Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Desordens Mentais“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Desordens Mentais" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Desordens Mentais"

1

Loiola, Elissandra Ferreira, Beatriz Campos Costa, Káryta Lorrane Xavier Oliveira und Lorray de Abadia Rodrigues Borges. „TRANSTORNOS MENTAIS EVIDENTES NO SEXO FEMININO“. Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos 15, Nr. 3 (21.12.2020): 72–76. http://dx.doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.369.vol.15.n3.2020.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os transtornos mentais são marcados por desordens entre o ambiente fisiológico e elementos externos. Há uma predominância mundial dos transtornos de comportamento e personalidade no sexo feminino, tal proposição se dá em decorrência de potenciais principiantes, a destacar-se a organização social remotamente imposta, aspectos biológicos e a violência contra a mulher. Ademais, é fundamental analisar metodicamente a gênese dos transtornos com base em tais fatores propulsores, com o escopo de visualizar o adoecimento psíquico no sexo feminino não sob um prisma rotineiramente estigmatizante, mas pautado em causas pouco evidenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Guimarães, Nelisa de Araújo. „Saídas do hospital: trabalho psicanalítico com pacientes de longa permanência em internação psiquiátrica“. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 10, Nr. 3 (September 2007): 483–94. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142007003008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Pacientes com graves desordens mentais devem ser respeitados como cidadãos. Um trabalho de enfoque psicanalítico é realizado em equipe multidisciplinar com grupos de pacientes que estão saindo do hospital psiquiátrico e procurando um novo modo de vida. Laços sociais e posições subjetivas são efeitos positivos observados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Silva, Josimáteus Geraldo Ataíde Rocha da, und Evanize Kelli Siviero Romarco. „Impacto de uma abordagem de dança sobre a ansiedade, estresse e depressão em universitários“. Revista Interinstitucional Artes de Educar 7, Nr. 2 (16.11.2021): 1222–44. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2021.63463.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A ansiedade, o estresse e a depressão são desordens mentais comuns que impactam negativamente a vida dos universitários. Este estudo de campo, de natureza exploratória e descritiva, possui o objetivo de analisar os níveis dessas desordens em participantes de um grupo de vivências corporais baseadas no Contato improvisação (CI). Inicialmente, foi realizado o chamamento público aos estudantes. As práticas foram realizadas duas vezes na semana durante doze semanas, com duração de 60 minutos cada encontro. Foram utilizados quatro questionários: uma ficha sociodemográfica, a PSS, o BAI, e o BDI. Os scores obtidos foram tabulados e analisados. Os dados qualitativos foram registrados a partir de material videográfico e através de um diário de bordo. A abordagem através do CI evidenciou nos voluntários melhoras em aspectos quantitativos e qualitativos sob distintas variáveis que influenciam nessas desordens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Tonini, Ingrid Gabriela de Oliveira, Diana Souza Santos Vaz und Caryna Eurich Mazur. „Eixo intestino-cérebro: relação entre a microbiota intestinal e desordens mentais“. Research, Society and Development 9, Nr. 7 (23.05.2020): e499974303. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4303.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O termo “eixo intestino-cérebro” tem sido amplamente utilizado no estudo da comunicação entre o trato gastrointestinal e o sistema nervoso central, uma relação vital para a manutenção da homeostase e cujo desequilíbrio pode resultar em alterações na resposta ao estresse e no comportamento humano. Esta revisão visa apresentar e discutir os achados de estudos sobre o eixo intestino-cérebro e a possível relação entre disbiose intestinal e desordens mentais. A pergunta norteadora foi: “Como a saúde intestinal pode afetar o cérebro e seu funcionamento?”. De cinquenta artigos encontrados em todas as bases de dados, foram selecionados sete para integrar esta revisão, sendo todos publicados em inglês. Os achados de todos os artigos discutidos nesta revisão demonstram impacto direto e significativo da microbiota intestinal sobre o sistema nervoso central, observando-se comportamentos relacionados à ansiedade, depressão e estresse frente à disbiose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Ladeia, Ícaro Almeida, Letícia Almeida Ladeia, Danilo Rocha Santos Caracas, Pedro Henrique Nogueira Barbosa, Daniel dos Santos Costa, Douglas Emanuel Oliveira Souza, Sanny Mikaelly Bomfim Almeida Santos, Vinicius Batista de Carvalho, Gustavo Alves Cangussú und José Renato Muniz Costa Filho. „Desordens mentais: exacerbação da personalidade fóbica e compulsiva em tempos de pandemia“. Revista Eletrônica Acervo Saúde 15, Nr. 9 (24.09.2022): e10976. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e10976.2022.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Compreender a influência da pandemia da Covid-19 na exacerbação de características de fobia, compulsividade e a repercussão dessas alterações na vida do portador. Revisão bibliográfica: A Coronafobia está relacionada ao medo extremo de contrair a infecção e apresenta sintomas de ordem física, psicológica e comportamental. De acordo com as atuais demandas da pandemia, nota-se que alguns fatores relacionados à fobia de se contaminar passaram a causar um agravamento dos sintomas de compulsividade em pessoas já predispostas como: aumento da necessidade de lavar as mãos; necessidade de algumas etapas específicas nesse processo de lavagem e a obsessão por manter as mãos limpas. Além do constante pensamento acerca da possibilidade do vírus se manter ativo em algumas superfícies e aumentando o pensamento de contaminação. Armazenamento de sanitizantes, sabonetes, entre outros produtos que podem gerar acumulação, ou seja, incontáveis atitudes que são características da compulsividade e obsessão Considerações finais: A pandemia foi o fator importante para o estabelecimento e estimulação de sinais e sintomas relacionados às características de compulsão e fobia tanto nos indivíduos predisponentes quanto nos que não apresentavam traços dessas desordens psiquiátricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Silva, Luiz, und Rui Gomes. „Desordens alimentares no desporto: situação atual e perspectivas futuras no estudo dos fatores psicológicos“. Psicologia Clínica 24, Nr. 2 (Dezember 2012): 83–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652012000200007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho procura atingir dois objetivos. Em primeiro lugar, apresenta-se a situação atual da investigação sobre desordens alimentares no desporto. Neste caso, salientam-se as linhas de investigação dedicadas ao estudo da prevalência destes problemas no desporto e analisam-se as diferenças entre atletas e modalidades desportivas. Dadas as dificuldades destas linhas de investigação na compreensão dos comportamentos alimentares de risco nos atletas, são avançadas outras possibilidades de desenvolvimento da investigação. Assim, e enquanto segundo objetivo deste artigo, salientamos a necessidade de os estudos se dirigirem para a compreensão dos fatores psicológicos associados aos comportamentos alimentares de risco e implicados no desenvolvimento das desordens alimentares. Esta abordagem tem como vantagem adicional ajudar a prevenir estes problemas através da promoção das competências mentais dos atletas no sentido de resistirem melhor aos possíveis efeitos nocivos da prática desportiva, onde se inserem os problemas com a alimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Silva, Rosa Kioko Iida da, Regina Maria Machado und Diego da Silva. „RELATO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE REALIZADO EM UMA CLÍNICA DE APOIO PSICOSSOCIAL PARA PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS NA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ“. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, Nr. 11 (22.12.2023): 4134–40. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i11.12171.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo tem por objetivo o relato de observação de estágio em Psicologia da Saúde realizado em uma clínica de apoio psicossocial na cidade de Curitiba, Paraná. Foram realizadas 20 horas de observações participantes na referida clínica. O local de estágio conta com uma equipe multiprofissional que atende as demandas diversificadas que lá se apresentam, por exemplo, pessoas com transtornos mentais, Autismo, Bipolaridade, Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outros. Atualmente, na área de saúde são utilizados o DSM 5 ( Diagnostic and Statistical manual Of Mental Disorders ou Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) criado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA) para padronização dos critérios diagnósticos das desordens que afetam a mente e as emoções e o CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Este estágio foi de grande valia para maior entendimento das comorbidades e suas manifestações, onde oportunizou-se observar e ter a possibilidade de conviver com essas pessoas acometidas por doenças físicas, mentais e sociais e com isso, desenvolver maior empatia, compreensão e respeito por elas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Bahn, Sabine, Emanuel Schwarz, Laura W. Harris, Daniel Martins-de-Souza, Hassan Rahmoune und Paul C. Guest. „Testes sanguíneos de biomarcadores para diagnóstico e tratamento de desordens mentais: foco em esquizofrenia“. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo) 40, Nr. 1 (11.12.2012): 02–09. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-60832012005000005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A descoberta e a aplicação clínica de biomarcadores para desordens mentais são confrontadas com muitos desafios. Em geral, os atuais métodos de descoberta e validação de biomarcadores não produziram os resultados que foram inicialmente aguardados depois da finalização do Projeto Genoma Humano. Isso se deve principalmente à falta de processos padronizados conectando a descoberta de marcadores com tecnologias para a validação e a tradução para uma plataforma que ofereça precisão e fácil uso em clínica. Como consequência, a maior parte dos psiquiatras e praticantes em geral são relutantes em aceitar que testes de biomarcadores pode suplementar ou substituir os métodos de diagnóstico utilizados baseados em entrevista. Apesar disso, agências regulatórias concordam agora que melhoras nos correntes métodos são essenciais. Além disso, essas agências estipularam que biomarcadores são importantes para o desenvolvimento de futuras drogas e iniciaram esforços no sentido de modernizar métodos e técnicas para suportar esses esforços. Aqui revisamos os desafios encontrados por essa tentativa do ponto de vista de psiquiatras, praticantes em geral, agências reguladoras e cientistas de biomarcadores. Também descrevemos o desenvolvimento de um novo teste sanguíneo molecular para esquizofrenia como um primeiro passo a esse objetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Sodré, Gabriel Roberto, Letícia Gabrielly Angelo Rocha und Yana Balduíno de Araújo. „Perfil de óbitos por transtornos mentais e comportamentais em Mato Grosso entre 2010 e 2020“. Revista Eletrônica Acervo Saúde 24, Nr. 6 (07.06.2024): e16126. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e16126.2024.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: Descrever os dados sobre os óbitos por transtornos mentais e comportamentais em Mato Grosso entre 2010 e 2020. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico que utilizou dados do DATASUS sobre óbitos por transtornos mentais e comportamentais, entre 2010 e 2020, em Mato Grosso, a partir das variáveis sexo, faixa etária e etnia. As informações foram organizadas e analisadas a partir de tabelas construídas por ferramentas do pacote office. Resultados: No período analisado, ocorreram um total de 2,127 óbitos, sendo o maior número de casos registrados no ano de 2020, com um total de 227 mortes. Observou-se que fatores como sexo, etnia e faixa etária têm maior frequência sobre a mortalidade por desordens psíquicas, uma vez que indivíduos do sexo masculino, negros e idosos são os mais afetados. Além disso, notou-se que há poucas informações referentes à etnia, visto que alguns grupos não foram incluídos. Conclusão: As mortes por transtornos mentais e comportamentais no estado de Mato Grosso têm grande prevalência e sofrem influência de variáveis significativas, o que demonstra a importância do levantamento de dados quantitativos referente a esse público, uma vez que foram poucas as análises encontradas sobre o tema, principalmente na associação entre transtornos psíquicos e grupos étnicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Marques, Guilherme dos Santos Cavotti, und Carolina da Costa de Carvalho. „A imigração no discurso médico-psiquiátrico brasileiro no pós-Segunda Guerra Mundial“. História, Ciências, Saúde-Manguinhos 29, suppl 1 (2022): 163–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702022000500011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O artigo analisa as contribuições da psiquiatria no debate sobre saúde e imigração no período pós-Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil recebeu refugiados e deslocados de guerra vindos do Leste Europeu. A preocupação com desordens mentais atribuídas aos traumas de guerra tornava a saúde mental tema de debate na imprensa especializada. A partir da análise de artigos médicos publicados nas revistas Arquivos Brasileiros de Higiene Mental e Arquivos Brasileiros de Neuriatria e Psiquiatria e na Revista de Imigração e Colonização , busca-se compreender a relevância da imigração como um campo de atuação e disputa por legitimidade dos psiquiatras no papel de autoridades na elaboração das políticas imigratórias brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Dissertationen zum Thema "Desordens Mentais"

1

Jacobs, Ursula. „Influência de função cognitiva, ansiedade e desordens psiquiátricas sobre adesão a tratamento em pacientes hipertensos não-controlados“. reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/16367.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Em média, 50% dos pacientes com doença crônica em países desenvolvidos não aderem a tratamento farmacológico, o que caracteriza problema mundial. A não-adesão é afetada por diversos fatores, sendo que, dentre eles, sugere-se que esteja o baixo desempenho cognitivo. Assim, foi realizada análise secundária de ensaio clínico randomizado, com o objetivo de investigar hipótese de que função cognitiva, ansiedade e desordens psiquiátricas associam-se a adesão ao tratamento, em hipertensos não-controlados. A amostra foi constituída por 56 pacientes adultos, com pressão arterial não controlada sob tratamento farmacológico, que participaram de todos os encontros do ensaio clínico randomizado Pharmaceutical care program for patients with uncontrolled hypertension. Capacidade cognitiva e memória foram mensuradas por meio de Mini Exame do Estado Mental (Mini-mental), spans de dígitos e palavras, testes das silhuetas de torres e igrejas e da pequena estória e metamemória. Ansiedade e desordens psiquiátricas foram avaliadas, respectivamente, por Inventário de Ansiedade Traço Estado (IDATE) e Self-Report Questionnaire (SRQ 20). Os participantes foram classificados como tendo adesão ao tratamento farmacológico ou não, segundo identificação dos níveis plasmáticos de hidroclorotiazida. Todos os pacientes pertencentes ao grupo de não-adesão ao tratamento (n=12) apresentaram pelo menos um teste de memória com escore alterado. Os participantes que obtiveram escores insatisfatórios em Mini-mental e span de palavras para memória recente apresentaram riscos, respectivamente, cinco e nove vezes maiores de não aderir a tratamento, em relação àqueles com escores normais (RR=5,42; IC95%: 1,62 - 18,14; P=0,006; e RR=8,89; IC95%: 0,98 - 80,61; P=0,052). Os presentes achados suportam a hipótese de que alterações de função cognitiva e memória estão associadas à menor adesão a tratamento, em pacientes hipertensos não-controlados. Tal associação não foi encontrada para ansiedade e desordens psiquiátricas. Os dados sugerem um novo olhar sobre a prática farmacêutica, podendo representar um avanço para a determinação de estratégias efetivas de intervenção. O farmacêutico, por meio da prática da Atenção Farmacêutica, pode utilizar Mini-mental e span de palavras como instrumentos no screening de não-adesão a tratamento. A partir dessa determinação, pacientes com prejuízo cognitivo ou de memória devem receber abordagem educacional diferenciada quanto à utilização de medicamentos, buscando superar a influência daqueles problemas sobre a adesão ao tratamento.
Mean of 50% of patients with chronic disease have no adherence to pharmacological treatment in developed countries, characterizing a world problem. The non-adherence is affected by several factors, being the low cognitive performance one of them. Then it was performed secondary analysis of a randomized clinical trial, aiming to investigate the hypothesis that cognitive function, memory and psychiatric disorders are associated with adherence to treatment in patients with uncontrolled hypertension. The sample included 56 adult patients with uncontrolled blood pressure under pharmaceutical treatment who participated of all meetings of the randomized clinical trial Pharmaceutical care program for patients with uncontrolled hypertension. Cognitive function and memory were measured by the Mini Mental State Examination (Mini-mental), digit and word spans of memory, tower and church shadow test, short story test and metamemory. Anxiety and psychiatric disorders were evaluated by the State Trace Anxiety Inventory (STAI) and the Self-Report Questionnaire (SRQ), respectively. The participants were classified as being adherent or non-adherent to the treatment, according to the identification of plasmatic hydrochlorothiazide levels. All of the non-adherent patients (n=12) had at least one memory test with altered score. The participants who obtained an unsatisfactory score in the Mini-mental and word span test for short-term memory had, respectively, five and nine-fold higher risks of not adhering to treatment than those with a normal score (RR=5.42; CI 95%: 1.62 - 18.14; P=0.006; and RR=8.89; IC 95%: 0.98 - 80.61; P=0.052). The current findings support the hypothesis that alterations of cognitive function and memory are associated to low adherence to treatment in patients with uncontrolled blood pressure. This association was not found for anxiety and psychiatric disorders. Data suggest a new view for the pharmaceutical practice, representing a progress towards the determination of effective intervention strategies. Through the practice of pharmaceutical care, the pharmacist can use the mini-mental and word span test as instruments for the screening of non-adherence to treatment. According to this determination, the patients with cognitive or memory impairments should receive a differentiated educational approach, regarding minimizing the influence of these problems upon non-adherence to the treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Lopes, Fabio Henrique. „O suicidio sem fronteiras : entre a razão e a desordem mental“. [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/282043.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Italo Arnaldo Tronca
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-23T14:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lopes_FabioHenrique_M.pdf: 2760545 bytes, checksum: 57ffdc12866ecbe09a3e4795a7863577 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Miró, i. Coll Maria Teresa. „Intent de suïcidi en el nen i l'adolescent: Estudi de la personalitat, L'“. Doctoral thesis, Universitat de Barcelona, 1989. http://hdl.handle.net/10803/2709.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El meu interès en el tema que centra aquesta tesi data de la meva participació, a l'Acadèmia de Ciències Mèdiques, en dues Taules sobre Suïcidi, amb una diferència d'un any aproximadament. Era també un temps en què acudien, cada cop amb major freqüència, a la consulta del Servei de Psicologia i Psiquiatria Infantil i de l'Adolescent de l'Hospital de la Creu Roja on treballo, nens que havien atemptat contra llur vida, els quals em donaven elements per a l'estudi i l'aprofundiment del tema.

Però el meu interès no és únicament i exclusivament científic i investigador, sinó sobretot humà. En veure el gran sofriment que comporten per a tots els membres de la família, les situacions límits a les quals pot dur un fill que ha intentat posar fi a la seva vida, el meu desig seria de fer alguna petita aportació que contribuís a mitigar aquest dolor mental i si fos possible, a la detecció i posterior tractament dels nens i de les famílies que tenen un alt risc.

Aquests dos vessants, el científic i l'humà, per a mi són indissociables i es troben presents no sols en aquest treball, sinó també al llarg de la meva vida professional. Per altra banda, he de dir que la finalitat d'aquest treball no és fer un simple estudi estadístic, sinó un estudi de les característiques personals, emocionals i familiars dels nens i adolescents que atempten contra llur vida.

Les hipòtesis que plantejo sòn les següents:

1.- El suïcidi no és una entitat psicopatològica per si mateix, sinó un símptoma amb unes representacions determinades.

2.- No hi ha unes característiques definitòries í típiques de la personalitat del suïcida, que la defineixin per si mateixa, en tot cas, la conjunció d'algunes d'elles.

3.- La detecció de diversos trets coincidents en analitzar la personalitat d'aquests joves, trets com la utilització de la dissociació, la tendència a 1' "acting out" i el pensament màgic, ens duen a pensar en l'existència d'una àrea de la personalitat amb un funcionament psicòtic, encara que la resta de la personalitat es mantingui més integrada.

4.- Hem pogut constatar, ja abans d'iniciar aquest treball, la dificultat de contacte afectiu en els membres de la família, especialment en els pares. Estan lluny d'entendre la conflictivat interna del fill, i llur dificultat per a suportar l'angoixa fa que vagin minimitzant els problemes, fins que molt sovint acaben abandonant el tractament.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Silva, Bruna Amélia Moreira Sarafim da. „Eventos traumáticos na infância estão associados com a ocorrência de desordens emocionais e variáveis clinicopatológicas em pacientes com câncer de cabeça e pescoço /“. Araçatuba, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151620.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Daniel Galera Bernabé
Banca: Glauco Issamu Miyahara
Banca: Flávia de Lima Osório
Resumo: Introdução: Eventos traumáticos na infância têm sido associados à ocorrência de ansiedade e depressão na fase adulta. Esta relação tem sido investigada em pacientes com câncer de mama, mas pouco explorada em pacientes com outros tipos de câncer. Objetivo: Avaliar a ocorrência de eventos traumáticos na infância e sua associação com as características clinicopatológicas e desordens emocionais em pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP). Método: Foram incluídos no estudo 110 pacientes com diagnóstico de carcinoma espinocelular (CEC) de cabeça e pescoço antes de iniciar o tratamento oncológico. Dados clinicopatológicos e biocomportamentais foram coletados dos prontuários clínicos dos pacientes. Os níveis de ansiedade e depressão foram avaliados por meio do Inventário de Ansiedade de Beck (IAB) e o Inventário de Depressão de Beck (IDB), respectivamente. Questionário sobre Trauma na Infância (CTQ) foi utilizado para avaliar a ocorrência de eventos traumáticos na infância. Resultados: A maioria dos pacientes eram homens (88,2%) com tumores localizados na boca (65.6%), laringe (19%) e orofaringe (15.4%). Cento e cinco pacientes (95.5%) relataram pelo menos um tipo de experiência traumática na infância. A negligência emocional foi o subtipo de trauma mais reportado (43.8%) e análise multivariada revelou que ela foi uma variável independente para estadiamento clínico avançado (β=2.15, p=0.048) e maior consumo de álcool (β=2.32, p=0.031). Pacientes com CCP que tiveram maior ocorrê... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Introduction: Childhood Traumatic events have been associated with anxiety and depression occurrence in adulthood. This relationship has been investigated in breast cancer patients, however it is little explored in patients with other types of cancer. Objective: To evaluate the childhood trauma occurrence in head and neck cancer (HNC) patients, as well as its association with clinicopathological variables, and anxiety and depression levels. Method: The study included 110 head and neck squamous cell carcinoma (HNSCC) patients before starting cancer treatment. Clinicopathological and biobehavioral data were collected from patient's medical records. Anxiety and depression levels were assessed by Beck Anxiety Inventory (BAI) and Beck Depression Inventory (BDI), respectively. Childhood Trauma Questionnaire (CTQ) was used to evaluate the childhood traumatic events occurrence. Results: The most of the HNSCC patients was men (88.2%), with tumors located in oral cavity (65.6%), larynx (19%) and oropharynx (15.4%). One hundred and five patients (95.5%) had experienced at least one type of childhood trauma. Emotional neglect was the most reported childhood trauma (43.8%) and multiple regression revealed that it was an independent variable for advanced clinical staging (β=2.15, p=0.048), and higher alcohol consumption (β=2.32, p=0.031). HNSCC patients who had a higher occurrence of traumatic events in childhood had almost 12 times more chances of having increased depression levels durin... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Prefasi, Gomar Salvador. „Evaluación de la experiencia de usuario (UX) mediante la aplicación móvil e-terapia orientada al control de la sintomatología en personas con trastorno bipolar“. Doctoral thesis, Universitat Politècnica de València, 2021. http://hdl.handle.net/10251/158556.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
[ES] La investigación de la presente tesis está motivada por el interés en conocer el impacto en el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC's) en pacientes con una enfermedad mental grave y crónica, mediante la experimentación realizada con la aplicación web e-Terapia para el control y seguimiento de la sintomatología de pacientes con un Trastorno Bipolar. Esta aplicación ha sido desarrollada por el Servicio de Psiquiatría y Psicología Clínica del Hospital Universitario y Politécnico la Fe de Valencia y se emplea actualmente en el tratamiento psicosocial de pacientes que reúnen una serie de requisitos como estar en estado estable al inicio de la participación, el compromiso de seguir el programa psicoterapéutico programado por el Hospital, disponer de un dispositivo ubicuo inteligente y estar familiarizado con el uso de aplicaciones móviles. Los estudios previos realizados por el doctorando han intentado valorar por un lado, el grado de satisfacción de un grupo de pacientes con una enfermedad mental de carácter crónico al enfrentarse al manejo de herramientas digitales multimedia para su formación educacional, laboral y terapéutica, y por otro, valorar el grado de usabilidad y accesibilidad empleados en aplicaciones informáticas para evaluar y analizar las limitaciones concretas de este tipo de personas, con la finalidad de comprender mejor las barreras que potencian la Brecha Digital para estos colectivos, y buscarles una solución a través de los criterios de usabilidad y accesibilidad adaptados a las necesidades de personas con una enfermedad mental, que complementen las pautas generales de diseño y programación utilizados actualmente. Si bien es cierto que existen numerosas investigaciones en el ámbito médico y sanitario sobre las necesidades, adecuación e impacto de las TIC en colectivos con alguna discapacidad física, existe aún una importante carencia de estudios científicos que valoren y analicen la accesibilidad real en la utilización de las nuevas tecnologías en personas con algún tipo de discapacidad mental, y más concretamente en personas con una enfermedad mental grave y crónica como el Trastorno Bipolar. A nivel social, es muy importante desarrollar herramientas y aplicaciones interactivas que permitan el control directo y eficaz de las personas con trastornos relacionados con la Salud Mental. Estas herramientas o aplicaciones deben estar orientadas a cumplir con una serie de requisitos funcionales y estéticos de interfaz de comunicación hombre-máquina desde el punto de vista de la usabilidad, la accesibilidad y la Experiencia de Usuario (UX), proporcionando así una información valiosa tanto para diseñadores, ingenieros informáticos y programadores como para el personal sanitario involucrado en el desarrollo de nuevos instrumentos de ayuda y control. Mediante el presente trabajo de tesis, no solo se ha recopilado una serie de pautas a seguir para mejorar la Experiencia de Usuario (UX) con e-Terapia que se aplicarán en un futuro próximo para actualizar esta herramienta imprescindible para el tratamiento psicosocial de pacientes con Trastorno Bipolar. La importancia de aumentar la adherencia de los pacientes a dicha aplicación, repercute directamente en su estado mental y en su calidad de vida, lo que obliga a ir mejorando poco a poco este tipo de aplicaciones con la ayuda de los propios pacientes para conocer de primera mano, cómo se sienten al utilizarla.
[CA] La investigació de la present tesi està motivada per l'interés a conéixer l'impacte en l'ús de les Tecnologies de la Informació i la Comunicació (TIC's) en pacients amb una malaltia mental greu i crònica, per mitjà de l'experimentació realitzada amb l'aplicació web e-Terapia per al control i seguiment de la simptomatologia de pacients amb un Trastorn Bipolar. Esta aplicació ha sigut desenvolupada pel Servei de Psiquiatria i Psicologia Clínica de l'Hospital Universitari i Politècnic la Fe de València i s'empra actualment en el tractament psicosocial de pacients que reunixen una sèrie de requisits com estar en estat estable a l'inici de la participació, el compromís de seguir el programa psicoterapèutic programat per l'Hospital, disposar d'un dispositiu intel·ligent i estar familiaritzat amb l'ús d'aplicacions mòbils. Els estudis previs realitzats pel doctorand han intentat valorar d'una banda, el grau de satisfacció d'un grup de pacients amb una malaltia mental de caràcter crònic a l'enfrontar-se al maneig de ferramentes digitals multimèdia per a la seua formació educacional, laboral i terapèutica, i d'un altre, valorar el grau d'usabilitat i accessibilitat empleats en aplicacions informàtiques per a avaluar i analitzar les limitacions concretes d'este tipus de persones, amb la finalitat de comprendre millor les barreres que potencien la Bretxa Digital per a estos col·lectius, i buscar una solució a través dels criteris d'usabilitat i accessibilitat adaptats a les necessitats de persones amb una malaltia mental, que complementen les pautes generals de disseny i programació utilitzats actualment. Si bé és cert que hi ha nombroses investigacions en l'àmbit mèdic i sanitari sobre les necessitats, adequació i impacte de les TIC en col·lectius amb alguna discapacitat física, existix encara una important carència d'estudis científics que valoren i analitzen l'accessibilitat real en la utilització de les noves tecnologies en persones amb algun tipus de discapacitat mental, i més concretament, en persones amb una malaltia mental greu i crònica com el Trastorn Bipolar. A nivell social, és molt important desenvolupar ferramentes i aplicacions interactives que permeten el control directe i eficaç de les persones amb trastorns relacionats amb la Salut Mental. Estes ferramentes o aplicacions han d'estar orientades a complir amb una sèrie de requisits funcionals i estètics d'interfaç de comunicació home-màquina des del punt de vista de la usabilitat, l'accessibilitat i l'Experiència d'Usuari (UX), proporcionant així una informació valuosa tant per a dissenyadors, enginyers informàtics i programadors com per al personal sanitari involucrat en el desenvolupament de nous instruments d'ajuda i control. Per mitjà del present treball de tesi, no sols s'ha recopilat una sèrie de pautes que s'han de seguir per a millorar l'Experiència d'Usuari (UX) amb e-Terapia que s'aplicaran en un futur pròxim per a actualitzar esta ferramenta imprescindible per al tractament psicosocial de pacients amb Trastorn Bipolar. La importància d'augmentar l'adherència dels pacients a la dita aplicació, repercutix directament en el seu estat mental i en la seua qualitat de vida, la qual cosa obliga a anar millorant a poc a poc este tipus d'aplicacions amb l'ajuda dels propis pacients per a conéixer de primera mà, com se senten a l'utilitzar-la.
[EN] The research of this thesis is motivated by an interest in understanding the impact of the use of Information and Communication Technology (ICT) for patients with severe and chronic mental illness, through experimentation carried out with the web application e-Therapy for the control and monitoring of the symptoms of patients with Bipolar Disorder. This application was developed by the Psychiatry and Clinical Psychology Service of La Fe University and Polytechnic Hospital of Valencia, and is currently used in the psychosocial treatment of patients who meet a series of requirements such as being in a stable state at the beginning of participation, having the commitment to follow the psychotherapeutic program programmed by the Hospital, having unrestricted access to a smart device, and being familiar with the use of mobile applications. Previous studies carried out by the doctoral student have attempted to assess, on the one hand, the degree of satisfaction of a group of patients with chronic mental illness when facing the use of digital multimedia tools for their educational, occupational and therapeutic training, and on the other hand, the degree of usability and accessibility of computer applications used to evaluate and analyze the specific limitations of this type of person in order to better understand the barriers that increase the Digital Divide for these groups, and seek a solution through the usability and accessibility criteria adapted to the needs of people with mental illness, which complement the general design and programming guidelines currently in place. Although it is true that there are numerous investigations in the medical and health field on the needs, adequacy and impact of ICT in groups with some physical disability, there is still a significant lack of scientific studies that assess and analyze real accessibility in the use of new technologies in people with some type of mental disability, and more specifically in people with a severe and chronic mental illness such as Bipolar Disorder. At a social level, it is extremely important to develop interactive tools and applications that allow direct and effective control of people with disorders related to Mental Health. These tools or applications must be aimed at meeting a series of functional and aesthetic human-machine communication interface requirements from the point of view of usability, accessibility and User Experience (UX), thus providing valuable information both for designers, computer engineers and programmers as well as healthcare personnel involved in the development of new instruments for help and control. As a result of this thesis project, a series of guidelines has been compiled which can be followed to improve the User Experience (UX) with e-Therapy. These guidelines will be applied in the near future to update this essential tool for the psychosocial treatment of patients with Bipolar Disorder. The importance of increasing patients' adherence to this application has a direct impact on their mental state and quality of life, which means that this type of application is gradually improving with the help of the patients themselves by allowing researchers to get to know how patients feel when they are using it.
Prefasi Gomar, S. (2020). Evaluación de la experiencia de usuario (UX) mediante la aplicación móvil e-terapia orientada al control de la sintomatología en personas con trastorno bipolar [Tesis doctoral]. Universitat Politècnica de València. https://doi.org/10.4995/Thesis/10251/158556
TESIS
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Bücher zum Thema "Desordens Mentais"

1

A Mente Esquerdista: As Causas Psicológicas da Loucura Política. Vide Editorial, 2016.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Balestero, Gabriela Soares, und Ana Silvia Marcatto Begalli. Estudos de Direito Latino Americano. 11. Aufl. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.edl1037-0.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com muita satisfação publicamos mais uma edição da coletânea “Estudos de Direito Latino Americano” em seu Volume XI. Trata-se de uma obra que visa reunir pesquisas sobre diversas temáticas jurídicas tanto do Brasil quanto da América Latina. O primeiro capítulo intitulado “Políticas Públicas e Desigualdade Social nas cidades brasileiras: uma resenha crítica” foi fazer uma resenha crítica do artigo intitulado: Globalização e desafios urbanos: políticas públicas e desigualdade social nas cidades brasileiras, publicado na Revista Eure (Santiago), no ano de 2011. O artigo foi realizado através de uma pesquisa exploratória, assentada em uma revisão literária bibliométrica com procedimento quantiqualitativo e método histórico comparativo. endo como objetivo, compreender os diversos ciclos de crescimento econômico evitaram uma redistribuição mais equitativa da riqueza, agravando as desigualdades sociais e empobrecendo as populações urbanas brasileiras. O segundo capítulo intitulado “O sequestro do ônibus 174: a generalização do Direito Penal do inimigo através da trajetória de Sandro Barbosa do Nascimento” é apresentada a história de Sandro Barbosa do Nascimento, que foi marcada pela ausência de suporte estatal, culminando em um sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, tentativa do agente de ser ouvido pelas autoridades. O estudo foi dividido em três etapas. Na primeira, é narrado o episódio criminoso envolvendo o transporte público. Em seguida, é exposta a história de Sandro desde sua infância, quando presenciou a morte de sua mãe a facadas até pouco antes do fatídico evento que o levou à morte pelas mãos de policiais com o objetivo de evidenciar a influência da negligência do Estado em sua formação. Por fim, é feita uma análise entre os trágicos acontecimentos ocasionados pela não efetivação das normas que dizem respeito ao direito à vida e segurança pública, bem como os requisitos básicos das garantias fundamentais, dentre eles saúde, alimentação e educação, com a tese descritiva de Günther Jakobs sobre o Direito Penal do Inimigo, que estabelece a marginalização e punição antecipada de indivíduos que insistem em violar os tipos penais, desligando-se do ser cidadão e regredindo ao chamado Estado Natural. O terceiro capítulo intitulado “O licenciamento ambiental e o projeto de lei nº 2159/2021 sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável” é analisada a institucionalização de uma política de gestão ambiental é fenômeno recente no Brasil, que surgiu a partir de uma mudança global de conscientização ambiental durante a década de 1970, motivando a edição da Lei 6938/1981 através da qual, pela primeira vez em âmbito nacional, houve uma gestão integrada dos recursos naturais expressa por uma Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), que inovou ao prever instrumentos de gestão ambiental como o licenciamento ambiental. Trata-se do instrumento adotado para possibilitar a implementação, construção e operação de empreendimentos que tenham potencial poluidor, garantindo que a necessária proteção ambiental seja observada nesse processo. Esse processo, contudo, sofre diversas críticas quanto ao seu funcionamento, com diversas tentativas de alteração legislativa do processo atual, sendo que o objetivo do presente trabalho é analisar as alterações propostas pelo Projeto de Lei 2159/2021, Projeto de Lei 3.729/2004 e a introdução da Licença por Adesão e Compromisso a fim de responder o questionamento central levantado: se a adoção da LAC é um instrumento capaz de garantir maior eficiência ao processo de licenciamento ambiental ou se tal modificação no sistema pode colocar em risco a proteção ao meio ambiente e o objetivo de se promover o desenvolvimento sustentável previsto na Constituição da República Brasileira. Como objetivo específico, visa aprofundar a figura do licenciamento ambiental como instrumento do desenvolvimento sustentável e analisar as especificidades das alterações propostas. O quarto capítulo intitulado “A eficiência da autofalência: análise custo-benefício de um instituto esquecido no ordenamento jurídico” tem como objetivo analisar a eficiência do instituto da autofalência (falência requerida pelo próprio devedor). O capítulo observa a Lei de Recuperação de Empresas e Falência (LREF) com o auxílio da Análise Econômica do Direito visando à análise dos custos de falência da autofalência e os benefícios trazidos ao optar pelo instituto, como a proteção ao patrimônio dos sócios e outras vantagens introduzidas em decorrência da alteração da Lei nº 11.101/2005 pela Lei nº 14.112/2020. Ao final, conclui-se que a autofalência é um mecanismo viável que visa a diminuir os custos sociais de uma futura recuperação judicial infrutífera, diante da preocupação do Estado com a crise financeira e econômica de uma empresa. O quinto capítulo intitulado “As diversidades e as Tics na educação: uma análise inclusiva” tem como objetivo entender a relevância da valorização da diversidade e da redução da desigualdade em um determinado cenário organizacional, inclusive instituições de ensino, foco do presente estudo e sugerir mudanças pedagógicas utilizando as tecnologias de informação como meios para a existência de um ambiente organizacional que pratique a inclusão. Sabe-se que a ideia básica da gestão da diversidade em qualquer instituição é a necessidade da prática do respeito, da empatia, da inclusão e do reconhecimento de modo que um ambiente produtivo efetivamente ocorra, onde todos se sintam valorizados e os talentos sejam utilizados em plenitude realmente exista. Somente assim, as finalidades plenas daquela instituição educacional conseguirão ser atingidas. O sexto capítulo intitulado “A Corte Constitucional Monocrática: questões sobre as decisões monocráticas em controle de constitucionalidade concentrado” o autor defende que o sistema de controle de constitucionalidade adotado pelo Brasil, que congloba tanto o modelo concentrado quanto o difuso; corrobora com o aumento indireto das competências da Corte Constitucional, entre outros. A fim de proporcionar eficiência aos julgamentos, criou-se a possibilidade de prolação de decisões monocráticas, porém questiona-se a sua legitimidade e respeito à separação dos poderes, mormente quando em ações de controle concentrado de constitucionalidade, uma vez que por decisão liminar, de um único ministro, suspende-se o efeito de Lei, processada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo. O sétimo capítulo intitulado “O constitucionalismo ecológico biocêntrico sob uma análise sistemática crítica” tem como objetivo estabelecer a relação entre o ser humano e o meio ambiente, especificamente em relação à fauna, é questão recorrente no debate doutrinário, de modo que houve grandes evoluções no arcabouço jurídico pertinente. Se nos primórdios o meio ambiente não representava preocupação para o ser humano, tem-se que no sistema jurídico pátrio hodierno um verdadeiro rol de garantias aos animais, ainda que sob uma visão antropocêntrica do Constitucionalismo Ecológico. Com isto, quer-se dizer que estas garantias não representam direitos à fauna, uma vez que não são sujeitos de direitos, mas sim deveres do ser humano. Nesta toada, há movimento recente na doutrina com a finalidade de propor uma mudança de paradigma, de modo que os animais passem a ser sujeitos de direitos e possam fruir de direitos fundamentais, nos moldes dos direitos garantidos ao ser humano. Portanto, relevantes questões exsurgem desse Constitucionalismo Ecológico Biocêntrico, especialmente se de fato representa avanço ao arcabouço jurídico, bem como se traz efetividade que justifique esta mudança tão profunda e os efeitos que lhes são corolários. O oitavo capítulo intitulado “O desmonte da política de assistência social durante o governo Bolsonaro: análise do contexto assistencial na pandemia da Covid - 19” tem como objetivo analisar o contexto de precarização e sucateamento, e com os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 e o agravamento de algumas questões sociais, como o aumento de desemprego, amplia a inserção da população em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza. O atual contexto que vivenciamos é marcado por fortes ataques aos direitos sociais, somado a ampliação de trabalhos temporários, subcontratação, flexibilização, em que se tem o aumento de trabalhos desprotegidos, invisíveis às Leis trabalhistas. O nono capítulo intitulado ‘Improbidade administrativa: seus aspectos e sua denotação crítica” tem como objetivo analisar e esquematizar a questão que caracteriza a Improbidade Administrativa, em conformidade com fatores que vem ganhando espaço com desordens diante da lei. Ao exercício das atividades que são desempenhadas pelos agentes públicos e que levam a constância de razões que atentem contra a integridade, desempenhando ilegalidades com enriquecimento pessoal e violando princípios em benefício próprio, importunando assim a constitucionalidade da lei de improbidade. A Administração Pública é o alicerce para a concretização de serviços, visando à satisfação da coletividade, e é voltada para assuntos detalhados que tem como objetivo alcançar com perfeição os princípios que norteiam a administração. Aos que causem prejuízos ao erário e ao enriquecimento ilícito, consoante as suas especificidades descritas na lei, consiste em improbidade administrativa. Os que causam prejuízos ao erário e enriquecem ilicitamente se enquadram como agentes causadores da improbidade administrativa. O décimo capítulo intitulado “Benefício Assistencial: análise das condições de miserabilidade” tem como objetivo analisar a concessão ao Benefício Assistencial. No artigo 203, V da Constituição Federal de 1988, traz a garantia da concessão de um beneficio assistencial à pessoa idosa ou deficiente que não tenha condições de prover o próprio sustento. Esse benefício tem regulamentação na Lei 8.742/93, conhecida como LOAS – Lei Orgânica da Previdência Social, que demonstra a acerca do benefício de prestação continuada, e institui o direito fundamental à assistência social, garantindo condições de uma sobrevivência digna àqueles que, apesar de não ter vertido contribuições previdenciárias ou tenham perdido a qualidade de segurado, não se encontram em condições de prover o próprio sustento, seja pela idade, ou em razão de alguma deficiência. Entretanto, existem requisitos para sua concessão, dentre eles o critério da miserabilidade, que cita um valor igualitário para definir quem será considerado hipossuficiente para fins do benefício de prestação continuada. Sendo assim, a fixação de um valor baixo para examinar a miserabilidade do postulante, é ferir sem sombra de dúvida esse princípio. Demonstrar-se-á, também, que o Estado não deve se afastar da sua função primordial, qual seja, promover o bem-estar de qualquer pessoa que dele necessite. O décimo primeiro capítulo intitulado “Direito do trabalhador rural: preceitos constitucionais e direitos fundamentais” tem como objetivo analisar fontes de melhorias nas condições do trabalhador rural, na qual desempenha na agricultura uma das atividades essenciais para o desenvolvimento econômico e sustentável do país, no entanto, os trabalhadores que desempenham esta atividade não têm seus direitos trabalhistas e previdenciários devidamente resguardados e em sua grande maioria vivem e trabalham em condições precárias. Ressalta-se que no Brasil esse problema se arrasta há anos, desde a formação do país, pois o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio não despertou o mesmo interesse do legislador em relação à regulação do trabalhador urbano. Tal observação está denominada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), publicada em 1943, onde é nítida a preocupação quanto à regulação e proteção do trabalhador urbano. Ao passo que, o trabalhador rural encontra-se visivelmente excluído da esfera dessa proteção legal através da disposição do art. 7º, alínea “b”, da CLT. Desta feita, nasce a necessidade de investigação e análise dos motivos que geram tal precariedade dos direitos desta importante categoria de trabalhadores. O décimo segundo capítulo intitulado “Direito tributário constitucional: a (im)possibilidade do exercício do poder judicante aos tribunais administrativos fiscais” propõe a análise acerca da possibilidade do exercício do poder judicante dos Tribunais Administrativos Fiscais, sob a ótica da Constituição Federal de 1988. O décimo terceiro capítulo intitulado “Impacto das instituições do Direito e da Administração no trabalho no mundo pós-pandemia” tem por finalidade realizar uma reflexão sobre o impacto das instituições do direito e da administração na construção do sentido do trabalho pós-pandemia. Como elemento presente na vida do ser humano desde os primórdios de sua atuação sobre a natureza, o trabalho reveste-se de centralidade que ultrapassa a mera satisfação de necessidades econômicas e alcança outras dimensões, como a social e a de saúde física e mental. Neste diapasão, a administração e o direito do trabalho, são elencados para estudo por serem as instituições sustentadoras das relações formais e informais no mundo do trabalho. No contexto de relações sociais trabalhistas na pós-pandemia, busca-se responder à questão de pesquisa: qual o impacto das instituições Administração e Direito do Trabalho, estruturadoras das relações sociais nas organizações, após a ruptura do modo tradicional de execução do trabalho com a pós-pandemia? Essa questão é respondida mediante pesquisa bibliográfica, em um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e de natureza básica. O décimo quarto capítulo intitulado “A teoria argentina de Enrique del Percio sobre mudanças na sociedade contemporânea e a influência destas no envelhecimento do Perfil demográfico populacional na América Latina” tem como objetivo estudar os países da América Latina, entre eles a Argentina e o Brasil, e como têm experimentado um crescente movimento de envelhecimento do seu perfil populacional, o que decorre de sucessivas quedas nas taxas de natalidade e aumentos na expectativa de vida das pessoas. Esse movimento demográfico, tratado por alguns como “onda idosa”, decorre de profundas mudanças na sociedade, em processo que foi muito bem explorado pelo professor e filósofo argentino Enrique del Percio, o qual soube analisar as alterações estruturais na sociedade ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito ao papel das mulheres, que foi determinante para o panorama de envelhecimento vivido atualmente. Por fim, o décimo quinto capítulo intitulado “Criação, análise, interpretação e construção dos Direitos Humanos passados e futuros a partir da revitalização e da importância da língua espanhola” tem como objetivo fazer uma síntese historiográfica da relevância do uso da língua hispânica no centro dos principais “direitos passados e futuros”, acentuando os pontos de similaridade dos valores culturais atuais até à formação de blocos supranacionais e de alianças em comum. Neste passo, propõe-se uma reflexão sobre a posição de assimilação do castelhano à educação política, jurídica e econômica das próximas gerações, e a sua constante retroalimentação. Por isso, a obra que ora se apresenta é de leitura obrigatória para estudantes e profissionais do Direito que queiram compreender e formar opinião acerca de temas jurídicos que transcendem nosso país e, diante de tais debates importantes trazidos na presente obra podem surgir soluções e respostas para a resolução de diversas questões em pauta na América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Buchteile zum Thema "Desordens Mentais"

1

Pereira, Irismar, Adailson da Silva Moreira, Silvia Araújo Dettmer und Elton Fogaça Costa. „DESORDENS MENTAIS PROVOCADAS PELA SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL“. In Revisão da Teoria e da Prática Médica, 26–37. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0651903093.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Mineshita, Larissa Natsumi Hosoda, Angélica Homobono Nobre, George Alberto da Silva Dias und Lauro Lincoln da Silva Pessoa. „ANÁLISE E CORRELAÇÃO DOS MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO DO APARELHO AURICULAR COM OS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES DO CORPO“. In COLETÂNEA DE ESTUDOS EM SAÚDE, REABILITAÇÃO E TECNOLOGIA, 160–75. Hawking, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5203093.1-12.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A auriculoterapia chinesa é uma das práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), considerada segura, eficaz e com grande aceitabilidade, uma vez que é reconhecida por seus efeitos benéficos em distúrbios psíquicos, físicos e mentais, sendo as desordens corporais tratadas por meio de pontos específicos do pavilhão auricular (KUREBAYASHI; SILVA, 2015).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Honorio, Débora Duarte, Isabel de Miranda und Filipe Dinato de Lima. „ATIVIDADE FÍSICA E DESORDENS DE SAÚDE MENTAL: PREVENÇÃO, CUIDADO E TRATAMENTO“. In Assistência integral à saúde: desafios e vulnerabilidades da assistência, 25–41. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/231014698.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As desordens de saúde mental estão entre as principais causas de disfuncionalidade no mundo. Em função do aumento da ocorrência e da prevalência das desordens de saúde mental, faz-se necessário propor novas formas de prevenção e tratamento de tais desordens, e de cuidado das pessoas em sofrimento psíquico. Nesse sentido, a prática de atividade física surge como uma estratégia efetiva em diversos quadros. O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre o potencial da atividade física no cuidado, na prevenção e no tratamento de desordens de saúde mental. Para tal, abordou-se o efeito da prática de atividade física na prevenção das desordens de saúde mental, à luz das adaptações fisiológicas e psicossociais induzidas pelo movimento. Além disso, o estudo tratou da influência da prática de atividade física no cuidado dos pacientes em sofrimento psíquico, a partir de uma abordagem integrativa promotora de qualidade de vida. Por fim, buscou-se compreender o efeito da atividade física no tratamento das desordens de saúde mental, possibilitando a abreviação do tempo de tratamento ou a redução da dosagem medicamentosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Ribeiro, Yasmin Pacheco, Dayane Azevedo Spinelli, Jennyfer de Fátima Aryadne Silva, Anna Paula Maia Soares, Bárbara Lima Borges, Amanda da Silva Barbosa, Mariana Pinheiro Muniz, Ingrid Ellen Lima Machado, Andréa Mendes Silva und Nelson Antonio Bailão Ribeiro. „INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO NARRATIVA“. In INTERFACES DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL, 24–32. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2021. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-995572-2-4/02.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
OBJETIVO: Apresentar as principais mudanças e fatores de risco para a saúde mental da população geral e em pacientes psiquiátricos durante a pandemia da COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa baseada na coleta de dados por meio de levantamento bibliográfico. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS e Medline, utilizando os descritores: COVID-19 / COVID-19 / COVID-19, Pandemia / Pandemic / Pandemia, Saúde Mental / Mental Health / Salud Mental, Transtornos Mentais / Mental Disorders / Desordenes Mentales. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os achados na literatura a respeito das mudanças na saúde mental da população e em pacientes psiquiátricos, destacaram-se fatores estressantes, como: isolamento social, quarentena, divulgação de informações falsas a respeito da doença e crise econômica, que influenciaram em implicações na saúde mental, dentre os distúrbios emocionais os principais relatados foram: angústia, medo, ansiedade, estresse, depressão e pânico. Estas respostas emocionais frente às circunstâncias atuais podem influenciar no agravamento de transtornos psiquiátricos pré-existentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pandemia da COVID-19 afetou o bem-estar psicológico da população. O desfecho psicológico mais observado na população e possivelmente duradouro foi sintomas de depressão, ansiedade, estresse e confusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

BEATRYZ MEDEIROS DA COSTA, LUA, ALEXSANDRA MARTINS GOMES, ELEONORA RODRIGUES DA COSTA FIGUEIREDO, ELIANE MARIA DANTAS GOMES, MARTA LEONE HOLANDA und NATANAEL VITAL GURGEL. „DESORDENS HORMONAIS E O RISCO DE TRANSTORNOS NEUROPSIQUIÁTRICOS“. In ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES SOBRE SAÚDE MENTAL. Editora Academic, 2023. http://dx.doi.org/10.58871/ed.academic210823.v1.17.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Alvares, Larissa Ayres Scagliarini, Sheila Rodrigues de Sousa Porta und Fabiana Santos Gonçalves. „AGRAVO DOS SINTOMAS DAS DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19“. In Saúde Mental, 242–49. 2. Aufl. Editora Pasteur, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/544304.2-28.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Villegas-Moreno, Martha Juliana, und Constanza Londoño-Pérez. „Modelo predictivo de insatisfacción con la imagen corporal“. In Perspectivas de investigación psicológica: aportes a la comprensión e intervención de problemas sociales, 133–57. Editorial Universidad Católica de Colombia, 2021. http://dx.doi.org/10.14718/9789585133808.2021.8.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La insatisfacción con la imagen corporal origina y mantiene diversos trastornos, entre los que se encuentran: problemas de conducta alimentaria, depresión, ansiedad, y desorden dismórfico corporal y muscular. Esta ha sido comprendida desde teorías socioculturales que explican la internalización de actuales estereotipos de belleza imperantes en la sociedad occidental a partir de presión ejercida por medios de comunicación, grupo de pares y familia. El objetivo de este estudio fue identificar las variables individuales, sociales y culturales que en interacción predicen la insatisfacción con la imagen corporal. La muestra estuvo conformada por 270 participantes, hombres y mujeres con edades entre 13 y 57 años, con distintas características sociodemográficas. Se usaron cinco cuestionarios para evaluar las variables de asociación y de desenlace. Se encuentran correlaciones positivas y significativas de variables, como preocupación por la comida, ideal de delgadez y bulimia, y la insatisfacción corporal. El modelo predictivo de la insatisfacción con la imagen corporal con el mejor nivel ajuste, principalmente incluye variables relacionadas con la salud mental, actitudes socioculturales y características demográficas. Se concluye que actitudes favorables en torno al ideal de belleza y la presencia de trastornos de salud mental específicos predicen la insatisfacción con la imagen corporal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

GONTIJO, ALLAN ANDRADE, BRUNO HENRIQUE DE FARIA FREIRE und MICHELLE PAZ ARAUJO. „USO DE SUPLEMENTOS E VITAMINAS NO TRATAMENTO DE DESORDENS PSICOLÓGICAS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE MENTAL“. In SAÚDE MENTAL: Desafios da Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidado na Sociedade Moderna - Edição IV, 190–200. 4. Aufl. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/562655.4-24.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

SILVA, C. J. F., S. L. GOMES und A. S. VASCONCELOS. „IDENTIFICAÇÃO E MANEJO EMERGENCIAL DA PSICOSE PÓS-PARTO“. In Open Science Research IX, 1588–99. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/221010449.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
INTRODUÇÃO: A psicose pós-parto (PP) é um transtorno de humor pós-natal grave que comumente se manifesta como mania aguda, alucinações e depressão. Sob esse viés, a identificação precoce e a rápida intervenção farmacológica se tornam essenciais para a prevenção de eventos graves subsequentes, como suicídio materno e infanticídio. O transtorno supracitado demanda uma avaliação criteriosa do estado geral da paciente, incluindo a necessidade de hospitalização e garantia de segurança para a usuária, além da possibilidade de uso de benzodiazepínicos, antipsicóticos atípicos. Nessa perspectiva, a manutenção do tratamento em termos psicológicos e psicossociais se torna relevante à medida que infere na qualidade de vida das pacientes diagnosticadas com PP e evita a recidiva dos episódios agudos. OBJETIVO: Analisar os aspectos do atendimento de gestantes em episódios psicóticos agudos em ambiente hospitalar, por meio de uma análise da literatura científica entre janeiro de 2018 e julho de 2022. METODOLOGIA: Foram selecionadas publicações no banco de dados PubMed, utilizando-se os descritores: (postpartum psychosis) AND (emergency) AND (pregnant). Ademais, considerando-se o critério de inclusão de publicações dos últimos 5 anos, reduziu-se a pesquisa de 881 para 541 publicações. RESULTADOS: Em um estudo com 13 mulheres de 25 a 44 anos, uma já apresentava diagnóstico de desordem bipolar e 3 foram diagnosticadas posteriormente ao parto. Ademais, em 16 episódios agudos de psicose pós-parto vivenciados por essas mulheres, 94% desses episódios (13) foram manejados por intermédio de internação hospitalar. Outrossim, no que diz respeito à provisão de saúde mental, em 44% dos episódios (7), as mulheres estavam sob os cuidados secundários de uma equipe de saúde, o que demonstra uma baixa presença de continuidade da linha de cuidado na PP. Nessa perspectiva, os principais antipsicóticos utilizados são a lurasidona e o aripiprazol, além da administração de lítio de 6 a 9 meses, a fim de reduzir sintomas da doença, que podem se acentuar se forem conjugados a antidepressivos sem estabilizadores de humor. CONCLUSÃO: Em decorrência da gravidade da PP, é imprescindível a avaliação imediata do estado da paciente e, em alguns casos, a realização de internação hospitalar, como também da administração de medicamentos que visam ao manejo dos quadros agudos de psicose pós-parto. Ademais, faz-se necessária a assistência em saúde para prevenir a agudização e facilitar a recuperação, promovendo, assim, um suporte a longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "Desordens Mentais"

1

Medeiros, Andressa Alves, Camila Costa Vargens, Camilla Fonseca Silva und Tracy Martina Marques Martins. „O PAPEL DA MICROBIOTA INTESTINAL NO DESENVOLVIMENTO DE DESORDENS MENTAIS“. In I CONGRESSO BRASILEIRO INTEGRADO EM SAÚDE PÚBLICA E COLETIVA (I CONBRAISPUC). Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2023. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-84528-21-5/74.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

„DIFERENCIAS EN EL ACCESO Y EN EL TIEMPO HASTA EL INICIO DE TRATAMIENTO HEPATITIS C EN PERSONAS CON DESORDENES DE SALUD MENTAL“. In 23° Congreso de la Sociedad Española de Patología Dual (SEPD) 2021. SEPD, 2021. http://dx.doi.org/10.17579/sepd2021o048.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
People who inject drugs (PWID) and other marginalized populations with high hepatitis C virus (HCV) infection rates represent a unique challenge for treatment initiation due to health, administrative and social barriers. We analyzed the HCV cascade of care (CoC) in some vulnerable subpopulations in Madrid, Spain, when using a mobile point of care. to identify gaps and barriers to improve HCV elimination efforts in these populations. Methods: From 2019 to 2021, a mobile unit was used to screen for HCV using a linkage-to-care and two-step point-of-care-based strategy. Viremic participants were grouped into four subgroups: PWID, homeless individuals, people with a mental health disorder (MHD) and people with alcohol use disorder (AUD). Logistic regression and Cox and Aalen’s additive models were used to analyze associated factors and differences between groups. Results: A prospectively recruited cohort of 214 HCV infected individuals (73 PWID, 141 homeless, 57 with a MHD and 91 with AUD) participated in the study. The overall HCV CoC analysis found that: 178 (83.1%) attended a hospital, 164 (76.6%) initiated direct-acting antiviral therapy and 141 (65.8%) completed therapy, of which 99 (95.2%) achieved a sustained virological response (SVR). PWID were significantly less likely to initiate treatment, while individuals with AUD waited longer before starting treatment. Both people with AUD and PWID were significantly less likely to complete HCV treatment. Conclusions: Overall, SVR was achieved in the majority of the participants treated. However, PWID need better linkage to care and treatment, while PWID and AUD need more support for treatment completion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Posligua Balseca, Pedro Benjamin. „Psicosis de transición o limítrofes“. In 22° Congreso de la Sociedad Española de Patología Dual (SEPD) 2020. SEPD, 2020. http://dx.doi.org/10.17579/sepd2020p002.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Existen cuatro principios matemáticos que rigen en los procesos naturales o físicos: Causalidad, Casualidad, Campos borrosos y Caos. La vida transcurre en un proceso y equilibrio dinámico construida sobre una meseta homeo quinética. Cuando se debilita el orden o aumenta el nivel de desorden, se produce una nueva organización clínica y fisiopatológica que constituye la enfermedad. Sistemas y subsistemas de redes funcionan como una red global unitaria, asegurando un estado de coherencia en la unidad mente cuerpo. La coherencia cuántica contiene elementos contrapuestos y complementarios. La enfermedad está dada por una acentuación de la entropía que conduce al desequilibrio mental. La física cuántica es expresada por ecuaciones no lineales, siendo las características de éstas la absorción de energía de las ondas lineales o estables. La superposición de tendencias hacia el trastorno bipolar y el trastorno esquizofrénico, conduce a la pérdida de la coherencia cuántica con cuadros clínicos nuevos en la sintomatología clínica: Los trastornos esquizoafectivos, que representan entidades clínicas con expresión de campos borrosos o limítrofes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Ferraz, Kamilla Bezerra De Souza, Virnna Mariana Ferreira Oliveira, Maria Tailany Sousa Silva, Kaianny Da Costa Felix und Julia Suelen Matias Dos Santos. „ANÁLISE DOS IMPACTOS EMOCIONAIS MATERNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA“. In I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ensipex/19.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: Os impactos emocionais consistem em distúrbios que afetam o estado mental do indivíduo, sobretudo no âmbito materno gerando um problema salutar preocupante a sociedade e órgãos dos governos durante o período de afastamento social como prevenção à pandemia COVID-19 que afetou o mundo todo durante o ano 2020. Objetivos: Mediante o exposto, objetivou-se com este trabalho descrever os impactos emocionais maternos resultantes do isolamento, em virtude da infecção respiratória provocada pela doença COVID-19 Síndrome Respiratória Aguda (SARS-CoV-2). Material e Métodos: Foi adotado cuidadosas investigações bibliográficas nas bases de dados Science Direct, SCIELO e Google Scholar empregando os termos “saúde”, “maternos”, “impactos emocionais”, acompanhado de “depressão”, “pandemia”, “COVID-19” respectivamente, bem como suas atinentes modificações no idioma inglês "health", "maternal", "emotional impacts", “depression”, "pandemic", "COVID-19", para qual delimitamos um período de tempo entre abril de 2020 a dezembro de 2021. Foram exclusos da busca todos aqueles trabalhos que não estivessem condizentes com o objetivo da pesquisa. Resultados: Foi constado mediante busca na literatura que o estresse, suscetibilidade, mau humor e tristeza são algumas das implicações mais corriqueiras no que tange a saúde mental das mães durante a vigência do isolamento em prol da prevenção da doença. Além disso, sintomas como a inquietação, temor, desordens afetuosas e insegurança no ambiente doméstico afetaram a vida matrimonial e o desenvolvimento infantil. Dos 30 trabalhos encontrados, sendo 10 em cada base de dados, deu-se para verificar que o Brasil e países europeus lideraram o número de anuários em analogia ao tema em relevo. Conclusão: São poucos os trabalhos científicos que apontem a importância da assistência dos profissionais da área da enfermagem aos pacientes acometidos com este problema de saúde. Dados bibliográficos mostram-se como uma excelente técnica na descoberta por soluções que involucram os impactos maternos em quaisquer situações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Farias, Luísa Eugênio, und Esther Serman Castro e. Silva. „O PRECONCEITO SOFRIDO POR PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON“. In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1452.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: A doença de Parkinson (DP) é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais frequente das desordens de movimento, acometendo o sistema nervoso central. Caracteriza-se pela redução da influência dopaminérgica nigroestriatal e cortical. A prevalência da DP na população é de 550 casos por 100.000 habitantes aos 70 anos de idade. Objetivos: O estudo objetiva compreender o cotidiano das pessoas com a doença de Parkinson e o preconceito sofrido por elas. Material e métodos: Foi realizada uma busca eletrônica em bases de dados online, com artigos publicados entre os anos de 2011-2021. Foram encontrados 21 artigos sobre a busca proposta, sendo 5 selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: A instabilidade da doença e o fato dela ser progressiva e incurável constituem uma realidade difícil de ser aceita e suas consequências afetam a vida social do indivíduo. Relados demonstram os preconceitos vividos pelas pessoas com DP, que podem ocorrer principalmente devido às principais características visíveis da doença, como tremores, marcha parkinsoniana, rigidez e falta de equilíbrio. As pessoas acometidas percebem preconceito em relação aos sinais da doença que pode ocorrer por meio de olhares ou falas de outras pessoas. Os pacientes chamam atenção para sentimentos de pena das outras pessoas, piadas, desrespeito e olhares tortos que são comuns no dia a dia da pessoa com Parkinson. Para pessoas que permanecem nos empregos também é comum sofrer preconceito nesse ambiente devido ao julgamento sobre a capacidade de exercer suas funções. Conclusão: Compreende-se que a convivência com o Parkinson, engloba efeitos sociais, físicos, financeiros e culturais. O preconceito é também um fator recorrente e prejudicial pra qualidade de vida e saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Oliveira, Lohanny Souza, und BRUNA CRISTINA GURDEL DIAS. „RELAÇÃO ENTRE SAÚDE MENTAL E SISTEMA IMUNOLÓGICO DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA“. In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/6277.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: O Sistema Imunológico é um processo de barreira contra patógenos, cuja ação auxilia na homeostasia do organismo humano. Inadequado estado de bem-estar do indivíduo, devido ao estresse diário e enfrentamento da COVID-19, estabelece caminhos para alterações no equilíbrio imunológico. Objetivo Identificar os efeitos do desequilíbrio na saúde mental sobre o sistema imune. Medologia: Para identificar a interferência da saúde mental na atuação do sistema imunológico, foi realizado um levantamento de dados com apoio na técnica de revisão bibliográfica, com pesquisa no Google Acadêmico, Scielo e PubMed. Nesse levantamento foram selecionados 26 artigos, nas quais foram selecionados apenas 15 que atenderam o objetivo da pesquisa, foram pesquisados artigos no período de 4 anos de 2018 a 2021. Resultados: A partir do levantamento e análise dos estudos, verificou-se que, no período estudado, o enfrentamento da pandemia por COVID-19 afetou o modo de viver da população, gerando mudanças na alimentação, no convívio social e no bem-estar corporal e mental. Essas alterações têm efeito no sistema imunológico de forma a reduzir a atividade de células imunes – Linfócitos (glóbulos brancos) e Mastócitos ( células que armazenam mediadores químicos da inflamação). Dessa forma, o sistema imunológico sofre fragilidade, a qual permite que suas células não sejam capazes de combater toxinas e outros tipos de corpos estranhos no organismo. Isso maximiza a ação do vírus da COVID-19, o SARS-CoV-2, que leva a infecções por microrganismos, choque séptico e disfunção grave de múltiplos órgãos. Conclusão: Conclui-se que é de extrema importância reconhecer os fatores psicossociais que interferem no equilíbrio imunológico do indivíduo para contribuir com o processo do bom funcionamento do organismo. Desse modo, infecções e doenças crônicas ou emocionais advindas do alto nível de estresse serão extirpadas, haja vista que ações de prevenção e promoção poderão ser desenvolvidas pelos profissionais da saúde em combate à desordem fisiológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Sousa, Jean Carlos Lima de. „A PANDEMIA DO SARS-COV-2 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PESSOAS COM DEPRESSÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA“. In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1468.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: O transtorno depressivo consiste em uma desordem de natureza psiquiátrica crônica, oriunda de alterações psicossociais como o falecimento de pessoas próximas e estados de quarentena. Nota-se que os pacientes acometidos apresentam sintomas como tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Com o isolamento social proposto à pandemia do COVID-19, observou-se o surgimento de enfermos no espectro psicológico, principalmente em paciente já diagnosticados com depressão, fazendo-se necessário uma análise clara desse fato notório. Objetivos: Identificar os principais impactos da pandemia por Covid-19 sobre a saúde mental de pessoas com depressão. Material e Métodos: Utilizando as bases de dados Lilacs, Pubmed, Scielo e Web of Science, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, apoiada na questão norteadora “Quais os impactos do novo coronavírus na saúde mental de pessoas com depressão?". Para tal, os descritores ‘’Depressão’’, “Saúde mental”, ”Covid-19”, escritos em português e em inglês foram adotados, alternados com operador booleano AND, para artigos submetidos entre os anos de 2015 a 2020. Resultados: Perante a análise dos artigos selecionados, evidenciou-se o impacto negativo de agravamento da depressão mediante o decorrer da pandemia em pessoas que a possuíam antes do estado pandêmico, pois devido às medidas sanitárias relevantes de lockdown, distanciamento e o isolamento social, o convívio em sociedade tornou-se extremamente limitado e quase inexistente em períodos mais graves das ondas de contágio, onde pessoas passaram a conviver mais em lugares fechados e sem contato com o próximo com o medo considerável e compreensível sobre o vírus. Além de que o cenário horrendo da atualidade, incluindo mortes, sociedade líquida, estresse severo, necessidade extrema de resultados, produção, exigências e a vida destinada aos meios eletrônicos (home office) trouxeram impactos colossalmente negativos em pessoas que possuem depressão. Conclusão: O declínio da saúde mental de inúmeros pacientes foi e vem sendo se acentuando a cada dia pela pandemia do SARS-CoV-2, sendo necessário medidas de tratamento intensivo e com urgência, como apoio psicossocial, atividades interativas em meios eletrônicos respeitando isolamento e enfatizar a saúde mental como pilar importante e imprescindível como debate no cotidiano das pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Gomes, Artur Bruno Silva, Gabrielly De Santana Guerra, Monique Dione De Souza Ribeiro und Maria Rosa Da Silva. „A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO NA TERAPÊUTICA DA FIBROMIALGIA“. In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1521.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: Fibromialgia é definida com dor musculoesquelética crônica, com acometimento difuso, associada a desordens psicossomáticas. A prevalência média global na população é de 2,7%. A patogênese envolve alterações em neurotransmissores, fatores neuroendócrinos, e neurossensoriais - com amplificação central álgica ou antinocicepção reduzida. Assim, por tratar-se de uma doença multifatorial, requer tratamento holístico, reforçando as medidas não farmacológicas e a participação ativa do paciente. Objetivo: Evidenciar a importância do exercício físico na terapêutica da fibromialgia. Materiais e Métodos: Revisão de literatura integrativa, realizada nos portais eletrônicos PUBMED e SCIELO. Utilizou-se como estratégia de busca os descritores: "fibromyalgia" "physical exercise", combinado pelo operador booleano AND. Como critério de inclusão, elegeram-se artigos publicados de 2016 a abril de 2021, em trabalhos restritos a modelos humanos, sem restrição linguística. Enquanto como critério de exclusão descartaram-se duplicatas e estudos que não abrangeram o recorte de análise. As pesquisas retornaram respectivamente 27 e 4 resultados. Após a interpretação dos títulos e resumos, selecionaram-se 10 trabalhos. Resultados: Desde os primeiros estudos clínicos randomizados foi demonstrado benefícios do exercício físico sobre a fibromialgia, assim como resultados ao longo da realização sustentada, ainda que o paciente relate intolerância nos estágios iniciais após a prática. Dentre esses, a atividade aeróbia melhora a capacidade cardiopulmonar, reduzindo a intensidade da escala da dor e a percepção de fadiga, além de promover qualidade de vida. Os resistivos associaram-se à melhora do bem-estar global, à função física. Os combinados (aeróbios e resistidos ou de flexibilidade) produzem efeitos sobre a depressão, melhoria no limiar da dor e a habilidade motora. Já os exercícios na água (hidroginástica e hidroterapia) melhoram a dor, função física, força muscular, como também possuem resultados positivos sobre a saúde mental. Conclusão: Intervenção da atividade física para pacientes com fibromialgia proporciona ao mesmo tempo melhor condicionamento físico e redução sintomática. O exercício aeróbico reduz a dor e quadros depressivos; treinos resistidos, atenuam a magnitude dos sintomas; em modalidades na água - evidenciam efeitos positivos, contudo não são superiores aos aeróbios. Logo, protocolos indicam que o estímulo à atividade física e tratamento das comorbidades atreladas são essenciais na terapêutica da síndrome fibromialgica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Gomes, Celina Cavalcante Muniz, Maria Julia Alves de Melo, Mariana Silva Lucena und Caio Victor Barros Gonçalves da Silva. „A INVESTIGAÇÃO DE POTENCIAIS BIOMARCADORES PARA TDM: UMA REVISÃO DE LITERATURA“. In XXVII Semana de Biomedicina Inovação e Ciência. Editora IME, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/9786588884119/1.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: Transtorno Depressivo Maior (TDM) é uma desordem mental multifatorial, podendo ser causada por agentes de natureza psicossocial, genética e biológica, onde o indivíduo perde a capacidade de resistir a eventos estressores. Uma pesquisa mostrou correlação positiva entre baixos níveis totais séricos de colesterol, tiroxina livre e triglicerídeos, em pacientes com TDM e que realizaram tentativa de suicídio³. Assim, é de extrema relevância a investigação dos mecanismos biológicos e genéticos da TDM, contribuindo para o mapeamento de potenciais biomarcadores de diagnóstico e melhor entendimento de sua fisiopatologia. Objetivos: Citar e caracterizar possíveis biomarcadores com potencial diagnóstico para casos de transtorno depressivo maior. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa no Pubmed, e na Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos estudos randomizados controlados dos últimos 5 anos, no idioma inglês, e excluídos artigos que não respondessem ao objetivo desta revisão. Resultados: O fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) é uma neurotrofina apresentada em concentrações mais altas na circulação de pacientes com TDM em comparação a pessoas saudáveis. Estudos da Academia Médica de Educação de Pós-Graduação Zaporizhzhia apontam que os níveis séricos altos de IGF-1 se relacionam com o desenvolvimento de sintomas expressivos de TDM como hipotimia, ansiedade e distúrbios cognitivos, assim como o uso do antidepressivo vortioxetina diminui a concentração sérica de IGF-1². Além disso, outro estudo clínico indicou que a concentração sérica de zinco de pacientes com TDM foi menor do que a de pacientes saudáveis 4. Porém, não houve uma diferença significativa entre os pacientes em remissão e saudáveis, ou entre pessoas com TDM e os em remissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie