Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Funções metabólicas“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Funções metabólicas" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Funções metabólicas"

1

Sanches, Danilo de Souza, Elis Regina de Moraes Garcia und Charles Kiefer. „Nutrição mineral e seu impacto na produção de poedeiras comerciais modernas“. Research, Society and Development 11, Nr. 17 (19.12.2022): e19111738862. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i17.38862.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A maior parte das vias metabólicas do organismo animal necessitam da participação dos minerais, estes possuem papel fundamental em diversos processos metabólicos associados a funções de mantença e produção dos animais. Quando se refere a poedeiras comerciais, os minerais apresentam funções direcionadas principalmente ao desenvolvimento e composição da estrutura óssea e ao desempenho produtivo das aves, colaborando com a taxa de postura, conversão alimentar, peso dos ovos, qualidade da casca do ovo e o ganho de peso. No entanto, existem preocupações sobre o uso excessivo de minerais nas formulações das dietas para as aves, pois quando consumidos em grandes quantidades, além do aumento do custo de produção, os minerais podem causar efeitos ambientais indesejáveis. Diante do pressuposto, objetivou-se com essa revisão de literatura, abordar os impactos da nutrição mineral sobre a produção de poedeiras comerciais modernas, além de demonstrar os efeitos dos minerais na qualidade dos ovos e no meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Oliveira, Vanessa Passos, Layonne de Sousa Carvalho, Suzana Maria Rebêlo Sampaio Da Paz und Marize Melo Dos Santos. „Reflexões sobre a relação entre resistência à insulina, diabetes mellitus e obesidade na adolescência à luz da literatura“. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Nr. 41 (28.02.2020): e2105. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2105.2020.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Revisar a literatura sobre os estudos que retratam a resistência à insulina, diabetes mellitus e obesidade na adolescência. Revisão bibliográfica: A insulina é um hormônio anabólico secretado pelas células-beta do pâncreas, tendo funções metabólicas que incluem: captação de glicose, aumento da síntese de proteínas, ácidos graxos e glicogênio. Alterações na função da insulina podem estar relacionadas a diversos fatores extrínsecos como mudanças nos hábitos alimentares e sedentarismo, e intrínsecos como, obesidade. O acúmulo excessivo de gordura corporal, principalmente a visceral, favorece a elevação de ácidos graxos livres na corrente sanguínea, os quais podem prejudicar a sinalização da insulina, diminuir a sensibilidade dos receptores nas membranas celulares e criar o quadro de resistência insulínica, que poderá levar ao surgimento de diabetes mellitus. Existe concordância no meio científico que a obesidade, especialmente em crianças e adolescentes, pode favorecer a identificação precoce de fatores que influenciam o surgimento de síndrome metabólica e diabetes mellitus. Considerações finais: A obesidade, principalmente a visceral, e o próprio DM estão relacionados ao maior risco de desenvolvimento de RI e outras complicações metabólicas em adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Sena, Karine Cavalcanti Maurício de, und Lucia de Fátima Campos Pedrosa. „Efeitos da suplementação com zinco sobre o crescimento, sistema imunológico e diabetes“. Revista de Nutrição 18, Nr. 2 (April 2005): 251–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732005000200009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O zinco apresenta funções catalíticas, estruturais e reguladoras, sendo componente de várias enzimas. Os sintomas observados na deficiência deste elemento incluem lesões de pele, anorexia, retardo do crescimento, hipogonadismo e alteração na função imune. O objetivo desta revisão foi apresentar as funções metabólicas e funcionais do zinco, enfatizando as conseqüências da deficiência e os aspectos que justificam os estudos envolvendo a suplementação com zinco e seus efeitos sobre o crescimento, sistema imunológico e diabetes. Considerando que algumas doenças predispõem o organismo à deficiência de zinco, a suplementação, isoladamente ou associada a outros elementos, demonstra benefícios, especialmente no aumento da velocidade de crescimento, funcionamento do sistema imunológico, diminuição das afecções respiratórias e controle das diarréias. A suplementação em pacientes com diabetes está relacionada com as variáveis do controle metabólico e as concentrações plasmáticas e eritrocitárias de zinco. As estratégias de suplementação com zinco, em populações de risco, devem ser implementadas, considerando-se as doses adequadas de ingestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

De Castro, Larissa Roque Monteiro, Gabriele Fialho Silveira, Isadora Assis Caiado Fraga, Luiza Pimenta Lima Santos, Paula Andrade Ferreira und Adirson Monteiro De Castro. „O impacto da disbiose na progressão do câncer de mama“. Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, Nr. 3 (30.03.2021): e6645. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6645.2021.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Avaliar e revisar a correlação imune da disbiose na progressão do câncer de mama (CM). Revisão bibliográfica: A flora bacteriana contribui positivamente para as funções nutritivas, imunomoduladoras e metabólicas do organismo, entretanto possui um equilíbrio que se interrompido pode resultar em consequências sistêmicas, incluindo efeitos pró-carcinogênicos. Existe relação comprovada do microbioma intestinal em equilíbrio e da manutenção da saúde do hospedeiro, não apenas por interações locais, mas por meio alterações metabólicas sistêmicas, com produção de metabólitos envolvidos na oncogênese ou na supressão tumoral, e por meio da modulação do sistema imune e dos processos inflamatórios. Os resultados sugerem uma ligação entre disbiose e CM, podendo influenciar em implicações diagnósticas e terapêuticas. Considerações finais: Dessa forma, a disbiose presente em diferentes tecidos é passível de afetar outros órgãos, e cada perfil pode afetar o sistema imune distintamente - ou exacerbando-o, ou suprimindo-o. No entanto, ainda são necessários estudos com maior enfoque na pesquisa sobre o perfil de disbiose de cada paciente, para posteriormente, reconsiderar a análise no estadiamento do CM. Além disso, há associação da alteração da microbiota própria do tecido mamário com o risco do desenvolvimento do CM, apesar de não se saber ao certo o mecanismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Pedrosa, Lúcia de F. Campos, und Sílvia Maria F. Cozzolino. „Alterações metabólicas e funcionais do zinco em diabetes mellitus“. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 42, Nr. 6 (Dezember 1998): 422–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27301998000600004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo desta revisão foi relatar as alterações metabólicas e fisiológicas do zinco na presença do diabetes mellitus. O zinco é componente de várias enzimas e participa de vias metabólicas que envolvem a síntese de proteínas, metabolismo de carboidratos, de lipídeos e de ácidos nucléicos. Este mineral tem sido relacionado com a interação entre hormônios e seus receptores, e com melhoras no estímulo pós receptor. Estudos in vitro apontam que a insulina pode se complexar com o zinco melhorando a solubilidade e estocagem deste hormônio nas células beta do pâncreas. Em diabetes mellitus experimental, tem sido detectado alterações na concentração e na distribuição de zinco nos tecidos, assim como hiperzincúria logo após a indução da doença. Em pacientes com diabetes do tipo 1 ou tipo 2, as avaliações bioquímicas têm demonstrado concentrações de zinco no plasma inversamente proporcionais ao tempo de duração da doença, baixos valores em células sangüíneas, assim como hiperzincúria logo após a indução da doença. O mau controle metabólico nestes pacientes pode estar associado à depleção intracelular de zinco, predispondo a alterações no estado nutricional deste mineral. O conhecimento das funções do zinco no metabolismo de nutrientes, no crescimento, no sistema imunológico e nos tecidos oculares tem gerado especulações em relação ao envolvimento da deficiência deste micronutriente na gênese de algumas complicações da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Fábregas, Bruno Cópio, Flávia Domingues Vitorino und Antônio Lucio Teixeira. „Deficiência de vitamina B12 e transtorno depressivo refratário“. Jornal Brasileiro de Psiquiatria 60, Nr. 2 (2011): 141–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852011000200010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A vitamina B12, ou cianocobalamina, desempenha importantes funções metabólicas e neurotróficas. Sua deficiência está associada a distúrbios hematológicos, neurológicos e psiquiátricos. É relatado o caso de uma paciente com depressão refratária ao tratamento com antidepressivos que melhorou somente após a detecção e o tratamento da deficiência de vitamina B12. Esse relato ilustra a importância de o psiquiatra considerar causas secundárias de depressão em casos refratários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Souza Marinho, Thatiany, Pedro Henrique Reis-Barbosa, Renata Spezani, Ilitch Aquino Marcondes-de-Castro, Thiago Santos-Reis, Tamiris Ingrid Petito, Julie de Oliveira Alves Bittencourt, Marcia Barbosa Aguila und Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda. „Termogênese (adaptação ao frio e produção de calor) no adipócito marrom“. ANAIS DA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA 194, Nr. 1 (2023): 52–65. http://dx.doi.org/10.52130/27639878-aanm2023v194n1p52-65.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A prevalência global de obesidade e suas comorbidades aumentam o interesse nas funções do tecido adiposo, sobretudo o tecido adiposo marrom (TAM). Assim, o TAM torna-se um alvo para o futuro manejo da obesidade. O TAM pode ser considerado um órgão endócrino capaz de regular diversas vias metabólicas. As “batocinas” (do acróstico em inglês “bat” ou brown adipose tissue + citocinas) representa produto de secreção do TAM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Nogueira, Gustavo Tralli, Raquel Agnelli Mesquita Ferrari, Manoela Domingues Martins, Sandra Kalil Bussadori, Tatiana Dias Silva und Kristianne Porta Santos Fernandes. „Efeito da laserterapia de baixa potência sobre o tecido ósseo – Revisão de literatura“. ConScientiae Saúde 8, Nr. 4 (03.03.2010): 671–76. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v8i4.2042.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A estrutura óssea presente no corpo humano é um tecido rígido que possui vasos sanguíneos, nervos e boa capacidade de regeneração. Ela tem como funções principais sustentação, proteção e armazenamento de sais minerais. Nessa estrutura, os osteoblastos são as células responsáveis pela reparação e deposição de matriz óssea. São realizados cada vez mais estudos para aumentar a adesão e a proliferação dos osteoblastos a fim de melhorar a cicatrização. A laserterapia pode contribuir, de maneira significativa, no processo de reparação óssea, por exemplo, diminuindo a inflamação, melhorando a cicatrização, aliviando a dor, modulando os processos metabólicos celulares, reforçando o potencial biológico regenerativo dos tecidos. Essa terapia pode proporcionar bons resultados nas reações metabólicas ósseas, embora os mecanismos que os tornam possíveis não estejam bem elucidados ainda, esses dados sugerem que a terapia com laser de baixa potência pode promover uma bioestimulação e favorecer a proliferação, diferenciação e ativação do metabolismo dos osteoblastos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Ribeiro Filho, Fernando F., Lydia S. Mariosa, Sandra R. G. Ferreira und Maria Teresa Zanella. „Gordura visceral e síndrome metabólica: mais que uma simples associação“. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 50, Nr. 2 (April 2006): 230–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000200009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A síndrome metabólica (SM) é vista atualmente como uma epidemia mundial, com números alarmantes, associada a alta morbi-mortalidade cardiovascular e elevado custo sócio-econômico. O ganho ponderal é preditor independente para o desenvolvimento da SM, embora nem todos os indivíduos obesos a apresentem. Por outro lado, certas populações com baixa prevalência de obesidade apresentam elevada prevalência da SM e mortalidade cardiovascular. A distribuição da gordura corporal é relevante, e especificamente a gordura visceral (GV) parece ser o elo entre o tecido adiposo e a resistência à insulina (RI), característica da SM. Na última década, o tecido adiposo deixou de ser um simples reservatório de energia para se transformar num complexo órgão com múltiplas funções. A GV apresenta características metabólicas diferentes da gordura subcutânea glúteo-femoral, as quais favorecem a instalação do quadro de RI. Diversos estudos revelam a estreita relação da adiposidade abdominal com a tolerância à glicose, hiperinsulinemia, hipertrigliceridemia e hipertensão arterial. Mais que uma simples associação, recentemente, acredita-se que a GV desempenha um papel central na fisiopatologia da SM. Assim, a quantificação da GV se torna importante para identificar indivíduos com maior risco para o desenvolvimento da SM, eleitos para sofrer intervenções precoces na tentativa de reduzir o impacto das anormalidades metabólicas sobre a mortalidade cardiovascular. Este artigo discute particularidades da distribuição central de gordura, no contexto da SM, possíveis mecanismos fisiopatogênicos relacionados à GV e os métodos disponíveis para a avaliação da adiposidade abdominal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Wilson Santos, Ed. „Campanhas Antitabagismo e a Nicotina“. Kerygma 17, Nr. 1 (12.06.2022): e01560. http://dx.doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v17.n1.pe01560.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O tabaco causa milhares de mortes todos os anos. A nicotina é a substância ativa do tabaco. Apesar de seus efeitos maléficos terem sido identificados e serem constantemente divulgados, inclusive pela igreja adventista por mais de 170 anos, ainda hoje milhares de pessoas ainda têm esse vício mortal. As mitocôndrias são organelas essenciais não apenas para a produção de energia, mas também para processos de apoptose, autofagia, sinalização redox, resposta imune e entrega de metabólitos. A homeostase mitocondrial depende de um equilíbrio na dinâmica mitocondrial (fusão e fissão). Estudos demonstraram que as funções mitocondriais e as alterações morfológicas dependem de um relógio circadiano viável. Mudanças neste relógio molecular alteram a função mitocondrial. O objetivo desse estudo é investigar os efeitos da exposição à nicotina no ciclo circadiano e na dinâmica mitocondrial, que podem levar a alterações metabólicas relevantes. Alterações na morfologia mitocondrial têm sido implicadas em vários processos fisiológicos e patológicos, como doenças neurodegenerativas e câncer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Dissertationen zum Thema "Funções metabólicas"

1

Oliveira, Antonia Santos [UNESP]. „Efeito do jejum e da realimentação sobre as funções metabólicas da tartaruga Kinosternon scorpioides (LINNAEUS, 1776) criada em cativeiro“. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/104631.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:26Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-02-10Bitstream added on 2014-06-13T20:05:16Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_as_dr_jabo.pdf: 1236901 bytes, checksum: f310d5ba051bbec29f0eb0d12ad171d0 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O estudo objetivou avaliar as respostas metabólicas da espécie Kinosternon scorpioides (adultos e jovens) criada em cativeiro, nas fases, adultos e jovens nos estados: alimentado, jejuado e realimentado. O estudo foi dividido em dois experimentos distintos. O experimento 1, dividido em dois grupos de 12 animais adultos e 12 animais jovens com coletas de sangue no 1° dia do experimento com todos os animais alimentados, aos 15, 30 e 60 dias com os animais jejuados. Após este período os animais foram realimentados por 15 dias e realizada nova coleta de sangue. Foram determinadas as concentrações de glicemia, ureia, proteína, ácido úrico, triacilglicerois e ácidos graxos. Estatisticamente foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 2x5 e as médias comparadas pelo teste de Tukey com a=5%. Para o experimento 2, cinco animais adultos foram submetidos a eutanásia, sendo no 1° dia do experimento com um animal alimentado, em seguida aos 15, 30 e 60 dias eles em jejum e aos 15 dias, e aos 75 dias, realimentados. Fragmentos de tecidos foram coletados para análise de glicogênio e lipídeos totais hepático e muscular. O jejum alimentar provocou diminuição das concentrações de glicose e ureia plasmática, triacilglicerois e ácido úrico sérico, e glicogênio e lipídeos totais hepático e muscular. As concentrações de proteína e ácidos graxos sérico não sofreram alterações ao longo do período de restrição alimentar. Portanto a primeira reserva a ser mobilizada foi o glicogênio hepático, seguida dos lipídeos.
The effects of fasting and early refeeding on metabolism were investigated in adult and young freshwater turtles, K.scorpioides. The study comprised two experiments: a) blood metabolite changes caused by food deprivation and b) tissue (liver and muscle) glycogen and total lipid differences after fasting and refeeding. Twenty-four animals were assigned for the first experiment, one group of 12 adult and one group of 12 young animals. In the experiment young animals blood glucose concentration were more susceptible to food deprivation than adult ones. In both groups significative decrease in the metabolite occurred only after 30 d of fasting. Resuming feeding for 30 days was not enough to recover blood levels. Total plasma proteins were not affect by the deprivation. Fasting decreased BUN occurring the highest difference around 30 days. Uric acid were incresead mostly in the young animals after 60 d of fasting. Triacylglicerols levels showed early significative changes (decrease) in just 15 days of fasting and refeeding the fasted animals for 30 days were enough to recover the prefasting blood levels. Free fatty acids plasma levels showed a tendency to increase around 15 days of fasting. In the second experiment glycogen and total lipids were measured in liver and muscle of fasted and refed animals. Liver glycogen values decreased 56% at day 15 of fasting being stable thereafter. Muscle glycogen decreased slower compared with liver values, decreasing 6% by the end of 15 days of fasting. Total liver lipids values maintained stable even after 30 d of fasting and then showing a steep decrease (70%) by 60 d of fasting. Muscle lipids remained stable throughout the fasting period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Rodrigues, Sandra Campos. „Efeitos da pinealectomia e do bloqueio da sinalização do receptor de glicocorticoides sobre as funções metabólicas e inflamatórias hepáticas“. Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42137/tde-19022016-152553/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os ritmos biológicos circadianos garantem a relação temporal entre os seres e o ambiente. A regulação metabólica se relaciona à ritmicidade dos ciclos de claro-escuro, com importância das ações da melatonina e dos glicocorticoides no fígado. Investigamos a participação dos glicocorticoides no ajuste metabólico mediado pela secreção rítmica de melatonina e no contexto inflamatório hepático. Ratos Wistar machos pinealectomizados tratados ou não com RU 486 tiveram o padrão circadiano circulante de corticosterona, insulina e glicose aferido ao longo de 8ZTs e no ZT10. Neste ponto, analisou-se a expressão de RNAm e protéica envolvidas em ações metabólicas e inflamatórias. Testes in vivo de tolerância à glicose e ao piruvato e a fosforilação da Akt hepática no ZT10 em resposta à insulina, em conjunto às alterações de peso e composição corpórea, conteúdo de glicogênio e histologia do fígado, apontam maior influência da corticosterona na gliconeogênese e correlação de ambos os hormônios nas alterações energéticas e na instalação de um quadro pró-inflamatório hepático.
Circadian biological rhythms guarantee the temporal relationship between living beings and the environment. Metabolic regulation relates to the rhythm to the light-dark cycle, with importance of the actions of melatonin and glucocorticoids in the liver. We investigated the participation of glucocorticoids in the metabolic adjustment mediated by rhythmic secretion of melatonin on the liver inflammatory context. Male Wistar rats pinealectomized treated or not with RU 486 had the circadian levels of circulating corticosterone, insulin and glucose measured along 8ZTs and on ZT10. At this point, we analyzed mRNA and protein expression related to metabolic and inflammatory actions. In vivo tests to glucose and pyruvate tolerance and rating the phosphorylation of Akt in response to insulin in liver at ZT10, with the changes in weight and body composition, glycogen content and liver histology, indicate influence of corticosterone in gluconeogenesis and correlation of both hormones in energy alterations and on the installation of a hepatic pro-inflammatory process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Oliveira, Antonia Santos. „Efeito do jejum e da realimentação sobre as funções metabólicas da tartaruga Kinosternon scorpioides (LINNAEUS, 1776) criada em cativeiro /“. Jaboticabal : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/104631.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Celio Raimundo Machado
Banca: Alana Lisléa de Sousa
Banca: Adriana Helena de Souza
Banca: Luciane Helena Gargaglioni Batalhão
Banca: Kênia Cardoso
Resumo: O estudo objetivou avaliar as respostas metabólicas da espécie Kinosternon scorpioides (adultos e jovens) criada em cativeiro, nas fases, adultos e jovens nos estados: alimentado, jejuado e realimentado. O estudo foi dividido em dois experimentos distintos. O experimento 1, dividido em dois grupos de 12 animais adultos e 12 animais jovens com coletas de sangue no 1° dia do experimento com todos os animais alimentados, aos 15, 30 e 60 dias com os animais jejuados. Após este período os animais foram realimentados por 15 dias e realizada nova coleta de sangue. Foram determinadas as concentrações de glicemia, ureia, proteína, ácido úrico, triacilglicerois e ácidos graxos. Estatisticamente foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 2x5 e as médias comparadas pelo teste de Tukey com a=5%. Para o experimento 2, cinco animais adultos foram submetidos a eutanásia, sendo no 1° dia do experimento com um animal alimentado, em seguida aos 15, 30 e 60 dias eles em jejum e aos 15 dias, e aos 75 dias, realimentados. Fragmentos de tecidos foram coletados para análise de glicogênio e lipídeos totais hepático e muscular. O jejum alimentar provocou diminuição das concentrações de glicose e ureia plasmática, triacilglicerois e ácido úrico sérico, e glicogênio e lipídeos totais hepático e muscular. As concentrações de proteína e ácidos graxos sérico não sofreram alterações ao longo do período de restrição alimentar. Portanto a primeira reserva a ser mobilizada foi o glicogênio hepático, seguida dos lipídeos.
Abstract: The effects of fasting and early refeeding on metabolism were investigated in adult and young freshwater turtles, K.scorpioides. The study comprised two experiments: a) blood metabolite changes caused by food deprivation and b) tissue (liver and muscle) glycogen and total lipid differences after fasting and refeeding. Twenty-four animals were assigned for the first experiment, one group of 12 adult and one group of 12 young animals. In the experiment young animals blood glucose concentration were more susceptible to food deprivation than adult ones. In both groups significative decrease in the metabolite occurred only after 30 d of fasting. Resuming feeding for 30 days was not enough to recover blood levels. Total plasma proteins were not affect by the deprivation. Fasting decreased BUN occurring the highest difference around 30 days. Uric acid were incresead mostly in the young animals after 60 d of fasting. Triacylglicerols levels showed early significative changes (decrease) in just 15 days of fasting and refeeding the fasted animals for 30 days were enough to recover the prefasting blood levels. Free fatty acids plasma levels showed a tendency to increase around 15 days of fasting. In the second experiment glycogen and total lipids were measured in liver and muscle of fasted and refed animals. Liver glycogen values decreased 56% at day 15 of fasting being stable thereafter. Muscle glycogen decreased slower compared with liver values, decreasing 6% by the end of 15 days of fasting. Total liver lipids values maintained stable even after 30 d of fasting and then showing a steep decrease (70%) by 60 d of fasting. Muscle lipids remained stable throughout the fasting period.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Coelho, Flávia Gomes de Melo [UNESP]. „Efeito do treinamento aeróbio nos níveis plasmáticos do fator neurotrófico derivado do cérebro, variáveis metabólicas e funções cognitivas em idosos com a doença de Alzheimer“. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/108757.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2014-08-13T14:50:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-03-27Bitstream added on 2014-08-13T18:00:02Z : No. of bitstreams: 1 000767553.pdf: 4418957 bytes, checksum: 7946266ba55925f5441bbe9467988f31 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Idosos com doença de Alzheimer (DA) apresentam baixa expressão do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) no tecido cerebral. Esta redução pode estar associada ao aumento do colesterol e da resistência à insulina, contribuindo para a progressão do declinio cognitivo. Estudos recentes apontam que o exercício físico é efetivo para elevar as concentrações de BDNF em idosos saudáveis, no entanto, não existem estudos que verificaram o efeito do exercício físico nos níveis de BDNF em idosos com DA. O presente estudo foi dividido em duas partes. Estudo 1, teve como objetivo avaliar os níveis de BDNF, as variáveis metabólicas e as funções cognitivas de idosos preservados cognitivamente e de idosos com DA (parte 1); e comparar o efeito de uma sessão de exercício aeróbio nos níveis de BDNF nestes dois grupos (parte 2). Participaram do estudo 1, parte 1, 75 idosos, sendo 40 idosos preservados cognitivamente e 35 idosos com DA no estágio leve. Os idosos foram submetidos ao seguinte protocolo de avaliação: Mini-Exame do Estado Mental, Bateria de Avaliação Frontal, Teste do Desenho do Relógio, Teste de Fluência Verbal, Teste Procurar Símbolos, Escala de Depressão Geriátrica e coleta sanguínea para obtenção dos níveis plasmáticos de BDNF e das variáveis metabólicas (colesterol, triglicérides, insulina e glicemia). A ANOVA One-Way apontou que idosos com DA apresentaram menores níveis plasmáticos do BDNF comparados aos idosos preservados cognitivamente e o teste de U-Mann Whitney mostrou que os idosos com DA apresentaram menores valores da fração HDL. Foram encontradas correlações significativas entre os níveis de BDNF e as concentrações de HDL e entre os níveis de BDNF e o Mini-Exame do Estado Mental. Na parte 2, participaram do estudo 21 idosos com DA e 18 idosos preservados cognitivamente. Neste estudo foram realizadas todas as avaliações da parte 1 com inclusão do teste incremental e análise do...
The Alzheimer's disease (AD) patients have low expression of brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in brain tissue. This reduction may be associated with increased cholesterol and insulin resistance, contributing to the progression of cognitive decline. Recent studies suggest that the physical exercise is effective for increasing BDNF concentrations in healthy older adults. However, there are no studies analyzing the effect of exercise on levels BDNF in AD. The study was divided into two parts. Study 1 aimed to evaluate the BDNF plasma levels, metabolic variables and cognitive functions of healthy older adults and AD patients (part 1) and to compare the effect of a session of aerobic exercise on BDNF levels in these two groups (part 2). Participated in the study 1, part 1, 75 older adults, 40 healthy older adults and 35 mild AD patients. The older adults were subjected to the following assessment tools: Mini Mental State Examination, Frontal Assessment Battery, Clock Drawing Test, Verbal Fluency Test, Test Search Symbols, Geriatric Depression Scale and blood collection to obtain BDNF plasma levels, metabolic variables (cholesterol, triglycerides, insulin and glucose). The One-Way ANOVA showed that AD patients had lower BDNF plasma levels compared to healthy older adults and the Mann Whitney U-test showed that AD patients had lower levels of HDL. Significant correlations between BDNF levels and HDL and between BDNF levels and Mini-Mental State Examination were found. In part 2, participated 21 AD patients and 18 healthy older adults. In this study were made all assessment tools of part 1 with inclusion of the incremental test, analysis of lactate levels, VO2, treadmill grade and treadmill time. The two-way ANOVA showed that acute aerobic exercise increased BDNF levels in AD patients and healthy older adults and significant correlation was found between the level of physical activity and BDNF concentrations. Study 2 aimed to analyze the...
FAPESP: 11/10051-6
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Coelho, Flávia Gomes de Melo. „Efeito do treinamento aeróbio nos níveis plasmáticos do fator neurotrófico derivado do cérebro, variáveis metabólicas e funções cognitivas em idosos com a doença de Alzheimer /“. Rio Claro, 2014. http://hdl.handle.net/11449/108757.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Ruth Ferreira Santos-Galduróz
Banca: Andréa Camaz Deslandes
Banca: Marcia Regina Comunetti
Banca: Sebastião Gobbi
Banca: Geni de Araujo Costa
Resumo: Idosos com doença de Alzheimer (DA) apresentam baixa expressão do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) no tecido cerebral. Esta redução pode estar associada ao aumento do colesterol e da resistência à insulina, contribuindo para a progressão do declinio cognitivo. Estudos recentes apontam que o exercício físico é efetivo para elevar as concentrações de BDNF em idosos saudáveis, no entanto, não existem estudos que verificaram o efeito do exercício físico nos níveis de BDNF em idosos com DA. O presente estudo foi dividido em duas partes. Estudo 1, teve como objetivo avaliar os níveis de BDNF, as variáveis metabólicas e as funções cognitivas de idosos preservados cognitivamente e de idosos com DA (parte 1); e comparar o efeito de uma sessão de exercício aeróbio nos níveis de BDNF nestes dois grupos (parte 2). Participaram do estudo 1, parte 1, 75 idosos, sendo 40 idosos preservados cognitivamente e 35 idosos com DA no estágio leve. Os idosos foram submetidos ao seguinte protocolo de avaliação: Mini-Exame do Estado Mental, Bateria de Avaliação Frontal, Teste do Desenho do Relógio, Teste de Fluência Verbal, Teste Procurar Símbolos, Escala de Depressão Geriátrica e coleta sanguínea para obtenção dos níveis plasmáticos de BDNF e das variáveis metabólicas (colesterol, triglicérides, insulina e glicemia). A ANOVA One-Way apontou que idosos com DA apresentaram menores níveis plasmáticos do BDNF comparados aos idosos preservados cognitivamente e o teste de U-Mann Whitney mostrou que os idosos com DA apresentaram menores valores da fração HDL. Foram encontradas correlações significativas entre os níveis de BDNF e as concentrações de HDL e entre os níveis de BDNF e o Mini-Exame do Estado Mental. Na parte 2, participaram do estudo 21 idosos com DA e 18 idosos preservados cognitivamente. Neste estudo foram realizadas todas as avaliações da parte 1 com inclusão do teste incremental e análise do...
Abstract: The Alzheimer's disease (AD) patients have low expression of brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in brain tissue. This reduction may be associated with increased cholesterol and insulin resistance, contributing to the progression of cognitive decline. Recent studies suggest that the physical exercise is effective for increasing BDNF concentrations in healthy older adults. However, there are no studies analyzing the effect of exercise on levels BDNF in AD. The study was divided into two parts. Study 1 aimed to evaluate the BDNF plasma levels, metabolic variables and cognitive functions of healthy older adults and AD patients (part 1) and to compare the effect of a session of aerobic exercise on BDNF levels in these two groups (part 2). Participated in the study 1, part 1, 75 older adults, 40 healthy older adults and 35 mild AD patients. The older adults were subjected to the following assessment tools: Mini Mental State Examination, Frontal Assessment Battery, Clock Drawing Test, Verbal Fluency Test, Test Search Symbols, Geriatric Depression Scale and blood collection to obtain BDNF plasma levels, metabolic variables (cholesterol, triglycerides, insulin and glucose). The One-Way ANOVA showed that AD patients had lower BDNF plasma levels compared to healthy older adults and the Mann Whitney U-test showed that AD patients had lower levels of HDL. Significant correlations between BDNF levels and HDL and between BDNF levels and Mini-Mental State Examination were found. In part 2, participated 21 AD patients and 18 healthy older adults. In this study were made all assessment tools of part 1 with inclusion of the incremental test, analysis of lactate levels, VO2, treadmill grade and treadmill time. The two-way ANOVA showed that acute aerobic exercise increased BDNF levels in AD patients and healthy older adults and significant correlation was found between the level of physical activity and BDNF concentrations. Study 2 aimed to analyze the...
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

WAN-MEYL, Fabio da Silva. „Correlação entre medidas quantitativas de espessura retiniana, concentração de metabólitos encefálicos e funções neuropsicológicas de pacientes com transtornos neurocognitivos“. Universidade Federal do Pará, 2017. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9524.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Hellen Luz (hellencrisluz@gmail.com) on 2018-02-26T19:14:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CorrelacaoMedidasQuantitativas.pdf: 4931104 bytes, checksum: 89eb8efff7aef9a8c3382319a847ac48 (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2018-03-08T15:47:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CorrelacaoMedidasQuantitativas.pdf: 4931104 bytes, checksum: 89eb8efff7aef9a8c3382319a847ac48 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-08T15:47:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CorrelacaoMedidasQuantitativas.pdf: 4931104 bytes, checksum: 89eb8efff7aef9a8c3382319a847ac48 (MD5) Previous issue date: 2017-10-17
Atualmente, com o aumento na expectativa de vida das populações humanas, as doenças neurodegenerativas, de comum ocorrência com o avançar da idade, tornaram-se fonte de serias preocupações. Deste modo, tem sido fomentado em todo o mundo a investigação de novos meios de diagnóstico precoce de transtornos neurocognitivos associados a doenças como a de Alzheimer e de Parkinson, assim como a melhoria do entendimento dos métodos de diagnóstico clinico neurológico atualmente disponíveis. Neste sentido, este trabalho propõe investigar a existência de possíveis correlações entre os resultados de exames utilizados na investigação clínica neurológica de pacientes diagnosticados com transtorno neurocognitivo associado a essas importantes doenças neurodegenerativas (doenças de Alzheimer e Parkinson). Os resultados mostram que a medida da espessura da camada de fibras nervosas da retina perimacular, realizada por tomografia de coerência óptica, é um parâmetro que pode não diferir de modo relevante entre grupos de pacientes e sujeitos saudáveis. Por outro lado, a medida da amplitude dos sinais espectroscópicos gerados por metabólitos encefálicos, realizada por espectroscopia de prótons em ressonância magnética, revela alterações encefálicas que variam de região para região. Além disso, a medida neuropsicológica de funções cognitivas, realizada pela aplicação da bateria automatizada CANTAB, revela que diversos aspectos dessas funções estão prejudicados nesses pacientes. Finalmente, a Análise de Componente Principal mostra que, considerando o conjunto de variáveis obtidos pelas medidas tomográficas e neuropsicológicas, é possível observar uma correlação entre várias dessas variáveis. Deste modo, conclui-se que correlacionando os resultados obtidos por diferentes abordagens pode agregar potencial na interpretação dessa casuística, o que não seria possível se considerarmos tais dados de modo isolado.
Currently, with the increase in life expectancy of human populations, neurodegenerative diseases, commonly occurring with the advancing age, have become a source of serious concern. Thus, research into new ways of early diagnosis of neurocognitive disorders associated with diseases such as Alzheimer's and Parkinson's, as well as the improvement of the understanding of currently available clinical neurological diagnostic methods, has been promoted throughout the world. In this sense, this work proposes to investigate the existence of possible correlations between the results of exams used in clinical neurological investigation of patients diagnosed with neurocognitive disorder associated with these important neurodegenerative diseases (Alzheimer's and Parkinson's diseases). The results show that the measurement of the thickness of the nerve fiber layer of the perimacular retina, performed by optical coherence tomography, is a parameter that may not differ significantly between groups of patients and healthy subjects. On the other hand, the measurement of the amplitude of the spectroscopic signals generated by encephalic metabolites, performed by magnetic resonance proton spectroscopy, reveals encephalic changes that vary from region to region. In addition, the neuropsychological measure of cognitive functions, performed by the automated CANTAB battery, reveals that several aspects of these functions are impaired in these patients. Finally, Principal Component Analysis shows that, considering the set of variables obtained by tomographic and neuropsychological measurements, it is possible to observe a correlation between several of these variables. Thus, it is concluded that correlating the results obtained by different approaches may add potential in the interpretation of this casuistry, which would not be possible if we consider such data in an isolated way.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Guedes, Glaucevane da Silva. „Estudo hepático de um modelo murino dietético para síndrome metabólica: perfil morfológico, funcional e balanço redox“. Universidade Federal de Alagoas, 2009. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/635.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Changes in lifestyle of people has been dynamically observed in recent decades, emphasis is given to dietary issues. In this case, as directly responsible for chronic diseases, along with other aspects of lifestyle such as inactivity, smoking, quality of life. In the context of chronic diseases of high incidence and prevalence, the metabolic syndrome has gained prominence in clinical and experimental research in the search for early diagnostic methods for its various components such as the vascular, biochemical and liver, all also associated with diet. In this context, there was the inclusion of non-alcoholic fatty liver disease as liver component of the metabolic syndrome, which is the central object of this work. Objective: To evaluate the profile morphological, functional and redox balance in the liver of a novel induced-diet mice model for metabolic syndrome. Methods: Eleven isogenic male C57BL/6J mice were randomly divided into control (CT) and hypercaloric (HC) groups and fed with chow and hypercaloric diet, respectively, for 26 weeks. We did ratings serum markers of liver function (ALT, AST, ALP, γ-GT, LDH, albumin and total protein), analysis of local redox status (SOD, CAT and lipid peroxidation) and histological study of tissue. Results: There were significant elevations of the statistical point of view in the main markers of liver function in HC animals. This increase was approximately 1.5 times for ALT, 2.5 for AST and 7.4 for ALP. The activity of γ-GT followed the pattern of significant increase in the HC group, despite its low activity. There re no differences in the concentrations of albumin and total protein. On the local redox state, the activity of SOD was not different between groups, the catalase activity was significantly decreased in HC group and there re high levels of peroxidation in this same group. The histological findings corroborate these results, which corresponds to advanced liver disease in animals HC (default cirrhotic). Conclusion: The hepatic component in the novel induced-diet mice model for metabolic syndrome shows changes in your profile functional, redox balance and morphological. Keywords: Metabolic Syndrome, Liver Functions, Redox Balance, Novel Diet-induced Mice Model.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
As alterações no estilo de vida das pessoas vem sendo dinamicamente observadas nas últimas décadas; destaque especial é dado aos aspectos dietéticos. Neste caso, como responsável direto por doenças crônicas, juntamente com outros aspectos do estilo de vida como sedentarismo, tabagismo, qualidade de vida. No contexto das doenças crônicas de elevada incidência e prevalência, a síndrome metabólica vem ganhando destaque nas pesquisas experimentais e clínicas na busca de métodos diagnósticos precoces para seus vários componentes a exemplo dos vasculares, bioquímicos e hepáticos, todos com associação também dietética. Neste contexto, destaca-se a inserção das doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas como componente hepático da síndrome, sendo este o objeto central do presente trabalho. Objetivo: Avaliar o perfil morfológico, funcional e o balanço redox do fígado de um novo modelo murino dietético para síndrome metabólica. Métodos: Onze camundongos isogênicos machos C57BL/6J foram randomicamente divididos nos grupos Controle (CT) e Hipercalórico (HC) e alimentados com dieta chow e hipercalórica, respectivamente, durante 26 semanas. Foram procedidas avaliações plasmáticas de marcadores de função hepática (ALT, AST, ALP, γ-GT, LDH, albumina e proteínas totais), análise do estado redox local (SOD, CAT e peroxidação lipídica) e estudo histológico do tecido. Resultados: Foram encontradas elevações significativas do ponto de vista estatístico nos principais marcadores de função hepática nos animais HC. Esse aumento foi de aproximadamente 1,5 vezes para ALT, 2,5 para AST e de 7,4 para ALP. A atividade de γ-GT seguiu o padrão observado de elevação significativa no grupo HC, apesar de sua baixa atividade. Não foram observadas diferenças nas concentrações de albumina e proteínas totais. Relativo ao estado redox local, a atividade de SOD não foi diferente entre os grupos, a de catalase foi significativamente diminuída nos HC e os níveis de peroxidação elevados. Os achados histológicos corroboram esses resultados, sendo corresponde a doença hepática avançada nos animais HC (padrão cirrótico). Conclusão: O componente hepático no novo modelo murino dietético para síndrome metabólica estudado apresenta alterações em seu perfil morfológico, funcional e no balanço redox.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Gonçalves, Glória do Carmo Vel Manuel. „Avaliação neuropsicológica em diabéticos tipo 2 - controlo metabólico e anos de diagnóstico“. Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.1/10065.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Dissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
A Diabetes Mellitus tipo 2 é uma doença crónica aliada ao controlo glicémico, com especial incidência a partir dos 50 anos, e propícia a causar prejuízos cardiovasculares, retinopatia, neuropatia periférica e enfermidades cardíacas. Doentes com Diabetes Mellitus tipo 2 apresentam também uma maior propensão a alteração nas funções cognitivas. Tendo por base estudos que corroboram a hipótese de comprometimento cognitivo, a presente investigação teve como objetivo verificar, através da análise de processos médicos e de avaliação neuropsicológica, se o nível de controlo glicémico de doentes adultos com Diabetes Mellitus tipo 2 se associa ao seu nível de desempenho cognitivo. Para tal, avaliaram-se as funções cognitivas de 61 sujeitos com Diabetes Mellitus tipo 2, procurando encontrar associação entre o desempenho alcançado em provas de memória, atenção, velocidade de processamento e funções executivas e indicadores sanguíneos de estabilidade dos níveis de glicémia, com a utilização do registo de hemoglobina glicada. Ficou apurado que, para a maioria das provas aplicadas, as correlações com os indicadores de controlo glicémico são ténues e estatisticamente não significativas. Com os resultados obtidos não foi possível demostrar a existência de uma associação entre a irregularidade dos níveis de glicémia de doentes com Diabetes Mellitus tipo 2 e uma maior incidência de comprometimento cognitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Bücher zum Thema "Funções metabólicas"

1

SANTOS, D. Y. A. C. Biossíntese, Funções e Aplicações dos Metabólitos Secundários de Plantas. Editora e Livraria Appris, 2020. http://dx.doi.org/10.18366/dycs.0308.2020.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Buchteile zum Thema "Funções metabólicas"

1

Sgarbieri, Valdemiro Carlos. „Vitaminas hidrossolúveis: funções metabólicas, bioatividades“. In Avanços conceituais em nutrição humana: ciência e tecnologia de alimentos, 351–94. Editora da Unicamp, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9788526815933.0013.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Sgarbieri, Valdemiro Carlos. „Minerais essenciais: macroelementos, funções metabólicas e bioatividades“. In Avanços conceituais em nutrição humana: ciência e tecnologia de alimentos, 395–452. Editora da Unicamp, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9788526815933.0014.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Sgarbieri, Valdemiro Carlos. „Minerais essenciais: elementos-traço, funções metabólicas e bioatividades“. In Avanços conceituais em nutrição humana: ciência e tecnologia de alimentos, 453–88. Editora da Unicamp, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9788526815933.0015.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

CLARA VIEIRA TEIXEIRA SOUZA, ANA, ANA JÚLIA MARQUES OLIVEIRA, ANNA FLÁVIA DE SOUZA AZEVEDO, IBSEN FREITAS ASSUNÇÃO, LARISSA CARDOSO FIGUEIRÓ MATOS, LAYARA KELLY DE OLIVEIRA SANTOS, MARIA RANIERE OLIVEIRA TANAJURA, RAFAEL ALVES DA SILVA COSTA, THAYANE BEATRIZ CARVALHO PRATES und MÔNICA MAGALHÃES DE SOUZA SANTOS. „FUNÇÕES TIREOIDIANAS E COVID-19: AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES CLÍNICAS“. In Endocrinologia e Imunologia: O caminho para compreender as doenças metabólicas, hormonais e autoimunes - Edição VI, 24–33. 6. Aufl. Guilherme Barroso L. De Freitas, 2024. http://dx.doi.org/10.59290/978-65-6029-073-0.4.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Jesus, Marta Santos, Caroline Reis Teixeira, Gessiara dos Santos Gonçalves, Mateus Lima Coutinho, Matheus dos Santos Rocha und Paulo Henrique Brito Figueiredo. „CONSTITUINTES QUÍMICOS E POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DA LIPPIA SIDOIDES CHAM.“ In Química Orgânica: Conceitos, Fundamentos e Avanços, 49–67. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240115594.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A lippia sidoides cham., popularmente conhecida como alecrim pimenta, é uma planta pertencente à família da verbenaceae amplamente utilizada na medicina popular. Devido a sua extensa versatilidade em diferentes áreas valorizadas economicamente, é cabível e necessário reunir, à luz da literatura, seu potencial biotecnológico. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo buscar informações sobre os constituintes químicos e as propriedades biotecnológicas da lippia sidoides. Neste sentido notou-se que as funções terapêuticas deste vegetal estão intrinsecamente ligadas a seus metabólitos secundários principalmente aos monoterpenos timol e carvacrol que se apresentam em maiores quantidades. Ademais, os estudos farmacológicos analisados relataram que a espécie possui propriedades antibacteriana, fungicida e inseticida, podendo assim ser utilizada no desenvolvimento de diversos produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Gomes, J. D., S. L. Fanalli, B. P. M. Silva, J. P. M. Silva, A. Luchiari Filho und A. S. M. Cesar. „ÁCIDOS GRAXOS COMPONENTES FUNCIONAIS DA CARNE: REVISÃO“. In PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539657-2.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nos últimos anos, vem crescendo a preferência dos consumidores por alimentos que, além de nutrirem, apresentam efeitos benéficos à saúde e que podem prevenir algumas doenças. Estes alimentos são definidos como alimentos funcionais, os quais apresentam componentes bioativos responsáveis por ações como: antioxidante, pró-inflamatório, imunoprotetor, entre outras. Como exemplo destes componentes temos os ácidos graxos (AG), que são lipídeos presentes tanto em alimentos de origem animal e quanto vegetal, e alguns são essenciais para a saúde de humanos e animais. Os ácidos graxos são componentes essenciais para as membranas celulares, para uma série de mecanismos biológicos e metabólicos das células, além de sua participação em mecanismos de sinalização e regulação celular. Os AG são classificados pelo número de carbonos em sua cadeia, pelo número de insaturações e localização destas insaturações, sendo então classificados como AG de cadeia curta ou longa, saturado, insaturado, mono ou poliinsaturado, ômega 3, 6 ou 9. Suas funções biológicas são dependentes de sua estrutura química, assim possuem diferentes papéis funcionais e estão presentes em diferentes matrizes alimentícias. Diante desta significativa importância dos ácidos graxos na dieta humana, o principal objetivo a ser alcançado por meio desta revisão é apresentar os ácidos graxos como componente funcional presente na carne, destacando seus benefícios à saúde e à prevenção de doenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Queiroz, Wemerson de Morais, Ana Luísa Batista Pimenta, Ana Paula Goulart Reis, Juliane Santos Duarte, Vicente Costa Júnior, Gabriela de Cássia Ribeiro und Cíntia Maria Rodrigues. „Complicações da Dengue em associação com doenças crônicas não transmissíveis“. In Impactos da dengue zika e chikungunya: uma análise multidisciplinar. Seven Editora, 2024. http://dx.doi.org/10.56238/sevened2024.011-005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A dengue é uma doença viral que faz parte de um grupo denominado arboviroses. O vírus da dengue (DENV) é transmitido pelo vetor artrópode Aedes Aegypti prevalente no Brasil. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT´s) apresentam uma etiologia diversificada de origem não infecciosa com extensos períodos de latência, podendo adoecer e/ou incapacitar as funções do indivíduo portador para as atividades diárias da vida. A literatura tem debatido, ainda de forma inconclusiva, sobre a associação do agravamento dos indivíduos com dengue a pessoas com doenças crônicas pré-existentes, em destaque o diabetes mellitus e a obesidade. Para tanto, o objetivo deste capítulo de livro será analisar uma possível associação entre as DCNT´s e as complicações da dengue, por meio de uma revisão da literatura. Os principais achados demonstram que a Diabetes Mellitus (DM) e a obesidade são as comorbidades mais intimamente associadas às complicações da dengue. Ambas de atuação metabólica, causam complicações micro e macrovasculares, maior expressão de citocinas pró-inflamatórias, maior estresse oxidativo celular, com potencial de elevar o quadro clínico e sintomas dos pacientes classificados nos grupos A e B da dengue e/ou prolongar o tempo de hospitalização, daqueles dos grupos C e D, infectados pelo DENV. Em conclusão, constatou-se uma forte relação da dengue com a piora do quadro clínico de pacientes portadores de DM e obesidade, como doenças de base. No entanto, ressalta-se que este é um estudo de revisão da literatura, revisão sistemática com metanálise serão realizados, para inferir melhor essa hipótese, principalmente em países emergentes, subtropicais e endêmicos do DENV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Mendes, Jogilmira Macêdo Silva, Katia Neyla de Macêdo Costa, Marina Saraiva de Araújo Pessoa, Magaly Suênya Pinto Almeida Abrantes, Rosangela Vidal de Negreiros, Emanuel Nildivan Rodrigues da Fonseca, Kaisy Martins de Albuquerque Madruga und Emanuel Macêdo Silva. „CARACTERIZAÇÂO DO PERFIL E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSO COM ARTRITE REUMATOIDE NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA - PB“. In Pesquisa e Aplicação em Enfermagem, 33–47. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21091703.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O avanço da idade resulta em limitação nas funções do organismo, tornando a pessoa idosa cada vez mais predisposta à dependência para realização de atividades de autocuidado, perda de autonomia e da qualidade de vida. A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica autoimune de etiologia desconhecida que atinge jovens, adultos e pessoas idosas, caracterizada por sinovite proliferativa, com componente metabólico, promovendo deformidade e destruição articular. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, realizado no Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor, localizado na cidade de João Pessoa, Paraíba, este centro oferece atendimento de Enfermagem, Reumatologia, Neurologia, Psicologia, Fisioterapia e outros, atendendo pacientes referenciados pelas Estratégias de Saúde da Família da região. A amostra do estudo foi composta por 119 pessoas idosas. A coleta de dados foi realizada no período de sete meses, de agosto de 2015 a março de 2016. Das 119 pessoas idosas com AR, a maioria era do sexo feminino com 85,7% (n= 102). A média de idade da amostra investigada foi 67,57 ± 7,85 DP, a etnia branca predominou com 37,8% (n=45). Em relação à escolaridade 46,2% (n=55) informaram ter até oito anos de estudos, 71,4% eram católicos (n=81). Analisando as características demográficas, observa-se a prevalência da faixa etária da sexta década de vida, idade com média e desvio padrão de 65,57 ± 7,85, o sexo feminino (85,7%) e a etnia branca (37,8%). É possível perceber a importância da atuação dos profissionais da área da gerontologia na prevenção, tratamento e reabilitação destes idosos com artrite reumatoide, para que peculiaridades de cada ser sejam enfatizadas, bem como sua conjuntura familiar, social e educacional, já que as mesmas influenciam diretamente a saúde e qualidade de vida das pessoas idosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "Funções metabólicas"

1

Borges, Letícia Flávia De Oliveira, und Josilana Rodrigues Pantoja. „A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA K EM QUADROS DE DOENÇAS CRÔNICAS“. In II Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbraqui/17.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: A vitamina K –2 metil-3 fitil-1,4 naftoquinona– foi descoberta em 1928 e desde então há a tentativa de elucidar todas as ações deste componente no corpo humano. Sob essa ótica, sua ação se dá como cofator para a reação de carboxilação pós-translacional (modificação após o processo de tradução), responsável por converter resíduos de glutamato em γ-carboxiglutamato. Assim, suas principais funções concentram-se na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo. Objetivos: Nessa perspectiva, o objetivo desse resumo é enfatizar os processos de funções metabólicas da vitamina K e sua importância na precaução e na utilização de recursos terapêuticos diante de doenças crônicas. Material e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada na busca de artigos científicos e livros de forma on-line, a fim de analisar e comparar os dados e resultados obtidos acerca da função biológica que a vitamina k exerce, sob quadros clínicos de doenças crônicas. Resultados: A vitamina K age no metabolismo ósseo, por meio da carboxilação de diversas proteínas, entre elas, osteocalcina, a qual está associada à calcificação normal dos ossos. Desse modo, diversos estudos apontaram que a vitamina K pode auxiliar na prevenção e no controle da densidade óssea, evitando a aterosclerose –doença caracterizada pela calcificação das artérias coronárias–. Além disso, a vitamina K se torna essencial no tratamento da doença diabetes mellitus, visto que estudos comprovaram que a osteocalcina, além de estimular a proliferação de células beta pancreáticas, também aumenta a produção de insulina, a qual é o hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose presente na corrente sanguínea. Ademais, pesquisas demonstram que a vitamina impede a calcificação da artéria renal e melhora a filtração glomerular –etapa de formação da urina– e, assim, pode atuar como um todo no tratamento de doenças renais crônicas. Conclusões: Mediante esses resultados é possível concluir que a ingestão desse micronutriente, tanto por vias dietéticas quanto pela suplementação, apresenta bons resultados na prevenção e no controle de doenças como a aterosclerose, a diabetes mellitus e patologias renais crônicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Rocha, Bruna Beatriz Da. „O ESTRESSE ASSOCIADO À PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DOS TRABALHADORES DA SAÚDE“. In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/97.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: O comportamento do ser humano mudou em decorrência das transformações e dos progressos da sociedade. As mudanças nas atividades profissionais, o aumento do tempo de trabalho exige que o indivíduo fique exposto ao estresse, a obesidade, o sedentarismo, levando a uma alteração nos hábitos, o que reflete diretamente na saúde do homem. Objetivo: Esta pesquisa busca identificar se há um nível alto de estresse de profissionais da saúde que atuam em hospitais e identificar se esse nível se manifesta de maneira inferior nos trabalhadores que exercem a prática de exercícios físicos regularmente. Metodologia: As buscas foram realizadas em três bases: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Science, assim, selecionamos 5 artigos que abordam diretamente a temática pesquisada. Resultados: O estresse é reconhecido na atualidade como um dos riscos mais sérios ao bem-estar psicossocial do indivíduo, tornando-se uma importante fonte de preocupação. Quando refletimos sobre os profissionais da saúde, há vários fatores específicos que podem manifestar a ampliação do estresse como: ter responsabilidade por outras pessoas, o excesso de trabalho físico e mental, não participação no planejamento e nas decisões, má adaptação do profissional ao trabalho, conflitos interpessoais, flexibilidades no trabalho, exercer várias funções no ambiente, lidar com indivíduos com ansiedade e medo, recursos inadequados ou escassos, ambições não satisfeitas, e estar exposto constantemente a mortes, foi verificado que, os benefícios da prática regular de exercícios físicos para os profissionais da saúde podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, metabólicas, determinados tipos de câncer, além de doenças relacionadas ao sistema musculoesquelético, na manutenção da capacidade funcional e na redução do risco de morte, além disso, há uma redução da depressão, melhorando o humor e as condições das pessoas para reagir frente a estressores psicossociais. Considerações finais: O estresse pode certamente interferir na vida pessoal e profissional do indivíduo, tendo influência direta entre o bem-estar físico e psíquico do indivíduo. Assim, o exercício físico para o trabalhador pode também contribuir para a prevenção futuras de doenças, e atuar como ferramenta para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Almeida, Tarcizio Souza de, Crisley Nara Bernardino Cunha, Nádia Larissa Souza Cemin, Wilma Helizabeta Horacek Melo und Frances Tatiane Tavares Trindade. „EFEITOS DO HIPOTIREOIDISMO E SUAS MODIFICAÇÕES METABOLICAS NO ORGANISMO“. In I Congresso Brasileiro de Estudos Patológicos On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbesp/43.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: O hipotireoidismo é a baixa produção de hormônios pela glândula tireoide sendo eles a tiroxina e triiodotironina responsáveis pelas funções neurológicas, cardíacas e gastrointestinais. A deficiência desses hormônios está diretamente ligada ao metabolismo onde na diminuição deles leva-se a produção de tireotrofina ou tireotrópico que atuam na regulação dos hormônios tireoidianos, porém pode provocar uma baixa metabólica. Objetivo: Conceder conhecimentos sobre o hipotireoidismo e suas mudanças fisiológicas dentro do organismo. Material e métodos: Foi abordado neste estudo de forma explicativa, uma pesquisa embasada em bibliografias e fontes de pesquisas online como por exemplo: plataforma de estudos Sanar Flix, Kenhub, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), Google Scholar (para artigos complementares), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados artigos selecionados usando como relevância os anos de 2010 a 2021. Resultados: O hipotireoidismo pode-se acarretar a diminuição da atividade metabólica dada a hipoatividade geral o que leva o acumulo de glicosaminoglicanos nos interstícios teciduais levando a manifestações em maioria dos sistemas do organismo, os sinais apresentados vão depender do grau e tempo da doença tendo como principais sintomas dificuldades de concentração, bradicardia, ressecamento da pele, mialgia, intolerância a frio, ganho de peso, possíveis edemas aumento da prolactina e gonadotrofina, hiporreflexia entre outros sinais. Conclusão: Portanto conclui-se que o hipotireoidismo é uma disfunção hormonal que pode acarretar inúmeros problemas por estar relacionada ao metabolismo como por exemplo a relação com o sistema cardiovascular que aumenta o risco de doenças cardíacas levando a dificuldades a práticas de exercícios físicos, com isso deve-se realizar os possíveis tratamentos sendo o principal deles a reposição hormonal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Cavalheiro, Lucas Feliciano, und Fernanda Viana Paulin. „HCO3 E BE: ANÁLISE E IMPORTÂNCIA FISIOLÓGICA NA GASOMETRIA ARTERIAL“. In I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/670.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: A gasometria arterial é um exame complementar realizado através de coleta de sangue arterial, que visa a análise dos gases (pressão de oxigênio no sangue arterial- paO2, pressão de gás carbônico- paCO2) e dos principais componentes metabólicos do sangue (bicarbonato- HCO3 e Base Excess- Be), além do pH sanguíneo. De grande utilidade para a equipe multiprofissional, a gasometria arterial tem papel essencial para diagnóstico, avaliação terapêutica e tomada de decisões. Objetivo: Demonstrar a importância de dois componentes metabólicos da gasometria arterial, HCO3 e Be, bem como o impacto fisiológico que ambos podem gerar. Material e métodos: Revisão de literatura não sistematizada, nas bases de busca Google Acadêmico, entre os anos de 2018 e 2020. Resultados: A gasometria arterial revela dados fisiológicos que norteiam o diagnóstico e a busca pela melhor proposta terapêutica, como prescrição precisa de oxigenoterapia, correção bioquímica e ajustes ventilatórios, por exemplo. O HCO3 atua no sistema fisiológico auxiliando no transporte de oxigênio pelo organismo, a regulação desse componente no sangue ocorre através dos rins. O bicarbonato atua no sistema tampão buscando a neutralização do sangue em um aspecto mais básico. Na acidose respiratória o HCO3 plasmático normalmente encontra-se aumentado, a fim de combater o distúrbio primário, quanto a atuação na alcalose respiratória ocorre uma diminuição do bicarbonato em busca da compensação também do distúrbio primário. O Be é quando a soma de todas as bases ultrapassa os parâmetros de referência do Buffer Base, o Base Excess permite que haja a determinação da origem do distúrbio em questão, de modo que aponte quem está alterado e quem está apresentando compensação. Conclusão: O HCO3 e o Be são componentes que devem por suas funções fisiológicas serem analisados para a busca da terapêutica ideal aos pacientes, por suas características tornam-se imprescindíveis na gasometria arterial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Lara, Jéssica Naiara, Juliana Pereira Cardoso, Camila Raianna Justiniana Rocha und Samyra Giarola Cecílio. „A INFLUÊNCIA DA BAIXA CONCENTRAÇÃO DE MAGNÉSIO EM DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS COMO A EPILEPSIA E ENXAQUECA“. In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1663.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: O magnésio (Mg2+) é considerado o quarto cátion mais abundante em todo o corpo e o segundo cátion mais abundante na célula. Os íons Mg2+ são importantes para vários processos fisiológicos e são críticos para a regulação de diversas funções celulares, como ciclos metabólicos, vias de sinalização, controle de canais iônicos e outros. Dessa forma é indispensável uma boa regulação dos níveis Mg2+, contudo, na literatura, descrições mostram que a deficiência desse íon pode promover distúrbios neurológicos, como epilepsia e enxaqueca, que possuem o mesmo substrato neurobiológico. Objetivo: A proposta do presente estudo consistiu em uma revisão da literatura sobre a possível influência do magnésio na epilepsia e enxaqueca. Material e métodos: Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 1970 a 2020 e foram utilizadas as palavras-chave “magnesium”, “migraine” e “epilepsy”. Resultados: De fato, alguns trabalhos mostram que a deficiência de Mg2+ está relacionada a epilepsia e a enxaqueca. As crises epilépticas podem ser uma manifestação da depleção de Mg2+, e alguns autores afirmam que após observações clínicas em humanos e o desenvolvimento de experimentos em animais, a redução do Mg2+ parece estar associada aos eventos epileptiformes. Outros autores notaram que a ausência de Mg2+, eventualmente, resulta em crises convulsivas em humanos e em tecido animal, promove atividades epileptiformes e a indução de ondas de depressão alastrante após estimulação repetitiva. Em pacientes com enxaqueca hemiplégica, foram coletadas amostras do líquor e, após análise, foi demonstrada uma redução significativa de Mg2+. Alguns autores demonstram que a administração de Mg2+ por via intravenosa se mostrou um medicamento eficiente, seguro e bem tolerado no tratamento de crises de enxaqueca. Além disso, trabalhos recentes afirmam que a enxaqueca se manifesta quando há uma redução de Mg2+ no líquido cefalorraquidiano e que esse cátion tem sido utilizado, com grande sucesso, na profilaxia e tratamento da enxaqueca. Conclusão: Nota-se que a deficiência de magnésio parece desempenhar um papel importante na fisiopatologia da enxaqueca e da epilepsia, portanto, mais estudos investigando sua influência nesses distúrbios neurológicos são necessários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Costa, Mérida Layara Xavier, Aureluci Alves De Aquino und Edinilda De Souza Moreira. „QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE TOMATE-CEREJA ORGÂNICO COM REVESTIMENTO COMESTÍVEL E ADICIONADO DE ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERICÃO“. In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1628.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: O tomate-cereja é uma hortaliça muito consumida no Brasil, estando presente diariamente na alimentação das pessoas. No entanto é um produto altamente perecível após a colheita, dada a fragilidade dos seus tecidos e pela intensa atividade metabólica, demandando inúmeros esforços na sua conservação. Por isso, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de aumentar a vida útil destes produtos hortícolas, a exemplo dos revestimentos comestíveis, que atuam como uma barreira contra as adversidades externas e que podem ainda atuar como barreira a microrganismos, pois são carreadores de compostos antimicrobianos como os óleos essenciais que ao serem adicionados desempenham funções de redução da proliferação microbiana. O uso de óleos essenciais vem ganhando importância por apresentarem componentes naturais, evitando-se o uso de aditivos sintéticos. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi de aplicar revestimento comestível à base de amido adicionado de óleo essencial de manjericão na conservação pós-colheita do tomate-cereja orgânico. Material e métodos: Os tomates cereja orgânico foram encaminhados para o laboratório e sanitizados. Inicialmente elaborou-se o revestimento comestível adicionado de 3% de amido, água destilada e glicerol sob aquecimento até a formação de um liquido viscoso. Em seguida adicionou-se ao revestimento diferentes porcentagens de óleo essencial de manjericão, sendo T1 (0% controle), T2 (0,5%), T3 (1,0%), T4 (1,5%) e T5 (2,0%). Para as análises microbiológicas considerou-se seis tratamentos (T0, T1, T2, T3, T4 e T5), três diluições, sendo 10-1 10-2 e 10-3, duas repetições e 4 tempos de análises (0, 4, 8 e 12 dias), onde determinou-se Unidade Formadoras de Colônias (UFC/g) de aeróbios mesofilos e fungos filamentosos e Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais e coliformes termotolerantes. Conclusão: O óleo essencial de manjericão com concentração de 1% (T3), adicionado ao revestimento se mostrou mais eficiente para inibir o crescimento dos microrganismos aeróbios mesófilos, fungos filamentosos, coliformes totais e termotolerantes e consequentemente atuar na qualidade higiênica sanitária dos tomates cereja revestidos, visando garantir a saúde dos consumidores, buscando a comercialização de produtos mais seguros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Frederico, Camila, und Suelen Pereira Ruiz. „ÓLEOS ESSENCIAIS E SUA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS VISANDO A SUBSTITUIÇÃO DE ADITIVOS SINTÉTICOS“. In II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbiotec/40.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: Óleos essenciais são metabólitos secundários presentes em plantas, formados por uma mistura complexa de substâncias com funções relacionadas aos seus mecanismos de defesa. Os compostos químicos dos óleos essenciais podem variar de acordo com a espécie vegetal e também com a parte da planta utilizada na extração do óleo essencial. Apresentam atividade antimicrobiana, sendo uma opção de conservantes em alimentos em substituição aos aditivos sintéticos convencionais. O mecanismo de ação dos óleos essenciais não foi ainda completamente esclarecido, alguns estudos demonstram que componentes presentes no óleo essencial se acumulam na estrutura da membrana da célula bacteriana promovendo um desarranjo, ocasionando a lise celular. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar a utilização de óleos essenciais como conservante em alimentos. Material e métodos: Deste modo, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando as bases de dados Science Direct, Scopus e Scielo. As palavras-chave utilizadas como descritores foram: “óleos essenciais”, “conservante de alimentos” e “antibacteriano”. Os artigos selecionados foram publicados durante o período de 2016 a 2021. Resultados: Estudos relatam a atividade antimicrobiana dos óleos essenciais aplicados em alimentos como: Salvia officinalis L. em linguiça de porco fresca promoveu a redução de 7,66 UFC/g (controle) para 7,0 UFC/g (0.1 μL/g) na contagem aeróbia mesofílica total após 8 dias de armazenamento. Litsea cubeba (0,5 mg/mL) promoveu a redução de Escherichia coli em sucos vegetais mantendo a vida útil do produto por 4 dias sem influência na qualidade sensorial. Syzygium aromaticum L. encapsulado em hambúrguer bovino, ​​promoveu o controle de S. aureus (4,74 log UFC/g) em comparação com o controle (4,90 log UFC/g). Óleos essenciais Origanum vulgare L. (0.03 μL/g) and Rosmarinus officinalis L. (1.32 μL/g) em sinergismo promoveram a diminuição de Escherichia coli nos 12 primeiros dias de armazenamento em queijo fresco. Conclusão: Deste modo, nota-se que os óleos essenciais podem ser considerados agentes antimicrobianos, visto que podem contribuir no controle de microrganismos relacionados à contaminação de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Paz, Cândida Verônica de Andrade, EDUARDA MARTINS DOS SANTOS, TÁSSIA AIMÊ TEIXEIRA NASCIMENTO, RAFAEL PEREIRA CAMARGO und LAURI PAULO MALACARNE JUNIOR. „CONFORMAÇÕES GENÉTICAS E IMUNOLÓGICAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER“. In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/6783.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: A doença de Alzheimer (DA) é uma patologia neurodegenerativa irreversível e a principal causa de demência na senescência. Essa doença é caracterizada por lesões cerebrais responsáveis pelo controle da memória e funções cognitivas. Estudos apontam uma relação aparente em alterações gênicas, fatores ambientais, bem como nos processos imunológicos interconectados a principais interleucinas. Objetivo: Analisar aspectos imunogenéticos envolvidos na DA. Material e métodos: Revisão narrativa de literatura nas plataformas científicas PUBMED, SCIELO e MEDLINE. Como critério de busca para seleção dos estudos elegíveis foram aplicadas os unitermos: “alzheimer” AND “mutação” AND “imunologia” AND “genética”. Foram identificados 153 artigos publicados entre 2016 a 2022, nos idiomas português e inglês e após a leitura avaliativa dos resumos dos estudos, 11 trabalhos científicos foram elencados para a produção do presente trabalho. Foram desconsiderados estudos repetidos ou que não atendiam a temática. Resultados: Verificou-se que a DA é destacada pela complexidade de fatores genéticos associados, sendo a neurodegeneração relacionada a alterações no processo de splicing alternativo, onde íntrons passam a executar função codificadora no mRNA. Estudos em animais apontam que mutações nos genes que codificam a DNA polimerase, proteína chave no reparo do DNA, podem acarretar em doenças com o fenótipo de envelhecimento acelerado, resultando em uma disfunção e perda neuronal por meio da privação de energia, a qual é oriunda tanto do descarrilamento metabólico quanto do acúmulo de mitocôndrias danificadas. Biomarcadores inflamatórios, como a interleucina-10 (IL-10), mostram-se com níveis séricos baixos relacionados com a DA. Observaram-se, também, alterações significativas ao nível das células B, as quais nos doentes apresentavam uma expressão aumentada dos marcadores CD69 e CD40, moléculas co-estimuladoras essenciais para troca de classe de imunoglobulina. Conclusão: Sendo assim, fica evidente o papel dos fatores de riscos genéticos e relacionados à imunidade que se convergem para o surgimento e agravamento da neurodegeneração, bem como da neuroinflamação, processos estes que podem ser desacelerados com tratamentos, terapias e mudanças no estilo de vida. Todavia, mais estudos moleculares são necessários para o manejo da solução e prevenção desta patologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Alves, Izabela De Melo, Ana Luiza Nascimento Gonçalves und Lívia Mattos Martins. „ANCILOSTOMÍASE: RELAÇÃO DA ANEMIA FERROPRIVA E A VULNERABILIDADE SOCIAL“. In II Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbrapah/14.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: O ferro é um elemento essencial no organismo, uma de suas funções é a atuação na composição da hemoglobina. Logo, se há uma carência desse recurso a biossíntese dessa proteína fica prejudicada e apresenta valores inferiores ao indicado como normal, desenvolvendo assim, a anemia ferropriva. Essa, expressa um grande problema de saúde pública, visto que é uma doença carencial efetiva. Por vezes, os quadros de anemia ferropriva resultam de infecções por ancilostomídeos, principalmente em países subdesenvolvidos. Objetivo: Compreender a relação da anemia ferropriva como efeito da infecção pela ancilostomíase, bem como sua ocorrência em regiões de vulnerabilidade social. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, em que foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), SciELO e Google Acadêmico, utilizando como descritor os termos: “Ancilostomíase” e "anemia ferropriva”. Os critérios para seleção das publicações foram: trabalhos escritos em português e inglês, publicados nos últimos cinco anos, acesso gratuito e integral, excluindo artigos que não correspondiam aos objetivos do estudo. Resultados: A ocorrência da ancilostomíase está estritamente associada à vulnerabilidade social. No entanto, houve um decréscimo nos índices da parasitose, na maior parte do país ao longo dos anos, devido a evolução no tratamento farmacológico e melhorias sanitárias, salvo regiões como o norte e o nordeste que ainda exigem ação imediata para o controle da verminose. Um dos indícios clínicos após a exposição do indivíduo ao helminto é a anemia ferropriva. Esses vermes reduzem a quantidade de ferro ingerido por meio do alojamento na mucosa do intestino em que cometem a espoliação dos nutrientes originando sangramentos intestinais. Além disso, produzem metabólitos que causam a erosão das microvilosidades e a redução da absorção de nutrientes, principalmente do ferro, provocando a anemia. Conclusão: Com o fito de erradicar a parasitose e suas consequências a saúde da população é preciso objetivar a saúde pública e planejar políticas mais eficazes voltadas às regiões em que a zoonose é endêmica, com o propósito de conquistar o bem estar e a qualidade de vida dos brasileiros vulneráveis, reduzindo as iniquidades e colaborando para uma sociedade mais igualitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Balzana, Mariana Fortes, Carolina Carvalho Mocarzel, Beatriz Ramiro Garcia Carneiro, Carolina Horstmann de Carvalho, Giulia Bastos Buscema und Flavia Duraes Gonçalves. „Gestante obesa com Covid-19 e pré-eclâmpsia: relato de caso“. In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130281.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: A Covid-19 é uma doença infecciosa declarada como emergência da saúde pública em 2020. Gestantes representam um grupo com vulnerabilidade única em razão de suas alterações fisiológicas, susceptibilidade a infecções e comprometimento de funções imunológicas. Relato de Caso: P.S.S., 25 anos, branca, residente do Rio de Janeiro, gestante de 34 semanas e 3 dias, hipertensa em uso de metildopa, índice de massa corpórea (IMC) 42 kg/m2. Admitida na Unidade Materno-Fetal do Hospital Federal dos Servidores do Estado (UMF-HFSE) com queixa de febre há 7 dias e tosse produtiva. Na avaliação inicial, estava hemodinamicamente estável, afebril, taquipneica (28 irpm), com saturação de oxigênio (SatO2) de 98% e estertores em base pulmonar direita. Exame obstétrico e avaliação fetal sem alterações. Evoluiu com letargia, SatO2 95% em cateter de O2 3 L/min com sinais de esforço respiratório, pressão arterial de 150×90 mmHg, gasometria arterial com hipoxemia e acidose respiratória compensada. Laboratório com linfopenia, 120.000 plaquetas/mm3, lactato desidrogenase (LDH) de 259 U/L, bilirrubina direta 1,87 mg/dL e indireta de 1,06 mg/dL. Fez uso de azitromicina, ceftriaxone, oseltamivir e clexane com aumento progressivo no suporte de oxigênio e necessidade de reposição de bicarbonato. Tomografia de tórax com padrão de vidro fosco com acometimento de 50‒75%. Em função da piora do quadro respiratório e persistência da acidose metabólica, foi transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para planejamento de parto ainda em ventilação não invasiva. Parto cesáreo realizado, recém-nascido (RN) com Apgar 8/9, encaminhado à UTI neonatal. Piora ventilatória e laboratorial no quarto dia pós-parto (LDH 877 U/L e transaminase glutâmico-oxalacética — TGO 372 mg/dL) com necessidade de suporte com ventilação mecânica (VM), posição prona, corticoterapia, infusão de aminas e diálise. Permaneceu em UTI por 14 dias, com posterior alta para enfermaria. Discussão: A paciente apresentou quadro de infecção por Covid-19 confirmada por polymerase chain reaction (PCR) positivo durante internação, com evolução grave e necessidade de UTI e VM, conforme a maioria dos pacientes de estudos publicados. Além da gestação, fator de risco já estabelecido, a paciente era hipertensa crônica e obesa, sendo ambas as condições associadas a casos severos. A indicação do parto foi iminentemente materna, sem evidências de sofrimento fetal, em função da piora progressiva do quadro materno, sendo a via alta escolhida e ocorrendo antes do termo, conforme relatos publicados. A evolução laboratorial apresentada tem dados que podem gerar dúvidas quanto a uma pré-eclâmpsia (PE) grave associada (relação proteína/creatinina urinária 0,79), e esse diagnóstico diferencial deve ser avaliado, pois 75% dos casos mais graves desenvolveram sinais e sintomas de PE. Porém, em razão da piora clínica e da instabilidade hemodinâmica com necessidade de múltiplas intervenções, essa avaliação foi prejudicada. RN com PCR para Covid-19 negativo. Altas hospitalares do RN e da puérpera com 8 e 35 dias, respectivamente, ambos em boas condições clínicas e com agendamento de seguimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie