Auswahl der wissenschaftlichen Literatur zum Thema „A termo ou tardio“

Geben Sie eine Quelle nach APA, MLA, Chicago, Harvard und anderen Zitierweisen an

Wählen Sie eine Art der Quelle aus:

Machen Sie sich mit den Listen der aktuellen Artikel, Bücher, Dissertationen, Berichten und anderer wissenschaftlichen Quellen zum Thema "A termo ou tardio" bekannt.

Neben jedem Werk im Literaturverzeichnis ist die Option "Zur Bibliographie hinzufügen" verfügbar. Nutzen Sie sie, wird Ihre bibliographische Angabe des gewählten Werkes nach der nötigen Zitierweise (APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver usw.) automatisch gestaltet.

Sie können auch den vollen Text der wissenschaftlichen Publikation im PDF-Format herunterladen und eine Online-Annotation der Arbeit lesen, wenn die relevanten Parameter in den Metadaten verfügbar sind.

Zeitschriftenartikel zum Thema "A termo ou tardio"

1

Kao, Ana Paula d'Oliveira Gheti, Zelita Caldeira Ferreira Guedes und Amélia Miyashiro Nunes dos Santos. „Características da sucção não-nutritiva em RN a termo e pré-termo tardio“. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 16, Nr. 3 (September 2011): 298–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342011000300010.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
OBJETIVO: Comparar os parâmetros de sucção não nutritiva de recém-nascidos a termo e pré-termo tardio. MÉTODOS: Os recém-nascidos foram divididos em dois grupos, pré-termo tardio (RNPT tardio) e a termo (RN a termo) e, submetidos à avaliação da sucção não-nutritiva utilizando-se um protocolo adaptado da Escala de Avaliação Motora Oral. Foi realizada análise estatística para comparação dos grupos. RESULTADOS: Os reflexos de procura e de sucção foram menos frequentes nos RNPT tardio, comparados aos RN a termo, assim como a preensão palmar e mãos em linha média. A maioria dos RNPT tardio apresentou sono leve ou estava sonolento antes da avaliação. Os RNPT tardio apresentaram predominantemente sucção esporádica ou grupos de sucção com pausas longas e travamento e/ou tremores de mandíbula. A retração de língua e a protrusão de língua foram mais presentes nos RNPT tardio e o canolamento de língua nos RN a termo. CONCLUSÃO: Prontidão para a mamada, estado comportamental, postura corporal, padrão e força de sucção e movimentos de língua foram os parâmetros menos frequentes nos RNPT tardio em relação aos RN a termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Gomes, Adriana Maria, Lilian Costa, Laís Gabriel, Álvaro José Veiga und Adauto Barbosa. „Intercorrências e procedimentos neonatais no recém-nascido pré-termo tardio comparado ao recém-nascido a termo“. Revista de Pediatria SOPERJ 18, Nr. 4 (2018): 17–21. http://dx.doi.org/10.31365/issn.2595-1769.v18i4p17-21.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Venâncio, Sonia Isoyama, Renata Bertazzi Levy, Sílvia Regina Dias Médici Saldiva, Lenise Mondini, Maria Cecília Goi Porto Alves und Siu Lum Leung. „Efeitos do clampeamento tardio do cordão umbilical sobre os níveis de hemoglobina e ferritina em lactentes aos três meses de vida“. Cadernos de Saúde Pública 24, suppl 2 (2008): s323—s331. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008001400017.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Este estudo verificou o efeito do clampeamento tardio (um minuto após o nascimento) do cordão umbilical sobre os níveis de hemoglobina e ferritina em crianças aos três meses de vida. Foram alocadas 325 mães e crianças, nascidas a termo, de parto vaginal e sem patologias (164 no grupo do clampeamento imediato e 161 no tardio) em um hospital do Município de São Paulo, Brasil, em 2006. Realizaram-se dosagens de hemoglobina da mãe no pré-parto e de hemoglobina e ferritina do cordão umbilical. As crianças (69%) foram acompanhadas no ambulatório, após três meses, ocorrendo coleta de sangue venoso para dosagem de hemoglobina e ferritina. Variáveis sócio-econômicas, reprodutivas, antropométricas e de alimentação da criança foram estudadas. Utilizou-se a regressão linear múltipla para a análise dos dados. O efeito do clampeamento tardio do cordão umbilical foi significativo somente para os níveis de ferritina das crianças aos três meses de idade (p = 0,040), sendo superior em 23,29ng/mL quando comparado às crianças submetidas ao clampeamento imediato. O procedimento pode se constituir em uma estratégia para prevenir a deficiência de ferro em lactentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Leite, Leonardo de Magalhães. „Sobre as teorias do imperialismo contemporâneo: uma leitura crítica“. Economia e Sociedade 23, Nr. 2 (Mai 2014): 507–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182014000200009.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A teoria marxista, através do imperialismo, tem um instrumento de caracterização e interpretação do capitalismo contemporâneo. Atualmente, diversas vertentes do campo marxista (e que se assumem enquanto tal) utilizam o imperialismo em suas análises, seja através do termo neoimperialismo, novo imperialismo, imperialismo tardio, Império, globalização, neoliberalismo, ou, simplesmente, imperialismo. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar as interpretações marxistas do imperialismo contemporâneo e responder à questão: existe uma teoria contemporânea do imperialismo?
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Cunha, Mariana P. Sérvulo da. „COMENTÁRIOS SOBRE A LIBERDADE E O LIVRE-ARBÍTRIO DA VONTADE EM AGOSTINHO: uma reflexão sobre o De Libero Arbitrio“. Veritas (Porto Alegre) 42, Nr. 3 (31.12.1997): 493. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1997.3.35715.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O termo "livre" nunca aparece, em Platão e Aristóteles, como relacionado com a condição moral do homem, pois possui um significado estritamente político. A noção de liberdade, referida ao âmbito da ética, é algo tardio no Ocidente, tendo surgido com o cristianismo. Embora esta noção esteja hoje laicizada, isto é, seja considerada quase que exclusivamente em sua dimensão horizontal, e não na vertical, enquanto relacionada a Deus, nem por isso se deve esquecer a contribuição fundamental de Agostinho na formulação deste conceito. No presente texto toma-se como fonte de análise o diálogo De libero arbítrio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Bertinatto, Ronan, Edilson Forlin, Leonardo Wustro, Jacqueline Ojeda Tolotti und Geovanna Andrade Labres de Souza. „A presença do pé torto congênito atrasa o início da marcha?“ Revista Brasileira de Ortopedia 55, Nr. 05 (08.06.2020): 637–41. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1709201.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Resumo Objetivo O pé torto congênito (PTC) é uma das alterações ortopédicas congênitas que mais frequentemente necessita tratamento intensivo, e pouco se sabe o impacto desse tratamento no desenvolvimento motor. O presente estudo buscou avaliar se pacientes portadores de PTC tratados pelo método de Ponseti desenvolvem a marcha mais tardiamente comparado a um grupo controle e analisar possíveis fatores relacionados. Métodos Incluídos pacientes nascidos a termo, com < 6 meses de idade, sem tratamento prévio e com seguimento mínimo de 24 meses. O grupo controle foi de pacientes sem alterações musculoesqueléticas, atendidos no mesmo período da realização do presente estudo. Resultados Um total de 97 pacientes formaram o grupo de estudo e 100 o grupo controle. A média de idade no início da marcha no grupo de estudo foi de 14,7 ± 3,2 meses, e 12,6 ± 1,5 meses (p < 0,05) no grupo controle. Fatores relacionados à marcha tardia foram: idade de início do tratamento > 3 semanas, número de trocas gessadas > 7, recidiva e não realização da tenotomia de Aquiles. Idade de início do tratamento > 3 semanas esteve relacionada a maior número de trocas de gessos. Gênero e lateralidade não tiveram relação com a marcha tardia. Conclusão Pacientes com PTC tratados com o método de Ponseti apresentam marcha independente aproximadamente 2 meses mais tarde do que o grupo controle. Início mais tardio do tratamento, maior número de trocas de gessos, recidiva e não realização da tenotomia de Aquiles foram relacionados com atraso da marcha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Pesavento, Fábio. „O colonial tardio e a economia do rio de janeiro na segunda metade dos setecentos: 1750-90“. Estudos Econômicos (São Paulo) 42, Nr. 3 (September 2012): 581–614. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612012000300006.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Um ponto importante na historiografia brasileira é o debate sobre o colonial tardio. A ideia sugerida por Dauril Alden é a de que a Colônia iria presenciar uma profunda crise econômica após a queda da extração aurífera na região mineira. Neste cenário, a economia colonial presenciou um retorno às atividades rurais (agricultura). Com dados levantados a partir de 1790, João Fragoso contrapõe a ideia de colonial tardio, para a economia do Rio de Janeiro, ao sugerir a formação de uma vasta rede de abastecimento, apontando não uma crise, mas a formação de um amplo mercado interno especialmente na região sudeste. Mas qual seriam os resultados para o período 1750-90, justamente quando a queda da extração do ouro se intensifica? A fim de colher novos subsídios para o debate trabalharam-se com 6.500 escrituras públicas depositadas no Arquivo Nacional, além de outras fontes primárias que envolviam a economia do termo da cidade do Rio de Janeiro entre 1750-90. Os resultados apontam para um revigoramento do setor rural e uma estagnação da atividade econômica do Rio de Janeiro no mesmo período, e não uma crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Mondini, Lenise, Renata Bertazzi Levy, José Maria Pacheco de Souza, Maria Cecília Goi Porto Alves, Sílvia Regina Dias Médici Saldiva, Luana Fiengo Tanaka und Sonia Isoyama Venancio. „Efeito do clampeamento tardio do cordão umbilical nos níveis de hemoglobina em crianças nascidas de mães anêmicas e não anêmicas“. Journal of Human Growth and Development 20, Nr. 2 (01.08.2010): 282. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19966.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
OBJETIVO: avaliar o efeito do clampeamento tardio do cordão umbilical nos níveis de hemoglobina (Hb) em crianças aos três meses de vida segundo o status de hemoglobina materna. MÉTODO: realizou-se estudo de intervenção, em hospital público do município de São Paulo em 2006, com 325 mães e crianças nascidas a termo, de parto vaginal e sem patologias. Realizaram-se dosagens de Hb da mãe no pré-parto e de Hb do cordão umbilical. Foram avaliadas 210 crianças (64,6%) em ambulatório por volta dos 3 meses de vida, incluindo-se informações sociais, antropométricas, de alimentação e dosagem de Hb por meio de coleta de sangue venoso. A análise dos dados foi realizada por modelos de regressão linear múltipla para mães anêmicas (Hb < 11,0 g/dL) (42) e não anêmicas (168). A variável desfecho constituiu-se no percentual da diferença entre os valores de Hb da criança ao nascer e aos três meses de idade ([Hb 3meses - Hb cordão)/ Hb cordão]x100) e a variável explanatória no tipo de clampeamento do cordão umbilical. RESULTADOS: as crianças nascidas de mães não anêmicas submetidas ao clampeamento tardio do cordão umbilical apresentaram ganho de hemoglobina aos três meses de idade, em torno de 4%. CONCLUSÃO: o efeito positivo de clampear tardiamente o cordão umbilical, nos níveis de hemoglobina das crianças aos três meses de idade foi observado somente entre aquelas nascidas de mães não anêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Liberato, Benedita Tatiane Gomes, Lara Martins Rodrigues, Ana Rita Sampaio Carneiro, Danielle Rocha Do Val und Ellana Frota Ribeiro Didier. „Teratoma oral (epignathus) associado a teratoma cervical gigante congênito: relato de caso e revisão de opções terapêuticas“. Revista de Medicina da UFC 59, Nr. 1 (29.03.2019): 67. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n1p67-70.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Objetivo: relatar o caso de um teratoma oral associado à teratoma cervical congênito, destacando a gravidade e as dificuldades terapêuticas associadas. Metodologia: a pesquisa foi realizada através da avaliação do prontuário de uma paciente com diagnóstico de teratoma oral associado à teratoma cervical gigante congênito em julho de 2017, no hospital secundário no interior do Estado do Ceará, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pela mãe. Descrição do caso: recém-nascido de parto vaginal, realizado com 36 semanas de idade gestacional. Na admissão pré-termo tardio apresentava lesão volumosa pediculada que se projetava a partir da boca associada à volumosa massa cervical à direita com comprometimento de mandíbula. Paciente evolui com desconforto respiratório intenso, bradicardia por compressão de vias aéreas e quadro de choque séptico e pancitopenia. Evoluiu ao óbito com 16 dias de vida. Discussão: os teratomas congênitos mais comuns são sacrococcígeos, seguidos pelos de gônadas, mediastino anterior, retroperitônio e orofaringe. O teratoma oral é mais raro e compreende menos de 2%, podendo levar à asfixia e insuficiência respiratória severa. Conclusão: o teratoma oral pode ser diagnosticado durante o pré-natal, através da realização de uma ultrassonografia ou ressonância, sendo recomendado cesariana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Lourenço, Nuno, Marco Fernandes, Clara Gomes und Cristina Resende. „Morbidade neonatal dos recém-nascidos pré-termo tardios comparados aos de termo precoce“. Scientia Medica 27, Nr. 1 (30.03.2017): 25876. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2017.1.25876.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Aims: To evaluate and compare neonatal morbidity between late-preterm infants (LPTI) and early term infants (ETI).Methods: Retrospective cross-sectional study, including live births at a regional referral maternity hospital in Portugal, in the years 2014 and 2015, with gestational age between 340/7 and 386/7 weeks. LPTI (340/7-366/7 weeks) were considered as cases and ETI (370/7-386/7 weeks) were considered controls. Neonates with congenital malformations, lack of prenatal care and hospitalization for social/maternal reasons were excluded. We evaluated and compared neonatal morbidity between the two groups, using Student's t-test for comparison between means (continuous variables) and Chi-square or Fisher's test for comparison between categorical variables. Odds ratio (OR) was calculated and adjusted (aOR) to birth weight, maternal disease, type of birth and multiple pregnancy. A value of p <0,05 was considered of statistical significance.Results: A total of 1,745 neonates were evaluated: 324 cases (LPTI) and 1,421 controls (ETI). LPTI was associated with a higher frequency of maternal hypertension and gestational diabetes and higher rates of twinning and cesarean section. LPTI also had a higher risk for resuscitation (OR = 2.0 - 95%CI 1.3-3.0); hypoglycemia (aOR = 4.9 - 95%CI 2.9-8.2); hyperbilirubinemia (aOR = 4.8 - 95%CI 3.7-6.2), transient tachypnea (aOR = 6.4 - 95%CI 4.0-10.3); eating difficulties (aOR = 6.6 - 95%CI 4.8-8.9); sepsis (aOR = 4.4 - 95%CI 4.8-8.9); hospital stay ≥5 days (aOR = 8.6 - 95%CI 6.6-11.3); and lower exclusive breastfeeding rate (aOR = 0.2 - 95%CI 0.15-0.3).Conclusions: In comparison to ETI, LPTI presented a higher risk of morbidity. This study reinforces the need for appropriate clinical follow-up of LPTI in the neonatal period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Dissertationen zum Thema "A termo ou tardio"

1

Pereira, Dilma Carvalho [UNIFESP]. „Bilirrubina transcutânea em recém-nascidos pré-termo tardio, termo precoce e a termo em aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida“. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9143.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2015-07-22T20:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-11-24
Introdução. Dificuldade na amamentação com perda de peso elevada está associada à hiperbilirrubinemia e encefalopatia em prematuros (PT) tardios e recém-nascidos (RN) de termo nos primeiros dias de vida. Uma vez que, no Brasil, 92% dos RN recebem aleitamento materno no primeiro mês, estudar a influência da idade gestacional (IG) sobre a bilirrubinemia pode auxiliar na orientação da equipe de saúde e dos pais. Objetivo. Determinar a ascensão e queda da bilirrubina transcutânea (BTc) em RN PT tardios, a termo precoce e a termo em aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida. Método. Coorte prospectiva constituída de 210 pacientes nascidos em hospital público, de mar/2009-mar/2010, com os seguintes critérios: IG 35 a 41 semanas completas, peso ao nascer >2000g, Apgar >7 no 5º minuto, sem malformação congênita/doença hemolítica Rh, em alojamento conjunto antes de 6h de vida e aleitamento materno exclusivo até o 8º dia. Na 24ª e 48ª h de vida durante a internação e na 96ª, 144ª e 192ªh no domicílio, a Btc (JM 103 Minolta) foi mensurada no esterno e o peso foi determinado em balança digital. A BTc foi considerada até a indicação de fototerapia. As estimativas médias de BTc foram comparadas por ANOVA com medidas repetidas entre PT tardios (PTT) de 35-36 semanas (n=60), termo precoce (TP) de 37 e 38 semanas (n=60) e de termo (T) de 39 a 41 semanas (n=90). Características maternas e neonatais foram comparadas com one-way ANOVA, Kruskal Wallis, qui-quadrado e teste exato de Fisher, considerando-se significante p<0,05. Resultados. Os 3 grupos foram semelhantes quanto à idade materna 23+7 anos, cor parda/negra 85%, primiparidade 54%, hipertensão/diabetes 12%, parto vaginal 70%, ocitocina 64%, peso adequado/IG 83%, sexo masculino 49%, incompatibilidade ABO 10%, mamada na 1ª hora 57% e perda de peso na 48ªh de vida 5,9+2,0% (máximo 11,1%), mas foram diferentes quanto ao uso de fototerapia (PTT-22%; TP-5%; T-1%; p<0,001). A BTc apresentou evolução diferente nas três faixas de IG (p<0,001) e ao longo do tempo (p<0,001). A estimativa média da BTc nos grupos PTT, TP e T foi, respectivamente, com 24 horas de vida - 4,5; 3,9 e 3,1 mg/dL (p=0,037), 48 horas - 7,4; 6,3 e 4,7 mg/dL (p<0,001), 96 horas - 7,8; 7,0 e 4,4 mg/dL (p<0,001), 144 horas - 6,2; 5,8 e 3,2 mg/dL (p<0,001) e 192 horas - 4,9; 4,9; e 2,5 mg/dL (p<0,001). RN PT tardios e RN de termo precoce apresentam perfil médio de BTc entre 2,0 e 3,0 mg/dL acima do perfil médio de RN termo com 48, 96, 144, e 192 horas de vida. A BTc aumentou até a 96ª hora e diminuiu 0,02-0,03 mg/dL/hora entre 96 e 192 horas de vida nos três grupos. Conclusão. RN PT tardios e RN a termo precoce em aleitamento materno exclusivo, apresentam ascensão e decréscimo semelhantes de bilirrubina transcutânea, mas com níveis superiores em relação aos RN de termo na primeira semana de vida.
Background. Since most of newborn infants are fully breastfed in the first week of life, it is important to understand the behavior of physiological bilirubin values to guide mothers during hospital stay and follow them up after hospital discharge. Objective: To determine the increase and decrease of transcutaneous bilirubin (TcB) in late-preterm infants, early term and term newborns fully breastfed in the first week of life. Method: A prospective cohort study with 210 healthy, fully breastfed neonates born from March/09-March10, with the following criteria: 35-39 weeks of gestation, birth weight >2000g, Apgar 5 min >7, without any congenital malformation or hemolytic disease. All were at rooming-in before 6 hours of life. Each newborn had sternum TcB (JM 103 Minolta) and body weight measured at 24, 48, 96 , 144 and 192 hours of life. The TcB was considered until initiation of phototherapy, according to AAP 2004. TcB mean estimates were compared by ANOVA repeated measures between late preterm (n=60), early term (n=60), and full term (n=90) newborn infants. Maternal and neonatal characteristics were compared between groups by one-way ANOVA, Kruskal Wallis, X2, and Fisher test (significant p<0.05). Results: The 3 groups were similar regarding to: maternal age 23+7 years, first gestation 54%, hypertension/diabetes 12%, vaginal delivery 70%, male 49%, ABO incompatibility 10%, breastfed in the 1st h after birth - 57%, and the highest weight loss 5.92.0% (maximum 11%) at 48th hour. However, phototherapy was applied in 22% late pre-term, 5% early term, and 1% of term neonates (p<0.001). BTc mean estimates in PTT, TP e T were, respectively, at 24h – 4.5; 3.9; 3.1 mg/dL (p=0,037), at 48h – 7.4; 6.3; 4.7 mg/dL (p<0.001), at 96h – 7.8; 7.0; 4.4 mg/dL (p<0.001), and at 192h – 4.9; 4.9 and 2.5 mg/dL (p<0,001). Late preterm and early term infants had similar TcB levels, around 2.0-3.0 mg/dL higher than in term newborns until 192 hours of life. A TcB decrease at 0.02-0.03 mg/dL/hour was found between 96 and 192h of life in LPT and ET. Late preterm and early term patients had similar TcB levels, around 2.0- 3.0 mg/dL higher than in term newborns until 192 hours of life. A TcB decrease 0.02-0.03 mg/dL/hour was found between 96 and 192h of life in the 3 groups. Conclusion: Fully breastfed late preterm and early term newborn babies have similar increase and decrease of TcB levels, but higher than in term newborn infants, in the first week of life.
TEDE
BV UNIFESP: Teses e dissertações
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Rechia, Inaê Costa. „MATURAÇÃO DA VIA AUDITIVA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS NASCIDAS PRÉ-TERMO TARDIO E A TERMO COM E SEM RISCO PSÍQUICO“. Universidade Federal de Santa Maria, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3455.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This thesis aimed to evaluate the possible relationship between maturation of the auditory pathway, language acquisition and the presence of psychological risk in preterm infants and term. It was also analyzed the possible relationship between maturation of the auditory pathway and language acquisition in late preterm infants and term to describe auditory pathway maturation patterns of these babies, analyze the possible relationship between maturation of the auditory pathway and psychological risk. This is a cohort study, longitudinal, in which linked variables were compared to hearing and language of 0-12 babies. The research population was composed of late preterm infants and term without neurological injury or obvious organic syndrome. The sample consisted of 54 babies, being 17 babies from the late preterm group and 37 babies from the group born at term from the study 2, and 31 babies composed the no risk group and 23 babies with psychic risk from study 3. The families went through initial and continuing interviews to collect data on pregnancy, birth, food, among others. Hearing maturation was assessed by analysis of Cortical Auditory Evoked Potentials in the first, sixth and twelfth month. The gathering sessions were filmed at 3, 6, 9 and 12 months for analysis and checking of some of the protocols used. To verify the psychological risk, evaluations were conducted using IRDIS and PRÈAUT questiionnaries. To verify the language acquisition, evaluations used Language Acquisition Enunciation Sign, DENVER II and Vocabulary Checklist. All aspects were evaluated on the day of collection and subsequently confirmed by the filming. Analyzing the evaluations, it was found that in all groups there was a statistically significant hearing maturation. Preterm babies showed greater maturity than those born at term, due to its higher latency at birth and at 6 months. In the evaluation of 12 months, it was observed equivalent results. As for the language, it was observed that late preterm infants had lower performance in DENVER II in Phase 4. Regarding the Language Acquisition Enunciation Sign, which evaluates the mother-infant interaction, in Phase 1 there wasn't statistically significant difference between the groups in favor of the group born at term as expected. As for the test Vocabulary Checklist, it was observed that the term infants showed better understanding of vocabulary at 12 months. Analyzing the auditory maturation and psychological risk, infants with greater psychological risk also had higher latencies. In this sample, there was a higher concentration of risk with babies in Phase I of IRDlS (42.59%, n = 23) and lower concentrations in Phase IV (14.81%, n = 8). In assessing the PRÈAUT at 4 months, 42.59% (n = 23) of the babies were at risk and 9 months only 20.37% (n = 11). Finally, there is the importance for clinical practice, the auditory maturation of monitoring and the development of listening skills of children who show biohazardous and / or environmental risk, such as prematurity, especially extreme cases, as well as the psychic risk.
Esta tese teve como objetivo avaliar as possíveis relações entre maturação da via auditiva, aquisição da linguagem e a presença de risco psíquico, em recém-nascidos prematuros e a termo. Tratou-se de um estudo de coorte, longitudinal, no qual foram comparadas variáveis ligadas à audição e linguagem de bebês de 0 a 12 meses. A população da pesquisa foi composta de crianças nascidas pré-termo tardio e a termo, sem lesão neurológica ou síndrome orgânica evidente. A amostra foi composta de 54 bebês, sendo 17 bebês do grupo de nascidos pré-termo tardio e 37 do grupo de nascidos a termo do estudo 2 e, 31 bebês compuseram o grupo sem risco e 23 bebês com risco psíquico no estudo 3. As famílias passaram por entrevistas inicial e continuada para coleta de dados referentes à gestação, nascimento, alimentação, entre outros. A maturação auditiva foi avaliada por meio da análise dos Potenciais Evocados Auditivos Corticais no primeiro, sexto e décimo segundo mês. Realizaram-se filmagens das sessões de coleta, aos 3, 6, 9 e 12 meses, para análise e conferência de alguns dos protocolos utilizados. Foram utilizados para avaliação do risco psíquico os questionários IRDIS e PRÈAUT, da aquisição de linguagem os Sinais Enunciativos de Aquisição de Linguagem, DENVER II e Checklist de Vocabulário. Todos os aspectos foram avaliados no dia da coleta e confirmados posteriormente por meio das filmagens. Analisando as avaliações realizadas, observou-se que em todos os grupos houve maturação auditiva estatisticamente significante. Os bebês nascidos pré-tremo apresentaram maior maturação do que os nascidos a termo, por apresentar maior latência ao nascimento e aos 6 meses de vida. Na avaliação dos 12 meses, observou-se equivalência de resultados. Quanto à linguagem, pôde-se observar que os nascidos pré-termo tardio tiveram menor desempenho no DENVER II na Fase 4. Em relação aos Sinais Enunciativos de Aquisição de Linguagem, que avalia a interação mãe-bebê, na fase 1 não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos a favor do grupo de nascidos a termo como esperado. Quanto ao teste Checklist de Vocabulário, pôde-se observar que os nascidos a termo apresentaram melhor compreensão de vocabulário aos 12 meses. Ao analisarmos a maturação auditiva e o risco psíquico, os bebês com maior risco psíquico também apresentaram latências maiores. Nesta amostra, houve maior concentração de bebês com risco na Fase I dos IRDIS (42,59%, n=23) e menor concentração na Fase IV (14,81%, n=8). Na avaliação do PRÈAUT aos 4 meses, 42,59% (n=23) dos bebês apresentavam risco e aos 9 meses apenas 20,37% (n=11). Por fim, destaca-se a importância, para a prática clínica, do acompanhamento da maturação auditiva bem como o desenvolvimento das habilidades auditivas de crianças que evidenciam risco biológico e/ou ambiental, tais como a prematuridade, sobretudo a extrema assim como o risco psíquico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Steffen, Elizandra Leal. „EFEITO DO TEMPO DE PINÇAMENTO DO CORDÃO UMBILICAL SOBRE A ANEMIA FISIOLÓGICA DE RECÉM-NASCIDOS A TERMO“. Universidade Federal de Santa Maria, 2010. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5938.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
This study verified the effect of late clamping (from 1 to 3 minutes after it is born) of the umbilical cord on the levels of hemoglobin, hematocrite and ferritine in children at birth, at three months and at six months and, still, the levels of bilirubins at the end of the first week of life, in order to detect cases of hyperbilirrubinemia. One hundred and eleven babies born at the University Hospital of santa Maria, RS, not only by vaginal birth by also by caesarian surgery and clinically healthy were used (45 ones were subjected to the early clamping and 66 ones to the late clamping). The collect of venous blood of the babies on their first day was made in the maternity and, the other collects were taken in returns to the laboratories of clinical analysis. The mothers socio-economical variants and the babies nutritional habits were also studied. the program Statsoft Statistica v 7.0.61.0EN was used to analyze the data statistically and the results were expressed on their averages. The hemoglobine and the hematocrite from the babies subjected to the late clamping were significantly superior to the values presented by the babies subjected to the early clamping, on their first day of life. There was no significant difference in the dosage of total bilirubin and fractions of babies according to the time of clamping as well as there was no case of hyperbilirrubinemia and the levels of ferritine of the children subjected to the late clamping showed to be superior to the ones presented by those children subjected to the early clamping in the third and in the sixth months. Thus, it is noticed that the late clamping might be a strategy to prevent the anemia because of iron defficiency in infants.
Este estudo verificou o efeito do pinçamento tardio (de 1 a 3min após o nascimento) do cordão umbilical sobre os níveis de hemoglobina, hematócrito e ferritina em crianças no nascimento, aos três meses e aos seis meses e, ainda, os níveis das bilirrubinas ao final da primeira semana de vida, para detectar casos de hiperbilirrubinemia. Foram alocados 111 bebês a termo nascidos no Hospital Universitário de Santa Maria, RS, tanto de parto vaginal quanto cesárea e clinicamente saudáveis (45 foram submetidos ao pinçamento precoce e 66 ao pinçamento tardio). A coleta de sangue venoso dos bebês no primeiro dia de vida foi efetuada na maternidade e as coletas posteriores foram realizadas em retornos ao laboratório de análises clínicas do hospital. Variáveis socioeconômicas da mãe e de alimentação da criança também foram estudadas. Utilizou-se o programa Statsoft Statistica v 7.0.61.0EN para a análise estatística dos dados e os resultados foram expressos em média. A hemoglobina e o hematócrito dos bebês submetidos ao pinçamento tardio do cordão umbilical foram significativamente superiores aos valores apresentados pelos bebês submetidos ao pinçamento precoce, no primeiro dia de vida. Não houve diferença significativa na dosagem da bilirrubina total e frações dos bebês de acordo com o tempo de pinçamento, assim como, não houve nenhum caso de hiperbilirrubinemia e os níveis de ferritina das crianças submetidas ao pinçamento tardio mostraram-se superiores aos apresentados pelas crianças submetidas ao pinçamento precoce no terceiro e no sexto mês. Assim, constatou-se que o pinçamento tardio do cordão umbilical pode se constituir em uma estratégia para prevenir a anemia por deficiência de ferro em lactentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Silva, Eveline Franco da. „Condições de nascimento de recém-nascidos pré-termo tardios“. reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/114528.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O nascimento de crianças antes de completar as 37 semanas de idade gestacional, ou seja, o nascimento prematuro, constitui-se em um evento de preocupação global. Os prematuros tardios, aqueles nascidos entre 34 semanas e 36 semanas e seis dias de gestação, representam uma parcela significativa na prematuridade. Entretanto, os recém-nascidos pré-termo tardios não podem ser considerados como recém-nascidos próximos ao termo, pois fisiologicamente são imaturos e em razão disso geram maiores ocorrências de internações hospitalares e morbidades. Essas consequências da prematuridade tardia geram impacto na saúde pública. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi conhecer as condições ao nascimento de recém-nascidos pré-termo tardios. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, cuja coleta de dados realizou-se em três unidades de Estratégia de Saúde da Família, no período de novembro de 2011 a dezembro de 2012, na cidade de Porto Alegre/RS, com 13 informantes, mães desses recém-nascidos prematuros tardios. Os dados utilizados neste estudo foram obtidos do banco de dados da pesquisa “O cuidado leigo e profissional na prematuridade: fatores culturais relacionados ao período gestacional e pós-natal”, a qual teve registro na Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com Parecer registrado sob número 001.039956.11.3. A análise de dados foi fundamentada no referencial da Análise Temática e de Padrões, compondo dois temas: complicações decorrentes da prematuridade tardia; e repercussões no crescimento e desenvolvimento. O primeiro tema mostrou que as complicações decorrentes da prematuridade tardia foram relacionadas à sífilis congênita, ao baixo peso, à icterícia, à anemia, à hipoglicemia e à gemelaridade. Essa condição de nascimento exigiu cuidados específicos, desse modo reafirmando que os pré-termo tardios não podem ser considerados bebês a termo. O segundo tema apresentou a prematuridade tardia como um fator que pode comprometer o crescimento e desenvolvimento da criança. A partir do conhecimento das condições de nascimento desses recém-nascidos, ressalta-se a importância de desenvolver protocolos de atenção à saúde do pré-termo tardio, bem como a capacitação dos profissionais que atuam neste contexto para promover um cuidado diferenciado e de qualidade a esses bebês e suas famílias.
Childbirth before achieving 37 weeks of pregnancy, which is known as premature birth, consists in an occurrence of global concern. The late-premature babies, those who are born between 34 weeks and 36 weeks and 6 days of pregnancy, represent a significant portion of prematurity. Nevertheless, the late-preterm newborns cannot be considered close to term newborns as physiologically they are immature and as a result of this, it has a higher incidence of hospital stays and deaths. These consequences of late prematurity give impact on the public health system. Thus, the aim of the present study was to get to know the birth conditions of late-preterm newborns. It refers to an explorative, qualitative study, which data was collected in three Family Health clinics in the period from November, 2011 until December 2012, in the city of Porto Alegre, RS, from 13 participants, mothers of the late-preterm newborns. The data used in this study were obtained from the databank of the investigation, ‘Lay and professional care in prematurity: cultural factors related to pregnancy and the post-natal period’, which was registered in the Investigation Committee of the Nursing School of the Federal University of Rio Grande do Sul and approved by the Investigations Ethical Committee of the Municipal Authority of Porto Alegre, appearing under the registration number 001.039956.11.3. The data analysis was founded in reference to Thematic Analysis and Patterns, composing of two topics: complications resulting from late prematurity and repercussions on growth and development. The first topic showed that the resulting complications of late prematurity were related to congenital syphilis, low weight, jaundice, anemia, hypoglycemia and multiple births. This birth condition demanded specific care, reaffirming those late-preterm babies cannot be considered as full-term babies. The second topic, presented late prematurity as a factor that can compromise the growth and development of the child. From the knowledge of the birth conditions of these newborns the importance of developing protocols to draw attention to the health of late pre-term babies is highlighted, as well as the abilities of these professionals perform in this area to promote differentiated good quality of care for these babies and their families.
El nacimiento de niños antes de completar las 37 semanas de edad gestacional, o sea, el nacimiento prematuro, constituye un evento de preocupación global. Los prematuros tardíos, aquellos nacidos entre 34 semanas y 36 semanas y seis días de gestación, representan un grupo significativo de prematuridad. Entre tanto, los recién nacidos pre-término tardíos no pueden ser considerados como recién nacidos cercanos al término, pues filosóficamente son inmaduros y debido a eso generan mayores problemas de internaciones hospitalarias y morbilidades. Esas consecuencias de prematuridad tardía generan un impacto en la salud pública. Debido a esto, el objetivo del presente estudio fue conocer las condiciones del nacimiento del recién nacido pre-término tardío. Se trata de un estudio cualitativo, de tipo exploratorio, cuya recolección de datos se realizó en tres unidades de Estrategia de Salud de la familia en el periodo de noviembre 2011 hasta diciembre 2012, en la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande del Sur, con 13 informantes, madres de esos recién nacidos prematuros tardíos. Los datos utilizados en este estudio fueron obtenidos del Banco de datos de la investigación ‘El cuidado lego y profesional en la prematuridad: factores culturales relacionados al periodo gestacional y postnatal’, la cual tuvo registro en la comisión de investigación de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Rio Grande del Sur y aprobación del comité de ética en investigaciones de la Prefectura Municipal de Porto Alegre con opinión registrada bajo el número 001.039956.11.3. El análisis de datos fue fundamentado en el referencial del Análisis Temático y de Patrones, compuesto de dos temas: complicaciones decurrentes de la prematuridad tardía y repercusiones en el crecimiento y desenvolvimiento. El primer tema mostró que las repercusiones decurrentes de la prematuridad tardía fueron relacionadas con la sífilis congénita, el bajo peso, la ictericia, la anemia, la hipoglicemia y los partos múltiples. Esa condición de nacimiento exigió cuidados específicos, de esa forma reafirmó que los pre-término tardíos no pueden ser considerados bebés de término. El segundo tema presentó la prematuridad tardía como un factor que puede comprometer el crecimiento y el desenvolvimiento del niño. A partir del conocimiento de las condiciones de parto de esos recién nacidos, se resalta la importancia de desenvolver protocolos de atención a la salud del pre-término tardío, al igual que la capacitación de profesionales que actúan en este contexto para promover un cuidado diferenciado y de cualidad a esos bebés y a sus familias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Machado, Maria Cristina Heinzle da Silva. „Atenção à saúde de coorte de recém-nascidos prematuros tardios durante o primeiro ano de vida“. Botucatu, 2018. http://hdl.handle.net/11449/157457.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Orientador: Vera Lúcia Pamplona Tonete
Resumo: Introdução: os recém-nascidos prematuros tardios (idade gestacional ao nascer entre 340/7 e 366/7 semanas) apresentam, quando comparados com os nascidos a termo (idade gestacional ao nascer ≥ 37 semanas), maior vulnerabilidade para adoecer e morrer, necessitando de atenção especial pelos serviços de saúde. Objetivo: Analisar comparativamente a atenção à saúde no primeiro ano de vida de coorte de recém-nascidos prematuros tardios e a termo e desfechos quanto a utilização de serviços de saúde de referência e situação de aleitamento materno, nesse período. Método: este estudo configura-se como subprojeto de estudo de coorte de base populacional prospectiva que acompanhou 656 lactentes e suas mães de julho de 2015 a fevereiro de 2017, em Botucatu/SP (Estudo CLaB). Os dados foram obtidos em sete diferentes momentos, sendo as fontes: cartão pré-natal, cartão do bebê, prontuário infantil e entrevistas realizadas com as mães nos serviços de saúde e nos domicílios, presencialmente e por telefone. Para o presente estudo, foram incluídos 581 lactentes (540 recém-nascidos a termo e 41 prematuros tardios), sendo excluídos os recém-nascidos prematuros precoces e moderados (idade gestacional ao nascer < 34 semanas) e aqueles que não completaram o acompanhamento previsto. Foi realizada análise univariada e multivariada das variáveis estudadas, comparativa dos dois grupos, com significância avaliada pelos testes não paramétricos de Qui-quadrado e Exato de Fisher, calculando-se as odds ratio (... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Introduction: The premature newborns (gestational age at birth between 340/7 and 366/7 weeks), when compared to full-term infants (gestational age at birth ≥ 37 weeks), present greater vulnerability to becoming ill and dying, requiring special attention of health services. Objective: Analyze comparatively health care in the first year of cohort life of late and term premature newborns and outcomes regarding the use of referral health services and breastfeeding state in this period. Method: This study is a subproject of a prospective population-based cohort study that followed 656 infants and their mothers from July 2015 to February 2017, in Botucatu , state of São Paulo (CLaB study). The data were obtained at different moments, with the following sources: prenatal card, baby's card, children's chart and interviews with mothers in health care services, at home, personally, and by telephone. For the present study, 581 infants were included (540 full-term infants and 41 late premature infants) and being excluded premature and moderate premature newborns (gestational age at birth <34 weeks), and those who did not complete the planned follow-up. A univariate and multivariate analysis of the variables studied was performed, comparing the two groups, with significance assessed by the non-parametric Chi-square and Fisher Exact tests, calculating the 333odds ratio (OR) gross and (ORj) adjusted, adopting critical p <0.05. For these analyzes, the software Statistical Package for the Soc... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Sato, Natália Tiemi da Silva. „Influência de diferentes posturas sentadas e nível de controle de tronco no movimento de alcance em lactentes a termo e pré-termo tardios“. Universidade Federal de São Carlos, 2017. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9074.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Submitted by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-09-05T19:45:54Z No. of bitstreams: 1 DissNTSS.pdf: 3402830 bytes, checksum: 00ff2b842c3bea94aa14e85bf96cd5fd (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-09-05T19:46:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissNTSS.pdf: 3402830 bytes, checksum: 00ff2b842c3bea94aa14e85bf96cd5fd (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-09-05T19:46:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissNTSS.pdf: 3402830 bytes, checksum: 00ff2b842c3bea94aa14e85bf96cd5fd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-05T19:46:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissNTSS.pdf: 3402830 bytes, checksum: 00ff2b842c3bea94aa14e85bf96cd5fd (MD5) Previous issue date: 2017-02-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aims: To identify the level of trunk control and to analyse the influence of sitting posture in a ring and seated with flexion at 90º in infants born late preterm infants with corrected age, and at term between 6 and 8 months with the support manual exact of trunk during reaching. Methods: A longitudinal study was performed with 36 full- term infants and 20 infants born preterm infants at 6-8 months of corrected age. The infants were submitted to three evaluations monthly: 1) Segmental Assessment of Trunk Control (SATCo), to identify the exact level of trunk control of infants; 2) assesssment of reaching movement, using kinematics; And 3) Alberta Infant Motor Scale (AIMS) to assess motor control of infants and to ensure the minimum 25th percentile for full-term infants. For the kinematic analysis, the infants were placed on a table in the sitting posture in a ring and seated with flexion at 90º of hip, knee and ankle. All infants during the reaching analysis received the exact and necessary manual support in the trunk according to the control level of each infant evaluated through the SATCo. To elicit reaching, an attractive, malleable or rigid object was presented on the midline, 45 ° to the right and 45 ° to the left of the infant's body. The total time of evaluation in each sitting posture was 2 minutes. It was considered variable full reaching frequency on the right, left and midline, and spatio-temporal variables to the right, left and midline (movement unit, straightness index, deceleration index, duration of movement, mean velocity, velocity peak, and trunk displacement. Results: Late preterm infants with corrected age were found to have lower trunk control compared to full-term infants at all ages evaluated. The level of trunk control presented a progressive and descending (cephalo-caudal) order with increasing age in both groups. The reaching frequency was greater at 6 months in the seated ring posture and at 7 and 8 months in the seated posture with 90 ° flexion in both groups. The sitting posture in a ring and with 90 ° flexion did not influence the kinematic variables, except for the right and midline velocity peak, and the trunk displacement to the right. On the other hand, significant differences between group and time were observed. The preterm group presented a higher number of movement units, lower, straightness index, higher average velocity and peak velocity, and lower trunk displacement in comparison to infants full term. In both groups, the spatio-temporal reaching variables improved over time, that is, older infants (8 months) presented lower number of movement units and higher straightness índex compared to younger infants (6 months). Conclusion: Late preterm infants had lower levels of trunk control compared to full-term infants. The postures seated in a ring and seated with 90 ° flexion did not influence the reaching behavior in the late term and preterm infants, since, the exact and necessary manual support was provided in the trunk of the infants, according to the level of control, evaluated through of SATCo. Thus, when the infant received the necessary manual trunk support, the different sitting postures did not influence the reaching behavior. Finally, preterm infants with corrected age, had less rectilinear, non-fluid and immature reaches compared to full-term infants at all ages evaluated. Reaches have become more mature over time, especially in full- erm infants.
Objetivo: Identificar o nível de controle de tronco e analisar a influência da postura sentada em anel e sentada em flexão a 90° em lactentes nascidos pré-termo tardios com idade corrigida, e a termo entre 6 e 8 meses de idade com o suporte manual exato de tronco durante o alcance. Métodos: Foi realizado um estudo longitudinal, com 36 lactentes nascidos a termo e 20 lactentes nascidos pré-termo tardios com idade corrigida aos 6-8 meses de idade. Os lactentes foram submetidos a três avaliações mensalmente: 1) Segmental Assessment of Trunk Control (SATCo), para identificar o nível exato de controle de tronco dos lactentes; 2) avaliação do movimento de alcance, por meio da análise cinemática; e 3) Alberta Infant Motor Scale (AIMS) para avaliar o controle motor dos lactentes e assegurar o percentil mínimo de 25 para os lactentes nascidos a termo. Para a análise cinemática, os lactentes foram posicionados em um tablado na postura sentada em anel e sentada com flexão a 90º de quadris, joelhos e tornozelos. Todos os lactentes durante a análise do alcance receberam o suporte manual exato e necessário no tronco de acordo com o nível de controle de cada lactente avaliado por meio da SATCo. Para eliciar o alcance um objeto atrativo, maleável ou rígido foi apresentado na linha média, 45º à direita e 45° à esquerda do corpo do lactente. O tempo total da avaliação em cada postura sentada foi de 2 minutos. Foi considerada variável frequência total de alcance à direita, esquerda e linha média, e as variáveis espaço-temporais à direita, esquerda e linha média (unidade de movimento, índice de retidão, índice de desaceleração, duração do movimento, velocidade média, pico de velocidade, e deslocamento do tronco. Resultados: constatou-se que lactentes pré-termo tardios, com a idade corrigida, apresentaram menor nível de controle de tronco em comparação aos lactentes a termo em todas as idades avaliadas. O nível de controle de tronco apresentou uma ordem progressiva e descendente (céfalo-caudal) com o aumento da idade em ambos os grupos. A frequência de alcance foi maior aos 6 meses na postura sentada em anel e aos 7 e 8 meses na postura sentada com flexão a 90° em ambos os grupos. A postura sentada em anel e flexão a 90° não influenciou as variáveis cinemáticas do alcance, exceto o pico de velocidade à direita e linha média, e o deslocamento do tronco à direita. Por outro lado, observou-se diferenças significativas entre os grupos e tempo. O grupo pré-termo tardio apresentou maior número de unidades de movimento, menor índice de retidão, maior velocidade média e pico de velocidade, e menor deslocamento de tronco em comparação aos lactentes a termo. Em ambos os grupos, as variáveis espaço-temporais do alcance melhoraram com o tempo, ou seja, lactentes mais velhos (8 meses de idade) apresentaram menor número de unidades de movimento e maior índice de retidão em comparação a lactentes mais novos (6 meses de idade). Conclusão: lactentes pré-termo tardios apresentaram menor nível de controle de tronco em comparação aos lactentes a termo. As posturas sentada em anel e sentada com flexão a 90° não influenciaram no comportamento do alcance nos lactentes a termo e pré-termo tardios, uma vez que, foi fornecido o suporte manual exato e necessário no tronco dos lactentes, de acordo com o nível de controle, avaliado por meio SATCo. Desta forma, quando o lactente recebeu o suporte manual de tronco necessário, as diferentes posturas sentadas não influenciaram no comportamento do alcance. Por fim, lactentes pré-termo tardios, com a idade corrigida, apresentaram alcances menos retilíneos, não fluentes e imaturos em comparação aos lactentes a termo em todas as idades avaliadas. Os alcances se tornaram mais maduros ao longo do tempo, principalmente nos lactentes a termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Nery, Pâmela Borges. „Avaliação do neurocomportamento de recém-nascidos pré-termos tardios e do papel dos profissionais de reabilitação nas unidades de terapia intensiva neonatal canadenses“. Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17144/tde-10092015-091650/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Nas últimas semanas gestacionais ocorrem importantes alterações na atividade cerebral, tornando-se relevante monitorar o desenvolvimento neurológico de recém-nascidos pré-termos tardios (RNPT-T). Além disso, com os avanços nas unidades de terapia intensiva neonatais (UTIN) os profissionais de reabilitação, fisioterapeutas (FT), terapeutas ocupacionais (TO) e fonoaudiólogos (FG), são considerados integrantes fundamentais na equipe multidisciplinar. Objetivo: (1) avaliar o estado neurocomportamental de recém-nascidos (RNs) de 36 a 36 semanas e 6 dias de idade gestacional (IG) e de 37 a 37 semanas e 6 dias de IG; (2) examinar o papel atual dos profissionais de reabilitação (FT, TO e FG) nas UTINs canadenses e comparar com os dados de um survey de 15 anos atrás. Método: (1) Trata-se de um estudo de corte transversal. A amostra foi definida por conveniência e constitui-se de 20 RNs, sendo 8 RNPT-Ts e 12 recém-nascidos a termo (RNT), de ambos os sexos, internados no Alojamento Conjunto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Foi realizada uma avaliação do desenvolvimento neurocomportamental através da Neurobehavioral Assessment Preterm Infant (NAPI), em que os bebês foram avaliados em uma sequência invariável nos sete domínios da escala: sinal do cachecol, desenvolvimento motor/vigor, ângulo poplíteo, alerta e orientação, irritabilidade, qualidade do choro e percentual adormecido. Foi realizada uma análise descritiva dos dados. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para a comparação dos escores entre os RNPT-T e RNT e comparação entre o gênero e o teste-t de Student para duas amostras independentes foi utilizado para a comparação do grupo de RNPT-T com três estudos nacionais envolvendo o NAPI. (2) Trata-se de um survey do tipo entrevista, via telefone no qual foi conduzido em todas as UTINs canadenses que integram a Canadian Neonatal Network. Um total de 42 questionários foi completado proveniente de 31 instituições de saúde canadenses. Foram realizadas uma análise descritiva das variáveis e a comparação dos dados com o survey realizado há 15 anos.O teste Exato de Fisher foi utilizado para investigar a relação entre a disponibilidade do profissional de reabilitação e o tipo de intervenção por ele conduzida. Em ambos os estudos foi adotado o valor de p 0,05. Resultados: (1) Não houve diferença significativa entre os escores do NAPI comparados entre os grupos RNPT-T e RNT. Houve diferença significativa entre o grupo de RNPT-T com os outros três estudos, em todos os domínios da escala NAPI. (2) Pelo menos um profissional de reabilitação oferece serviço em hospitais pediátrico, adulto e geral. Os profissionais participam de grupos para promover a educação do processo do cuidado, principalmente para os membros da equipe multidisciplinar das unidades e para os pais e familiares dos RNs. Além disso, estão envolvidos com discussão de caso, processo de tomada de decisão, planejamento da alta hospitalar e referenciam RNs para outros serviços. Em relação às intervenções, splinting e amamentação, foram identificadas como sendo atividades realizadas mais por TO, sendo que fisioterapia respiratória e exercícios que englobam amplitude de movimento são realizados mais por FT. Conclusão: (1) Não há diferenças entre o grupo RNPT-T e RNT em relação ao desenvolvimento neurocomportamental na amostra estudada. Os RNPT-Ts demonstram-se mais acordados e ativos durante a avaliação, entretanto, com baixo estado de alerta e orientação, sugerindo que atenção em fatores ambientais e ações no cuidado do RNPT-T na unidade de alojamento conjunto devem ser investigadas. (2) Ao longo da última década, as mudanças no papel dos profissionais de reabilitação evidenciaram maior participação com a equipe multidisciplinar, colaboração nas discussões e planejamento das atividades nas unidades, educação continuada e maior tempo despendido no cuidado com os RNs nas UTINs.
Neonatal neurobehavioral examinations describe newborns behavioral repertoire and observable responses to environmental stimulus and in the neonatal intensive care unit (NICU), rehabilitation specialists are considered an integral part of the multidisciplinary team. New approaches to rehabilitation practice have evolved to promote child health and developmental outcomes. Aim: This study aimed (1) to evaluate the neurobehavioral of healthy late preterm (LP) and full-term infants (FTI) using Neonatal Neurobehavioral Assessment Preterm Infant (NAPI). (2) To describe the current roles in the NICU of the occupational therapist (OT), physical therapist (PT) and speech language pathologist (SLP) in Canadian NICU and compared to these roles documented 15 years ago. Method: (1) In this cross-sectional study, 20 babies were assessed. Eight infants born with 36 weeks gestational age (GA) and 6 days late preterm group (LPG) 12 infants born with 37 weeks GA and 6 days the full-term infants (FTI) in a tertiary health care institution of São Paulo state, Brazil were assessed 24 hour after birth, using NAPI. The infants were assessed in seven clusters of NAPI: scarf sign, motor development and vigor, popliteal angle, alertness and orientation, irritability, cry quality and percent asleep ratings. A descriptive analysis was conducted and Mann-Whitney test was used for comparison between groups and Students t test for two independent sample was conducted for comparison with three Brazilian studies. (2) In total, 42 questionnaires were completed from rehabilitation departments in 31 Canadian health care institutions. A descriptive analysis was conducted and The Fisher Exact Test was conducted to investigate the relationship between availability of rehabilitation specialist and type of intervention. In both studies the p value was 0,05. Results: (1) There was no statistical difference between LPG and FTI groups. The infants of LPG group were more awake during the NAPI exam, although with lower alertness and orientation score. (2) Results demonstrate that all have some rehabilitation coverage and they provide service in pediatric, general and adult hospitals. All therapists provide education to staff and to families. Typically therapists are involved with case discussion, decision-making, referrals to other services and discharge planning. Splinting and feeding were most often carried out by OT whereas chest physiotherapy and range of motion (ROM) were predominantly accomplished by PT. Conclusion: (1) The comparison between LPG and FTI showed no statistical difference. New strategies in terms of care must be stimulated in the unit of data collect to promote best practice in late preterm infants. (2) Changes to the role of rehabilitation specialists over the last decade were perceived as participation with the NICU team, education and training, collaboration and discussion and modifications/interventions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Soares, Daniele de Almeida. „Desenvolvimento e efeito do peso adicional no comportamento exploratório manual de lactentes pré-termo tardios“. Universidade Federal de São Carlos, 2011. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5280.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:19:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3598.pdf: 1656101 bytes, checksum: 5a2e1fda1dddbe758b4f2be808a80795 (MD5) Previous issue date: 2011-02-28
Universidade Federal de Minas Gerais
Background: During the first year of life, the human infant learns fundamental behaviors, such as reaching and manipulating, which will be extensively performed to explore objects. This exploration is performed by means of diversified manual actions, which may be influenced by organic immaturity, such as late prematurity, and by external perturbations, such as addition of weight load on upper limbs. Objective: This work had as general aim to verify the manual exploratory behavior in late preterm infants and full-term infants from 5 to 7 months of age, with and without additional weight load on wrists. Methods: Nine low-risk preterm infants (5 male) with minimal and maximal gestational ages of, respectively, 34 and 36 weeks and 6 days (M =35.6 ± 0.5) and mean birth weight of 2.960±0.25 kilograms, and 10 healthy fullterm infants (4 male) with minimal and maximal gestational ages of, respectively, 38 and 42 weeks (M =39.0 ± 0.73) and mean birth weight of 3.363 ± 0.14 kilograms, participated in this research. The infants were evaluated longitudinally at 5, 6 and 7 months of age (corrected to the preterm infants). The infants were placed in a baby chair reclined 50º from the horizontal and were tested in two experimental conditions: without the use of weight load (A) and with the use of weight load (B). During condition A, an attractive, silent and malleable rubber object, unfamiliar to the infants, was presented by the examiner at the infant s midline for 120 seconds. The infant could freely explore the object by up to 20 seconds or up to drop it. During condition B the same procedure conducted during condition A was carried out, however a bracelet weighting 20% of total arm mass was attached to the infant's both wrists. The evaluations were recorded by three digital cameras and analyzed frame by frame. The manual exploratory actions were coded as Fingering, Mouthing, Waving, Banging on the Object, Banging the Object, Transferring, Rotating, and Alternating. Results: The age of 7 months seemed to represent a gain in frequencies of actions Fingering, Waving, Banging-the-object and Rotating in preterm infants. They performed a lower frequency of action Mouthing compared to full-term infants at all ages (p<0.05). There were no significant differences (p>0.05) between conditions A and B in any studied variable, regardless of group or age. Conclusions: There were a decrease in the frequency of Fingering and an increase in the frequencies of Waving, Banging the Object and Rotating in both groups in the studied age. Although the preterm infants have seemed to mouth the object less than the full-term infants, in general the manual exploratory behavior was similar between the groups. Furthermore, the somatossensory and mechanical stimulus provided by the weight load was irrelevant to the frequency of performance of the exploratory actions, presenting a stabilizer effect on them in both studied groups. The late prematurity did not interfere in the infants motor responses as a function of the additional weight load at the studied age.
Contextualização: Durante o primeiro ano de vida, o lactente humano aprende comportamentos fundamentais, como alcançar e manipular, que serão empregados extensivamente para explorar os objetos. Essa exploração é realizada por meio de ações manuais diversificadas, as quais podem ser influenciadas pela imaturidade orgânica, como a prematuridade tardia, e por perturbações externas, como a adição de peso nos membros superiores. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo geral verificar o comportamento exploratório manual de lactentes pré-termo tardios e lactentes a termo de 5 a 7 meses de idade, com e sem uso de peso adicional nos punhos. Métodos: Para isto, participaram da pesquisa 09 lactentes pré-termo tardios de baixo risco (5 do sexo masculino), com idade gestacional mínima de 34 semanas e máxima de 36 semanas e 6 dias (M=35,6±0,5 semanas) e peso médio ao nascimento de 2,960±0,25 quilogramas, e 10 lactentes a termo saudáveis (4 do sexo masculino), com idades gestacionais mínima e máxima respectivas de 38 e 42 semanas (M= 39±0,73 semanas) e peso médio ao nascimento de 3,363±0,14 quilogramas. Os lactentes foram avaliados longitudinalmente aos 5, 6 e 7 meses, sendo a idade corrigida para a prematuridade. Sentados em uma cadeira infantil inclinada a 50º com a horizontal, os lactentes foram testados em duas condições experimentais: na condição A, um objeto atrativo maleável, não-sonoro e não familiar ao lactente foi apresentado pelo examinador, na linha média do tronco do lactente, na altura de seus ombros, numa distância alcançável, por um período de 120 segundos. O lactente podia explorar o objeto livremente por até 20 segundos após alcançá-lo ou até deixá-lo cair; na condição B foi realizado o mesmo procedimento da condição A, entretanto, adicionando-se um bracelete com peso de 20% da massa total de seu membro superior em ambos os punhos do lactente. As avaliações foram filmadas por três câmeras digitais e analisadas quadro a quadro. Foram codificadas as seguintes ações exploratórias manuais: Deslizar, Objeto à Boca, Agitar, Bater no Objeto, Bater com Objeto, Transferir, Girar, e Alternar. Resultados: A idade de 7 meses pareceu representar um ganho nas freqüências das ações Deslizar, Agitar, Bater com Objeto e Girar nos lactentes pré-termo. Estes realizam uma menor freqüência da ação Objeto à Boca em comparação aos lactentes a termo em todas as idades (p<0,05). Não houve diferenças significativas (p>0,05) entre as condições A e B em nenhuma das ações estudadas, independentemente de grupo ou idade. Conclusões: Houve diminuição na freqüência da ação Deslizar e ganho nas freqüências das ações Agitar, Bater com Objeto e Girar em ambos os grupos no período estudado. Embora os lactentes prétermo tenham levado o objeto à boca em menor freqüência do que os lactentes a termo, de forma geral o comportamento exploratório manual foi similar entre os grupos. Além disso, o estímulo somatossensorial e mecânico fornecido pelo peso adotado foi irrelevante para a freqüência de acionamento das ações exploratórias, apresentando efeito estabilizador sobre as mesmas em ambos os grupos estudados. A prematuridade tardia não interferiu nas respostas motoras dos lactentes em função do peso adicional na faixa etária estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Silva, Stella Marys Rigatti. „Características dos recém-nascidos pré-termo com peso inferior a 1.500g e sepse neonatal tardia“. reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/106934.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O aumento da sobrevida dos recém-nascidos de muito baixo peso elevou a taxa de sepse tardia nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Esses recém-nascidos necessitam de longos períodos de internação e são submetidos a diversos tratamentos que os colocam em risco de adquirir infecção. Na sepse tardia, os sintomas ocorrem a partir do quarto dia de vida ─ ou com mais de 72 horas de vida ─ e está relacionada com fatores neonatais, acometendo mais frequentemente recém-nascidos prematuros de baixo peso, que se encontram internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, sendo os agentes responsáveis de origem hospitalar. Este estudo teve o objetivo de caracterizar os recém-nascidos pré-termo com peso inferior a 1.500g identificando a incidência de sepse neonatal tardia. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e prospectivo, cuja amostra foi composta por 30 recém-nascidos pré-termo com peso inferior a 1.500g, internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital de Universitário de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento, registrando-se prospectivamente os dados dos pré-termos do período de 01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013. O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética e Pesquisa da Instituição em que se desenvolveu a pesquisa. Os resultados demonstraram que dentre os 30 neonatos incluídos no estudo, 14 desenvolveram sepse neonatal tardia, representando 47% do total de RNMBP, prevalecendo o S. coagulase negativo em 12 recém nascidos, o que representou 86% de hemocultura positiva com S. coagulase negativo na amostra com sepse neonatal tardia. A maioria dos neonatos nasceu de cesariana (78%), com média de 28 ± 2 semanas de idade gestacional, sendo que 50% dos pré-termos foi classificado como pequeno para idade gestacional. O tempo de hospitalização dos recém-nascidos teve uma média de 62 ± 27 dias. O presente estudo sugere que incidência de sepse neonatal tardia em RN com peso inferior a 1.500g representa uma preocupação constante dos profissionais devido a vulnerabilidade desses pré-termos por necessitarem de tecnologias de intensivismo. Estudos futuros são necessários para investigar a população de pré-temos com peso inferior a 1.500g, buscando os fatores de riscos associados e sepse neonatal tardia a fim de elaborar e testar estratégias que promovam a prevenção da infecção nosocomial.
The increased survival of preterm low birth weight infants, results in ongoing risk of infection on Neonatal intensive care units. Very low birth weight (VLBW) neonates are in need of extra care for longer time in Neonatal intensive care units due to higher risk of infection. Late-onset sepsis’s symptoms can be detected 72 hours after the birth. This type of sepsis is healthcare-associated and is especially more easily acquired by low birth weight preterm infants. Its objective was to evaluate risk factors of late-onset sepsis in 30 preterm newborns who weigh less than 1.500g. This is an observational, prospective and descriptive study which was held in a University hospital’s Neonatal intensive care units. It was used a research tool to prospectively collect preterm neonates’ data from January, 01 2013 to December, 01 2013. The study was approved by the Institution’s Ethics and Research Committee. Results demonstrate that 14 of 30 newborns developed late-onset sepsis, which represents 47% of the Very low birth weight infants. Presence of Coagulasenegative staphylococci prevailed in 12 Very low birth weightneonates, which depicts 86% of positive blood culture for Coagulase-negative staphylococci. The majority of the infants (78%) were born by cesarean section at 28 ± 2 weeks average of gestational age. Half of the newborns (50%) were classified as small for gestational age. Neonates were hospitalized for 62 ± 27 days average. Future studies should continue investigating Very low birth weight newborns in order to develop the research on risk factor associated to late-onset sepsis, which also aims at preventing nosocomial infections in that population.
El aumento de la supervivencia de los recién nacidos con muy bajo peso elevó la taja de sepsis tardía en las Unidades de cuidados intensivos neonatales. Estos recién nacidos necesitan de períodos de internación prolongados y suelen ser sometidos a varios tratamientos que los ponen en riesgo de contraer infecciones. En la sepsis tardía, los síntomas se producen a partir del cuarto día de vida – o con más de 72 horas de vida – y están relacionados con factores neonatales, que acometen más a menudo los niños prematuros de bajo peso al nacer, que son hospitalizados en las Unidades de cuidados intensivos neonatales, siendo los agentes responsables de origen hospitalario. Este estudio tuve el objetivo de caracterizar los recién nacidos prematuros con peso inferior a 1.500g cuanto a los factores de riesgo para la sepsis neonatal tardía. Se trata de un estudio observacional, descriptivo y prospectivo, cuya amuestra fue compuesta por 30 recién nacidos prematuros con peso inferior a 1.500g, hospitalizados en la Unidades de cuidados intensivos neonatales de un Hospital Universitario de la ciudad de Porto Alegre. La captura de dados fue realizada por medio de un instrumento que registraba prospectivamente los dados de los prematuros, el periodo comprendido entre el 01 Enero 2013 hasta 31 de diciembre 2013. El estudio fue aprobado por la Comisión de Ética y Pesquisa de la institución donde la pesquisa fue desenvuelta. Los resultados mostraron que entre los 30 recién nacidos, 14 desarrollaron sepsis neonatal tardía, lo que representa 47% del total de recién nacidos con muy bajo peso, con prevalencia de S. coagulase negativo en 12recién nacidos con muy bajo peso, que representó 86% de hemocultivo positivo en las amuestras de sangre con sepsis neonatal tardía. La mayoría de los prematuros nació por cesárea (78%), con edad gestacional media de 28 ± 2 semanas y 50% de estos niños fueron clasificados como pequeños para la edad gestacional. El tiempo de hospitalización de los recién nacidos con muy bajo peso tuve una duración media de 62 ± 27 días. Otros estudios futuros son necesarios para investigar la población de prematuros con peso inferior a 1.500g, buscando los factores de riesgo asociados a la sepsis neonatal tardía, con la intención de elaborar y testar estrategias para la promoción de la prevención de la infección hospitalaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Yamada, Renato Takeshi. „Evolução hematológica e do conteúdo de ferro em recém-nascidos de termo e pré-termo tardios, com e sem crescimento intrauterino restrito, durante os primeiros dois meses de vida“. Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-09082012-150354/.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
O Ferro (Fe) atua em vários processos metabólicos, principalmente do neurodesenvolvimento, cujo conteúdo corporal é ainda de difícil determinação, podendo sofrer influência de fatores como a prematuridade e o Crescimento Intrauterino Restrito (CIUR). Este estudo objetivou descrever a evolução hematológica e do conteúdo de Fe em Recém-Nascidos (RN) de Termo (T) e Pré-Termo Tardios (PT T), com e sem CIUR, em aleitamento materno exclusivo, durante os primeiros dois meses de vida, analisando a influência da prematuridade, presença de CIUR e evolução nutricional. Incluiu-se 95 RN: Grupo 1A, 25 RN PT T sem CIUR; Grupo 1B, 24 RN PT T com CIUR; Grupo 2A, 21 RN T sem CIUR e Grupo 2B, 25 RN T com CIUR. A presença de CIUR foi determinada pelo peso nascimento Iron (Fe) acts in several metabolic processes, especially neurodevelopmental ones, which body content is still the difficult access and could be influenced by factors, such as, prematurity and Intrauterine Growth Restriction (IUGR). This study aimed at describing the hematological evolution and iron body content in Term (T) and Late Pre-Term (LPT) Newborns (NB), with and without IUGR, exclusive breastfeeding, during the first two months of life, and analyzing the prematurity influence, UGR presence and nutritional evolution. 95 NB were included: Group 1A, 25 LPTNB without IUGR, Group 1B, 24 LPTNB with IUGR, Group 2A, 21 TNB without IUGR and Group 2B, 25 TNB with IUGR. The presence of IUGR was determined by birth weight
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Bücher zum Thema "A termo ou tardio"

1

Oliveira, Solimar de. Tardio canto. Rio de Janeiro: Livraria Taurus, 1987.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Pritam, Amrita. Termo suraj. Ganhiagar: Gujarat Sahitya Akademi, 1991.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Henrique, Rattner, Hrsg. Educação permanente & capitalismo tardio. São Paulo: Cortez Editora, 1985.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Robert, Kraus. Leo, el retaño tardio. New York: Harper Arco Iris, 1998.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Santos, Hugo. Histórias do amor tardio: Contos. Lisboa: Hugin, 2002.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Behring, Elaine Rossetti. Política social no capitalismo tardio. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1998.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva. Termo de ajuste de conduta. São Paulo: Editora LTr, 2004.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

Santos, Jerônimo Jesus dos. Termo de ajustamento de conduta. Rio de Janeiro, RJ: Editora e Livraria Jurídica do Rio de Janeiro, 2005.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

I͡U︡, Izakson V., Zvonarev Nikolaĭ Klimentʹevich und Samokhin A. V, Hrsg. Termo- i geomekhanika almaznykh mestorozhdeniĭ. Novosibirsk: "Nauka", Sibirskai͡a︡ izdatelʹskai͡a︡ firma RAN, 1995.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Garcia, Ismar Estulano. Procedimento policial: Inquérito e termo circunstanciado. Goiânia, GO: AB Editora, 2009.

Den vollen Inhalt der Quelle finden
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Buchteile zum Thema "A termo ou tardio"

1

Zankovsky, Anatoly, und Christiane von der Heiden. „Estilo 4.4- Formalidade (equilíbrio e meio termo)“. In Liderança com Synercube, 143–58. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-55606-1_8.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Almeida, Louise Cristina Bizerra de, Ji Hye Park und Vivian Inácio Zorzim. „CLAMPEAMENTO TARDIO DE CORDÃO UMBILICAL EM NEONATO A TERMO: UMA REVISÃO DA LITERATURA“. In Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Enfermagem 3, 35–48. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9622016104.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Borges, Graça Almeida. „Termo“. In e-Dicionário da Terra e do Território no Império Português. CEHC-IUL, 2014. http://dx.doi.org/10.15847/cehc.edittip.2014v058.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Ferreira, Dayse Mayara Oliveira, Letícia Sampaio de Oliveira, Rafaela Cristina da Silva Bicas, Yara Bagali Alcântara, Brena Elisa Lucas und Ana Cláudia Figueiredo Frizzo. „POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO CORTICAL EM BEBÊS A TERMO E PRÉ-TERMO“. In Análise Crítica das Ciências Biológicas e da Natureza 2, 133–45. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.58319270513.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

Ejchel, Adriana Matone. „Um Recorte para Análise: O termo“. In Acordo de Valoração Aduaneira e Atos do Comitê Técnico de Valoração Aduaneira da Organização Mundial das Aduanas (OMA): um Estudo sobre a sua Utilização, Especialmente em Relação a Royalties e Direito, 28–40. Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/9788580394283-03.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

Vieira, Gabriela Braun, Jeanice da Silva Madeira, Melissa Medeiros Braz und Claudia Maria Morais Trevisan. „VARIÁVEIS MATERNAS, PERINATAIS, NEONATAIS E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NASCIDAS A TERMO E PRÉ-TERMO“. In Atenção Fisioterapêutica na Saúde da Mulher: Princípios de uma Abordagem Integral, 36–46. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44620260821.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

„O termo nas empresas: identificação e manejo“. In Terminoloxía, 261–74. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2018. http://dx.doi.org/10.31819/9783964568090-013.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

ANTUNES LEAL, CRISTIANNI. „AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PNLD 2020 DE CIÊNCIAS“. In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.104.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
ESTE MANUSCRITO OBJETIVA ANALISAR COMO O TERMO IST E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE SÃO DISCRIMINADOS NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2020 DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. PARA ISSO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DOCUMENTAL DE NATUREZA QUALITATIVA, O CORPUS ANALISADO COMPÕE-SE DO ‘GUIA DO PNLD 2020 DE CIÊNCIAS’. CONSTATOU-SE QUE DOZE COLEÇÕES DE CIÊNCIAS FORAM APROVADAS, CONTUDO HÁ LIVROS QUE USAM O TERMO DST, ENQUANTO OUTRAS, IST E QUE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE OCORRE DE FORMA INDIVIDUAL E CULPABILIZADORA. PARA MELHORAR AS AVALIAÇÕES DOS LIVROS, TORNAM-SE NECESSÁRIOS MELHORES REDATORES PARA O ‘GUIA’ E AVALIADORES MAIS ATENTOS A ERROS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Messias, Ana Ligia Barbosa, Ana Paula Sanabria, Débora Cardozo Bonfim Carbone, Ellen Souza Ribeiro und Lorena Falcão Lima. „BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU EM RECÉMNASCIDOS PRÉ-TERMO“. In Inovação e Tecnologia para o Cuidar em Enfermagem 2, 14–23. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed9512020082.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Gumbrecht, Hans. „Apresentação“. In Serenidade e superação da metafísica no Heidegger tardio., 15. Editora Fundação Fênix, 2020. http://dx.doi.org/10.36592/9786587424200-0.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Konferenzberichte zum Thema "A termo ou tardio"

1

Cunha, Isabela de Oliveira, Alfredo de Almeida Cunha, Fernando Maia Peixoto Filho und Paulo Roberto Nassar de Carvalho. „Predição de crescimento intrauterino restrito no rastreio combinado de primeiro trimestre“. In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130250.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
Introdução: O conceito de restrição do crescimento fetal tardio (CFT) foi introduzido para descrever fetos com insuficiência placentária que não é grave o suficiente para resultar em CFT com fluxo arterial umbilical anormal, mas é grave o suficiente para associar-se com alto risco perinatal ou complicações de longo prazo. Entretanto, há necessidade de retroceder a investigação para o primeiro trimestre, na esperança de possível intervenção. Objetivo: Realizar revisão bibliográfica do tema. Material e Métodos: As palavras-chave CIUR (crescimento intrauterino restrito) e IUGR (intrauterine growth restriction) foram identificadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O termo CIUR também foi pesquisado na Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), nos últimos dez anos. Com o auxílio do Endnote, foram realizadas pesquisas no PubMed usando a palavra-chave (MeSH term) intrauterine growth restriction (IUGR), no período 2011‒2020. Os artigos foram baixados e foi montada uma pasta com eles em formato pdf. Posteriormente, foram importados pelo Endnote. Resultados: Na LILACS, nos últimos 10 anos, foram recuperados 20 artigos com texto completo. No PubMed, no período 2011‒2020 (até agosto), foram identificadas 5.551 referências sob o título “intrauterine growth restriction”. Utilizando como filtro a expressão “first trimester”, restaram 370 referências, e após um segundo filtro (“screening”), 308 referências. Destas, conseguimos os textos completos em .pdf de 101, que foram utilizados para a presente revisão. Modelos foram identificados incluindo dados clínicos maternos (método de contracepção, tabagismo, altura materna), métodos de imagem (Doppler da artéria uterina, avaliando o índice de pulsatilidade — PI) e avaliação bioquímica (fator de crescimento placentário — PlGF, gonadotrofina coriônica — βhCG, pregnancy-associated plasma protein-A — PAPP-A, soluble fms-like tytosine kinase — sFlt-1 e disintegrin and metalloprotease — ADAM 12). Conclusão: Neste estudo, foram utilizados diferentes modelos com associação dos fatores mencionados anteriormente. Ainda não se identificou o modelo ideal, necessitando de novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
2

Magalhães, Jonas. „Saberes docentes de professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro: a identidade para ‘si” e para o “outro”“. In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0204.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A partir da década de 1990, tornou-se comum e recorrente os estudos que abordam os saberes docentes de professores das mais diferentes modalidades. Esse campo de pesquisa tem no intelectual canadense Maurice Tardif, o seu maior represente e divulgador. A chamada Epistemologia da prática, termo cunhado pelo próprio Tardif para nome o campo de estudos dos saberes realmente utilizados pelos professores em sua prática, ganhou adeptos nos países a América do Norte e no Brasil. Na convergência das pesquisas que tomam como campo empírico a prática na qual tais saberes são produzidos, emerge o debate em torno da identidade profissional dos professores. Neste caso, entende-se que a formação inicial e continuada, a socialização profissional e a constituição de saberes da experiência pelos professores são elementos importantes na conformação da identidade docente. Neste artigo, discutimos teoricamente a relação entre saberes e identidade docente e apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica que, partindo da percepção e juízo de professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro, busca analisar as representações desses docentes em torno da identidade para “si” e para o “outro”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
3

Magalhães, Jonas. „Saberes docentes de professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro: a identidade para ‘si” e para o “outro”“. In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0204.

Der volle Inhalt der Quelle
Annotation:
A partir da década de 1990, tornou-se comum e recorrente os estudos que abordam os saberes docentes de professores das mais diferentes modalidades. Esse campo de pesquisa tem no intelectual canadense Maurice Tardif, o seu maior represente e divulgador. A chamada Epistemologia da prática, termo cunhado pelo próprio Tardif para nome o campo de estudos dos saberes realmente utilizados pelos professores em sua prática, ganhou adeptos nos países a América do Norte e no Brasil. Na convergência das pesquisas que tomam como campo empírico a prática na qual tais saberes são produzidos, emerge o debate em torno da identidade profissional dos professores. Neste caso, entende-se que a formação inicial e continuada, a socialização profissional e a constituição de saberes da experiência pelos professores são elementos importantes na conformação da identidade docente. Neste artigo, discutimos teoricamente a relação entre saberes e identidade docente e apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica que, partindo da percepção e juízo de professores alfabetizadores da rede municipal do Rio de Janeiro, busca analisar as representações desses docentes em torno da identidade para “si” e para o “outro”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
4

Camillo Bonassi, Brune. „Não me toque! Diagnóstico tardio e organização sintomática“. In 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AUTISTA PARA AUTISTA. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/congressoautistavezevozdoautista.296686.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
5

BONASSI, Brune Camillo. „NÃO ME TOQUE! DIAGNÓSTICO TARDIO E ORGANIZAÇÃO SINTOMÁTICA“. In 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AUTISTA PARA AUTISTA - A VEZ E VOZ DO AUTISTA. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/134508.2-10.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
6

carniello moreira, ulysses emanuel, Denise Inácio de Andrade, Teresinha Cícera Viana, Lenon Rocha Manzotti, Ananda Karla Bellei und Bruna Vanzella dos Santos. „Relato de caso: Diagnóstico tardio em paciente com hanseníase multibacilar“. In Congresso Matogrossense de Medicina de Família e Comunidade. Cuiabá - MT, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/cmfc-mt-2017-63116.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
7

Salomón de Salazar, M., und G. P. Allen. „Analisis Secuencial y Correlacion Estratigrafica del Oligoceno Tardio del Norte de Monagas“. In 5th Simposio Bolivariano - Exploracion Petrolera en las Cuencas Subandinas. European Association of Geoscientists & Engineers, 1994. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.116.003esp.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
8

FELIPE RODRIGUES TEODORO, LUÍS, EDSON ROSA PIMENTEL und ANDREA APARECIDA DE ARO. „Efeito tardio da aplicação de células tronco-mesenquimais no reparo de tendão“. In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-51442.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
9

Guidolin, Patrícia, und Paulo Zingano. „p-Laplaciano evolutivo com um termo advectivo especial“. In CNMAC 2016 - XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2017. http://dx.doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0023.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
10

Dantas Ferreira, Alysson, und Severino Rodrigues de Farias Neto. „ESTUDO DA TERMO-FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL DE UM PFR“. In II Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional. Rio de Janeiro - RJ, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/cbcfd-84402.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen

Berichte der Organisationen zum Thema "A termo ou tardio"

1

Memorias del 3er. Taller de la Red de Cooperacion Latinoamericana sobre el estudio del Tizon Tardio de las Solanaceas (Tizon Latino). Centro Internacional de la Papa, 2018. http://dx.doi.org/10.4160/9789290604907.

Der volle Inhalt der Quelle
APA, Harvard, Vancouver, ISO und andere Zitierweisen
Wir bieten Rabatte auf alle Premium-Pläne für Autoren, deren Werke in thematische Literatursammlungen aufgenommen wurden. Kontaktieren Sie uns, um einen einzigartigen Promo-Code zu erhalten!