495.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo apresenta uma discussão sobre os métodos de projeto em arquitetura com os seguintes objetivos: a) Levantar o históricoda discussão de pesquisa em arquitetura, especificamente sobre o processo de projeto e os métodos de projeto; b) Elencaras orientações apresentadas na literatura que definem o que é pesquisa em arquitetura; c) Identificada a importância histórica eseminal da revista Design Studies, será apresentada uma revisão sistemática dos artigos publicados nos 20 últimos anos da revistae, assim, conhecer as pesquisas disponíveis sobre processo de projeto em arquitetura; e d) Serão elencados os principais autores,temas levantados na revisão sistemática. As questões respondidas são: existem questões urgentes em arquitetura que pedempor respostas? Temos a obrigação de estuda-las? Existe uma agenda de investigação? Podemos identificar instituições, grupos depesquisa ou temas que respondem aos anseios científicos na área? As expectativas das pesquisas em projeto são atendidas pelostrabalhos divulgados em Design Studies? A partir destas respostas surgem indagações particulares ao nosso contexto, como, porexemplo, se a pesquisa em processo de projeto no Brasil é dedicada aos mesmos temas identificadas nos trabalhos do DesignStudies? São questões importantes para a construção do conhecimento em projeto, pois permitem definir quais rumos a pesquisaem arquitetura pode seguir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Carranza, Edite Galote. „Casa Valéria Cirell e o nacional-popular“. PosFAUUSP 21, Nr. 35 (10.09.2014): 118–38. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p118-138.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Decorridos mais de vinte anos da morte da arquiteta italiana, naturalizada brasileira, Achillina di Enrico Bo Bardi (Lina Bo), seu trabalho continua presente e despertando interesse de artistas, arquitetos e pesquisadores, nacionais e internacionais. As recentes exposições “O interior está no exterior”, na Casa de Vidro, de curadoria do suíço Hans Ulrich Obrist, e a “Sesc Pompeia: 30 anos”, com a reedição de “Cidadela da Liberdade: Lina Bo Bardi e o Sesc Pompeia”; os livros “Sutis substâncias da Arquitetura”, de O. Oliveira, decorrente de pesquisa de doutorado sobre a obra da arquiteta, e “Lina por escrito: Textos escolhidos de Lina Bo Bardi”, organizado por S. Rubino e M. Grinover; ou, ainda, o nome da arquiteta citado sete vezes no prefácio de J. M. Montaner ao livro “Brasil: Arquiteturas após 1950” confirmam o interesse e sinalizam que ainda há muito a ser investigado em seu trabalho de crítica, design, cenografia e Arquitetura, repleto de subjetividade artística, ideais e filosofia de fundo. Entre suas obras arquitetônicas, a Casa Valeria Cirell, 1958, em São Paulo, merece atenção especial, embora seja menos lembrada que o Masp ou o Sesc Pompeia, dois exemplos de sucesso de público e crítica. Este artigo tem como objetivo analisar a casa e sua estreita relação com o conceito de nacional-popular, a fim de iluminar o entendimento da obra, a qual é um exemplar de sua Arquitetura alternativa ao status quo, bem como outras atividades da arquiteta, por estarem intimamente relacionadas às transformações socioculturais brasileiras e à “filosofia da práxis” de Antonio Gramsci.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Carolino, Andrea, Heitor De Andrade Silva und Wellington Gomes de Medeiros. „PROCESSOS PROJETUAIS NO DESIGN E NA ARQUITETURA“. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 5, Nr. 3 (22.09.2020): 113–25. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2020v5n3id19879.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Designers e arquitetos são profissionais que enfrentam diariamente a inquietude da constante busca pelas soluções projetuais. Apesar de suas semelhanças teóricas e técnicas existem nuances que diferenciam esses profissionais para desenvolvimento de um projeto. Diante desse contexto, a pesquisa buscou identificar as especificidades dos processos projetuais dos designers e arquitetos que atuam na cidade de Campina Grande – PB, traçando um panorama geral dos métodos mais difundidos de projeto de Design e de Arquitetura por profissionais brasileiros, além de descrever e entender as práticas projetuais encontradas, conhecer os processos projetuais dos designers e dos arquitetos a fim de perceber as diferenças e similaridades entre ambos os projetistas e identificar as variáveis do processo que se destacam como potencialidades no desenvolvimento de projetos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com dois escritórios na referida cidade, selecionado mediante adequação aos critérios propostos no estudo. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: ficha de caracterização, questionário e roteiro de entrevista. A análise dos dados foi baseada nos métodos “análise do conteúdo”, “observação em pesquisas qualitativas” e “o discurso oral culto”. Ao final do estudo constatou-se que embora o ato de projetar seja o cerne das referidas profissões, o modo como é conduzido até o resultado final varia tanto entre as profissões, quanto entre os profissionais da mesma classe. Contudo, também é possível identificar aproximações
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Pereira Filho, Zander Ribeiro, Isabela Castilho Gomes de Souza und Rodrigo Tannus Fonseca. „Reformulação curricular e espacial em um curso de arquitetura e urbanismo“. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (01.07.2021): e021012. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8660009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituo Federal Fluminense (IFF) finalizou em 2020 a reformulação do seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Entre os vários parâmetros avaliados, destaca-se a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), interdisciplinaridade, atualização de conteúdos e reformulação espacial. Diante desse desafio, o objetivo visa apresentar os produtos de duas pesquisas realizadas paralelamente que auxiliaram nessas reformulações. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. A primeira pesquisa desenvolveu um método de análise das disciplinas. A segunda pesquisa propôs uma nova distribuição espacial do pavimento utilizado pelo curso. Os resultados destes trabalhos se entrelaçaram ao processo oficial da reformulação curricular, sendo capaz de influenciar nas tomadas de decisões. As análises da primeira pesquisa colaboraram para a inserção do Building Information Modeling (BIM), Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Design Generativo, Design Paramétrico, Programação Visual, Prototipagem Rápida e Fabricação Digital nas novas disciplinas de Expressão e Representação Gráfica. Contribuíram para a integração de disciplinas com maior relação interdisciplinar. Fizeram com que 31 disciplinas mudassem sua posição na matriz, 37 alterassem seus pré-requisitos, 74 revisassem suas ementas e que 25 se unisse a outras disciplinas, evitando conteúdos sobrepostos. 9 disciplinas se tornaram optativas e 74 atualizaram sua bibliografia. Os produtos da segunda pesquisa, influenciaram na reforma do pavimento do curso, realizadas para atender às novas demandas curriculares. Conclui-se que os produtos destas pesquisas se demonstraram significativos para a mudança curricular do referido curso, sendo capaz, também, de auxiliar em outras reformulações curriculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Pontes, Heloísa, und Nathanael Araújo. „Arte, arquitetura e design“. Proa: Revista de Antropologia e Arte 9, Nr. 2 (15.12.2019): 13–17. http://dx.doi.org/10.20396/proa.v9i2.17349.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O ano de 2019 foi marcado por uma ostensiva marcha contra a ciência e a educação brasileira. O descaso e a omissão do atual governo nos obrigam a começar esse texto chamando atenção para os riscos que a guerra travada contra professores e pesquisadores traz para o presente e o futuro da ciência em nosso país e, por extensão, para a melhoria da qualidade de vida da população e para a ampliação da cidadania. Mas nem tudo foi perdido em 2019. O ano marca também uma década de existência da Proa: Revista de Antropologia e Arte. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, concebida como um fórum de divulgação de pesquisas e, a um só tempo espaço, de formação de futuros cientistas sociais, ela é uma empreitada dos alunos de mestrado e doutorado. Ao longo desses dez anos, a revista se firmou no cenário nacional como uma publicação voltada para o diálogo e o entrelaçamento da antropologia aos aportes teóricos de outras disciplinas na investigação das dinâmicas sociais acopladas às formas expressivas e à produção artística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Dias, Bruno. „SERGIO RODRIGUES, ZANINE CALDAS, LOJA BRANCO&PRETO E LINA BO BARDI - ARQUITETOS/DESIGNERS/ FABRICANTES: AS RELAÇÕES PROJETUAIS ENTRE ARQUITETURA E O DESIGN E AS CARACTERÍSTICAS DE SEUS MÓVEIS“. Arte 21 8, Nr. 1 (04.12.2023): 78–97. http://dx.doi.org/10.62507/a21.v8i1.110.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo aborda o trabalho de profissionais, que permearam entre o desenvolvimento de projetos de arquitetura e de mobiliário e o acompanhamento de sua produção. Estuda-se, de forma conjunta, ambos os projetos, operando com a hipótese de que existem relações entre as soluções adotadas na arquitetura e no mobiliário elaborados pelo mesmo profissional, aborda-se também a forma com que se trabalha com a matéria-prima e as técnicas construtivas. O objetivo geral é demonstrar soluções projetuais adotadas por profissionais, que foram atuantes no campo da arquitetura e do design de móveis e que acompanhavam o processo fabril do mobiliário, comprovando assim conhecimento sobre a matéria-prima e os seus sistemas construtivos. Após pesquisa exploratória, optou-se em abordar os projetos do arquiteto Sergio Rodrigues, Zanine Caldas, arquitetos da loja: Branco&Preto (Jacob Ruchti, Miguel Forte, Plínio Croce, Roberto Aflalo e Carlos Millan) e o trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi. É possível perceber, nas obras desses profissionais, evidências de relações da arquitetura com o mobiliário e o claro conhecimento técnico dos materiais e das técnicas construtivas, utilizadas nos projetos dos móveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Passos, Paula Caroline Schifino Jardim, und Patricia Alejandra Behar. „Metodologia para design de interfaces digitais para educação“. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 9, Nr. 1 (11.04.2013): 01–09. http://dx.doi.org/10.51358/id.v9i1.108.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa apresenta a estruturao de metodologia prpria para o design de interfaces de materiais educacionais digitais. A metodologia Interad proposta com base em pesquisas da rea da Educao combinadas a estudos relativos ao design de interao, a arquitetura da informao e ao planejamento visual. Objetiva-se, dessa forma, atender tanto a aspectos educacionais quanto necessidades tcnicas do projeto promovendo a qualidade do produto final. Alm da pesquisa bibliogrfica dos temas citados, foram ainda levantados dados para a pesquisa por meio de observao participante realizada no Ncleo de Tecnologia Digital Aplicada Educao, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em situaes prticas de projeto. A metodologia foi validada em curso ofertado pela Secretaria de Educao a Distncia (SEAD/UFRGS) onde professores da universidade aplicaram-na em seus projetos de recursos digitais, conforme descreve o presente artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto, und Guilhermo Reis. „A prática de Arquitetura de Informação de websites no Brasil“. Transinformação 20, Nr. 3 (Dezember 2008): 285–307. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862008000300007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O projeto de Arquitetura de Informação é uma das etapas iniciais do projeto de um website, por isso a detecção e correção de erros nessa etapa são mais fáceis e econômicas do que nas etapas seguintes. Porém, para minimizar erros, é necessária, para os projetos de Arquitetura de Informação, uma metodologia que organize o trabalho do profissional e garanta a qualidade do produto final. Foram analisados o perfil do profissional que trabalha com Arquitetura de Informação no Brasil (pesquisa quantitativa por meio de um questionário on-line) e as dificuldades, técnicas e metodologias encontradas nos seus projetos (pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com apoio da abordagem do Sense-Making). Conclui-se que as metodologias de projetos de Arquitetura de Informação precisam evoluir na adoção das abordagens de Design Centrado no Usuário e nas formas de avaliar seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Victorio, Evandra, und Doris Kowaltowski. „O JOGO E OS PICTOGRAMAS DE CONCEITOS DE CIRCULAÇÃO COMO APOIO AO PROCESSO DE PROJETO DE ARQUITETURA“. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 7, Nr. 3 (28.09.2022): 60–74. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2022v7n3id29100.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As discussões sobre as questões de circulação em espaços do ambiente construído fazem parte do processo de projeto em arquitetura. A presente pesquisa, de natureza exploratória, aborda questões de circulação na arquitetura e a maneira como os conceitos de organização, funcionalidade, hierarquia e orientabilidade, representados graficamente de forma visual e padronizada, em uma família de pictogramas, podem contribuir para apoiar o processo de projeto na etapa de síntese do pensamento em projeto (Design Thinking). A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta, em forma de jogo do tipo analógico, de apoio ao ensino-aprendizagem em arquitetura, em disciplinas de projetos. Para verificar a eficácia da ferramenta de ensino, foram desenvolvidas, como o apoio dela, atividades em sala de aula junto a estudantes de arquitetura. A pesquisa traz a transposição dos pictogramas – como conteúdo informativo e gráfico – para a composição das cartas Conceito e das cartelas de Caminho; o desenvolvimento do jogo Conceito & Ideação e de seu manual de instrução; e o resultado da própria aplicação do jogo em sala de aula. Nossa hipótese é que o jogo, com seu conteúdo informacional traduzido em linguagem gráfica, pode estimular, ainda no contexto de aprendizagem do processo de projeto em arquitetura, práticas que fomentem a discussão sobre formas de resolver problemas de projeto e para uma melhor estruturação do sistema de circulação em arquitetura. Como resultado, a atividade do jogo demostrou ser favorável como instrumento de ensino das questões de circulação em arquitetura de forma lúdica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Dos Santos, Diana A. B., und Luiz Agner. „ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA:“. Ergodesign & HCI 4, Nr. 1 (30.06.2016): 55. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v4i1.61.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Arquitetura de informação; Taxonomia; Jornalismo digital; Ergodesign. Este trabalho objetivou contribuir para o desenvolvimentoda produção científica relacionada ao tema da usabilidade do design jornalístico na internet. A pesquisa analisou a Arquitetura de Informação do website carioca O Dia, investigando o modelo mental dos leitores-usuários quanto à organização e ao agrupamento de informações. O método e as técnicas de avaliação empregadas são provenientes das disciplinas que abordam a arquitetura de informação, ergodesign e a experiência do usuário (UX), por isso o texto dedica grande parte da sua atenção à descrição da técnica de card sorting ea sua análise. A pesquisa encontrou problemas na taxonomia do site do jornal O Dia, quanto à localização e recuperação das informações. Identificaram-se falta de clareza nos rótulos do website, ambiguidades einconsistências. Este trabalho pôde verificar que a elaboração inadequada da Arquitetura de Informação em sites jornalísticos pode influenciar negativamente a busca e a recuperação da informação por seus usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Dissertationen zum Thema "Pesquisa Arquitetura e Design"

1

Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira. „O detalhe como arquitetura. Uma pesquisa sobre um trabalho prático“. Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-17052013-145449/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho aborda o detalhe como configurador da qualidade e do caráter da arquitetura. Para a construção desta proposta, elaboram-se questões que conceituam o detalhe como elemento arquitetônico, enfatizando sua relação com a obra construída e sua existência dentro do contexto histórico da arquitetura. Aborda-se, também, a relação entre a representação gráfica e sua execução, mostrando a materialização das idéias do autor do projeto. Com o aprofundamento destes conceitos, desenvolveu-se uma análise de como o detalhe pode conferir caráter e qualidade à arquitetura, abordando a obra de cinco arquitetos, representantes de diferentes linhas projetuais: Mies Van Der Rohe, Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright, Alvaro Siza e Norman Foster. Com isso, alcançamos a apresentação de nossa pesquisa sobre um trabalho pratico, que explicita a criação e a representação do detalhe dentro do processo projetual, até alcançar a obra executada.
This work deals with detail shaping quality and character in architecture. To construction this proposal, work with questions which helps to conceptualise the detail as an architectural element, to define its connection to the construction and its existing context both historical and architectural. It us presented as well the relationship between detail\'s representation and its building as to show the author\'s idea and its materialisation. With these concepts worked out, it is analysed how detail grants quality and character to architecture. In this sense, it is approached the work of five outstanding architects, representing different projection tendencies: Mies Van Der Rohe, Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright, Álvaro Siza e Norman Foster. Before this framework, it is afforded to demonstrate the links between practical work and its creation process where detail inside the project action reaches the work done.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Atique, Andraci Maria. „Instrumentos projetuais na pesquisa acadêmica em Arquitetura e Urbanismo: oito estudos de caso“. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/318.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:22:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andraci Maria Atique.pdf: 21482689 bytes, checksum: 6ee126ec8d344ee9185922f26d0bfd47 (MD5) Previous issue date: 2013-05-02
The goal of this dissertation is to contribute to the public awareness with regards to the production and communication of academic knowledge in the field of design process, as well as present examples on how this type of work is being conducted in Brazil. It takes into consideration, the speculation on the validity of employing non-textual elements such as images, mock-ups, diagrams and other nontextual resources which are commonly used in this practice. The methodology in this research involved the analysis, both individually and comparatively, of eight scientific research projects in the area of design process which were conducted under the Architecture and Urbanism Graduate Program at the University of São Paulo and are available in the library of the School of Architecture and Urbanism FAUUSP - at the same university. These analyses are presented in the form of summaries and comparison tables. The conclusion, considering all the different characteristics found in these research projects which relate to their goals, methods, the text/image ratio and iconographic resources used therein, is that they all respond the academic research practice and effectively standards contributing to the production of knowledge in the area of design process in architecture.
Esta dissertação busca contribuir para a reflexão sobre a produção de conhecimento acadêmico e sua comunicação em áreas de prática projetual, bem como expor os modos como esse trabalho vem sendo encaminhado no Brasil. Aborda, dentre outros fatores, a discussão da validade do uso de elementos não textuais, como imagens, desenhos, diagramas e demais elementos que formam parte dessa prática. A metodologia desta pesquisa envolveu a análise de oito trabalhos acadêmicos em áreas de prática projetual, individual e comparativamente, desenvolvidos no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo brasileiros e disponíveis no acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP. Estas análises são apresentadas em forma de fichas e quadros comparativos. Conclui-se então, considerando as diferentes características encontradas nesses trabalhos com relação aos seus objetivos, métodos, percentual de texto/imagem e recursos iconográficos utilizados, que todos eles se encaixam nos moldes do rigor acadêmico e contribuem para a produção de conhecimento na área de processo de projeto em arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Henriques, Diogo Pereira. „Mapeamento cognitivo do espaço-tempo“. Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7888.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura
Com raízes na filosofia da Grécia antiga e na tradição intelectual do Ocidente, o estudo da representação do conhecimento na mente humana é um empreendimento intelectual e cultural sobre a sua própria natureza. As ciências cognitivas desempenharam um papel neste empreendimento, desenvolvendo formas de analisar os processos do pensamento, e um aspecto central proposto é a existência de um nível analítico de representação. Por outro lado, temos assistido ao desenvolvimento de tecnologias de recolha de imagens da actividade do cérebro e de informação que confirmam as bases neurológicas destas entidades de representação interna (e.g. imagens, mapas, esquemas). Através do estabelecimento de ligações entre campos de conhecimento das ciência cognitivas, e exemplos inovadores de visualização espacio-temporal (e.g. mapas, diagramas e outras visualizações), podemos aprofundar a compreensão das ligações entre os processos cognitivos e o espaço-tempo? Pode esta compreensão possibilitar novos avanços no domínio da arquitectura, nomeadamente na sua representação e concretização? Nesta dissertação, enquadramos o mapeamento cognitivo na área mais vasta da cognição espacial, definindo estruturas e processos, analisando funções e aplicações, em particular as que exploram as tecnologias digitais e de informação (e.g. GPS). Definimos mapa cognitivo, e analisamos cronologicamente o trabalho de investigadores que contribuíram nos séculos XX-XXI para a compreensão do mapeamento cognitivo do espaço-tempo, clarificando que estas concepções subjectivas do ambiente envolvente não correspondem directamente à realidade objectiva. Assim, afirmamos a definição de mapeamento cognitivo, indicamos métodos quantitativos e qualitativos de outras áreas do conhecimento que podem ser aplicados para a investigação do espaço-tempo em arquitectura, e salientamos a importância do desenho de esquiço como método de investigação. Apontamos o potencial de relacionar navegação do espaço-tempo e visualização de informação, e esboçamos tópicos de trabalho futuro através de pesquisa em design.
ABSTRACT: With roots in the philosophy of ancient Greece and in the intelectual tradition of the West, the study of the representation of knowledge in the human mind is an intelectual and cultural project on its nature. The cognitive sciences have played a role in this endeavor, developing forms to analyse the processes of thought, and one central aspect that was proposed is the existence of an analitic level of representation. On the other side, we have seen the development of technologies to collect images from the brain’s activivity and information that confirm the neural bases of this internal entities of representation (e.g. images, maps, schemes). Through the establishment of connections between fields of knowledge of the cognitive sciences, and innovative examples of spatiotemporal visualization (e.g. maps, diagrams and other visualizations), can we deepen the understanding of the connections of cognitive processes and space-time? Can this understanding enable new advances in the field of architecture, in particularly in its representation and implementation? In this dissertation, we frame cognitive mapping in the broader area of spatial cognition, defining structures and processes, analysing functions and applications, in particularly those exploring digital and information technologies (e.g. GPS). We define cognitive map, and we analyse chronologically the work of researchers that contributed in XX-XXI centuries for the understanding of cognitive mapping of space-time, making clear that these subjective conceptions of the surrounding environment doesn’t correspond directly to objective reality. Thus, we state the definition of cognitive mapping, we indicate quantitative and qualitative methods in other areas of knowledge that can be applied to the research of the space-time in architecture, and we emphasize the importance of sketch drawing as research method. We point out the potential to relate space-time navigation and information visualization, and outline topics for future work through design research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Silverio, Marcos Otavio. „Atuação da arquitetura no uso público de cavernas. Conceitos, métodos e estratégias para ocupação. Caverna do Diabo, SP“. Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-05092015-115147/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As cavernas são ambientes frágeis nos quais a escala de tempo excede em muito a nossa existência e preservam significativos vestígios da história da Terra e da nossa história. A importância cultural, ambiental e científica das cavernas as tornam espaços singulares para a educação ambiental, pesquisa e recreação. Porém o aumento do uso público sem planejamento tem causado impactos negativos à este ambiente único, que, quando destruído, perde-se para sempre. Nesta perspectiva, baseado na pesquisa em projeto de arquitetura e tendo como estudo de caso da Caverna do Diabo, este estudo propõe uma metodologia para avaliação, planejamento e projeto para atuação da arquitetura no uso público de cavernas segundo as boas práticas atuais de conservação e de vivência do espaço. Apresenta uma proposta metodológica de planejamento baseada na análise espacial de mapas de potencialidades e de restrições para a definição dos usos e do zoneamento ambiental com propósitos de conservação. No último capítulo é apresentado um projeto para a Caverna do Diabo com a aplicação da estratégia proposta e um sistema construtivo modular baseado no uso de peças produzidas com compósito polimérico reforçado com fibra de vidro. Nas cavernas o tempo geológico, diferente do humano, e a ausência de luz, dominam o ambiente. Se a arquitetura é tempo e luz, resta à esta o percurso. Organizar o espaço, condução sutil, à fim de despertar as sensações do lugar. O desenho, então, é determinístico o risco no chão. O caminhar, observar, estar, sentir.
The caves are fragile environments in which the time scale exceeds largely our existence and preserve significant traces of Earth\'s history and our own history. The cultural, environmental and scientific importance of caves make them unique spaces for environmental education, research and recreation. However, increased public use without planning has caused negative impacts to this unique environment, which when destroyed its lost forever. In this perspective, based on research in architectural design and having Caverna do Diabo as a case study, this research proposes an evaluation methodology, a planning and an architecture project action to the public use of caves under the current good conservation practices and environment experience. This research proposes a methodological planning based on spatial analysis maps of potentiality and restrictions to the definition of access and environmental zoning for purposes of conservation. In the last chapter is presented a project to the Caverna do Diabo with the implementation of the proposed strategy and a modular construction system based on the use of manufactured parts with polymeric composite reinforced with glass fiber. In the caves, geological time, different of humans, and the absence of light, dominate the environment. If architecture is time and light, remains to this the route. The purpose of the research is to organize the space, subtle leading, in order to awaken the place sensations. The drawing is then deterministic, the mark on the ground. Walk, observe, be, feel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Silva, Helena Aparecida Ayoub. „Abrahão Sanovicz: o projeto como pesquisa“. Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-30032010-153201/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A trajetória pessoal de Abrahão Velvu Sanovicz, sua obra de arquitetura e sua atuação como professor, permite identificar em seus projetos, aquela que foi sua principal tese: o projeto como pesquisa. Abrahão, nascido em Santos SP, em 1933, formou-se arquiteto, em 1958, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde foi professor de 1962 a 1999, atividade que exerceu até os últimos dias de sua vida. Ao estabelecer as determinações que orientaram o arquiteto a cada obra analisada; ao explicitar as condições e reflexões que o levaram à realização das propostas; ao investigar o que há de comum, permanente ou essencial na postura de Abrahão Sanovicz quando elabora seus projetos; e, ainda, ao investigar como ocorreu a síntese dos conhecimentos na invenção do objeto - a arquitetura; busca-se a compreensão da totalidade do processo de elaboração do projeto.
The personal life path of Abrahão Velvu Sanovicz, his work in architecture and his performance as professor, allow us to identify among his projects the one that was his main proposition: the project as a research. Abrahão was born in Santos (SP) in 1933, he graduated as bachelor in Architecture in 1958 by the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo in the Universidade de São Paulo, where he worked as professor from 1962 until 1999, work he performed untill the very last days of his life. Through the establishment of the procedures that would guide the architect for each work analysed; clarifying the conditions and reflections that conducted to the accomplishment his proposals; investigating the common grounds, enduring or essential in Abrahão Sanovicz´s attitude when creating his projects; and moreover, through the investigation of how the synthesis of all knowledge in the creation of the object - the Archictecture; we will search a wide understanding of the whole elaboration process of the project.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Gomes, Francisco Carlos da Rocha. „Arquitetura de repositório semântico de dados para organização de pesquisa agropecuária“. Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2013. http://ridi.ibict.br/handle/123456789/712.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2015-10-19T11:50:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gomes2013.pdf: 3952598 bytes, checksum: a53ccdb3de1fbb39e4ba41a10db6b035 (MD5) Previous issue date: 2013-02-25
Within organizations, knowledge management, with its processes of acquisition, storage and sharing, based on information resources intended for direct use by humans. However, combining these resources are not enough to be used or reused to produce new knowledge or emerging innovation. In todays scenario of increasing the amount of information recorded and the challenge of understanding more and better the complexity of the phenomena, it is necessary to have some form of organizational memory integrated and inclusive, so meet the needs of users in different perspectives, situations, dimensions, conditions and contexts. In contrast, the Semantic Web technology manifests features that enable the development of a semantic repository architecture that meets these demands. In this sense, this paper aims to outline a semantic repository architecture that integrates enterprise data and can serve as a reference implementation in agricultural research institution
No âmbito das organizações, a gestão do conhecimento, com seus processos de aquisição, armazenamento e compartilhamento, se baseia em recursos informacionais destinados para o uso direto pelos seres humanos. Porém, estes recursos não são combinantes a ponto de serem usados ou reutilizados para produção de novos conhecimentos emergentes ou inovação. Diante do atual cenário de crescente aumento no volume de informações registradas e do desafio de se compreender cada vez mais e melhor a complexidade dos fenômenos, é preciso contar com alguma forma de memória organizacional integrada e integradora, de maneira atender as necessidades dos usuários em diferentes perspectivas, situações, dimensões, condições e contextos. Por outro lado, a tecnologia da Web Semântica manifesta características que possibilitam o desenvolvimento de uma arquitetura de repositório semântico que atenda essas demandas. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo delinear uma arquitetura de repositório semântico que integre os dados corporativos, podendo servir de referência para implementação em instituição de pesquisa agropecuária
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Oliveira, Gina Maira Barbosa de. „Uma arquitetura distribuída para problemas multi-algorítmos“. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1992. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1804.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho descreve um ambiente computacional para a implementação de arquitetura assíncronos denominadas "Times Assíncronos"(A-Teams). Um A-Team é composto por um conhunto de Agentes (os membros do Time) que codificam qualquer procedimentoiterativo. Os agentes agem cooperativamente na solução do problema para o qual foram concebidos. A arquitetura proposta permite aglutinar tanto algoritmos "corretos" quanto heurísticas, explorando o paralelismo na execução de agentes via utilização de uma rede de estações UNIX. Dois exemplos ilustram o uso da arquitetura em sintonização de PIDs, onde nenhum agente é qualificado a encontrar a sintonia ótima dos controladores, mas executando-os cooperativamente num A-Team os mesmos produzem a solução global desejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Anjos, Sara Joana Gadotti dos. „Uma contribuição para a arquitetura de informações estratégicas (AIE) para setores de pesquisa em universidades brasileiras /“. Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81277.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-19T01:19:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T01:44:49Z : No. of bitstreams: 1 144098.pdf: 6618355 bytes, checksum: b49d73ed4c7aaab9899384ee1a9876cd (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Moreira, Walison Cavalcanti. „Uma arquitetura de software para sistemas de pesquisa das pneumonias na infância“. Universidade Federal de Goiás, 2012. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3210.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-09-29T13:53:07Z No. of bitstreams: 2 Moreira, Walison Cavalcanti-2012-dissertação.pdf: 4559977 bytes, checksum: 3e9f3100153e4d3a4775957b1445f2e7 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2014-09-29T15:11:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Moreira, Walison Cavalcanti-2012-dissertação.pdf: 4559977 bytes, checksum: 3e9f3100153e4d3a4775957b1445f2e7 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-29T15:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Moreira, Walison Cavalcanti-2012-dissertação.pdf: 4559977 bytes, checksum: 3e9f3100153e4d3a4775957b1445f2e7 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2012-10-02
Pneumonia is of the main causes of death of children under 5 years of age. Several health organizations worldwide, public and private, are engaged in investigating the disease and evaluate the effectiveness of mechanisms to prevent and combat existing. Infections causing pneumonia can be avoided. However, especially in poor countries, the resources to promote prevention are scarce. Thus the combat actions need to be very efficient and effective. To ensure the effectiveness of these actions, such as vaccines, are necessary statistical information like age range, region, period, social status and history obtained through field research. This paper proposes and implements a software architecture for the construction, use and maintenance of research of childhood pneumonias. The techniques, technologies, tools and services used in defining the architecture were chosen with a focus on low cost. This way is much more feasible to use software for automated search systems by healthcare entities that have few financial resources.
As pneumonias estão entre as principais causas de morte das crianças com menos de 5 anos de idade. Várias entidades de saúde no mundo todo, públicas e privadas, estão empenhadas em investigar a doença e avaliar a eficiência dos mecanismos de prevenção e combate existentes. As infecções que causam pneumonia podem ser evitadas. No entanto, principalmente em países pobres, os recursos para promover a prevenção são escassos. Assim as ações de combate precisam ser muito eficientes e eficazes. Para garantir a efetividade dessas ações, como as vacinas, são necessárias informações estatísticas como faixa etária, região, época, condição social e histórico obtido através de pesquisa em campo. Este trabalho propõe e implementa uma arquitetura de software para construção, uso e manutenção de sistemas de pesquisa das pneumonias na infância. As técnicas, tecnologias, ferramentas e serviços utilizados na definição da arquitetura foram escolhidos com foco no baixo custo. Dessa forma fica muito mais viável a utilização de softwares para sistemas de pesquisa automatizados por entidades de saúde que possuem poucos recursos financeiros. Palavras
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Leal, Marta Nascimento de Faria. „Arquitetura e design de moda“. Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/14444.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Bücher zum Thema "Pesquisa Arquitetura e Design"

1

Duarte, Cristiane Rose. O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

1955-, Rio Vicente del, Santos, Ana Cristina G. dos und Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura., Hrsg. Arquitetura: Pesquisa & projeto. São Paulo, SP: PRO Editores, 1998.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Marlice Nazareth Soares de Azevedo, Maria Cristina Cabral und Gustavo Rocha-Peixoto. Difusão de pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

1975-, Senna Bernardo, Hrsg. Sonhos =: Dreams : arquitetura+design+architecture. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2008.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Amaro, Marcos Antonio. Arquitetura contra o crime: PCAAA, Prevenção do Crime Através da Arquitetura Ambiental. [Brazil: s.n.], 2005.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Carlos, Perrone, Ribeiro, Maria Izabel M. Reis Branco., Grunow Evelise 1974-, Fundação Armando Alvares Penteado und Palácio do Itamaraty (Brasília, Brazil), Hrsg. Vertentes: Arquitetura e design : interiores brasileiros contemporâneos. São Paulo, SP: Fundação Armando Alvares Penteado, 2008.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Oliveira, Antonella Carvalho de, Hrsg. Divergências e Convergências: Arquitetura, Urbanismo e Design: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Lassance, Guilherme. Leituras em teoria da arquitetura. Rio de Janeiro, RJ: Viana & Mosley Editora, 2009.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Nosek, Victor, und Mina W. Hugerth. Marcenaria Baraúna: Móvel como arquitetura. São Paulo: Olhares, 2017.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Ramos, Tânia Beisl. Arquitetura, urbanismo, design: Metodologias e métodos de investigação. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2013.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Buchteile zum Thema "Pesquisa Arquitetura e Design"

1

Lima, M. L. G. „Arquitetura magazine | IAB Brasil _1961 to 1968“. In Research Tracks in Urbanism: Dynamics, Planning and Design in Contemporary Urban Territories, 82–88. London: CRC Press, 2021. http://dx.doi.org/10.1201/9781003220855-11.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Ribeiro, Sônia Marques Antunes, und Samantha Cidaley de Oliveira Moreira. „O gradil art nouveau na arquitetura eclética de belo horizonte: um olhar sobre a praça da liberdade“. In Pesquisa em design e reflexões contemporâneas, 27–40. Editora Blucher, 2023. http://dx.doi.org/10.5151/9786555501759-02.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Alencar, Thalita de Sousa, und Carolina de Rezende Maciel. „Conforto ambiental aplicado à arquitetura escolar em contexto pós-pandemia“. In A ERA AMBIENTAL: Do edifício à cidade, 41–51. Even3 Publicações, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/5141261.1-3.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A premissa do estudo reside na análise da temática da importância do conforto ambiental na arquitetura escolar em um contexto pós-pandemia, com enfoque nas condições de ventilação natural das escolas públicas construídas pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), em São Paulo. Possui como base a pesquisa bibliográfica, visando conceitos teóricos, e a realização de simulações computacionais com o uso do software Design Builder para avaliação da situação dos ambientes escolares. Partindo do pressuposto de que a arquitetura é capaz de influenciar na saúde humana e na transmissão de doenças, a pesquisa procura ampliar o diálogo acerca das possibilidades de adequar os espaços educacionais da rede pública de ensino do estado de São Paulo neste contexto, considerando as limitações socioeconômicas e regionais, buscando contribuir para a construção de espaços saudáveis como forma de mitigação da disseminação da COVID-19 e outras doenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Bessa, Sofia Araújo Lima. „Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis: Fazenda Modelo da UFMG“. In TAU 30 ANOS: História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 220–27. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.11.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

„Apresentação“. In Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design, herausgegeben von Maria Herminia Olivera Hernández und Eugênio de Ávila Lins, 8–11. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218614.0001.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Athayde, Sylvia Maria Menezes de. „Mostra sobre iconografia“. In Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design, 12–17. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218614.0002.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Casimiro, Luís Alberto Esteves dos Santos. „O método iconográfico e sua aplicação na análise da fachada da Igreja da Madre de Deus em Macau“. In Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design, 18–39. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218614.0003.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Vicente, Mônica Farias Menezes. „A Apoteose da Imaculada: um estudo iconográfico e compositivo sobre a pintura do teto da nave da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia“. In Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design, 40–69. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218614.0004.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Neves, Belinda Maria de Almeida. „Florete flores: a poética da Sagrada Escritura no Seminário de Belém de Cachoeira“. In Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design, 701–91. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218614.0005.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Santos, Emyle dos Santos. „As cores de Athos Bulcão no Hospital de Reabilitação Sarah Kubitschek de Salvador“. In Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design, 92–109. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218614.0006.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "Pesquisa Arquitetura e Design"

1

Eichenberg, Carolina Hermes. „INOVAÇÃO SOCIAL – ARQUITETURA DA REDE IDEIA“. In 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-ped-01452.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

ARRUDA KOEHLER, Maria de Lourdes C., Milton José CINELLI und Susana Cristina DOMENECH. „Arquitetura Inclusiva e Idosos: Acessibilidade e Desenho Universal como parâmetros“. In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-4.3_aco_07(1).

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Hugo, Mariana Soldan, und Vinicius Gadis Ribeiro. „ABORDAGENS PROJETUAIS DO DESIGN E OS PROCESSOS PROJETUAIS NA Arquitetura“. In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0423.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Lima, Adriana Ricciardi Rodrigues, und Rafael Antonio Cunha Perrone. „Arquitetura em processo: Matrizes conceituais entre a arte e a arquitetura na obra da Zaha Hadid“. In 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2spddesign-044_18.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

SANTOS, Juciely, Luciene LEHMKUHL und Angélica ACIOLY. „Embalagem para perfume com referência em aspectos art déco da arquitetura de Rio Tinto“. In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-4.1_aco_11.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Pereira, Marcus Vinicius, und Cristiane Mesquita. „EFEMERIDADE E NOMADISMO: UM OLHAR ENTRE DESIGN DE MODA E ARQUITETURA“. In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0007.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Araújo, João Gabriel Farias Barbosa de, und Lara Leite Barbosa. „HISTÓRIA DA MODA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA: DO FRÍVOLO AO EFÊMERO“. In 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-ped-01080.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

LOPES, E. I. „Concreto Digital: Novas possibilidades de materialização na arquitetura contemporânea“. In 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0021.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Bartholomeu, Clara, und Maria Cecília Loschiavo dos Santos. „JOSÉ ZANINE CALDAS E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE ARQUITETURA E DESIGN“. In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0486.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Lopes, Eduardo Ignacio, und Paulo Eduardo Fonseca de Campos. „Concreto Digital: Novas possibilidades de materialização na arquitetura contemporânea“. In 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2spddesign-047_22.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie