Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Internet de Todas as Coisas“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Internet de Todas as Coisas" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Internet de Todas as Coisas"

1

Pataca, Campos. „A Internet das Coisas“. Law, State and Telecommunications Review 13, Nr. 2 (07.09.2021): 198–220. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v13i2.32773.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
[Propósito] O propósito do artigo é caracterizar a internet das coisas em sua diversidade de abordagem terminológica, base de protocolos, informações tecnológica e principais aplicações. [Metodologia] O artigo comunica a pesquisa bibliográfica da temática, numa abordagem de estudo exploratório descritivo. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível identificar as diversas tipologias da internet das coisas e estabelecer as diferenças e especificidades conceituais tanto tecnológicas como de sua aplicação. [Resultados] – O artigo percorre uma análise da evolução da web, estabelecendo o vínculo preciso do surgimento da internet das coisas na web 3.0. Estabelece a diferença específica entre a internet das coisas e a internet de todas as coisas quanto aos pilares básicos de interação. Enquanto a gama de aplicações destaca cinco principais domínios: doméstico, social, ambiental, tecnológico e emergencial. [Implicações Práticas] O artigo possui evidente aplicação ao caracterizar a pilha de protocolos de comunicação específicos e de segurança, além dos comuns da internet. Pode ainda proporcionar aos diversos atores, as opções adequadas às aplicações desejadas segundo as especificidades. [Originalidade] O artigo caracteriza dezenove tipos específicos de internet das coisas num único texto documental e uma síntese de aplicações agrupadas em áreas ou domínios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Santos, Matheus Martins, Mauro Lúcio Franco, Wederson Marcos Alves, Marcio Coutinho de Souza, Geórgia Fernandes Barros und Magnum Moreira da Silva. „Internet das Coisas: a busca do conceito e as perspectivas futuras sobre sua aplicabilidade“. Research, Society and Development 10, Nr. 10 (07.08.2021): e140101018504. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18504.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Internet das Coisas é uma tradução da expressão Internet of Things (IoT), que nos remete a ideia de que a Internet pode estar presente em todas as coisas, expandindo a possibilidade de controle e coleta de dados. Esse artigo tem como objetivo buscar conceitos da IoT, descrevendo sua evolução, aplicabilidade em diversos segmentos, suas perspectivas futuras e seus maiores desafios para implementação em larga escala. Para tanto, se fez uso de pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva em livros, artigos, dissertações, reportagens, documentos nacionais e internacionais. O artigo discute sobre a evolução da Internet, também retrata sobre IoT e a evolução das redes móveis de telefonia celular, traz algumas perspectivas futuras e demonstra alguns desafios para IoT. Ficou constatado que a IoT apesar dos desafios como a implementação da quinta geração das redes de telefonia, da segurança e privacidade dos dados gerados e transferidos, já é uma realidade com suas diversas aplicabilidades. A evolução dos dispositivos dos mais variados tipos integrados em smartphones, smart tvs, smartwatches, expandindo ainda mais o acesso à Internet no período hodierno, nos fornece informações que auxiliam nas tomadas de decisões. É fundamental não só a utilização destes dispositivos, mas também que todos conheçam seus conceitos, evolução, aplicabilidades e desafios. Sugere-se como proposta de pesquisas futuras temáticas envolvendo a inserção das pessoas em ambientes que não usem a IoT e ambientes nos quais as decisões são tomadas com o auxílio da IoT, por exemplo pesquisas com grupos de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Sanchez, Renato De Brito, Diego Augusto Miquelin Costa und João Carlos Lopes Fernandes. „A internet das coisas conectando casas as pessoas“. REVISTA ENIAC PESQUISA 8, Nr. 1 (31.01.2019): 41. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v8i1.576.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Internet of Things (IOT) conecta dispositivos entre si, permitindo a interação entre eles. Ela atualmente faz parte do futuro das tecnologias mundiais e poderá auxiliar pessoas e empresa por meio de um simples celular ou tablet. Ela pode ser utilizada na transmissão de dados em tempo real para servidores, permitindo assim que todos os dispositivos se comuniquem entre si. Os protocolos, mais utilizados são: KNX, Z-Ware e ZigBee, que podem ser utilizados em conjunto com redes wireless, permitindo assim a construção de soluções para a criação de uma casa totalmente automatizada que se utilize de sensores interligados por uma rede. Foram analisadas várias soluções e dentre elas o ZigBee, e a tecnologia Insteon, são ótimas soluções pois se adapta muito bem em redes cabeadas ou wireless e vem bem ao encontro das necessidades encontradas na criação de uma casa automatizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Freire, Júlio César Guimarães, Ana Beatriz de Lima Alves, Ana Lidia Brasil de Almeida, Bruno Rafael Soares da Silva, Eduarda Gomes Onofre de Araújo, Gabrieli Duarte Farias, Letícia Regina Marques Beserra, Flávio Murilo Lemos Gondim, Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge und Cláudia Batista Mélo. „Internet das Coisas na Odontologia: o futuro já chegou?“ Research, Society and Development 11, Nr. 8 (19.06.2022): e30211830820. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30820.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão de literatura ao analisar a aplicabilidade da Internet das Coisas na Odontologia hodierna, discorrendo sobre os avanços previstos para o futuro, além de expor os benefícios e os entraves do uso da IoT (Internet of Things) na área. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e IEEE Xplore, se utilizando de descritores nos campos de busca, como “internet das coisas”, “odontologia” e “saúde bucal”. De forma majoritária, todos os artigos selecionados apontam vantagens do uso da Internet das Coisas na Odontologia sobre a qualidade do atendimento ao paciente, efetivação de procedimentos odontológicos e aprimoramento das técnicas e modalidades de ensino dentro do campo da Odontologia. Além disso, as buscas realizadas, sugerem a implementação da tecnologia IoT como fator importante no acompanhamento integral mais preciso dos pacientes. Conclui-se que a aplicabilidade da Internet das Coisas na Odontologia é ampla e necessária, pois representa um importante recurso na promoção integral da saúde bucal e na construção de sistemas inteligentes focados em desenvolver o ensino-aprendizagem do cirurgião-dentista em formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Da Silva, Sani De Carvalho Rutz, und Albino Szesz Junior. „Internet das Coisas na Educação: Uma Visão Geral“. Revista ENCITEC 8, Nr. 2 (22.08.2018): 57. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i2.2717.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é mostrar o panorama da Internet das Coisas (<em>Internet Of Things</em> - IoT) na educação e suas aplicações, destacando a sua evolução, os diferentes conceitos, desafios e oportunidades. Para isto, utilizou-se os últimos relatórios MNC Horizon Report, o Ciclo Hype da Gartner, além de produções científicas sobre a temática. Durante o texto é possível verificar uma visão geral sobre as definições de IoT, um breve histórico, sua aplicação na área educacional além dos desafios e oportunidades. O artigo demonstrou o crescimento significativo de pesquisas na área, com um alto potencial em se tornar uma realidade no contexto educacional, bem como a necessidade de enfrentar as incertezas para se quebrar o paradigma da educação tradicional, com consciência dos desafios e possibilidades, através de investimentos em infraestrutura, capacitação e mudança da cultura educacional na sociedade atual, por meio de colaboração, conscientização e garantia de conectividade entre todos e tudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

De Araujo, Josimary Horta, Etelvina Maria Marques Moreira, Carla Fernandes De Freitas, Francisco Edivaldo Brito De Castro, Andre Luiz Carneiro De Araujo und Tecia Vieira Carvalho. „Smart Cities: um estudo prospectivo sobre Internet das Coisas (IoT) aplicada ao setor de mobilidade urbana“. Cadernos de Prospecção 13, Nr. 1 (27.03.2020): 138. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i1.32691.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
ResumoEm uma sociedade cada vez mais conectada, despontam tecnologias impactantes em todas as áreas do conhecimento. Nessa conjuntura, a Internet das Coisas (IoT) emerge tendo como princípio interconectar coisas e dispositivos inteligentes a uma rede, o que contribui, efetivamente, para o estreitamento da relação homem X máquina. Nesse contexto, o presente artigo tem o propósito de realizar a prospecção tecnológica de soluções de IoT com potencial de aplicação ao setor de Mobilidade Urbana. Para tal, foi realizado um levantamento das patentes depositadas na base de dados do INPI e do PatentInspiration, como também das produções científicas registradas no Portal de Periódicos da Capes e no Google Acadêmico. A prospecção indica uma movimentação nacional crescente de incentivo à criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de equipamentos inteligentes, por meio da tecnologia IoT. Os resultados demonstram a necessidade de monitoramento e investimentos no desenvolvimento de tecnologias inteligentes no Brasil, para prover soluções inovadoras para problemas urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Ruaro, Regina Linden, Ingrid Pereira Botelho und Luana Steffens. „A INTERNET DAS COISAS E O DIREITO FUNDAMENTAL À PRIVACIDADE DO CIDADÃO“. Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor 7, Nr. 1 (30.12.2020): 152. http://dx.doi.org/10.31501/repats.v7i1.12597.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
É tendência global a utilização de tecnologias facilitadoras em todos os setores da vida cotidiana como, por exemplo, o uso da inteligência artificial, internet das coisas, Big Data e plataformas digitais. Por outro lado, o direito fundamental à privacidade e intimidade no ambiente digital é também crucial para que seja garantida a dignidade do indivíduo. A privacidade online é um dos principais desafios na indústria 4.0. O presente ensaio propõe-se a analisar o surgimento da internet das coisas e o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD - sobre tais atividades, notadamente a proteção ao direito fundamental à privacidade digital. Para tanto, busca-se uma compreensão do significado de internet das coisas e, em sequência, verifica-se a aplicabilidade das disposições da nova LGPD (Lei nº 13.709/18) às operações envolvendo essa nova tecnologia. A pesquisa teve abordagem dedutiva, empregou-se o método interpretativo sistemático e manusearam-se fontes bibliográfico-documental. Conclui-se que as dificuldades em torno da regulamentação do uso de novas tecnologias aplicadas à LGPD existem, todavia não poderão ser usadas como meio de isenção de responsabilidade no tratamento dos dados pessoais através dos dispositivos da internet das coisas. Os esforços deverão ser no intuito de compatibilizar o uso dos dispositivos da internet das coisas e a proteção dos dados pessoais. Para tanto, imprescindível se faz a construção de elementos procedimentais e técnicas que proporcionem o abrandamento dessa tensão existencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Silva, Luiz Gustavo Pereira da, Thiago Oliveira Lemos und Hugo Leonardo Pereira Rufino. „O impacto da Internet das Coisas na educação: uma revisão“. Research, Society and Development 9, Nr. 9 (04.09.2020): e710997770. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7770.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A forma como produzimos e recebemos informações vem se alterando rapidamente com os avanços na área da Tecnologia da Informação e Comunicação. Dentre os avanços podemos destacar a Internet das Coisas, conceito que busca expandir o acesso à internet para todos os objetos que, uma vez conectados podem além de gerarem dados se tornarem agentes ativos na construção da informação. Por meio desta revisão bibliográfica procuramos entender como a Internet das Coisas afetará a área da educação analisando suas oportunidades e desafios neste campo. Apesar de se tratar de uma nova tecnologia já existem várias iniciativas de aplicação desse conceito para o ensino, nesse trabalho além de apresentarmos suas características gerais, também procuramos indicar quais delas tem se destacado positivamente e que tendem a se consolidar nos próximos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

De Lucca, Jefferson, und Paulo Sérgio Gaudêncio Mauro. „DESAFIOS DA TECNOLOGIA 5G“. Revista Interface Tecnológica 17, Nr. 1 (30.07.2020): 29–39. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.708.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A tecnologia está em constante evolução e crescimento, atinge todas as áreas e transforma o modo como as pessoas interagem com ela. Nesse sentido pode-se afirmar que a nova geração da Internet, a Internet de quinta geração, também chamada de Internet 5G, promoverá, possivelmente, um grande impacto não somente nas organizações públicas e privadas, mas também na vida das pessoas. Esse impacto será causado, principalmente pelo fato de que a Internet móvel 5G será uma tecnologia que possibilitará a implementação da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e, consequentemente, a possibilidade de alcançarmos as Cidades Inteligentes (Smarts Cities). O objetivo deste trabalho, pautado na pesquisa bibliográfica exploratória, é confirmar a necessidade de uma tecnologia com maior velocidade de transmissão e que suporte muitos dispositivos que estarão conectados num futuro breve. Também é objetivo deste trabalho, verificar o processo da regulamentação internacional e do projeto para a regulamentação da tecnologia 5G no Brasil e, por fim, demonstrar situações relacionadas ao possível impacto negativo dessa tecnologia para os seres vivos e para as tecnologias já em uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Riemenschneider, Patrícia Strauss, und Guilherme Balczarek Mucelin. „Internet das Coisas, Decisões Automatizadas e o Direito à Explicação“. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia 49, Nr. 1 (07.09.2021): 689–708. http://dx.doi.org/10.14393/rfadir-v49n1a2021-56135.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Decisões que afetam a vida de todos são tomadas com base em dados coletados a todo momento por dispositivos digitais. Dados localizadores, escolhas de lazer e saúde são captados e tratados, de forma atraçar um “perfil” do usuário. O perfil é então cedido, gratuita ou onerosamente para grandes e pequenas corporações. Tais informações são posteriormente acessadas por empregadores, por exemplo, que podemdescartar o candidato à uma vaga de emprego ou demiti-lo, por não ter alcançado o “score” desejado, ou por fornecedores, negando ao consumidor determinado bem de consumo por conta de tal perfil. As decisõesautomatizadas levam a um descarte do indivíduo, tendo por base números, gráficos e algoritmos. O presente estudo se dividiu em duas partes, sendo que a primeira tratou sobre a cessão de dados pessoais e a segundadiscorreu sobre o direito à explicação. A pesquisa realizada chegou à conclusão de que um dos principais problemas na utilização de tais decisões é a que o indivíduo preterido não recebe explicação pela qual foirejeitado. Assim, o objetivo do presente artigo é verificar a viabilidade do direito à explicação de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e legislações correlatas, a partir de uma metodologia dedutiva, deabordagem bibliográfica e documental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Dissertationen zum Thema "Internet de Todas as Coisas"

1

Moura, Isis Dinara Francelino de. „No coração de todas as coisas de Alice Vinagre“. Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8658.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-14T18:16:45Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3042344 bytes, checksum: 8ca9a1a89722fca4051e822b67abb189 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-14T18:16:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3042344 bytes, checksum: 8ca9a1a89722fca4051e822b67abb189 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This research aims to contribute to the studies of the history of contemporary art in Brazil, specifically in Pernambuco and Paraíba. It presents an analysis of the series "In the heart of all things or under the sign of the Dark", produced in the 1980s, authored by the artist Alice Vinagre. The study proposes to articulate the production of the artist to the historical context, trying to understand the series as the result of a continuous changing time. The series features help us to (re) think the practices shared by the so-called "80 generation" as the use of graphic resources of advertising, referentiality art history, the allusion to the popular culture etc. From this, we seek to reflect about the constitution of the plastic vocabulary of the artist in the process by which the painting lived (and still lives) in the national and international art scenario. Therefore, we use the studies the authors Francisco Morais (1992), Raul Córdula (2006), Madalena Zaccara (2009), Joana D’arc Lima (2014), Dyogenes Chaves (2004), among others. For the analysis of the series, we try to identify the autobiographical aspects. Thus, we explored the speech of the artist from the perspective of oral history explored in Lucila Delgado's research (2006) and social memory of Ecléa Bosi (2001), among others. Witness of a time living in the interval between the subjectivity of the artist Alice Vinagre and the collectivity of his time.
Esta pesquisa pretende contribuir com os estudos da história da arte contemporânea no Brasil, especificamente em Pernambuco e na Paraíba. Apresenta uma análise da série “No coração de todas as coisas ou ainda sob o signo da obscuridade”, produzida na década de 1980, de autoria da artista paraibana Alice Vinagre. O estudo propõe articular a produção da artista ao contexto histórico, buscando compreender a série como fruto de um tempo em permanente mudança. As características da série nos ajudam a (re) pensar nas práticas compartilhadas pela chamada “geração 80” como a utilização de recursos gráficos da publicidade, a referencialidade à história da arte, a alusão à cultura popular. A partir disso, buscamos refletir sobre a constituição do vocabulário plástico da artista dentro do processo pelo qual a pintura viveu (e ainda vive) no cenário artístico nacional e internacional. Para tanto, utilizamos os estudos dos autores Frederico Morais (1992), Raul Córdula (2006), Madalena Zaccara (2009), Joana D´arc Lima (2014), Dyogenes Chaves (2004), dentre outros. Para a análise da série, tentamos identificar os aspectos autobiográficos, entendendo a descrição da obra como representação do pensamento. Desse modo, exploramos a fala da artista na perspectiva da história oral, nos estudos de Lucila Delgado (2006) e Ecléa Bosi (2001). Assim, compreendemos a memória como testemunha de um tempo que vive no intervalo entre a subjetividade da artista e a coletividade de seu tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Souza, Catiane Rocha Passos de. „“TODAS AS COISAS SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÊM”: EFEITOS DE SENTIDO DO PROCESSO DE MIDIATIZAÇÃO DA/NA RELIGIOSIDADE PENTECOSTAL BRASILEIRA“. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24651.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Catiane Souza (catirochapassos@gmail.com) on 2017-11-21T20:23:42Z No. of bitstreams: 1 TESE Catiane Rocha.pdf: 4783683 bytes, checksum: 26e3c34e3b792e10302339e0c7d393a7 (MD5)
Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2017-11-23T15:21:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE Catiane Rocha.pdf: 4783683 bytes, checksum: 26e3c34e3b792e10302339e0c7d393a7 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-23T15:21:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE Catiane Rocha.pdf: 4783683 bytes, checksum: 26e3c34e3b792e10302339e0c7d393a7 (MD5)
Esta pesquisa tem como finalidade principal compreender como o discurso telejornalístico em circulação, no âmbito de famílias de evangélicos das Igrejas Pentecostais Assembleias de Deus, interpenetra no processo de reconhecimento de temas atuais, incidindo na ressignificação das concepções de moral que atribuem identificação à formação discursiva pentecostal na sociedade brasileira em vias de midiatização. Para isso, discutimos sobre o (re)ativismo pós secularização que fez ascender o movimento pentecostal no mundo e, especificamente, no quadro das religiões no Brasil. Buscamos entender como os processos de midiatização operam na organização social para manutenção ou transformação dos valores morais, destacando o lugar da televisão na sociedade brasileira e, em especial, no trajeto do desenvolvimento das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil, no qual reside a tensão entre a manutenção dos usos/costumes e a midiatização das práticas religiosas. O percurso analítico conta com um quadro teórico multidisciplinar que engloba estudos sobre religião, moral e midiatização. O arcabouço teórico-analítico se constitui, sobretudo, com conceitos da escola latina dos estudos de Midiatização e da Análise do Discurso. A materialidade que compõe o corpus se origina de 12 entrevistas realizadas com membros de quatro famílias de religiosos das Assembleias de Deus. Além disso, o trabalho analítico conta com documentos e publicações institucionais. Os procedimentos trazem discussões com vistas à circulação discursiva enquanto lugar de produção, reconhecimento e significação. Os resultados indicam que a circulação do discurso telejornalístico nessas famílias reforça a tensão entre a manutenção dos valores conservadores e a ressignificação no/do processo de identificação assembleiana. Esses novos processos de identificação assembleiana apontam o funcionamento da Teologia da Moralidade em prol de “politização” cujos objetivos visam a manutenção do poder religioso institucional na sociedade em vias de midiatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Santos, Maria Goreth. „Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm: representações sobre sexualidade entre solteiros evangélicos“. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1375.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo de uma comunidade de um site de relacionamento virtual (o Orkut) formada por solteiros evangélicos com o propósito de se conhecerem e trocarem opiniões a respeito de sexualidade, casamento e relacionamentos dentro dos preceitos cristãos evangélicos, foi ponto de partida para a análise das representações e valores sobre sexualidade e relação sexual pré-nupcial de jovens adultos vinculados a igrejas evangélicas no Rio de Janeiro. O objetivo dessa pesquisa era refletir sobre os discursos desses jovens, tanto no que diz respeito ao seu comportamento sexual, quanto ao que pensam sobre as proibições de suas lideranças religiosas às praticas da vida sexual em geral e em especial à prática pré-nupcial. Foram observadas discordâncias e autonomia por parte desses jovens em relação à autoridade da instituição religiosa. No entanto, apesar dessa autonomia frente ao cumprimento das doutrinas da moral sexual, e também apesar da atribuição de novos significados ao discurso religioso evangélico dominante, observa-se que jovens solteiros evangélicos permanecem ligados a valores sexuais evangélicos e de suas instituições. Sugere-se que essa ligação se explique pela promessa de segurança afetiva e familiar oferecida pelos princípios ético-morais tradicionais em uma sociedade percebida como sem controle social e moral.
Studying a virtual relationship site community (Orkut) formed by single Evangelical young people with the purpose of offering a space for meeting and exchanging opinions about Christian Evangelical sexuality and marriage was the departure point for an analysis of Rio de Janeiro Evangelical churches young adults representations and values on sexuality and prenuptial sexual relationship. This research aimed to discuss not only these young people discourses on their sexual behaviors, but also their opinion about religious leaderships prohibitions to certain sexual practices specially the pre-nuptial ones. This study revealed that Evangelical young people disagree and are autonomous in relation to their religious institution authorities. Despite their autonomy in relation to hegemonic Evangelical values and their ability to attribute new meanings to Evangelic religious speech, Evangelical single young people continue very connected to Evangelical sexual values and also to Evangelical institutions. This connection may be explained by the these traditional ethical-moral principles promise of an affective and familiar safety in a society perceived as full of risks and out of control, both in social and moral terms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Almeida, Fernando Mendonça de. „Autoproteção para a internet das coisas“. Universidade Federal de Sergipe, 2016. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3361.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
The Internet of Things is a new paradigm of communication based on the ubiquitous presence of objects that, having unique address, they can cooperate with their peers to achieve a common goal. Applications in several areas can benefit from this new paradigm, but the Internet of Things is very vulnerable to attack. The large number of connected devices make an autonomic approach necessary and the small amount of resources requires the use of efficient techniques. This paper proposes a self-protection architecture for the Internet of Things using Artificial Neural Network and Dendritic Cells Algorithm, two bio-inspired techniques. The experiments of this paper show that the use of these two techniques is possible. The Artificial Neural Network implementation consume a small memory footprint, having a high accuracy rate and the Dendritic Cells Algorithm show to be interesting for it distributivity, allowing better use of network resources.
A Internet das Coisas é um novo paradigma de comunicação baseado na presença ubíqua de objetos que, através de endereçamento único, cooperam com seus pares para atingir um objetivo em comum. Aplicações em diversas áreas podem se beneficiar dos conceitos da Internet das Coisas, porém esta rede é muito vulnerável a ataques, seja pela possibilidade de ataque físico, pela alta conectividade dos dispositivos, a enorme quantidade de dispositivos conectados ou a baixa quantidade de recursos disponíveis. A grande quantidade de dispositivos conectados faz com que abordagens autonômicas sejam necessárias e a reduzida quantidade de recursos exige a utilização de técnicas eficientes. Este trabalho propõe uma arquitetura de autoproteção para a Internet das Coisas utilizando as técnicas de Rede Neural Artificial e Algoritmo de Células Dendríticas, duas técnicas bio-inspiradas que, através de experimentos, mostraram a possibilidade de serem utilizadas na Internet das Coisas. A implementação da Rede Neural Artificial utilizada consumiu poucos recursos de memória do dispositivo, mantendo uma alta taxa de acerto, comparável a trabalhos correlatos que não se preocuparam com o consumo de recursos. A utilização do Algoritmo de Células Dendríticas se mostrou interessante pela sua distributividade, permitindo uma melhor utilização dos recursos da rede, como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Santos, Pedro Miguel Pereira. „Internet das coisas: o desafio da privacidade“. Master's thesis, Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/17545.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sistemas de Informação Organizacionais
A Internet das Coisas (IoC), ou Internet of Things (IoT), em inglês, é o termo utilizado para designar a conectividade entre vários tipos de objetos do dia-a-dia sensíveis à internet, desde eletrodomésticos, carros, roupas, sapatos, remédios, etc., com sensores capazes de captar aspetos do mundo real e enviá-los a plataformas que recebem estas informações e as utilizam de forma inteligente, moldando uma rede de objetos interligados. Conceptualmente é a possibilidade de conectar o mundo físico com o mundo digital através da internet. Assim, será possível registar dados ligados às nossas ações de maneira mais assertiva e usar essas informações a nosso favor, de forma a integrar processos, serviços e aplicações. O avanço deste advento traz consigo importantes vulnerabilidades sociais e materiais. O ciberespaço expõe os seus utilizadores a novas situações de risco e a outras que, embora já existam no mundo físico, potenciam-se no mundo virtual, fruto da maior exposição e alcance que as tecnologias proporcionam. Por isso, sem fortes alicerces de segurança, os ataques e falhas na IoT irão superar qualquer um dos seus benefícios. Esta dissertação tem como objetivo auscultar e entender a maneira como algumas organizações fornecedoras, consultoras, e utilizadores finais da IoT estão a abordar o desafio da privacidade e segurança dos dados. Para a sua elaboração foi feita uma investigação da literatura referente ao novo paradigma da IoT, bem como um conjunto de reuniões e disponibilização de questionários a organizações envolvidas nesta temática. Foi também utilizado o software SAS Contextual Analysis de modo a encontrar padrões e relações sobre o posicionamento do mercado global, em específico das organizações fornecedoras de produtos para a IoT, através da documentação por si disponibilizada. Estas análises e questionários procuram não só entender a forma como, através de uma amostra de empresas e dados, os fornecedores de IoT se estão a posicionar para dar resposta às necessidades de privacidade de dados nos seus produtos, mas também fazer uma comparação dessas análises com a análise de analistas e consultoras de TI a esses mesmos produtos. Tal como constatado na dissertação, de uma maneira geral os consumidores conseguem pesar os custos da perda de privacidade em contrapartida dos benefícios das novas funcionalidades e outras vantagens a estas associadas. No entanto, será essencial que os fabricantes mantenham a confiança dos consumidores, fazendo depender a sua privacidade e segurança o mínimo possível da sua iniciativa, apostando num desenho e conceção dos produtos que integre esta preocupação. A estratégia metodológica utilizada para a elaboração desta dissertação foi a estratégia mista, pois as análises efetuadas envolvem a interpretação, mas também apresentam uma tendência para a quantificação. Esta metodologia preocupa-se principalmente tanto com o sentido e entendimento, como também pela mensuração. O método utilizado foi o Estudo de Caso, visto que, para Yin (1990), o estudo de caso é considerado uma estratégia em que podem ser utilizados dados qualitativos ou quantitativos (trabalho de campo, arquivos, relatórios, entrevistas, observações, etc.), e é especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos factores.
The Internet of Things (IoC), or Internet of Things (IoT), in English, is the term used to describe the connectivity between various types of objects of day-to-day sensitive to the internet, from home appliances, cars, clothes, shoes, medicines, etc., with sensors capable of capturing real-world aspects and send them to platforms that receive this information and use them intelligently, shaping a network of interconnected objects. Conceptually is the ability to connect the physical world with the digital world through the internet. Thus, you can record data linked to our actions more assertively and use this information to our advantage, to integrate processes, services and applications. The advancement of this advent brings important social vulnerabilities and materials. Cyberspace exposes its users to new situations of risk and others that, although there are in the physical world, potentiate in the virtual world, the greater exposure and reach fruit that technologies provide. So without strong security foundation, attacks and failures in IoT will surpass any of its benefits. This thesis aims to listen and understand the way some provider organizations, consultants, and end users of IoT are addressing the challenge of privacy and data security. For its preparation was made a research of the literature on the new paradigm of IoT, as well as a series of meetings and providing questionnaires to organizations involved in this issue. It also used the Contextual Analysis SAS software to find patterns and relationships for the global market positioning, in particular the organizations supplying products to the IOT through the documentation provided by itself. These tests and questionnaires seek not only to understand how, through a sample of companies and data, IoT providers are positioning themselves to meet the data privacy requirements in its products, but also make a comparison of these analyzes analysis of IT analysts and consultants to the same goods. As noted in the dissertation of general consumers can weigh the cost of loss of privacy in return for the benefits of the new features and other advantages associated with these. However, it is essential that manufacturers maintain consumer confidence, by linking your privacy and security as little as possible of its initiative, focusing on a design and design of products incorporating this concern. The methodological strategy used for the preparation of this work was the mixed strategy, because the analyzes involve the interpretation, but also have a tendency to quantify. This methodology is mainly concerned with both the meaning and understanding, as well as the measurement. The method used was the case study, as to Yin (1990), the case study is considered a strategy that can be used qualitative or quantitative data (field work, files, reports, interviews, observations, etc. ), and it is especially appropriate when trying to understand, explore or describe events and complex contexts in which are simultaneously involved several factors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Ferreira, Hiro Gabriel Cerqueira. „Arquitetura de middleware para internet das coisas“. reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17251.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-12-04T12:51:39Z No. of bitstreams: 1 2014_HiroGabrielCerqueiraFerreira.pdf: 14677388 bytes, checksum: 77bea7d4385f615c6ee8a734c6f06c45 (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2014-12-05T11:15:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_HiroGabrielCerqueiraFerreira.pdf: 14677388 bytes, checksum: 77bea7d4385f615c6ee8a734c6f06c45 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-12-05T11:15:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_HiroGabrielCerqueiraFerreira.pdf: 14677388 bytes, checksum: 77bea7d4385f615c6ee8a734c6f06c45 (MD5)
Com o advindo da terceira fase computacional, a era da computação ubíqua, a quantidade e o propósito específico de dispositivos dotados de poder computacional vêm crescendo aceleradamente. A incorporação desses dispositivos em redes de comunicação, como a rede de computadores mundial (internet), tem sido denominada como a Internet das Coisas(IoT). Tal paradigma procura prover inteligência para objetos, com ou sem poder computacional, de forma a possibilitar seu controle e a notificação de alterações em seu estado. Para isso, é demandado um modelo arquitetural de comunicação factível e capaz de abranger a maior gama possível de dispositivos, habilitar a comunicação dispositivos- -aplicações ou dispositivos- dispositivos, mesmo quando em geo localizações distintas. Além disso, é necessário que tal arquitetura permita escalar para qualquer quantidade de objetos e prover interoperabilidade para dispositivos distintos e/ou de diferentes fabricantes.Esta pesquisa visa propor uma arquitetura de middleware capaz de controlar e notificar o estado atual de dispositivos genéricos. Foram definidos os componentes físicos e lógicos dessa arquitetura e foram criadas as respectivas application programming interfaces (APIs)uniformes e transparentes, tanto para que aplicações pudessem controlar dispositivos englobados pela arquitetura, quanto para disponibilizar interfaces de comunicação analógicas e digitais, para que novos dispositivos controláveis pudessem ser adicionados nas APIs. As tecnologias utilizadas e propostas são escaláveis e extensíveis para dispositivos e aplicações e permitem a entrega de pervasividade para humanos. O desacoplamento físico entre os componentes do middleware e o uso da internet para troca de dados com aplicações trouxe mobilidade para as entidades envolvidas na comunicação.Foi implementado um protótipo funcional do modelo arquitetural proposto, e foi possível remotamente controlar e monitorar o estado de dispositivos por meio do uso de tecnologias difundidas como o UPnP, REST e ZigBee sobre redes IP. O ambiente experimental mostrou velocidade satisfatória para atender demandas de controle, funcionou adequadamente, utilizando poucos recursos computacionais do middleware e das aplicações envolvidas, e utilizou dispositivos que não eram dotados de poder computacional.Com o modelo teórico definido e com sua validação empírica, foi constatado que omiddleware proposto para IoT é capaz de controlar e monitorar estado de dispositivos trazendo a devida interoperabilidade, escalabilidade e mobilidade para as partes envolvidas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
With the arising of the third computational era, ubiquitous computing, the amount and specific purpose of devices with computational power is growing rapidly. Such device sexchanging data through networks, like the Internet, have been named as the Internet of Things (IoT). Such paradigm aims to provide intelligence to objects, with or without computational power, in order to allow its control and notification of state changing. To betruly enabled, the Io T requests a feasible architectural model capable of covering the widest possible range of devices, capable of enabling communication between devices and to application, at the same place or not, capable of scaling to any number of objects and capable of providing interoperability for different kinds of devices and/or from different manufacturers. This research proposed a middleware architecture capable of controlling and reporting the current status of generic devices. Transparent and uniform APIs were created so that applications could control devices encompassed by the architecture, and analog and digital communication interfaces were created so that new controllable devices could be addedunder the APIs. The proposed and used technologies are scalable and extensible for devices and applications and enables one to provide pervasiveness to humans. The physicalde coupling between components of the middleware and the usage of the Internet to exchange data with applications brought mobility to involved entities. A functional prototype of the proposed architectural model was deployed using widespread technologies like UPnP, Zig Bee and REST over IP networks and allowed to remotely control and monitor the state of devices. The experimental environment showed satisfactory speed for control requests, worked flawlessly using few computation alresources of middleware and applications involved, and was use with devices without computational power. Through the architectural model and its empirical validation, it could be concluded that the proposed middleware for internet of things was able to control and monitor the state of devices bringing proper interoperability, scalability and mobility to involved parties.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Carvalho, Vasco Manuel Clemente Magalhães. „A Internet das Coisas e os veículos automóveis“. Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/14417.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Mestrado em Ciências Empresariais
A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é uma evolução do conceito de Internet, que deixou de estar unicamente dependente da intervenção humana, passando a um outro nível em que os equipamentos alimentam e extraem dados e informação de forma direta e autónoma, executando sistemas avançados de processamento e realizando tarefas de forma independente. Neste contexto, surge a aplicação da tecnologia aos veículos automóveis desempenhando tarefas específicas e com um grande grau de interação com o meio envolvente. Este trabalho tem o objetivo de determinar os fatores que são valorizados na incorporação da IoT nos veículos automóveis, pretendendo responder à questão de investigação formulada: que fatores influenciam a adoção da tecnologia IoT nos veículos automóveis?, tendo em conta a Expetativa de Desempenho, a Expetativa de Esforço, a Influência Social, as Condições Facilitadoras e a Apetência para usar a Tecnologia. Para verificar se os fatores anteriores suportam a ideia de adoção, foi desenvolvido um modelo conceptual com recurso a constructos de estudos recentes, e lançado um inquérito constituído por 29 questões. A análise das respostas obtidas permitiu determinar que dos cinco fatores apenas a Expetativa de Esforço não é considerada como fator de adoção, sendo que a Expetativa de Desempenho, Influencia Social, Condições Facilitadoras e a Apetência para usar a Tecnologia, são considerados fatores de adoção.
The Internet of Things (IoT) is an evolution of the concept of Internet, which is no longer solely dependent on human intervention, moving to another level where the equipment feeds and extracts data and information directly and autonomously, running advanced processing systems and performing tasks independently. In this context, the application of the technology to the motor vehicles fulfills specific tasks and with a great degree of interaction with the surrounding environment. This paper aims to determine the factors that are valued in the incorporation of IoT in motor vehicles, aiming to answer the question of research formulated: what factors influence the adoption of IoT technology in motor vehicles?, taking into account the Performance Expectation, the Expectation of Effort, Social Influence, Facilitating Conditions and Appetite to use Technology. To verify if the previous factors support the idea of ​​adoption, a conceptual model was developed using constructs from recent studies, and a survey of 29 questions was launched. The analysis of the answers obtained allowed to determine that of the five factors, only the Expectation of Effort is not considered as adoption factor, and the Expectation of Performance, Social Influence, Facilitating Conditions and the Appetite to use Technology are considered adoption factors.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Singer, Talyta Louise. „Internet das coisas: controvérsias nas notícias e redes temáticas“. Faculdade de Comunicação, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24287.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2015-04-17T15:06:44Z No. of bitstreams: 1 Talyta Louise Todescat Singer - Dissertação.pdf: 4034000 bytes, checksum: dffc645dc88549ae313a8951db3d574f (MD5)
Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-09-29T16:25:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Talyta Louise Todescat Singer - Dissertação.pdf: 4034000 bytes, checksum: dffc645dc88549ae313a8951db3d574f (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-29T16:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Talyta Louise Todescat Singer - Dissertação.pdf: 4034000 bytes, checksum: dffc645dc88549ae313a8951db3d574f (MD5)
CNPQ
Esta pesquisa se dedica a realizar um estudo exploratório da internet das coisas, identificando e descrevendo os tensionamentos surgidos da produção, captura, processamento e/ou transmissão de informação por objetos interconectados observáveis a partir dos rastros digitais públicos. Nos concentramos em identificar questões sensíveis, temas que levantem discussões e mobilizem diferentes tipos de atores – desenvolvedores, políticos, usuários, indústria, leis, protocolos – e possam ser compreendidas por mais de um ponto de vista. A pesquisa tem como marco teórico a Teoria Ator-Rede que a partir de seu princípio de simetria entre humanos e não-humanos que confere a ambos a possibilidade de agência. A metodologia empregada é a de cartografia de controvérsias, um conjunto de técnicas aplicáveis a exploração e visualização de conflitos. A pesquisa empírica é formada por um mapeamento da rede temática da internet das coisas a partir de web crawling de sites em português e em inglês e análise de conteúdo de notícias publicadas sobre o assunto em sites de notícia de grande visibilidade. A pesquisa identificou controvérsias em seis temas: dependência tecnológica, software livre, padronização, legislação, privacidade e segurança. A dissertação está dividida em três capítulos: o primeiro dedicado a criar um panorama atual da internet das coisas, discutir conceitos e apresentar uma linha do tempo; o segundo apresenta conceitos-chave da Teoria Ator-Rede e as etapas da cartografia de controvérsias; o último capítulo explicita as etapas de coleta e processamento de dados e os principais resultados. Nas considerações finais apresentamos um quadro síntese das controvérsias encontradas e uma árvore de argumentos que identifica os principais pontos de discordância e os principais atores que participam das discussões em torno dos objetos conectados.
The present research is an exploratory study of internet of things that identifies and describes the conflicts emerging on connected objects production, processing and transmission of information. We are concerned about the sensible questions that involve different kinds of actants -users, developers, politicians, industry, laws, communication protocols - and needs to be observed by multiple viewpoints. Actor - Network Theory is our theoretical framework that includes the principle of generalized symmetry be tween humans and non-humans and gives them both agency capacity. We use the cartography of controversies as a method to explore and visualize public debates through a set of techniques that includes web crawling and content analysis. Our results show controversies about six subjects: internet addiction, free software, standardization, legislation, privacy and security. The research is divides in three chapters: the first one creates a landscape of internet of things, its definition and history; the second one presents the key concepts about Actor-Network Theory and the layers of cartography of controversies; the last chapter reports our methodological choices and main results. Our final remarks show a summary table of controversies found and a disagreement tree.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Ferreira, Israel Vieira. „Uma arquitetura para a aplicação da Internet das coisas industrial /“. Bauru, 2018. http://hdl.handle.net/11449/157422.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Eduardo Paciência Godoy
Banca: Wesley Angelino de Souza
Banca: Ivando Severino Diniz
Resumo: A busca por eficiência e maior produtividade tem levado inovação para a indústria. A Indústria 4.0 é um novo conceito que representa uma evolução dos sistemas produtivos atuais a partir da convergência entre novas tecnologias de automação industrial e tecnologia da informação. Nesse contexto, a Internet das Coisas Industrial (IIoT) se destaca pela evolução na comunicação entre sistemas e equipamentos, disponibilizando para os usuários diversas informações úteis para o gerenciamento e aperfeiçoamento dos sistemas de produção. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo para aplicação da IIoT baseado em soluções de código aberto (open source), que habilita a programação, comunicação em rede e supervisão dos equipamentos, permitindo monitorar máquinas e processos e controlar uma planta industrial. A arquitetura do modelo de aplicação é composta por três componentes: o servidor da aplicação, o módulo gateway e os módulos remotos. Os protocolos de comunicação desenvolvidos para a solução são: Modbus TCP/IP, MQTT e CoAP para conexão entre os módulos remotos e o gateway e o HTTP utilizando o padrão REST no formato JSON para a comunicação da aplicação externa com o gateway. Para viabilizar a programação da lógica de controle das máquinas e plantas foi utilizado o projeto OpenPLC. O modelo, adicionalmente, permite armazenar e disponibilizar em tempo real, de forma padronizada e interoperável, as informações do processo ou sistema, para qualquer tipo de plataforma conectada ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The focus on efficiency and higher productivity has brought innovation to the industry. The Industry 4.0 is a new concept representing the evolution of the current production systems through the convergence of new technologies of industrial automation and information technology. In this context, the Industrial Internet of Things (IIoT) stands out for the evolution on the communication among equipment and systems, offering to users a variety of useful information for the management of improvement of production systems. This dissertation presents the development of an application model for IIoT based on open source solutions, which enables the programming, network communication and supervision of equipment, and allows monitoring machines and processes and controlling an industrial plant. The architecture of the application model consists of three components: the application server, the gateway module, and the remote modules. The communication protocols developed for the solution are: Modbus TCP/IP, MQTT and CoAP for connection between the remote modules and the gateway; and HTTP using the REST standard with JSON format for communication between the external application with the gateway. The OpenPLC project was used to enable the programming of equipment and plant control logic. Besides, this model stores information of the process or system and makes it available online and accessible in real-time in a standardized and interoperable way to any point connected to the network and... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

SOUSA, Winder Faik de. „xPresumo: um middleware orientado à mensagens para internet das coisas“. Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25843.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Fernanda Rodrigues de Lima (fernanda.rlima@ufpe.br) on 2018-08-17T21:38:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Winder Faik de Souza.pdf: 1824106 bytes, checksum: 73144cbf9449a4bf65e3438332b35dce (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-08-23T18:20:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Winder Faik de Souza.pdf: 1824106 bytes, checksum: 73144cbf9449a4bf65e3438332b35dce (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-23T18:20:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Winder Faik de Souza.pdf: 1824106 bytes, checksum: 73144cbf9449a4bf65e3438332b35dce (MD5) Previous issue date: 2017-06-30
SETEC
Ambientes que antes eram desprovidos de tecnologia, hoje incorporam inúmeros objetos inteligentes (smartphones, smartwatch, smartglass, smart tv, entre outros) interagindo entre si. A comunicação entre esses objetos, na maioria das vezes distintos, trocando informações sobre determinado contexto, resume-se no conceito de Machine-to-Machine (M2M). A expansão desses objetos interconectados transformando ambientes comuns em ambientes inteligentes deu origem ao paradigma de Internet das Coisas - Internet of Things (IoT). Em virtude da relação entre mundo físico e mundo virtual proporcionada pela IoT, diversas aplicações tecnológicas nos mais diversos seguimentos poderão ser concretizadas. Entretanto, muitos desafios devem ser considerados na efetiva implantação desses recursos tecnológicos. Fatores voltados à complexidade na infraestrutura de comunicação e gerenciamento de diversos dispositivos no contexto de IoT (diversidade de dispositivos, tecnologias de redes distintas, entre outros), deixam evidente a necessidade de solucionar desafios como a heterogeneidade. Uma solução proposta para esse e outros problemas no cenário de Internet das Coisas é a adoção de uma arquitetura de middleware, no caso um Middleware Orientado à Mensagens (MOM). Neste estudo, foi realizado inicialmente um levantamento sistemático das principais soluções de middleware desenvolvidas no contexto de IoT. Posteriormente, foram identificados requisitos funcionais e não funcionais, modelos de distribuição e em quais domínios de aplicação essas soluções de middleware têm sido aplicadas. Finalmente, foi projetado um Middleware Orientado à Mensagens com características desejáveis ao ambiente de IoT, tal como, serviço de localização, adaptação dinâmica, segurança e assim por diante. A solução proposta, chamada xPresumo, reúne os principais recursos necessários à uma arquitetura de Middleware para IoT, levando em consideração desempenho e armazenamento limitado dos dispositivos. No quesito desempenho, o xPresumo se mostrou bastante estável nos experimentos realizados na troca de mensagens entre dispositivos.
Environments where no technology was available before incorporate nowadays several smart objects (smartphones, smartwatches, smartglass, smart TVs, to name but a few). Communication among these objects, most of the time diverse ones, that exchange information in a particular context, may be summarized in the definition of Machine-to-Machine (M2M). From the expansion of these interconnected things, where common environments are changed into smart ones, the paradigm of Internet of Things (IoT) was born. Due to the relation between the real and virtual worlds provided by the IoT, several technological uses, in diverse fields, may be implemented. However, lots of challenges must be taken into consideration when effectively implementing the aforementioned technological resources. Issues concerning the complexity in the communication infrastructure and management of some devices in the context of IoT (diversity of devices, different network technologies, to name but a few) put in evidence the need for solving problems such as heterogeneity. A solution proposed for this specific issue and others as well in the scenario of IoT would be the adoption of middleware architecture, in case a Message Oriented Middleware (MOM). In this research, primarily, a systematic search of the main solutions of middleware developed in the context of the IoT was done. Then, the requisites, both functional and non-functional, ones were identified, as well as the distribution models and in which domains of application these middleware solutions have been applied. The proposed solution, named as xPresumo, comprises the main necessary resources of Middleware architecture for IoT, and takes into account performance and limited storage of the devices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Bücher zum Thema "Internet de Todas as Coisas"

1

Viegas, Francisco José. Todas as coisas. Lisboa: Editorial Caminho, 1988.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Jaffe, Noemi. Todas as coisas pequenas. São Paulo: Hedra, 2005.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Macedo, Dimas. A distância de todas as coisas. 3. Aufl. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2001.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Peltier, Marcia. Todas as coisas visíveis e invisíveis. Rio de Janeiro, RJ: Casa da Palavra, 2014.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Vilela, Luiz. Te amo sobre todas as coisas: Novela. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Boff, Leonardo. Experimentar Deus: A transparência de todas as coisas. Campinas: Verus Editora, 2003.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Pires, Igor. Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Globo Alt, 2021.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Oliveira, Antonella Carvalho de, Hrsg. Apropriações e comunicação na internet das coisas: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Alves, Rubem A. Um céu numa flor silvestre: A beleza em todas as coisas. Brasil: Verus Editora, 2005.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Santar, Inês de. Amar-te-ei no Douro: Amar, acima de todas as coisas. [S. Pedro do Estoril]: Chá das Cinco, 2014.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Buchteile zum Thema "Internet de Todas as Coisas"

1

Monte Serrat Cabella, Daniela, und Dionéia Motta Monte-Serrat. „Transparência de direito e transparência de fato no tratamento de dados pessoais em IoT: um olhar sobre a aplicação da ISO 31700 e da ética sustentável“. In Direito, Tecnologia e Inovação - vol. 5: Internet das Coisas (IoT), 205–30. Centro DTIBR, 2023. http://dx.doi.org/10.59224/dti5.ch9.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Impactos da IoT requerem transparência material em relação ao tratamento de dados. A ISO 31700 integra tecnologia, Privacy by Design (Cavoukian, 2011), gestão de riscos e a relação mutável e contextual entre usuário e organização. Considerando o aspecto dinâmico da ética sustentável sob a perspectiva relacional, propomos conceito que integra todos esses elementos. Sua prática acelera o desenvolvimento da inovação, viabiliza a sustentabilidade, consistência e confiabilidade à organização, seus produtos e serviços a longo prazo, e evita percalços antiéticos, ausência da transparência de fato e suas consequências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Sevegnani, K. B. „ZOOTECNIA DE PRECISÃO: DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO ANIMAL.“ In Tecnologia e Inovação na Agricultura: aplicação, produtividade e sustentabilidade em pesquisa, 258–71. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/221010479.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A produção animal brasileira é uma das mais modernas e tecnológicas do mundo, o que a coloca em posição de destaque, exigindo o enfrentamento de muitos desafios. O aumento da produtividade com redução de custos deve ser buscado, respeitando-se o bem-estar animal e o meio-ambiente. Para alcançar tamanha marca, o Brasil apostou em desenvolvimento de tecnologias e protocolos de precisão desde as propriedades rurais até dentro das plantas frigoríficas. Os animais podem ser analisados e monitorados individualmente, buscando-se minerar o maior número de dados, processando-se adequadamente, a fim de encontrar respostas. A Internet das Coisas, o uso de robôs, tecnologias de identificação como microchips, a produção animal de precisão, produção inteligente, biocompatibilidade de sensores, computação em nuvem, aprendizado de máquina e a inteligência artificial e outros dispositivos utilizados têm sido estudados, com todos os seus desafios, benefícios e expectativas para o futuro. Estas tecnologias já vêm sendo utilizadas na produção animal, tanto nos manejos alimentar e reprodutivo quanto na rastreabilidade de produtos e dos processos envolvidos. Neste capitulo, é apresentado um histórico da zootecnia de precisão, bem como as diversas tecnologias envolvidas neste processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

de Moura Faleiros Júnior, José Luiz, und Lucas Enriquez Rocha. „Hologramas na Internet das Coisas“. In Direito, Tecnologia e Inovação - vol. 5: Internet das Coisas (IoT), 383–410. Centro DTIBR, 2023. http://dx.doi.org/10.59224/dti5.ch17.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo, são discutidos os desafios éticos e jurídicos associados à fabricação e uso de hologramas, bem como as implicações para a sociedade. A tecnologia dos hologramas oferece novas formas de comunicação e interação com o mundo, mas também apresenta riscos e desafios para a privacidade e a segurança de dados, especialmente em relação à coleta e ao uso de dados pessoais sensíveis. Este artigo também destaca a necessidade de preparar a Ciência Jurídica para lidar com as questões jurídicas e éticas relacionadas aos hologramas. As implicações dos hologramas para a segurança nacional e a cibersegurança são analisadas, examinando-se os desafios de proteger dados e informações sensíveis em um ambiente cada vez mais complexo e interconectado. As oportunidades e desafios de usar essa tecnologia para promover a transparência, a participação cívica e a prestação de serviços públicos mais eficientes e acessíveis no contexto da Internet das Coisas (IdC) também são examinados. A metodologia utilizada para esta investigação é dedutiva, com base em pesquisa bibliográfica e qualitativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Araújo, Alan Kilson Ribeiro, Eliane da Conceição Silva, Francimar dos Santos Sousa, Francinaldo dos Santos Cunha, Hernandes Erick de Sousa Rodrigues und Valter Antonio de Lima Cavalcante. „INTERNET DAS COISAS APLICADA À EDUCAÇÃO“. In Engenharia de Produção: Vetor de Transformação do Brasil 2, 145–61. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.92219231211.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Lemos, André, und Leonardo Pastor. „Internet das coisas, automatismo e fotografia“. In Teoria ator-rede e estudos de comunicação, 103–26. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523220068.0006.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Perobelli, João Antônio de Menezes, und Rosane Leal da Silva. „INTERNET DAS COISAS E PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS“. In As Ciências Jurídicas e a Regulação das Relações Sociais 2, 115–24. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.19620170112.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Ramos, Heitor, Guilherme Maia, Gisele Papa, Mário Alvim, Antonio Loureiro, Isadora Cardoso-Pereira, Diego Campos et al. „Aprendizado Federado aplicado à Internet das Coisas“. In Minicursos do XXXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 196–248. SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbc.8184.9.5.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Veloso, Denilce de Almeida Oliveira, und Bruno Rodrigo Vieira. „INTERNET DAS COISAS – PROTÓTIPO DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADA“. In A Plurivalência da Engenharia da Computação e seu Amplo Campo de Aplicação, 158–67. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.01421030512.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Kubota, Luis Claudio, und Mauricio Benedeti Rosa. „Internet das coisas e conectividade no campo“. In Agropecuária Brasileira : evolução, resiliência e oportunidades, 125–51. Ipea, 2023. http://dx.doi.org/10.38116/9786556350530cap6.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O capítulo está dividido em cinco seções, começando com a introdução. A seção 2 oferece uma caracterização da Internet das Coisas (IoT) no Brasil, abordando: i) uma análise bibliométrica; ii) a apresentação do Plano Nacional de IoT; e iii) uma revisão de trabalhos sobre IoT e agronegócio. Além disso, são detalhadas políticas setoriais que podem atender às demandas relacionadas à oferta de tecnologias para a IoT. A seção 3 destaca casos de sucesso de implementação no Brasil ligados ao agronegócio. Na seção 4, são apresentadas propostas de políticas públicas. Por último, as considerações finais são discutidas na seção 5.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Narciso, Rodi, Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Cristiane Tonetto Escobar und Helena Maria Ribeiro. „GE COMPREENDENDO A GERAÇÃO SCREENAGER E SEU NOVO PAPEL NA EDUCAÇÃO“. In Integração de Tecnologias na Educação, 49–54. 2. Aufl. Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5315172.2-8.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo apresenta como objetivo principal discorrer acerca do processo de interatividade proporcionado pelas tecnologias digitais, as quais são caracterizadas como elementos fundamentais para um processo educacional eficiente com os alunos das novas gerações, independente da modalidade de ensino que seja desenvolvida: presencial, semipresencial ou a distância, tendo em vista uma melhor compreensão acerca da geração Screenager e seu papel na Educação. A tecnologia já ganhou o seu espaço na sociedade e nas diversas esferas sociais por trazer inúmeras possibilidades e inovações para as pessoas, no entanto, é importante acrescentar que ela, mesmo com todos os benefícios que promove, não será capaz de transformar as práticas pedagógicas tradicionais ainda em atividade na atualidade. Para tanto, é necessário que os responsáveis pelo trabalho pedagógico, mais precisamente o docente, estejam comprometidos a encarar essa nova realidade, compreendendo que ela é necessária para que a mudança ocorra satisfatoriamente no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a tecnologia deve integrar o processo educativo para que o modelo de aprendizagem ganhe uma nova roupagem, com mecanismos tecnológicos inovadores, os quais provocam o aluno a sentir o desejo de querer aprender coisas novas de um jeito diferente, afinal, o aluno da geração Screenager vive conectado à internet, navegando pelas redes sociais e jogando com variadas pessoas ao redor do mundo, então está habituado a essa realidade, contudo, somente a presença da tecnologia não garante esse processo de interatividade. Para discutir tal assunto será feita uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio da qual será colhido material teórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "Internet de Todas as Coisas"

1

Lousada, Efrem E. O., und Raquel A. F. Mini. „Internet das Coisas Aplicada nas Redes Elétricas Inteligentes Brasileiras“. In VIII Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2016.9452.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Avanços nas áreas de sistemas embarcados, computação e redes têem criado milhares de dispositivos heterogêneos. Os medidores eletrônicos de energia elétrica são exemplos desses dispositivos que interconectados podem fazer parte de uma rede maior chamada de redes elétricas inteligentes. A partir da aplicação de internet das coisas nessas redes, os medidores passam a disponibilizar as informações coletadas a todos os usuários do sistema através de servidores na nuvem. Este trabalho especifica e implementa uma rede de medidores inteligentes brasileiros além de propor uma técnica para cálculo do ciclo de trabalho da rede de forma dinâmica com o objetivo de maximizar o tempo de vida. Resultados experimentais mostram que a proposta de utilização de ciclo de trabalho dinâmico aumenta em 17 vezes o tempo de vida da rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Kaieski, Naira, Diogo Schmidt, Carolina Kelsh, Denise Silva, Cristiano Costa und Rodrigo Righi. „Um Modelo para Predição Individualizada da Deterioração da Saúde de Pacientes no âmbito da Internet das Coisas“. In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11511.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um modelo baseado em internet das coisas de saúde e inteligência artificial para prever a deterioração do estado de saúde de pacientes. Foi construído um modelo de Deep Learning baseado em Redes Neurais Convolucionais para processar os dados que podem ser coletados por sensores ubíquos. Foram utilizadas duas estratégias diferentes para treinar o modelo, uma baseada na abordagem populacional tradicional e outra mais individualizada onde os dados de treinamento são oriundos de pacientes similares em termos de idade ao indivíduo monitorado. Os resultados mostraram uma sensível melhora na acurácia da predição de mortalidade do modelo individualizado com AUC média de 0,73 para todas as faixas de idade enquanto o modelo populacional apresentou AUC de 0,70.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Ribeiro Junior, Franklin Magalhães, und Carlos Alberto Kamienski. „Resiliência de Dados da Bruma Computacional na Internet das Coisas“. In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2021.16743.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Um sistema IoT baseado em bruma (mist) e névoa computacional deve resistir a desconexões e a interrupções da névoa, já que os dados transmitidos pela bruma podem ser perdidos. Esse artigo propõe uma solução intitulada ReMITS, que persiste os dados na bruma, mesmo durante desconexões de rede. Também foi proposto um algoritmo de compressão (LoRa-SAX), para reduzir o atraso dos dados quando a conexão é retomada. O ReMITS foi avaliado com uma carga simulada de 5.000 sensores e com sete configurações, para 1, 5 e 30 minutos de desconexão. Foi observado que o ReMITS entregou todos os pacotes à névoa e que o LoRa-SAX combinado ao algoritmo bzip2 reduziu o tempo de chegada dos pacotes em até 98,5% e o tamanho dos dados em até 93,6%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Silva, Degemar Pereira da, Ramon Fontes, Augusto Neto, Gustavo Girao Barreto Da Silva und Roger Immich. „Esquema de Autenticação e Acordo de Chaves para Internet das Coisas“. In Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/wgrs.2023.780.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Internet das Coisas (IoT) continua avançando a passos largos, permitindo que a cada dia mais dispositivos estejam conectados na Internet. Esta tecnologia enfrenta diversos desafios, sendo que um dos principais é a segurança da informação. Em ambientes IoT a segurança é essencial para impedir a entrada de dispositivos mal intencionados, prover comunicação segura e proteção a dados sigilosos. O presente trabalho apresenta um esquema de AuTenTicação e Acordo de CHaves para IoT (ATTACH-IoT). O esquema proposto foi desenvolvido utilizando portas lógicas XOR, criptografia simétrica e funções hash. Complementarmente, foi adotada a técnica de Physical Unclonable Functions (PUF) para a identificação única e automática de dispositivos em IoT, permitindo assim que o ambiente seja configurado de forma autônoma, sem a necessidade de adicionar usuário e senha em cada um dos dispositivos. Foi implementada uma prova de conceito utilizando contêineres e realizada a validação formal através do Scyther. Os resultados mostraram a eficiência do esquema proposto, atendendo a todos os requisitos de segurança testados pela ferramenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Cardoso, Regis, Cristiano André Da Costa und Rodrigo Marques de Figueiredo. „Uma Proposta de Análise de Biodegradabilidade no Âmbito da Internet das Coisas“. In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.998.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Estima-se que até 2050 serão produzidos mais de 500 milhões de toneladas de materiais poliméricos e se nenhuma ação for tomada, os oceanos terão mais peso em polímeros do que peixes. É com base nessas afirmações que surgem as motivações para realização desse trabalho. Uma solução para redução do acúmulo desses polímeros é a utilização de materiais biodegradáveis, os quais se degradam junto ao meio. Um material só é considerado biodegradável quando submetido a testes normatizados. Esses testes possuem um longa duração, tornando os ensaios massivamente dependentes dos operadores, trazendo toda a complexidade de possíveis erros pela interação do operador. O objetivo desse trabalho é a definição de um modelo de equipamento automatizado para determinação do percentual de biodegradabilidade de materiais, utilizando técnicas de Internet das coisas e aprendizado de máquina. Os estudos e automatização desenvolvidos, permitiram a coleta de dados possibilitando a implementação de algoritmos de aprendizado de máquina. A automatização possibilitou redução de custos para realização dos ensaios, melhora na exatidão e precisão dos resultados. Foram testados dois algoritmos de aprendizado de máquina. Regressão Linear e Redes Neurais Artificiais. Ao final foram desenvolvidos três equipamentos destinados ao apoio da indústria e instituições no desenvolvimento de novos materiais biodegradáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

J. Júnior, Jamisson, Thiago S. Figueiredo, Luiz C. B. Torres und Bruno P. Santos. „Como os objetos da Internet das Coisas se comportam? Uma análise através de métricas quantitativas“. In Workshop de Computação Urbana. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/courb.2021.17104.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetos do nosso cotidiano estão cada vez mais conectados formando o que se chama de Internet das Coisas (IoT). Neste ambiente cibernético conectado, a mobilidade é fator presente e soluções para IoT devem estar cientes disso. Também, os dispositivos eventualmente poderão fazer laços sociais surgindo então a Internet das Coisas Sociais (SIoT). No entanto, dados empíricos e/ou sintéticos que permitam o estudo do padrão de mobilidade das entidades da IoT bem como suas interações são escassos. Sendo assim, este artigo visa adaptar um modelo de mobilidade existente para mimetizar a mobilidade de dispositivos da IoT e então aplicar métricas para quantificar as interações e os impactos no desempenho de solução de comunicação tolerantes a atraso. Os resultados aqui obtidos salientam a importância de objetos móveis no contexto do IoT. Todos os dados utilizados neste artigo estão disponíveis online.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Fernandes, Alan, Felipe Rocha, Bruna Soares, Bruno Matias, Oswaldo De Oliveira, Sâmela Ferreira, Thais Batista und Everton Cavalcante. „Monitorando Dados e Gerenciando Alertas em um Sistema para Controle de Aparelhos de Ar Condicionado“. In Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2020.11324.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Sistemas de Internet das Coisas (IoT) são tipicamente compostos por vários dispositivos que podem apresentar falhas de hardware, falta de bateria, indisponibilidade de conexão à rede, etc. Além disso, os dados coletados por esses dispositivos podem se tornar imprecisos ou sofrer anomalias, como indicativos de potenciais falhas ou má calibração de sensores. Para evitar indisponibilidade ou comportamento indesejável para o sistema, é essencial monitorar o estado dos dispositivos, detectar anomalias e emitir alertas que permitam rápidas correções. Este artigo apresenta um módulo de alertas para um sistema real que realiza o controle automatizado de aparelhos de ar condicionado com vistas a contribuir com a redução do consumo de energia elétrica em uma universidade. A arquitetura desse módulo tem como base o modelo de referência MAPE-K para identificar anomalias através das etapas de monitoramento dos dados, análise, planejamento e execução, todas fazendo uso de uma base de conhecimento constituída de regras configuráveis. Experimentos computacionais realizados com o intuito de avaliar a eficácia do módulo de alertas desenvolvido apontaram uma elevada precisão de 91,96% na detecção das anomalias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Lousada, Efrem E. O., und Raquel A. F. Mini. „Proposta de Solução para Aplicação de Internet das Coisas nas Redes Elétricas Inteligentes Brasileiras Considerando as Limitações das Normas Vigentes“. In XLIII Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2016.9521.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Avanços nas áreas de sistemas embarcados, computação e redes têm criado milhares de dispositivos heterogêneos. Os medidores eletrônicos de energia elétrica são exemplos desses dispositivos que interconectados podem fazer parte de uma rede maior chamada de redes elétricas inteligentes. A partir da aplicação de internet das coisas nessas redes, os medidores passam a disponibilizar as informações coletadas a todos os usuários do sistema através de servidores na nuvem. Este trabalho especifica e implementa uma rede de medidores inteligentes brasileiros, considerando as limitações impostas pelas normas brasileira, além de propor uma técnica para cálculo do ciclo de trabalho da rede de forma dinâmica com o objetivo de maximizar o tempo de vida. Resultados experimentais mostram que a proposta de utilização de ciclo de trabalho dinâmico aumenta significativamente o tempo de vida da rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Tavares, Pedro A., Rodrigo Real, Adenauer Yamin und Giancarlo Lucca. „Uma Abordagem para Monitoramento e Inferência de Situação para Cadeiras de Rodas Motorizadas“. In Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2024.2607.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As Tecnologias Assistivas visam ampliar a independência e inclusão social de pessoas com deficiência motora. A Internet das Coisas (IoT) conecta dispositivos físicos utilizando diferentes padrões de rede, inclusive sem-fio, permitindo que cadeiras de rodas, importantes artefatos de tecnologia assistiva, também se beneficiem de uma operação de forma interligada. Neste artigo é discutida a concepção de uma abordagem, denominada SISCMot, que explora conceitos de IoT e Ciência de Contexto para beneficiar toda a cadeia de atores que se relacionam com as cadeiras de rodas motorizadas. As avaliações do SISCMot realizadas com cadeiras motorizadas Freedom se mostraram promissoras, indicando a continuidade da pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Silva, Beatriz, Marianna Severo, Marisa Silva, Iago Lima, Arthur Callado, Marcelo Martins da Silva, Paulo Aguilar und Francisco Helder Filho. „Baby Care: Dispositivo vestível como Sistema de Telemonitoramento para Bebês“. In Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2024.2270.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2015, 6,5 milhões de crianças morreram antes de completar cinco anos de idade. Além disso, cerca de 3.500 bebês com menos de um ano de idade morrem todos os anos nos Estados Unidos por razões desconhecidas, dos quais 44% foram classificados como síndrome de morte súbita infantil. Com a ajuda da Internet das Coisas e dos dispositivos vestíveis, podem ser desenvolvidas aplicações como o acompanhamento de informações enviadas pelo corpo humano. Nesse sentido, este artigo apresenta um projeto que propõe o desenvolvimento de um dispositivo vestível para monitorar características físicas de um bebê durante o sono, como frequência cardíaca, temperatura e posição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Berichte der Organisationen zum Thema "Internet de Todas as Coisas"

1

Boeckl, Katie, Michael Fagan, William Fisher, Naomi Lefkovitz, Katerina N. Megas, Ellen Nadeau, Danna Gabel O’Rourke, Ben Piccarreta und Karen Scarfone. Considerações para Gerenciar Riscos de Privacidade e Segurança Cibernética na Internet das Coisas (IoT). National Institute of Standards and Technology, März 2021. http://dx.doi.org/10.6028/nist.ir.8228pt.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

García Zaballosa, Antonio, Sebastián Cabello, Pau Puig Gabarró, Enrique Iglesias Rodriguez und Maribel Dalio. Los desafíos del crecimiento de la fibra en América Latina y el Caribe. Inter-American Development Bank, September 2023. http://dx.doi.org/10.18235/0005153.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En la actualidad, los países de América Latina y el Caribe (ALC) reportan crecimientos en el período 20162021 de cuatro veces en el número de hogares pasados con fibra (FTTH) y de 10 veces en el número de suscriptores a dicha tecnología. La penetración estimada a fines de 2021 era del 27% (46 millones de hogares) y se espera que llegue a un 60% para 2030, cuando la cobertura alcance el techo natural esperado para la región del 81% de los hogares. Disponer de infraestructura de fibra adecuada será clave para introducir nuevas soluciones de tecnologías digitales y acompañar el crecimiento de 5G, y las evoluciones de wifi 6 y 7 que van a soportar altos niveles de tráfico y bajas latencias. Esta transición tecnológica se da en medio de una evolución de la cadena de valor de la infraestructura de conectividad, en la que hay una tendencia hacia la desintegración vertical de los proveedores de internet tradicionales y la gestión más especializada de la infraestructura con InfraCos, NetCos y CloudCos como socios neutrales necesarios de los proveedores de servicios finales. En esta publicación se analizan todas estas cuestiones teniendo en cuenta el impacto que el despliegue de infraestructura digital tiene en la transformación digital de los países de la región.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Tecnología y menores en España. Observatorio Nacional de Tecnología y Sociedad, März 2024. http://dx.doi.org/10.30923/tcnlg.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La digitalización de la sociedad y la universalización del uso de Internet y de dispositivos han impacto en la vida cotidiana de todas las generaciones, incluida la infancia. El futuro de las y los menores en una sociedad en la que las tecnologías serán claves estará influido por la relación que tengan con ellas en sus años formativos, por eso es importante analizarla. Este informe examina la adopción de Internet, ordenadores o tabletas y teléfonos móviles por parte de menores entre 10 y 15 años en España y por comunidades autónomas. También se aborda la evolución de estos indicadores y su adopción en función de variables demográficas de las y los menores y sus hogares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie