Zeitschriftenartikel zum Thema „Alfavaca-cravo“

Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Alfavaca-cravo.

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-20 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Alfavaca-cravo" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Rando, J. S. S., und C. B. Lima. „Detecção de Aethalion reticulatum (L., 1767) (Hemiptera: Aethalionidae) em alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) e observações sobre sua ocorrência“. Revista Brasileira de Plantas Medicinais 12, Nr. 2 (Juni 2010): 239–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722010000200018.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi relatar a ocorrência da cigarrinha Aethalionidae em alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) no município de Bandeirantes-PR. Plantas com cerca de dois anos, na fase reprodutiva, com inflorescências, flores, frutos e sementes, serviram como fonte para a coleta de ninfas e adultos das cigarrinhas. Registrou-se em alfavaca-cravo a espécie Aethalion reticulatum e a interação com as formigas Camponotus rufipes e C. crassus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Martins, Joeferson Reis, Amauri Alves de Alvarenga, Evaristo Mauro de Castro, Ana Paula Oliveira da Silva und Eduardo Alves. „Teores de pigmentos fotossintéticos e estrutura de cloroplastos de Alfavaca-cravo cultivadas sob malhas coloridas“. Ciência Rural 40, Nr. 1 (Februar 2010): 64–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010000100011.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A Alfavaca-cravo é uma espécie medicinal produtora de óleo essencial de elevada eficácia no combate de diversos organismos patogênicos. Por isso, o entendimento do comportamento fisiológico dessa espécie e as respostas desse comportamento às condições do ambiente tornam-se necessários ao aperfeiçoamento dos métodos de cultivo. Nesse contexto, este estudo objetivou avaliar o efeito da intensidade e qualidade da luz nos teores de clorofila e carotenoides e na estrutura de cloroplastos de Alfavaca-cravo, Ocimum gratissimum L. As plantas com 5,0-6,0cm foram submetidas aos seguintes tratamentos: pleno sol, sombreamento 50% sob malha azul, malha vermelha e malha preta durante 120 dias. As concentrações de clorofilas e carotenoides foram avaliadas por espectrofotometria, e as estruturas dos cloroplastos foram analisadas pela microscopia de transmissão. As plantas mantidas a pleno sol tiveram os menores teores de clorofila a e b e o maior teor de carotenoides, enquanto aquelas cultivadas sob malha preta tiveram a maior concentração de clorofila a e b. A menor densidade de cloroplastos foi encontrada nas plantas sob malha preta. Nos tratamentos com 50% de sombreamento, foram verificados cloroplastos mais alongados. As plantas de alfavaca-cravo crescidas a pleno sol e sob malha azul tiveram cloroplastos com maiores áreas e grãos de amido com maiores perímetros. As mudanças nas concentrações dos pigmentos e na estrutura dos cloroplastos evidenciaram uma adaptação da Alfavaca-cravo à variação de intensidade e qualidade da luz. Isso pode auxiliar no desempenho fotossintético sob diferentes condições luminosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Martins, J. R., C. L. P. Neves, W. V. S. Pereira, O. A. O. Tonetti und A. A. Alvarenga. „Armazenamento de sementes de Alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.)“. Revista Brasileira de Plantas Medicinais 16, Nr. 4 (Dezember 2014): 789–93. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/10_012.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A espécie Ocimum gratissimum L. é um subarbusto aromático, pertencente à família Lamiaceae, considerado como importante produtor de óleo essencial e largamente utilizado na medicina popular. Devido à escassez de informações sobre a conservação das sementes dessa espécie o presente estudo objetivou analisar a longevidade das sementes submetidas a diferentes condições de armazenamento, por 12 meses, através de avaliações do potencial germinativo e da capacidade de formação de plântulas normais. As sementes foram armazenadas em três tipos de embalagens: sacos de papel, sacos de papel aluminizado, e frascos de vidro, e nas seguintes condições ambientais: balcão de laboratório, geladeira, e câmara fria. Aos 6, 8, 10 e 12 meses de armazenamento foram avaliados os seguintes parâmetros: umidade, porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação e porcentagem de plântulas normais. Durante o período de armazenamento a manutenção da umidade nas sementes foi mantida, bem como a porcentagem de germinação e de plântulas normais em todos os tratamentos avaliados. As sementes armazenadas apresentaram maiores valores de IVG quando comparadas com as recém-colhidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Luz, José Magno Q., Polyana Aparecida D. Ehlert und Renato Innecco. „Horário de colheita e tempo de secagem da alfavaca-cravo“. Horticultura Brasileira 27, Nr. 4 (Dezember 2009): 539–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362009000400022.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Avaliou-se o tempo adequado de secagem e o horário ideal de colheita da alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) em Pentecoste (CE), observando sua influência nas características do óleo essencial e os principais componentes durante o processo. No primeiro experimento foram testados cinco tempos de secagem (0, 4, 8, 12 e 16 dias), com quatro repetições. Avaliaram-se as variáveis umidade, teor de óleo essencial e seus principais constituintes. Para o segundo experimento utilizaram-se cinco horários de colheita (7:00, 9:00, 11:00, 13:00 e 15:00 h), com quatro repetições, sendo cada bloco considerado como um dia. Foram analisados a umidade, massa fresca, massa seca, teor de óleo essencial e seus principais constituintes. Os resultados do primeiro experimento sugerem que a alfavaca-cravo não deve ser submetida ao processo de secagem, devendo ser processada rapidamente para evitar perdas do princípio ativo de interesse, o eugenol. Os diferentes horários de colheita testados não influenciaram no teor de óleo essencial, nem de seus principais constituintes (eugenol e 1,8 cineol).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Rando, Jael Simões Santos, Cristina Batista Lima und Laila Herta Mishfeldt. „Levantamento de insetos associados à alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.)“. Revista Agro@mbiente On-line 9, Nr. 1 (01.12.2014): 392–97. http://dx.doi.org/10.5327/z1982-8470201400031783.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Martins, Joeferson Reis, Amauri Alves Alvarenga, Evaristo Mauro de Castro, Ana Paula Oliveira da Silva, Cynthia Oliveira und Eduardo Alves. „Anatomia foliar de plantas de alfavaca-cravo cultivadas sob malhas coloridas“. Ciência Rural 39, Nr. 1 (06.08.2008): 82–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008005000040.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No presente trabalho, foi avaliado o efeito do controle espectral da luz sobre características anatômicas de folhas em Ocimum gratissimum L. As plantas foram cultivadas por quatro meses sob malhas de 50% de sombreamento nas cores preta, vermelha e azul e a pleno sol. Plantas submetidas a pleno sol apresentaram maior espessura foliar, maior densidade estomática e maior densidade de tricomas tectores e glandulares na face adaxial. As plantas cultivadas sob malhas coloridas não exibiram diferenças quanto à espessura e à área foliar. As plantas mantidas sob malha vermelha tiveram a menor densidade estomática na face adaxial, já as plantas mantidas sob malhas azul e vermelha exibiram maior área foliar total. As plantas mantidas sob malha vermelha apresentaram a menor densidade estomática e as menores densidades de tricomas tectores e glandulares na face adaxial. Tais resultados mostram que tanto a intensidade como a qualidade espectral da luz pode ser modulada durante o cultivo de Ocimum gratissimum L. a fim de serem obtidas características anatômicas desejáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Ehlert, Polyana Aparecida D., José Magno Q. Luz und Renato Innecco. „Propagação vegetativa da alfavaca-cravo utilizando diferentes tipos de estacas e substratos“. Horticultura Brasileira 22, Nr. 1 (März 2004): 10–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362004000100002.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A propagação vegetativa é considerada importante ferramenta para o melhoramento de espécies lenhosas e herbáceas e vem sendo amplamente utilizada, visando melhorar e manter variedades de importância econômica e medicinal. Neste contexto utilizou-se estacas de alfavaca-cravo de 15 cm para apicais e 25 cm para as medianas, sendo estas com e sem folhas. As estacas foram plantadas em bandejas de isopor de 72 células, utilizando-se 10 substratos. Após 35 dias, as estacas foram retiradas com cuidado, sendo as partes aéreas e radiculares separadas e acondicionadas em saco de papel e mantidas em estufa a 70ºC por 48 h para posterior avaliação da matéria seca. Analisou-se a percentagem de enraizamento, número de folhas na estaca, peso de matéria seca de folha e de raiz. Não houve interação significativa entre os diferentes tipos de substrato e estaca para percentagem de enraizamento, sendo que os substratos de modo geral diferiram pouco entre si. Entre os tipos de estaca destacaram-se para esta variável a mediana sem folha e a apical com folha. Para as demais variáveis houve interação significativa entre o tipo de estaca e o substrato. A melhor estaca foi a mediana sem folhas plantadas em substrato arisco + esterco + húmus e vermiculita nas seguintes proporções: 20%:40%:40%; 40%:20%:40% e 40%:40%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Queiroz, Celeste Martinez, und Felizarda Viana Bebé. „POTENCIAL GERMINATIVO DE SEMENTES DE MANJERIÇÃO (Ocimum basilicum) EM CONDIÇÕES ADVERSAS“. Cadernos Macambira 8, Nr. 4 (27.10.2023): 31–32. http://dx.doi.org/10.59033/cm.v8i4.1073.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O manjerição (Ocimum basilicum) pertence a família Lamacea, gênero Ocimum onde destaca-se também a alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum) e Alfavaca-anis (Ocimum selloi benth). É um subarbusto aromático nativo da Asia, fonte de alimentação e uso medicinal . Entretanto vários fatores, sejam: os atributos físicos, genéticos, fisiológicos e sanitários e principalmente a dormência e o armazenamento das sementes, quando não considerados, tem provocado redução das populações naturais. Experimento com O. gratissimum (alfavaca-cravo) utilizando sementes colhidas e semeadas em seguida, resultaram melhor do que as sementes armazenadas por mais de um ano – em condições favoráveis. Em outro experimento com O. selloi benth (alfavaca-anis), constatou-se que as sementes são capazes de germinarem em ampla faixa de temperatura (20 a 30° C) ou seja suas sementes são fotoblásticas neutras enquanto ao quesito armazenamento, mesmo em condições laboratoriais, após seis meses e sob temperatura ambiente o vigor decresce. O objetivo deste trabalho foi comparar o potencial germinativo de sementes de manjerição (O. basilicum), armazenadas, hermeticamente, por mais de dois anos, sem critérios de pureza e sementes industrializadas. O experimento foi realizado na varanda coberta de casa, em Valença, Bahia. Foram utilizadas duas caixas, descartáveis de leite, do tipo TETRA PAK. Na primeira caixa, foi acomodado terra vegetal, com húmus de minhoca, industrializado e misturado com terra de fundo de quintal. Riscado duas fileiras e sobre elas acomodado aproximadamente 150mg de sementes, provenientes de muda comprada em supermercado para consumo doméstico e plantada em quintal. Na segunda caixa, foi colocada uma fina camada de cerâmica proveniente de um vaso quebrado e logo em seguida, apenas terra de jardim. O mesmo procedimento de cultivo, utilizando 150mg de sementes industrializadas, de manjerição Limoncino (O. basilicum), da safra 21/21, validade, novembro de 2023, com 79% de chance de germinação e 99,9% de pureza, conforme informações do fornecedor. Durante o período de 26 dias, manteve-se duas regas diárias e incidência de sol (manhã e tarde). As sementes industrializadas, germinaram após dois dias enquanto as outras não. Conclui-se que o fator origem e armazenamento de sementes foram responsáveis pelo desempenho germinativo de manjerição Limoncino, mesmo submetidos a precárias condições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Passos, M. G., H. Carvalho und J. M. Wiest. „Inibição e inativação in vitro de diferentes métodos de extração de Ocimum gratissimum L. ("alfavacão", "alfavaca", "alfavaca-cravo") - Labiatae (Lamiaceae), frente a bactérias de interesse em alimentos“. Revista Brasileira de Plantas Medicinais 11, Nr. 1 (2009): 71–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722009000100012.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Através de testes de diluição em sistema de tubos múltiplos determinou-se a intensidade de atividade de inibição bacteriana (IINIB/bacteriostasia) e a intensidade de atividade de inativação bacteriana (IINAB/bactericidia) de soluções conservantes contendo extratos etanólicas (alcoolatura/planta in natura, hidroalcoolatura/planta seca) e hídricas (decoctos /planta in natura ou seca) de Ocimum gratissimum L. ("alfavacão", "alfavaca", "alfavaca-cravo") - Labiatae (Lamiaceae), sobre inóculos padronizados de Salmonella enteritidis (ATCC 11076), Escherichia coli (ATCC 11229) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). Todas as diferentes formas de extração apresentaram capacidade de inibição e/ou inativação seletivas sobre os inóculos bacterianos, tendo o extrato alccólico apresentado a atividade antibacteriana mais intensa (inibição/inativação) frente aos três agentes. A bactéria mais sensível à atividade antibacteriana em todas as soluções conservantes foi Salmonella enteritidis. Staphylococcus aureus apresentou a menor sensibilidade às formas de decocção, enquanto Escherichia coli apresentou a menor sensibilidade frente ao extrato hidroalcoólico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Guerra, Maria Elane de Carvalho, Sebastião Medeiros Filho, Itayguara Ribeiro da Costa, João Batista Santiago Freitas und Alexandre Bosco de Oliveira. „CARACTERIZAÇÃO AGRONÔMICA DE Ocimum gratissimum L (ALFAVACA-CRAVO) E Ocimum sp (ALFAVACA-ROXA) CULTIVADAS EM CASA DE VEGETAÇÃO E AMBIENTEEXTERNO“. Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 23, Nr. 2 (01.04.2014): 123–34. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2014v23n2p123-134.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O crescimento das plantas pode ser acompanhado ao longo do tempo, por meio da determinação de variáveis como matéria seca e área foliar, visto que se relaciona ao aumento da matéria seca a partir da conversão de substâncias inorgânicas simples em substâncias orgânicas, pelo processo da fotossíntese. A partir da avaliação dos dados de crescimento podem ser desenvolvidas técnicas de manejo das espécies, ou podem ser estimadas as causas da variação entre plantas que crescem em diferentes ambientes. Quanto à caracterização agronômica de plantas medicinais, apesar da riqueza da diversidade de plantas com propriedades terapêuticas no Brasil e da ampla utilização da medicina natural pelas populações, há necessidade de mais estudos sobre o tema. Diante disso, foi realizado um experimento com o objetivo de melhorar os conhecimentos sobre as práticas de cultivo de plantas de interesse medicinal. Para avaliar as características de crescimento de alfavaca-cravo e alfavaca-roxa foi instalado um experimento em casa de vegetação (50% de sombra) e ambiente externo, em pleno sol (0% sombra). As características analisadas foram: diâmetro do caule, altura, nº de folhas, área foliar, comprimento da raiz e massa da matéria seca. As plantas das duas espécies apresentaram maior produção de biomassa em condição de pleno sol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Silva, André Costa da, Nilza de Lima Pereira Sales, Alisson Vinícius de Araújo und Cecílio Frois Caldeira Júnior. „Efeito in vitro de compostos de plantas sobre o fungo Colletotrichum gloeosporioides Penz: isolado do maracujazeiro“. Ciência e Agrotecnologia 33, spe (2009): 1853–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000700026.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito de extratos e óleos essenciais de quatorze plantas medicinais e ou nativas, conhecidas popularmente no Norte de Minas Gerais, sobre a germinação de esporos e crescimento micelial do fungo Colletotrichum gloeosporioides. Foram utilizados no teste de inibição do crescimento micelial, os extratos aquosos de alecrim (Rosmarinus officinalis), erva baleeira (Cordia verbenacea), joá (Solanum sisymbriifolium), quebra-pedra (Phyllanthus corcovadensis), erva botão (Eclipta alba) e açafrão da índia (Curcuma longa) obtidos por meio do processo de infusão; óleo essencial de alecrim de vargem (Família Lamiaceae), alecrim pimenta (Lippia sidoides), alfavaca cravo (Ocimum gratissimum), lippia (Lippia citriodora), goiaba branca (Psidium guajava), capim santo (Cymbopogon citratus); óleo resina de copaíba (Copaifera langsdorffi); hidrolatos de alecrim de vargem, goiaba vermelha (Psidium guajava), lippia, capim santo, goiaba branca, alfavaca cravo; manipueira de (Manihot esculenta). Também foram testados esses mesmos hidrolatos e os óleos essenciais na germinação dos esporos do fungo. Todos os tratamentos foram realizados in vitro, cultivando-se o fungo em meio de cultura BDA acrescido de 100μL dos compostos vegetais. No teste de inibição da germinação, todos os óleos essenciais impediram a germinação do fungo. No entanto, os hidrolatos não tiveram esse efeito. No teste de crescimento micelial, os óleos essenciais de todas as plantas inibiram completamente o crescimento do fungo, exceto o óleo da goiaba branca. Os extratos aquosos, a manipueira, o óleo resina e os hidrolatos, também não foram eficientes sobre o crescimento do patógeno. Esses resultados indicam o potencial antifúngico de alguns óleos essenciais de plantas medicinais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Silva, Teonis Batista da, Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, Eduardo Rodrigues Araújo, Leonardo Feijó Cadena de Oliveira Filho, Alysson Lívio Vasconcelos Guedes, Marcia dos Santos, Valmir Nogueira de Souza, Manuela Miranda Morgado, Lígia Emanuela Viana de Souza und Adelmo Carvalho Santana. „Influência do armazenamento na germinação de sementes orgânicas de Alfavaca-Cravo no semiárido Brasileiro / Influence of storage on the germination of organic seeds of Alfavaca-Cravo in the brazilian semi-arid“. Brazilian Journal of Development 8, Nr. 2 (19.02.2022): 13037–45. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n2-303.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Lima, Cristina Batista de, Conceicao Aparecida Cossa, Raquel Rejane Bonato Negrelle, Joao Tavares Bueno, Caroline Caramano de Lourenco, Natalia de Almeida Batista und Jamile Kassem Janani. „Germinação e envelhecimento acelerado na análise da qualidade fisiológica de sementes de alfavaca-cravo“. Semina: Ciências Agrárias 32, Nr. 3 (29.08.2011): 865–74. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p865.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Carvalho, Patricia Aparecida de, Maria Juliana A. de Oliveira, Rafaela Aparecida A. de Almeida, Silvério de Paiva Freitas und Geraldo de Amaral Gravina. „Growth of Alfavaca-Cravo in Response to Different Levels of Shade and Tiririca Density“. Journal of Agricultural Science 13, Nr. 7 (15.06.2021): 55. http://dx.doi.org/10.5539/jas.v13n7p55.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
The species Ocimum gratissimum L. is widely utilized in food, cosmetics, and folk medicine, and is also an important source of essential oils. Understanding its behavior in response to environmental conditions is of paramount importance to improving crop management methods. In this context, the following study aimed to evaluate the effects of shade, and of competition with weeds (Cyperus rotundus L.), on the growth of Ocimum gratissimum L. The experimental design adopted was randomized blocks, in a 5 × 5 factorial scheme, with 5 levels of shading (48%, 75%, 77%, 83% and 90%) and 5 densities of Cyperus rotundus L. (0, 5, 10, 15 and 20 per pot), with 4 repetitions. The variables analyzed were main stem height (MSH), diameter of stem base (DSB), number of leaves on the principal branch (NL), number of ramifications (NR), chlorophyll index of leaves (CIL), foliar area (FA), dry mass of the aerial part of the medicinal species (DMAPm), dry mass of the aerial part of the weed species (DMAPw) and essential oil content (EOC). The results demonstrate that the Ocimum gratissimum L. plants presented compatible tolerance responses to up to 70% shading, and that competition with Cyperus rotundus L. was detrimental in a density above 13 plants per pot in interaction with shading. The highest dry mass production and, consequently, the highest oil yield, were obtained from the 48% shading treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Lima, Cristina Batista de, João Carlos Athanázio und Nair Mieko Takaki Bellettini. „Germinação e vigor de sementes de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) submetidas ao envelhecimento acelerado“. Semina: Ciências Agrárias 27, Nr. 2 (30.06.2006): 159. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n2p159.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Alves, Maria da Conceição Sampaio, Sebastião Medeiros Filho, Renato Innecco und Salvador Barros Torres. „Alelopatia de extratos voláteis na germinação de sementes e no comprimento da raiz de alface“. Pesquisa Agropecuária Brasileira 39, Nr. 11 (November 2004): 1083–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2004001100005.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos de extratos voláteis de óleos essenciais na germinação e no comprimento da raiz de plântulas de alface. Foram utilizadas cinco concentrações de cada óleo (0,0, 0,001, 0,01, 0,1 e 1,0%, v/v), em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes de alface. Os extratos voláteis de óleos essenciais de canela, alecrim-pimenta, capim-citronela e alfavaca-cravo evidenciaram potencialidades alelopáticas na germinação e comprimento das raízes de plântulas de alface, efeitos que variaram de acordo com a concentração do óleo. O extrato volátil de óleo de jaborandi estimula o crescimento da radícula e não provoca inibição da germinação de sementes de alface, caracterizando-se como de efeito alelopático benéfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Benini, P. C., K. R. F. Schwan-Estrada, E. C. Klais, M. E. S. Cruz, A. T. Itako, R. M. Mesquini, J. R. Stangarlin und J. B. Tolentino Júnior. „EFEITO IN VITRO DO ÓLEO ESSENCIAL E EXTRATO AQUOSO DE OCIMUM GRATISSIMUM COLHIDO NAS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO SOBRE FITOPATÓGENOS“. Arquivos do Instituto Biológico 77, Nr. 4 (Dezember 2010): 677–83. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v77p6772010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO O trabalho foi desenvolvido para verificar o efeito do óleo essencial e do extrato bruto de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum), coletado nas quatro estações do ano, no crescimento micelial in vitro dos fungos Rhizoctonia solani, Sclerotium rolfsii, Phytophthora sp. e Alternaria alternata. Para avaliar o efeito do óleo essencial no crescimento micelial dos fungos, alíquotas de 20 ?L, 40 ?L e 60 ?L de óleo esterilizado foram distribuídas na superfície de meio BDA (batata-dextrose-ágar) antes da repicagem dos fungos. O extrato bruto aquoso (EBA) foi filtrado e incorporado em BDA nas concentrações de 1%, 5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 50%. Os resultados indicaram que houve inibição total do crescimento micelial dos fungos nas diferentes alíquotas de óleo essencial. O EBA das plantas colhidas no outono proporcionou os melhores resultados, sendo que nesta estação do ano o EBA na concentração de 5% foi suficiente para promover 100% de inibição do crescimento micelial dos fitopatógenos A. alternata e S. rolfsii.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Aquino, César Fernandes, Nilza de Lima Pereira Sales, Eriksen Patric Silva Soares und Ernane Ronie Martins. „Ação e caracterização química de óleos essenciais no manejo da antracnose do maracujá“. Revista Brasileira de Fruticultura 34, Nr. 4 (Dezember 2012): 1059–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000400012.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivou-se avaliar dois métodos de inoculação de Colletotrichum gloeosporioides em maracujá, testar a patogenicidade de diferentes isolados, o efeito fungitóxico e a composição química dos óleos essenciais das espécies medicinais alecrim-pimenta (Lippia sidoides Cham.), capim-santo [Cymbopogon citratus (D. C.) Stapf.], alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.), no controle da antracnose [Colletotrichum gloeosporioides (Penz.)], associado ao estádio de maturação de frutos de maracujazeiro-amarelo. Avaliaram-se três experimentos, onde se testou a patogenicidade de seis isolados do fungo em delineamento inteiramente casualizado, com seis repetições, outro com o mesmo delineamento em esquema fatorial 2x2 (suspensão de conídios e disco de micélio) e frutos (verdes e maduros), com seis repetições. No tratamento com frutos, utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x3+1, sendo cinco concentrações (0; 2; 4; 6 e 8µL mL-1) e três espécies medicinais, mais o tebuconazol, com cinco repetições. Fez-se a caracterização química dos óleos por cromatografia gasosa, com espectrometria de massas. Todos os isolados foram patogênicos. Os frutos maduros apresentaram maior diâmetro das lesões, quando inoculados com suspensão de conídios. O óleo de C. citratus proporcionou o menor diâmetro das lesões nos frutos, até a concentração de 6 µL mL-1. Na concentração de 8 µL mL-1, todos os óleos inibiram o desenvolvimento do fungo. O timol (30,24%), o citral (77,74%) e o eugenol (92,89%) foram componentes majoritários em L. sidoides, C. citratus e O. gratissimum, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

OLIVEIRA, L. B. S., A. H. M. BATISTA, F. C. FERNANDES, G. W. P. SALES und N. A. P. NOGUEIRA. „Atividade antifúngica e possível mecanismo de ação do óleo essencial de folhas de Ocimum gratissimum (Linn.) sobre espécies de Candida“. Revista Brasileira de Plantas Medicinais 18, Nr. 2 (Juni 2016): 511–23. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/15_222.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO A espécie Ocimum gratissimum (Linn.), popularmente conhecida como alfavaca-cravo, é muito utilizada na medicina popular. A planta apresenta inúmeros compostos, sendo o eugenol o constituinte majoritário do seu óleo essencial e o provável responsável pela sua atividade antimicrobiana. O objetivo deste estudo foi determinar o potencial antifúngico e o possível mecanismo de ação do óleo essencial extraído das folhas de O. gratissimum L. (OEOg) sobre cepas-padrão de Candida. Para avaliação da atividade antimicrobiana foi determinada a Concentração Inibitória Mínima (CIM), o efeito do tempo de exposição, o efeito modulador na atividade de antifúngicos (ATF) de uso clínico e a ação do OEOg nas fases de crescimento exponencial e estacionário de leveduras do gênero Candida. O mecanismo de ação do OEOg foi verificado por captação do cristal violeta e avaliação da morfologia microbiana pela técnica de microcultivo. Também foi avaliada a toxicidade do OEOg sobre hemácias humanas. O OEOg apresentou boa atividade antifúngica sobre cepas de Candida, sendo capaz de reduzir a taxa de crescimento das cepas de Candida a partir de quatro horas de exposição, além de ter modulado positivamente a atividade do cetoconazol para C. tropicalis ATCC 13803 e reduzir o número de células viáveis em todas as fases de crescimento microbiano. O OEOg foi capaz de promover o aumento discreto da captação do cristal violeta e provocou alterações na micromorfologia das células de Candida spp., sugerindo que seu alvo de ação seja o envoltório celular. Observou-se baixa toxicidade do OEOg sobre hemácias humanas. Os resultados encontrados mostraram que o OEOg possui boa atividade sobre o gênero Candida, com mecanismo de ação mediado possivelmente pela ocorrência de danos no envoltório celular, além de ter sido observada baixa toxicidade, indicando do OEOg é promissor no desenvolvimento e elaboração de um novo fármaco com potencial atividade para o tratamento de doenças fúngicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Franco, Ana L. P. „AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Aloysia gratissima (Gillies & Hook) Tronc. (ALFAZEMA), Ocimum gratissimum L. (ALFAVACA-CRAVO) E Curcuma longa L. (AÇAFRÃO)“. Revista Eletrônica de Farmácia 4, Nr. 2 (26.12.2007). http://dx.doi.org/10.5216/ref.v4i2.3063.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie