Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Artefactos Concretos e Digitais.

Zeitschriftenartikel zum Thema „Artefactos Concretos e Digitais“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-30 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Artefactos Concretos e Digitais" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Ritter Longhi, Raquel. „Narrativas digitais e estruturas circulares“. Revista FAMECOS 8, Nr. 14 (10.04.2008): 84. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2001.14.3103.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo aborda as narrativas literárias e a poesia criada e disponibilizada pelos meios digitais de informação. A autora indica alguns aspectos característicos desse tipo de narrativa, como a hibridação e a não-linearidade e, ainda, analisa a idéia de estrutura circular da narrativa como um elemento fundamental na sua concepção. Busca na Poesia Concreta uma influência para a criação poética que se dá no ambiente digital, através, especialmente, das idéias dos teóricos concretos sobre o círculo e o ideograma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Arruda, Ana Margarida, Carlos Samuel Pereira, Elisa Sousa und Diogo Varandas. „Artefactos metálicos do Monte Molião (Lagos, Portugal): os elementos de indumentária de época romana.“ SAGVNTVM. Papeles del Laboratorio de Arqueología de Valencia 52 (23.12.2020): 117. http://dx.doi.org/10.7203/sagvntvm.52.15437.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As escavações arqueológicas levadas a efeito em Monte Molião permitiram recolher um conjunto muito significativo de artefactos metálicos, diversificados cronológica e funcionalmente, entre os quais se destacam os elementos de indumentária. Trata-se de fíbulas, de botões e de fechos de cinturão que pertencem à época romana, ocupação bem caracterizada no sítio através de sequências estratigráficas claras, que foram tidas em consideração na abordagem a estes materiais concretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Nascimento Alves, Francisco Danrley, Danielle Gonzaga da Silva, Alessandra De Melo Ferreira und Luciana De Lima. „TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCÊNCIA“. Revista Extensão em Ação 20, Nr. 2 (12.03.2021): 24–38. http://dx.doi.org/10.32356/exta.v20.n2.42561.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A inserção de tecnologias digitais à prática educativa é uma demanda central das sociedades contemporâneas, o que sugere a necessidade do desenvolvimento de saberes que permitam a apropriação destas pelo professorado. O potencial formativo das atividades de ensino, pesquisa e extensão fora do currículo formal pode contribuir significativamente para este processo. Assim, este estudo teve por objetivo identificar as transformações na compreensão sobre o uso das tecnologias digitais na docência por professores em formação inicial. Para isto, foi empregado um estudo de caso com duas professoras em formação inicial e aplicados questionários antes e depois da utilização de tecnologias digitais na docência. A investigação demonstrou que as maiores mudanças atendiam a inquietudes iniciais, onde se destaca a superação de características vinculadas ao ensino tradicional. O estudo permitiu concluir que, ao resolver problemas concretos da docência, amparados pelas tecnologias digitais, ocorre a integração destas às competências dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Morales Martín, Luz Yolanda, Edmundo Leiva-lobos und Héctor Antillanca Espina. „Análisis de un modelo conversacional para ambientes virtuales de aprendizaje“. Ciencia e Ingeniería Neogranadina 17, Nr. 1 (01.06.2007): 129–38. http://dx.doi.org/10.18359/rcin.1101.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artículo analiza los límites de un modelo para facilitar el aprendizaje colaborativo en ambientes electrónicos llamado Modelo de Conversación para el Aprendizaje (MCA). Este análisis demanda cuestionar los supuestos implícitos que tienen nociones usadas por los autores del modelo tales como la conectividad comunicativa y el modelo conversacional adoptado. La propuesta termina haciendo reflexiones sobre el diálogo, proponiendo líneas concretas para reparar el MCA y haciendo indicaciones sobre artefactos más concretos que se deben incluir en una nueva versión del modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Basniak, Maria Ivete, und André Rafael Liziero. „A IMPRESSORA 3D E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos“. Revista Observatório 3, Nr. 4 (01.07.2017): 445. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p445.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Apesar de recursos tecnológicos como o computador se tornarem comum tanto no cotidiano dos alunos quanto dos professores, a inserção desses recursos em sala de aula vem acontecendo lentamente. O uso de recurso digitais nas escolas além de atender as exigências da atual sociedade, é meio para estimular e inovar o processo de ensino aprendizagem, possibilitado por múltiplos materiais pedagógicos virtuais com acesso em computadores, mas também por materiais concretos que podem ser criados por meio das impressoras 3D. Partindo de nossa experiência com o uso da impressora 3D para a construção de modelos pedagógicos discutimos nesse trabalho dificuldades dos professores em visualizarem possibilidades que as tecnologias digitais possibilitam ao ensino permeado pela criação de novos materiais pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Melo da Silva, Dayana K. „Hidrocidadania, redes digitais e a redescoberta dos rios e córregos de São Paulo // Hydro-citizenship, digital networks and the rediscovery the rivers and streams of São Paulo“. Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 18, Nr. 3 (11.03.2021): 166. http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.27870.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
o objetivo deste artigo é investigar o papel dos dispositivos e arquiteturas digitais e em rede utilizadas pelos coletivos que atuam no processo de redescoberta dos rios e córregos canalizados e enterrados na cidade de São Paulo. O método adotado é a observação etnográfica no ambiente digital, cuja abordagem permitiu o mapeamento e a descrição do fenômeno investigado com base na traçabilidade dos rastros deixados e das conexões engendradas. Observou-se que as tecnologias digitais e em rede não atuam apenas na divulgação de informações e conteúdos, mas elas também são fundamentais para o desocultamento dessas águas, pois fornecem ao imaginário social elementos concretos para a percepção da dimensão desses rios e córregos, além de propor uma nova maneira de ver e ocupar a cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Israel, Carolina Batista. „Território, Jurisdição e Ciberespaço: entre os contornos westfalianos e a qualidade transfronteiriça da Internet“. GEOUSP Espaço e Tempo (Online) 24, Nr. 1 (18.11.2019): 69–82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.161521.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Usualmente colocadas em oposição ao território, as redes digitais que conformam o ciberespaço são analisadas neste artigo a partir de sua ancoragem espacial. A territorialidade do ciberespaço é aqui restituída em sua relação com o espaço jurisdicional dos Estados nacionais, como um objeto técnico com características espaciais concomitantemente opostas e complementares, produzindo dinâmicas transfronteiriças ao mesmo passo em que se nacionaliza dentro dos limites westfalianos. Investigamos essa oposição complementar com base em casos concretos que nos permitem verificar o movimento do ciberespaço não apenas como gerador de dinâmicas transnacionais, mas como um espaço que permite o exercício de uma multiterritorialidade jurisdicional, com a qual determinados Estados atuam extraterritorialmente, normatizando outras soberanias. Com alicerce em tal exploração, examinamos as implicações das redes digitais sobre as configurações territoriais westfalianas, assim como o impacto desta tecnologia sobre o conceito de território, reiterando, afinal, a pertinência desta categoria geográfica para o estudo do ciberespaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

MARTINS, SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA, und ELSA MARIA DOS SANTOS FERNANDES. „Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos a aprendizagem como participação“. Revista Brasileira de Educação 20, Nr. 61 (Juni 2015): 333–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782015206104.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1º ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido "construídos" pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

MATEUS, JOÃO MASCARENHAS, und IVO VEIGA. „PORTUGAL BUILDS: UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIX E XX“. Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 33, Nr. 69 (April 2020): 88–110. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942020000100006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO São apresentados os procedimentos da criação de uma plataforma digital de acesso gratuito destinada à disseminação dos resultados da investigação no campo da história da construção em Portugal, durante os séculos XIX e XX. Depois da descrição das fontes das coleções digitais, procede-se à análise da metodologia usada em sua estruturação e nas adaptações às singularidades desse campo de conhecimento de discussão recente. O estudo é ilustrado com a primeira exposição virtual, avaliando potencialidades e limites da plataforma para diferentes níveis de pesquisa no espaço e no tempo, relativas a atores individuais e coletivos e a objetos concretos e abstratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Caiafa, Janice. „Comunicação, subjetividade e transporte nas cidades“. Novos Olhares 8, Nr. 1 (04.07.2019): 7–19. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.149997.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste trabalho propomos considerar num mesmo campo problemático organização midiática e ocupação urbana. Argumentamos que os diversos regimes de velocidade ou energéticas comunicacionais que se constroem – envolvendo arranjos tanto de fluxos semióticos, como na comunicação remota ou nas transmissões televisivas, quanto de fluxos materiais, como nos transportes – incidem sobre os espaços das cidades e contribuem para produzir formas de sociabilidade e de subjetivação. Examinando os fenômenos do advento do automóvel e da televisão em meados do século passado e da irrupção recente das mídias digitais, buscamos analisar estas questões a partir de casos concretos nos contextos americano e brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Zackiewicz, Mauro. „A economia do software e a digitalização da economia“. Revista Brasileira de Inovação 14, Nr. 2 (10.09.2015): 313. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v14i2.8649110.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As questões econômicas, sociais e institucionais que decorrem do avanço da digitalização e seus impactos desafiam a análise econômica convencional. Por causa da geração de valor fundamentada em flexibilidade e imaterialidade, a economia organizada em torno de software estabelece uma dinâmica de ciclos rápidos de inovação, mercados transitórios e forte propensão à concentração. A expansão dos meios digitais faz com que as características que definem a economia do software tendam a se difundir para a economia em geral, afetando inclusive as atividades mais tradicionais. Este artigo discute quais são as principais propriedades que definem a economia do software, propõe uma estrutura de análise para interpretar e estudar suas manifestações em casos concretos e aponta caminhos para orientar a pesquisa empírica da digitalização e de suas implicações econômicas e sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Cavalcante, Marlon Tardelly Morais, Maria Edisandy Bezerra dos Santos, José Janiedson Galdino da Silva und Isaiane Rozado Pereira. „Interdisplinaridade e ensino de geometria: avaliações e feedbacks em tempos de cultura digital“. Pesquisa e Ensino 1 (25.10.2020): e202047. http://dx.doi.org/10.37853/pqe.e202047.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Geometria permeia a vivência humana. Nesse sentido, surge a necessidade de uma nova configuração de ensino/aprendizagem, que possa despertar no aluno um olhar crítico e reflexivo sobre a temática. Logo, objetiva-se discutir sobre a aplicação de uma metodologia de avaliação interdisciplinar com colaborações de professores externos a partir da produção, da discussão e da divulgação de vídeos com conteúdos geométricos. Trata-se de um relato de experiência, em que se elucidam as etapas de produção de materiais concretos e vídeos, avaliações interativas e feedbacks, por meio da mediação contínua do docente em uma turma do Ensino Médio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Itaporanga. Houve reconfiguração e ampliação dos olhares tanto dos professores quanto dos alunos sobre a ação de avaliar, não de modo quantitativo, mas qualitativo, corrigindo erros que perpassam os scripts que chegam ao ser cognoscente e o fazem refletir sobre como melhorar a cada desafio. Palavras-chave: Geometria. Vídeos digitais. Avaliação. Feedbacks. Educação 4.0.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Marczal, Diego, Alexandre Ibraim Direne, Andrey Ricardo Pimentel, Eleandro Maschio und Ana Carla Borille. „Metodologia e Software Educacional para a Investigação e Remediação de Erros Conceituais em Matemática“. Revista Brasileira de Informática na Educação 24, Nr. 02 (10.12.2016): 77. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.77.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A aprendizagem de Matemática tem intrigado pesquisadores e educadores há muito tempo, principalmente no que se refere a erros conceituais. Apesar dos avanços das tecnologias digitais no tratamento de erros da aprendizagem, poucos resultados concretos foram atingidos. Mais recentemente, os institutos oficiais de avaliação escolar do Brasil apontaram limitações no aprendizado do Matemática, principalmente no ensino médio. Assim, a criação de métodos inovadores e ferramentas de software de apoio pedagógico que ajudem tanto o aprendiz como o professor a revisitarem os erros cometidos passa a ser uma perspectiva relevante de pesquisa. Este artigo apresenta um método e uma ferramenta web (FARMA) de autoria e aprendizagem com enfoque nas ideias de retroação a contextos de erro e mobilidade tecnológico-educacional. A metáfora de retroação ao contexto de um erro do aprendiz se constitui na abordagem cognitivista do projeto e implementação da FARMA. Com ela, aprendizes e professores podem se comunicar dentro e fora da sala de aula para analisar e entender a natureza dos erros. Resultados experimentais mostram que há benefícios educacionais estatisticamente significativos com a utilização do método de autoria de problemas aqui proposto, assim como a solução dos mesmos, por meio da FARMA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Nobre, Ana, Ana Mouraz, Maria de Fátima Goulão, Susana Henriques, Daniela Barros und José António Moreira. „Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia“. Práxis Educacional 17, Nr. 45 (01.04.2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Wanderer, Fernanda, und Fernanda Longo. „Enunciados que Constituem as Docências em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental“. Bolema: Boletim de Educação Matemática 34, Nr. 67 (Mai 2020): 421–40. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a04.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O artigo problematiza enunciados que conformam o discurso da Educação Matemática e seus efeitos de verdade sobre as práticas pedagógicas das professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são as teorizações de Michel Foucault, em especial os conceitos de discurso e enunciado. O material de pesquisa é composto por entrevistas com docentes que lecionam em turmas do 3° ou 4° Anos na rede privada de ensino de Porto Alegre. A estratégia analítica utilizada para examinar o material orientou-se pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault. O exame do material evidenciou a presença de dois enunciados constituindo o discurso da Educação Matemática nos Anos Iniciais: “a importância do uso do material concreto e dos recursos digitais nas aulas de Matemática” e “a relevância do registro e da formalização do conhecimento matemático como garantia da aprendizagem”. Assim, pode-se concluir, com base nas entrevistas realizadas, que as docências em matemática nos Anos Iniciais estão sustentadas por enunciados que fazem parte de diferentes campos discursivos, mas que predominam aqueles pautados no construtivismo e nos ideais platônicos, conduzindo os processos pedagógicos em uma forma ascendente: dos usos dos materiais concretos para a sistematização e formalização, tornando esta etapa final como a mais relevante e capaz de garantir a aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Fagundes Pase, André, Gisele Noll, Mariana Gomes da Fontoura und Letícia Dallegrave. „Who Controls the Voice? The Journalistic Use and the Informational Domain in Vocal Transactors“. Brazilian Journalism Research 16, Nr. 3 (29.12.2020): 576–603. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v16n3.2021.1316.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
This article aims to understand the transformations caused by new informational ecosystems in contemporary journalism. This analysis is performed based on news accessed through personal digital assistants embedded in smart speakers. As a methodological procedure, it adopts a multiple case study, defining the vocal transactors of Google (Nest Home/Google Assistant) and Amazon (Echo/Alexa) as its object. Therefore, this paper notes that the inclusion of algorithmic routines and the extension of news content to intelligent voice interfaces requires adaptation for the personalization of information, an ecosystem that is feedback by traditional vehicles, journalists, and people who interact with the artifacts.O presente artigo tem como objetivo compreender as transformações causadas por novos ecossistemas informacionais no jornalismo contemporâneo. Essa análise é realizada a partir de notícias acessadas através de assistentes pessoais digitais embarcados em alto-falantes inteligentes. Como procedimento metodológico, adota o estudo de caso múltiplo, definindo como objeto os transatores vocais da Google (Nest Home/Google Assistant) e da Amazon (Echo/Alexa). Observa, portanto, que a inclusão de rotinas algorítmicas e a extensão de conteúdo noticioso para interfaces de voz inteligentes demanda adaptação para a personalização das informações, ecossistema que é retroalimentado por veículos tradicionais, jornalistas e pessoas que interagem com os artefatos.Este artículo tiene como objetivo comprender las transformaciones causadas por los nuevos ecosistemas informativos en el periodismo contemporáneo. Este análisis se realiza en función de las noticias a las que se accede a través de asistentes digitales personales integrados en altavoces inteligentes. Como procedimiento metodológico, adopta un estudio de caso múltiple, definiendo los transactores vocales de Google (Nest Home/Google Assistant) y Amazon (Echo/Alexa) como su objeto. Señala, por lo tanto, que la inclusión de rutinas algorítmicas y la extensión del contenido de noticias a interfaces de voz inteligentes requiere adaptación para la personalización de la información, un ecosistema que es retroalimentado por vehículos tradicionales, periodistas y personas que interactúan con los artefactos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Almeida Filho, Naomar, Antonio Alberto Lopes, Denise Maria Coutinho, Antonio José Cardoso, Luciana Alaíde Santana, Vanessa Prado Santos, Luiz Henrique Guimarães und José Antonio Oliveira-Lima. „Formação Médica na UFSB: III. Aprendizagem Orientada por Problemas e Competências“. Revista Brasileira de Educação Médica 42, Nr. 1 (Januar 2018): 129–41. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3rb20170026.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO O tema das reformas curriculares na educação médica brasileira tem sido bastante debatido na literatura especializada. Algumas reformas buscaram introduzir estratégias de aprendizagem ativas, porém com poucas mudanças efetivas. Em artigos anteriores, apresentamos o modelo geral de um curso médico baseado em regime de ciclos, proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Neste artigo, submetemos ao debate o conjunto de estratégias pedagógicas estruturantes desse projeto. Primeiro, discutimos o conceito de “competência” articulado às demandas de uma formação ampliada, cidadã e profissional, incorporando tecnologias resolutivas ao cuidado humanizado e aos processos de trabalho em saúde. Em seguida, apresentamos instrumentos e metodologias ativas de aprendizagem que conformam a matriz de estratégias pedagógicas adotada pelo curso, baseada em quatro dispositivos centrais: Compromissos de Aprendizagem Significativa; Equipes de Aprendizagem Ativa; Sistema Integrado de Aprendizagem Compartilhada; Aprendizagem Orientada por Problemas e Competências. Tais dispositivos (e estratégias correlatas) promovem a aplicação de princípios e modelos de aprendizagem ativa e solidária em todas as etapas da formação, com uso intensivo de tecnologias digitais e mídias sociais. Discutimos fundamentos e perspectivas desse formato de organização pedagógico no que se refere à consistência com o modelo curricular da UFSB, enfatizando a estratégia de Aprendizagem Orientada por Problemas Concretos como eixo central de formação orientada pela prática de cuidados em saúde. Como ferramenta padronizada e dinâmica para acompanhamento de pacientes, adota-se o Prontuário Orientado por Problemas e Evidências (POPE), numa versão informatizada, mais adequada e eficiente que o modelo tradicional de prontuário, adaptada para uso nos diferentes contextos de prática clínica onde atua a UFSB. Esta proposta insere-se no esforço de construção de uma nova cultura pedagógica pautada numa perspectiva sociocrítica (intercultural, interepistêmica, interprofissional e interdisciplinar) da educação médica, capaz de articular, de forma indissociável, o sistema de formação em saúde aos de ciência, tecnologia e inovação, visando promover integralidade, humanização e resolutividade nas práticas de atenção à saúde. 310 palavras
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Silva, Flaviana dos Santos, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida und Katia Alexandra Godoi e Silva. „O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO SUPERIOR“. Revista Observatório 5, Nr. 1 (14.01.2019): 276–98. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p276.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é analisar a integração do software Scratch para promover o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino superior. Para tal, foram explorados os conteúdos da Economia Doméstica e da Educação Financeira como cenário no ensino dos conceitos básicos de Computação, como os algoritmos, a linguagem e arquitetura da programação, atrelados à resolução de problemas do cotidiano, destinados à formação do cidadão. O referencial teórico está articulado com os conceitos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação e do Pensamento Computacional, além dos conteúdos específicos das áreas da Economia Doméstica e da Educação Financeira. A investigação é de natureza qualitativa e foi aplicada nos cursos de Bacharelado em Economia e de Engenharia Civil, em Universidade do Sul da Bahia, no ano de 2017. A metodologia englobou técnicas do estudo exploratório, estudo empírico e estudo de desenvolvimento, com o intuito de elaborar atividades contextualizadas no software Scratch, que envolvem os temas da Economia Doméstica e da Educação Financeira. Foi evidenciada, assim, a construção dos artefatos utilizando a linguagem de programação do Scratch e das TDIC, de forma a propiciar a aprendizagem dos conceitos computacionais e a disseminação do conceito de pensamento computacional nos cursos de ensino superior. PALAVRAS-CHAVE: Pensamento Computacional; Economia Doméstica e Financeira; Software Scratch; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ABSTRACT This article aims to analyze the integration of software Scratch to promote the development of computational thinking at higher education. For such, the contents of Domestic Economy and Financial Education were explored as scenario at the instruction of Computation basic concepts, being them algorithms, speech and programming architecture tied to the resolution of daily problems, allowing the citizen's formation. The theoretical referential is articulated with Information and Communication Digital Technologies (ICDT) at Education and Computational Thinking concepts, apart from specific contents from Domestic Economy and Financial Education area. The investigation is of qualitative nature and was made at the Economics and Civil Engineering courses in an University of the South of Bahia in 2017. The methodology used the exploratory study techniques, empiric study and development study with the intent of elaborating activities contextualized in the software Scratch that involve Domestic Economy and Financial Education themes. On that base, it was highlighted the artefacts construction using the programming speech of Scratch and the ICDT, providing the learning of computational concepts and the dissemination of the computational thinking concept at the higher education courses. KEYWORDS: Computational Thinking; Domestic and Financial Economy; Software Scratch; Information and Communication Digital Technologies (ICDT). RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar la integración del software de scratch para promover el desarrollo del pensamiento computacional en la educación superior. Para esto se exploraron los contenidos de la Economía Doméstica y la Educación Financiera como escenario en la enseñanza de conceptos básicos de la Computación, que son algoritmos, lenguaje y arquitectura de programación vinculados a la resolución de problemas cotidianos que permitan la formación del ciudadano. El referencial teórico se articula con los conceptos de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) en Educación y Pensamiento Computacional, además de los contenidos específicos del área de Economía Doméstica y Educación Financiera. La investigación es de carácter cualitativo y se realizó en las carreras de Economía e Ingeniería Civil en una Universidad del Sur de Bahia en el año 2017. La metodología empleó las técnicas del estudio exploratorio, el estudio empírico y el estudio del desarrollo con el fin de elaborar actividades contextualizadas en Software de Scratch que involucren a los sujetos de la Economía Doméstica y la Educación Financiera. A partir de esto, se evidenció la construcción de los artefactos utilizando el lenguaje de programación de Scratch y TDIC, proporcionando el aprendizaje de conceptos computacionales y la difusión del concepto de pensamiento computacional en los cursos de educación superior. PALABRAS CLAVE: Pensamiento computacional; Economía doméstica y financiera; Software Scratch; Tecnologías de Información y Comunicación Digitales (TDIC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Motta, Marcelo Souza, und Marco Aurélio Kalinke. „Em busca de compreensões sobre os objetos de aprendizagem na educação matemática por meio de uma revisão sistemática de literaturaIn search of understanding about learning objects in mathematics education through a systematic literature review“. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 23, Nr. 1 (11.04.2021): 140–70. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p140-170.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
ResumoA proposta deste artigo é apresentar um panorama das dissertações, realizadas nos programas stricto sensu brasileiros que versam sobre a utilização de objetos de aprendizagem na educação matemática. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante uma revisão sistemática de literatura (RSL). O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no período de 2013 a 2018. A busca inicial ocorreu no mês de maio de 2020 e, após a aplicação dos protocolos de pesquisa, resultou na identificação de 25 dissertações, que foram organizadas, por meio da leitura flutuante de seus títulos, resumos, palavras-chaves ou capítulos. Os resultados apontam a relevância das pesquisas, destacando as contribuições dos objetos de aprendizagem (AO) nos processos de ensino e aprendizagem e demonstram a possibilidade de construção dos próprios artefatos digitais pelos professores, adequando-os aos seus contextos pedagógicos específicos. Apesar disso, notamos a baixa realização de pesquisas dessa temática, em detrimento de outras relacionadas com o uso das tecnologias na educação matemática e a não existência de uma uniformização dos autores sobre o que se entende por OA. Por fim, destacamos que a metodologia adotada não é rígida, podendo ser remodelada por outros pesquisadores, sendo capaz de apresentar outros portifólios bibliográficos.Palavras-Chave: Objetos de aprendizagem, Educação matemática, Revisão sistemática de literatura, Tecnologias digitais.AbstractThe purpose of this article is to present an overview of the research, carried out in the Brazilian stricto sensu programmes that talk about the use of learning objects in mathematics education. The research is qualitative and uses a systematic literature review (SLR) as the inventory procedure. The research landscape was constituted by the works available in the Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Capes Dissertations and Theses Catalogue from 2013 to 2018. The initial search happened in May 2020 and, after applying the research protocols, we identified 25 thesis, which we organised, through skimming through their titles, abstracts, keywords, or chapters. The results point out the relevance of the research, highlighting OA’s contributions to the teaching and learning processes and demonstrating the teachers’ possibility of constructing their own digital artefacts, adapting them to their specific pedagogical contexts. Despite this, we noticed there were few studies on this topic, to the detriment of others about the use of technologies in mathematics education and the lack of authors’ consistency on what is meant by OA. Finally, we emphasise that the methodology adopted is not rigid. It can be remodelled by other researchers and present other bibliographic portfolios.Keywords: Learning Objects, Mathematical Education, Systematic Literature Review, Digital TechnologiesResumenEl propósito de este artículo es presentar una visión general de las disertaciones, realizadas en los programas stricto sensu brasileños que se ocupan del uso de objetos de aprendizaje en la educación matemática. La investigación es cualitativa y utiliza una revisión sistemática de la literatura (RSL) como procedimiento de inventario. El escenario de investigación estuvo constituido por los trabajos dispuestos en el Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Catálogo de Tesis y Disertaciones de Capes de 2013 a 2018. La búsqueda inicial se dió en mayo de 2020 y luego de la aplicación de los protocolos de investigación, se identificaron 25 disertaciones, que se organizaron a través de la lectura flotante de sus títulos, resúmenes, palabras clave o capítulos. Los resultados señalan la relevancia de la investigación, destacando las contribuciones de los objetos de aprendizaje (OA) en los procesos de enseñanza y aprendizaje y demuestran la posibilidad de que los profesores construyan sus propios artefactos digitales, adaptándolos a sus contextos pedagógicos específicos. A pesar de esto, observamos el bajo nivel de investigación sobre este tema, en detrimento de otros relacionados con el uso de tecnologías en la educación matemática y la falta de uniformidad de los autores sobre lo que se entiende por OA. Finalmente, enfatizamos que la metodología adoptada no es rígida, puede ser remodelada por otros investigadores y presentar otras carteras bibliográficas.Palabras clave: Objetos de aprendizaje, Educación matemática, Revisión sistemática de literatura, Tecnologías digitales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Lopes, Daniela Cristina Vargas, und Rodrigo Silva. „Uma experiência de ensino-aprendizagem sobre simetria nos anos iniciais através do uso de materiais concretos e digitais.“ Cadernos do Aplicação 28 (09.08.2015). http://dx.doi.org/10.22456/2595-4377.32223.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre uma experiência de ensino aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O assunto abordado durante a sequência didática foi a simetria, onde buscamos na teoria de Van Hiele os subsídios necessários para a compreensão de como os estudantes evoluem durante a sua aprendizagem em geometria. A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa, onde através de seu desenho de pesquisa procuramos desenvolver atividades que envolvessem uso de materiais concretos e também digitais onde fosse possível promover a aprendizagem dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Álvarez Caselli, Pedro. „Post cartel en Chile: la pérdida del aura y su devaluación en tiempos de Google“. RChD: creación y pensamiento 2, Nr. 3 (29.11.2017). http://dx.doi.org/10.5354/0719-837x.2017.47700.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El presente texto, desde una perspectiva cualitativa, analiza la circulación de carteles (en formato impreso y digital), principalmente vinculados a la esfera del espectáculo, el entretenimiento y la cultura en el contexto nacional reciente1, por medio de una discusión bibliográfica. Tiene como objetivo documentar, analizar y abrir un debate respecto del actual estatuto de la producción de carteles en un escenario donde nuestra subjetividad se ha ampliado en razón de un profundo cambio en los modos de producción y circulación de esta herramienta de comunicación, cuestionando la autonomía del diseñador. Se busca profundizar en una zona de investigación en la cual el cartel ha tenido una suerte de discontinuidad histórica que actualmente se torna aún más compleja dada su proliferación y presencia, tanto en el espacio urbano como en redes sociales digitales. El artículo en cuestión remite a un despliegue de artefactos culturales híbridos, inmediatos, transitorios e incluso kitsch, que son testimonio de la mentalidad de una época concreta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Sala, Núria Rosich. „¿Cómo puede la tecnología contribuir a la integración de alumnos con necesidades especiales a la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en aulas inclusivas?“ Revista Polyphonía 28, Nr. 2 (02.05.2018). http://dx.doi.org/10.5216/rp.v28i2.52746.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os avanços tecnológicos e em especial os digitais, tem contribuído de forma importante no ensino e aprendizagem da matemática. O uso da tecnologia não é novo, há muito tempo, a utilização das “calculadoras” já havia sido incorporada nas salas de aula. Posteriormente, com o desenvolvimento dos ambientes digitais, favoreceu-se a criação de software específico, para o aluno sem alguma necessidade educativa especial. A criação de programas concretos e de aplicação para alunos com necessidades educativas especiais inseridos em salas de aula inclusivas ocorreram muito mais recente. Entres os diversos software que podemos encontrar para estes alunos podemos citar: cibervoz, infovox etc., para alunos cegos. Apresentamos, aqui, a rápida evolução que tem experimentado a criação e o uso das chamadas “novas tecnologias” TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ensino e aprendizagem da matemática nos níveis obrigatórios em aulas inclusivas. Mostraremos também como nosso grupo tem evoluído na inserção das novas metodologias para aulas inclusivas. E de igual forma exporemos as distintas investigações que realizamos com os ambientes de aprendizagem digital para alunos com necessidades especiais (surdos, cegos etc.) e que nos mostraram a eficácia deles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Pereira, Poliana Francibele de Oliveira, Patricia Jantsch Fiuza und Robson Rodrigues Lemos. „Aprendizado baseado em Jogos digitais no ensino de Anatomia utilizando gamificação: Uma Revisão Sistemática da Literatura“. Criar Educação 8, Nr. 1 (13.05.2019). http://dx.doi.org/10.18616/ce.v8i1.5012.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Muito tem-se discutido nos últimos anos sobre os efeitos positivos da utilização de jogos digitais como alternativa para o ensino e aprendizagem na área médica, mais especificamente no estudo da anatomia do corpo humano, com estudos focados na visualização de resultados. Partindo de que tanto os Jogos como a gamificação são uma forma de ensinar de forma motivadora, particularmente na medicina essa forma de ensinar tem sido cada vez mais utilizada ultimamente. Por esse motivo propôs-se a realização de um estudo através de uma revisão sistemática da literatura abordando de forma exploratória através de uma análise bibliométrica a variada natureza dos resultados de estudos experimentais destinados a examinar a eficácia dos jogos produzidos direcionados ao ensino de conteúdos de anatomia, utilizando aspectos de gamificação como forma motivacional. Os resultados apresentados neste campo de pesquisa, apesar de serem favoráveis, ainda não são suficientes e expõe uma carência de estudos mais concretos e especialmente, mais prolongados, devido à necessidade de dados mais consistentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Benítez Armas, Adrián Fabio, und Yolanda Jurado-Rojas. „“Escritura” y “lectura” de gráficas cartesianas en un ambiente digital“. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 01.01.2020, 1–19. http://dx.doi.org/10.31206/rmdo262020.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El lenguaje desempeña un papel fundamental en el aprendizaje de las matemáticas. En el caso concreto de dicha ciencia no podemos hablar de un único lenguaje, ya que son numerosos los tipos de lenguaje. Las gráficas cartesianas digitales son artefactos de mediación en el proceso de apropiación de los conceptos matemáticos. El estudio escritura” y “lectura” de gráficas cartesianas en un ambiente digital se realizó con estudiantes de la carrera de Agricultura Sustentable y Protegida, en la Universidad Tecnológicas de Oriental (UTO). Los alumnos participantes, observaron como la imagen de su “andar” proyectada a través del sensor de movimiento y una computadora como mediadores proyectaba una gráfica cartesiana. Los alumnos encontraron que la velocidad tiene una relación directa con la inclinación, es decir, la mediación entre el sensor de movimientos y la computadora nos aporta un ejercicio de “lectura” y “escritura” sui generis, que permite al alumno reconocer y relacionar las características gráfica de la representación con su movimiento, como si el alumno “escribiera” las características de su velocidad, con su movimiento, a través de la tecnología digital; o como si el alumno hiciera una “lectura” de comprensión de la imagen a través de la gráfica cartesiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Ospina, Juan Sebastián. „Pixeles que identifican. Etnografía digital sobre las identidades digitales de género y sexualidad en las interfaces del grupo Gay Colombia“. Visualidades 13, Nr. 1 (22.12.2015). http://dx.doi.org/10.5216/vis.v13i1.34184.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
<p>Esta investigación, adscrita a la línea de investigación “Sostenibilidad, Arte, Sociedad y Medio Ambiente” de la Maestría en Diseño y Creación Interactiva de la Universidad de Caldas-Colombia, se centró en comprender, a través del uso de objetos de diseño como las interfaces gráficas de usuario, el proceso de construcción de las identidades de género y sexualidad de algunos participantes del grupo GAY COLOMBIA de Facebook. Para tal fin, se estudiaron las imágenes y las interacciones de los y las integrantes de dicho grupo bajo la óptica de las políticas de poder, los estudios de género, los estudios de la cultura visual, entre otros.</p> <p>El diseño en dicha investigación se ubicó como disciplina desde la cual se abordaron hábitos y afectos en el uso de los objetos, y no propiamente como campo de construcción objetual, espacial o visual. A partir de los análisis, se estableció la necesidad de que el diseño visual y de información, además de tener en cuenta factores estéticos y de usabilidad, considere las imágenes del cotidiano para estudiar a los interactores que dan sentido a aquellos artefactos producidos mediante sus ejercicios proyectuales. A lo anterior se añade el problema aportado por el diseño al estereotipar los sujetos y sus necesidades a nivel comunicativo.</p> <p>Por su carácter trans-metodológico y por guardar relación con la epistemología de las fronteras, se eligieron los estudios de la cultura visual como eje orientador de los análisis; estos permitieron reconocer las características fluidas de las identidades digitales a través del trabajo con las fotografías de perfil, portada y álbumes en las cuentas de Facebook. La materialidad de los cuerpos digitales que habitan GAY COLOMBIA y muchas otras comunidades digitales de contacto proviene de las fotografías y textos compartidos en estas y equivalen a la piel humana o lugar de diversas inscripciones socioculturales. Las imágenes usadas por las personas registradas en esta comunidad son determinantes a la hora de concretar encuentros que en muchas ocasiones se trasladan al plano análogo.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> identidades digitales, estudios de género, visualidades</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Souza, Luciana Cristina. „DIGNIDADE HUMANA NA WEBESFERA GOVERNAMENTAL BRASILEIRA“. Revista Brasileira de Políticas Públicas 7, Nr. 3 (06.02.2018). http://dx.doi.org/10.5102/rbpp.v7i3.4875.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A pesquisa descrita nesse artigo avaliou nos últimos três anos a qualidade da participação democrática brasileira a partir de dois conceitos centrais, a cidadania digital e o reconhecimento de direitos emancipatórios aos cidadãos. Seu objetivo geral foi analisar e redimensionar o papel do Estado enquanto autoridade pública a partir do princípio da resiliência estatal, que determina o estabelecimento de novos parâmetros de legitimidade das normas jurídicas, os quais estão vinculados à participação cidadã. Para tanto se empregou a metodologia estudo de casos concretos nos quais o Poder Público interagiu com a sociedade civil por meio de instrumentos supostamente colaborativos de tomada de decisão a respeito de políticas públicas. Também foram analisados dados do IPEA relativamente aos requisitos essenciais para a qualidade da cidadania, como o acesso a direitos fundamentais, de modo a observar o nível de distanciamento entre a proposta constitucional e a realidade social brasileira. Como resultado observou-se que a maior dificuldade para a implementação de um regime democrático efetivamente emancipatório no Brasil atual é o reconhecimento dos novos sujeitos políticos na esfera pública institucional, pois ainda se preserva no Estado um modo de gestão monopolista e, ainda, insuficientemente deliberativo, apesar das novas tecnologias digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Da Silva, Raquel Silveira, und Vanda Leci Bueno Gautério. „Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria“. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 5, Nr. 4 (05.05.2019). http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1253.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Geometria, tem se apresentado como uma ferramenta importante para a compreensão dos conceitos desenvolvidos nas aulas de Matemática e quando aliada ao uso pedagógico dos materiais concretos e das tecnologias digitais tem potencializado a interação, visualização e compreensão dos conceitos em estudo. Este trabalho de caráter multidisciplinar, tem como objetivo trazer uma análise quantitativa a partir dos pressupostos teóricos de D’Ambrósio (1996), Lorenzato (2012), Prensky (2001) e Mendes (2009) para discutirmos, refletirmos e ressignificarmos os conceitos geométricos de prática pedagógica multidisciplinar desenvolvida por professores da rede pública da cidade de Rio Grande/RS, que trabalharam com Ensino por Projetos com o intuito de explorar conceitos geométricos como: ponto, reta, plano, vértices, diagonais e classificação dos ângulos, além de simetria e isometria, oportunizando o desenvolvimento da criatividade, percepção espacial e visual, capacidade de abstração e imaginação. Assim, fizeram a articulação do ensino de Matemática aos saberes de Artes realizando a construção do Tangram com dobradura, o estudo das obras Maurits Cornelis Escher, e ainda exploraram o software Geogebra. A experiência mostrou que quando os estudantes são desafiados a operar com os conceitos, os compreendem mais facilmente e as atividades lúdicas desenvolvem a autonomia, a criticidade, a cooperação e colaboração, levam os estudantes a estabelecer relações entre o que já sabem e o que desejam conhecer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Cotta, André Guerra. „Novas considerações sobre o acesso ao Patrimônio Musical no Brasil | New considerations on access to Brazilian musical heritage“. Liinc em Revista 7, Nr. 2 (17.10.2011). http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v7i2.440.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Este artigo traz considerações sobre o direito à informação no campo da musicologia no Brasil, especialmente sobre o acesso a fontes musicais manuscritas. O autor compara a situação atual com o contexto de fins da década de 1990, apresentando exemplos concretos de avanço em termos de acessibilidade das fontes e reflexões sobre o impacto das tecnologias digitais na área em foco. Finalmente, aponta aspectos em que não houve tranformações significativas, tais como as restrições legais, as dificuldades metodológicas e a falta de mobilização coletiva para a discussão e definição de políticas públicas voltadas para o tratamento e a conservação do Patrimônio Musical no Brasil. Palavras-chave música brasileira, musicologia histórica, acervos, digitalização, patrimônio cultural Abstract This article presents considerations about the right to information in the field of musicology in Brazil, especially on the accessibility to hand-written musical sources. The author compares the current situation with the context of the late 1990s, giving positive examples in terms of accessibility of the sources and reflections on the impact of digital technologies in the area in focus. Finally, we discuss aspects in which there were no significant transformations, such as legal restrictions, methodological difficulties and the lack of collective mobilization for the discussion and definition of public policies for the care and preservation of musical heritage in Brazil. Keywords brazilian music, historical musicology, collections, digitization, cultural heritage
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Santos, Walkyria Chagas da Silva, und Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo. „Controle das práticas periféricas: entre normas legais e pluralidades“. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 6, Nr. 3 (12.03.2021). http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v7i4.2080.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo geral do artigo é refletir a estrutura social desigual brasileira, que ao mesmo tempo em que abarca uma pluralidade de modos de vida, na esfera das normas legais se impõe a partir de uma visão legítima de mundo sobre estilos de vida distintos, a imposição de normais legais nesses espaços, dentro de uma perspectiva racionalista e tecnicista, sustentada pelos princípios de generalidade e impessoalidade, muitas vezes desrespeitam o saber local da comunidade e são aplicados mediante verdadeira violência simbólica e pilhagem, mesmo que o discurso seja de garantia de direitos. Pretende-se relatar a partir de casos concretos, atuação das autoras em projetos de mediação comunitária de conflitos no estado do Rio de Janeiro e no estado Bahia. A metodologia do trabalho baseia-se na teoria fundamentada e o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica realizada a partir dos registros disponíveis em fontes impressas e digitais sobre o Projeto Balcão de Direitos do ISER, do Programa Justiça Comunitária, ambos do estado do Rio de Janeiro, e do Balcão de Justiça e Cidadania, do estado da Bahia. Nas discussões as autoras analisam que os projetos de mediação comunitária de conflitos, são exemplos de tentativa de criação de uma ponte entre Estado e periferia para fomentar/construir um espaço participativo, e que inicialmente visam democratizar o acesso à justiça às populações de regiões periféricas, mas a prática pode resultar em violação de direitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Da Silva, Rodrigo Sychocki, und Daniela Cristina Vargas Lopes. „A construção de conceitos da geometria plana com o uso de materiais concretos e digitais: uma experiência com TangramThe construction of plane geometry concepts using concrete materials and digital: an experience with Tangram“. Revemat: revista eletrônica de educação matemática 8, Nr. 1 (26.07.2013). http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p179.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie