Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „Artefactos Concretos e Digitais“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "Artefactos Concretos e Digitais" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "Artefactos Concretos e Digitais"

1

Ritter Longhi, Raquel. „Narrativas digitais e estruturas circulares“. Revista FAMECOS 8, Nr. 14 (10.04.2008): 84. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2001.14.3103.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo aborda as narrativas literárias e a poesia criada e disponibilizada pelos meios digitais de informação. A autora indica alguns aspectos característicos desse tipo de narrativa, como a hibridação e a não-linearidade e, ainda, analisa a idéia de estrutura circular da narrativa como um elemento fundamental na sua concepção. Busca na Poesia Concreta uma influência para a criação poética que se dá no ambiente digital, através, especialmente, das idéias dos teóricos concretos sobre o círculo e o ideograma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Arruda, Ana Margarida, Carlos Samuel Pereira, Elisa Sousa und Diogo Varandas. „Artefactos metálicos do Monte Molião (Lagos, Portugal): os elementos de indumentária de época romana.“ SAGVNTVM. Papeles del Laboratorio de Arqueología de Valencia 52 (23.12.2020): 117. http://dx.doi.org/10.7203/sagvntvm.52.15437.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
As escavações arqueológicas levadas a efeito em Monte Molião permitiram recolher um conjunto muito significativo de artefactos metálicos, diversificados cronológica e funcionalmente, entre os quais se destacam os elementos de indumentária. Trata-se de fíbulas, de botões e de fechos de cinturão que pertencem à época romana, ocupação bem caracterizada no sítio através de sequências estratigráficas claras, que foram tidas em consideração na abordagem a estes materiais concretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Nascimento Alves, Francisco Danrley, Danielle Gonzaga da Silva, Alessandra De Melo Ferreira und Luciana De Lima. „TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCÊNCIA“. Revista Extensão em Ação 20, Nr. 2 (12.03.2021): 24–38. http://dx.doi.org/10.32356/exta.v20.n2.42561.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A inserção de tecnologias digitais à prática educativa é uma demanda central das sociedades contemporâneas, o que sugere a necessidade do desenvolvimento de saberes que permitam a apropriação destas pelo professorado. O potencial formativo das atividades de ensino, pesquisa e extensão fora do currículo formal pode contribuir significativamente para este processo. Assim, este estudo teve por objetivo identificar as transformações na compreensão sobre o uso das tecnologias digitais na docência por professores em formação inicial. Para isto, foi empregado um estudo de caso com duas professoras em formação inicial e aplicados questionários antes e depois da utilização de tecnologias digitais na docência. A investigação demonstrou que as maiores mudanças atendiam a inquietudes iniciais, onde se destaca a superação de características vinculadas ao ensino tradicional. O estudo permitiu concluir que, ao resolver problemas concretos da docência, amparados pelas tecnologias digitais, ocorre a integração destas às competências dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Morales Martín, Luz Yolanda, Edmundo Leiva-lobos und Héctor Antillanca Espina. „Análisis de un modelo conversacional para ambientes virtuales de aprendizaje“. Ciencia e Ingeniería Neogranadina 17, Nr. 1 (01.06.2007): 129–38. http://dx.doi.org/10.18359/rcin.1101.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artículo analiza los límites de un modelo para facilitar el aprendizaje colaborativo en ambientes electrónicos llamado Modelo de Conversación para el Aprendizaje (MCA). Este análisis demanda cuestionar los supuestos implícitos que tienen nociones usadas por los autores del modelo tales como la conectividad comunicativa y el modelo conversacional adoptado. La propuesta termina haciendo reflexiones sobre el diálogo, proponiendo líneas concretas para reparar el MCA y haciendo indicaciones sobre artefactos más concretos que se deben incluir en una nueva versión del modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Basniak, Maria Ivete, und André Rafael Liziero. „A IMPRESSORA 3D E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos“. Revista Observatório 3, Nr. 4 (01.07.2017): 445. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p445.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Apesar de recursos tecnológicos como o computador se tornarem comum tanto no cotidiano dos alunos quanto dos professores, a inserção desses recursos em sala de aula vem acontecendo lentamente. O uso de recurso digitais nas escolas além de atender as exigências da atual sociedade, é meio para estimular e inovar o processo de ensino aprendizagem, possibilitado por múltiplos materiais pedagógicos virtuais com acesso em computadores, mas também por materiais concretos que podem ser criados por meio das impressoras 3D. Partindo de nossa experiência com o uso da impressora 3D para a construção de modelos pedagógicos discutimos nesse trabalho dificuldades dos professores em visualizarem possibilidades que as tecnologias digitais possibilitam ao ensino permeado pela criação de novos materiais pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Melo da Silva, Dayana K. „Hidrocidadania, redes digitais e a redescoberta dos rios e córregos de São Paulo // Hydro-citizenship, digital networks and the rediscovery the rivers and streams of São Paulo“. Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 18, Nr. 3 (11.03.2021): 166. http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.27870.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
o objetivo deste artigo é investigar o papel dos dispositivos e arquiteturas digitais e em rede utilizadas pelos coletivos que atuam no processo de redescoberta dos rios e córregos canalizados e enterrados na cidade de São Paulo. O método adotado é a observação etnográfica no ambiente digital, cuja abordagem permitiu o mapeamento e a descrição do fenômeno investigado com base na traçabilidade dos rastros deixados e das conexões engendradas. Observou-se que as tecnologias digitais e em rede não atuam apenas na divulgação de informações e conteúdos, mas elas também são fundamentais para o desocultamento dessas águas, pois fornecem ao imaginário social elementos concretos para a percepção da dimensão desses rios e córregos, além de propor uma nova maneira de ver e ocupar a cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Israel, Carolina Batista. „Território, Jurisdição e Ciberespaço: entre os contornos westfalianos e a qualidade transfronteiriça da Internet“. GEOUSP Espaço e Tempo (Online) 24, Nr. 1 (18.11.2019): 69–82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.161521.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Usualmente colocadas em oposição ao território, as redes digitais que conformam o ciberespaço são analisadas neste artigo a partir de sua ancoragem espacial. A territorialidade do ciberespaço é aqui restituída em sua relação com o espaço jurisdicional dos Estados nacionais, como um objeto técnico com características espaciais concomitantemente opostas e complementares, produzindo dinâmicas transfronteiriças ao mesmo passo em que se nacionaliza dentro dos limites westfalianos. Investigamos essa oposição complementar com base em casos concretos que nos permitem verificar o movimento do ciberespaço não apenas como gerador de dinâmicas transnacionais, mas como um espaço que permite o exercício de uma multiterritorialidade jurisdicional, com a qual determinados Estados atuam extraterritorialmente, normatizando outras soberanias. Com alicerce em tal exploração, examinamos as implicações das redes digitais sobre as configurações territoriais westfalianas, assim como o impacto desta tecnologia sobre o conceito de território, reiterando, afinal, a pertinência desta categoria geográfica para o estudo do ciberespaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

MARTINS, SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA, und ELSA MARIA DOS SANTOS FERNANDES. „Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos a aprendizagem como participação“. Revista Brasileira de Educação 20, Nr. 61 (Juni 2015): 333–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782015206104.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1º ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido "construídos" pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

MATEUS, JOÃO MASCARENHAS, und IVO VEIGA. „PORTUGAL BUILDS: UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIX E XX“. Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 33, Nr. 69 (April 2020): 88–110. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942020000100006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO São apresentados os procedimentos da criação de uma plataforma digital de acesso gratuito destinada à disseminação dos resultados da investigação no campo da história da construção em Portugal, durante os séculos XIX e XX. Depois da descrição das fontes das coleções digitais, procede-se à análise da metodologia usada em sua estruturação e nas adaptações às singularidades desse campo de conhecimento de discussão recente. O estudo é ilustrado com a primeira exposição virtual, avaliando potencialidades e limites da plataforma para diferentes níveis de pesquisa no espaço e no tempo, relativas a atores individuais e coletivos e a objetos concretos e abstratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Caiafa, Janice. „Comunicação, subjetividade e transporte nas cidades“. Novos Olhares 8, Nr. 1 (04.07.2019): 7–19. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.149997.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste trabalho propomos considerar num mesmo campo problemático organização midiática e ocupação urbana. Argumentamos que os diversos regimes de velocidade ou energéticas comunicacionais que se constroem – envolvendo arranjos tanto de fluxos semióticos, como na comunicação remota ou nas transmissões televisivas, quanto de fluxos materiais, como nos transportes – incidem sobre os espaços das cidades e contribuem para produzir formas de sociabilidade e de subjetivação. Examinando os fenômenos do advento do automóvel e da televisão em meados do século passado e da irrupção recente das mídias digitais, buscamos analisar estas questões a partir de casos concretos nos contextos americano e brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Dissertationen zum Thema "Artefactos Concretos e Digitais"

1

Pires, Claudio Henrique de Souza. „ENUNCIADOS CONCRETOS DIGITAIS: ASPECTOS DIALÓGICO-DISCURSIVOS EM PÔSTERES DA REDE SOCIAL MOVIMENTO CONTRA CORRUPÇÃO, NO FACEBOOK“. Instituto de Letras, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26651.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-07-19T12:24:40Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - A ABORDAGEM INTERCULTURALISTA NO ENSINOAPRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR PROJETOS - CLAUDIO MUZZIO.pdf: 87279610 bytes, checksum: f98ed050f6e500da46ebc6fa45a56289 (MD5)
Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-07-19T18:45:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - A ABORDAGEM INTERCULTURALISTA NO ENSINOAPRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR PROJETOS - CLAUDIO MUZZIO.pdf: 87279610 bytes, checksum: f98ed050f6e500da46ebc6fa45a56289 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-19T18:45:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - A ABORDAGEM INTERCULTURALISTA NO ENSINOAPRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR PROJETOS - CLAUDIO MUZZIO.pdf: 87279610 bytes, checksum: f98ed050f6e500da46ebc6fa45a56289 (MD5)
O presente trabalho propõe-se constituir conhecimentos sobre as discursividades e analisar enunciados de pôsteres de página de movimentos sociais anticorrupção da Rede social na Internet, o Facebook. Tal tarefa se desenvolve com o concurso da teoria marxista da linguagem e do enunciado concreto, em diálogo com estudos das redes e movimentos sociais. A definição de Redes Sociais na Internet parte de uma revisão de literatura dos elementos em comum que as caracterizam: interação social; laços sociais e capital social (Recuero, 2009). Para compreender os usos linguagens na comunicação mediada por computador, recorremos a Lévy (2011) e a Xavier (2009) e também buscamos Castells (2013) e suas análises das manifestações que surgiram por meio das redes sociais na internet. Na interface entre estudos do discurso e redes sociais, buscam-se estudos sociológicos sobre os movimentos sociais (Chazel, 1999) e novos movimentos sociais (Gohn, 2013; Touraine, 2009). A partir desses conhecimentos e da observação dos pôsteres do Movimento Contra a Corrupção (MCC) em página do Facebook, propomos uma análise dialógico-discursiva dos enunciados, a partir dos pressupostos teóricos do Circulo de Bakhtin e mediante as categorias de relações dialógicas, enunciado concreto, gêneros do discurso, heteroglossia e ideologias do cotidiano, e dos estudos linguísticos da argumentação (Ducrot, 1987), pois o enunciado é também um enunciado linguístico. Os elementos da verbo visualidade são considerados a partir de uma abordagem também dialógica, conforme a proposta de Brait (2012). Os diálogos entre a fundamentação teórica e os pôsteres do Facebook permitem uma análise do Enunciado Concreto Digital.
The present work proposes to constitute knowledge about the discursivities and to analyze statements of page posters of anti-corruption social movements of the Internet Social Network, Facebook. This task is developed with the help of the Marxist theory of language and concrete statement, in dialogue with studies of networks and social movements. The definition of Social Networks on the Internet starts from a literature review of the elements in common that characterize them: social interaction; Social ties and social capital (Recuero, 2009). In order to understand the uses of languages in computer-mediated communication, we turn to Lévy (2011) and Xavier (2009) and also look for Castells (2013) and their analyzes of the manifestations that have emerged through social networks on the Internet. At the interface between discourse studies and social networks are sought sociological studies on social movements (Chazel, 1999) and new social movements (Gohn, 2013; Touraine, 2009). From this knowledge and the observation of the posters of the Movement against Corruption (MCC) on Facebook page, we propose a dialogical-discursive analysis of the statements, from the theoretical presuppositions of the Circle of Bakhtin and through the categories of dialogic relations, concrete statement , Discourse genres, heteroglossia and ideologies of daily life, and linguistic studies of argumentation (Ducrot, 1987), since the statement is also a linguistic statement. The elements of the verb visuality are considered from a dialogical approach, as proposed by Brait (2012). The dialogues between the theoretical foundation and the Facebook posters allow an analysis of the Digital Concrete Statement
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Amaral, Caroline Bohrer do. „Desafio da ciberinfância : modos de composição de práticas pedagógicas utilizando artefatos tecnológicos digitais“. reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/24154.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa sobre práticas pedagógicas com artefatos tecnológicos digitais para uma infância que está se fazendo cada vez mais presente nas escolas: a ciberinfância. Nesta, as crianças manipulam facilmente os aparelhos eletrônicos, dispensando, muitas vezes, qualquer instrução. A forma como elas utilizam esses artefatos é bastante pessoal e está ligada, na maioria das vezes, a atividades de lazer. No entanto a tecnologia pode oferecer muito mais recursos às crianças e à educação. Para isso, entendo que os educadores precisam se aproximar mais dos interesses do seu público e aperfeiçoar-se, aprendendo também a utilizar e dominar as tecnologias. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal pensar, junto com professores e outros profissionais da educação, sobre a criação de práticas pedagógicas, utilizando artefatos tecnológicos digitais, visando o trabalho com as crianças. Desse modo, primeiramente, exponho um contexto histórico da infância, do computador, da internet e da cibercultura. Em uma segunda etapa, trato do desenvolvimento de um objeto de aprendizagem (on-line) a partir deste referencial teórico. Na terceira etapa, destaco os cursos de extensão para educadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tais atividades possibilitaram a coleta de dados sobre a criação de práticas pedagógicas que envolvem artefatos tecnológicos digitais, visando o trabalho com a ciberinfância. Na análise de dados, aprofundo questões que apareceram na fala e na escrita dos professores-participantes dos cursos, bem como discussões que acreditei ser de grande importância na preparação para o uso de artefatos na escola. Com isso, destaco aspectos que podem contribuir para a criação de práticas pedagógicas com artefatos tecnológicos digitais como: professores conhecerem os artefatos tecnológicos digitais que interessam às crianças, atenção dos professores aos fatores culturais que a ciberinfância leva à escola, formação de professores alicerçada às questões da prática pedagógica, entre outros.
Esta disertación de el Master trata de una investigación sobre las prácticas pedagógicas con los artefactos tecnológicos digitales para una infancia que se esta haciendo cada vez más presente en las escuelas: la ciber infancia. Estos niños manipulan fácilmente los equipos electrónicos, dispensando, muchas veces, cualquier instrucción. La forma como ellas utilizan estos equipos es muy personal y esta vinculada, en la mayoría de los casos, a las actividades de ocio. Sin embargo, la tecnología puede ofrecer más recursos a los niños y la educación. Por lo tanto, los educadores necesitan para acercarse a los intereses de su audiencia y mejorar la forma de aprender a utilizar y dominar las tecnologías. Así, esta investigación tiene como objetivo principal el pensamiento, junto con los profesores y otros profesionales de la educación en la creación de las prácticas pedagógicas mediante artefactos tecnológicos, destinados a los niños. Para eso, presento, en primer lugar, un contexto histórico de la infancia, la computadora, la internet y la cibercultura. En un segundo paso, el desarrollo de un objeto de aprendizaje (en línea) de este marco teórico. Por último, el desarrollo de cursos de extensión para los profesores de los primeros años de Educación Primaria, para recoger datos sobre la creación de las prácticas educativas que implican los dispositivos de tecnología digital para afrontar el reto de la ciber infancia. En el análisis de datos, analizo los temas que aparecieron en el habla y la escritura docentes participantes de los cursos, y se cree que los debates de gran importancia en la preparación de los artefactos en la escuela. Con eso, destaco los aspectos que pueden contribuir a la creación de prácticas educativas con los artefactos tecnológicos digitales tales como: los profesores saben los artefactos tecnológicos digitales que son de interés para los niños, la atención de maestros a los factores que lleva a la escuela basada en cuestiones la formación del profesorado de la práctica pedagógica, entre otros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Saracura, Rafael Gonçalves de Moraes. „Estudo da fissuração de concretos refratários durante o processo de cura auxiliado pela técnica de correlação de imagens digitais“. Universidade Federal de São Carlos, 2015. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9054.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-08-23T12:31:55Z No. of bitstreams: 1 DissRGMS.pdf: 20398919 bytes, checksum: 000d866830c28ab133d11dda08ba6563 (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-08-23T12:32:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissRGMS.pdf: 20398919 bytes, checksum: 000d866830c28ab133d11dda08ba6563 (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-08-23T12:32:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissRGMS.pdf: 20398919 bytes, checksum: 000d866830c28ab133d11dda08ba6563 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-23T12:32:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissRGMS.pdf: 20398919 bytes, checksum: 000d866830c28ab133d11dda08ba6563 (MD5) Previous issue date: 2015-12-23
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
The growing demand of the steel industry for cheaper and more efficient production processes creates a necessity for new refractory materials. These requirements are written in terms of more robust concretes, with a longer life cycle, and ease of installation and maintenance. New materials that fulfill these criteria are the Mgo-based refractory castable. However, during curing and drying stages these materials have a critical magnesia hydration reaction that can lead to damage and cracks. The resonance measurement of elastic modulus technique is one of the techniques used to study the effects of magnesia hydration on the castables. As an alternative to this technique is proposed a digital image correlation (DIC) method to monitor the cracks network evolution of refractory castables during the curing stage. Samples (CDPs) of freshly molded castables were subjected to a controlled environment to cure and to dry and images were captured of CDPs with a high resolution digital camera. The DIC is an optical full-field displacement measurement technique. This method is based on the registration of digital images recorded in the undeformed and deformed configurations to measure displacements. A Correli-Q4 based software were developed to detect the cracks and measures their surface crack density and its average crack opening in the sample. The study of some variables such as the paint technique used in the samples (required for application of the CID technique) and the positioning of samples within the thermal chamber were required to evaluate the robustness of the software. As a result of that effort it was possible to compare the CID technique with resonance measurement of elastic modulus. The conclusion is that both detect simultaneously the cracks network beginning. The results claim that the DIC technique is promising because it promotes possibility of measure and compare parameters relative to the crack network (surface crack density and average crack opening) for different compositions of castables, temperatures and relative humidity maintained during curing. The analysis of these cracks network paraviii meters was consistent with the theory in the literature demonstrating the potential of the proposed method.
A crescente busca da indústria siderúrgica por processos de produção mais eficientes cria uma demanda por novos materiais refratários. Isto significa, concretos mais robustos, com ciclo de vida maior e, de maior facilidade de instalação e manutenção. Entre os novos materiais que preenchem estes requisitos estão os concretos aluminosos contendo magnésia. Entretanto, o processamento destes materiais possui algumas etapas críticas devido à reação de hidratação da magnésia que pode causar trincas. Dentre as técnicas já utilizadas para quantificar esse processo, destaca-se o monitoramento do módulo elástico por meio da técnica de ressonância de barra. Este trabalho visa gerar uma nova alternativa de avaliação da fissuração de concretos refratários durante a etapa de cura do processamento desses materiais com o auxílio da técnica de correlação de imagens digitais (CID). Corpos de prova (CDPs) de concreto recém-moldados foram submetidos a um processo controlado de cura e secagem e, durante este, foram capturadas imagens de uma das faces dos CDPs com uma câmera digital de alta resolução. A partir das imagens, o programa Correli-Q4 é utilizado para calcular os campos de deslocamentos de uma região de interesse. Por meio destes campos, um método desenvolvido detecta as trincas formadas e mede o seu comprimento total e a sua abertura média. A partir do método desenvolvido foi possível comparar a técnica de CID com a de ressonância de barra e conclui-se que ambas detectam a formação da rede de fissuras sendo, portanto, complementares. A técnica de CID se mostrou promissora, visto que foi possível medir e comparar diversos parâmetros da rede de fissuras (densidade superficial e abertura média das trincas) para diversas composições de concretos, diferentes temperaturas e umidades relativas mantidas durante a cura. A análise desses parâmetros da rede de fissuras foi coerente com a literatura demonstrando o potencial do método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Serra, Ana Sofia Ferreira. „Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos“. Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36897.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O relatório final foi elaborado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.ºCEB) e encontra-se organizado em três capítulos: a Introdução, Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução é pretendido evidenciar aspetos que destacam a importância fulcral para a Professora Estagiária (PE) na sua formação como futura professora. São também apresentados os contextos de estágio, tanto no 1.º CEB, como no 2.º CEB. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que modo o uso das applets da Plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos influenciaram a compreensão dos alunos sobre conceito de números racionais não negativos, numa turma do 3.º ano de escolaridade? Para a realização do estudo foi implementada uma experiência de ensino, com recurso a artefactos concretos nomeadamente, “Reta das Frações” e “Cartolinas” e artefactos digitais, nomeadamente as applets da Plataforma do Hypatiamat – Representar Por Frações e Quero Resolver Questões de…, de forma a melhorar a compreensão dos alunos sobre os números racionais não negativos. Assim, a experiência de ensino seguiu os princípios de um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design investigação-ação. Os dados foram recolhidos através dos registos escritos da professora estagiária, das produções escritas dos alunos, de registos fotográficos ao longo das sessões e de registo dos procedimentos dos alunos nas applets e do áudio dos seus diálogos através de screen recording, recorrendo ao software FlashBack Express Recorder. Os resultados desta experiência de ensino evidenciam que os artefactos utilizados estimularam a autonomia e a motivação dos alunos e promoveram melhorias ao nível da compreensão no conceito de números racionais não negativos. Por fim, a Componente Reflexiva é constituída por três reflexões, uma relativa ao estágio realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e de Ciências Naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Santos, Vasco Alexandre Milne. „Quantificação da criatividade no processo de design: inovação e ideação de artefactos através dos processos analógico e digital“. Doctoral thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/28125.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente projeto de investigação centra-se na compreensão do efeito do relacionamento das formas de representação externas analógicas e digitais com o ato reflexivo e, consequentemente, com o resultado criativo na área de design de produto. O campo de ação a que nos referimos é caracterizado pelos constituintes operativos do processo projetual de design, onde coexistem o espaço concetual metafísico estruturado por um processamento mental responsável pela criação, organização, sintetização e tomada de decisões e o espaço físico, designado pela prática e pela concretização materializada, que promove a reflexão. Na combinatória das ações relacionadas com o pensar e o fazer em projeto, a interação do designer com as ferramentas de representação, no ato de modelação, proporcionam o que Schön (1989) designou por “reflection-in-action” que significa a interpretação e a descrição dos conceitos, e que mais tarde deu origem ao paradigma da coevolução do enquadramento do espaço do problema e do espaço da solução (Dorst e Cross, 2001), que na sua relação, proporciona um resultado inovador, criativo. Da década de 1990 até hoje, as vivências projetuais têm-se alterado no modo de pensar e fazer o projeto, não só pela conjuntura evolutiva económica e social, mas fundamentalmente pela evolução tecnológica, com a integração dos recursos digitais nas práticas representativa e comunicativa do projeto. Oxman (2006, p.242) focou a preponderância deste fenómeno, referindo que os processos digitais estão a contribuir para a emergência do domínio do conhecimento e que “Information has become a new material for the designers”. O novo paradigma da prática do projeto descreveu a emergente necessidade para a formulação de novas metodologias, fundamentais para a estruturação do “design thinking” e para a reestruturação de novas semânticas para descrever e materializar os projetos, no que se consideram os vocábulos concetuais, signos do design. Esta nova amplitude de reflexão e da criação de um modus operandi, diferenciado pela componente da relação do designer com a ferramenta digital, tornou-se determinante para a constituição da nossa questão de partida que consistiu na dúvida se “Estaremos a articular e a utilizar da melhor forma, as ferramentas de exteriorização e reflexão analógicas e digitais, na fase de ideação do projeto?”. Verificando o quadro teórico e prático projetual nos currículos de ensino superior de Design, através da disseminação de um inquérito por questionário e um exercício de campo em aula, x concluímos que não existe sinergia de utilização dos meios analógicos e digitais no desenvolvimento dos projetos, e a fase de ideação é essencialmente estruturada pela aplicação dos meios analógicos, prevalecendo ainda uma cultura do desenho por esboço. Os resultados destes dois métodos de prospeção do meio do ensino revelaram um aspeto preocupante, que acreditamos ter um impacto negativo nos resultados criativos dos projetos dos atuais discentes. No inquérito por questionário, foi mencionada, pelos alunos, a grande dificuldade sentida nas modelações por desenho de esboço e pelos meios digitais, o que significa que, se os discentes não conseguem representar, não conseguem processar a ação de reflexão e consequentemente não conseguem atingir resultados criativos optimizados. Procurando perceber se a utilização sinergética das modelações analógica e digital na fase de ideação podem constituir um melhor corpo de conhecimento e uma maior dimensão criativa, o nosso estudo defende a tese que “A utilização sinergética das modelações analógica e digital, na fase de ideação do projeto de design, potencia os resultados criativos”. Procuramos, com este estudo, perceber melhor a semântica aplicada ao processo de reflexão em design, responsável pela ação de criação e compreender como se pode gerir da melhor maneira as formas de representação, para garantir a formação de novas competências no exercício projetual dos futuros profissionais. Objetivamos ainda a formulação de conhecimentos transdisciplinares e inovadores que integrem o atual corpo de conhecimento de investigação em design e que, de alguma forma, possam também constituir a criação de novas estruturas metodológicas curriculares com fundamentos teóricos e práticos, com o objetivo de promover melhor o ensino projetual. A investigação que propomos, com a aplicação de um caso de estudo experimental com alunos do IADE-UE, procurou analisar os elementos mais influentes responsáveis pela relação de diálogo do designer com o processo, e perceber a função dos instrumentos analógicos e digitais na concetualização das ideias. Reconhecemos que os critérios ensaiados nas fases analógica e digital de controlo e híbrida de experimentação, geraram resultados semelhantes em termos de variação estatística. Porém, sob uma análise mais aprofundada, percebemos que as frequências entre condições nos casos da análise da fluência (capacidade de identificar os requisitos do problema), a flexibilidade (capacidade de ver o problema num contexto abrangente), as relações entre o enquadramento do problema e o enquadramento da solução e o grau de novidade, apresentam tendencionalmente a prevalência da modelação híbrida como a forma de modelação que melhor potencia os resultados criativos. Vários investigadores têm debatido a criatividade no processo de design em matérias de estudo que se ligam ao modo operacional da cognição, processo de estruturação das ideias, tipologias xi de pensamento, métodos de promoção de ideias, os fatores externos condicionadores ou estimuladores do processo. No entanto, poucos estudos centram-se no processo tangível e nas ferramentas de concetualização e materialização das ideias à luz do ensino, vistos por uma abordagem comparativa dos recursos analógicos e digitais. As investigações existentes são maioritariamente ligadas ao efeito da modelação do desenho pelos esboços onde destacamos os trabalhos de Nigel Cross, Kees Dorst, Teresa Amabile, Katja Tcshimmel, Gabriela Goldschmidt, Bryan Lawson, Henry Cristiaans, Herbert Simon, entre outros. Acreditamos, contudo, que a sinergia das modelações analógica e digital possam desbloquear a gestação das ideias, possibilitando uma ampliação dos mecanismos dialéticos entre o designer, o meio e o problema. Para compreender este fenómeno, propusemos o nosso estudo realizado em cinco fases: a constituição da questão de investigação e o propósito, o enquadramento teórico e a constituição da problemática, construção do modelo de análise e identificação da hipótese e aplicação do caso de estudo, tratamento de dados. Por último, a discussão dos resultados e conclusão, identificando a tendência que, através da modelação híbrida, se conseguem processar resultados mais criativos, abre o caminho para que esta investigação possa ser mais aprofundada, experimentando outras variáveis de estudo, e para que possivelmente se possam desenvolver ferramentas híbridas que, na continuidade dos estudos de Dorta e Lesage (2008), venham a optimizar a exteriorização das ideias dos designers. Com a realização deste estudo, ambicionamos propiciar uma maior consciencialização para a importância dos meios de representação e as formas de modelação associadas à estrutura reflexiva do ato de criação. A vida é um sistema que evolui a cada passo experimental, que realizamos.
The present research project focuses on the understanding of the effect of the relationship between analogical and digital forms of representation, upon the reflective act and consequently, with the creative result in the product design field. The action field is characterized by the operative constituents of the design process. The conceptual, metaphysical space coexists with mental processing, and is responsible for creation, organization, synthesis and decision making. The physical space is designated by practice and by materialization, which promotes reflection. The interaction of the designer with the representation tools, and the act of modeling, provide what Schön (1989), called "reflection-in-action". This method consists of the interpretation and the description of the concepts, which develops the co-evolutionary concept of the problem space and solution space framework (Dorst and Cross, 2001). The relationship between these spaces, provide innovative and creative results. Since the 90's until today, the approach to project thinking and project doing, have changed. This is partly due to the evolution of economic and social structures and systems, and more significantly, by fundamental advancements of technology and integration of digital resources. These progressions have modified the representative practice and communicative nature of the project. Oxman (2006, p.242) focused on the preponderance of this phenomenon by saying that digital processes are contributing to the emergence of the knowledge domain and "Information has become a new material for the designers". The new paradigm of project practice describes the emerging need for the formulation of new methodologies. It is fundamental for the design thinking construction to be restructured using new semantics to conceptually describe and materialize the projects. This new breadth of reflection, which spotlights the relation between the designer and digital tools, defined the starting question: “Are we articulating and using the best exteriorization and reflection tools (analog and digital) in the phase of ideation in the development of the project?” Through a questionnaire survey and class exercise, it was concluded that there is no synergy of use between the analog and digital means in the development of the projects. The phase of ideation is essentially structured by the application of analogical tools, prevailing a culture of sketching. The results of these two methods of the teaching field, revealed an uncomfortable aspect, that we believe the separation of the methods to have a negative impact, on the creative xiii results of the students' projects. In the questionnaire survey, it was mentioned by the students, that they have great sketching difficulty, drawing and using digital media. It is significant that they cannot represent in both forms and that they cannot process the reflection-in-action. Consequently, they cannot achieve optimized creative results. In order to understand if the synergistic use of analogical and digital models in the ideation phase can constitute, a better body of knowledge and a greater creative dimension, our study defends the thesis that "The synergistic use of analogical and digital modulations, in the ideation phase of the design project, create best creative results." We seek with this study, to understand the semantics of the reflection process in design, which is responsible for the creation action. This will aid in understanding how to better manage the forms of representation in order to guarantee the new competences formation onto future professional designers. We aim to formulate transdisciplinary and innovative knowledge that integrates the current body of research knowledge in design. This will constitute the creation of new methodological, curricular structures with theoretical and practical foundations to promote better design education. The study we propose, applied an experimental case study with IADE-EU students, which sought to investigate the most influential elements, responsible for the relationship dialogue between the designer and the process. The study desired to understand the function of analogical and digital instruments within the ideas. We recognize that the criteria tested in the analog, digital and hybrid experimentation phases have generated similar results in terms of statistical variation. However, under a micro-analysis, we perceive that the frequencies between conditions in the cases of fluency analysis (ability to identify problem requirements), flexibility (ability to see the problem in a broad context), relationships between problem framing and the solution, and the degree of novelty, tendentially present the prevalence of hybrid modeling as the best enhancer of creative results. Several researchers have debated creativity in the design process about study materials, that relate to the operational mode of cognition, process of structuring ideas, typologies of thought, methods of promoting ideas, external conditioning factors, and stimulators of the process. However, few studies have focused on the tangible process and the contextualizing and materializing idea tools in the teaching field. Existing investigations are mostly linked to the effect of sketch modeling, where we highlight the works of Nigel Cross, Kees Dorst, Teresa Amabile, Katja Tcshimmel, Gabriela Goldschmidt, Bryan Lawson, Henry Cristiaans, and Herbert Simon, among others. We believe, however, that the synergy of analogical and digital modeling can xiv unlock idea gestation by enabling an expansion of the dialectical mechanisms between the designer, environment and the problem. To understand this phenomenon, we proposed in our study a set of five phases: the constitution of the research question and the purpose, the theoretical framework and the problematic constitution, analysis model construction and identification of the hypothesis and application of the case study, data treatment. Finally, the results discussion and conclusion, identifying the trend that, through hybrid modeling exist a better tendency to promote more creative results, opens the way for this research to be further explored. In experimenting with other study variables and developing new hybrid tools in the continuation of the studies of Dorta and Lesage (2008), this approach will optimize the idea exteriorization of designers. With the accomplishment of this study, we aim to provide greater awareness for the importance of the means of representation in design and the forms of modeling associated with the reflexive structure of the act of creation. Life is a system that evolves, with every experimental step we take.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Dias, Pedro João Jacinto da Silva. „Design e auto-produção : novos paradigmas para o design de artefactos na sociedade pós-industrial : a contribuição das tecnologias digitais“. Doctoral thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10451/17815.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Tese de doutoramento, Belas-Artes (Design de Equipamento), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2015
Partindo de um plano de fundo identificado com os princípios que definem a sociedade pós-industrial, aborda-se nesta tese as relações da nova conjuntura societal com a produção de bens físicos e as várias contexturas que delineiam a acção do design, com enfoque na actual pertinência alternativa para o design auto-produzido. Observando-se o processo de mutação da sociedade, mercê do desenvolvimento preponderante no sector das tecnologias e da sequente globalização, com todas as suas implicações sociais, políticas e económicas, também os fundamentos do design para a indústria se transformam, conquanto o sistema industrial, a sua tecnologia e o seu mercado, estão em concorde mudança. A actual praxis do design estabeleceu-se na predominância do sector dos serviços que caracteriza a sociedade pós-industrial, e hoje concentra-se no seu serviço, diluindo-se nos conceitos estratégicos, distribuídos e partilhados de criatividade e inovação – disseminando-se por múltiplos sectores e por diversificados níveis e funções nas multíplices tipologias dos processos. Assim o design tende hoje a tornar-se um campo sem uma configuração definitivamente estabelecida, conquanto os pontos de referência assentam fugazmente em instáveis novos paradigmas a serem explorados. Por outro lado as actuais contexturas sociais e técnico/produtivas, compreendem processos habilitantes que levam a novas viabilidades para o exercício do design autónomo, auto-produzido, através das emergentes capacidades digitais. Assim, após as revoluções digitais no mundo da informação e da comunicação, assiste-se agora à emergência de uma outra revolução, desta vez no âmbito da matéria – a manufactura digital. Esta tese pretende assim analisar as origens do sistema económico/produtivo actual e os modelos alternativos que se apresentam no momento da sua crise, em particular os relativos à auto-produção. Constitui-se assim como um trabalho de prospecção de possibilidades e princípios para uma nova praxis do design através da produção própria, assentes nas viabilidades que a actual sociedade sustenta.
Once identified the principles that we identify with post-industrial society, this thesis uses them as a starting point to discuss the relationships of this new social paradigm with the production of physical objects, together with the different context the various that delineate the action of design, focusing on the current alternative relevance of the self-produced design. Observing the process of a changing society, due to major developments in the technology sector and its consequential globalization, linked to social, political and economical changes, the fundamentals of design for industry have changed hand in hand with the shifts in the industrial system, its technology and market. The current praxis of design was established favouring the service sector which characterizes the post-industrial society. Today it focuses on their service, diluting itself in the strategic concepts, distributed and shared, of creativity and innovation - by multiplying itself within various sectors, levels and functions in a variation of process types. Thus today design tends to become a field without a definitely established configuration, while its benchmarks are based on unstable fleetingly new paradigms to be explored. On the other hand the current social and technical/productive contexts entail qualifying processes that lead to new possibilities for the exercise of autonomous, self-produced design, through emerging digital capacities. Once experienced a revolution in the digital world and in the world of information and communication, we are witnessing now the emergence of another revolution: a revolution which deals with the matter itself - the digital manufacturing. This thesis therefore aims to analyse the origins of the current economic / productive system and alternative models present in times of crisis, in particular those related to self-production. It constitutes itself as a work of prospecting possibilities and principles for a new praxis of design through self-production, based on the feasibilities that our current society sustains.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Ventura, Humberto G. „Tutankamón“. Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5631.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho pretende apresentar e descrever a metodologia processual e respectivas relexões que sustentam a criação de um artefato digital interativo construído de forma a que alguns dos elementos bidimensionais que o constituem sejam manipuladas de forma a que criem ao jogador a ilusão de tridimensionalidade. Em 1992 a Id Software com o jogo Wolfenstein 3D, introduziu uma referência visual à tridimensionalidade, utilizando para o efeito tecnologia 2D, a qual, através de um sistema de redimensionamento e posicionamento de imagens, consegui transmitir a noção de tridimensionalidade, utilizando na altura um tipo de jogo em primeira pessoa, ou seja, o jogador experiência uma campo visual que visa reproduzir a própria experiência do mundo táctil na relação que dispõe entre os espaços e objetos. Através do Processing, uma linguagem de programação que assenta no Java, estes objetivos conceptuais serão reproduzidos, que procuram, por um lado, transmitir esta aparente ilusão de tridimensionalidade e por outro não utilizar um tipo de artefacto digital que proporciona uma jogabilidade em primeira pessoa mas sim possibilitam ao jogador uma experiência visual que aborda todo o espaço em que é lhe permitido circular, no qual é lhe exposto as adversidades que precisa de superar para progredir. Para que isto seja possível o jogador assume o papel de um personagem e através da sua interação com o artefato, vai ediicando uma narrativa visual que visa o seu envolvimento com a temática representada. Como tema é utilizada uma representação da busca pelo Sarcófago do faraó da 18ª Dinastia Tutankamón (1332 - 1323 AC) pelo explorador britânico Howard Carter (1874 - 1939) cuja expedição no Vales do Reis em 1922 constitui ainda hoje a mais célebre descoberta arqueológica relacionada com Antigo Egipto. Ao longo desta Dissertação são abordados temas que visam resoluções tanto no campo técnico e tecnológico, através da programação e sua linguagem, como no campo visual e estético que visa uma conexão consciente com a temática a representar e a ser experienciada
The present work intends to present and discuss the methodology and procedural considerations that underpin the creation of an interactive digital artifact constructed so that the some of its two-dimensional elements are manipulated in such a way that create the illusion of threedimensionality. In 1992 Id Software with Wolfenstein 3D game, introduced a visual reference to the three-dimensionality, using 2D technology to create it, which, through a system of positioning and resizing of images, could convey the notion of depth, using the irst-person type of jogability game, ie the player experience a visual ield that aims to replicate the experience of the tactile world in relation to it between the spaces and objects. Through Processing, a programming language that is based on Java, these conceptual goals will be played, seeking on the one hand, convey this apparent illusion of three-dimensionality and the other does not use a type of digital device that provides a irst-person gameplay but rather allow the player a visual experience that covers the entire space in which it is allowed to circulate, which is above the adversities that you need to overcome to progress. To make this possible, the player assumes the role of a character and through its interaction with the artifact, will building a visual narrative that seeks their involvement with the subject represented. As a theme is used a representation of the search for the sarcophagus of Tutankhamun, pharaoh of the 18th Dynasty (1323 BC 1332) by brithish explorer Howard Carter (1874 - 1939) which expedition in 1922 is still the most famous archaeological discovery related to ancient Egypt. Throughout this Dissertation topics are aimed to create solutions both in technical and technology, through programming and its language, as in the visual and aesthetic ield that seeks a conscious connection to the theme to represent and to be experienced are addressed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Natálio, Carlos. „Modelo de ebook multimédia para divulgação cultural investigação e desenvolvimento de um protótipo no formato EPUB“. Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/5536.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Esta investigação teve por objetivo investigar as possibilidades de criação de um modelo de ebook interativo, com o título “A Lagoa de Óbidos”, no formato EPUB3, e a compreensão das vantagens e desvantagens da sua utilização sustentada num painel com 21 participantes. O formato EPUB (electronic publication) define um conjunto de características específicas para a criação e a distribuição de publicações digitais. Estas especificações têm sido desenvolvidas e implementadas pelo International Digital Publishing Forum (IDPF) que, em 2011, aprovou a versão 3, designada como EPUB3. A inclusão de novas tecnologias - HTML5, CSS3, JavaScript - numa publicação digital deu origem a esta investigação, um estudo de caso que pretendia conhecer as potencialidades dessa integração em ebooks interativos e a sua possível utilização em diferentes áreas do saber. O trabalho da recolha de textos e a sua análise permitiram a criação de um protótipo de ebook interativo, cujo objetivo era a estruturação das especificações que compõem a versão EPUB3. As opiniões sobre as possibilidades que este modelo apresenta, ao nível da usabilidade e dos recursos utilizados, foram colhidas através de um “Questionário de Opinião”, onde participaram 21 voluntários. O tema escolhido para o ebook foi “A Lagoa de Óbidos” por considerarmos um lugar de memória cultural, com características paisagísticas, históricas, sociais e ambientais reconhecidas e que lhe dão uma identidade própria merecedora de ser divulgada, através de textos, imagens, vídeos, animações e jogos. A análise dos resultados obtidos no “Questionário de Opinião”, leva-nos a concluir que a maioria da amostra sentiu que a leitura do ebook foi uma experiência variada, interessante e ativa. A totalidade achou que a interatividade trouxe benefícios à compreensão dos assuntos. Em síntese, a opinião dos sujeitos em relação ao ebook “A Lagoa de Óbidos foi considerada bastante positiva. No entanto, a opinião quase uniforme dificulta a análise da relação entre as variáveis do “Questionário de Opinião” levando à necessidade de aprofundar este estudo.
The present study was aimed at investigating the possibilities to create a model of an interactive ebook, entitled "A Lagoa de Óbidos" in EPUB3 format, and to understand advantages and disadvantages of its sustained implementation on a panel with 21 participants. The EPUB format (electronic publication) defines a set of specific characteristics for the creation and distribution of digital publications. These specifications have been developed and implemented by the International Digital Publishing Forum (IDPF), which in 2011 approved version 3, designated as EPUB3. The inclusion of new technologies – HTML5, CSS3, JavaScript - in digital publishing has set ground for this research, generated a case-study, and aimed to meet the potentialities of making such integration in interactive ebooks and their possible use in different areas of knowledge. Text collection and their analysis allowed the creation of an interactive prototype ebook, whose goal was to structure the specifications that comprise the EPUB3 version. Opinions regarding the possibilities that this model presents, in terms of resources and its usability, were collected through an "Opinion Questionnaire" where 21 volunteers have participated. The theme for the ebook "The Obidos Lagoon" was chosen by considering a place of cultural memory, with recognized landscape, historical, social and environmental characteristics and giving an identity worthy of being publicized through texts, images, videos, animations and games. The results obtained in the "Opinion Questionnaire" leads us to conclude that the majority of participants expressed a varied, interesting and active experience while reading this ebook. The majority of respondents agreed that interactivity provided a significant improvement of content comprehension. In summary, the opinion of the respondents in relation to the ebook "The Obidos Lagoon” was very positive. However, the differences of opinion among participants were too restrictive and the relationship between variables studied was too narrow. Thus, the need to proceed with further studies on the subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Souza, Rogéria Eler Silva. „A educação do século XXI nas mãos da inteligência coletiva : narradores midiáticos nos reflexos dos narcisos digitais“. Doctoral thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5477.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com a proliferação das mídias, conectadas à rede mundial de computadores, tem-se expandido as oportunidades de expressão e criação de um público cada vez mais crescente. Este advento tecnológico, associado às características do sujeito pertencente ao conceito denominado modernidade líquida, vêm alterando gradualmente as relações sociais. A motivação deste trabalho advém da urgência em sinalizar ao contexto educativo, desde o ensino básico ao acadêmico, sobre as alterações ocorridas no perfil de seu público alvo, tornando-se necessária uma revisão nos métodos, para que esses venham acrescentar abordagens aos desafios emergentes. O primeiro objetivo, a partir do referencial teórico e estudo de caso, visa identificar as características do sujeito influenciado pelo consumismo midiático, apontando para as narrativas transmídia como influências advindas do mercado de consumo interativo, destacando, contudo o interesse pela arte da narrativa. O segundo objetivo, na mesma estrutura, procura destacar exemplos de metodologias que têm o contexto acadêmico como lócus de integração e diálogos entre áreas afins. Também, procura aproximar do contexto dos meios de comunicação transmidiáticas, em seus regimes de controle, recursos de consumo e processos formativos informais, advindos destas dinâmicas. O terceiro objetivo propõe reflexões sobre os resultados de uma proposta com dois grupos de pesquisa e os expectadores de uma instalação de arte digital intitulada E-Reflexos. A dinâmica permeou em integrar os estudantes e espectadores em mestiçagens, unindo abordagens metodológicas aos conhecimentos prévios, na criação de narrativas e jogos, onde os conceitos e reflexões, advindos deste trabalho, foram problematizados e avaliados. O quarto objetivo integra reflexões sobre os principais resultados dos objetivos acima, considerando que é possível ao contexto acadêmico mediar propostas que venham reverter o potencial narrador midiático emergente para o contexto cultural, destacando a relevância das áreas de Arte nesse processo formativo.
With the proliferation of media, connected to the World Wide Web, the opportunities of expression and creation of an increasing public have expanded. This technological advent, associated with the characteristics of the subject belonging to the concept called late modernity, is gradually changing social relationships. The motivation of this work comes from the urgency to signal the educational context, from basic education to the academic, on changes in the profile of its target audience, making it necessary to revise the methods so that these will add approaches to the emerging challenges. The first objective, from the theoretical framework and case study, aims to identify the characteristics of the subject influenced by the media consumerism, pointing to the transmedia storytelling as influences coming from the interactive consumer market, highlighting, however, the interest in the art of storytelling. The second objective, in the same structure, seeks to highlight examples of methodologies that have the academic context as the locus of integration and dialogue between related areas. It also seeks to approximate the context of transmedia in their control systems, to resource consumption and informal training processes arising from these dynamics. The third objective proposes reflections on the results of a proposal with two research groups and the installation spectators of digital art media, entitled e-reflexes. Whose dynamic was to integrate the students, the academic context, in miscegenation, combining methodological approaches to previous knowledge, to create narratives and games at where the concepts and reflections, arising from this work, were problematized and evaluated, also in. The fourth objective integrates reflections on the main results of the above objectives, considering that it is possible to mediate academic context proposals that may reverse the potential emerging media storyteller to the cultural context, highlighting the relevance of Art areas in this formative process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Reis, Tiago Alexandre Custódio. „Universally accessible mobile multimodal artefacts“. Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10451/15253.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Tese de mestrado em Engenharia Informática, apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
Esta dissertação apresenta uma alternativa digital aos artefactos de papel utilizados em inúmeras tarefas, inerentes a um vasto conjunto de domínios. Esta solução engloba aspectos móveis e multimodais que a tornam universalmente acessível, permitindo a sua utilização por parte de utilizadores com diferentes características. O resultado do trabalho de investigação desenvolvido deu origem a uma plataforma: MAFra, cuja sigla denota Multimodal Artefact Framework ou, em português, Plataforma de Artefactos Multimodais. Esta plataforma disponibiliza um conjunto de ferramentas que permitem a utilizadores sem qualquer tipo de experiência ou conhecimentos de programação criar, utilizar e analisar artefactos móveis multimodais universalmente acessíveis. Os artefactos criados com esta plataforma podem ser usados para diferentes propósitos, permitindo que utilizadores com diferentes características possam levar a cabo actividades baseadas em papel através de uma solução única que serve para todos, incluindo utilizadores com necessidades especiais. Por outro lado, estes artefactos permitem a extensão destas actividades através da inclusão de elementos multimédia, constituindo uma solução que também é capaz de suportar actividades que não são baseadas em papel e que até então não usufruíam de suporte multimédia. O desenho desta plataforma seguiu uma metodologia centrada no utilizador. Foram empregues várias técnicas de prototipagem na criação de inúmeros protótipos que foram avaliados em sessões conduzidas com utilizadores finais dos artefactos, durante as fases iniciais de desenho dos mesmos. Os resultados da avaliação final da solução desenvolvida validam a sua utilização no suporte universal e extensão de actividades baseadas em papel, validando também as metodologias empregues no desenho da mesma. Em geral, os objectivos inerentes ao trabalho de investigação conduzido foram atingidos com sucesso, resultando num conjunto de ferramentas que demonstrou a sua utilidade pela aceitação por parte dos utilizadores. Este conjunto de ferramentas foi também empregue numa serie de estudos que abriram portas ao trabalho futuro a desenvolver nos domínios da acessibilidade universal, computação móvel, interacção multimodal e adaptação de interfaces, entre outros.
This dissertation presents a universally accessible alternative to paper artefacts. This alternative comprises mobile and multimodal characteristics, which enable users with different characteristics to perform augmented paper-based activities. The result is MAFra, the Multimodal Artefact Framework. MAFra allows users with no programming experience to create, manipulate and analyze universally accessible mobile multimodal artefacts. The artefacts created with MAFra can be used for several different purposes, allowing users with different characteristics to perform paperbased activities through a single solution that fits all. Moreover, these artefacts enable the augmentation of paper-based activities through the inclusion of media elements, such as audio and video, constituting a solution that is also able to support activities that do not rely on paper-based artefacts and for which there was no previous media-based technological support. The design of this framework followed a strongly user-centred methodology. Different prototyping techniques were employed on the creation of several prototypes that were evaluated in sessions conducted with end-users of the artefacts on the early stages of design. The results of the final evaluation of the solution created validate its employment on the universal support and augmentation of paper-based activities, as well as the user-centered design methodology followed. Overall, the challenges in the wake of the research work conducted were successfully achieved, resulting on a set of tools that have proven its utility through end-user acceptance. Moreover, this set of tools enabled studies that have drawn directions on future work to develop on the fields of universal accessibility, mobile computing, multimodal interaction and interface adaptability, amongst others.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "Artefactos Concretos e Digitais"

1

Almeida, Virgílio. „Impactos Éticos e Sociais da Computação“. In XVII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2018. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2018.4169.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Com a crescente digitalização da sociedade e com o avanço dos sistemas autônomos e inteligência artificial, novos desafios e oportunidades se colocam para a comunidade técnica, em especial no Brasil. "Fake News", discriminação, restrição a direitos humanos são apenas alguns dos problemas que decorrem do avanço das tecnologias digitais. São problemas de natureza ética e moral que tem impactos sociais, econômicos e políticos. Por outro lado, há inúmeras possibilidades de impacto positivo, como os exemplos nas áreas de saúde, mobilidade e entretenimento. Nesta palestra, discutirei alguns exemplos concretos de pesquisas em computação e áreas correlatas que ressaltam impactos na sociedade, como direito ao esquecimento, proteção de privacidade, "surveillance" e algoritmos de classificação e priorização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie