Zeitschriftenartikel zum Thema „Internet de Todas as Coisas“

Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Internet de Todas as Coisas.

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Internet de Todas as Coisas" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Pataca, Campos. „A Internet das Coisas“. Law, State and Telecommunications Review 13, Nr. 2 (07.09.2021): 198–220. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v13i2.32773.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
[Propósito] O propósito do artigo é caracterizar a internet das coisas em sua diversidade de abordagem terminológica, base de protocolos, informações tecnológica e principais aplicações. [Metodologia] O artigo comunica a pesquisa bibliográfica da temática, numa abordagem de estudo exploratório descritivo. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível identificar as diversas tipologias da internet das coisas e estabelecer as diferenças e especificidades conceituais tanto tecnológicas como de sua aplicação. [Resultados] – O artigo percorre uma análise da evolução da web, estabelecendo o vínculo preciso do surgimento da internet das coisas na web 3.0. Estabelece a diferença específica entre a internet das coisas e a internet de todas as coisas quanto aos pilares básicos de interação. Enquanto a gama de aplicações destaca cinco principais domínios: doméstico, social, ambiental, tecnológico e emergencial. [Implicações Práticas] O artigo possui evidente aplicação ao caracterizar a pilha de protocolos de comunicação específicos e de segurança, além dos comuns da internet. Pode ainda proporcionar aos diversos atores, as opções adequadas às aplicações desejadas segundo as especificidades. [Originalidade] O artigo caracteriza dezenove tipos específicos de internet das coisas num único texto documental e uma síntese de aplicações agrupadas em áreas ou domínios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Santos, Matheus Martins, Mauro Lúcio Franco, Wederson Marcos Alves, Marcio Coutinho de Souza, Geórgia Fernandes Barros und Magnum Moreira da Silva. „Internet das Coisas: a busca do conceito e as perspectivas futuras sobre sua aplicabilidade“. Research, Society and Development 10, Nr. 10 (07.08.2021): e140101018504. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18504.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Internet das Coisas é uma tradução da expressão Internet of Things (IoT), que nos remete a ideia de que a Internet pode estar presente em todas as coisas, expandindo a possibilidade de controle e coleta de dados. Esse artigo tem como objetivo buscar conceitos da IoT, descrevendo sua evolução, aplicabilidade em diversos segmentos, suas perspectivas futuras e seus maiores desafios para implementação em larga escala. Para tanto, se fez uso de pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva em livros, artigos, dissertações, reportagens, documentos nacionais e internacionais. O artigo discute sobre a evolução da Internet, também retrata sobre IoT e a evolução das redes móveis de telefonia celular, traz algumas perspectivas futuras e demonstra alguns desafios para IoT. Ficou constatado que a IoT apesar dos desafios como a implementação da quinta geração das redes de telefonia, da segurança e privacidade dos dados gerados e transferidos, já é uma realidade com suas diversas aplicabilidades. A evolução dos dispositivos dos mais variados tipos integrados em smartphones, smart tvs, smartwatches, expandindo ainda mais o acesso à Internet no período hodierno, nos fornece informações que auxiliam nas tomadas de decisões. É fundamental não só a utilização destes dispositivos, mas também que todos conheçam seus conceitos, evolução, aplicabilidades e desafios. Sugere-se como proposta de pesquisas futuras temáticas envolvendo a inserção das pessoas em ambientes que não usem a IoT e ambientes nos quais as decisões são tomadas com o auxílio da IoT, por exemplo pesquisas com grupos de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Sanchez, Renato De Brito, Diego Augusto Miquelin Costa und João Carlos Lopes Fernandes. „A internet das coisas conectando casas as pessoas“. REVISTA ENIAC PESQUISA 8, Nr. 1 (31.01.2019): 41. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v8i1.576.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Internet of Things (IOT) conecta dispositivos entre si, permitindo a interação entre eles. Ela atualmente faz parte do futuro das tecnologias mundiais e poderá auxiliar pessoas e empresa por meio de um simples celular ou tablet. Ela pode ser utilizada na transmissão de dados em tempo real para servidores, permitindo assim que todos os dispositivos se comuniquem entre si. Os protocolos, mais utilizados são: KNX, Z-Ware e ZigBee, que podem ser utilizados em conjunto com redes wireless, permitindo assim a construção de soluções para a criação de uma casa totalmente automatizada que se utilize de sensores interligados por uma rede. Foram analisadas várias soluções e dentre elas o ZigBee, e a tecnologia Insteon, são ótimas soluções pois se adapta muito bem em redes cabeadas ou wireless e vem bem ao encontro das necessidades encontradas na criação de uma casa automatizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Freire, Júlio César Guimarães, Ana Beatriz de Lima Alves, Ana Lidia Brasil de Almeida, Bruno Rafael Soares da Silva, Eduarda Gomes Onofre de Araújo, Gabrieli Duarte Farias, Letícia Regina Marques Beserra, Flávio Murilo Lemos Gondim, Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge und Cláudia Batista Mélo. „Internet das Coisas na Odontologia: o futuro já chegou?“ Research, Society and Development 11, Nr. 8 (19.06.2022): e30211830820. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30820.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão de literatura ao analisar a aplicabilidade da Internet das Coisas na Odontologia hodierna, discorrendo sobre os avanços previstos para o futuro, além de expor os benefícios e os entraves do uso da IoT (Internet of Things) na área. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e IEEE Xplore, se utilizando de descritores nos campos de busca, como “internet das coisas”, “odontologia” e “saúde bucal”. De forma majoritária, todos os artigos selecionados apontam vantagens do uso da Internet das Coisas na Odontologia sobre a qualidade do atendimento ao paciente, efetivação de procedimentos odontológicos e aprimoramento das técnicas e modalidades de ensino dentro do campo da Odontologia. Além disso, as buscas realizadas, sugerem a implementação da tecnologia IoT como fator importante no acompanhamento integral mais preciso dos pacientes. Conclui-se que a aplicabilidade da Internet das Coisas na Odontologia é ampla e necessária, pois representa um importante recurso na promoção integral da saúde bucal e na construção de sistemas inteligentes focados em desenvolver o ensino-aprendizagem do cirurgião-dentista em formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Da Silva, Sani De Carvalho Rutz, und Albino Szesz Junior. „Internet das Coisas na Educação: Uma Visão Geral“. Revista ENCITEC 8, Nr. 2 (22.08.2018): 57. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i2.2717.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é mostrar o panorama da Internet das Coisas (<em>Internet Of Things</em> - IoT) na educação e suas aplicações, destacando a sua evolução, os diferentes conceitos, desafios e oportunidades. Para isto, utilizou-se os últimos relatórios MNC Horizon Report, o Ciclo Hype da Gartner, além de produções científicas sobre a temática. Durante o texto é possível verificar uma visão geral sobre as definições de IoT, um breve histórico, sua aplicação na área educacional além dos desafios e oportunidades. O artigo demonstrou o crescimento significativo de pesquisas na área, com um alto potencial em se tornar uma realidade no contexto educacional, bem como a necessidade de enfrentar as incertezas para se quebrar o paradigma da educação tradicional, com consciência dos desafios e possibilidades, através de investimentos em infraestrutura, capacitação e mudança da cultura educacional na sociedade atual, por meio de colaboração, conscientização e garantia de conectividade entre todos e tudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

De Araujo, Josimary Horta, Etelvina Maria Marques Moreira, Carla Fernandes De Freitas, Francisco Edivaldo Brito De Castro, Andre Luiz Carneiro De Araujo und Tecia Vieira Carvalho. „Smart Cities: um estudo prospectivo sobre Internet das Coisas (IoT) aplicada ao setor de mobilidade urbana“. Cadernos de Prospecção 13, Nr. 1 (27.03.2020): 138. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i1.32691.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
ResumoEm uma sociedade cada vez mais conectada, despontam tecnologias impactantes em todas as áreas do conhecimento. Nessa conjuntura, a Internet das Coisas (IoT) emerge tendo como princípio interconectar coisas e dispositivos inteligentes a uma rede, o que contribui, efetivamente, para o estreitamento da relação homem X máquina. Nesse contexto, o presente artigo tem o propósito de realizar a prospecção tecnológica de soluções de IoT com potencial de aplicação ao setor de Mobilidade Urbana. Para tal, foi realizado um levantamento das patentes depositadas na base de dados do INPI e do PatentInspiration, como também das produções científicas registradas no Portal de Periódicos da Capes e no Google Acadêmico. A prospecção indica uma movimentação nacional crescente de incentivo à criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de equipamentos inteligentes, por meio da tecnologia IoT. Os resultados demonstram a necessidade de monitoramento e investimentos no desenvolvimento de tecnologias inteligentes no Brasil, para prover soluções inovadoras para problemas urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Ruaro, Regina Linden, Ingrid Pereira Botelho und Luana Steffens. „A INTERNET DAS COISAS E O DIREITO FUNDAMENTAL À PRIVACIDADE DO CIDADÃO“. Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor 7, Nr. 1 (30.12.2020): 152. http://dx.doi.org/10.31501/repats.v7i1.12597.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
É tendência global a utilização de tecnologias facilitadoras em todos os setores da vida cotidiana como, por exemplo, o uso da inteligência artificial, internet das coisas, Big Data e plataformas digitais. Por outro lado, o direito fundamental à privacidade e intimidade no ambiente digital é também crucial para que seja garantida a dignidade do indivíduo. A privacidade online é um dos principais desafios na indústria 4.0. O presente ensaio propõe-se a analisar o surgimento da internet das coisas e o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD - sobre tais atividades, notadamente a proteção ao direito fundamental à privacidade digital. Para tanto, busca-se uma compreensão do significado de internet das coisas e, em sequência, verifica-se a aplicabilidade das disposições da nova LGPD (Lei nº 13.709/18) às operações envolvendo essa nova tecnologia. A pesquisa teve abordagem dedutiva, empregou-se o método interpretativo sistemático e manusearam-se fontes bibliográfico-documental. Conclui-se que as dificuldades em torno da regulamentação do uso de novas tecnologias aplicadas à LGPD existem, todavia não poderão ser usadas como meio de isenção de responsabilidade no tratamento dos dados pessoais através dos dispositivos da internet das coisas. Os esforços deverão ser no intuito de compatibilizar o uso dos dispositivos da internet das coisas e a proteção dos dados pessoais. Para tanto, imprescindível se faz a construção de elementos procedimentais e técnicas que proporcionem o abrandamento dessa tensão existencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Silva, Luiz Gustavo Pereira da, Thiago Oliveira Lemos und Hugo Leonardo Pereira Rufino. „O impacto da Internet das Coisas na educação: uma revisão“. Research, Society and Development 9, Nr. 9 (04.09.2020): e710997770. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7770.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A forma como produzimos e recebemos informações vem se alterando rapidamente com os avanços na área da Tecnologia da Informação e Comunicação. Dentre os avanços podemos destacar a Internet das Coisas, conceito que busca expandir o acesso à internet para todos os objetos que, uma vez conectados podem além de gerarem dados se tornarem agentes ativos na construção da informação. Por meio desta revisão bibliográfica procuramos entender como a Internet das Coisas afetará a área da educação analisando suas oportunidades e desafios neste campo. Apesar de se tratar de uma nova tecnologia já existem várias iniciativas de aplicação desse conceito para o ensino, nesse trabalho além de apresentarmos suas características gerais, também procuramos indicar quais delas tem se destacado positivamente e que tendem a se consolidar nos próximos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

De Lucca, Jefferson, und Paulo Sérgio Gaudêncio Mauro. „DESAFIOS DA TECNOLOGIA 5G“. Revista Interface Tecnológica 17, Nr. 1 (30.07.2020): 29–39. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.708.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A tecnologia está em constante evolução e crescimento, atinge todas as áreas e transforma o modo como as pessoas interagem com ela. Nesse sentido pode-se afirmar que a nova geração da Internet, a Internet de quinta geração, também chamada de Internet 5G, promoverá, possivelmente, um grande impacto não somente nas organizações públicas e privadas, mas também na vida das pessoas. Esse impacto será causado, principalmente pelo fato de que a Internet móvel 5G será uma tecnologia que possibilitará a implementação da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e, consequentemente, a possibilidade de alcançarmos as Cidades Inteligentes (Smarts Cities). O objetivo deste trabalho, pautado na pesquisa bibliográfica exploratória, é confirmar a necessidade de uma tecnologia com maior velocidade de transmissão e que suporte muitos dispositivos que estarão conectados num futuro breve. Também é objetivo deste trabalho, verificar o processo da regulamentação internacional e do projeto para a regulamentação da tecnologia 5G no Brasil e, por fim, demonstrar situações relacionadas ao possível impacto negativo dessa tecnologia para os seres vivos e para as tecnologias já em uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Riemenschneider, Patrícia Strauss, und Guilherme Balczarek Mucelin. „Internet das Coisas, Decisões Automatizadas e o Direito à Explicação“. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia 49, Nr. 1 (07.09.2021): 689–708. http://dx.doi.org/10.14393/rfadir-v49n1a2021-56135.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Decisões que afetam a vida de todos são tomadas com base em dados coletados a todo momento por dispositivos digitais. Dados localizadores, escolhas de lazer e saúde são captados e tratados, de forma atraçar um “perfil” do usuário. O perfil é então cedido, gratuita ou onerosamente para grandes e pequenas corporações. Tais informações são posteriormente acessadas por empregadores, por exemplo, que podemdescartar o candidato à uma vaga de emprego ou demiti-lo, por não ter alcançado o “score” desejado, ou por fornecedores, negando ao consumidor determinado bem de consumo por conta de tal perfil. As decisõesautomatizadas levam a um descarte do indivíduo, tendo por base números, gráficos e algoritmos. O presente estudo se dividiu em duas partes, sendo que a primeira tratou sobre a cessão de dados pessoais e a segundadiscorreu sobre o direito à explicação. A pesquisa realizada chegou à conclusão de que um dos principais problemas na utilização de tais decisões é a que o indivíduo preterido não recebe explicação pela qual foirejeitado. Assim, o objetivo do presente artigo é verificar a viabilidade do direito à explicação de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e legislações correlatas, a partir de uma metodologia dedutiva, deabordagem bibliográfica e documental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Poleto Filho, Olavo, und Eduardo de Rezende Francisco. „CONTROLE DE MEDICAMENTOS EM FARMÁCIAS HOSPITALARES COM INTERNET DAS COISAS“. REVISTA FOCO 16, Nr. 3 (15.03.2023): e1355. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n3-082.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O controle de medicamentos em hospitais é crítico para garantir a sua disponibilidade, gerenciar custos, aumentar a precisão e segurança dos pacientes. Pesquisas relacionam o controle de medicamentos à redução de perdas, menor risco de obsolescência e melhor gestão de custos, permitindo identificar medicamentos adulterados, maior precisão na dosagem prescrita, melhorar o gerenciamento de estoques, padronizar e automatizar processos manuais, reduzir erros e aumentar a produtividade. A literatura trata o controle de medicamentos com o uso de tecnologias como códigos de barras e RFID para rastreá-los em qualquer ponto da cadeia de suprimentos, que se tornam mais precisos quando conectados aos sensores sem fio e ao GPS através da Internet das Coisas (IoT). Este artigo visa estudar o uso da IoT no controle de medicamentos, sob a perspectiva dos benefícios entregues às farmácias e suas influências no desempenho organizacional. Foram entrevistados profissionais de três hospitais privados localizados em São Paulo. Como o tema IoT é recente, principalmente no segmento hospitalar, benefícios e impactos reais no desempenho organizacionais podem ser alcançados em aplicações especificas e desde que a IoT faça parte de um ecossistema composto por Inteligência Artificial, Cloud e Analytics, integrando todos os atores da cadeia de medicamentos hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Gonçalves de Barros, Álvaro, und Carlos Henrique Medeiros de Souza. „A INTERNET DE TODAS AS COISAS E A EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM“. Linkscienceplace 3, Nr. 3 (05.04.2017): 31–45. http://dx.doi.org/10.17115/2358-8411/v3n3a3.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Mai, Natan José, und Marco Aurélio Spohn. „Revisão sistemática de Internet das Coisas aplicada em restaurantes e bares“. Revista Brasileira de Computação Aplicada 15, Nr. 3 (27.11.2023): 48–62. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v15i3.14931.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Apesar da importância do setor de restaurantes, presente em todos os 5570 municípios brasileiros, observa-se problemas recorrentes. As principais dificuldades são o desperdício alimentar, segurança alimentar, falta de mão de obra qualificada,consumo elevado de energia, gerenciamento de estoque e controle e monitoramento de equipamentos. A utilização de tecnologias para automação de processos, coleta de dados e suporte na tomada de decisões pode possibilitar odesenvolvimento e gerenciamento desses estabelecimentos. Neste trabalho, objetiva-se mapear soluções que utilizem Internet das Coisas na área de restaurantes. Para isso, o método de pesquisa utilizado foi a revisão sistemática de literatura. Os resultados mostram que o setor de hospitalidade compõe uma fatia importante da economia dos países,mas que ainda possui dificuldades em gerenciar questões relevantes como desperdício e segurança alimentar. Por essas e outras necessidades, a aplicação de tecnologias em evolução, como é o caso da Internet das Coisas, pode se tornar uma ferramenta útil para o desenvolvimento de restaurantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Donato, Leonardo Poletto, und Brazelino Bertolete Neto. „CRIPTOMOEDA VIRTUAL“. Revista Interface Tecnológica 14, Nr. 2 (17.12.2017): 12. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v14i2.194.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Ao longo dos anos, obtiveram-se vários avanços em todas as áreas da tecnologia, tais como mensagens eletrônicas, redes sociais, aprimoramento da capacidade visual para uso medicinal, internet das coisas e afins. Agora chegou o momento de o dinheiro ser digital também, mas não pelo fato que já conhecemos, como internet banking, mas por uma nova metodologia, da moeda não ter seu estado físico, somente digital, ser de pessoa para pessoa, além de ter uma proposta de segurança maior por ser criptografada. Este artigo tem o intuito de apresentar o que é a criptomoeda virtual, focado em Bitcoin, o surgimento, propósito e quais estão sendo seus impactos mundiais, já que é uma nova maneira de se ter e guardar dinheiro. O objetivo é de informar sobre o porquê de ela estar muito valorizada atualmente, seus benefícios e malefícios na sociedade, o porquê de ela se tornar o dinheiro do futuro e, assim, mostrar sua inovadora funcionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Passarelli, Brasilina, und Ana Claudia Fernandes Gomes. „Transliteracias: A Terceira Onda Informacional nas Humanidades Digitais“. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 13, Nr. 1 (06.02.2020): 253–75. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29527.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A partir do conceito de “ondas informacionais” cunhado por Brasilina Passarelli para representar os diferentes momentos históricos de acesso à Internet, apropriação, produção de conteúdos digitais interativos nas literacias de mídia e informação, participação, compartilhamento até chegar à conectividade contínua e à s transliteracias, o objetivo central deste artigo consiste na construção teórica das três ondas informacionais propostas pela pesquisadora e suas relações com especialistas no tema. Passarelli (2010) distinguiu, inicialmente, duas “ondas informacionais” na sociedade em rede: a primeira cujo núcleo central foi definido pelas preocupações políticas e programas de acesso para inclusão digital; a segunda concentrava-se nas diferentes formas de apropriação e produção de conhecimentos na Web a reboque das literacias de mídia e informação. Atualmente vivenciamos o imbricamento da internet das coisas, big data e inteligência artificial e, a reboque desta nova ecologia das redes emerge uma “terceira onda informacional” protagonizada pelo conceito das transliteracias, que abarca as interações entre humanos e não-humanos, recria formas de sociabilidade e rompe os limites da rede, alastrando-se por todas as esferas da vida social contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Aquarone, Débora Cristina Bonfim, und Charlley dos Santos Luz. „A Conectividade e a Organização da Informação: uma abordagem entre a Internet das Coisas e a Web Semântica“. Ciência da Informação em Revista 4, Nr. 2 (26.09.2017): 24–38. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2017v4n2c.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Aborda como se dá o armazenamento e a organização dos dados impulsionados pela conectividade proporcionada pela Internet das Coisas (IdC). Nesta análise da situação destaca-se o desenvolvimento de protocolos eficientes que possibilitem a conectividade de todos os objetos presentes na IdC. Sugere a Organização da Informação (OI) como base para a estrutura dessas informações na rede da web semântica e as ontologias como camadas de sentido para as informações nas redes neurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Moraes, Paloma Krisllen, Cecília Cristina Ribeiro Ferreira, Leandro Ferreira Figueiredo, Maria Gabriela M. Peixoto und Samuel Borges Barbosa. „SMARTPLUG - SISTEMA DE TOMADAS INTELIGENTES PARA USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA“. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (29.05.2020): 964. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020964-979.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O uso eficiente dos recursos energéticos tem sido um desafio e uma vantagem competitiva importante para as indústrias nas últimas décadas. Entretanto, os pequenos consumidores seguem negligenciando a importância do uso racional da energia elétrica, acarretando desperdícios que geram impactos financeiros para o usuário e para o setor energético. Uma das principais causas desse desperdício é o desconhecimento do padrão de consumo dos dispositivos eletrodomésticos. Se tratando destas questões, este artigo apresenta uma proposta de sistema de tomadas inteligentes, desenvolvidas para proporcionar aos usuários os dados de consumo dos aparelhos eletroeletrônicos utilizados em residências ou escritórios. O sistema funcionará através de um sistema de intranet, permitindo ainda acessos externos via internet através da utilização de senhas e cadastro de dispositivos como smartphones e notebooks. A interface com o usuário se dará através de um aplicativo mobile e de um site, que registrará e exibirá todas as informações a respeito do consumo de cada tomada, e permitirá ao usuário alguns recursos de automação comumente usados nas tecnologias derivadas da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT). Apesar do alto custo de pesquisa e produção, devido a crescente exigência por parte dos governos por prédios e imóveis sustentáveis, e dos usuários por conforto, praticidade e economia, o sistema é viável e poderá ser aplicado futuramente no mercado brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Nickel Junior, Cristiano, und Arthur Wesley Dück. „Análise Filosófica, Teológica e Antropológica do Conceito de Cosmovisão“. Revista Cógnito 2, Nr. 1 (17.03.2021): 3–29. http://dx.doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2020.21.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Qual é o sentido da vida? O que é ser humano? Qual é o sentido da história? Por que as coisas são do jeito que são? Existe vida ou propósito após a morte? Essas perguntas não são respondidas como um questionário de internet ou como uma prova escolar. Elas são respondidas na maneira como vivemos por meio de intenções, reações em determinadas situações e muitas vezes pela boca que fala do que o coração está cheio (Mt 12.34). Para a teologia, cosmovisão é um esquema conceitual pelo qual, conscientemente ou não, aplicamos ou adequamos todas as coisas em que cremos, interpretamos e julgamos como realidade. São os óculos corretos ou incorretos que permitem a capacidade de observar o mundo nitidamente. No entanto, o tema e estudo sobre cosmovisão está confinado a livros de teologia, muitas vezes analisados pelo viés reformado. O fascínio pelo tema leva muitos cristãos a uma intelectualização do evangelho e sua relativização ou promove um ativismo messiânico doentio. Por isso, o objetivo dessa pesquisa bibliográfica é inicialmente buscar uma compreensão e ampliação do conceito de cosmovisão no campo da filosofia, teologia destacando a visão da antropologia missionária de Paul Hiebert que apresenta uma cosmovisão, não apenas como uma estrutura cognitiva, mas afetiva e avaliadora que faz sentido para organizar a vida. O entendimento amplificado de cosmovisão possibilita uma melhor compreensão e prática integral, apologética e missional do cristão no mundo permitindo assim transformar cosmovisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Vasconcelos, Gustavo Araújo, Francisco Kelson Pereira Alves, Beatriz Fernandes Macário Sousa, Rogeane Morais Ribeiro, José Leandro Gomes, Francisco Roger Freire Carvalho und Dionísio Pereira Lima Filho. „Simulação de acompanhamento em obra de terraplanagem através de sensoriamento remoto“. Research, Society and Development 12, Nr. 2 (11.02.2023): e26112240039. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40039.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do estudo é implementar uma ferramenta de monitoramento remoto para obras de terraplanagem através da plataforma Arduino e armazenamento em nuvem. Quanto aos procedimentos metodológicos, a coleta de dados em uma obra de terraplanagem ainda é uma grande dificuldade, necessitando de um número de pessoas e equipamentos, onde todas essas informações são feitas em muitos casos, manualmente. Este trabalho apresenta uma forma de sistematizar todo esse processo, coletando dados automaticamente, utilizando o conceito de Internet das Coisas. Para se tornar realidade, foi construído protótipos, com sensores que podem ser instalados em equipamentos de terraplanagem, onde conectados via wi-fi, gerando informações importantes para um banco de dados. Os resultados apontam que os dados coletados pelo sensor RFID, enviados para o banco de dados via comunicação via rádio, foram satisfatórios, podendo assim adaptá-la em qualquer equipamento para ser monitorado. Espera-se que as técnicas desenvolvidas nesta pesquisa, venha ter relevância em utilização de escala real em obras de terraplanagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Santos, Gabriel Oliveira, Rodrigo Cavalcante Faria und Rafael Oliveira Vasconcelos. „O impacto das características da rede no desempenho de protocolos IoT“. Revista de Gestão e Secretariado 15, Nr. 5 (07.05.2024): e3773. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v15i5.3773.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo aborda a Internet das Coisas (IoT), destacando a importância dos protocolos de comunicação, como AMQP, HTTP e MQTT. O objetivo é avaliar o desempenho desses protocolos em diversas condições, visando auxiliar na escolha do mais adequado. Para isso, programas foram implementados para realizar tarefas utilizando os protocolos em ambientes controlados, com o uso da ferramenta NetEm para emulação de rede. Os protocolos foram testados em seis cenários distintos. Foram apresentadas informações sobre as implementações dos ambientes de teste, bem como sobre a metodologia empregada. Os resultados foram analisados e apresentados em gráficos de linha, evidenciando a ineficiência do protocolo HTTP em todas as métricas estudadas. Em contraste, os protocolos AMQP e MQTT mostraram resultados próximos, com o MQTT sendo mais eficiente em termos de tráfego de pacotes e bytes na rede. Este estudo contribui para a compreensão do desempenho desses protocolos e pode auxiliar na tomada de decisão para escolha de protocolos em aplicações de IoT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Santos, Antonio Marques dos, Gautama Silva Santos und Abílio Soares Coelho. „Internet das Coisas: Utilização do Arduino para o combate ao desperdício elétrico no IFMA Campus São João dos Patos“. Research, Society and Development 10, Nr. 3 (03.03.2021): e231035794. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.5794.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As despesas com energia elétrica em 2015 comprometeram 11,83% do orçamento, o equivalente a R$ 201 758,40 do orçamento do IFMA São João dos Patos que foi da ordem de R$ 2 611 847,51. Fazer o monitoramento eficiente destes custos pode resultar em uma economia significativa no consumo de energia elétrica e na contenção de gastos. O ponto de partida para o desenvolvimento do projeto foi o auto custo das contas de energia elétrica no campus, ocasionado pelo desperdício enérgico, tendo como principal fator o uso inadequado dos aparelhos de ar condicionado, pois verificou-se que estes permanecem ligados desnecessariamente contribuindo para o aumento do consumo elétrico e, consequentemente, a elevação no valor da conta de energia. Não há como saber quais unidades estão em uso ou obter informações com relação à temperatura ambiente. Outro fator que contribui para o agravamento desse problema é a permanência de lâmpadas acesas quando não está acontecendo atividade pedagógica naquele ambiente. Isto ocorre devido ao campus dispor de um único servidor para desempenhar a função de ligar/desligar estes aparelhos. O foco deste trabalho é o desenvolvimento e implantação de uma central de automação de baixo custo, a partir da interação entre uma placa Arduino Uno e um shield ethernet controlada remotamente via internet. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis (celular, tablet) que utilizem o sistema operacional Android para controlar todas as funções dos aparelhos de ar condicionado do IFMA de São João dos Patos. O Aplicativo escolhido para desenvolver o App foi o TouchOSC que utiliza o protocolo TCP/IP para receber e enviar informações entre o Arduino e o dispositivo móvel. Outra razão que levou a escolha desse App foi o fato dele apresenta uma interface gráfica amigável e por não exigir conhecimento em programação JAVA para desenvolver o aplicativo. As mensagens serão enviadas através da comunicação wi-fi permitindo o acionamento dos ar condicionados de qualquer lugar do mundo. Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizado as linguagens Processing e C++.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Saikali, Lucas Bossoni. „Cidades inteligentes para todos: o desafio de reduzir a desigualdade social diante da exclusão digital“. International Journal of Digital Law 2, Nr. 1 (10.03.2021): 37–38. http://dx.doi.org/10.47975/ijdl.saikali.2021.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste comunicado é analisar o desenvolvimento urbanístico – especialmente em relação às cidades inteligentes – do ponto de vista do Direito administrativo social. A finalidade da pesquisa é a de analisar de que maneira a Administração Pública pode(rá) lidar com o desafio do contínuo aumento da desigualdade social em razão da exclusão digital no Brasil. Embora a expressão ainda não possua um conceito uníssono na doutrina, uma cidade inteligente é aquela que, por meio da utilização de tecnologias, investe em capital humano, social, tradicional, moderno, infraestrutura, comunicação, desenvolvimento econômico sustentável, qualidade de vida e cuja gestão dos recursos naturais ocorrem por meio de uma ação participativa e engajamento dos cidadãos. E cada vez mais esta integração é instrumentalizada por meio da Internet das Coisas, qual seja, um conjunto de objetos interconectados com a Internet que cria um ecossistema de computação onipresente, com o objetivo de facilitar e trazer soluções para desafios cotidianos. Contudo, pensar na aplicação destes novos instrumentos para a população brasileira torna-se um desafio quando o acesso à internet é desigual. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 20 milhões de domicílios não possuem acesso à internet por banda larga ou por rede móvel (o que representa 28% dos domicílios totais no país). Ainda, descobriu-se que domicílios com acesso à internet só estão presentes em aproximadamente 50% na área rural e 50% nas classes D e E (a população mais pobre). Nesse sentido, o Estado deve promover políticas públicas para fortalecer e garantir direitos sociais e a inclusão digital da população no ambiente das cidades inteligentes. Estas políticas devem ser orientadas e fundamentadas no objetivo do bem-estar social previsto na Constituição e no compromisso do Estado com a inclusão social. Inclusive, no Brasil, um case da utilização de novas tecnologias para o desenvolvimento de cidades inteligentes aconteceu na área rural do Município de Rio Verde (GO). Naquela localidade, houve a disponibilização de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio. Realizado por meio de parceria entre entidades públicas e a iniciativa privada, o objetivo do projeto é incrementar o uso da tecnologia no campo (em especial às aplicações de Internet das Coisas, computação em nuvem e Inteligência Artificial) e reduzir custos operacionais para quem trabalha nesse setor. Um exemplo deste projeto é a utilização de drones conectados à rede 5G que permitiriam que os produtores monitorassem a colheita em tempo real, com informações precisas disponibilizadas na nuvem. De toda forma, este é um exemplo que abrange uma pequena área do município de Rio Verde. Uma hipótese inicial – e que será investigada no continuar desta pesquisa – é a necessidade de a Administração Pública investir, direta ou por meio de parcerias com a iniciativa privada, em infraestrutura básica em nível federal, estadual e municipal. Havendo o objetivo de lidar com a exclusão digital, essencial que o Estado atue levando acesso à Tecnologias de Informação e Comunicação às classes sociais mais baixas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Silva, Felipe, David Resende und Marlene Amorim. „Um estudo sobre a aplicação dos conceitos e elementos da indústria 4.0 na produção de biomedicamentos“. Revista Produção Online 20, Nr. 2 (15.06.2020): 493–520. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i2.3843.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esse estudo descreve uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação dos conceitos e elementos da Indústria 4.0(I4.0) na produção de medicamentos a partir de processos biotecnológicos. O termo "indústria 4.0" trata da quarta revolução industrial atualmente em curso. Um dos seus objetivos é a integração entre o mundo real e virtual através da adoção de Sistemas Ciberfísicos, Internet das Coisas e outros elementos tecnológicos propostos pela I4.0. A revisão sistemática considerou publicações até agosto de 2019, sem restrição de data de início, por ser um assunto relativamente recente. Os resultados mostram numerosos documentos publicados sobre o tema I4.0, porém poucos relacionados à indústria biofarmacêutica. Os principais documentos obtidos através da revisão são discutidos ao longo deste artigo. A maioria das publicações aplicadas ao campo biofarmacêutico ainda se encontra em revistas e jornais especializados, provavelmente por causa da incipiência do assunto. Os anos de publicação dos documentos incluídos neste estudo através da revisão sistemática na literatura reforçam essa incipiência. Todas as publicações foram feitas nos últimos 5 anos. Esse fato sugere oportunidades interessantes para realização e publicação de novas pesquisas sobre o assunto nas bases científicas estabelecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Saez Parra, Marcos Trevisan, und Risely Ferraz-Almeida. „Tools and techniques to mitigate communications failures in iot projects (internet of things) in area with smart irrigation in “sustainable farming”“. Revista Gestão & Tecnologia 20, Nr. 3 (11.09.2020): 237–54. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i3.1843.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Internet das Coisas ou IoT promete revolucionar a forma como o mundo funciona, interconectando praticamente toda e qualquer tecnologia. A agricultura é um setor que está sendo afetado pela IoT devido a utilização de sistemas automatizados com a utilização de sensores. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como: a gestão de comunicação entre os stakeholders. Nesse sentido, baseados em estudos que indicam a falta de comunicação entre os stakeholders como um dos maiores causadores de fracasso em projetos de IoT, uma hipótese foi levantada na qual a gestão de comunicação é limitada devido ao planejamento tradicional do uso de ferramentas oferecidas para otimizar e organizar o quadro complexo de stakeholders envolvidos na implantação deste tipo de projeto. O objetivo deste trabalho foi analisar um caso de implementação de um projeto na área de irrigação inteligente “Sustainable Farming” em plantações de arroz demonstrando sugestões e contribuições para a construção de um planejamento efetivo na gestão de comunicações. Resultados mostraram que com a utilização de ferramentas como matrizes de responsabilidade, avaliações dos stakeholders e planos de reuniões foram possíveis criar um plano de comunicações efetivo que consegue fazer com que todas as partes envolvidas, desde técnicas até de negócio, sejam comunicadas de forma eficiente para o sucesso do uso do IoT em áreas de irrigação inteligente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Schulz, Gilséia Sias, William Gonçalves Sueiro, Wellington Peter Casarin, João Pedro Stone Moreira, Everton Luís Weber Feijó, Adriane Pires Rodrigues Ramires, Paulo Henrique Asconavieta da Silva und Renato Marques Dilli. „OLHO MÁGICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PROJETO DE INTERFACES INTEGRANDO TECNOLOGIAS ASSISTIVAS“. Revista Multidisciplinar em Saúde 4, Nr. 4 (18.12.2023): 71–79. http://dx.doi.org/10.51161/integrar/rems/4224.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: Tecnologias Assistivas formam um conjunto de serviços, estratégias e recursos de alta ou baixa tecnologia, capazes de promover a autonomia e a independência de pessoas com deficiência, melhorando a saúde e a qualidade de vida deste grupo e contribuindo com seus processos de inclusão social. A Internet das Coisas (IoT) refere-se à capacidade de conectar hardwares, software e outras tecnologias através da internet, facilitando a troca de dados entre esses dispositivos. Unindo estes conceitos, idealizou-se um recurso tecnológico capaz de substituir o “olho-mágico” convencional e permitir que pessoas com deficiência visual recebam informações sobre seus visitantes através de seus dispositivos móveis. Objetivo: Integrar dispositivos conectados à Internet com smartphones para auxiliar no reconhecimento facial de visitantes, facilitando o cotidiano de pessoas com deficiência visual. Metodologia: I) Estudo das tecnologias assistivas; II) Definição dos requisitos; III) Aplicação dos dispositivos IoT; IV) Modelagem das Interfaces para smartphone; V) Validação da proposta. Resultados: Foi desenvolvido um protótipo que utiliza dispositivos IoT para realizar reconhecimento facial dos visitantes e enviar alertas para o smartphone das pessoas com deficiência visual. As interfaces foram concebidas e validadas visando facilitar a identificação do visitante por parte do morador (pessoa com deficiência visual) e auxiliá-lo a solicitar ajuda a pessoas de confiança, sempre que necessário. Conclusão: A utilização de dispositivos, conectados em rede, trocando informações com o smartphone da pessoa com deficiência visual, auxiliou na identificação de pessoas conhecidas, garantindo a esses moradores mais segurança ao abrirem as portas de suas residências. Todas as interfaces foram validadas para que fossem organizadas de forma a garantir a acessibilidade do aplicativo por parte das pessoas com deficiência visual. Almeja-se a continuidade do projeto e a realização de testes por um maior número de pessoas, visando promover melhorias no hardware e nos softwares desenvolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Camargos, Ana Flávia Peixoto de, Carlos Renato Borges dos Santos, Filipe Diego da Silva, Bianca Harumi Diniz Kai und Vinícius Vieira e. Silva. „Produto educacional: automação residencial com uso de Arduino e IoT“. Research, Society and Development 11, Nr. 6 (21.04.2022): e8311628882. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28882.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A interdisciplinaridade permite a integração de saberes, fortalecendo a interdependência entre as disciplinas e a integração global. A pesquisa utiliza o conceito de Domótica e integra o teórico e o prático, bem como a ciência e tecnologia ao automatizar uma maquete. Assim, o objetivo da pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um produto educacional, em formato de maquete residencial, que realiza a automação de tarefas e faz o controle remotamente, via smartphone, de equipamentos e dispositivos contidos nela. Para isso, foi utilizado o microcontrolador Arduino com intuito de obter aplicações práticas, didáticas e de baixo custo para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos. Essa integração fortalece a assimilação dos conceitos obtidos nas aulas teóricas ao estabelecer relações entre saberes, tanto do curso técnico quanto de graduação. Foi utilizado o conceito de Internet das Coisas e o software Blynk para realizar todos os acionamentos remotamente, via smartphone. Os resultados foram satisfatórios e todos os equipamentos funcionaram como o esperado dentro da proposição do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Soares de Castro, Marco Aurélio, und Jacqueline Mazini Lafratta. „APLICAÇÃO DOS CONCEITOS E FERRAMENTAS DE IOT À GESTÃO DA FRAÇÃO ORGÂNICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA EXPLORAÇÃO INICIAL“. Engenharia Urbana em Debate 1, Nr. 1 (24.08.2023): 242–56. http://dx.doi.org/10.59550/engurbdebate.v1i1.106.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em virtude de maciços processos urbanizatórios, prevê-se a maioria absoluta da população mundial residirá em cidades até o ano de 2050. Em face das mudanças no ambiente urbano, impõe-se o desafio de não apenas manter como ampliar e aperfeiçoar os serviços prestados à população como um todo, o que levou à definição do conceito de resiliência urbana. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação tem sido investigado como uma possibilidade de atender a esse desafio, notadamente no contexto das cidades inteligentes, que preveem uso maciço da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). Este trabalho visa identificar as possiblidades de aplicação do conceito e de ferramentas de IoT para aperfeiçoar processos e estratégias de gestão de resíduos sólidos urbanos, sobretudo de suas frações orgânicas. Após uma revisão de literatura inicial, uma pesquisa em bases digitais revelou artigos focados na aplicação de IoT no desenvolvimento de lixeiras inteligentes, na otimização de rotas de coleta de resíduos urbanos e no monitoramento de alguns parâmetros de processos de compostagem. A quantidade de trabalhos identificados sinaliza um amplo campo de pesquisas sobre tecnologias aplicadas à gestão de resíduos e outros serviços de saneamento, todos eles fundamentais para garantir qualidade de vida às pessoas residentes no ambiente urbano, cada vez mais povoado e populoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Sorte, Paulo Boa. „Situando a realidade aumentada no Manifesto de 1996“. Revista Linguagem em Foco 13, Nr. 2 (25.06.2021): 93–100. http://dx.doi.org/10.46230/2674-8266-13-5599.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste ensaio é situar a realidade aumentada no âmbito do Manifesto de 1996, especialmente no que se refere à pedagogia dos multiletramentos. Inserida no conceito de Internet das Coisas, a realidade aumentada tem se mostrado forte componente da interação humano-computador. Nessa discussão, abordo as possibilidades de práticas multiletradas para dar conta da multiplicidade de comunicações, canais e mídias sem abrir mão do engajamento crítico. Discuto, ainda, os papéis a serem desempenhados por professores e alunos como designers ativos de futuros sociais. Em aulas de línguas adicionais, a ideia de realizar visitas virtuais a atrações culturais, em outros países, pode favorecer o exercício de práticas sociais de linguagem ao mesmo tempo em que provoca reflexões e conhecimento, dentre tantos aspectos, do acesso aos bens culturais da humanidade e da ocupação de todos os espaços na sociedade. Nesse sentido, o movimento de ida a (não tão) novos mundos – como a tecnologia imersiva da realidade aumentada – pode nos ajudar a redesenhar as práticas cotidianas de trabalho, comunicação, compras, relacionamentos, saúde, dentre outros, que irão convergir no campo educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Costa, Juliana Batista, und Daniela Pozza Batista. „As redes sociais como meio de prova no processo civil“. Revista do Curso de Direito 16, Nr. 16 (02.06.2021): 77–92. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1094/rcd.v16n16p77-92.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho pretende compreender a evolução social diante da era tecnológica dentro do processo civil, especificamente na produção de provas através das redes sociais. As redes sociais fazem parte da vida das pessoas, em um contexto social onde a sociedade vive conectada, expondo suas atividades cotidianas em uma rede com milhões de usuários, é através dessas plataformas que se pode alcançar a informação sobre qualquer coisa, inclusive sobre dados pessoais. No decorrer do trabalho serão observadas todas as fases processuais até o momento da fase probatória, levantando as suas características, bem como o conceito de prova, seus meios e formas de produção. A mutação da sociedade através da internet será respaldada com o estudo de Leis específicas, como o Marco Civil da Internet e outras leis referentes à política de privacidade estabelecida na plataforma de comunicação para que, assim, haja a compreensão da corriqueira existência de prints das redes sociais nos processos, utilizadas como prova documental eletrônica e a forma de adaptação e recepção tanto do ordenamento jurídico quanto do Poder Judiciário dessa nova modalidade de prova.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Melo, Daniel. „Ethical dilema of Algorithms: The Subject between existential and virtual engagement“. Phenomenology, Humanities and Sciences 5, Nr. 2 (27.05.2024): 84–94. http://dx.doi.org/10.62506/phs.v5i2.181.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No que consiste o dilema ético no uso de dados de usuários pelas empresas de novas tecnologias? A partir desta questão, como pensar o sujeito contemporâneo e suas relações sociais, destacando aspectos éticos? O objetivo da discussão aqui posta é compreender a relação entre existência e engajamento, a partir de uma crítica a era da tecnologia e ao paradigma do chamado engajamento virtual produzido pelos algoritmos. A internet é, na contemporaneidade, o lugar onde todas as coisas estão, mas sem corpo. Trata-se de uma discussão teórica que toma como referência o existencialismo e suas noções de engajamento e existência, num diálogo com a noção de contemporaneidade e certa compreensão sobre o que representa a tecnologia. O sujeito emergente nesse contexto parece lidar com uma existência na qual a materialidade da vida é colocada em suspenso: a fuga para a virtualização pelas redes sociais, o isolamento social como medida de enfrentamento da recente crise sanitária, a familiaridade e identidade com os avatares cada vez mais comuns no modo de ser, bem como, certo colapso da relação com a mundaneidade – a degradação do meio ambiente. Tudo isso parece compor o cenário onde a vivência de engajamento existencial acontece sob a tutela das IA’s. Vive-se uma espécie de cyborguização da vida. Considerando a compreensão existencialista sobre a condição humana, pensar a ética prática nessa conjuntura onde o sujeito é enredado por essa customização tecnológica, vivida num engajamento existencial quantificável, é o que pretende essa reflexão. Para fins de uma possível compreensão ética existencialista, destaca-se aqui, portanto, aspectos da autonomia de escolha de um sujeito que se faz virtualização sob a tutela de uma máquina: invenção e técnica, engajamento e existência. Qual a saída para o sujeito?
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Da Costa, Natanael. „Leitura e escrita em tempos de internet: peculiaridades e reflexões pedagógicas“. EaD & Tecnologias Digitais na Educação 13, Nr. 15 (09.04.2024): 49–58. http://dx.doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18124.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com os avanços proporcionados pelo fenômeno da globalização, a sociedade, tem experimentado as mais diferentes novidades. Muita coisa mudou: a maneira de se fazer negócios, de realizar transações bancárias, de se divertir etc. No entanto, a mudança mais profunda se dá no campo da comunicação. Barreiras geográficas já foram facilmente destruídas, de modo que, agora, conversar com alguém distante, informar-se, enfim, superou todas as dificuldades conhecidas pelo homem. Tudo isso está intimamente relacionado com a popularização da internet, dos dispositivos móveis e especialmente com o crescimento das mídias sociais. Consequentemente, o mundo se tornou cada vez mais “grafocêntrico”, isto é: as interações linguísticas por meio da leitura e escrita se fazem cada vez mais necessárias no contemporâneo mundo globalizado, de maneira que, hodiernamente, a maneira pela qual as pessoas executam as suas práticas de leitura e escrita sofreu uma metamorfose que é no mínimo interessante. No âmbito escolar e acadêmico, pesquisadores têm se esforçado para entender como a escola pode lidar com toda a transformação que tem presenciado a fim de atingir a sua função social nesse novo contexto. Diante disso, esta pesquisa se propõe a discutir as novas práticas de leitura e escrita oriundas da inovação tecnológica e os impactos dessas para a tarefa pedagógica, particularmente para o ensino-aprendizado da língua materna. Para isso, recorrer-se-á a pesquisas já realizadas sobre o assunto à luz da linguística e da perspectiva pedagógica, passando por considerações nos campos da discursividade e da concepção sociointeracionista da língua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Rondon Filho, Edson Benedito, und Karina Pimentel Khalil. „SCAMMERS“. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas 21, Nr. 40 (24.05.2021): 43–57. http://dx.doi.org/10.31512/rdj.v21i40.397.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O avanço tecnológico sistemático da internet impacta a todos de maneira global, no entanto o ordenamento jurídico e os órgãos de prevenção e repressão não são capazes de acompanhar esse avanço que envolve, dentre tantas coisas, as redes sociais, e-mails, sites de namoro, etc., o que resulta na prática de condutas virtuais, muitas vezes ainda não tuteladas pelo Direito. Dentre essas condutas, merece destaque como objeto de estudo o crime de estelionato sentimental praticado por scammers, consistente em conduta pautada em má-fé, com abuso da confiança alheia e uso de questão emocional, para engodo da vítima de forma intencional a obter vantagem, e que diante à ausência de norma regulamentadora aplica-se por analogia o estelionato previsto no Código Penal. O presente artigo visa demonstrar e identificar as relações possíveis no mundo virtual com ênfase na atuação dos scammers, suas características, conceito e o forma de atuação enquanto golpe que, além do prejuízo financeiro, pode deixar como resultado corações partidos pela desilusão advinda da crença no sentimento sincero e verdadeiro. A abordagem é qualitativa com emprego de pesquisa documental e bibliográfica e suporte no método dedutivo. Os resultados indicam que o estelionato sentimental necessita de adequada regulamentação jurídica procedida pelo Poder Legislativo brasileiro, possibilitando a prevenção e a repressão desse crime.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Brezolin, Adauri. „Pergunta se macaco quer banana! Breve análise de frases feitas jocosas: estudo da língua em uso com o auxílio da Lingüística de Corpus“. Tradterm 12 (18.12.2006): 127. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2006.46725.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Embora tenha crescido o interesse pela fraseologia nos últimos anos, ainda resta muita pesquisa a ser feita sobre determinadas estruturas formulaicas, sobretudo em língua portuguesa do Brasil. O presente artigo pretende, assim, fazer uma breve análise de um tipo bastante específico das fórmulas situacionais, a saber: as frases feitas jocosas (denominação proposta por nós). Nosso estudo, que parte de frases feitas jocosas coletadas de maneira intuitiva, discute a denominação proposta, analisa as frases feitas jocosas do ponto de vista pragmático e, ainda, verifica o tratamento dado a tais expressões em três importantes dicionários e dois corpora eletrônicos, todos em língua portuguesa. A Lingüística de Corpus foi empregada como aparato metodológico em nossa análise. Ao investigarmos importantes obras lexicográficas e corpora eletrônicos em português, percebemos que as frases feitas jocosas não aparecem ali; isso nos conduziu a pesquisá-las na internet. Dentre os vários tipos de <em>sites</em>, observamos que os <em>blogs</em> são os que mais contêm tais expressões. Nossa pesquisa demonstra, entre outras coisas, que a internet, principalmente os <em>blogs</em>, revelou-se como um grande repositório de frases feitas jocosas; que algumas das expressões em questão tampouco aparecem nessa grande rede; e que a grande maioria das expressões é de fato empregada pelos falantes. Além disso, algumas expressões nem sempre aparecem como as imaginamos, mas sim com variações em sua estrutura, o que nos leva a crer que não possuem um grau de fixidez tão elevado. <div><div><p> </p></div></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Cavalcante, Aline, Carolina Araujo, Larissa Gomes, Livia Andrade, Roberto Iano und Marcos de Oliveira Morais. „Indústria 4.0 e o Desenvolvimento do Capital Humano“. Research, Society and Development 11, Nr. 13 (02.10.2022): e292111335598. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35598.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo vai trazer um breve estudo sobre os elementos da quarta revolução industrial e como as pessoas estão se preparando para essas mudanças principalmente para o mercado de trabalho. O termo Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial surge na Alemanha, representa a mudança nos processos produtivos das empresas fazendo uso da tecnologia para integrar pessoas e máquinas. Alguns termos são utilizados ao conceituar Indústria 4.0 e todos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano como big data, robôs, simulação, realidade aumentada, integração de sistemas, manufatura aditiva, cybersegurança, nuvem, internet das coisas. O desenvolvimento do capital humano e a gestão do conhecimento são os pontos chaves que representam o sucesso ou fracasso de uma empresa que pretende entrar nessa revolução. Juntamente com o conceito de Indústria 4.0, o artigo a seguir aborda temas que estão relacionados com o assunto proposto, sendo eles: capital humano, inovação e gestão do conhecimento. A metodologia utilizada para a comprovação desse trabalho foi uma pesquisa exploratória quantitativa. Um dos pontos importantes a ser notado, é que uma grande parte da população ainda desconhece o termo de Indústria 4.0, dessa forma, podemos perceber que as empresas ainda têm um longo caminho a percorrer para que os seus funcionários estejam preparados para as mudanças que estão acontecendo e que irão acontecer no futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Galeno, Alex, und Fagner França. „Entrevista com David J. Gunkel“. Revista Inter-Legere 2, Nr. 26 (28.08.2019): 1–10. http://dx.doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n26id17160.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em sua página na internet, David J. Gunkel, professor no Departamento de Comunicação da Northern Illinois University, nos Estados Unidos, aparece de óculos escuros segurando um enigmático cartaz onde se lê "Robot Rights Now”. Mundialmente reconhecido pelos seus estudos em tecnologia da comunicação e informação a partir de uma abordagem ética e filosófica, Gunkel é autor de aproximadamente 50 artigos científicos e sete livros sobre as questões colocadas pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea. Ultimamente tem dedicado sua atenção ao fenômeno que chama de “invasão de robôs” em nossa vida cotidiana. “As máquinas agora estão em todos os lugares e fazendo virtualmente de tudo: "conversamos com elas online, jogamos games digitais, colaboramos com elas no trabalho ou confiamos em suas capacidades de gerenciar vários aspectos de nossa vida complexa crescentemente orientada por dados”, afirma. Não se trata de uma projeção de ficção científica, mas algo que já está acontecendo. Em uma de suas mais conhecidas obras, The Machine Question (MIT Press, 2012), reflete sobre a possibilidade de atribuirmos responsabilidades morais às máquinas criadas por nós, principalmente por sua capacidade de interferir cada vez mais nos destinos da humanidade: “há máquinas aprendendo sistemas que são intencional e deliberadamente fabricados para fazer coisas que não são capazes de serem completamente controladas por seus designers, programadores ou usuários humanos”, constata. Na entrevista a seguir, inédita no Brasil, David Gunkel nos convida a pensar sobre os diversos aspectose dilemas (éticos, morais, intelectuais, afetivos) envolvidos em nossa relação doravante incontornável e cada vez mais profunda com as máquinas, robôs e a inteligência artificial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Batista, Eulane Coelho, Daniel Carvalho Sampaio und Vanessa Nunes de Barros Mendes Sampaio. „O PROBLEMA ONTOLÓGICO DAS NORMAS: A EXISTÊNCIA DAS NORMAS EM SISTEMAS NORMATIVOS“. Revista Contemporânea 3, Nr. 8 (18.08.2023): 12163–77. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n8-123.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O problema da existência das normas, que são problemas relacionados à ontologia, que é a seção da filosofia que se dedica à existência das coisas, repercute em outros campos da filosofia, como o campo da epistemologia, da mesma forma, pode haver repercusssão em outro campo, que é o da lógica, o campo em que se estuda o raciocínio válido. Entretanto, o problema ontológico das normas é demasiadamente complexo, especialmente quando observa que uma solução única se torna inviável para todos os tipos de normas. Considerando isto, a pesquisa questiona a existência das normas consideradas válidas em determinado sistema jurídico. O trabalho possui por obetivo geral a análise da existência das normas a partir da ideia de validade da norma petencente a um sistema normativo. Os objetivos específicos são a análise do problema ontológico de maneira geral, apresentando os obstáculos atinentes aos tipos de normas e as diversas alternativas para o problema ontológico. A pesquisa também analisa a forma de existência e o conceito de norma, bem como a existência da norma no sistema normativo. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi a bibliográfica exploratória, utilizando-se de pesquisa na internet e artigos científicos, bem como obras de autores renomados. A pesquisa apontou que na teoria jurídica usual, o critério para a existência de uma norma é que ela pertença a um sistema normativo de fato, uma norma existe, de acordo com essa ideia, se pertence a algum sistema regulatório. Palavras-chave: ontologia normativa; existência da norma; validade da norma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Diniz, Eduardo H. „Internet das coisas“. GV-executivo 5, Nr. 1 (03.10.2006): 59. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v5n1.2006.34372.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Marques, Francisco Paes, und João Marques Mendes. „O Impacto da blockchain: desafios para a ordem jurídica e para os mercados energéticos“. Revista Videre 11, Nr. 22 (03.12.2019): 277–93. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v11i22.10460.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo pretende abordar os desafios que a tecnologia blockchain coloca à ordem jurídica, com especial enfoque no sector energético. A blockchain (ou cadeia de blocos) é um livro-razão que permite a realização de transacções e o armazenamento de informações sobre as mesmas. No entanto, ao contrário das bases de dados tradicionais, a blockchain caracteriza-se pela descentralização: a informação não é armazenada de forma centralizada por organismos públicos ou grandes empresas, sendo antes mantida numa rede de computadores na posse de praticamente todos os participantes, os quais validam as transacções segundo regras predeterminadas e se encontram permanentemente sincronizados entre si. Devido a este conceito inovador, ao qual acrescem a forte encriptação e os algoritmos matemáticos que contribuem para a segurança da blockchain, prevê-se que, com o tempo, a tecnologia blockchain possa eliminar ou pelo menos reduzir a importância dos intermediários, reduzindo os custos de transacção e permitindo o surgimento nos mercados energéticos de novos modelos de negócio baseados em transacções interpares. Juntamente com a Internet das Coisas, a blockchain pode permitir que cada família ou comunidade programe as suas opções sobre onde e quando comprar ou vender electricidade num determinado momento. Trata-se de uma tecnologia ainda recente e em fase de maturação, que enfrenta e terá de vencer importantes desafios tecnológicos, práticos e jurídicos antes de estar preparada para uma adopção generalizada. Não obstante ter potencial para nos transportar para uma nova era de transacções, nunca poderá converter-se numa dimensão livre do Direito, suscitando nos mercados energéticos, atendendo à dependência tecnológica e dimensão estratégico-política do sector energético, problemas especialmente delicados de regulação jurídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Yukari Kikuchi, Alissa, Lucas Antonio Betteri und Liriane Soares Araújo. „IOT – INTERNET DAS COISAS“. Revista Interface Tecnológica 18, Nr. 2 (14.05.2022): 118–30. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v18i2.1211.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A corrida para novos avanços tecnológicos está cada vez mais intenso, a fim de atender a demanda que tem se habituado entre as pessoas em realizar tarefas de forma progressivamente acelerada. Com este rumo que a sociedade propende em obter cada vez mais praticidade, eficiência e economia de tempo, gera a relevância em explorar sobre a definição da Internet das Coisas (IoT) e seus recursos e funcionamento. Desta forma, este artigo consiste em investigar e situar sobre a IoT, bem como apresentar seu conceito, evolução, benefícios e impactos, com a finalidade de compreender o contexto, objetos e áreas de aplicação e analisar até em que ponto esta tecnologia é aplicável, ampliando de um modo geral o conhecimento sobre a Internet das Coisas
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Azevedo, Victor Antonio. „Geração internet das coisas“. Diálogo com a Economia Criativa 1, Nr. 2 (11.10.2016): 75. http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.1275-91.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Internet das Coisas visa conectar objetos aos indivíduos e aos outros objetos, unificando ainda mais os mundos físico e digital. Através dessa percepção esse estudo teve como objetivo conhecer os novos horizontes e desafios criados pela Internet das Coisas. Foram feitas pesquisas qualitativa e quantitativa para entender o comportamento de consumo e influências dos jovens brasileiros de 18 a 22 anos, denominados de Geração Internet das Coisas, em relação aos objetos inteligentes.Internet of Things GenerationAbstractThe Internet of Things aims to connect objects to individuals and to other objects, further unifying the physical and digital worlds. Using this concept, this study aimed to understand the new horizons and challenges created by the Internet of Things. A qualitative and quantitative research was conducted to understand the consumer behavior and influences of Brazilian youths aged 18 to 22 years, called the Internet of Things Generation, in relation to smart devices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Silverman, Malcolm, und Luiz Vilela. „Te amo sobre todas as coisas“. World Literature Today 70, Nr. 1 (1996): 180. http://dx.doi.org/10.2307/40151922.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Albertin, Alberto Luiz, und Rosa Maria De Moura Albertin. „A internet das coisas irá muito além as coisas“. GV-executivo 16, Nr. 2 (19.05.2017): 12. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v16n2.2017.68668.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Conti, Gerson Yuri Cagnani, und Geraldo Jose Ferraresi de Araujo. „A internet da indústria das coisas“. Ágora : revista de divulgação científica 25 (12.05.2020): 1–17. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v25i0.2017.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Internet Industrial das Coisas, a IIoT é uma inovação em processo a partir da aplicação da internet das coisas na indústria, aonde permitirá aumentar a eficiência das máquinas, reduzir os custos, ajustar os processos de produção, monitorizar frotas, ganhos em escala, melhoria de produtos e abertura de mercados Este artigo tem como objetivo apontar os tipos de inovação decorrentes da internet industrial IIoT das coisas, como também fundamentar o conceito de IIoT e apontar os ganhos advindos da IIoT e compreender sua aplicação, com destaque para o Brasil. Para realizar o estudo foi feito uma revisão bibliográfica, com base nos seguintes autores: Oliveira et al. (2016), Waka (2015), Keller (2016), Romano (2017), Rocha (2017), Trindade (2013) e Fortino et al (2017). Conclui-se que é a internet industrial das coisas, uma inovação em processo, é uma ferramenta fundamental não somente para criação e sustentação de vantagem competitiva para as indústrias, mas sobretudo para as nações que se pretendem competitivas no século XXI. Palavras-chave: Automação Industrial. Internet das Coisas. Internet Industrial das Coisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Demo, Pedro. „Coisas velhas em coisas novas: novas "velhas tecnologias"“. Ciência da Informação 39, Nr. 1 (April 2010): 108–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652010000100007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A intenção é oferecer discussão atualizada em torno das espetaculares inovações tecnológicas, realçando tanto rompimento quanto continuidades. Assim como se defende que as tecnologias demonstram um sentido de convergência, também demonstram continuidades. Os hackers e outros defensores do software livre pregam liberdade e libertação, imaginando computador e internet como arenas da liberdade. Apenas em parte isto parece correto, também porque os mesmos hackers que se proclamam libertários se submetem a estruturas tacanhas de poder (chefes autocráticos, por exemplo). Ao mesmo tempo, a internet acaba subordinando-se ao poder dos Estados (ao contrário de sua pretensa vocação "globalizante"), porque ainda são a instância jurídica de ordenamento. A França impôs mudanças em conteúdos de sites e é notória a resistência da China e de outros regimes (mais fechados) ao fluxo desimpedido da informação. Aquela aura inicial de liberdade, consagrada na estrutura do computador de ser customizado e formatado na linha final, está sendo fortemente contestada, seja por conta de fluxos ilegais e imorais, seja pela invasão de spams e marketing, seja pela contaminação de vírus. A assim dita "internet generativa" vai cedendo, sob pressão também de usuários que querem produtos acabados, garantidos e mais fáceis de manipular,premida pelos abusos da liberdade. É notório o caso da Wikipédia: constantes guerras de edição conturbam seu ambiente (ainda que isto não impeça a produção de uma enciclopédia de grande interesse e originalidade).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Pereira, Everaldo, und Ana Paula Scabello Mello. „Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios“. Signos do Consumo 15, Nr. 1 (26.07.2023): e210974. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Araújo, Alan Kilson Ribeiro, Valter Antônio de Lima Cavalcante, Francinaldo dos Santos Cunha, Francimar Santos Sousa und Eliane da Conceição Silva. „Internet das coisas aplicada à educação“. Brazilian Journal of Development 5, Nr. 9 (2019): 16376–94. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n9-188.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Oliveira Júnior, Antonio Carlos de, Kleber Vieira Cardoso, Sand Luz Corrêa und Waldir Moreira. „Internet das Coisas para Aplicações Sustentáveis“. Computação Brasil, Nr. 40 (01.07.2019): 14–18. http://dx.doi.org/10.5753/compbr.2019.40.463.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A responsabilidade socioambiental vem ganhando, cada vez mais, especial atenção nos últimos anos. Não somente pelo tão falado aquecimento global, mas também pela desejada sustentabilidade do meio ambiente para as futuras gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Lievens, Jean. „CAN CAPITALISM REFORM ITSELF AND MOVE TOWARDS A P2P SOCIETY?“ P2P E INOVAÇÃO 2, Nr. 1 (01.09.2015): 6–24. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2015v2n1.p6-24.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
AbstractThe first Dutch book on P2P “Save the World” by Michel Bauwens had a good reception in Flanders. Even for the critics, the emerging way of ‘getting things done’ through global cooperation on “what is light” and re-localisation of “what is heavy” is making a lot of sense and is indeed the way to go. In this article, we examine two criticisms of the book: the feasibility of an unconditional basic income within the present system and the possibility to move gradually to a P2P society without “overthrowing” capitalism. Apart from the “low road” to peer-to-peer (after an economic collapse) and “the high road to peer-to-peer” (through neo-Keynesianism) a third way could open up, based on a reformed partner state facilitating peer production. Our conclusion is that under the present circumstances, with exponentially growing bottom-up initiatives, open source alternatives and the Internet as a new means of production, value creation and distribution, past failed experiences of ‘socialism in one country’ could today have more chances of succeeding on condition that a progressive government arms itself with a commons transitional plan. Such a transitional government would undoubtedly face many difficulties, but it would at least open the horizon for a better future. And it would certainly enjoy a wave of solidarity throughout the world. PODE O CAPITALISMO REFORMAR A SI PRÓPRIO E SE ENCAMINHAR PARA UMA SOCIEDADE P2P? ResumoO primeiro livro holandês sobre P2P “Save the World” de Michel Bauwens teve boa recepção em Flandres. Mesmo para os críticos, a nova forma de “conseguir fazer as coisas” através da cooperação sobre “o que é leve” e a relocalização de “o que é pesado” faz muito sentido e é, sem dúvida, o caminho a seguir. Neste artigo, analisamos duas críticas feitas ao livro: a viabilidade de renda básica incondicional dentro do sistema presente e a possibilidade de mudar gradualmente para uma sociedade P2P sem “derrubar” o Capitalismo.Além de uma “low road to peer-to-peer” (depois de um colapso econômico) e “the high road to peer-to-peer” (através do neo-keynesianismo) uma terceira via poderia ser aberta, baseada num estado parceiro reformado que facilitasse a produção do tipo “peer”. Concluímos assim que nas circunstâncias presentes, com iniciativas “bottom-up” crescendo exponencialmente, alternativas de código aberto e da Internet como novo meio de produção, criação e distribuição de valores, experiências falidas de 'socialismo em um só país' no passado poderiam agora ter mais chances de sucesso sob a condição de que um governo progressista se arme com um plano de transição dos comuns. Tal governo de transição poderia sem dúvida enfrentar muitas dificuldades, mas pelo menos abriria os horizontes para um futuro melhor. E certamente gozaria de uma onda de solidariedade no mundo inteiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Almeida, Henrique Gurgacz, und Sean Siqueira. „Uma Revisão Sistemática sobre Descrição Semântica na Internet das Coisas“. iSys - Brazilian Journal of Information Systems 11, Nr. 2 (30.06.2018): 43–62. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2018.363.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Internet das Coisas (Internet of Things - IOT) está criando um ecossistema de objetos conectados à Internet, porém que são heterogêneos em termos de recursos, características, natureza, protocolos, ações e tecnologias. Neste cenário, a descrição das coisas (Thing Description - TD) mostra-se como uma alternativa para descrever de forma padronizada os objetos da IOT e permitir, entre outras possibilidades, uma melhor interoperabilidade. Visto o crescente interesse de pesquisa e as oportunidades de aplicação da TD, este trabalho apresenta uma revisão sistemática deste tema, visando identificar áreas de aplicação, técnicas, tecnologias e resultados com o uso da descrição das coisas. 324 trabalhos foram identificados, dos quais 46 foram selecionados para análise, os quais foram classificados em seis diferentes áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Araújo, Marcos Alberto de, Cristiane Xavier Galhardo und Vivianni Marques Leite dos Santos. „A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education“. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, Nr. 46 (29.07.2019): 231–42. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1865.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie