Zeitschriftenartikel zum Thema „Agricultura (Bibliografia)“

Um die anderen Arten von Veröffentlichungen zu diesem Thema anzuzeigen, folgen Sie diesem Link: Agricultura (Bibliografia).

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit Top-50 Zeitschriftenartikel für die Forschung zum Thema "Agricultura (Bibliografia)" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Sehen Sie die Zeitschriftenartikel für verschiedene Spezialgebieten durch und erstellen Sie Ihre Bibliographie auf korrekte Weise.

1

Brumer, Anita, und Gabriele Dos Anjos. „GÊNERO E REPRODUÇÃO SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR“. REVISTA NERA, Nr. 12 (29.05.2012): 6–17. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i12.1396.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O texto apresenta questões analíticas sobre reprodução social na agricultura familiar, com base na bibliografia existente sobre o assunto. Examinando diferentes perspectivas relativas à reprodução social e na agricultura familiar, o texto dá ênfase a abordagens que consideram a sucessão geracional nesta atividade. Trata dos problemas relativos às articulações entre a sucessão na propriedade familiar e outras estratégias de reprodução social, como o êxodo rural, as migrações, o celibato e o estabelecimento de alianças matrimoniais. Por fim, aborda como a reprodução social na agricultura familiar pressupõe diferenças entre os sexos, em particular a exclusão das mulheres da sucessão na propriedade familiar. O estabelecimento destes problemas de análise permite propor uma agenda de pesquisa sobre a permanência de jovens e sobre a condição feminina na agricultura familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Correa, Alan Tiago, Gisalda Carvalho Filgueiras, André Cutrim Carvalho und Maria Lúcia Bahia Lopes. „Caracterização da Agricultura Familiar na Produção Agropecuária paraense a partir do Censo Agropecuário 2017“. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 12, Nr. 1 (19.01.2023): 21. http://dx.doi.org/10.17648/aos.v12i1.2600.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente estudo analisou a participação dos produtores familiares na produção agropecuária paraense. Por conta disso, o trabalho parte do seguinte problema: Como está caracterizada a agricultura familiar (AF) paraense e como esta tem contribuído para o desenvolvimento rural no estado do Pará? A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa, fundamentada em dados secundários através de pesquisa em banco de dados, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e bibliografia especializada no que se refere ao tema AF. Os resultados mostraram que a produção agropecuária está fortemente associada à agricultura familiar, que se mostrou competitiva mesmo com produtores de uma agricultura mais intensa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Andrade, Vanessa Tavares, und Celso Donizete Locatel. „A Apropriação do Discurso Agroecológico pela Agricultura Orgânica Ressignificada“. Ateliê Geográfico 13, Nr. 3 (20.12.2019): 209–28. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v13i3.54111.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo desse artigo é compreender como o discurso agroecológico tem sido apropriado pelo capital, mercantilizado por meio da agricultura orgânica ressignificada (capitalizada, empresarial), que segue à lógica de mercado, igualmente à agricultura tecnificada/quimificada. Assim sendo, busca-se também entender como a informação está atrelada à agricultura orgânica sob o ponto de vista político e técnico, no atual período. Para tanto, foram adotados como procedimentos metodológicos, a análise da bibliografia, que aborda esse tema e a análise de dados de fontes secundárias. Dessa forma, este trabalho vem contribuir para compreensão das estratégias do capital voltadas para produção e reprodução ampliada do capital, a partir do discurso da preservação ambiental, da defesa das práticas agrícolas agroecológicas atreladas aos sistemas de comunicação e informação somado aos processos normativos de certificação e de conduta produtiva. Palavras chave: Discurso agroecológico, sistemas de informação e comunicação, Agricultura Orgânica ressignificada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

SOARES, Herick Vazquez. „O TRABALHO NA CADEIA DA SOJA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: UM DEBATE SOBRE EMPREGO, RENDA E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA AGRICULTURA CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA“. Tempos Históricos 23, Nr. 1 (26.11.2019): 602–28. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v23i1.20490.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A crescente combinação entre tecnologia e biotecnologia na produção agrícola e o imbricamento entre capitais agroindustriais e financeiros na agricultura transformou não só o modo de produzir, mas também as relações sociais no campo e a relação campo-cidade. Esse processo de modernização tecnológica e de expansão dos capitais oligopolistas na agropecuária é a principal marca da expansão da soja pela região Centro-Oeste do Brasil. Através de levantamentos de dados estatísticos, bibliografia e entrevistas semiestruturadas, busca-se neste estudo apresentar um panorama do mundo do trabalho na agricultura capitalista da soja desenvolvida no Estado de Mato Grosso e avaliar o significado do modelo desenvolvimento engendrado por essa atividade para o mundo do trabalhado e o bem-estar dos trabalhadores assalariados rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Arruda, Emanuelle Lemos de, Luiz Fernando de Sousa Antunes, Carolina Gual da Silva und André Felipe de Sousa Vaz. „O contexto histórico da agricultura no Brasil e o despertar dos movimentos agroecológicos visando sistemas agrícolas mais sustentáveis“. Research, Society and Development 11, Nr. 13 (27.09.2022): e46111335026. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35026.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho consiste em um percurso histórico a partir da bibliografia especializada que busca contextualizar a história da agricultura no Brasil para então compreender o surgimento dos movimentos agroecológicos por sistemas agrícolas mais sustentáveis. Tanto as produções destinadas à exportação quanto ao comércio interno eram realizadas de forma tradicional, isso significa dizer que tratava-se de uma produção com pouco emprego tecnológico. Em 1960, ocorre uma sucessiva demanda de alimentos e outros produtos dando início, dessa forma, a um processo de modernização denominado Revolução Verde, período marcado pela modernização da agricultura, responsável por modificações pecuárias e agrícolas. A partir de então, surgiram diversos grupos contestatórios ao novo modelo de agricultura, baseada no uso de agrotóxicos e prática do desmatamento. No Brasil, um desses grupos contestatórios de destaque foi o de agricultura alternativa, incentivando posteriormente o surgimento da Agroecologia. Com o crescente número de adeptos à Agroecologia, outras correntes irmãs foram surgindo no Brasil, destacando-se a Agricultura Orgânica, Agricultura Biológica, Natural, a Permacultura e a Agricultura Biodinâmica. A crescente conscientização da sociedade, potencializada pelos movimentos agroecológicos, descortinam os problemas inerentes à agricultura dita convencional, a qual tem causado danos ambientais nem sempre mensuráveis. Há muitos entraves a serem enfrentados, um deles é quanto à diminuição do uso de agrotóxicos. Portanto, é mais do que necessário que haja mudanças políticas, mas também de cunho social, buscando ampliar a discussão sobre o agronegócio, a utilização de maquinários, agrotóxicos e adubos sintéticos na produção de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Totti Guimarães, Virgínia, Juliana Chermont Pessoa Lopes und Paula Máximo de Barros Pinto. „Código Florestal Brasileiro, agricultura familiar e assentamentos rurais“. Dom Helder Revista de Direito 1, Nr. 1 (20.12.2018): 106–25. http://dx.doi.org/10.36598/dhrd.v1i1.1430.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho visa analisar as normas do Código Florestal de 2012 aplicáveis aos agricultores familiares e, ainda, aos assentamentos rurais. A metodologia baseia-se em pesquisa e análise crítica da bibliografia, bem como levantamento de dados específicos relativos ao Cadastro Ambiental Rural. As peculiaridades do tratamento destinado aos assentamentos rurais no processo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) são analisadas, objetivando-se apresentar questionamentos sobre os direitos e garantias dos assentados decorrentes desse cadastramento. O trabalho traz reflexões acerca das Cotas de Reserva Ambiental originárias de assentamentos rurais. Verificou-se que, no que se refere ao CAR, a maioria das regras específicas sobre assentamentos rurais direciona-se à simplificação dos procedimentos, mas não houve previsão sobre a necessária participação dos assentados na geração das informações a serem incluídas no Cadastro, bem como a garantia de amplo acesso aos estudos e dados produzidos no âmbito do INCRA. No que se refere aos pagamentos por serviços ambientais, além dos debates relativos a mercantilização da natureza, não há sequer menção sobre as cotas originadas de excedentes de vegetação nativa em assentamentos rurais, o que gera uma série de questionamentos a respeito dos direitos garantidos nos procedimentos estabelecidos pelo Código Florestal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Rossoni, Roger Alexandre, Marcelo Lopes de Moraes und Renata Cattelan. „O PERFIL DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DE CLUSTER“. Informe GEPEC 25 (18.01.2021): 29–45. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v25i0.26283.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O processo de modernização da agricultura brasileira, apesar da ampla bibliografia acerca do tema, não é uma discussão esgotada. Entre as principais discussões em aberto, destacam-se os impactos da modernização e a heterogeneidade do processo de modernização. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil da modernização da agricultura dos municípios do Paraná ao longo dos anos de 1975, 1985, 1995 e 2006. Para tal, utilizou-se da análise de clusters aplicada a fatores de modernização, estimados por Rossoni et al. (2018) por meio da análise fatorial. Foram determinados 8 clusters, sendo confirmado pelo teste ANOVA. De modo geral, verifica-se diferentes perfis de municípios ao longo do processo de modernização. Desse modo, além de diferentes períodos, o processo de modernização ocorreu de diferentes modos entre os municípios. Tais diferenças possivelmente estão relacionadas às características endógenas, como aptidão do solo, estrutura produtiva e mercado disponível, além de fatores externos, como a disponibilidade de crédito e o mercado externo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Lelis, Leandro Reginaldo Maximino, und Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol. „Os impactos gerados pela expansão da cana-de-açúcar no município de Junqueirópolis - SP“. Revista Campo-Território 10, Nr. 21 Ago. (31.03.2016): 251–69. http://dx.doi.org/10.14393/rct102128720.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A partir da década de 1950, o Estado incentivou o processo de territorialização do capital no campo com o intuito de proporcionar a modernização da agricultura. A referida modernização seria realizada com o propósito de aumentar a produção e a produtividade agrícola e, consequentemente, contribuir para a internacionalização da economia brasileira. Desse modo, a territorialização do capital e a modernização da agricultura proporcionaram as condições necessárias para a expansão das atividades agrícolas desenvolvidas em grande escala no Brasil, como é o caso da monocultura canavieira. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os impactos gerados pelo processo de expansão da cana-de-açúcar no município de Junqueirópolis. A partir da leitura da bibliografia selecionada e da análise dos dados de fontes secundárias, constatamos que a expansão da lavoura canavieira provocou intensa reestruturação espacial, produtiva e econômica, bem como, gerou impactos socioambientais significativos no município pesquisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Miranda, Lucas Araújo, und Rosangela Aparecida De Medeiros Hespanhol. „A agricultura urbana e periurbana no município de Presidente Prudente -SP“. Geografia em Atos (Online) 3, Nr. 8 (31.12.2018): 93–109. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v3i8.6049.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A agricultura urbana e periurbana ganham relevância na sociedade contemporânea como possibilidades de geração de renda, fornecimento de alimentação saudável e práticas ecológicas. Sua importância se dá em virtude de dois aspectos sociais presentes na sociedade brasileira: o primeiro relacionado à magnitude assumida pela insegurança alimentar e nutricional no país e, o segundo, vinculado ao rápido e intenso processo de urbanização que levou à marginalização econômica de parcela significativa da população residente na periferia das cidades. A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar as características e dimensões da agricultura urbana e periurbana e averiguar como essa forma de organização da produção pode contribuir, a partir do estabelecimento de circuitos curtos de comercialização, para a segurança alimentar e nutricional em Presidente Prudente. Para tanto, foi realizado levantamento e revisão bibiliográfica acerca do tema de pesquisa; pesquisas de campo em feiras livres, pequenos mercados e supermercados do município, utilizando roteiros estruturados e a realização de entrevistas com quatro agricultores urbanos e periurbanos. Houve também a elaboração de gráficos, tabelas e análises dos resultados com base nas reflexões teóricas possibilitadas pela bibliografia de referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Von Dentz, Eduardo, und Pierre Alves Costa. „O PAPEL DO PRONAF NA DINÂMICA GEOECONÔMICA DOS AGRONEGÓCIOS DO OESTE CATARINENSE“. ENTRE-LUGAR 11, Nr. 21 (01.06.2020): 183–208. http://dx.doi.org/10.30612/el.v11i21.12055.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No período 2003-2014 o papel das políticas públicas foi fundamental para alavancar diferentes setores sociais e econômicos no Brasil. No campo dos agronegócios, o Pronaf se mostrou a mais eficiente e importante política pública de crédito subsidiado da agricultura de pequena escala da história do Brasil. A partir do Pronaf, os pequenos agricultores puderam acessar recursos indispensáveis para o desenvolvimento das atividades produtivas ligadas a agropecuária. Neste sentido, a região Oeste catarinense, recorte espacial desse artigo, foi uma das mais beneficiadas pelo Pronaf, haja vista que se trata de uma região caracterizada, desde a sua ocupação, por uma agricultura de pequena escala. O objetivo do presente artigo é desvendar o papel do Pronaf no progresso técnico e na dinâmica geoeconômica dos agronegócios da região Oeste catarinense. Para alcançar esse objetivo, metodologicamente, usou-se de três passos: 1) levantamento bibliográfico, 2) levantamento de dados e 3) organização e análise dos dados relacionando-os com a bibliografia levantada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
11

Roitberg, Guilherme Prado, und Luiz Roberto Gomes. „Educação, hereditariedade e eugenia“. Revista Brasileira de História da Educação 23, Nr. 1 (16.01.2023): e249. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e249.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Octavio Domingues (1897-1972), professor, geneticista e diretor do periódico Boletim de Eugenia, é um intelectual ainda pouco estudado no campo da Educação, embora tenha publicado dezenas de artigos e livros sobre o tema. A partir de uma pesquisa documental em diálogo com a bibliografia especializada, o presente artigo analisa as publicações de Domingues na Revista de Agricultura, de 1926 a 1930, bem como no Boletim de Eugenia, de 1930 a 1932, explicitando a relação entre educação, hereditariedade e eugenia desenvolvida nesses periódicos. Conclui-se que Domingues considerou a educação como o meio mais profícuo para a formação da consciência eugênica, estruturando um projeto educacional elitista e autoritário, a despeito dos argumentos pró-miscigenação e ‘humanistas’ presentes em sua obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
12

Anderson Alves da Costa, Antônio, Carolina de Lima França, Elizabeth Cristina Bueno Gonçalves, Renata Magro, Rita De Cassia Tomaz und Ricardo Prado Abreu Reis. „UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS PROVENIENTES DE USO DOMÉSTICO NA AGRICULTURA FAMILIAR“. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 18, Nr. 1 (24.05.2022): 18–37. http://dx.doi.org/10.5216/reec.v18i1.70189.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMO: O objetivo do trabalho foi analisar a produção científica acerca de tecnologias utilizadas no reuso de águas provenientes do uso doméstico e destinadas às atividades em meio agrícola, elaborando-se, assim, um panorama de tais técnicas. Empregou-se nesse trabalho a metodologia da revisão sistemática da literatura. Desse modo, para o andamento do trabalho foi aplicado o SMS (“Systematic Mapping Study“), também conhecido como Scoping Studies ou Scoping Review. Para tanto, foram definidos um conjunto de “strings” de busca que resultaram na integração das palavras: reuso agrícola, tratamento e riscos. As bases eletrônicas utilizadas foram DOAJ, SCIELO, PubMED, Science Direct, Scopus e Web of Science, incluindo-se artigos provenientes de estudos realizados no Brasil e no exterior. Tendo sido lidos os títulos e resumos de cada bibliografia e, quando necessário, a publicação completa. As técnicas de reuso que mais se destacaram foram Wetlands, UASB, osmose reversa, lagoas de estabilização, pirólise de lodo e biorreator de membrana. A principal contribuição do trabalho foi a forma de utilização dessas águas residuais para suprir as necessidades do crescimento populacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
13

Moreiro González, José Antônio, Denise Gomes Pereira de Melo, Joana Coeli Ribeiro Garcia, Emeide Nóbrega Duarte, Maria Elizabeth B. C. Albuquerque, Maria de Lourdes de Arruda Melo und Dulce Amélia de Brito Neves. „Avaliação de repertórios brasileiros em agricultura, ciência da informação e direito: uma análise de conteúdo“. Ciência da Informação 27, Nr. 3 (September 1998): 284–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651998000300006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Avaliação da análise de conteúdo que apresentam repertórios brasileiros em Agricultura (Agrobase e Base de Dados da Pesquisa Agropecuária), Ciência da Informação (Lici), e Direito (Bibliografia Brasileira de Direito). Após identificar os antecedentes, natureza, usuários potenciais e tipo de produto oferecido por cada um dos repertórios, mediu-se a percentagem da exaustividade de sua cobertura. As tarefas relativas à avaliação da indexação e do resumo se fizeram a partir da seleção de 20 registros de cada um deles, que foram comparados mediante inspeção direta com os correspondentes originais. Utilizou-se também um questionário para determinar a linguagem documental e os critérios utilizados para fazer a análise. Atendeu-se especialmente ao exame da indexação e do resumo feitos no original, assim como sua profundidade e pertinência, medindo-se inclusive o índice de consistência quando possível. Os resumos foram estudados de acordo com o translado da superestrutura do original e a sua qualidade técnica, medindo-se os seus fatores de legibilidade. Os resultados foram apresentados por meio de dados comparativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
14

Bernardi Mizuno, Patrícia, Sérgio Marques Costa, Alba Regina Azevedo Arana und Maíra Rodrigues Uliana. „Políticas de segurança alimentar e nutricional no Brasil e sua relação com a agricultura familiar“. Revista Campo-Território 16, Nr. 39 Abr. (29.04.2021): 91–114. http://dx.doi.org/10.14393/rct164004.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A evolução do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil foi acompanhado ao longo dos anospela elaboração de políticas públicas de SAN voltadas à garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada. Instituído em 2003 com base no diagnóstico do não atendimento do DHAA no país, o Programa “Fome Zero" tinha como proposta ações voltadas a melhoria de renda e aumento da oferta de alimentos. Com o objetivo de discutir o papel das politicas de SAN no Brasil, enfocando as estratégias do Programa “Fome Zero” como marco para a ação ao combate à fome e à miséria no país, o artigo o traz como questionamento: Qual o papel do programa “Fome Zero” para fortalecimento dos outros programas de transferência de renda no Brasil? Qual o diferencial do programa e sua contribuição para o incentivo a agricultura familiar no Brasil? De caráter descritivo, o estudo foi baseado na pesquisa documental feita em dados oficiais da FAO e do IBGE. A partir da análise da bibliografia e dos dados levantados é possível concluir que o programa Fome Zero representa importante eixo articulador das políticas de SAN no Brasil, permitindo a implantação de importantes políticas de acesso aos alimentos e de fortalecimento da agricultura familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
15

Féo Castro de Araújo, Daniel, und Fernando Luiz Araújo Sobrinho. „AGROFINANCEIRIZAÇÃO E NOVAS FRONTEIRAS DO SETOR SUCROENEGETICO NO BRASIL“. PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 24, Nr. 1 (16.10.2023): 351–87. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v24i1.9891.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A agrofinanceirização da agricultura tem sido um impulso significativo para a reconfiguração produtiva do território, principalmente com base na lógica de produção de commodities. Na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, a internacionalização do setor sucroenergético tem sido marcada pela presença de grupos estrangeiros, como é o caso do grupo Bunge Açúcar e Bioenergia, que possui participação em três usinas na região. Este artigo tem como objetivo analisar a agrofinanceirização do setor sucroenergético no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, tendo como ponto de partida a territorialização do grupo Bunge Açúcar e Bioenergia. A metodologia adotada nesta pesquisa inclui uma revisão bibliográfica que utiliza documentos e relatórios disponibilizados por organizações internacionais, governos, ONGs e movimentos sociais rurais, além de bibliografia encontrada em livros e jornais acadêmicos especializados. Essa revisão bibliográfica é fundamental para a compreensão e construção da narrativa a respeito do tema. A pesquisa conclui que o grupo Bunge tem se apropriado do território majoritariamente pelas vias de arrendamento para a produção de cana-de-açúcar, incorporando áreas que antes eram destinadas a cultivos de grãos, alimentos e pecuária. É importante destacar que essa prática é uma consequência da lógica da agrofinanceirização da agricultura, que tem impulsionado a reconfiguração produtiva do território com base na produção de commodities. Por isso, é fundamental considerar os aspectos sociais e regionais no planejamento e na regulamentação das atividades agroexportadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
16

Marian Tiherro, Ricardo, und Everton Lazzaretti Picolotto. „PERSISTÊNCIA E MIGRAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS DE SÃO LUIZ GONZAGA/RS E CONSTANTINA/RS“. Revista Grifos 31, Nr. 57 (28.03.2022): 01–27. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6738.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A migração ocorre como uma estratégia utilizada por alguns membros das famílias rurais para manter a reprodução familiar, tendo em vista que os ganhos da propriedade não garantem o sustento da família, além de outros fatores que podem interferir nesta decisão. Sendo assim, o objetivo do estudo procurou compreender a situação do meio rural dos municípios de São Luiz Gonzaga/RS e Constantina/RS frente aos aspectos que conduzem ao processo migratório de membros das famílias agricultoras, especialmente os jovens e a dinâmica que se estabelece entre os que ficaram e os que saíram. O estudo se baseia em revisão da bibliografia sobre o tema, dados do Censos Agropecuário e Demográfico do IBGE e, no caso do município de Constantina, foi analisado um levantamento realizado pela prefeitura com os migrantes que saíram do município. Como principais resultados, é possível perceber que ambos os municípios possuem um índice de migrantes relevante, principalmente se comparado com municípios maiores de suas regiões. O sexo feminino é o que mais tem migrado do meio rural, comprovando o fato já levantado em diversos estudos anteriores. Apesar disso, são mantidos laços de quem migra com aqueles que permanecem no local de origem, seja uma relação de ajuda, dependência, ou até mesmo uma relação social e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
17

Signie, Christophe. „Organisations paysannes et développement socio économique dans la zone forestière du Cameroun méridional, 1992 à 2015“. Esboços: histórias em contextos globais 25, Nr. 39 (22.10.2018): 131–46. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2018v25n39p131.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo deste artigo é mostrar o contributo das organizações camponesas para a promoção do mundo rural na zona florestal do sul dos Camarões desde 1992, ano em que um decreto do presidente da República autorizou a criação de grupos de agricultores, até 2015. Com base em fontes arquivísticas, fontes orais e uma bibliografia seletiva, este artigo trata do surgimento das organizações de agricultores nas regiões do Camarões Central e do Sul e aborda as suas atividades e o seu impacto ao desenvolvimento rural.Nossas análises mostram que a retirada do Estado do setor produtivo na década de 1990 e o quadro legislativo implementado pelas autoridades públicas favoreceram a criação de várias organizações no mundo rural na zona florestal. Essas associações camponesas contribuem para o desenvolvimento rural através do desenvolvimento da agricultura, do processamento e da comercialização de produtos e de fundos de poupança. O dinheiro dessas atividades permite que os membros dessas associações camponesas melhorem suas condições de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
18

Conde, Bruno Santos. „A fazenda modelo Sapucaia e o ensino agrícola no Espírito Santo da Primeira República“. Revista HISTEDBR On-line 23 (27.04.2023): e023006. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v23i00.8666149.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho aborda a trajetória da fazenda modelo Sapucaia, no Espírito Santo, entre 1909 e 1912. Embora seu funcionamento tenha sido efêmero, o fato é que representa localmente a primeira ação concreta que visou à qualificação técnica de trabalhadores para a agricultura. Mais do que isso, tal fazenda se enquadra no movimento em defesa do ensino agrícola, crescente desde a segunda metade do século XIX em todo o Brasil. Este estudo se vale de publicações governamentais e do exame da imprensa do período, sempre em diálogo com a bibliografia pertinente. Ambiciona-se abordar as principais características dessa fazenda modelo, elucidando-se também aspectos como o contexto em que se enquadra, as concepções que lhe serviram de base, seu significado político, bem como suas limitações e adaptações enquanto local de instrução. Considerando que a instituição pretendeu oferecer um ensino pragmático, tendo como alvo o aprimoramento da atividade agrícola, coloca-se como tarefa examinar sua caracterização e funcionamento, de modo a compreender sua inserção na trajetória educacional capixaba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
19

Amorim, Jean Rycarth Gonçalves, und Zenaide Palheta Miranda. „Diagnóstico socioeconômico e ambiental do sistema de agricultura no assentamento do Cedro, Tartarugalzinho (AP)“. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 13, Nr. 4 (02.07.2022): 325–39. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2022.004.0026.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo teve como objetivo realizar o diagnóstico socioeconômico e ambiental do sistema de agricultura no Assentamento do Cedro no município de Tartarugalzinho-AP. Foram entrevistados 72 agricultores familiares, as visitas ocorreram entre os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, por meio de observação direta e aplicação de questionários semiestruturados, com perguntas que abordavam características do perfil socioeconômico das famílias, aspectos ambientais do assentamento e sobre os sistemas de produção, com o objetivo de averiguar o conhecimento dos moradores sobre as culturas cultivadas, modo de manejá-las, as práticas de uso do solo, utilizando um diário de bordo para anotações. Os dados coletados foram organizados e sistematizados em planilha, por meio da categorização dos mesmos, seguida pela análise estatística descritiva (Frequência Relativa (FR%) e Frequência Absoluta (FA), utilizando-se o Excel. O Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi utilizado para georreferenciamento das propriedades e foi realizado registro fotográfico das áreas visitadas. Para a identificação das espécies foi utilizada bibliografia especializada utilizando chaves de identificação contidas nos textos, para validação dos nomes científicos das espécies cultivadas. Os resultados revelaram que o índice de escolaridade dos agricultores é relativamente baixo, tendo a agricultura, o trabalho externo e benefícios sociais as principais fontes de renda. Foi observado que no Assentamento não existem serviços públicos de coleta de resíduos sólidos, abastecimento e tratamento de água. Existe preocupação por parte dos agricultores em resguardar e manter intactas as Áreas de Preservação Permanente (APP) e as Áreas de Reserva Legal (RL). O sistema de agricultura é caracterizado pela mão de obra familiar. As espécies agrícolas são produzidas em espaços como quintal e roça, destinados principalmente para o autoconsumo familiar, e venda do excedente aos principais programas governamentais de fomento à agricultura familiar, como o PAB e PNAE, que desempenha uma atribuição importante no complemento da renda familiar. Dentre as diversas culturas produzidas no quintal o coco (Cocos nucifera L.) é a espécie mais citada pelos agricultores, nas áreas de roçado e a macaxeira (Manihot esculenta Cif.). Os resultados da pesquisa permitiram visualizar as características sociais e ambientais das famílias assentadas, a variabilidade da renda e os tipos de sistemas de produção das culturas agrícolas empregada pelos agricultores familiares do Assentamento do Cedro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
20

Alves-Lima, Julio. „Goodbye, Ceasant: property exhaustion and land concentration in Paraná“. ENTRE-LUGAR 14, Nr. 28 (09.05.2024): 140–64. http://dx.doi.org/10.30612/rel.v14i28.18015.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este é um trabalho de cunho exploratório que visa discutir a curva de crescimento da diminuição no número de propriedades agrícolas no estado do Paraná. Tendo como base os dados dos últimos três censos agropecuários e valores comerciais extraídos da secretaria de agricultura e abastecimento do Paraná, bem como diversas outras fontes de caráter quantitativo acerca das variáveis relacionadas ou distantes, que se somam a uma profunda análise material histórica baseada numa vasta bibliografia. Parte-se da incontornável afirmação, comprovável nas linhas abaixo, de que o acesso a propriedade agrícola está beirando um caráter mítico, visto o aumento do valor da terra em descompasso ao aumento da renda da população. A concentração de terras vem como um fenômeno global, que passa a atingir inclusive países do mais alto grau de desenvolvimento no oeste europeu. E, aqui trazemos as peculiaridades do caso brasileiro em especial no que toca aos processos a incidir diretamente sobre o ente federativo paranaense. Espacializamos tal concentração no estado e amostramos o cerceamento crescente de qualquer possibilidade, que não seja a de viver na periferia urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
21

Santos, Elton Andrade dos, und Agripino Souza Coelho Neto. „Panorama dos Fluxos Migratórios na Dinâmica de Urbanização dos Cerrados Baianos: um olhar para as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães“. GEOGRAFIA (Londrina) 30, Nr. 1 (30.12.2020): 205. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p205.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A partir da década de 1960, os cerrados brasileiros foram objeto de políticas governamentais que estimularam sua ocupação populacional e sua exploração econômica. As ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e do Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER) foram decisivas para o desenvolvimento de tecnologias que viabilizaram a expansão agrícola nos cerrados, com a introdução da chamada “agricultura moderna”, engendrando a atração de expressivos fluxos migratórios. Diante deste quadro, o presente texto se propõe a caracterizar os processos migratórios e as transformações promovidas pela dinâmica na ocupação dos cerrados baianos, tomando como referência as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A pesquisa se apoiou em bibliografia especializada sobre migrações e em estudos realizados sobre as chamadas “cidades do agronegócio” no Oeste da Bahia. Ocupou-se, também, de dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das informações de sites de empresas imobiliárias e de jornais on-line do Oeste da Bahia. Os resultados do processo de ocupação dos cerrados baianos apontaram o crescimento acelerado de cidades, o surgimento de novas cidades, a intensificação do processo de urbanização e a produção de segregação socioespacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
22

Lima, Deneson Oliveira, Cleyton de Almeida Araújo und Lenivaldo Manoel de Melo. „Análise descritiva do custo de implantação de palma forrageira em plantio de sequeiro no Semiárido alagoano: Um estudo de caso“. Diversitas Journal 5, Nr. 2 (09.04.2020): 1271–80. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-787.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
No Semiárido Nordestino a agricultura familiar apresenta uma relação entre terra, trabalho e família. Os processos de produção se estruturaram historicamente de forma empírica sem uma presença efetiva da assistência técnica para produção agropecuária. Alagoas, representa 72% da mão de obra ocupada no meio rural, tradicionalmente com a cultura de não fazer uso de escrituração como ferramenta de gestão. Sua falta é um entrave e camufla os reais custos de implantação dos sistemas agropecuários, incluindo os de implantação de palmais. Visando tais fatores, objetivou-se realizar uma análise descritiva do custo de implantação de palma forrageira (Napolea cochenillifera) em sistema adensado em uma propriedade familiar. Foram mensurados os custos com: Aplicação de esterco, aração, coveamento, sementes, distribuição, cobertura e duas limpas e mensuração do custo da mão de obra. Os resultados apontam a aquisição das sementes compõem os custos de maior oneração em detrimento das demais. A realidade analisada não apresenta variação distante para outras espacialidades relatadas na bibliografia. A realização de levantamento de custos produtivos e posteriormente uma comparação com a literatura possibilita ao produtor, saber o real valor do seu trabalho, ajudando a tomar decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
23

Benatti, Gabriela Solidario de Souza, und Antônio Márcio Buainain. „CAPACIDADES ESTATAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS: O PAPEL DA CAPACIDADE POLÍTICO-RELACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DO PRONAF“. Revista Grifos 30, Nr. 51 (28.09.2020): 68–88. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v30i51.5430.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A abordagem das capacidades estatais refere-se aos instrumentos, às aptidões e aos complexos arranjos institucionais de que dispõe o Estado para realizar iniciativas em prol do desenvolvimento socioeconômico. Essa abordagem, que contribui para análises relacionadas à formulação, à implementação e ao desenvolvimento de políticas públicas, ainda foi pouco utilizada para os estudos relacionados ao desenvolvimento rural no Brasil. Este trabalho se concentra na capacidade político-relacional: a habilidade do Estado em criar e expandir canais de conexão com os diversos atores de interesse da sociedade. Como uma das principais iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural no Brasil, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) será utilizado como experiência para verificação do desenvolvimento dessa capacidade desde sua criação, em 1996. A hipótese é a de que a capacidade político-relacional sempre esteve presente no desenvolvimento do Pronaf, motivando a criação do programa e exercendo influência em suas transformações. A metodologia utilizada envolve dois eixos: (i) revisão da bibliografia que trata das temáticas abordadas e (ii) entrevistas com especialistas. Assim, busca-se contribuir para a discussão inovadora sobre as capacidades estatais, bem como para a reflexão acerca do papel dos diferentes grupos de interesse da sociedade no desenvolvimento do Pronaf ao longo dos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
24

Arévalo, Esther Abihail Fuentes, Davi Francisco da Silva, Amanda Caroline Gomes Graboschii, Juan Vitor Santos Brito und Pierre Barnabé Escodro. „Ozonioterapia na prevenção e terapêutica da mastite em vacas leiteiras: Revisão de literatura“. Research, Society and Development 10, Nr. 2 (19.02.2021): e35510212707. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12707.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artigo é uma revisão da bibliografia realizada com o objetivo de compilar e analisar as informações existentes sobre a utilização do ozônio na prevenção e tratamento da mastite em vacas leiteiras, para assim conhecer os fundamentos da utilização do ozônio na pecuária e o potencial desse tratamento pode enfrentar a batalha contra a resistência microbiana que está se tornando mais forte nas últimas décadas. A metodologia utilizada foi a busca em diferentes bases de dados como Capes, Dialnet, Google Scholar, Scielo, LILACS, Spacenet, escolhendo artigos e documentos especificamente voltados ao uso do ozônio na agricultura e pecuária, bem como sua descoberta e desenvolvimento. A pesquisa resultou em uma riqueza de informações muito variadas sobre o uso do ozônio na pecuária, dando uma perspectiva de como a terapia com ozônio está sendo usada e seus possíveis usos futuros. Ao final desta revisão concluiu-se que embora seja verdade que existem muitas informações sobre o uso do ozônio na mastite em vacas leiteiras, mesmo a diversidade dessas informações não é abundante, limitando-se ao uso do ozônio na terapêutica e deixando um pouco de lado a prevenção, além disso, há também um déficit de informações sobre dosagens e formas de aplicação, portanto, sugere-se a criação de novas pesquisas que fortaleçam na prática as informações sobre esses pontos e reforcem as informações que já estão teoricamente disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
25

Viana, Kelly Thaís Araújo Kinpara, Lisandro Juno Soares Vieira, Diego Viana Melo Lima und Douglas Silva Menezes. „Heterópteros aquáticos e semiaquáticos no sudoeste amazônico e o seu papel no biomonitoramento aquático“. Multidisciplinary Sciences Reports 2, Nr. 4 (15.10.2022): 1–27. http://dx.doi.org/10.54038/ms.v2i4.29.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os ambientes aquáticos sofrem fortes pressões provocadas pelo aumento das atividades antrópicas oriunda de processos tais como urbanização, mudanças do uso do solo, agricultura, pecuária e uso de agrotóxicos. Na região Neotropical esse problema tem sido mais preocupante, pois ela concentra muitas espécies endêmicas e raras. Essa pesquisa é resultado de um levantamento bibliográfico nas bases de dados ScienceDirect, Scopus, Scielo e BioOne para o período entre 2001 e 2021, tendo sido utilizados apenas artigos científicos. Toda bibliografia encontrada foi analisada quanto à existência de conteúdos e informações sobre o grupo taxonômico no Brasil, ecologia e biomonitoramento. No Brasil, são descritas 243 espécies de Gerromorpha, 10 de Leptodomorpha e 311 de Nepomorpha. A análise mostrou que nos últimos vinte anos foram registradas 116 espécies de Heteroptera distribuídas em todo país, o que representa 20,09% aproximadamente do total de espécies descritas no Brasil. A infraordem Gerromorpha possui maior quantidade de espécies sensíveis a impactos ambientais, enquanto a infraordem Nepomorpha parece mais distante de um padrão de resposta aos impactos. O uso de níveis taxonômicos mais altos (família e infraordem) atende às necessidades de monitoramento ambiental e bioavaliação, desde que sejam previamente testadas em regiões onde não há estudos previamente realizados e que aceitem conclusões mais grosseiras. O leste amazônico necessita urgentemente de pesquisa com Heteroptera para reduzir as lacunas na região Neotropical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
26

Turnes, Valerio, Ademir Antonio Cazella, Bernard Pecqueur und Thaise Costa Guzzatti. „Monitoramento de uma Cesta De Bens e Serviços Territoriais“. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 42, Nr. 1 (26.08.2022): 224–40. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2022.v42.784.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O enfoque da Cesta de Bens e Serviços Territoriais (CBST) completou vinte anos desde que dois artigos pioneiros sobre o tema foram publicados, em 2001, na revista francesa “Economie Rurale”. A ideia central dessa abordagem está associada à oferta compartilhada de produtos e serviços de qualidade de um determinado território. Sua concepção se deu a partir de estudos de caso em zonas francesas de montanha, onde o modelo de agricultura produtivista não se difundiu de forma plena. A construção de um painel de indicadores dos principais componentes da CBST se tornou necessária a partir da utilização do enfoque para estudar distintos territórios. O objetivo deste artigo consiste em conceber uma ferramenta metodológica de monitoramento que seja capaz de averiguar a aproximação entre a realidade constatada em determinado território e o tipo ideal de Cesta. Esses indicadores podem ser utilizados tanto para fins específicos de pesquisa, quanto para que atores territoriais monitorem as ações e se capacitem na arte do desenvolvimento territorial. Para elaborar o painel de indicadores, recorreu-se à revisão da bibliografia elaborada sobre o tema e resultados parciais de pesquisa em curso no quadro de projetos interinstitucionais implementados no estado de Santa Catarina. O principal resultado deste artigo é uma primeira versão desse painel, o qual servirá de referência para aplicações junto a atores dos territórios estudados, com o duplo propósito de ajustar os indicadores e capacitar os atores sociais no enfoque da CBST.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
27

Martins, Karina de Souza, und Lourivaldo da Silva Santos. „A higiene e manipulação de alimentos como garantia da segurança alimentar: uma prevenção para redução dos riscos ambientais em unidades hospitalares“. Research, Society and Development 11, Nr. 2 (22.01.2022): e17411225701. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25701.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A presente pesquisa teve como objetivo propor protocolo de higiene e manipulação de alimentos para o Hospital Santa Helena Ltda., em Redenção-PA. A alimentação é um direito humano de cada indivíduo, no entanto, alimentar-se não se limita a prática de comer, mas de possuir condições de alimentar-se de forma digna. Sendo assim, os produtores precisam expandir a produção alimentícia, mas minimizando os impactos ambientais decorrentes do modo produtivo, o que é um grande desafio na agricultura moderna que tem cada vez mais buscado por alternativas químicas, como os agrotóxicos. A preocupação com o desenvolvimento sustentável tem movimentado a economia global, isso porque as empresas possuem responsabilidade socioambiental, sendo imposta a normativas que regulamentam sua produção frente aos impactos ambientais. O marketing verde aparece como uma estratégia que contribui para o consumo consciente, visando atender esse novo nicho no mercado. O Hospital Santa Helena atende aproximadamente 500 pessoas/mês em internação o que se faz necessário uma quantidade significativa de alimentos, destacando também o número de resíduos sólidos produzidos para atender sua clientela. O protocolo de higienização e manuseio dos alimentos discorre desde a escolha de fornecedores até o preparo dos alimentos de forma sistematizada, o que facilita a prática dos profissionais que atuam na Unidade de Alimentação e Nutrição-UAN. O estudo é uma pesquisa bibliográfica de campo, no que tange a bibliografia foram pesquisados autores renomados que enfatizam a temática, já a pesquisa de campo foi realizada no Hospital Santa Helena Ltda. em Redenção-PA. Evidenciou-se que a UAN precisa de uma estrutura funcional para atender as necessidades legais, sendo necessária uma boa iluminação além de padrões de higiene para evitar contaminação cruzada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
28

Silva, Antonia Ravache Oliveira, und Maria do Amparo Borges Ferro. „História e memória da escola de aprendizes artífices do Piauí: um estudo da cultura escolar (1909-1942)“. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, Nr. 5 (28.05.2024): e6586. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.5-223.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O ano de 1910 marcou a criação da Escola de Aprendizes Artífices do Piauí em Teresina subordinada ao Governo Federal, especificamente ao Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, oferecendo as Oficinas de Alfaiataria, Sapataria, Mecânica e Ferraria, instituição criada por Nilo Peçanha, então presidente do Brasil, em virtude da preocupação com a economia e a situação social do país. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais aspectos da trajetória histórica da Escola de Aprendizes Artífices do Piauí de 1909-1942 partindo dos elementos de sua cultura escolar. O recorte temporal escolhido é justificado por 1909 ser o ano de criação da Escola de Aprendizes Artífices no Piauí e o ano de 1942, o ano em que foi aprovada a Lei Orgânica do Ensino Industrial, a qual extinguiu os Liceus Industriais, transformando-os em Escolas Industriais e Técnicas. Para tanto tivemos as contribuições de autores como Julia(2001), Burk (2008), Rego (2009), Le Goff(2003), Magalhães (2004), Lawn (2018), Ferro et all (2009), dentre outros e fontes documentais oriundas do Arquivo Público do Estado do Piauí, do arquivo e do Memorial do Instituto Federal do Piauí. Este artigo está fundamentado na Nova História Cultural que, de acordo com Burke (2008), teve como principal contribuição a valorização de novos temas e objetos de pesquisa, tais como a história da educação e a história das instituições escolares. A documentação e bibliografia selecionada permitiram compreender o processo de constituição da Escola de Aprendizes Artífices marcada por avanços e retrocessos, mas mantendo sua importância no Ensino Profissional piauiense, o qual possibilitou aos jovens de classes menos abastadas a aprendizagem de um ofício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
29

Von Dentz, Eduardo, und Carlos José Espíndola. „ASPECTOS GERAIS DA FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DA REGIÃO OESTE CATARINENSE“. Revista Catarinense de Economia 6, Nr. 1 (28.04.2023): 3–10. http://dx.doi.org/10.54805/rce.2527-1180.v6.n1.116.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O objetivo desse texto é apresentar os principais aspectos constituidores da formação econômica e social do Oeste catarinense até 1960. Esse objetivo leva em consideração, ainda que de maneira incipiente, alguns elementos que fazem parte da transição do complexo rural para o complexo agroindustrial, bem como os principais fatores responsáveis pela consolidação dos agronegócios específicos na região. Dessa forma, o Oeste catarinense está inserido no contexto físico geográfico do estado de Santa Catarina que lhe confere um planalto levemente ondulado com terras possíveis de serem aproveitadas parcialmente para agricultura, com temperaturas médias anuais de aproximadamente 21°C, mas com elevada amplitude térmica. Essas características naturais proporcionaram o desenvolvimento de riquezas naturais, como a madeira e a erva-mate, que foram utilizadas como primeira fonte de renda de muitos imigrantes, as quais serviram de aproveitamento comercial para as empresas colonizadoras que dividiram e comercializaram em forma de lotes as terras na região – muitas delas de capital internacional e outras de capital nacional. Entretanto, depois do retalhamento da região em pequenos lotes, ao mesmo tempo em que os imigrantes aproveitavam o que sobrou da madeira e da erva-mate, iniciou-se o desenvolvimento da produção de grãos e animais nas pequenas propriedades rurais que funcionavam em forma de pequena produção mercantil. O extrativismo, principalmente madeireiro, serviu para um primeiro momento de acumulação que mais tarde se desdobrou na ampliação da capacidade produtiva dos segmentos agropecuários. Ademais, a pequena produção mercantil da região permitiu a ocorrência de um intenso processo de comercialização local-regional, até 1960, dos seus produtos. Neste sentido, para atingir o objetivo do texto, utilizou-se, principalmente, de dois procedimentos metodológicos: 1) levantamento bibliográfico e alguns dados histórico-geográficos; 2) organização da bibliografia e dos dados levantados em forma das ideias contidas nesse artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
30

Tortella, Gabriel. „Jaime Benavente, Emili Giralt I Raventós, y Roser Nicolau i Nos: Població i agricultura, vol. 2 de la Història Econòmica de la Catalunya Contemporània, Barcelona: Enciclopèdia Catalana, 1990. 309 páginas, ilustrado. No tiene bibliografia, ni indice alfabético, ni indica precio.“ Revista de Historia Económica / Journal of Iberian and Latin American Economic History 10, Nr. 2 (September 1992): 338–41. http://dx.doi.org/10.1017/s0212610900003529.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
31

Fernández Olmos, Marta, und Luz María Marín Vinuesa. „Estudio del agente-principal en la agricultura“. El Trimestre Económico 76, Nr. 304 (06.07.2017): 941. http://dx.doi.org/10.20430/ete.v76i304.501.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
¿Con qué tipo de contrato debería un terrateniente arrendar sus tierras a un agricultor dado: trabajo asalariado, aparcería o renta fija? El surgimiento de la teoría de agencia aplicado a la selección contractual en los decenios de los setenta y ochenta del siglo pasado ha generado abundante bibliografía que persigue explicar por qué y en qué condiciones se selecciona cada contrato. El presente artículo examina la bibliografía de los acuerdos contractuales en la agricultura, centrándose en la teoría del principal-agente. Después de analizar la teoría de agencia, se proporciona una síntesis de las principales aportaciones a la selección contractual y se subraya las principales controversias de los resultados. Encontramos que esta teoría proporciona un marco coherente y útil para responder los interrogantes que plantea la aparcería, pero también observamos que existe poco apoyo empírico en muchos aspectos clave de la teoría de agencia que requieren abordarse. Por último, tratamos las consecuencias de estos aspectos y subrayamos las direcciones para futuras investigaciones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
32

Olivares, Francisco Javier Vidal. „José Miguel Martínez Carrión: La ganadería en la economía murciana contemporánea, 1860–1936, Murcia, Consejería de Agricultura, Ganadería y Pesca de la Comunidad Autónoma de la Región de Murcia, 1991, 223 pp. Prólogo de María Teresa Pérez Picazo. Apéndice estadístico y bibliografia. Edición no venal.“ Revista de Historia Económica / Journal of Iberian and Latin American Economic History 10, Nr. 2 (September 1992): 342–45. http://dx.doi.org/10.1017/s0212610900003530.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
33

Pipitone, Ugo. „Kerala, equidad y agricultura bloqueada“. El Trimestre Económico 76, Nr. 302 (27.07.2017): 513. http://dx.doi.org/10.20430/ete.v76i302.536.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
En la bibliografía internacional Kerala ha sido considerada por mucho tiempo como un “modelo” de relativo bienestar a pesar de su bajo crecimiento económico. Ahora que la situación se ha alterado con una clara aceleración económica, surgen nuevas inquietudes: la calidad de un crecimiento que no ha podido activar un fuerte empuje productivo ni en la agricultura ni en la industria. Se analizan aquí las razones del bloqueo agrícola que desde hace años condiciona negativamente el desempeño de una economía que sigue caracterizándose por un relativamente alto bienestar (en el contexto indio) y, al mismo tiempo, un gran desempleo que sigue alimentando importantes flujos migratorios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
34

Bueno, Victória Jandira, Carla Maria Freres Stipp und Leonardo Rodrigues. „Agricultura familiar“. Geographia Opportuno Tempore 8, Nr. 1 (01.12.2022): 76–92. http://dx.doi.org/10.5433/got.2022.v8.46737.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O presente trabalho teve como objetivo analisar o histórico da estrutura fundiária no Brasil, apontando a natureza do seu desenvolvimento, as desigualdades resultantes desse processo e a importância de espaços de resistência sob a ótica das lutas sociais e sindicais. A metodologia foi desenvolvida por meio de pesquisas em fontes secundárias, fundamentada em revisão de literatura, compreendendo o levantamento bibliográfico referente à questão agrária no Brasil. Foi proposto uma análise de caráter qualitativo a fim de obter informações mais detalhadas sobre as discussões recorrentes apresentadas nas bibliografias, compreendendo a qualidade de suas propostas de diálogos e sua importância frente ao cenário envolvendo a dialética do agronegócio e agricultura familiar. A partir disso, foi possível constatar que as grandes problemáticas envolvendo a questão agrária, tem sua raiz na estrutura fundiária do país, sobretudo através do modo de produção capitalista, que acentua as desigualdades. No que tange a agricultura familiar, ficou evidente a partir do estudo de caso do Projeto Sacolas Camponesas, a necessidade de iniciativas que contribuam para o fomento da luta de Reforma Agrária, visando políticas públicas sociais mais igualitárias e inclusivas, fortalecendo a produção campesina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
35

Cardón, Philippe. „Mujer, familia y agricultura análisis de las perspectivas teóricas en Francia“. Revista Internacional de Sociología 59, Nr. 29 (08.11.2018): 191. http://dx.doi.org/10.3989/ris.2001.i29.761.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El autor analiza la bibliografía sociológica y etnológica francesa sobre la mujer en la agricultura familiar desde los años 60. Destaca tres periodos distintos, en cada uno de los cuales domina una perspectiva teórica sobre la agricultura familiar y la posición de la mujer en ella. Si en los años 60-70 predominaba una concepción ftmcionalista de la familia agrícola (vínculos familiares orgánicos, complementaridad hombre/mujer), emerge en los años 90 una concepción individualista en la que están presénteseos vínculos familiares relaciónales y una identidad individualizada de la mujer y del hombre. En la segunda parte del artículo, el autor propone una nueva perspectiva de análisis de la mujer en la agricultura familiar, haciendo hincapié en un tema tan importante como es la transmisión patrimonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
36

Barrientos Felipa, Pedro. „Estrategia de integración del pequeño agricultor a la cadena de exportaciones“. Semestre Económico 22, Nr. 51 (01.04.2019): 83–123. http://dx.doi.org/10.22395/seec.v22n51a5.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
La agricultura orientada a la exportación en Perú tiene un desarrollo significativo, lo cual genera expectativas alentadoras para la economía. En este contexto debe integrarse al pequeño agricultor, motivo por el cual el artículo tiene por objetivo exponer lo que está ocurriendo con el pequeño agricultor y las acciones necesarias para su integración a la cadena de exportaciones. Se revisó bibliografía relacionada con la agricultura peruana que se seleccionó considerando lo que ocurre en otros países latinoamericanos que también atraviesan por unos procesos similares –implantación de nuevos productos e ingreso a nuevos mercados extranjeros–para obtener información primaria se entrevistó a expertos y se aplicó una encuesta a pequeños agricultores del distrito de Lunahuaná, cuyos resultados se incluyen en los anexos respectivos y se exponen las expectativas que tienen los pequeños agricultores en este proceso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
37

Mosca, Valeria Ana. „La ‘cuestión’ del acceso a tierra de la Agricultura Familiar en el Cinturón Hortícola de La Plata (Buenos Aires, Argentina)“. Estudios Socioterritoriales. Revista de Geografía, Nr. 30 (02.02.2023): 088. http://dx.doi.org/10.37838/unicen/est.30-302.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A través de la utilización de fuentes primarias –recolectadas mediante entrevistas y observaciones participantes- y secundarias –relevamiento de datos censales y estadísticos así como sistematización de bibliografía existente sobre la temática- y basados en una metodología cualitativa, en este artículo buscamos analizar cómo se expresa la cuestión del acceso a tierra de la agricultura familiar en un territorio específico: el Cinturón Hortícola Platense. Para ello hemos buscado responder, por un lado, cuáles son los actores/actividades con las que la agricultura familiar entra en competencia por la tierra, y por otro, cuáles son las modalidades en que accede a la tierra este actor en la actualidad. Luego de haber definido ello veremos las problemáticas de acceso a tierra como condicionantes estructurales en la calidad de vida y modalidad de producción de los agricultores familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
38

Robles Mendoza, Román. „Agricultura de riego y tradiciones en el valle del Colca“. Revista de antropología, Nr. 6 (30.12.2008): 135–73. http://dx.doi.org/10.15381/antropologia.v0i6.19981.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Desde tiempos prehispánicos, la economía de las sociedades andinas ha estado sustentada en la agricultura y la ganadería. El mundo rural de hoy sigue siendo heredera de esta antigua estrategia de vida, donde el sistema de producción ha experimentado pocos cambios en más de cinco siglos. En el presente trabajo hacemos una revisión general de la actividad agrícola bajo riego y del pastoreo, como estrategias para la sobrevivencia del campesinado, en una región significativa del país como es el valle del Colca en Arequipa. Utilizando informaciones recogidas en trabajos de campo, datos oficiales de las agencias del sector público y de la bibliografía existente, presentamos las características básicas de la agricultura de riego en los pueblos del valle, enfatizando el tema de escasez del recurso hídrico, indispensable para la agricultura de hoy y del permanente mantenimiento de la infraestructura hidráulica. Se complementa el estudio con la descripción de antiguas tradiciones, donde la sacralización de la naturaleza de su entorno forma parte del universo ideológico del campesinado, y de los recientes intentos por modernizar el sistema de riego para apoyar el desarrollo de la producción agrícola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
39

Coto Cedeño, Wainer Ignacio. „Historia de un alimento bendito. Producción y consumo de papa en Costa Rica (1943-2015)“. Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC) revista de la Solcha 7, Nr. 2 (25.10.2018): 10–31. http://dx.doi.org/10.32991/2237-2717.2017v7i2.p10-31.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artículo tiene como objetivo analizar el consumo de la papa en el contexto del sistema agroalimentario en Costa Rica, a lo largo del período 1943-2015. Se concluye que la consolidación de la papa en la dieta del país fue tardía, después de la segunda mitad de la década de 1980. Sin embargo, la dinámica de consumo cambió durante el proceso de liberalización económica, especialmente por la importación de papa procesada. La investigación se apoyó en bibliografía, fuentes primarias y estadísticas disponibles en el Ministerio de Agricultura y Ganadería (MAG), el Instituto Nacional de Estadística y Censos (INEC) y la Biblioteca Nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
40

Caridad García Salgado, Mónica de la, und Thaimí Lobo Montero. „De Galicia a San Luis: pautas de asentamiento e incorporación laboral de la inmigración gallega (1903-1933)“. Cuadernos de Estudios Gallegos 70, Nr. 136 (03.08.2023): 301–36. http://dx.doi.org/10.3989/ceg.2023.136.11.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
El artículo realiza un acercamiento al tema de la inmigración gallega en San Luis, espacio geográfico que entre 1903 y 1933 constituía un término municipal de la provincia Oriente en Cuba. Con este propósito, tiene como objetivo explicar las pautas de asentamiento de este grupo regional hispano y las ocupaciones empleadas para incorporarse al mercado laboral de este territorio. Para ello, se consultó bibliografía especializada, la prensa de la época, testimonios y fuentes documentales ubicadas en los Archivos Históricos Provincial de Santiago de Cuba y Municipal de San Luis. Sobre esta base, se pudo concluir que la inmigración gallega se asentó fundamentalmente en la zona urbana del término; estuvo protagonizada por una migración masculina dedicada al comercio y la agricultura, que contrajo nupcias con mujeres cubanas; mientras, la representación femenina estableció matrimonios con peninsulares y se consagró a las labores domésticas. [gl] O artigo fai un achegamento ao tema da inmigración galega en San Luís, un espazo xeográfico que entre 1903 e 1933 foi un municipio da provincia de Oriente en Cuba. Con este propósito, pretende explicar os patróns de asentamento deste grupo hispano rexional e as ocupacións empregadas para incorporarse ao mercado laboral neste territorio. Para iso, consultouse bibliografía especializada, a prensa da época, testemuños e fontes documentais situadas nos Arquivos Históricos Provinciais de Santiago de Cuba e Municipal de San Luís. Nesta base, púidose concluír que a inmigración galega se instalou principalmente na zona urbana do termo; estivo dirixida por unha migración masculina dedicada ao comercio e á agricultura, que casou con mulleres cubanas; mentres, a representación feminina estableceu matrimonios con peninsulares e dedicouse aos traballos domésticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
41

Goes, Denilson Manfrin, und Margarida De Cássia Campos. „USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school“. REVISTA NERA, Nr. 46 (17.01.2019): 58–78. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i46.5774.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O processo produtivo agrícola brasileiro torna-se cada vez mais dependente do uso dos agrotóxicos. No ano de 2009, o Brasil alcançou o posto de maior consumidor mundial desses produtos. A presente pesquisa tem como escopo investigar a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação do campo no distrito de Lerroville, município de Londrina-PR, quanto ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos e os problemas socioambientais decorrentes, bem como alternativas para produção de alimentos saudáveis. Para desempenho deste estudo, foram realizadas duas frentes de trabalho: de gabinete e de campo. Preliminarmente, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e eletrônica, seleção e leitura de bibliografias que caracterizem a agricultura tecnificada, de um lado, e o consumo de agrotóxicos, do outro; a organização de um roteiro de perguntas e a aplicação de entrevista previamente planejada e agendada para coleta dos dados por meio da formação de grupo focal. Assim, embora a pesquisa tenha abordado aspectos econômicos e políticos inerentes à modernização da agricultura, abordou também o reconhecimento e a valorização dos processos culturais presentes nas práticas de produção da agricultura camponesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
42

Mosca, Valeria Ana. „La política pública de acceso a tierra de la agricultura familiar en Argentina. Devenir histórico de una cuestión persistente“. Documentos y Aportes en Administración Pública y Gestion Estatal, Nr. 37 (24.02.2022): e0020. http://dx.doi.org/10.14409/daapge.2021.37.e0020.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A través de revisión y sistematización de bibliografía histórica especializada e información recolectada de medios de comunicación y entrevistas exploratorias, en este artículo buscamos identificar y analizar el surgimiento y devenir del acceso a tierra de la AF como ‘cuestión’ a lo largo de la historia argentina. En línea con nuestra perspectiva teórico analítica sobre la política pública, que se basa en el proceso social que se orquesta en torno a una “cuestión socialmente problematizada” nos propusimos este objetivo. Concluimos que se trata de una problemática cuyo origen se remonta a los momentos fundantes del Estado nación argentino y por ello realizamos un repaso histórico. En ese sentido afirmamos que es una cuestión históricamente problematizada por el sector de la agricultura familiar en Argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
43

Peña, Yadira, Paula Andrea Nieto Alemán und Fabián Díaz Rodríguez. „Cadenas de valor: un enfoque para las agrocadenas“. Equidad y Desarrollo, Nr. 9 (25.01.2008): 77–85. http://dx.doi.org/10.19052/ed.279.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este artículo tiene como propósito mostrar elementos de análisis para abordar el tema de las cadenas de valor. Tras una revisión exhaustiva de bibliografía relacionada y aplicada a la agricultura, se dan a conocer herramientas conceptuales que coadyuvan a construir un escenario claro y conducente para que las cadenas logren mejores niveles de competitividad, crecimiento y desarrollo para su entorno. En la primera y segunda parte se desarrolla el concepto de cadena de valor y se muestran los alcances del enfoque; en la tercera parte se plantean algunas consideraciones sobre la gestión de las cadenas de valor y en la última se ilustran dos casos exitosos en el desarrollo de cadenas de valor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
44

Van Dalen Luna, Pieter Dennis, Alfredo José Altamirano Enciso, Jesús Huamán Cabanillas und Jesús Huamán Cabanillas. „Análisis del material arqueobotánico del sitio Pampa de las Ánimas, valle de Huaura, Perú, Temporada 2006“. Investigaciones Sociales 17, Nr. 31 (11.06.2014): 39–64. http://dx.doi.org/10.15381/is.v17i31.7899.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Ha sido realizado el análisis arqueobotánico del sitio Pampa de Animas, valle de Huaura, Lima, procedente de los sectores I y II, utilizando el método comparativo y el contraste con la bibliografía moderna. La alta densidad de restos de plantas identificados en las diferentes capas culturales del sitio nos demuestra que la dieta de las antiguas poblaciones humanas de Huaura y Chancay se conformaba principalmente por productos agrícolas, confirmando que la agricultura fue la base económica de estas poblaciones, tales como: el maíz, frijol, achira, calabaza, zapallo y habas, entre otros. Los mismos productos cultivados o aprovechados durante el Horizonte Medio en el valle de Huaura, van a seguir siendo utilizados hasta la invasión hispana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
45

Rybka, Krystyna. „Najnowsze doniesienia z zakresu biotechnologii i hodowli zbóż: CBB7 siódma konferencja Cereal Biotechnology and Breeding w Wernigerode, Niemcy“. Biuletyn Instytutu Hodowli i Aklimatyzacji Roślin, Nr. 300 (29.12.2023): 77–89. http://dx.doi.org/10.37317/biul-2023-0014.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Abstrakt: W artykule omówiono wszystkie doniesienia ustne prezentowane na konferencji CBB7, poświęconej biotechnologii i hodowli zbóż, która odbyła się w pierwszej dekadzie listopada 2023 w Wernigerode, w Niemczech. Konferencji przewodniczył Profesor Andreas Börner, Instytut im. Leibniza (IPK) w Gaterslaben, Niemcy, Prezes EUCARPIA a współprzewodniczącymi byli Węgrzy, János Pauk, Cereal Research Nonprofit Ltd. oraz Profesor Gábor Galiba, Agricultural Institute Centre for Agricultural Research (ELKH). Konferencja obejmowała sześć bloków tematycznych: (1) Zasoby genetyczne dla ulepszania roślin uprawnych, (2) Adaptacja środowiskowa, (3) Biotyczna reakcja na stres i interakcje roślina-mikrobiom, (4) Poprawa wydajności i jakości plonu, (5) Bioinformatyka, genomika i edycja genomu, (6) Technologie fenotypowania, ogólnie oraz w ramach Wheat Initiative a także grupy roboczej ds. fenotypowania roślin w warunkach kontrolowanych (CEPPG-The Controlled Environment Plant Phenotyping working Group).W artykule zebrano najnowszą bibliografię zespołów badawczych z których wywodzili się kolejni wykładowcy, w ramach poruszanych tematów (https://static.akcongress.com/downloads/cbb/cbb7-ewac18-boa.pdf).
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
46

Pedraza, Dixis Figueroa, Nadinne Lívia Silva de Melo, Franciely Albuquerque Silva und Erika Morganna Neves Araujo. „Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar: revisão da literatura“. Ciência & Saúde Coletiva 23, Nr. 5 (Mai 2018): 1551–60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018235.17832016.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) representa uma estratégia importante de promoção da alimentação saudável. Objetivou-se realizar uma análise sumária das pesquisas avaliativas sobre o PNAE. Pesquisa bibliografica do período de 2010 a 2015 nas bases de dados Bireme e SciELO. Foram selecionados 12 artigos vinculados à área, dos quais oito analisaram a inserção do nutricionista no PNAE; sete, a aquisição de alimentos da agricultura familiar; cinco, a implantação dos Conselhos de Alimentação Escolar; cinco, a execução dos cardápios; e quatro, os recursos financeiros destinados ao PNAE. Apontam-se problemas na atuação do nutricionista e dos Conselhos de Alimentação Escolar, na aquisição de alimentos da agricultura familiar e na composição dos cardápios (baixo conteúdo de frutas e hortaliças). Destaca-se a necessidade de maior atenção relacionada à execução do PNAE, de maneira a garantir uma alimentação escolar dentro de princípios que promovam a segurança alimentar e nutricional. Novos estudos avaliativos sobre o Programa são fundamentais para o fornecimento de subsídios aos gestores públicos com fins de aprimorar a sua execução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
47

Arbeletche, Pedro Raul, Virginia Courdin, Martine Guibert, Eric Sabourin, Alejandro Saravia und Jean Francois Tourrand. „La experiencia en Uruguay de las Mesas de Desarrollo Rural en territorios de agricultura familiar“. Eutopía, Revista de Desarrollo Económico Territorial, Nr. 15 (30.06.2019): 147–66. http://dx.doi.org/10.17141/eutopia.15.2019.3888.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
RESUMEN Las MDR (Mesas de Desarrollo Rural) fueron creadas en Uruguay en 2011, en el marco de un proceso de descentralización de las acciones del MGAP (Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca). Basada en un enfoque de desarrollo rural territorial y participativo, esa política pública busca consolidar y favorecer la permanencia de la producción familiar en los territorios rurales del país. El objetivo del artículo es caracterizar el funcionamiento y la contribución territorial de las MDR en tres departamentos (Río Negro, Rivera y Salto). La metodología consistió en aplicar una guía de análisis en las MDR para cada departamento mediante entrevistas individuales y colectivas, complementadas por revisión de documentos y bibliografía. Los resultados muestran que la política permitió pasar de un tratamiento sectorial a un enfoque intersectorial y territorial, donde las demandas por servicios básicos sociales son muy importantes y están siempre presentes, superando a los requerimientos técnico-productivos. Más allá de la fuerte dependencia de la coordinación del MGAP, en cada territorio, las MDR fortalecieron la institucionalidad local, aumentando el papel de las organizaciones de la agricultura familiar en la consolidación de las estrategias de los productores y asalariados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
48

Conte, Roger Mezalira, und Rosele Clairete Dos Santos. „VIABILIDADE DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MORANGO EM SISTEMA SEMI-HIDROPÔNICO NO MUNICÍPIO DE PAIM FILHO/RS“. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, Nr. 2 (01.08.2017): 385. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017385-403.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A produção de morango no sistema semi-hidropônico de forma sustentável se entrelaça com a gestão da água enquanto abundância ou escassez. Neste caso, na agricultura urbana, requer um aparato de técnicas para que torne a atividade viável com o objetivo de evidenciar soluções de utilização da água da chuva, definir métodos de coletas mais adequados e analisar a qualidade da água oferecida aos morangos. Para isso, foram analisadas bibliografias a respeito da Gestão da Água, Sistema de Produção de Morangos e Agricultura Urbana, análise química, física e microbiológica da água da chuva fornecida aos morangos, estudo de caso em uma propriedade urbana com produção de morangos da variedade Albion e Sanandreas (País de origem Chile e Argentina), no sistema semi-hidropônico na cidade de Paim Filho, região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se que o morango se beneficia com a condição de água de obtida de sistema de coleta de água da chuva, por se tratar de cultivo com viés orgânico. Sendo assim, a propriedade urbana apresenta viabilidade com a utilização da água da chuva e por estar inserida próxima ao mercado consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
49

STOPAR, Karmen, Teja KOLER-POVH, Jana BRADAČ und Franc KRAMARIČ. „Vključevanje člankov iz Zbornika Biotehniške fakultete - kmetijstvo v podatkovne zbirke AGRICOLA, AGRIS in CAB ter njihovo prekrivanje“. Acta agriculturae Slovenica 71, Nr. 1 (15.09.1998): 189–98. http://dx.doi.org/10.14720/aas.1998.71.1.16050.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
There are three major international bibliografical databases for agricultural literature: AGRICOLA, AGRIS and CAB. The objective of this paper is to illustrate the overlapping between individual databases and the inclusion of articles from the periodical Research Reports Biotechnical Faculty of the University of Ljubljana - Agricultural issue = Zbornik Biotehniške fakultete Univerze v Ljubljani - Kmetijstvo. The results have shown that many journals appear in two or three databases at the same time. In the investigation period all three databases mentioned above included 736 journals. Some journals do not cover all the articles as their choice is mostly selective. The actual overlapping of databases may be somewhat lower than shown above. In the two year period (1995 and 1996) the following number of articles per review had been included on the average: AGRICOLA 63, AGRIS 44 and CAB 38. In the ten year period (1987-1996), from all the articles of Research Reports Biotechnical Faculty of the University in Ljubljana - Agricultural issue, the following number of articles have been included in databases: AGRIS 314 and CAB 326.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
50

Dias de Campos Silva, Adriano, und Leonardo Lara de Carvalho. „Recifes de coral“. Ambiente & Educação 27, Nr. 2 (26.12.2022): 1–35. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14084.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Os recifes de corais são ecossistemas importantes com grande biodiversidade. No entanto, este ecossistema vem sofrendo ameaças constantes. Neste contexto, a prática da educação ambiental na escola, aliada às novas ferramentas didáticas digitais, torna-se fundamental para sensibilizar e conscientizar sobre a fragilidade do ecossistema recifal. Esse trabalho tem por objetivo analisar como os jogos didáticos e ferramentas tecnológicas auxiliam na aprendizagem e na prática de educação ambiental na escola. Após revisar a bibliografia sobre a questão analisada, foi-se proposto um jogo educacional digital que auxilia na aprendizagem, permitindo a compreensão da dinâmica das relações ecológicas no ecossistema recifal, assim como sensibiliza em relação à importância de sua preservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!

Zur Bibliographie