Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Assessoria e Consultoria Educacional.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Assessoria e Consultoria Educacional“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Assessoria e Consultoria Educacional" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Costa, Larissa Florêncio Silva da, Mariana Carla Lima França und Rivanda Meira Teixeira. „APOIO GERENCIAL NA INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: O CASO DA INCUBADORA CISE“. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 4, Nr. 1 (30.04.2010): 1. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v4i1.39.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o apoio gerencial oferecido pela incubadora CISE aos empreendimentos de base tecnológica em fase de incubação. Adotou-se a estratégia de pesquisa de estudo de caso único e as evidências foram coletadas através de entrevistas e de fontes documentais. Com base nas evidências encontradas observou-se que a incubadora CISE considera que vem cumprindo seu papel de apoiadora no desenvolvimento gerencial dos seus empreendimentos incubados, no que concerne à estrutura física, assessoria/consultoria e treinamento. No entanto, foram constatadas diferentes percepções por parte dos incubados. Para eles a incubadora vem atendendo parcialmente suas necessidades, especialmente com relação a falta de consultoria/assessoria. Para as estas empresas o apoio na gestão de seus negócios permitiria que o projeto inicial de ingresso fosse desenvolvido e aprimorado e assim seria possível enfocar o aspecto estratégico do negócio e não o operacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Santos, Fabiano, und Júlio Canello. „Comissões Permanentes, Estrutura de Assessoramento e o Problema Informacional na Câmara dos Deputados do Brasil“. Dados 59, Nr. 4 (Oktober 2016): 1127–68. http://dx.doi.org/10.1590/001152582016109.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO É quase consenso na literatura sobre o Legislativo no Brasil que faltariam regras e procedimentos capazes de incentivar o desenvolvimento de expertise e capacitação dos parlamentares para a formulação de políticas públicas. Por essa perspectiva, o Congresso ainda estaria por desenvolver mecanismos informacionais no seu modo de atuar. Contudo, é possível detectar, no interior da Câmara dos Deputados, núcleos de excelência, a princípio, capacitados para o exercício de funções de cunho informacional: suas comissões permanentes e a estrutura de assessoria da Câmara (e dentro desta se destacando a Consultoria Legislativa). O artigo analisa especificamente o segundo mecanismo, propondo hipóteses sobre as condições em que o potencial informativo da assessoria é ativado, estabelecendo uma dinâmica informacional em seu modo de atuar e em sua interação com o plenário. A plausibilidade de tais proposições é examinada combinando entrevistas com assessores legislativos à análise quantitativa do fluxo de trabalho das comissões e da própria consultoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana. „Educação domiciliar e o sistema educacional brasileiro: da utopia à realidade nas propostas de homeschooling na contemporaneidade“. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação 2, Nr. 2 (24.06.2021): 223–28. http://dx.doi.org/10.21166/ctp.v2i2.2077.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta obra propõe expor os entraves e a exiguidade do sistema educacional brasileiro e possibilitar um vislumbre do ensino domiciliar, homeschooling, como resposta aos problemas na educação formal, cujo autor Leonardo Taciano Garbossa e colaboradores reúnem neste material uma série de estudos sobre a importância e a viabilidade da aprovação na legislação brasileira. As considerações se deram a partir da temática apenas do autor, formado em Direito e Matemática e consultor, assessor e diretor de operações em diversos segmentos empresariais, é colunista da Duna Press, jornal e magazine.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Paes, Raul Vitor Oliveira, und Cibelle Da Silva Santiago. „Assessoramento remoto por meio de escritórios virtuais: uma categorização de serviços prestados“. Revista de Gestão e Secretariado 11, Nr. 1 (01.04.2020): 41–62. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.1055.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O crescimento da profissão de secretário tem se materializado em outras formas de assessoria, com o intuito de acompanhar os novos modelos organizacionais que estão surgindo. Assim, é possível agregar valor a esta profissão a partir dos serviços que são prestados através dos Escritórios Virtuais. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral investigar os serviços prestados pelos assistentes remotos por meio de escritórios virtuais. A abordagem teórica foi centrada na assessoria e assessoramento virtual, bem como nos novos modelos organizacionais. A metodologia da pesquisa foi do tipo bibliográfica, exploratória e descritiva com a abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita com nove profissionais que atuam em escritório virtual, alcançados com questionário online da plataforma Google Forms, de forma que os dados foram analisados sob o método da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mapearam os serviços mais oferecidos pelos escritórios virtuais secretariais, a saber: a) cadastro e atualização de clientes; b) organização de contas pessoais e profissionais em aplicativos de escritório ou com sistema online; c) organização de documentos para contabilidade; d) digitação, redação e revisão de documentos; e) gerenciamento de e-mails; f) elaboração de planilhas financeiras; g) elaboração de orçamentos diversos e h) consultoria e assessoria no planejamento e execução de eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Machado, Andréa Carla, Suzelei Faria Bello und Maria Amelia Almeida. „O papel consultivo do fonoaudiólogo: algumas reflexões sobre a consultoria colaborativa na escola regular“. Revista Educação Especial 25, Nr. 43 (27.08.2012): 233–48. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x1983.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
http://dx.doi.org/10.5902/1983O sistema de consultoria colaborativa apresenta-se como uma possibilidade de trabalho para colaborar e cooperar com os diversos protagonistas da rede de ensino: escola; professores; família e consultor-especialista, que se propõe a atender a nova demanda do processo inclusivo do século XXI. A consultoria colaborativa é uma proposta na qual os profissionais envolvidos refletem juntos para sanar os problemas da sala de aula. Ao considerar que o fonoaudiólogo está intrinsecamente envolvido com o contexto educacional e trabalha com crianças com dificuldades de comunicação oral, escrita, voz e audição, o presente estudo objetivou verificar os efeitos da cooperação fonoaudiológica numa perspectiva colaborativa no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa com delineamento questionário – intervenção. O questionário foi aplicado para os professores antes e após a intervenção. Considerou-se que a proposta de Consultoria Colaborativa no âmbito educacional junto com o fonoaudiólogo enriqueceu o processo colaborativo e tornou-se construtivo diante das diferentes demandas educativas. Além disso, forneceu ao professor segurança e apoio no exercício contínuo na sala de aula, propondo reflexões de sua ação, o que maximiza as potencialidades de cada criança e atende às suas diversidades. Palavras-chave: Colaboração; Fonoaudiologia; Educação Especial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

De Oliveira, Sara Badra. „A ASSESSORIA PRIVADA DE GESTÃO EDUCACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINAS“. Educação: Teoria e Prática 26, Nr. 53 (12.12.2016): 628–49. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p628-649.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo busca contribuir com a compreensão das atuais reformas gerencialistas que reconfiguram a administração pública sob o argumento de torná-la mais eficaz e capaz de responder às demandas sociais pela melhoria da qualidade da educação pública. Dentro do convênio firmado em 2013 entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a organização Comunitas, analisa-se um eixo de trabalho específico relativo à atuação da empresa interveniente Falconi na Rede Municipal de Ensino, por meio de uma proposta de assessoria de gestão por resultados. Ao mesmo tempo, essa rede possui uma história de implementação de política de Avaliação Institucional Participativa, que se coloca como alternativa às políticas gerencialistas, na esteira da administração pública societal. O artigo faz uma análise documental da proposta de atuação da assessoria, de forma a situá-la em um contexto mais amplo de emergência das estratégias da Terceira Via no Brasil, e problematiza em que medida a participação das organizações parceiras na gestão da política educacional de Campinas representa uma “soma de esforços” pela melhoria da educação, ou distancia-se da lógica de participação defendida pela política de Avaliação Institucional Participativa. Palavras-chave: Assessoria Privada. Gestão Educacional. Avaliação Institucional. Participação. Gerencialismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Dantas, Anna Aline Roque Santana, Niara Fernandes Barbosa Formiga, Layse Dantas de Medeiros, José Henrique da Silva Macedo und Joseph Hakkinen Alves Santos. „PROJETART EMPRESA JUNIOR DE CONSULTORIA EM ATIVIDADES DA CONSTRUÇÃO CIVIL.“ Revista Práxis: saberes da extensão 4, Nr. 6 (19.04.2016): 67. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p60-68.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta as atividades desenvolvidas pela empresa júnior "Projetart", de consultoria e assessoria na área de construção, em funcionamento no Instituto de Educação, ciência e tecnologia da Paraíba, atuante no Campus Picuí desde 2013. A Projetart é uma Associação Civil sem fins lucrativos, constituída por estudantes e professores, com a missão de ampliar o conhecimento prático dos conteúdos ministrados em sala de aula. São desenvolvidos pelos alunos serviços como levantamento topográfico, projeto arquitetônico e orçamento de obras, orientados por professores/profissionais especializados. Os benefícios advindos da Empresa Júnior também são relevantes para a sociedade, visto que ela se transforma em uma alternativa atraente para a população contratar serviços de qualidade com baixo custo. Com isso, a comunidade vence os obstáculos da falta de profissionais e do constante desconhecimento das técnicas construtivas necessárias para realizar pequenas obras. No ano de 2015, um dos projetos executados pela equipe foi de uma edificação residencial multifamiliar com dois pavimentos. O projeto foi um desafio para os estudantes, mas resultou em uma proposta surpreendente para o beneficiário interessado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Franciosi da Silva, Grazielle, Luciana Da Silva, Andre De Souza Rocha, Kelly Cristina Schmidt und Marcelo Dias. „prática de assessoria no AEE“. REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL 7, Nr. 2 (21.12.2020): 33–48. http://dx.doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p33.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo, derivado da pesquisa: “Investigação de intervenções pedagógicas do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, tem o objetivo de refletir sobre a importância do trabalho realizado nas visitas de assessorias no serviço do AEE, com o propósito de construir um conjunto de ações que se estruturam no conhecimento a despeito das especificidades dos alunos, metodologias, práticas de ensino e na coletividade do trabalho entre os professores de turma e o professor do AEE. Mostra que a evolução dos sujeitos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) pode ocorrer por meio de adequações, manejos e informações elementares na prática de sala de aula, que se estruturam em grandes avanços no seu desempenho e na práxis do professor. O olhar especializado do professor do AEE, acompanhado da capacidade dos professores de sala em prover um ensino realmente comprometido com o saber, podem subsidiar uma aprendizagem de maior qualidade e efetivamente democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Robinson, Georgina. „Transformação para um modelo de aconselhamento empoderador: vozes dos consultores e professores“. Linhas Críticas 20, Nr. 42 (12.09.2014): 283–305. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v20i42.4297.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo descreve o processo de transformação de uma organização educacional que oferece consultoria para a inclusão de estudantes com transtornos do espectro do autismo. Ele relata as perspectivas dos consultores que contribuíram para criar e implementar as mudanças e as dos professores que receberam as orientações. Um modelo tradicional de consultoria transformou-se em um modelo empoderador e teve como objetivo promover a capacidade do professor e encorajar inovações. Resultados deste estudo sugerem que mudanças na prática pedagógica conduziram a uma melhoria no atendimento da criança/jovem com autismo e que tanto os participantes quanto os consultores tornaram-se empoderados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Schier, Ana Candida, Karen Regiane Soriano und Jáima Pinheiro de Oliveira. „PERFIL COMUNICATIVO DE ESCOLARES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: BASE PARA ASSESSORIA EDUCACIONAL“. Poíesis Pedagógica 18 (22.07.2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.5216/rppoi.v18.36065.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo desse estudo foi traçar o perfil comunicativo de alunos que frequentavam escolas especial e regular, com foco para intervenções junto ao processo de ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa nove escolares, com idade entre sete e quinze anos, sendo seis meninos e três meninas. Sobre os diagnósticos, verificou-se: Paralisia Cerebral (5), Síndrome de Down (3), Atraso Global de Desenvolvimento (1). Os dados indicaram algumas necessidades: início de ações relacionadas à identificação de vocabulário funcional, em ambientes domiciliar e escolar, para implementação de Comunicação Alternativa e/ou Suplementar; suporte em relação aos aspectos de aquisição de linguagem oral; adaptações curriculares; orientações sobre o ingresso de indivíduos no ensino regular. Os dados indicaram também uma regularidade no início das ações necessárias. Para os indivíduos com Paralisia Cerebral, iniciou-se com a Comunicação Alternativa e/ou Suplementar, independentemente do ambiente (familiar e/ou escolar). Quanto aos indivíduos com Síndrome de Down, o suporte inicial deveria favorecer o uso funcional da linguagem, por meio de observações em ambientes específicos de interação. Os resultados permitiram considerar, por fim, que uma atenção especial deve ser dada à variabilidade do processo de aquisição de linguagem, diante de diagnósticos semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Cóssio, Maria Fátima, Susana Schneid Scherer und Daniela Oliveira Lopes. „As parcerias público-privadas em educação e as redes de políticas: um estudo sobre uma consultoria em gestão escolar“. Perspectiva 38, Nr. 4 (13.01.2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e66750.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da contratação da Falconi Consultores de Resultado por parte da Prefeitura de um município do estado do Rio Grande do Sul para atuar na área educacional. A investigação teve como objetivo analisar os possíveis impactos da consultoria na gestão das escolas da rede. Para tanto, realizou-se a análise de documentos orientadores dessa consultoria; identificou-se a configuração da empresa contratada e suas relações com outras entidades; e conduziram-se entrevistas com gestores de escolas da rede municipal. Como estratégia de coleta de dados, optou-se pela metodologia de etnografia de rede (BALL, 2014) e para o tratamento dos dados se utilizou a abordagem de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As análises mostraram que a realização da consultoria está vinculada às mudanças no papel do Estado, seguindo a lógica da Nova Gestão Pública (NGP), por meio da adoção de princípios gerenciais, evidenciados pelas ações da Falconi nas escolas, voltadas para a maximização de resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Gontow, Rejane. „Serviço de informação e assistência tecnológica para o segmento agroindustrial de alimentos“. Ciência da Informação 26, Nr. 3 (September 1997): 277–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651997000300008.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A necessidade de desenvolvimento econômico imposta pela conjuntura atual vem exigir alta demanda de serviços especializados que se proponham a oferecer ao mercado valor agregado a partir da matéria-prima que representa a informação. É de vital importância a possibilidade de assessoria, consultoria e capacitação que este serviço pode oferecer a fim de garantir a adoção das recomendações propostas e, fundamentalmente, obter resultados importantes para o cliente e o mercado. Indicadores de desempenho devem ser estabelecidos como ferramenta crítica de gestão, e atenção muito especial deve ser dada à definição quanto ao perfil do gerente de um serviço desse porte. Recomenda-se que seu gerenciamento seja delegado a um empresário de informação, que possa imprimir ao serviço uma capacidade multidisciplinar, na busca da excelência do desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Falume, Abede Cade. „PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO - DECISÕES DE ROTINA E NÃO ROTINA NUMA EMPRESA DE CONSULTORIA“. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, Nr. 7 (27.08.2021): e27595. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.595.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente estudo tem como objectivo principal, identificar a tomada de de cisões de rotina e de não rotina numa empresa que presta serviços de consultoria nas áreas de contabilidade fiscal, auditoria e assessoria em actividades agrárias, ambientais, financeiras, jurídicas e tecnológicas, localizada na cidade de Nampula, em Moçambique. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, baseada na bibliografia publicada que facilitou o encaixe de teorias e conceitos para acrescentar o conhecimento através da literatura referente a processos de tomada de decisão. Quanto à abordagem do problema classifica-se como indutivo e quanto à técnica utilizada classifica-se como bibliográfica e na recolha de informação foi utilizado um questionário dirigido ao Director Geral da empresa. Os dados foram recolhidos nos meses de Abril e Maio de 2021 dada a disponibilidade do interlocutor. Os resultados foram satisfatórios ao responderem ao objectivo geral que se pretendia com o tema, permitiu perceber que as decisões são tomadas por alternativas que melhor resolvem os problemas da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Cançado, Ana, Licene Silva und Rosana Angst. „CONSULTORIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR/ EDUCACIONAL: Princípios teóricos e técnicos e contribuições de práticas sistematizadas“. Psicologia Argumento 27, Nr. 58 (10.11.2017): 273. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.v27i58.20369.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Cançado, Ana, Licene Silva und Rosana Angst. „CONSULTORIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR/ EDUCACIONAL: Princípios teóricos e técnicos e contribuições de práticas sistematizadas“. Psicologia Argumento 27, Nr. 58 (10.11.2017): 273. http://dx.doi.org/10.7213/rpa.v27i58.20369.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Maçaneiro, Marlete Beatriz, und Ana Paula Mussi Szabo Cherobim. „Fontes de Financiamento à Inovação: incentivos e óbices às micro e pequenas empresas - estudo de casos múltiplos no estado do Paraná“. Organizações & Sociedade 18, Nr. 56 (März 2011): 57–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302011000100003.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo trata do financiamento à inovação tecnológica em empresas, com foco no Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Tem-se o objetivo de analisar os fatores condicionantes, incentivos e óbices, ao acesso a recursos governamentais para o financiamento da inovação, no contexto de micro e pequenas empresas - MPEs do Paraná. Para a pesquisa empírica, foi realizado estudo de casos múltiplos por meio de entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e registros em arquivos. As conclusões evidenciam os fatores condicionantes, tendo como incentivos: programas que privilegiaram a participação de MPEs; contrapartida de recursos facilitada; maior acesso a informações pela proximidade delas com as universidades e centros de pesquisa; e a experiência na proposição de projetos que predispõem a um maior sucesso na aprovação. Por outro lado, verificaram-se os óbices: dependência delas em relação às instituições de pesquisa para proposição de projetos; necessidade da criação de capacidade interna para execução dos projetos; problemas estruturais que as fazem buscar assessoria/ consultoria para proposição de projetos; e falta de comunicação da agência de fomento sobre a avaliação dos projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Kravchychyn, Claudio, und Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira. „Prática pedagógica do esporte educacional no programa segundo tempo: uma construção coletiva“. Journal of Physical Education 27, Nr. 1 (12.05.2016): 2719. http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2719.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo objetivou analisar o desenvolvimento pedagógico do Programa Segundo Tempo como modelo para políticas públicas de esporte educacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e investigação documental. Foram entrevistados: o Secretário Nacional de Esporte Educacional (2007-2009), coordenadores de Equipes Colaboradoras e coordenadores pedagógicos de convênios. A documentação consultada provém da legislação esportiva e de documentos oficiais do Ministério do Esporte. Foram focos de análise: programas precursores e os primeiros anos do programa, parceria ministério-universidades, elaboração e aprimoramento do referencial teórico-metodológico, prática pedagógica nos núcleos e ações de planejamento, capacitação, formação continuada, assessoria e avaliação. Concluiu-se que o direcionamento de gestão, a relação teoria-prática construída em contato com a realidade e trabalho coletivo registrado são passíveis de referenciar ações pedagógicas em iniciativas similares e políticas mais abrangentes e consistentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Gatti, Bernardete A. „Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade“. Revista Brasileira de Educação, Nr. 30 (Dezember 2005): 124–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782005000300010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Relata o processo de formação de grupos e rede de intercâmbio, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos anos de 1981 a 1992, com vista à melhoria da qualidade da pesquisa educacional no país, por meio do aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos, da permuta de informações e da realização de trabalhos de pesquisa em cooperação, efetivado por uma rede sistemática de intercâmbio mediante o trabalho face a face por pesquisadores das várias instituições envolvidas, bem como pela assessoria a grupos emergentes por grupos mais solidamente estabelecidos na área. Analisa as conseqüências positivas desse processo, em particular como reforço a alguns grupos de trabalho da ANPEd.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Silva, Aline Maira da, und Enicéia Gonçalves Mendes. „Psicologia e inclusão escolar: novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais“. Revista Brasileira de Educação Especial 18, Nr. 1 (März 2012): 53–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382012000100005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No contexto da inclusão educacional, um papel que parece promissor para o psicólogo escolar é o de prestar Consultoria Colaborativa Escolar, atuando em parceria com professores e familiares. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de um programa de intervenção preventiva, baseado nos modelo de Consultoria Colaborativa Escolar e Suporte Comportamental Positivo, voltado para prevenir e minimizar problemas comportamentais. O estudo foi realizado em três salas de aula do primeiro ano de uma escola municipal de ensino fundamental, localizada no interior do estado de São Paulo, e contou com a participação das três professoras das salas e seus 55 alunos. O estudo foi conduzido em quatro etapas. Na Etapa 1, foram realizados os procedimentos éticos. Na Etapa 2, foi aplicado o Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes 6-18 anos/Relatório para Professores (TRF), junto às professoras. Na Etapa 3, o programa de intervenção preventiva foi implementado e teve como alvo as professoras e os alunos. Por fim, na Etapa 4, o TRF foi reaplicado. Para avaliar o impacto da intervenção, foi aplicado o teste MANOVA nos resultados obtidos. Em relação ao comportamento dos alunos, houve diminuição estatisticamente significativa nos comportamentos do tipo internalizante, externalizante e nos problemas totais. Esse resultado, além de indicar que a aplicação dos modelos de Consultoria Colaborativa Escolar e de Suporte Comportamental Positivo pode ser efetiva, aponta para o fato de que tais modelos podem ser utilizados por psicólogos escolares em intervenções preventivas voltadas para prevenir e minimizar problemas de comportamento na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Adrião, Theresa, und Teise Garcia. „Oferta educativa e responsabilização no PDE: o Plano de Ações Articuladas“. Cadernos de Pesquisa 38, Nr. 135 (Dezember 2008): 779–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742008000300012.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo analisa perspectivas de responsabilização presentes no Plano de Desenvolvimento da Educação apresentado à sociedade brasileira em 2007 pelo Ministério da Educação. O plano, composto por programas e ações com o objetivo declarado de promover a melhoria da qualidade da educação básica brasileira, é, entre outras medidas, operacionalizado pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, discutido neste trabalho a partir de um de seus aspectos: o estabelecimento de convênios entre os municípios e a União, por meio da elaboração local de um Plano de Ações Articuladas. Por esse instrumento, os gestores municipais se comprometem a promover um conjunto de ações no campo educacional, responsabilizando-se pelo alcance das metas estabelecidas pelo âmbito federal. Em contrapartida, passam a contar com transferências voluntárias e assessoria técnica da União. Considera-se, na análise, o contexto de reforma do Estado e das políticas de descentralização na oferta educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Robl, Fabiane, Paulo Eduardo Dias de Mello, Claudia Sapag Ricci und Claisy Marinho-Araújo. „Stela Maria Meneghel“. Revista História Hoje 4, Nr. 7 (03.08.2015): 183. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v4i7.169.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A entrevista discute o processo de Avaliação da Educação Superior no Brasil, sobretudo a história da criação da Comissão Especial de Avaliação (CEA) e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), além de problematizar a formulação das políticas de avaliação. Stela Maria Meneghelé Coordenadora Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Bacharel e licenciada em Letras (1987), mestre em Educação (1994) e doutora (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado no Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc/Unesco, 2008), atuou como professora titular da Universidade Regional de Blumenau (2001-2009), no Programa de Pós-Graduação em Educação. Colaborou na elaboração (2003) e na implantação (2004-2006) do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Sinaes), ao atuar como Secre tária-Executiva e Assessora Técnica da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC). Integrou a Comissão de Implantação da Universidade da Integração Latino--Americana (Unila, 2008-2010), tendo coordenado o primeiro curso oferecido por essa universidade: o Curso Latino--Americano de Especialização em Políticas Públicas e Avaliação da Educação Superior (CLAEPPAES). Em 2009 e 2010 atuou como professora visitante na Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição tutora da Unila. Em agosto de 2010, assumiu Consultoria Unesco para Implantação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade de Integração Internacional Luso Afro--Brasileira (Unilab), onde foi pró-reitora (2011-2012).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Vieira, Diego de Castro, und Cláudio Roberto Hoffmeister. „Necessidade de serviços técnicos e tecnológicos das empresas calçadistas na região do Paranhana/RS“. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 6, Nr. 2 (29.10.2013): 91–108. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.354.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter exploratório que teve como objetivo identificar, junto às indústrias calçadistas da Região do Paranhana, suas principais demandas em Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT). A pesquisa foi realizada em duas fases, onde na primeira foram aplicados questionários em empresas deste ramo de atuação com perguntas direcionadas à identificação de necessidades de contratação de Serviços do SENAI, bem como a responder quais as suas principais demandas e a indicação das causas da pouca ou nenhuma utilização desses serviços. Na segunda fase, baseado nos dados coletados, foram analisados os resultados e apontados os principais fatores que venham a contribuir no direcionamento das ações do SENAI nas novas instalações no município de Igrejinha/RS. Nesse sentido, foi identificado que a concentração de empresas desse setor está nos municípios de Três Coroas e Igrejinha e que aproximadamente 53% dos entrevistados afirmam ter necessidade de contratação desses serviços, principalmente de assessoria e consultoria em processo produtivo. Também foi possível identificar que a principal causa da pouca ou nenhuma utilização dos serviços está relacionada à deficiência na divulgação, a distância da unidade do SENAI em relação aos estabelecimentos e à inexistência de atendimento específico para o setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Bazarim, Milene, und Roberta Varginha Ramos Caiado. „A correção de textos escolares como prática e como objeto de pesquisa: entrevista com Eliana Donaio Ruiz“. Revista Letras Raras 10, Nr. 2 (29.05.2021): 155. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v10i2.2131.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Eliana Donaio Ruiz é autora do livro “Como corrigir redações na escola: Uma Proposta Textual-Interativa”, cuja primeira edição foi publicada em 2001. Trata-se de um livro pioneiro no Brasil a respeito da correção de textos escolares e uma referência praticamente obrigatória tanto para pesquisadores que contemplam a correção enquanto objeto de estudo quanto para professores interessados em compreender e aperfeiçoar a sua prática corretiva.A autora possui Pós-doutorado em Linguística Aplicada, Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (SP). Ruiz já foi professora de Língua Portuguesa na Educação Básica e, durante quase duas décadas, também prestou assessoria e consultoria em elaboração de textos e ensino de línguas.Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR), atuando na Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Eliana Ruiz tem se dedicado ao estudo do processo de ensino-aprendizagem e de formação de professores de Língua Portuguesa. Mais recentemente, suas pesquisas concentram-se na área da Linguística Aplicada e seus interesses atuais estão ligados ao ensino de português como língua materna, ao ensino-aprendizagem da escrita e às relações entre tecnologias digitais e educação linguística.A entrevista foi realizada em março de 2021 via e-mail.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Adrião, Theresa, Teise Garcia, Raquel Borghi und Lisete Arelaro. „As parcerias entre prefeituras paulistas e o setor privado na política educacional: expressão de simbiose?“ Educação & Sociedade 33, Nr. 119 (Juni 2012): 533–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000200011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O artigo apresenta resultados finais de pesquisa interinstitucional que teve por objetivo analisar a natureza e as consequências de parcerias firmadas entre setores privados e governos municipais paulistas para atendimento da educação infantil e do ensino fundamental. O período correspondeu aos anos de 1996 a 2006, tendo em vista a percepção de que o aumento das responsabilidades dos municípios pela oferta educacional, decorrente da municipalização do ensino fundamental, poderia estimular processos de privatização da educação municipal, por meio do aumento de "parcerias" entre a gestão municipal e o setor privado lucrativo e não lucrativo. O estudo apresenta tendências relacionadas a três modalidades de parcerias: subvenção pública para oferta de vagas em instituições privadas de educação infantil, aquisição de "sistemas" privados de ensino e contratação de assessoria privada para a gestão da educação municipal. As tendências percebidas na análise indicam que as atuais relações entre as esferas públicas e privadas no campo da educação, decorrentes da descentralização havida no setor, representam um movimento em direção a sua privatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Beber, Bernadétte, Eduardo Silva und Simoni Urnau Bonfiglio. „ENADE - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - E A VISÃO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO“. Revista Competência 9, Nr. 2 (21.12.2016): 53–67. http://dx.doi.org/10.24936/2177-4986.v9n2.2016.369.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A avaliação da aprendizagem é a forma de verificar o conhecimento produzido durante o processo de formação educacional. Dentre os variados instrumentos de avaliação, a prova interdisciplinar trata do conhecimento entre as disciplinas curriculares, estabelecendo relação de análise e interpretação de conteúdo. O objetivo deste artigo é analisar a prova interdisciplinar dos acadêmicos das 1ª, 2ª, 3ª e 5ª fases do curso de Pedagogia, realizada em junho de 2014 em uma Instituição de Ensino Superior – IES do Vale do Itajaí (SC). Para o estudo, foram utilizados os dados fornecidos pela Assessoria Pedagógica da respectiva instituição. A análise dos dados recebeu tratamento quanti e qualitativo para demonstrar a evolução da aprendizagem dos acadêmicos nas respectivas fases.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Prova interdisciplinar. Ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Cardoso, Terezinha Maria. „Experiências de ensino, pesquisa e extensão no setor de pedagogia do HIJG“. Cadernos CEDES 27, Nr. 73 (Dezember 2007): 305–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622007000300004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo objetiva discutir a experiência de projeto de extensão e de estágio curricular obrigatório da última fase do Curso de Pedagogia (CED/UFSC), nas habilitações de Orientação Educacional e Supervisão Escolar, desenvolvido junto ao Setor de Pedagogia do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). Tal experiência, desde o ano de 2000, tem trazido resultados positivos tanto para o trabalho do hospital como para a formação de novos pedagogos. Estágio curricular e extensão universitária se entrelaçam, atendendo as exigências de formação universitária, ao mesmo tempo em que fornecem assessoria e efetivo trabalho para a comunidade. Destaca-se a organização da classe hospitalar de 5ª a 8ª série para atender alunos/pacientes internados no HIJG e a produção de materiais informativos sobre o trabalho da classe hospitalar como os principais resultados desse estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Adelino, Francisca Janete Da Silva, und Lauricélia Lima da Silva. „Estágio supervisionado obrigatório: atividades desenvolvidas pelos discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB“. Revista Expectativa 20, Nr. 3 (29.07.2021): 108–30. http://dx.doi.org/10.48075/revex.v20i3.22575.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo objetiva investigar as atividades desenvolvidas por estagiários do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB, durante as disciplinas de estágio supervisionado II, III e IV. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e documental, conduzida sob abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de relatórios de estágio, produzidos por discentes, nos períodos de 2017.1 e 2017.2. Entre os resultados encontrados, constatou-se que as atividades desenvolvidas pelos estagiários estão mais voltadas para o campo da assessoria e da consultoria. Observou-se que trinta empresas/instituições ofereceram oportunidades de estágio supervisionado. Destacou-se o âmbito público como aquele que mais oferta oportunidade de estágio. ABSTRACTThis study aims to investigate the activities developed by trainees of the Bilingual Executive Secretariat course of UFPB, during the disciplines of supervised internship II, III and IV. For this, an exploratory and documentary research was carried out, conducted under a qualitative and quantitative approach. Data were collected through internship reports, produced by students, in the periods of 2017.1 and 2017.2. Among the results found, it was found that the activities developed by the trainees are more focused on the field of advisory and consulting. It was observed that thirty companies/institutions offered supervised internship opportunities. The public scope stood out as the one that most offer internship opportunity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Braz Pereira Gomes, Eduardo, Juliana Luíza Moreira Del Fiaco und Aline Araújo Rabelo. „ANÁLISE DE PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO DE PESSOAL; ANALYSIS OF PERSONNEL SELECTION PROCEDURES“. Revista Gestão, Inovação e Negócios 3, Nr. 1 (20.06.2017): 22. http://dx.doi.org/10.29246/2358-9868.2017v3i1.p22-42.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMOO recrutamento e seleção é o primeiro subsistema da área de recursos humanos, com a função de selecionar os candidatos que apresentam perfil adequado para atender as exigências das organizações. Para realizar esses procedimentos, os selecionadores utilizam de algumas táticas para tornar o processo mais assertivo e eficaz. Este artigo tem o objetivo de analisar os procedimentos que uma empresa de consultoria utiliza para recrutar e selecionar candidatos para os mais variados ramos de atividades. Por meio do estudo de caso realizado na Ampliar Assessoria em Desenvolvimento Humano foi possível entender como a área de gestão de pessoas trabalha ao recrutar e selecionar, bem como descrever as técnicas utilizadas para desenvolver este processo, sendo observada nos procedimentos utilizados, triagem de currículos, entrevistas, testes psicológicos, dinâmica de grupo e provas de conhecimentos quando o contratante solicita. O resultado da pesquisa abordou também, um problema que a Ampliar enfrentou em uma das etapas do processo e propõe melhorias para que se obtenha sucesso ao realizar os procedimentos e garantir a fidelidade de seus clientes.Palavras-Chave: Recrutamento; Seleção; Procedimentos; Recursos Humanos; Gestão de Pessoas.ABSTRACTRecruitment and selection is the first human resources subsystem, with the function of selecting candidates who present appropriate profile to meet the requirements of organizations. To perform these procedures, the selectors use of some tactics to make the process more assertive and effective. This article aims to analyze the procedures that a Consulting company uses to recruit and select nominees for the various branches of activities. Through the case study in Ampliar Assessoria em Desenvolvimento Humano. It was possible to understand how the area of people management works to recruited select, as well as describe the techniques used to develop this process, being observed in the procedures used, screening resumes, interviews, psychological tests, group dynamics and evidence of knowledge when the contractor requests. The result of the survey also addressed a problem that Ampliar faced in one of the stages of the process and propose improvements to obtain success when performing the procedures and ensure the fidelity of its customers.Keywords: Recruitment; Selection; Procedures; Human Resources; People management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Oliveira, Jáima Pinheiro de, und Rosyane Meyre Pimenta Natal. „A linguagem escrita na perspectiva de educadores: subsídios para propostas de assessoria fonoaudiológica escolar“. Revista CEFAC 14, Nr. 6 (29.07.2011): 1036–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462011005000076.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
OBJETIVO: descrever uma proposta que contribua para o planejamento de ações de promoção de saúde em Fonoaudiologia Educacional, com base em uma investigação de concepções de educadores, acerca do processo de desenvolvimento da linguagem escrita. MÉTODO: estudo descritivo realizado por meio da aplicação de questionários em dezenove professores do Ensino Fundamental de três escolas da rede pública de uma cidade do interior do Estado do Paraná. Os questionários continham perguntas acerca do processo de desenvolvimento da linguagem escrita, bem como fatores que o favorecem e/ou dificultam. A análise de dados foi feita por meio da transcrição e tabulação de respostas discursivas e de múltipla escolha. A partir do conteúdo apresentado nas respostas, foram criadas categorias temáticas a serem discutidas. RESULTADOS: foram constatados sete (35%) relatos de que o processo de desenvolvimento da linguagem escrita inicia-se na fase escolar; O contato com materiais escritos foi citado doze (30%) vezes como apoio para o desenvolvimento da linguagem escrita; Os aspectos individuais foram relatados dezesseis (38%) vezes como causas das dificuldades de aprendizagem; E, houve doze (39%) relatos de encaminhamentos a outros profissionais como solução para essas dificuldades. CONCLUSÃO: os educadores possuem carência de conhecimentos fundamentais para a sua prática pedagógica, no que concerne o processo de alfabetização, muito embora a maioria tenha formação condizente com o que é preconizado pela LDB. Não é possível generalizar tal conclusão, em função da pequena amostra do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Dias, Marly de Jesus Sa Dias. „POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: impasses e perspectivas à universalização do atendimento - ENTREVISTA ESPECIAL COM MARIA INÊS SOUZA BRAVO“. Revista de Políticas Públicas 20, Nr. 1 (21.07.2016): 221. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n1p221-231.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Maria Inês Souza Bravo possui graduação em Serviço Social pela Universidade Gama Filho, mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio pós–doutoral na Universidade Católica de Lisboa (UCP). Atualmente é professoraassociada da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aposentada da UFRJ. É coordenadora do Grupo de Pesquisa registrado no CNPq Gestão Democrática da Saúde e Serviço Social e dos Projetos Políticas Públicas de Saúde: o potencial dos Movimentos Sociais e dos Conselho s do Rio de Janeiro e Saúde, Serviço Social, Movimentos Sociais e Conselhos. Autora de diversos livros e artigos, cabendo destacar: Saúde e Serviço Social no capitalismo: fundamentos sócio-históricos (São Paulo: Cortez, 2013); Serviço Social e reforma sanitária: lutas sociais e práticas profissionais (São Paulo: Cortez, 2011); Movimentos sociais, saúde e trabalho (Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2010), em parceria com Vanda D’Acri Soares e Janaína Bilate Martins e Assessoria, consultoria & Serviço Social (São Paulo: Cortez, 2010), em parceria com Maurílio Castro de Matos. Tem se destacado por sua história de luta em prol da Reforma Sanitária e contra a privatização da saúde publica. É uma das representantes da Frente Nacional Contra Privatização da Saúde pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Dresch, Isabela Ecker, Suzany De Fátima Henchoste Olibone, Manuela Arceno und Deise Baixo Duarte Furtado. „Atividades desenvolvidas para o fortalecimento pessoal de cuidadoras familiares de sujeitos com a afasia“. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 14, Nr. 25 (14.06.2017): 182. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p182.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p182O cuidador familiar pode estar exposto a diversos eventos estressores decorrentes do processo de cuidado. No caso de cuidadores de indivíduos com afasia podem exercer além das funções cotidianas básicas, as funções para o manejo de relações do sujeito, assumindo para si o papel de intérprete do sujeito com afasia. Entendendo a importância que o cuidador familiar possui para o indivíduo com afasia, o presente estudo objetiva relatar atividades realizadas no Grupo de Cuidadoras do Projeto de Extensão “Assessoria na Construção de Rede de Apoio para Sujeitos Afásicos de Itajaí e Região” da UNIVALI. As atividades realizadas foram de cunho terapêutico, educacional e de promoção à saúde. Com base nos relatos das participantes, os resultados mostraram que o resgate do autocuidado se faz importante para a melhoria da qualidade de vida do cuidador e da qualidade de vida do sujeito afásico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Amaro, Frederico Tavares, und Maria Beatriz Junqueira Bernardes. „Educação Ambiental como instrumento de mitigação de impactos ambientais: experiências com Programas de Educação Ambiental (PEA’s) desenvolvidos para linhas de transmissão de energia elétricaEnvironmental education as an instrument to mitigate environmental impacts: experiences with Environmental Education Programs (EEP’s) developed for electric power transmission linesEducación Ambiental como instrumento de mitigación de impactos ambientales: experiencias con Programas de Educación Ambiental (PEA's) desarrollados para Líneas de Transmisión de energía eléctrica“. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 35, Nr. 3 (20.12.2018): 152–69. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v35i3.8156.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo visa apresentar como a educação ambiental tem sido utilizada como um recurso de grande importância na área de consultoria e assessoria ambiental, voltado a mitigação de impactos ambientais gerados por empreendimentos do setor energético. Primeiramente, neste estudo foi realizada uma contextualização acerca do processo de licenciamento ambiental vigente no Brasil, bem como das primeiras legislações ambientais responsáveis por regularizar a utilização dos recursos naturais disponíveis no país. O artigo também apresenta um relato de um dos trabalhos de campo desenvolvidos, junto a uma empresa de consultoria ambiental, para um grupo concessor de energia elétrica por linhas de transmissão de alta tensão, trazendo as metodologias utilizadas e atividades realizadas, em uma das campanhas dos Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolvidos. This study aims to present how the environmental education is been used as a resource of great importance in the area of environmental consulting and assessment, aimed to mitigate environmental impacts generated by enterprises of power sector. Firstly, in this study, was made a contextualization about the environmental licensing process in Brazil, as well as the first environmental legislations responsible for regulating the use of natural resources available in the country. The article also presents a report of one of the fieldwork developed with an environmental consulting company for a group of electric power concession for high voltage transmission lines, bringing the methodologies used and performed activities, in one campaign of the Environmental Education Programs (EEP) developed. Este estudio pretende presentar cómo la educación ambiental ha sido utilizada como un recurso de gran importancia en el área de consultoría y asesoría ambiental, orientado a la mitigación de los impactos ambientales generados por emprendimientos del sector energético. En primer lugar, en este estudio se realizó una contextualización acerca del proceso de licenciamiento ambiental vigente en Brasil, así como de las primeras legislaciones ambientales responsables por la regularización de la utilización de los recursos naturales disponibles en lo país. El artículo también presenta un relato de uno de los trabajos de campo desarrollados junto a una empresa de consultoría ambiental, para un grupo conceso de energía eléctrica por líneas de transmisión de alta tensión, trayendo las metodologías utilizadas y actividades realizadas, en una de las campañas de los Programas de Educación Ambiental desarrollados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Silva, Matheus Rodrigues Fonseca, Gustavo Alves De Melo, Maria Gabriela Mendonça Peixoto, Samuel Borges Barbosa und Maria Cristina Angélico Mendonça. „Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital / Quality management in a company providing services in the field of digital marketing consultancy and advice“. Brazilian Journal of Business 3, Nr. 3 (11.08.2021): 2612–26. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv3n3-041.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A qualidade deixou de ser um conceito aplicado exclusivamente a um produto final, ou ao resultado de uma prestação de serviço, para ser uma verdadeira filosofia gerencial que pode e deve ser aplicada a todos processos da organização. Para tanto, o objetivo deste artigo foi realizar a aplicação de conceitos teóricos e ferramentas de qualidade para propor soluções de melhoria a uma empresa do setor de prestação de serviços na área de marketing digital e programação de websites. Quanto aos procedimentos metodológicos, apresentou propósito dedutivo, cunho descritivo, enquadrando-se como uma pesquisa do tipo aplicada, contanto com a aplicação de ferramentas de qualidade como, diagrama de flechas, ciclo PDCA e casa da qualidade. Na microempresa estudada, do setor de marketing digital, os resultados apresentados até o momento sugerem uma correlação direta entre a aplicação do ciclo e a redução no tempo de elaboração de relatórios a clientes, processo o qual foi estabelecido como objetivo após conversa com o dono da empresa e confirmado através de uma matriz QFD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Grasso, Rita Peloso, und Hélder Ferreira Isayama. „FINANCIAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER: UMA ANÁLISE DA GESTÃO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA (2005-2012)“. Revista Brasileira de Ciência e Movimento 25, Nr. 1 (20.03.2017): 151. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v25i1.7121.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Analisar uma política pública em uma gestão governamental implica, necessariamente, uma apreciação da engenharia institucional, bem como dos traços constitutivos dos programas, projetos e ações formulados e implementados. Implica, sobretudo, descobrir o que os governos fazem, porque fazem e que diferença isso faz, porque a política pública pode influenciar a vida de todos, dado que os processos e resultados de políticas sempre envolvem vários grupos sociais. Nesse contexto, esse texto teve como objetivo descrever e analisar o financiamento das Políticas Públicas de Esporte e Lazer do Município de Santarém – PA, no período de 2005-2012. Realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de uma combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os documentos analisados foram: Relatórios e Planejamentos da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), revistas com as mensagens da ex-prefeita à Câmara Municipal, Leis Orçamentárias Anuais e o Plano Plurianual. O instrumento para a coleta de dados da pesquisa de campo foi a entrevista semiestruturada realizada com doze (12) gestores e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Constatamos que o financiamento para o desenvolvimento das ações da AEL apresentou uma evolução e foi ampliado, mesmo não sendo considerado ideal, pelos os sujeitos da pesquisa. Identificamos que apesar de estudos demonstrarem maior investimento no esporte de alto rendimento, principalmente na esfera federal, o município analisado investiu um montante significativo de recurso nos esportes de participação e educacional. Por fim, foi possível identificar o montante investido pelo Ministério do Esporte por meio de programas e projetos sociais de esporte e lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Silveira, Sergio Roberto, Andrea Michele Freudenheim, Paula Bassi und Júlia Ávila de Oliveira. „Núcleo de direitos humanos da Escola de Educação Física e Esporte da USP“. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, Esp. (31.07.2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i0p1-9.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), criado no ano de 2016, tem como funções apoiar, implantar e implementar ações promovidas pela Direção da EEFE-USP e Reitoria da USP nas interfaces com a sociedade civil. Os objetivos deste ensaio são: (1) expressar o entendimento da Educação em direitos humanos no ensino superior e, (2) apresentar as ações voltadas à educação em direitos humanos do NDH-EEFE. Para tanto, foram consultados documentos como a Constituição de 1988, Declaração Universal dos Direitos Humanos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN - a Lei 9394/96 -, e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, entre outros. O NDH- EEFE-USP busca através de suas ações promover a educação em direitos humanos nos âmbitos da pesquisa, ensino, extensão e gestão tendo como base as relações entre educação física e movimento humano. Na pesquisa, visa instruir esse tema como área de conhecimento de caráter interdisciplinar e transdisciplinar. No ensino, visa agregar qualidade à formação de recursos humanos através de oficinas, atividades de sensibilização e intervenções nas disciplinas obrigatórias e optativas. Na extensão, busca desenvolver atividades de capacitação, assessoria e eventos, abordando o tema de direitos humanos, articuladas com as áreas de ensino e pesquisa. Na gestão, as ações envolvem promoção de conversas e atividades de sensibilização sobre o papel dos gestores, funcionários, docentes e alunos em relação ao respeito e asseguramento dos direitos humanos. Mais especificamente, a atual gestão do NDH-EEFE elegeu como vertentes de atuação nessas frentes: (1) acesso à educação; (2) permanência no processo educacional; (3) acesso e proteção; (4) igualdade de gênero e de orientação sexual; (5) igualdade étnico-racial e (6) igualdade e proteção religiosa, política, cultural, territorial e de nacionalidade. Este Ensaio permitiu o aprofundamento e a divulgação dos pressupostos e das ações do NDH-EEFE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Silveira, Sergio Roberto, Andrea Michele Freudenheim, Paula Bassi und Júlia Ávila de Oliveira. „Núcleo de direitos humanos da Escola de Educação Física e Esporte da USP“. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 34, Esp. (31.07.2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509202000034nesp001.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), criado no ano de 2016, tem como funções apoiar, implantar e implementar ações promovidas pela Direção da EEFE-USP e Reitoria da USP nas interfaces com a sociedade civil. Os objetivos deste ensaio são: (1) expressar o entendimento da Educação em direitos humanos no ensino superior e, (2) apresentar as ações voltadas à educação em direitos humanos do NDH-EEFE. Para tanto, foram consultados documentos como a Constituição de 1988, Declaração Universal dos Direitos Humanos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN - a Lei 9394/96 -, e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, entre outros. O NDH- EEFE-USP busca através de suas ações promover a educação em direitos humanos nos âmbitos da pesquisa, ensino, extensão e gestão tendo como base as relações entre educação física e movimento humano. Na pesquisa, visa instruir esse tema como área de conhecimento de caráter interdisciplinar e transdisciplinar. No ensino, visa agregar qualidade à formação de recursos humanos através de oficinas, atividades de sensibilização e intervenções nas disciplinas obrigatórias e optativas. Na extensão, busca desenvolver atividades de capacitação, assessoria e eventos, abordando o tema de direitos humanos, articuladas com as áreas de ensino e pesquisa. Na gestão, as ações envolvem promoção de conversas e atividades de sensibilização sobre o papel dos gestores, funcionários, docentes e alunos em relação ao respeito e asseguramento dos direitos humanos. Mais especificamente, a atual gestão do NDH-EEFE elegeu como vertentes de atuação nessas frentes: (1) acesso à educação; (2) permanência no processo educacional; (3) acesso e proteção; (4) igualdade de gênero e de orientação sexual; (5) igualdade étnico-racial e (6) igualdade e proteção religiosa, política, cultural, territorial e de nacionalidade. Este Ensaio permitiu o aprofundamento e a divulgação dos pressupostos e das ações do NDH-EEFE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Nunes, Andréa Karla Ferreira. „A formação de recursos humanos para trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação na educação em Sergipe“. Revista EDaPECI 13, Nr. 3 (30.12.2014): 339–51. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.33074.339-351.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Na atualidade a utilização dos recursos tecnológicos é um fato estabelecido, constata-se o uso das tecnologias em ambientes de trabalho, domiciliar e educacional. Contudo compreender como se deu a formação de recursos humanos para trabalhar com as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação é algo que nos remete a trajetória de implantação de Programas e Projetos em nível nacional e local que contribuíram para formação de profissionais para trabalhar na área das TIC. Entender o movimento da formação de recursos humanos para trabalhar com as TIC nas escolas sergipanas foi fruto de pesquisa realizada no curso de Pós-graduação do doutorado em educação da Universidade Federal de Sergipe. Atentar para o fato de como aconteceu à formação dos profissionais para a implantação e difusão das TIC na educação no Estado de Sergipe, foi condição sine qua non para a construção de um perfil das ideias que pairavam no ambiente educacional e da condução que era dada na operacionalização dessas ideias. Para o acompanhamento das ações de implantação e desenvolvimento dos programas nacionais com o uso das TIC no contexto educacional, cada Estado brasileiro passou a assumir novas responsabilidades, as quais ensejaram a formação de equipes de especialistas e a criação de setores específicos na Secretaria de Estado da Educação que seriam responsáveis pela capacitação, assessoria e acompanhamento desses programas e projetos em nível local, e foi assim que Sergipe criou a DITE no ano de 1994. Como então foi desenvolvida a capacitação dos recursos humanos para atuar com as TIC em Sergipe? Para escrever essa trajetória foi utilizada documentação do acervo da DITE e produções acadêmicas que versavam sobre o trabalho com as TIC no Estado sergipano e depoimentos. Contribuindo dessa forma para o registro da formação de profissionais para trabalhar com as TIC. Palavras-chave: Formação Docente. Tecnologias da Informação e Comunicação. Divisão de Tecnologia de Ensino.At present the use of technological resources is an established fact , there is the use of technologies in the workplace , home and educational . But to understand how was the training of human resources to work with information technology and communication ( ICT ) in education is something that reminds us of the implantation of Programs and Projects in national and local level that have contributed to training professionals to working in ICT . Understand the movement of human resources training to work with ICT in schools Sergipe was the result of research conducted in the course of post -graduate doctorate in education from the Federal University of Sergipe . Pay attention to the fact that as happened to the training of professionals for the deployment and diffusion of ICT in education in the state of Sergipe , was a sine qua non for building a profile of the ideas floated in the educational environment and the conduct that was given in operationalization of these ideas . In monitoring the actions of deployment and development of national programs with the use of ICT in educational settings, each Brazilian state has assumed new responsibilities, which gave rise to the formation of teams of specialists and the creation of specific sectors in the State Department of Education that would be responsible for training , advice and monitoring of programs and projects at the local level , and that's how Sergipe DITE created in 1994 . How then was developed the training of human resources to work with ICT in Sergipe ? To write this trajectory was used documentation of the collection of DITE and academic productions that focused on working with ICT in SergipeState and testimonials . Thereby contributing to the record of training professionals to work with ICT . Keywords: Teacher Training - Information and Communication Technologies - Division of Technology Education .
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Mantovani, Everardo C., Gregório G. Faccioli, Brauliro Gonçalves Leal, Antonio Alves Soares, Luis Claudio Costa und Paulo Sergio L. Freitas. „INFLUENCE OF THE WATER DISTRIBUTION UNIFORMITY AND IRRIGATION DEPTH ON THE YIELD OF IRRIGATED BEAN CROP“. IRRIGA 14, Nr. 4 (18.12.2009): 458–69. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2009v14n4p458-469.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
INFLUENCE OF THE WATER DISTRIBUTION UNIFORMITY AND IRRIGATION DEPTH ON THE YIELD OF IRRIGATED BEAN CROP Everardo C. Mantovani1; Gregório G. Faccioli2; Brauliro Gonçalves Leal3;Antônio Alves Soares1; Luis Cláudio Costa1; Paulo Sérgio L. Freitas4 1Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, MG everardo@ufv.br2Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste, Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, SE3Intec Consultoria e Assessoria Ltda, Viçosa, MG4Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR 1 ABSCTRACT This study aimed to evaluate the influence of the water distribution uniformity and three irrigation depths on the production variables for the bean crop, using a conventional sprinkler irrigation system, during the winter season. The treatments consisted of three irrigation depths and two uniformity levels of water distribution represented by the Christiansen uniformity coefficient (CUC). In the treatments L1A and L1B a sufficient water depth was applied to raise the soil water content to field capacity. The distribution uniformities (CUCs) were higher and lower than 80%, respectively. In treatments L2A and L3A, and L2B and L3B, the applied water depths corresponded to 50% and 150% of that applied to the LIA treatment. Because of rainfall events until the sampling date, no significant differences at 5% probability were found among treatments, when the variables were: leaf number, leaf area and dry matter. The F test for the contrast among the treatments with high and low uniformity was significant at 5% probability, when using 50% replacement of the water depth required by the crop. Significant differences were observed at 5% probability for pod number per plant among the treatments, when using 150, 100 and 50% replacement of the water depth required by the crop KEYWORDS: irrigation uniformity, sprinkler irrigation, yield. MANTOVANI, E. C.; FACCIOLI, G. G.; LEAL, B. G.; SOARES,A. A.; COSTA, L. C.; FREITAS, P. S. L. INFLUÊNCIA DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E LÂMINA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DO FEIJÃO 2 RESUMO O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da uniformidade de distribuição de água e de três lâminas de irrigação nas variáveis de produção da cultura do feijão, utilizando um sistema de aspersão convencional, no período de inverno. Os tratamentos constaram de três lâminas de irrigação e dois níveis de uniformidade de distribuição de água, representados pelo coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC). Nos tratamentos L1A e L1B foi aplicada uma lâmina de água suficiente para elevar a umidade do solo à capacidade de campo, com uniformidade de distribuição (CUC) maior e menor que 80%, respectivamente. Nos tratamentos L2A e L3A, e L2B e L3B as lâminas aplicadas foram, respectivamente, 50% e 150% da lâmina aplicada no tratamento L1A. Não existiram diferenças significativas, a 5% de probabilidade, nos tratamentos para seguintes variáveis: número de folhas, área foliar e matéria seca, em razão das chuvas ocorridas até a data da amostragem. O teste F para o contraste entre os tratamentos de alta e baixa uniformidade com 50% de reposição da lâmina requerida pela cultura foi significativo a 5% de probabilidade. Observou-se diferenças significativas, a 5% de probabilidade entre os tratamentos com 150, 100 e 50% de reposição da lâmina requerida pela cultura, para o número de vagens por planta. UNITERMOS: Uniformidade de irrigação, irrigação por aspersão, produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Rosalen, Patrícia Critina, und Laura Noemi Chaluh. „O trabalho em parceria na educação inclusiva: experiências na Educação Infantil (Working in partnership in inclusive education: experiences in Early Childhood Education)“. Revista Eletrônica de Educação 14 (03.03.2020): 3579065. http://dx.doi.org/10.14244/198271993579.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
The present article is a research clipping whose general objective was to understand how the organizational structure of a public school made possible the work with students with disabilities for the realization of the truly inclusive education proposal. In this work we discuss the collaboration/partnership in a perspective that articulates the different segments of professionals of the school in the interlocution with the family, perspective that seeks to potentiate the learning of a student’s with disabilities. We present an experience developed with a student of Early Childhood education, in the context of a municipal school in the interior of the state of São Paulo, where the vice-director/researcher presents collaborative processes developed between teacher regent, a teacher of Specialized Educational Assistance (AEE) and an educational agent, subjects who were responsible for preparing and developing projects, activities and teaching materials for the referred student. The data produced for this work are: Teacher's Diary, student’s Individual Development Plan (PDI), evaluation record of the student’s mother, daily register of the vice-director and the reflective register of the teachers and educational agent about their experiences with the student with disabilities. The production of the data was analyzed from the indexing paradigm. Collaboration/partnership was made possible through the constitution of a group of individuals who support each other, experienced joint actions and had feelings of productive belonging, around the common goal of guaranteeing student’s learning. The participation of the family was paramount to the achievement of the objectives proposed with the student with disabilities.ResumoO presente artigo é um recorte de pesquisa que teve como objetivo geral compreender de que forma a estrutura organizativa de uma escola pública possibilitou o trabalho com os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) para a efetivação da proposta de educação verdadeiramente inclusiva. Neste trabalho discutimos a colaboração/parceria numa perspectiva que articula os diferentes segmentos de profissionais da escola na interlocução com a família, perspectiva que almeja potencializar a aprendizagem do aluno PAEE. Apresentamos experiência desenvolvida com aluno da Educação Infantil, no contexto de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, em que a vice-diretora/pesquisadora apresenta processos colaborativos desenvolvidos entre professora regente, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e agente educacional, sujeitos que se responsabilizaram por elaborar e desenvolver projetos, atividades e materiais pedagógicos para o referido aluno. Os dados produzidos para este trabalho contemplam: Diário de Bordo das professoras, Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno, registro avaliativo da mãe do aluno, caderno de registro cotidiano da vice-diretora e registro reflexivo das professoras e agente educacional sobre suas experiências junto ao aluno PAEE. A produção dos dados foi analisada a partir do paradigma indiciário. A colaboração/parceria foi possibilitada através da constituição de um grupo onde os sujeitos se apoiaram mutuamente, experimentaram ações conjuntas e tinham sentimentos de pertença produtiva, em torno do objetivo comum de garantir a aprendizagem do aluno PAEE. A participação da família foi primordial para o alcance dos objetivos propostos com o aluno PAEE.ResumenEl presente artículo es un recorte de una investigación que tuvo como objetivo general comprender de qué forma la estructura organizativa de una escuela pública posibilitó el trabajo con los alumnos con discapacidad para la realización de la propuesta educativa verdaderamente inclusiva. En este trabajo discutimos la colaboración/asociación en una perspectiva que articula los diferentes segmentos de profesionales de la escuela en la interlocución con la familia, perspectiva que pretende potencializar el aprendizaje del aluno con discapacidad. Presentamos la experiencia desarrollada con un alumno de la Educación Infantil, en el contexto de una escuela municipal del interior del estado de São Paulo, donde la vice-directora/investigadora presenta los procesos colaborativos desarrollados entre la profesora de la sala, la profesora del Atendimiento Educacional Especializados (AEE) e la agente educacional, sujetos que se responsabilizaron por elaborar y desarrollar proyectos, actividades e materiales pedagógicos para el alumno referido. Los datos producidos para este trabajo contemplan: Diario de Bordo de las profesoras, Plano de Desenvolvimiento Individual (PDI) del alumno, registro evaluativo de la madre del alumno, cuaderno de registro cotidiano de la vice-directora e registro reflexivo de las profesoras e agente educacional sobre sus experiencias con el alumno con discapacidad. La producción de los datos fue analizada a partir del paradigma indiciario. La colaboración/asociación fue posible a través de la constitución de un grupo en el cual los sujetos se apoyan mutuamente, experimentan acciones conjuntas y tuvieron sentimientos de pertenencia productiva, en torno al objetivo común de garantizar el aprendizaje del alumno con discapacidad. La participación de la familia fundamental para el logro de los objetivos propuestos con el alumno con discapacidad.Palavras-chave: Educação inclusiva, Aluno PAEE, Práticas colaborativas.Keywords: Inclusive education, Student with disabilities, Collaborative practices.Palavras clave: Educación inclusiva, Alumno com discapacidade, Prácticas inclusivas.ReferencesBETEGHELLI, Tagiane Giorgetti dos Santos. A professora coordenadora na educação infantil: na composição da organização do trabalho pedagógico e da formação dos educadores. 2018, 203p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Rio Claro/SP: Unesp, 2018.BRASIL. Marcos Políticos-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho (org.); ZANATA, Eliana Marques; PEREIRA, Verônica Aparecida. Práticas educativas: ensino colaborativo. Práticas em Educação Especial e Inclusiva na área da deficiência mental. Bauru/SP: MEC/FC/SEE, 2008.CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Formação Continuada por meio da Consultoria Colaborativa: compromisso com o ensino-aprendizagem de todos os alunos. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia (orgs.). A Pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012.CHALUH, Laura Noemi. Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença. Pro-Posições. Campinas, vol. 21, nº 2 (62), maio/ago., 2010, pp. 207-223.FERNANDES, Carla Helena. Relatório Final de Estágio Pós-Doutoral. 2017, 300p. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro/SP: Unesp, 2017.GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.JESUS, Denise Meirelles de; GONÇALVES, Agda Felipe Silva; VIEIRA, Alexandro Braga; EFFGEN, Ariadna Pereira Siqueira. As políticas públicas em ação no estado do Espírito Santo: o que dizem as superintendências e as secretarias municipais de educação. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia (orgs.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012.LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J.W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, vol.31, nº.01, jan-mar., 2015, pp. 17-44.MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EdUFSCar, 2014.ORSATI, Fernanda T. Acomodações, modificações e práticas efetivas para a sala de aula inclusiva. Temas sobre Desenvolvimento, 19 (107). São Paulo: pp. 213-222, 2013.PRIMO, Dorian Regina B. S.; MOTTA JÚNIOR, Ademar Simões da. A influência da ludicidade na aquisição da aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais nas séries iniciais. In: CARVALHO, Edemir de; CARVALHO, Carmem Silvia B. F. (orgs.). Práticas Pedagógicas: entre as teorias e metodologias, as necessidades educativas especiais. Marília: Oficina Universitária. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.RIO CLARO. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professor Victorino Machado. Rio Claro: Secretaria Municipal da Educação, 2015.RIO CLARO. Reorientação Curricular da Rede Municipal de Educação de RioClaro. Rio Claro, SP: Secretaria Municipal da Educação, 2008.RIZZI, E.; GONZALEZ, M.; XIMENES, S. Direito humano à educação. Coleção Manual de Direitos Humanos. 2ª ed. Organização: Plataforma Dhesca Brasil e Ação Educativa. Brasília: vol. 7, novembro de 2011.ROSALEN, Patrícia C. Práticas colaborativas no trabalho com alunos Público-alvo da Educação Especial (PAEE): o cotidiano de uma escola polo. 2019, 242p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Rio Claro/SP: Unesp, 2019.SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva na Espanha. In: FÁVERO, Osmar; FERREIRA, Windys; IRELAND, Timothy; BARREIROS, Débora (orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.SASSAKI, Romeu Kasumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Inclusão – Revista da Educação Especial. Brasília, vol. 1, nº 1, out. 2005, pp. 19-23.SIGOLO, Sílvia Regina R. L. Envolvimento Familiar e Educação Inclusiva: uma mútua contribuição. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia (orgs.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012.VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves. Percepções dos alunos com deficiência intelectual sobre sua matrícula na classe especial e classe comum. Revista Eletrônica de Educação, vol. 5, nº. 2. São Carlos/SP: UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação, novembro de 2011, pp. 59-81.ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, vol. 22, nº 2, abril-junho 2018, pp.147-155.e3579065
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Monteiro, Felipe Vieira, und Edicléa Mascarenhas Fernandes. „A CONSULTORIA PARA UM LIVRO EM MULTIFORMATO NO CONTEXTO EDUCACIONAL“. RevistAleph, Nr. 34 (24.07.2020). http://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42172.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A inclusão no contexto escolar é cada vez mais necessária e pertinente. Escolas e professores vêm se aprimorando para que a equidade na comunicação aconteça de forma plena. Entretanto, o aluno muitas vezes se depara na escola com livros didáticos que foram pensados somente para uma parte do público. Portanto, este artigo tem como objetivo abordar a importância e como é o acesso aos livros didáticos acessíveis em multiformato, detalhando os formatos possíveis, a especificidade de cada um e a quem se destina; e a relevância da consultoria na elaboração deste material utilizado diariamente como recurso pedagógico. Por fim, será realizado um relato da experiência entre o autor de um livro infantojuvenil e o consultor especialista na contribuição para um projeto acessível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Bezerra, Martha Maria Macedo, Elizabeth Alves Silva und Rivalina Maria Macêdo Fernandes. „Anais da I Mostra de Trabalhos Científicos em Terapia Cognitivo-Comportamental / Proceedings of the 1st Exhibition of Scientific Works in Cognitive-Behavioral Therapy“. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, Nr. 49 (28.02.2020). http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2356.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Anais da I Mostra de Trabalhos Científicos em Terapia Cognitivo-Comportamental do Centro Universitário UNINTA e H2E2 Consultoria Educacional Juazeiro do Norte – CE. Evento Realizado em 7 e 8 de fevereiro de 2020 em Juazeiro do Norte – Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Stefano, Nara Medianeira, Leoni Pentiado Godoy, Nelson Casarotto Filho und Artur Santa Catarina. „UMA PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM PEQUENAS ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇO UTILIZANDO O ACTIVITY BASED COSTING“. ABCustos 5, Nr. 2 (11.07.2010). http://dx.doi.org/10.47179/abcustos.v5i2.83.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo apresenta uma proposta de gerenciamento de custos fundamentada no Activity Based Costing (ABC) para pequenas organizações prestadoras de serviços, com o intuito de melhor gerenciar seus custos. A proposta foi desenvolvida em uma organização prestadora de serviços de assessoria e consultoria em informática e utilizada para a atividade “implantação de sistema (entrega do produto)”. Houve a necessidade de se conhecer os processos, as atividades e os recursos envolvidos para constituir os direcionadores de custos e calcular o custo do serviço. A conclusão mostra que a proposta fundamentada no método ABC é aplicável em pequenas organizações prestadoras de serviços, pelo fato de originar uma apuração de custos mais acurada e, com isso, fornecer informações adequadas para a tomada de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Hamann, Cristiano, Mariana Consoni, Renata Alcântara, Andressa Gamalho und Renata Plácido Dipp. „Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular“. Psicologia Escolar e Educacional 23 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019018505.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Silva, Amanda Luiza Soares, Cleide Ane Barbosa da Cruz, Iracema Machado de Aragão Gomes und Ana Eleonora Almeida Paixão. „Melhores programas de incubação em universidades da América Latina“. Revista Tecnologia e Sociedade 13, Nr. 29 (19.09.2017). http://dx.doi.org/10.3895/rts.v13n29.5025.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As incubadoras universitárias são centros de inovação utilizadas para ensinar aos alunos, aos professores e aos funcionários habilidades empreendedoras e apoiar na criação de negócios. O estudo foi caracterizado como descritivo e qualitativo. O método utilizado foi a pesquisa documental nos sites dos programas de incubação e do governo do México, Chile, Brasil, Peru e Colômbia, apontados pela UBI Global, organização que ajuda incubadoras e aceleradoras em 70 países. O período de pesquisa foi entre Maio e Junho de 2016. O objetivo geral é descrever as principais práticas de incubação das melhores incubadoras universitárias da América Latina. Os principais resultados incluíram práticas de incubação, tais como, a capacitação empreendedora, a assessoria à Propriedade Intelectual – PI, a formação de redes de negócios, a consultoria, a tutoria e a mentoria com profissionais qualificados, a elaboração de planos de negócios, os estudos de viabilidade técnica, os estudos de impacto social e econômico, os programas de internacionalização e a interação Universidade-Empresa-Governo - UEG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Novaes, Humberto De Moraes. „História da acreditação hospitalar na América Latina – o caso Brasil“. RAHIS 12, Nr. 4 (20.10.2015). http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v12i4.2693.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No ano em que a Organização Nacional de Acreditação ou ONA comemora seus 15 anos vale a pena contar a história da sua criação, pelo menos do período pré-ONA, ou imediatamente após o seu nascimento. No período anterior, nos anos 90, a Organização Pan-americana da Saúde mantinha e mantém até hoje uma estreita relação com os Ministérios da Saúde de todos países desta Região. Estes Ministérios, inclusive o Brasil, relacionavam-se raramente com outros setores, especialmente com os hospitais privados. Conscientes da necessidade de desenvolver assessoria aos Hospitais, não somente aos públicos, mas também aos privados desta Região a OPAS firmou um acordo, em 1986, de cooperação técnica com a Federação Latino-americana de Hospitais, membro permanente do Conselho Diretor da OPAS, para contornar o obstáculo desta resistência dos Ministérios com o setor privado, em especial hospitais privados, e assim poderíamos oferecer consultoria a estes hospitais em programas de acreditação de hospitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Pizani, Juliana, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Claudio Kravchychyn, Fabiane Castilho Teixeira, Alberto Reinaldo Reppold Filho und Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira. „Acompanhamento e assessoria pedagógica do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte“. Journal of Physical Education 31, Nr. 1 (11.02.2020). http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3105.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta pesquisa descritiva documental do tipo descritiva teve por objetivo analisar as recomendações pedagógicas emitidas pelas Equipes Colaboradoras e registradas nos instrumentos de avaliação de visita in loco, com vistas à compreensão da efetividade da estratégia de acompanhamento e assessoria pedagógica adotada pelo Programa Segundo Tempo. Para tanto, foram utilizados, como fonte de dados, 260 instrumentos de avaliação in loco, os quais são elaborados a partir do acompanhamento e assessoria pedagógica das Equipes Colaboradoras junto aos convênios atendidos pelo Programa Segundo Tempo. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à estatística descritiva e à técnica de análise de conteúdo. Observou-se que o suporte pedagógico das Equipes Colaboradoras é uma ação em pontencial para a organização do trabalho nos convênios para atendimento das diretrizes pedagógicas do programa, indicando a relevância dessa estratégia para a qualificação do atendimento ofertado nos núcleos de esporte educacional. A modo de conclusão, entende-se que a estratégia adotada pelo programa de acompanhar e assessorar o trabalho pedagógico se coloca como ação indispensável para a qualificação da proposta pedagógica do Programa Segundo Tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Guerra, Dhyovana, und Ireni Marilene Zago Figueiredo. „Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018)“. Educação e Pesquisa 47 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202147231359.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O presente artigo tem por objetivo discutir as proposições do Banco Mundial para a Política Educacional brasileira entre os anos 2016 e 2018. Para tanto, são discutidos excertos de quatro documentos emanados do Banco Mundial (2016, 2017a, 2017b, 2018), um Organismo Internacional que atua na concessão de empréstimos e oferece assessoria técnica aos países membros, assim como desempenha uma função expressiva na produção intelectual, por meio da elaboração de um conjunto de documentos que subsidiam a implementação das políticas educacionais. No estudo realizado constata-se a ênfase do Banco Mundial na reforma do Estado e da educação, cujo atendimento das necessidades educacionais básicas é considerado como uma das variáveis fundamentais para administrar os níveis de pobreza. Por meio da educação, que promoveria a aquisição de habilidades e competências durante a formação escolar, seria possível conseguir emprego e, consequentemente, obter renda para redução da pobreza. Ao que tudo indica, a educação, nos quatro documentos do Banco Mundial analisados, é concebida como elemento central para o alívio dos efeitos da pobreza e para promoção da equidade. A educação também é apontada como uma das responsáveis pela ineficiência dos gastos públicos no Brasil, o que tende a expressar um alinhamento ao projeto neoliberal de sociedade, a partir da década de 1990.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Barbosa, Janice Gulin, Patrícia Leite de Meira und Ana Maria Dyniewicz. „HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE“. Cogitare Enfermagem 18, Nr. 3 (26.09.2013). http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i3.33576.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A atividade de hotelaria representa parte da ação curativa ou de reabilitação de pacientes. Tal é sua importância que serviços formais desta natureza passaram a fazer parte de organograma em setores públicos ou privados. O desafio dos gestores é romper o paradigma de bom atendimento ao paciente, dentro da estrutura disponível do hospital, para a vantagem competitiva de oferecer serviços de apoio e específicos que promovam conforto, segurança e acolhimento no período de internação. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do Serviço de Hotelaria Hospitalar de um hospital público infantil que passa por este momento de transição. Descreve-se como está estruturado hierarquicamente o Serviço e as atribuições da gestora nas dimensões gerencial; supervisão e assessoria e educacional. Conclui-se que é um Serviço paulatinamente valorizado, adaptando-se os pressupostos da hotelaria clássica, sensibilizando as equipes de saúde aos seus propósitos e atendendo às necessidades de clientela cada vez mais exigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

Berger, Miguel André. „O ensino rural e a atuação do intelectual Acrísio Cruz“. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 20, Nr. 36 (22.06.2013). http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36.308.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo da historiografia na perspectiva da História Cultural vem ampliando ocampo da História, incluindo novos objetos, novas temáticas, destacando-se dentreeles o papel de personagens e intelectuais. Neste trabalho utilizou-se da abordagembiográfica para reconstruir a trajetória do professor Acrísio Cruz (1906-1969). A análisedocumental, os contatos informais e a realização de entrevistas semiestruturadaspossibilitaram compreender a atuação e as iniciativas desse professor e as mudançasno campo educacional sergipano. Em seu itinerário profissional, atuou como diretorde grupo escolar, como diretor da Instrução Pública, preocupando-se com o ensino ea formação de professor para o meio rural. Esse intelectual, com o apoio do InstitutoNacional de Estudos Pedagógicos (INEP), empreendeu um plano de construção de maisde 200 escolas rurais, proporcionando melhores condições de moradia ao professore ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. Seu projeto recebeu reconhecimentopor parte das autoridades e dirigentes brasileiros e do professor Robert King Hall, daUniversidade de Colúmbia, que prestava assessoria ao INEP. Outra iniciativa foi acriação da Escola Normal Rural com o intuito de favorecer a formação de professorespara o meio rural, um dos aspectos cruciais da educação no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Berger, Miguel André. „O ENSINO RURAL E A ATUAÇÃO DO INTELECTUAL ACRÍSIO CRUZ“. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 20, Nr. 36 (12.08.2013). http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36.401.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O estudo da historiografia na perspectiva da História Cultural vem ampliando ocampo da História, incluindo novos objetos, novas temáticas, destacando-se dentreeles o papel de personagens e intelectuais. Neste trabalho utilizou-se da abordagembiográfica para reconstruir a trajetória do professor Acrísio Cruz (1906-1969). A análisedocumental, os contatos informais e a realização de entrevistas semiestruturadaspossibilitaram compreender a atuação e as iniciativas desse professor e as mudançasno campo educacional sergipano. Em seu itinerário profissional, atuou como diretorde grupo escolar, como diretor da Instrução Pública, preocupando-se com o ensino ea formação de professor para o meio rural. Esse intelectual, com o apoio do InstitutoNacional de Estudos Pedagógicos (INEP), empreendeu um plano de construção de maisde 200 escolas rurais, proporcionando melhores condições de moradia ao professore ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. Seu projeto recebeu reconhecimentopor parte das autoridades e dirigentes brasileiros e do professor Robert King Hall, daUniversidade de Colúmbia, que prestava assessoria ao INEP. Outra iniciativa foi acriação da Escola Normal Rural com o intuito de favorecer a formação de professorespara o meio rural, um dos aspectos cruciais da educação no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie