Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Pedagogia situada.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Pedagogia situada“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Pedagogia situada" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Azevedo, Isabel Cristina Michelan. „Articulação entre linguagem, discurso e cultura na Pedagogia dos Multiletramentos“. Revista Linguagem em Foco 13, Nr. 2 (25.06.2021): 75–85. http://dx.doi.org/10.46230/2674-8266-13-5565.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este ensaio parte da proposta do New London Group (NLG) para pensar como os quatro fatores que integram a pedagogia dos multiletramentos podem ser considerados em perspectiva decolonial, por ser assumida a necessidade de “sulear” as pesquisas em Linguística Aplicada. Para tanto, esta breve reflexão foi dividida em duas partes: a primeira recupera os sentidos dos conceitos de “prática situada”, “instrução explícita”, “enquadramento crítico” e “prática transformada” para sugerir como podem ser considerados dentro de uma perspectiva revistada da epistemologia da pluralidade; a segunda destaca critérios que podem orientar o desenvolvimento de experiências didático-pedagógicas que visam a articular linguagem, discurso e cultura por grupos de adolescentes e jovens situados em centros urbanos. Ao final, são acentuadas algumas dificuldades que podem prejudicar os diálogos dentro e fora da escola. Também são marcados alguns encaminhamentos que podem orientar a construção de saberes locais, a fim de promover a inter-relação entre o mundo da escola e o mundo da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Santos, Ana Paula Dos, und Henrique Antunes Cunha Junior. „Experiência educativa em comunidade quilombola Caririense: pedagogia de quilombo“. Debates em Educação 11, Nr. 23 (25.04.2019): 583. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p583-597.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A experiência educativa relatada neste artigo, faz parte de um trabalho de dissertação de mestrado, foi produzida a partir da pedagogia de quilombo, em que analisa como as relações entre os repertórios culturais da comunidade e a educação escolar podem contribuir para uma pedagogia ancestral. Os valores sociais, ancestrais e políticos, protagonizam a história local. Os resultados mostraram pela metodologia da pesquisa intervenção, pautada na afrodescendência que o território em que a escola está situada, faz parte do acervo do patrimonial material e imaterial da cultura negra no Brasil. Neste sentido, a formação de professores quilombolas, contribuiu para que a pedagogia de quilombo transgredisse o currículo tradicional de uma escola quilombola da região do Cariri, Sul do Estado do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Durão, Susana, und Joana Oliveira. „Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal“. Cadernos de Pesquisa 44, Nr. 154 (Dezember 2014): 828–49. http://dx.doi.org/10.1590/198053142896.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste texto, acompanhamos de perto o percurso de Eduardo, um aluno moçambicano cooperante. Esta narrativa é complementada por uma análise das condições de formação em Portugal dos alunos de polícia de Moçambique, mas também de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os cadetes preparam-se, em cinco ou mais anos de treino (equivalentes a mestrado), para virem a ser oficiais de polícia em seus países de origem. Defendemos o argumento de que esses alunos integram comunidades de saber, onde se incluem aprendizagens pela pedagogia da imagem e do exemplo. Tais comunidades são situadas histórica e contextualmente. No mesmo sentido, descrevemos como os alunos cooperantes em formação em Portugal mobilizam ideias de sacrifício e de esperança associadas tanto à experiência situada quanto à expectativa de regresso aos países de origem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Resende, Haroldo de. „Notas sobre modernidade, pedagogia e infância a partir de Michel Foucault“. ETD - Educação Temática Digital 12, Nr. 1 (30.12.2010): 242. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v12i1.851.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Busca-se explorar, em alguns aspectos, a relação entre a pedagogia, entendida como ciência da educação, situada no campo das ciências humanas e a infância como objeto desta ciência, no engendramento da Modernidade. Discute-se, então, a “captura” da infância pelo saber pedagógico com seu estatuto de cientificidade, na emergência das ciências do homem, entendendo que a educação moderna com seu modelo escolar calcado em técnicas disciplinares e no controle faz da própria escola um laboratório para a pedagogia. Em certo sentido, indaga-se como a criança entra em cena aberta pelas ciências humanas sob o olhar da pedagogia, de maneira que o que hoje se diz sobre a criança e sobre sua própria história acaba sendo marcadamente caracterizado por concepção de uma infância atemporal, ingênua, sem voz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Silva, Cícero da. „Práticas educativas no contexto da pedagogia da alternância“. ETD - Educação Temática Digital 21, Nr. 3 (26.06.2019): 818–37. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652226.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste trabalho, apresentamos reflexões sobre o projeto “Práticas educativas no contexto da Pedagogia da Alternância”, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis, desenvolvido na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), situada em Esperantina-TO. Essa ação objetivou proporcionar aos participantes uma formação com enfoque nas práticas didático-pedagógicas da Pedagogia da Alternância, execução de Instrumentos Pedagógicos da alternância, Educação do Campo, sustentabilidade, Arte e estética camponesa, e Mística. O curso foi dividido em dois módulos e totalizou 30 (trinta) horas, sendo os participantes: 10 (dez) professores e 04 (quatro) técnicos da EFABIP, 06 (seis) discentes da UFT e 04 (quatro) atores sociais da comunidade. A avaliação final respondida pelos participantes mostrou que a formação proporcionou a eles contribuições significativas relacionadas ao aperfeiçoamento de práticas educativas recorrentes no sistema educativo da alternância, além do curso ter sido um espaço importante para o diálogo entre escola e universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Mello, Heloísa Augusta Brito de. „Examinando a relação L1-L2 na pedagogia de ensino de ESL“. Revista Brasileira de Linguística Aplicada 5, Nr. 1 (2005): 161–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982005000100009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo procuro refletir sobre como a relação L1-L2 tem sido tratada nas teorias de aquisição de línguas, na política e na pedagogia de ensino de L2, em especial no ensino de inglês como segunda língua (ESL). Ao longo do estudo, argumento que o ensino de L2 pode se beneficiar do uso da L1 na sala de aula, principalmente quando se trata de crianças em processo de escolarização por meio da L2, ao invés de se concentrar no modelo ideal monolíngüe. O cenário que deu origem a essas reflexões é uma sala de aula de ESL de uma escola de imersão em inglês situada na região centro-oeste do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Cerqueira Jr., Welington, Robenil Dos Santos Almeida, Regiane Dos Santos da Conceição und Glênon Dutra. „CONFIANÇA DEMONSTRADA POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL“. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, Nr. 20 (15.12.2015): 115–29. http://dx.doi.org/10.37156/relea/2015.20.115.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho busca identificar o nível de confiança de alguns estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma Universidade pública situada no interior da Bahia, para o ensino de conteúdos de Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário, sendo que o mesmo foi respondido por 16 estudantes. Os resultados foram analisados levando em conta diversos fatores, como a estrutura curricular do curso de graduação em Pedagogia, o perfil de leitura dos estudantes e o nível de experiência em relação à docência em sala de aula. Os resultados obtidos apontam para uma grande insegurança dos alunos em relação ao ensino de conteúdos de Astronomia, sendo estes resultados compatíveis com os de outros pesquisadores da área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Gehrke, Augusto Roberto, und Ricardo Schaefer. „A aplicação da Pedagogia Ontopsicológica no desenvolvimento profissional dos jovens“. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 7, Nr. 11 (21.12.2017): 05. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.240.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Diante da crise da juventude evidenciada na sociedade contemporânea, novas alternativas pedagógicas estão sendo criadas e testadas a fim de restituir aos jovens a possibilidade da autoconstrução responsável enquanto pessoas e profissionais. Buscando analisar e descrever iniciativas já existentes nessa direção, este artigo investiga os resultados da aplicação da pedagogia ontopsicológica nos alunos da Faculdade Antonio Meneghetti que moram na Casa do Estudante, a partir de uma pesquisa empírica que teve como enfoque a dimensão do trabalho e o desenvolvimento profissional dos jovens. Para atingir esse objetivo, adotou-se um questionário com dados qualitativos e quantitativos em 40 alunos que moram na Casa do Estudante situada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Os resultados evidenciam que, por meio do trabalho, os jovens desenvolvem uma competência competitiva e habilidades relacionadas à liderança, criando hábitos pessoais e profissionais funcionais ao próprio crescimento e desenvolvendo o protagonismo responsável. A aplicação da pedagogia ontopsicológica contribui para a formação integral do ser humano e pode ser uma real alternativa à crise da juventude que evidenciamos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Ribeiro, Adalberto Carvalho, und Patrícia Silva Rubini. „Do Oiapoque ao Chuí - as escolas civis militarizadas: a experiência no extremo norte do Brasil e o neoconservadorismo da sociedade brasileira“. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 35, Nr. 3 (31.12.2019): 745. http://dx.doi.org/10.21573/vol35n32019.95997.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Refletir as razões do aceite social do novo modelo de gestão militar em escolas civis mostrando o ritual em determinada unidade localizada no norte do Brasil. Abordagem qualitativa. Estudos na literatura, sítios jornalísticos e pesquisa empírica com observações, conversas informais, entrevista referentes a experiência situada no Amapá. O método de análise dos instrumentos foi análise do discurso. Resultados apontam que não há nenhuma novidade. É a velha Pedagogia Bancária que retira do aluno o protagonismo. Estamos diante de uma das facetas neoconservadoras em andamento no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Frazão, Samara Sales, und Maria Cleide Da Silva Barroso. „A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko“. Germinal: Marxismo e Educação em Debate 12, Nr. 3 (19.01.2021): 400. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37508.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo trata de pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir sobre a contribuição da concepção pedagógica do pedagogo russo Anton Semionóvitch Makarenko (1888-1939) à educação brasileira na contemporaneidade. A fim de contribuição com nossas reflexões, elencamos autores como Oliveira (2012), Cury e Mouta (2014) e Baía e Machado (2020) que sinalizam as características da pedagogia makarenkiana, na qual tem como principal preceito a coletividade, desenvolvido a partir da experiência educacional da Colônia de Gorki, situada na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Encontramos na concepção pedagógica de Makarenko consonância com os tempos atuais, nos quais a educação no e para o coletivo ainda faz-se um desafio para os sistemas educacionais e para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Silva, Vantielen da Silva, und Dionísio Burak. „A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: aprendizagens a partir da modelagem matemática“. Cadernos de Pesquisa 24, esp. (24.01.2018): 159. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp159-175.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A investigação apresentada, situada no campo da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, é resultado de um curso desenvolvido com acadêmicos de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO. E, mais precisamente, sob uma postura fenomenológica, foi construída a partir da seguinte interrogação: O que se revela sobre a Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos? Esta que permitiu compreender e interpretar, a partir da argumentação de acadêmicos de Pedagogia, que atividades desta natureza contribuem para uma formação inicial mais significativa na área de Matemática e para a reconstrução dos significados da Matemática e, também, para o desenvolvimento de habilidades indispensáveis à docência, como autonomia, criatividade, criticidade e reflexividade.Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores. Modelagem Matemática.THE MATHEMATICAL FORMATION IN PEDAGOGY’S: course learning through mathematical modeling Abstract: This presented investigation, located in Mathematical Modeling field in Mathematics Education perspective, is the result of a course developed with Pedagogy academics from Paraná Midwest State University, UNICENTRO. And, more precisely, under a phenomenological position, was built from the following question: What does it reveal about Mathematical Modeling in the pedagogue’s initial education? This one, which allowed to understand and interpret, from the academic’s discussion in the Pedagogy course, that activities from this origin contribute for an initial education more meaningful in Mathematics field and to the Mathematics meaning reconstruction and, also, to the development of necessary skills to teaching, as autonomy, creativity, criticism and reflexion.Keywords: Mathematics Education. Teacher’s Formation. Mathematical Modeling.FORMACIÓN EN MATEMÁTICAS EN EL CURSOR DE PEDAGOGIA: apredizaje a partir del modelado de matemáticasResumen: La investigación presentada en el campo del Modelado Matemático en la perspectiva de la Educación de Matemáticas es el resultado del desarrollo con académicos de Pedagogía de la Universidad Estatal del Centro-Oeste de Paraná- UNICENTRO. Precisamente bajo una postura fenomenológica, se construyó a partir del siguiente interrogantes: ¿Lo que se revela sobre el Modelado Matemático en la formación inicial de pedagogos? Está que permitió comprender e interpretar, a partir de argumentaciones de académicos de Pedagogía, que actividades de esta naturaleza contribuyen a una formación inicial más significativa en la área de Matemática y para la reconstrucción de los significados de las Matemáticas, y también, para el desarrollo de habilidades indispensables para la docencia, como autononomía, creatividad, criticidad y reflexividad .Palabras clave: Educación de Matemáticas. Formación de Profesores. Modelado de Matemáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

De Freitas Ribeiro, Fernanda, Laís N. P. de O. Castro, Maiara S. Lima, Priscilla A. N. Dias, Rayane Paes dos S. Crispim und Larissa M. Da Silva. „PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA UNIVERSITÁRIOS DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO DO CENSA – CAMPOS DOS GOYTACAZES“. Humanas & Sociais Aplicadas 9, Nr. 26 (19.12.2019): 1–7. http://dx.doi.org/10.25242/887692620191879.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Uma vez inseridos num sistema capitalista torna-se fundamental ao indivíduo uma educação financeira e, consequentemente a sua conscientização para que saiba dosar seus gastos, minimizando a probabilidade de passar por dificuldades financeiras em algum momento da vida. Henrique et al. (2015) pressupõe que é essencial fazer um controle financeiro que seja eficaz, no qual é o importante que se saiba com exatidão o valor da receita e despesas mensais; e, não esquecer que o controle financeiro não é apenas ter anotado as despesas realizadas, pois o orçamento envolve: planejar, eleger prioridades e controlar. A Educação Financeira permite compreender, como os fatos que acontecem na economia interna e externa interferem no cotidiano das pessoas, viabilizando tomadas de decisões financeiras conscientes e a redução de gastos. O projeto proposto teve o intuito de promover uma educação financeira para universitários do curso de Pedagogia oportunizando reflexões que os ajudem na utilização de suas receitas e na administração de suas despesas. Além disso, buscou identificar e analisar os fatores que mais influenciam os gastos dos universitários, a fim de traçar um perfil socioeconômico dessa população. O intuito da pesquisa foi desenvolver uma nova cultura de controle financeiro em alunos universitários do curso de Pedagogia de uma Instituição particular situada no Norte Fluminense. Foi aplicado um questionário entre os alunos do curso de Pedagogia constituído de perguntas abertas e fechadas, as quais deveriam ser respondidas por escrito. Após a aplicação do questionário foi feito o mapeamento dos gastos financeiros desses universitários
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Alves, Maria de Fátima, und Fabiana Ramos. „EFEITOS DA FORMAÇÃO INICIAL NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE ESCRITA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL“. Revista Leia Escola 15, Nr. 2 (23.03.2016): 10–25. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v15i2.510.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo analisa os impactos da formação inicial sobre as práticas de ensino de escrita de uma professora egressa do Curso de Pedagogia de uma Instituição pública de ensino da Paraíba, com base nas noções de escrita como atividade sociodiscursiva e de gênero textual como entidade empírica de organização dos discursos. Para tanto, discute a contribuição das teorias sobre escrita e gêneros textuais para a formação inicial docente, a partir de relatos dessa professora sobre o seu processo de formação, bem como sobre uma proposta de produção de texto. A análise dos dados demonstra que a apropriação de conhecimentos sobre as teorias acerca da escrita situada e dos gêneros textuais pode favorecer o redimensionamento das práticas de ensino de escrita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Bovo, Ana Paula Martins Corrêa, Andréia Godinho Moreira und Viviane Raposo Pimenta. „Da prática situada à prática transformada: o conto “Noventa e três” à luz do dialogismo bakhtiniano na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos“. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, Nr. 29 (20.03.2017): 12–29. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3231.n29p12-29.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho pretende focalizar o funcionamento, constituição e natureza do gênero textual conto à luz do dialogismo bakhtiniano, em diálogo com autores que concebem o trabalho com a linguagem textual sob um ponto de vista sociodiscursivo. Para tal empreitada, recorre-se, neste artigo, ao conto “Noventa e três”, de Mia Couto. Ao mesmo tempo em que considerações teóricas são tecidas, intenta-se construir uma proposta pedagógica de trabalho com o referido conto, sob o enfoque teórico-metodológico da pedagogia dos multiletramentos do Grupo de Nova Londres, o qual tende a conceber o professor como “projetista” do processo de aprendizagem dos alunos, conferindo ao docente a tarefa de incentivar os alunos a “reprojetarem”, constantemente, suas práticas de linguagem. Nessa perspectiva, a partir de uma prática situada, com a imersão no uso de projetos disponíveis de significação, realiza-se a instrução explícita a partir da compreensão analítica, consciente e sistemática desses projetos, chegando-se ao enquadramento crítico no qual os discentes têm a oportunidade de realizar a interpretação do contexto social e cultural dos projetos de forma crítica, o que os levará ao movimento de um contexto cultural para outro por meio da prática transformada.Palavras-chave: Gênero textual. Conto. Dialogismo. Multiletramentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Sales, Giza Guimarães Pereira. „DE FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO“. Docent Discunt 1, Nr. 1 (09.11.2020): 9–17. http://dx.doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p9-17.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo das instituições educacionais de formação docente nos permite vislumbrar aspectos da história da educação e da formação de professores que foi construída no Brasil ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, este texto vem mostrar um pouco da história do primeiro curso superior de formação de professores presente em uma instituição adventista no Brasil, o curso de Educação (Pedagogia) da Faculdade Adventista de Educação (FAED), pertencente ao Instituto Adventista de Ensino (IAE), instalado na região de Santo Amaro, zona sul da cidade de São Paulo. Criada em 1973, a FAED concretizou um sonho antigo dos líderes da instituição: consolidar a tríade “Evangelização, Saúde e Educação” por meio da implantação de seus primeiros cursos de nível superior como Teo-logia, Enfermagem e Pedagogia. O tema central deste artigo consiste em identificar o processo de instalação e desenvolvimento da FAED e compreender quais suas contribuições para a formação de professores, tanto na região onde estava situada como num contexto mais amplo do estado e do país, considerando que a FAED recebia alunos e alunas oriundos de diversas regiões do Brasil, o que permi-tiu a propagação de seu ideal filosófico-educacional evangelizador em meio ao público adventista e também fora dele nas diversas regiões do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Vieira, Flávia. „Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica“. Educação & Sociedade 30, Nr. 106 (April 2009): 197–217. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302009000100010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O principal objectivo do texto é propor uma visão transformadora da supervisão pedagógica inscrita em valores da democracia, pressupondo que as finalidades e a natureza das práticas supervisiva e pedagógica devem estar articuladas e que ambas devem inscrever-se numa direcção emancipatória. Num primeiro momento, apresenta-se uma proposta de conceptualização da relação entre supervisão e pedagogia, defendendo-se a sua indissociabilidade e um conjunto de princípios que as podem orientar numa direcção potencialmente emancipatória. Num segundo momento, discutem-se condições que favorecem ou limitam a operacionalização desta direcção, tomando-se o exemplo de um projecto supervisivo em curso da Universidade do Minho desde 1995. O projecto ilustra potencialidades, constrangimentos e paradoxos da supervisão pedagógica como prática situada entre a reprodução e a transformação da ordem social implícita nos contextos de intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Ribas, Cristina Thorstenberg. „“Não vamos obedecer”. O comando do ódio no Brasil de hoje“. Revista Polis e Psique 11, Nr. 1 (19.01.2021): 204–21. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.108630.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O ódio é um gatilho. E ele quer mesmo é separar: classificar, conjurar, controlar, eliminar. Ele cria blocos de bloqueio. O artigo analisa práticas de ódio no Brasil de 2018-2020 procurando “responder” ou pensar o comando do ódio a partir de três perspectivas: a produção cultural anti racista; os feminismos interseccionais e a noção de reprodução social; e a produção do conhecimento situada na universidade. Analisa ainda a linguagem e a criação, a transitividade crítica e a pedagogia “lenta” como forma de alimentar os dissensos necessários para a realização de uma democracia. Compreendendo que não é possível rebater o ódio na sua totalidade, o texto se soma ao enunciado em creole “não vamos obedecer” e propõe a imagem de um emoliente do ódio que possa atuar nos seus desmanchamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Moretti, Cheron Zanini, Cristina Luisa Bencke Vergütz und Aline Mesquista Corrêa. „POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR“. Revista e-Curriculum 15, Nr. 3 (29.09.2017): 821. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p821-841.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem como objetivo geral compreender como acontecem as possibilidades emancipatórias na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), situada na Região do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Para tanto, apresentamos aspectos de contexto histórico em que se inserem a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular buscando compreender o encontro entre ambas na realidade brasileira. Em seguida, o diálogo entre a alternância no tempo-espaço-escola/tempo-espaço-campo com a intencionalidade política na experiência dessa escola. A partir da realização de observação participante, de entrevistas semiestruturadas e de análise a partir de uma perspectiva freireana, pudemos sistematizar e compreender a essência desse fenômeno educativo por meio das relações dialéticas entre: do-discência e práxis; educação e trabalho; saber e experiência; e, conhecimento e humanização como indicadores da emancipação na educação do campo na EFASC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Barros, Rosanna, und José Barrientos Rastrojo. „Reflexões epistemológicas sobre o potencial emancipador da pedagogia da libertação para superar o modelo escolar no quefazer do(a) professor(a)“. Educação em Revista 30, Nr. 3 (25.07.2014): 219–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982014005000003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Desde a criação, no século XIX, dos sistemas nacionais de educação que se foi consolidando um determinado modelo educativo, desenvolvido no contexto institucional e organizacional da escola, e por isso designado genericamente de modelo escolar de educação. As características hegemónicas deste modelo naturalizaram de tal forma os seus pressupostos educativos, que o que passa a ser legitimado como educação corresponde, em larga medida, ao seu modelo clássico de integração normativa, baseado numa concepção da prática educativa de caráter totalitário e impositivo. É pois, no âmbito da crítica à forma escolar elaborada no contexto das perspectivas críticas em educação, de que emana a pedagogia da libertação, que a problemática-chave deste texto está situada, instigando reflexões que se alongam para os campos da Filosofia, da Política e da Antropologia, e oferecendo subsídios para a pesquisa e para a prática de formação de educadores
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Costa, Renato Pinheiro da. „A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BAIXO TOCANTINS“. RVE - Revista Ver a Educação 12, Nr. 2 (07.12.2012): 213. http://dx.doi.org/10.18542/rve.v12i2.1010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho visa discutir a Educação de Jovens e Adultos considerando as abordagens teóricas, de pesquisas e de estruturação do Curso de Pedagogia. Discute, também, a construção das temáticas que subsidiam a formação de professores para a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, trazendo questões que tratam de compreender a relação entre o estudo e os pressupostos teórico-metodológicos sobre a formação docente, problematizando sobre: quais são as bases teóricas da Educação de Jovens e Adultos e como sua estruturação está sendo administrada no sistema educacional brasileiro; em que incide, onde/quando ocorre a educação de jovens e adultos; qual seu projeto para o ensino regular; se a formação de educadores para a EJA leva em consideração a realidade social, econômica, política e cultural dos educandos; como trabalhar a formação de professores para a EJA na realidade amazônica. Destarte, com base em aportes teóricos sobre a modalidade de ensino da EJA a contenda é situada no contexto do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Pará, identificando a importância e a necessidade da abordagem dos aspectos regionais e locais no processo de formação dos profissionais para a Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: EJA, Ensino Superior, Formação de Professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Veras, Renata da Silva, und Sandra Patrícia Ataíde Ferreira. „A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário“. Educar em Revista, Nr. 38 (Dezember 2010): 219–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602010000300015.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Nascimento, Mari Clair Moro, und Raquel Lazzari Leite Barbosa. „FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGENS“. Nuances: estudos sobre Educação 25, Nr. 3 (22.12.2014): 225–43. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.2948.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo ora apresentado buscou entender como o supervisor de estágio curricular pode atuar para que este momento seja de aprendizagens valorosas para o futuro docente, tendo em vista a sua atuação para a ampliação do conhecimento dos alunos. Para isso, analisaram-se ações pedagógicas ocorridas durante o estágio supervisionado, de um curso de Pedagogia de uma universidade pública, situada no Estado do Paraná. Amparada na pesquisa qualitativa, a investigação apresenta ações da supervisora que, na visão de estagiárias, favoreceram a formação docente: o respeito da supervisora para com as pessoas; a sua orientação para a importância de se refletir sobre aspectos reconhecidos como negativos, o seu auxílio na elaboração do plano de aula interdisciplinar; bem como a necessidade de flexibilização do plano de aula; a sua presença nos momentos das intervenções; o feedback atribuído e a valorização do papel do pedagogo no processo ensino/aprendizagem.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.2948
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Mello, Elena Maria Billig, und Diana Paula Salomão de Freitas. „Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional“. Educar em Revista 34, Nr. 67 (Februar 2018): 249–63. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.51483.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO Este texto é fruto de uma reflexão teórica sobre a formação dos docentes do ensino superior, com base em uma pesquisa-ação desenvolvida com servidores de uma universidade federal situada no Rio Grande do Sul (RS). Os elementos trazidos à discussão são resultados da pesquisa-ação (BARBIER; THIOLLENT) desenvolvida sobre a formação continuada por meio de Cursos de Formação Pedagógica fomentados pela gestão e desenvolvido em campi da Universidade, considerando a concepção de desenvolvimento profissional docente (ALMEIDA; PIMENTA; RIOS). A formação ofertada configura-se como uma das ações da pedagogia universitária (CUNHA; FRANCO) em construção na Instituição. Os resultados do trabalho foram analisados por meio de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI). A matriz teórico-conceitual tem como base a metodologia dialética de construção do conhecimento (VASCONCELLOS). Os resultados encontrados por meio da análise textual discursiva corroboram a fundamentação teórica adotada neste trabalho e na própria Universidade quanto ao fenômeno da formação docente como um elemento crucial à qualidade da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Cândido, Cícero Eduardo Souza, und Elisângela Ferreira Floro. „O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO“. Nuances: estudos sobre Educação 26, Nr. 3 (29.02.2016): 368–85. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa fez um estudo dos nove cursos de Pedagogia em funcionamento no Triângulo CRAJUBAR, localidade situada na Região do Cariri Cearense, com o objetivo de analisar o processo de formação dos pedagogos, visto que a Lei n. 11.274/2009 responsabilizou o professor de referência das séries iniciais do Ensino Fundamental I, em geral, um pedagogo por ministrar as aulas de Educação Física. Por isto, propusemo-nos investigar em que aspectos a matriz curricular e as ementas das disciplinas que se referem à Educação Física permitem ao Pedagogo planejar, avaliar e desenvolver aulas de Educação Física que favoreçam o desenvolvimento corpóreo/cognitivo dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, cuja análise se fundamentou na teoria crítico superadora. Os dados coletados foram organizados em categorias, por meio das quais pudemos constatar a ênfase na recreação, em detrimento de uma experiência corporal intergral, ampla e cultural. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3722
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Gonçalves, Maria Célia da Silva, und Luiz Síveres. „A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores“. Revista Educativa - Revista de Educação 22, Nr. 1 (03.03.2020): 7250. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v22i1.7250.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem por objetivo investigar as representações de formandos no curso de Pedagogia de uma Faculdade particular situada em João Pinheiro (MG), no que tange à importância da prática da pesquisa em seu curso, assim como, avaliar a internalização da importância da mesma na atuação do professor. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa na modalidade qualitativa, utilizando como instrumento um questionário aplicado aos trinta e cinco alunos da turma do oitavo período do curso. Os resultados sinalizam que esses alunos entenderam a pesquisa como busca, criação e processo de emancipação, tanto do educando quanto do professor, uma vez que possibilita a aquisição de novos conhecimentos. Todos os participantes da pesquisa foram categóricos em defender essa prática na formação do pedagogo e, para eles, ela é responsável pela formação continuada do professor. Os alunos pesquisados demostraram, ainda, terem lido teóricos de referência na sua formação e terem internalizado os conceitos concernentes ao exercício da pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Pintassilgo, Joaquim, und Alda Namora. „O papel do jornal e das memórias dos alunos na construção da identidade de uma escola diferente: A Torre“. Foro de Educación 16, Nr. 25 (30.06.2018): 9. http://dx.doi.org/10.14516/fde.662.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo foi elaborado no âmbito do projeto INOVAR, o qual tem por finalidades traçar o percurso histórico e caracterizar o modelo pedagógico de um conjunto de escolas diferentes que se desenvolveram em Portugal ao longo do século XX. A Torre, aqui estudada, é uma dessas escolas. Trata-se de uma escola cooperativa, situada em Lisboa, que foi fundada em 1970 por Ana Maria Vieira de Almeida, nos anos finais do regime autoritário português, e que ainda se encontra hoje em funcionamento. A forma peculiar e criativa através da qual a fundadora e os educadores d’A Torre se apropriaram de vários elementos da tradição pedagógica «progressiva» dá a esta escola uma cultura e uma identidade únicas. O seu projeto educativo tem na pedagogia Freinet um dos seus mais sólidos pilares, com visíveis implicações em algumas das práticas educativas desenvolvidas, de entre as quais podemos destacar a realização de assembleias, o recurso ao jornal de parede ou a elaboração do jornal da escola com contributos dos alunos. A adoção de uma pedagogia cooperativa e a educação para a participação e para a democracia são elementos centrais do projeto educativo de A Torre. Este artigo procura refletir sobre o papel do jornal como experiência de self-government dos alunos e, em particular, sobre as memórias construídas por antigos alunos sobre a sua experiência de vida numa escola diferente a partir de um conjunto de testemunhos publicados no jornal comemorativo dos 40 anos da instituição. Procuraremos, em termos gerais, refletir sobre o papel das memórias na construção da identidade institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Sukow, Nikita, und Ana Claudia Urban. „Concepções de história local nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997): uma análise ancorada na perspectiva da educação histórica“. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 8, Nr. 3 (28.11.2020): 67–79. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11083.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente texto visa identificar as concepções de história local presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados em 1997. A linha teórica de investigação dialoga com o referencial da Educação Histórica, a qual tem por objeto de estudo a didática da história e as problemáticas relacionadas à aprendizagem histórica. Linha de investigação pautada na Teoria e Filosofia da História e que adota pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. A partir da leitura contextualizada do documento, identificou-se que a concepção de história local relaciona-se à noção de transposição didática enquanto uma estratégia metodológica de ensino da história, orientada por teorias de aprendizagem oriundas da pedagogia. De forma contraditória, a história local figura, também, como um conteúdo capaz de promover a cidadania pela sua relação com a memória e com as identidades dos estudantes. Dentre as conclusões, questiona-se o aprisionamento da história local como um conteúdo estratégico dos anos iniciais, sendo preterida nos anos seguintes da escolarização. Sugere-se a aproximação das reflexões em história local e ensino de História de uma cognição situada na ciência de referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Nascimento, Mari Clair Moro, Raquel Lazari Leite Barbosa und Anelise Martinelli Borges de Oliveira. „Formação docente: contribuições da diversificação dos instrumentos avaliativos“. Comunicações 24, Nr. 1 (11.04.2017): 149. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v24n1p149-169.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo, com o objetivo de apresentar a diversidade de instrumentos avaliativos como um aspecto que pode favorecer a formação e a atuação de futuros professores, está embasado na abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de questionário. As informações adquiridas foram analisadas, categorizadas e quantificadas, tendo por fundamento a análise de conteúdo. O olhar se volta para a avaliação nos cursos de formação de professores, por acreditarmos que, se os futuros professores experienciarem a diversidade de instrumentos avaliativos, poderão ampliar seus conhecimentos a respeito do status da própria aprendizagem e da formação, valendo-se dessa prática quando estiverem no exercício da docência, tendo em vista favorecer a melhoria do conhecimento dos alunos com os quais estarão atuando no contexto da educação básica. A pesquisa foi realizada no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, em um curso de Pedagogia cujo funcionamento ocorre em uma universidade pública situada no Estado do Paraná. Os dados possibilitaram perceber o portfólio e o mapa conceitual como os instrumentos avaliativos que mais proporcionaram aprendizagens, bem como a importância do feedback do professor aos alunos, por ser essencial a devolutiva acerca da qualidade das aprendizagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Hasrun, Jessica Anahí Visotsky. „A corrente da “educação popular” e as lutas pela hegemonia na história cultural da educação na nossa América“. Intelligere, Nr. 9 (23.08.2020): 135–76. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.173497.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho visa contribuir para o estudo da história da pedagogia e dos educadores que, nos períodos anteriores e posteriores às ditaduras do Cone Sul, desenvolveram uma práxis baseada no acúmulo de experiências educacionais desenvolvidas no calor dos processos emancipatórios. Estamos interessados ​​em aprofundar essa contribuição na perspectiva da história social e cultural. Entendemos que cada trabalho desta linha que resgata tradições, visões e saberes a respeito do saber pedagógico e da experiência acumulada na prática educacional no contexto de projetos políticos enmancipatórios em nossa América, é uma contribuição relevante que ainda precisa ser aprofundada. Há um campo de saberes, saberes, experiências educacionais em nosso continente que continuam a resgatar e a tornar visíveis desde o presente, entendendo que ditos saberes e experiências deram origem a uma corrente de pensamento e ação educativa situada em nossa América, nascida do genuíno. desses territórios, daquele húmus gerado desde a revolução haitiana, as lutas indígenas, as lutas pela primeira independência e as das décadas de 1960 e 1970, todas elas lutas incansáveis ​​dos povos de um continente que não para de resistir ao colonialismo há mais de 500 anos e que criou uma tendência pedagógica no calor dessas resistências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Festas, Maria Isabel Ferraz. „A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas“. Educação e Pesquisa 41, Nr. 3 (September 2015): 713–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201507128518.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo, é abordada a aprendizagem contextualizada, bem como alguns dos seus fundamentos pedagógicos e psicológicos, nomeadamente aqueles que se reportam à pedagogia crítica e à aprendizagem situada. Partindo de estudos acerca do funcionamento cognitivo humano e de resultados de investigações empíricas, é dedicada uma especial atenção à análise de algumas das suas ideias fundamentais, como a de que os currículos devem basear-se na experiência dos alunos, a de que a aprendizagem necessita partir de atividades autênticas, e a que advoga o recurso aos métodos da descoberta. Muitos trabalhos da psicologia cognitiva, como os da teoria da carga cognitiva, não reforçam a ideia de uma aprendizagem baseada em atividades autênticas, na medida em que esta não promove a aquisição e automatização de conhecimentos em um domínio de especialidade nem reduz a carga cognitiva imposta pelas tarefas. Quanto aos estudos empíricos, embora eles mostrem que uma instrução guiada traz benefícios à aprendizagem, também revelam que a descoberta, se acompanhada de orientações, pode mostrar-se eficaz. Este resultado chama a atenção para a necessidade de se desenvolver investigação que, explorando as relações entre os dois tipos de métodos, permita um melhor conhecimento de como dosear a descoberta com instruções e, simultaneamente, abra a possibilidade de um diálogo entre diferentes concepções de educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Mandelert, Diana, Lucília Augusta Lino und Marcelo Mocarzel. „Impressões de viagem: olhares sobre a gestão escolar em três instituições de ensino portuguesas“. Roteiro 45 (07.08.2020): 1–22. http://dx.doi.org/10.18593/r.v45i.23077.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A viagem educacional feita à Portugal, no mês de setembro de 2018, para conhecer sete instituições escolares portuguesas consideradas inovadoras resultou no presente ensaio de inspiração etnográfica, no qual abordamos três delas. Foram analisados seus projetos diferenciados, a fim de contribuir para o debate sobre escolas de prestígio e o papel da gestão na produção dos elevados padrões de qualidade do ensino e do desempenho dos alunos ostentados por essas instituições. É apresentada uma breve contextualização da educação lusitana para que sejam compreendidas as possibilidades que as escolas oferecem. A primeira escola fica em Lisboa, é privada, com uma pedagogia que congrega a formação humana-religiosa à autonomia dos estudantes, além da coesão de valores institucionais, omnipresente desde a estrutura física até ao currículo do “mar”. A segunda, situada em Coimbra, apresenta um conjunto de características bastante original: é experimental, católica, bilíngue (português e inglês), com uma gestão compartilhada pelos professores que são proprietários da instituição. A terceira é uma escola técnica pública no Porto, com gestão composta pela parceria público-privada, tendo como maior destaque a gestão de recursos efetuada pelo diretor e a adesão à inovação tecnológica. Como resultados, identificamos que as instituições têm em comum o favorecimento da autonomia dos estudantes, o que torna as aprendizagens mais eficazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Costa, Karina, und Sandra Regina Gregório. „RELATO DE UMA VIVÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA NOVA ESPERANÇA DO MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS/MG“. Trabalho & Educação 30, Nr. 1 (19.05.2021): 131–44. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2021.25315.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho teve como objetivo observar e vivenciar a rotina dos funcionários e jovens que estudam na Escola Família Agrícola Nova Esperança e entender a importância da mesma para suas vidas e para a região. É uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando para isto o método da observação participante, bem como análise documental e conversas informais com os sujeitos da pesquisa. Assim, iremos relatar um breve histórico do surgimento das EFAs no Brasil, em Minas Gerais e na região do Alto Rio Pardo. Em sequência, abordar sobre a pedagogia da alternância, metodologia utilizada pelas EFAs, que é uma forma de proporcionar aos jovens que vivem na zona rural uma educação de qualidade, valorizando os aspectos culturais, sociais, comunitários e políticos. Por fim, faremos um relato de uma vivência na EFA Nova Esperança, situada no município de Taiobeiras, microrregião do Alto Rio Pardo de Minas Gerais, onde destacaremos o apoio desta escola família agrícola para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades desses alunos, contribuindo para que ao final do curso eles estejam capacitados e aptos a entrar tanto no mercado de trabalho, como também conscientes da importância de sua permanência em suas regiões, tornando-se assim referências e apoio para o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Pederiva Pensin, Daniela. „O imperativo da inovação e a constituição da docência inovadora“. Revista Brasileira de Ensino Superior 3, Nr. 4 (30.12.2017): 23. http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2208.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O texto parte do entendimento de que discursos constituem e legitimam formas autorizadas de docência. Assim, imersa nos jogos de verdade deste tempo, a docência na educação superior impõe-se à inovação como condição à sua presença no verdadeiro. Constitui-se objetivo deste texto incitar o estranhamento e a problematização frente ao crescente fenômeno da neofilia, do culto ao novo, da obsessão pelo novo revelada por meio de palavras de ordem: mudança, criatividade, flexibilidade, tecnologia, empreendedorismo e, claro, inovação. Construído sobre uma abordagem inspirada nos estudos foucaultianos e fazendo uso do discurso como conceito teórico-metodológico o texto mobiliza argumentos em torno da noção de inovação e a coloca articulada ao movimento de empresariamento da educação superior. São apresentados também posicionamentos e resistências de educadores e pesquisadores filiados às produções da Pedagogia Universitária, considerados indicativos de possibilidades de rotas de fuga. Por fim, retomando o conceito teórico-metodológico do discurso, o texto chama a atenção para a inexistência de vida fora desta atmosfera, alerta para a constituição de uma docência singular, orientada por uma noção igualmente singular de inovação situada neste mundo no qual nos encontramos todos. O texto encerra destacando que a desnaturalização, o estranhamento e a problematização diante do imperativo da inovação seguem necessários uma vez que esta lógica utilitarista, pragmática, reducionista e filiada à racionalidade neoliberal opera como uma vontade de verdade que exerce sobre a docência um poder de coerção e não deixa ver a vontade que a faz ser.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Dionisio, Angela Paiva, und Tatyana Mabel Nobre Barbosa. „JOGOS EM CENA“. Revista Leia Escola 20, Nr. 1 (28.07.2020): 240. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i1.1893.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nesta seção, registramos vozes de reconhecidos educadores no cenário nacional e internacional cuja trajetória acadêmica é dedicada ao ensino de qualidade. Em seus depoimentos, evidenciam-se o respeito à diversidade, a importância da inclusão e necessária formação integral dos alunos em um ambiente de construção coletiva, de valorização dos docentes e de todos que são peças chave na educação democrática e cidadã deste país chamado Brasil.Qualquer que seja o ponto de vista adotado, o que emerge destas vozes são características do trabalho com o uso dos jogos naquilo que nos permite inscrevê-lo no âmbito do que se tem vindo a chamar a pedagogia dos multiletramentos (Multiliteracies Pedagogy), por meio da qual o New London Group aspirava a construir melhores aprendizagens para melhores futuros. Nas salas de aula aqui configuradas, implícita ou explicitamente, podemos encontrar os traços da “aprendizagem situada”, ou seja, a construção de conhecimento em contextos de vida reais, de forma partilhada e colaborativa, em comunidades de aprendizagem; marcas de “aprendizagem explícita”, pela qual os alunos adquirem metalinguagem e desenvolvem consciência e controle de conceitos, regras e procedimentos; evidências também de “enquadramento crítico” e de “prática transformada”, ou seja, de produção de novos significados, resultantes do conhecimento construído de forma refletida, significados esses (re)interpretados à luz dos contextos e motivações histórico sociais em que ocorrem.Em suma, as experiências com os jogos que aqui nos são trazidas dão conta de como esta ferramenta potencia processos pelos quais os alunos aprendem integrando o já conhecido e o novo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Lopez, Ana Paula De Araujo, Ana Paula Rezende De Mello und Camila De Souza Santos. „Efeitos retroativos do Celpe-Bras em unidade didática de Português Língua Adicional pela ótica dos Multiletramentos“. Entrepalavras 9, Nr. 3 (15.10.2019): 403. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31535.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho objetiva discutir os possíveis efeitos retroativos (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO, 2017; SCARAMUCCI, 2004; WALL, 1997) do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) no design de unidades didáticas elaboradas no curso de Português Língua Adicional (PLA) preparatório para o Programa Estudante-Convênio de Graduação em uma universidade pública brasileira. Partimos do princípio de que o principal efeito desse exame, no contexto analisado, reflete em uma abordagem sob a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE, 2012). Para cumprir tal objetivo, propomos discutir, a partir de uma análise qualitativa e interpretativista (FLICK, 2009), uma unidade didática organizada por uma equipe de professores do referido curso, a fim de investigar o impacto do exame sobre o design deste material. A pesquisa se justifica pela necessidade de apontar materiais para o ensino de PLA que divergem de perspectivas estruturalistas tradicionalmente encontradas em livros didáticos publicados nessa área (BIZON, 2013). Entre as conclusões alcançadas, evidenciou-se que, ainda que existam pontos a serem melhorados, a unidade didática aqui analisada, ao se orientar pelos pressupostos do Celpe-Bras, apresenta-se fundamentada na Pedagogia dos Multiletramentos, superando a noção tradicionalista de trabalho com a linguagem, de cunho marcadamente situacional e estruturalista de que trata Bizon (2013). Ao buscar promover a aprendizagem contextualizada, situada e reflexiva para os aprendizes em questão, a unidade corrobora para afirmação de que os efeitos retroativos do exame podem se manifestar de maneira majoritariamente positiva (SCARAMUCCI, 2004), neste caso, em materiais didáticos para o ensino de PLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Rodrigues, Alana Fuzaro de Barros, und Deise Aparecida Peralta. „Currículo, matemática e ação educativa: a Escola Maria Peregrina na perspectiva do agir comunicativo“. Revista Eletrônica de Educação Matemática 15 (28.05.2020): 1–22. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67840.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esse artigo tem como cenário de investigação a Escola Maria Peregrina, uma escola confessional situada no município de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, que trabalha com uma proposta metodológica pautada na Pedagogia de Projetos. O objetivo foi investigar se os principais pressupostos da organização e do desenvolvimento curricular da referida escola favorecem o que Longhi (2005) defende como Ação Educativa na perspectiva do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Estabeleceu-se um diálogo entre as teorias do currículo e a legislação para o ensino de matemática, tendo como referencial a Ação Educativa na perspectiva do Agir Comunicativo. Os dados foram constituídos por meio de levantamento documental, no qual foram analisados Itinerários Propostos dos projetos, fichas de Comentário do Tutor e/ou Orientador Educativo sobre Atividade do aluno, fichas das autoavaliações dos alunos e o diário (caderno) de anotações do professor especialista da inteligência lógico-matemática. Foi também realizado um levantamento de práticas, no qual foram analisadas a escolha do projeto, a construção do Itinerário Proposto e a maneira como acontecem os plantões de aprendizagem. As análises dos dados evidenciaram que ações desenvolvidas na Escola Maria Peregrina, tais como a maneira de abordar o Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, a relação professor-aluno ao elaborar o Itinerário Proposto e o modo como é tratada a avaliação da aprendizagem, fazem da Ação Educativa uma possibilidade de Agir Comunicativo entre crianças e adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

CORREA, HERCULES TOLEDO, und CARLA Viana COSCARELLI. „Entrevista com Heather Lotherington e Cheryl Paige“. Signo 44, Nr. 79 (03.01.2019): 154–57. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v44i79.12866.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Toronto, no Canadá, é uma das cidades mais multiculturais do mundo. Suas escolas públicas costumam receber alunos de diferentes nacionalidades, ascendências, etnias, religiões e culturas, o que pode dificultar bastante os processos de ensino e aprendizagem. Nesta entrevista, as duas especialistas canadenses falam da produtiva parceria que estabeleceram, durante cerca de 10 anos, com objetivo de melhorar o ensino na Joyce Public School, escola situada no noroeste da cidade, na região de York. Com isso demonstram a importância do trabalho conjunto entre os especialistas das universidades e os professores da escola pública. Quem mais ganhou com essa pesquisa foram os professores e os alunos. Heather Lotherington é professora, pesquisadora e diretora associada da Faculdade de Educação da York University, em Toronto, Canadá. É ph. D. em Educação pela University of Toronto. Seus interesses de pesquisa são o ensino/aprendizagem de línguas, mediado pela tecnologia, em ambiente multicultural e multilinguístico. Em sua produção acadêmica, em meio a muitos artigos e papers, destacam-se os livros: Pedagogy of Multiliteracies: Rewriting Goldilocks (Pedagogia dos Multiletramentos: reescrevendo Goldilocks) (Routlege, 2011) e Teaching Young Learners in a Superdiverse World: Multimodal Approaches and Perspectives (Ensinando jovens aprendizes em um mundo superdiverso: abordagens multimodais e perspectivas) (Routledge, 2017), co-editado com Cheryl Paige. Os dois livros constituem a apresentação dos resultados da pesquisa-ação colaborativa realizada na Joyce Public School. Cheryl Paige é mestre em Educação pela University of Toronto, foi diretora da Joyce Public School e atualmente é consultora de Tecnologia Educacional no Toronto District School Board.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Suzart Alves Bahiana, Neiva Dulce. „A utilização da biblioterapia no ensino superior como apoio para a auto-ajuda: implementação de projeto junto aos educandos em fase de processo monográfico“. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 7, Nr. 1 (05.08.2009): 65. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v7i1.1975.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A escolha do tema, que será abordado a seguir, teve como propósito: a) identificar, refletir e trazer à discussão, as práticas e projeções pedagógicas e familiares relacionadas ao uso da biblioterapia que induzem a comunidade universitária a futuras interações e à prática da leitura; b) empreender uma simples análise dos aspectos referentes à utilização da biblioterapia como apoio na formação do sujeito cognitivo, suas implicações e benefícios. Serão relatadas, metodologicamente, experiências vivenciadas em uma faculdade particular, situada no município de Valença, trazendo a lume o nível de stress dos educandos do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais - FACE, dados coletados através dos métodos estatísticos, significado social da utilização da biblioterapia na formação do senso crítico do sujeito, na era dos avanços tecnológicos, auto-ajuda no combate ao stress na jornada acadêmica. Esperamos que os conjuntos dessas reflexões sirvam para fomentar a questão, incentivar o uso da biblioterapia sob prismas lúdicos, fantasiosos e resgatar a arte de sonhar, entendido como direito universal o que concorre para a redução da depressão, stress, agressividade, atuando diretamente no alívio das tensões psicológicas dos universitários baianos. AbstractThe choice of this theme, which will be discussed, has as purpose: a) identify, reflect and bring to discussion, practices, pedagogic and family projections related to the use of bibliotherapy, that induces the university community to future interactions and to reading practices; b) undertake a plain analysis of the aspects related to bibliotherapy to support the training of cognitive subject, its implications and benefits. It will be reported, methodologically, experiences in a particular college in the city of Valencia, bringing to light the level of stress of the eighth semester pedagogy students of Educational Sciences Faculty – FACE. Data were collected by statistical methods, social meaning of bibliotherapy as a way to develop the critical sense of the subject in the age of technological advance, self-help to combat stress in academic journey. We hope that these sets of reflections are useful to promote the issue, encourage the use of bibliotherapy under a playful and fanciful prism, and also, to recover the art of dream, understood as an universal law, that contributes to reduce depression, stress and aggressivity, acting directly for the relief of Bahians university students’ psychological tensions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Palazzo, Franco, und Franco Cerana. „La imagen latente. Dirección de fotografía y pedagogía situada“. Metal, Nr. 4 (26.06.2019): e001. http://dx.doi.org/10.24215/24516643e001.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La dirección de fotografía de un audiovisuales producto de los modos de producción dellugar, sus estéticas, sus formas de narrar,sus representaciones. Una pedagogía de ladisciplina debe ser consciente del contexto.¿Quiénes son sus estudiantes? ¿Cuáles sonsus intereses estéticos? ¿Desde qué lugarconstruyen la imagen cinematográfica?Estudiar los trabajos de quienes se graduaronen la propia institución es un buenmétodo para comenzar a responder estosinterrogantes. En el presente artículo se reflexionasobre el uso de la producción localen las aulas de Dirección de Fotografía.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Aranda Parra, Virginia Gabriela, Daniela Paz Bravo Palma und Valeria Isabel Rey Figueroa. „Pedagogías en tiempos inciertos: Valoración de identidades desde una mirada inclusiva“. Actualidades Investigativas en Educación 21, Nr. 3 (02.09.2021): 21. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v21i3.46510.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La sociedad y la educación enfrentan hoy enormes desafíos. Si logramos sobreponemos a la emergencia sanitaria que nos ha impuesto el contexto pandémico podremos construir una nueva vida y sociedad, desde otros parámetros y epistemologías más solidarias y de justicia social. Por esta razón, compartimos esta sistematización de una experiencia pedagógica situada, que cuestiona la homogenización y descontextualización curricular, y pone al estudiantado, con sus intereses e inquietudes, en el centro. Desde nuestro ejercicio pedagógico propiciamos una nueva educación que sostiene una propuesta más humanista e inclusiva, según otros enfoques epistémicos y didácticos, los cuales implican la transformación de viejas prácticas reproduccionistas, asimilacionistas y segregadoras para transitar hacia una mayor comprensión de la diversidad. Por ello hemos construido y empleado prácticas pedagógicas dialógicas y participativas, diseñadas desde planteamientos críticos y con base en orientaciones contenidas en una pedagogía por proyecto, lo que permitió aventurarse en territorios complejos, diversos y cotidianos a partir de las experiencias del estudiantado. La presente innovación se desarrolló en un curso online, vía Zoom, ofrecido en el programa formativo Minor de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago de Chile, sobre temáticas transversales, destinado a estudiantes de pedagogía. Esta propuesta de innovación, en escenarios pedagógicos tan complejos y desafiantes como el actual, permitió que el estudiantado, gracias al diálogo, identificara situaciones críticas y situadas, expresadas en tres propuestas de indagación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Hilsdorf Rocha, Claudia, und Adolfo Tanzi Neto. „TRANSLINGUAGENS: DISCURSO, POLÍTICAS E PEDAGOGIAS“. Revista X 15, Nr. 1 (09.05.2020): 1. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i1.73182.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A translinguagem pode ser concebida como um conceito ainda em evolução. (Re)Pensada a partir do contexto da educação bilíngue (GARCÍA, 2009), como uma forma de enfrentamento a visões monolíticas e racionalistas diante da linguagem, do sujeito e da cultura, a translinguagem seguiu evidenciando-se como uma ruptura paradigmática no campo dos Estudos da Linguagem, expandindo a noção de comunicação para além das palavras e línguas individuais ou nominadas, em favor de processos e práticas de construção de sentidos, ideológica e historicamente situados e ecologicamente constituídos (CANAGARAJAH, 2013, 2017a/b). Alinhada às ideias do pós-estruturalismo, a noção de translinguagem vincula-se a ideologias e práticas (educativas) que corroboram à luta por equidade e justiça social (GARCÍA; LI WEI, 2014), em seus mais variados aspectos, ao mesmo tempo em que celebram a mobilidade, a mistura e a dinamicidade linguística, cultural, identitária e política sob lentes mais plurais, abertas e transgressivas. Performativas por natureza, as práticas translíngues mostram-se criativas, críticas, estratégicas e flexíveis (LI WEI, 2011; GARCÍA; WEI, 2014), situando-se em meio a espaços de tensão e ruptura, abertos à desestabilização e à transformação. Em sua complexidade, as translinguagens imbricam-se em discursos e ideologias que podem, em uma roupagem restritiva, servir a discursos neoliberais, e, em contrapartida, assumir formas mais expansivas que potencialmente rompem modos mais autoritários e opressores de discurso e vida (Canagarajah, 2017a). Este dossiê é pensado nesse horizonte, em que a translinguagem evidencia sua pluralidade e, por decorrência, realiza-se como filosofia, como espaços de crise e criatividade, como um conjunto de práticas pedagógicas, como discursos, ideologias e políticas potencialmente transgressoras, entre outras possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Cuervo Prados, Mónica. „Bogotá vista desde la pedagogía urbana“. MEDIACIONES 5, Nr. 7 (01.02.2007): 97–106. http://dx.doi.org/10.26620/uniminuto.mediaciones.5.7.2007.97-106.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artículo muestra los referentes teóricos y algunas conclusiones de la investigacíón realizada por los investigadores Mónica Cuervo Prados y Pablo Páramo patrocinados por las Universidades Pedagógica Nacíonal, Santo Tomás y Corporación Universitaria Iberoamericana, titulada Los usos del espacio público en Bogotá en el siglo XX: una mirada histórica desde las prácticas sociales, implicaciones pedagógicas para la ciudad. Este trabajo es la continuación de la investigación denominada Historia social situada en el espacio público de Bogotá, desde su fundación hasta 1 el siglo XIX, realizada por los mismos autores y publicada por la Universidad Pedagógica Nacional y la Corporación Universitaria Iberoamericana en el año 2006.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Mareš, J. „Neviditelná skupina aneb Co s postdoktorandy?“ Pedagogická orientace 23, Nr. 1 (28.02.2013): 5–26. http://dx.doi.org/10.5817/pedor2013-1-5.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Sdělení si klade za cíl: (1) upozornit na situaci, kdy vysoké školy v České republice produkují desítky absolventů doktorského studia ročně a málo se zajímají o jejich další osud; (2) charakterizovat pojem postdoktorand a přiblížit výzkumy, které tuto skupinu vysokoškoláků zkoumají; (3) předložit údaje o absolventech doktorského studia pedagogiky v České republice; (4) diskutovat domácí kontext, který ovlivňuje uplatnění postdoktorandů; (5) shrnout zahraniční poznatky o systematické práci s postdoktorandy. V první části je charakterizována současná situace v ČR i v zahraničí. Druhá část příspěvku popisuje výzkumnou sondu o počtech úspěšných absolventů doktorského studia Pedagogika. Třetí část je věnována zamyšlení nad domácím kontextem, který ovlivňuje uplatnění postdoktorandů. Čtvrtá část shrnuje zahraniční zkušenosti se systematickou prací s postdoktorandy. Ukázalo se, že v letech 1999–2011 úspěšně dokončilo doktorské studium v programu Pedagogika v ČR 549 osob. Soustavná práce s postdoktorandy je na třech velkých českých univerzitách (Univerzita Karlova, Masarykova a Palackého) teprve v počátcích. Z uvedeného vyplývá, že v ČR bude třeba pravidelně sledovat, kde postdoktorandi pracují, nakolik se věnují vědecké činnosti a jak vypadá jejich kvalifikační růst. Kromě toho bude třeba (s oporou o zahraniční zkušenost) propracovat systém, který postdoktorandům umožní různými cestami se zdokonalovat ve svých znalostech a dovednostech.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Ribeiro, Luís Távora Furtado, Josefa Jackline Rabelo, Maria das Dores Mendes Segundo und Francisca Maurilene do Carmo. „OS NOVOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: indicadores e tendências“. Cadernos de Pesquisa 25, Nr. 4 (30.12.2018): 53. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p53-69.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo realizamos uma síntese proveniente de uma pesquisa, em desenvolvimento, a respeito dos indicadores teórico-metodológicos presentes na organização dos novos currículos dos cursos de Pedagogia no contexto das diretrizes curriculares nacionais. Para tanto, com base numa revisão teórico-documental, de abordagem qualitativa, revisamos os projetos pedagógicos em cinco instituições, entre os anos de 2011-2016, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de São João Del-Rei; Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Ceará. Avaliamos ademais as Resoluções Nº1 de 15.05.2006 e Nº2 de 1.07.2015, do Conselho Nacional de Educação, situando os documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Por fim, indicamos as tendências curriculares flexíveis e interdisciplinares no campo da formação docente nos cursos de pedagogia e licenciaturas.NEW CURRICULUM FOR THE PEDAGOGY´S COURSES: indicators and tendenciesAbstract In this article we do a summary from a research development about the theoretical and methodological indicators present in the organization of the new curriculum of Pedagogy in the national's context of curriculum guidelines. Therefore, based on a theoretical and documentary review of qualitative approach, we review the educational projects in five institutions between the years 2011-2016, namely: Federal University of Mato Grosso; Federal University of Pernambuco; Federal University of Sao Joao del Rei; Federal University of Viçosa and the Federal University of Ceará. In addition, we will evaluate the resolutions of 15.05.2006 1 and 2 of 07.01.2015, the National Council of Education, placing the documents of the National Association for Training of Education Professionals. we will also provide a flexible and interdisciplinary curriculum tendencies in the field of teacher training in pedagogy courses and degrees.Keywords: Pedagogy´s Courses. Curriculum. Teacher training. Indicators. LOS NUEVOS CURRÍCULOS DE LOS CURSOS DE PEDAGOGÍA: indicadores y tendenciasResumenEn ese trabajo realizamos una síntesis proveniente de una investigación, en desarrollo, acerca de los indicadores teóricos y metodológicos presentes en organización de los nuevos currículos de los cursos de Pedagogía en el contexto de las directrices curriculares nacionales. Para tanto, con base en el repaso teórico y documental, de abordaje cualitativa, revisamos los proyectos pedagógicos en cinco instituciones, entre los años de 2011-2016, a saber: Universidad Federal de Mato Grosso; Universidad Federal de Pernambuco; Universidad Federal de São João Del-Rei; Universidad Federal de Viçosa y Universidad Federal do Ceará. Evaluamos además las Resoluciones Nº 1 de 15.05.2006 y Nº 2 de 1.07.2015, del Consejo Nacional de Educación, situando los documentos de la Asociación Nacional por la Formación de los Profesionales de la Educación. Por fin, indicamos las tendencias curriculares flexibles e interdisciplinares en el campo de la formación de los profesores en los cursos de pedagogía y licenciaturas.Palabras clave: Cursos de Pedagogía. Currículos. Formación de profesores. Indicadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Sorte, Paulo Boa. „Situando a realidade aumentada no Manifesto de 1996“. Revista Linguagem em Foco 13, Nr. 2 (25.06.2021): 93–100. http://dx.doi.org/10.46230/2674-8266-13-5599.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste ensaio é situar a realidade aumentada no âmbito do Manifesto de 1996, especialmente no que se refere à pedagogia dos multiletramentos. Inserida no conceito de Internet das Coisas, a realidade aumentada tem se mostrado forte componente da interação humano-computador. Nessa discussão, abordo as possibilidades de práticas multiletradas para dar conta da multiplicidade de comunicações, canais e mídias sem abrir mão do engajamento crítico. Discuto, ainda, os papéis a serem desempenhados por professores e alunos como designers ativos de futuros sociais. Em aulas de línguas adicionais, a ideia de realizar visitas virtuais a atrações culturais, em outros países, pode favorecer o exercício de práticas sociais de linguagem ao mesmo tempo em que provoca reflexões e conhecimento, dentre tantos aspectos, do acesso aos bens culturais da humanidade e da ocupação de todos os espaços na sociedade. Nesse sentido, o movimento de ida a (não tão) novos mundos – como a tecnologia imersiva da realidade aumentada – pode nos ajudar a redesenhar as práticas cotidianas de trabalho, comunicação, compras, relacionamentos, saúde, dentre outros, que irão convergir no campo educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Ezpeleta Aguilar, Fermín. „Formación y maestro en La voluntad de Azorín“. Anales de Literatura Española, Nr. 22 (15.12.2010): 65. http://dx.doi.org/10.14198/aleua.2010.22.05.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En La voluntad, que representa el paradigma de la nueva narrativa, concentra Azorín sus inquietudes pedagógicas a través de la conformación de una novela de formación, conectada con los subgéneros Tendenzroman y Künstlerroman. La presencia del personaje maestro-filósofo contribuye a estructurar el contenido educativo de esta obra situada en un momento histórico en que el autor impregna de pedagogía todo lo que escribe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Souza, Márcia Guimarães Oliveira de, und Marilene Ribeiro Resende. „A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD“. Educação em Foco 16, Nr. 22 (13.12.2013): 45–71. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v16i22.313.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do estudo é investigar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica, especialmente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior -IES que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais; uma IES pública e uma IES privada. Desenvolvido numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, dentre outros. Os resultados demonstraram que organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica apropriadamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Porto, Ana Luiza Araújo. „O LUGAR DO ENSINO DA HISTÓRIA NO PROJETO PEDAGÓGICO DA MODERNIDADE“. Sæculum – Revista de História 38, Nr. 38 (30.06.2018): 51. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.27547.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo que se apresenta tem como objetivo produzir uma reflexão acerca do lugar do Ensino da História no Projeto Pedagógico da Modernidade, a partir da construção teórica de autores que se debruçaram a pensar a educação e, em algum ponto, evidenciaram a especificidade do saber histórico. Nesse sentido serão utilizados autores que se destacaram como teóricos da educação situando questões como didática, programas de ensino, processos educativos, organização escolar, educação laica, educação como dever do Estado, ensino e aprendizagem, papel da educação, relação entre a educação e a ideia de nação. Este é um trabalho de natureza bibliográfica. Serão abordados especificamente o pensamento de João Amós Coménio, Jean-Jacques Rousseau, Marquês de Condorcet, Johann Friedrich Herbart e Herbert Spencer. A escolha de tais autores para cumprimento do intento aqui proposto se deu em função da importância teórica de tais pensadores na construção da Pedagogia Moderna e Contemporânea e no fato de que em algum ponto de suas reflexões eles situaram o ensino da História nos programas de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Duarte, Newton. „VIGOTSKI E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO“. Nuances: estudos sobre Educação 24, Nr. 1 (25.04.2013): 19–29. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2150.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo defende que a psicologia histórico-cultural, para contribuir para a prática educativa escolar, precisa da mediação da Pedagogia histórico-crítica. Nessa direção, o artigo analisa, no terreno das relações entre Psicologia e Pedagogia, um critério para a caracterização do desenvolvimento humano. Situando tanto a psicologia como a pedagogia no processo histórico da luta de classes, o artigo defende que o ser humano se desenvolve pelo uso das mediações que lhe possibilitam passar da condição de ser em si à condição de ser para si.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2150
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Assumpção, Mariana de Cássia, und Newton Duarte. „A função da arte e da educação escolar a partir de György Lukács e da pedagogia histórico-crítica“. Revista HISTEDBR On-line 16, Nr. 68 (30.10.2016): 208. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644127.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo foi o de investigar as principais categorias presente nas obras estéticas do filósofo húngaro György Lukács e estabelecer, a partir disso, relações com as premissas da pedagogia histórico-crítica. Tanto nas análises estéticas quanto nas pedagógicas buscamos destacar as aproximações entre a função da arte e a função da educação escolar no sentido de evidenciar que ambas promovem, em primeiro lugar, o desenvolvimento da subjetividade dos indivíduos e, em segundo lugar, incidem sobre a realidade social. A técnica adotada para o presente estudo foi o de pesquisa bibliográfica, onde utilizamos como fontes principais as obras estéticas de Lukács e aquelas situadas no âmbito da pedagogia histórico-crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie