Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Comparação de Frações.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Comparação de Frações“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Comparação de Frações" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Mollinari, Marcelo, Gabriel Rodrigues Alves Margarido und Antonio Augusto Franco Garcia. „Comparação dos algoritmos delineação rápida em cadeia e seriação, para a construção de mapas genéticos“. Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, Nr. 4 (April 2008): 505–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008000400009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência, na construção de mapas genéticos, dos algoritmos seriação e delineação rápida em cadeia, além dos critérios para avaliação de ordens: produto mínimo das frações de recombinação adjacentes, soma mínima das frações de recombinação adjacentes e soma máxima dos LOD Scores adjacentes, quando usados com o algoritmo de verificação de erros " ripple" . Foi simulado um mapa com 24 marcadores, posicionados aleatoriamente a distâncias variadas, com média 10 cM. Por meio do método Monte Carlo, foram obtidas 1.000 populações de retrocruzamento e 1.000 populações F2, com 200 indivíduos cada, e diferentes combinações de marcadores dominantes e co-dominantes (100% co-dominantes, 100% dominantes e mistura com 50% co-dominantes e 50% dominantes). Foi, também, simulada a perda de 25, 50 e 75% dos dados. Observou-se que os dois algoritmos avaliados tiveram desempenho semelhante e foram sensíveis à presença de dados perdidos e à presença de marcadores dominantes; esta última dificultou a obtenção de estimativas com boa acurácia, tanto da ordem quanto da distância. Além disso, observou-se que o algoritmo " ripple" geralmente aumenta o número de ordens corretas e pode ser combinado com os critérios soma mínima das frações de recombinação adjacentes e produto mínimo das frações de recombinação adjacentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

AZZINI, ANISIO, ROSE MARRY ARAÚJO GONDIM-TOMAZ, NORMA DE MAGALHÃES ERISMANN, ANTONIO ALBERTO COSTA und ROMEU BENATTI JUNIOR. „CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE HÍBRIDOS DE AGAVE“. Bragantia 57, Nr. 1 (1998): 112–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051998000100013.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Determinou-se a produção de fibras e os teores de matéria seca e os de fibras e frações não fibrosas em folhas de 152 hibridos de Agave, comparando-se esses dados com os da espécie típica (Agave sisalana). Os híbridos foram obtidos do retrocruzamento (A. amaniensis x A. angustifolia) x A. amaniensis. As produções de fibra (0,2 a 2,5 kg/planta) e os teores de matéria seca (142,3 a 216,0 g/kg), de fibras (189,9 a 361,9 g/kg) e de frações não fibrosas (219,2 a 365,1 g/kg) em folhas, variaram acentuadamente entre os híbridos, em comparação com os resultados da espécie típica. A produção média de fibras (1,4 kg/planta) dos 58 híbridos mais produtivos foi o dobro da produção da espécie A. sisalana (0,7 kg/planta).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Pegoraro, Rodinei Facco, Ivo Ribeiro da Silva, Roberto Ferreira de Novais, Nairam Felix de Barros und Sebastião Fonseca. „Estoques de carbono e nitrogênio em frações da matéria orgânica de solos cultivados com eucalipto nos sistemas convencional e fertirrigado“. Ciência Rural 40, Nr. 2 (22.01.2010): 272–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010005000006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente estudo teve o objetivo de avaliar os estoques de C e N nas frações lábeis e estáveis da MOS e da biomassa microbiana em resposta ao cultivo florestal com o uso de fertirrigação quando comparado ao cultivo convencional. Para tanto, duas áreas cultivadas com eucalipto num mesmo solo (Argissolo Amarelo), mas com manejos fertirrigado e convencional foram amostradas nas camadas de 0-10, 10-20, 20-40, 40-60 e 60-100cm de profundidade na linha e entrelinha de cultivo. A amostragem da entrelinha foi justificada pelo enleiramento e enterro de resíduos vegetais provenientes da colheita do cultivo anterior na entrelinha do cultivo atual. No final do ciclo de cultivo do eucalipto (sete anos), a deposição de serapilheira e os estoques de C e N na maioria das frações lábeis e estáveis da MOS foram maiores no sistema fertirrigado, com incremento de 50,34t ha-1 de C total (COT) e 5,62t ha-1 de N total (NT), na camada de 0-100cm de profundidade, em comparação àqueles do sistema convencional. O solo da entrelinha de plantio, principalmente no sistema fertirrigado, apresentou maior estoque de C e N total e C nas frações das substâncias húmicas e na fração leve da MOS que no solo da linha de plantio, possivelmente em virtude da maior deposição e incorporação de resíduos vegetais do ciclo anterior na entrelinha do cultivo atual. A intensificação do manejo de florestas comerciais de eucalipto com o uso de fertirrigação possibilita aumentar a deposição de resíduos vegetais e sequestrar mais C e N, tanto em frações estáveis, quanto em frações mais lábeis da MOS, especialmente nas camadas de solo de até 40cm de profundidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Ventura, Barbara Santos, Arcângelo Loss, Jucinei José Comin, Camilo Mendes Sepulveda, Paulo Emilio Lovato und Gustavo Brunetto. „Carbono, nitrogênio e frações granulométricas em agregados biogênicos e fisiogênicos de um solo com histórico de 10 anos de aplicações sucessivas de dejetos suínos“. Research, Society and Development 9, Nr. 10 (06.10.2020): e5139108776. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8776.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivou-se avaliar os efeitos do uso de diferentes fontes e quantidades de dejetos suínos sobre os teores de carbono (C) e nitrogênio (N) totais e das frações granulométricas da matéria orgânica (MO) dos agregados biogênicos e fisiogênicos do solo. Coletaram-se amostras de solo nas profundidades 0-5 e 5-10 cm nos tratamentos sem aplicação de dejetos (Testemunha), com aplicação de dejeto líquido de suínos (DLS) e cama sobreposta de suínos (CSS) em dose equivalente a uma e duas vezes a recomendação de N para o milho e aveia (DLS1X, DLS2X, CSS1X e CSS2X, respectivamente). Os agregados foram separados conforme a via de formação (biogênicos e fisiogênicos). Posteriormente, foram quantificados o C e N totais e das frações da MO. A aplicação de CSS aumentou o C e N dos agregados e das frações granulométricas. A aplicação dos dejetos suínos aumentou o C e N em agregados biogênicos em comparação aos fisiogênicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Gagliardi, Rubens José, Marsal Sanches, Zied Rasslan und Marilda Lauretti S. Guedes. „Comparação das frações HDL e LDL colesterol como fatores de risco para a aterosclerose carotídea“. Arquivos de Neuro-Psiquiatria 53, Nr. 4 (Dezember 1995): 730–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1995000500003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Estudo prospectivo com o objetivo de verificar qual das frações do colesterol sanguíneo, HDL ou LDL, é mais significativa para o desenvolvimento da aterosclerose das artérias carótidas (AC). Constou de 125 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 45 a 75 anos, incluídos aleatoriamente. Em todos foi procedida a dosagem sanguínea do colesterol total e das frações HDL e LDL e estudo ultrassonográfico (através de ultrassonografia modo B) das AC. Os resultados mostraram que a presença de placa de ateroma, com ou sem estenose nas AC, é inversamente proporcional aos níveis de HDL. Estes achados foram estatisticamente significantes (x2=6,57 e x2=9,24, respectivamente para placa sem estenose e com estenose; x2 crítico = 5,99 para α=5%) . Foi também constatada associação entre a presença de placa aterosclerótica na AC e níveis sangüíneos elevados de LDL: quanto maiores os níveis de LDL, maior a proporção de indivíduos com placas, porém este achado não foi estatisticamente significante (x2=0,97, x2 crítico 5,99 para α =5%). Não foi encontrada nesta casuística relação entre níveis elevados de LDL e presença de estenose nas AC. Estes resultados, ainda que iniciais, sugerem que níveis baixos de HDL são mais aterogênicos para as AC comparativamente a níveis elevados de LDL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Brennecke, K., A. R. B. Tech, A. I. C. Arce, P. H. C. Luz, V. R. Herling und E. J. X. Costa. „Predição dos fracionamentos de proteínas de brachiaria brizantha cv marandu utilizando RNA“. Archivos de Zootecnia 60, Nr. 232 (12.05.2010): 1271–79. http://dx.doi.org/10.21071/az.v60i232.4011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo tem como objetivo relacionar variáveis morfogenéticas da forragem e dados climáticos com as frações de proteínas (A, B1, B2, B3 e C), através da rede neural aritifical conhecida como Multi-Layer Perceptron, com três camadas e algoritmo de treinamento baseado na retro-propagação do gradiente do erro, a fim de criar um modelo capaz de predizer as frações protéicas de forragens a partir de suas características morfogenéticas e climáticas. Os dados utilizados para o treinamento e teste da rede foram coletados em um experimento que foi realizado em uma área experimental de 25,2 ha, com coordenadas 47º 26" W, 21º 59" S, formada com capim braquiarão, em um delineamento em blocos completos e casualizados, com 4 repetições e uma oferta de forragem de 5% (5 kg de massa seca por 100 kg de peso animal.dia-1). Cada bloco foi dividido em quatro unidades experimentais de 1,575 ha, com cinco piquetes de 0,315 ha cada. As amostras foram colhidas dois dias antes da entrada dos animais, sendo a análise das frações de proteínas realizadas em laboratório para posteriormente serem comparadas com os valores estimados pela rede. Assim, através da comparação entre os dados de saída da rede e os obtidos pela análise laboratorial foi possível calcular o erro médio para as frações A, B1, B2, B3 e C de proteínas e com isso, pode-se concluir que o modelo MLP é capaz de predizer com eficiência as frações de proteínas de Brachiaria brizantha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Lima, Neymayer Pereira, und Geoge Eduardo Valadão. „Avaliação do efeito da granulometria no processo de flotação“. Rem: Revista Escola de Minas 61, Nr. 4 (Dezember 2008): 473–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000400011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A flotação é um dos principais processos de concentração, sendo empregado para diversas classes de minerais (sulfetos, óxidos, silicatos, fosfatos, etc.), como também para uma variedade de tamanhos de partículas. Estudos anteriores mostraram que a flotação pode ser empregada com sucesso para faixas granulométricas entre 10 e 300µm. A seletividade do processo de flotação torna-se muito baixa fora desses limites granulométricos, porque as condições hidrodinâmicas do sistema são incapazes de manter o nível de flotabilidade ideal das partículas. Diferentes tamanhos de partículas são encontrados nos atuais sistemas de flotação, que podem reduzir a seletividade do processo, devido às diferenças de comportamento. Esse trabalho avaliou a flotação em bancada das frações -150+45µm e -45µm em comparação com a fração global -150µm de um minério de ferro itabirítico, sob diferentes condições de pH, dosagens de reagentes e rotação de condicionamento. Os resultados obtidos mostram que essas frações apresentam diferentes comportamentos no processo de flotação, indicando que é possível aumentar a recuperação em massa e a seletividade, quando essas frações são flotadas separadamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Barcelos, Adauto Ferreira, Paulo César de Aguiar Paiva, Juan Ramón Olalquialga Pérez, Roberto Maciel Cardoso und Vander Bruno dos Santos. „Estimativa das frações dos carboidratos, da casca e polpa desidratada de café (Coffea arabica L.) armazenadas em diferentes períodos“. Revista Brasileira de Zootecnia 30, Nr. 5 (Oktober 2001): 1566–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000600026.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo do experimento foi estimar as frações A, B1, B2 e C dos carboidratos da casca e da polpa desidratada das cultivares de café Catuaí, Rubi e Mundo Novo. A polpa foi obtida pela despolpa úmida em despolpador mecânico e, em seguida, seca ao sol até 13% de umidade. Os materiais foram armazenados em sacos de ráfia em ambiente coberto, ventilado e seco, com amostragem em triplicata a cada 90 dias. As frações foram determinadas conforme descrito no modelo do CNCPS. Houve acréscimo no teor das frações A e B1 e redução nas frações B2 e C, à medida que se aumentou o tempo de armazenamento. A cultivar Catuaí, apresentou maior valor para a fração A, comparada a Rubi e Mundo Novo. Essa diferença chegou a 28%, em relação a Mundo Novo. A fração B1 foi maior nas cultivares Catuaí e Rubi, comparada a Mundo Novo. A cultivar Mundo Novo apresentou maior valor para a fração B2 comparada às cultivares Catuaí e Rubi. Não foi encontrada diferença significativa entre as cultivares na fração C. A casca de café apresentou maior valor para as frações A e B1 e menor para a fração B2 comparada à polpa desidratada, ao passo que a fração C foi maior na polpa em comparação à casca de café. O armazenamento por doze meses alterou a proporção dos carboidratos, reduzindo as frações de degradabilidade lenta e não degradável, em detrimento da fração de degradabilidade rápida. A casca e polpa são materiais com alta proporção de carboidratos indisponíveis, o que pode limitar a sua utilização em grandes quantidades para os ruminantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Pulrolnik, Karina, Nairam Félix de Barros, Ivo Ribeiro Silva, Roberto Ferreira Novais und Carolina Braga Brandani. „Estoques de carbono e nitrogênio em frações lábeis e estáveis da matéria orgânica de solos sob eucalipto, pastagem e cerrado no Vale do Jequitinhonha - MG“. Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, Nr. 5 (Oktober 2009): 1125–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000500006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A substituição da vegetação nativa na região de Cerrado por florestas plantadas de eucalipto pode levar a mudanças nos estoques de C e N das diferentes frações da matéria orgânica do solo (MOS). Contudo, a intensidade e a direção da mudança nos teores de MOS dependem do tipo de solo, clima e manejo da área plantada. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito do plantio de eucalipto nos estoques de C e N em frações lábeis e estáveis da MOS em região de Cerrado no Vale do Jequitinhonha, MG. O estudo foi desenvolvido utilizando-se amostras de solos provenientes de povoamentos de Eucalyptus urophylla e de áreas adjacentes com vegetação natural de Cerrado e cultivo de pastagem. Para o plantio do eucalipto, a vegetação do Cerrado foi cortada, a lenha removida e os resíduos enleirados e queimados. As plantações de eucalipto com 20 anos apresentaram teores de carbono orgânico total (COT) similares aos da vegetação de Cerrado e pastagem. Nas frações ácido húmico e ácido fúlvico (FAH e FAF), os teores de C foram de 16,6 e 17,5 % maiores para o solo de eucalipto em comparação com os solos da pastagem, e 17,5 e 36,9 % com os solos do Cerrado, respectivamente. O cultivo do eucalipto não reduziu o estoque de C e N da biomassa microbiana do solo (BMS) em comparação com a do Cerrado e pastagem, e proporcionou incremento nas quantidades de C e N na matéria orgânica leve (MOL), o que contribuiu para o aumento da MOS. A contribuição do C derivado do eucalipto para a MOS, após 20 anos de cultivo, foi de 5 %. Isso indica uma baixa taxa de substituição do C nativo pelo C derivado do eucalipto, com uma média anual de 0,25 %. Assim, a substituição da vegetação nativa do Cerrado por eucalipto não resultou na diminuição do estoque de C nas frações FAH, FAF, MOL e BMS da MOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Silva, Grazielly De Jesus, Ben-Hur Ramos Ferreira Gonçalves, Daniele Gomes Conceição, Silvania Farias Oliveira Pontes und Sibelli Passini Barbosa Ferrão. „PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS E FRAÇÕES PROTEICAS DO LEITE DE CABRA“. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 70, Nr. 6 (03.02.2015): 338. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v70i6.474.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivou-se realizar um estudo sobre o perfil de ácidos graxos e frações proteicas do leite de cabra. A principal característica da gordura desse leite é o alto teor de ácidos graxos de cadeia curta e média, que tem pelo menos duas vezes mais ácidos graxos C4-C10 do que o leite de vaca. Esses ácidos graxos possuem metabolismo diferente dos ácidos graxos de cadeia longa. As proteínas do leite de cabra são constituídas em média de 71% de caseínas, 22% de proteínas do soro (proteínas solúveis) e 7% de nitrogênio não proteico. Em comparação com o leite de vaca, o leite de cabra contém menos caseínas, mais proteínas séricas e mais nitrogênio não proteico. A identificação dos componentes do leite de cabra e a caracterização de suas propriedades poderão servir como ponto inicial para elaboração e implantação de programas para melhoria da qualidade do leite de cabra e seus derivados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Tavares, Mayara dos Santos, Igor Adriano de Oliveira Reis und Samuel Bruno Santos. „ELABORAÇÃO DE MICROEMULSÃO DA PLANTA Maytenus rigida MART. (CELASTRACEAE) COM ATIVIDADE ANTIMICÓTICA“. Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 8, Nr. 1 (10.12.2019): 29–42. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2019v8n1p29-42.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A planta Maytenus rigida tem a obtenção de cura, tratamento e prevenção de diversas doenças, tornando-se um recurso terapêutico importante para grande parte da população. O objeto do estudo foi a entrecasca da Maytenus rigida, onde fora realizado os extratos hidroetanólico (EHEE) e suas frações. Através dessa metodologia podemos detectar a análise das determinações quantitativas de fenóis totais e flavonóides do EHEE e suas frações. Posteriormente, submetidas à extração em etanol 90% durante 5 dias na temperatura ambiente em recipiente fechado. A entrecasca (2,3 kg) foi seca em estufa, a 37ºC, com renovação e circulação de ar até peso constante, porém não foram determinadas a umidade nem atividade de água, pois no processo de extração foram utilizados solventes orgânicos. Em seguida, o extrato foi filtrado e concentrado em evaporador rotatório, sob pressão reduzida a 50ºC, para eliminação do solvente e obtenção de extrato hidroetanólico da entrecasca – EHEE. Uma parte deste extrato (250 g) foi dissolvida em uma solução de MeOH/H2O (2:3) e submetida à extração líquido-líquido com hexano, clorofórmio e acetato de etíla, visando à aquisição das frações hexânica – FHX, clorofórmica – FC, acetato de etíla – FACE e hidrometanólica – FHM. O solvente correspondente a cada uma delas foi evaporado, a 50ºC, em condensador rotatório e ambos os solventes não foram recuperados. Destas amostras foram obtidos os rendimentos do EHEE das frações clorofórmica - FC, Fração hexânica - FHX, Fração acetato de etila - FACE e Fração hidrometanólica - FHM respectivamente 10,00%, 14,08%, 4,72%, 22,28% e 19,44%. Neste estudo, extratos e frações da Maytenus rigida, favorecem significativamente a viabilidade dos macrófagos em todas as concentrações testadas 30, 100, 300 μg.ml-¹ em comparação as células não tratadas, as quais funcionaram como controles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Valladares, Gustavo Souza, Mateus Batistella und Marcos Gervasio Pereira. „Alterações ocorridas pelo manejo em Latossolo, Rondônia, Amazônia Brasileira“. Bragantia 70, Nr. 3 (2011): 63–637. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052011000300019.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi avaliar atributos de fertilidade, frações da matéria orgânica, incluindo ácido fúlvico, ácido húmico, humina e matéria orgânica leve, densidade e volume total de poros, em um Latossolo Amarelo distrófico, sob cultura perene, pastagem e floresta amazônica em área de assentamento rural conhecida como Gleba Machadinho (RO). As coletas das amostras de solo ocorreram em 2004; foram amostradas as camadas superficiais do solo na profundidade de 0-0,1 m. Verificou-se melhoria na fertilidade dos solos sob culturas perenes, com diminuição da acidez e aumento dos teores de nutrientes. Não foi verificada diferença nos teores totais de carbono orgânico dos solos, porém variações nas frações orgânicas, ocorrendo menores teores de matéria orgânica leve e maior relação das substâncias húmicas alcalino solúveis em comparação à humina nos solos com culturas perenes. Nas áreas de pastagem, o pisoteio animal causou aumento da densidade do solo e redução do volume total de poros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Mota, Álvaro Diego Soares, Vicente Ribeiro Rocha Júnior, André Santos de Souza, Sidnei Tavares dos Reis, Thierry Ribeiro Tomich, Luciana Albuquerque Caldeira, Gustavo Chamon de Castro Menezes und Maria Dulcinéia da Costa. „Perfil de fermentação e perdas na ensilagem de diferentes frações da parte aérea de quatro variedades de mandioca“. Revista Brasileira de Zootecnia 40, Nr. 7 (Juli 2011): 1466–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000700010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivou-se com este trabalho determinar o perfil fermentativo das silagens de quatro variedades de mandioca. No estudo do pH, do nitrogênio amoniacal, dos ácidos orgânicos, do índice de recuperação de matéria seca (MS) e da densidade das silagens, utilizou-se delineamento em blocos casualizados com esquema fatorial 4 × 3, com quatro repetições, sendo quatro variedades de mandioca (Amarelinha, Olho Roxo, Periquita e Sabará) e três frações da parte aérea (planta inteira, sobras do plantio e terço superior). No estudo da perda de matéria seca por gases e efluentes, o esquema fatorial utilizado foi 4 × 3 × 7, com quatro repetições, composto de quatro variedades de mandioca, três frações da parte aérea e sete datas de abertura dos silos (1, 3, 5, 7, 14, 28 e 56 dias após a ensilagem). A ensilagem foi realizada em silos de laboratório confeccionados em tubos de PVC. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e, para comparação das médias, foi realizado o teste de Scott-Knott a 5% de significância. Não houve diferença significativa entre os valores de pH, ácidos orgânicos e densidade das silagens das diferentes variedades, entretanto, o pH, o nitrogênio amoniacal e a densidade das silagens das frações da parte aérea diferiram entre as variedades. O nitrogênio amoniacal das silagens também diferiu entre as variedades. Embora a forragem fresca tenha apresentado valores de matéria seca inferiores a 30%, os valores de pH foram satisfatórios. As silagens das frações terço superior e sobras do plantio têm ótima qualidade fermentativa. As silagens deste estudo apresentam baixa perda de matéria seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

FERNANDES, LUIZ ARNALDO, ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, FERNANDO CAVICCHIOLI FONSECA und FABIANO RIBEIRO DO VALE. „Crescimento inicial, níveis críticos de fósforo e frações fosfatadas em espécies florestais“. Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, Nr. 6 (Juni 2000): 1191–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000600016.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Foi conduzido um experimento em casa de vegetação, com o objetivo de avaliar o crescimento de plântulas, os níveis críticos de P e algumas frações fosfatadas, em três espécies florestais submetidas a quatro doses de P. Mudas de aroeirinha (Schinus terenbinthifolius Raddi), paineira (Chorisia speciosa St. Hill.) e jambolão (Syzygium jambolanum Lam.) foram cultivadas em um Latossolo Variação Una, onde foram aplicados 0, 150, 300 e 600 mg dm-3 de P. Aos 180 dias após a germinação, as plantas foram colhidas e submetidas às análises químicas. Sob todas as doses de P, a paineira produziu maior biomassa da parte aérea e das raízes em comparação à aroeirinha e jambolão, além de apresentar maiores teores de P orgânico (Po) e maior participação relativa do P orgânico (Po) em relação ao P total solúvel em ácido em todos os níveis de fertilização fosfatada. O melhor crescimento da paineira foi atribuído a uma maior eficiência nos ajustes metabólicos desta espécie em relação à nutrição fosfatada, o que indica que esta espécie pode ser plantada em solos com diferentes níveis de P.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

MENDES-COSTA, M. C., und W. B. C. MORAES. „Comparação entre os teores de carboidratos totais solúveis presentes em distintas frações da levedura Saccharomyces cerevisiae Meyen“. Revista Brasileira de Biologia 59, Nr. 1 (Februar 1999): 1–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71081999000100001.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Linhagens de Saccharomyces cerevisiae foram quantitativamente comparadas quanto ao teor de carboidratos totais solúveis presentes em dois tipos de fração: o "lavado" e o "lisado", com o objetivo de identificar a fração mais rica para ser utilizada em programas de indução de proteção em plantas. Os teores de açúcares encontrados na fração "lavado" foram relacionados com os resíduos do meio de cultura e não com os componentes extracelulares. Testes preliminares determinaram a criotrituração como método adequado de lise celular. Observação relevante foi a grande variabilidade do teor de carboidratos presente no lisado de diferentes linhagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Zafalon, L. F., A. Nader Filho, M. R. B. de Carvalho und T. M. A. de Lima. „INFLUÊNCIA DA MASTITE SUBCLÍNICA BOVINA SOBRE AS FRAÇÕES PROTÉICAS DO LEITE“. Arquivos do Instituto Biológico 75, Nr. 2 (Juni 2008): 135–40. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v75p1352008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO Avaliou-se a influência da mastite subclínica bovina causada por Staphylococcus aureus sobre as frações protéicas do leite pela comparação entre quartos mamários doentes e sadios. O estudo foi realizado em propriedade leiteira com rebanho experimental de vacas holandesas e o diagnóstico da mastite subclínica foi previamente realizado pelo “California Mastitis Test” (CMT). Determinou-se as frações de proteína total, proteína verdadeira, caseína, soroproteínas, nitrogênio não protéico e nitrogênio não caséico, além da contagem de células somáticas (CCS) do leite dos quartos mamários. Os animais selecionados foram distribuídos em dois grupos de acordo com o estágio de lactação e classificados em Grupo “1”, composto por animais em estágio inicial de lactação compreendido entre os dez dias e os dois meses após o parto, e Grupo “2”, formado por animais em estágio de lactação compreendido entre o início do terceiro mês após o parto até o nono mês de lactação. A CCS dos quartos infectados dos animais pertencentes a ambos os grupos foi superior à encontrada para os quartos sadios (P < 0,0001). O conteúdo de soroproteínas e de nitrogênio não caséico no leite de quartos mamários com mastite subclínica por S. aureus foi significativamente superior em animais acima dos 60 dias em lactação, quando comparados com quartos mamários sem mastite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Paixão, Marcus Vinicius Sandoval, Edilson Romais Schmildt, Hediberto Nei Mattiello, Geraldo Antônio Ferreguetti und Rodrigo Sobreira Alexandre. „Frações orgânicas e mineral na produção de mudas de mamoeiro“. Revista Brasileira de Fruticultura 34, Nr. 4 (Dezember 2012): 1105–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000400018.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de esterco de galinha associadas ao adubo superfosfato simples, em substituição à formulação empregada no norte do Espírito Santo, na produção de mudas de mamoeiro 'THB'. O experimento foi realizado no viveiro agrícola, na Empresa Caliman Agrícola S.A., no município de Linhares-ES. Adotou-se o delineamento estatístico em blocos casualizados, em esquema fatorial 5x5, com 5 doses de superfosfato simples (0; 5; 10; 15 e 20 kg m-3) e 5 doses de esterco de galinha (0; 10; 20; 30 e 40 % v/vt), além de uma testemunha adicional, constituída da mistura-padrão utilizada na região com o adubo Basacote mini 3M®, fórmula NPK (mg) 13-06-16 (1,4), com micronutrientes (10% S, 0,05% Cu, 0,26% Mn e 0,015% Mo) na dosagem de 10 kg m-3, com 4 repetições. O substrato utilizado foi o Bioplant®. Para comparação, avaliaram-se a % de emergência, o índice de velocidade de emergência, o tempo médio de emergência, o índice de teor de clorofila, altura, diâmetro do coleto, número de folhas, comprimento da raiz, massa seca de raízes e de parte aérea das plântulas. Conclui-se que o tratamento-padrão com substrato Bioplant®, associado ao fertilizante Basocote®, apresentou-se como o melhor para a produção de mudas do mamoeiro 'THB', desaconselhando-se o uso do esterco de galinha na mistura com substrato. A aplicação do fertilizante superfosfato simples não melhorou a qualidade das mudas em relação ao padrão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Zopollatto, Maity, Luiz Gustavo Nussio, Lucas José Mari, Patrick Schmidt, Aildson Pereira Duarte und Gerson Barreto Mourão. „Alterações na composição morfológica em função do estádio de maturação em cultivares de milho para produção de silagem“. Revista Brasileira de Zootecnia 38, Nr. 3 (März 2009): 452–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000300008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivou-se avaliar o teor de matéria seca (MS) e a participação percentual das frações da planta em híbridos de milho colhidos em diversos estádios de maturação. Utilizou-se um delineamento em blocos casualizados, com esquema fatorial 8 × 6 × 2, composto de oito épocas de corte, seis híbridos de milho e duas safras (2001/2002 e 2002/2003). Os híbridos CO 32, AG 5011, P 3041, DKB 333B, AG 1051 e Z 8550 foram colhidos ao atingirem 50% de florescimento masculino, 15 dias após esta data e, posteriormente, a cada semana, totalizando-se oito cortes. As plantas atingiram o teor de MS para ensilagem (32 a 35% MS) 92 a 112 dias após a semeadura (DAS). O avanço da maturação aumentou os teores de MS das frações colmo (de 16,9 para 28%), folha (de 23,2 para 48,8%), sabugo (de 10,0 para 55,5%) e grãos (de 50,4 para 70,9%). Além disso, promoveu aumento das proporções de MS acumulada nos sabugos (de 1,6 para 9,2%) e grãos (de 0 para 43,4%) e redução na proporção de colmo (de 63,4 para 29,5%) e folhas (de 27,5 para 10,8%). A comparação dos híbridos de milho colhidos em estádios fisiológicos diferentes considerando apenas a participação das frações na planta deve ser feita com muito critério, uma vez que a época de corte pode alterar significativamente a composição morfológica da planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Bayer, Cimélio, Ladislau Martin-Neto, João Mielniczuk und Aurélio Pavinato. „Armazenamento de carbono em frações lábeis da matéria orgânica de um Latossolo Vermelho sob plantio direto“. Pesquisa Agropecuária Brasileira 39, Nr. 7 (Juli 2004): 677–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2004000700009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A reserva de carbono na matéria orgânica (MO) do solo é uma importante estratégia para atenuar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do plantio direto (PD), durante seis anos, sob quatro sistemas de cultura de outono na sucessão comercial soja-milho (guandu- anão-milheto, crotalária-sorgo, girassol-aveia-preta e nabo forrageiro-milho), no armazenamento de carbono nas frações particulada (>53 µm) e associada aos minerais (<53 µm) da MO de um Latossolo Vermelho argiloso da Região do Cerrado. Em comparação ao preparo convencional (PC) com cultivo de culturas estivais, o PD aumentou os estoques de carbono orgânico total (COT) na camada superficial do solo (0-5 cm). Na camada de 0-20 cm, o solo sob nabo forrageiro-milho manteve um estoque de COT superior em 9% (4,66 Mg ha-1) ao do solo em PC (54,30 Mg ha-1). Nos demais sistemas de culturas, o estoque de COT nessa camada não diferiu do solo em PC. O estoque de C na MO particulada foi mais sensível ao manejo do solo do que o COT, com um incremento entre 37% e 52% sob PD, em comparação ao PC (0-20 cm). O estoque de C na MO associada aos minerais não foi afetado pelos sistemas de manejo, o que pode estar relacionado ao curto período sob PD e à microagregação altamente estável. O armazenamento de C preferencialmente na fração lábil da MO do solo representa um benefício ambiental cuja manutenção depende fundamentalmente da continuidade do plantio direto e do contínuo aporte de resíduos vegetais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Melo, Gabriel Bressiani, Marcos Gervasio Pereira, Adriano Perin, Roni Fernandes Guareschi und Paula Fernanda Chaves Soares. „Estoques e frações da matéria orgânica do solo sob os sistemas plantio direto e convencional de repolho“. Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, Nr. 9 (September 2016): 1511–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900050.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar as frações húmicas, granulométricas e oxidáveis da matéria orgânica do solo, o conteúdo de matéria orgânica leve no solo, e os teores e estoques de C e N em Latossolo Vermelho, manejado pelos sistemas plantio direto e convencional, para o cultivo de repolho. Áreas de pastagem e de cerrado nativo foram utilizadas como controle. As amostras foram coletadas em 2014, às profundidades 0,0-0,05 e 0,05-0,10 m, após um ciclo de cultivo do repolho sob plantio direto e convencional, em área com longo histórico de cultivo convencional de hortaliças. O sistema plantio direto aumenta os teores de matéria orgânica leve, C e N, assim como os estoques de C e os valores de C orgânico particulado, de C orgânico associado a minerais, e de frações húmicas e oxidáveis da matéria orgânica. O sistema plantio direto melhora a qualidade do solo, em comparação ao plantio convencional, além de proporcionar, para a maioria das variáveis analisadas, maiores valores do que os observados em área de pastagem e valores semelhantes aos da área sob cerrado nativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Medeiros, Marcelo, Pedro H. G. Ferreira de Souza und Fábio Avila de Castro. „O Topo da Distribuição de Renda no Brasil: Primeiras Estimativas com Dados Tributários e Comparação com Pesquisas Domiciliares (2006-2012)“. Dados 58, Nr. 1 (März 2015): 7–36. http://dx.doi.org/10.1590/00115258201537.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta a primeira estimativa da concentração de renda entre os mais ricos no Brasil calculada com base nas declarações de Imposto de Renda de Pessoas Físicas para os anos de 2006 a 2012. As principais medidas de desigualdade são as frações da renda total apropriada pelos 0,1%, 1% e 5% mais ricos. Os resultados são testados e comparados com os das pesquisas domiciliares brasileiras. O artigo conclui que os dados tributários revelam uma concentração no topo substancialmente maior do que as outras fontes e, em termos gerais, ela permanece estável no período analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Queiroz, Domingos Sávio, José Alberto Gomide und José Maria. „Avaliação da folha e do colmo de topo e base de perfilhos de três gramíneas forrageiras: 2. Anatomia“. Revista Brasileira de Zootecnia 29, Nr. 1 (Februar 2000): 61–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000100009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO - A proporção de tecidos, o grau de correlação linear desta característica com a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) e sua composição química foram determinadas em seções transversais das frações botânicas, lâmina e bainha foliares e colmo, amostrados no topo e na base de perfilhos de capim-elefante (Pennisetum purpureum, cv. Mott), capim-setária (Setaria anceps, cv. kazungula) e capim-jaraguá (Hyparrhenia rufa). O capim-jaraguá, com maior proporção de bainha parenquimática dos feixes (BPF) na lâmina foliar e de tecido vascular lignificado (TVL) e esclerênquima (ESC) na lâmina e bainha foliares, apresentou proporção de tecidos menos compatível à de uma forrageira de alto valor nutritivo, em comparação ao capim-elefante e capim-setária. As lâminas foliares caracterizaram-se por apresentar alta proporção de epiderme e baixa proporção de ESC, TVL e células parenquimáticas (CPA) em relação à bainha foliar e ao colmo. A proporção de ESC mostrou correlação negativa com a DIVMS da lâmina foliar de topo, do colmo e do total das frações do perfilho. A proporção de CPA correlacionou positivamente com a DIVMS da bainha foliar, r = 0,68, enquanto a proporção de TVL apresentou correlação positiva com a DIVMS, quando todas as frações do perfilho foram consideradas, r = 0,31. As proporções de BPF, TVL e ESC correlacionaram positivamente com os teores de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido das forrageiras, enquanto as proporções de mesofilo e epiderme apresentaram correlação negativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Bayer, C., L. Martin-Neto und S. C. Saab. „Diminuição da humificação da matéria orgânica de um Cambissolo Húmico em plantio direto“. Revista Brasileira de Ciência do Solo 27, Nr. 3 (Juni 2003): 537–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832003000300015.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O ambiente menos oxidativo do solo em plantio direto diminui o grau de humificação da matéria orgânica. Para testar esta hipótese, avaliou-se a concentração de radicais livres semiquinona (RLS) na matéria orgânica da camada superficial (0-25 mm) de um Cambissolo Húmico, cultivado por 8 anos nos sistemas preparo convencional (PC), preparo reduzido (PR) e plantio direto (PD), em Lages (SC). A concentração de RLS na matéria orgânica foi determinada por ressonância paramagnética eletrônica (EPR) nas frações granulométricas > 53, 53-20, 20-2 e < 2 µm. Na média das frações granulométricas, a concentração de RLS na matéria orgânica do solo foi menor em PD (15,83 x 10(17) spins g-1 C) do que em PC (18,33 x 10(17) spins g-1 C) e PR (18,39 x 10(17) spins g-1 C). A matéria orgânica na fração 20-2 µm apresentou a maior concentração de RLS e a menor largura de linha do sinal de EPR, o que é consistente com um maior grau de humificação e, ou, maior interação com a fração mineral, em comparação às frações > 53 e < 2 µm. Na fração 53-20 µm, os baixos teores de carbono orgânico não permitiram a detecção do sinal de EPR do RLS. Em adição ao efeito nos estoques de matéria orgânica, o PD resulta no decréscimo do grau de humificação, o que pode ter importante implicação na qualidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Fukujima, Márcia Maiumi, und José Osmar Cardeal. „Exames subsidiários preditivos de crises epilépticas após acidente vascular cerebral isquêmico“. Arquivos de Neuro-Psiquiatria 55, Nr. 1 (1997): 39–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1997000100007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Na tentativa de detectar fatores preditivos para ocorrência de crises epilépticas após acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), estudamos exames laboratoriais de glicemia, hematócrito, colesterol total e frações e triglicérides, além de eletrocardiograma, eletrencefalograma (EEG), líquido cefalorraquiano e tomografia computadorizada do crânio (TC) em 35 pacientes com AVCI que evoluíram com crises epilépticas após pelo menos 24 horas a partir da instalação do AVCI (grupo 1 ou G1), que foram comparados a 35 pacientes com AVCI que evoluíram sem crises epilépticas (grupo 2 ou G2). Encontramos significância na análise EEG na comparação dos grupos, sendo a alteração mais freqüente o alentecimento focai da atividade elétrica cerebral no G1. A presença de lesão extensa na TC também associou-se ao G1. A associação de EEG anormal e lesão extensa na TC pode ser considerado elemento preditivo para ocorrência de crises epilépticas após AVCI com coeficiente de concordância de 34%. Os demais exames estudados não mostraram significância na comparação entre os grupos G1 e G2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Silva, Eulene Francisco da, Elaine Pinheiro Reis Lourente, Marlene Estevão Marchetti, Fábio Martins Mercante, Ana Karolina Teixeira Ferreira und Gisele Carneiro Fujii. „Frações lábeis e recalcitrantes da matéria orgânica em solos sob integração lavoura-pecuária“. Pesquisa Agropecuária Brasileira 46, Nr. 10 (Oktober 2011): 1321–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2011001000028.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o estoque de carbono orgânico total (COT) e nitrogênio total (NT), C e N nas frações lábeis e recalcitrantes da matéria orgânica do solo (MOS) e o índice de manejo de C, em solos sob sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), após quatro (ILP4) e oito anos (ILP8) de implantação. Para comparação, foram utilizados outros sistemas de manejo: pastagem e lavoura em plantio direto (PD), além de vegetação nativa. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. A integração lavoura-pecuária, estabelecida num período de oito anos, é capaz de alcançar um novo estado estável equivalente ao sistema sob plantio direto com 23 anos de implantação. Houve acúmulo no estoque de C total de 101,0 (ILP8) e 104,2 Mg ha-1 (PD) e N total de 5,5 (ILP8) e 5,8 Mg ha-1 (PD), na camada 0-30 cm, bem como aumento no estoque de C e N nas frações lábeis e recalcitrantes da MOS. Para o ILP com oito anos, o índice de manejo de C de 88 foi superior ao dos demais sistemas de manejo e não diferiu da vegetação nativa na camada 0-10 cm, todavia, foi similar ao PD na análise de todo o perfil (0-30 cm).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Castro, Juni C., Eugênio M. A. Goulart, Aroldo F. Camargos und Antônio J. das Chagas. „Avaliação antropométrica e bioquímica de crianças e adolescentes com diabetes do tipo 1 comparados a um grupo de não diabéticos de mesmo nível sócio-econômico“. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 44, Nr. 6 (Dezember 2000): 502–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302000000600010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi verificar possíveis diferenças entre parâmetros nutricionais, antropométricos e bioquímicos, de crianças e adolescentes diabéticos, atendidos por equipe multidisciplinar, no Setor de Endocrinologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG, quando comparados a um grupo de não diabéticos proveniente do mesmo hospital. Foram estudados 100 diabéticos e 100 não diabéticos equivalentes quanto a idade, sexo e indicadores sociais: índice de aglomeração, renda familiar mensal e escolaridade dos pais. Nestes, foram verificamos peso, altura, IMC e os índices antropométricos altura/idade, peso/idade e peso/altura. Foram dosados o colesterol total e frações, triglicerídeos e a hemoglobina glicosilada. Os grupos não diferiram quanto à média de peso e estatura, IMC e os índices peso/idade, peso/altura e altura/idade. Quando o índice altura/idade foi analisado no percentil 10 os diabéticos estavam mais baixos. Metade dos pacientes diabéticos apresentou um controle metabólico considerado ruim. O colesterol e as frações estavam mais elevados nos diabéticos (p<0,0001) e triglicerídeos e VLDL estavam próximos ao limiar de significância. No grupo diabético, não houve correlação entre o tempo de doença e a altura. Em conclusão, o colesterol total e as frações HDL e LDL estavam elevadas nos diabéticos quando comparados aos não diabéticos. Todavia, os índices antropométricos mostraram-se equivalentes nos dois grupos, quando a comparação foi com ponto de corte no percentil 2,3 e mais baixos nos diabéticos quando no percentil 10. Embora o atendimento ao grupo de diabéticos tenha sido feito por meio de uma equipe multidisciplinar, o controle metabólico foi ruim em cerca da metade dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Lemos, Lorena Moreira Carvalho, Silvânio Rodrigues dos Santos und João Paulo Lemos. „Crescimento do meloeiro Cantaloupe sob manejo de irrigação por gotejamento em Janaúba, Minas Gerais“. Revista Ceres 59, Nr. 5 (Oktober 2012): 614–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2012000500006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O manejo de água para a cultura do meloeiro é, sem dúvida, um dos aspectos que exige mais cuidados, isto porque as necessidades hídricas são bastante variáveis. Este trabalho teve por objetivo analisar o desenvolvimento vegetativo da variedade de meloeiro Cantaloupe "Coronado F1", sob manejo de irrigação simplificado, nas condições edafoclimáticas do semiárido mineiro (Janaúba-MG). O experimento foi realizado no Campus da UNIMONTES, em Janaúba-MG; o delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições e os tratamentos foram: T1(testemunha): manejo recomendado por literatura; T2: 50% ECA (evaporação do tanque Classe-A); T3: 75% ECA; T4: 100% ECA; T5: 125% ECA. Avaliaram-se o comprimento e a largura da planta, o número de frutos/planta, o comprimento do maior ramo, a área sombreada. Para o teor de sólidos solúveis (°Brix), a classificação dos frutos na colheita, o peso do fruto, a relação de formato e a produtividade comercial, utilizaram-se 20 frutos/parcela. Os resultados indicaram que é possível utilizar como manejo da irrigação o método simplificado, baseado em frações do tanque Classe-A, em comparação com o método recomendado pela literatura para o plantio do meloeiro Cantaloupe "Coronado F1" e que as diferentes frações não influenciaram as características de pós-colheita do meloeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Brito, Cláudio José Freixieiro Alves de, und Francisco Carlos Deschamps. „Caracterização anatômica em diferentes frações de cultivares de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schumach.)“. Revista Brasileira de Zootecnia 30, Nr. 5 (Oktober 2001): 1409–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000600004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O conhecimento da anatomia das gramíneas forrageiras tropicais pode contribuir para sua melhor utilização na alimentação de ruminantes. O objetivo deste trabalho foi determinar a área ocupada pelos diferentes tecidos presentes no colmo e na folha de três cultivares de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schumach.). Cinco plantas de cada cultivar foram selecionadas e segmentadas em três partes (apical, mediana e basal), sendo o material coletado 10 semanas após corte de uniformização. O colmo foi separado em duas partes e as folhas foram subdivididas em bainha, limbo e quilha. Observou-se que o floema representa cerca de 2% da área total dos tecidos. Embora seja um tecido de elevada digestibilidade, esta pequena participação representa pouco para a qualidade final das plantas. A área de tecido epidérmico e tecido vascular lignificado é maior no limbo foliar, principalmente nas folhas jovens. A área de tecido vascular lignificado do colmo aumenta em direção a base da planta. A distância entre os feixes vasculares na bainha está acima de 500 µm, enquanto no limbo é de 140 µm. No colmo, a distribuição irregular dos feixes vasculares não permite que esta medida seja utilizada como padrão de comparação entre cultivares. A diferenciação de cultivares através da caracterização anatômica apresenta limitações. Mesmo assim, observou-se que o cultivar Testo apresenta maior área de tecido vascular lignificado e menor área de tecido parenquimático. Enquanto isto, o cultivar Areia apresenta a menor distância entre feixes vasculares na bainha e na quilha com maior área de floema nas folhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Sydow, Julia Diogo, Carlos Roberto Sanquetta, Ana Paula Dalla Corte, Mateus Niroh Inoue Sanquetta und Afonso Figueiredo Filho. „COMPARAÇÃO DE MÉTODOS E PROCESSOS DE AMOSTRAGEM PARA INVENTÁRIO EM FLORESTA OMBRÓFILA MISTA“. BIOFIX Scientific Journal 2, Nr. 1 (15.05.2017): 60. http://dx.doi.org/10.5380/biofix.v2i1.50761.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Inventários florestais são indispensáveis para avaliar quantitativa e qualitativamente os recursos existentes em determinada propri­edade ou região. Diferentes métodos e processos aplicados aos inventários repercutem em estimativas com maior ou menor pre­cisão. O objetivo deste estudo foi comparar as dimensões de uni­dades amostrais, sua distribuição na população e intensidades amostrais na estimativa da densidade, área basal e volume por hectare em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista no Sul do estado do Paraná. Foram analisadas 28 configurações de amostra­gem, as quais foram avaliadas por meio dos respectivos erros de amostragem relativos em uma área submetida ao censo e compa­radas a partir do erro real relativo. Foram testadas duas frações de amostragem, correspondendo a 8 e 16% da área da população, considerando os processos aleatório e sistemático. Foram avalia­dos oito tamanhos de unidade amostrais de 400 a 1.050 m2. As configurações amostrais avaliadas resultaram em erros relativos inferiores a 20% para as três variáveis, valores esses considerados aceitáveis para florestas nativas. Os menores erros reais relativos foram encontrados para unidades amostrais de 1.000 m2 para as três variáveis estudadas, variando apenas na sua forma, sendo 25 m x 40 m para o número de árvores por hectare e 10 m x 100 m para área basal e volume por hectare. Concluiu-se que maior fração amos­tral gera estimativas mais precisas para número de ár­vores por hectare e área basal. A forma das unidades amostrais influenciou os resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Lima, Hedinaldo Narciso, Jaime Wilson Vargas de Mello, Carlos Ernesto G. R. Schaefer, João Carlos Ker und Augusto Miguel Nascimento Lima. „Mineralogia e química de três solos de uma toposseqüência da bacia sedimentar do Alto Solimões, Amazônia ocidental“. Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, Nr. 1 (Februar 2006): 59–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000100007.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Pouco se conhece sobre os atributos mineralógicos e químicos dos solos da região do Alto Solimões, em comparação aos solos do Médio e Baixo Amazonas, mais estudados. No Alto Solimões, pela maior proximidade do ambiente andino, há maior possibilidade de enriquecimento dos solos. Este trabalho teve por objetivo ampliar o conhecimento dos solos dessa região por meio da caracterização de atributos mineralógicos e químicos de três solos de uma toposseqüência na região de Benjamin Constant (AM), próximo à fronteira Brasil-Peru. Tais solos situam-se das partes mais elevadas até a várzea, sendo classificados como Argissolo Amarelo Ta alumínico abrupto, Plintossolo Argilúvico alumínico abrúptico e Neossolo Flúvico Ta eutrófico. Os resultados mostram que estes solos possuem maior riqueza de nutrientes e de minerais alteráveis, com menor grau de intemperismo, em comparação aos solos mais bem drenados da parte oriental da Amazônia, derivados de sedimentos mais antigos ou de rochas cristalinas. Os baixos teores de Fe e Mn no Plintossolo em todas as frações analisadas, em comparação aos demais solos da toposseqüência, indicam o predomínio de processos de remoção nesse ambiente, enquanto, no Neossolo Flúvico, a remoção é superada pela deposição de novos sedimentos, possibilitando a ocorrência em teores elevados de Fe e Mn. Os valores de capacidade máxima de adsorção de fosfato são baixos nos horizontes superficiais, tornando-se elevados nos horizontes subsuperficiais mais ricos em argila ou com ocorrência de plintita, podendo representar, em caso de erosão, um fator limitante ao cultivo agrícola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Baldotto, Marihus Altoé, Erli Maciel Vieira, Dálisson de Oliveira Souza und Lílian Estrela Borges Baldotto. „Estoque e frações de carbono orgânico e fertilidade de solo sob floresta, agricultura e pecuária“. Revista Ceres 62, Nr. 3 (Juni 2015): 301–9. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201562030010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O entendimento dos fenômenos de trocas de carbono entre solo, água e atmosfera é fundamental para o manejo e a conservação de ecossistemas naturais e agrários. Os objetivos deste trabalho foram determinar os estoques de carbono orgânico, as suas frações e a fertilidade do solo sob os manejos florestal (mata remanescente), integrando agricultura e florestas (eucalipto e cutieira) e em monoculturas agrícola (sob pivô central) e pastoril (braquiária), na Bacia do Rio Paraopeba, em Florestal-MG, visando a propor indicadores para a avaliação de manejo e conservação do solo. As amostras de solo foram coletadas em remanescente de mata nativa (Mata), em área agrícola cultivada sob irrigação de pivô central (Pivô) e em áreas de cultivo de Corymbia citriodora (Corymbia citriodora (Hook.) K.D. Hill & L.A.S. Johnson) (Eucalipto), Joannesia princeps Vell. (Cutieira) e Brachiaria decumbens Stapf (Pasto), nas profundidades de 0 a 20 e 20 a 40 cm. Os resultados indicaram que as estimativas dos estoques e de estabilidade do carbono orgânico aumentaram com a fertilidade do solo. Os sistemas florestais, principalmente a Mata, acompanhada pelos sistemas de manejo do solo integrando florestas à pastagem, em comparação com o cultivo contínuo ou a monocultura de pastagem, apresentaram estoques de carbono maiores, mais estáveis e menos solúveis, com formas mais aromáticas e hidrofóbicas (maior relação AH/AF), indicando menor potencial de lixiviação de carbono para o sistema aquático adjacente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Leite, Jacqueline Nayara Ferraça, Mara Cristina Pessôa da Cruz, Manoel Evaristo Ferreira, Itamar Andrioli und Lucas Boscov Braos. „Frações orgânicas e inorgânicas do fósforo no solo influenciadas por plantas de cobertura e adubação nitrogenada“. Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, Nr. 11 (November 2016): 1880–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016001100010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar alterações nas formas orgânicas e inorgânicas de P causadas pelo cultivo de plantas de cobertura e pelo uso de doses de nitrogênio em solo sob sistema plantio direto. O experimento foi delineado em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, em um Latossolo Vermelho distrófico. Os tratamentos principais foram plantas de cobertura: quatro leguminosas, uma gramínea e pousio (vegetação espontânea); os tratamentos secundários foram doses de N em cobertura (0 e 120 kg ha-1) na cultura do milho. Amostras de solo foram coletadas 12 anos após o início do experimento, e nelas foram determinadas formas orgânicas e inorgânicas de P. Os extratores usados foram: resina; soluções de NaHCO3, NaOH e HCl; e mistura de H2SO4 + HF + H2O2. As formas obtidas foram classificadas em P lábil (Presina + PNaHCO3), P moderadamente lábil (PNaOH) e P não lábil. O cultivo de crotalária, lablab e mucuna em pré-safra de milho aumenta o P orgânico moderadamente lábil (PoNaOH I) na camada superficial do solo em comparação à área de pousio. A adubação nitrogenada favorece a mineralização de P orgânico no solo e redistribui as formas de P inorgânico e de P orgânico entre os compartimentos lábeis e moderadamente lábeis, sem causar impacto no P disponível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Silva, Elen Alvarenga, Carlos Alberto Silva, Ivo Ribeiro Silva, João José G. S. M. Marques, Elias Frank de Araujo, Samara Andrade de Carvalho, Sérgio Henrique Godinho Silva und Nilton Curi. „Frações de carbono em topossequências de solos sob eucalipto com diferentes históricos de uso“. Revista Brasileira de Ciência do Solo 36, Nr. 4 (August 2012): 1167–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832012000400011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No Brasil, boa parte dos plantios florestais tem sido realizada em solos que apresentam algum grau de degradação física, química ou biológica. A proteção ao solo fornecida pelas árvores, em função da deposição de serapilheira, constitui um dos processos de recuperação de áreas degradadas, e, como a matéria orgânica está relacionada com muitos dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, ela se caracteriza como um fator-chave na manutenção da qualidade ambiental de sistemas florestais. Assim, objetivou-se neste trabalho caracterizar frações da matéria orgânica em solos sob cultivo mínimo de eucalipto com diferentes históricos de uso e posições na paisagem. O estudo foi realizado em três hortos florestais (HFs): Terra Dura, Canafístula e Sanga das Pedras, cultivados com eucalipto no Estado do Rio Grande do Sul. Os solos foram amostrados nas profundidades de 0-5, 5-20 e 20-40 cm. Na profundidade de 0-5 cm, a maioria dos Argissolos dos HFs estudados apresentou teores de carbono orgânico (CO) superiores aos de matas nativas adjacentes. Nas áreas cultivadas, há maior armazenamento de CO no HF Canafístula, sendo notados, em geral, menores teores de CO no terço inferior da encosta em relação às outras posições das topossequências avaliadas. O índice de humificação, em geral, é maior nas áreas de mata em comparação às áreas cultivadas; contudo, ele varia em função da profundidade do solo, da posição amostrada na topossequência e do HF avaliado. Nas profundidades de 0-5 e 5-20 cm, a abundância natural de 13C dos HFs é similar à das áreas de mata nativa, porém há maior teor de 13C na camada mais profunda dos solos cultivados, o que sinaliza para a contribuição à matéria orgânica do solo (MOS) de C oriundo das pastagens que antecederam o eucalipto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Matos, Davi Moreira, Silas Primola Gomes, Amanda Cardoso Rocha, Andrezza Araújo de França, Maria Ivanilda de Aguiar und Fred Denilson Barbosa da Silva. „Cultivo de milho crioulo para silagem em sistemas tradicional e agroflorestal“. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 15, Nr. 1 (01.01.2020): 93–99. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v15i1.6676.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Avaliou-se a produção e a qualidade da silagem de milho crioulo produzida no sistema no sistema agroflorestal (SAF) em comparação ao produzido no tradicional (ST). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com dois tratamentos e seis repetições. A ensilagem foi feita em silos experimentais de laboratório. Foram realizadas avaliações físicas e organolépticas (proporção de grãos, odor, cor, umidade e tamanho de partícula), determinação dos parâmetros agronômicos (estádio dos grãos, altura, número de folhas seca e peso das frações das plantas) e do teor de matéria seca (MS). A altura das plantas variou nos sistemas ST e SAF, sendo 15,55% superior no ST. No ST o componente colmo teve maior participação na massa da planta (49,41%), seguido das folhas (25,96%) , superando os valores obtidos no SAF. Os valores de MS no colmo (23,48%), folha (40,65%), palha (37,73%), sabugo (31,63%) e grãos (32,28%) das plantas colhidas no ST foram inferiores aos verificados no SAF, que apresentou, respectivamente para essas frações 26,72, 59,37, 66,09, 44,30 e 43,04%. Os teores de MS das silagens de milho (planta inteira) não diferiram entre os dois sistemas, sendo de 31,35% para o ST e de 33,06% para o SAF, com teor médio de 32,2%. O cultivo de milho no SAF apresenta menor potencial de produção da fração fibrosa (colmo e folhas) do que no ST, porém verificou-se maior produção de grãos no SAF. A silagem produzida apresentou teor de MS adequado em ambos os sistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Santos, Gladston Rafael de Arruda, Ângela Maria Vieira Batista, Adriana Guim, Mércia Virginia Ferreira dos Santos, Maria José de Araújo Silva und Vanda Lúcia Arcanjo Pereira. „Determinação da composição botânica da dieta de ovinos em pastejo na Caatinga“. Revista Brasileira de Zootecnia 37, Nr. 10 (Oktober 2008): 1876–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008001000023.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivou-se avaliar o efeito do local da fistula e do horário de coleta sobre a composição botânica da dieta selecionada. Utilizaram-se dez ovinos mestiços Santa Inês, castrados (cinco com cânulas permanentes no rúmen e cinco com cânulas no esôfago), em pastejo na Caatinga com água e mistura mineral à vontade. Foram identificadas 39 espécies na extrusa dos ovinos, com participação média de 20 espécies por mês de coleta, além de outras espécies da família Poaceae, que não foram identificadas. Houve efeito do mês de coleta sobre a composição botânica da extrusa e das frações das plantas selecionadas pelos ovinos. A folha foi a fração mais consumida e correspondeu a 55% do total da extrusa. O componente caule foi influenciado pela interação mês x hora de coleta. O local da fistula e o horário de coleta não influenciaram a composição botânica da dieta. No entanto, as interações mês de coleta x tipo de fistula e mês de coleta x hora de coleta influenciaram a composição botânica e a porcentagem das frações da planta na extrusa. O índice de seletividade das espécies variou ao longo do mês e esteve diretamente relacionado ao comportamento ingestivo dos ovinos. A dieta selecionada pelos ovinos é muito diversificada e caracteriza-se pela maior proporção de espécies malváceas e poáceas. Em comparação à fístula esofágica, a fistula ruminal possibilita melhor caracterização da composição botânica da dieta de pequenos ruminantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Zeferino, Lidiane Chaves, und Vanessa Dias Moretti. „Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores dos Anos Iniciais sobre FraçõesDevelopment of the theoretical thinking of early years teachers about fractions“. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22, Nr. 2 (27.08.2020): 425–51. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p425-451.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
ResumoO artigo analisa o desenvolvimento de aspectos do pensamento teórico do professor sobre frações, em particular: mediação de grandezas contínuas e a equivalência de frações. Apoiada teoricamente na perspectiva histórico-cultural e na Teoria da Atividade, a pesquisa adotou a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como referência para a organização de ações de uma formação continuada de professores. A análise dos dados produzidos junto aos professores revela a superação da ideia de fração como a quantificação discreta de partes já dadas de um inteiro, a criação de subunidade como estratégia para a quantificação de grandeza contínua e a apropriação do sentido de comparação de frações por meio de frações equivalentes. Concluímos que tais elementos revelam aspectos da superação do pensamento empírico pelo pensamento teórico.Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Fração; Formação de Professores. AbstractThe article analyzes the development of aspects of the teacher's theoretical thinking about fractions, in particular: the mediation of continuous quantities and the equivalence of fractions. Supported theoretically by the historical-cultural perspective and the Theory of the Activity, the research adopted the Teaching Guiding Activity (AOE) as a reference for the organization of continuous teacher education. The analysis of the data produced with teachers reveals the overcoming of the idea of the fraction as the discrete quantification of parts already given of a whole, the creation of a subunit as a strategy for the quantification of continuous magnitude and the appropriation of the sense of comparing fractions by means of equivalent fractions. We conclude that such elements reveal aspects of the overcoming of empirical thinking by theoretical thinking.Keywords: Cultural-Historical-Theory; Fraction; Teaching Guiding Activity. ResumenEl artículo analiza el desarrollo de aspectos del pensamiento teórico del profesor sobre fracciones, en particular: mediación de avances continuos y equivalencia de fracciones. Teóricamente apoyado en la perspectiva histórico-cultural y en la Teoría de la Actividad, una investigación adoptó la Actividad de Orientación Docente (AOE) como referencia para organizar acciones para la formación continua del profesorado. El análisis de los datos elegidos con los maestros revela una superación de la idea de fracción como una cuantificación de partes ya otorgadas un número entero, una creación de subunidad como estrategia para la cuantificación de magnitud continua y la apropiación del sentido de comparar fracciones por medio de fracciones equivalentes. Concluya que estos elementos revelan aspectos de superar el pensamiento empírico mediante el pensamiento teórico.Palabras clave: Teoría Histórico-Cultural; Fracción; Formación del profesorado
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Moura, Octavio Vioaratti Telles de, Celeste Queiroz Rossi, Marcos Gervasio Pereira, Otávio Augusto Queiroz dos Santos, Luiz Alberto Da Silva Rodrigues Pinto und Ednaldo Da Silva Araújo. „Fósforo em agregados biogênicos e fisiogênicos sob diferentes sistemas de manejo agroecológico“. Agrarian 12, Nr. 46 (08.12.2019): 466–78. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v12i46.9669.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo desse estudo foi determinar os teores de fósforo total (PT) e de suas formas e frações (Pt-bic, Pi-bic, Po-bic, Pt-H+ , Pi-H+ , Po-H+ , Pt-OH- , Pi-OH- e Po-OH- ), em agregados biogênicos e fisiogênicos sob diferentes sistemas de manejo agroecológico, no município de Seropédica-RJ. Foram abertas trincheiras com dimensões aproximadas de 0,25 x 0,20 m, em seguida foram coletados blocos de solos nas áreas amsotrais: sistema agroflorestal (SAF); café em pleno sol (C-SOL); café sombreado (C-SOM); cultivo em aleias de flemíngia/vagem (AL-FLE) e plantio direto com milho/ (PD) com 6 anos de cultivo; em 3 camadas (0,00-0,05; 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m) com 4 pseudorepetições em delineamento inteiramente casualizado. Após a coleta, as amostras foram submetidas a tamisação em conjunto de peneiras de 9,7 - 8,0 mm. Foram utilizados para a identificação das vias de formação os agregados retidos neste único intervalo. Estes foram examinados sob lupa e separados manualmente e classificados em: biogênicos – aqueles que apresentaram formas arredondadas; e fisiogênicos – definidos com formas angulares. O PT foi determinado via digestão sulfúrica, e as formas e frações de P foram extraídas em sequência com NaHCO3, H2SO4 e NaOH. O PT e as suas formas e frações foram determinadas por colorimetria após a redução do complexo fosfomolibídico com ácido ascórbico. Os resultados foram submetidos à análise de variância com aplicação do teste de agrupamento de médias de Scott Knott (p<0,05). Nos agregados fisiogênicos foram verificados os maiores teores de Pt-bic, Po-bic, Pt-H+ , Pi-H+ , Po-H+ e Po-OH- em comparação aos agregados da via biogênica na maioria das áreas estudadas. As concentrações de P encontradas nos diferentes tipos de agregados evidenciaram o importante papel das vias de formação na avaliação da qualidade do solo e que todas as áreas avaliadas possuíam capacidade de se auto sustentar em relação à nutrição fosfatada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Rosa, Carla Machado da, Rosa Maria Vargas Castilhos, Deborah Pinheiro Dick, Eloy Antonio Pauletto und Algenor da Silva Gomes. „Teor e qualidade de substâncias húmicas de planossolo sob diferentes sistemas de cultivo“. Ciência Rural 38, Nr. 6 (September 2008): 1589–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000600015.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho teve por objetivo avaliar e comparar os teores e as características químicas das substâncias húmicas (SHs) de um Planossolo háplico submetido a diferentes sistemas de cultivos de arroz. Amostras de solo foram coletadas em um experimento de longa duração (19 anos) nas profundidades de 0-0,025, 0,025-0,05, 0,05-0,20m e no topo do horizonte B. Os tratamentos avaliados foram: APC-Sistema de cultivo contínuo de arroz (preparo convencional) e controle de invasoras com herbicida, APD-Sucessão de azevém x arroz sob plantio direto e SN-Solo mantido em condições naturais (pastagem nativa). As SHs e a fração não-húmica (NH) foram obtidas por meio de fracionamento químico. O teor de carbono do solo e na forma de SHs e NH foram determinados, respectivamente, pelos métodos Walkley-Black e espectrofotométrico. As características químicas e moleculares das SHs foram avaliadas por espectroscopias de infravermelho e UV/Vis e por análise elementar. Em comparação ao solo natural, o sistema APD preservou os teores de carbono orgânico total e de todas as frações húmicas, enquanto que o sistema APC provocou perdas de carbono orgânico total e de todas as frações húmicas nas camadas superficiais (<0,05m). A proporção de ácidos fúlvicos em relação ao carbono total aumentou em profundidade, sugerindo mobilização desta fração no perfil. O sistema de manejo afetou a composição da matéria orgânica principalmente na camada de 0 a 0,025m, ocorrendo SHs de menor grau de decomposição, mais polares e contendo menor proporção de estruturas alifáticas que no sistema APD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Busato, Jader Galba, Luciano Pasqualoto Canellas und Ary Carlos Xavier Velloso. „Fósforo num Cambissolo cultivado com cana-de-açúcar por longo tempo: I - fracionamento seqüencial“. Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, Nr. 6 (Dezember 2005): 935–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000600011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A caracterização dos diversos compartimentos de P, além de avaliar frações não monitoradas regularmente pelos métodos de diagnose da fertilidade do solo, pode favorecer o entendimento do ciclo desse nutriente. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações nos compartimentos de P de um Cambissolo Háplico Ta eutrófico vértico, cultivado com cana-de-açúcar por longo tempo. Em uma das áreas de estudo, não foi realizada a despalha da cana utilizando fogo por ocasião da colheita durante 55 anos. Em outra área, realizou-se a queima do canavial, mas, durante 35 anos, foram aplicados, via irrigação por aspersão, 120 m³ ha-1 ano-1 de vinhaça. Em duas áreas adjacentes a ambos os locais, foram coletadas amostras para efeito de comparação. As amostras foram coletadas em duas camadas (0-0,20 e 0,20-0,40 m) e analisadas por meio de um procedimento de extração seqüencial de P. Foram determinados também os teores de P total, P disponível, P orgânico, P inorgânico e P nas substâncias húmicas. Os resultados deste trabalho indicam que o manejo da cana crua possibilitou maior conteúdo de P em todos os compartimentos analisados. A manutenção da palha e a adição de vinhaça alteraram a distribuição das frações de P no solo, com diminuição da participação das formas não-lábeis e conseqüente aumento das formas lábeis. Em todos os manejos observados, o teor de P no ácido húmico foi maior que no ácido fúlvico. O menor teor de P orgânico na cana crua evidenciou a participação desse componente na disponibilidade de P por meio de sua mineralização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Matoso, Stella Cristiani Gonçalves, Alisson Nunes da Silva, Elaine Cosma Fiorelli-Pereira, Queicianne Paniago Colleta und Emanuel Maia. „Frações de carbono e nitrogênio de um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico sob diferentes usos na Amazônia brasileira“. Acta Amazonica 42, Nr. 2 (Juni 2012): 231–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672012000200008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste estudo foi avaliar indicadores de qualidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico sob vegetação nativa de floresta, pastagem (Brachiaria brizantha cv. marandu), plantio convencional, cultivo mínimo e sistema de plantio direto. Foram determinados o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana do solo, o carbono orgânico e o nitrogênio total do solo, quocientes microbianos para carbono e nitrogênio e relações entre carbono orgânico e nitrogênio total do solo (C/N tot) e entre carbono e nitrogênio da biomassa microbiana (C/N mic). As amostras foram coletadas em Cerejeiras/RO, em duas profundidades (0-10 e 10-20 cm) nos cinco tratamentos, com cinco repetições. A análise estatística consistiu na análise de dados discrepantes, pelo método de Chauvenet, e dos pressupostos das variâncias, pelo teste de Bartlett e de Shapiro-Wilk, seguidos do teste de Kruskal-Wallis, entre os tratamentos, e comparação das variáveis entre as profundidades, pelo teste de Mann-Whitney, e ainda da análise de agrupamentos utilizando o método de Ward, todos ao nível de 5% de probabilidade. Os diferentes usos do solo influenciam as variáveis avaliadas, com exceção da relação C/N tot, sendo que as variáveis microbiológicas demonstram-se mais sensíveis às mudanças do uso e manejo do solo. O sistema de plantio convencional é o tratamento que apresenta maior homogeneidade entre as profundidades. A análise de agrupamentos evidencia que o solo sob plantio direto, sistema de cultivo mínimo e plantio convencional apresenta semelhanças entre si, assim como, o solo sob vegetação nativa de floresta e pastagem também se assemelham.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Oliveira, Leandro Barbosa de, Aureliano José Vieira Pires, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Leandro Sampaio Oliveira Ribeiro, Vitor Visintin de Almeida und Carlos Alberto de Miranda Peixoto. „Perdas e valor nutritivo de silagens de milho, sorgo-sudão, sorgo forrageiro e girassol“. Revista Brasileira de Zootecnia 39, Nr. 1 (Januar 2010): 61–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010000100008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as perdas e o valor nutritivo de silagens de diferentes forrageiras (milho, sorgo-sudão, sorgo forrageiro e girassol) ensiladas no momento ideal de cada cultura. Utilizou-se um delineamento inteiramente ao acaso, com quatro forrageiras e cinco repetições. As forragens foram ensiladas em silos de PVC com 50 cm de altura e 10 cm de diâmetro, providos de válvula de Bunsen, que foram armazenados por 60 dias. As perdas por gases e por efluente foram avaliadas por diferença de peso antes e após a ensilagem. As perdas por gases foram relativamente pequenas em comparação às perdas por efluente. A silagem de milho se destacou por apresentar menores perdas, enquanto as de girassol e sorgo-sudão apresentaram maiores perdas por efluente. A silagem de sorgo-sudão possui menor valor nutritivo, em decorrência dos maiores teores das frações fibrosas, enquanto a de milho destaca-se positivamente pelo seu valor nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Florenzano, Modesto. „A Revolução Russa em perspectiva histórica e comparada“. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, Nr. 75 (2008): 41–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64452008000300003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Sugere-se uma comparação da Revolução Russa de 1917 com a Revolução Francesa de 1789 e a Revolução Inglesa de 1640. Se uma Revolução tornou-se possível na Inglaterra, na França e na Rússia, foi porque, nos seus antigos regimes, produziu-se uma divisão fatal no establishment, vale dizer, entre classes e/ou frações de classes dominantes e o poder. A difusão e a força do puritanismo, do iluminismo e do socialismo, nas sociedades inglesa, francesa e russa do antigo regime, eram a um só tempo sintoma e conseqüência desse mal-estar espiritual e desse conflito político no interior de suas respectivas classes dominantes (e destas, obviamente, com relação às classes dominadas). Em contrapartida, e como uma espécie de contraprova ao que se está afirmando, nem na Prússia/Alemanha, nem no Piemonte/Itália, em 1848-1849 e em 1918-1919, existiu algo semelhante; daí a impossibilidade de uma revolução nesses dois países e nesses dois momentos cruciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Costa, Candida Pereira. „Comparação da Produção da Serapilheira e Fenologia em dois Macro-habitat Florestais no Pantanal, Mato Grosso, Brasil“. Biodiversidade Brasileira - BioBrasil, Nr. 2 (05.08.2020): 97–110. http://dx.doi.org/10.37002/biobrasil.v9i2.916.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Estudos sobre a produção de serapilheira são considerados de grande relevância para compreensão do funcionamento dos ecossistemas, porém, informações sobre a variação substancial desta para Áreas Úmidas, ainda são incipientes. Nesse sentido, a proposta deste estudo foi quantificar a produção mensal e anual da serapilheira, observar sua distribuição sazonal e, através desta, avaliar periodicidade das fenofases, ao longo de um ano, em dois macrohabitats florestados (Floresta monodominante inundável de V. divergens (CAM) e Savana Arbórea Densa (SAD)), localizados na região do Pirizal (Pantanal, Mato Greosso). A coleta de dados foi realizada através de 30 coletores circulares com 62 cm de diâmetro, fixados no solo. As amostras foram coletadas mensalmente e submetidas à secagem e, separadas em frações. Para realizar comparações entre a produção de serapilheira mensal e as duas estações do ano e avaliar a produção entre os sítios utilizou-se a análise de variância (ANOVA). O total de serapilheira produzida em CAM (0,18 t.ha-1.ano-1) foi menor, em comparação aos resultados encontrados em SAD (4,09 t.ha-1.ano-1), além disso, o padrão de variação temporal, para a produção e análises fenológicas evidenciaram respostas relacionadas à dinâmica sazonal: deposição maior no período da estação seca e, menores na estação chuvosas; V. divergens e as espécies savânicas apresentaram caducifolia acentuada, floração e frutificação durante a estação seca. Assim, os resultados apresentados, quanto à quantidade e a qualidade, da serapilheira produzida indicaram uma grande contribuição das espécies na ciclagem de nutrientes, sendo uma das fontes alóctone de nutrientes para campos inundáveis e corpos d'água no Pantanal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Morais, Alaíza Barros Lima, Daniela Nascimento Ferreira, Giannina Soares Taveira, Heriberto Alves dos Anjos und Alessandra Almeida Castro Pagani. „Influência do tempo de infusão nas características físico-químicas e no conteúdo de compostos bioativos nutracêuticos de folha de mangaba (Hancornia speciosa Gomes)“. Research, Society and Development 9, Nr. 10 (25.09.2020): e2519108557. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8557.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A folhas da mangabeira são popularmente utilizadas no preparo de chás e infusões com fins medicinais. Infusões de ervas apresentam propriedades benéficas devido as substâncias bioativas que atuam como antioxidantes. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar as características físico-químicas e o conteúdo de compostos bioativos nutracêuticos e, verificar a influência do tempo em infusões de folhas de mangaba. As infusões foram preparadas em triplicada a 5 e 10 (I5 e I10) minutos, adicionando 1 g de material vegetal in natura em 50 mL de água fervente. Foram efetuadas análises para caracterização físico-química das folhas in natura, infusões e resíduos: cor e índice de escurecimento (I.E.); sólidos solúveis totais em ºBrix e; pH. As análises dos compostos bioativos foram: clorofilas, carotenóides e fenóis totais. Nas análises físico-químicas, o teor de sólidos solúveis totais não variou significativamente, indicando que os tempos analisados extraíram conteúdos similares. O I.E. permaneceu constante, indicando que o tratamento térmico não foi associado com a ativação enzimática e escurecimento. Entretanto, o tempo de infusão afetou significativamente os fitoquímicos. Os valores de clorofila total e suas frações variaram com diminuição progressiva em comparação da folha in natura em diferentes tempos de infusão, bem como os carotenóides totais, β-caroteno e fenóis, o que sugere influência do tempo na quantidade desses compostos presentes nas infusões, sendo que, a I5 proporcionou menor perda dos compostos comparado à I10, podendo correlacionar-se positivamente com a concentração de flavonóides e com a atividade antioxidante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Silva, Alexandre Rodrigues, Rita De Cássia Soares Cardoso und Lúcia Daniel Machado da Silva. „Comparação entre a água de coco em pó (ACP®) e o Tris como diluidores na criopreservação do sêmen de cães“. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 43, Nr. 6 (01.12.2006): 767. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26555.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho comparou a água de coco em pó (ACP®) com o diluidor Tris na criopreservação do sêmen canino através da avaliação clássica e do teste de termorresistência. Cinco reprodutores caninos foram submetidos a duas coletas de sêmen através de manipulação digital. As frações espermáticas foram avaliadas quanto à sua coloração, volume, concentração, motilidade, vigor e morfologia espermática. As amostras de sêmen foram divididas em duas alíquotas: a primeira foi diluída em Tris e a segunda em ACP®. Ambos os diluidores continham 20% de gema de ovo. As amostras foram refrigeradas, adicionadas de glicerol (6%), envasadas em palhetas de 0,25mL, criopreservadas em vapores de nitrogênio, e finalmente armazenadas em nitrogênio líquido. Após uma semana, foi realizada a descongelação a 38ºC por 1min em banho-maria, sendo realizadas novas avaliações de motilidade, vigor e morfologia espermática. As amostras foram mantidas a 38ºC no banho-maria e avaliadas aos 15 e 30 min após descongelação. Não foram observadas diferenças significativas entre os dois diluidores no decorrer dos procedimentos de criopreservação e descongelação, bem como durante o teste de termorresistência, em relação às características avaliadas. O Tris e o ACP® foram eficientes em conservar 50% de espermatozóides móveis e 70% de espermatozóides morfologicamente normais após a descongelação. Assim, o ACP® pode ser utilizado como diluidor alternativo para a criopreservação do sêmen canino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

CESAR, Ricardo, Bianca ROCHA, Zuleica CASTILHOS, Tácio de CAMPOS und Claudio SCHNEIDER. „BIOENSAIOS COM OLIGOQUETAS EDÁFICOS PARA AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE MINERAÇÃO DE CARVÃO EM CENÁRIO DE DISPOSIÇÃO TERRESTRE“. Geosciences = Geociências 36, Nr. 4 (17.01.2018): 793–800. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i4.11207.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A oxidação da pirita presente nos rejeitos e estéreis da mineração de carvão pode desencadear uma drenagem ácida, induzindo uma redução drástica do pH dos solos e sistemas aquáticos vizinhos. O presente trabalho trata da avaliação da eficácia do processo de tratamento de um resíduo de mineração de carvão coletado na região carbonífera sul catarinense. O tratamento aplicado consistiu na separação das partículas conforme sua densidade, gerando três frações: pesada, mista e leve; com alto, intermediário e baixo teor de pirita, respectivamente. A eficácia do tratamento foi avaliada com base na quantificação de metais pesados e execução de bioensaios agudos e crônicos com oligoquetas edáficos (Eisenia andrei), conforme protocolos padrão (ISO). Os bioensaios foram somente aplicados à fração mista do resíduo, devido ao volume de material gerado com necessidade eventual de disposição terrestre. Misturas desta fração mista com um solo artificial foram preparadas nas seguintes proporções: 0, 6, 12, 24 e 50%. Os resultados revelaram, de forma geral, uma redução das concentrações de metais pesados e atenuação do pH para as frações mista e leve, em comparação ao resíduo in natura, sugerindo que, do ponto de vista químico, o tratamento foi eficiente. As concentrações de metais nas misturas de solo com a fração mista do resíduo estavam em concordância com os valores do CONAMA para qualidade de solos. Os bioensaios agudos com oligoquetas revelaram ausência de mortalidade e de perda de biomassa dos animais, indicando baixa ecotoxicidade aguda. Contudo, os animais sobreviventes foram capazes de bioacumular elevadas quantidades de níquel na maior testada (50%), um metal reconhecidamente tóxico aos oligoquetas. O bioensaio crônico indicou perda significativa de biomassa para a dose de 50%, bem como redução significativa da reprodução para as doses de 24 e 50%. Tendo em vista a ocorrência de toxicidade somente para altas dosagens de resíduo no solo, o tratamento aplicado parece ser eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Porto, Petrônio Pinheiro, Fermino Deresz, Geraldo Tadeu dos Santos, Fernando César Ferraz Lopes, Ulysses Cecato und Antônio Carlos Cóser. „Produção e composição química do leite, consumo e digestibilidade de forragens tropicais manejadas em sistema de lotação intermitente“. Revista Brasileira de Zootecnia 38, Nr. 8 (August 2009): 1422–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000800005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os objetivos neste trabalho foram comparar a composição química, a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS), as frações lâminas foliares e bainhas-colmos e a disponibilidade de forragem e avaliar a produção e composição do leite, o peso vivo, o escore corporal e o consumo de matéria seca de forrageiras tropicais. As forrageiras avaliadas foram capim-tanzânia (Panicum maximum Jacq.), grama-estrela (Cynodon nlemfuensis Vanderyst) e capim-marandu (Brachiaria brizantha Staf). As pastagens foram adubadas com nitrogênio (200 kg/ha.ano), K2O e P2O5 (50 kg/ha.ano) e manejadas em sistema de lotação intermitente com três dias de ocupação de piquete e dois intervalos de desfolha: janeiro e fevereiro com 24 dias e março, abril e maio com 30 dias. Foram utilizadas 24 vacas em delineamento de blocos ao acaso, com oito vacas por tratamento. As lâminas foliares da grama-estrela tinham em média 18,5% de PB e as bainhas-colmos, 79,9% de fibra em detergente neutro (FDN), valores superiores aos obtidos nas demais forrageiras. A grama-estela também apresentou maior teor de FDN (72,8%) e lignina (7,1%) na forragem disponível. A digestibilidade in vitro da matéria seca do capim-marandu (64,%) foi superior à da grama-estrela (59,4%). Nos capins-tanzânia e marandu, as produções de leite foram de 9,8, valor superior ao de 8,4 kg/vaca.dia da grama-estrela. O teor de proteína do leite das vacas manejadas no capim-tanzânia (2,9%) foi superior ao obtido com grama-estrela (2,8%), mas os teores de gordura e sólidos totais do leite, o escore corporal, o peso vivo e o consumo de matéria seca não diferiram entre as forrageiras avaliadas. A grama-estrela teve maior porcentagem das frações fibrosas, menor DIVMS e menor produção de leite em comparação aos capins-tanzânia e marandu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Silva, A. P., A. M. Segadães und T. C. Devezas. „Aplicação de métodos estatísticos na otimização da densidade de empacotamento de distribuições de pós de alumina“. Cerâmica 50, Nr. 316 (Dezember 2004): 345–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000400010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Fatores como a distribuição granulométrica e a morfologia condicionam as propriedades físicas de sistemas particulados (e.g. misturas de pós, pastas, concretos refratários), entre as quais a densidade de empacotamento. Podem ser encontrados, na literatura, vários modelos para a otimização da distribuição de tamanhos de partículas que maximiza o empacotamento, todos desenvolvidos para sistemas de esferas perfeitas (e.g. Furnas, Andreasen, Alfred). Neste trabalho, pós de alumina comercial (reativa e tabular) foram separados em nove frações granulométricas e, recorrendo a dois procedimentos distintos, construíram-se seis sistemas ternários diferentes e complementares de tamanhos de partículas. Usando a metodologia das superfícies de resposta e técnicas de análise estatística afins (programa de cálculo Statistica) obteve-se, em ambos os casos, a distribuição granulométrica que maximiza a densidade de empacotamento. Por comparação com as distribuições granulométricas teóricas, ficou demonstrada a validade do modelo teórico de Alfred para esferas perfeitas. Os resultados obtidos demonstram, assim, que o efeito prejudicial da não esfericidade das partículas pode ser, na realidade, compensado pela otimização da distribuição granulométrica global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

VENTURIN, André, André Fernando Nascimento GONÇALVES, Nandara Soares de OLIVEIRA, Everton SKORONSKI, Marcos Luiz PESSATTI und Thiago El Hadi Perez FABREGAT. „Fração solúvel de hidrolisado proteico de sardinha na alimentação do jundiá“. Boletim do Instituto de Pesca 42, Nr. 4 (03.12.2018): 878. http://dx.doi.org/10.20950/1678-2305.2016v42n4p884.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da inclusão da fração solúvel do hidrolisado proteico de sardinha sobre a estabilidade das dietas e a excreção de amônia de juvenis de jundiá. Foram elaboradas sete dietas experimentais com as frações solúveis dos hidrolisados de músculo e vísceras de sardinha. A determinação da estabilidade do pellet na água foi medida em intervalos de tempo diferentes (5 min, 10 min, 20 min, 30 min, 1 h e 1,5 h). A determinação de amônia total foi realizada a cada cinco horas. Como resultado do teste de estabilidade foi detectado diferença significativa somente no período de 5 minutos, onde a dieta contendo 20% de hidrolisado solúvel de musculo teve maior taxa de lixiviação em comparação com a dieta controle. A partir de 10 horas de observação, a concentração de amônia foi maior no controle em relação aos outros tratamentos. O hidrolisado proteico de resíduo de sardinha tem grande potencial para ser utilizado nas rações do jundiá, melhorando a eficiência ambiental das dietas. A inclusão de até 10% da fração solúvel de hidrolisados de músculo e de vísceras de sardinha não afeta a estabilidade das dietas, além de diminuir a excreção de amônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Viana, Pablo Teixeira, Aureliano José Vieira Pires, Leandro Barbosa de Oliveira, Gleidson Giordano Pinto de Carvalho, Leandro Sampaio Oliveira Ribeiro, Daiane Maria Trindade Chagas, Carlos Souza Nascimento Filho und Aline Oliveira Carvalho. „Fracionamento de carboidratos e de proteína das silagens de diferentes forrageiras“. Revista Brasileira de Zootecnia 41, Nr. 2 (Februar 2012): 292–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982012000200009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este experimento foi conduzido com os objetivos de caracterizar e quantificar as frações que compõem os carboidratos e a proteína de diferentes silagens. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições: silagem de milho (AG 5011), silagem de sorgo-sudão, silagem de sorgo-forrageiro (BR 601) e silagem de girassol (Rumbsol 91). A silagem de girassol apresentou menor valor de carboidratos totais (CT) e da fração B2 (fração potencialmente degradável da fibra). As silagens de milho, sorgo-sudão e sorgo-forrageiro não apresentaram diferença quanto aos teores de carboidratos totais. A fração C (fração indigestível da parede celular) foi encontrada em maior proporção nas silagens de sorgo-sudão e girassol. Não houve diferenças na fração A da proteína (nitrogênio não-proteico) entre as silagens. A silagem de girassol apresentou maior valor de proteína bruta e nitrogênio total. Não foi observada diferença nos resultados entre as silagens de milho e sorgo, e a fração C foi menor para silagem de milho e sorgo forrageiro. As silagens de sorgo-sudão e sorgo-forrageiro apresentam menor valor nutritivo, devido à maior quantidade de parede celular e ao menor conteúdo de energia em comparação às silagens de milho e girassol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie